Claudio Pinho
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (1982) e Residencia Médica em Cardiologia Clinica pela Universidade Estadual de Campinas entre 1983-1986 além de Doutorado em Medicina Interna pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Atua como coordenador e Diretor técnico da Clinica Pinho que tem como foco atendimento ambulatorial na área de cardiologia clinica e prestação de serviço em métodos diagnósticos não invasivos em cardiologia desde 1986, Atualmente faz parte do Corpo Clinico da Santa Casa de Valinhos, médico do Centro Médico de Campinas e Professor titular da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, área de Cardiologia Clinica desde 2003. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia com foco em Eletrocardiografia, Arritmias cardíacas, Hipertensão Arterial e avaliação de risco perioperatório para cirurgias não Cardíacas.
Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Clínica Médica
1991 - 1992
Universidade Estadual de Campinas
Título: O estudo dos Distúrbios do Ritmo Cardíaco na Hipertrofia Ventricular Esquerda Secundária a Hipertensão Arterial Sistêmica
Orientador: Luiz Antonio Kanebley Bittencourt
Especialização - Residência médica
1983 - 1986
Universidade Estadual de Campinas
Residência médica em: CardiologiaNúmero do registro: . Bolsista do(a): Fundação de desenvolvimento e amparo a pesquisa, FUNDAP, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde
1999 - 2000
FGV-Escola de Administração de Empresas de São Paulo
Título: Sem TCC
Aperfeiçoamento em Medicina
1981 - 1982
Santa Casa de Valinhos
Título: Serviço de Cardiologia e Unidade de Terapia Intensiva. Ano de finalização: 1982
Formação complementar
2004 - 2004
I Simpósio de Cardiologia de Campinas. (Carga horária: 16h). , Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, SMCC, Brasil.
2003 - 2003
Cirurgia não-cardíaca em cardiopatias. (Carga horária: 4h). , Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, SOCESP, Brasil.
1997 - 1997
Iniciação a Enologia. (Carga horária: 15h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em II Curso de Arritmia Complexas. , Instituto Moléstias Cardiovasculares, IMC, Brasil.
1992 - 1992
Curso de Eletrofisiologia Dr Pedro Brugada. , Instituto Moléstias Cardiovasculares, IMC, Brasil.
1990 - 1990
Curso de Arritmias Complexas. , Instituto Moléstias Cardiovasculares, IMC, Brasil.
1990 - 1990
Curso de Cardiologia Pediátrica. , Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, SMCC, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em II Curso Arritmias Complexas. , Instituto de Molestias Cardiovasculares do Oeste do Parana, IMCOP, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Atualização em estimulação cardíaca. , Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, SOCESP, Brasil.
1986 - 1986
Curso de Arritmia Cardíaca. , Congresso Paulista de Cardiologia, CONGRESSO, Brasil.
1985 - 1985
Curso de ergometria e treinamento físico aeróbico. , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.
1983 - 1983
Curso Em Reciclagem Em Cardiologia. (Carga horária: 30h). , Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, SOCESP, Brasil.
1982 - 1982
III Curso de Arritmias Cardíacas. , Intituto Dante Pazzanese de Cardiologia, IDP, Brasil.
1982 - 1982
Curso Sobre Falência Cardiorrespiratória Em UTI.. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1981 - 1981
Curso de Cardiologia Básica. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Curso Intensivo de Cardiologia. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Cuidado Pré e Pós Operatório. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1979 - 1979
Fundamentos da Cirurgia. , Hospital Jaraguá, HJ, Brasil.
1978 - 1978
Técnicas Básicas Genética Microorganismos. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1978 - 1978
Curso Intensivo de Eletrocardiografia. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1978 - 1978
I Curso de Atualização Em Neurologia. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1978 - 1978
II Encontro de Atualização de Terapêutica Em Gastr. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Cardiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Arterial Hypertension.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cardiac Arrhythmias.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Electrocardiogram.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: \Perioperative Medicine for non cardiac surgery.
Organização de eventos
Ramos RF ; Pinto, IMF ; Pinho C . XXXVII Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. 2016. (Congresso).
PINHO, C . Presidente do Congresso - Sessão de Abertura. 2015. (Congresso).
PINHO, C . Comissão de Seleção de Temas Livres - Area Médica - SOCESP XXXVI. 2015. (Congresso).
PINHO, C ; ZIMERMAN, L. I. . Presidente do XXVI Congresso Brasileiro de Arritmias Cardiacas. 2009. (Congresso).
PINHO, C. . Comissão Organizadora do Dia de Combate ao Stress. 2006. (Outro).
PINHO, C. . Comissão Científica do I Simpósio de Cardiologia de Campinas. 2004. (Congresso).
PINHO, C. . Assistente do V Simpósio Internacional Boston Massachussets. 2001. (Congresso).
PINHO, C. . Secretário Geral da Comissão Executiva do XVI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado e São Paulo. 1995. (Congresso).
PINHO, C. . Coordenador e Organizador do VII Simpósio sobre Arritmias cardíacas da UNICAMP. 1994. (Outro).
PINHO, C. . VI Simpósio de Arritmias Cardíacas da UNICAMP. 1993. (Outro).
PINHO, C. . V Simpósio de Arritmias Cardíacas da UNICAMP. 1992. (Outro).
PINHO, C. . IV Simpósio de Arritmias Cardíacas da UNICAMP. 1991. (Outro).
PINHO, C. . Comissão Organizadora como 2 secretário do XI Congresso Paulista de Cardiologia. 1990. (Congresso).
PINHO, C. . III Simpósio de Arritmias Cardíacas da UNICAMP. 1990. (Outro).
PINHO, C. . I Jornada de Hipertensão Arterial de Valinhos. 1989. (Outro).
PINHO, C. . II Simpósio de Arritmias Cardíacas da UNICAMP. 1989. (Outro).
PINHO, C. . Simpósio Comemorativo dos 10 anos do Serviço de Hipertensão Arterial do HC-UNICAMP. 1989. (Outro).
PINHO, C. . Encontro de Atualização em Hipercolesterolemia. 1989. (Outro).
PINHO, C. . Reunião Científica da Santa Casa de Valinhos. 1989. (Outro).
PINHO, C. . 1ª Jornada de Hipertensão Arterial de Valinhos. 1989. (Outro).
PINHO, C. . I Simpósio de Arritmias Cardíacas da UNICAMP. 1988. (Outro).
PINHO, C. . Assistente do Ii Simpósio sobre doenças das artérias coronárias e cardiopatia isquêmica. 1988. (Outro).
PINHO, C. . I Encontro de Ex-Residentes em Cardiologia da FCM-UNICAMP. 1987. (Outro).
PINHO, C. . I Curso Intensivo de Eletrocardiografia. 1984. (Outro).
PINHO, C. . Curso de Cardiologia Básica. 1984. (Outro).
PINHO, C. . Curso de Estagiário da Santa Casa de Valinhos. 1982. (Outro).
PINHO, C. . Campanha: Conheça Seu Coração. 1982. (Outro).
Participação em eventos
75 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Tratamento da Fibrilação atrial no pós operatório de operações não cardíacas. 2020. (Congresso).
75 Congresso Brasileiro de Cardiologia. 2020. (Congresso).
Congresso Portugues de Cardiologia CPC2020. 2020. (Congresso).
Congresso Virtual de Casos Clinicos. Discussão de Casos Clínicos - atividade em eletrocardiografia. 2020. (Congresso).
Congresso Virtual de Casos Clinicos. 2020. (Congresso).
Morte Súbita e Atividade Física Esportiva - evento on line. 2020. (Outra).
XXXVII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas -Congresso virtual SOBRAC 2020. 2020. (Congresso).
2019 Hot Topics in Cardiology SOCESP/HCor.Novas análises do estudo PARADIGM. 2019. (Simpósio).
40 Congresso da SOCESP. Sessao de E-Poster - Sessao 01 Teme: Eletrocardiografia. 2019. (Congresso).
40 Congresso da SOCESP. Estado da Arte - Avaliação Cardiológica Perioperatoria - Como avaliar o risco perioperatório em pacientes cardiopatas submetidos à cirurgia não cardíaca. 2019. (Congresso).
40 Congresso da SOCESP. 2019. (Congresso).
40 Congresso da SOCESP. Sessão Especial: Coloquio de ECG Interativo. 2019. (Congresso).
74 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiolgia. Debatedor de Temas livres Posteres/Cardiologia Clinica - Iniciação Científica. 2019. (Congresso).
74 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiolgia. Debatedor de Posteres Pesquisadores de Arritmias Cardíacas/ Eletrocardiografia/Eletrofisiologia. 2019. (Congresso).
74 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiolgia. Abordagem das Arritmias Cardíacas no peri-operatório de cirurgias não cardíacas. 2019. (Congresso).
74 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiolgia. 2019. (Congresso).
74 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiolgia. Mitos e verdades no controle dos fatores de risco da fibrilação atrial. 2019. (Congresso).
Curso de ECG da Sociedade Brasileira das Ligas de Cardiologia.Noções Básicas de ECG. 2019. (Simpósio).
European Society of Cardiology - Congress 2019. 2019. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Casos Clinicos. 2019. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Casos Clinicos. Coordenador do caso Clinico - Complicação hemorrágica em portador de Fibrilação Atrial usando warfarina. 2019. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Casos Clinicos. Discussão de traçados eletrocardiográficos na pratica clinica- Abordagem diagnóstica. 2019. (Congresso).
Reunião Liga de Cardiologia PUC Campinas.Interpretação da PA segundo as Diretrizes. 2019. (Encontro).
Reuniao Socesp Regional - Araras.Novas Diretrizes de Avaliação do Risco Perioperatório para cirurgia não cardiaca. 2019. (Encontro).
Sociedade /brasileira de Arritmias Cardíacas - PrECon Campinas.Coordenador do Modulo III - Eletrofisiologia. 2019. (Encontro).
Cardiology, Diabetes & Nephrology at the Limits Brazil 2019. 2018. (Encontro).
European Congress of Cardiology. 2018. (Congresso).
IV Curso de Holter da SOBRAC. 2018. (Seminário).
IV Curso de Holter da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.O Holter na Fibrilação Atrial e pós ablação da fibrilação atrial com discussão de caos. 2018. (Encontro).
IV Curso de Holter da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.Discussão de traçados de Holter. 2018. (Encontro).
Reunião Socesp Regional -Campinas.Avaliação de risco Cardiovascular Peri-operatório para cirurgia não cardíaca. 2018. (Encontro).
Reunião Socesp Regional-Sorocaba.Atualização em Avaliação de risco peri-operatório para cirurgia não cardíacas. 2018. (Encontro).
XXXIX Congresso da SOCESP. Mesa Redonda: Avaliação risco perioperatório - Arritmias ventriculares no perioperatório. 2018. (Congresso).
XXXIX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 2018. (Congresso).
XXXV Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2018. (Congresso).
Curso ECG 2017.Eletrocardiograma Normal. 2017. (Encontro).
Curso ECG 2017.Fundamentos do ECG: Impulso Elétrico, Condução elétrica, teoria do dipolo e derivações. 2017. (Encontro).
Encontro Regional SOCESP-Abordagem atual da Sindrome Coronariana. 2017. (Encontro).
European Society of Cardiology - Congress 2017. 2017. (Congresso).
71 Congresso Brasileiro de Cardiologia. III Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Analise e Emissão de Laudos Eletrocardiográficos.. 2016. (Congresso).
71 Congresso Brasileiro de Cardiologia. 2016. (Congresso).
Curso de ECG-2016.Eletrocardiograma Normal. 2016. (Encontro).
Encontro da Associação Grupo Rosa e Amor de Valinhos.Roda de Conversa. 2016. (Encontro).
European Society of Cardiology Congress 2016. 2016. (Congresso).
Fronteiras da Cardiologia -SOCESP. 2016. (Encontro).
I Congresso Brasileiro de Casos Clinicos. Eletrocardiogramas Difíceis: Desafio no consultório. 2016. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de Casos Clínicos. 2016. (Congresso).
Simpósio Cardios de Holter e MAPA.Recomendações técnicas para laudo de Holter - SOBRAC. 2016. (Simpósio).
XXXVII Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. Debatedor de Caso Clinico-Avaliação para cirurgia de varizes. 2016. (Congresso).
XXXVII Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. Analise critica dos escores de risco na avaliação peri-operatória de cirurgias não cardíacas.. 2016. (Congresso).
XXXVII Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. 2016. (Congresso).
XXXVII Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. Debatedor de traçados de ECG na Sessão Especial-Colóquio de ECG.. 2016. (Congresso).
70 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Aplicabilidade clínica do algorítimo de seis tentativas de encontrar um ''não'' na avaliação perioperatória de cirurgia não cardíaca. 2015. (Congresso).
70 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Colóquio - Qual a melhor maneira de estratificar risco e avaliar lesões de órgão alvo no paciente hipertenso?. 2015. (Congresso).
70 Congresso Brasileiro de Cardiologia. 2015. (Congresso).
70 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Colóquio de eletrocardiografia João Tranchesi. 2015. (Congresso).
Cytokines and cardiovascular disease: exploring inflamation&clinical outcomes. 2015. (Congresso).
ESC Congress 2015 in London - United Kingdom. 2015. (Congresso).
ICE 2015. Chairman of Special Session: Brazilian Society of Cardiology ECG Study Group/ ECG Guidelines. 2015. (Congresso).
II Curso de Eletrocardiograma da Liga de Cardiologia da PUC Campinas.Bloqueios de ramo. 2015. (Simpósio).
Simpósio Cardios de Holter e Mapa.Palestrante do Curso 24h de Holter- O papel do Holter na avaliação de risco perioperatório.. 2015. (Simpósio).
XXXII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Simpósio: Eletrocardiografia. 2015. (Congresso).
XXXII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. HANDS ON: Hands On Cardios - Discussão de Casos Reais de Holter. 2015. (Congresso).
XXXII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Apresentação de Temas Lívres. 2015. (Congresso).
XXXII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2015. (Congresso).
XXXVI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 2015. (Congresso).
XXXVI Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. Apnéia Obstrutiva do sono: Análise de risco de manifestação da doença em hipertensos de dificil cotrole. 2015. (Congresso).
XXXVI Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. Coordenador do Colóquio: Dupla antiagregação plaquetária por tratamento percutâneo de DAC há menos de 30 dias e em cirurgia não cardíaca de urgência.. 2015. (Congresso).
XXXVI Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. Coordenador do caso clinico: Estratificação de risco em cirurgia não cardíaca. 2015. (Congresso).
XXXVI Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. Coordenação da Sessão Grandes Destaques do Congresso. 2015. (Congresso).
XXXVI Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. Sessão Especial: O coração e a Mídia - A Comunicação científica cardiológica chegando a população sem ruido. 2015. (Congresso).
XXXVI Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. Coordenador da Sessão Especial: Simpósio Internacional sobre Repolarização Ventricular-Implicações Clínicas. 2015. (Congresso).
XXXVI Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. Presidente do Congresso -Sessão de abertura do Congresso. 2015. (Congresso).
ACC/BSC 3rd Cardiovascular Symposium Valentin Fuster in Brazil. 2014. (Simpósio).
