Fernando Perlatto Bom Jardim

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e Doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), com estágio doutoral no Institute for Public Knowledge da New York University (IPK/NYU). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Professor do Programa de Pós-Graduação em História desta instituição. É Bolsista de Produtividade do CNPQ - Nível 2. É Pesquisador do Laboratório de História Política e Social (LAHPS-UFJF) e Pesquisador Associado do Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP-UFMG). É vinculado às redes de pesquisa Conexões Lusófonas: ditadura e democracia em português, Rede Internacional de Estudos do Corporativismo (NETCOR), Rede Internacional de Estudos dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para a Democracia (REFAT) e Direitas, História e Memória. Foi Professor Visitante da Universidade de Salamanca (Espanha). Foi Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFJF e Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF entre 2018 e 2020. Tem experiência nas áreas de História, Sociologia e Ciência Política, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Brasil no tempo presente, democracia, usos públicos do passado, teoria crítica, esfera pública. Atualmente é Diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFJF.

Informações coletadas do Lattes em 10/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2010 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Sociologia pública: Imaginação Sociológica Brasileira e Problemas Públicos
Orientador: em New York University ( Craig Calhoun)
com , Ano de obtenção: 2013. Luiz Werneck Vianna. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Mestrado em Sociologia

2008 - 2009

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro
Título: A interpretação como exercício normativo: intelectuais, subalternos e a esfera pública brasileira
, Ano de Obtenção: 2009.Luiz Werneck Vianna.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Graduação em História

2003 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Sapucaia dos Indesejáveis: associações filantrópicas, poder público, elite e vadios em Juiz de Fora
Orientador: Cláudia Maria Ribeiro Viscardi

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Participação em eventos

2ª Jornada de Pensamento Social e Político Brasileiro da Universidade Federal de Santa Catarina. Palestra: Homenagem a Luiz Werneck Vianna. 2024. (Congresso).

8ª Jornada de Ciências Sociais da UFJF.8ª Jornada de Ciências Sociais da UFJF - Palestra: Homenagem a Luiz Werneck Vianna. 2024. (Seminário).

Evento do Centro de Estudios Brasileños e do Instituto de Iberoamérica de la Universidad de Salamanca: Justicia, memoria y democracia. El legado del informe de la Comisión Nacional de la Verdad en Brasil diez años después.Conferência no evento do Centro de Estudios Brasileños e do Instituto de Iberoamérica de la Universidad de Salamanca: Justicia, memoria y democracia. El legado del informe de la Comisión Nacional de la Verdad en Brasil diez años después. 2024. (Seminário).

Seminário Internacional 1964 + 60. IESP-UERJ.Seminário Internacional 1964 + 60. Ditadura e Justiça de Transição - IESP UERJ. 2024. (Seminário).

XL Semana de História da UFJF. Palestra: Crises da democracia no Brasil. 2024. (Congresso).

XXII Semana de História da Universidade Federal de São João Del Rey, Censura e Resistência: Memórias e histórias do golpe e 1964 "Cu.Conferência: Giros interpretativos, tempo presente e a ditadura de 1964. 2024. (Seminário).

Seminário NEC-UFF: A justiça de transição brasileira como objeto historiográfico: novas abordagens.Seminário NEC-UFF: A justiça de transição brasileira como objeto historiográfico: novas abordagens - Conferência: Justiça de transição no Brasil, entre a judicialização da memória e a memória cultural. 2023. (Seminário).

IV Seminário do Laboratório de História Política e Social - Palestra: Crises da democracia e o tempo presente.IV Seminário do Laboratório de História Política e Social - Palestra: Crises da democracia e o tempo presente. 2022. (Seminário).

2ª Jornada de Resistência da PUC-RJ - Solidariedade e resistência.Solidariedade e resistência em tempos de pandemia. 2021. (Encontro).

ANPUH Lança - Debatedor do livro "Passados presentes: o golpe de 1964 e a ditadura militar", de Rodrigo Patto Sá Motta.ANPUH Lança - Debatedor do livro "Passados presentes: o golpe de 1964 e a ditadura militar", de Rodrigo Patto Sá Motta. 2021. (Encontro).

ANPUH Travessias. Conversa com Ângela de Castro Gomes.ANPUH Travessias. Conversa com Ângela de Castro Gomes. 2021. (Encontro).

CEBRAP Lança - Debatedor do livro The Bolsonaro Paradox: The Public Sphere and Right-Wing Counterpublicity in Contemporary Brazil.CEBRAP Lança - Debatedor do livro The Bolsonaro Paradox: The Public Sphere and Right-Wing Counterpublicity in Contemporary Brazil. 2021. (Encontro).

Ciclo de Diálogos sobre Direitos Humanos - Palestra: Justiça de transição, leis da anistia e direito à verdade.Justiça de transição, leis da anistia e direito à verdade. 2021. (Seminário).

Encontro Interno do Centro Acadêmico de História UFJF - História pública no ofício do historiador.História pública no ofício do historiador. 2021. (Encontro).

Evento NUDEB-UFRJ - Debate: A Nova República em Crise.A Nova República em Crise. 2021. (Encontro).

Seminário CJT/UFMG: 10 anos da Lei da Comissão Nacional da Verdade - Palestra: Balanços da justiça de transição no Brasil Baç.Balanços da justiça de transição no Brasil. 2021. (Seminário).

Seminário Internacional Políticas de Memória em um Contextos de Crise (UFPEL) ? Palestra: ?Lugares de memória: perspectivas sobre o Brasil e a Argentina?.Lugares de memória: perspectivas sobre o Brasil e a Argentina. 2021. (Seminário).

Uma difícil democracia: diálogos sobre a obra de Luiz Werneck Vianna (UFJF-UFV-UFES-PUC-Rio).Uma difícil democracia: diálogos sobre a obra de Luiz Werneck Vianna (UFJF-UFV-UFES-PUC-Rio). Palestra Luiz Werneck Vianna e a organização dos intelectuais. 2021. (Seminário).

VI Jornada de Pensamento Político Brasileiro. VI Jornada de Pensamento Político Brasileiro. Palestra: Intelectuais, vida pública e pensamento político no Brasil. 2021. (Congresso).

XVI Semana de História Universidade Estadual de Goiás - Palestra: Os monumentos e as disputas públicas de memória no Brasil em perspectiva transnacional. Os monumentos e as disputas públicas de memória no Brasil em perspectiva transnacional. 2021. (Congresso).

Diálogos Interdisciplinares sobre cidades (PUC-RIO). Palestra: As esferas públicas subalternas culturais e as cidades brasileiras.As esferas públicas subalternas culturais e as cidades brasileiras. 2020. (Seminário).

Evento Centro Acadêmico UFJF - Mesa: História em tempos de crise.História em tempos de crise. 2020. (Encontro).

GT de História Política ANPUH - Mesa: As eleições municipais de 2020.As eleições municipais de 2020. 2020. (Encontro).

II Seminário Cidadania e Democracia no Brasil (UFF). Conferência: A crise da democracia, no Brasil e o tempo presente.A crise da democracia, no Brasil e o tempo presente. 2020. (Seminário).

II Seminário de Pensamento Social Brasileiro (UFES). Palestra:.O mito do insolidarismo social e o pensamento social brasileiro. 2020. (Seminário).

VII Ciclo de Estudos Remotos PPG Comunicação UFJF - Palestra: Democracia e esfera pública no Brasil hoje.Democracia e esfera pública no Brasil hoje. 2020. (Simpósio).

XXXVI Semana de História UFJF. Palestra: "As razões da instabilidade da democracia brasileira". As razões da instabilidade da democracia brasileira. 2020. (Congresso).

III Simpósio Nacional de História Política. Palestra: Usos públicos do passado e a ditadura brasileira.Usos públicos do passado e a ditadura brasileira. 2019. (Simpósio).

II Encontro Interno da UFJF - Palestra: 30 anos da Constituição Federal e os rumos da democracia no Brasil.II Encontro Interno da UFJF - Palestra: 30 anos da Constituição Federal e os rumos da democracia no Brasil. 2018. (Seminário).

II Seminário Cidades, territórios e direitos da UFV - Palestra: Esferas públicas subalternas, associativismo e o direito à cidade.II Seminário Cidades, territórios e direitos da UFV - Palestra: Esferas públicas subalternas, associativismo e o direito à cidade. 2018. (Seminário).

I Movial UEMG-Campanha - Palestra: Os 50 anos de 1968: História e memória.I Movial UEMG-Campanha - Palestra: Os 50 anos de 1968: História e memória. 2018. (Seminário).

XVI Encontro Regional de Comunicação (ERECOM) - Palestra: 1968 na históriaória.XVI Encontro Regional de Comunicação (ERECOM) - Palestra: 1968 na históriaória. 2018. (Simpósio).

I Seminário Novas Perspectivas sobre o Corporativismo. Experiências corporativas latino-americanas e ibéricas.Debatedor da Mesa Formulação e veiculação de ideias corporativas. 2017. (Seminário).

Ciclo de Palestras do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ).Palestra: A Imaginação Sociológica Brasileira. 2016. (Encontro).

Desafios da democracia brasileira (Instituto Federal de Ciência e Tecnologa).Palestra: Desafios da democracia brasileira. 2016. (Encontro).

Diálogos Contemporâneos: Conjuntura política brasileira e seus desafios.Palestra: Conjuntura política brasileira e seus desafios. 2016. (Encontro).

Encontro D.A. Pedagogia: Desafios da esquerda brasileira.Palestra: Desafios da esquerda brasileira. 2016. (Encontro).

Estado Democrático de Direito e conjuntura sociopolítica.Palestra: Caminhos e desafios da democracia no Brasil. 2016. (Seminário).

I Encontro Interno de História da UFJF: Práticas e Pesquisas.História e memórias subalternas. 2016. (Seminário).

II Semana de História da UFV: A democracia brasileira no tempo presente. Conferência: A democracia brasileira no tempo presente. 2016. (Congresso).

II Seminário Interno de Casos de Gestão do Programa de Pós-Graduação Profissional - Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de de Fora.Debatedor do Grupo Temático Gestão Universitária. 2016. (Seminário).

XX Encontro Regional de História - História em Tempos de Crise. Coordenador do Simpósio Temático Direitas, História e Memória. 2016. (Congresso).

XXXII Semana de História da UFJF. Palestra: O papel social do historiador. Desafios contemporâneos para a escrita da História. 2016. (Congresso).

Diálogos Contemporâneos.Palestra: Junho de 2013 e março de 2015: as ruas e os desafios da democracia brasileira. 2015. (Encontro).

Impasses da Democracia Brasileira.Coordenação da Mesa Impasses da Democracia Brasileira - PUC-Rio. 2015. (Encontro).

LAHPS Debate - A terceirização, os direitos sociais e a política no Brasil contemporâneo.O Congresso Nacional, a "onda conservadora" e a terceirização. 2015. (Encontro).

Mesa Redonda do Laboratório Permanente de Análise Política -.Ativismo legislativo, conservadorismo e a terceirização. 2015. (Encontro).

Mesa Redonda SBS - Os desafios da democracia no mundo contemporâneo e o. Os desafios e possibilidades do desencantamento da vida democrática. 2015. (Congresso).

Seminário Internacional Constitucionalismo e conflito político: os momentos constituintes em Portugal e no Brasil.Os embates políticos e a Constituinte 1987-1988: projetos, sonhos e utopias na Nova República brasileira. 2015. (Seminário).

Seminário Interno de Casos de Gestão - Programa de Pós-Graduação Profissional ? Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGP/CAEd/UFJF),.Debatedor do Grupo Temático Políticas Públicas Educacionais. 2015. (Seminário).

XIII Encontro Regional de Comunicação (ERECOM).Censura e violações à liberdade de expressão: passado, presente e futuro. 2015. (Encontro).

38º Encontro Anual da ANPOCS. Debatedor da seção temática Educação e Sociologia. 2014. (Congresso).

Bodas de Chumbo: Os 50 Anos do Golpe de 1964.Palestra: As Ciências Sociais no Brasil e o regime civil-militar de 1964. 2014. (Encontro).

Debate sobre conjuntura brasileira: Eleições 2014.Palestra: Imprevisibilidade eleitoral e desafios da democracia brasileira. 2014. (Encontro).

III Jornada de de Pós-Graduação em Ciências Sociais UFJF. Palestra: Esferas públicas subalternas juvenis e dinâmicas organizativas. 2014. (Congresso).

III Jornada de de Pós-Graduação em Ciências Sociais UFJF. Debatedor da seção temática. 2014. (Congresso).

IV Semana Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV).Palestra: Desmobilizados e desorganizados? Esferas públicas subalternas e associativismo no Brasil contemporâneo. 2014. (Seminário).

XIX Encontro Regional de História - ANPUH Minas Gerais. Debatedor da seção temática. 2014. (Congresso).

ISA XIIth International Laboratory for Ph.D. Students in Sociology - Towards a Global Sociology.Palestra: Public Sociology: Publics, the public and public knowledge. 2013. (Simpósio).

Seminário Educação, Juventude e Democracia.Palestra: As esferas públicas subalternas no Brasil. 2013. (Seminário).

XIII Semana de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora.Palestra: As Ciências Sociais no Brasil Contemporâneo. 2011. (Simpósio).

I Semana Acadêmica Unificada da UENF - IX Semana de Ciências Sociais UENF.Palestra: Panorama do Sindicalismo Brasileiro. 2010. (Seminário).

I Seminário da Cátedra Luiz Werneck Vianna e II Seminário de Pós-Graduação em Ciências Sociais UFJF. Coordenador da seção temática "Teoria Política, República e Brasil: tradição e mudança". 2010. (Congresso).

I Seminário de Pós-Graduação em Ciências Sociais UFJF.Debatedor da seção temática "Dilemas da Modernidade Periférica". 2009. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Igor Da Silva Portela

PERLATTO, Fernando; MUSSE, C. F.; SOARES, L. P.; MONTEIRO, A. C. S. M. C.. Imersão, narrativas e representações históricas no videogame: Reconstruindo uma cidade morta: a flânerie por Bagdá do século IX. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Juliana Silva de Siqueira

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.; GUEDES, W. A.; PINTO, C. E. P.. O dever de memória e o uso do audiovisual para pensar a infância durante a ditadura civil-militar brasileira. 2025. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Raphael de Oliveira Lago

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; ANDRADE, E. I. G.. As reformas da previdência: a trajetória dos debates, disputas e decisões acerca da previdência social brasileira entre 1988 e 2016. 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Isabela Talita Correa de Souza

PERLATTO, Fernando; QUELER, J. J.; ZANGELMI, A. J.. A construção da imagem pública de Fernando Collor de Mello no contexto da redemocratização do Brasil (1979-1989). 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Breno Barrozo de Miranda

PERLATTO, Fernando; REZENDE, W. S.; MACHADO, J. S.; HAGINO, C. H. M. S.. O marco territorial da memória: uma proposta intercultural do direito à memória. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito e Inovação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vanessa ferreira Lopes

PERLATTO, Fernando; MATTOS, Hebe; PEREIRA, A. A.. A constituição do movimento negro em Juiz de Fora/MG (1978-2010): dos processos de consciência às organizações coletivas por direitos. 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Elione Castro Bruzaca

PERLATTO, Fernando; CORDEIRO, Janaina. M.; SCHITTINO, Renata T.. Paisagens, guerrilha e gênero no romance Em Câmara Lenta de Renato Tapajós. 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raphael Martins Cima

PERLATTO, Fernando; CALDEIRA NETO, Odilon; CARVALHO, Keila A.. Comunistas, anticomunistas e a repressão desencadeada pelo golpe de 1964 em Diamantina. 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Dara da Silva Lopes

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.; CHALOUB, Jorge. A flexibilização das relações de trabalho no Brasil pela ótica da Folha de S. Paulo (1995-1998). 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gracielle Loures Nocelli

PERLATTO, Fernando; MUSSE​ TRISTAO, M. B.; FURTADO, S. B. B.. Jornalismo e memória: a representação e a representatividade de grupos historicamente silenciados na coluna Outras Ideias. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Denise Cristina de Moura

PERLATTO, Fernando; JALLES, Christiane; GRILLO, A. P.. Políticas Culturais, Esferas Públicas e Cultura Digital: um estudo do Fora do Eixo e da Mídia Ninja. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Karina Avelar de Almeida

PERLATTO, Fernando; QUADRAT, Samantha V.; CAMPOS, Yussef. Lugares de memória em disputa: ditadura, comissões da verdade e tempo presente. 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Eloah Vargas Ribeiro

PERLATTO, Fernando; CAMPOS, Yussef; LANARI, R. A. O.. O som das telas: censura às trilhas sonoras musicais dos filmes produzidos durante a ditadura civil-militar (1964-1985). 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Nathan Amaral Silva

PERLATTO, Fernando; CAMPOS, Yussef; ARRAIS, C. P. A.. Quem tem medo de fazer amor?: a sexualidade nas produções tropicalistas (1967-1973). 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Hygor Mesquita Faria

PERLATTO, Fernando; FERNANDES, J. V. S.; GUEDES, W. A.. Entre permanências, reparações e avanços: a questão indígena na Comissão Nacional da Verdade (CNV). 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes

PERLATTO, Fernando; GALLO, Carlos A.; SCHULZ, R. M.. Memórias da ditadura: a atuação do Estado brasileiro frente ao seu passado ditatorial militar. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Geraldo Homero do Couto Neto

PERLATTO, Fernando; CALDEIRA NETO, Odilon; LUCCHESI, Anita. (Des)fazendo História na Internet: visões acerca da Ditadura Militar Brasileira em canais da ?nova direita? no YouTube (2013-2018). 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leonardo Ribeiro dos Santos

PERLATTO, Fernando; SOVIK, L.; VAZ, P.. Os elos da guerra ao marxismo cultural nos Estados Unidos e no Brasil: subversão teórica em narrativas da extrema direita. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Cecília Pereira Batista

PERLATTO, Fernando; SCHMIDT, Benito B.; FERRARI, A.. As comissões da verdade no Brasil e a construção de narrativas sobre pessoas LGBT durante a ditadura militar. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Túlio Magalhães Rodrigues

PERLATTO, Fernando; CHALOUB, Jorge; LIMA, Pedro. Do alento à perdição: A relação entre o PTB e o Governo João Goulart na crise da democracia brasileira (1963-1964). 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Talles de Almeida Oliveira

PERLATTO, Fernando; CHALOUB, Jorge; CALDEIRA NETO, Odilon. O discurso anticomunista no tempo presente: entre continuidades e descontinuidades (2013-2018). 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Natália Aparecida Godoy da Silva

PERLATTO, Fernando; BAUER, Caroline S.; GUEDES, W. A.. Atuação dos historiadores na Comissão Nacional da Verdade: limites, contribuições e disputas pela representação do passado recente. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nathalia Guimaraes e Sousa

PERLATTO, Fernando; SOUSA, D. T.; PIRES, A. M. G. D.. Espaçonaves e guerrilhas: Caetano Veloso como intelectual público e seu delírio tropical. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paulo Henrique Silveira Damião

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.; CORREA, Larissa R.. A balança de Têmis em tempos sombrios: Justiça do Trabalho, trabalhadores e ditadura em Juiz de Fora (1964-1974). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Livia Cardoso Castanheira Alvim

PERLATTO, Fernando; SILVA, Felipe Maia G.; WERNECK, A. V.. Um mundo que cabe nas mãos: análise do contrato social e das relações de reconhecimento no romance "Fogo Morto", de José Lins do Rego. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daniela de Miranda dos Santos

