Ricardo Salztrager

Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Também foi Bolsista-Sanduíche (Capes-PDEE) na Universidade Paris 7 - Denis Diderot (2003-2004). Já teve projetos de pesquisa voltados para o tema das fantasias na obra de Freud, além de um extenso trabalho transdisciplinar a respeito das massas e seus mais diversos fenômenos. Atualmente desenvolve o Projeto de Pesquisa "A história da homossexualidade: saber psiquiátrico e produção de verdades", com ênfase nas áreas de Psicanálise e Filosofia. Leciona sobre temas ligados às humanidades em geral, tendo como principais referências autores como Freud, Lacan, Foucault, Butler, Hardt & Negri e Benjamin, dentre outros.

Informações coletadas do Lattes em 02/10/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Teoria Psicanalítica

2002 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Fantasias vazias: um desafio à clínica psicanalítica
Orientador: em Universidade Paris VII ( Julia Kristeva)
com , Ano de obtenção: 2006. Regina Herzog de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: fantasias vazias; signos de percepção; clivagem; interpretação; psicanálise.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Teoria Psicanalítica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica. Setores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Teoria Psicanalítica

2001 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Os paradoxos da fantasia
, Ano de Obtenção: 2002.Regina Herzog de Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: fantasia; psicanálise; Trauma; pulsão.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Teoria Psicanalítica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica. Setores de atividade: Saúde Humana.

Graduação em Formação em Psicologia

2000 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Freud e a realidade da fantasia
Orientador: Regina Herzog de Oliveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Bacharel em Psicologia

1995 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2012 - 2013

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Memória Social.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    A história da homossexualidade: saber científico e produção de verdades, Descrição: A proposta da pesquisa é analisar como se deu a produção da homossexualidade pelo saber científico no contexto do exercício do poder disciplinar. Em linhas gerais, examinamos como o discurso da ciência, envolto com questões classificatórias relativas a uma sexualidade normal e outras desviantes, acabou por constituir o próprio sujeito homossexual. Demonstramos também as principais operações em jogo em sua construção: a elevação do desejo homossexual à categoria de verdade do sujeito, a circunscrição de uma natureza homossexual e o remetimento da homossexualidade à categoria de causa difusa de todos os comportamentos subjetivos. São também lançados questionamentos visando à problematização da identificação dos homossexuais com os postulados disciplinarizantes do saber científico e investigados os papeis da família e da educação no processo de transmissão das verdades construídas sobre a homossexualidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Salztrager - Coordenador / Felipe Teixeira Lourenço - Integrante / Julia Renata Meneses Groetaers Medeiros - Integrante / Gabriela Nova - Integrante / Tiago Cunha - Integrante / Maria Luiza Oggioni - Integrante / Amanda Arigony - Integrante / Rodrigo Sampaio Pinto - Integrante / Ian SImão - Integrante / Felipe Carvalho - Integrante / Bruno Magalhaes - Integrante.

  • 2014 - 2021

    Os fenômenos de massa contemporâneos: identidade, memória e revolta na atualidade, Descrição: A proposta do projeto de pesquisa é analisar como se dá o processo de formação de identidade na sociedade contemporânea, tendo em vista a enorme proliferação dos mais diversos fenômenos de massa na atualidade. Trata-se, em outros termos, de contrapor os mecanismos identitários proeminentes no contexto designado por Deleuze de ?sociedade de controle? àqueles que eram favorecidos pelo que Foucault denominou de ?sociedade disciplinar?. Através desta comparação, examinamos o contraste entre as identidades estáveis e duradouras de outrora com as identificações híbridas e voláteis dos dias de hoje. Considerando que o processo de formação identitária pressupõe, de antemão, a constituição de uma memória, este projeto também trabalha no contraste entre uma memória eminentemente conservadora e ligada às tradições próprias à sociedade disciplinar e uma memória fragmentada e descontínua característica dos fenômenos de massa atuais. Por fim, examinamos como podem ser circunscritos os domínios da revolta e, consequentemente, da possibilidade de singularização no contexto da sociedade de controle.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Salztrager - Coordenador / Felipe Teixeira Lourenço - Integrante / Maristela de Almeida Rosas - Integrante / Mariana Farias - Integrante / Maria Antonia Souza - Integrante / Julia Renata Meneses Groetaers Medeiros - Integrante / Sara Lins Machado - Integrante / Maria Gabriela Custódio Pires - Integrante / Nilcineia Neves Longobuco - Integrante / Marcelle Raja Gebara - Integrante., Número de produções C, T & A: 13