Projeto Avaliação Perioperatória em cirurgias cardíacas e não cardíacas.Discussão de situações de perioperatório em cardiopatas submetidos a cirurgias não cardíacas. 2014. (Oficina).
Reunião Pilotp SOCESP/Faculdades de Medicina sobre ensino de Cardiologia.Open discussion. 2014. (Oficina).
XXXV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 2014. (Congresso).
XXXV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Sessão Especial - Colóquio de ECG. 2014. (Congresso).
Simpósio Internacional RitmoCordis de Arritmia. 2013. (Simpósio).
XXXIV Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. 2013. (Congresso).
XXXIV Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. Debatedor de traçados de eletrocardiogramas na Sessão Especial Colóquio de ECG. 2013. (Congresso).
67 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Debatedor de Eletrocardiogramas no Coloquio João Tranchesi. 2012. (Congresso).
Congress of European Society of Cardiology 2012. 2012. (Congresso).
Curso sobre Noções Práticas de Eletrocardiografia Clinica.Atualização e reciclagem em eletrocardiografia clinica para médicos do SUS. 2012. (Outra).
Heart Rhythm Society. 2012. (Congresso).
Reunião de Educação continuada da Sociedade Paulista de Cardiologia. 2012. (Encontro).
XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2012. (Congresso).
XXIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Debatedor na Sessão Discussão de traçados de ECG. 2012. (Congresso).
XXIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2012. (Congresso).
XXIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Debatedor na exposição de Posteres de Arritmia Clinica. 2012. (Congresso).
XXXIII Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. Existe espaço para substituir anticoagulante por antiplaquetário nas arritmias?. 2012. (Congresso).
XXXIII Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. 2012. (Congresso).
XXXIII Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia. Importância de uma Liga Acadêmica na formação do estudante de Medicina. 2012. (Congresso).
66 Congresso Brasileiro de Cardiologia. II Diretriz de Avaliação Perioperatória da Sociedade Brasileria de Cardiologia. 2011. (Congresso).
66 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Importancia da monitorização eletrocardiografica na pratica clinica- Na estratificação de risco prognóstico nas cardiomiopatias. 2011. (Congresso).
66 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Debatedor do Coloquio João Tranchesi de eletrocardiografia. 2011. (Congresso).
66 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Sessão Especial: Eletrocardiografia-Diretrizes da SBC sobre analise e emissão de laudos em eletrocardiografia: Condução AV.. 2011. (Congresso).
66 Congresso Brasileiro de Cardiologia. 2011. (Congresso).
Heart Rhuthm 2011: 32nd Annual Scientific Sessions. 2011. (Outra).
III Jornada da Liga de Cardiologia da PUC-Campinas.Abordagem da Hipertensão arterial no PS. 2011. (Encontro).
III Jornada da Liga de Cardiologia da PUC-Campinas.O Rim como vilão da Hipertensão. 2011. (Encontro).
III Jornada da Liga de Cardiologia da PUC-Campinas.Abordagem da dor torácica no PS. 2011. (Encontro).
Pré Operatório de Cirurgia Não Cardíaca.Pré Operatório de Cirurgias Não Cardíacas. 2011. (Encontro).
Scientific Sessions 2011 of American Heart Association. 2011. (Congresso).
XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2011. (Congresso).
XXVIII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Debatedor na Sessão de Posteres "Arritmia Clinica". 2011. (Congresso).
XXVIII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Julgador de Temas Livres enviados para apresentação no Congresso. 2011. (Congresso).
XXXII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Debatedor da atividade Colóquio CQ12 - Avaliação Cardiológica perioperatória em cirurgia não cardíaca. 2011. (Congresso).
65 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Debatedor da Sessão Especial Colóquio João Tranchesi de eletrocardiografia. 2010. (Congresso).
Encontro AT1 em busca da batida perfeita. 2010. (Encontro).
Heart Rhuthm 2010: 31nd Annual Scientific Sessions. 2010. (Outra).
VII Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial. 2010. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Hipertensão. 2010. (Congresso).
XXVII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Debatedor da Sessão de Pôsteres.. 2010. (Congresso).
XXXI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Debatedor da atividade Caso Clínico: Arritmia Ventricular. 2010. (Congresso).
26 Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2009. (Congresso).
64 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Coordenador da atividade 6543 - Como eu faço Manuseio de anticoagulação no paciente valvopata, na necessidade de intervenção cirúrgica não cardíaca. 2009. (Congresso).
Curso de ECG. 2009. (Outra).
Heart Rhuthm 2009: 30nd Annual Scientific Sessions. 2009. (Outra).
Highlights SBC 2009 - O estado da arte da cardiologia. 2009. (Encontro).
IV Simpósio Reis Neto de Atualidades em Técnicas Operatórias.Palestrante. 2009. (Simpósio).
VI Congresso Brasileiro de Hipertensão Arterial. 2009. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Aterosclerose. Debatedor. 2009. (Congresso).
XXX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 2009. (Congresso).
25 Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Debatedor do Simpósio de Eletrocardiografia. 2008. (Congresso).
63 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Sessão Especial: Colóquio João Tranchesi.. 2008. (Congresso).
Heart Rhuthm 2008: 29nd Annual Scientific Sessions. 2008. (Outra).
World Congress of Cardiology. 2008. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Hipertensão. 2008. (Congresso).
XXIX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 2008. (Congresso).
62 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Avaliação Peri-Operatória - Abordagem do portador de distúrbios do ritmo, marcapassos e desfibriladores no perioperatório. 2007. (Congresso).
Dia Municipal de Combate ao Stress.Atividade Comemorativa. 2007. (Outra).
First Global Novartis CVM Standalone Symposium - The Journey of Risk Progression and Reduction. 2007. (Outra).
III Congresso Brasileiro de Stress. Stress e Qualidade de Vida do hipertenso. 2007. (Congresso).
Jornada de Atualização em Arritmias Cardíacas.Moderador: Arritmias Cardíacas. 2007. (Outra).
XXIV Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Arritmias Clínicas / experimental. 2007. (Congresso).
XXVIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Fisiologia Cardiovascular e Biologia Molecular (coordenador da sessão). 2007. (Congresso).
61 Congresso Brasileiro de Cardiologia e XXII Congresso Sul-Americano de Cardiologia. Diretriz de avaliação perioperatórioa da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2006. (Congresso).
Arritmia Cardíaca atualização diagnóstica - perspectivas da estimulação cardíaca artificial. 2006. (Outra).
Curso de Arritmias Cardíacas - Módulo Arritmias clínicas. 2006. (Outra).
XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2006. (Congresso).
XXIII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Eletrocardiografia - Alternâncias T (TWA) (debatedor). 2006. (Congresso).
XXVII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Estado da Arte - Arritmias Cardíacas e Eletrofisiologia - Arritmias Ventriculares e Morte Súbita. 2006. (Congresso).
XXVII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Avaliação Não Invasiva de Pacientes com Arritmias Ventriculares Complexas: é suficiente?. 2006. (Congresso).
60 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2005. (Congresso).
Cardiopatia Isquêmica - Aspecto da aterosclerose, implicações terapêutica. 2005. (Outra).
Encontro Cardiovascular Avançado Pfizer. 2005. (Encontro).
VII Congresso Médico Acadêmico Samuel Pessoa. Os aspectos Mitológicos, Culturais e Emocionais no Adoecer. 2005. (Congresso).
Workshop ILIB - 2005 - Diabetes mellitus, hipertensão arterial e dislipidemia: tratando efetivamente o paciente com múltiplos fatores de risco cardiovasculares. 2005. (Outra).
Workshop ILIB - Discutindo aterosclerose. 2005. (Outra).
XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2005. (Congresso).
XXII Congresso Brasileiro de Arritimias Cardíacas. Palestrante. 2005. (Congresso).
XXVI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Arritmias Ventriculares, estratificação de risco. 2005. (Congresso).
1 Simpósio de Cardiologia de Campinas.Abordagem Clínica da FA com Vistas à Prevenção de Fenômenos Embólicos. 2004. (Simpósio).
20th Scientific Meeting of the International Society of Hypertension. 2004. (Encontro).
59 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Cirurgia Não-Cardíaca no paciente cardiopata. 2004. (Congresso).
NASPE - Heart Rythm Society. 2004. (Congresso).
V Congresso Paulista de Clinica Médica. Arritmias Cardíacas em Idosos - Fibrilação atrial. 2004. (Congresso).
XXI Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2004. (Congresso).
XXV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Abordagem Racional do paciente com arritmias. 2004. (Congresso).
XXVII Jornada da Sociedade de Cardiologia de Ribeirão Preto e II Jornada dos Departamentos. 2004. (Outra).
58 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2003. (Congresso).
II Jornada de Doenças de Chagas PUC-Campinas.Palestrante: Fatores de Risco para Morte Súbita na Cardiopatia Chagásica Crônica. 2003. (Outra).
O Brasil discute o coração: Síndrome Coronária Crônica: desafios e oportunidades e Lípides e biologia vascular. 2003. (Outra).
Simpósio Diabetes e Doenças Cardiovasculares. 2003. (Simpósio).
XXIV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Risco Cirúrgico no Cardiopata (MODERADOR de Mesa Redonda). 2003. (Congresso).
23rd Annual Scientific Sessions oh the North American Society of Pacing and Eletrofphisiology - NASPE. 2002. (Outra).
57 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2002. (Congresso).
Curso de Atualização sobre o tratamento do Diabetes tipo 2 e doenças associadas - Síndrome Metabólica. 2002. (Outra).
O Brasil discute o coração - Diretrizes Atuais.Diretrizes Atuais. 2002. (Outra).
Simpósio: Depressão e Ansiedade: O desafio de uma das comorbidades mais freqüentes na prática clínica. 2002. (Simpósio).
Simpósio Prime - Estudos Irma 2 e IDNT. 2002. (Simpósio).
XI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2002. (Congresso).
XIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas do DAEC - SBC. Métodos Não invasivos (debatedor). 2002. (Congresso).
XXIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Fibrilação Atrial - Prevenção dos Fenômenos Embólicos. 2002. (Congresso).
Annual Scientific Sessions of the North American Society Of Pacing and Electrophisiology - NASPE. 2001. (Encontro).
I Simpósio Internacional do DECA / XVI Simpósio Nacional do DECA.Mesa Redonda IV - Morte Súbita I. 2001. (Simpósio).
Programa Nacional de Atualização em MAPA e Hipertensão. 2001. (Outra).
SBH 2001 - X Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Debatedor da Sessão de Pôsteres. 2001. (Congresso).
Sociedad Latinoamericana de Estimulación Cardíaca y Electrofisiologia. 2001. (Simpósio).
Workshop Impacto da Nutrição na Doença Cardiovascular. 2001. (Outra).
XVIII Congresso Brasileiro do Departamento de Arritmias Cardíacas e Eletrofisiologia Clínica - SBC. 2001. (Congresso).
XXII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Colóquio: Melhoria da Qualidade de Vida. Como fazer no consultório para o hipertenso. 2001. (Congresso).
XXII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 2001. (Congresso).
XXVIII International Congress on Electrocardiology. Heart rate variability in obesity. 2001. (Congresso).
6 Simpósio SOCESP Emergências Cardiovasculares Diretrizes do Novo Milênio. 2000. (Simpósio).
VI Simpósio de Farmacologia. Doenças de Chagas: o que devemos saber no ano 2000?, Quando e como utilizar fármacos anti-arritmicos?. 2000. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2000. (Congresso).
XXI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Debatedor do Painel: Eletrocardiografia: Discussão Interativa de Eletrocardiogramas. 2000. (Congresso).
Cardiac arrhythmia Management in the new millennium: today and tomorrow. 1999. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Arritmias e Eletrofisiologia Clínica. Ablação do circuito de taquicardia por reentrada nodal em pacientes com condução anterógrada exclusiva pela via lenta - Relato de Caso. 1999. (Congresso).
XX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Comentador Atividade: Cardiológica com especialistas: Cardiologia Geral - Critérios práticos preditivos de risco de morte súbita na insuficiência coronária, na insuficiência cardíaca congestiva, na miocardiopatia, no portador de valvopatia e no atleta. 1999. (Congresso).
XXI Congress of the European Society of Cardiology. 1999. (Congresso).
9Th Madrid Arrhythmia Meeting. 1998. (Congresso).
Jornada Municipal da Saúde.Palestrante. 1998. (Outra).
XIX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Palestrante: Minha conduta é: tema: Insuficiência coronária aguda nas arritmias ventriculares. 1998. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas e I Encontro de Arritmias do Mercosul. 1998. (Congresso).
8Th Madrid Arrhythmia Meeting. 1997. (Congresso).
XIV Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, 4 Simpósio da Sociedade latino americana de estimulação cardíaca e eletrofisiologia, 1 Simpósio Brasileiro de eletrocardiologia não invasiva. Comentador na sessão de temas livres. 1997. (Congresso).
XVIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Painelista da atividade: Painel de Perguntas - Respostas tema: Fibrilação Atrial. 1997. (Congresso).
Satellite Symposium Cardiology for the Consultant. 1996. (Simpósio).
V Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão e Encontro Latino-Americano de Hipertensão da Sociedade Interamericana de Hipertensão e Encontro latino-americano de hipertensão da sociedade interamericana de hipertensão.. Palestrante Mesa Redonda - Hipertrofia Ventricular Esquerda: Diagnóstico, Conseqüências e Regressão. 1996. (Congresso).
XVII Congresso da Sociedade Cardiologia do Estado de São Paulo. Coordenador da atividade Curso 4: Arritmias. 1996. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 1995. (Congresso).
II Ciclo De Palestras Sobre Saúde E Educação.As doenças do coração. 1994. (Encontro).
III Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Palestrante: Hipertrofia Ventricular. 1994. (Congresso).
II Simpósio de emergências cardiológicas em UTI.Relator do Tema Arritmias - Quando e como tratar. 1994. (Simpósio).
II Simpósio de Emergências Cardiológicas em UTI.Arritmias - Quando e como tratar. 1994. (Simpósio).
I Simpósio Regional de Atualização em Cardiologia.Co-Coordenador do Módulo I do I Simpósio Regional de Atualização em Cardiologia. 1994. (Simpósio).
Simpósio Internacional sobre Aterosclerose: Evolução Controlável. Dislipidemias e outros fatores de risco. 1994. (Simpósio).
Workshop: Desafios Atuais da Cardiologia Geriátrica. 1994. (Congresso).
XV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Mesa Redonda: Arritmia. 1994. (Congresso).
II Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Estudo das arritmias cardíacas na hipertrofia ventricular esquerda secundária à hipertrofia arterial - Pôster. 1993. (Congresso).
III Congresso Médico de Campinas. Conferencista tema: Hipertensão Arterial. 1993. (Congresso).
II Jornada Paulista de Psicossomática Qualidade Total em Saúde.Palestrante: Qualidade Total em Saúde. 1993. (Outra).
XIV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo IX Simpósio de Psicologia em Cardiologia e X Jornada de Enfermagem em Cardiologia. Participante da atividade Curso Arritmias - Arritmias ventriculares: quem e quando tratar. 1993. (Congresso).
I Simpósio de Arritmias e Eletrofisiologia da SOCESP. 1992. (Simpósio).
IX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 1992. (Congresso).
XIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Curso Arritmias I tema: Síncope e Tontura: Avaliação Clínica e conduta diagnóstica. 1992. (Congresso).
