Dayane Silva Nascimento

Doutoranda em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, mestre em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE (2019) e bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2016). É também pesquisadora associada do Instituto de Estudos da África (IEAf) da UFPE e membro do grupo de pesquisa Sociedade Brasileira Contemporânea, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

Informações coletadas do Lattes em 09/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Sociologia

2019 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Mestiçagem: campo de disputa ou resistência? Uma análise ?O Alegre Canto da Perdiz?, de Paulina Chiziane
Eliane Veras Soares.

Mestrado em Sociologia

2017 - 2019

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Moçambique: Colonialismo, Independência e o que persiste Uma análise da obra de Paulina Chiziane, Ano de Obtenção: 2019
Eliane Veras Soares.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Palavras-chave: Moçambique; Colonialismo; Miscigenação; Assimilação; Independência; Paulina Chiziane. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

2012 - 2017

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Olhares sobre a "louca do rio" em "O Alegre Canto da Perdiz", de Paulina Chiziane
Orientador: Eliane Veras Soares

Formação complementar

2021 - 2021

Materialidades da Literatura. (Carga horária: 13h). , Universidade de Coimbra, UC, Portugal.

2018 - 2018

Minicurso: Epistemologias do sul e feminismos africanos. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2017 - 2017

Narrativas, Método Biográfico ? Pesquisa Biográfica. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2013

Minicurso Sociologia Pública no XIII Encontro de. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia.

Organização de eventos

NASCIMENTO, D. S. ; LIMA, A. S. . Coordenação de GT Pensamento Social no Brasil em XV Encontro de Ciências Sociais - UFPE. 2021. (Outro).

NASCIMENTO, D. S. . Que Sociologia Fazemos? Diálogos transnacionais.. 2017. (Outro).

Participação em eventos

FLORESTAN FERNANDES: TRAJETÓRIA, MEMÓRIAS E DILEMAS DO BRASIL. 2021. (Outra).

X Seminário de Educação e Relações Raciais - População Negra em Movimentos: Religiosidades, Saberes e Militâncias,. 2019. (Seminário).

130 anos de abolição: debate. 2018. (Outra).

Ciclo de Palestras intitulado ?Literaturas Africanas em língua portuguesa: do pós-colonial à Literatura-Mundo?. 2018. (Outra).

I Encontro de pesquisadoras e Pesquisadores do Instituto de Estudos da Áfr Áf4rica IEAf - UFPE - África Brasil no Século XXI: Política e Cultura. 2018. (Encontro).

IV Griots - Congresso Internacional de Literaturas e Culturas Africanas. "Um Colonialismo sem Colonos": Uma análise do livro "O Alegre Canto da Perdiz". 2018. (Congresso).

?I Seminário de Pesquisadoras e Pesquisadores do IEAf: ÁFRICABRASILNO SÉCULO XXI?.As Dualidades em O Sétimo Juramento: uma tentativa de análise. 2017. (Seminário).

Que Sociologia Fazemos? Diálogos transnacionais. 2017. (Seminário).

I SEMANA DE PRETAS E PRETOS.Literatura Negra e Construção identitaria na Escola: Reflexões sobre a obra de Inaldete Pinheiro. 2016. (Encontro).

CONSTRUINDO IDENTIDADES: AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NA ESCOLA. 2015. (Seminário).

AGENDA BRASILEIRA - TEMAS FUNDAMENTAIS PARA A SOCIEDADE. 2014. (Encontro).

II JORNADA DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS RELIGIÕES POPULARES (NERP) - PPGA UFPE. 2014. (Encontro).

XXII Congresso Nacional de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (CONIC). Centenário de René Ribeiro: Sua Trajetória Intelectual e Institucional. 2014. (Congresso).

I Congresso de Direitos Humanos e Cultura de Paz da UFPE. 2013. (Congresso).

XIII Encontro de Ciências Sociais da UFPE. 2013. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: LÍVIA MARIA DOS SANTOS ARAÚJO

ANDRADE, F. J.;NASCIMENTO, D. S.; CARVALHO, H. M. A.. A pele parda que habito: uma análise das percepções de subjetividade acerca da consciência racial em pessoas autodeclaras pardas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ariel de Assis Lima

PORTELA JÚNIOR, Aristeu; SOARES, E. V.;NASCIMENTO, D. S.. O mito da democracia racial no livro Sociologia em Movimento: desmascarando ou fortalecendo o mito?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Stéphanie Gueiros de Medeiros Lopes

ANDRADE, F. J.; SANTIAGO, R. L. L.;NASCIMENTO, D. S.. Persistências e transformações: trajetória dos cotistas da UFPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, D. S. . 'Um colonialismo sem colonos': Uma análise de 'O Alegre Canto da Perdiz', de Paulin Chiziane. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, D. S. . As Dualidades em O Sétimo Juramento: uma tentativa de análise. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL, Gabriela ; NASCIMENTO, D. S. ; JOACHIM, Jacqueline . Literatura Negra e Construção identitaria na Escola: Reflexões sobre a obra de Inaldete Pinheiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, D. S. . Centenário de René Ribeiro: sua trajetória intelectual e institucional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    O ?pós-colonial? no mundo de língua portuguesa e o lugar das literaturas africanas na ?literatura mundo?., Descrição: O Grupo de Pesquisa Sociedade Brasileira Contemporânea: Cultura, Democracia e Pensamento Social (PPGS-UFPE) propõe a realização de Projeto Institucional de Intercâmbio Internacional, a ser desenvolvido com investigadores do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Departamento de Português da Universidade de Macau; do Centro de Língua Portuguesa Universidade de Coimbra , e com a colaboração do Deptartment of English & Comparative Literary Studies da University of Warwick, tendo como tema geral a atualização dos debates sobre o conceito de ?pós-colonial? no mundo de língua portuguesa e o lugar das literaturas africanas na ?literatura mundo?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Dayane Silva Nascimento - Integrante / Eliane Veras Soares - Coordenador / Remo Mutzenberg - Integrante / Paulo Marcondes Soares - Integrante / Inocência Mata - Integrante / José Luís Pires Laranjeira - Integrante / Emanuelle Santos - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora na II Jornada do NERP, Carga horária: 16

Outras informações:
Monitora da II Jornada no Núcleo de Estudos das Religiosidades Populares (NERP) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE entre os dias 21 e 23 de julho de 2014.

2013 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Sub-projeto Pibic: Centenário René Ribeiro: sua trajetória intelectual e institucional Professora Orientadora: Profª Drª Mísia Lins Reesink - PPGA/UFPE Projeto da Orientadora: A Geopolítica Acadêmica da Antropologia da Religião no Brasil, ou como a "Província" vem sendo submetida ao Leito de Procusto. Agência Financiadora: CAPES; PNPD Institucional - 2011

2013 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora do 13 Encontro de Ciências Sociais, Carga horária: 45

Outras informações:
Monitora no 13 Encontro de Ciências Sociais - UFPE, no período de 29 de outubro a 01 de novembro de 2013.

2014 - 2014

cineCabeça

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12

Outras informações:
Aplicação de questionários em pesquisa de campo nas escolas estaduais de ensino na região metropolitana do Recife, durante 3 dias.