Giovanna Mendes Amaral

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Mestre em Engenharia Mecânica (Bioengenharia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Experiência docente e clínica nas áreas de Fisioterapia Ortopédica e Esportiva, Biomecânica, Cinesiologia, Cinesioterapia, Recursos eletrotermoterapêuticos, Metodologia e Pesquisa e Bioestatística, além de formação em Pilates.

Informações coletadas do Lattes em 27/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Reabilitação

2010 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Ajustes no desempenho e na movimentação articular frente às variações da demanda numa tarefa de agachamento unipodal
Sérgio Teixeira da Fonseca. Coorientador: Paula Lanna Pereira da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Atividades de atenção à saúde humana; Atividades esportivas e de recreação e lazer.

Mestrado em Engenharia Mecânica

2005 - 2007

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Desenvolvimento de uma plataforma para execução e avaliação de treinos de perturbação do equilíbrio de membros inferiores,Ano de Obtenção: 2007
Marcos Pinotti Barbosa.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Fisioterapia

2000 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Diferenças na capacidade de geração de força do músculo serrátil anterior, de torque do músculo trapézio inferior e na resistência ao alongamento do músculo peitoral menor em sujeitos com e sem diagnóstico de síndrome do impacto
Orientador: Sérgio Teixeira da Fonseca

Formação complementar

2013 - 2013

Introdução ao Software Estatístico R. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Estatística, UFMG-DE, Brasil.

2012 - 2012

Método lógico para redação científica. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2007 - 2007

Pilates na Conduta Cinesioterapêutica. (Carga horária: 108h). , D&D Pilates, D&D PILATES, Brasil.

2006 - 2006

Curso Bãsico de Patentes. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2005 - 2005

Ferramentas Básicas para confiabilidade. (Carga horária: 18h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Organização de eventos

SILVA, A. A. ; ANJOS, M. T. ; AMARAL, G. M. . II Jornada Mineira de Fisioterapia Esportiva. 2010. (Congresso).

SILVA, A. A. ; ANJOS, M. T. ; TULIO, M. S. M. ; AMARAL, G. M. ; BITTENCOURT, N. F. N. ; MENDOCA, L. D. . III Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva. 2007. (Congresso).

PINOTTI, M. ; AMARAL, G. M. . XVIII COBEM. 2005. (Congresso).

PAES JUNIOR, E. ; AMARAL, G. M. ; BITTENCOURT, N. F. N. . I Fórum Interdisciplinar de Prevenção de Lesões no Esporte de Alto Rendimento. 2004. (Outro).

Participação em eventos

V Congresso Brasileiro e III Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e V Jornada Brasil-Argentina de Fisioterapia Esportiva - SONAFE2011. Avaliação muscular isocinética: possibilidades e perspectiva. 2011. (Congresso).

V Congresso Brasileiro e III Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e V Jornada Brasil-Argentina de Fisioterapia Esportiva - SONAFE 2011. Mesa Redonda "Brasil Olímpico - Perspectiva para o futuro. 2011. (Congresso).

V Congresso Brasileiro e III Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e V Jornada Brasil-Argentina de Fisioterapia Esportiva - SONAFE 2011. Avaliador no I Concurso de Monografias SONAFE. 2011. (Congresso).

II Jornada Mineira de Fisioterapia Esportiva - SONAFE.Mesa Redonda "Banho de Imersão". 2010. (Outra).

I Jornada Mineira de Fisioterapia Esportiva.Mesa Redonda Moderna: Métodos de avaliação de capacidades físicas e desempenho em atletas. 2008. (Encontro).

III Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da Sociedade Mineira de Fisioterapia Esportiva. Parecista na área temática: Equipamentos e tecnologias. 2007. (Congresso).

I Simpósio Mineiro de Fisioterapia e I Encontro de Pólíticas Profissionais da Fisioterapia.Mesa das Ações Políticas da Fisioterapia em Minas Gerais. 2007. (Simpósio).

II Jornada de Terapia de Mão do IOT-HC-Faculdade de Medicina-USP.Workshop - Terapia de mão e biomecânicas "Pesquisas em biomecânica - Análise Dinâmica dos membros superiores: Conceitos e Desafios". 2005. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Cláudia Gomes de Oliveira

AMARAL, G. M.. Análise da eficácia do treino de equilíbrio no tratamento de entorse de tornozelos e na prevenção de episódios recorrentes: uma revisão de literatura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia em ortoped) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Letícia Trópia Granja Guerzoni

AMARAL, G. M.. Efeito do fortalecimento e alongamento dos músculos lombopélvicos na postura da pelve e da coluna lombar do plano sagital: revisão da literatura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia em ortoped) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luana Braga Andrade

AMARAL, G. M.. Efeitos do pilates na flexibilidade e na força muscular. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia em ortoped) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Samarone Nogueira Martins

AMARAL, G. M.. Avaliação da instabilidade crónica do tornozelo em atletas de voleibol através de testes funcionais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Simone Cássia de Lima

AMARAL, G. M.. Neuropatia supraescapular em atletas de voleibol: repercussões biomecânicas e lesões associadas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Camila Proença Rocha

AMARAL, G. M.. Alterações da Cinemática e Cinética relacionadas a pressão plantar do complexo tornozelo-pé associada a lesões em corredores: Revisão de Literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

AMARAL, G. M.. O papel da palmilha no comportamento biomecanico do complexo pé-tornozelo de corredores. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Camila Vasconcelos dos Santos

AMARAL, G. M.. Análise biomecânica do valgismo dinâmico na aterrisagem do salto em mulheres. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renata Fernandes da Silva

AMARAL, G. M.. Fatores de risco para lesões que acometem o complexo articular do tornozeloe pé em bailarinos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lilian Clemente Neves

AMARAL, G. M.. Os efeitos agudos do alongamento na performance da corrida: uma revisão crítica da literatura. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia em ortoped) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Raimundo de Castro

AMARAL, G. M.. Influência dos fatores biomecânicos da pelve e dos membros inferiores na dor patelofemoral. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia em ortoped) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Julia Figueiredo Godoy de Vasconcelos Paiva

AMARAL, G. M.. A biomecânica dos membros inferiores na aterrisagem dos saltos bilateral e unilateral em atletas de voleibol. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia em ortoped) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: William Alexandre de Oliveira

AMARAL, G. M.; SOUZA, T. L.. Prevalência de dor lombar em atletas: Uma revisão crítica da literatura. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thiago Fernando Santana de Paiva

SILVA, A. A.;AMARAL, G. M.. Perfil de Lesões em jogadores de uma equipe de futebol do Brasil da categoria sub-15. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maryel Zamara Ferreira Boff

FONSECA, S. T.;AMARAL, G. M.. Exercícios de estabilização central como intervenção para aperfeiçoamento da performance: uma revisão crítica da literatura. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Geraldo Gabriel Silva Fagundes

RESENDE, R. A.;AMARAL, G. M.. Características biomecânicas de corredores com síndrome dor patelofemoral: revisão da literatura. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Audrey Diniz Garcia Leão