PERLATTO, Fernando; CORDEIRO, Janaina. M.; CHALOUB, Jorge. O IHGB e a ditadura civil-militar brasileira. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Danielle de Souza da Silva

PERLATTO, Fernando; ALONSO, L. S.; DIAS, Z. M.. As igrejas evangélicas e a ditadura civil-militar no Brasil: a construção das memórias protestantes na Comissão Nacional da Verdade. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bernardo Rocha Carvalho

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Republicanismo de papel: representação parlamentar e comportamento partidário na assembleia de minas pós-golpe de 1964. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luiz Antonio Belletti Rodrigues

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.; ABREU, Luciano. A.. Perseguições a estrangeiros em Juiz de Fora durante o Estado Novo: autoritarismo e repressão no contexto da Segunda Guerra Mundial. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tadeu Dulci Reis

PERLATTO, Fernando; SOUSA, D. T.; CHALOUB, Jorge. Agora a batucada já vai começando: samba, carnaval e raça em Assis Valente. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jessica Francine de Carvalho Fonseca

PERLATTO, Fernando; RODRIGUES, A. C.; PUGGIAN, C.. As potencialidades de educação do projeto de extensão Anatomia Humana - Apoio ao Ensino Fundamental e Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Amanda Prado

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.; RODRIGUES, Michelle G.; OLIVEIRA, Rafaela R. A.. Apoio ao discentes cotistas: o Programa de Iniciação Científica PIBIC - Af/CNPQ na UFJF. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Priscila Rezende Pinheiro

PERLATTO, Fernando; SANABIO, M. Tanure; RODRIGUES, Michelle G.. Gerência de Pós-Compra da Universidade Federal de Juiz de Fora: Uma proposta de reestruturação. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Marília Soares Ricardo Lopes

PERLATTO, Fernando; BURGOS, M.; SILVA, M. A. P.. Conselho de Classe: o funcionamento de um espaço político-pedagógico a ser ressignificado. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Marisa de Santana da Costa

PERLATTO, Fernando; BURGOS, M.; SILVA, M. A. P.. Monitoramento do Sistema de Gestão da rede estadual do Rio de Janeiro pelo Comitê Gestão Integrada da Escola. A dinâmica de trabalho e seus desafios. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Jesuína Luziane Azevedo Martins

PERLATTO, Fernando; COELHO, F. C. M.; CARVALHO, R. C. M. R.. Correção de fluxo da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas- Projeto Avançar em uma escola estadual do município de Tonantins. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: IRVÂNIA MARIA DE OLIVEIRA PINTO

PERLATTO, Fernando; COELHO, F. C. M.; CARVALHO, R. C. M. R.. A adesão das escolas municipais de Belo Horizonte ao projeto Correção de Fluxo-Entrelaçando. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Ana Maria Machado Franck Incerti

PERLATTO, Fernando; CONDÉ, Eduardo; MOTTA, R. P. S.. Organização da equipe gestora de uma escola estadual no município de Caruari (AM): desafios no fazer pedagógico. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Victor Rabello Piaia

PERLATTO, Fernando; DOMINGUES, José Maurício; HOLANDA, Cristina Buarque. Transformações na sociabilidade política dos cidadãos não-interessados: uma contribuição a partir da sociologia política do Brasil redemocratizado. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Alexandrino de Almeida

PERLATTO, Fernando; MAGALDI, C. A.; SOUZA, D. T.. Gestão de informação e gestão do conhecimento: o caso do campus da UFJF em Governador Valadares. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Wellington Geraldo Teixeira Ferreira

PERLATTO, Fernando; ALVIM, M. I. S. A.; FERREIRA, M.. As principais causas da reprovação nos cursos de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Adebiano Robert Rodrigues Pereira

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; GAITAN, F.. A política de saúde e os farmacêuticos argentinos diante do neoliberalismo e do neodesenvolvimentismo. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Matheus Gomes Mendonça Ferreira

PERLATTO, Fernando; MAGALHAES, R. F.; SOUSA, D. T.. Multifaces do voto: eleições presidenciais 2014 no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Franciele de Souza Trindade

PERLATTO, Fernando; RIANI, F. A.; RODRIGUES, Michelle G.. O papel da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva no processo de inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Marjory Almeida Santos

PERLATTO, Fernando; RIANI, F. A.; RODRIGUES, Michelle G.. Evasão, um problema comum, origens diversas: um estudo sobre a evasão entre os diferentes grupos de alunos da UFJF. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Allony Rezende de Carvalho Macedo

PERLATTO, Fernando; VISCARDI, C.; LANNA JUNIOR, M. C. M.. Presente, passado e futuro: perspectivas dos intelectuais autoritários do Tenentismo sobre a República Liberal-Oligárquica. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodrigo Prado Mudesto

PERLATTO, Fernando; BARBOZA FILHO, Rubem; EISENBERG, José. Conciliação política e democracia representativa no Brasil: reminiscências de uma história conceitual reacionária. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rosângelo Fernandes de Assis

PERLATTO, Fernando; NEUBERT, L. F.; CARVALHO, R. C. M. R.. Estratégias da gestão escolar de enfrentamento à violência: uma análise da implementação do PROERD em uma escola da rede pública estadual do Amazonas. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Luís Cláudio Rodrigues de Carvalho

PERLATTO, Fernando; MAGRONE, Eduardo; DULCI, J. A.. A apropriação de resultados do PROEB e as estratégias utilizadas por duas escolas de ensino fundamental da rede estadual de ensino de Juiz de Fora. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Márcia Maria de Paula Carvalho

PERLATTO, Fernando; OLIVEIRA JUNIOR, L. B.; PAULA, K. E.. O novo ensino médio de Minas Gerais: os desafios na implementação do projeto Reinventando o Ensino Médio em duas duas escolas da Superintendência Regional de Ensino de Carangola. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Maria Tereza Rodrigues

PERLATTO, Fernando; RIANI, F. A.; SANTOS, G. J.. Desafio de provimento de professores nas disciplinas de Artes, Filosofia, Física, Matemática, Química e Sociologia na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Daniela de Miranda dos Santos

PERLATTO, Fernando; CORDEIRO, Janaina. M.; GOMES, Paulo César; GUEDES, W. A.; MAIA, Tatyana A.. A casa da memória nacional entre a ditadura e a democracia: o IHGB nos anos de 1980 a 2016. 2024. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gustavo Paccelli

PERLATTO, Fernando; JALLES, Christiane; ANDRADA, L.; FERREIRA, M. G. M.; PEREZ, O. C.. Oportunidades políticas e estruturas de mobilização: análise dos ciclos de protestos no Brasil contemporâneo. 2024. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Allony Rezende de Carvalho Macedo

PERLATTO, Fernando; VISCARDI, C.; GOMES, Angela. M. C.; FERREIRA, Jorge; MAIA, Andrea C. N.. Guerra às ?carpideiras? da finada República: o Clube 3 de Outubro no Governo Provisório de Getúlio Vargas. 2024. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Carolina Antunes Vidon

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; SANTIAGO, C. V. S.; ALBUQUERQUE, E. M. E.; TIGRE, P. B.. O sistema de propriedade intelectual e suas repercussões na política industrial da saúde, após o acordo TRIPS: um estudo comparativo entre EUA, China e Brasil. 2024. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Renata Venise Vargas Pereira

PERLATTO, Fernando; FERREIRA, Jorge; FREIRE, Américo; MAIA, Andrea C. N.; BRUM, A.. Juiz de Fora e o amigo do povo: uma biografia de João Gonçalves Carriço. 2023. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rafael Cardoso Chagas

PERLATTO, Fernando; FRANCO, T. B.; REGO, S. T. A.; SANTOS, R. T.; FREITAS, F. J. M.. A bioética e o trabalho em saúde no contexto da moral neoliberal. 2023. Tese (Doutorado em BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielle Dias Gatti

PERLATTO, Fernando; GALLO, Carlos A.; CHALOUB, Jorge; CALDEIRA NETO, Odilon; JALLES, Christiane. "Isso aí é uma semântica, não uma ditadura": as disputas no governo Bolsonaro frente à Justiça de Transição brasileira. 2023. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Amanda Monteiro Diniz Carneiro

PERLATTO, Fernando; THOMAZ, F. N.; QUADRAT, Samantha V.; BORGES, E. C.; OLIVEIRA, M. B.. Mulheres militantes e a imprensa das organizações armadas argentinas (1960 a 1980). 2023. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Cláudia Gonçalves

PERLATTO, Fernando; THOMAZ, F. N.; MATTOS, Hebe; CARVALHO, Keila A.; DOMINGUES, P. J.. O projeto político do povo negro para o Brasil: narrativas políticas e identitárias de uma nação ?igualmente imaginada?. 2023. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Livia Cardoso Castanheira Alvim

PERLATTO, Fernando; CARVALHO, Maria Alice Rezende de.; SILVA, Felipe Maia G.; MACHADO, R. M.; SINDER, V.. ?Tradicionalistas Os Filhos Diante Dos Pais Neófilos?: Uma interpretação da narrativa geracional de Gilberto Freyre a partir dos textos publicados no jornal ?Diário de Pernambuco? durante a década de 1920. 2023. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Cintya Chaves

PERLATTO, Fernando; FURTADO FILHO, J. E.; MELO, A. A. M. C.; BULHOES, L. S.; GENTILE, Fabio. Os dissensos em torno de um nome: disputas dos sentidos de democracia na transição política (Ceará, 1945-1946) Os dissensos em torno de um nome: disputas dos sentidos de democracia na transição política (Ceará, 1945-1946). 2023. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Denilson Gomes Barbosa

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.; DELGADO, I. G.; GOMES, E. R.; SILVA, I. B.. A influência da OIT no Brasil (1919-1943). 2022. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luiz Antonio Belletti Rodrigues

PERLATTO, Fernando; BENTIVOGLIO, J. C.; CALDEIRA NETO, Odilon; RIBEIRO, N. S.; THEOPHILO, G. A. M. M. C.. Ficção Científica e História: utopias, distopias e regimes de historicidade. 2022. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ioneide Maria Piffano Brion de Souza

PERLATTO, Fernando; CORDEIRO, Janaina. M.; SILVA, Angela Moreira D.; LOBO, V. M.; GUEDES, W. A.. Entre o lembrar e o esquecer: a ditadura civil-militar brasileira a partir da Trilogia da Tortura de Heloneida Studart. 2022. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bárbara Vita de Matos Oliveira

PERLATTO, Fernando; PAULA, C. J.; ROCHA, Marta Mendes da; HEYMANN, Luciana Q.; GOMES, Angela. M. C.. Entre lembranças, esquecimentos e silenciamentos: trajetória e legado de Itamar Franco. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodrigo Badaró de Carvalho

PERLATTO, Fernando; MENDONCA, Ricardo Fabrino; SEVAYBRICKER, M.; GUIMARAES, Juarez; TAVOLARO, Sergio; CEPEDA, V. A.. Apatia popular no pensamento político e social brasileiro: Uma análise a partir das obras de Oliveira Viana, Caio Prado Júnior e Fernando Henrique Cardoso. 2022. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Esther Itaboraí Costa

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; MOTTA, Rodrigo Patto Sá; GOMES, E. R.; LOBO, V. M.. De bancário a candidato à presidência: a trajetória de José Magalhães Pinto. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thiago Machado de Lima

PERLATTO, Fernando; FERREIRA, Jorge; GRINGBERG, Lucia; MOREIRA, R. N. P.; COUTINHO, Renato. S.. O fim do jogo democrático: o golpe de 1964 e o Poder Legislativo na Bahia. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Kaio César Goulart Alves

PERLATTO, Fernando; JESUS, Ronaldo P.; MATTOS, Marcelo Badaró; OLIVEIRA, T. B.; QUELER, J. J.. Trabalhadores, sindicatos e greves na cidade do Rio de Janeiro em 1919: influências políticas e culturais compartilhadas no ciclo de agitação social global. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daiana Pereira Neto

PERLATTO, Fernando; DOMINGUES, B. H.; CARRIZO, S. L.; FERNANDES, Luiz Estevam O.; VIEIRA, B. M.; BAGGIO, Katia G.. Viagens literárias de um franco-argentino: Paul Groussac entre a América e a Europa (1866-1922). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nittina Anna Araújo Bianchi Botaro

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; FREITAS, M. S.; MENICUCCI, Telma; SANTOS, R. T.. O lobbying dos grupos médicos: o protagonismo desses profissionais na trajetória da Política. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fernando Marcus Nascimento Vianini

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; DULCI, J. A.; GOMES, E. R.. Planejando a ultrapassagem: políticas industriais e setor automotivo no Brasil e na China. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Antonio Gasparetto Júnior

PERLATTO, Fernando; VISCARDI, C.; GONCALVES, L. P.; MARTINHO, Francisco C. P.; ENDERS, Armelle J.. Recursos externos da administração estatal: as declarações de estado de sítio na República brasileira (1889-1937). 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabiana Aparecida de Almeida

PERLATTO, Fernando; OLENDER, M.; SCHMIDT, Benito B.; CAMPOS, Y. D. S.; CHRISTOPHOLETTI, R.. ?Homem, poeta, cérebro, coração?: Lindolfo Gomes e o pensamento intelectual e preservacionista em Juiz de Fora. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: José Wellington de Souza

PERLATTO, Fernando; FERNANDES, Dimitri C.; DAIBERT JUNIOR, R.; JACKSON, Luiz. C.; CONSOLIM, M. C.. Raça e eugenia na obra geral de Monteiro Lobato. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Camila Gonçalves Silva Figueiredo

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.; DELGADO, I. G.; SANTANA, Marco Aurélio; PANDOLFI, Dulce. Por uma vanguarda revolucionária: estratégias do PCB junto aos trabalhadores urbanos em Minas Gerais (1945-1964). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leonardo Ostwald Vilardi

PERLATTO, Fernando; VIANNA, Luiz Werneck; CARVALHO, Maria Alice Rezende de.; BURGOS, M.; FONTAINHA, F. C.. Representação funcional e defensoria pública: um estudo das ações civis públicas propostas pelas defensorias públicas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Marchesan Tauil

PERLATTO, Fernando; LAHUERTA, M.; CEPEDA, V. A.; SEGATTO, J. A.; VIEIRA, M. B.. Intelectuais e Política no Brasil: da teoria do populismo à reconciliação com a tradição republicana na interpretação de Francisco Weffort. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: José Victor Regadas Luiz

PERLATTO, Fernando; FERES JUNIOR, Joã.; LYNCH, C. E. Christian; TRIGUEIRO, G. R. L.. Crise da ciência política behavioralista e as origens dos think tanks nos Estados Unidos. 2017. Tese (Doutorado em CIÊNCIA POLÍTICA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vítor Fonseca Figueiredo

PERLATTO, Fernando; VISCARDI, C.; JESUS, Ronaldo P.; BORGES, V. L. B.; PINTO, Surama C. S.. Voto e competição política na Primeira República: o caso de Minas Gerais. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Paula de Melo Lima

PERLATTO, Fernando; MAGRONE, Eduardo; MOREIRA, J.; MATTA, L. G.; HEIJMANS, R. D.. Críticas às cotas raciais: a perspectiva 'populista' presente no argumento dos intelectuais contrários à política. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Joana Brito de Lima Silva

PERLATTO, Fernando; FERNANDES, Dimitri C.; PULICI, Carolina M.; BERTONCELO, Edison R. E.; CONDÉ, Eduardo. Hierarquias simbólicas e marcadores distintivos: um estudo exploratório da sociedade juiz-forana. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcelo Romero

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.; LINO, Sonia; LIEBEL, V.; MOTTA, Rodrigo Patto Sá. O Governo Fernando Henrique Cardoso na charge de Angeli: os tons e os contornos da crítica política no traço do artista. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

PERLATTO, Fernando; BARBOZA FILHO, Rubem; BURGOS, M.; DOMINGUES, B. H.; CAMURCA, M.. O papel das festas e liturgias na constituição da sociedade brasileira. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Wagner Rezende Silveira

PERLATTO, Fernando; MAGALHAES, R. F.; BARBOZA FILHO, Rubem; FERES, M. V. C.; BUSTAMANTE, T. R.. As relações entre direito, política e sociedade: retórica e teoria da ação na análise da argumentação em casos difíceis no Supremo Tribunal Federal Brasileiro. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Cristina Costa Soares

PERLATTO, Fernando; BARBOZA FILHO, Rubem; GAIO, A. M.; GAIO JUNIOR, A. P.; REZENDE, W. S.. O problema da autonomia do Supremo Tribunal Federal: Tribunal desconhecido ou monarca absoluto?. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carlos Eduardo de Souza Costa

PERLATTO, Fernando; NAPOLITANO, Marcos; GARCIA, E. G.. Gonzaguinha (1968-1985): um intelectual público na música popular brasileira. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Aline Pereira de Avellar

PERLATTO, Fernando; MATTOS, Hebe; CASTRO, G.. Entre avanços, silêncios e desafios históricos: branquitude, relações étnico-raciais e a implementação da Lei 10.639/03 na Universidade Federal de Juiz de Fora (2003-2023). 2025. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Larissa Raeli Cestari

PERLATTO, Fernando; FERREIRA, Jorge; MELO, A. A. M. C.. Ênio Silveira e a revista Encontros com a Civilização Brasileira : uma pro posta para a transição democrática brasileira (1978 1982). 2024. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Karina Avelar de Almeida

PERLATTO, Fernando; CALDEIRA NETO, Odilon; VECCHIOLI, V.. Reconstrução Virtual de Centros Clandestinos de Detenção na Argentina: Disputas e Trajetórias. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gustavo Garibaldo Grama de Barros Silva

PERLATTO, Fernando; CHALOUB, Jorge; JALLES, Christiane; CASSIMIRO, P. H. P.. Fascismo tropical: interpretação do Brasil e forma literária em Otávio de Faria. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Carolina Antunes Vidon

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; GOMES, E. R.; TIGRE, P. B.. O Sistema de Propriedade Intelectual e suas repercussões na política industrial da saúde: um estudo comparativo entre EUA, Alemanha, China e Brasil, após o Acordo TRIPS. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Livia Cardoso Castanheira Alvim

PERLATTO, Fernando; VIANNA, Luiz Werneck; CARVALHO, Maria Alice Rezende de.. Um estudo sobre a relação entre Gilberto Freyre e José Lins do Rego e o Brasil que imaginaram juntos. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielle Dias Gatti

PERLATTO, Fernando; GALLO, Carlos A.; GUEDES, W. A.. "Isso aí é uma semântica, não uma ditadura": as disputas no governo Bolsonaro frente à Justiça de Transição brasileira. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Emilla Grizendi Garcia

PERLATTO, Fernando; BRUM, A.; MOTTA, Rodrigo Patto Sá; SACRAMENTO, Igor P.; GUEDES, W. A.. De Ordem Superior, Fica Proibido Levar às Telas: as Telenovelas de Dias Gomes na Rede Globo (1969-1979), espaços de negociação com a Divisão de Censura de Diversões Públicas. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luiz Antonio Belletti Rodrigues

PERLATTO, Fernando; BENTIVOGLIO, J. C.; CALDEIRA NETO, Odilon. Ficção Científica e História: utopias, distopias e presentismo. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cintya Chaves

PERLATTO, Fernando; FURTADO FILHO, J. E.; MELO, A. A. M. C.. Entre o canto de sereia e as palavras da teimosia: as disputas dos sentidos de democracia na abertura política (Ceará, 1945-1954). 2021. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Daniela de Miranda dos Santos