XII Congresso Paulista de Cardiologia. Curso Marcapasso para o clínico tema: Diagnóstico Clínico laboratorial dos distúrbios do sistema excito condutor do coração. 1991. (Congresso).
II Encontro de Profissionais de Saúde.Palestrante. 1990. (Encontro).
III Simpósio de Arritmias Cardíacas da UNICAMP. 1990. (Simpósio).
XI Congresso Paulista de Cardiologia e VII Jornada de Enfermagem.Tratamento da hipertensão arterial por grupo multidisciplinar em posto de assistência médica INAMPS. 1990. (Outra).
XII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. Sistema Paração e Análise Invasiva de Potenciais Tardios Ventriculares. 1990. (Congresso).
Encontro De Atualização Em Hipercolesterolemia. 1989. (Encontro).
Reunião Científica da Santa Casa de Valinhos.Abordagem Terapêutica da Cardiologia Isquêmica. 1989. (Encontro).
Simpósio Internacional do Incor - II Simpósio de Insuficiência Cardíaca e Arritmias - Mecanismos e Tratamento. 1989. (Simpósio).
Simpósio Sobre Hipertensão Arterial e Insuficiência Coronariana Crônica.Encontro de Ligas de Hipertensão. 1989. (Simpósio).
XIII Congresso Interamericano de Cardiologia e XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Coração e Diabetes. 1989. (Congresso).
5 Simpósio Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 1988. (Simpósio).
Simpósio sobre Doenças Coronárias e Cardiopatia Isquêmica. 1988. (Simpósio).
I Congresso Médico Universitário do Estado de São Paulo. Coração e diabetes. Estudo Anátomo-Clínico - Temas Livres. 1987. (Congresso).
I Encontro de Ex-Residentes em Cardiologia da FCM. 1987. (Encontro).
International Symposium On Urapidil. 1987. (Simpósio).
IV Simpósio Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 1987. (Simpósio).
Conferência Nacional de Hipertensão Arterial.Hipertensão Arterial. 1986. (Outra).
III Simpósio Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 1986. (Simpósio).
VII Congresso Paulista de Cardiologia. Trombose Endocavitária. Estudo Anátomo Clínico de 97 casos. 1986. (Congresso).
II Simpósio Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 1985. (Simpósio).
Simpósio de Atualização em Marca Passo Cardíaco. 1985. (Simpósio).
Simpósio Internacional de Condicionamento Físico e Prova de Esforço. 1985. (Simpósio).
VI Congresso Paulista de Cardiologia. Infarto do Miocárdio Conseqüente a Aneurisma Dissecante na Gravidez. 1985. (Congresso).
XLI Congresso Brasileiro de Cardiologia. Taquicardia Ventricular Após Correção de Tetralogia de Fallot. 1985. (Congresso).
II Jornada de Ecocardiografia de Campinas. 1984. (Outra).
V Congresso Paulista de Cardiologia. Prolapso Idiopático da Válva Mitral Aspectos Anátomo-Patológicos - Tema Livre. 1984. (Congresso).
IV Jornada de Cardiologia de Campinas tema: Cardiologia Pediátrica. 1983. (Outra).
Jornada sobre Cardiologia Geriátrica. 1982. (Outra).
Reunião Científica do Departamento de Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.Alterações Cardiovasculares em Pacientes Expostos Cronicamente a Nitroglicerina.. 1982. (Encontro).
Reunião Científica no Centro de Estudos da Santa Casa de Valinhos. 1982. (Encontro).
Simpósio de Hipertensão Arterial. 1982. (Simpósio).
Jornada sobre Urgências em Cardiologia. 1981. (Outra).
Reuniões Clínico-Patológicas. 1981. (Encontro).
Simpósio Regional sobre Hipertensão Arterial e suas complicações. 1981. (Simpósio).
Reuniões Clínico-Patológicas. 1980. (Encontro).
Reuniões Clínico-Patológicas. 1979. (Encontro).
Reuniões Semiológicas. 1979. (Encontro).
VI Reunião Anual de Genética de Microorganismo. 1978. (Outra).
Participação em bancas
PINHO, C. Avaliação de conhecimento sobre diabetes em profissionais de assistência em farmácia que atuam na rede pública no município de Campinas. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.
MORENO, H; IGLESIAS, F. T. M.;PINHO, C; ALMEIDA, E. A.; NADRUZ JUNIOR, W.. Adipocinas e Lesões de Órgão Alvo na Hipertensão Arterial Resistente. 2013. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Estadual de Campinas.
MORENO, HEITOR; Mazon SB; Lopes, H. F.;Pinho C. Avaliação do perfil da adiponectina plasmática na Hipertensão Arterial resistente. 2012. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Estadual de Campinas.
Lipp, M. E. N.;PINHO, C; GORAYEB, R.. Pacientes Coronariopatas: Stress e adesão a mudança de hábitos de vida. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
LIPP, M. E. N.; YOSHIDA, E. M. P.;PINHO, C.; LALONI, D. T.. Pacientes cardíacos: stress e adesão à mudança de estilo de vida. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
LIPP, M. E. N.; YOSHIDA, E. M. P.; MACFADDEN, M. A. J.;PINHO, C.; SOUZA, E. A. P.. Relação entre eventos estressores e urgência hipertensiva. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Lipp, M. E. N.;PINHO, C.; LALONI, D. T.; YOSHIDA, E. M. P.. Relação entre eventos estressores e desencadeamento da urgência hipertensiva. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
LIMA, E. G.; CIPULLO, J. P.;PINHO, C.. Evolução do bloqueio atrioventricular do 2 grau em pacientes chagásicos. 1993. Dissertação (Mestrado em Biologia Médica) - Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto.
PASTORE, CA; DARRIEUX, FCC; Sadeck LRS; CIRENZA, C.;Pinho C. Avaliação eletrocardiográfica de recém-nascidos normais na primeira semana de vida. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências - programa Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
Pachon-Mateos. JC;Pinho C. Avaliação dos super-respondedores à terapia de ressincronização cardíaca na presença de bloqueio de ramo esquerdo e ausência de fibrose na parede póstero-lateral do ventrículo esquerdo. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências - programa Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
Sousa, AMGR;Pinho C; CIRENZA, C.; Valdigem BP. Estimulação vagal extracardíaca para avaliar a eficácia da denervação vagal pós-ablação dos ninhos de fibrilação atrial. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências - programa Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
CARAMELLI, B; CESAR, L. A. M.;Pinho C; FARSKY, PS. Relação entre a elevação de troponina I pós operatória e a mortalidade em um ano após cirurgia de ressecção pulmonar. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências - programa Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
MORENO JUNIOR, H.;PINHO, C; ROCHA, A. M.; SILVA, T. Q. A. C.; MENDES, M. C. S.. Avaliação terapeutica de pacientes hipertensos resistentes: análise de coorte retrospectiva em ambulatórios especializados. 2018. Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Estadual de Campinas.
PINHO, C; MOREIRA, D. A. R.. Associação entre o índice P/PRi e variáveis clínicas e eletrocardiográficas em pacientes com fibrilação paroxística ao Holter 24 horas. 2017. Tese (Doutorado em Medicina (Clínica Médica)) - Universidade de São Paulo.
CARAMELLI, B.Pinho C; FORNARI, LS; CESAR, L. A. M.; FARSKY, PS. Incidência, fatores preditores e consequência do delirium no pós operatório de cirurgia cardíaca em idosos. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de São Paulo.
MORENO JUNIOR, H.; BITTENCOURT, L. A. K.; NADRUZ JUNIOR, W.; SOMOES, M. V.; MATSUBARA, B. B.; SPOSITO, A. C.; COLOMBO, F. M. C.;PINHO, C. Efeitos da Inibição da Fosfodiesterase-5 sobre a Disfunção Diastólica do Ventrículo Esquerdo em Hipertensos Resistentes. 2013. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Universidade Estadual de Campinas.
MORENO, HEITOR; BITTENCOURT, L. A. K.; WANDERLEY, J. S.; Vilela JFM;Pinho C. Hipertrofia Ventricular Esquerda na Hipertensão Resistente:Analise de aspectos eletrocardiograficos, vectocardiograficos e ecocardiograficos. 2012. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Universidade Estadual de Campinas.
BATLOUNI, M.; MORENO, HEITOR;Pinho, Claudio. Apneia obstrutiva do sono em pacientes com Hipertensão Arterial refratária: avaliação da prevalência, intensidade e possíveis mecanismos fisiopatológicos. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de São Paulo.
HACHUL, D. T.; FRAGATA FILHO, A. A.; NEGRAO, C. E.; CIRENZA, C.; MICHELINI, L. C.; NOBREGA, A. C. L.; IANNI, B. M.;PINHO, C.. Determinação da sensibilidade do barorreflexo na estratificação de risco de eventos arrítmicos na doença de Chagas. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo.
HACHUL, D. T.; FRAGATA FILHO, A. A.; NOBREGA, A. C. L.; CIRENZA, C.;Pinho, Claudio. Avaliação da função autonômica em portadores de cardimiopatia hipertrófica com e sem síncope. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo.
SCANAVACCA, M. I.;PINHO, C.; RESENDE, E. S.; ATIE, J.; MOREIRA, L. F. P.. Ablação por radiofrequencia da fibrilação atrial paroxística: fatores determinantes da eficácia clínica a longo-prazo. 2007. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
HACHUL, D. T.; PFEFERMAN, A.; PEDROSA, A. A. A.; SOSA, E. A.; PIMENTA, J.; CHAGAS, A. P.; IANNI, B. M.;PINHO, C.; SIQUEIRA, J. T. T.. Estudo comparativo do uso de anestésicos locais com ou sem vasoconstritor em pacientes com arritmias cardíacas durante tratamento odontológico de rotina. 2007. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
SOLIMENE, M. C.; MANSUR, A. P.;Pinho, Claudio; ALBANESI FILHO, F. M.; FRANKEN, R. A.; PIMENTA, J.; TERRA FILHO, M.; COELHO, O. R.. Relação entre apnéia do sono, isquemia silenciosa, arritmias e variabilidade da freqüência cardíaca, em portadores de doença arterial coronária crônica. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo.
CARAMELLI, B.PINHO, C.; DEHEINZELIN, D.; WAJANGARTEN, M.; COELHO, O. R.; SOSA, E. A.; D'Amico, Elbio Antonio; SANTOS FILHO, R. D.. Fibrilação atrial e tratamento antitrombótico em pacientes atendidos em hospital especializado em cardiologia no Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
MOFFA, P.; FRIEDMANN, A. A.; LUNA FILHO, B.;PINHO, C.; CESAR, L. A. M.; PASTORE, C. A.. Estudo Comparativo de diferentes métodos eletrocardiográficos de diagnóstico de hipertrofia ventricular esquerda e sua associação com características anatômicas e histológicas do coração. 2005. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
Barreto, A. C. P.; PAOLA, A. A. V.; CIRENZA, C.; PIMENTA, J.; SCANAVACCA, M. I.; CARLO, C. H.;Pinho, Claudio; HACHUL, D. T.; MARTINELLI FILHO, M.. Avaliação da influência da inclusão da amiodarona na ocorrência de arritmias ventriculares em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva sob tratamento clínico otimizado. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo.
MARTINELLI FILHO, M.; SARABANDA, A. V. L.;PINHO, C.; HACHUL, D. T.; GRECO, O. T.; PEDROSA, A. A. A.; PASTORE, C. A.; GRUPI, C. J.; PIMENTA, J.. Efeitos da sobreestimulação atrial dinâmica associada ao marcapasso duplo-sítio atrial e ao uso de beta-bloqueador na prevenção da fibrilação atrial recorrente. 2004. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
SCANAVACCA, M. I.;PINHO, C.; HACHUL, D. T.; GERMINIANI, H.; ATIE, J.; ROSSI, E. G.; MOFFA, P.. Avaliação da etiologia da síncope e pré sincope em pacientes com extra-sístoles ventriculares de via de saída do ventrículo direito sem cardiopatia aparente. 2003. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
PINHO, C.; HACHUL, D. T.; ATIE, J.; ZIMERMAN, L. I.; PASTORE, C. A.; CIRENZA, C.. Avaliação do comportamento clínico de pacientes com síncope neurocardiogência após a interrupção terapêutica farmacológica específica. 2003. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
CARAMELLI, B.PINHO, C.; DEHEINZELIN, D.; Machado, F. S.; AULER JUNIOR, J. O.; CHAGAS, A. P.; TAKAOKA, F.. Estudo multicêntrico de avaliação perioperatória para operações não cardíacas. 2002. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
SOLIMENE, M. C.; CHAGAS, A. C. P.; ALBANESI FILHO, F. M.; FRANKEN, R. A.; JARDIM, P. C. A.; SCALABRINI NETO, A.;PINHO, C.. Alterações Cardiocirculatórias em Pacientes Acima de 50 Anos durante a Eletroconvulsoterapia. 2002. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
MOFFA, P.; TARASOUTCHI,; GERMINIANI, H.; LUNA FILHO, B.;PINHO, C.; GRUPI, C. J.. O eletrocardiograma de alta resolução da ativação atrial em pacientes com ou sem fibrilação atrial paroxística. 2002. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
PASTORE, C. A.; MARTINELLI FILHO, M.; LUNA FILHO, B.;PINHO, C.; GERMINIANI, H.; GRUPI, C. J.; TOBIAS,N.M.M.. Efeitos da ventriculectomia parcial esquerda no eletrocardiograma e no vetorcardiograma. 2002. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
ANDRADE, J.; MOFFA, P.; PIMENTA, J.;PINHO, C.; RIBEIRO, J. P.. Eletrocardiograma de alta resolução (promediado) no domínio do tempo em portadores de cardiomiopatia hipertrófica: correlação com eletrocardiografia dinâmica (holter) 24 horas e o teste ergométrico. 2000. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
BITTENCOURT, L. A. K.; CARVALHAL, S. S.; RAMIREZ, J. A. F.; ALMEIDA, E. A.; GUARIENTO, M. E.;PINHO, C.. Isquemia miocárdica e cardiopatia chagásica. 1994. Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Estadual de Campinas.
D'Avila KAL; MCC, I.; Alves RJ;PINHO, C. Correlação de obesidade, pressão arterial e marcadores inflamatórios em população jovem portadora de Síndrome de Down. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências - programa Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
PASTORE, CA; HACHUL, D. T.;Pinho C. Caracterização do perfil da micro-alternância da onda T na cardiomiopatia hipertrofica. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências - programa Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
GRUPI, C. J.;PINHO, C.; COLOMBO, F. M. C.. Relação entre isquemia silenciosa, apnéia do sono e variabilidade da freqüência cardíaca, em portadores de doença arterial coronária crônica. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
PASTORE, C. A.; CESAR, L. A. M.; FRIEDMANN, A. A.;PINHO, C.; FERNANDES, F.. Estudo comparativo de diferentes métodos eletrocardiográficos de diagnóstico de hipertrofia ventricular esquerda e sua associação com característica anatômicas e histológicas do coração. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
PASCHOAL, M. A.; POZZEBON, P. M. G;PINHO, C.; MATHEUS, G. B.. Influência do tipo ergômetro na hipotensão arterial pós esforço. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
PINHO, C.. Banca Julgadora de Trabalhos para o VIII Congresso Médico Acadêmico Samuel Pessoa - Área de Clínica Médica. 2006.