AMARAL, G. M.; RESENDE, R. A.. Tendinopatia de aquiles: uma revisão sobre a eficácia de exercícios excêntricos para o seu tratamento. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Kethlin Aguiar; Sandro Henrique Nogueira

AMARAL, G. M.; LIMA, A. P.. Perfil antropométrico e fatores de risco para doenças ocupacionais dos funcionários de limpeza do UNIBH. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Daniele Oliveira; Jéssica Silva; Natiellen Conceição

AMARAL, G. M.; SANTOS, C. C.. Quais as técnicas fisioterápicas utilizadas para o tratamento da pubalgia no esporte?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Raissa Martins; Rodrigo Alves; Tana Santos

AMARAL, G. M.; SANTOS, C. C.; MILANEZ, M.. Y Balance Test: Uma revisão dos dados clinimétricos, aplicabilidade e benefícios de sua utilização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Marinho, HVR;AMARAL, G. M.; FONSECA, S. T.. Processo seletivo para alunos de iniciação científica PROBIC/FAPEMIG. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

AMARAL, G. M.; Marinho, HVR; FONSECA, S. T.. Processo seletivo para alunos de iniciação científica PROBIC/FAPEMIG. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

Marinho, HVR;AMARAL, G. M.; FONSECA, S. T.. Processo seletivo para alunos de iniciação científica PROBIC/FAPEMIG. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

GONGORA, H.;AMARAL, G. M.. Concurso de Monografia, Dissertações e Teses. 2011. SOCIEDADE NACIONAL DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA.

AMARAL, G. M.; Marinho, HVR; FONSECA, S. T.. Processo seletivo para alunos de iniciação científica PROBIC/FAPEMIG. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

AMARAL, G. M.; Marinho, HVR; FONSECA, S. T.. Processo seletivo para alunos de iniciação científica PROBIC/FAPEMIG. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

Comissão julgadora das bancas

Renan Alves Resende

Resende, RA; Kirkwood, Renata N.; SOUZA, T. R.; MELLO, A. S.. Ajustes no Desempenho e na Movimentação Articular frente as Variações da Demanda numa Tarefa de Agachamento Unipodal. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marcos Vinicius Bortolus

BARBOSA, M. P.; MENEGALDO, L. L.;BORTOLUS, M. V.; HUEBNER, R.. Desenvolvimento de uma plataforma para execução e avaliação de treinos de perturbação de equilíbrio de membros inferiores. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Thales Rezende de Souza

KIRKWOOD, R. N.; RESENDE, R. A.; MELLO, A. S.;SOUZA, T. R.. Ajustes no desempenho e na movimentação articular frente a variações da demanda numa tarefa de agachamento unipodal. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Juliana de Melo Ocarino

OCARINO, J. M.. Ajustes no desempenho e nas estratégias motoras em indivíduos com e sem lesão do LCA frente a variações de demanda em uma tarefa de MMII. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rudolf Huebner

BARBOSA, Marcos Pinotti; Menegaldo, L.L.; Bortolus, M.V.;HUEBNER, R.. Desenvolvimento de uma plataforma para execução e avaliação de treinos de perturbação do equilíbrio de membros inferiores. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Luciano Luporini Menegaldo

BARBOSA, M. P.MENEGALDO, L. L.; Bortulus, M.V.; Huebener, R.. Plataforma para execução e avaliação de treinos de perturbação do equilíbrio de membros inferiores. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Renata Noce Kirkwood

KIRKWOOD, R. N.RESENDE, R.A.; MELLO, A. S.;Souza, Thales R.; Fonseca, Sérgio T.. Ajustes no desempenho e na movimentação articular frente às variações da demanda numa tarefa de agachamento unipodal. 2014. Tese (Doutorado em Programa Pós-Graduação Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Mauro Heleno Chagas

CHAGAS, M. H.; OCARINO, J. M.; MANCINI, M. C.. Ajustes no desempenho e nas estratégias motoras em indivíduos com e sem lesão do LCA frente às variações da demanda numa tarefa de MMII. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Hellen Veloso Rocha Marinho

FONSECA, S. T.; SILVA, PAULA L. P.; KIRKWOOD, R. N.; MELLO, A. S.; RESENDE, R. A.; SOUZA, T. R.;MARINHO, H. V. R.. Ajustes no desempenho e na movimentação articular frente às variações da demanda numa tarefa de agachamento unipodal. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientou

Igor Abdo Ribeiro Weber

Biomecânica das lesões do ligamento cruzado anterior; Início: 2011; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Roberta Alves Lima

O Treinamento de Estabilização Lombopélvica no Tratamento da Dor Lombar em Atletas: uma Revisão da Literatura; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia em ortoped) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Bruno Costa Duarte

ESTUDO DOS FATORES ASSOCIADOS COM SINDROME FEMOROPATELAR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia em ortoped) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Poliana Santos de Novaes

EFEITOS DO FORTALECIMENTO MUSCULAR EM INDIVÍDUOS COM DOR ANTERIOR NA ARTICULAÇÃO DO JOELHO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia em ortoped) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Camila da Silva Ribeiro

CARACTERIZAÇÃO DO DESEMPENHO MUSCULAR DE ATLETAS DE FUTEBOL DE ACORDO COM A POSIÇÃO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Paula Bisnotto Tomain

EFEITOS DO FORTALECIMENTO MUSCULAR NO TRATAMENTO DA DOR LOMBAR; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia em ortoped) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Tatiana Moreira Gomes

Efeito do Método Pilates na Lombalgia Crônica Não Específica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia em ortoped) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Alexandre Rocha Gonçalves

Validade e confiabilidade de protocolos de avaliação postural: um estudo de revisão; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Lucas Eduardo Antunes Bicalho

EFEITOS DAS BANDAGENS TERAPÊUTICAS NAS DESORDENS DO JOELHO: uma revisão de literatura; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Cristina Andrea Portela Garcia

BIOMECÂNICA DO TÊNIS E EPIDEMIOLOGIA DAS LESÕES MAIS FREQUENTES NESTE ESPORTE: uma revisão bibliográfica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Rafael Silva Dornellas

Validade e confiabilidade para os testes do ombro: um estudo de revisão; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Fabrício André Figueiredo da Silva

Diferenças biomecânicas dos membros inferiores entre os gêneros masculino e feminino; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Gustavo Henrique de Oliveira

Fatores de risco intrínsecos biomecânicos para a síndrome da tensão tibial medial em corredores: uma revisão de literatura; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia esportiva) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Wagner Fabrício da Silva Ferreira

Relevância dos modelos neurofisiológicos musculares para o controle postural ortostático: revisão crítica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia em ortoped) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Lorena Félix de Souza

Papel da cintura escapular e manguito rotador nas lesões do ombro do atleta; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em fisioterapia em ortoped) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Otávio Silva da Mata, Thiago C Saraiva Araújo Bitencourt