PERLATTO, Fernando; GUEDES, W. A.; GOMES, Paulo César. A casa da memória nacional entre a ditadura e a democracia: o IHGB nos anos de 1980 a 2016. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Cláudia Gonçalves

PERLATTO, Fernando; THOMAZ, F. N.; PEREIRA, A. A.. Nação e Estado plurinacional: contribuições dos movimentos sociais para a ampliação do conceito. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ioneide Maria Piffano Brion de Sousa

PERLATTO, Fernando; NAPOLITANO, Marcos; GUEDES, W. A.. Entre o lembrar e o esquecer: a ditadura civil-militar brasileira a partir da trilogia da tortura. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Emilla Grizende Garcia

PERLATTO, Fernando; MOTTA, Rodrigo Patto Sá; BRUM, A.; SACRAMENTO, Igor P.. As telenovelas de Dias Gomes na Rede Globo (1969-1979): espaços de negociação da divisão de censura de diversões públicas. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Kaio César Goulart Alves

PERLATTO, Fernando; JESUS, Ronaldo P.; OLIVEIRA, T. B.. 1919, mais um ano extraordinário: greves, repressão policial e vida associativa na experiência da classe trabalhadora do Rio de Janeiro. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Denilson Gomes Barbosa

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.; DELGADO, I. G.. O impacto da OIT no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gustavo Paccelli da Costa

PERLATTO, Fernando; PAULA, C. J.; CHALOUB, Jorge. Manifestações de massa e ciclos de protestos no Brasil: um estudo sobre as Diretas Já, a Campanha pela Ética na Política, as manifestações de junho de 2013 e as manifestações contra o governo Dilma. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gabriel Quintanilha Kubrusly

PERLATTO, FernandoMAIA, João Marcelo Ehlert; BRASIL JUNIOR, A. S.. O Estado e os corpos: um estudo sobre as teorias de formação do Estado à luz do caso brasileiro. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Daiana Pereira Neto

PERLATTO, Fernando; DOMINGUES, B. H.; MARTINS, M. F. V.; FERNANDES, Luiz Estevam O.; BLASENHEIM, P.. Pela ótica de Paul Groussac: relatos de um viajante entre o continente americano e a França. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Barbara Vital de Matos Oliveira

PERLATTO, Fernando; JALLES, Christiane; ROCHA, Marta Mendes da. Itamar Franco: construção e trajetória de uma persona política. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pedro Henrique Leite

PERLATTO, Fernando; DOMINGUES, B. H.; CARRIZO, S. L.. Representações de Havana na literatura cubana de Alejo Carpentier, Guillermo Cabrera infante, José Lezama Lima e Severo Sarduy. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leonardo Francisco de Azevedo

PERLATTO, Fernando; DUTRA, R. C. A.; SILVA, C. D.. Trajetórias e dinâmicas da circulação internacional de pesquisadores brasileiros. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fernando Marcus Nascimento Vianini

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; IANONI, M.. O desafio da indústria automotiva brasileira: uma comparação entre políticas e trajetórias do setor no Brasil e na China entre 1998 e 2012. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nittina Anna Araújo Bianchi Botaro

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; FREITAS, M. S.. Mercado e saúde: a participação dos grupos médicos na trajetória da política de saúde no Brasil (1988-2000). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabiana Aparecida de Almeida

PERLATTO, Fernando; OLENDER, M.; SCHMIDT, Benito B.. ?Homem, poeta, cérebro, coração?: Lindolfo Gomes e o pensamento intelectual e preservacionista em Juiz de Fora. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vítor Fonseca Figueiredo

PERLATTO, Fernando; VISCARDI, C.; BORGES, V. L. B.. A depuração da ordem: o sistema de verificação da poderes dos deputados federais na Primeira República (1898-1930). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: José Wellington de Souza

PERLATTO, Fernando; FERNANDES, Dimitri C.; JALLES, Christiane. Raça e eugenia na obra geral de Monteiro Lobato. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Antonio Gasparetto Júnior

PERLATTO, Fernando; VISCARDI, C.; ENDERS, Armelle J.. Recursos externos da administração estatal: as declarações de estado de sítio na República brasileira (1889-1937). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Camila Gonçalves Silva Figueiredo

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.; SANTANA, Marco Aurélio; OLIVEIRA, Luiz Eduardo. Estratégias e articulações do Partido Comunista Brasileiro junto às classes trabalhadoras em Minas Gerais (1945 a 1964). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vinicius Valadão Gonçalves

PERLATTO, Fernando; ACRUCHE, H. F.; DULCI, T. M. S.. O paradigma autonômico do movimento mapuche: ideias sobre os direitos de autonomia e autodeterminação no informativo online Mapuexpress (Chile, 2000-2008). 2025. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Guilherme Abizaid David

PERLATTO, Fernando; CALDEIRA NETO, Odilon; CHALOUB, Jorge. Intelectuais e crise: A crise da democracia brasileira sob a luz de Reinado Azevedo e Luiz Felipe Pondé (2014-2018). 2025. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Igor Da Silva Portela

PERLATTO, Fernando; MUSSE, C. F.; SOARES, L. P.; MATA, J. A. P.. Flâneur metaverso em épocas do passado: análise crítica e game studies. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Juliana Silva de Siqueira

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.; GUEDES, W. A.. O dever de memória e o uso do audiovisual para pensar a infância durante a ditadura civil-militar brasileira. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: João Marcelo Amaral Machado

PERLATTO, Fernando; GALLO, Carlos A.; MAIA, Tatyana A.. No rastro do passado: comparações entre políticas públicas de memória propostas pelas Comissões Municipais da Verdade de Juiz de Fora e de Volta Redonda. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vanessa ferreira Lopes

PERLATTO, Fernando; MATTOS, Hebe; PEREIRA, A. A.. A constituição do movimento negro em Juiz de Fora/MG (1980-2010): sujeitos, organizações e trajetórias. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Isabela Talita Correa de Souza

PERLATTO, Fernando; QUELER, J. J.; ZANGELMI, A. J.. A gestão das emoções políticas no contexto da redemocratização do Brasil: uma análise de caso a partir da trajetória política de Fernando Collor (1979-1989). 2023. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Brendo Filipe Costa Diniz

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.; GUEDES, W. A.. Em busca de consenso: o discurso de Sarney no Conversa ao pé do rádio. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jéssica Lopes de Assis

PERLATTO, Fernando; BRUM, A.; MATTOS, Hebe. O associativismo negro no Vale do Paraíba - o Clube Palmares de Volta Redonda (1960-1970). 2023. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Raphael Martins Cima

PERLATTO, Fernando; CALDEIRA NETO, Odilon; CARVALHO, Keila A.. Os arranjos e os efeitos da repressão desencadeada pelo golpe civil-militar de 1964 em Diamantina. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leonardo Ribeiro dos Santos

PERLATTO, Fernando; SOVIK, L.; VAZ, P.. Os elos da guerra ao marxismo cultural nos Estados Unidos e no Brasil: subversão e distorção teórica em narrativas e discursos. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Dara da Silva Lopes

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.; GUEDES, W. A.. O processo de flexibilização das relações de trabalho pelas lentes da Folha de São Paulo (1994 ? 1998). 2022. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Talles de Almeida Oliveira

PERLATTO, Fernando; CHALOUB, Jorge; CALDEIRA NETO, Odilon. O discurso anticomunista na atual conjuntura brasileira: entre continuidades e descontinuidades (2013-2018). 2021. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Eloah Vargas Ribeiro

PERLATTO, Fernando; VILELA, A. L. O.; CAMPOS, Yussef. O som das telas: censura às trilhas sonoras musicais dos filmes produzidos durante a ditadura civil-militar 1964-1985. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Nathan Amaral Silva

PERLATTO, Fernando; CAMPOS, Yussef; VILELA, A. L. O.. Quem tem medo de fazer amor?: A sexualidade nas produções tropicalistas (1967-1973). 2021. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Geraldo Homero do Couto Neto

PERLATTO, Fernando; CALDEIRA NETO, Odilon; LUCCHESI, Anita. (Des) fazendo história na internet: visões acerca da ditadura militar brasileira em canais da "nova direita" do YouTube (2013-2018). 2021. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Karina Avelar de Almeida

PERLATTO, Fernando; QUADRAT, Samantha V.; CAMPOS, Yussef. Disputas pelo passado no tempo presente: ditadura, comissões da verdade e lugares de memória. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes

PERLATTO, Fernando; GALLO, Carlos A.; SCHULZ, R. M.. Políticas de memória: as mudanças ocorridas no Brasil a partir de 2016. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Política) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Hygor Mesquita Faria

PERLATTO, Fernando; GUEDES, W. A.; FERNANDES, J. V. S.. Entre permanências, reparações e avanços: a questão indígena na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e nas comissões estaduais da verdade. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Elione Bruzaca

PERLATTO, Fernando; CORDEIRO, Janaina. M.; SCHITTINO, Renata T.. Paisagens, Guerrilha e Gênero no Romance "Em Câmara Lenta" de Renato Tapajós. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Túlio Magalhães Rodrigues

PERLATTO, Fernando; CHALOUB, Jorge; LIMA, Pedro. Do alento à perdição: A relação entre o PTB e o Governo João Goulart na crise da democracia brasileira (1963-1964). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodrigo Morais Chaves

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; GONCALVES, E.. O Sistema Nacional de Inovação Brasileiro nas eras Lula e FCH: políticas públicas, comunidade científica e mercado. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Breno Eiterer de Oliveira

PERLATTO, Fernando; CHRISTOPHOLETTI, R.; GONCALVES, L. P.. Assim falava Jânio Quadros: uma análise sobre os discursos eleitorais de 1960 com ênfase na campanha do candidato eleito (1959-1960). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Cecília Pereira Batista

PERLATTO, Fernando; SCHMIDT, Benito B.; FERRARI, A.. As comissões da verdade no Brasil e a construção de narrativas sobre a repressão a pessoas LGBT durante a ditadura militar. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Natália Aparecida Godoy da Silva

PERLATTO, Fernando; GUEDES, W. A.; BAUER, Caroline S.. A atuação do historiador na Comissão Nacional da Verdade: limites e contribuições. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nathália Guimarães e Souza

PERLATTO, Fernando; SOUZA, D. T.; PIRES, A. M. G. D.. Entre espaçonaves e guerrilhas: Caetano Veloso como intelectual público e e seu delírio tropical sobre o Brasil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Livia Cardoso Castanheira Alvim

PERLATTO, Fernando; SILVA, Felipe Maia G.; MAGNELLI, A.. Fogo Morto: conflitos em um mundo decadente. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paola Nery de Carli

PERLATTO, Fernando; JESUS, Ronaldo P.; CHRISTOPHOLETTI, R.. Entre a folia e o conflito: o carnaval em Santa Rita do Sapucaí-MG (1934-1980). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Priscila Rezende Pinheiro

PERLATTO, Fernando; SANABIO, M. Tanure; RODRIGUES, Michelle G.. Gerência de pós-compra da Universidade Federal de Juiz de Fora: uma proposta de reestruturação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Amanda Prado

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.; MAGRONE, Eduardo. Apoio aos discentes cotistas: o Programa de Iniciação Científica PIBIC-AF-CNPQ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Bernardo Rocha Carvalho

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; DULCI, Otavio. Republicanismo de papel: representação parlamentar e comportamento partidário na assembleia de minas pós-golpe de 1964. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daniela de Miranda dos Santos

PERLATTO, Fernando; CORDEIRO, Janaina. M.; MARTINS, M. F. V.. O IHGB e a ditadura civil-militar brasileira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Danielle de Souza da Silva

PERLATTO, Fernando; ALONSO, L. S.; DIAS, Z. M.. Pai, afasta de mim esse cálice: As Igrejas Evangélicas no contexto da ditadura civil-militar brasileira e a construção das memórias protestantes na Comissão Nacional da Verdade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Franciele de Souza Trindade

PERLATTO, Fernando; RIANI, F. A.; RODRIGUES, Michelle G.. O papel da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva no processo de inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Leonardo Alexandrino de Almeida

PERLATTO, Fernando; SANABIO, M. Tanure; MAGALDI, C. A.. Gestão da informação e do conhecimento: o caso do campus da UFJF em Governador Valadares. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Wellington Geraldo Teixeira Ferreira

PERLATTO, Fernando; ALVIM, M. I. S. A.; ESTHER, A. B.. As principais causas da retenção nos cursos de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Edilma Soares Ferenzini Moura

PERLATTO, Fernando; NEUBERT, L. F.; FERREIRA, V. C. P.. Análise do procedimento de estágio probatório dos professores do magistério superior: um caso da UFJF. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Eliana Nunes Estrela

PERLATTO, Fernando; RODRIGUES, A. C.; MOREIRA, M. C. A.. Aprendizagem cooperativa: uma experiência em uma escola pública no município de Jardim-Ceará. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Adebiano Robert Rodrigues Pereira

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; BRAGA, M. H.. A Confederação Farmacêutica Argentina diante do neoliberalismo e do neodesenvolvimentismo (1991-2009). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luiz Antonio Belletti Rodrigues

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.; LINO, Sonia. Perseguições a estrangeiros em Juiz de Fora durante a II Guerra Mundial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tadeu Dulci Reis

PERLATTO, Fernando; LINO, Sonia; FERNANDES, Dimitri C.. Agora a batucada já vai começando: samba, carnaval e raça em Assis Valente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Cláudia Gonçalves

PERLATTO, Fernando; THOMAZ, F. N.; CARNEIRO, L. O.. Análise dos reflexos das políticas de reparação entre os remanescentes de quilombo no Vale do Jequitinhonha (1988-2010). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Laís Oliveira

PERLATTO, Fernando; SILVA, Felipe Maia G.; PAULA, C. J.; ANDRADA, L.. A construção social do jornalista Paulo Francis no jornal Folha de São Paulo (1975-1990). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Paula de Moura Ferreira Dias

PERLATTO, Fernando; TAVARES JUNIOR, F.; NEUBERT, L. F.. Os efeitos do Programa de Intervenção Pedagógica no ciclo inicial de alfabetização: o desafio para elevar a proficiência a cada ano. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Dulcymar de Mello Gonçalves Pimenta

PERLATTO, Fernando; TAVARES JUNIOR, F.; NEUBERT, L. F.. O Programa de Intervenção Pedagógica - PIP∕BIC em três escolas da SRE-Curvelo: Análise das ações gestoras que contribuem para a melhoria dos resultados externos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Jesuína Luziane Azevedo Martins

PERLATTO, Fernando; BARBOZA FILHO, Rubem; COELHO, F. C. M.; CARVALHO, R. C. M. R.. A implantação do Programa de Correção de Fluxo da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas-Projeto Avançar na Escola Estadual São Francisco. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Hadaquel da Silva Alcântra

PERLATTO, Fernando; OLIVEIRA JUNIOR, L. B.; ALVIM, M. I. S. A.. Estudo da implementação e da operacionalização do Programa Ensino Médio Inovador em cinco escolas da rede estadual de ensino de Manaus. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Lúcia Regina dos Santos Andrade

PERLATTO, Fernando; OLIVEIRA JUNIOR, L. B.; ALVIM, M. I. S. A.. O Programa Ensino Médio Inovador nas escolas da rede estadual do Amazonas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Aba Carolina Campos Pereira Serpa Martins

PERLATTO, Fernando; FERNANDES, Dimitri C.; JALLES, Christiane. Lobão: do Vínama à Veja. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Maria Guiomacy da Silva de Aquino

PERLATTO, Fernando; SANTOS, José Alcides F.; RODRIGUES, Michelle G.. Atuação da equipe gestora das escolas de ensino médio diante do abandono: um estudo de caso de duas escolas do município de Itacoatiara-AM. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Ana Maria Machado Franck Incerti

PERLATTO, Fernando; CONDÉ, Eduardo; CARVALHO, R. C. M. R.. Organização da equipe gestora de uma escola estadual do município de Carauri (AM): desafios no fazer pedagógico. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marília Soares Ricardo Lopes

PERLATTO, Fernando; BURGOS, M.; MAGALDI, C. A.. Conselho de classe: eficaz ou ineficaz na gestão pedagógica das escolas públicas?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luís Cláudio Rodrigues de Carvalho

PERLATTO, Fernando; MAGRONE, Eduardo; SOUSA, D. T.. A apropriação de resultados do PROEB e as estratégias para a melhoria do desempenho de duas escolas de ensino fundamental da rede estadual de ensino de Juiz de Fora. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Maria Pinho Cavalcanti

PERLATTO, Fernando; SOUSA, D. T.; OLIVEIRA, L. K. M.. A gestão de resultados do SADEAM na escola E.P.D.P.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Humberlândia Moreira Bezerra Granjeiro

PERLATTO, Fernando; COELHO, F. C. M.; PAULA, K. E.. A formação para o trabalho na percepção de egressos do ensino médio integrado à educação profissional. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Maria Tessele Dutra

PERLATTO, Fernando; DAVID, M. V.; MAGALDI, C. A.. Abandono escolar na rede pública estadual de Mato Grosso: entrave ao acesso no ensino médio. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Meire Aparecida Godoy Gomide

PERLATTO, Fernando; PALACIOS, M.; SILVA, J. T. F.. As avaliações do PAAE nas escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino em Uberlândia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Elisangela Aparecida da Silva

PERLATTO, Fernando; PALACIOS, M.; SILVA, J. T. F.. Uso do PAAE em matemática: um estudo de caso em duas escolas de ensino médio da SRE de Janaúba. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Carlos da Cunha Silva

PERLATTO, Fernando; NEUBERT, L. F.; DEFILIPPO, J. G.. Proposta de reorganização dos procedimentos administrativos na Superintendência de Pessoal da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Corina Bastos Bitu

PERLATTO, Fernando; NEUBERT, L. F.; DEFILIPPO, J. G.. Aprendizagem cooperativa: uma análise da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Luciana Toquini de Lima Silva

PERLATTO, Fernando; ALVIM, M. I. S. A.; OLIVEIRA JUNIOR, L. B.. A implementação do programa de recuperação paralela e seus efeitos sobre desempenho dos alunos no contexto da EMEIEF Rural Flor do Campo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Ezineyde Cavalcanti de Vasconcelos Rocha

PERLATTO, Fernando; NEUBERT, L. F.; LOSANO, C. C. B.. Análise da implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) em dois municípios do estado de Pernambuco. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Margarette Alves Rodrigues Calegar

PERLATTO, Fernando; NEUBERT, L. F.; LOSANO, C. C. B.. Em busca da reinvenção do ensino médio: o caso de duas escolas da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF).

