Margareth de Almeida Gonçalves

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ (2002), com Pós-doutorado em História pelo Insituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2012, 2017). É Professora Titular do Departamento de História e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Integra o Laboratório de Mundos Ibéricos (LAMI) e Laboratório de estudos das relações de gênero, masculinidades e transgêneros (LabQueer). Tem experiência na área de História, com ênfase nas áreas de teoria e história da historiografia na época moderna, Império português à época moderna nos espaços do Índico e América portuguesa, atuando principalmente nas seguintes temáticas: historia e historiografia da religião, história intelectual, estudos de gênero.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

1994 - 2002

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro
Título: Império da fé: misticismo em narrativas do feminino em Goa e Rio de Janeiro (séculos XVII e XVIII)
Orientador: em University of Essex ( Catherine Hall)
com Ricardo Benzaquen de Araújo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gênero/Religião; Misticismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História.

Mestrado em Sociologia

1982 - 1989

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro
Título: Expostos à Misericódia: um estudo sobre o abandono de crianças no Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX),Ano de Obtenção: 1990
Neuma Figueiredo de Aguiar.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Abandono de crianças; Expostos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011 - 2012

Pós-Doutorado. , Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa, ICS-UL, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História Moderna.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Gênero e Religião.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Estudos de cultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FARIA. P.S. ; TAVARES, C. C. S. ; GONÇALVES, M. A. . Jornada Visões da Ásia. 2018. (Outro).

GONÇALVES, M. A. ; GANDELMAN, L. ; FARIA. P.S. . Seminário Religião e Linguagem no Mundo Lusófono. 2010. (Outro).

GONÇALVES, M. A. ; Sales Souza, George Evergton . ST - História e religião no mundo luso-brasileiro. 2009. (Congresso).

GONÇALVES, M. A. . XIII Encontro de História AnpuhRio - Identidades. 2008. (Congresso).

GONÇALVES, M. A. ; DAMASCENO, C. M. . Simpósio Temático Usos do Passado e Estudos de Gênero. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Workshop Internacional Jurisdições da (In)tolerância.?Alteridade, poder e sexualidade no império português: um príncipe de Ormuz e o pecado nefando?. 2018. (Seminário).

O Atlântico Ibero-Americano (sécs. XVI-XX). Perspectivas historiográficas recentes ? 2017.Conferência Religiosos em armas: o motim dos agostinhos da Congregação da Índia Oriental (Goa, 1638). 2017. (Outra).

Colóquio Castelo Melhor e seus tempos (1535-1720).Diálogos com Castelo Melhor a partir de Goa (1665-1667).. 2017. (Seminário).

Jornadas de Estudio Nobreza y Misión en los Mundos Ibéricos de la Edad Moderna.Os eremitas de Santo Agostinho de Portugal e o Oriente: geração, distinção social e escrita (frei Diogo de Santa Anna, 1615-1644). 2017. (Seminário).

Seminários Imagética e conexões Mundiais.O púlpito do mosteiro de Santa Mônica de Goa e o Império (século XVII). 2017. (Seminário).

I Encontro dos grupos de pesquisa do Convêncio (Accord de cooperation) entre Universite Paris Didertot e UFRRJ.Gender and anthropological-historical approach to Augustinian missionary activity in the East (17th Century). 2016. (Encontro).

I Encontro dos grupos de pesquisa do Convênio (Accord de coopération) entre a Université Paris Diderot e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.Gender and anthropological-historical approach to Augustinian missionary activity in the East (17th Century). 2016. (Encontro).

I Encontro dos grupos de pesquisa do Convênio entre a Université Paris Diderot e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.Main scope of investigation: gender and anthropological-historical approach to Augustinian missionary activity in the East (17th Century). 2016. (Encontro).

IV Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História. UERJ-FFP.Mesa Religião e História. 2016. (Seminário).

VI Simpósio Internacional sobre Religiosidade, Cultura e Poder (GERE).O tempo dos objetos e a construção de memória entre o oriente e o ocidente (Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, século XVII). 2016. (Simpósio).

XI Jornada discente Professor Manoel Salgado.Culturas Políticas Modernas. 2016. (Outra).

Knowledge Transfer and Cultural Exchanges. Gifts, alms and conflicts: the East India Congregation of the Portuguese Order of the Hermits of St. Augustine in Iran at the beginning of the 17th century. 2015. (Congresso).

Palestra Fundação Oriente-Delegação de Goa.Perspectives on the East India Congregation of the Portuguese Order of the Hermits of Saint Augustine in tth16th and 17th Centuries: Friar Diogo de Santa Anna. 2015. (Outra).

X Jornada discente Professor Manoel Salgado.Mesa Religiosidades na Época Moderna. 2015. (Encontro).

Colóquio Internacional Religião e Religiosidades na Época Moderna.Catolicismo no Império Oriental português. 2014. (Simpósio).

Disciplina Teo 2277 Temas Especiais de Teologia e História da Ig Igreja. Império da fé: andarilhas da alma na época barroca. 2014. (Exposição).

I Colóquio Internacional - Ecclesia/Imagens da Morte - Dimensões do catolicismo en..Espiritualidades e Catolicsmo. 2014. (Simpósio).

IV Jornada Pet História.Diálogos com o Mestrado. 2014. (Outra).

IX Fórum da Pós Graduação UFRRJ.Pós graduaçào na UFRRJ: o PPHR. 2014. (Simpósio).

IX Jornada discente Professor Manoel Salgado.Religiosidade no Mundo Ocidental. 2014. (Outra).

Seminário Internacional Diálogo Índia-brasil II.Goa colonial em perspectiva: novas abordagens. 2014. (Seminário).

Workshop Cidania no Imprério - ICS Universidade de Lisboa. 2014. (Simpósio).

XVI Encontro Regional de História Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas."Gloriosa empresa" dos eremitas de Santo Agostinho nas partes da Índia de Portugal: reflexões sobre a formação a Congregação da Índia Oriental (1572-1580). 2014. (Encontro).

III Jornada Pet História.Apresentações de Trabalho - Graduação. 2013. (Outra).

Simpósio Ciências Sociais Cruzadas.Entre ?heroicas virtudes? e a história: a escrita de Frei Agostinho de Santa Maria e a sacralização da vida conventual de mulheres na Ásia portuguesa (1699-1727). 2013. (Simpósio).

VIII Fórum da Pós-Graduação na UFRRJ.Apresentações Mestrado em História. 2013. (Seminário).

Corpo: Sujeito Objeto.Espiritualidade, corpo, confessores e práticas de escrita nos espaços coloniais: as monjas do mosteiro de Santa Mónica de Goa (1614). 2012. (Outra).

II Seminário Arquivos paroquiais, Metodologia e História Social do Rio de Janeiro (sec. XVIIII-XIX).Texto de Beatriz Catão Cruz Santos, Reflexões sobre um percurso de pesquisa: o Mosteiro de São Bento e o culto de São Gonçalo de Amarante. 2012. (Seminário).

II Seminário Arquivos paroquiais, Metodologia e História Social do Rio de Janeiro (sec. XVIIII-XIXxix).Beatriz Catão Cruz Santos. Reflexões sobre um percurso de pesquisa: o Mosteiro de São Bento e o culto de São Gonçalo de Amarante.. 2012. (Simpósio).

IV Encontro Internacional de História Colonial.A edificação da cristandade no Estado da Índia Oriental: considerações em torno da ordem dos eremitas de Santo Agostinho na alta modernidade. 2012. (Encontro).