CARACTERIZAÇÃO DO DESEMPENHO MUSCULAR DE ATLETAS DE FUTEBOL DE ACORDO COM A POSIÇÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Luciano Amaral Rossi

Modelos teóricos para implementação de programas preventivos em fisioterapia esportiva - Uma revisão bibliográfica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Giovanna Mendes Amaral;

Foi orientado por

MARCOS PINOTTI BARBOSA

Desenvolvimento de uma plataforma para execucao e avaliacao de treinos de perturbacao do equilibrio de membros inferiores; 2007; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Pinotti Barbosa;

Sergio Teixeira da Fonseca

Avaliação dinâmica da estabilidade dos membros inferiores; 2014; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sergio Teixeira da Fonseca;

Produções bibliográficas

  • CARDOSO, VANESSA A. ; RESENDE, RENAN A. ; AQUINO, CECÍLIA F. ; ANDRADE, ANDRÉ G.P. ; SILVA, PAULA L.P. ; AMARAL, GIOVANNA M. ; FONSECA, SÉRGIO T. ; OCARINO, JULIANA M. . A novel single-leg squat test with speed and accuracy requirements: Reliability and validity in anterior cruciate ligament reconstructed individuals. KNEE , v. 29, p. 150-159, 2021.

  • BARROSO, P. N. ; OLIVEIRA, L. F. ; AMARAL, G. M. ; GONTIJO, A. P. B. ; CAMPOS, M. R. ; MENEGALDO, L. L. . Do FCU and ECU muscle architecture in children with hemiparetic cerebral palsy affect wrist functionality?. RESEARCH ON BIOMEDICAL ENGINEERING , v. -, p. 1, 2019.

  • AMARAL, G. M. ; PEIXOTO, S. M. ; Marinho, HVR ; ANJOS, M. T. ; FONSECA, S. T. . Alterações na função da musculatura escapular em indivíduos com diagnóstico de Síndrome do Impacto. REVISTA PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DO DESPORTO , v. 17, p. 78, 2018.

  • LAZARONI, P. S. O. ; BAUMFELD, T. S. ; MAGALHAES, J. M. B. ; LOPES, F. A. S. ; AMARAL, G. M. ; BAUMFELD, D. S. . Isokinetic functional results of open and percutaneous Achilles tendon repair. Scientific Journal of the Foot and Ankle , v. 12, p. 55, 2018.

  • Marinho, HVR ; AMARAL, G. M. ; MOREIRA, B. S. ; Araújo, V. L. ; SOUZA, T. L. ; Ocarino, J. M. ; FONSECA, S. T. . INFLUENCE OF PASSIVE JOINT STIFFNESS ON PROPRIOCEPTIVE ACUITY IN INDIVIDUALS WITH FUNCTIONAL ANKLE INSTABILITY. JOURNAL OF ORTHOPAEDIC & SPORTS PHYSICAL THERAPY , v. 47, p. 899, 2017.

  • MARINHO, HELLEN VELOSO ROCHA ; AMARAL, GIOVANNA MENDES ; MOREIRA, BRUNO SOUZA ; SANTOS, THIAGO RIBEIRO TELES ; MAGALHÃES, FABRÍCIO ANICIO ; SOUZA, THALES REZENDE ; FONSECA, SÉRGIO TEIXEIRA . Myofascial force transmission in the lower limb: An in vivo experiment. JOURNAL OF BIOMECHANICS , v. 63, p. 55, 2017.

  • AMARAL, G. M. ; Marinho, HVR ; Ocarino, J. M. ; SILVA, PL ; SOUZA, T. L. ; FONSECA, S. T. . Muscular performance characterization in athletes: a new perspective on isokinetic variables. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso) , v. 00, p. 00-00, 2014.

  • MENDOCA, L. D. ; BITTENCOURT, N. F. N. ; AMARAL, G. M. ; DINIZ, L ; SOUZA, T. L. ; FONSECA, S. T. . A QUICK AND RELIABLE PROCEDURE FOR ASSESSING FOOT ALIGNMENT IN ATHLETES. Journal of the American Podiatric Medical Association (Print) , v. 103, p. 405-410, 2013.

  • BITTENCOURT, N. F. N. ; AMARAL, G. M. ; ANJOS, M. T. ; D'ALESSANDRO, R. ; SILVA, A. A. ; FONSECA, S. T. . AVALIAÇÃO DA PERFOMANCE MUSCULAR ISOCINÉTICA DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO EM ATLETAS DAS SELEÇÕES BRASILEIRAS INFANTO E JUVENIL DE VOLEIBOL MASCULINO.. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 11, p. 331-336, 2005.

  • Marinho, HVR ; AMARAL, G. M. ; Lafetá, JC . TELETRABALHO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RECOMENDAÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE. In: Rogério Othon Teixeira Alves; Renato Sobral Monteiro Júnior. (Org.). Saúde em tempos de pandemia: discussões pela Educação Física. 1ed.Montes Claros: UNIMONTES, 2020, v. , p. 217-.

  • AMARAL, GIOVANNA MENDES ; MARINHO, HELLEN VELOSO ROCHA ; Fonseca, Sérgio Teixeira da . Dinamometria isocinética para avaliação do desempenho muscular: interpretação de variáveis. PROFISIO Programa de Atualização em Fisioterapia Esportiva e Atividade Física : Ciclo 10: Volume 2. 1ed.: 10.5935, 2020, v. , p. 9-64.

  • AMARAL, G. M. ; BITTENCOURT, N. F. N. ; MENDOCA, L. D. . Avaliação Pré-participação: como planejar intervenção preventiva. In: José Alexandre Bachur e Silviane Verzzani. (Org.). PROFISIO Fisioterapia Esportiva e Traumato-ortopédica. 1ed.Porto Alegre: Manole, 2013, v. 2, p. 9-59.

  • SILVA, A. A. ; MENDONCA, L. M. ; BITTENCOURT, N. F. N. ; AMARAL, G. M. . Prevenção de Lesões Esportivas. In: Dietmar Martin Samulski; Hans-Joachim Menzel; Luciano Sales Prado. (Org.). Treinamento Esportivo. 1aed.: Manole, 2012, v. , p. 1-.

  • VIMIEIRO, C. B. S. ; NASCIMENTO, B. G. ; NAGEM, D. A. P. ; MARTINS, H. R. ; COSTA, C. O. ; AMARAL, G. M. ; PINOTTI, M. . DEVELOPMENT OF A HIP ORTHOSIS USING PNEUMATIC ARTFICIAL MUSCLES TO CONTROL THE JOINT ROTATION.. In: 18th International Congress of Mechanical Engineering, 2005, Ouro Preto. Proceedings of the 18th International Congress of Mechanical Engineering.. Rio de Janeiro: associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas. v. 1. p. 1-8.

  • AMARAL, G. M. ; DEL VECCHIO, S. ; ROCHA, D. N. ; PINOTTI, M. . DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA TREINO DE PERTURBAÇÃO DE MEMBROS INFERIORES. In: 1o Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2007, Petrópolis. 1o Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2007.

