José Elizângelo Lopes Luna
Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2000), Especialização em Ensino da Matemática pela Universidade de Pernambuco (2002), e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Atualmente é professor assistente do quadro permanente da Universidade de Pernambuco-UPE para a área de Cálculo e Análise, membro do grupo de pesquisa FAMAC- Física Aplicada e Matemática Computacional, coordenador do Laboratório de Matemática Aplicada e Computacional- LAMAC, integrante do Núcleo Docente estruturante e Vice-coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Garanhuns.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Matemática em Rede Nacional
2011 - 2013
Universidade Federal de Alagoas
Título: O Algoritmo do Par Binário: Um estudo da representação decimal do quociente $q=\frac{a}{2^n}:a\in\mathbb{R}$ e $n\in\mathbb{N}*$, Ano de Obtenção: 2013
André Luiz Flores.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Representação decimal; divisor dois; par binário.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise.
Especialização em Programação do ensino da matemática
2002 - 2003
Universidade de Pernambuco
Título: Quocientes Reais de divisor 2: Considerações analíticas e aplicações aritméticas do algoritmo do termo binário
Orientador: Nadson José Rodrigues de Araújo
Aperfeiçoamento em Matemática do ensino médio II
2008 - 2008
Instituto Nacional de matematica Pura e Aplicada
Título: ***. Ano de finalização: 2008
Orientador: ***
Graduação em Licenciatura em Ciências:habilitação em Matemática
1996 - 2000
Universidade de Pernambuco
Título: ***
Orientador: ***
Formação complementar
2014 - 2014
Encontro de Formação Docente. (Carga horária: 30h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2009 - 2009
O currículo integrado na formação docente-parte 2. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Educação do estado de Pernambuco, SEE-PE, Brasil.
2009 - 2009
O currículo integrado na formação docente- Parte 1. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Educação do estado de Pernambuco, SEE-PE, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de formação inicial do Projeto NEPSO. (Carga horária: 16h). , Instituto Paulo Montenegro, IPM, Brasil.
2008 - 2008
Projeto CECINE. (Carga horária: 12h). , Coordenação do Ensino das Ciências do NOrdeste, CECINE-UFPE, Brasil.
2008 - 2008
Experimentos de Ensino-aprendizagem para o Ensino. (Carga horária: 20h). , Coordenação do Ensino das Ciências do NOrdeste, CECINE-UFPE, Brasil.
2008 - 2008
Base Curricular Comum e OTM's- Matemática. (Carga horária: 48h). , Secretaria de Educação do estado de Pernambuco, SEE-PE, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação em Literatura e Direitos Humanos. (Carga horária: 30h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2006 - 2006
Instrumental laboratorial de Matemática. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco, SEDUC-PE, Brasil.
2005 - 2005
Ensino interdisciplinar das ciências. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco, SEDUC-PE, Brasil.
2003 - 2003
Introdução à teoria ergódica. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2003 - 2003
Introdução aos sistemas integráveis. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2003 - 2003
Caos no Sistema solar. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2002 - 2002
Resolvendo equações polinomiais. , SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PE, SBEMPE, Brasil.
2002 - 2002
Construindo cônicas. , Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM, Brasil.
1991 - 1991
Programação na linguagem MBASIC. (Carga horária: 30h). , Data Center informática, DC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Teoria dos números inteiros e reais.
Organização de eventos
LUNA, J. E. L. . International Youth Math Challenge. 2021. .
LUNA, J. E. L. . 16.ª Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas. 2021. .
LUNA, J. E. L. . International Youth Math Challenge. 2020. .
LUNA, J. E. L. . X SEMANA DA MATEMÁTICA:. 2019. (Congresso).
AMAZONAS, I. B. ; LUNA, J. E. L. . VIII Semana de Matemática. 2017. (Congresso).
LUNA, J. E. L. . VI SEMANA DE MATEMÁTICA DA UPE- CAMPUS GARANHUNS. 2015. (Congresso).
AMAZONAS, I. B. ; LUNA, J. E. L. . V SEMANA DA MATEMÁTICA DA UPE-CAMPUS GARANHUNS. 2014. (Congresso).
LUNA, J. E. L. . Representante local da SAB na organização das XIV Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica no município de Iati-PE.. 2011. (Outro).
