Janaína Maria Oliveira de Assis
Atualmente desenvolve atividades de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação - Mestrado em Meio Ambiente, Água e Saneamento da Universidade Federal da Bahia (MAASA/UFBA). Possui Pós-doutorado na área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, atuando na avaliação de Impactos da variabilidade do clima e vulnerabilidade socioambiental da população. Tem doutorado em Engenharia Civil, na área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, pela UFPE. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFPE (2012). Graduada em Geografia pela UFPE (2009). Realizou Doutorado Sanduíche na Technische Universität Berlin (Alemanha), no Instituto de Planejamento Ambiental (2015-2016), no âmbito do Projeto de cooperação Internacional - Innovate (2012-2017) e na Universidad Ncaional de Cuyo, (Argentina), na Faculdade de Engenharia (2014), pelo Programa CAPES-CAFP 034/11. Atuou como professora na Secretaria de Educação de Pernambuco (2016-2017), foi professora tutora do Curso de Gestão Ambiental, na modalidade EAD, do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE (2013 - 2014). Atuou como geógrafa, no laboratório de Meteorologia e Hidrometeorologia de Pernambuco, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP (2009 - 2012). É integrante do Grupo de Gestão Ambiental, da UFPE, fazendo parte da equipe de pesquisadores do do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR. Além de pesquisadora, atua como analista ambiental em consultorias na área de Avaliação de Impactos Ambientais e Gestão ambiental, com experiência em diagnósticos ambientais e estudos de avaliação de detecção de mudanças climáticas. Tem experiência na área de educação e desenvolvimento sustentável, gestão de recursos hídricos, vulnerabilidade socioambiental, com ênfase em climatologia.
Informações coletadas do Lattes em 23/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Civil
2012 - 2016
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Variabilidade do clima e cenários futuros de mudanças climáticas no trecho Submédio da bacia hidrográfica do rio São Francisco
, Ano de obtenção: 2016. Maria do Carmo Martins Sobral. Coorientador: Werônica Meira de Souza.
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
2011 - 2012
Universidade Federal de Pernambuco
Título: ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO SEMIÁRIDO DE PERNAMBUCO
, Ano de Obtenção: 2012.Maria do Carmo Martins Sobral.
Graduação em Geografia
2005 - 2009
Universidade Federal de Pernambuco
Título: INUNDAÇÕES EM ÁREAS URBANAS: ESTUDO DE CASO NA AVENIDA CAXANGÁ E ENTORNO, RECIFE-PE.
Orientador: Fernando de Oliveira Mota Filho
Pós-doutorado
2023
Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2017 - 2022
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gestão Ambiental.
Formação complementar
2022 - 2022
Políticas e Práticas de Segurança de Barragens para Entidades Fiscalizadora. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2022 - 2022
Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2022 - 2022
Pagamento por Serviços Ambientais. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2016 - 2016
Modelagem hidrodinâmica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Aplicação do modelo eco-hidrológico SWIM. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Formação no Ambiente Virtual de Aprendizagem - DEaD/IFPE. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Brasil.
2013 - 2013
Formação pedagógica em Educação à Distância - EaD IFPE. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Brasil.
2010 - 2010
Previsibilidade, Diagnósticos e Previsão Sazonal. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Meteorologia, SBMET, Brasil.
2010 - 2010
PRE-INTERMIDIATE ENGLISH. (Carga horária: 170h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, SENAC, Brasil.
2009 - 2009
Monitoramento, Análise Meteorológica e Hidrológica. (Carga horária: 40h). , Sociedade Brasileira de Meteorologia, SBMET, Brasil.
2009 - 2009
BEGINNER'S ENGLISH. (Carga horária: 170h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, SENAC, Brasil.
2009 - 2009
ELEMENTARY ENGLISH. (Carga horária: 170h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, SENAC, Brasil.
