Fernanda Meneses Rodrigues da Costa

Tem experiência na área de Letras, em pesquisas na área de Linguística Aplicada, e na área educacional, atuando como professora de inglês.

Informações coletadas do Lattes em 29/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada

2016 - 2018

Faculdade de Letras - UFRJ
Título: QUESTÕES DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DO ENEM 2016: QUE PERSPECTIVAS DE LETRAMENTOS O EXAME (DES)LEGITIMA?,Ano de Obtenção: 2018
Paula Tatianne Carrera Szundy.Palavras-chave: ENEM; Gêneros Discursivos; Letramentos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.

Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Inter-relações entre o ENEM, os documentos oficiais do Ensino Médio e a proposta de adesão ao exame apresentada às Universidades Federais.
Orientador: Professor Doutora Paula Tatianne Carréra Szundy

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

colegio estadual professor Ernesto faria

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Participação em eventos

IX Simpósio Internacional de Estudo de Gêneros Textuais.O ENEM e as OCEM: a quem a proposta de um currículo único nacional privilegia?. 2017. (Simpósio).

I Encontro de Micro-Análise de Dados. 2015. (Encontro).

II ENEALL ? Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas .: : a formação inicial do professor na escola - por um enlace dos discursos.A abordagem da leitura em aulas de Língua Portuguesa: a relação teoria-prática na produção das atividades didáticas.. 2015. (Encontro).

XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.Inter-relações entre o ENEM, os documentos oficiais do Ensino Médio e a proposta de adesão ao exame apresentada às Universidades Federais.. 2015. (Outra).

Curso de extensão: Gêneros Textuais e referenciação: pesquisa e ensino;. 2014. (Outra).

I ENEALL ? Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas - Desafios da formação em linguagens: saberes e sujeitos, re.. 2014. (Encontro).

XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. 2014. (Outra).

XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.O ensino (não) situado de matemática e física em uma escola pública do município do Rio de Janeiro.. 2014. (Outra).

Pesquisando sobre o acompanhamento pedagógico na aprendizagem autodirigida das línguas estrangeirarass.. 2013. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Gêneros discursivos como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem de matemática e física.. 2013. (Congresso).

XI Seminário de Teses e Dissertações em Andamento. 2013. (Seminário).

XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural..Gêneros discursivos como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem de matemática e física.. 2013. (Outra).

Curso de Extensão: Identidades diversas na literatura norte-americana. 2012. (Outra).

Múltiplos Letramentos na Escola. 2012. (Outra).

Produções bibliográficas

  • COSTA, FERNANDA MENESES RODRIGUES DA ; SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA . O ensino-aprendizagem (não)situado de matemática e física no ensino-fundamental: reflexões sobre as concepções de dois professores a luz da linguística sistêmico-funcional. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO) , v. 33, p. 1059-1088, 2017.

  • COSTA, F. M. R. . O ENEM e as OCEM: a quem a proposta de um currículo único nacional privilegia?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, F. M. R. ; C.L., Amanda ; S.P., Talita. ; G. S., Maria Eduarda. ; S., Igor . A abordagem da leitura em aulas de Língua Portuguesa: a relação teoria-prática na produção de atividades didáticas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, F. M. R. . INTER-RELAÇÃO ENTRE O ENEM, OS DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO MÉDIO E A PROPOSTA DE ADESÃO AO EXAME APRESENTADA ÀS UNIVERSIDADES FEDERAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, F. M. R. . O ensino (não) situado de matemática e física em uma escola pública do município do Rio de Janeiro.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, F. M. R. . Gêneros discursivos como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem de matemática e física.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, F. M. R. . Gêneros discursivos como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem de matemática e física.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuava ministrando aulas de inglês aos servidores públicos da UFRJ.

2012 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuava como bolsista de Iniciação Científica em Linguística Aplicada, na UFRJ.

Atividades

  • 01/2012 - 05/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Letras - UFRJ, Faculdade de Letras - UFRJ.,Atividade realizada, Bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq.

  • 10/2015 - 01/2016

    Estágios , Faculdade de Letras - UFRJ, .,Estágio realizado, Estagiária de Inglês.

2019 - Atual

Colégio Pedro II

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40