  • AMARAL, G. M. ; PINOTTI, M. . DEVELOPMENT OF A CLINICAL DEVICE TO EVALUATE LOWER LIMBS JOINT STABILITY IN: RECENT RESEARCHES DEVELOPED AT BIOENGINEERING LABORATORY OF FEDERAL UNIVERSITY OF MINAS GERAIS. In: Technology Meets Surgery International 4, 2006, Dundee. Proceedings of the Technology Meets Surgery International.

  • BITTENCOURT, N. F. N. ; AMARAL, G. M. ; FONSECA, S. T. ; SILVA, A. A. ; ANJOS, M. T. . PERFIL DE DINAMOMETRIA ISOCINÉTICA DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO DE JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA INFANTO JUVENIL DE VOLEIBOL MASCULINO. In: X Congresso Brasileiro de Biomecänica, 2003, Ouro Preto. Anais do X Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2003. v. 1. p. 339-342.

  • AMARAL, G. M. ; Marinho, HVR ; SILVA, PL ; FONSECA, S. T. . Adjustments on Performance and Movements during a squatting task with variable demand. In: XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017, Porto Alegre. XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017.

  • SOUZA JUNIOR, J. R. ; HAMU, T. C. D. S. ; AMARAL, G. M. ; SANTOS, M. G. R. ; LEMOS, T. V. ; MATHEUS, J. P. C. . EFEITOS IMEDIATOS DA KINESIO TAPING NO DESEMPENHO MUSCULAR DE SUJEITOS COM DOR LOMBAR CRÔNICA INESPECÍFICA: ESTUDO PILOTO. In: I Congresso Centro Oeste de Biomecânica, 2016, Goiânia. I Congresso Centro Oeste de Biomecânica, 2016.

  • GIORDANI, E. B. ; Marinho, HVR ; AMARAL, G. M. ; MOREIRA, B. S. ; HORNESTAM, J. ; FONSECA, S. T. ; SANTOS, P. R. C. ; FARIA, E. ; BARBOSA, E. O. ; FERREIRA, W. S. . Injuries and their impact on tennis practice. In: International Convention on Science, Education and Medicine in Sport (ICSEMIS) 2016, 2016, Santos. Annals of Congress - ICSEMIS 2016, 2016.

  • SOUZA, A. L. X. ; MOREIRA, B. S. ; AMARAL, G. M. ; Marinho, HVR ; FONSECA, S. T. ; AVILA, W. R. M. E. . CONFIABILIDADE TESTE-RETESTE DO LIMIAR DE PERCEPCAO DO TORNOZELO. In: 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016, Montes Claros. 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016.

  • LEAL, R. K. P. ; MOREIRA, B. S. ; GIORDANI, E. B. ; AMARAL, G. M. ; Marinho, HVR ; FONSECA, S. T. ; AVILA, W. R. M. E. . CONFIABILIDADE TESTE-RETESTE DO SENSO POSICIONAL PASSIVO DO TORNOZELO. In: 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016. 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016.

  • CARVALHO, P. A. L. ; MOREIRA, B. S. ; GIORDANI, E. B. ; AMARAL, G. M. ; MARINHO, HELLEN VELOSO ROCHA ; AVILA, W. R. M. E. . ANALISE TRABALHO MAXIMO EXCENTRICO DOS MUSCULOS FLEXORES PLANTARES DO TORNOZELO EM DIFERENTES VELOCIDADES. In: 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016, Montes Claros. 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016.

  • ROSA, G. L. S. ; MOREIRA, B. S. ; GIORDANI, E. B. ; AMARAL, G. M. ; MARINHO, HELLEN VELOSO ROCHA ; FONSECA, S. T. ; AVILA, W. R. M. E. . EFEITO DA LESAO LIGAMENTAR DO TORNOZELO NO EQUILIBRIO POSTURAL DINAMICO EM INDIVIDUOS ADULTOS JOVENS. In: 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016, Montes Claros. 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016.

  • SANTOS, M. G. A. ; MOREIRA, B. S. ; GIORDANI, E. B. ; AMARAL, G. M. ; Marinho, HVR ; FONSECA, S. T. ; AVILA, W. R. M. E. . ANALISE DO PICO DE TORQUE CONCENTRICO DOS MUSCULOS FLEXORES PLANTARES DO TORNOZELO EM DIFERENTES VELOCIDADES. In: 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016, Montes Claros. 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016.

  • BARBOSA, E. O. ; MOREIRA, B. S. ; GIORDANI, E. B. ; AMARAL, G. M. ; Marinho, HVR ; FONSECA, S. T. ; AVILA, W. R. M. E. . ANALISE DO PICO DE TORQUE EXCENTRICO DOS MUSCULOS FLEXORES PLANTARES DO TORNOZELO EM DIFERENTES VELOCIDADES. In: 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016, Montes Claros. 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016.

  • ANDRADE, G. S. ; MOREIRA, B. S. ; GIORDANI, E. B. ; AMARAL, G. M. ; Marinho, HVR ; FONSECA, S. T. ; AVILA, W. R. M. E. . ANALISE TRABALHO MAXIMO CONCENTRICO DOS MUSCULOS FLEXORES PLANTARES DO TORNOZELO EM DIFERENTES VELOCIDADES. In: 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016, Montes Claros. 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016.

  • GIORDANI, E. B. ; SOUZA, A. L. X. ; MOREIRA, B. S. ; AMARAL, G. M. ; Marinho, HVR ; FONSECA, S. T. ; AVILA, W. R. M. E. . ANALISE DOS TRABALHOS MAXIMOS CONCENTRICO E EXCENTRICO DOS MUSCULOS DORSIFLEXORES DO TORNOZELO EM DIFERENTES VELOCIDADES. In: 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016, Montes Claros. 10o FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSAO E GESTAO, 2016.

  • AMARAL, G. M. ; Marinho, HVR ; Mata, O. S. ; Magalhães, J.S. ; SILVA, PL ; FONSECA, S. T. . Assessing a method to modify demand levels during the unipodal squat tas. In: VI Congresso Brasileiro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva -SONAFE Brasil, VI Jornada Brasil Argentina e I Feira de Fisioterapia Esportiva, 2013, São Paulo. Physical Therapy in Sports, 2013.

  • AMARAL, G. M. ; Marinho, HVR ; Rocha, C. ; Figueiredo, H.E. ; SILVA, PL ; FONSECA, S. T. . Tempo médio numa tarefa de agachamento: correlação com o nível de atividade física em indivíduos jovens sem história de lesão. In: VI Congresso Brasileiro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva -SONAFE Brasil, VI Jornada Brasil Argentina e I Feira de Fisioterapia Esportiva, 2013, São Paulo. VI Congresso Brasileiro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva -SONAFE Brasil, VI Jornada Brasil Argentina e I Feira de Fisioterapia Esportiva, 2013.