  • 2012 - 2017

    Psicanálise e Contemporaneidade: a realidade e a experiência psicanalítica, Descrição: Os resultados obtidos na pesquisa anterior nos conduziu a um tema que nele se encontrava implícito, mas não devidamente trabalhado: trata-se da questão da realidade. Isto porque partimos, na discussão, da ideia de uma submissão ao real. Sem pretender fazer equivaler real à realidade, ainda assim, uma distinção se fazia necessária. Além disso trabalhar com o que se designa como da ordem do inominável traz para a cena a questão do traumático como o que implode com a própria possibilidade de pensar a realidade em um registro privilegiadamente psíquico, referida ao pensamento inconsciente ou mesmo de se estabelecer uma articulação simples entre pensamento e realidade. Neste âmbito, uma das questões mais espinhosas com respeito à elaboração clínico-conceitual da psicanálise é de como situar este campo no rol dos ismos em que se insere o pensamento ocidental: materialismo, empirismo, idealismo, racionalismo ou ainda monismo, dualismo, vitalismo, todos funcionando como posições em que se pode alocar a psicanálise a depender do ponto de vista adotado e que vão conferir as figuras da realidade e do pensamento uma interpretação específica. Aderir a uma destas perspectivas decorre, a nosso ver, da subversão promovida por Freud no bojo do pensamento moderno na medida em que conceitualmente questões como normal/patológico, corpo/psiquismo, representação/irrepresentável, logos/pathos, linguagem/coisa, são alguns dos temas que trazem à cena a necessidade de um posicionamento epistemológico. Neste projeto pretendemos trabalhar o modo como o materialismo vai se configurar na trama conceitual de Freud, por considerarmos que a subversão freudiana se expressou mais claramente com esta perspectiva e que neste viés, a concepção de realidade discutida ao longo de sua elaboração teve uma importância crucial. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Salztrager - Integrante / Regina Herzog - Coordenador / Josaida de Oliveira Gondar - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 16

  • 2012 - 2017

    As imagens da psicologia no Brasil, Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar as vicissitudes do ensino e, por conseguinte, das imagens da psicologia no Brasil. Originalmente iniciada com o intuito de construir um banco de dados de pareceristas para a revista Estudos Contemporâneos da Subjetividade, a pesquisa em questão visa examinar o perfil do professor de psicologia brasileiro engajado em programas de pós-graduação. Para tanto, começaremos por uma análise do perfil de cada um dos docentes de pós-graduação em psicologia que figuram nos 71 programas de pós-graduação, assinalados pela capes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Ricardo Salztrager - Integrante / Leonardo Pinto de Almeida - Coordenador / Norberto Martins Vieira - Integrante / Henrique Melo do Amaral - Integrante / Alan da Silveira Rangel - Integrante.

  • 2010 - 2014

    A psicanálise e os Modos de Subjetivação Contemporâneos, Descrição: A proposta da pesquisa é oferecer uma discussão sobre a dinâmica da sociedade contemporânea, visando explicitar como ela favorece a produção de modos de subjetivações distintos daqueles que tiveram lugar nos séculos passados. Assim, partimos de alguns autores de referência como Foucault, Deleuze e Kristeva que, salvo as diferenças em suas teorizações, destacam um relativo declínio do poder institucional na cena contemporânea. A nosso entender, este declínio conduz ao surgimento das mais variadas formações massificantes cujas práticas discursivas propiciam a constituição de formas de subjetivações diversas das observadas no contexto social disciplinar. Nesta perspectiva, faz-se necessário um retorno à obra de Freud com o propósito de contrapor o dinamismo psíquico do sujeito normatizado do contexto institucional disciplinar ao do sujeito alienado submerso nos fenômenos de massa. Deste modo, será feito um levantamento bibliográfico acerca dos temas da disciplina e da alienação no campo da psicanálise, abrindo-se também espaço para a discussão de casos clínicos e para o desenvolvimento de possíveis modalidades de intervenção terapêutica frente aos fenômenos da massificação e da alienação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Ricardo Salztrager - Coordenador / Regina Herzog - Integrante / Elisabeth Juliboni - Integrante / Leonardo Pinto de Almeida - Integrante / Germano Costa - Integrante / Marina Alonso de Rezende Gripp - Integrante / Nivea Karoliny Sales de Oliveira - Integrante / Barbara Cardoso Matias - Integrante / Thayro Silva Ferreira - Integrante / Ana Caroline Machado Guimarães - Integrante / João Luis Paes Bóvio Barcelos - Integrante / Pedro Henrique Martins de Carvalho - Integrante / Danielly Petrucci da Silva - Integrante / Fernanda Monteiro Ribeiro Henrique - Integrante / Luã Almeida Gomes Pereira - Integrante / Adélia Cosendey Netério - Integrante / Flávia da Cunha Pereira - Integrante / Bruna Telles Fiuza - Integrante / Herbert de Moraes Vieira - Integrante / Yuri Neme Lima Santos - Integrante / João Arthur Avzaradel - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2014