Participação em eventos
I Semana Científica do Agreste Meridional. Forma Matricial do Lema de Bachét- Bezout e obtenção de soluções minimais de Equações Diofantinas Lineares em duas variáveis. 2019. (Congresso).
I Semana Científica do Agreste Meridional. Fortalecimento dos pilares da matemática pura e aplicada no curso de licenciatura em Matemática: Proposta de monitoria em Lógica e Geometria analítica. 2019. (Congresso).
X Semana de Matemática. Mesa redonda: "40 anos formando professores- Passado, presente e futuro". 2019. (Congresso).
X Semana de Matemática.Análise aritmética de Três truques matemáticos clássicos da mágica de salão. 2019. (Outra).
VIII Semana da Matemática. O Teorema do par binário e suas aplicações. 2017. (Congresso).
VIII Semana da Matemática. 2017. (Congresso).
XVII Semana universitária. Apologia ao plano com o GeoGebra: Isometrias, Deformações e Curvas parametrizadas. 2017. (Congresso).
II Seminário de Planejamento Estratégico e Acadêmico da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns.Apresentação das linhas de pesquisa do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Garanhuns. 2015. (Seminário).
SEMINÁRIO DE GESTÃO ACADÊMICA UPE 2015 REGIONAL AGRESTE. 2015. (Seminário).
VI SEMANA DE MATEMÁTICA DA UPE CAMPUS GARANHUNS. MESA REDONDA: O ACESSO À UNIVERSIDADE VIA ENEM E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DA ED. BÁSICA. 2015. (Congresso).
VI SEMANA DE MATEMÁTICA DA UPE CAMPUS GARANHUNS. UMA VERSÃO MATRICIAL PARA O LEMA DE BACHET-BEZOUT. 2015. (Congresso).
V SEMANA DA MATEMÁTICA DA UPE- CAMPUS GARANHUNS.MESA REDONDA: A PRÁTICA PROFISSIONAL E AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO PARA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO INTERIOR: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS. 2014. (Seminário).
V SEMANA DA MATEMÁTICA DA UPE- CAMPUS GARANHUNS.REGULARIDADES ARITMÉTICAS DO QUOCIENTE a/2^n E APLICAÇÕES DO ALGORITMO DO PAR BINÁRIO. 2014. (Seminário).
III Workshop de Matemática em Educação a Distância.Mesa redonda: "Licenciatura X PROFMAT". 2013. (Outra).
VII Seminário Estadual do NEPSO. 2012. (Seminário).
IX CONGRESSO IBOPE UNESCO. 2011. (Congresso).
Formação inicial NEPSO polo Pernambuco.Construção de planos amostrais para pesquisas de opinião com fins educacionais. 2010. (Encontro).
Oficina de Aprofundamento da metodologia NEPSO. 2010. (Oficina).
V Seminário Estadual NEPSO. 2010. (Seminário).
1.º Encontro de Professores formadores do NEPSO- PÓLO FÁBIO MONTENEGRO.Formatação da ementa dos Encontros de formação inicial do NEPSO-pólo PE. 2009. (Encontro).
2.º Seminário Pernambucano de Educação Matemática nos contextos do Campo. 2009. (Seminário).
IV Seminário Estadual NEPSO Polo Pernambuco.Aplicação do Excel na Construção de Banco de Dados e Tabulação de Resultados. 2009. (Seminário).
VIII Congresso IBOPE UNESCO. Aplicação do Excel na Construção de Banco de Dados e Tabulação de Resultados. 2009. (Congresso).
III Seminário Estadual NEPSO- Pólo Fábio Montenegro.Sítio Arqueológico Boi Branco: patrimônio e preservação. 2008. (Seminário).
Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Técnica, Inclusão e Pluralidade.Integrante da Mesa redonda: "Sítio Arqueológico Boi Branco: Patrimônio e preservação". 2008. (Encontro).
VII Congresso IBOPE-UNESCO. Sítio Arqueológico Boi Branco: Patrimônio e preservação. 2008. (Congresso).
II Seminário Estadual do NEPSO. 2007. (Seminário).
V Encontro Pernambucano de Educação Matemática. 2002. (Encontro).
II Encontro Estadual de Docentes de Matemática das Faculdades de Foramção de Professores: Interiorizando o debate. 1997. (Encontro).
Participação em bancas
SANTOS, P. S. A.;LUNA, J. E. L.. Equações diofantinas lineares com duas incógnitas no ensino básico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Matemática) - Universidade de Pernambuco.