XXVI SIMPÓSIO NACIONAL HISTÓRIA. Escrita religiosa e a construção do oriente luso em frei Diogo de Santa Anna (século XVII). 2011. (Congresso).

A trajetória da Iniciação Científica no ICHS.Perspectivas sobre A trajetória da Iniciação Científica no ICHS. 2010. (Seminário).

Disciplina "Reflexões sobre religião, Estado e Sociedade"- PPGHIS-UFRJ.Reflexões sobre História, Teoria Social e Estudos de Religião. 2010. (Outra).

Mostra de Trabalhos de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.Trabalhos de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2010. (Outra).

Reflexões sobre religião, Estado e Sociedade.?Reflexões sobre História, Teoria Social e Estudos da Religião?. 2010. (Outra).

Seminário Pesquisa e Ensino de Historia Graduação Historia.Comentários a projetos. 2010. (Seminário).

Seminário Religião e Linguagem no Mundo Lusófono.- Os agostinhos e a escrita sobre a Índia oriental: o Mosteiro de Santa Monica de Goa por frei Diogo de Santana (1630).. 2010. (Seminário).

XIII Encontro de Historia ANPUH-Rio Identidades.Abertura. 2010. (Encontro).

XVI Encontro Regional da ANPUH-RIO Memória e Patrimònio.?Dinâmica Imperial no Antigo Regime Portugues: Séculos XVI-XVII?. 2010. (Encontro).

IV Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS/UFRJ.Comentários PPGIS. 2009. (Outra).

XXV Simpósio Nacional de História.Devoção e milagre na escrita religiosa: Agostinho de Santa Maria e a espiritualidade em Goa (século XVII). 2009. (Simpósio).

III Fórum de Pós-Graduação da UFRRJ.A Formação do Pós-Graduando: Docência ou Pesquisa?. 2008. (Outra).

XIII Encontro de História Anpuh-Rio Identidades.(Re)configurações de gênero em ritos e cerimônias do catolicismo. 2008. (Encontro).

Civilização e Artifício: projeto nacional e educação da 'mocidade' no Brasil oitocentista.XII Encontro Regional de História. 2006. (Encontro).

XIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina Religião, Poder e Política: Novos Atores e Contextos na América Latina. Corpo e subjetividade feminina: os desafios do misticismo no mundo ibérico e latino-americano. 2005. (Congresso).

XI Seminário Nacional mulher e Literatura II Seminário Internacional Mulher e Lit. Viagem, subjetividade e gênero: tenxões e desafios da escrita feminina. 2005. (Congresso).

XXIII Simpósio Nacional de História. Subjetividade e Viagem em Maria Graham. 2005. (Congresso).

Relações Luso-Brasileiras: Deslocamentos e Permanências.Portugal e Brasil nos livros de viagem. 2004. (Seminário).

II Seminário de Mística Comparada.Misticismo e subjetividade feminina na época barroca - Goa e Rio de Janeiro (séculos XVII e XVIII). 2003. (Seminário).

XXII simpósio Nacional de História História, acontecimento e narrativa.Civilização e Artifício: narrativas de viajantes estrangeiras no Brasil oitocentista. 2003. (Simpósio).

Desafios do Ensino e da Pesquisa em História.Civilização e Artifício: as viajantes e o Brasil oitocentista. 2002. (Encontro).

II Colóquio de Literatura e História.O Brasil oitocentista na literatura das viajantes estrangeiras. 2002. (Outra).

IV Simpósio de História da Religião.Misticismo e construção de subjetividades alternativas. Religiosidade e mulheres no Brasil colonial. 2002. (Simpósio).

X Encontro Regional de História - Histórias e Biografias/ANPUH-RJ.O inefável e o corpo na subjetividade religiosa feminina (Rio de Janeiro, século XVIII). 2002. (Encontro).

II Encontro Enfoques Feministas e as Tradições Disciplinares.Misticismo: uma linguagem no feminino. 2001. (Encontro).

III Encontro Enfoques Feministas e as Tradições Disciplinares.Grupo de Trabalho Gênero e Religião. 2001. (Encontro).

IV Reunião de Antropologia do Mercosul. A experiência mística: uma poética do corpo. 2001. (Congresso).

IX Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina.Misticismo e subjetividade feminina: narrativas sobre o feminino em Goa e Rio de Janeiro. 1999. (Encontro).

IX Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina.Mesa Redonda Gênero e Religião. 1999. (Encontro).

Família e Sociedade Brasileira: Desafios nos Processos Contemporâneos".Família e Sociedade Brasileira: Desafios nos Processos Contemporâneos". 1992. (Encontro).

De criança a menor.A Roda dos expostos e a condição da criança nos sécs. XVIII e XIX. 1988. (Seminário).

Segundo Seminário do 4o Concurso de Dotações para Pesquisa sobre Mulher.Expostos à Misericórdia: resultados de pesquisa. 1987. (Seminário).

Primeiro Seminário do 4o Concurso de Dotações para Pesquisa sobre Mulher.Expostos à Misericórdia: um estudo sobre o abandono infantil no Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX). 1986. (Seminário).

Pensando a Família no Brasil.Pensando a Família no Brasil. 1985. (Seminário).

Cotiodiano e Mudança. Colóquio "Cotidiano e Mudança".. 1982. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Edmar Soares Ramos Junior

POPINGIS, F.;GONÇALVES, M. A.; MORAES, R. F.. ?Porque os cativos de ontem podem ser os operários livres de amanhã?. Escolarização e trabalho para os filhos dos operários do Matadouro na Escola Mixta Santa Isabel (1886-1889).. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Caio Cesar Rodrigues

GANDELMAM, L.;GONÇALVES, M. A.; FORTES, C. C.. A experiência mística da ?conoscenza di sé? no ideário político de bom governo de Catarina de Siena (1347-138. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Jessica Santana de Assis Alves

POPINGIS, F.; MUAZE, M. A. F.;GONÇALVES, M. A.. . Dona dos cafezais: a ação social e econômica de uma fazendeira de café em Bananal de Itaguaí 1850-1868.. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Flaviana Moraes Pantoja

FERRERAS, M. V. S.; LOPES, F. H.;GONÇALVES, M. A.. Das recatadas do A Palavra às modernas do Folha do Norte: Mulheres na Publicidade e Propagandas de Jornais Paraenses (1940-1945). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Nogueira da Silva

GONÇALVES, M. A.; TAVARES, C. C. S.; FARIA. P.S.. ?Flores? entre ?espinhos de idolatria? O oriente cristão, gênero e escrita no Império Português (Agostinho de Santa Maria, século XVIII). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Laís Morgado Marcoje

SANTOS, B. C. C.; HERMANN,, J.;GONÇALVES, M. A.. O VILANCICO NO REINADO DE D. JOÃO IV: A LEGITIMAÇÃO DO REI RESTAURADOR (1640-1656). 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: VANESSA GONÇALVES BITTENCOURT DE SOUZA

SANTOS, G. S.; HERMANN,, J.;GONÇALVES, M. A.. O Teatro de Antonio Ribeiro Chiado: perfis femininos no Portugal quinhentista. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Camila Domingos dos Anjos

GONÇALVES, M. A.; FARIA. P.S.; TAVARES, C. C. S.; MANSO, M. D. B.. A cruz e o Império: a expansão portuguesa e a cristianização das bailadeiras e viúvas em Goa (1567-1606). 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Lorhany Cordeiro Ribeiro

FARIA. P.S.; TAVARES, C. C. S.;GONÇALVES, M. A.. Chronologia da Congregação do Oratório de Goa". 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Aguiomar Rodrigues Bruno

