Daniela de Souza Ferreira
Cursando Especialização em Enfermagem em Estomaterapia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Mestre em Promoção de Saúde na Universidade de Franca (UNIFRAN). Especialista em Gestão em Saúde Pública e da Família (2011) pelo Centro Universitário do Cerrado (UNICERP) e em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (2010) pela Faculdade Luíza de Marillac. Graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2007). Atualmente coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP. Docente nos cursos de graduação de Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física no UNICERP. Supervisora das disciplinas de vivências clínicas no curso de Enfermagem. Docente nos cursos de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.
Informações coletadas do Lattes em 11/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Promoção de Saúde
2016 - 2018
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: Apoio e rede social de famílias de crianças e adolescentes vítimas de violência
Orientador: Glória Lúcia Alves Figueiredo
, Ano de Obtenção: 2018.Coorientador: Jorge Luiz da Silva. Palavras-chave: Família; Violência; Suporte social.
Especialização em andamento em Enfermagem em Estomaterapia
2021 - Atual
Especialização em Gestão em Saúde Pública e da Família
2009 - 2010
Centro Universitário do Cerrado
Título: A importância da educação permanente e da adoção de padrões de qualidade para a segurança do trabalho dos profissionais da área de saúde pública
Orientador: Débora Evangelista de Souza
Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva
2007 - 2008
Faculdade de Enfermagem Luiza de Marilac
Título: Percepções da equipe de enfermagem sobre o cuidado na Unidade de Terapia Intensiva
Orientador: Glaúcia Rezende Tavares
Graduação em Enfermagem
2003 - 2007
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Título: Acolhimento em saúde: percepção dos trabalhadores Estratégia Saúde da Família, em Campo Florido - MG
Orientador: Profª Me. Bethânia Ferreira Goulart
Formação complementar
2021 - 2021
Habilitação em laserterapia avançada + tecnologias em coberturas. (Carga horária: 10h). , Hammes Cursos, HAMMES, Brasil.
2021 - 2021
Habilitação em ozonioterapia em tratamento de feridas. (Carga horária: 120h). , Hammes Cursos, HAMMES, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Seminário Iberoamericano de Promoção de Saúde - Conferência. (Carga horária: 4h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Conferência Educação para Redução de Desastres. (Carga horária: 3h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Seminário Iberoamericano de Promoção de Saúde - Aula Magna. (Carga horária: 2h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Seminário Iberoamericano de Promoção de Saúde- Workshop. (Carga horária: 5h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2016 - 2016
Como valorizar os periódicos através da divulgação científica?. (Carga horária: 3h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2016 - 2016
Ferramentas para Gerenciamento Bibliográfico: Zotero. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário do Cerrado, UNICERP, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação Bibliográfica. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário do Cerrado, UNICERP, Brasil.
2016 - 2016
Revisão sistemática: Metanálise, desenho e aplicação na área da saúde. (Carga horária: 4h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2014 - 2014
III Curso de Desbridamento de Feridas CEEN. (Carga horária: 10h). , Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição, CEEN, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação de pessoal em sala de vacinação. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, SES MG, Brasil.
2009 - 2009
Quimioterapia:atualizando o saber e o fazer do enf. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem (Proficiência), COFEN, Brasil.
2009 - 2009
Manejo da dor na criança:um cuidado de enfermagem. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem (Proficiência), COFEN, Brasil.
2009 - 2009
Atenção a saúde da mulher:bases para o cuidado enf. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem (Proficiência), COFEN, Brasil.
2008 - 2008
Emergências Cardiovasculares para Enfermagem. (Carga horária: 10h). , Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição, CEEN, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Organização de eventos
LAGE, A.M.D ; FERREIRA, D.S. . X Semana de Enfermagem do UNICERP - Centro Universitário do Cerrado. 2015. (Outro).
Participação em eventos
I Semana de Ética do COREN MG. 2021. (Outra).
Semana da Enfermagem do Coren-MG. 2021. (Outra).
Semana da Enfermagem do Coren-MG. 2021. (Outra).
Fórum Científico e Encontro de Iniciação Científica do UNICERP - 2020.Avaliação de Trabalhos científicos. 2020. (Encontro).
Semana da Enfermagem: Qualidade em Enfermagem e Saúde na Defesa do SUS. 2020. (Outra).
Semana da Enfermagem: Qualidade em Enfermagem e Saúde na Defesa do SUS. 2020. (Outra).
Encontro de Iniciação Cientítica, Edição 2018.Atuação do enfermeiro diante da violência sexual contra crianças. 2018. (Encontro).
VI Conferência Regional Latinoamericana de Promoção de Saúde,. Educação Continuada: Visão dos Agentes Comunitários de Saúde. 2018. (Congresso).
VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Percepções de indivíduos com anemia falciforme. 2018. (Congresso).
Aula Magna Pesquisas Qualitativas em Saúde: A Humanização das Ciências Naturaisis. 2017. (Outra).
Encontro de Iniciação Científica, Edição 2017.Violência contra o idoso. 2017. (Encontro).
Semana de Fonoaudiologia - Edição 2017.Primeiros Socorros. 2017. (Outra).
VIII Congresso Iberoamericano de Universidades Promotoras de la Salud (CIUPS2017). Modelo de proyecto para la implementación de una universidad promotora de salud. 2017. (Congresso).
Fórum Científico e Cultural, Edição 2016.Comprometimento dos sintomas do climatério na vida cotidiana de mulheres. 2016. (Outra).
II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde. Perfil da violência contra a mulher em um municipio mineiro. 2016. (Congresso).