2008 - 2008
SIG aplicada ao planejamento Ambiental. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2007 - 2007
Mini-curso de Geomorfologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2007
Mini-curso de Paisagem. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2007
Mini-curso de Território. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2007
Atlas de Desenvolvimento Humano no Recife. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Climatologia Geográfica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Hidrogeografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2020
Impactos Socio-Econômico-Ambientais da Pandemia do Corona Vírus na População Vulnerável de Baixa Renda do Bairro do Pina - Recife, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria do Carmo Martins Sobral em 04/03/2022., Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar os efeitos da pandemia de COVID-19 em comunidades vulneráveis no bairro do Pina e Brasília Teimosa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA da Universidade Federal de Pernambuco. O mesmo foi aprovado em processo de avaliação na Plataforma Brasil, CAAE: 34363120.3.0000.520. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Maria Oliveira de Assis - Integrante / Maria do Carmo Martins Sobral - Coordenador / Gérsica Moraes Nogueira da Silva - Integrante / Edvania Torres Aguiar - Integrante / MENEZES, ATHOS FARIAS - Integrante / Vanice Selva - Integrante.
-
2019 - Atual
Gestão integrada de bacias hidrográficas para redução das pressões dos múltiplos usos da água diante das mudanças climáticas no semiárido do Brasil - CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPQ, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria do Carmo Martins Sobral em 04/03/2022., Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo propor estratégias de gestão integrada do uso da água e do solo frente às mudanças climáticas na região semiárida do nordeste brasileiro, de forma a apoiar o processo de tomada de decisão. Apresenta como objeto de estudo, reservatórios no semiárido e seu entorno, localizados na bacia hidrográfica do rio São Francisco e na bacia do rio Paraíba, contemplando o Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O projeto de pesquisa em tela é consequência das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa em Gestão Ambiental da UFPE, composto por uma equipe de pesquisadores, com experiência no tema, que propõe um estudo multi e interdisciplinar na gestão de recursos naturais no semiárido. Todas as informações coletadas de quantidade e qualidade de água, uso do solo, subsidiarão os estudos de geoprocessamento que auxiliará a avaliação e o planejamento estratégico para as áreas de estudo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Maria Oliveira de Assis - Integrante / Maria do Carmo Martins Sobral - Coordenador / renata maria caminha mendes carvalho - Integrante / Maiara Gabrielle de Souza Melo - Integrante / Ana Lúcia Bezerra Candeias - Integrante / Gérsica Moraes Nogueira da Silva - Integrante / Érika Alves Tavares Marques - Integrante / Ariane Silva Cardoso - Integrante / Edvania Torres Aguiar - Integrante / Claudia Ricardo de Oliveira - Integrante.
-
2015 - 2019
Sistema de Apoio à Decisão para Gestão Ambiental do Arranjo Produtivo da piscicultura em reservatórios no Semiárido de Pernambuco - FACEPE/APQ-1248-3.07/15, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria do Carmo Martins Sobral em 17/04/2017., Descrição: O projeto de pesquisa teve por objetivo desenvolver um sistema de apoio à decisão para gestão ambiental do arranjo produtivo da piscicultura em reservatórios no semiárido de Pernambuco e avaliação das mudanças climáticas e os impactos na atividade de piscicultura para os cenários futuros de escassez hídrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Maria Oliveira de Assis - Integrante / Maria do Carmo Martins Sobral - Coordenador / renata maria caminha mendes carvalho - Integrante / Maristela Casé Costa Cunha - Integrante / William Severi - Integrante / Silvana Carvalho de Souza Calado - Integrante / Ana Lúcia Bezerra Candeias - Integrante / Günter Gunkel - Integrante / Gérsica Moraes Nogueira da Silva - Integrante / Érika Alves Tavares Marques - Integrante / Ariane Silva Cardoso - Integrante.