Aluno: Allony Rezende de Carvalho

PERLATTO, Fernando; VISCARDI, C.; HOLLANDA, C. B.. Presente, passado e futuro: o movimento tenentista e a intelectualidade antiliberal na crise da Primeira República. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Evellyn Ferreira Bento

PERLATTO, Fernando; SOUZA, L. G.. Considerações Sobre Tortura e Trauma Psicológico na Ditadura Civil-Militar no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Diego Neves da Anunciação

PERLATTO, Fernando; SILVA, Felipe Maia G.. A crise também é estética? Breve reflexão sobre os conceitos de crise e estética e seus desdobramentos no campo sócio-político brasileiro. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Luiza Felipe Téles Barbosa

PERLATTO, Fernando; MATTOS, Hebe. Panoramas do encarceramento em massa no Brasil: 30 anos do Massacre do Carandiru. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: VINICIUS MACHADO RODRIGUES VIANNA

PERLATTO, Fernando; SOUSA, D. T.. Reforma sanitária brasileira: a luta pela democratização da saúde. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Júlia de Castro Martins Ferreira Nogueira

PERLATTO, Fernando; FERRARI, A.. Os estudos acerca do movimento LGBT brasileiro a partir de grupos: um levantamento bibliográfico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luana da Silva Reis

PERLATTO, Fernando; CALDEIRA NETO, Odilon. Moralidade, laicidade e Constituição: Uma análise dos votos dos Deputados Federais na abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Júlia Machado de Souza Freitas

PERLATTO, Fernando; GUEDES, W. A.. A repressão nas universidades durante a ditadura civil-militar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daniel Kelmer Gomes

PERLATTO, Fernando; GUEDES, W. A.. O civil no golpe e na ditadura de 1964: um balanço historiográfico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Juliana Silva de Siqueira

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. O audiovisual como instrumento didático para o estudo de temas sensíveis: uma análise do filme O ano em que meus pais saíram de férias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Talles de Almeida Oliveira

PERLATTO, Fernando; BARATA, Alexandre M.. O 'monstro do communismo': o discurso anticomunista no jornal ultramontano O Apóstolo (1870-1875). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Geraldo Homero do Couto Neto

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. Negacionismo da Ditadura em sala de aula: entre a memória e a história. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ludmilla Custódio Apolinário

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. O Hospital Psiquiátrico de Barbacena e o seu silenciamento nas salas de aula. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lohan Lima Ventura

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. Junho de 2013 e as juventudes do século XXI: a escola interpelada por uma nova vivência política. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Igor Dias Domingues de Souza

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.. A História é o Agora: O Tempo Presente e a classe trabalhadora entre Engels e Thompson. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: LUISA REIS ROCHA RIBEIRO

PERLATTO, Fernando; GUEDES, W. A.. Do público ao secreto: uma análise de jornais em circulação na cidade de Itajubá durante a ditadura civil-militar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Milena Valente de Souza

PERLATTO, Fernando; SOUZA, D. T.; MOURAO, Victor L. A.. Juventude, capitalismo e arte: a construção de um sonho e a relação com a condição juvenil em Carangola/MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Vítor Mazzoccoli Alvim

PERLATTO, Fernando; GUEDES, W. A.. A Olimpíada de 1980 e o anticomunismo no Brasil: Uma análise a partir das páginas do Jornal O Globo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: João Marcelo Amaral Machado

PERLATTO, Fernando; SANTOS, D. M.. Os silêncios do Quartel: as violações contra trabalhadores, Igreja Católica e militares na região sul fluminense durante a Ditadura Civil-Militar brasileira. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ramon Soares Gonçalves

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. A Refavela do Movimento Negro: A transformação entre as décadas de 1970 e 80. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: BÁRBARA SILVA BORGES

PERLATTO, Fernando; GUEDES, W. A.. Teatro Oficina e política: Quando a arte conversa com o "aqui e agora" (1964-1974 e 2013-2020). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bruno Reis Conti

PERLATTO, Fernando; BAUER, Caroline S.; MENDEZ, N. P.. Unidade e contradição na Bancada Feminina durante a Constituinte de 1987/1988: reflexões através da Análise de Discurso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Acsa Isabel Carolina

PERLATTO, Fernando; CHALOUB, Jorge. A expansão do K-Pop e da Hallyu no mundo globalizado: Análise da promoção da cultura oriental e o papel do grupo BTS neste cenário. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Juliano Dias Guimarães

PERLATTO, Fernando; CHALOUB, Jorge. Trajetórias e perspectivas: Clube da Esquina. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Hannah Goés da Silva

PERLATTO, Fernando; SILVA, Felipe Maia G.. A juventude e o movimento Hip Hop nas ciências sociais brasileiras. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Anna Beatrice da Costa Dalcero Raeder da Rocha

PERLATTO, Fernando; GUEDES, W. A.. A Casa da Morte em Petrópolis como espaço público de disputas pela memória da ditadura: um olhar do tempo presente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: João Victor de Oliveira Caligari

PERLATTO, Fernando; CHALOUB, Jorge. Problemas da democracia no Brasil: Uma análise da Participação Popular a partir da Constituição de 1988. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Karina Avelar de Almeida

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. Memória e esquecimento nos espaços públicos de Juiz de Fora: a questão da ditadura militar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcell Corrêa Torres

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. Ditadura militar e ensino de História no processo seletivo misto da UFJF. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: João Victor Moreira Fialho

PERLATTO, Fernando; CHALOUB, Jorge. O papel da mídia na ditadura militar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Caio Bruno Silveira da Silva

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. A Comissão Municipal da Verdade de Juiz de Fora: algumas reflexões sobre a sua institucionalização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Cecília Pereira Batista

PERLATTO, Fernando; OLIVEIRA, T. A.. As homossexualidades nas Comissões Estaduais da Verdade no Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Laura Nazaré Arruda

PERLATTO, Fernando; THEOPHILO, G. A. M. M. C.. Ocupa o poder. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Natália Aparecida Godoy da Silva

PERLATTO, Fernando; THEOPHILO, G. A. M. M. C.. A Comissão Nacional da Verdade e os debates sobre história do tempo presente no Brasil (2011-2019). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Edson José de Freitas Junior

PERLATTO, Fernando; CHALOUB, Jorge. Reformas previdenciárias de FHC e Lula em meio ao debate democrático constitucional brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Patrícia Trogo Pereira

PERLATTO, Fernando; GUEDES, W. A.. Documento de Linhares: resistência à ditadura civil militar brasileira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Angélica Aparecida Ferreira Bitencourt

PERLATTO, Fernando; GUEDES, W. A.. O fruto da terra improdutiva: A história de formação do Assentamento Denis Gonçalves. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Igor Dias Domingues de Souza

PERLATTO, Fernando; CHALOUB, Jorge. As metas da acumulação. O governo de JK(1956-1961) e o crescente das Taxas de Lucros na acumulação do pós-guerra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nathália Moraes de Paulo

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. A esquecida luta operária de Volta Redonda: A a memória em torno do Memorial 9 de Novembro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Brendo Filipe Costa Diniz

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.. A construção de um pacto social através do Programa Conversa ao Pé do Rádio (1985 ? 1986). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tathiana Martins Cunha

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. A história no cinema: O Governo Barack Obama e as recentes representações negras no cinema norte-americano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bruno Lemos Soares

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. Um paralelo entre os governos varguista e peronista (1930-1955). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Clara Freguglia Roque

PERLATTO, Fernando; CHALOUB, Jorge. O conceito de "homem cordial" em "Raízes do Brasil". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leila Maria de Sousa

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. Escola Sem Partido: que ideia é essa?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Breno Eiterer de Oliveira

PERLATTO, Fernando; CHRISTOPHOLETTI, R.. As faces de Jânio. Uma análise sobre o discurso político de Jânio Quadros, com ênfase no discurso proferido em Juiz de Fora (1953-1960). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Geraldo Homero do Couto Neto

PERLATTO, Fernando; GUEDES, W. A.. As histórias que contam por aí: a ditadura militar brasileira aos olhos de três canais conservadores do Youtube. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paulo Henrique Silveira Damião

PERLATTO, Fernando; DULCI, João. A presença dos trabalhadores na produção acadêmica brasileira: da ausência à agência operária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Cecília Pereira Batista

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. A questão LGBT nos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Talles de Almeida Oliveira

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. O anticomunismo e o Diário Mercantil no período pré-golpe civil-militar de 1964. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thiago Campos Carelli

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. Pensando a memória, no ensino de história, através dos depoimentos da Comissão Municipal da Verdade em Juiz de Fora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Camila de Carvalho Gonçalves

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. As marcas do neoliberalismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Dara da Silva Lopes

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.. Desemprego, flexibilização e precarização: a face do Mundo do Trabalho no Brasil na década neoliberal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Felipe Henrique Duque de Souza

PERLATTO, Fernando; LINO, Sonia. "On the road": rupturas e propostas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pedro de Castro Pereira de Biaso

PERLATTO, Fernando; SOUSA, D. T.; ALVIM, Yara. C.. Aparelhos ideológicos e repressivos do Estado: um olhar althusseriano sobre a mídia em junho de 2013. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pedro Henrique Pereira Andery

PERLATTO, Fernando; SILVA, Felipe Maia G.; VASCONCELLOS, G. F.. Vários golpes em um só golpe. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thiago Fernandes Moreira

PERLATTO, Fernando; BURLA, G.; ARAUJO, L.. Modernidade e fascismo: as contribuições das redes sociais ao ódio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Academia - UniAcademia.

Aluno: Paulo de Tarso Inocêncio

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. O processo de censura nos anos da ditadura militar brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: João Gabriel Tury

PERLATTO, Fernando; CHALOUB, Jorge. Nancy Fraser e o dilema redistribuição/reconhecimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gisele Aparecida Barbosa

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. Da apatia à problematização: percursos investigativos sobre os livros didáticos de história aprovados no PNLD 2011. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Maicon Vinicius Ferreira Barros

PERLATTO, Fernando; ALVIM, Yara. C.. A musealização da memória do general Olympio Mourão Filho e do golpe civil-militar de 1964 no Museu Mariano Procópio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nathalia Guimaraes e Sousa

PERLATTO, Fernando; LOBO, V. M.. Delírios antropofágicos: entre a devoração e a vanguarda tropicalista, por que não?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bianca Schefer

PERLATTO, Fernando; SILVA, Felipe Maia G.. Esquenta! O barroco e o samba como identidade nacional?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: JOÃO PAULO BISAGGIO TEIXEIRA

PERLATTO, Fernando; MACHADO, J. S.; VIEIRA, F. M. C.. Pluralismo Democrático No Controle Concentrado De Constitucionalidade: A Utilização Da Audiência Pública No Supremo Tribunal Federal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: LARISSA PEREIRA REIS

PERLATTO, Fernando; MACHADO, J. S.; MENDES, B. R.. Controle jurídico do ambiente educacional: uma análise da (in)constitucionalidade do Projeto de Lei 867/2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daniela de Amorim Lisbôa

PERLATTO, Fernando; GUEDES, W. A.. Feminismo, ditaduras e nova esquerda: velhos hábitos nunca mudam?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

PERLATTO, Fernando; LUCA, Tania de; GENTILE, Fabio. Concurso Público para Professor Adjunto de História Contemporânea. 2019. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PERLATTO, Fernando; LINO, Sonia; CHRISTOPHOLETTI, R.. Concurso Público para Professor Substituto de História do Século XX e XXI. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PERLATTO, Fernando; BARATA, Alexandre M.; JESUS, Ronaldo P.. Concurso Público para Professor Substituto de História do Brasil. 2016. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PERLATTO, Fernando; CARRARA, A. A.; DELGADO, I. G.. Concurso Público para Professor Substituto de História de Minas Gerais. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PERLATTO, Fernando; DELGADO, I. G.; VALE, V. A.. Concurso Público para Professor Substituto de História Contemporânea e História do Brasil Republicano. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PERLATTO, Fernando. Avaliador da área de Ciências Humanas do 30º Seminário de Iniciação Científica da UFJF - SEMIC 2022. 2024. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PERLATTO, Fernando. Avaliador Externo do XXIX Seminário de Iniciação Científica da UFSJ. 2023. Universidade Federal de São João Del-Rei.

PERLATTO, Fernando; COSTA, A. P. P.; BARBOSA, S. M.; CAETANO, R. O.. Processo de Seleção para o Ingresso no Programa de Pós-Graduação em História da UFJF. 2022. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PERLATTO, Fernando. Avaliador da área de Ciências Humanas do 28º Seminário de Iniciação Científica da UFJF - SEMIC 2022. 2022. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PERLATTO, Fernando. Avaliador Externo das áreas de História e Sociologia do XXVIII Seminário de Iniciação Científica da UFSJ. 2021. Universidade Federal de São João Del-Rei.

PERLATTO, Fernando. Avaliador da área de Ciências Humanas do 27º Seminário de Iniciação Científica da UFJF - SEMIC 2021.. 2021. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PERLATTO, Fernando; ALMEIDA, Carla. M. C.; DAIBERT JUNIOR, R.; MARTINS, M. F. V.. Processo de Seleção para o Ingresso no Programa de Pós-Graduação em História da UFJF. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PERLATTO, Fernando; ALMEIDA, Carla. M. C.; CHRISTO, Maraliz. C. V.; THOMAZ, F. N.. Processo de Seleção para o Ingresso no Programa de Pós-Graduação em História da UFJF. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Orientou

Elilson Pedro Marquez Covre

De marcha à micareta: Estudos sobre a realização de um protesto festivo ao longo da redemocratização brasileira (1985-2016); Início: 2025; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Vítor Mazzoccoli Alvim

Boicote e relações exteriores: uma análise da política do Itamaraty durante os jogos Olímpicos de Moscou de 1980 e Los Angeles em 1984 sob a ótica do jornal O Globo; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

João Marcelo Amaral Machado

No rastro do passado: comparações entre políticas públicas de memória propostas pelas Comissões Municipais da Verdade de Juiz de Fora e de Volta Redonda; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Karina Avelar de Almeida

Lugares de memória das ditaduras civil-militares argentina e brasileira: uma análise comparativa a partir de suas comissões da verdade; Início: 2022; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Hygor Mesquita Faria

A questão indígena na justiça de transição no Brasil e no Chile: Comissões da Verdade em perspectiva comparada; Início: 2022; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Ana Cecília Pereira Batista

As narrativas sobre a repressão a pessoas LGBT e a construção de memórias sobre a ditadura militar brasileira (2011-2020); Início: 2021; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Carlos Eduardo de Souza Costa

Gonzaguinha e Paulo César Pinheiro: duas vozes sobre o povo e a nação no Brasil; Início: 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Vinícius de Oliveira Juberte

Início: 2025; Universidade Federal de Juiz de Fora;

Suellen Cristainy de Paiva Garcia

A história do tempo presente no Brasil: historiografia, instituições e trajetórias de pesquisa; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Isabela Ferreira Oliveira

A história do tempo presente no Brasil: historiografia, instituições e trajetórias de pesquisa; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Analice Faria Ricciardi

Bolsista de Treinamento Profissional; Acessibilidade e Inclusão ICH; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Guilherme Abizaid David

Humanidades públicas: Ciências Humanas, esfera pública e públicos extra-acadêmicos; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

BRUNA GIOVANNA DA SILVA

Humanidades públicas: Ciências Humanas, esfera pública e públicos extra-acadêmicos; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Oliver Baio Filgueiras

Bolsista de Treinamento Profissional; Comunica ICH!; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Juliana Silva de Siqueira

O dever de memória e o uso do audiovisual para pensar a infância durante a ditadura civil-militar brasileira; 2025; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Geraldo Homero do Couto Neto

(Des)fazendo História na Internet: visões acerca da Ditadura Militar Brasileira em canais da ?nova direita? no YouTube (2013-2018); 2022; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Karina Avelar de Almeida

Lugares de memória em disputa: ditadura, comissões da verdade e tempo presente; 2022; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Hygor Mesquita Faria

Entre permanências, reparações e avanços: a questão indígena na Comissão Nacional da Verdade (CNV); 2022; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Ana Cecília Pereira Batista

As comissões da verdade no Brasil e a construção de narrativas sobre pessoas LGBT durante a ditadura militar; 2021; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Talles de Almeida Oliveira

O discurso anticomunista no tempo presente: entre continuidades e descontinuidades (2013-2018); 2021; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Natália Aparecida Godoy da Silva

Atuação dos historiadores na Comissão Nacional da Verdade: limites, contribuições e disputas pela representação do passado recente; 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Nathalia Guimaraes e Sousa

Espaçonaves e guerrilhas: Caetano Veloso como intelectual público e seu delírio tropical; 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Danielle de Souza da Silva Alves

As igrejas evangélicas e a ditadura civil-militar no Brasil: a construção das memórias protestantes na Comissão Nacional da Verdade; 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Daniela de Miranda dos Santos

O IHGB e a ditadura civil-militar brasileira; 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Luiz Antonio Belletti Rodrigues

Perseguições a estrangeiros em Juiz de Fora durante o Estado Novo: autoritarismo e repressão no contexto da Segunda Guerra Mundial; 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Tadeu Dulci Reis

Agora a batucada já vai começando: samba, carnaval e raça em Assis Valente; 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Paulo Henrique Silveira Damião

A balança de Têmis em tempos sombrios: Justiça do Trabalho, trabalhadores e ditadura em Juiz de Fora (1964-1974); 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Amanda Prado

Apoio ao discentes cotistas: o Programa de Iniciação Científica PIBIC - Af/CNPQ na UFJF; 2017; Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF), ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Priscila Rezende Pinheiro

Gerência de Pós-Compra da Universidade Federal de Juiz de Fora: Uma proposta de reestruturação; 2017; Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFJF), ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Franciele de Souza Trindade

O papel da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva no processo de inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Leonardo Alexandrino de Almeida

Gestão da informação e gestão do conhecimento; O caso do campus da UFJF em Governador Valadares; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Luís Cláudio Rodrigues de Carvalho

A apropriação de resultados do PROEB e as estratégias utilizadas por duas escolas de ensino fundamental da rede estadual de ensino de Juiz de Fora; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Daniela de Miranda dos Santos

; A casa da memória nacional entre a ditadura e a democracia: o IHGB nos anos de 1980 a 2016; 2024; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Danielle Dias Gatti

"Isso aí é uma semântica, não uma ditadura": as disputas no governo Bolsonaro frente à Justiça de Transição brasileira; 2023; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Ioneide Maria Piffano Brion de Suza

Entre o lembrar e o esquecer: a ditadura civil-militar brasileira a partir da Trilogia da Tortura de Heloneida Studart; 2022; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Luiz Antonio Belletti Rodrigues

Ficção Científica e História: utopias, distopias e regimes de historicidade; 2022; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

VINICIUS MACHADO RODRIGUES VIANNA

Reforma sanitária brasileira: a luta pela democratização da saúde; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Júlia de Castro Martins Ferreira Nogueira

Os estudos acerca do movimento LGBT brasileiro a partir de grupos: um levantamento bibliográfico; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Luana da Silva Reis

Moralidade, laicidade e Constituição: Uma análise dos votos dos Deputados Federais na abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Juliana Silva de Siqueira

O audiovisual como instrumento didático para o estudo de temas sensíveis: uma análise do filme O ano em que meus pais saíram de férias; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Júlia Machado de Souza Freitas

A repressão nas universidades durante a ditadura civil-militar; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Daniel Kelmer Gomes

O civil no golpe e na ditadura de 1964: um balanço historiográfico; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Talles de Almeida Oliveira

O 'monstro do communismo': o discurso anticomunista no jornal ultramontano O Apóstolo (1870-1875); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Geraldo Homero do Couto Neto

Negacionismo da Ditadura em sala de aula: entre a memória e a história; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

LUISA REIS ROCHA RIBEIRO

Do público ao secreto: uma análise de jornais em circulação na cidade de Itajubá durante a ditadura civil-militar; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Igor Dias Domingues de Souza

A História é o Agora: O Tempo Presente e a classe trabalhadora entre Engels e Thompson; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Vítor Mazzoccoli Alvim

A Olimpíada de 1980 e o anticomunismo no Brasil: Uma análise a partir das páginas do Jornal O Globo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

João Marcelo Amaral Machado

Os silêncios do Quartel: as violações contra trabalhadores, Igreja Católica e militares na região sul fluminense durante a Ditadura Civil-Militar brasileira; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Ramon Soares Gonçalves

