Thiago Herzog de Almeida
Thiago Herzog é historiador e professor de história (licenciado Cum laude), formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. É também mestre em história social pelo PPGHIS/ UFRJ e doutor em artes cênicas pelo PPGAC/UNIRIO. Atualmente, é professor na escola Ort Brasil, no Rio de Janeiro.
Informações coletadas do Lattes em 31/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Artes Cênicas
2016 - 2020
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Um encenador em busca de um palco - Zygmunt Turkow e o teatro de arte no Brasil
, Ano de obtenção: 2020. Tânia Brandão da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Turkow, Zygmunt (1896-1970); Teatro de arte; Teatro Moderno no Brasil; Teatro Yiddish; Imigração Judaica.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Estudos Judaicos. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História do Teatro Brasileiro. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em História Social
2014 - 2016
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Teatro brasileiro em Panorama - Concepções de história e o teatro em Panorama do teatro brasileiro
, Ano de Obtenção: 2016.Henrique Buarque de Gusmão.Coorientador: Andréa Casa Nova Maia. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Panorama do teatro brasileiro; Magaldi, Sábato (1927-); História do teatro brasileiro.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Intelectual. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História do Teatro Brasileiro. Setores de atividade: Educação.
Especialização em andamento em Metodologia do Ensino de História
2024 - Atual
Especialização em Actualización Académica en Historia Judía y su Didáctica
2021 - 2021
Institutos Agnon y Melamed de Formacíon Docente
Título: O DramKraiz da Biblioteca Israelita-Brasileira Scholem Aleichem ? uma exposição
Orientador: Maria Laura Videla
Graduação em Bacharelado em História
2011 - 2013
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Despindo o Vestido de noiva - Investigação sobre a historiografia teatral brasileira
Orientador: Andréa Casa Nova Maia/ Co-ori.: Henrique Buarque de Gusmão
Graduação interrompida em 2007 em Teoria do Teatro
2001 - Atual
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2007
Formação complementar
2024 - 2024
A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: História. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2024
Curso de Formação em História nos Anos Finais. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Curso de Educação Inclusiva. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2023 - 2023
Jornadas pelo Clima. , Climaty Reality Project Brasil, CR, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Formação do Instituto Brasil-Israel ? Israel e Palestina: Entre. (Carga horária: 36h). , Instituto Brasil-Israel, IBI, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em Curso de Extensão em História Judaica para professores do Rio de Janeiro. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017
Aprender com yiddish: Música, literatura, sabedoria. (Carga horária: 45h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Formação e Capacitação em Educação Ambiental - Escola Mateira. (Carga horária: 20h). , Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, IMM, Brasil.
2014 - 2014
História da cultura norte-americana nos anos 1960. (Carga horária: 6h). , Associação Nacional de História - Rio de Janeiro, ANPUH - RIO, Brasil.
2012 - 2012
História e Historiografia. (Carga horária: 28h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Qualificação em Guia de Turismo. , Colégio Estadual Antônio Prado Jr., CEAPJ, Brasil.
2001 - 2001
Produção de Eventos. (Carga horária: 46h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1995 - 2000
Inglês. , Fisk English School, FISK, Brasil.
1999 - 1999
Fazendo Teatro. (Carga horária: 21h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
1998 - 1998
Oficina de Criação Teatral. (Carga horária: 48h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Intelectual.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História do Teatro Brasileiro.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Judaica no Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Estudos Judaicos.
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
O teatro de Nelson Rodrigues - perspectivas historiográficas, Descrição: Este projeto busca debater os textos dramáticos produzidos por Nelson Rodrigues a partir de cinco perspectivas, todas elas oriundas de inquietações que dialogam diretamente com problemas enfrentados pela História Cultural contemporânea. Em primeiro lugar, o projeto busca identificar relações entre as crônicas jornalísticas produzidas por Nelson e suas peças teatrais. Um segundo eixo da pesquisa tem por objetivo entender a lógica das apropriações que o autor realizava de situações, personagens e dispositivos de alguns romances produzidos na virada do século XIX para o XX (notadamente os romances produzidos por Gustave Flaubert, Leon Tolstoi, Fiodor Dostoievski, Eça de Queiroz e Machado de Assis). A investigação sobre as possibilidades que surgem ao se entender a obra rodriguiana como uma obra que funciona dentro do gênero pornográfico orienta o terceiro grupo de questões deste projeto. O quarto grupo de questões está ligado à configuração do tempo na narrativa das peças rodriguianas. Finalmente, um último grupo de questões pretende investigar os pressupostos e premissas que orientam a escrita da história do teatro brasileiro, muitos deles favorecendo uma leitura canônica da obra rodriguiana. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thiago Herzog de Almeida - Integrante / Henrique Buarque de Gusmão - Coordenador.
Prêmios
2017
Licenciatura Cum Laude em História, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2015
Bolsa Mestrado nota 10 por mérito acadêmico, Faperj - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
2013
Trabalhos da Jornada de Integração Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC) selecionados para publicação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas - UFRJ.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2018
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador e Professor Colaborador, Carga horária: 8
Outras informações:
Pesquisador e professor colaborador junto ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos/ NIEJ, ministrando o laboratório "O teatro yiddish no Brasil" junto aos alunos de graduação em História em 2017.2 e 2018.1, 105 horas por semestre.
2013 - 2014
MARINHA DO BRASILVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2013 - 02/2014
Estágios , Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.,Estágio realizado, Atividades pedagógicas junto a estudantes no Museu Naval e no Navio-Museu Bauru e auxílio a pesquisas e da catalogação de documentos do acervo do Arquivo da Marinha.
2016 - 2016
Instituto Moleque Mateiro de Educação AmbientalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços
Outras informações:
Educador contratado para trabalhos pedagógicos em espaços não-formais.
2017 - 2018
Ibis LIbris EditoraVínculo: Prestador de Seviços, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 16
Outras informações:
Assistência de pesquisa para livro sobre Prudente de Moraes.
2017 - 2017
Centro Universitário InternacionalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador junto EAD/ HIstória, Carga horária: 8
Outras informações:
Correção de relatórios de prática de ensino para o curso de graduação em História EAD.
2019 - 2022
Escola Eliezer MaxVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor do Fundamental II.
2020 - Atual
Escola ORTVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor do Fundamental II.
2022 - 2023
Escola TTH BarilanVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
2023 - Atual
centro universitario celso lisboaVínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Conteudista e Tutor
Outras informações:
Conteudista e Tutor no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thiago Herzog de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?