-
2014 - Atual
Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional - PISF, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria do Carmo Martins Sobral em 04/03/2022., Descrição: Desenvolvimento técnico no Programa de Monitoramento de Qualidade de Água e Limnologia do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PBA-22) e apoio no PBA-20(Monitoramento de Vetores e Hospedeiros de Doenças) e PBA-26 (Cadastramento de Fontes Hídricas Subterrâneas), ambos coordenados pela profa. Maria do Carmo Sobral da Universidade Federal de Pernambuco. O Programa de Monitoramento de Qualidade da Água do Projeto de Integração do São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional, parte integrante do Projeto Básico Ambiental ? 22, foi elaborado de modo a atender às condicionantes apresentadas nas Licenças ambientais emitidas pelo IBAMA. A área de atuação do Programa abrange o rio São Francisco onde estarão localizadas as estruturas de captação, assim como o conjunto das bacias hidrográficas receptoras de águas aduzidas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Nas bacias receptoras, além dos reservatórios projetados, alguns rios e açudes existentes deverão sofrer alterações em sua qualidade de água, devido à implantação do Sistema de Integração, muito possivelmente de forma benéfica. O monitoramento proposto no Projeto abrange 44 reservatórios do Projeto, sendo 17 açudes existentes de maior porte, e 27 reservatórios projetados de menores dimensões. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Maria Oliveira de Assis - Integrante / Maria do Carmo Martins Sobral - Coordenador / Maristela Casé Costa Cunha - Integrante / Gérsica Moraes Nogueira da Silva - Integrante / Érika Alves Tavares Marques - Integrante / Ariane Silva Cardoso - Integrante / Hidaiane Fayga Matias Caldas - Integrante., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Regional - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2017
INNOVATE - Interplay between the multiple use of water reservoirs via innovative coupling of substance cycles in aquatic and terrestrial ecosystems, Descrição: Este projeto aponta para otimização dos múltiplos usos dos reservatórios construídos pela intervenção humana através do aumento paralelo da produtividade, redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e manutenção da biodiversidade. Usando o exemplo do reservatório de Itaparica, localizado nos estados de Pernambuco e Bahia, NE Brasil, queremos demonstrar que a introdução coordenada de inovações técnicas e modernas estratégias de uso do solo, podem aumentar significativamente a capacidade de o ecossistema satisfazer as necessidades humanas, suportar e até especificar funções do ecossistema. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Maria Oliveira de Assis - Integrante / Maria do Carmo Martins Sobral - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro / undesministeriur fur Bildung und Forschung - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2017
Estratégias de adaptação e mitigação às mudanças climáticas no semiárido pernambucano: avaliação da qualidade da água e do uso do solo de reservatórios - CHAMADA UNIVERSAL/CNPq, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria do Carmo Martins Sobral em 04/03/2022., Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar de forma integrada a qualidade da água e do uso do solo no entorno de corpos d'água em zonas semiáridas, de forma a propor estratégias de mitigação e adaptação dessas regiões às mudanças climáticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Maria Oliveira de Assis - Integrante / Maria do Carmo Martins Sobral - Coordenador / Gustavo Lira de Melo - Integrante / renata maria caminha mendes carvalho - Integrante / Gérsica Moraes Nogueira da Silva - Integrante / Marianny Monteiro - Integrante / nailza Arruda - Integrante.
-
2012 - 2015
Avaliação Ambiental Integrada de Bacias Hidrográficas, Descrição: A proposta de pesquisa em tela tem forte caráter multi e interdisciplinar na gestão de bacias hidrográficas de Pernambuco, compreendendo entre os projetos listados projetos de pesquisas desenvolvidos no Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e no Mestrado Profissional em Gestão Ambiental do IFPE. Representa fruto de pesquisas desenvolvidas com a participação de pesquisadores de outras instituições, com experiência no tema, além das parcerias já estabelecidas nos diversos projetos de pesquisa, relacionadas com o sistema água, solo e atmosfera, levando em consideração aspectos socioeconômicos (uso do solo, conflitos de uso do solo e da água), entre outros. Trata-se de um Projeto Guarda-Chuva, uma vez que se articula e/ou se desdobra em outros subprojetos desenvolvidos em parceria com profissionais de outras instituições ou com estudantes em formação nos cursos de graduação e stricto sensu. O resultado integrado dessa pesquisa é uma abordagem de apoio na tomada de decisão em gestão de bacias hidrográficas com base no conceito de gestão de bacias hidrográficas, gestão participativa, análise de constelações, capacidade de carga, importantes ferramentas para o planejamento estratégico, e assim na gestão ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Maria Oliveira de Assis - Integrante / renata maria caminha mendes carvalho - Coordenador.