  • BICALHO, L. E. A. ; AMARAL, G. M. . Effects of therapeutic taping on knee disorders: a literature review. In: V Congresso Brasileiro e III Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e V Jornada Brasil-Argentina de Fisioterapia Esportiva - SONAFE 2011, 2011, Maceió-Al. Fisioterapia Brasil, 2011. p. 46-46.

  • ARAUJO, N. S. L. ; MENDOCA, L. D. ; AMARAL, G. M. . O papel da palmilha biomecanica no alinhamento do complexo pe-tornozelo de corredores. In: V Congresso Brasileiro e III Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e V Jornada Brasil-Argentina de Fisioterapia Esportiva - SONAFE 2011, 2011, Maceió-Al. Fisioterapia Brasil, 2011. p. 64-64.

  • Marinho, HVR ; AMARAL, G. M. ; SILVA, A. A. ; FONSECA, S. T. . Testes Isocineticos: que variaveis analisar?. In: III Cirne, 2011, Vitoria. III CIRNE, 2011.

  • MENDOCA, L. D. ; AMARAL, G. M. ; Marinho, HVR ; SILVA, A. A. ; FONSECA, S. T. . Isokinetics: Wich value is better to report?. In: IOC World Conference on Prevention of Injury & Illness in Sport, 2011, Mônaco. British Journal of Sports Medicine, 2011. v. 45. p. 342.

  • MENDOCA, L. D. ; BITTENCOURT, N. F. N. ; AMARAL, G. M. ; DINIZ, L ; SOUZA, T. L. ; SILVA, PL ; FONSECA, S. T. . New Measurement of rearfoot, forefoot and shank-forefoot alignment in athletes. In: IOC World Conference on Prevention of Injury & Illness in Sport, 2011, Mônaco. British Journal of Sports Medicine, 2011. v. 45. p. 343.

  • BITTENCOURT, N. F. N. ; MENDOCA, L. D. ; AMARAL, G. M. ; ANJOS, M. T. ; SILVA, A. A. ; FONSECA, S. T. . Isokinetic Hamstring/Quadriceps Muscle Strength Ratio in Brazilian Volleyball Athletes. In: 2nd World Congress on Sports Injury Prevention, 2008, Tronso. British Journal of Sports Medicine. Londres: BMJ Journals, 2008. v. 42. p. 511-511.

  • Afonso, AA ; AMARAL, G. M. ; DEL VECCHIO, S. ; CORREIA, MFS ; ROCHA, D. N. ; TEIXEIRA, AG ; PINOTTI, M. . ACCELEROMETER APLICATION TO MEASURE LOWER LIMBS BEHAVIOR DURING PERTURBATION TRAINNING. In: COLAOB, 2008, Ouro Preto - Brasil. COLAOB 2008, 2008.

  • Afonso, AA ; AMARAL, G. M. ; DEL VECCHIO, S. ; CORREIA, MFS ; ROCHA, D. N. ; PARAÍSO, AH ; PINOTTI, M. . DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA EXECUCAO E AVALIACAO DE TREINOS DE PERTURBACAO DO EQUILIBRIO DE MEMBROS INFERIORES. In: COLAOB 2008, 2008, Ouro Preto - Brasil. COLAOB 2008, 2008.

  • BITTENCOURT, N. F. N. ; AMARAL, G. M. ; ANJOS, M. T. ; SILVA, A. A. ; FONSECA, S. T. . Isokinetic Hamstring/Quadriceps Muscle Strength Ratio in Brazilian Volleyball Athletes. In: III Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da Sociedade de Fisioterapia Esportiva, 2007, Ouro Preto. Revista Fisioterapia Brasil Suplemento SONAFE. São Paulo: Atlântica Editora, 2007. v. 8. p. 20-21.

  • BITTENCOURT, N. F. N. ; AMARAL, G. M. ; SABINO, G. S. ; MENDOCA, L. D. ; SILVA, A. A. ; FONSECA, S. T. . Prevalência de Lesões nas seleções Brasileiras de Voleibol sub-19 e sub-21. In: III Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva, 2007, Ouro Preto. Revista Fisioterapia Brasil Sulemento SONAFE/2007. São Paulo: Editora Atlântica, 2007. v. 8. p. 68-68.

  • BITTENCOURT, N. F. N. ; AMARAL, G. M. ; SABINO, G. S. ; MENDOCA, L. D. ; SILVA, A. A. ; FONSECA, S. T. . PREVALÊNCIA DE LESÕES NAS SELEÇÕES BRASILEIRA DE VOLEIBOL. In: Intercobraf, 2006, Santos-SP. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos, 2006. v. 10.

  • LAZARONI, P. S. O. ; BAUMFELD, D. ; BAUMFELD, T. ; BAHIA, G. G. E. S. ; AMARAL, G. M. ; ZAMBELLI, R. ; NERY, C. ; MACEDO, B. D. . Resultados funcionais Isocinéticos do reparo aberto e percutâneo do Tendão de Aquiles. Revista ABTPé , 2019.

  • AMARAL, G. M. . Avaliação Funcional: Possibilidades e Perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARAL, G. M. ; FUKUDA, T. Y. ; ALMEIDA, G. P. L. ; ZIPPERER, J. R. . Painel: Abordagem Biomecânica, Avaliação e Tratamento da Disfunção Femoropatelar em Atletas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARAL, G. M. ; MENDONCA, L. M. ; BITTENCOURT, N. F. N. ; MACEDO, C. S. G. ; TREVISAN, G. C. C. ; VEZZANI, S. M. ; PETRY, R. ; OLIVEIRA, M. N. M. . A Mulher no Esporte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARAL, G. M. ; SABINO, G. S. . TECNOLOGIA NA AVALIAÇÃO EM FISIOTERAPIA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS FUTURAS .. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARAL, G. M. . Avaliação Muscular Isocinética possibilidades e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARAL, G. M. . A influência da coordenação de MMII no desempenho funcional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARAL, G. M. . Avaliação de um método para sistematização da demanda numa tarefa de agachamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, G. M. . Dinamometria isocinética: uma abordagem prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARAL, G. M. . Dinamometria isocinética: uma abordagem prática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARAL, G. M. . Avaliação Muscular Isocinética possibilidades e perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BITTENCOURT, N. F. N. ; AMARAL, G. M. ; ANJOS, M. T. ; SILVA, A. A. ; FONSECA, S. T. . Isokinetic Hamstring/Quadriceps Muscle Ratio in Brazilian Volleybal Athletes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, G. M. . Mesa Redonda sobre as Ações Políticas da Fisioterapia em Minas Gerais - Representante do Comitê Mineiro de Especialistas em Fisioterapia Esportiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARAL, G. M. . "Pesquisas em Biomecânica - Análise Dinâmica dos Membros Superiores". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

AMARAL, G. M. ; Oliveira, R.R. ; Lima, P. . Dinamometria isocinética: uma abordagem prática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARAL, G. M. ; MELO, M. T. ; VIDAL, R. . Dinamometria isocinética: uma abordagem prática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONSECA, S. T. ; SILVA, A. A. ; MENDOCA, L. D. ; AMARAL, G. M. ; BITTENCOURT, N. F. N. . Curso de Especialização em Fisioterapia Ênfase: Esportes. 2010. (Curso de Especialiazação).