GONÇALVES, M. A.; RODRIGUES, C.; GANDELMAN, L.. As irmandades do Santíssimo Sacramento e as elites da vila da Piraí: o papel dos funerais na ostentação do poder 0 um estudo e caso das irmandades no Vale do Paraíba Fluminense. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Natally Chris da Rocha Menini

GONÇALVES, M. A.; GANDELMAN, L.. Os assim chamados ciganos na capitania da Bahia (século XVIII). 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Rodrigues dos Santos

GANDELMAM, L.; TAVARES, C. C. S.;GONÇALVES, M. A.. "Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas": a relação entre agricultura e mineração na construção da obra de João Antônio Andreoni (Século XVIII). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Dias de Oliveira

MARTINS, W. S.; HERMANN,, J.;GONÇALVES, M. A.. O Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro como instituição social e religiosa. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

OLIVEIRA, R.; CAMENIETZKI, C. Z.;GONÇALVES, M. A.. 1640: Uma revolução prevenida. Conflito político e ideias jurídicas na restauração de Portugal. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ligia Castellano Pereira

OLIVEIRA, R.; TEIXEIRA, F. C.;GONÇALVES, M. A.. Amigos ou inimigos do reino? O debate sobre o valimento em Portugal no século XVII. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Regina Cabral Reis da Hora

LOPES, F. H.; NOGUEIRA, M. R.;GONÇALVES, M. A.. Corpos desvendados ou esculpidos? Discursos sobre mulheres negras nos livros de viagens no Rio de Janeiro, primeira metade do século XIX. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Souza Rodrigues

FERREIRA, R. G.; FRAGOSO, J. L. R.;GONÇALVES, M. A.. Famílias, casas e engenhos: a preservação do patrimônio no Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália Coelho Gonçalves

GONÇALVES, M. A.; RODRIGUES, C.; FERREIRA, R. G.. A Morte e o Falecer Católico na Freguesia de Santa Anna de Itacuruçá (1828-1890). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Baduíno

MOREIRA, V. M. L.; RIZZINI, I.;GONÇALVES, M. A.. Educação indígena no Império: a Colônia Orfanológica Agrícola e Industrial Isabel e o projeto pedagógico dos capuchinhos (1874-1889). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália Coelho Gonçalves

GONÇALVES, M. A.; RODRIGUES, C.; FERREIRA, R. G.. A morte e o falecer católico na freguesia de Santa Anna de Itacuruçá. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Vinicius Monteiro Vianna

BASILE, M. O. N. C.; Fonseca, Silvia;GONÇALVES, M. A.. Imaginando a nação: o vocabulário político da imprensa fluminense no processo de Independência do Brasil (1821-1824).. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ingrid da Silva Oliveira

FERREIRA, R. G.; RAMINELI, R.; BOTELHO, M. N.;GONÇALVES, M. A.. O olhar de um capuchinho sobre a África do século XVII. A construção do discurso de Giovanni Antonio Cavazzi. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Silva de Souza

OLIVEIRA, R.; CAMENIETZKI, C. Z.;GONÇALVES, M. A.. O fantasma de Maquiavel. Antimaquiavelsimo e Razão de Estado no pensamento político ibérico do século XVII. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Elanny Suely Brabo de Mato

OLIVEIRA, R.; TEIXEIRA, F. C.;GONÇALVES, M. A.. A educação do Príncipe nas Empresas Políticas de Diego de Saavedra Fajardo. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ramona Halley Rosário de Souza

GONÇALVES, M. A.; SCHUELER, A.; BASILE, M. O. N. C.. Instrução para os ?Discípulos? do Império: Leis, Prática e Cultura Escolar nas Escolas Públicas Primárias da Cidade do Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Nastari Siqueira

SANTOS, B.C.C.;GONÇALVES, M. A.; VIANA, L.; GANDELMAM, L.. Entre o signo da mudança e a força da tradição: o conflito entre a irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano dos sapateiros e a Câmara. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Cesar Augusto Tovar Silva

FERNANDES, E.B.B.; MATTOS, I. R.;GONÇALVES, M. A.. A plasticidade de Santo Antônio, imagens e cultura barroca no Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História Social da Cu) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinicius Miranda Cardoso

SANTOS, B.C.C.; HERMANN,, J.;GONÇALVES, M. A.. Emblema sagitado: os jesuítas e o patrocinium de são sebastião no Rio de Janeiro, sécs. XVI-XVII. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Nelson Henrique Moreira de Oliveira

FERREIRA, R. G.;GONÇALVES, M. A.; Faria, Sheila Siqueira de Castro. Forros senhores da freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu - Fins do século XVIII. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Souza

GONÇALVES, M. A.; PAMPLONA, M. A.; MATTOS, I. R.. Ensinando a ser brasileiro: o Colégio Pedro II e a formação dos cidadãos na Corte Imperial (1837-1861). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História Social da Cu) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Sergio Prattes Lima

MAFRA, C.; SANTOS, B. C. C.;GONÇALVES, M. A.. Peregrinos, missionários e protestantismo: o caso Robert Reid Kalley. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Pinto Rodrigues

GONÇALVES, M. A.; SCHUELER, A.; BASILE, M. O. N. C.. A educação literária no Colégio de Pedro Segundo (1838-1854). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rachel de Rezende Miranda

GONÇALVES, M. A.; ARAUJO, R. A. B.; Naves, S.C.. Além-Mar. Aventura e Rotina: o lugar do Brasil no Mundo Luso-Tropical de Gilberto Freyre. 2002. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rozely Menezes Vigas Oliveira

TAVARES, C. C. S.; MARTINS, W. S.; ALGRANTI, L. M.; CRUZ, M. L. G.;GONÇALVES, M. A.. As mônicas no Vale dos Lírios: das ?santas? fundadoras às freiras sublevadas do Monte Santo em Goa, de 1606 a 1738. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Walter Luiz de Andrade Neves

GONÇALVES, M. A.; SANTOS, B. C. C.; CAMENIETZKI, C. Z.; OLIVEIRA, R.; MARTINS, W. S.. "Em busca do tempo perdido": a restauração sob o signo de uma memória da Tirania Filipina.. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Mattos Clen Macedo

MOTA, M. A. R.;GONÇALVES, M. A.; GUIMARAES, L.; CORTES, N.; BESSONE, T.. Método e escrita da história em Benjamin Franklin Ramiz Galvão (1846-1938). 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elizabeth Sousa Abrantes

SOIHET, R.; Costa, S. G.; Faria, Sheila Siqueira de Castro; BRANCO, P. V. C.;GONÇALVES, M. A.. "O Dote é a Moça Educada": Mulher, Dote e Instrução em São Luís na Primeira República. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Amanda Dias de Oliveira

MARTINS, W. S.; HERMANN,, J.;GONÇALVES, M. A.. A busca por clausura no Rio de Janeiro colonial: as religiosas do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro (1750-1800). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Natally Chris da Rocha Menini

TEIXEIRA, R. C.; GANDELMAM, L.;GONÇALVES, M. A.. Indesejáveis necessários: os ciganos degredados no Rio de Janeiro Setecentista. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Possidonio

SLENES, R.; POPINIGIS, F.;GONÇALVES, M. A.. Calundus, batuques e mandingas: religiosidade centro-africana nas freguesias do Rio de Janeiro (1800 ? 1900). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Mattos Clen Macedo

MOTA, M.A.R.; NEVES, L.M.B.P.;GONÇALVES, M. A.. Ramiz Galvão e a escrita da história na virada do século XX. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em PPGHIS) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ingrid Silva de Oliveira

FERREIRA, R. G.; RAMINELI, R.;GONÇALVES, M. A.. O olhar de um capuchinho sobre a África do século XVII. A construção do discurso de Giovanni Antonio Cavazzi. 2010.