    Espaços políticos abertos pela literatura, Descrição: A presente pesquisa objetiva analisar a relação entre a leitura literária e a produção de subjetividade, a partir da idéia de literatura como espaço paradoxal. A leitura literária coloca em questão as convicções que circundam nossa vida hodiernamente pelo meio do humor e da exploração da complexidade da existência, apresentados através de seus personagens. A experiência literária nos interpela enquanto elemento de um espaço onde ressoam componentes subjetivos e textuais na produção da subjetividade e do sentido. Observaremos como a leitura literária pode caracterizar uma experiência desviante e um foco de resistência às repetições dos hábitos e das convicções sociais, comportamentais, mentais e culturais, impostas pela cultura de massa, possibilitando a transformação do campo afetivo e cognitivo daqueles que mergulham em seu seio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Salztrager - Integrante / Elisabeth Juliboni - Integrante / Leonardo Pinto de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Da temporalidade cronológica à estrutura do sujeito: a dimensão do infantil na psicanálise, Descrição: A proposta desta pesquisa é investigar, sob a luz da psicanálise, a dimensão do infantil na compreensão do sujeito e de sua estrutura. Busca-se situar a presença do infantil ao longo do processo analítico, desde as entrevistas preliminares até ao seu término, isto é, desde a instauração do processo transferencial até a travessia da fantasia. Nosso objetivo geral neste trabalho é fazermos um retorno a Freud, através do ensino de Lacan, de modo a extrair de sua obra e de seus casos clínicos a constatação de que ao se atravessar uma análise o que surge no discurso do analisando é o sujeito do inconsciente, sujeito do desejo, sujeito este que possui em sua estrutura algo do infantil. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Salztrager - Integrante / Elisabeth Juliboni - Integrante / Leonardo Pinto de Almeida - Integrante / Germano Costa - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Psicanálise e saúde mental: dispositivos clínicos para responder ao mal-estar contemporâneo, Descrição: OBJETIVOS a) objetivo geral - Investigar, através do referencial psicanalítico, as formas emblemáticas do mal estar do sujeito contemporâneo, visando oferecer ao campo da Saúde Mental dispositivos alternativos de assistência, notadamente aos sujeitos diagnosticados como fóbicos sociais. b) objetivos específicos - Distinguir inibição e angústia no mal-estar contemporâneo, a partir da perspectiva psicanalítica; - Investigar as relações entre a timidez como posição subjetiva e a vergonha como uma emoção avaliativa de si; - Avaliar a relação existente entre o transtorno da fobia social e as incidências traumáticas que atingem a constituição narcísica; - Investigar o papel do olhar na dinâmica pulsional do sujeito tímido; - Investigar a partir do atendimento de sujeitos diagnosticados com fobia social, ferramentas clínicas, dentro do referencial psicanalítico, que possam servir aos dispositivos assistenciais na Saúde Mental Pública. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Salztrager - Integrante / Regina Herzog - Coordenador / Bruno Leal Farah - Integrante / Maria Teresa da Silveira Pinheiro - Integrante / Julio Vertzman - Integrante / Diane Almeida Viana - Integrante / Fernanda Ferreira Montes - Integrante / Rafaela Zorzanelli - Integrante / Fernanda Pacheco Ferreira - Integrante / Selena Caravelli - Integrante / Rogério Robbe Quintella - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2012