-
2009 - 2012
Mudanças Climáticas em Pernambuco - MUCLIPE, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francinete Francis Lacerda em 11/10/2017., Descrição: estudo das mudanças climáticas e seus impactos em Pernambuco. O projeto é composto de um módulo observacional e um módulo de modelagem regional dos efeitos das mudanças climáticas globais sobre Pernambuco. No múdulo observacional serão montadas duas torres micrometeorológicas de medições de fluxos turbulentos de CO2, uma em ambiente preservado de outra em ambiente degradado de Caatinga. Neste módulo também será instalado um marégrafo geodésico em Fernando de Noronha para medições do nível do mar. No módulo de modelagem regional serão feitos estudos de "downscaling" dos cenários do IPCC AR4 para Pernambuco, com especial ênfase para a modelagem da variabilidade do ciclo hidrológico e nível do mar. O Projeto de pesquisa sobre detecção e cenários de mudanças climáticas sobre Pernamcuco é realizado em rede entre ITEP/LAMEPE, INPE/CCST, UFPE, UFRPE, USP, EMBRAPA, UFCG, FIOCRUZ. Os estudos de modelagem dos cenários de mudanças climáticas preveem a integração do modelo regional Eta sobre o Nordeste e Atlântico Tropical, gerando campos detalhados de precipitação, ventos e temperatura do ar. Integrações de modelo regional oceânico ROMS serão realizadas utilizando os cenários atmosféricos regionalizados com o modelo Eta. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Maria Oliveira de Assis - Integrante / Francinete Francis Lacerda - Coordenador / Paulo Nobre - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Bolsa.
-
2006 - 2008
Monitoramento, Modelagem e Previsão Hidrometeorológica em Pernambuco, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francinete Francis Lacerda em 11/10/2017., Descrição: O projeto tem como objetivo melhorar o conhecimento dos sistemas meteorológicos, o monitoramento e a previsão do tempo e clima em Pernambuco, tornando mais efetivo o monitoramento, o armazenamento e a distribuição dos dados hidrometeorológicos para o Estado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Maria Oliveira de Assis - Integrante / Francinete Francis Lacerda - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2006 - 2008
Zoneamento de Riscos Climáticos: Abordagem para Agricultura Familiar Bioenergia e Pastagens, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francinete Francis Lacerda em 11/10/2017., Descrição: Monitoramento das condições meteorológicas diárias do Estado de Pernambuco e utilização do banco de dados para adoção de cenários pluviométricos e estudos agroclimatológicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Maria Oliveira de Assis - Integrante / Francinete Francis Lacerda - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP - Bolsa.
Prêmios
2012
Premiação de apresentação oral de artigo científico, Instituto de Tecnologia de Pernambuco / Universidade Federal de Pernambuco.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Bahia, MAASA. , Rua Aristides Novis, 02, 4º andar, Escola Politécnica, Federação, 40210630 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32839785, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - POSDOC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação - - Mestrado em Meio Ambiente, Água e Saneamento - MAASA, da Universidade Federal da Bahia
2023 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - POSDOC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplina lecionada no Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento - MAASA (Tópicos especiais Gestão das Águas (Introdução à climatologia e análise de dados climáticos para pesquisa)
2015 - 2016
Technischen Universität BerlinVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante Doutorado sanduíche, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
12/2015 - 05/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Institut für Landschaftsarchitektur.,Linhas de pesquisa
2017 - 2022
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Posdoc, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, área de Concentração em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos.