Aluno: Elizabeth Sousa Abrantes

SOIHET, R.; Costa, S. G.;GONÇALVES, M. A.. "O Dote é a Moça Educada": Mulher, Dote e Instrução em São Luís na Primeira República. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Wanderson Ferreira

ARAUJO, R. A. B.; RODRIGUES, A. E. M.;GONÇALVES, M. A.. Sade como pensador de antigas tradições. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Jessica Santana de Assis Alves

POPINIGIS, F.; MUAZE, M. A. F.;GONÇALVES, M. A.. . Dona dos cafezais: a ação social e econômica de uma fazendeira de café em Bananal de Itaguaí 1850-1868.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Caio Cesar Rodrigues

GANDELMAM, L.; FORTES, C. C.;GONÇALVES, M. A.. A experiência mística da ?conoscenza di sé? no ideário político de bom governo de Catarina de Siena (1347-1380).. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Laís Morgado Marcoje

SANTOS, B. C. C.; HERMANN,, J.;GONÇALVES, M. A.. O vilancico no reinado de D.João IV: a legitimação do rei restaurador (1640-1656. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: VANESSA GONÇALVES BITTENCOURT DE SOUZA

SANTOS, G. S.; HERMANN,, J.;GONÇALVES, M. A.. O Teatro de Antonio Ribeiro Chiado: perfis femininos no Portugal quinhentista. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Camila Domingos dos Anjos

FARIA. P.S.; TAVARES, C. C. S.;GONÇALVES, M. A.. A Cruz e o Império: a expansão portuguesa e a cristianização das bailadeiras e viúvas em Goa (1567-1606). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Dias de Oliveira

HERMANN,, J.;GONÇALVES, M. A.; MARTINS, W. S.. O convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro: os pedidos de fundação do convento, a regra manuscrita e as formas de apropriação do estatuto. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lorhany Cordeiro Ribeiro

FARIA. P.S.; TAVARES, C. C. S.;GONÇALVES, M. A.. A Congregação do Oratório de Goa: uma crônica religiosa sobre a instituição (1746). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Natally Chris da Rocha Menini

GONÇALVES, M. A.; VIANA, L.; GANDELMAN, L.. Os assim chamados ciganos na capitania da Bahia (século XVIII. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Aguiomar Rodrigues Bruno

GONÇALVES, M. A.; RODRIGUES, C.; GANDELMAM, L.. A irmandade do santíssimo sacramento e as elites na vila de Piraí: o papel dos funerais na ostentação do poder - um estudo de caso das irmandades no Vale do Paraíba Fluminense. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Rodrigues dos Santos

GANDELMAM, L.; PATUZZI, S.;GONÇALVES, M. A.. Cultura e Opulência do Brasil: a relação entre drogas e minas na construção da obra de João Antônio Andreoni, em fins do século XVII e início do XVIII. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ligia Castellano Pereira

OLIVEIRA, R.; TEIXEIRA, F. C.;GONÇALVES, M. A.. Amigos ou inimigos do Reino? O debate político sobre o valimento em Portugal no século XVII. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ligia Castellano Pereira

OLIVEIRA, R.; TEIXEIRA, F. C.;GONÇALVES, M. A.. Amigos ou inimigos do reino? O debate político sobre o valimento em Portugal do século XVII. 2013.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

CAMENIETZKI, C. Z.;GONÇALVES, M. A.; OLIVEIRA, R.. O dragão restaurado.A justificação histórico-jurídica da Restauração de Portugal (1641-1647). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Regina Cabral Reis da Hora

NOGUEIRA, M. R.; LOPES, F. H.;GONÇALVES, M. A.. Olhares viajantes e mulheres negras: discursos sobre corpos negros e femininos no Rio de Janeiro, primeira metade do século XIX. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Balduino

MOREIRA, V. M. L.; RIZZINI, I.;GONÇALVES, M. A.. Educação indígena no projeto imperial. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Elanny Suely Brabo de Mattos

OLIVEIRA, R.; TEIXEIRA, F. C.;GONÇALVES, M. A.. Entre Espelhos e Emblemas. Uma Análise das Empresas Políticas de Diego Saavedra Fajardo. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Silva de Souza

OLIVEIRA, R.; CAMENIETZKI, C. Z.;GONÇALVES, M. A.. O fantasma de Maquiavel. O ideal da Buena razón de Estado no pensamento político ibérico do século XVII. 2010.

Aluno: Felipe Amaral Silva

TAVARES, C. C. S.;GONÇALVES, M. A.. João da Silva Feijó: memórias e impressões de um naturalista luso-brasileiro acerca de sua expedição a capitania do Ceará. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Fernando Albuquerque D?Amaral Moreira

OLIVEIRA, R.; FARIA. P.S.;GONÇALVES, M. A.. Política e Afeto no pensamento político ibérico. XVI-XVII. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Campos Trindade

GANDELMAN, L.; FARIA. P.S.;GONÇALVES, M. A.. Identidades e sociabilidades na vila de São José Setecentista: uma análise do compromisso da irmandade de Nossa Senhora das Mercês dos pretos crioulos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Rodrigues dos Santos

GANDELMAN, L.; KALY, A. P.;GONÇALVES, M. A.. ?As mãos e os pés do senhor de engenho?: escravidão na escrita de André João Antonil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Lorhany Cordeiro Ribeiro

FARIA. P.S.;GONÇALVES, M. A.; NOBREGA, L. A.. ?Chronologia da Congregação do Oratório de Goa?: uma construção de memória e escrita histórica (século XVIII). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Beduíno

GONÇALVES, M. A.. O projeto imperial de educação indígena: civilização e formação de trabalhadores nacionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Cláudia da Silva Rodrigues

GONÇALVES, M. A.. A literatura de civilidade e o gênero specula princips nas obras de Erasmo rotterdam: a idealização de homem e de soberano (século XVI). 2011.

Aluno: Lorena Gouvea de Araújo

OLIVEIRA, R.; GANDELMAM, L.;GONÇALVES, M. A.. Sob o signo do demônio. Bruxaria, sexualidade e feminino no Malleus Maleficarum.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Rogério Fernandes Lorandes

GONÇALVES, M. A.; Guedes, C.. "Auge e declínio da produção cafeeira na região de Valença, Vale do Paraíba, RJ. (1789-1900): causas e conseqüências ",. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GONÇALVES, M. A.; OLIVEIRA, R.; MOTA, M. A. R.; GUIMARAES, E. B.; SOUTO JUNIOR, J. F.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na Área de História. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, R.;GONÇALVES, M. A.; NEDER, G.; KRINBERG, K.; SANCHES, M.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na Área de História e Sociologia do Direito. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GONÇALVES, M. A.; COSER, M.; FROES, V. L.; GOMES, F. J. S.; CHECON, E.. Comissão Examinadora da Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na Área de História Medieval. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GONÇALVES, M. A.; NOBREGA, L. A.; RODRIGUES, M. B. F.; CARVALHO, B. S.; SOUTO JUNIOR, J. F.. Comissão Examinadora da Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na Área de Ciência Política. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GONÇALVES, M. A.; ANDRADE, R.; FROES, V.; BESSONE, T.; GOMES, F. J. S.. Comissão Examinadora de Concurso Público para a área de História Medieval. 2006. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FERREIRA, M. M.; MOREL, M.; VISCARDI, C. M. R.; BARRETO, A.;GONÇALVES, M. A.. Comissão examinadora do concurso público para professor adjunto de História do Brasil. 2006. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GUIMARAES, M. L. S.;GONÇALVES, M. A.; BARRETO, A.; ANDRADE, M. M.; ARAUJO, S. R. R.. Concurso Públilco para Professor Adjunto na área de História Antiga. 2005. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GONÇALVES, M. A.; ANDRADE, R.; GUIMARAES, M. L. S.; MOTTA, M. M. M.; MARTINHO, F. P.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2004. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GONÇALVES, M. A.DAMASCENO, C. M.; OLIVEIRA, A. L. V. S. C.; CASTRO, R. F.; GONCALVES, W. S.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Título e Provas apra Professor Adjunto. 2002. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GONÇALVES, M. A.. Membro da comissão examinadora de concurso público para professor de História do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 1990.