SANTOS, P. S. A.;LUNA, J. E. L.. O processo da contextualização do ensino-aprendizagem na disciplina de matemática no ensino fundamental em uma escola do município de Garanhuns-PE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Matemática) - Universidade de Pernambuco.
SANTOS, P. S. A.;LUNA, J. E. L.. Educação: a utilização de gêneros textuais no ensino de matemática e o papel do professor. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Matemática) - Universidade de Pernambuco.
MELO, D. M. B.; SANTOS, C. C.;LUNA, J. E. L.. Livro Didático: uma abordagem das orientações avaliativas propostas aos professores do ensino médio. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Matemática) - Universidade de Pernambuco.
BARRETO, F. F. A.;LUNA, J. E. L.; SILVA, R. B.. Guardiões do segredo: Uma exploração dos métodos clássicos e contemporâneos de criptografia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
BARRETO, F. F. A.;LUNA, J. E. L.; SILVA, R. B.. Qual o melhor lugar para sentar no cinema no contexto da otimização visual?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
NASCIMENTO JUNIOR, P. C.;LUNA, J. E. L.; AMAZONAS, I. B.. Progressão Geométrica de ordem superior: um método de formulação do termo geral. 2024.
NASCIMENTO JUNIOR, P. C.;LUNA, J. E. L.; AMAZONAS, I. B.. Determinação do termo geral da progressão geométrica de primeira e segunda ordem a partir de uma função exponencial geradora. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
SANTOS, H. R. M.; NASCIMENTO JUNIOR, P. C.;LUNA, J. E. L.. Determinação dos coeficientes do método das diferenças finitas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
ALVES, D. A. N. S.;LUNA, J. E. L.; FALCAO, R. E. A.. Aplicação da modelagem preditiva via árvore de decisão nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com ênfase na Corona Virus Disease 2019 (COVID 19) no Brasil referente ao período de 2020 a 2022. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
SILVA, I. A.;LUNA, J. E. L.; SANTOS, P. S. A.. É possível solucionar equações de grau 5 por radicais ?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
LUNA, J. E. L.; BARRETO, F. F. A.. Otimização do Polinômio de Taylor para aproximar radicais de índice n. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
LUNA, J. E. L.. Segurança baseada na matemática: aplicações da Teoria dos Números à criptografia de chave pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
LUNA, J. E. L.. Avaliador de trabalhos na III Semana científica do Agreste Pernambucano. 2021. Universidade de Pernambuco.
LUNA, J. E. L.. Semana universitária: consolidação da qualidade acadêmica na UPE e o desafio da internacionalização. 2017. Universidade de Pernambuco.
Orientou
Algoritmo do bilhar: uma interpretação geométrica para o MMC; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; (Orientador);
Construção formal do conjunto Z; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; (Orientador);
Construção formal do conjunto Q; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; (Orientador);
Aplicação do algoritmo do quocientem modular a quocientes com divisores do tipo 5^n; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; (Orientador);
TEOREMA DA REDUÇÃO À UNIDADE:UMA PROPOSTA PARA A SIMPLIFICAÇÃO DE POTÊNCIAS DE i; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Códigos detectores e corretores de erros: Uma introdução os corretores de Hamming; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Notação matricial no cálculo do quadrado de inteiros: introduzindo a aplicação tabular; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Máximo Divisor Comum e a Identidade de Bachet-Bezóut: uma interpretação matricial para a determinação da solução minimal de uma equação diofantina linear em duas variáveis; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Uma aplicação do teorema de Cayley-Hamilton na obtenção de uma fórmula fechada para o cálculo das potências n-ésimas de matrizes de ordem 2; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Aplicação dos coeficientes de Cayley-Hamilton na determinação de potências n-ésimas de números complexos; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
O algoritmo do quociente módulo 5 em R: Determinação dígito a dígito de quocientes de dízimas de expansão infinita com divisor 5; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Ens Quantum: Introdução às Ciências Matemáticas à Luz da Filosofia Aristotélico-Tomista; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
SOBRE A FUNÇÃO QUOCIENTE MODULAR: UMA VERSÃO DO ALGORITMO DO PAR BINÁRIO PARA A DETERMINAÇÃO DÍGITO A DÍGITO DA FORMA DECIMAL DE QUOCIENTES DE DIVISOR 5; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Aritmética Intervalar: Uma Representação Numérica para Intervalos Reais ; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Sobre a determinação do comprimento do período de dízimas geradas por recíprocos de potências de primos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Sobre a forma matricial dos números complexos e aplicações; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
