Pierre Schwartz Augé
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é professor do Instituto Federal Fluminense (IFF-Campos), atuando em disciplinas nos cursos de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (SBF/IFF), no qual é vice-coordenador, e Licenciatura em Ciências da Natureza. Tem realizado pesquisa em Ensino de Ciências, em específico sobre representações implícitas, orientado dissertações de mestrado e monografias de conclusão de curso.
Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2010 - 2014
Universidade Federal Fluminense
Título: Restrições cognitivas e o desenvolvimento de concepções sobre queda dos corpos e ação física
Sonia Krapas. Palavras-chave: Representações implícitas; Restrições mentais.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
2002 - 2004
Universidade Federal Fluminense
Título: Uma experiência didática diferenciada e a atitude dos alunos frente ao ensino de ciências
, Ano de Obtenção: 2004.Sonia Krapas..Palavras-chave: DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS; ATITUDE; ENSINO DE FÍSICA.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
Especialização em Ensino de Ciências
1994 - 1996
Universidade Federal Fluminense
Título: A História da ciência e a experimentação como instrumentos de construção de conceitos em queda livre.
Orientador: Marly da Silva Santos
Graduação em Licenciatura Em Física
1990 - 1993
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uma proposta de ensino diferenciada de Lei da Faraday.
Orientador: Deyse Miranda Vianna
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Participação em eventos
IX CONPG. O ensino de movimento uniformemente variado e queda livre segundo o modelo rotação por estações em nível médio. 2024. (Congresso).
IX CONPG. O método de ensino estudo de caso para o aprendizado de energia no ensino fundamental I. 2024. (Congresso).
III EN MNPEF.MATERIAL DIDÁTICO DE CARÁTER INVESTIGATIVO COM FOCO NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM ACERCA DA ESTRUTURA DA MATÉRIA. 2023. (Encontro).
VIII CONPEG. Proposta didática a partir da Diferenciação Progressiva do conceito de Tempo com utilização de Estudos de Casos e Peer Instruction. 2023. (Congresso).
VIII CONPEG. Impressão 3D e ensino de óptica geométrica: seleção de materiais para uma sequência didática. 2023. (Congresso).
VIII CONPEG. MATERIAL DIDÁTICO DE CARÁTER INVESTIGATIVO ABORDANDO A HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ACERCA DA ESTRUTURA DA MATÉRIA. 2023. (Congresso).
VIII CONPEG. Material Didático para o Ensino de Cinemática em Nível Médio Baseado no Modelo Rotação por Estações. 2023. (Congresso).
VIII CONPEG. Material Didático para o Ensino de Energia em Nível Fundamental I Baseado no Método Estudo de Caso. 2023. (Congresso).
VIII CONPEG. Nivelamento em Matemática para estudo de cinemática: uma sequência didática baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. 2023. (Congresso).
XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Abordagem investigativa com ênfase na história da ciência para aprendizagem de partículas elementares. 2023. (Simpósio).
VII Congresso Fluminense de Pós Graduação. Material didático interdisciplinar sobre estrutura da matéria numa perspectiva investigativa. 2022. (Congresso).
VII Congresso Fluminense de Pós Graduação. MATERIAL DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR SOBRE ESTRUTURA DA MATÉRIA NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA. 2022. (Congresso).
VII Congresso Fluminense de Pós Graduação. Avaliados de trabalhos de comunicação oral. 2022. (Congresso).
VI Congresso Fluminense de Pós Graduação. Avaliados de trabalhos de comunicação oral. 2021. (Congresso).
VI CONPG/UENF. UNIDADE DE ENSINO POTENCIALEMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA A APRENDIZAGEM DE ONDULATÓRIA COM A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS E SIMULADORES. 2021. (Congresso).
VI CONPG/UENF. Máquinas Simples: Aprendizagem Baseada no Método Híbrido ´Rotação por Estações' em Nível Fundamental. 2021. (Congresso).
VI CONPG/UENF. Sequência de Ensino Investigativa Interdisciplinar no Processo de Ensino da Fotossíntese. 2021. (Congresso).
VI CONPG/UENF. Uma Proposta Didática sobre Conservação da Energia no Enfoque CTSA. 2021. (Congresso).
VI CONPG/UENF. Energia Elétrica: Aprendizagem Baseada no Ensino Híbrido no viés 'Rotação por Estações'. 2021. (Congresso).
V Congresso Fluminense de Pós Graduação. Avaliados de trabalhos de comunicação oral. 2020. (Congresso).
V CONPG/UENF. Sequência de ensino investigativa interdisciplinar no processo de aprendizagem da fotossíntese. 2020. (Congresso).