SALES, J. R.;GONÇALVES, M. A.; PEREIRA, J. M. M.; MORAES, L. E. S.. Banca de Seleção de Doutorado do programa de Pós-Graduação em História. 2015. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

VISCARDI, C.; SCHMIDT, B.;GONÇALVES, M. A.. Comissão Julgadora do Prêmio Anpuh-Rio de Pesquisa Eulália Maria Lahmeyer Lobo - 2014. 2014. Associação Nacional de História - Seção RJ.

Gomes, Angela Castro; Neves, Margarida Souza; GUIMARAES, M. L. S.; Faria, Sheila Siqueira de Castro; Limonci, Flavio;GONÇALVES, M. A.. Banca de Seleção do Prêmio Pronex/UFF Culturas Políticas.. 2009. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

OTAVIO GUILHERME CARDOSO ALVES VELHO

VELHO, Otávio. Império da Fé: Misticismo e Narrativas do Feminino em Goa e no Rio de Janeiro (Séculos XVII e XVIII). 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Cesar Augusto Coelho Guimarães

GUIMARÃES, C.; VELHO, O.; CAVALCANTI, M. L.; CARVALHO, Maria Alice Rezende de. Império da Fé: Misticismo e Narrativas do Feminino em Goa e no Rio de Janeiro (Séculos XVII e XVIII). 2002. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti; ARAÚJO, Ricardo Benzaquen de; CARVALHO, Maria Alice Rezende de; VELHO, Otávio. . Império da Fé. Misticismo e narrativas do feminino em Goiás e no Rio de Janeiro (séculos XVII e XVIII).. 2002. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Maria Alice Rezende de Carvalho

CARVALHO, Maria Alice Rezende de; ARAÚJO, Ricardo Benzaquen de; GUIMARÃES, Cesar; CAVALCANTI, Maria Laura V de C;VELHO, Otávio. Império da fé : misticismo e narrativas do feminino em Goa e no Rio de Janeiro (Séculos XVII e XVIII). 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Scheyla Taveira da Silva

Convento das Carmelitas Descalças de Santa Teresa (Rio de Janeiro, 1780 ? 1889); Início: 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Flaviana Moraes Pantoja

Cuidado e cura na Amazônia: uma análise da imprensa paraense acerca de mulheres curandeiras na primeira metade do século XX; ; Início: 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Natally Chris da Rocha Menini

Ciganos no Rio de Janeiro (século XVIII); Início: 2015; Tese (Doutorado em PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Eduardo Possidonio

Calundus, batuques e mandingas: religiosidade centro-africana nas freguesias do Rio de Janeiro (1808 ? 1900); Início: 2015; Tese (Doutorado em PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Luciana Nogueira da Silva

?Flores? entre ?espinhos de idolatria? O oriente cristão, gênero e escrita no Império Português (Agostinho de Santa Maria, século XVIII); 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Flaviana Pantoja

Das recatadas do A Palavra às modernas do Folha do Norte: Mulheres na Publicidade e Propagandas de Jornais Paraenses (1940-1945); 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Thaisda Silva Braga

"Território de pedras preciosas de excelente virtude": a formação de núcleos de parentela no Mosteiro de Santa Monica de Goa (1606 ?1638); 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Scheyla Taveira da Silva

Carmelitas do Convento de Santa Teresa do Rio de Janeiro: regras, hábitos e clausura ascética (1742-1782); 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Natália Coelho Gonçalves

A Morte e o Falecer Católico na Freguesia de Santa Anna de Itacuruçá (1828-1890); 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Aguiomar Rodrigues Bruno

As irmandades e as elites no Vale do Paraíba fluminense: o papel das festividades e funerais na ostentação de poder ? um estudo de caso da irmandade do Santissimo Sacramento da vila sant?ana do pirahy (1860-1900); 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Natally Chris da Rocha Menini

Os assim chamados ciganos na América Portuguesa; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Ramona Halley Rosário de Souza

Instrução para os; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Mariana Nastari Siqueira

Entre o signo da mudança e a força da tradição: o conflito entre a Irmandade de S; Crispim e S; Crispiniano dos sapateiros e a Câmara, Rio de Janeiro, c; 1764-c; 1821; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Rafael Pinto Rodrigues

A Educação Literátia no Colégio de Pedro Segundo (1838-1854); 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em história - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Sergio Prattes Lima

Peregrinos, missionários e protestantismo: o caso Robert Reid Kalley; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em história - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

ÁLVARO RAMON RAMOS OLIVEIRA

Escravidão e Liberdade através da Imprensa Evangélica (1870-1890); ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Kaliandra Dominique Nuernberg Couto

A ordem dos eremitas de Santo Agostinho no Irã: os cristãos armênios e a narrativa de Antônio de Gouveia (1597-1612); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Thaís da Silva Braga

As viúvas do Mosteiro de Santa Monica de Goa e o modelo de virtude no Oriente; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Luciana Nogueira da Silva

Escrita sobre martírios de mulheres cristãs no Japão; Os 'espelhos de virtude' de Agostinho de Santa Maria; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Natally Chris da Rocha Menini

Indesejáveis no Reino, desterrados na Colônia: o degredo dos ciganos para a América Portuguesa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Natália Coelho Gonçalves

A "arte de bem morrer" entre os escravos: um estudo de caso (Itaguaí - 1828-1850); ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Silvana da Silva Nogueira Perrut dos Santos

Civilidade e Instrução no Brasil Oitocentista: Um estudo histórico sobre o I; I; S; M; no Município da Corte entre 1856-1870; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Gabriel Freitas Rodrigues Fernandes

Identidade Local, Memória e História Oral: A construção simbólica da emancipação de Seropédica; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Ramona Halley Rosário de Souza

Estado e ensino público: instrução de primeiras letras na corte (Rio de Janeiro, 1850-60); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Vinicius Miranda Cardoso

Cidade de São Sebastião: mito e memória; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Carlos Eduardo Dias Souza

O ensino secundário e a formação do Estado-nação no Império brasileiro; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Kelen Fernandes dos Santos Silva

Linhas Invisíveis; Escravidão e relações de compadrio; Vila de São Francisco Xavier de Itaguaí (1848-1855); 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Leandro Cordeiro de Souza

O lugar do rei e o Lugar para o cronista; D; João I pela perspectiava de Fernão Lopes no quatrocentos português; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Rafael Pinto Rodrigues

Luzes e Espectros na Instrução Secundária: o Colégio Pedro II e a consolidação do Império; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Mônica José Maria Atanazio

Duas Medidas Trabalhistas em um Novo Modo de Acumulação de Capital; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Nathan Andrade

Trajetórias e protocolos de escrita religiosa sobre o oriente: memórias, crônicas (frei Simão da Graça, frei Faustino da Graça, século XVIII); ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Lucas Lixa Victor Neves