    Vergonha, Culpa, Depressão Contemporânea e Perdão, Descrição: O Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade (NEPECC-UFRJ) tem por objetivo conjugar investigações teóricas no campo da psicanálise com questões que provém do atendimento psicanalítico a sujeitos com perfis clínicos específicos. Atualmente encontra-se em curso uma pesquisa clínica com sujeitos diagnosticados pela psiquiatria como fóbicos sociais. Tal escolha se deu pela prevalência, encontrada nestes, de uma emoção que organiza suas existências: a vergonha. O projeto teórico que se segue procura discutir as relações da vergonha com a depressão, a culpa e os processos psíquicos que implicam em sua transformação, entre eles o perdão. Estes elementos teóricos foram escolhidos em função dos problemas encontrados no atendimento destes sujeitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Salztrager - Integrante / Regina Herzog - Integrante / Fernanda Passarelli Hamann - Integrante / Maria Teresa da Silveira Pinheiro - Integrante / Julio Vertzman - Coordenador / Diane Almeida Viana - Integrante / Leonardo Cardoso Portela Camara - Integrante / Thais Klein de Angelis - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    O sentimento de vergonha e as depressões contemporâneas, Descrição: O Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade (NEPECC-UFRJ) tem por objetivo conjugar investigações teóricas no campo da psicanálise com questões que provém do atendimento psicanalítico a sujeitos com perfis clínicos específicos. Atualmente encontra-se em curso uma pesquisa clínica com sujeitos diagnosticados pela psiquiatria como fóbicos sociais. Tal escolha se deu pela prevalência, encontrada nestes, de uma emoção que organiza suas existências: a vergonha. O projeto teórico procura discutir as relações da vergonha com as depressões contemporâneas articulando-se a outro projeto intitulado As relações entre o perdão, a culpa e a vergonha (coordenado por Julio S. Vertzman), ambos com vistas a investigar a complexidade dos processos psíquicos no mal-estar contemporâneo. Estes elementos teóricos foram escolhidos em função dos problemas encontrados no atendimento destes sujeitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo Salztrager - Integrante / Regina Herzog - Coordenador / Iná Suzini Mariante - Integrante / Maria Teresa da Silveira Pinheiro - Integrante / Julio Vertzman - Integrante / Diane Almeida Viana - Integrante / Leonardo Cardoso Portela Camara - Integrante / Thais Klein de Angelis - Integrante / Renata Melo - Integrante / Diego Frichs Antonello - Integrante / Ana Barbara de Toledo Andrade - Integrante / Natalia Romanini - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - 2014

    Psicanálise e Contemporaneidade: a linguagem na experiência psicanalítica, Descrição: Acompanhando a evolução da elaboração freudiana acerca tanto dos fatores desencadeadores da neurose quanto dos fatores terapêuticos, nos deparamos com uma variedade de leituras que vão desde considerar a linguagem como ab-reativa - ou seja, através dela é possível eliminar o sintoma quase em sua totalidade, como num passe de mágica -, à linguagem que só tem eficácia terapêutica se comportar uma carga afetiva. Observa-se, com isso, que a dificuldade, para Freud, parece residir na necessidade em distinguir afeto de linguagem. A necessidade de nuançar uma distinção entre afeto e linguagem se encontra na base de nossa argumentação. Em Freud, ainda que seja possível encontrar esta dicotomia operando, um olhar mais cuidadoso permite relativizar este estado de coisas. O cerne do problema se refere à própria compreensão de termos tais como força e representação. A propósito do segundo termo, Benjamin, num pequeno texto de 1928, intitulado ?Brinquedo e brincadeira?, alude ao duplo sentido da palavra Spielen (brincar e representar), afirmando que ?a essência da representação, como da brincadeira, não é ?fazer como se?, mas ?fazer sempre de novo?, é a transformação em hábito de uma experiência devastadora? (Benjamin, 1928/1994:253). Esta observação, na verdade, se refere à questão da repetição, mas ainda assim, nos serve para problematizar a questão, na medida em que nos é facultado conceber que ?fazer sempre de novo?é ser diferente na semelhança. Pensar a linguagem segundo diferentes funções vai implicar, nesta investigação, em discernir sobre que bases epistemológicas se inscreve o campo que lhe é próprio. E, a partir daí, buscar circunscrever o lugar que a linguagem ocupa na experiência psicanalítica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Ricardo Salztrager - Integrante / Regina Herzog - Coordenador / Iná Suzini Mariante - Integrante / Josaida de Oliveira Gondar - Integrante / Maria Isabel de Andrade Fortes - Integrante / Fernanda Canavez de Magalhães - Integrante / Fernanda Passarelli Hamann - Integrante / Tiago Ravanello - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2004 - 2006