REIS, N. S.;PINHO, C.; OLIVEIRA, M. P.. Banca examinadora dos candidatos inscritos no Concurso Provimento Temporário para disciplinas ATO CCV 119/05. 2005. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
PINHO, C.; CILLO, A. C. P.; MECIANO FILHO, J.. Banca examinadora dos candidatos inscritos no Concurso Provimento Temporário para disciplinas ATO CCV 143/05. 2005. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
CIQUINI, S. A.;PINHO, C.; SARAIVA, J. F. K.. Banca examinadora dos candidatos inscritos no Concurso Provimento Temporário para disciplinas ATO CCV 044/04. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
CRUZ, M. L.; CIQUINI, S. A.;PINHO, C.; SARAIVA, J. F. K.. Banca examinadora dos candidatos inscritos no Concurso Provimento Temporário para disciplinas ATO CCV 045/04. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
GOMES, J. C. N.;PINHO, C.; SARAIVA, J. F. K.. Banca examinadora dos candidatos inscritos no Concurso Interno para disciplinas ATO CCV 079/2003. 2003. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
QUILICI, F. A.;PINHO, C.; GUIMARAES, K. R. L. S.; SARAIVA, J. F. K.. Banca examinadora dos candidatos inscritos no Concurso Interno para disciplinas ATO CCV 138/03. 2003. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
PINHO, C.; MORAES, M. R. A. C.; SREBERNICH, S. M.; LINARELLI, M. C. B.. Banca examinadora dos candidatos inscritos no Concurso Interno para disciplinas ATO CCV 139/03. 2003. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Orientou
Papel da eletrocardiografia dinâmica ambulatorial na avaliação da isquemia miocárdica; 1994; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Claudio Pinho;
Produções bibliográficas
-
PINHO, C . Heroin by Dreser X Eroica by Beethoven. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 115, p. 1142-1143, 2020.
-
DAGRES, NIKOLAOS CHAO, TZE-FAN FENELON, GUILHERME AGUINAGA, LUIS BENHAYON, DANIEL BENJAMIN, EMELIA J BUNCH, T JARED CHEN, LIN YEE CHEN, SHIH-ANN DARRIEUX, FRANCISCO DE PAOLA, ANGELO FAUCHIER, LAURENT GOETTE, ANDREAS KALMAN, JONATHAN KALRA, LALIT KIM, YOUNG-HOON LANE, DEIRDRE A LIP, GREGORY Y H LUBITZ, STEVEN A MÁRQUEZ, MANLIO F POTPARA, TATJANA POZZER, DOMINGO LUIS RUSKIN, JEREMY N SAVELIEVA, IRINA TEO, WEE SIONG , et al. TSE, HUNG-FAT VERMA, ATUL ZHANG, SHU CHUNG, MINA K BAUTISTA-VARGAS, WILLIAM-FERNANDO CHIANG, CHERN-EN CUESTA, ALEJANDRO DAN, GHEORGHE-ANDREI FRANKEL, DAVID S GUO, YUTAO HATALA, ROBERT LEE, YOUNG SOO MURAKAWA, YUJI PELLEGRINI, CARA N Pinho, Claudio MILAN, DAVID J MORIN, DANIEL P NADALIN, ELENIR NTAIOS, GEORGE PRABHU, MUKUND A PROIETTI, MARCO RIVARD, LENA VALENTINO, MARIANA SHANTSILA, ALENA ; European Heart Rhythm Association (EHRA)/Heart Rhythm Society (HRS)/Asia Pacific Heart Rhythm Society (APHRS)/Latin American Heart Rhythm Society (LAHRS) expert consensus on arrhythmias and cognitive function: what is the best practice?. EUROPACE , v. 20, p. 1399-1421, 2018.
-
Pinho, Claudio . Cardiac Fibrosis Occurs before Arterial Hypertension Becomes Well Defined?. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 112, p. 65-66, 2018.
-
SABBATINI, ANDREA R. ; BARBARO, NATALIA R. ; DE FARIA, ANA PAULA ; RITTER, ALESSANDRA MILENI V. ; MODOLO, RODRIGO ; CORREA, NATHÁLIA B. ; BRUNELLI, VERIDIANA ; Pinho, Claudio ; FONTANA, VANESSA ; MORENO, HEITOR . Matrix metalloproteinase-2 735C/T polymorphism is associated with resistant hypertension in a specialized outpatient clinic in Brazil. GENE , v. 620, p. 23-29, 2017.
-
GUALANDRO, DM YU, PC CARAMELLI, B MARQUES, AC CALDERARO, D FORNARI, LS PINHO, C FEITOSA, ACR POLANCZYK, CA ROCHITTE, CE JARDIM, C VIEIRA, CLZ NAKAMURA, DYM IEZZI, D SCHREEN, D EDUARDO L., ADAM D'AMICO, EA LIMA, Q BURDMANN, EA PACHÓN, EIM BRAGA, FGM MACHADO, FS PAULA, FJ CARMO, GAL FEITOSA-FILHO, GS , et al. PRADO, GF LOPES, HF FERNANDES, JRC LIMA, JJG SACILOTTO, L DRAGER, LF VACANTI, LJ ROHDE, LEP PRADA, LFL GOWDAK, LHW VIEIRA, MLC MONACHINI, MC MACATRÃO-COSTA, MF PAIXÃO, MR OLIVEIRA JR., MT CURY, P VILLAÇA, PR FARSKY, PS SICILIANO, RF HEINISCH, RH SOUZA, R GUALANDRO, SFM ACCORSI, TAD MATHIAS JR., W ; 3rd GUIDELINE FOR PERIOPERATIVE CARDIOVASCULAR EVALUATION OF THE BRAZILIAN SOCIETY OF CARDIOLOGY. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 109, p. 1-104, 2017.
-
SABBATINI, ANDREA R. ; BARBARO, NATALIA R. ; DE FARIA, ANA PAULA ; MODOLO, RODRIGO ; RITTER, ALESSANDRA MILENI V. ; Pinho, Claudio ; AMORIM, RIVADAVIO FERNANDES BATISTA ; FONTANA, VANESSA ; MORENO, HEITOR . Increased Circulating Tissue Inhibitor of Metalloproteinase-2 Is Associated With Resistant Hypertension. The Journal of Clinical Hypertension (Greenwich, Conn.) , v. 18, p. 969-975, 2016.
-
BARBARO, N. ; SABBATINI, A. ; RITTER, A. ; ALMEIDA, A. ; FARIA, A. ; BRUNELLI, V. ; CORREA, N. ; MODOLO, R. ; PINHO, C. ; FONTANA, V. ; MORENO, H. . [PP.10.05] ALTERATIONS IN METALLOPROTEINASE 9 AND TISSUE INHIBITOR 1 LEVELS IN RESISTANT HYPERTENSION AND THEIR RELATIONSHIP TO LEFT VENTRICULAR HYPERTROPHY. Journal of Hypertension , v. 34, p. e171, 2016.
-
PASTORE, CA PINHO, JA PINHO, C SAMESIMA, N PEREIRA-FILHO, HG KRUSE, JCL PAIXÃO, A PÉREZ-RIERA, AR RIBEIRO, AL OLIVEIRA, CAR GOMES, CIG KAISER, E GALVÃO, F DARRIEUX, FCC FRANÇA, FFAC FEITOSA-FILHO, G GERMINIANI, H AZIZ, JL LEAL, MG MOLINA, M OLIVEIRA, NMT OLIVEIRA, PA SANCHES, PCR ALMEIDA, RM BARBOSA, R , et al. TEIXEIRA, RA DOUGLAS, RAG GUNDIM, RS ATANES, SM ; III Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre análise e emissão de laudos eletrocardiográficos. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 106, p. 10, 2016.
-
SABBATINI, A. ; BARBARO, N.R. ; FARIA, A.P. CABRAL DE ; RITTER, A. ; MODOLO, R. ; PINHO, C. ; MORENO, B. ; FONTANA, V. ; MORENO, H. . PP.40.22. Journal of Hypertension , v. 33, p. e498-e499, 2015.
-
SABBATINI, ANDREA R. ; BARBARO, NATALIA R. ; DE FARIA, ANA PAULA C. ; RITTER, ALESSANDRA ; MODOLO, RODRIGO P. ; Pinho, Claudio ; MORENO, BEATRIZ ; FONTANA, VANESSA ; MORENO, HEITOR . Association of matrix metalloproteinase 2 with target organ damage in resistant hypertension. Journal of the American Society of Hypertension , v. 9, p. e56, 2015.
-
SABBATINI, A R ; FARIA, A P ; BARBARO, N R ; GORDO, W M ; MODOLO, R G P ; PINHO, C ; FONTANA, V ; MORENO, H . Deregulation of adipokines related to target organ damage on resistant hypertension. Journal of Human Hypertension , v. 28, p. 388-392, 2013.
-
PINHO, C . Atualização e enfoque em operações vasculares arteriais da II Diretriz de avaliação periopeatória da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 101, p. 2-32, 2013.
-
LORGA FILHO, A. ; CINTRA, F. D. ; LORGA, A. ; GRUPI, C. J. ; PINHO, C. . Recommendantions of the Brazilian Society of Cardiology for Holter monitoring services. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 101, p. 101-105, 2013.
-
PINHO, C. . Diretrizes Brasileiras para Direção veicular em portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis e arritmias cardíacas. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 99, p. 1-10-10, 2012.
-
Feitosa, A. C. R. Marques, André Coelho CARAMELLI, B. Ayub, B. Polanczyk, Carisi A. Jardim, C. Vieira, Carolina L. Zilli PINHO, C. Calderaro, D. Gualandro, D. M. Iezzi, Denise Ikeoka, Dimas T. Schreen, Dirk D'Amico, Elbio Antonio Pfeferman, Elcio Lima, E. Q. Burdmann, E. A. Pachon, Enrique Machado, F. S. Galas, F. R. B. G. Paula, Flávio Jota de Carvalho, F. C. Feitosa-Filho, G. S. Prado, Gustavo Faibischew Lopes, H. F. , et al. Lima, José Jaime Galvão de Marchini, Julio Flavio Meirelles Fornari, L. S. Drager, L. F. Vacanti, Luciano Janussi Hajjar, Ludhmila Abrahão Rohde, Luis Eduardo P. Gowdak, L. H. Cardoso, L. F. Vieira, Marcelo Luiz Campos Monachini, Maristela C. Macatrão, Milena Yu, Pai Ching Villaça, Paula Ribeiro Farsky, P. S. ; II Diretriz de Avaliação Perioperatória da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 96, p. 1-68, 2011.
-
PINHO, C. ; POTT JUNIOR, H. . Análise do risco de acidente vascular encefálico em pacientes portadores de fibrilação atrial. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica , v. 8, p. 109-113, 2010.
-
Pinho, Claudio ; CARAMELLI, B. . Considerações sobre isquemia silenciosa no perioperatório de ressecção transuretral de próstata. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 93, p. 325-326, 2009.
-
PINHO, C. ; POTT JUNIOR, H. . Trombólise tardia e espontânea de artéria renal sem compometimento funcional. Jornal Brasileiro de Nefrologia , v. 31, p. 228-231, 2009.
-
Lipp, M. E. N. ; Pinho, Cláudio ; Casteli, A. C. ; Santos, Micheli Gomes dos ; Fujita, A. T. . O controle da raiva: eficácia do treino cognitivo na doença arterial coronariana. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso) , v. 26, p. 505-514, 2009.
-
Ferrarotto, R. ; ARRAIS, C. ; PINHO, C. ; GANEM, F. . Doença neoplásica como fator de risco para tromboembolismo. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo , v. 19, p. 562-571, 2009.
-
CARAMELLI, B. ; Calderaro, D. ; PFEFERMAN, A. ; Gualandro, D. M. ; PINHO, C. ; VIEIRA, C. L. Z. ; FORNARI, L. S. ; MONACHI, M. C. . Guideline for perioperative evalution. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 88, p. 139-178, 2007.
-
CARAMELLI, B. ; Gualandro, D. M. ; Calderaro, D. ; PINHO, C. ; GRANDINI, P. C. ; MONACHI, M. C. . Multicenter study of perioperative evalution for noncardiac surgery in Brasil (EMAPO). Clinics (São Paulo) , v. 62, p. 17-22, 2007.
-
Tsutsui, Jeane Mike ; Mathias Junior, Wilson ; Pinho, Claudio . Uso clínico da ecocardiografia com contraste à base de microbolhas. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 88, p. e132-e138, 2007.
-
PINHO, C. ; CARAMELLI, B. . Atualização em Perioperatório de Cardiopatas Submetidos a Cirurgia Não-Cardíaca. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo , v. 16, p. 223-255, 2006.
-
Pinho, Claudio ; CARAMELLI, B. . Como prevenir e tratar as complicações da isquemia miocárdica no perioperatório de cirurgias não-cardíacas?. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 16, p. 231-236, 2006.
-
PINHO, C. . Diretriz de interpretação de eletrocardiograma de repouso. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 80, p. 1-18, 2003.
-
CONCON FILHO, A. ; PINHO, C. . O papel do cirurgião na avaliação pré-operatória. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo , v. 10, p. 268-276, 2000.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. . Abordagem pré-operatória de pacientes com distúrbios da condução e do ritmo cardíaco. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo , v. 10, p. 392-396, 2000.
-
DIAS, D. L. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; CAVICCHIO, J. O. R. ; FIGUEIREDO, M. J. O. ; SIMOES, A. M. ; PINHO, C. . Importância e fundamentos da avaliação pré-operatória para pacientes submetidos a cirurgia não cardíaca quem deve ser avaliado e quem deve avaliar. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo , v. 10, p. 259-267, 2000.
-
CARAMELLI, B. ; PINHO, C. . Análise crítica das avaliações perioperatórias existentes e proposta para modelo padronizado para a SOCESP. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo , v. 10, p. 423-430, 2000.
-
PINHO, C. ; SILVA, A. M. R. T. ; ROCHA, J. C. ; RIBEIRO, A. B. . Alterações na remodelação ventricular a longo prazo pelo tratamento com amlodipina ou enalapril para hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro) , v. 56, n.1, p. 54-67, 1999.
-
PAOLA, A. A. V. ; VELOSO, H. H. ; PINHO, C. . Efficacy and safety of Sotalol versus Quinidine for the maintenance of Sinus Rhythm after conversion of atrial fibrilation.. The American Journal of Cardiology , SOCESP, v. 84, p. 1033-1037, 1999.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. . Arritmias Cardíacas Ventriculares. Anais de Atualização Médica , v. 1, p. 143-148, 1999.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. . Arritmias cardíacas supraventriculares. Anais de Atualização Médica , v. 1, p. 73-80, 1999.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. . Bradiarritmias. Anais de Atualização Médica , v. 2, p. 71-76, 1999.
-
VELOSO, H. H. ; PAOLA, A. A. V. ; PINHO, C. . Análise da recorrência de fibrilação atrial durante terapia com Sotalol ou Quinidina. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , SOCESP, v. 70, n.1, p. 43-49, 1998.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. . Taquicardias por reentrada nodal e via acessória oculta. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo , v. 8, p. 57-66, 1998.