Trajetória e protocolos de escrita religiosa sobre o oriente: memórias, crôncias (Frei Faustino da Graça, século XVIII); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Lucas Lixa Victor Neves

Trajetórias religiosas, práticas, protocolos de escrita religiosa sobre o oriente: os agostinhos e o Império Safávida no início do século XVII; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Thaís da Silva Braga

Trajetórias religiosas, práticas, protocolos de escrita religiosa sobre o oriente: os exemplos dos agostinhos no século XVII; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Lucas Lixa Victor Neves

Tragjetórias religisoas, práticas, protocolos de escrita religiosa sobre o Oriente: os agostinhos e o Império Safávida no início do século XVII; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Kaliandra Dominique Nuernberg Couto

Trajetórias religiosas, práticas, protocolos de escrita religiosa sobre o oriente:os agostinhos e ao Império Safávida no início do século XVII; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Kaliandra Dominique Nuernberg Couto

Trajetórias religiosas, práticas, protocolos de escrita religiosa sobre o Oriente: os agostinhos e o Império Safávida no início do século XVII; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Thaís da Silva Braga

Trajetórias religiosas, práticas, protocolos de escrita religiosa sobre o oriente: os exemplos dos agostinhos no século XVII; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Thaís da Silva Braga

Trajetórias religiosas, práticas, protocolos de escrita religiosa sobre o oriente: os exemplos dos agostinhos no século XVII; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Luciana Nogueira

Práticas e protocolos de escrita religiosa sobre o oriente: os exemplos dos agostinhos no século XVII; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Luciana Nogueira

Narrativas de martírios e os agostinhos no Império português (séculos XVII e XVIII); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Silvana da Silva Nogueira Perrut dos Santos

Civilidade e Instrução no Brasil Oitocentista: Um estudo histórico sobre o I; I; S; M; no Município da Corte entre 1856-1870; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Silvana da Silva Nogueira Perrut dos Santos

Civilização e Artifício:O Imperial Instituto dos Surdos Mudos no Século XIX; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Tatiana Maria Trindade Pereira

Civilidade e instrução no Brasil oitocentista: Sociedade Amante da Instrução; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Silvana da S

N; Perrut dos Santos; Um estudo sobre o imperial instituto dos surdos mudos no município da corte no período de 1856 a 1870; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Carlos Eduardo Dias Souza

Educação no Brasil oitocentista: o colégio Pedro II; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Ramona Halley Rosário de Souza

O ensino de primeiras letras no município da corte na décda de 1850-60; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Carlos Eduardo Dias Souza

Luz sobre o quadro negro: instrução, unidade e nação no império brasileiro; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Ramona Halley Rosário de Souza

Civilização e Artifício: educação no Brasil oitocentista; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Bruno Silva de Souza

Civilização e Artifício: educação no Brasil oitocentista; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Piriscila dos Anjos Moraes

Civilização e Arfitício: educação no Brasil oitocentista; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Rafael Pinto Rodrigues

Civilização e Artifício: modernidade e educação no Brasil do século XIX; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Kelen Fernandes dos Santo Silva

Terras de Santa Cruz: Escravos e Senhores na Dinâmica de Ocupação de Terras em Itaguaí; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Carlos Eduardo Dias Souza

Luz sobre o quadro negro: instrução, unidade e nação no império brasileiro; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Kelen Fernandes dos Santos Silva

Terras de Santa Cruz: escravos e senhores na dinâmica de ocupação de terras em Itaguaí ? século XIX; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Leandro Cordeiro de Souza

Escravos e Senhores na dinâmica de ocupação da terra: Mangaratiba e Itacuruçá (século XIX); 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Rafael Pinto Rodrigues

Educação e civilização:o colégio pedro ii no século XIX; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Leandro Cordeiro de Souza

Monarquia e Religião em Portugal de Fernão Lopes; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Carlos Rogério Fernandes Lorandes

Auge e declínio da produção cafeeira na região de Valença; 1992; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Mayara Fernanda Silva dos Santos

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2010; Orientação de outra natureza; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Natalia Gomes Silvestre

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2010; Orientação de outra natureza; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Pamela Peres Abreu

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2010; Orientação de outra natureza; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Tatiane Santos de Souza

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2010; Orientação de outra natureza; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Bárbara Winther da Silva

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Douglas de Melo Altoé

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Joyce Cristina Machado Figueiredo

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Ana Cláudia de Souza

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Pedro Henrique Alves da Conceição Acosta

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2009; Orientação de outra natureza; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Bianca Leticia da Silva Conceição

Práticas de história: dos arquivos para a sala de aula; 2009; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Leonardo Carneiro de Almeida Pereira

Práticas de história: dos arquivos para a sala de aula; 2009; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Ana Cláudia da Silva Rodrigues

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Ariane Carvalho da Cruz

Práticas de História: dos arquivos para a sala de aula; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Gabriel Freitas Rodrigues Fernandes

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Renata Ribeiro Bersch

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Natally Chris da Rocha Menini

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Bruna Rodrigues dos Santos

Práticas de história: dos arquivos para a sala de aula; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Anibal Ferreira

Práticas de História: dos arquivos para a sala de aula; 2007; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Daniela Ferreira

Daniela Ferreira; 2007; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Gisele Dias Quirino

Práticas de história: dos arquivos para a sala de aula; 2007; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Natália Coelho

Práticas de História; 2007; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Jessica Suzano Luzes

Práticas de História: dos arquivos para a sala de aula; 2007; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Natália Coelho Gonçalves

Práticas de história: dos arquivos para a sala de aula; 2007; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Rafael Abreu de Araújo

Práticas de história: dos arquivos para a sala de aula; 2007; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO

Império da Fé: Misticismo e Narrativas do Feminino em Goa e no Rio de Janeiro (Séculos XVII e XVIII); 2002; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Neuma Figueiredo de Aguiar

Exposto à Misericordia; Um Estudo sobre o Abandono de Crianças no Rio de Janeiro (Séculos XVII e XIX); 1991; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas; Orientador: Neuma Figueiredo de Aguiar;

Juliana Pinho Leite

Monitoria em História do Brasil- I, II, III e IV; ; 2018; Orientação de outra natureza; (História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Pinho Leite;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GONÇALVES, M. A. . Religiosos em armas: o motim dos agostinhos da Congregação da Índia Oriental (Goa, 1638). TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA , v. 21, p. 122-146, 2020.

  • GONÇALVES, MARGARETH DE ALMEIDA . Materialidades e a construção de uma memória agostiniana entre o Oriente e o Ocidente: a propósito de uma carta de D. Frei Aleixo de Meneses de 1609. Revista de História da Unisinos , v. 22, p. 370-383, 2018.

  • GONÇALVES, M. A. . -Orientalismos- e Arquivos Esquecidos da Época Moderna. REVISTA DE HISTÓRIA , p. 01-18, 2018.

  • GONÇALVES, M. A. . Presentes, Esmolas e Conflitos: a Congregação da Índia Oriental da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho de Portugal no Irã (Frei Diogo de Santa Anna, 1607). Revista Ultramares , v. 5, p. 62-90, 2016.

  • GONÇALVES, M. A. . 'Desposórios divinos' de mulheres em Goa na época moderna: eloquência e exemplaridade no púlpito do mosteiro de Santa Mônica (frei Diogo de Santa Anna, 1627). Locus (UFJF) , v. 21, p. 365-395, 2015.