IX Fórum Mineiro de Enfermagem.Percepções de mulheres portadoras de colostomia. 2016. (Outra).
Simpósio de Educação, Saúde e Meio Ambiente. 2016. (Simpósio).
Fórum Científico e Cultural, Edição 2015.Conhecimento das gestantes sobre a toxoplasmose. 2015. (Outra).
Fórum Científico e Cultural, Edição 2015.Fatores de risco para câncer de colo de útero e adesão ao exame de papanicolau entre profissionais de enfermagem. 2015. (Outra).
X Semana de Enfermagem do UNICERP.Perfil dos pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco em uma instituição privada no município de Patrocínico, MG. 2015. (Outra).
X Semana de Enfermagem do UNICERP.Fatores de risco para câncer de colo de útero e adesão ao exame de papanicolau entre profissionais de enfermagem. 2015. (Outra).
X Semana de Enfermagem do UNICERP.Fatores de risco relacionados ao câncer de mama. 2015. (Outra).
X Semana de Enfermagem do UNICERP.Conhecimento das gestantes sobre a toxoplasmose. 2015. (Outra).
X Semana de Enfermagem do UNICERP. 2015. (Outra).
Fórum Científico e Cultural - Edição 2014/ 1 Encontro de Iniciação Científica do Unicerp CC.Prevalência de fatores de risco cardiovasculares em Patrocínio/MG. 2014. (Outra).
Fórum Científico e Cultural.Identificação de fatores de riscos cardiovasculares em universitários do UNICERP.. 2013. (Outra).
Atuação da enfermagem na UTI. 2012. (Outra).
Simpósio de Saúde e Meio Ambiente. 2010. (Simpósio).
4ª Conferência Municipal de Saúde de Conquista. 2006. (Outra).
III Seminário das Comissões Próprias de Avaliação- CPAs Mineiras. 2006. (Seminário).
7ª Semana do Coração de Uberaba. 2005. (Encontro).
II Curso de Introdução à Liga de Hipertensão Arterial da FMTM. 2004. (Outra).
III Curso Introdutório à Liga do Trauma da FMTM. 2004. (Outra).
Workshop Nacional de Hipertensão Arterial & Dislipidemias do I Curso de Educação Continuada em Hipertensão Arterial. 2004. (Outra).
Jornada de Hipertensão Arterial Sistêmica. 2003. (Outra).
Participação em bancas
MARTINS, I. P. M.; GONCALVES, G. C.;FERREIRA, D.S.. Prevalência de linfedema de membro superior e qualidade de vida em mulheres submetidas ao tratamento de câncer de mama. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
OLIVEIRA, A. N.;FERREIRA, D.S.; MARIANO, T. R.. Apoio social, crenças e atitudes frente a dor em paciente renais crônicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
MATTOS, J. G. S.;FERREIRA, D.S.; TEODORO, K. C. G. P.. Estresse do trabalho e síndrome de Burnout: uma avaliação em equipes de enfermagem da Atenção Primária da Saúde. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
LAGE, A.M.D;FERREIRA, D.S.; NUNES, L. M.. Prática de automedicação entre idosos em um município do interior de Minas Gerais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
GERMANO, R. F.;FERREIRA, D.S.; NUNES, L. M.. Atuação da equipe de enfermagem na unidade de clínica médica frente a parada cardiorrespiratória. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
GERMANO, R. F.;FERREIRA, D.S.; NUNES, L. M.. A organização interdisciplinar do trabalho e a inserção da equipe de enfermagem no atendimento pré hospitalar à vítima de acidente de trânsito. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
GERMANO, R. F.; LAGE, A.M.D;FERREIRA, D.S.. SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA:abordagem da assistência de enfermagem no período pós operatório imediato. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
TEODORO, K. C. G. P.; LAGE, A.M.D;FERREIRA, D.S.. Incidência de câncer de mama em mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, em uma equipe de saúde da família. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
NUNES, L. M.; LAGE, A.M.D;FERREIRA, D.S.. Visão da equipe de enfermagem frente ao paciente em cuidados paliativos hospitaliza em Unidade de Clínica Médica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
FERREIRA, D.S.; NUNES, L. M.; GERMANO, R. F.. Atuação do enfermeiro diante da violência sexual contra crianças. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
CABRAL, M. H.;FERREIRA, D.S.; TEODORO, K. C. G. P.. Percepção da equipe multidisciplinar sobre as práxis de redução de danos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
FERREIRA, D.S.; MATTOS, J. G. S.; GERMANO, R. F.. Humanização sob a ótica da família na Unidade de Terapia Intensiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
LAGE, A.M.D; OLIVEIRA, F.R.;FERREIRA, D.S.. Análise do absenteísmo em uma indústria frigorífica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.; BARBOSA, L. C.; LAGE, A.M.D. Violência contra o idoso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
NOGUEIRA, L. R. S.; LAGE, A.M.D;FERREIRA, D.S.. O autocuidado com a fístula arteriovenosa para a continuidade do tratamento hemodialítico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
LAGE, A.M.D;FERREIRA, D.S.; NUNES, L. M.. Análise da situação vacinal contra a hepatite B em profissionais de enfermagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
NUNES, L. M.; MACHADO, M. D. G.;FERREIRA, D.S.. Humanização em unidade de terapia intensiva: uma visão multiprofissional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
MATTOS, J. G. S.;FERREIRA, D.S.; NUNES, L. M.. Conflitos associados a auto estima e imagem corporal vivenciados após a descoberta da gestação na adolescência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
MATTOS, J. G. S.; LAGE, A.M.D;FERREIRA, D.S.. Estresse ocupacional de docentes na área de saúde de uma instituição particular do interior de Minas Gerais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
MATTOS, J. G. S.; LAGE, A.M.D;FERREIRA, D.S.. Identificação do nível de estresse ocupacional em agentes de segurança penitenciário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.; LAGE, A.M.D; NOGUEIRA, L. R. S.. Visita domiciliar na Estratégia de Saúde da Família. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
MATTOS, J. G. S.;FERREIRA, D.S.; NOGUEIRA, L. R. S.. O conhecimento de pacientes hipertensos e diabéticos sobre a prática de atividade física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.; LAGE, A.M.D; MATTOS, J. G. S.. Comprometimento dos sintomas de climatério na vida cotidiana de mulheres. 2016 - Centro Universitário do Cerrado.