AMARAL, G. M. ; BITTENCOURT, N. F. N. . Curso de Formação e Especialização Técnica em Wushu Moderno - Curso básico de anatomia, fisiologia e biomecânica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    ANALISE DO PERFIL EPIDEMIOLOGICO OCUPACIONAL DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO BRASIL, Descrição: Embora os profissionais de saúde tenham mais acesso a informações sobre saúde e estilo de vida do que a população em geral, seu trabalho envolve demandas físicas e psicológicas pouco discutidas e poucos estudos têm abordado a prevalência de doenças ocupacionais nesta população. O objetivo principal deste trabalho é levantar através de questionários eletrônicos e descrever a prevalência de doenças ocupacionais nesta população, bem como as demandas físicas e psicológicas impostas aos profissionais de saúde no Brasil e estabelecer relações entre as condições e exigências destas atividades profissionais e as principais doenças encontradas. Foi elaborado um questionário com base em levantamento bibliográfico para descrição da saúde ocupacional, considerando aspectos físicos e psicológicos relacionados ao trabalho em profissionais de saúde atuando no Brasil.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Giovanna Mendes Amaral - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Dinamometria isocinética: uma análise exploratória do banco de dados do Laborátorio de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas (LAPREV), Descrição: Os testes isocinéticos são considerados padrão ouro para avaliação do desempenho muscular. Apesar disto, não se observa uniformidade ao se relatar e analisar os resultados desses testes. Ademais, com a sofisticação dos relatórios de resultados e o aumento do número de variáveis a se considerar, diversos autores passaram a discutir a relevância e significado do teste e de cada uma das variáveis reportadas nesses relatórios. Contudo, pouco se sabe sobre o quanto cada variável contribui para interpretação dos resultados e representação das curvas de torque geradas durante a avaliação. A análise fatorial é um conjunto de técnicas estatísticas que procura explicar a correlação entre as variáveis observáveis, simplificando os dados e reduzindo o número de variáveis necessárias para os descrever. O Laboratório de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas (LAPREV) realiza avaliações do desempenho muscular dos atletas utilizando o dinamômetro isocinético que são devidamente registradas no Banco de Dados do LAPREV por meio de relatórios denominados Comprehensive Evaluation gerados pelo dinâmometro BIODEX 3 System Pro contendo 19 variáveis. Para melhor entender a relação entre as variáveis e sua capacidade de representação do comportamento total do sistema será realizada uma Análise Fatorial Exploratória, com a utilização do software SPSS, rotação Varimax à partir dos registros Banco de Dados do LAPREV. Sendo assim, o presente estudo terá por objetivo analisar as 19 variáveis constantes no relatório "Comprehensive Evaluation" gerado pelo dinâmometro BIODEX 3 System Pro, a fim de avaliar a forma como estas variáveis se correlacionam e se agrupam.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovanna Mendes Amaral - Integrante / Sérgio Teixeira Fonseca - Coordenador / Hellen Veloso Rocha Marinho - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Ajustes no desempenho e nas estratégias motoras em indivíduos com e sem lesão frente às variações na demanda numa tarefa de agachamento unipodal, Descrição: Testes de capacidade devem envolver tarefas e movimentos que reproduzam as demandas impostas ao sistema musculoesquelético durante atividades de vida diária ou esportivas. A qualidade destes testes parece depender também do nível de demanda exigido durante a realização da tarefa para caracterização adequada do estado funcional dos indivíduos testados. Este projeto propõe uma adaptação da tarefa de Fitts para avaliação de membros inferiores. O indivíduo, ao realizar agachamentos unipodais cíclicos, deve apontar um laser pointer afixado à pelve para dois alvos posicionados, um acima do outro, em um painel a sua frente. A largura dos alvos adiciona um elemento de precisão que pode requerer do indivíduo maior controle dos movimentos para realização da tarefa, particularmente quando o alvo for menor. O objetivo é padronizar um método que permita avaliar a capacidade de indivíduos para se ajustar a variações na demanda da tarefa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovanna Mendes Amaral - Integrante / Sérgio Teixeira Fonseca - Coordenador / Hellen Veloso Rocha Marinho - Integrante / Paula Lanna Silva - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Influência do Pré-estresse do tornozelo na acuidade proprioceptiva, desempenho muscular, estabilidade e capacidade funcionais, Descrição: A entorse do tornozelo é uma das lesões ortopédicas mais freqüentes, com constantes queixas de instabilidade funcional. Diversos fatores tem sido discutidos na literatura com relação à estabilidade articular funcional incluindo a força muscular, a propriocepção, e mais recentemente, o pré- estresse. O pré-estresse é uma força tensional presente em um sistema antes mesmo da aplicação de forças externas. Recentemente, foi demonstrada a presença do pré-estresse articular no tornozelo de indivíduos adultos jovens saudáveis, sendo sugerido que as articulações do corpo humano fazem parte de um sistema pré-estressado. Teoricamente tem sido inferido que a presença do pré-estresse articular permite uma resposta imediata e estabilidade intrínseca ao sistema. É sugerido que a tensão contínua das estruturas elásticas de sistemas pré-estressados garantem maior estabilidade a esses sistemas e que o pré-estresse remove qualquer folga no sistema, facilitando a transmissão de forças entre os tecidos e tornando-o imediatamente responsivo ao estresse mecânico, podendo ter um papel perceptual relevante. Classicamente, déficits proprioceptivos tem sido frequentemente reportados como relacionados à instabilidade funcional pós lesões traumáticas, embora tal associação seja frequentemente questionada especialmente quando se considera a natureza multifatorial da acuidade proprioceptiva. Nesse contexto, fatores como o nível de performance funcional e muscular do indivíduo não devem ser negligenciados quando se considera a acuidade proprioceptiva, assim como é possível que diferentes comportamentos em relação ao pré-estresse articular possam exercer influência sobre a propriocepção. Entretanto, possíveis diferenças no comportamento em relação ao pré-estresse e as suas repercussões no contexto da estabilidade, percepção e função ainda não foram objeto de estudo. É possível que déficits na acuidade proprioceptiva classicamente observados em indivíduos com lesões articulares com resultante instab. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovanna Mendes Amaral - Integrante / Sérgio Teixeira Fonseca - Coordenador / Thales Rezende de Souza - Integrante / Hellen Veloso Rocha Marinho - Integrante / Juliana de Melo Ocarino - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - 2007

    PLATAFORMA PARA EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TREINOS DE PERTURBAÇÃO DO EQUILÍBRIO., Projeto certificado pela empresa Bios Serviços e Comércio em 14/03/2013., Descrição: Que consiste em um dispositivo que mede e treina a capacidade de estabilização articular dos membros inferiores de humanos por meio de medidas de vibração e oscilação de uma superfície de apoio. Esse dispositivo tem a função de avaliar quantitativamente as respostas pré e pós-tratamento de lesões articulares, em ambiente clínico, ambulatorial ou domiciliar, visando aprimorar o diagnóstico e o tratamento dessas alterações. O dispositivo é composto de uma plataforma com uma base inferior fixa (1> e uma base superior oscilatória (2), entre as quais são fixados um sistema mecânico de travas (3), um sistema eletromecânico (4), um sistema de amortecimento (5) e um sistema de medição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Giovanna Mendes Amaral - Integrante / Marcos Pinotti - Coordenador / Sara Del Vecchio - Integrante / Daniel Neves Rocha - Integrante / Adriano Amâncio Afonso - Integrante / Maurício Ferrari Santos Correia - Integrante / Alexandre Gonçalves Teixeira - Integrante.