  • GONÇALVES, M. A. . A edificação da cristandade no Oriente português: questões em torno da Ordem dos Eremitas de santo Agostinho no limiar do Século XVII. Revista de Historia (USP) , v. 0, p. 107-141, 2014.

  • GONÇALVES, M. A. . 'Gloria de Deus, ao serviço do Rei e ao bem desta Republica?: freiras de Santa Mônica de Goa e a cristandade no oriente pela escrita do agostinho frei Diogo de Santa Anna na década de 1630. História (São Paulo. Online) , v. 32, p. 251-280, 2013.

  • GONÇALVES, M. A. . Livros de viagem do Oitocentos e a fabricação do Oriente: a Índia e a escrita em Maria Graham. Topoi (Rio de Janeiro) , v. 12, p. 96-117, 2011.

  • GONÇALVES, M. A. . Viagem e escrita de si em Maria Graham. Revista Universidade Rural. Serie Ciencias Humanas , v. 29, p. 110-122, 2007.

  • GONÇALVES, M. A. . Artifício e excesso: narrativa de viagem e a visão sobre as mulheres em Portugal e Brasil. Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso) , Florianópolis, v. 13, n.3/2005, p. 613, 2005.

  • GONÇALVES, M. A. . Civilizaçãoo e Artifício: as viajantes e o Brasil oitocentista. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , Goiânia, v. 13, n.especial, p. 279-297, 2003.

  • GONÇALVES, M. A. . O inefável e o corpo na subjetividade feminina (Rio de Janeiro, século XVIII). Fragmentos de Cultura (Goiânia) , Goiânia, v. 12, n.6, p. 1215-1231, 2002.

  • GONÇALVES, M. A. . Engajamento Social e Estudos de Cultura: Algumas Considerações. Revista Universidade Rural. Serie Ciencias Humanas , Rio de Janeiro, v. 19-21, p. 87-114, 1999.

  • GONÇALVES, M. A. . Desafios da Sociologia Histórica. Revista Universidade Rural. Serie Ciencias Humanas , v. 17, n.jan/dez, p. 69-85, 1996.

  • GONÇALVES, M. A. . Família e Modernidade. Revista Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. II, n.1989, p. 168-171, 1989.

  • GONÇALVES, M. A. . Casa dos Expostos: as primeiras práticas de abandono infantil. Mulherio, São Paulo, v. VII, n.28, p. 8-10, 1987.

  • GONÇALVES, M. A. . Famille Nouvelle: permanence et changements. Revue des Sciences Humaine et Sociales, Paris, n.janvrier, p. 12-14, 1986.

  • GONÇALVES, M. A. . Psicanálise, individualismo e cultura psicanalítica. Revista Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. I, n.1986, p. 171-173, 1986.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GONÇALVES, M. A. . Assessoria Técnico-Científica à Fundação Editora da UNESP. 2014.

GONÇALVES, M. A. ; OUTROS, . Programa Nacional do Livro Didático para O Ensino Médio - PNLEM. 2005.

GONÇALVES, M. A. . Parrecer Revista História (São Paulo), volume 36/2017 (18 de setembro 2017). 2017.

GONÇALVES, M. A. . Parecer Revista História Unisinos (novembro de 2017). 2017.

GONÇALVES, M. A. . Parecerista ad hoc Locus: Revista de História / Janeiro 2016. 2016.

GONÇALVES, M. A. . Comissão de avaliação dos livros produzidos pelos professores dos programas de pós-gradação em História (2015), Capes. 2016.

GONÇALVES, M. A. . Parecerista ad hoc Topoi: Revista de História numero 31, volume 17.. 2015.

GONÇALVES, M. A. . Parecerista ad hoc Interseções. Revista de Estudos Interdisciplinares. 2013.

GONÇALVES, M. A. . Parecerista ad hoc Topoi. Revista de História, número 24, volume 13.. 2012.

GONÇALVES, M. A. . Parecerista ad hoc Topoi. Revista de História, número 24, volume 13 (segundo parecer). 2012.

GONÇALVES, M. A. . Parecer Fundação de Apoio à Pesuisa do Rio de Janeiro - Faperj. 2012.

GONÇALVES, M. A. . Parecerista ad hoc Revista Tempo. 2010.

GONÇALVES, M. A. ; FERREIRA, Aurélio Baird Buarque . Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - EDUR. 2009.

GONÇALVES, M. A. . Parecer Revista Estudos Feministas / UFSC. 2006.

GONÇALVES, M. A. . Relatório do Programa de Educação Tutorial. 2011. (Relatório de pesquisa).

GONÇALVES, M. A. . Fontes documentais e escrita da história. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GONÇALVES, M. A. ; RODRIGUES, A. C. ; Menini, N.C.R. ; SILVA, B. W. . Oficina Ensino de História e Fontes Eclesiásticas sobre Itaguaí. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GONÇALVES, M. A. . Práticas de História: dos arquivos para a sala de aula. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrumentos de pesquisa em História).

GONÇALVES, M. A. . Relatório Programa de Educação Tutorial. 2010. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    A Congregação da Índia Oriental dos eremitas de Santo Agostinho: percursos, trajetórias e práticas de escrita (1590-1644), Descrição: O projeto propõe uma investigação acerca da Congregação da Índia Oriental dos eremitas de Santo Agostinho da Província de Portugal, a partir da referência da trajetória de um de seus membros, frei Diogo de Santa Anna, que chegou ao oriente em 1595, e morreu na cidade de Goa, em 1644, aos 73 anos. Trata-se de analisar aspectos sobre o estabelecimento da ordem dos eremitas de Santo Agostinho no Índico na segunda metade do século XVI e as cinco décadas do século seguinte. A malha de conventos agostinianos foi formada entre 1572 e 1606, sob o impulso de D. Frei Agostinho de Jesus, quando provincial dos agostinhos de Portugal, e depois quando arcebispo de Braga, e de D. Frei Aleixo de Meneses, arcebispo de Goa entre 1595 e 1612. Uma rede extensa foi formada, entre as partes da África Oriental e o mar da China. Durante os 15 anos do arcebispado de D. Aleixo de Meneses, a Congregação da Índia Oriental fortaleceu a ação dos agostinhos em pontos chaves da política local e exterior, como nos exemplos da ação missionária e diplomática no Irã. A fundação de casas religiosas de mulheres completou o lugar de projeção dos agostinhos em Goa durante seu arcebispado, com a proeminência do mosteiro de Santa Mônica em Goa, capital do Estado da Índia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Margareth de Almeida Gonçalves - Coordenador / Luciana Nogueira - Integrante / Thaís da Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2018

    A Congregação da Índia Oriental dos eremitas de Santo Agostinho: trajetórias, práticas de escrita e gênero (1590-1640), Descrição: O projeto enfoca as práticas de escrita e trajetórias religiosas de processos de mobilidade social, circulação cultural e espacial, próprias de sociedades na época moderna. A pesquisa tem por eixo central a sistematização de conjuntos documentais variados da Congregação da Índia Oriental, subordinada à província de Portugal da ordem dos eremitas de Santo Agostinho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Margareth de Almeida Gonçalves - Coordenador / Luciana Nogueira - Integrante / Thaís da Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2017

    Os agostinhos e a fabricação do oriente cristão (séculos XVI-XVII), Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe um estudo acerca da presença da ordem dos eremitas de Santo Agostinho, nos espaços asiáticos do reino de Portugal, parte integrante da Monarquia Hispânica ao final do Quinhentos e início do século XVII, entre 1595 e 1646. A época da união das coroas ibéricas fixou a trajetória de frei Diogo de Santa Anna (1572-1644), personagem que conduz esta proposta de pesquisa sobre os agostinhos na Ásia portuguesa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Margareth de Almeida Gonçalves - Coordenador / Luciana Nogueira - Integrante.

