João Luiz Petrarca de Albuquerque

Bacharel em química pela Universidade de São Paulo, graduado em dezembro de 2014. De junho de 2012 a dezembro de 2014 fez iniciação científica sob orientação do professor Alcindo Aparecido Dos Santos, no projeto Reações de Acoplamento A3 na Síntese da 6-Codonopsinina e Monomorina I, financiado pela Fapesp. No período de setembro de 2013 a março de 2014, realizou intercâmbio nos Estados Unidos da América, na Temple University (Filadélfia), sob a orientação do professor Rodrigo B. Andrade, onde desenvolveu parte do projeto de iniciação científica. Ao longo do ano de 2015, trabalhou na University of Strathclyde, na Escócia, sob orientação do professor Craig Jamieson, em um projeto de síntese orgânica. Atualmente está desenvolvendo seu projeto de mestrado no IQ - USP, sob a orientação do professor Alcindo. Seu interesse de pesquisa está relacionado à síntese de sondas fluorescentes contendo substituíntes calcogenados.

Informações coletadas do Lattes em 26/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Química

2011 - 2014

Universidade de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio São José dos Padres de Sion

Formação complementar

2011 - 2011

Minicurso de Química Verde. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Grego

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.

Participação em eventos

Congresso do IQ-USP. Reações multicomponentes na síntese de alcalóides bioativos. 2012. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Josef Wilhelm Baader

Baader, Wilhelm Josef. OTIMIZAÇÃO DA SÍNTESE DE DIPIRROMETANOS EM ÁGUA E SELENOFUNCIONALIZAÇÃO VIA RADICALAR DE BODIPYS. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Quimica) - Instituto de Quimica Usp.

Cristiano Raminelli

SANTOS, A. A. D.; LENARDAO, E. J.;Raminelli, C.. Otimização da síntese de dipirrometanos e selenofuncionalização direta de núcleos BODIPY. 2022. Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade de São Paulo.

Foi orientado por

ALCINDO APARECIDO DOS SANTOS

Seleno- e teluro-funcionalização direta das posições 3 e 5 de núcleos BODIPYs via abordagem radicalar; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em mestrado) - Instituto de Química - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • CARMONA, RAFAELA C. ; SCHEVCIW, EVELYN P. ; DE ALBUQUERQUE, JOÃO L. PETRARCA ; WENDLER, EDISON P. ; DOS SANTOS, ALCINDO A. . Joint use of microwave and glycerol-zinc (II) acetate catalytic system in the synthesis of 2-pyridyl-2-oxazolines. Green Processing and Synthesis , v. 2, p. 35-42, 2013.

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Reações de acoplamento-A3 na síntese da 6-Codonopsinina e Monomorina i, Descrição: Este projeto trata da aplicação de reações de acoplamento entre aldeídos, aminas e alquinos (A3) na síntese de dois alcaloides de ocorrência natural, a codonopsinina e monomorina I. A reação de acoplamento A3 é uma poderosa ferramenta de construção de ligação carbono-carbono e carbono-heteroátomo permitindo a preparação de esqueletos funcionalizados de grande potencial sintético. A proposta está baseada na reação de acoplamento de um composto organometálico gerado in situ, a partir de um alquino e um sal ou complexo metálico, e um eletrófilo nitrogenado (também gerado in situ a partir de uma amina e um aldeído, resultando em iminas ou sais de imínio). Em estudos recentemente desenvolvidos em nosso laboratório, foram preparados alguns derivados hidróxi-propargilaminicos pela reação de acoplamento A3 entre aldeídos, aminas e alquinóis. Para o estudo em questão, deverão ser preparados aldeídos apropriados de modo que o esqueleto carbônico resultante da reação de acoplamento A3 contenha funcionalizações estrategicamente posicionadas a fim de permitir duas ciclizações via nitrogênio da propargilamina resultante da reação de acoplamento A3, e com isso permitir a formação do esqueleto indolizidinico e pirrolidinico da Codonopisinina e Monomorina I, respectivamente. Para tanto, deverão ser empregados resultados de projetos desenvolvidos anteriormente no grupo por outros alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Luiz Petrarca de Albuquerque - Integrante / DOS SANTOS, ALCINDO A. - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Instituto de Química, Departamento de Química Fundamental. , Avenida Professor Lineu Prestes, 748, Butantã, 05508000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30919172

Experiência profissional

2013 - 2014

Temple University

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de intercâmbio, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O aluno foi contemplado com uma bolsa de mérito acadêmico da reitoria da Universidade de São Paulo e foi para a Temple University, onde desenvolveu parte de seu projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado Reações de acoplamento-A3 na síntese da 6-Codonopsinina e Monomorina I, financiado pela Fapesp (processo 2012/17093-9, sob orientação do Professor Rodrigo B. Andrade. No intercâmbio o aluno não cursou disciplinas, tendo se dedicado exclusivamente ao desenvolvimento do projeto no laboratório.

Atividades

  • 09/2013 - 03/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Temple University-Laboratório do Professor Rodrigo B. Andrade, .,Linhas de pesquisa

2013 - 2014

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Nesse período, o aluno fez intercambio na Temple University, Filadélfia, EUA, sob a orientação do professor Rodrigo B. Andrade, para desenvolver parte do projeto científico intitulado Reações de Acoplamento-A3 na Síntese da 6-Codonopsinina e Monomorina I (processo Fapesp 2012/17093-9). Neste período de intercâmbio a bolsa da Fapesp foi interrompida pois o aluno foi contemplado com a bolsa de mérito acadêmico oferecida pela Reitoria da Universidade de São Paulo. No intercâmbio, o aluno não cursou disciplinas, dedicando-se integralmente ao desenvolvimento do projeto em questão.

2012 - 2014

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhou no projeto intitulado Reações de Acoplamento-A3 na Síntese da 6-Codonopsinina e Monomorina I, financiado pela agência Fapesp, processo 2012/17093-9. No projeto foi estudada uma rota sintética para a síntese da 6-Codonopsinina, tendo o aluno enfrentado as dificuldades da síntese organica e lidado com diferentes reações para atingir o objetivo. Parte do projeto foi desenvolvido na Temple University, Filadélfia, EUA, sob a orientação do professor Rodrigo B. Andrade. A bolsa foi interrompida durante o período nos EUA.

Atividades

  • 07/2012 - 12/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química, Departamento de Química Fundamental.,Linhas de pesquisa

2015 - 2015

University of Strathclyde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Neste período, realizou pesquisa na área de síntese orgânica, sob supervisão do professor Craig Jamieson. O objeto de estudo estava relacionado com a otimização de reações de amidação de derivados de ésteres não-ativados.

Atividades

  • 05/2015 - 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Technology & Innovation Centre - University of Strathclyde, .,Linhas de pesquisa

2017 - 2017

Colégio Santa Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como estagiário de ensino de química, auxiliando os professores com correções de provas, organização das aulas, aulas de monitoria e de laboratório.