GONÇALVES, A. C.; SANTOS, M. G. T. A. E.;FERREIRA, D.S.. Dificuldades vivenciadas por primíparas jovens no puerpério imediato. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
ARAUJO, K. A. M.; SANTOS, M. G. T. A. E.;FERREIRA, D.S.. Aspectos sociais e clínicos de portadoras de câncer de mama. 2016 - Centro Universitário do Cerrado.
NOGUEIRA, L. R. S.; LAGE, A.M.D;FERREIRA, D.S.. Aspectos sociodemográficos e clínicos de homens em tratamento de câncer de próstata. 2016 - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.; LAGE, A.M.D; SOUZA, H. E. P.. Perfil de pacientes hipertensos em tratamento dialítico em uma clínica de hemodiálise na cidade de Patrocínio, MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
LAGE, A.M.D;FERREIRA, D.S.; SOUZA, H. E. P.. Risco cardiovascular e morbidade referida em trabalhadores de uma mantenedora de uma instituição de ensino superior. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
DUTRA, J. S.; LAGE, A.M.D;FERREIRA, D.S.. Conhecimento dos enfermeiros acerca de interação medicamentosa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FUNDAÇÃO COMUNITARIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE PATROCINIO..
FERREIRA, D.S.; LAGE, A.M.D; NOGUEIRA, L. R. S.. Perfil dos pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco em uma instituição privada no município de Patrocínico, MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FUNDAÇÃO COMUNITARIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE PATROCINIO..
FERREIRA, D.S.. Análise do perfil de independência funcional dos pacientes após acidente vascular encefálico em atendimento fisioterapêutico no SUS de Patrocínio/ MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FUNDAÇÃO COMUNITARIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE PATROCINIO..
FERREIRA, D.S.; LAGE, A.M.D; Carvalho, N.R.. Análise dos riscos ocupacionais dos coletores de lixo do município de Patrocínio, MG.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
JUCATELLI, V. V. B.; LAGE, A.M.D;FERREIRA, D.S.. Conhecimento da equipe de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória em uma unidade de atendimento de urgência e emergência.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.; LAGE, A.M.D; DUTRA, J. S.. Conhecimento da equipe de enfermagem sobre o vínculo mãe e filho após o nascimento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.; LAGE, A.M.D; VIEIRA, W. S.. Análise de fatores de risco relacionados a doenças cardiovasculares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.; LAGE, A.M.D; NOGUEIRA, L. R. S.. Percepção do paciente renal crônico sobre sua patologia.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
LAGE, A.M.D;FERREIRA, D.S.; JUCATELLI, V. V. B.. Conhecimento dos caminhoneiros sobre as doenças sexualmente transmissíveis.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
SILVA, B. A. M. E.; SANTOS, M. G. T. A. E.;FERREIRA, D.S.. Complicações e fatores associados a obesidade infantil.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
ARAUJO, K. A. M.; SANTOS, M. G. T. A. E.;FERREIRA, D.S.. As complicações da gestação para pacientes diabéticas do tipo I.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Vivências do portador de anemia falciforme. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Visão dos professores do ensino fundamental sobre diabetes mellitus tipo I. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Percepção de usuários sobre acolhimento em um serviço de urgência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Percepção do cuidador de paciente acamado em relação a úlcera por pressão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Avaliação de gestantes sobre o acesso a assistência pré natal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Absenteísmo entre profissionais de enfermagem em instituição hospitalar de pequeno porte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Demanda de jovens aos serviços públicos de saúde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Percepção da equipe de enfermagem em relação aos ruídos em unidades neonatais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Ocorrência de diarréia em crianças menores de cinco anos em município de pequeno porte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. O perfil e o saber dos cuidadores domiciliares de pacientes vítimas de acidente vascular encefálico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Perfil epidemiológico dos pacientes infartados de Cruzeiro da Fortaleza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Perfil epidemiológico das mulheres submetidas à histerectomia do município de Cruzeiro da Fortaleza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. O processo de educação continuada na visão dos agentes comunitários de saúde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. O portador de marcapasso residente no município de Patrocínio-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Práticas contraceptivas entre universitários de enfermagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. A percepção dos profissionais de enfermagem enquanto ser cuidado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Avaliação da dor no recém nascido pré termo pela equipe de enfermagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Significado e prática das mulheres quanto a prevenção do câncer de mama no município de Patrocínio-MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Atuação do enfermeiro no atendimento pré hospitalar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Assistência de enfermagem no pré natal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Análise do gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde em um estabelecimento hospitalar no município de Patrocinio-MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. A percepção da equipe de enfermagem em relação ao exercício de liderança do enfermeiro.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Fatores associados a não realização do exame de papanicolaou no município de Patrocínio-MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. O desafio de controlar o Diabetes Mellitus Tipo I. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. A enfermagem frente aos cuidados paliativos em pacientes oncológicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Percepção dos usuários frente ao acolhimento de enfermagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
FERREIRA, D.S.. Humanização da assistência de enfermagem na unidade de terapia intensiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado.