A Refavela do Movimento Negro: A transformação entre as décadas de 1970 e 80; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

BÁRBARA SILVA BORGES

Teatro Oficina e política: Quando a arte conversa com o "aqui e agora" (1964-1974 e 2013-2020); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Acsa Isabel Carolina

A expansão do K-Pop e da Hallyu no mundo globalizado: Análise da promoção da cultura oriental e o papel do grupo BTS neste cenári; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Juliano Dias Guimarães

Trajetórias e perspectivas: Clube da Esquina; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Anna Beatrice da Costa Dalcero Raeder da Rocha

A Casa da Morte em Petrópolis como espaço público de disputas pela memória da ditadura: um olhar do tempo presente; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Paulo Henrique Silveira Damião

A presença dos trabalhadores na produção acadêmica brasileira: da ausência à agência operária; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Karina de Avelar Almeida

Memória e esquecimento nos espaços públicos de Juiz de Fora: a questão da ditadura militar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

João Victor de Oliveira Caligari

Problemas da democracia no Brasil: Uma análise da Participação Popular a partir da Constituição de 1988; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Caio Bruno Silveira da Silva

A Comissão Municipal da Verdade de Juiz de Fora: algumas reflexões sobre a sua institucionalização; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Ana Cecília Pereira Batista

As homossexualidades nas Comissões Estaduais da Verdade no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Natália Aparecida Godoy da Silva

A Comissão Nacional da Verdade e os debates sobre história do tempo presente no Brasil (2011-2019); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Laura Nazaré Arruda

Ocupa o poder; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Patrícia Trogo Pereira

Documento de Linhares: resistência à ditadura civil militar brasileira; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Angélica Aparecida Ferreira Bitencourt

O fruto da terra improdutiva: A história de formação do Assentamento Denis Gonçalves; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Igor Dias Domingues de Souza

As metas da acumulação; O governo de JK(1956-1961) e o crescente das Taxas de Lucros na acumulação do pós-guerra; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Nathália Moraes de Paulo

A esquecida luta operária de Volta Redonda: A a memória em torno do Memorial 9 de Novembro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Brendo Filipe Costa Diniz

A construção de um pacto social através do Programa Conversa ao Pé do Rádio (1985 ? 1986); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Tathiana Martins Cunha

A história no cinema: O Governo Barack Obama e as recentes representações negras no cinema norte-americano; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Leila Maria de Sousa

Escola Sem Partido: que ideia é essa?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Bruno Lemos Soares

Um paralelo entre os governos varguista e peronista (1930-1955); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Geraldo Homero do Couto Neto

As histórias que contam por aí: a ditadura militar brasileira aos olhos de três canais conservadores do Youtube; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Ana Cecília Pereira Batista

A questão LGBT nos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Talles de Almeida Oliveira

O anticomunismo e o Diário Mercantil no período pré-golpe civil-militar de 1964; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Thiago Campos Carelli

Pensando a memória, no ensino de história, através dos depoimentos da Comissão Municipal da Verdade em Juiz de Fora; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Camila de Carvalho Gonçalves

As marcas do neoliberalismo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Felipe Henrique Duque de Souza

"On the road": rupturas e propostas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Pedro de Castro Pereira de Biaso

Aparelhos ideológicos e repressivos do Estado: um olhar althusseriano sobre a mídia em junho de 2013; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Carlos Vitor Martins de Castro

Dois lados da mesma moeda: Diferentes experiências de um mesmo evento traumático; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Deneval Pacheco Fontes Filho

Vila da Estrela: A porta de entrada do Caminho Novo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Bruno Roberto Lobianco de Almeida

Mudanças e permanências nas políticas sociais do governo FHC; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Paulo de Tarso Inocêncio

O processo de censura nos anos da ditadura militar brasileira; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

João Gabriel Tury

Nancy Fraser e o dilema redistribuição/reconhecimento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Gisele Aparecida Barbosa

Da apatia à problematização: percursos investigativos sobre os livros didáticos de história aprovados no PNLD 2011; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Maicon Vinicius Ferreira Barros

A musealização da memória do general Olympio Mourão Filho e do golpe civil-militar de 1964 no Museu Mariano Procópio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Nathalia Guimaraes e Sousa

Delírios antropofágicos: entre a devoração e a vanguarda tropicalista, por que não?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Fernanda Gallinari Machado Sathler Mussi

Carlos Lacerda e o Partido Comunista Brasileiro nos anos 1920: Aproximações, tensões e distanciamentos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Ronaldo José Passos Junior

Fernando Collor: poder, crime e castigo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Danielle de Souza da Silva Alves

Os protestantes no contexto de doutrina e censura: uma análise da atuação das igrejas protestantes no regime civil-militar brasileiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Luiz Guilherme Martins Ferreira

Os discursos da direita no pós-redemocratização; Com a palavra, Enéas Carneiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Flaviana Lopes Ribeiro de Oliveira

A história do tempo presente no Brasil: historiografia, instituições e trajetórias de pesquisa; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Juliana Silva de Siqueira

Usos e abusos do passado na esfera pública: ditadura brasileira, crise política e tempo presente; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Lavinea Oliveira da Rosa

Usos e abusos do passado na esfera pública: ditadura brasileira, crise política e tempo presente; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Júlia Machado de Souza Freitas

Usos e abusos do passado na esfera pública: ditadura brasileira, crise política e tempo presente; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Flaviana Lopes Ribeiro de Oliveira

Usos e abusos do passado na esfera pública: ditadura brasileira, crise política e tempo presente; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Júlia Machado de Souza Freitas

Que país é este? Cultura e política no Brasil no tempo presente; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Caetano de Almeida Pereira

Que país é este? Cultura e política no Brasil no tempo presente; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Caetano de Almeida Pereira

Usos e abusos do passado na esfera pública: ditadura brasileira, crise política e tempo presente; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Karina Avelar de Almeida

Memórias conflitantes e culturas do passado na esfera pública: literaturas, ditadura e tempo presente; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Talles de Almeida Oliveira

As controvérsias públicas em torno da Comissão Nacional da Verdade: história, ditadura e memória pública; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Júlia Lígia Oliveira Gonzaga

As controvérsias públicas em torno da Comissão Nacional da Verdade: história, ditadura e memória pública; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Robson Yuri de Souza Andrade

As controvérsias públicas em torno da Comissão Nacional da Verdade: história, ditadura e memória pública; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Ana Cecília Pereira Batista

As controvérsias públicas em torno da Comissão Nacional da Verdade: história, ditadura e memória pública; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Robson Yuri de Souza Andrade

Memórias conflitantes e culturas do passado na esfera pública: literaturas, ditadura e tempo presente; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Natália Aparecida Godoy da Silva

As controvérsias públicas em torno da Comissão Nacional da Verdade: os silêncios e as memórias públicas sobre a ditadura na democracia brasileira; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Ana Cecília Pereira Batista

As controvérsias públicas em torno da Comissão Nacional da Verdade: história, ditadura e memória pública; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Karina Avelar de Almeida

As controvérsias públicas em torno da Comissão Nacional da Verdade: história, ditadura e memória pública; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Paloma Juliana Silva

História do tempo presente no Brasil: publicações, instituições e percursos de pesquisa; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Natália Aparecida Godoy da Silva

O debate público em torno da Comissão Nacional da Verdade; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Daniela de Miranda dos Santos

As esferas públicas subalternas e o mito do insolidarismo brasileiro; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Matheus Vital de Oliveira Mendes

As esferas públicas subalternas e o mito do insolidarismo brasileiro; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Eduarda Raimunda Belarmino Malta

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PROBIC-Jr); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Carla Vilani

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PROBIC-Jr); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Aline Abranches Lima Tavares

As esferas públicas subalternas e o mito do insolidarismo brasileiro; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Leonardo de Souza Ramos

Desmobilizados e desorganizados? Uma investigação em torno das esferas públicas subalternas no Brasil; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Natália Flávia das Mercês

Desmobilizados e desorganizados? Uma investigação em torno das esferas públicas subalternas no Brasil; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Maria Letícia dos Santos Buscacio

Desmobilizados e desorganizados? Uma investigação em torno das esferas públicas subalternas no Brasil; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Desirée Stefany Nésio da Silva Ferreira

Desmobilizados e desorganizados? Uma investigação em torno das esferas públicas subalternas no Brasil; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Pesquisa; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Ìcaro Siqueira de Moraes

Bolsista de Treinamento Profissional; Acessibilidade e Inclusão ICH; 2025; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Maria Eduarda Taroco Vieira

Projeto de Extensão: Ausências e presenças: (não) lugares de memória e consciência da ditadura militar em Juiz de Fora; 2023; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Flaviana Lopes Ribeiro de Oliveira

Projeto de Extensão: Ausências e presenças: (não) lugares de memória e consciência da ditadura militar em Juiz de Fora; 2023; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Ana Paula dos Santos

Bolsista de Treinamento Profissional; Acessibilidade e Inclusão ICH; 2023; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Eleisiele Eduarda da Silva Pereira

Bolsista de Treinamento Profissional; Comunica ICH!; 2023; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

João Marcelo Amaral Machado

Projeto de Extensão: Ausências e presenças: (não) lugares de memória e consciência da ditadura militar em Juiz de Fora; 2021; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Leonardo Morais Braga Faria

Memórias do medo: história e memória da ditadura civil-militar na cidade de Juiz de Fora; 2020; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Douglas Gomes de Almeida

Monitoria - História do Brasil República; 2019; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Ana Cecília Pereira Batista

Bolsista de Treinamento Profissional do Laboratório de História Política e Social (LAHPS); 2017; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Gisele Aparecida Barbosa

Monitoria - História do Brasil República; 2017; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Julio Rafael Miranda Lima

Monitoria - História do Brasil República; 2017; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Paulo Henrique Silveira Damião

Monitoria - História do Brasil República; 2016; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Yuji Martins

Monitoria - História do Brasil República; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernando Perlatto Bom Jardim;

Produções bibliográficas

  • PERLATTO, Fernando . As esquerdas no pós-ditadura, a democracia brasileira e o tempo presente. Dimensões - Revista de História da UFES , v. 2, p. 13-43, 2024.

  • PERLATTO, Fernando . 60 anos do golpe de 1964 | Entrevista com Fernando Perlatto Bom Jardim. REVISTA MARACANAN , v. 38, p. 53-59, 2024.

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . O sentido do ator e dos fatos: Luiz Werneck Vianna e a conjuntura política brasileira. DESIGUALDADE & DIVERSIDADE (PUCRJ) , v. 25, p. 246-261, 2024.

  • PERLATTO, Fernando ; REZOLA, MARIA INÁCIA . Passado e presente em 2014 As disputas públicas das memórias da ditadura e da redemocratização no Brasil e em Portugal. VARIA HISTORIA , v. 39, p. 1-31, 2023.

  • PERLATTO, Fernando . Associativismo, esferas públicas subalternas e Covid-19: redes de solidariedade social e resistência política. DESIGUALDADE & DIVERSIDADE (PUCRJ) , v. 20, p. 10-24, 2021.

  • PERLATTO, Fernando . Angela de Castro Gomes:. CONHECER - DEBATE ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO , v. 10, p. 98-119, 2020.

  • PERLATTO, Fernando . Variações do mesmo tema sem sair do tom: imprensa, Comissão Nacional da Verdade e a Lei da Anistia. TEMPO E ARGUMENTO , v. 11, p. 78-100, 2019.

  • HOLLANDA, CRISTINA BUARQUE ; PERLATTO, Fernando . Justiça de transição, experiências autoritárias e democracia. ESTUDOS IBERO-AMERICANOS , v. 45, p. 1-3, 2019.

  • PERLATTO, Fernando . Programa de Pós-Graduação em História da UFJF:. LOCUS (UFJF) , v. 25, p. 356-360, 2019.

  • PERLATTO, Fernando . As disputas políticas e a constituinte brasileira de 1987-1988 : projetos, sonhos e utopiasThe political struggles and the Brazilian constituent assembly of 1987-1988 : projects, dreams and utopiasLes conflits politiques et l?assemblée constituante brésilienne de 1987-1988 : projets, rêves et utopies. LER HISTÓRIA , v. 1, p. 89-109, 2019.

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . Leituras de um Brasil em mudança: cientistas sociais, conjuntura política e a democracia brasileira. Revista Mediações (UEL) , v. 23, p. 256-289, 2018.

  • PERLATTO, Fernando ; CHALOUB, Jorge ; LIMA, Pedro . Direitas no Brasil contemporâneo. Teoria e Cultura , v. 13, p. 9-21, 2018.

  • PERLATTO, Fernando ; FREIRE, Américo . Os 30 anos da Constituição de 1988: dilemas e desafios da 'Nova República' no tempo presente. LOCUS (UFJF) , v. 24, p. 245-248, 2018.

  • PERLATTO, Fernando . Novos e antigos populismos em debate: comparações, dissensos e pertinências. Revista Estudos de Politica , v. 9, p. 1-3, 2018.

  • PERLATTO, Fernando . Os descendentes da dor: memórias dos filhos da luta armada. PODER & CULTURA , v. 4, p. 21-33, 2017.

  • PERLATTO, Fernando . História, literatura e a ditadura brasileira: historiografia e ficções no contexto do cinquentenário do golpe de 1964. ESTUDOS HISTORICOS (RIO DE JANEIRO) , v. 30, p. 721-740, 2017.

  • PERLATTO, Fernando . Svetlana Aleksiévitch, a Grande Utopia e o cotidiano: testemunhos e memórias do Homo Sovieticus. ESTUDOS IBERO-AMERICANOS , v. 43, p. 250-263, 2017.

  • PERLATTO, Fernando ; CHALOUB, Jorge . A nova direita brasileira: ideias, retórica e prática política. Insight Inteligência (Rio de Janeiro) , v. 72, p. 24-41, 2016.

  • PERLATTO, Fernando . A teoria crítica e os novos desafios contemporâneos: globalização, cosmopolitismo e democracia. Política & Sociedade (Online) , v. 15, p. 110-136, 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Seletividade da esfera pública e esferas públicas subalternas: disputas e possibilidades na modernização brasileira. Revista de Sociologia e Política , v. 23, p. 121-145, 2015.

  • PERLATTO, Fernando ; RAHBARI, L. . Challenges of a Global Sociology: Centers and Peripheries in the Geopolitics of Sociological Theory. Asian Journal of Humanities and Social Studies , v. 3, p. 73-83, 2015.

  • PERLATTO, Fernando . Decifrando o governo Lula: interpretações sobre o Brasil contemporâneo. Revista de Ciências Humanas , v. 15, p. 256-272, 2015.

  • PERLATTO, Fernando ; VIANNA, Luiz Werneck . Judges, their associations, and politics. Notes of a research agenda. Sociologies in Dialogue , v. 1, p. 92-105, 2015.

  • PERLATTO, F. . Book Review: Fernanda Beigel (ed.), The Politics of Academic Autonomy in Latin America. International Sociology , v. 29, p. 465-468, 2014.

  • PERLATTO, Fernando . Interpretando a modernização conservadora: a imaginação sociológica brasileira em tempos difíceis. Revista Estudos Políticos , v. 5, p. 461-503, 2014.

  • PERLATTO, Fernando ; LIMA, Pedro . Habermas e a teoria sociológica brasileira: Um estudo sobre as leituras críticas de Jessé Souza e Sergio Costa. Teoria e Cultura (UFJF) , v. 4, p. 27-43, 2013.

  • PERLATTO, Fernando . As mobilizações de Junho, o público e seus problemas. Breviário de Filosofia Pública , v. 107, p. 121-124, 2013.

  • PERLATTO, Fernando . Política, Religião e Democracia no Brasil. Um Diálogo com Habermas, Taylor e Eagleton. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião , v. 16, p. 135-160, 2013.

  • PERLATTO, Fernando . Teoria crítica e semiperiferia: reflexões sobre a modernidade global e a geopolítica da teoria sociológica. Sociologias (UFRGS. Impresso) , v. 15, p. 346-356, 2013.

  • PERLATTO, Fernando . Sociologia pública, imaginação sociológica brasileira e a questão urbana. Desigualdade & Diversidade (PUCRJ) , v. 12, p. 111-130, 2013.

  • PERLATTO, Fernando . As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras. Uma proposta dialética de interpretação. Pesquisa e Debate em Educação , v. 3, p. 12-27, 2013.

  • PERLATTO, Fernando . A nação importa? Sociologia pública global, cosmopolitismo e sociologia brasileira. Caderno de Estudos Sociais e Políticos , v. 1, p. 70-87, 2012.

  • PERLATTO, Fernando . Habermas, a esfera pública e o Brasil. Revista Estudos Políticos , v. 4, p. 78-94, 2012.

  • PERLATTO, Fernando . As eleições municipais em questão. Política Democrática , v. 34, p. 15-18, 2012.

  • PERLATTO, Fernando ; MAIA, JOÃO MARCELO . Qual sociologia pública?: uma visão a partir da periferia. Lua Nova. Revista de Cultura e Política , v. 1, p. 83-112, 2012.

  • PERLATTO, Fernando . Sociologia pública e o Brasil: apontamentos para um debate. Revista de Ciências Humanas (Viçosa) , v. 10, p. 256-268, 2011.

  • PERLATTO, Fernando . Democracia brasileira: entre a representação e a participação. Política Democrática , v. 31, p. 116-122, 2011.

  • PERLATTO, Fernando . Coalizões cooperativas e radicalização participativa: países progressistas, movimentos sociais e transformação social. História Agora , v. 8, p. 1-21, 2010.

  • PERLATTO, Fernando . O intelectual como ator: Tocqueville, Gramsci e a modernização brasileira. Veredas da História , v. III, p. 1-32, 2010.

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . Intelectuais, pensamento social e os embates sobre a interpretação do Brasil. Locus (UFJF) , v. 30, p. 29-45, 2010.

  • PERLATTO, Fernando . Os desafios do Partido Socialista Francês e da esquerda européia diante de um mundo em transformação. Boletim tempo presente (UFRJ) , v. 4, p. 1-6, 2009.

  • PERLATTO, Fernando . A Carta da Democracia. Política Democrática , v. 23, p. 189-191, 2009.

  • PERLATTO, Fernando . Quem será o Novo Príncipe?. Revista Polêmica , v. 8, p. 99-105, 2009.

  • PERLATTO, Fernando . Um percurso alternativo para a modernidade: a terra como invenção. ArtCultura (UFU) , v. 11, p. 229-233, 2009.

  • PERLATTO, Fernando . A reivenção do público: intelectuais, democracia e esfera pública. CSOnline (UFJF) , v. 3, p. 215-231, 2008.

  • PERLATTO, Fernando . Para qual lado penderá a balança? Trabalho, Capital e as novas possibilidades de disputa na conjuntura política brasileira. Boletim tempo presente (UFRJ) , v. 23, p. 1-19, 2008.

  • PERLATTO, Fernando . Resenha: The Post-American World. Boletim tempo presente (UFRJ) , v. 3, p. 1-4, 2008.

  • PERLATTO, Fernando . A Constituição de 1988: um marco para a História da Nova República brasileira. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades (Online) , v. 3, p. 1-24, 2008.

  • PERLATTO, Fernando . Joaquim Nabuco e o Abolicionismo. Virtú (UFJF) , v. 5, p. 1-15, 2007.

  • PERLATTO, Fernando . História e Geografia: um diálogo necessário. Virtú (UFJF) , v. 1, p. 1-15, 2005.

  • PERLATTO, Fernando . Múltiplos olhares sobre as comissões da verdade no Brasil: disputas e perspectivas. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2023. 138p .