  • 2005 - 2007

    PLATAFORMA PARA EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TREINOS DE PERTURBAÇÃO DO EQUILÍBRIO., Projeto certificado pela empresa Bios Serviços e Comércio em 14/03/2013., Descrição: Que consiste em um dispositivo que mede e treina a capacidade de estabilização articular dos membros inferiores de humanos por meio de medidas de vibração e oscilação de uma superfície de apoio. Esse dispositivo tem a função de avaliar quantitativamente as respostas pré e pós-tratamento de lesões articulares, em ambiente clínico, ambulatorial ou domiciliar, visando aprimorar o diagnóstico e o tratamento dessas alterações. O dispositivo é composto de uma plataforma com uma base inferior fixa (1> e uma base superior oscilatória (2), entre as quais são fixados um sistema mecânico de travas (3), um sistema eletromecânico (4), um sistema de amortecimento (5) e um sistema de medição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Giovanna Mendes Amaral - Integrante / Marcos Pinotti - Coordenador / Sara Del Vecchio - Integrante / Daniel Neves Rocha - Integrante / Adriano Amâncio Afonso - Integrante / Maurício Ferrari Santos Correia - Integrante / Alexandre Gonçalves Teixeira - Integrante.

  • 2005 - 2007

    PLATAFORMA PARA EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TREINOS DE PERTURBAÇÃO DO EQUILÍBRIO., Projeto certificado pela empresa Bios Serviços e Comércio em 14/03/2013., Descrição: Que consiste em um dispositivo que mede e treina a capacidade de estabilização articular dos membros inferiores de humanos por meio de medidas de vibração e oscilação de uma superfície de apoio. Esse dispositivo tem a função de avaliar quantitativamente as respostas pré e pós-tratamento de lesões articulares, em ambiente clínico, ambulatorial ou domiciliar, visando aprimorar o diagnóstico e o tratamento dessas alterações. O dispositivo é composto de uma plataforma com uma base inferior fixa (1> e uma base superior oscilatória (2), entre as quais são fixados um sistema mecânico de travas (3), um sistema eletromecânico (4), um sistema de amortecimento (5) e um sistema de medição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Giovanna Mendes Amaral - Integrante / Marcos Pinotti - Coordenador / Sara Del Vecchio - Integrante / Daniel Neves Rocha - Integrante / Adriano Amâncio Afonso - Integrante / Maurício Ferrari Santos Correia - Integrante / Alexandre Gonçalves Teixeira - Integrante.

  • 2005 - 2007

    PLATAFORMA PARA EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TREINOS DE PERTURBAÇÃO DO EQUILÍBRIO., Projeto certificado pela empresa Bios Serviços e Comércio em 14/03/2013., Descrição: Que consiste em um dispositivo que mede e treina a capacidade de estabilização articular dos membros inferiores de humanos por meio de medidas de vibração e oscilação de uma superfície de apoio. Esse dispositivo tem a função de avaliar quantitativamente as respostas pré e pós-tratamento de lesões articulares, em ambiente clínico, ambulatorial ou domiciliar, visando aprimorar o diagnóstico e o tratamento dessas alterações. O dispositivo é composto de uma plataforma com uma base inferior fixa (1> e uma base superior oscilatória (2), entre as quais são fixados um sistema mecânico de travas (3), um sistema eletromecânico (4), um sistema de amortecimento (5) e um sistema de medição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Giovanna Mendes Amaral - Integrante / Marcos Pinotti - Coordenador / Sara Del Vecchio - Integrante / Daniel Neves Rocha - Integrante / Adriano Amâncio Afonso - Integrante / Maurício Ferrari Santos Correia - Integrante / Alexandre Gonçalves Teixeira - Integrante.

  • 2005 - 2007

    PLATAFORMA PARA EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TREINOS DE PERTURBAÇÃO DO EQUILÍBRIO., Projeto certificado pela empresa Bios Serviços e Comércio em 14/03/2013., Descrição: Que consiste em um dispositivo que mede e treina a capacidade de estabilização articular dos membros inferiores de humanos por meio de medidas de vibração e oscilação de uma superfície de apoio. Esse dispositivo tem a função de avaliar quantitativamente as respostas pré e pós-tratamento de lesões articulares, em ambiente clínico, ambulatorial ou domiciliar, visando aprimorar o diagnóstico e o tratamento dessas alterações. O dispositivo é composto de uma plataforma com uma base inferior fixa (1> e uma base superior oscilatória (2), entre as quais são fixados um sistema mecânico de travas (3), um sistema eletromecânico (4), um sistema de amortecimento (5) e um sistema de medição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Giovanna Mendes Amaral - Integrante / Marcos Pinotti - Coordenador / Sara Del Vecchio - Integrante / Daniel Neves Rocha - Integrante / Adriano Amâncio Afonso - Integrante / Maurício Ferrari Santos Correia - Integrante / Alexandre Gonçalves Teixeira - Integrante.

  • 2005 - 2007

    PLATAFORMA PARA EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TREINOS DE PERTURBAÇÃO DO EQUILÍBRIO., Projeto certificado pela empresa Bios Serviços e Comércio em 14/03/2013., Descrição: Que consiste em um dispositivo que mede e treina a capacidade de estabilização articular dos membros inferiores de humanos por meio de medidas de vibração e oscilação de uma superfície de apoio. Esse dispositivo tem a função de avaliar quantitativamente as respostas pré e pós-tratamento de lesões articulares, em ambiente clínico, ambulatorial ou domiciliar, visando aprimorar o diagnóstico e o tratamento dessas alterações. O dispositivo é composto de uma plataforma com uma base inferior fixa (1> e uma base superior oscilatória (2), entre as quais são fixados um sistema mecânico de travas (3), um sistema eletromecânico (4), um sistema de amortecimento (5) e um sistema de medição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Giovanna Mendes Amaral - Integrante / Marcos Pinotti - Coordenador / Sara Del Vecchio - Integrante / Daniel Neves Rocha - Integrante / Adriano Amâncio Afonso - Integrante / Maurício Ferrari Santos Correia - Integrante / Alexandre Gonçalves Teixeira - Integrante.