Orientou
Atuação do enfermeiro diante da violência sexual contra crianças; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Humanização sob a ótica da família na Unidade de Terapia Intensiva; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Violência contra o idoso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Visita domiciliar na Estratégia de Saúde da Família; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Comprometimento dos sintomas do climatério na vida cotidiana de mulheres; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Perfil dos pacientes hipertensos em tratamento dialítico em uma clínica de hemodiálise na cidade de Patrocinio, MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Conhecimento das gestantes sobre a toxoplasmose; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Fatores de risco relacionados ao câncer de mama entre agentes comunitárias de saúde; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Fatores de risco relacionados ao câncer de mama entre agentes comunitárias de saúde; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Fatores de risco para câncer de colo de útero entre profissionais de enfermagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Conhecimento da equipe de enfermagem sobre o vínculo mãe e filho após o nascimento; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Percepção do paciente renal crônico sobre sua patologia; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Análise dos riscos ocupacionais dos coletores de lixo do município de Patrocínio, MG; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Análise de fatores de risco relacionados a doenças cardiovasculares; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Percepção do cuidador de paciente acamado em relação a úlcera por pressão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Visão dos professores do ensino fundamental sobre diabetes mellitus tipo I; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Percepção da equipe de enfermagem em relação aos ruídos em unidades neonatais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Ocorrência de diarréia em crianças menores de cinco anos em município de pequeno porte; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
O perfil e o saber dos cuidadores domiciliares de pacientes vítimas de acidente vascular encefálico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Perfil epidemiológico dos pacientes infartados de Cruzeiro da Fortaleza; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Perfil epidemiológico das mulheres submetidas a histerectomia do município de Cruzeiro da Fortaleza; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
O processo de educação continuada na visão dos agentes comunitários de saúde; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
O perfil do portador de marcapasso residente no município de Patrocínio-MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Práticas contraceptivas entre universitários de enfermagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
A percepção dos profissionais de enfermagem enquanto ser cuidado; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Assistência de enferamagem no pré natal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Avaliação da dor no recém nascido pré termo pela equipe de enfermagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Significado e prática das mulheres quanto a prevenção do câncer de mama no municipio de Patrocínio-MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Atuação do enfermeiro no atendimento pré hospitalar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Percepção dos usuários frente ao acolhimento de enfermagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Humanização da assistência de enfermagem na unidade de terapia intensiva; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Cerrado; Orientador: Daniela de Souza Ferreira;
Produções bibliográficas
-
PORTO, NARA TALITA ; FERREIRA, Daniela de Souza ; FIGUEIREDO, GLÓRIA LÚCIA ALVES . Comportamento de universitários em relação ao consumo de álcool, tabaco e outras drogas: subsídios para ações promotoras de saúde. Educação e Cultura Contemporânea , v. 16, p. 104-121, 2019.
-
THOMAZINI, P. ; MATTOS, J. G. S. ; FERREIRA, D.S. . A VISITA DOMICILIAR COMO FATOR IMPACTANTE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMILIA. Revista Educação Saúde & Meio Ambiente , v. 1, p. 54-68, 2018.
-
SILVA, N. S. R. ; FERREIRA, D.S. ; MATTOS, J. G. S. . ANÁLISE DO ESTRESSE OCUPACIONAL EM DOCENTES DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. Revista Educação Saúde & Meio Ambiente , v. 1, p. 10-23, 2018.
-
FERREIRA, D.S. ; MATTOS, J. G. S. ; SILVA, J. A. S. E. ; ALMEIDA, A. C. A. ; SILVA, D. C. . ANÁLISE DA COBERTURA DE EXAME CITOPATOLÓGICO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. Revista Saúde Educação Saúde & Meio Ambiente , v. 2, p. 68-83, 2017.
-
LAGE, A.M.D ; OLIVEIRA, C. M. V. ; FERREIRA, D.S. ; OLIVEIRA, F.R. ; FERNANDES, T.S. . Prevalência dos fatores de risco cardiovasculares em Patrocínio, Minas Gerais. Revista Educação, Saúde & Meio Ambiente , v. 1, p. 125-139, 2016.
-
LAGE, A.M.D ; MORAIS, D. M. ; FERREIRA, D.S. . PERCEPÇÃO MATERNA ACERCA DA PUERICULTURA. In: 6ª Conferência Regional Latinoamericana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde da UIPES/ ORLA 3 CBIPS 3 Seminário de Promoção da Saúde do Interior Paulista, 2018, Franca/ SP. ANAIS DA 6ª CONFERENCIA REGIONAL LATINOAMERICANA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DA UIPES/ORLA, 2018. v. 1. p. 57-58.
-
LEMOS, G. K. ; FERREIRA, D.S. ; BARBOZA, M. A. ; BOTELHO, A. C. F. ; SANTOS, H. B. . PERFIL DO ESTILO DE VIDA DE DISCENTES DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO: BASES EPIDEMIOLÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE. In: 6ª Conferência Regional Latinoamericana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde da UIPES/ ORLA 3 CBIPS 3 Seminário de Promoção da Saúde do Interior Paulista, 2018, Franca/ SP. ANAIS DA 6ª CONFERENCIA REGIONAL LATINOAMERICANA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DA UIPES/ORLA, 2018. v. 1. p. 61-61.