2012 - 2013
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Monitor
Outras informações:
Estágio de docência com acompanhamento da disciplina "Ecologia Aplicada à Engenharia", do curso de graduação em Engenharia Civil, ministrada pela Professora Maria do Carmo Sobral.
Atividades
-
10/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil.,Linhas de pesquisa
2013 - 2014
GeoQualis - Tecnologia e Consultoria AmbientalVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultora Ambiental
Outras informações:
Participação em consultorias na área ambiental desenvolvendo as seguintes atividades: Avaliação de Impacto Ambiental; Licenciamento Ambiental; Adequação à práticas sustentáveis; Gestão da destinação legal de resíduo sólido industrial produzido durante o processo produtivo; Cursos e capacitação sobre Gestão Ambiental
2021 - 2021
MOTIR-ON Soluções IntegradasVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Consultoria Ambiental, Carga horária: 8
Outras informações:
Participou de equipe multidisciplinar que elaborou diagnósticos ambientais para empresas clientes da MOTIR-ON Soluções Integradas LTDA, no período de 01 de julho a 30 de dezembro de 2021.
2021 - 2021
MOTIR-ON Soluções IntegradasVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Consultoria Ambiental, Carga horária: 8
Outras informações:
Integrou equipe que ministrou cursos realizados pela MOTIR-ON Soluções Integradas LTDA, com foco no aperfeiçoamento do uso de ferramentas de monitoramento ambiental, no período de 01 de abril de 2021 a 30 de junho de 2021.
2014 - 2015
MOTIR-ON Soluções IntegradasVínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Consultora Ambiental
Outras informações:
Participou da elaboração de diagnósticos ambientais, ministrou cursos na temática ambiental, com foco no aperfeiçoamento do uso de ferramentas de monitoramento ambiental, trabalhou com a construção de mapas geográficos e análises de dados climáticos.
2016 - 2017
secretaria de educação de pernambucoVínculo: Professor CTD, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora da disciplina de Geografia
2017 - 2020
Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
2023 - Atual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - POSDOC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista de Pós-doutorado no PPG em Meio Ambiente , Águas e Saneamento - MAASA, através do Programa "CAPES PEPEEC (Programa Emergencial de Prevenção e Enfrentamento de Desastres Relacionados à Emergências Climáticas, Eventos Extremos e Acidentes Ambientais)", no Projeto "88887.689034/2022-00 - Identificação de eventos climáticos com potencial de ocorrência de desastres como estratégia para prevenção e mitigação dos danos socioeconômico de enchentes na região Sul do Estado da Bahia".
2013 - 2016
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2012
Instituto de Tecnologia de PernambucoVínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Nível Superior I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividade desenvolvida na Unidade de Hidrometeorologia - HIDROMET/ITEP
(Serviços oferecidos como geógrafa)
2009 - 2011
Instituto de Tecnologia de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI-3, Carga horária: 40
Outras informações:
Integrante do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco - LAMEPE, bolsista DTI3 (CNPq) do Projeto de Estudo das Mudanças Climáticas e seus Impactos em Pernambuco - MUCLIPE. Atuando na análise de índices de mudanças climáticas
2006 - 2008
Instituto de Tecnologia de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 25
Outras informações:
Integrante do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco - LAMEPE, bolsista de Iniciação Científica (IC), do Projeto de Riscos Climáticos: Abordagem familiar bioenergia e pastagens, em convênio com a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP). Atuação no monitoramento das chuvas em Pernambuco
2015 - 2015
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 60
Outras informações:
Componente curricular: Sistema Integrado de Gestão
2014 - 2014
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 48
Outras informações:
Componente curricular: Planejamento Ambiental
2013 - 2013
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 36
Outras informações:
Componente curricular: Desenvolvimento e Meio Ambiente
2014 - 2014
Universidad Nacional de Cuyo, UNCuyoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante Doutorado Sanduíche, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2014 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Maestría en Ingeniería Ambiental.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Janaína Maria Oliveira de Assis e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?