V CONPG/UENF. Máquinas simples: aprendizagem baseada no método híbrido 'rotação por estações' em nível fundamental. 2020. (Congresso).
V CONPG/UENF. Uma proposta didática sobre conservação de energia baseada no enfoque CTSA. 2020. (Congresso).
V CONPG/UENF. Energia elétrica: aprendizagem baseada no método híbrido 'rotação por estações' em nível fundamental. 2020. (Congresso).
IX EIAS.Aplicação da sala de aula invertida no ensino de eletrodinâmica. 2019. (Encontro).
IX EIAS.Unidades de ensino potencialmente significativas sobre refração e lentes com enfoque experimental. 2019. (Encontro).
IX Encontro de Licenciatura.Ueps sobre lentes e refração com enfoque experimental. 2019. (Oficina).
VI EBEF.Ueps sobre lentes e refração com enfoque experimental. 2019. (Encontro).
VI EBEF.Proposta didática diferenciada sobre dinâmica com ênfase em experimentos e história da ciência. 2019. (Encontro).
II CONPG/UENF. Unidades de ensino potencialmente significativas sobre refração e lentes com enfoque experimental. 2018. (Congresso).
III CONPG/UENF. Aplicação da sala de aula invertida no ensino de eletrodinâmica. 2018. (Congresso).
III CONPG/UENF. Ondas eletromagnéticas e visão: material complementar para o EM sob a perspectiva do currículo mínimo-RJ. 2018. (Congresso).
III CONPG/UENF. Proposta didática diferenciada sobre dinâmica, em nível fundamental, com ênfase em experimentos e história da ciência. 2018. (Congresso).
V EBEF.Ondas eletromagnéticas e visão: material complementar para o EM sob a perspectiva do currículo mínimo-RJ. 2018. (Encontro).
II CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ? CONPG - UENF. Uma intervenção didática diferenciada sobre conservação de energia e a atitude dos alunos frente ao ensino de física.. 2017. (Congresso).
II CONPG/UENF. Proposta didática diferenciada para o ensino de queda livre. 2017. (Congresso).
1 Workshop dos Programas de Pós-graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro.Uma intervenção didática diferenciada sobre conservação de energia e a atitude dos alunos frente ao ensino de física. 2016. (Encontro).
1 Workshop dos Programas de Pós-graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro.Uma proposta didática alternativa sobre queda dos corpos e a atitude dos alunos frente ao ensino de física. 2016. (Encontro).
XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.O ensino de física e o implícito: contribuições da psicologia evolucionista. 2013. (Simpósio).
XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.Modelos didáticos de professores e alunos de física e representações implícitas. 2013. (Simpósio).
Seminário de integração sobre educação de jovens e adultos. 2009. (Seminário).
XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2009. (Simpósio).
Seminário sobre a implantação de curso de licenciatura Cefet Florianópolis..Currículo do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - Cefet Campos.. 2008. (Seminário).
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Físca.Uma experiência didática diferenciada e a atitude dos alunos frente ao ensino de ciências.. 2005. (Simpósio).
II EREBIO.A história da ciência e a experimentação como instrumentos de construção de conceitos em queda livre.. 2003. (Oficina).
ANPED - 25 ANOS. 2002. (Encontro).
Seminário Nacional Sobre Trabalho, Cultura e Formação Humana: Análises e Perspectivas.. 2002. (Seminário).
Fórum Estadual de Educação Básica.. 2001. (Outra).
III Jornada Científica e II Encontro Anual de Iniciação Científica.Construções de Competências em Física.. 2001. (Encontro).
Contando a História que Nós Estamos Fazendo.. 2000. (Seminário).
Semana do Saber-Fazer-Saber.Oficina sobre dinâmica das rotações e vácuo.. 2000. (Oficina).
Encontro de Reciclagem de Professores..Física Moderna.. 1999. (Encontro).
XI Simpósio Nacional de Ensino de Física.A ciência que se pesquisa e a ciência que se ensina.. 1995. (Simpósio).