    Psicanálise e contemporaneidade: da submissão à invenção, Descrição: Na atualidade, as transformações que vêm tendo lugar em todos os setores da sociedade atingem, questionando, o campo psicanalítico. Clinicamente a indagação mais freqüente e, certamente, crucial, diz respeito a sua 'eficácia' como uma modalidade de atendimento terapêutico. Conceitualmente, diz respeito à invenção de uma nova subjetividade proposta por Freud e que teria na histeria seu paradigma. Modelo de subjetividade que tem a falta como referência e a culpa como operador. Essas indagações remetem à consideração de que a famosa subversão promovida por Freud já estaria ultrapassada e que nos tempos atuais, temos uma 'nova' economia psíquica. Concordar com este tipo de consideração implica em aceitar a idéia de uma soberania da ordem fálica como emblemática do conjunto do pensamento freudiano. Aceitação que nos parece um tanto precipitada. Não seria possível dizer que a complexidade deste pensamento indica outras alternativas, que permitam, inclusive, repensar o próprio dispositivo clínico?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Salztrager - Integrante / Regina Herzog - Coordenador / Daniel Correa Mograbi - Integrante / Bruno Leal Farah - Integrante / Karla Medeiros Neves - Integrante / Iná Suzini Mariante - Integrante / Fabiano Siqueira - Integrante / Paula Mesquita - Integrante / Paloma Moura - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2002 - 2005

    Psicanálise e contemporaneidade: modos de subjetivação e laço social, Descrição: O projeto se propõe examinar, a partir de uma problematização do sujeito como sujeito desejante, a era denominada por Prigogine como ?o fim das certezas?. Este exame tem por objetivo repensar a configuração subjetiva em sua inserção no campo social, mais especificamente, a relação entre os modos de subjetivação e os modos de fazer laço social dentro da perspectiva psicanalítica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Salztrager - Integrante / Regina Herzog - Coordenador / Bianca Novaes de Mello - Integrante / Daniel Correa Mograbi - Integrante / Bruno Leal Farah - Integrante / Karla Medeiros Neves - Integrante / Iná Suzini Mariante - Integrante / Maria Lenz Kemper - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2000 - 2002

    Psicanálise e contemporaneidade: a dimensão intensiva, Descrição: Da perspectiva clínica nos deparamos, na atualidade, com manifestações e perturbações psíquicas cujo entendimento não se esgota no campo da significação e, tampouco, no do significante. Hoje, mais e mais inúmeros fenômenos psíquicos ? estados depressivos, pânico, anorexia ? deixam entrever um aspecto intensivo da subjetividade que se expressa, na clínica, por uma reação terapêutica negativa, por acting-out e por todo o tipo de compulsões. Neste sentido consideramos que levar em conta a dimensão intensiva tornou-se uma exigência não só clínica, mas também conceitual. Pois, se muitas vezes podemos vislumbrar, na atuação clínica, uma escuta que privilegia essa dimensão e, na própria teoria da clínica, muitos são os autores que se propõem uma discussão sobre a questão, não podemos afirmar de forma categórica que, do ponto de vista metapsicológico, encontramos uma fundamentação rigorosa sobre o tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Salztrager - Integrante / Regina Herzog - Coordenador / Arthur Kottler da Silveira - Integrante / Daniela Zanotti da Silva - Integrante / Bianca Novaes de Mello - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1999 - 2000

