Marcela Cruz de Castro Decourt

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Foi Coordenadora do projeto de pesquisa em Psicanálise aplicada a Educação do Núcleo Sephora de pesquisa sobre o moderno e o contemporâneo, onde desenvolveu por 10 anos pesquisas em instituições escolares, incluindo supervisão da equipe pedagógica, assessoria a Direção, acompanhamento de alunos com TDAH e orientação de famílias. Atualmente coordena o Projeto PIPA /RJ- Projeto de Investigação Psicanalítica sobre o Autismo, onde desenvolve seminários na interface da Psicanálise com a Educação, tendo a inclusão como tema principal, além de supervisionar os casos de autismo atendidos pelo Projeto. Membro correspondente da Escola Brasileira de Psicanálise.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Teoria Psicanalítica

2000 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Psicanálise e Família : A tereceirização da função paterna na contemporaneidade
Tania Coelho dos Santos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Lacan Freud Pai Castração; família contemporânea; educação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Teoria Psicanalítica

1999 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Para além do pai está o homem - A função paterna de Freud a Lacan,Ano de Obtenção: 2001
Tania Coelho dos Santos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Freud Lacan Lei; Lacan Freud Pai Castração; Pai Lacan Freud.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Saúde Humana.

Aperfeiçoamento em Teoria psicanalítica

1996 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de finalização: 1998;Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Psicologia

1990 - 1995

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise/Especialidade: Psicanálise.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Organização de eventos

DECOURT, M. C. C. . III Simpósio Sephora. 2006. (Outro).

DECOURT, M. C. C. . II Simpósio Sephora. 2004. (Outro).

DECOURT, M. C. C. . Colóquio sobre a clínica de orientação lacaniana. 2003. (Outro).

DECOURT, M. C. C. . I Simpósio Sephora. 2001. (Outro).

Participação em eventos

Simpósio CAIA.Psicanálise e Educação: a prática da psicanálise aplicada a crianças e adolescentes em situação de risco escolar. 2013. (Simpósio).

Os impasses da inclusão escolar.Quem é incluído plea lei da inclusão ?. 2011. (Simpósio).

Colégio don Quixote.Educando filhos em tempos modernos. 2010. (Seminário).

Conferência Colégio São Francisco Xavier.Uma nova família:os impasses da família contemporânea na formação de seus filhos. 2008. (Seminário).

Simpósio Psicanálise e Conexões.Psicanálise e educação:um projeto de pesquisa-intervenção sobre a hiperatividade infantil. 2008. (Simpósio).

Simpósio sobre Trabalho Infantil. Consequências psicológicas e cognitivas do trabalho infantil. 2007. (Congresso).

III Simpósio Sephora.O fracasso escolar em meninos : como é possível se servir do pai quando este é dispensado como homem ?. 2006. (Simpósio).

Colégio don Quixote.Da família tradicional a família contemporânea. 2005. (Encontro).

Palestra para pais - Colégio Notre Dame.Família Contemporânea: novos desafios, novas solucões.... 2005. (Encontro).

I Congresso internacional de Psicopatologia fundamental. A terceirização da função paterna e as novas formas de sofrimento psíquico. 2004. (Congresso).

Palestra para pais - Colégio Notre Dame.O que é TDAH ?. 2004. (Seminário).

Palestra para Pais - Colégio Notre Dame.Novas soluções, novos problemas.... 2004. (Encontro).

Uma nova questão preliminar.A psicanálise aplicada ao tratamento do sintoma de inibição da autoridade paterna. 2004. (Simpósio).

Colóquio sobre a clínica de orientação lacaniana.Mais perto ainda ?. 2003. (Simpósio).

I Simpósio do Núcleo de Pesquisa Sephora.Os nomes do pai e os novos sintomas da clínica psicanalítica. 2001. (Simpósio).

Congresso Internacional de Ética e Cidadania - II Encontro Brasileiro de Direito e Psicanáliser. Do mal estar freudiano ao impasse lacaniano:a lei do pai na contemporaneidade. 2000. (Congresso).

Congresso Internacional de Ética e Cidadania - II Encontro de Direito e Psicanálise. Do mal estar freudiano ao impasse lacaniano : a lei do pai na contemporaneidade. 2000. (Congresso).

Congresso Internacional de Psicanalise e suas conexões. Os Limites da Interpretação de Freud a Lacan. 2000. (Congresso).

XI Jornada Clínica - O Encontro analítico : da sessão ao discurso.Do mal estar freudiano ao impasse lacaniano : a lei do pai no tecido da cultura. 2000. (Encontro).

V Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas da UFRJ.Em nome da lei : Freud, Lacan e suas consequências para uma teoria da constituição do sujeito. 1999. (Encontro).

IV Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas.Não há nenhuma razão para que a maioria tenha razão. 1997. (Encontro).