Participação em bancas
AUGÉ, Pierre Schwartz; NEY, W. G.; MARTINS, Renata Lacerda Caldas; MONTEIRO, L. M. O.. PLATAFORMA VIRTUAL PARA O ENSINO HÍBRIDO DE FÍSICA: SAI EM UMA ABORDAGEM STEAM. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; MARTINS, Renata Lacerda Caldas; NEY, W. G.; FARIA JUNIOR, R. T.. SEQUENCIA DIDÁTICA A PARTIR DE MAPA CONCEITUAL SOBRE TEMPO COM UTILIZAÇÃO DE ESTUDOS DE CASO E PEER INSTRUCTION. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; OLIVEIRA, F. J. L.; CASTRO, M. P. P.; FERRAZ, V. G. L.; NEY, W. G.. A UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TEORIAS DA LUZ NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
AUGÉ, Pierre Schwartz; MACHADO, C. B. H.; FARIA JUNIOR, R. T.; NEY, W. G.. ASTRONOMIA PARA O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM OS MÉTODOS DE ENSINO ESTUDO DE CASO E PEER INSTRUCTION. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; NEY, W. G.; SOUZA, M. O.. S. Cruz. APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: ASTROQUÍMICA E ARTE EM PROL DA VALORIZAÇÃO DO ADOLESCENTE. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; GIOACOMINI, R. A.; GARCIA, V. N.. FÍSICA EM CENA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS ALIADO AO TEATRO NO ENSINO MÉDIO. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; SOUZA, M. O.; NEY, W. G.. LUDICIDADE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA DE TÓPICOS DO MAGNETISMO. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; MOTTA, Demison Correia. Relatividade especial em HQ. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
AUGÉ, Pierre Schwartz; MARTINS, Renata Lacerda Caldas; CASTRO, M. P. P.; PESSANHA, M. C. R.. Física moderna e contemporânea: intervenção didática por meio de UEPS no ensino médio.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; MARTINS, Renata Lacerda Caldas; BARBOSA-LIMA, M. C. A.. A arte como elemento facilitador na aprendizagem da relatividade.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; CARDOSO, S. L.; ESCRIBA, L. A. R.; MACEDO, S. H.; FERRAZ, V. G. L.. LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: apropriação das tecnologias digitais e técnicas de acessibilidade para o processo de ensino e aprendizagem. 2025. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
AUGÉ, Pierre Schwartz; ERTHAL, João Paulo Casaro; PAIXAO, M. L.; RODRIGUES JÚNIOR, Edmundo. Abordagem de história da ciência e método de estudo de caso associada à análise argumentativa: estratégia alternativa de ensino de ciências para licenciandos em física.. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
AUGÉ, Pierre Schwartz; MARTINS, Renata Lacerda Caldas; OLIVEIRA, F. J. L.; FERRAZ, V. G. L.. Uma análise bibliométrica de percepção do modelo de Toulmin no Ensino de Ciências. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
AUGÉ, Pierre Schwartz; NEY, W. G.; MARTINS, Renata Lacerda Caldas. UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO O MÉTODO POE PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; MARTINS, Renata Lacerda Caldas; NEY, W. G.. PROJETO PLANETÁRIO NO CAMPO: ASTRONOMIA NO 8º ANO POR MEIO DA ABP E STEAM. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; MACHADO, C. B. H.; GARCIA, V. N.. UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM TEMAS RELACIONADOS À ASTRONOMIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, MODALIDADE DA EJA, UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION. 2024.
AUGÉ, Pierre Schwartz; GARCIA, V. N.; FERREIRA, Cristine NUnes. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO EM NÍVEL MÉDIO BASEADA NO MODELO DE ENSINO HÍBRIDO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
FERREIRA, Cristine NUnes;AUGÉ, Pierre Schwartz; ADMIRAL, T. D.. Ampliação da visão clássica através da inserção de conceitos de física moderna no ensino médio: uma abordagem utilizando UEPS. 2021.