-
SANTOS, E. G. C. ; SANTOS, I. A. G. ; LAGE, A.M.D ; MATTOS, J. G. S. ; FERREIRA, D.S. . EDUCAÇÃO CONTINUADA: VISÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. In: 6ª Conferência Regional Latinoamericana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde da UIPES/ ORLA 3 CBIPS 3 Seminário de Promoção da Saúde do Interior Paulista, 2018, Franca/ SP. ANAIS DA 6ª CONFERENCIA REGIONAL LATINOAMERICANA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DA UIPES/ORLA, 2018. v. 1. p. 84-84.
-
BERNARDES, I. F. S. ; SILVA, J. R. ; GERMANO, R. F. ; LAGE, A.M.D ; FERREIRA, D.S. . PRÁTICAS CONTRACEPTIVAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS. In: 6ª Conferência Regional Latinoamericana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde da UIPES/ ORLA 3 CBIPS 3 Seminário de Promoção da Saúde do Interior Paulista, 2018, Franca/ SP. ANAIS DA 6ª CONFERENCIA REGIONAL LATINOAMERICANA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DA UIPES/ORLA, 2018. v. 1. p. 97-98.
-
DAMACENA, L. C. A. ; MATTOS, J. G. S. ; FERREIRA, D.S. ; JESUS, A. M. . AUTOESTIMA E IMAGEM CORPORAL ENTRE GESTANTES ADOLESCENTES. In: 6ª Conferência Regional Latinoamericana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde da UIPES/ ORLA 3 CBIPS 3 Seminário de Promoção da Saúde do Interior Paulista, 2018, Franca/ SP. ANAIS DA 6ª CONFERENCIA REGIONAL LATINOAMERICANA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DA UIPES/ORLA, 2018. v. 1. p. 115-116.
-
ARAUJO, A. K. ; LAGE, A.M.D ; FERREIRA, D.S. . PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES ACERCA DE RISCOS VIVENCIADOS NO ADOLESCER. In: 6ª Conferência Regional Latinoamericana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde da UIPES/ ORLA 3 CBIPS 3 Seminário de Promoção da Saúde do Interior Paulista, 2018, Franca/ SP. ANAIS DA 6ª CONFERENCIA REGIONAL LATINOAMERICANA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DA UIPES/ORLA, 2018. v. 1. p. 157-157.
-
SILVA, R. A. ; SANTOS, D. C. F. ; SILVA, J. R. ; MATTOS, J. G. S. ; FERREIRA, D.S. . TENTATIVAS DE SUICÍDIO ENTRE ADOLESCENTES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: 6ª Conferência Regional Latinoamericana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde da UIPES/ ORLA 3 CBIPS 3 Seminário de Promoção da Saúde do Interior Paulista, 2018, Franca/ SP. ANAIS DA 6ª CONFERENCIA REGIONAL LATINOAMERICANA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DA UIPES/ORLA, 2018. v. 1. p. 175-176.
-
FERREIRA, G. H. ; FARIA, N. M. S. ; SILVA, J. J. ; FERREIRA, D.S. ; LAGE, A.M.D . PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM UMA ÁREA URBANA DE PATROCÍNIO, MINAS GERAIS: perfil dos participantes. In: Encontro de Iniciação Científica, Edição 2018, 2018, Patrocínio. Anais do Encontro de Iniciação Científica ? Edição 2018, 2018. p. 67-67.
-
SILVA, M. B. F. ; SOUSA, R. A. B. ; SOUZA, H. C. ; FERREIRA, D.S. ; LAGE, A.M.D . PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM UMA AREA URBANA DE PATROCÍNIO, MINAS GERAIS. In: Encontro de Iniciação Científica, Edição 2018, 2018, Patrocínio. Anais do Encontro de Iniciação Científica ? Edição 2018, 2018. p. 69-69.
-
ROSA, J. H. N. D. ; FERREIRA, D.S. . HUMANIZAÇÃO SOB A ÓTICA DA FAMÍLIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. In: Encontro de Iniciação Científica, Edição 2018, 2018, Patrocínio. Anais do Encontro de Iniciação Científica ? Edição 2018, 2018. p. 70-70.
-
SILVA, J. R. ; FARIA, N. M. S. ; ROCHA, F. I. O. ; FERREIRA, D.S. . EFETIVIDADE DA ESTERILIZAÇÃO E LIMPEZA DE ARTIRGOS PARA A SAÚDE EM CENTRO DE MATÉRIAL E ESTERILIZAÇÃO (CME): UMA REVISÃO BIBLIOGRAFIACA. In: Encontro de Iniciação Científica, Edição 2018, 2018, Patrocínio. Anais do Encontro de Iniciação Científica ? Edição 2018, 2018. p. 71-71.
-
MARQUES, R. A. ; BATISTA, C. L. ; SANTOS, I. A. G. ; FERREIRA, D.S. . DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA. In: Encontro de Iniciação Científica, Edição 2018, 2018, Patrocínio. Anais do Encontro de Iniciação Científica ? Edição 2018, 2018. p. 77-77.
-
PEREIRA, N. S. C. ; FERREIRA, D.S. . ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DIANTE A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS. In: Encontro de Iniciação Científica, Edição 2018, 2018, Patrocínio. Anais do Encontro de Iniciação Científica ? Edição 2018, 2018. p. 83-83.