Jornada de Iniciação científica - UFRJ.Representações da parentalidade na adolescência. 1994. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Juliana Oliveira

DECOURT, M. C. C.. Do mal estar estrutural ao mal estar na cultura. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina Duarte Lopes

DECOURT, M. C. C.. TDAH : novo sintoma da criança ou a criança como novo sintoma da contemporaneidade ?. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria José Gontijo Salum

DECOURT, M. C. C.. A psicanálise e o crime: causa e responsabilidade nos atos criminosos, agressivos e violência na clínica psicanalítica contemporâena. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andreia Maraglia

DECOURT, M. C. C.. A entrada em análise pela via da compulsão a repetição : os impasses para o analista. 2004 - Universidade Estácio de Sá.

Produções bibliográficas

  • DECOURT, M. C. C. . A Cabeça do Brasileiro no Divã. 1. ed. Rio de Janeiro: Léon Denis, 2008. v. 1. 144p .

  • DECOURT, M. C. C. . Psicanálise e educação : um diálogo indispensável. www.educacaopublica.com.br, Rio de Janeiro, 09 maio 2006.

  • DECOURT, M. C. C. . O fracasso escolar em meninos : como se servir do pai quando este foi dispensado como homem ?. In: III Simpósio Sephora, 2006, Rio de Janeiro. Revista do Núcelo Sephora de Pesquisa sobre o Moderno e o Contemporâneo / UFRJ. Rio de Janeiro, 2006. v. 03.

  • DECOURT, M. C. C. . A psicanálise aplicada ao tratamento do sintoma de inibição da autoridade paterna. In: II Simpósio Sephora, 2004, Rio de Janeiro. Uma nova questão preliminar. Rio de janeiro: Sephora - UFRJ, 2004. v. 1. p. 58-61.

  • DECOURT, M. C. C. . Uma nova questão preliminar. In: Uma nova questão preliminar, 2004, Rio de Janeiro. Uma nova questão preliminar. Rio de Janeiro, 2004.

  • DECOURT, M. C. C. . A terceirização da função paterna e as novas formas de sofrimento psíquicio. In: I Congresso internacional de Psicopatologia fundamental, 2004, Rio de Janeiro. I Congresso internacional de psicopatologia. Rio de Janeiro, 2004.

  • DECOURT, M. C. C. . Mais perto ainda ?. In: Colóquio sobre a clínica de orientação lacaniana, 2003, Rio de Janeiro. Colóquio sobre a clínica de orientação lacaniana. Rio de Janeiro, 2003.

  • DECOURT, M. C. C. . Os nomes do pai e as novos sintomas na clínica psicanalítica. In: I Simpósio do Núcleo de Pesquisa Sephora, 2001, Rio de Janeiro. Sintomas, discursos e laços sociais. Rio de Janeiro, 2001.

  • DECOURT, M. C. C. . Os nomes do pai e os novos sintomas da clínica psicanalítica. In: I Simpósio Sephora, 2001, Rio de janeiro. Sintomas, discursos e laços sociais. Rio de janeiro: Sephora, 2001. v. 1. p. 21-27.

  • DECOURT, M. C. C. . Do mal-estar freudiano ao impasse lacaniano - a lei do pai no tecido da cultura. In: O Encontro Analítico: da Sessão ao Discurso, 2000, Rio de Janeiro. Anais da IX Jornada Clínica da EBP-RJ, 2000. p. 91-94.

  • DECOURT, M. C. C. . O sujeito da psicanálise e a lei que o constitui. In: SPID-RJ, 2000, Rio de janeiro. Caderno do Tempo psicanalítico, 2000. v. 1.

  • DECOURT, M. C. C. . Adolescência e parentalidade. In: Programa EICOS, 2000, Rio de Janeiro. Caderno do Programa EICOS /UFRJ, 2000. v. 1.

  • DECOURT, M. C. C. . Do mal estar freudiano ao impasse lacaniano - a lei do pai de Freud a Lacan. In: XI Jornada Clínica - O Encontro analítico : da sessão ao discurso, 2000, Rio de Janeiro. O encontro analítico - da sessão ao discurso. Rio de Janeiro, 2000.

  • DECOURT, M. C. C. . Em nome da lei : Freud, Lacan e suas consequências para uma teoria da cosntituição do sujeito. In: V Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas da UFRJ, 1999, Rio de Janeiro. V jornada de pesquisadores em Ciências Humanas. Rio de Janeiro, 1999.

  • DECOURT, M. C. C. . Nào há nenhuma razão para que a maiotria tenha razão. In: IV Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas, 1997, Rio de Janeiro. IV Jornada de pesquisadores em ciências humanas. Rio de Janeiro, 1997.

Projetos de pesquisa

  • 1998 - 2013

    Psicanálise e TDAH, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcela Cruz de Castro Decourt - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

1998 - 2012

Colégio Don Quixote

Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisadora

Atividades

  • 02/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Colégio don Quixote, .,Linhas de pesquisa

1996 - 1998

Colégio Divina Providência

Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: supervisão equipe pedagógica e famílias, Carga horária: 10

1988 - 1990

Escola Nova

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 20