UMA DEMONSTRAÇÃO PARA O ALGORITMO DE INVERSÃO DE GAUSS-JORDAN E APLICAÇÕES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
APLICAÇÃO DA TEORIA DO GRUPO DE PERMUTAÇÕES NA DEFINIÇÃO GERAL DE DETERMINANTE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Expansão multinomial de Leibniz: considerações sobre a generalização discreta para o teorema do binômio; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Análise de Três truques matemáticos clássicos da mágica de salão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Complexificação de Espaços Matriciais: Uma proposta de otimização da Regra de Cramer para discussão e determinação de raízes em sistemas lineares 2X2; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Sobre a Obtenção de Aproximações Lineares Ótimas para Raízes Quadradas Definidas num Intervalo Limitado de R+ ; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Sobre a demonstração do algoritmo da duplicidade para radicais inteiros de índice 2 ; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Sobre a aplicação do teorema da representação de inteiros na análise de três truques clássicos da mágica de salão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Tutoria discente na Licenciatura em Matemática: uso da monitoria como coadjuvante na formação em Álgebra Linear do futuro professor; 2024; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Tutoria discente na Licenciatura em Matemática: uso da monitoria como coadjuvante na formação em Álgebra Linear do futuro professor; 2024; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Monitoria voluntária de Álgebra Linear II; 2024; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Estágio supervisionado não obrigatório; 2024; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Monitoria voluntária de Geometria analítica; 2023; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Monitoria voluntária de Geometria analítica; 2023; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Monitoria voluntária de Introdução à Lógica matemática; 2023; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Monitoria voluntária de Introdução à Lógica matemática; 2023; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Monitoria voluntária de Análise Real II; 2023; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Monitoria voluntária de Análise Real I; 2023; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Acompanhamento discente em Lógica e Geometria Analítica: uso da monitoria como coadjuvante na formação profissional na Licenciatura em Matemática; 2023; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Monitoria voluntária de Geometria analítica; 2022; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Monitoria voluntária de Geometria analítica; 2022; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Monitoria da disciplina de Álgebra Linear I; 2021; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Fortalecimento dos pilares da matemática pura e aplicada no curso de licenciatura em Matemática: Proposta de monitoria em Lógica e Geometria analítica; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Monitoria da disciplina Teoria dos conjuntos-2018; 2; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
A arte de demonstrar; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Introdução à Matemática Pura: acompanhamento ao discente nas disciplinas de introdução à lógica matemática e estruturas algébricas da licenciatura em matemática da UPE- Campus Garanhuns; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Uma abordagem aos segredos matemáticos dos Simpsons; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Apologia ao plano com o Geogebra: Isometrias, deformações e curvas parametrizadas; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Apologia ao plano com o GeoGebra: Isometrias, deformações e curvas parametrizadas; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: José Elizângelo Lopes Luna;
Produções bibliográficas
-
ALVES, D. A. N. S. ; NASCIMENTO, G. I. L. A. ; CASTANHA, E. R. ; LUNA, J. E. L. ; SOBRAL, E. F. M. ; BRANDAO, W. A. ; MOREIRA, K. A. ; MENDES, J. S. ; CUNHA FILHO, M. ; BARROS, D. M. ; FALCAO, R. E. A. . Prevalência de comorbidades na Síndrome Respiratória Aguda Grave em pacientes acometidos por COVID-19 e outros agentes infecciosos. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. v.9, n.11, p. e70791110286, 2020.
-
ARAUJO, A. C. G. ; SOUZA, P. L. ; LUNA, J. E. L. ; AMAZONAS, I. B. . MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. In: Cristiana Barcelos da Silva; Roger Goulart Mello. (Org.). METODOLOGIAS, PRÁTICAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 1.ªed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021, v. 1, p. 82-90.
-
FELIX, I. A. ; ALVES, D. A. N. S. ; AMAZONAS, I. B. ; GOMES, V. K. I. ; LUNA, J. E. L. ; AMARAL, L. S. . Análise e previsão para resultados de jogos de futebol: Uma aplicação ao campeonato da Coréia do Sul 2019. In: Editora Poisson. (Org.). Análise e previsão para resultados de jogos de futebol: Uma aplicação ao campeonato da Coréia do Sul 2019. 1.ªed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 43, p. 81-93.