-
FERREIRA, D.S. ; DORNELA, T. T. ; LIMA, H. E. A. ; FARIA, K. C. ; GONCALVES, G. C. . SHANTALA EM CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS: percepção dos monitores sobre os benefícios da técnica. In: Encontro de Iniciação Científica, Edição 2017, 2017, Patrocínio. Anais do Encontro de Iniciação Cientifica ? Edição 2017 - UNICERP, 2017. p. 67-67.
-
GARDIM, M. O. ; FERREIRA, D.S. . VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO. In: Encontro de Iniciação Científica, Edição 2017, 2017, Patrocínio. Anais do Encontro de Iniciação Cientifica ? Edição 2017 - UNICERP, 2017. p. 74-74.
-
SILVA, M. B. F. ; SOUSA, R. A. B. ; SOUZA, H. C. ; LAGE, A.M.D ; FERREIRA, D.S. . PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM UMA AREA URBANA DE PATROCÍNIO, MINAS GERAIS. In: Encontro de Iniciação Científica, Edição 2017, 2017, Patrocínio. Anais do Encontro de Iniciação Cientifica ? Edição 2017 - UNICERP, 2017. p. 75-75.
-
FERREIRA, G. H. ; FARIA, N. M. S. ; SILVA, J. J. ; LAGE, A.M.D ; FERREIRA, D.S. . PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM UMA ÁREA URBANA DE PATROCÍNIO, MINAS GERAIS: reconhecendo os participantes. In: Encontro de Iniciação Científica, Edição 2017, 2017, Patrocínio. Anais do Encontro de Iniciação Cientifica ? Edição 2017 - UNICERP, 2017. p. 69-69.
-
FERREIRA, D.S. ; ALMEIDA, F. B. . Percepções de mulheres portadoras de colostomia. In: IX Fórum Mineiro de Enfermagem, 2016, Uberlândia. IX Fórum Mineiro de Enfermagem A enfermagem como protagonista na construção do cuidado em saúde. Uberlândia: Horizonte Científico, 2016. p. 316.
-
FERREIRA, D.S. ; OLIVEIRA, T. A. S. ; FIGUEIREDO, G. L. A. . Perfil da violência contra a mulher em um municipio mineiro. In: II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde 'Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde', 2016, Santa Cruz do Sul. II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde, 2016.
-
SILVA, D. C. ; FERREIRA, D.S. . COMPROMETIMENTO DOS SINTOMAS DO CLIMATÉRIO NA VIDA COTIDIANA DE MULHERES. In: Fórum Cientifico e Cultural ? UNICERP (2016), 2016, Patrocínio. Anais do Fórum Científico e Cultural ? Edição 2016 - UNICERP, 2016. p. 74-74.
-
PEREIRA, L. L. ; FERREIRA, D.S. . CONHECIMENTO DAS GESTANTES SOBRE TOXOPLASMOSE. In: Fórum Cientifico e Cultural ? UNICERP (2015), 2015, Patrocínio. Anais do Fórum Científico e Cultural ? Edição 2015 - UNICERP, 2015. p. 62-63.
-
FERREIRA, D.S. . Saúde da criança em tempos de pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GERMANO, T. A. O. ; SILVA, J. R. ; FERREIRA, D.S. ; MATTOS, J. G. S. ; LAGE, A.M.D . Conhecimento, atitude e prática de pacientes renais crônicos acerca dos cuidados com a fístula arteriovenosa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LAGE, A.M.D ; MACHADO, A. I. ; GONCALVES, G. C. ; FERREIRA, D.S. . CONFLITOS VIVENCIADOS POR PARCEIRAS DE ALCOOLISTAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LAGE, A.M.D ; REIS, A. V. ; CAMARGOS, A. S. ; GONCALVES, G. C. ; FERREIRA, D.S. . Percepções de indivíduos com anemia falciforme. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, D.S. ; SILVA, D. C. ; LAGE, A.M.D . Comprometimento dos sintomas do climatério na vida cotidiana de mulheres. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, D.S. ; PEREIRA, K. D. ; FERNANDES, L. K. ; LAGE, A.M.D . IMPACTO DA MASTECTOMIA NA FEMINILIDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, E. G. C. ; SANTOS, I. A. G. ; LAGE, A.M.D ; MATTOS, J. G. S. ; FERREIRA, D.S. . Educação Continuada: Visão dos Agentes Comunitários de Saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, I. F. S. ; SILVA, J. R. ; GERMANO, R. F. ; LAGE, A.M.D ; FERREIRA, D.S. . Práticas contraceptivas entre universitários. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LAGE, A.M.D ; MORAIS, D. M. ; FERREIRA, D.S. . Percepção materna acerca da puericultura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. A. ; SANTOS, D. C. F. ; SILVA, J. R. ; MATTOS, J. G. S. ; FERREIRA, D.S. . Tentativas de suicídio entre adolescentes: uma revisão bibliográfica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LAGE, A.M.D ; MORAIS, D. M. ; FERREIRA, D.S. . PERCEPÇÃO MATERNA ACERCA DA PUERICULTURA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEMOS, G. K. ; FERREIRA, D.S. ; BARBOZA, M. A. ; BOTELHO, A. C. F. ; SANTOS, H. B. . PERFIL DO ESTILO DE VIDA DE DISCENTES DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO: BASES EPIDEMIOLÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, E. G. C. ; SANTOS, I. A. G. ; LAGE, A.M.D ; MATTOS, J. G. S. ; FERREIRA, D.S. . EDUCAÇÃO CONTINUADA: VISÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, I. F. S. ; SILVA, J. R. ; GERMANO, R. F. ; LAGE, A.M.D ; FERREIRA, D.S. . PRÁTICAS CONTRACEPTIVAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DAMACENA, L. C. A. ; MATTOS, J. G. S. ; FERREIRA, D.S. ; JESUS, A. M. . AUTOESTIMA E IMAGEM CORPORAL ENTRE GESTANTES ADOLESCENTES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, A. K. ; LAGE, A.M.D ; FERREIRA, D.S. . PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES ACERCA DE RISCOS VIVENCIADOS NO ADOLESCER. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, D.S. . Primeiros Socorros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, D.S. ; OLIVEIRA, T. A. S. ; FIGUEIREDO, G. L. A. . Perfil da violência contra a mulher em um municipio mineiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, F. B. ; FERREIRA, D.S. . Percepções da mulheres portadoras de colostomia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. A. S. E. ; FERREIRA, D.S. . Fatores de risco para câncer de colo de útero e adesão ao exame de papanicolau entre profissionais de enfermagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAGALHAES, D. L. V. ; FERREIRA, D.S. . Fatores de risco para câncer de mama. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, L. L. ; FERREIRA, D.S. . Conhecimento das gestantes sobre a toxoplasmose. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, C. A. ; FERREIRA, D.S. . Perfil dos pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco em uma instituição privada no município de Patrocínio, MG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, D.S. . Primeiros Socorros no Cotidiano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
FERREIRA, D.S. ; ALVES, M. F. ; NUNES, L. M. . Procedimento Operacional Padrão (POP) Enfermagem. 2017.