-
PINHO, C. ; ALMEIDA, E. A. . Correlação Anátomo Clínica - Caso 3/96. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , UNICAMP, v. 67, n.3, p. 179-184, 1996.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. . Contribuição do Holter na avaliação de marca-passo.. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo , v. 5, n.3, p. 40-40, 1995.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. . Arritmias cardíacas I: Arritmias Supraventriculares.. Anais da Academia Nacional de Medicina , v. 1, p. 73-80, 1995.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. . Arritmias Cardíacas Ventriculares. Anais de Atualização Médica , v. 1, p. 73-80, 1995.
-
FORNARI, N. M. ; VILA, J. H. A. ; PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; FORNARI, L. S. . O Uso de Betabloqueadores na Terapêutica de Insuficiência Cardíaca Revisão. Anais Paulistas de Medicina e Cirurgia , v. 121, n.1, p. 18-23, 1994.
-
ROCHA, J. C. ; MOTTA, P. ; FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. . Estudo controlado, duplo-cego, comparando a eficácia e tolerabilidde do Cilazapril versus propranolol em pacientes com hipertensão arterial essencial leve a moderada. Jornal Brasileiro de Nefrologia , v. 16, n.2, p. 303-307, 1994.
-
PINHO, C. . Epidemiologia da Fibrilação Atrial. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo , v. 4, n.3, p. 214-217, 1994.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. . Papel da eletrocardiografia dinâmica ambulatorial na avaliação da isquemia miocárdica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 63, p. 129-133, 1994.
-
PINHO, C. ; DIAS, D. L. ; FIGUEIREDO, M. J. O. ; ROCHA, J. C. ; FORNARI, L. S. ; VIEIRA, W. R. ; BITTENCOURT, L. A. K. . Correlação entre Arritmia Ventricular e Remodelamento Geométrico do Ventrículo Esquerdo na Hipertensão Arterial. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 61, n.4, p. 225-228, 1993.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; EBERT, M. F. ; KREITHON, E. ; PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. . Infarto do Miocárdio Conseqüente à Endocardite Infecciosa em Bioprótese Valvar. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 58, n.2, p. 113-116, 1992.
-
PINHO, C. ; FIGUEIREDO, M. J. O. ; EBERT, M. F. ; BITTENCOURT, L. A. K. . Alterações cardiovasculares em motoristas de ônibus. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 73, n.19, p. 53-58, 1991.
-
LIPP, M. E. N. ; PINHO, C. . O Valor do Controle do Stress como Terapêutica da Hipertensão. Psicossomática Núcleo de Estudo Psicológicos Unicamp, v. 1, p. 85-107, 1991.
-
ALCOCER, P. R. C. ; PINHO, C. ; BASSANI, J. W. M. . Sistema Para a extração e Análise Invasiva de Potenciais Tardios Ventriculares. RBE. Revista Brasileira de Engenharia. Caderno de Engenharia Biomédica , v. 7, p. 27-36, 1990.
-
SILVA, L. H. F. ; MACHADO, L. A. A. ; YU, P.C. ; PIRES, C. H. ; PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. . Coração e diabetes. Estudo Anátomo-Clínico. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 53, n.2, p. 105-113, 1989.
-
CIRILLO, W. ; PINHO, C. ; JUNQUEIRA, O. O. M. D. ; BITTENCOURT, L. A. K. . Diabete Melito e coração. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 53, n.5, p. 291-293, 1989.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; ALMEIDA, E. A. ; PINHO, C. . Antígeno de histocompatibilidade e doença de Chagas. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 53, p. 347-348, 1989.
-
PINHO, C. ; ROCHA, J. C. ; BOTEGA, N. J. ; COELHO, O. R. ; MARCHI, R. P. ; ZANGIROLAMO, M. ; TERRA, S. R. A. ; TONUSSI, J. A. G. . Enalapril e Interferências nas Mudanças de Humor e Bem-Estar. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro) , v. 45, n.4, p. 130-133, 1988.
-
COELHO, O. R. ; PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; BUENO, R. D. P. ; PEDRO, R. J. ; LUCA, R. ; SOUZA, G. A. ; FAGUNDES, J. J. . Infarto agudo do miocárdio conseqüente a delaminação da aorta durante gravidez. Relato de caso. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 49, n.3, p. 169-171, 1987.
-
GUERREIRO, C. A. M. ; PINHO, C. ; Facure, N. O. . Hematoma: Subdural: Tratamento Clínico a Propósito de um Caso. Revista Brasileira de Neurologia , v. 23, n.2, p. 59-60, 1987.
-
RIZOLI, S. B. ; PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; KISS, A. ; CONCON FILHO, A. . Miocardite no primeiro ano de vida. Apresentação de dois casos. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 45, n.3, p. 185-188, 1985.
-
PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; COELHO, O. R. ; JORGE, P. A. R. . Torsades de Pointes Induzido por Antiarrítmicos. Relato de dois casos. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 42, n.4, p. 293-295, 1984.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C . Tratamento Clínico e Percutaneo das Arritmias Supraventriculares. In: Fernanda Maria Consolin Colombo/José Francisco K Saraiva e Maria Cristina Izar. (Org.). Tratamento Clínico e Percutaneo das Arritmias Supraventriculares. 4ed.São Paulo: Manole, 2019, v. 1, p. 968-979.
-
PINHO, C ; Fornari, L. S. . Avaliação do Risco Cirurgico de Complicações no Perioperatório de Cirurgias Não Cardíacas. In: Fernanda Maria Consolin Colombo; José FRancisco K Saraiva e Maria Cristina Izar. (Org.). Avaliação do Risco Cirurgico de Complicações no Perioperatório de Cirurgias Não Cardíacas. 4ed.São Paulo: Manole, 2019, v. 1, p. 1280-1288.
-
Calderaro, D. ; PINHO, C. . Redução dos Riscos de Complicações Perioperatórias. In: Fernanda Maria Consolin Colombo/ José FRancisco K Saraiva e Maria Cristina izar. (Org.). Redução dos Riscos de Complicações Perioperatórias. 4ed.São Paulo: Manole, 2019, v. 1, p. 1290-1299.
-
Pinho C ; CARAMELLI, B. . Avaliação de risco cardiovascular em cirurgias não cardíacas. In: Ari Timerman; Marcelo C Bertolami; João Fernando M Ferreira. (Org.). Manual de Cardiologia. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2012, v. 1, p. 977-986.
-
GERMINIANI, H. ; Pinho C . O Eletrocardiograma normal. In: Angelo A V de Paola; Marcia M Barbosa; Jorge Ilha Guimarães. (Org.). Cardiologia-Livro texto da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 1ed.São Paulo: Manole, 2012, v. 1, p. 153-156.
-
Pinho C ; CARAMELLI, B . A consulta clinica pré-operatória Capitulo 1 secção 21. In: Carlos V Serrano; Ari Timerman e Edson Stefanini. (Org.). Tratado de Cardiologia SOCESP. 2ed.São Paulo: Manole, 2009, v. 2, p. 2053-2061.
-
PINHO, C. . A Importância dos Eletrocardiogramas de Repouso e Dinâmico na Avaliação de Pacientes Portadores de Fibrilação Atrial. In: MOREIRA, Dalmo Antonio Ribeiro. (Org.). Fibrilação Atrial. 2ed.São Paulo - SP: Segmento Farma, 2007, v. , p. 75-92.
-
PINHO, C. ; CARAMELLI, B. . Avaliação do risco perioperatório cardiovascular em operações não-cardíacas. In: Isabela M. Bonsenor; Iolanda de Fátima Calvo Tibério; Márcia Martins Silveira Bernik; Fernando Marcuz da Silva; Egídio Lima Dórea; Paulo A. Lotufo. (Org.).. (Org.). Medicina em Ambulatório - Diagnóstico e tratamento. 1ed.São Paulo: Servier Editora de livros médicos, 2005, v. , p. 0-.
-
PINHO, C. ; CARAMELLI, B. . A consulta clinica pré-operatória Capitulo 1 secção 18. In: Fernando Nobre; Carlos Vicente Serrano Júnior. (Org.). Tratado de Cardiologia Socesp. 1ed.São Paulo: Manole, 2005, v. 1, p. 1545-1552.
-
Pinho C ; CARAMELLI, B. . Avaliação de risco cardiovascular em cirurgias não cardíacas. Manual Pratico em Cardiologia. 1ed.São Pauo: Atheneu, 2005, v. 1, p. 213-227.
-
PINHO, C. ; FIGUEIREDO, M. J. O. . Abordagem perioperatória dos distúrbios do ritmo cardíaco. In: Fábio Santana Machado, Milton de Arruda Martins, Bruno Cramelli. (Org.). Perioperatório: procedimentos clínicos. 1ed.São Paulo - SP: Sarvier, 2004, v. 1, p. 61-70.
-
PINHO, C. . Miocardite aguda ou insuficiência coronária?. Jornal da Ressonância Cardíaca, p. 4 - 4, 01 dez. 2005.
-
PINHO, C. . Peixes ajudam na redução de doenças do coração. Jornal de Valinhos, Valinhos, SP, p. 8 - 8, 18 jul. 2003.
-
PINHO, C. . Venda de medicamentos para hipertensos dobra em dez anos. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 5 - 5, 01 dez. 1990.
-
PINHO, C. . Hospitais implantam programa para controlar a hipertensão. Folha de São Paulo, São Paulo - sudeste, p. 4 - 4, 28 nov. 1990.
-
PINHO, C. . Unicamp cria aparelho que detecta arritmia. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 26 - 26, 11 nov. 1990.
-
PINHO, C. . Hipertensão Arterial terá Simpósio na Unicamp. Jornal de Valinhos, Valinhos, SP, p. 10 - 10, 09 nov. 1990.
-
PINHO, C. . Unicamp cria máquina que indica propensão à arritmia. O Globo, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 17 out. 1990.
-
PINHO, C. . Equipamento da Unicamp prevê arritmia grave. Correio Popular, p. 4 - 4, 17 out. 1990.
-
PINHO, C. . CEB desenvolve detector de arritmia. Jornal da Unicamp, Campinas SP, p. 4 - 4, 01 set. 1990.
-
PINHO, C. . Hipertensão Arterial novas perspectivas para um velho problema. Jornal de Valinhos, Valinhos, SP, 20 jul. 1990.
-
PINHO, C. . Dia 29 de agosto - dia internacional contra o fumo. Folha de Valinhos, Valinhos, SP, p. 2 - 2, 29 ago. 1987.
-
Pinho, Claudio . Doenças do coração e gorduras sanguíneas. Folha de Valinhos, Valinhos, SP, p. 2 - 2, 22 ago. 1987.
-
PINHO, C. . A importância do sistema cardiovascular. Folha de Valinhos, Valinhos, SP, 01 ago. 1987.
-
PINHO, C. . Aparelho que detecta arritmia. Reader's Digest Seleções, p. 3 - 3.
-
PINHO, C. . Boas novas para o coração. Super Interessante, São Paulo, p. 18 - 25.
-
SILVA, G. A. P. ; BASSANI, J. W. M. ; COSTA, E. T. ; PINHO, C. . Microcontroller-Based System for Recording of Cardiac Arrhythmias. In: IV International Symposium on Biomedical Engineering, 1991, Peniscola, Spain. Proceedings IV International Symposium on Biomedical Engineering. Peniscola, Spain, 1991. p. 333-334.
-
PINHO, C. . Alterações cardiovasculares em motoristas de ônibus. In: II Congresso Sul-Americano de Salud Ocupacional, 1991, Campos de Jordão, SP. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. São Paulo - SP: Fundacentro, 1991. v. 73. p. 53-60.
-
Pinho C . Avaliação de adesão terapeutica em pacientes com HAS resistente em Hospital Universitário. In: XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2013, Ribeirão Preto. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2013.
-
Pinho C . Analise da eficácia de algoritmo terapêutco para Hipertensão refrataria em uma população de consultório. In: XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2012, São Paulo. XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2012.
-
PINHO, C ; SILVA, I. M. M. ; PAFFARO, R. ; COUTINHO, E. R. . Apnéia Obstrutiva do Sono: Análise de Risco de Manifestação da Doença em Hipertensos de Difícil Controle. In: XXXVI SOCESP, 2015, São Paulo. Suplemento Especial da Revista da Socesp. São Paulo: SOCESP, 2015. v. 25. p. 195-195.
-
Pinho C . Perfil Epidemiológico de população portadora de HAS refrataria em serviço universitário de referencia.. In: XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2011, Guaruja. XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2011.
-
CARAMELLI, B. ; GRANDINI, P. C. ; PINHO, C. ; MONACHI, M. C. ; Calderaro, D. ; BAGNATORI, R. ; IKEODA, D. T. ; NAVARRO, J. . Estudo multicêntrico de avaliação perioperatória da SOCESP (EMAPO): um novo método de estratificação de risco para operações não cardíacas - Temas Livres - Cardiologia Geral. In: XXIV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 2003, São Paulo. Revista da SOCESP. São Paulo, 2003. v. 13. p. 30-30.
-
CARAMELLI, B. ; GRANDINI, P. C. ; PINHO, C. ; MONACHI, M. C. ; Calderaro, D. ; BAGNATORI, R. ; IKEODA, D. T. ; OTERO, C. ; PRANDINI, J. C. . Estudo multicêntrico de avaliação perioperatória da SOCESP (EMAPO): comparação com um método internacional de determinação de risco para operações não cardíacas - Temas Livres - Cardiologia Geral. In: XXIV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 2003, São Paulo. Revista da Socesp. São Paulo, 2003. v. 13. p. 30-30.
-
GRANDINI, P. C. ; PINHO, C. ; MONACHI, M. C. ; Calderaro, D. ; BAGNATORI, R. ; OTERO, C. ; PRANDINI, J. C. ; CARAMELLI, B. . Risco perioperatório para operações não cardíacas. Um novo método e mais preciso para avaliação cardíaca. In: 58 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2003, Salvador, BA. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2003. v. 81. p. 53-53.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. . Eletrocardiographic diagnosis of Brugada syndrome: Medico legal implications. In: XXVIII International Congress on Eletrocardiology, 2001, Guarujá, SP. Abstracts Book 42nn International Symposium on Vectorcardiography, 2001. p. 114-114.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. ; LORENA, S. ; MESQUITA, M. A. . Heart rate variability in patients with functional dyspepsia. In: XXVIII International Congress on Eletrocardiology, 2001, Guarujá, SP. Abstracts Book 42nn International Symposium on Vectorcardiography, 2001. p. 121-121.
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; CAMPOS, C. H. S. ; MUSCELLI, E. . Heart rate variability in obesity. In: XXVIII International Congress on Eletrocardiology, 2001, Guarujá, SP. Abstracts Book 42nn International Symposium on Vectorcardiography, 2001. p. 73-73.
-
FORNARI, N. M. ; DIVITILIS, P. M. ; PINHO, C. ; TOLEDO, J. B. C. ; FORNARI, L. S. ; MIGLINO, P. . Studio della ischemia miocardia acuta per l?élettrocardiogramma ad alta risoluzione - mappa spectro-temporale e calcolo integrale - in cani anestetizzati, 1994. In: 57 Congresso Nazionale, 1996, Roma. Cardiologia. Roma - Itália, 1996. v. 41. p. 143-143.