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. (Org.) ; SILVA, Felipe Maia G. (Org.) ; MARTINS, M. L. (Org.) . Uma difícil democracia: diálogos sobre a obra de Luiz Werneck Vianna. 1. ed. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2023. 114p .

  • PERLATTO, Fernando . As disputas do passado na esfera pública: ditadura, democracia e tempo presente. 1. ed. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2023. 100p .

  • PERLATTO, Fernando . Pelas frestas: literatura, história e cotidiano em regimes autoritários. 1. ed. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2021. 98p .

  • PERLATTO, Fernando ; DULCI, João ; CHALOUB, Jorge . A Nova República em crise. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. v. 1. 213p .

  • PERLATTO, Fernando . Esferas públicas no Brasil: teoria social, públicos subalternos e democracia. 1. ed. Curitiba: Appris Editora, 2018. 192p .

  • PERLATTO, Fernando . A Imaginação Sociológica Brasileira: A Sociologia no Brasil e sua Vocação Pública. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2016. 170p .

  • PERLATTO, Fernando ; CHAVES, Daniel (Org.) . Repensar os populismos na América do sul: debates, tradições e leituras. 1. ed. Rio de Janeiro / Macapá: Autografia / Editora da Universidade Federal do Amapá, 2016. 301p .

  • PERLATTO, Fernando ; BARBOZA FILHO, Rubem (Org.) . Uma sociologia indignada: diálogos com Luiz Werneck Vianna. 1. ed. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012. 484p .

  • PERLATTO, Fernando ; CHALOUB, Jorge . Democracia e esfera pública no Brasil: entre a seletividade e a expansão. In: Ricardo Fabrino Mendonça; Rayza Sarmento. (Org.). Crises da democracia e esfera pública. Debates contemporâneos. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2023, v. , p. 65-84.

  • PERLATTO, Fernando . Múltiplos olhares sobre as comissões da verdade: disputas, embates e perspectivas. In: Fernando Perlatto. (Org.). Múltiplos olhares sobre as comissões da verdade no Brasil: disputas e perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2023, v. , p. 7-10.

  • PERLATTO, Fernando . Comissões da Verdade, hierarquias de memória e a ditadura de 1964 em Minas Gerais. In: Carlos Artur Gallo; Andrés del Río; Tatyana de Amaral Maia. (Org.). Ecos do comissionismo no Brasil: as comissões estaduais da verdade, seus desafios e seus legados. 1ed.Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2023, v. , p. 11-30.

  • PERLATTO, Fernando . Luiz Werneck Vianna, os intelectuais e a modernização brasileira. In: Fernando Perlatto; Diogo Tourino de Sousa; Felipe Maia; Maro Lara Martins. (Org.). Uma difícil democracia: diálogos sobre a obra de Luiz Werneck Vianna. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2023, v. , p. 31-43.

  • PERLATTO, Fernando ; CALDEIRA NETO, Odilon . Negacionismos: a negação histórica do Holocausto e a ditadura brasileira de 1964. In: Mozahir Salomão Bruck; Marisa Cardoso de Oliveira; Marcus Vinicius Dos-Santos. (Org.). Dossiê contra o negacionismo da ciência. A importância do conhecimento científico. 1ed.Belo Horizonte: Editora PUC-Minas, 2022, v. , p. 76-81.

  • PERLATTO, Fernando ; ALVIM, Yara. C. ; PEREIRA, A. C. . Ensino de História e pessoas LGBT: Direitos Humanos, ditadura e Comissão Nacional da Verdade. In: Antonio Carlos Sardinha; David Junior de Souza Silva; Raimundo Erundino Santos Diniz. (Org.). Ensino de História e Educação em Direitos Humanos: sujeitos, agendas e perspectivas de pesquisas. 1ed.Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá, 2022, v. , p. 110-134.

  • PERLATTO, Fernando . A Comissão Nacional da Verdade e a justiça transicional no Brasil: ditadura, democracia e tempo presente. In: Paula Borges Santos, Irene Flunser Pimentel, Giovanni Damele. (Org.). Punir o Inimigo: Perspetivas legais e discurso político na justiça de transição. 1ed.Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2021, v. , p. 193-226.

  • PERLATTO, Fernando . Interpretações do Brasil, o moderno e as (des)vantagens do atraso. In: Cairo Barbosa; Henrique Gaio; Rodrigo Perez. (Org.). O signo do atraso no pensamento social brasileiro. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2021, v. , p. 229-248.

  • PERLATTO, Fernando . Brasil à deriva: interpretações sobre uma democracia em crise. In: Antonio Gasparetto Júnior; Pedro Ivo Dias Tanagino. (Org.). Democracia e Estado de Exceção: entre o temporário e o permanente. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. 1, p. 179-192.

  • PERLATTO, Fernando . Uma trilha moderna para o Brasil: a vertigem visionária de Caetano Veloso. In: Maro Lara Martins; Marcelo Fetz; Davidson Diniz. (Org.). Sociedade & cultura: experiências intelectuais na modernidade. 1ed.Vitória: EDUFES, 2020, v. 1, p. 289-306.

  • PERLATTO, Fernando ; LOUBACK, J. . Culturas periféricas no Brasil, resistências e democracia. In: Fernando Perlatto; João Dulci; Jorge Chaloub. (Org.). A Nova República em crise. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 197-209.

  • PERLATTO, Fernando ; CHALOUB, Jorge ; DULCI, João . A Nova República em crise. In: Fernando Perlatto; João Dulci; Jorge Chaloub. (Org.). A Nova República em crise. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. , p. 8-18.

  • PERLATTO, Fernando . Ângela de Castro Gomes e o populismo: percursos de uma trajetória intelectual e de um conceito. In: António Costa Pinto; Fabio Gentile. (Org.). Populismo - Teorias e casos. 1ed.Fortaleza: Edmeta, 2020, v. , p. 123-144.

  • PERLATTO, Fernando ; CHALOUB, Jorge . Intelectuais e nova direita no Brasil. In: Christian Edward Cyril Lynch; Elizeu Santiago Tavares de Sousa; Paulo Henrique Paschoeto Cassimiro. (Org.). Pensamento político brasileiro. Temas, problemas e perspectivas. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. , p. 361-384.

  • PERLATTO, Fernando . Estado e sociedade no Brasil, do petismo ao lulismo: corporativismo, concertação e participação. In: Luciano Aronne de Abreu; Marco Aurélio Vannucchi. (Org.). Corporativismos ibéricos e latino-americanos. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019, v. , p. 371-393.

  • PERLATTO, Fernando . Leituras do lulismo: Marx, Gramsci e as interpretações do Brasil do tempo presente. In: Francisco Martinho; Américo Freire. (Org.). Intelectuais e marxismo no mundo lusófono. 1ed.Rio de Janeiro/ Recife: Autografia/ EDUPE, 2019, v. 1, p. 54-77.

  • PERLATTO, Fernando ; LIMA, Pedro . Vom Süden aus gesehen: Die Habermas-Rezeption in Brasilien. In: Herausgegeben von Luca Corchia; Stefan Müller-Doohm; William Outhwaite. (Org.). Habermas Global: Wirkungsgeschichte eines Werks. 1ed.Berlim: Suhrkamp Verlag AG, 2019, v. , p. 657-714.

  • PERLATTO, Fernando ; VISCARDI, C. . Cidadania no tempo presente. In: Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado. (Org.). O Brasil Republicano. O Tempo da Nova República. Volume 5. 1ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018, v. , p. 447-477.

  • PERLATTO, Fernando ; HOLANDA, Cristina Buarque . Entre a reconciliação e a justiça: a Lei da Anistia diante das Comissões da Verdade. In: Maria Paula Araújo, António Costa Pinto. (Org.). Democratização, memória e justiça de transição nos países lusófonos. 1ed.Pernambuco: Editora Universitária de Pernambuco (EDUPE), 2017, v. , p. 16-30.

  • PERLATTO, Fernando . Sociologia e ciências sociais na graduação: especialização & imaginação interdisciplinar. In: Helena Bomeny. (Org.). Ensino de Sociologia na graduação: perspectivas e desafios. 1ed.São Paulo: Annablume, 2017, v. , p. 145-170.

  • PERLATTO, Fernando ; CHAVES, Daniel . Revisitar o debate sobre os populismos na América do Sul: noções, perspectivas e significados. In: Fernando Perlatto; Daniel Chaves. (Org.). Repensar os populismos na América do sul: debates, tradições e leituras. 1ed.Rio de Janeiro / Macapá: Autografia / Editora da Universidade Federal do Amapá, 2016, v. , p. 19-25.

  • PERLATTO, Fernando . Adeus ao populismo? Reviravoltas de um conceito e de uma política no Brasil do tempo presente. In: Fernando Perlatto; Daniel Chaves. (Org.). Repensar os populismos na América do sul: debates, tradições e leituras. 1ed.Rio de Janeiro / Macapá: Autografia / Editora da Universidade Federal do Amapá, 2016, v. , p. 70-94.

  • PERLATTO, Fernando . Esferas públicas subalternas, o mito do insolidarismo social e as dinâmicas associativas no Brasil contemporâneo. In: Fabricio Pereira da Silva; Ricardo Nóbrega. (Org.). Estudos de Teoria Social e América Latina. Novos debates e perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: Ponteio, 2016, v. , p. 67-88.

  • PERLATTO, Fernando ; TERRA, M. F. ; ALMEIDA, L. A. . Gestão da informação e gestão do conhecimento: o caso do campus da UFJF em Governador Valadares. In: Eliane Medeiro Borges. (Org.). Casos de gestão: políticas e situações do cotidiano educacional. 1ed.Juiz de Fora: Projeto CAEd - FADEPE/JF, 2016, v. , p. 259-270.

  • PERLATTO, Fernando ; SANGLARD, F. N. ; GUERRA, C. M. C. ; LACERDA, A. H. D. ; SALLES, H. M. ; GUIMARAES, E. S. . Sistema de repressão em Juiz de Fora. Memórias da repressão: Relatório da Comissão Municipal da Verdade. 1ed.Juiz de Fora: MAMM, 2015, v. 1, p. 44-79.

  • PERLATTO, Fernando ; PERINI, E. ; MASCARENHAS, M. . Justiça e legislação de exceção. In: Comissão Municipal da Verdade. (Org.). Memórias da repressão: Relatório da Comissão Municipal da Verdade. 1ed.Juiz de Fora: MAMM, 2015, v. 1, p. 113-127.

  • PERLATTO, Fernando ; BARBOZA FILHO, Rubem . Apresentação. Uma Sociologia Indignada. In: Fernando Perlatto; Rubem Barboza Filho. (Org.). Uma sociologia indignada: diálogos com Luiz Werneck Vianna. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012, v. , p. 9-12.

  • PERLATTO, Fernando ; VIANNA, Luiz Werneck . Iberismo e Americanismo. In: Lilia Schwarcz; André Botelho. (Org.). Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança. 1ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2011, v. , p. 246-255.

  • PERLATTO, Fernando . Esfera pública no Brasil: entre a seletividade e a democratização. In: André Rodrigues, João Trajano Sento-Sé e Marco Aurélio Martins. (Org.). Direitos humanos e Segurança pública: algumas premissas e abordagens. 1ed.Rio de Janeiro: ISER, 2011, v. , p. 125-133.

  • PERLATTO, Fernando ; CALDEIRA NETO, Odilon . Nem sempre a tempestade dá lugar, de imediato, à bonança. Le Monde Diplomatique Brasil, p. 6 - 7, 08 dez. 2022.

  • PERLATTO, Fernando . A oposição democrática e as ruas. Revista Escuta, p. 1 - 4, 27 jul. 2022.

  • PERLATTO, Fernando . A ilusão de moderar o que não pode ser moderado. Jornal O Pharol, p. 1 - 3, 04 ago. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . O distritão, as minorias e a democracia. Jornal O Pharol, p. 1 - 3, 20 jul. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . Ricardo Piglia, os diários e a ditadura argentina. Revista Escuta, p. 1 - 5, 15 jul. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . Governo na fervura e as oposições. Revista Escuta, p. 1 - 3, 28 jun. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . A imprensa e o governo Bolsonaro. Jornal O Pharol, p. 1 - 4, 24 jun. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . Chamar as coisas pelo nome. Revista Escuta, p. 1 - 4, 16 jun. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . O ataque à democracia e o levante contra as urnas. Jornal O Pharol, p. 1 - 4, 08 jun. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . A explosão dos consensos e um país no olho do furacão. Jornal O Pharol, p. 1 - 2, 31 maio 2021.

  • PERLATTO, Fernando . Os arrependidos e a luta armada no Brasil. Revista Escuta, p. 1 - 5, 20 abr. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . A máquina do desejo do Teatro Oficina. Revista Escuta, p. 1 - 4, 14 abr. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . O crepúsculo da democracia, de Anne Applebaum. Revista Escuta, p. 1 - 5, 07 abr. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . Os espectros da ditadura, a CNV e a democracia brasileira. Cadernos do NUPPOME, p. 19 - 21, 07 abr. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . Golpe de 1964: compreender sim, repudiar sempre, celebrar jamais. Revista Escuta, p. 1 - 6, 31 mar. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . George Orwell, a escrita e a política. Revista Escuta, p. 1 - 5, 25 fev. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . Notas sobre big techs, esfera pública digital e democracia. Revista Escuta, p. 1 - 6, 15 jan. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . Um país caótico, a resiliência do presidente e a oposição: dois anos de Bolsonaro. Revista Escuta, p. 1 - 5, 11 jan. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . A distopia americana: a invasão do Congresso e a radicalização da extrema-direita. Revista Escuta, p. 1 - 4, 07 jan. 2021.

  • PERLATTO, Fernando . Realinhamento eleitoral e as possibilidades de renovação política. Travessia (Jornal APES), p. 23 - 24, 20 dez. 2020.

  • PERLATTO, Fernando . M. O filho do século, de Antonio Scurati. Revista Escuta, p. 1 - 5, 12 jul. 2020.

  • PERLATTO, Fernando . A Folha de São Paulo, a ditadura e a democracia. Revista Escuta, p. 1 - 4, 02 jul. 2020.

  • PERLATTO, Fernando . A destruição de estátuas e as disputas pelos espaços públicos de memória. Revista Escuta, p. 1 - 3, 11 jun. 2020.

  • PERLATTO, Fernando . O Brasil que deu certo. Revista Escuta, p. 1 - 4, 06 jun. 2020.

  • PERLATTO, Fernando . A ocupação das ruas pelas manifestações democráticas. Revista Escuta, p. 1 - 3, 01 jun. 2020.

  • PERLATTO, Fernando . Os ataques à imprensa e os monstros sem controle. Revista Escuta, p. 1 - 3, 27 maio 2020.

  • PERLATTO, Fernando . A reunião ministerial e a naturalização do absurdo. Revista Escuta, p. 1 - 3, 23 maio 2020.

  • PERLATTO, Fernando . O bolsonarismo e a destruição das políticas culturais no Brasil. Revista Escuta, p. 1 - 3, 20 maio 2020.

  • PERLATTO, Fernando . Susan Sontag, Vida e Obra. Revista Escuta, p. 1 - 8, 18 maio 2020.

  • PERLATTO, Fernando . A demissão de Teich e a crença dos ingênuos ou cínicos. Revista Escuta, p. 1 - 3, 15 maio 2020.

  • PERLATTO, Fernando . Os engenheiros do caos, de Giuliano Da Empoli. Revista Escuta, p. 1 - 6, 09 maio 2020.

  • PERLATTO, Fernando ; CHALOUB, Jorge . As esquerdas e o impeachment: um tortuoso processo. Revista Escuta, p. 1 - 3, 03 maio 2020.

  • PERLATTO, Fernando . Radicalização do bolsonarismo?. Revista Escuta, p. 1 - 3, 24 abr. 2020.

  • PERLATTO, Fernando . Existe 'alta' e 'baixa' cultura?. Tribuna de Minas, p. 1 - 2, 22 dez. 2019.

  • PERLATTO, Fernando . Wanderley Guilherme dos Santos: uma imaginação interdisciplinar. Revista Escuta, p. 1 - 3, 01 nov. 2019.

  • PERLATTO, Fernando . Grande Sertão: Veredas, Macunaíma e o teatro de Bia Lessa. Revista Escuta, p. 1 - 5, 24 set. 2019.

  • PERLATTO, Fernando . Chico Buarque, romancista. Revista Escuta, p. 1 - 6, 12 set. 2019.

  • PERLATTO, Fernando . Bacurau e a distopia brutal de um país que se desfaz. Revista Escuta, 26 ago. 2019.

  • PERLATTO, Fernando . Francisco de Oliveira: um intelectual público e as contradições de um país. Revista Escuta / Boletim Lua Nova, p. 1 - 5, 11 jul. 2019.

  • PERLATTO, Fernando . O povo contra a democracia, de Yascha Mounk. Revista Escuta, p. 1 - 5, 29 maio 2019.

  • PERLATTO, Fernando . Virando a mesa do poder. Revista Escuta, p. 1 - 4, 23 maio 2019.

  • PERLATTO, Fernando . A retórica do insulto. Revista Escuta, p. 1 - 6, 11 abr. 2019.

  • PERLATTO, Fernando . Cultura e política em um Brasil em crise, 2016-2018. Revista Escuta, p. 1 - 10, 09 ago. 2018.

  • PERLATTO, Fernando . Moreira Salles, Anne Wiazemsky e seus 1968s. Revista Escuta, p. 1 - 6, 19 jul. 2018.

  • PERLATTO, Fernando . Os caminhoneiros, a crise das instituições e a democracia. Tribuna de Minas, p. 5, 29 maio 2018.

  • PERLATTO, Fernando . Philip Roth e a potência da escrita. Revista Escuta, p. 1 - 6, 23 maio 2018.

  • PERLATTO, Fernando . Memórias familiares, literatura e o nazifascismo. Revista Escuta, p. 1 - 5, 17 maio 2018.

  • PERLATTO, Fernando . Literatura, moralismos e o 'politicamente correto'. Ainda sobre Mario Vargas Llosa e o feminismo. Revista Escuta, p. 1 - 6, 12 abr. 2018.

  • PERLATTO, Fernando . Mario Vargas Llosa e o feminismo como 'nova inquisição literária'. Revista Escuta, p. 1 - 6, 29 mar. 2018.

  • PERLATTO, Fernando . O lirismo da literatura de João Anzanello Carrascoza. Revista Escuta, p. 1 - 5, 12 mar. 2018.

  • PERLATTO, Fernando . As ditaduras e a literatura latino-americana: pós-ficção, história e testemunho. Revista Escuta, p. 1 - 7, 22 fev. 2018.

  • PERLATTO, Fernando . A literatura de esquerda de Nuno Ramos. Revista Escuta, p. 1 - 5, 08 fev. 2018.

  • PERLATTO, Fernando . Ficções e distopias políticas no tempo presente: antídotos reflexivos contra o caráter gradativo do mal. Revista Escuta, p. 1 - 10, 12 dez. 2017.

  • PERLATTO, Fernando . A literatura labiríntica de Elvira Vigna. Revista Escuta, p. 1 - 5, 05 out. 2017.

  • PERLATTO, Fernando . Karl Ove Knausgård e a descoberta da escrita. Revista Escuta, p. 1 - 5, 21 set. 2017.

  • PERLATTO, Fernando . As esquerdas e a conjuntura do tempo presente. Novos Estudos Cebrap (Blog), p. 1 - 5, 25 jul. 2017.