FERREIRA, D.S. . Procedimento Operacional Padrão (POP) Central de Materiais Esterilizados (CME). 2017.
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2018
Abordagem terapêutica integrativa da massagem Shantala em crianças institucionalizadas, Descrição: A massagem Shantala é uma seqüência que estimula automaticamente vários pontos, de tal forma que se consegue influenciar beneficamente todos os órgãos do corpo de uma criança, harmonizando-os ou ativando-os. O objetivo desta pesquisa será analisar os benefícios da técnica da Shantala em bebês de 6 a 18 meses institucionalizados, nos monitores e nos aplicadores da técnica. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa será realizada no Centro Universitário do Cerrado Patrocínio ? UNICERP sendo que a coleta de dados se dará em 10 creches mantidas pela Secretaria Municipal de Educação de Patrocínio ? MG, localizadas na zona urbana da cidade. A pesquisa será realizada com todos os bebês dos berçários I e II com idade entre 6 a 18 meses; com os monitores que acompanham estes bebês e com os discentes que aplicarão a técnica da Shantala. A massagem Shantala será realizada no período da manhã, sempre pelo mesmo acadêmico, com duração em média de 30 minutos, duas sessões semanais, por 5 semanas, totalizando 10 sessões. A análise do desenvolvimento motor da crianaça será feita através da escala Alberta Infant Motor Scale (AIMS). Serão coletas amostras de sangue dos bebês, a fim de analisar as séries eritrocitárias, leucocitárias e plaquetas. Para avaliar os benefícios da Shantala, os bebês serão avaliados diariamente antes, durante e após a aplicação da técnica, através de um instrumento criado pelos próprios pesquisadores contendo as seguintes variáveis: Frequencia Cardíaca (FC), Frequencia respiratória (FR), temperatura (T), liberação de gases, sono, se urinou, se evacou e a aceitação ao toque. A avaliação do monitor constará de três instrumentos. Primeiramente será avaliada presença de dor e desconfortos musculares pelo instrumento Diagrama de Corlett e Manenica. Para avaliação da qualidade de vida será utilizado o instrumento WHOQOL-BREF. E por último serão avaliados através de uma entrevista semi-estruturada antes e ao término do total de sessões quanto ao seu conhecimento sobre a Shantala, sua percepção de acordo com os benefícios e comportamento do bebê frente à técnica. Os discentes aplicadores da técnica responderão após a realização das sessões de Shantala um instrumento de percepção contendo itens que avaliarão o conhecimento da técnica, bem como os benefícios e o comportamento do bebê frente à massagem, além de dificuldades encontradas durante as sessões. Para análise estatística será utilizado o programa estatístico Statiscal Package for Social Sciences (SPSS) versão 18.0 FOR WINDOWS. Para os objetivos de comparação das variáveis serão realizados os testes estatísticos de correlação de Pearson e t-Student pareado de acordo com normalidade e homogeneidade dos dados. Foi considerado significativo quando p<0,05. Os dados qualitativos serão analisados por meio da técnica de analise de conteúdo, abrangendo as seguintes fases: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados obtidos e interpretação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela de Souza Ferreira - Integrante / Kelly Christina de Faria - Coordenador / Gisélia de Castro Gonçalves - Integrante.
-
2017 - Atual
Prevalência de fatores de risco cardiovascular em uma região urbana de Patrocínio, Minas Gerais, Descrição: A identificação dos fatores de risco das doenças cardiovasculares constitui uma medida eficaz para o controle e redução da mortalidade associadas a estas patologias. O objetivo do estudo é estimar a prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares por sexo, raça e condição socioeconômica em pessoas com 40 anos ou mais de idade, em uma região urbana no município de Patrocínio, Minas Gerais. Trata-se de estudo epidemiológico, transversal. Participarão do estudo indivíduos com mais de 40 anos de idade, escolhidos aleatoriamente. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas domiciliares, onde serão identificados os fatores de risco e aferidas medidas antropométricas. Os dados serão analisados por meio do programa Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 15.0. As diferenças na prevalência entre os sexos serão obtidas pelo teste qui-quadrado. A análise de associação entre a classe econômica e os fatores de risco cardiovascular para cada sexo será realizada por meio da razão de prevalência (RP). Espera-se que a identificação dos fatores de risco mutáveis mais prevalentes na população estudada contribua para a elaboração de estratégias eficazes de forma a impactar na redução da morbimortalidade por doenças cardiovasculares na referida população. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Daniela de Souza Ferreira - Integrante / Angela Maria Drumond Lage - Coordenador / Flávio Rodrigues Oliveira - Integrante / Neila Marques de Souza Faria - Integrante / Ingrid Aparecida gomes dos Santos - Integrante / Mirella Beatriz de Freitas Silva - Integrante / Gustavo Henrique Ferreira - Integrante / Jônatha Jóse da Silva - Integrante / Ricardo Augusto Brito de Sousa - Integrante.