-
PINHO, C. ; SOUZA, C. S. S. ; QUIRINO, L. C. ; SOUZA, E. A. P. ; ROCHA, J. C. . Evolução eletrocardiográfica para sobrecarga ventricular esquerda em hipertensos leves e moderados. In: II Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 1995. Livro de Resumos do II Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 1995. p. 61-61.
-
PINHO, C. ; DIAS, D. L. ; FIGUEIREDO, M. J. O. ; FORNARI, N. M. ; ROCHA, J. C. ; BITTENCOURT, L. A. K. . Correlação entre arritmias ventriculares e a geometria ventricular esquerda na hipertensão arterial - Sessão Oral. In: II Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 1993, São Paulo - SP. Livro de Resumos do II Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 1993. p. 8-8.
-
PINHO, C. ; FIGUEIREDO, M. J. O. ; FORNARI, N. M. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; ROCHA, J. C. . Estudo das arritmias cardíacas na hipertrofia ventricular esquerda secundária à hipertrofia arterial. In: II Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 1993, São Paulo - SP. Livro de Resumos do II Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 1993. p. 56-56.
-
PINHO, C. ; FIGUEIREDO, M. J. O. ; VIEIRA, W. R. ; ROCHA, J. C. ; FANELLI, H. F. ; HARTMANN, L. G. C. . Estudo da variação das medidas da pressão arterial em atendimento ambulatorial. In: II Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 1993, São Paulo - SP. Livro de Resumos do II Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 1993. p. 60-60.
-
PINHO, C. . Resultados de eletrocardiografia dinâmica em chagásicos crônicos com eletrocardiograma normal. In: IX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas, 1993. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), 1993. v. 26. p. 104-104.
-
ROCHA, J. C. ; PINHO, C. . Estudo comparativo entre o Cilazapril e o propanolol no Tratamento da Hipertensão leve e moderada. In: XII Congresso Paulista de Cardiologia, 1992, Campos de Jordão, SP. Suplemento da Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de Sao Paulo. São Paulo, 1992. v. 2. p. 9-9.
-
PINHO, C. . Avaliação do teste de esforço precoce após o infarto agudo do miocárdio. In: XLVIII Congresso Brasileiro de Cardiologia, 1992, Recife. Arq Bras Cardiol, 1992. v. 59. p. 108-108.
-
SILVA, G. A. P. ; BASSANI, J. W. M. ; COSTA, E. T. ; PINHO, C. . Microcontroller-Based System for Recording of Cardiac Arrhythmias. In: XVI International Conference on Medical and Biological Engineering, 1991, Kyoto, Japan. Journal of the International Federation for Medical & Biological Engineering & Computing, 1991. v. 29. p. 312-312.
-
BITTENCOURT, L. A. K. ; PINHO, C. ; SILVA, L. H. F. ; CARVALHO, M. J. . Trombose Endocavitária. Estudo Anátomo Clínico de 97 casos. In: VII Congresso Paulista de Cardiologia, 1986, Campos de Jordão, SP. Resumo de Temas Livres, 1986. p. 37-37.
-
PINHO, C. ; COELHO, O. R. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; SCHELINI, F. A. . Taquicardia Ventricular Após Correção de Tetralogia de Fallot. In: XLI Congresso Brasileiro de Cardiologia, 1985, Porto Alegre, RS. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1985. v. XLV. p. 104-104.
-
RIZOLI, S. B. ; PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; KISS, A. ; CONCON FILHO, A. . Miocardite no primeiro ano de vida. Apresentação de dois casos. In: XLI Congresso Brasileiro de Cardiologia, 1985, Porto Alegre, RS. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1985. v. XLV. p. 73-73.
-
COELHO, O. R. ; PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; SCHELINI, F. A. ; BUENO, R. D. P. ; PEDRO, R. J. ; LUCA, R. ; SILVA, J. L. C. P. E. ; SOUZA, G. A. ; FAGUNDES, J. J. . Infarto do Miocárdio Conseqüente a Aneurisma Dissecante na Gravidez. In: VI Congresso Paulista de Cardiologia, 1985, Santos, SP. Contribuições Originais - Resumos, 1985. v. 1. p. 1-1.
-
COELHO, O. R. ; PINHO, C. ; SILVA, G. A. P. ; NOGUEIRA, E. A. . Diagnóstico ecocardiográfico de acometimento trivalvular por endocardite infecciosa. In: XLI Congresso Brasileiro de Cardiologia, 1985, Porto Alegre, RS. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1985. v. XLV. p. 23-23.
-
PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; CURTI, E. V. ; JORGE, P. A. R. . Prolapso Idiopático da Válva Mitral Aspectos Anátomo-Patológicos - Tema Livre. In: V Congresso Paulista de Cardiologia, 1984, Campinas, SP. Suplemento da Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 1984. p. 16-16.
-
PINHO, C . Avaliação Cardiovascular Perioperatória. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C . Como avaliar o risco perioperatório em pacientes cardiopatas submetidos à cirurgia não cardíaca. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C . Colóquio de ECG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C . Sessão de Posteres: Eletrocardiografia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C ; SILVA, I. M. M. ; PAFFARO, R. ; COUTINHO, E. R. . Apnéia Obstrutiva do Sono: Análise de Risco de Manifestação da Doença em Hipertensos de Difícil Controle. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C ; CARAMELLI, B. ; SEIXAS, N. B. ; SIQUEIRA, G. C. ; SANTANA, I. R. . Aplicabilidade clínica do algorítimo de seis tentativas de encontrar um ''não'' na avaliação perioperatória de cirurgia não cardíaca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Stress e Doenças Crônicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestrante: Cirurgia não cardíaca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Debatedor da atividade Colóquio CQ12 - Avaliação Cardiológica perioperatória em cirurgia não cardíaca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Palestrante: II Diretrizes de avaliação perioperatória. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . 9136 - Sessão Especial: Colóquio João Tranchesi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . 9285 - Sessão Especial - Eletrocardiografia - Diretrizes da Sociedade de Cardiologia sobre análise e emissão de laudos eletrocardiográficos a terminologia com exemplos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestrante: II Diretrizes de avaliação perioperatória da Sociedade Brasileira de Cardiologia - atividade 9369 - Sala de diretrizes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda Importância da monitorização eletrocardiográfica na prática clínica - tema: na estratificação de risco prognóstico nas cardiomiopatias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Debatedor da atividade Caso Clínico: Arritmia Ventricular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Debatedor da Sessão de Casos Clínicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Coordenador da Sessão de Pôster Arritmias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PINHO, C. . Estado da arte - Avaliação Perioperatória e cuidados para cirurgias não-cardíacas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Debatedor da Sessão de Pôsteres. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Coordenador da Mesa Redonda Fármacos antiarrítmicos: aspectos práticos e atuais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Debatedor do Simpósio de Eletrocardiografia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PINHO, C. . Coordenador da Sessão Especial Colóquio - Recomendações das novas diretrizes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Palestrante da atividade 8317- Colóquio João Tranchesi - Discussão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Conferência: Análise crítica da aplicabilidade de novos algoritmos no diagnóstico diferencial das taquicardias em QRS largo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda - O cardiologista na abordagem de complicações da cirurgia geral - Novas perspectivas na determinação e na redução de complicações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Debatedor da Sessão de Casos Clínicos: Limitações dos anti-plaquetários em pacientes com stent farmacológico CC18. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Debatedor do Colóquio Eletrocardiograma: discussão de eletrocardiogramas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Palestra Eletrocardiograma Normal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestrante tema: Há diferenças na proteção do acidente vascular cerebral entre os anti-hipertensivos?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestra: Avaliação Clínica Peri-Operatória do doente chagásico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Coordenador da atividade 6543 - Como eu faço Manuseio de anticoagulação no paciente valvopata, na necessidade de intervenção cirúrgica não cardíaca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Palestrante da atividade 6533 - Mesa Redonda Risco de complicações cardiovasculares no perioperatório. Tema: Valor dos métodos gráficos na avaliação pré-operatória: ECG, Holter, Ergometria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestrante da atividade 6546- Colóquio João Tranchesi - Discussão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Palestrante da atividade 7366- Sala Diretrizes - Diretrizes, Análise e Emissão de Laudos Eletrocardiográficos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Coordenador de Temas Livres Murais: Arritmologia Eletrofisiologia Marcapasso Cardiologia Desportiva I. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Apresentador da atividade Sala Diretrizes no tema: I Diretriz de avaliação perioperatória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Palestrante da atividade Estado da Arte Tema: Urgências e Emergências cardiovasculares parte II: Fibrilação atrial aguda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestra Eletrocardiograma Normal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Moderador no Painel abordagem arritmias ventriculares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Debatedor do Simpósio de Eletrocardiografia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PINHO, C. . Apresentador do tema: na insuficiência cardíaca - Mesa Redonda Estratificação de risco para morte súbita o que há de novo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Colóquio Eletrocardiograma. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . I Simpósio de Doença Coronária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PINHO, C. . Sessão Especial: Colóquio João Tranchesi,. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Moderador: Arritmias Cardíacas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda: Avaliação Peri-Operatória - Abordagem do portador de distúrbios do ritmo, marcapassos e desfibriladores no perioperatório. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Palestrante da Mesa Redonda Stress e o Coração com tema: Stress e Qualidade de vida do hipertenso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Debatedor da Sessão de Temas Livres Arritmias Clínicas / experimental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Coordenador da mini conferência Novas Tecnologias em Ablação: Quando é indispensável ?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Coordenador da Sessão de Temas Livres: Fisiologia Cardiovascular e Biologia Molecular (coordenador da sessão). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Palestrante da Atividade Estado da Arte com o tema Morte Súbita:Taquicardias Ventriculares: É sempre um risco?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Coordenador da Sessão Especial I Diretriz de avaliação perioperatória da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Palestrante da Atividade Estado da Arte Arritmias cardíacas e Eletrofisiologia Módulo III - Arritmias ventriculares e morte súbita: Avaliação Não Invasiva de Pacientes com Arritmias Ventriculares Complexas: é suficiente?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Coordenador da atividade: Estado da Arte - Arritmias Cardíacas e Eletro fisiologia - Arritmias Ventriculares e Morte Súbita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Debatedor do Simpósio GE Eletrocardiografia - Alternância de T (TWA). 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PINHO, C. . Palestra: Avaliação de Risco Cirúrgico do paciente Cardiopata para cirurgia geral COAC (SBC). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestrante tema: Critérios eletrocardiográficos para o diagnóstico entre ectopia e aberrância. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Moderador do módulo Fibrilação Atrial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Palestrante tema: Avaliação Peri-Operatória. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda: Palestrante: Arritmias Ventriculares, estratificação de risco. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Moderador na Palestra: Os aspectos Mitológicos, Culturais e Emocionais no Adoecer. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestrante da I Semana de Prevenção de Doenças Cardiovasculares. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Abordagem Clínica da FA com vistas à prevenção de fenômenos embólicos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Avaliação Perioperatória: Atualização e Diretrizes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestrante da Mesa Redonda: Abordagem Racional do paciente com arritmias, estratificação de risco. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestrante: HVE como fator de risco CV. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pinho, Claudio . Participante do Colóquio: Cirurgia Não-Cardíaca no paciente cardiopata. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Presidente da Conferência: Miocardiopatia dilatada idiopática - será mesmo idipática: Implicações no manejo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda: Palestrante: Arritmias Cardíacas em idosos, fibrilação atrial. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestrante tema: Avaliação Cardiovascular Pré-Operatória. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Coordenador da palestra: Cardiopatia Isquêmica: novos desafios para os clínicos - ID 3261. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Debatedor Módulo I - Avaliação de risco pré-operatório. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Conferencista da Mini-conferência I - Avaliação de risco cardiológico em cirurgias não cardíacas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestrante tema: Avaliação funcional do coração (teste ergométrico, cintilografia miocárdica, ecocardiograma de stress) versus Avaliação anatômica coronariana (cinecoronariografia) - Classificação de risco cardiológico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Coordenador da discussão de casos: Coronariopatias - Coronariopata Crônico com indicação de cirurgia não cardíaca. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . A Aterosclerose. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Risco Cirúrgico no Cardiopata (Moderador de Mesa Redonda) - EMAPO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Cirurgia não-cardíaca em cardiopotas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Palestrante: Fatores de Risco para Morte Súbita na Cardiopatia Chagásica Crônica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Diretrizes Atuais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Resposta exagerada à adenosina em pacientes com bloqueio átrio-ventricular total paroxístico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Avaliação de prevalência de acidente vascular isquêmico e estudo de seus marcadores de risco em portadores de fibrilação/fluter atrial em uma população de consultório privado de cardiologia - Sessão de temas livres - Arritmia Clínica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. ; FIGUEIREDO, M. J. O. . A importância da hipertensão arterial como marcador de risco para acidente vascular encefálico isquêmico em portadores de flutter/fibrilação atrial atendidos em um consultório privado - Pôster. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Debatedor da Sessão de Temas Livres: Métodos não invasivos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Palestrante: Fibrilação Atrial - Prevenção dos Fenômenos Embólicos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Métodos Não invasivos (debatedor). 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Controvérsias (presidente da atividade).. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; Pinho, Claudio ; BITTENCOURT, L. A. K. ; CAMPOS, C. H. S. ; MUSCELLI, E. . Heart rate variability in obesity in the Holter Recording - Session. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pinho, Claudio . Value of continuous Holter monitoring to correlate unexplained syncope to cardiac arrthymias. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; Pinho, Claudio ; LORENA, S. ; MESQUITA, M. A. . Heart rate variability in patients with functional dyspepsia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda IV - Morte Súbita I. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Colóquio: Melhoria da Qualidade de Vida. Como fazer no consultório para o hipertenso. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Debatedor da Sessão de Pôsteres. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Debatedor da Sessão de Temas Livres - Hipertensão. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Assistente da Atualização Curricular Ergometria e Reabilitação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Debatedor do Painel: Eletrocardiografia: Discussão Interativa de Eletrocardiogramas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Palestrante da Atividade Simpósio tema: Doença de Chagas: o que devemos saber no ano 2000? Quando e como utilizar fármacos anti-arrítmicos?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; DOTTAVIANO, J. E. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; PINHO, C. . Análise de determinantes da qualidade da monitorização ambulatorial da pressão arterial: a curva de aprendizado é importante?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; DOTTAVIANO, J. E. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; PINHO, C. . Utilidade da monitorização ambulatorial da pressão arterial na avaliação de sintomas possivelmente relacionados a variações pressóricas.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. ; LORENA, S. ; MESQUITA, M. A. . Estudo da variabilidade da freqüência cardíaca em pacientes com dispepsia funcional.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; PINHO, C. ; BITTENCOURT, L. A. K. ; CAMPOS, C. H. S. ; MUSCELLI, E. ; REIS, M. C. . Estudo da variabilidade da freqüência cardíaca em voluntários obesos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, M. J. O. ; Pinho, Claudio ; BITTENCOURT, L. A. K. . Ablação do circuito de taquicardia por reentrada nodal em pacientes com condução anterógrada exclusiva pela via lenta - Relato de Caso. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Comentador Atividade: Cardiológica com especialistas: Cardiologia Geral - Critérios práticos preditivos de risco de morte súbita na insuficiência coronária, na insuficiência cardíaca congestiva, na miocardiopatia, no portador de valvopatia e no atleta. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Debatedor tema: Avaliação pré-operatório do cardiopata. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Palestrante: Insuficiência Coronária Aguda, Nas Arritmias Ventriculares. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestrante Jornada Municipal da Saúde. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Debatedor sobre casos clínicos selecionados em cardiopatia isquêmica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Palestra o ECG nas Taquicardias Paroxísticas Supraventriculares. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Coordenador da Mesa Redonda Morte Súbita: estratificação de risco e novas estratégias terapêuticas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Comentador na sessão de temas livres. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Variação circadiana de taquiarritmias ventriculares em portadores de desfibrilador automático implantável - Sessão Temas Livres. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Painelista da atividade: Painel de Perguntas - Respostas tema: Fibrilação Atrial. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pinho, Claudio . Abordage femoral simplificado en la ablación con radiofrequencia de vias acesorias próximas al nodo auriculo-ventricularq. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pinho, Claudio . Arritmia clínica, arritmia inducida y arritmias en el seguimiento en pacientes con disfibrilador implantable. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pinho, Claudio . Utilidad de un esquema de terapia antitaquicardia empírico en pacientes portadores de un desfibrilador automático. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Palestrante da XVIII Jornada Científica. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda: Abordagem do Coronariopata Crônico. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Palestrante Mesa Redonda - Hipertrofia Ventricular Esquerda: Diagnóstico, Conseqüências e Regressão. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Coordenador da atividade Curso 4: Arritmias. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Contribuição do Holter na avaliação de marcapasso artificial - Sessão Temas Livres. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pinho, Claudio . Variação circadiana de taquiarritmias ventriculares em portadores de desfibrilador automático implantável - Sessão Temas Livres. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda: Arritmia. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Painelista da atividade: Painel de Perguntas - Respostas tema: Arritmias. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Palestrante: Remodelamento ventricular na hipertensão arterial. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestrante: Arritmia Cardíaca. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . As doenças do coração. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Comparação dos resultados de cateteres de radiofreqüência com e sem controle de temperatura na ablação de vias acessórias. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Tratamento curativo da forma incessante da taquicardia reciprocante (tipo Coumel) pela ablação com cateter utilizando energia de radiofreqüência. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pinho, Claudio . Ablació de taquicardies por reentrada nodal. Localització anatómica o localizació electrica del lloc a ablaionar. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pinho, Claudio . Tractament curaiu de la forma incessant de la taquicardia reciprocant (tipus Coumel): Experiencia del Hospital Clínic Provincial de Barcelona. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Arritmias - Quando e como tratar. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda: Propedêutica e tratamento das arritmias em situações especiais; hipertensão arterial. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda: Co-Coordenador do Módulo I do I Simpósio Regional de Atualização em Cardiologia. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Palestrante: Hipertrofia Ventricular. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Painelista da atividade: Painel de Perguntas - Respostas tema: Arritmias perguntas em anexo. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Palestrante: HVE como fator de risco na hipertensão. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Conferencista tema: Hipertensão Arterial - avanços na patogenia do comportamento dos órgãos alvo. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Diagnóstico e Tratamento Arritmias Cardíacas Agudas. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Estudo Das Arritmias Cardíacas na Hipertrofia Ventricular Esquerda Secundária à Hipertensão Arterial.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Sessão oral Correlação entre arritmias ventriculares e a geometria ventricular esquerda na hipertensão arterial.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Pôster- Evolução Eletrocardiográfica para sobrecarga ventricular em hipertensão, leves e moderadas. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pinho, Claudio . Palestrante: Qualidade Total em Saúde. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda VI Simpósio de Arritmias Cardíacas. 1993. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PINHO, C. . Coordenado a discussão sobre casos complexos. 1993. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PINHO, C. . Participante da atividade Curso Arritmias - Arritmias ventriculares: quem e quando tratar. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Debatedor Mesa Redonda Abordagem Coronariopata. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Palestrante: Hipertensão Arterial, Hipertrofia Miocárdica e Arritmias Cardíacas. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Curso Arritmias I tema: Síncope e Tontura: Avaliação Clínica e conduta diagnóstica. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, E. A. ; GUARIENTO, M. E. ; PINHO, C. ; TEIXEIRA, S. M. ; ALEGRE, R. H. ; MAFFEIS, G. R. . A Eletrocardiografia Dinâmica em Portadores de Doença de Chagas Crônica. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda: Discussão De Casos Complexos. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Coordenador da Discussão de casos complexos. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Curso Marcapasso para o clínico tema: Diagnóstico Clínico laboratorial dos distúrbios do sistema excito condutor do coração. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Atualização Terapêutica em Hipertensão Arterial - Palestrante. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda: Arritmias No Infarto Agudo do Miocárdio. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Mesa Redonda: Palestrante: Arritmias em UTI tema: Arritmias no IAM. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Apresentador do tema: Alterações cárdio0vasculares em motoristas de Ônibus. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Coordenador do Curso de Eletrocardiografia. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Coordenador e Palestrante do Simpósio de Fatores de Risco e Controle da Hipertensão Arterial. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Curso Hipertensão Arterial tema: Tratamento em Situações Especiais. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Tratamento da Hipertensão Arterial Por Grupo Multidisciplinar em Posto de Assistência Médica do INAMPS.. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Isquemia Miocárdica Secundária ao Tratamento da Crise Hipertensiva em Pacientes com Hipertrofia Ventricular Esquerda. Comunicação Inicial. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . As Alterações Cardiovasculares induzidas por Stress em Motoristas de ônibus da região de Campinas - Temas Livres. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Hipertensão arterial resposta isquêmica secundária a queda pressórica abrupta em pacientes, com hipertrofia do ventrículo esquerdo. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALCOCER, P. R. C. ; PINHO, C. ; BASSANI, J. W. M. . Sistema para a extração e Análise Invasiva de Potenciais Tardios Ventriculares. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Coordenador da Sessão de Temas Livres Arritmia. Diagnóstico e terapêutica. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Coordenador da Mesa Redonda: Discussão de Traçados eletrocardiográficos. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, C. . Coração e Diabetes. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Trombose Intracavitária análise de 125 casos - Tema Livre. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C. . Palestrante: Terapêutica Medicamentosa da Hipertensão Arterial. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestra: Hipertrofia Ventricular. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Coração e diabetes. Estudo Anátomo-Clínico - Temas Livres. 1987. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pinho, Claudio . Palestrante: Atualização Terapêutica em Hipertensão Arterial. 1986. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, C. . Palestrante: Avaliação pré e pós operatória na cardiopatia crônica. 1986. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pinho, Claudio . Alterações Cardiovasculares em Pacientes Expostos Cronicamente a Nitroglicerina.. 1982. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, C . Registro PINNACLE Brasil. SOCESP: SOCESP, 2016 (Colaborador PINNACLE Registry).
-
Pinho C ; SARAIVA, J. F. K. . Manual Pratico de Cardiologia. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
Pinho C ; CARAMELLI, B. . EMAPO. 2000.
CARAMELLI, B. ; PINHO, C. . Estudo Multicêntrico de avaliação perioperatória. 2000.
PINHO, C. . Ponto de Encontro Vida Saudável - 20/02/2006. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PINHO, C. . Ponto de Encontro Vida Saudável - 07/11/2005. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PINHO, C . Registro Pinnacle Brasil. 2016. (Relatório de pesquisa).
PINHO, C. . Avaliação do risco cardiovascular no pós-operatório. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PINHO, C. . Investigação e Terapêutica das Arritmias no idoso. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PINHO, C. . Investigação e Terapêutica das Arritmias no idoso. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PINHO, C. . Módulo Master do Cardio College. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINHO, C. . Investigação e terapêutica as arritmias no idoso. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PINHO, C. . Avaliação de Risco Cirúrgico do Paciente Cardiopata para cirurgia geral. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Curso de Arritmias Cardíacas - Critérios eletrocardiográficos para o diagnóstico entre ectopia e aberrância. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Curso de Arritmias Cardíacas - Fibrilação atrial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Avaliação Peri-Operatória. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Atualização em Geriatria - Investigação terapêutica das arritmias no idoso. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PINHO, C. . Construção de um algoritmo de avaliação perioperatória. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PINHO, C. . Cardiopatia Isquêmica - Aspecto da Aterosclerose, Implicações Terapêuticas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Especialização em Geriatria - Discussão de Caso: Cardiopatia Isquêmica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PINHO, C. . Especialização em Geriatria - Atualização na abordagem perioperatória do paciente cardiopata para procedimentos cirúrgicos não cardíacos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PINHO, C. . Especialização em geriatria - Abordagem diagnóstica e terapêutica das arritmias ventriculares no idoso. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PINHO, C. . Construção de um algoritmo de avaliação perioperatória. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PINHO, C. . Avaliação de Risco Pré-Operatório. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Curso de atualização clínica para o Cirurgião Vascular. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Procedimentos Cirúrgicos Dermatológicos em portadores de dispositivos cardíacos implantáveis. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MOFFA, P. ; GRUPI, C. J. ; PASTORE, C. A. ; PINHO, C. . Curso Avançado de Eletrocardiograma. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Curso de Emergências Cardiológicas de Campinas - Aula de Emergências hipertensivas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . I Workshop 24 horas de Holter. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Palestrante: Hipertensão. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Palestrante do Treinamento de Primeiros socorros em UTI móvel. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Emergências Cardiológicas em UTI - Emergências Hipertensivas. 1998. .
PINHO, C. . Emergências de medicina intensiva da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. 1998. .
PINHO, C. . Prática cardiológica com especialistas, com o tema Cardiologia geral - critérios práticos preditivos de risco de morte súbita, na insuficiência coronariana, na insuficiência cardíaca congestiva, na miopatia, no portador de valvopatia e no atleta. 1998. .
PINHO, C. . Palestrante do I Curso de Reciclagem em atendimento médico de urgência de Valinhos. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . O ECG nas Taquiarritmias Paroxísticas Supraventriculares - Palestrante. 1997. .
PINHO, C. . Aula teórica de Arritmias Cardíacas. 1996. .
PINHO, C. . Arritmias Cardíacas. Diagnóstico e Tratamento para os residentes de 1 ano de Anestesiologia. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PINHO, C. . Cuidados intensivos da UNICAMP. 1996. .
PINHO, C. . Farmacologia de drogas: antiarrítmico, digitálios e Anti-Hipertensivos para Residentes de 1 ano do Departamento de Anestesiologia da. 1996. .
PINHO, C. . Curso de aprimoramento de Enfermagem em Cuidados Intensivos - Arritmias Cardíacas. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Aspectos clínicos e epidemiológicos da hipertensão arterial. 1995. .
PINHO, C. . Palestrante do I Curso de Eletrocardiografia. 1995. .
PINHO, C. . Aula sobre Eletrofisiologia. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Bases do ECG. 1994. .
PINHO, C. . Arritmias Cardíacas. Diagnóstico e Tratamento para os residentes do 1 ano de Anestesiologia. 1994. .
PINHO, C. . Farmacologia de Drogas: Arrítmicos Digitálicos e Anti-Hipertensivos. para os Residentes de Anestesiologia. 1994. .
PINHO, C. . Sistema Circulatório Farmacologia: Anti-arrítmicos, Digitálicos e Hipotensores. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINHO, C. . Eletrocardiograma de interesse para Anestesiastas. 1993. .
PINHO, C. . Anti-Hipertensivos e Anti-Arritmicos: Terapêutica. 1993. .
PINHO, C. . Alterações anatômicas como causa de arritmias. 1993. .
PINHO, C. . Sistema Circulatório Farmacologia: Anti-arrítmicos, Digitálicos e Hipotensores. 1993. .
PINHO, C. . O ECG de Alta Resolução Método e indicação. 1993. .
Pinho, Claudio . UTI Geral: aula- Arritmias em UTI. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINHO, C. . Coordenador do Curso de Reciclagem em Hipertensão Arterial. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Eletrocardiograma de interesse para Anestesiastas e tratamento das arritmias cardíacas. 1992. .
PINHO, C. . Eletrocardiograma de interesse para Anestesiastas e tratamento das arritmias cardíacas. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Pinho, Claudio . Coordenador do Curso de Reciclagem em Hipertensão Arterial. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINHO, C. . Tratamento das Arritmias Cardíacas. 1991. .
PINHO, C. . Eletrocardiograma de Interesse para Anestesia. 1991. .
PINHO, C. . Princípios Básicos de Eletrocardiografia - Palestra. 1991. .
PINHO, C. . Eletrocardiografia nas Miocardiopatias. 1991. .
PINHO, C. . Eletrocardiografia na Hipertensão Arterial. 1991. .
PINHO, C. . Arritmias Cardíacas: Diagnóstico e Tratamento (Clínico). 1991. .
PINHO, C. . Sistema Cardiocirculatório - Anti-Arritmicos Digitálicos e Hipotensores. 1991. .
PINHO, C. . Sistema Cardiocirculatório Anti-Arritmicos, Digitálicos e Hipotensores. 1991. .
PINHO, C. . Insuficiência Cardíaca Congestiva do Edema agudo de pulmão. 1991. .
PINHO, C. . Edema Agudo de Pulmão. 1991. .
PINHO, C. . Arritmias Cardíacas - Palestra. 1990. .
PINHO, C. . Marca Passo Cardíaco Estimulação Trans-Esofágica - Palestra. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINHO, C. . Arritmia e Holter - Palestra. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINHO, C. . Sistema Cardiocirculatório Farmacologia Anti-Arritmicos, Digitálicos e Hipotensores. 1990. .
PINHO, C. . Aneurisma Dissecante de Aorta - Palestra. 1990. .
PINHO, C. . Estudos dos Aneurismas Dissecantes da Aorta Torácica - Palestra. 1990. .
PINHO, C. . Hipertrofia Cardíaca e Arritmias - Conferência. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Curso de Residência Médica do Departamento de Pediatria FCM-UNICAMP - Semiologia Cardiológica Pediátrica, e ECG na infância e Arritmias. 1990. .
PINHO, C. . II Encontro de Profissionais de Saúde - Palestrante. 1990. .
PINHO, C. . Arritmias Cardíacas em Hipertrofia do Miocárdio na Hipertensão Arterial - Palestra. 1990. .
PINHO, C. . Sistema Circulatório Farmacologia: Anti-arrítmicos, Digitálicos e Hipotensores. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINHO, C. . Hipertensão Arterial no Estado Gestacional - Palestra. 1989. .
PINHO, C. . Aspectos Anatômicos e Funcionais do Sistema de Condução Cardíaco - Palestra. 1989. .
PINHO, C. . Hipertrofia Ventricular - Palestra. 1989. .
PINHO, C. . Drogas Anti-Arritímicas. 1989. .
PINHO, C. . Hipertrofia Ventricular Esquerda. 1989. .
PINHO, C. . Hipertrofia ventricular esquerda como fator de risco. 1989. .
PINHO, C. . Coração e Exercícios Físicos. 1988. .
PINHO, C. . Terapêuticos-Aspectos Práticos. 1986. .