  • PERLATTO, Fernando . O Lima Barreto de Lilia Schwarcz. Revista Escuta, p. 1 - 10, 23 jul. 2017.

  • PERLATTO, Fernando . O que é o fascismo? e outros ensaios, de George Orwell. Revista Escuta, p. 1 - 6, 07 jul. 2017.

  • PERLATTO, Fernando . A grande irritação e o Brasil atual. Revista Escuta, p. 1 - 5, 29 maio 2017.

  • PERLATTO, Fernando . O Guimarães Rosa de Silviano Santiago. Revista Escuta, p. 1 - 6, 27 abr. 2017.

  • PERLATTO, Fernando . Militância, amor e devoção. Viva!, de Patrick Deville. Revista Escuta, p. 1 - 4, 19 abr. 2017.

  • PERLATTO, Fernando . Os diários de Susan Sontag (1964-1981). Revista Escuta, 09 mar. 2017.

  • PERLATTO, Fernando . Os marginalizados, os rastros e os emaranhados de Maria Valéria Rezende. Revista Escuta, p. 1 - 9, 23 fev. 2017.

  • PERLATTO, Fernando . Daniel Galera, 'Meia Noite e Vinte' e as angústias de uma geração no tempo presente. Revista Escuta, p. 1 - 6, 14 fev. 2017.

  • PERLATTO, Fernando . O Machado de Assis de Silviano Santiago. Revista Escuta, p. 1 - 6, 03 fev. 2017.

  • PERLATTO, Fernando . Notas sobre Elena Ferrante. Revista Escuta, p. 1 - 10, 29 dez. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Primo Levi, testemunho da barbárie. Revista Escuta, p. 1 - 17, 22 dez. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Raduan Nassar e a potência da prosa poética. Revista Escuta, p. 1 - 8, 01 dez. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Quando os fatos mudam. O ensaísta Tony Judt. Revista Escuta, p. 1 - 4, 11 nov. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . As eleições municipais e o avanço da agenda conservadora. Travessia (Jornal APES), p. 1 - 2, 10 nov. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . A terceira alma do Partido dos Trabalhadores. Revista Escuta, p. 1 - 8, 13 out. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Portinari popular. Revista Escuta, p. 1 - 8, 14 set. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Contra a calmaria, a tempestade. Revista Escuta, p. 1 - 4, 02 set. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Eleições municipais de 2016: experimentações e imprevisibilidade. Tribuna de Minas, p. 1 - 2, 21 ago. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Trump, os aprendizes de feiticeiro e a retórica do ódio. Revista Escuta, p. 1 - 5, 01 ago. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Autoimperialismo e as cidades brasileiras. Revista Escuta, p. 1 - 5, 19 jul. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Breviário do Brasil, um ensaio. Revista Escuta, p. 1 - 6, 04 jul. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Paulina, o cinema argentino e a compreensão do outro. Revista Escuta, p. 1 - 3, 24 jun. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . O Brexit e a utopia realista da União Europeia. Revista Escuta, p. 1 - 5, 20 jun. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Os contos de Clarice Lispector. Revista Escuta, p. 1 - 5, 15 jun. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Tchernóbil, Svetlana Aleksiévitch e as vozes da catástrofe. Revista Escuta, p. 1 - 8, 20 maio 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Dilma, o impeachment ou como chegamos até aqui. Revista Escuta, p. 1 - 12, 12 maio 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Os silêncios que gritam: Bolsonaros, Ustra e a ditadura brasileira. Revista Escuta, p. 1 - 4, 26 abr. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Concertação, capitulação ou golpe? Para sair da crise. Revista Escuta, p. 1 - 4, 14 mar. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Uma ofegante epidemia, que se chamava carnaval. Revista Escuta, p. 1 - 8, 11 fev. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Marcelo Rubens Paiva e as permanências da ditadura brasileira. Revista Escuta, p. 1 - 8, 21 jan. 2016.

  • PERLATTO, Fernando . Ruy Castro e 'A Noite do meu Bem'. Revista Escuta, p. 1 - 7, 11 jan. 2016.

  • PERLATTO, Fernando ; VIANNA, Luiz Werneck . Os magistrados, suas associações e a política: notas de uma agenda de pesquisa. Boletim CEDES, p. 6 - 17, 17 dez. 2015.

  • PERLATTO, Fernando . A complexidade do cotidiano. Revista Pittacos, p. 1 - 4, 22 ago. 2015.

  • PERLATTO, Fernando . Um continente em transição: os desafios da União Europeia. Boletim CEDES, p. 30 - 40, 20 ago. 2015.

  • PERLATTO, Fernando . Notas sobre o primeiro turno das eleições 2014. Revista Pittacos, p. 1 - 10, 07 out. 2014.

  • PERLATTO, Fernando . Esferas públicas subalternas juvenis e o mito do insolidarismo brasileiro. Boletim CEDES, p. 1 - 7, 12 mar. 2014.

  • PERLATTO, Fernando . As manifestações de junho e as novas agendas para as instituições, os partidos e as ciências sociais. Boletim CEDES, p. 14 - 17, 05 jul. 2013.

  • PERLATTO, Fernando . Una década del PT en el poder: Avances, contradicciones y desafíos. Red Seca - Revista de Actualidad Politica, Social y Cultural, p. 1 - 4, 10 maio 2013.

  • PERLATTO, Fernando . A utopia realista de Habermas: Cosmopolitismo, dignidade humana e direitos humanos. Boletim CEDES, p. 43 - 51, 11 abr. 2013.

  • PERLATTO, Fernando . Interpretações sobre o Brasil contemporâneo. Gramsci e o Brasil, p. 1 - 12, 18 mar. 2013.

  • PERLATTO, Fernando ; EISENBERG, José . Obama, quatro anos depois. Revista Pittacos, 08 nov. 2012.

  • PERLATTO, Fernando . As eleições municipais em questão. Gramsci e o Brasil, 01 out. 2012.

  • PERLATTO, Fernando . Democracia, financiamento de campanhas e publicidade. Acessa - Especial Eleições 2012, 15 set. 2012.

  • PERLATTO, Fernando . A vertigem visionária de Caetano. Revista Pittacos, 01 set. 2012.

  • PERLATTO, Fernando . Eleições municipais e educação. Acessa - Especial Eleições 2012, 23 ago. 2012.

  • PERLATTO, Fernando . Mensalões, causas e consequências. Tribuna de Minas, 22 ago. 2012.

  • PERLATTO, Fernando . Representação e participação nas eleições municipais. Acessa - Especial Eleições 2012, 07 ago. 2012.

  • PERLATTO, Fernando . A cidade e a busca da felicidade. Acessa - Especial Eleições 2012, 18 jul. 2012.

  • PERLATTO, Fernando ; BARBOZA FILHO, Rubem . Uma sociologia indignada: horizonte e inspiração para pensar o Brasil. IHU On-Line (UNISINOS. Impresso), p. 1 - 3, 15 jun. 2012.

  • PERLATTO, Fernando . Religião e esfera pública. Revista Pittacos, p. 1 - 3, 29 abr. 2012.

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. ; GAUDERETO, B. L. ; SABARÁ, M. T. R. . O papel dos "clássicos" no discurso sociológico. Revista Sociologia, p. 36 - 51, 01 abr. 2012.

  • PERLATTO, Fernando . Desmobilizados e desorganizados?. Revista Pittacos, p. 1 - 3, 05 mar. 2012.

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . As eleições e a democracia. Sociologia (São Paulo. 2006), p. 35 - 51, 01 fev. 2012.

  • PERLATTO, Fernando . Editorial - Transporte público e direito à cidade. Boletim CEDES, p. 1 - 2, 01 fev. 2012.

  • PERLATTO, Fernando . Internet e mobilização política. Tribuna de Minas, 04 fev. 2011.

  • PERLATTO, Fernando . Qual democracia?. Tribuna de Minas, 19 set. 2010.

  • PERLATTO, Fernando . A juíza, os imigrantes e a judicialização. Boletim CEDES, p. 1 - 5, 05 set. 2010.

  • PERLATTO, Fernando . Brasil, entre o passado e o futuro. Gramsci e o Brasil, p. 1 - 8, 30 mar. 2010.

  • PERLATTO, Fernando ; CARVALHO, A. P. . Reforma sindical: uma disputa ainda em busca do seu capítulo final. Boletim CEDES, p. 1 - 18, 22 mar. 2010.

  • PERLATTO, Fernando . Entrevista com Gisele Cittadino e José Eisenberg - Habermas 80 anos. Boletim CEDES, p. 1 - 5, 25 out. 2009.

  • PERLATTO, Fernando . Resenha: Por uma sociologia pública. Boletim CEDES, p. 1 - 7, 30 jul. 2009.

  • PERLATTO, Fernando . Trabalhadores, crise e lutas sociais. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 01 maio 2009.

  • PERLATTO, Fernando . Centrais sindicais e mundo do trabalho: disputas e dilemas em um quadro de fragmentação. Boletim CEDES, p. 33 - 36, 20 abr. 2009.

  • PERLATTO, Fernando . Resenha: Nas fontes da Constituição de 1988. Gramsci e o Brasil, 08 abr. 2009.

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . O CDES e a Reforma Política. Boletim CEDES, p. 1 - 10, 05 mar. 2009.

  • PERLATTO, Fernando . Resenha - A Constituinte de 1987-1988: progressistas, conservadores, ordem econômica e regras do jogo. Boletim CEDES, p. 1 - 8, 05 mar. 2009.

  • PERLATTO, Fernando . 40 anos do AI-5: ninguém pagará a conta?. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 07 jan. 2009.

  • PERLATTO, Fernando . Resenha: Memórias de um intelectual comunista. Gramsci e o Brasil, 28 dez. 2008.

  • PERLATTO, Fernando . Em defesa do Piso Nacional Salarial dos Professores. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 26 nov. 2008.

  • PERLATTO, Fernando . O ensaísmo no Brasil contemporâneo: visões de um país em crise. In: 42º Encontro Anual da ANPOCS, 2018, Caxambu. Anais do 42º Encontro Anual da ANPOCS, 2018.

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . Interpretações do Brasil contemporâneo: cientistas sociais, conjuntura política e a democracia brasileira. In: 40º Encontro Anual da ANPOCS, 2016, Caxambu. Anais do 40º Encontro Anual da ANPOCS, 2016.

  • PERLATTO, Fernando . A teoria crítica e os novos desafios contemporâneos: globalização, cosmopolitismo e democracia. In: 17º Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia em Diálogos Transnacionais, 2015, Rio Grande do Sul. Anais do 17º Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia em Diálogos Transnacionais, 2015. p. 1-30.

  • PERLATTO, Fernando ; CHALOUB, Jorge . Intelectuais da 'nova direita' brasileira: ideias, retórica e prática política. In: 39º Encontro Anual da ANPOCS, 2015, Caxambu. Anais do 39º Encontro Anual da ANPOCS, 2015.

  • PERLATTO, Fernando . Interpretando a modernização conservadora: a imaginação sociológica em tempos difícies. In: 38º Encontro Anual da ANPOCS, 2014, Caxambu. Anais do 38º Encontro Anual da ANPOCS1, 2014.

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . O retorno ao republicanismo no Brasil: democracia, liberdade e participação. In: 37º Encontro Anual da ANPOCS, 2013, Águas de Lindóia. Anais do 37º Encontro Anual da ANPOCS, 2013. p. 1-30.

  • PERLATTO, Fernando . Pensando uma sociologia global: sociologia brasileira e a geopolítica da teoria sociológica. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013. p. 1-23.

  • PERLATTO, Fernando . Os desafios para uma sociologia global: centros e periferias na geopolítica da teoria sociológica. In: XXIX Congresso Latino-Americano de Sociologia, 2013, Santiago. Anais do XXIX Congresso Latino-Americano de Sociologia, 2013. p. 1-12.

  • PERLATTO, Fernando . Valores, religião e vida democrática: Habermas, Taylor e a teoria política contemporânea. In: XIII Simpósio Ibero-Americano de Filosofia Política, 2013, Juiz de Fora. Anais do XIII Simpósio Ibero-Americano de Filosofia Política, 2013. p. 1-20.

  • PERLATTO, Fernando ; LIMA, Pedro . Entre Karl Marx e Richard Morse : diálogos sobre teoria social e a modernidade brasileira. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife. Anais do XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011.

  • PERLATTO, Fernando ; LIMA, Pedro . Habermas e a teoria sociológica no Brasil: modos de usar. In: 35º Encontro Anual da ANPOCS, 2011, Caxambu. Anais do 35º Encontro Anual da ANPOCS, 2011. p. 1-30.

  • PERLATTO, Fernando . Biografias cruzadas: intelectuais, Partido dos Trabalhadores e interpretação do Brasil. In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História, 2009. p. 1-15.

  • PERLATTO, Fernando . Interpretar para modelar: intelectuais, espaço público e democracia. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Site do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.

  • PERLATTO, Fernando . Seletividade da esfera pública na revolução passiva brasileira: Intelectuais, setores subalternos e modernização periférica. In: 33º Encontro Anual da ANPOCS, 2009, Caxambu. Anais do 33º Encontro Anual da ANPOCS, 2009. p. 1-33.

  • PERLATTO, Fernando . A reinvenção do público: intelectuais, democracia e esfera pública. In: I Seminário Latino-Americano de Pós-graduação em Ciências Sociais e o I Encontro Latino-Americano de Pós-graduação em Serviço Social, 2008, Rio de Janeiro. I Seminário Latino-Americano de Pós-graduação em Ciências Sociais e o I Encontro Latino-Americano de Pós-graduação em Serviço Social, 2008.

  • PERLATTO, Fernando . Intelectuais e história política: uma abordagem contextual. In: XVI Encontro Regional de História Política da ANPUH-MG, 2008, Belo Horizonte. Anais eletrônicos do XVI Encontro regional de História da ANPUH-MG, 2008.

  • PERLATTO, Fernando . A difícil arte da convivência: intelectuais, PCB e PT. In: XIII Encontro Regional de História AnpuhRio - Identidades, 2008, Seropédica. Anais Eletrônicos do XIII Encontro Regional de História AnpuhRio - Identidades, 2008.

  • PERLATTO, Fernando . História dos intelectuais: um balanço historiográfico. In: II Seminário Nacional de História da Historiografia. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas, 2008, Mariana. Caderno de Resumos & Anais do II Seminário Nacional de História da Historiografia. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas. Ouro Preto: EdUFOP, 2008.

  • PERLATTO, Fernando . Institucionalização partidária e acadêmica: dilemas para a intelectualidade petista. In: I Seminário Dimensões da História na Política: Estado, Nação e Império, 2007, Juiz de Fora. Caderno de resumos - I Seminário: Estado, Nação, Império, 2007.

  • PERLATTO, Fernando . Joaquim Nabuco e o Abolicionismo. In: Semana de História - Ocidente x Oriente: Choque de Civilizações?, 2006, Juiz de Fora. Anais da Semana de História - Ocidente x Oriente: Choque de Civilizações?, 2006.

  • PERLATTO, Fernando ; RAHBARI, L. . Challenges of a Global Sociology: Centers and Peripheries in the Geopolitics of Sociological Theory. In: XVIII International Sociological Association World Congress of Sociology, 2014, Yokohama, Japão. XVIII International Sociological Association World Congress of Sociology, 2014. p. 78.

  • PERLATTO, Fernando ; RAHBARI, L. . Challenges of a Global Sociology: Centers and Peripheries in Sociological Theory. In: The 3rd International Conference on Social Thought and Society in the Middle East and North Africa, 2013, Tehran. The 3rd International Conference on Social Thought and Society in the Middle East and North Africa, 2013. p. 113.

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . A tradição republicana em três atos: percursos da idéia de ?república? no dezenove brasileiro. In: 34º Encontro Anual da ANPOCS, 2010, Caxambu. Programa e Resumos do 34º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo: Editora ANPOCS, 2010. p. 131.

  • PERLATTO, Fernando ; SILVEIRA, Horácio R. B. ; SILVA, Maíra C. C. . Proteção e socorro: um estudo das associações de trabalhadores em Juiz de Fora. In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. Programas e Resumos: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz. Londrina: Editorial Midia, 2005.

  • PERLATTO, Fernando . Literatura e política no Brasil contemporâneo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . O ensaísmo no Brasil em perspectiva histórica e contemporânea: mapeando um país em crise. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . Um país em crise e a literatura brasileira contemporânea. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . O ensaísmo no Brasil contemporâneo: visões de um país em crise. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . Svetlana Aleksiévitch, a Grande Utopia e o cotidiano: testemunhos e memórias do Homo Sovieticus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . Universidade, vida pública e democracia: a extensão universitária como campo de atuação dos intelectuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . Interpretações do Brasil contemporâneo: cientistas sociais, conjuntura política e a democracia brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . A teoria crítica e os novos desafios contemporâneos: globalização, cosmopolitismo e democracia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . Esferas públicas subalternos, o mito do insolidarismo social e as dinâmicas associativas no Brasil contemporâneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERLATTO, Fernando ; CHALOUB, Jorge . Intelectuais da 'nova direita' brasileira: ideias, retórica e prática política. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . Desmobilizados e desorganizados? Uma investigação em torno das esferas públicas subalternas no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERLATTO, Fernando . Interpretando a modernização conservadora: a imaginação sociológica em tempos difícies. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . O retorno ao republicanismo no Brasil: democracia, liberdade e participação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . Valores, religião e vida democrática: Habermas, Taylor e a teoria política contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando ; LIMA, Pedro . Entre Karl Marx e Richard Morse: diálogos sobre teoria social e a modernidade brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . Sociologia Pública: uma agenda de pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando ; LIMA, Pedro . Habermas e a teoria sociológica no Brasil: modos de usar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . A tradição republicana em três atos: percursos da idéia de ?república? no dezenove brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . Biografias cruzadas: intelectuais, Partido dos Trabalhadores e interpretação do Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . Interpretar para modelar: intelectuais, espaço público e democracia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERLATTO, Fernando . Seletividade da esfera pública na revolução passiva brasileira: Intelectuais, setores subalternos e modernização periférica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . A reinvenção do público: intelectuais, democracia e esfera pública. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . Intelectuais e história política: uma abordagem contextual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . A difícil arte da convivência: intelectuais, PCB e PT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . A interpretação como exercício normativo: intelectuais, espaço público e democracia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . Institucionalização partidária e acadêmica: dilemas para a intelectualidade petista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando ; SILVA, Maíra C. C. ; SILVEIRA, Horácio R. B. ; LUCENA, P. L. ; SILVA, L. S. S. E. . Proteção e Socorro: um estudo das associações mutualistas e beneficentes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERLATTO, Fernando . Joaquim Nabuco e o Abolicionismo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . Sapucaia dos Indesejáveis: Poder Público, elite, instituições filantrópicas, vadios e controle social em Juiz de Fora. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando . Aproximações e distanciamentos entre História e Geografia no contexto dos Annales. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando ; SILVA, Maíra C. C. ; SILVEIRA, Horácio R. B. ; ARAUJO, L. S. ; ALMEIDA, J. E. L. ; PEREIRA, T. B. . Proteção e socorro: um estudo das associações mutualistas e beneficentes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERLATTO, Fernando ; HOLLANDA, C. B. . Organização do Dossiê Justiça de Transição, experiências autoritárias e democracia (Revista Estudos Ibero-Americanos) 2019 (Organização do Dossiê Justiça de Transição, experiências autoritárias e democracia).