    Psicanálise e contemporaneidade: cena psíquica e acontecimento, Descrição: A emergência, na atualidade, de novos conceitos e novas práticas articulados ao campo científico-filosófico, tais como inteligência artificial, práticas de clonagem, sujeito virtual, objeto complexo, etc. tem suscitado uma transformação no modo de se pensar o sujeito. Essas novas propostas de pensar o sujeito se contrapõem às idéias das quais a psicanálise tem se servido para tratar desta questão denunciando, em linhas gerais, um reducionismo conceitual que, por um lado, substancializaria o inconsciente -através da noção de sujeito do inconsciente, por exemplo - e que, por outro, aprisionaria o sujeito nas tramas de um universo simbólico. Deste modo, urge repensar os modelos propostos para a compreensão desta temática. Esta reflexão deve ser empreendida a partir do que se verifica no seu próprio campo de atuação, visando pensar, com seu instrumental conceitual, outras possibilidades de configuração da subjetividade. Para tanto, esta pesquisa propõe, ao invés de empreender a discussão tendo como base conceitos já sedimentados - Édipo, Narcisismo e Castração, por exemplo -, tomar duas noções que atravessam o pensamento freudiano acompanhando a complexificação que a prática clínica provocou na elaboração teórica. Trata-se das noções de cena psíquica e acontecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ricardo Salztrager - Integrante / Regina Herzog - Coordenador / Arthur Kottler da Silveira - Integrante / Daniela Zanotti da Silva - Integrante / Bianca Novaes de Mello - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2013

Aprovação no Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor Auxiliar I na área de Psicologia e Educação, Psicologia da Infância, Pensamento e Linguagem e Psicologia Institucional, UNIRIO.

2011

Financiamento na Modalidade APQ2 - Auxílio à Organização do I Colóquio de Psicologia do Pólo Universitário Campos dos Goytacazes - Práticas em Psicologia: Trabalho e Sociedade, FAPERJ.

2011

Financiamento na Modalidade APQ5 - Apoio à Participação em Reunião Científica por ocasião do 7o Congresso Norte Nordeste de Psicologia, FAPERJ.

2009

Aprovação no Concurso Público para Professor Adjunto I de Psicologia da Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2009

Aprovação no Concurso Público para Professor Adjunto I de Fundamentos Históricos, Epistemológicos e Filosóficos da Psicologia, Universidade Federal Fluminense.

2009

Aprovação no Concurso Público para Professor Adjunto I de Psicologia, Universidade Federal Fluminense.

2003

Bolsa PDEE para a realização do Doutorado Sanduíche, CAPES.

2002

Bolsa de Doutorado, CAPES.

2001

Bolsa de Mestrado, CAPES.

1999

Bolsa de Iniciação Científica, CNPQ/PIBIC.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Pós doutorando, Enquadramento Funcional: Pós doutorando

Atividades

  • 08/2023

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 08/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 04/2023 - 07/2023

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à psicologia

  • 04/2023 - 07/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 08/2022 - 03/2023

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 08/2022 - 03/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 03/2022 - 08/2022

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 03/2022 - 08/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 08/2021 - 03/2022

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 08/2021 - 03/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e educação, Psicologia Institucional

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Programadas II, Pesquisa Orientada I, Pesquisa Orientada II, Pesquisa Orientada IV

  • 05/2021 - 08/2021

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 05/2021 - 08/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e educação

  • 03/2021 - 07/2021

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Programadas I, Atividades Programadas II, Atividades Programadas III, Memória e Diferença, Pesquisa Orientada I, Pesquisa Orientada II, Pesquisa Orientada III

  • 03/2021 - 05/2021

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 03/2021 - 05/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 10/2020 - 02/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 10/2020 - 02/2021

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à psicologia

  • 08/2020 - 10/2020

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Memória e Diferença, Atividades Programadas I, Pesquisa Orientada I, Seminário de Estágio em Docência

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação, Psicologia Institucional

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Programadas II, Memória e Diferença - Em parceria com o Prof. Auterives Maciel (PUC-RJ/UVA), Pesquisa Orientada I

  • 06/2015 - 07/2019

    Direção e administração, Programa de Pós Graduação em Memória Social.,Cargo ou função, Vice-Coordenação do Curso de Mestrado.

  • 03/2015 - 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro da Câmara de Pesquisa da UNIRIO.