PINHO, C. . A Importância da Hipertensão Arterial como Fator de Risco da Delaminação Aórtica - Monografia. 1985. (Editoração/Outra).
PINHO, C. . Aprovado Concurso Público para Residência na área de Cardiologia da FCM-UNICAMP. 1985. (Concursos).
PINHO, C. . Curso de Cardiologia Básica. 1984. .
PINHO, C. . I Curso Intensivo de Eletrocardiografia. 1984. .
PINHO, C. . Aprovado Concurso Público para Médico Clínico do INAMPS. 1984. (Concursos).
PINHO, C. . Aprovado Concurso Público para Médico Clínico do IAMSPE. 1984. (Concursos).
PINHO, C. . Alterações Cardiovasculares em Trabalhadores Expostos Cronicamente à Nitroglicerina. 1982. .
PINHO, C. . Reunião Científica no Centro de Estudos da Santa Casa de Valinhos. 1982. .
PINHO, C. . Curso de estagiário da Santa Casa de Valinhos - SP (tópicos): Moléstia de Hodgkin, Tromboembolismo pulmonar, Parada Cardíaca, Pressão Venosa Central, Edema Agudo de Pulmão, Acidente Vascular Cerebral tipos e tratamentos, Dor Precordial. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Curso de Semiotécnica (prática). 1982. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Reuniões Clínico-Patológicas - Linfoma linfocítico - Carcinoma de Paratiróide - Infarto do Miocárdio - CIV pós-infarto. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINHO, C. . Curso de Semiologia ( Semiotécnica I). 1981. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Curso de Semiologia (tópicos): (1) Carcinoma epidemóide disseminado cor pulmonase agudo, (7) moléstia de Hodgkin, (13)Hipertensão Arterial Cardiopatia por Hipertensão Intoxicação Digitálica, (29) Cardiopatia isquêmica diabete mellitus e aterosclerose generalizada. 1981. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Curso de Blastomicose Generalizada. 1980. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Lepra lepromatosa Pneumonia por hipersensibilidade. 1980. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Curso de Miocardiopatia Idiopática Infartos Pulmonares múltiplos. 1980. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Curso de Cor Pulmonale Crônico. 1980. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHO, C. . Curso de Semiologia (tópicos): Fisiopatologia dos episódios de hipoglicemia no diabetes melitus, fisiopatologia do pâncreas, diagnóstico diferencial radiológico de processos osteoblásticos e osteolítico, adenocarcinoma do antro gástrico, cardiopatia diabética e cardiopatia chagástica crônica + ICC. 1979. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2020
Diretor Financeiro do Departamento de Cardiologia Clinica (Biênio 2020-2021), Sociedade Brasileira de Cardiologia.
2020
Diretor de Publicações do Grupo de Estudos em Eletrocardiografia (Biênio 2020-2021), Sociedade Brasileira de Cardiologia.
2019
Member of SPC ((2019 to current), Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
2019
Fellow of European Society of Cardiology (2019-to current), European Society of Cardiology.
2017
Founder Member of LAHRS (2017 to current), Latin American Heart Rhythm Society.
2014
International Associate Member of ACC (2014 to current), American College of Cardiology - USA.
2014
Premium Professional Member of AHA (2014 to current), American Heart Association - USA.
2012
Diretor Financeiro do Departamento de Cardiologia Clinica (Biênio 2012-2013), Sociedade Brasileira de Cardiologia.
2011
Physician Member oh Heart Rhythm Society (2011 to current), Heart Rhythm Socieity- USA.
2010
Diretor Financeiro do Departamento de Cardiologia Clinica (Biênio 2010-2011), Sociedade Brasileira de Cardiologia.
2009
Título de Proficiência em Arritmia Clínica, Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.
2006
Membro titular, Sociedade Brasileira de História da Medicina.
2006
Associado Efetivo- n 231, Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.
2005
Presidente da Comissão de Avaliação Perioperatória -CAPO) do Departamento de Cardiologia Clinica (Biênio 2005-2006), Sociedade Brasileira de Cardiologia.
2004
Primeiro diretor científico da Associação Médica de Valinhos - biênio outubro 2002-2004, Associação Médica de Valinhos.
2004
Vice-Presidente da Comissão de Avaliação perioperatória - 2002-2004, Sociedade Brasileira de Cardiologia.
2004
Especialista em Hipertensão CEH, Sociedade Brasileira de Hipertensão.
2003
Diretor da Valinhos Vinhedo Serviços Médicos SC/Ltda - 1997-2003, Valinhos Vinhedo Serviços Médicos SC/Ltda.
2003
Presidente da Comissão Municipal de Trabalho da cidade de Valinhos nos biênios de julho de 1999 - 2000 e julho 2001-2003, Prefeitura Municipal de Valinhos.
2002
Presidente da Associação Médica de Valinhos - biênio de outubro 2000-2002, Associação Médica de Valinhos.
2000
Primeiro secretário da Associação Médica de Valinhos - 1996- 2000, Associação Médica de Valinhos.
2000
Presidente da Comissão de Ética Médica da Irmandade de Misericórdia Santa Casa de Valinhos - 1997/1998 e 1999/2000, Irmandade de Misericórdia Santa Casa de Valinhos.
1997
Conselheiro do Clube Atlético Valinhense - (triênio 1997-1998), Clube Atlético Valinhense.
1996
Médico Contratado da Disciplina de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP -(1988 a 1996), UNICAMP.
1996
Responsável pelo Serviço de Arritmias Cardíacas da Disciplina de Cardiologia da FCM - (1988 - 1996), UNICAMP.
1996
Member of SOLAECE (1996-2017), Sociedad Latino Americana de Estimulacion Cardiaca e Electrofisiologia.
1995
Presidente do Departamento de Cardiologia (biênio 1993/1995), Sociedade de Medicina Cirurgia de Campinas.
1995
Membro suplente do conselho fiscal biênio (Biênio 1993/1995), Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.
1995
Membro fundador da Associação Médica de Valinhos, Associação Médica de Valinhos.
1994
Conselheiro do Clube Atlético Valinhense - (triênio 1994-1997), Clube Atlético Valinhense.
1993
Tesoureiro do Departamento de Cardiologia, Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.
1992
Tesoureiro do Departamento de Cardiologia, Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.
1992
Membro da Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial., Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial..
1992
Membro da Sociedade Interamericana de Hipertensão Arterial, Sociedade Interamericana de Hipertensão Arterial.
1991
Médico Cardiologista contratado da Prefeitura Municipal de Valinhos - No período de 1987 a 1991, Prefeitura Municipal de Valinhos.
1991
Secretário do Departamento de Cardiologia (Biênio 1990-1991), Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.
1991
Responsável pelo Serviço de Eletrocardiografia do HC-UNICAMP (1991-1996), HC-UNICAMP.
1990
Assessor técnico dos grupos de Hipertensão Arterial, Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Valinhos.
1990
Secretário do Departamento de Cardiologia (Biênio 1990-1991), Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas..
1990
Membro do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (1990-atual), Sociedade Brasileira de Cardiologia.
1988
Médico Perito Clínico do INPS, Contratado, na Cidade de Valinhos SP, Prefeitura Municipal de Valinhos.
1987
Médico Perito Clínico do INPS, Contratado, na Cidade de Valinhos SP, Prefeitura Municipal de Valinhos.
1987
1 Prêmio COMUESP - Coração e Diabetes Estudo Anátomo-Clínico Sessão Temas Livres, COMUESP.
1986
Médico Perito Clínico do INPS, Contratado, na Cidade de Valinhos SP, Prefeitura Municipal de Valinhos.
1985
Médico Perito Clínico do INPS, Contratado, na Cidade de Valinhos SP, Prefeitura Municipal de Valinhos.
1985
Membro da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (1985- atual), Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.
1985
Membro do Departamento de Cardiologia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (1985 - atual)., Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas..
1985
Membro da Associação Paulista de Medicina (1985-atual), Associação Paulista de Medicina..
1985
Membro da Associação Médica Brasileira (1985-atual), Associação Médica Brasileira.
1985
Membro da Sociedade Paulista de Cardiologia (1985-atual), Sociedade Paulista de Cardiologia.
1985
Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (1985-atual), Sociedade Brasileira de Cardiologia.
1985
Membro fundador da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (1985 to current), Sociedade Brasileira de Cardiologia.
1985
Prêmio Higroton Pesquisadores Jovens, Sociedade Brasileira de Cardiologia e Biogalênica produtos CIBA-GEIGY.
1984
Diploma de Honra participação na ministração do Curso de Cardiologia Básica, Centro Acadêmico Adolfo Lutz.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Medicina. , Av John B Dunlop sn, Jd. Ipaussurama, Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 37298619, URL da Homepage:
Experiência profissional
1999 - 2003
Prefeitura Municipal de VALINHOSVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro e presidente
Outras informações:
Presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Relevante trabalho voluntario contra o desemprego na cidade.
1986 - Atual
UNIMED CAMPINASVínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Cooperado na área de Cardiologia
Atividades
-
01/2014 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração - Unimed Campinas.,Cargo ou função, Membro e Coordenador da Comissão Eleitoral para coordenação do Conselho de Administração e Conselho Técnico.
-
01/2009 - 03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração - Unimed Campinas.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para eleição do Conselho de Adminstração e Técnico.
-
01/2006 - 03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração - Unimed Campinas.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para coordenação do Conselho de Administração e Conselho Técnico.
-
06/2002 - 06/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração - Unimed Campinas.,Cargo ou função, Representante da Especialidade no Comitê de Cardiologia.
2002 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC CampinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15
Outras informações:
Ministra as disciplinas de:Praticas de Medicina/ Área de Cardiologia no internato
2015 - 2016
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC CampinasVínculo: Colaborator, Enquadramento Funcional: Integrador Acadêmico em Serviços Fac Medicina, Carga horária: 24
Atividades
-
02/2003
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clinica Cirúrgica II: práticas de cardiologia, Especialidades Clínicas: práticas de cardiologia, Práticas clinicas em organizações de saúde
-
09/2006 - 09/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Médicas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação dos Relatórios Finais de Iniciação científica - Ato NPEx 004/06.
-
04/2006 - 04/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Comissão de avaliação dos planos de trabalho de Iniciação Científica e Projetos de Pesquisa - ATO NPEx 003/06.
-
03/2006 - 03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Comissão de Avaliação dos relatórios parciais de IC - ATO NPex 002/06.
-
09/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Vida.,Cargo ou função, Comissão de Avaliação e Acompanhamento dos Docentes em Regime Dedicação - ATO CCV 174/05.
1988 - 1996
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 0
Outras informações:
Médico do Corpo Clínico/Chefe do serviço de Eletrocardiografia e Arritmias Cardiacas do HC UNICAMP. Supervisão ambulatorial dos residentes de cardiologia.
1983 - 1986
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Médico Residente, Enquadramento Funcional: Médico Residente
Outras informações:
Áreas de Clínica Médica primeiro ano, e Cardiologia 2 e 3 ano
1982 - 1982
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Internato, Enquadramento Funcional: Internato
Outras informações:
Plantões: Tocoginecologia - 120h, Pediatria - 120h, Emergência - 120h, Clínica Médica - 96h, Clínica Cirúrgica - 96h
1980 - 1980
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Interno Plantonista, Enquadramento Funcional: Interno Plantonista
Outras informações:
Plantão voluntário do Serviço de Emergência do H.C. UNICAP
Atividades
-
01/1992
Direção e administração, Hospital das Clínicas.,Cargo ou função, Responsável pelo Serviço de Eletrocardiografia do HC-UNICAMP.
-
01/1988
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Departamento de Clínica Médica da FCM/UNICAMP.,Serviço realizado, Médico.
-
01/1982
Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital das Clínicas.,Cargo ou função, Conselho da Administração representante Discente de Medicina.
-
07/1982 - 12/1982
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aulas Práticas de Semiotécnica alunos do 2 ano Médico
-
01/1982
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitor Oficial do Departamento de Clínica Médica - Área de Semiologia Geral
-
01/1981
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitor Oficial do Departamento de Clínica Médica
-
01/1981
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aulas de Semiotécnica I - alunos do 2 ano médico
-
08/1980 - 12/1980
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aulas práticas de Semiotécnica Curso de Semiologia I - Carga Horária de 8 horas semanais
-
01/1980
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitor voluntário do Departamento de Clínica Médica - área de Semiologia Geral
1996 - Atual
Centro Médico de CampinasVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 0
Atividades
-
02/1999
Serviços técnicos especializados , Departamento de Cardiologia.,Serviço realizado, Médico convidado do Corpo Clínico.
-
01/1996
Serviços técnicos especializados , Departamento de Cardiologia, Corpo Clínico.,Serviço realizado, Médico.
1996 - 2000
Hospital Paulo SacramentoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro Visitante, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1996
Outras atividades técnico-científicas , Hospital, Hospital.,Atividade realizada, Médico Visitante.
1996 - 2000
Hospital Vera CruzVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 0
Outras informações:
Membro do corpo Clínico
Atividades
-
01/1996
Serviços técnicos especializados , Serviço Eletrofisiologia e Arritimia.,Serviço realizado, Médico.
1996 - 2000
Incor CampinasVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 0
Outras informações:
Médico
Atividades
-
01/1996
Serviços técnicos especializados , Serviço de Eletrofisica e Arritmia.,Serviço realizado, Médico.
1989 - Atual
Santa Casa de ValinhosVínculo: Médico Efetivo, Enquadramento Funcional: Médico Efetivo
1980 - 1989
Santa Casa de ValinhosVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Serviço de Medicina, Carga horária: 0
Outras informações:
Medico Efetivo
Atividades
-
01/1985
Serviços técnicos especializados , Corpo Clínico, Pronto Socorro.,Serviço realizado, Medico.
-
01/1981 - 12/1982
Estágios , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Valinhos.,Estágio realizado, Serviço de Cardiologia e Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica.
-
01/1980 - 12/1982
Estágios , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Valinhos.,Estágio realizado, Serviço de Medicina - Cirurgia Geral, Tocoginecologia, Obstetrícias, Pediatria, Clínica Geral, Ortopedia, Medicina de Urgência.
-
01/1982
Treinamentos ministrados , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Valinhos.,Treinamentos ministrados, Apresentador das reuniões: Choque, Etiologia, tipos e tratamentos. - Intoxicação exógena. - Acidentes por animais peçonhentos
1986 - Atual
Clinica PinhoVínculo: Proprietario, Enquadramento Funcional: Coordenador e responsável técnico
Outras informações:
Clinica especializada em atendimento cardiológico ambulatorial e exames diagnósticos não invasivos na área de cardiologia.
2020 - 2021
HOSPITAL E MATERNIDADE CELSO PIERROVínculo: Participação em Comissão, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Etica e religião - HMCP
Outras informações:
Comissão que assessora a direção do Hospital em assuntos de ética e religião.
1997 - 2003
Valinhos Vinhedo Serviços MédicosVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho de Administração
Outras informações:
Empresa responsável pela construção do Hospital e Maternidade Galileo inaugurado em 11/02/2007 na cidade de Valinhos
2006 - 2008
Hospital e Maternidade GalileoVínculo: Diretor Clinico, Enquadramento Funcional: Diretor Clinico
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Claudio Pinho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?