  • 2005 - 2010

    Civilização e Artifício: projeto nacional e educaço no Brasil oitocentista., Descrição: Este projeto de pesquisa visa aprofundar a reflexão sobre educação no Brasil do século XIX. Pretendemos focalizar a articulação entre a formação da elite política, a construção de um projeto nacional e o modelo de educação operacionalizado pelo Estado no período correspondente ao Império. Desse modo, pressupõe que a temática da educação emerge subordinada à dimensão política do próprio aparelho de Estado na invenção e construção de uma nova nação. A pesquisa analisa o modelo de educação veiculado pelo Estado e os problemas concretos enfrentados na sua implementação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Margareth de Almeida Gonçalves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2005

    Formação de Banco de Dados. Escravos e senhores na dinâmica de ocupação da terra: Itaguaí e Mangaratiba - século XIX., Descrição: Este projeto propõe a formação de um banco de dados de informações demográficas de parte da região que compôs a zona oeste da antiga província do Rio de Janeiro, ao longo do século XIX. A documentação que provê o banco de dados é constituída pelos registros paroquiais de batismo, óbito e casamento das freguesias de Itaguaí e Mangaratiba. A informatização dessas informações permite o desenvolvimento de múltiplas linhas de pesquisa, como por exemplo, o movimento de população livre e escrava na região, a estrutura da propriedade escravista como também a organização familiar e composição de redes de afinidade de população escrava e livre.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Margareth de Almeida Gonçalves - Coordenador / Leandro Cordeiro de Souza - Integrante / Kelen Fernandes dos Santos Silva - Integrante / Havva Borges Giusti - Integrante / Mirian Nunes Botelho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2002 - 2004

    Civilização e Artifício: modernidade e educação no Brasil do século XIX. Bolsa de Produtividade de Pesquisa do CNPq, Descrição: Este projeto propõe uma investigação sobre educação no Brasil do século XIX, destacando o processo de secularização que promoveu a passagem de um modelo religioso para um laicizado, afinado com uma concepção de mundo burguesa. Destarte, o projeto se divide em duas partes. Uma primeira realiza um mapeamento da formulação teórica e intelectual do espírito da modernidade, no qual são destacadas as narrativas de viajantes promovendo uma leitura que assinale nos textos uma visão burguesa sobre os trópicos e que aponte como esses homens e mulheres percebiam o mundo e elegiam suas vidas como os melhores exemplos do triunfo do paradigma da modernidade. Nesse registro considera-se, ademais, a produção da medicina-higienista na formulação de uma matriz de modernidade no Brasil oitocentista, uma sociedade ainda moldada por uma economia agrária escravista. Um segundo desdobramento do projeto corresponde à operacionalidade dessa matriz de modernidade, no caso específico da cidade do Rio Janeiro, sede da corte, através das escolas públicas e colégios particulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Margareth de Almeida Gonçalves - Coordenador / Rafael Pinto Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 18

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Ciências Sociais. , BR 465, Km 7, Sala de Ciências Sociais, Seropédica, 23890000 - Seropédica, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26821220, Ramal: 3258

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1987 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Especiais VII - Religiões, religiosidades e linguagens religiosas: perspectivas em teoria e historiografia da religião

  • 06/2013

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Econômica e Administrativa do Brasil

  • 08/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I

  • 11/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICHS ? Comissão de avaliação de progressão funcional, .,Cargo ou função, Presidência ou membro.

  • 05/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, DPPG-Editora da Universidade Rural, .,Cargo ou função, Co-coordenação da Comissão editorial-Coleções e livros:.

  • 10/2013 - 02/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Impérios ibéricos na época moderna

  • 10/2013 - 02/2014

    Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleo de Ensino e Pesquisa (História do Brasil e África)

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Perspectivas em estudos de religião, cultura e historiografia da religião

  • 01/2013 - 05/2013

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Histórica do Brasil I

  • 01/2013 - 05/2013

    Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, NEPE - História do Brasil e África

  • 01/2013 - 01/2013

    Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Especiais VI ( "Histórias conectadas" e fluxos culturais: os impérios ibéricos na época moderna), Disciplina vinculada ao Laboratório de Mundos Ibéricos, ministrada com as professoras Luciana Gandelman e Patrícia Faria.

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em História - PPHR, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tutoria de Dissertação II

  • 08/2007 - 09/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Atividade realizada, Coordenação do Programa de Educação Tutorial (PET) - História.

  • 03/2007 - 08/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, DPPG-Editora da Universidade Rural, .,Cargo ou função, Co-editora de Livros e Coleções.

  • 10/2010 - 06/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Decanato de Ensino de Graduação, .,Cargo ou função, Presidente do Comitê de Avaliação Local do PET.

  • 07/2010 - 09/2011

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/2010 - 01/2011

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em História - PPHR, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Educação, Estado e Sociedade no Brasil do século XIX

  • 09/2010 - 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Decanato de Ensino de Graduação, .,Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação das propsotas PET.

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em História - PPHR, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópico especial: perspectivas em história e educação no Brasil oitocentista

  • 03/2002 - 12/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Medieval I, História Medieval II

  • 11/2007 - 10/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Suplente de Representação do Grupo III de Colegiados de Cursos de Pós-graduação.

  • 03/2008 - 07/2009

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO ESPECIAL I: ESTADO E RELAÇÕES DE PODER

  • 08/2007 - 07/2009

    Direção e administração, Programa de pós-graduação em história - PPHR, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 10/2006 - 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Membro da Comissao de Projeto de Curso de pós-graduação em História - Mestrado.

  • 06/2004 - 02/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, DPPG, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Interno PIBIC/CNPq.

  • 08/2004 - 12/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil II, O Brasil nos Livros de Viagem (século XIX)

  • 10/2005 - 11/2005

    Extensão universitária , Decanato de Extensão UFRRJ, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Professores de História ANPUHRIO/UFRRJ.

  • 06/2004 - 07/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, .,Cargo ou função, Membro Comitê Ciências Humanas.

  • 05/2003 - 04/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Representante Docente.

  • 05/2003 - 04/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Suplente da Representação da Classe de Professor Adjunto.

  • 10/1987 - 12/2004

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Econômica e Administrativa do Brasil, História Econômica Geral

  • 01/2001 - 10/2004

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Graduação em História.

  • 03/2004 - 06/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Coordenação da Comissão de Credenciamento do Curso de História.

  • 06/2002 - 06/2002

    Extensão universitária , Escola de Serviço Social-UFRJ, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão Fazendo Gênero na Tela-Módulo IV: Encontros e Desencontros: passeando pelas culturas..

  • 02/2001 - 06/2001

    Ensino, Temas Sociais da América Latina, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria e História

  • 11/1999 - 12/1999

    Ensino, Teoria da Sociedade e da Cultura: a questão de gên, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria da Sociedade e da Cultura: a questão de gênero

2006 - 2008

Anpuh Seção Regional do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 4

2015 - 2015

Fundação Oriente, Delegação de Goa, Índia, FO-GOA, Índia

Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante

2017 - 2018

Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa

Vínculo: Investigador Visitante, Enquadramento Funcional: Investigador Visitante, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Investigador Visitante, Carga horária: 40

Outras informações:
Projeto de pesuisa Os eremitas de Santo Agostinho e a fabricação do oriente cristão (séculos XVI-XVII)

1978 - 1982

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

1982 - 1988

Centro de Estudos Sociais Aplicados

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado, Carga horária: 40