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Programadas I, Pesquisa Orientada V, Seminário de Estágio de Docência

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Memória e Diferença

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Defesa de Dissertação, Estudos Complementares em Memória Social, Seminário de Estágio em Docência

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada II - Mestrado

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Programadas II, Defesa de Dissertação, Memória e Diferença, Pesquisa Orientada I, Seminário de Estágio em Docência

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Programadas I, Seminário de Estágio de Docência

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Memória e Diferença

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à psicologia

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Programadas II

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Programadas I

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Programadas I

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação, Psicologia e Ensino

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Memória e Diferença

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 10/2012 - 02/2013

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Memória

2014 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado

2009 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2013 - 01/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O mal estar na cultura I, Tópicos Especiais em Psicanálise

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Psicologia, História da Psicanálise

  • 10/2012 - 03/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Psicanálise, História da Psicologia

  • 03/2011 - 02/2013

    Direção e administração, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional.,Cargo ou função, Vice Coordenação do Curso de Psicologia.

  • 01/2010 - 02/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Organização de Concursos Públicos de Provas e Títulos para Carreira do Magistério Superior.

  • 03/2012 - 09/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Psicanálise, História da Psicologia

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Psicologia, Psicologia Contemporânea

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Psicologia

  • 07/2010 - 02/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Implantação do Curso de Psicologia no Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia, Tópicos Especiais em Psicanálise

  • 04/2010 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Planejamento dos Espaços de Laboratório do Curso de Psicologia do Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes.

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia, Tópicos Especiais em Psicanálise

  • 04/2010 - 05/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estudos para Implantação de Departamentos no Pólo Universitário Campos dos Goytacazes.

2006 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0

2001 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Mestrado e doutorado, Carga horária: 0

2005 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor

2002 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor

1999 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista CNPq/PIBIC, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

Atividades

  • 02/2005 - 06/2005

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Tutor da Disciplina "Teoria Psicanalítica F"

  • 02/2002 - 06/2002

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Tutor da Disciplina "Teoria Psicanalítica A"

2009 - 2014

Instituto Psiquiátrico da Universidade do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa

Atividades

  • 08/2009 - 02/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Insituto Psiquiátrico da Universidade do Brasil, Insituto Psiquiátrico da Universidade do Brasil.,Atividade realizada, Membro do NEPECC - Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade.

2005 - 2009

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2009 - 11/2009

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e sistemas psicológicos II, Desenvolvimento Humano II, Psicanálise, Psicodiagnóstico

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Humano II, Psicossociologia da Comunidade, Terapia Psicanalítica II

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Humano I, Desenvolvimento Humano II, Psicossociologia da Comunidade, Teoria Psicanalítica I, Teoria Psicanalítica II, Teorias e Sistemas Psicológicos II, Terapia Psicanalítica I, Terapia Psicanalítica II

  • 02/2008 - 07/2008

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia

  • 02/2008 - 07/2008

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicossociologia da Comunidade, Teorias e Sistemas Psicológicos II, Terapia Psicanalítica I, Terapia Psicanalítica II

  • 07/2007 - 12/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicossociologia da Comunidade, Teorias e Sistemas Psicológicos II, Terapia Psicanalítica I, Terapia Psicanalítica II

  • 07/2007 - 12/2007

    Estágios , Serviço de Psicologia Aplicada.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado Específico C.

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Terapia Psicanalítica I, Terapia Psicanalítica II, Teoria Psicanalítica I, Teorias e Sistemas Psicológicos II, Psicologia da Personalidade II, Psicossociologia da Comunidade

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Propaganda e Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Propaganda

  • 02/2007 - 07/2007

    Estágios , Serviço de Psicologia Aplicada.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado Específico E.

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Terapia Psicanalítica I, Terapia Psicanalítica II, Psicologia da Personalidade I, Psicologia da Personalidade II, Teoria Psicanalítica I, Teorias e Sistemas Psicológicos II, Psicossociologia da Comunidade

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Propaganda e Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Propaganda

  • 08/2006 - 12/2006

    Estágios , Serviço de Psicologia Aplicada.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado Específico A.

  • 02/2006 - 07/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Terapia Psicanalítica I, Terapia Psicanalítica II, Psicologia da Personalidade I, Sistemas Psicológicos II, Psicossociologia da Comunidade

  • 02/2006 - 07/2006

    Estágios , Serviço de Psicologia Aplicada.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado Específico A.

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de monografia e trabalho de conclusão de curso, Psicologia da Personalidade I, Psicologia Social I, Psicossociologia da Comunidade, Terapia Psicanalítica I, Terapia Psicanalítica II

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Psicanalítica II, Terapia Psicanalítica I, Terapia Psicanalítica II