  • PERLATTO, Fernando ; CHALOUB, Jorge ; LIMA, Pedro . Organização do Dossiê Direitas no Brasil contemporâneo (Revista Teoria e Cultura). Editora UFJF, 2018 (Organização do Dossiê Direitas no Brasil contemporâneo (Revista Teoria e Cultura)).

  • PERLATTO, Fernando ; FREIRE, Américo . Os 30 anos da Constituição de 1988: dilemas e desafios da 'Nova República? no tempo presente' (Revista Locus). Editora UFJF, 2018 (Organização do Dossiê Os 30 anos da Constituição de 1988 (Revista Locus)).

  • PERLATTO, Fernando . Organização do Dossiê Novos e antigos populismos em debate (Revista Estudos Políticos) 2018 (Organização do Dossiê Novos e antigos populismos em debate (Revista Estudos Políticos)).

  • PERLATTO, Fernando . Verbete - Intelectual público - Revista Teoria e Cultura 2015 (Verbete - "Intelectual público" - Revista Teoria e Cultura).

  • PERLATTO, Fernando . Quarta Capa do livro A embalagem do sistema, de Maria Arminda do Nascimento Arruda. São Paulo: Edusp, 2015 (Quarta Capa do livro A embalagem do sistema, de Maria Arminda do Nascimento Arruda).

  • PERLATTO, Fernando . Organização dos Anais do I Seminário Interno do Laboratório de História Política e Social (LAHPS) 2014 (Organização dos Anais do I Seminário Interno do Laboratório de História Política e Social (LAHPS)).

  • PERLATTO, Fernando . Organização do Dossiê O Brasil e os Três Poderes - Boletim CEDES 2013 (Organização do Dossiê O Brasil e os Três Poderes - Boletim CEDES).

  • PERLATTO, Fernando . Organização do Dossiê Mobilizações de Junho - Boletim CEDES 2013 (Organização do Dossiê Mobilizações de Junho - Boletim CEDES).

  • PERLATTO, Fernando . Quarta Capa do livro A modernização sem o moderno, de Luiz Werneck Vianna. Brasília; Rio de Janeiro: Fundação Astrojildo Pereira; Contraponto, 2011 (Quarta Capa do livro A modernização sem o moderno, de Luiz Werneck Vianna).

  • PERLATTO, Fernando . Organização do Dossiê Religião, Secularismo e Esfera Pública - Boletim CEDES Outubro de 2011 2011 (Organização do Dossiê Religião, Secularismo e Esfera Pública - Boletim CEDES).

  • PERLATTO, Fernando . Organização do Dossiê Sociologia no Ensino Médio - Boletim CEDES Abril/Maio de 2010 2010 (Organização do Dossiê Sociologia no Ensino Médio - Boletim CEDES).

  • PERLATTO, Fernando . Organização do Dossiê Habermas 80 anos - Boletim CEDES Outubro 2009 2009 (Organização do Dossiê Habermas 80 anos - Boletim CEDES).

Outras produções

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Fundação à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 2025.

PERLATTO, Fernando . Parecer sobre mérito da proposta de Chamada Pública do CNPQ. 2025.

PERLATTO, Fernando . Parecer sobre mérito da proposta de Chamada Pública do CNPQ. 2025.

PERLATTO, Fernando . Parecer sobre mérito da proposta de Chamada Pública do CNPQ. 2025.

PERLATTO, Fernando . Parecer sobre mérito da proposta de Chamada Pública do CNPQ. 2025.

PERLATTO, Fernando . Parecer sobre mérito da proposta de Chamada Pública do CNPQ. 2025.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Fundação à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 2024.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Caderno CRH. 2024.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Lua Nova. 2024.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2024.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Novos Estudos CEBRAP. 2024.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Ler História. 2024.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Maracanan. 2024.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Brasileira de História. 2023.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Estudos Ibero-Americanos. 2023.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Brésil(s). Sciences humaines et sociales. 2023.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Análise Social. 2023.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Estudos Históricos. 2023.

PERLATTO, Fernando . Parecer sobre mérito da proposta de Chamada Pública do CNPQ. 2023.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista de Sociologia e Política. 2022.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Desafíos Facultad de Estudios Internacionales, Políticos y Urbanos Universidad del Rosario. 2022.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Tempo e Argumento. 2022.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Pasado Abierto. 2022.

PERLATTO, Fernando . Parecer sobre mérito da proposta de Chamada Pública do CNPQ. 2022.

PERLATTO, Fernando . Parecer sobre mérito da proposta de Chamada Pública do CNPQ. 2022.

PERLATTO, Fernando . Parecer sobre mérito da proposta de Chamada Pública do CNPQ. 2022.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Locus. 2022.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Mediações - Revista de Ciências Sociais. 2021.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Em Tese. 2021.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista del CESLA: International Latin American Studies Review. 2021.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Estudos Históricos. 2020.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Tempo. 2020.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Estudos Políticos. 2020.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Estudos Históricos. 2019.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Tempo e Argumento. 2019.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Colombia Internacional. 2019.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Percursos. 2019.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Educação & Sociedade. 2018.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2018.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Estudos Históricos. 2018.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Comissão de Pesquisa (DCS/UFV). 2018.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Locus. 2018.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Estudos Políticos. 2018.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Mediações. 2018.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Dados. 2018.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Teoria e Cultura. 2018.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Estudos Políticos. 2017.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Em Tese. 2017.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Tempos Históricos. 2017.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Ibero-Americanos (PUCRS). 2016.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Direito GV. 2016.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Eletrônica de Ciência Política. 2016.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Brasileira de Ciência Política. 2016.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Política & Sociedade. 2016.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Locus. 2016.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Locus. 2016.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista História e Cultura. 2016.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Enfoques. 2015.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Desigualdade & Diversidade. 2015.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Ibero-Americanos (PUCRS). 2015.

PERLATTO, Fernando . Parecer para Editora UNIFAP. 2015.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Estudos Políticos. 2015.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos. 2015.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Locus. 2015.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Locus. 2015.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Contemporânea. 2015.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Inter-Ação. 2015.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Enfoques. 2014.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Estudos Políticos. 2014.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Estudos Políticos. 2013.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Sociologia e Política. 2013.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Pensata. 2012.

PERLATTO, Fernando . Parecer para a Revista Sociologia e Política. 2012.

PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . O que a política nos conta: a Independência e a República. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERLATTO, Fernando . Política, coletividades e arquivos. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . Desafios da democracia brasileira. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERLATTO, Fernando ; SOUSA, D. T. . O pensamento conservador no Brasil e a tradição republicana. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERLATTO, Fernando . Pensamento Social Brasileiro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA, L. W. ; BURGOS, M. ; SALLES, P. ; CARVALHO, A. P. ; PERLATTO, Fernando . A Constitucionalização da Legislação do Trabalho no Brasil: uma análise da produção normativa entre 1988 e 2008. 2010. (Relatório de pesquisa).

PERLATTO, Fernando . História e Movimentos operários e sociais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    A história do tempo presente no Brasil: historiografia, instituições e trajetórias de pesquisa, Descrição: A presente pesquisa tem como eixo central a análise da constituição e da transformação, ao longo das últimas décadas, da área comumente conhecida como história do tempo presente no Brasil. Para tanto, procuraremos, no decorrer desta investigação, analisar a produção historiográfica, tanto teórica, quanto empírica, sobre temas correlatos à história do tempo presente no Brasil, objetivando identificar os principais desafios e enfrentamentos para a legitimação desta área de pesquisa, os debates teóricos, metodológicos e conceituais centrais sobre a própria definição do que é a história do tempo presente, assim como perceber as tendências, direcionamentos, debates e temáticas privilegiadas por esses trabalhos no âmbito da historiografia brasileira. Além disso, no decorrer da pesquisa, buscaremos analisar as trajetórias de alguns historiadores que tiveram papel importante no sentido de impulsionarem a agenda investigativa em torno de temáticas relacionadas à história do tempo presente no Brasil, assim como mapear e analisar os percursos de algumas instituições, laboratórios e centros de pesquisa constituídos nos processos de formação e de expansão do campo, buscando inserir a formação deste campo em uma historiografia internacional do tempo presente. Interessa também a esta pesquisa analisar de que maneira as transformações que ocorreram no campo da história do tempo presente se articulam com mudanças que tiveram curso na esfera pública e na conjuntura política brasileira ao longo das últimas décadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) . , Integrantes: Fernando Perlatto Bom Jardim - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2021 - Atual

    Usos e abusos do passado na esfera pública: ditadura brasileira, crise política e tempo presente, Descrição: A proposta deste projeto de pesquisa é a de analisar as controvérsias sobre as memórias da ditadura militar brasileira que vêm ocorrendo na esfera pública no tempo presente. Tendo como marco temporal inicial as manifestações que eclodiram em junho de 2013, que exacerbaram a crise política no país e contribuíram com um movimento de politização das disputas em torno das memórias do período, me interessa investigar em uma agenda contínua e de mais longa duração, as representações construídas sobre este período histórico em artefatos da indústria cultural (com destaque para a mídia, a literatura e o cinema), relacionando-os com a produção historiográfica sobre o tema, bem como refletir sobre os embates em torno deste passado na esfera pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) . , Integrantes: Fernando Perlatto Bom Jardim - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2020

    As controvérsias públicas em torno da Comissão Nacional da Verdade: ditadura, história e memória pública, Descrição: A presente pesquisa analisa o debate público em torno da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Para tanto, são pesquisados editoriais e artigos de opinião publicados em três jornais de circulação nacional ? O Globo, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo ?, bem como manifestos e notas públicas organizadas por intelectuais, ativistas sociais, instituições e entidades profissionais, de classe e clubes militares, procurando-se identificar e analisar os principais argumentos mobilizados tanto para a defesa, quanto para a contraposição à criação e ao desenvolvimento das atividades da CNV. O período investigado pela pesquisa compreende desde o momento inicial da constituição, em 2010, do grupo de trabalho responsável pela elaboração de um anteprojeto de lei para a criação da CNV, passando pela aprovação no Congresso Nacional do projeto de Lei nº 12.528, de 18 de novembro de 2011, que instituiu a comissão, e pela sua instalação em maio de 2012, até o momento posterior à publicação do ?Relatório Final?, da CNV, em dezembro de 2014. A pesquisa também analisa o debate público em torno da CNV a partir uma perspectiva comparativa tomando como base a análise dos debates públicos que tiveram curso em outros países, quando da criação de comissões com perfis semelhantes, a exemplo da Comissão Nacional sobre Desaparecimento de Pessoas, na Argentina, da Comissão da Verdade e Reconciliação, no Chile e da Comissão para Paz, no Uruguai.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Perlatto Bom Jardim - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    As esferas públicas subalternas e o mito do insolidarismo brasileiro, Descrição: A pesquisa em curso está orientada para a investigação, em uma perspectiva histórica e contemporânea, da configuração e transformação daquilo que denomino como "esferas públicas subalternas" no Brasil. Em diálogo com a teoria social produzida em torno da categoria de "esfera pública" - destacando-se, especialmente, nesse sentido, as obras de Jürgen Habermas e Nancy Fraser - e com a bibliografia produzida sobre associativismo no país, a pesquisa procura investigar determinadas formas de associativismo dos segmentos subalternos, com o intuito de problematizar as ideias de insolidarismo social e a de ausência de "capital social" e "capital cultural", que embasam o diagnóstico de que uma das marcas principais da sociedade brasileira, seria a inexistência ou fraqueza da vida associativa, sobretudo do mundo popular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fernando Perlatto Bom Jardim - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    História do tempo presente no Brasil: publicações, instituições e percursos de pesquisa, Descrição: O presente projeto objetiva analisar a constituição e a transformação, ao longo das últimas décadas, da área comumente conhecida como ?história do tempo presente? no Brasil. Para tanto, procurara-se investigar a produção historiográfica, tanto teórica, quanto empírica, sobre temas correlatos à ?história do tempo presente?, objetivando identificar as principais tendências, direcionamentos, debates e temáticas privilegiadas por esses trabalhos no âmbito da historiografia brasileira. Além disso, no decorrer da pesquisa, serão mapeados e analisados os percursos de algumas instituições e centros de pesquisa, assim como de seus investigadores mais destacados, que tiveram papel decisivo no sentido de impulsionarem a agenda investigativa em torno de temáticas relacionadas à ?história do tempo presente? no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Perlatto Bom Jardim - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    O debate público em torno da Comissão Nacional da Verdade, Descrição: A presente pesquisa objetiva analisar o debate público em torno da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Para tanto, serão analisados editoriais e artigos de opinião publicados em três jornais de circulação nacional ? O Globo, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo ?, bem como manifestos e notas públicas organizadas por intelectuais, ativistas sociais, instituições e entidades profissionais, de classe e clubes militares, procurando-se identificar e analisar os principais argumentos mobilizados tanto para a defesa, quanto para a contraposição à criação e ao desenvolvimento das atividades da CNV. O período a ser investigado pela pesquisa compreende desde o momento inicial da constituição, em 2010, do grupo de trabalho responsável pela elaboração de um anteprojeto de lei para a criação da CNV, passando pela aprovação no Congresso Nacional do projeto de Lei nº 12.528, de 18 de novembro de 2011, que instituiu a comissão, e pela sua instalação em maio de 2012, até o momento posterior à publicação do ?Relatório Final?, da CNV, em dezembro de 2014. Outro aspecto que será investigado nesta pesquisa se relaciona mais especificamente ao papel dos historiadores no debate público sobre a Comissão Nacional da Verdade. Além da compreensão do papel dos historiadores no debate público sobre este tema específico, a pesquisa pretende contribuir com o debate sobre a noção de ?história pública?, a partir da reflexão mais ampla sobre os mecanismos de inscrição dos historiadores em controvérsias públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Perlatto Bom Jardim - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2014

    Desmobilizados e desorganizados? Uma investigação em torno das esferas públicas subalternas no Brasil, Descrição: A presente pesquisa objetiva empreender uma investigação sobre os processos de configuração e transformação daquilo que chamaremos de ?esferas públicas subalternas? no Brasil. Trata-se de analisar em uma perspectiva histórica e contemporânea determinadas formas de associativismo dos segmentos subalternos, com o intuito de problematizar a ideia de ?insolidarismo social?, segundo a qual uma das marcas principais da sociedade brasileira, seria a inexistência ou fraqueza da vida associativa, sobretudo do mundo popular. Objetivamos sugerir a hipótese de que o reconhecimento da existência e a compreensão da dinâmica destas ?esferas públicas subalternas? demanda tanto um olhar histórico mais acurado sobre a história do associativismo dos segmentos populares no país, quanto um movimento no sentido de perceber outras formas de associativismo como legítimas para a configuração de esferas públicas que não se prendam ao paradigma organizacional do mundo europeu ou norte-americano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Fernando Perlatto Bom Jardim - Coordenador / Desirée Stefany Nésio da Silva - Integrante / Leonardo de Souza Ramos - Integrante / Natália Flávia das Merces - Integrante / Maria Leticia dos Santos Buscacio - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Sociologia pública: Imaginação Sociológica Brasileira e Problemas Públicos, Descrição: Esta pesquisa analisa a construção daquilo que denominamos, em diálogo com Wright Mills, de "imaginação sociológica brasileira", a partir do levantamento dos livros publicados por sociólogos brasileiros entre 1940 e 2012. Objetiva-se relacionar esta produção sociológica com os debates mais prementes na esfera pública brasileira, com o intuito de se problematizar o conceito de ?sociologia pública? elaborado originalmente por Michael Burawoy, a partir da experiência norte-americana. Trata-se, nesse sentido, de ancorar a pesquisa empírica no debate teórico sobre produção e circulação de teorias entre países ?centrais? e ?periféricos?, assim como sobre a possibilidade da construção de uma ?sociologia global? , procurando demonstrar como uma experiência sociológica ?periférica?, como a brasileira, pode contribuir para ampliar uma formulação teórica de um conceito originalmente proveniente de um país ?central?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Perlatto Bom Jardim - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Prêmios

2013

Bolsa Aluno Nota 10 Doutorado, FAPERJ.

2013

Travel Grant, ISA XIIth International Laboratory for Ph.D. Students in Sociology (Australia, Sydney), International Sociological Association.

2009

Bolsa Aluno Nota 10 Mestrado, FAPERJ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas. , Rua José Lourenço Kelmer, São Pedro, 36036330 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 21023101

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

2010 - 2012

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

2011 - 2011

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor a Distância da Disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos em Educação de Jovens e Adultos (EJA) do curso de Pedagogia Tutor a Distância da Disciplina História II do curso de Pedagogia

2011 - 2011

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor a Distância da Disciplina "História de Vida e Profissão" do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED-UFJF)

2006 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da disciplina História Moderna

2004 - 2005

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista PROBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista PROBIC, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil República III

  • 08/2018 - 08/2020

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História.

  • 07/2016 - 07/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pesquisas Sociais (CPS).,Cargo ou função, Membro do Conselho do Centro de Pesquisas Sociais (CPS).

  • 08/2015 - 09/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ciências Humanas do Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa (CSPP).

  • 04/2016 - 08/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O historiador e o tempo presente: memórias, controvérsias e história pública

  • 08/2015 - 04/2016

    Direção e administração, Editora da UFJF.,Cargo ou função, Diretor da Editora da UFJF.

  • 10/2015 - 03/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Política e Macrohistórica

  • 08/2014 - 02/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América III

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa em Laboratório

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil República III

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Sócio-Histórica do Brasil Contemporâneo

  • 06/2011 - 12/2012

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política I (Pensamento Político Clássico e Moderno; Teoria Democrática, Democracia Brasileira)

  • 03/2011 - 06/2012

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política I (Direito, Política, Democracia, Judicialização da Política)

  • 06/2010 - 06/2012

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política I (Pensamento Político Clássico e Moderno; Teoria Democrática, Democracia Brasileira), Sociologia XI (Introdução à Sociologia; Sociologia Francesa; Durkheim), Sociologia XII (Weber e Simmel)

  • 06/2010 - 06/2012

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política (Teoria Democrática e Teorias da Justiça), Sociologia Organizacional

  • 03/2011 - 06/2011

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia (Clássicos da Antropologia e Cultura Brasileira)

  • 03/2007 - 03/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor do Ensino de Jovens e Adultos

  • 03/2006 - 12/2006

    Estágios , Instituto de Ciências Humanas.,Estágio realizado, Monitor de História Moderna.

  • 02/2005 - 03/2006

    Estágios , Instituto de Ciências Humanas.,Estágio realizado, Bolsista PROBIC/FAPEMIG.

  • 03/2004 - 02/2005

    Estágios , Instituto de Ciências Humanas.,Estágio realizado, Bolsista PROBIC/FAPEMIG.

2008 - 2016

Centro de Estudos Direito e Sociedade

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Desenvolve pesquisas junto ao Centro de Estudos Direito e Sociedade (CEDES), vinculado à PUC-Rio e atua como Editor do Boletim CEDES (ISSN 1982-1522).

2012 - 2013

Institute for Public Knowledge - New York University

Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante

Outras informações:
Desenvolveu pesquisas e participou de seminários no Institute for Public Knowledge (IPK), vinculado à New York University (NYU)

2010 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2014

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Atividades

  • 07/2014 - 08/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Durkheim

  • 07/2014 - 08/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 07/2014 - 08/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Contemporânea (Século XX)

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Weber

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instituições Políticas Brasileiras

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

2024 - 2024

Universidad de Salamanca

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Visitante, atuando no Programa de Mestrado de Estudios Abiertos do Instituto de Iberoamerica da Universidad de Salamanca.