-
2015 - 2016
Análise da cobertura de exame citopatológico em uma unidade básica de saúde, Descrição: Devido ao elevado índice de mortalidade em mulheres na fase produtiva, o câncer de colo de útero representa importante problema de saúde pública. Neste contexto, desde 1996 com a criação do Programa Viva Mulher, o Ministério da Saúde adota a estratégia da realização periódica do exame citopatológico ou também conhecido como Papanicolau. Este propõe que a realização deste exame seja a cada três anos, após dois exames anuais com resultados sem alterações para mulheres de 25 a 59 anos. O projeto objetivou analisar a cobertura do exame citopatológico do colo do útero de uma Unidade Básica de Saúde do município de Patrocínio-MG no período de 2012 a 2014, bem como identificar a faixa etária prevalente, a proporção das classes de lesões celulares, e o percentual de infecções ginecológicas dentre as mulheres submetidas a este exame.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Daniela de Souza Ferreira - Coordenador / Jonathas Aparecido de Souza e Silva - Integrante / Gabriela Francine Gaspar - Integrante / Marina Souza Pereira e Silva - Integrante / Ana Carolina Alves Almeida - Integrante / Núbia Luzia Gonzaga Vieira - Integrante / Dayse Cunha Silva - Integrante.
-
2014 - 2015
Prevalência dos fatores de risco cardiovasculares em Patrocínio/MG, Descrição: A identificação dos fatores de risco das doenças cardiovasculares constitui uma medida eficaz para o controle e redução da mortalidade associadas a estas patologias. Neste contexto o projeto objetivou estimar a prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares por sexo, raça e condição socioeconômica em pessoas com 40 anos ou mais de idade, no município de Patrocínio, Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Daniela de Souza Ferreira - Integrante / Angela Maria Drumond Lage - Coordenador / Claudia Modesto Veludo de Oliveira - Integrante / Iêda Pereira de Magalhães Martins - Integrante / Caroline Elllen Cardoso Maia - Integrante / Florence Cristina dos Reis Prates - Integrante / Maria da Graça Vieira Nunes Marra - Integrante / Renata Cristina Nunes - Integrante / Ruthe Antunes de Souza Mota - Integrante / Talison Souza Fernandes - Integrante / Vinicius dos Reis Silva - Integrante / Flávio Rodrigues Oliveira - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
FUNDAÇÃO COMUNITARIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE PATROCINIO.. , RUA ARTUR BOTELHO S/N, Dona Diva, 38740000 - Patrocínio, MG - Brasil - Caixa-postal: 38740000, Telefone: (34) 38393737, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Centro Universitário do CerradoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente do curso de fisioterapia, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina ministrada: Primeiros socorros e noções de enfermagem.
2013 - Atual
Centro Universitário do CerradoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente no curso de educação física, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina ministrada: Primeiros socorros.
2008 - Atual
Centro Universitário do CerradoVínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Supervisora de estágio, Carga horária: 40
2011 - 2011
Centro Universitário do CerradoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente do curso de enfermagem, Carga horária: 3
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Assistência de Enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente; Enfermagem em Bloco Cirúrgico e Central de Material.
2009 - 2009
Centro Universitário do CerradoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente substituto do curso de enfermagem, Carga horária: 3
Outras informações:
Disciplina ministrada: Sistematização da Assistência de Enfermagem.
2006 - 2006
Universidade Federal do Triângulo MineiroVínculo: livre, Enquadramento Funcional: Estágio Regional Interprofissional ? ERIP-SUS, Carga horária: 40
2006 - 2006
Universidade Federal do Triângulo MineiroVínculo: livre, Enquadramento Funcional: Monitora no I Curso de Introdução ao Hospital
2005 - 2005
Universidade Federal do Triângulo MineiroVínculo: livre, Enquadramento Funcional: Monitora bolsista Disciplina de Epidemiologia
2005 - 2005
Universidade Federal do Triângulo MineiroVínculo: livre, Enquadramento Funcional: Monitora bolsista Disciplina Bioestatística
2004 - 2004
Universidade Federal do Triângulo MineiroVínculo: livre, Enquadramento Funcional: Monitora bolsista Disciplina Bioestatística
Atividades
-
01/2004
Extensão universitária , Departamento de Cirurgia.,Atividade de extensão realizada, membro efetivo da Liga do Trauma.
-
03/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Centro de Graduação em Enfermagem.,Atividade de extensão realizada, participante do curso de prevenção e tratamento de lesões cutâneas, com carga horária teórica e prática.
-
01/2004
Extensão universitária , Centro de Graduação em Enfermagem.,Atividade de extensão realizada, coordenadora da secretaria.
2006 - 2006
FUNDAÇÃO HEMOMINASVínculo: livre, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 720
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniela de Souza Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?