-
GOMES, V. K. I. ; ALVES, D. A. N. S. ; FELIX, I. A. ; NASCIMENTO, G. I. L. A. ; LUNA, J. E. L. ; AMAZONAS, I. B. . Análise de Regressão Linear: Uma previsão do IDEB de 2019 para a Região Nordeste. In: Editora Poisson. (Org.). Análise de Regressão Linear: Uma previsão do IDEB de 2019 para a Região Nordeste. 1.ªed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 42, p. 79-88.
-
LUNA, J. E. L. . Metodologia NEPSO no Município de Iati-PE: Trajetória de uma metodologia integradora. Boletim NEPSO- Abril/Maio/Junho, São Paulo-SP, p. 3 - 5, 12 jul. 2009.
-
ARAUJO, A. C. G. ; LUNA, J. E. L. . Fortalecimento dos pilares da matemática pura e aplicada do curso de Licenciatura em Matemática: Proposta de mon. In: Semana Universitária, 2019, Garanhuns. ANAIS 2019. Garanhuns: Universidade de Pernambuco, 2019. v. 5. p. 94-97.
-
LUNA, J. E. L. . Aplicação do Excel na Construção de Banco de Dados e Tabulação de Resultados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUNA, J. E. L. . O Algoritmo do Par Binário: Um estudo da representação decimal do quociente $q=\frac{a}{2^n}:a\in\mathbb{R}$ e $n\in\mathbb{N}*$ 2013 (Dissertação de Mestrado).
-
LUNA, J. E. L. . Programa de qualificação do Ensino de Matemática em nível médio: Uma proposta para a Escola Francisco Pereira da Costa 2007 (Proposta de intervenção pedagógica).
-
LUNA, J. E. L. . INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA, E INFORMÁTICA DO CURSO NORMAL EM NÍVEL MÉDIO: USO DA TECNOLOGIA COMO SUPORTE AO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA E FERRAMENTA DE APOIO AO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO. Iati 2007 (Projeto de intervenção interdisciplinar em ciências).
-
LUNA, J. E. L. ; ARAUJO, M. S. ; SOUZA, V. V. . Relevância do cultivo da mamona para a produção de biodiesel: uma oficina interdisciplinar no ensino médio na cidade de Iati-PE 2005 (Projeto de intervenção interdisciplinar em ciências).
-
LUNA, J. E. L. . Quocientes reais de divisor dois: Considerações analíticas e aplicações aritméticas do algoritmo do termo binário 2002 (Monografia de especialização).
Outras produções
LUNA, J. E. L. . Assistente para preenchimento do perfil avaliativo do aluno 2006. 2006.
LUNA, J. E. L. ; SANTANA, A. B. X. . Entre o 0 e o 1: A mágica do sistema binário de numeração. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUNA, J. E. L. ; MELO, R. B. ; ALMEIDA, V. F. . Coeficientes de Cayley-Hamilton e aplicações. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUNA, J. E. L. ; ALVES, E. A. F. ; PIMENTEL, N. S. . O algoritmo do quociente módulo 5 em IR. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUNA, J. E. L. . Construção Formal dos conjuntos numéricos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUNA, J. E. L. . Aplicações da diferencial. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUNA, J. E. L. . Geometria analítica de curvas e superfícies. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns. , Rua Capitão Pedro Rodrigues, São José, 55294902 - Garanhuns, PE - Brasil, Telefone: (87) 37618210
Experiência profissional
2004 - 2016
Secretaria de Educação e Cultura de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 30
Atividades
-
07/2004 - 12/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
-
07/2004 - 12/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada à Educação, Informática Aplicada à Educação, Matemática
-
01/2005
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Formação continuada, Instituto de Formação continuada.,Atividade realizada, Professor Formador do Projeto Prof. Ricardo Ferreira para o Agreste Meridional.
-
01/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
2000 - 2000
Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor de PA, Carga horária: 8
2001 - 2001
Alternativa Cursos, ***Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemáica
2001 - 2001
Cursos Preparatórios VencerVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática
2004 - 2004
Meridional Colégio e Curso, ***Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Elizângelo Lopes Luna e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?