MARTINS, Renata Lacerda Caldas;AUGÉ, Pierre Schwartz; FERREIRA, Cristine NUnes. Uso consciente de adaptadores ?T?: aprendizagem baseada em problemas e Canvas de Projeto no ensino da Eletricidade. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; GARCIA, V. N.; NEY, W. G.. ASTRONOMIA PARA 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM APRENDIZAGEM ATIVA COM OS MÉTODOS DE ENSINO ESTUDO DE CASOS E INSTRUÇÃO POR COLEGAS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
FERREIRA, Cristine NUnes;AUGÉ, Pierre Schwartz; NEY, W. G.. Modelagem matemática da física de buracos negros visando o ensino médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; LEAL, Fábio Fagundes; MARTINS, Renata Lacerda Caldas. Uma intervenção didática diferenciada e a atitude dos alunos frente ao ensino de física. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
NEY, W. G.;AUGÉ, Pierre Schwartz; TAVARES, Juliana. Desenvolvimento de produto educacional para o ensino de eletricidade através da resolução de problemas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
FERREIRA, Cristine NUnes;AUGÉ, Pierre Schwartz; PAIXAO, M. L.. Introdução aos princípios básicos da relatividade geral no ensino médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz. A história da ciência e o ensino de modelos atômicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz. Um estudo sobre a inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz. A implementação da física moderna no ensino médio numa abordagem histórica: as leis de conservação e os modelos atômicos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz. Um estudo sobre o papel da informática na sociedade moderna e sua influência na educação.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz. Estudo da mecânica newtoniana para referenciais não inerciais e suas forças de inércia.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz. Contextualização histórica da física quântica e o seu papel atual no ensino médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; RIBEIRO, A.; BRIGIDA, A.; COSTA, E.. Memorial Descritivo. 2023. Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; NEY, W. G.; MACHADO, C. B. H.. Processo seletivo MNPEF. 2023. Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; NEY, W. G.; FERREIRA, Cristine NUnes. Seleção MNPEF IFF-SBF. 2022. Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; MARTINS, Renata Lacerda Caldas; NEY, W. G.. Seleção MNPEF IFF/SBF. 2019. Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; MARTINS, Renata Lacerda Caldas; NEY, W. G.. Seleção MNPEF - SBF/IFF. 2016. Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; NEY, W. G.; PAIXAO, M. L.. Seleção Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2015. Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz; NEY, W. G.; PAIXAO, M. L.. Seleção para Mestrado Proficional em Ensino de Física. 2014. Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz. Desempenho didático para professor de Física. 2009. Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz. Desempenho didático para professor de Física. 2008. Instituto Federal Fluminense.
AUGÉ, Pierre Schwartz. Concurso Público para Professor de Física. 2008. Instituto Federal Fluminense.
Orientou
ABORDAGEM INVESTIGATIVA COM ÊNFASE NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM DE ESTRUTURA DA MATÉRIA; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense, ; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Máquinas simples: aprendizagem baseada no método híbrido 'rotação por estações'; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense, ; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Energia: aprendizagem baseada no método híbrido 'rotação por estações'; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense, ; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Sequência de Ensino Investigativa Interdisciplinar no Processo de Ensino da Fotossíntese; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense, ; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Ondas eletromagnéticas e visão: material complementar para o ensino médio sob a perspectiva do currículo mínimo-RJ; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense, ; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Proposta didática diferenciada para estudo da dinâmica em nível fundamental; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense, ; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas sobre Lentes e Refração com Enfoque Experimental; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense, ; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Aplicação da sala de aula invertida no ensino de eletrodinâmica; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense, ; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Uma proposta didática sobre queda dos corpos e a atitude dos alunos para com o ensino de ciências; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense, ; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Uma intervenção didática diferenciada sobre conservação da energia e a atitude dos alunos frente ao ensino de física; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal Fluminense, ; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Física de partículas no ensino médio na perspectiva de uma UEPS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Efeito fotoelétrico com o uso de história em quadrinhos baseada em UEPS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
O QUE É ENERGIA, AFINAL?; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino de física moderna; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
CAETANO DE FREITAS; ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E VISÃO HUMANA: MATERIAL COMPLEMENTAR PARA O ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DO CURRÍCULO MÍNIMO-RJ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Atitude para com o ensino de cosmologia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Uma experiência didática diferenciada sobre indução magnética; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Uma intervenção didática sobre empuxo, contextualização histórica e uso de experimentos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Do domínio do fogo ao calórico: a história da ciência como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem da termologia; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Uma proposta didática diferenciada e a atitude dos alunos frente ao ensino de ciências; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Uma intervenção didática baseada no projeto Harvard e a construção dos conceitos em inércia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Pierre Schwartz Augé;
Produções bibliográficas
-
FREITAS, P. S. C. ; AUGÉ, Pierre Schwartz . Ondas Eletromagnéticas e Visão: material complementar para oEnsino Médio sob a perspectiva do Currículo MínimodoRJ. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 12, p. 1-21, 2021.
-
AUGÉ, Pierre Schwartz ; CARVALHO, G. S. . Proposta didática diferenciada sobre dinâmica com ênfase em experimentos e história da ciência. REVISTA CADERNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA , v. 4, p. 20-27, 2019.
-
AUGÉ, Pierre Schwartz ; ARAÚJO, Leandro Ribeiro . Proposta didática diferenciada para o ensino de queda livre. 1. ed. Itatiba: Editora Soares, 2016. v. 1. 62p .
-
AUGÉ, Pierre Schwartz . Representações implícitas e o ensino de ciências. 1. ed. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 172p .
-
AUGÉ, Pierre Schwartz . O trabalho docente. Intervenções didáticas e a atitude frente ao ensino de ciências.. In: Gaudêncio Frigotto. (Org.). Educação profissional e tecnológica. Memórias, contradições e desafios.. 1ed.Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2006, v. 1, p. 307-.