  • 2005 - 2007

    PLATAFORMA PARA EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TREINOS DE PERTURBAÇÃO DO EQUILÍBRIO., Projeto certificado pela empresa Bios Serviços e Comércio em 14/03/2013., Descrição: Que consiste em um dispositivo que mede e treina a capacidade de estabilização articular dos membros inferiores de humanos por meio de medidas de vibração e oscilação de uma superfície de apoio. Esse dispositivo tem a função de avaliar quantitativamente as respostas pré e pós-tratamento de lesões articulares, em ambiente clínico, ambulatorial ou domiciliar, visando aprimorar o diagnóstico e o tratamento dessas alterações. O dispositivo é composto de uma plataforma com uma base inferior fixa (1> e uma base superior oscilatória (2), entre as quais são fixados um sistema mecânico de travas (3), um sistema eletromecânico (4), um sistema de amortecimento (5) e um sistema de medição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Giovanna Mendes Amaral - Integrante / Marcos Pinotti - Coordenador / Sara Del Vecchio - Integrante / Daniel Neves Rocha - Integrante / Adriano Amâncio Afonso - Integrante / Maurício Ferrari Santos Correia - Integrante / Alexandre Gonçalves Teixeira - Integrante.

  • 2005 - 2007

    PLATAFORMA PARA EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TREINOS DE PERTURBAÇÃO DO EQUILÍBRIO., Projeto certificado pela empresa Bios Serviços e Comércio em 14/03/2013., Descrição: Que consiste em um dispositivo que mede e treina a capacidade de estabilização articular dos membros inferiores de humanos por meio de medidas de vibração e oscilação de uma superfície de apoio. Esse dispositivo tem a função de avaliar quantitativamente as respostas pré e pós-tratamento de lesões articulares, em ambiente clínico, ambulatorial ou domiciliar, visando aprimorar o diagnóstico e o tratamento dessas alterações. O dispositivo é composto de uma plataforma com uma base inferior fixa (1> e uma base superior oscilatória (2), entre as quais são fixados um sistema mecânico de travas (3), um sistema eletromecânico (4), um sistema de amortecimento (5) e um sistema de medição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Giovanna Mendes Amaral - Integrante / Marcos Pinotti - Coordenador / Sara Del Vecchio - Integrante / Daniel Neves Rocha - Integrante / Adriano Amâncio Afonso - Integrante / Maurício Ferrari Santos Correia - Integrante / Alexandre Gonçalves Teixeira - Integrante.

Prêmios

2016

Menção Honrosa pelo Trabalho Voluntário nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4a Região CREFITO-4.

2016

Prêmio de Melhor Tema Livre ? I CCOB - 1o lugar - I Congresso Centro Oeste de Biomecânica, Sociedade Brasileira de Biomecânica.

2014

Especialista em Fisioterapia Esportiva, COFFITO.

2006

Sócio especialista da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva, Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Pós-graduação em Fisioterapia Movimento Humano Propulsão

Vínculo: Professor de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor responsável pela disciplina Planejamento de pesquisa na pratica clinica e Atualização em Pesquisas no Movimento Humano

2020 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2009 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Professor de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização-Esportes

Outras informações:
Professora nos módulos: - Avaliação do atleta de alto rendimento - Lutas e ciclismo - Natação e tênis Atuando na supervisão de estágio observacional e orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso Membro da comissão responsável pela implantação do curso

2011 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de iniciação à docência, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Recursos em Fisioterapia I

2011 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professora convidada na Disciplina Metodologia de Pesquisa Científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (2horas/aula - 17/03/11)

2011 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professora convidada na Disciplina "Fisioterapia Clínica I" (4horas/aula - 16/03/11 - Tema: Utilização de Recursos Eletrotermoterápicos)

2011 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professora convidada na Disciplina "Fisioterapia Clínica I" (4horas/aula - 12/08/11 - Tema: Utilização de Recursos Eletrotermoterápicos)

2011 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professora convidada na Disciplina Metodologia de Pesquisa Científica do Curso de Graduação em Fisioterapia (4horas/aula - 19/05/11 - Tema: Amostragem e Conceitos de Mensuração: Amostragem. Medidas e Instrumentos. Validade/Acurácia e Reprodutibilidade. Sensibilidade e Especificidade)

2011 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de iniciação à docência, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Fisioterapia Clínica I

2010 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de iniciação à docência, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica

2010 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 2

Outras informações:
Disciplina: Fundamentos de fisioterapia Tema: Atuação fisioterapêutica nas disfunções ortopédicas

2010 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 2

Outras informações:
Disciplina: Findamentos de Fisioterapia Tema: Pilates na conduta fisioterapêutica

2010 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professora convidada na Disciplina Fisioterapia Clínica I (4horas/aula - 03/11/10)

2010 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professora convidada na Disciplina "Fisioterapia Clínica I" (4horas/aula - 06/08/10 - Tema: Utilização de Recursos Eletrotermoterápicos)

2010 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professora convidada na Disciplina Fisioterapia Clínica I (4horas/aula - 24/11/10)

Atividades

  • 01/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Linhas de pesquisa

2019 - 2019

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto I (tempo determinado), Carga horária: 16

2018 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto I (tempo determinado), Carga horária: 19

2015 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto I (tempo determinado), Carga horária: 8

2014 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I (tempo determinado), Carga horária: 12

2009 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 2

2007 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I (tempo determinado), Carga horária: 18

2006 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 6

2015 - 2018

Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto (efetivo), Carga horária: 16

Outras informações:
Disciplinas: - Bioestatística - Trabalho interdisciplinar - Anatomia musculoesquelética - Ergonomia - Prótese e órtese

2015 - 2015

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor - Fisioterapia CTE/UFMG, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como fisioterapeuta e supervisora de estágio no atendimento às equipes do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG.

2012 - 2012

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Teorias de Controle Motor

2008 - 2016

Laboratório de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas CENESP/UFMG

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisas no laboratório, padronização das intervenções fisioterapêuticas e testes clínicos

2004 - 2005

Laboratório de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas CENESP/UFMG

Vínculo: Estágio de Aperfeiçoamento, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
Fisioterapeuta atuando na avaliação e tratamento clínicos de pacientes particulares e conveniados do Laboratório de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas (LAPREV/CENESP) Fisioterapeuta atuando na supervisão de estágio clínico (alunos de 8o, 9o e 10o períodos do curso de fisioterapia ? UFMG)

2004 - 2005

Federação Mineira de Judô

Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta

Outras informações:
Participação como Fisioterapeuta no atendimento imediato de atletas durante competições realizadas pela instituição ao longo do período.

2007 - 2009

Conectiva - Fisioterapia esportiva, acupuntura e pilates

Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta

2004 - 2005

Performa Pro - Atividade Física e Saúde

Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

2006 - 2006

Recuperarte

Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 8

2016 - 2019

Fundação Educacional Lucas Machado

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação, Carga horária: 15

2014 - 2015

Faculdade Pitágoras

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação, Carga horária: 10