-
AUGÉ, Pierre Schwartz ; PAIXAO, M. L. . MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES E ALUNOS DE FÍSICA E REPRESENTAÇÕES IMPLÍCITAS. In: XX SNEF, 2013, SÃO PAULO. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2013 ? São Paulo, SP. SÃO PAULO, 2013.
-
AUGÉ, Pierre Schwartz ; KRAPAS, Sonia . O ENSINO DE FÍSICA E O IMPLÍCITO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA. In: XX SNEF, 2013, SÃO PAULO. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2013 ? São Paulo, SP. SÃO PAULO, 2013.
-
AUGÉ, Pierre Schwartz . A Ciência que se ensina e a ciência que se faz.. In: XI SÍMPOSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 1994, NITERÓI. ATAS, 1994.
-
AUGÉ, Pierre Schwartz . Uma experiência didática diferenciada e a atitude dos alunos frente ao ensino de ciências.. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física., 2005, Rio de Janeiro. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física: programa e resumos.. Rio de Janeiro: Zit Editora, 2005. v. 1. p. 168-168.
-
AUGÉ, Pierre Schwartz ; FREITAS, P. S. C. . ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E VISÃO: MATERIAL COMPLEMENTAR PARA O ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DO CURRÍCULO MÍNIMO-RJ. VÉRTICES , 2020.
-
AUGÉ, Pierre Schwartz . Restrições cognitivas e o desenvolvimento de concepções sobre queda dos corpos e ação física. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
AUGÉ, Pierre Schwartz ; AZEREDO, E. C. . ENERGIA ELÉTRICA: APRENDIZAGEM BASEADA NO ENSINO HÍBRIDO NO VIÉS ?ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES? EM NÍVEL DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
AUGÉ, Pierre Schwartz ; BARBOSA JUNIOR, V. . MÁQUINAS SIMPLES: APRENDIZAGEM BASEADA NO MÉTODO HÍBRIDO 'ROTAÇÕES POR ESTAÇÕES' EM NÍVEL FUNDAMENTAL. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
AUGÉ, Pierre Schwartz ; NASCIMENTO, A. L. L. M. . Sequência de Ensino Investigativa Interdisciplinar no Processo de Ensino da Fotossíntese. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
AUGÉ, Pierre Schwartz ; MERLIN, R. . Unidades de ensino potencialmente significativas sobre refração e lentes com enfoque experimental. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
AUGÉ, Pierre Schwartz ; PEPE, V. . Aplicação da sala de aula invertida no ensino de eletrodinâmica. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
AUGÉ, Pierre Schwartz ; ARAÚJO, Leandro Ribeiro . Uma proposta didática sobre queda dos corpos e a atitude dos alunos para com o ensino de ciências. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
AUGÉ, Pierre Schwartz ; RANGEL, C. . Uma intervenção didática diferenciada sobre conservação da energia e a atitude dos alunos frente ao ensino de física. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
AUGÉ, Pierre Schwartz . Material Didático Alternativo em Física. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático-Educação de Jovens e Adultos).
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
A ação mediada na teoria de Boscovich, Descrição: A proposta de ação a distância de Boscovich pode acobertar uma ação mediada e sugerir ingerência de restrições cognitivas implícitas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pierre Schwartz Augé - Coordenador.
-
2010 - 2013
Evolução Conceitual e as representações implícitas, Descrição: Projeto de doutoramento, em que se analisa a evolução conceitual em ensino de física através do mapeamento das representações implícitas e análise em termos de níveis de explicitação segundo Karmiloff-Smith, Dienes e Perner e Pozo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pierre Schwartz Augé - Coordenador.
-
2009 - Atual
Elaboração e Implementação de Material Alternativo, Descrição: Material Alternativo na Educação de Jovens e Adultos e investigação do potencial mobilizador na evolução conceitual. Principal marco teórico: Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pierre Schwartz Augé - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal Fluminense, Diretoria de Ensino. , Rua Dr. Siqueira, PQ DOM BOSCO, 28100000 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27262800, URL da Homepage:
Experiência profissional
1995 - Atual
Centro Federal de Educação TecnológicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor concursado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor do Ensino Médio.
Professor da Licenciatura em Ciências da Natureza.
Orientador de monografias de conclusão de graduação.
Membro de Núcleo de Estudos em Física.
Atividades
-
03/2003
Ensino, Licenciatura Em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Física, Ambientes de Aprendizagem em Física I e II
-
03/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Mec, Secretaria de Ensino Tecnológico.,Linhas de pesquisa
-
12/1995
Ensino,,Disciplinas ministradas, FÍSICA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pierre Schwartz Augé e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?