Andrea Paula Angelotti

É Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2004), graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2001) e graduada em Historia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). De 2009 a 2013 desempenhou a função de Gestor de Centro Educacional Unificado (CEU), articulando ações entre as três Unidades Escolares e a Gestão que compõem o CEU. Coordenou os trabalhos por três anos e meio, além de acompanhar a construção, a organização e o início das atividades da Unidade Atualmente é Diretora de Escola efetiva na Rede Municipal de Educação de São Paulo, na EMEF Mal. Eurico Gaspar Dutra. Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente nas áreas de gestão escolar, politicas publicas, formação de professores e inclusão.

Informações coletadas do Lattes em 09/06/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2000 - 2004

Universidade de São Paulo
Título: A Inclusão nas Escolas Muncipais de São Paulo: um olhar dos professores,Ano de Obtenção: 2004
PROFA DRA. IDMÉA SEMEGHINI-SIQUEIRA.Palavras-chave: formação de professores; inclusão; politicas publicas.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Unidades Educativas. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Especialização em Gestão Pública

2011 - 2012

Universidade de Mogi das Cruzes
Título: Gestão das Unidades Escolares dentro do CEU Formosa: um estudo de caso
Orientador: Givanilda de Morais Silva

Graduação em Pedagogia

1997 - 2001

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2014 - 2014

Formação Continuada para Conselheiros Escolares. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de São Carlos.

2013 - 2013

Educação e Novas Tecnologias. (Carga horária: 20h). , Sindicato dos Especialistas em Educ. do Ens. Público Municipal de São Paulo.

2013 - 2013

Práticas de Educação Inclusiva. (Carga horária: 20h). , Sindicato dos Especialistas em Educ. do Ens. Público Municipal de São Paulo.

2011 - 2011

Escola que Protege. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de São Carlos.

2008 - 2008

Conselheiros em Direitos Humanos. (Carga horária: 45h). , Escola de Formação do Servidor Publico Municipal.

2000 - 2000

Extensão universitária em Financiamento do Ensino Fundamental no Brasil. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Alfabetização de Jovens e Adultos. (Carga horária: 60h). , Instituto Paulo Freire.

1999 - 1999

Formação Inicial de Educadores de Jovens e Adultos. (Carga horária: 64h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

1997 - 1997

Ingles Intermediario. (Carga horária: 60h). , Eurocentres Legreen.

1993 - 1993

Metodologia Cientifica: Ciencia-Perspectiva Hist.. (Carga horária: 30h). , UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão Escolar.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Gestores Escolares.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Avaliação da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.

Participação em eventos

IV Semana de Educação da USP.Inclusão nas Escolas Municipais de São Paulo: um olhar dos professores. 2006. (Encontro).

Forum Mundial de Educação São Paulo. 2004. (Outra).

II Conferencia Municipal de Educação. 2004. (Outra).

I Seminario de Metodologia de Ensino Língua Portuguesa.Subsidios para viabilizar o atendimento de alunos com NEE pelo professor de lingua portuguesa. 2002. (Seminário).

V Encontro de Pesquisa em Educação da REgião Sudeste.Subsidios para viabilizar o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais pelo professor da classe regular: práticas e políticas. 2002. (Encontro).

XIII Encontro de Formação Continuada do LEPSI/USP. 2001. (Encontro).

I Encontro Estadual de Educação Inclusiva. 2001. (Encontro).

I Coloquio de Pesquisa Construção produção de conhecimentos em Educação.Subsidios para o trabalho de apoio pedagógico aos alunos com NEE. 2001. (Outra).

Avaliação de Sistemas Escolares: a utilização de seus resultados. 2000. (Seminário).

Politica Nacional de Formação de Professores. 2000. (Encontro).

II Coloquio Lugar de Vida/LEPSI. 2000. (Outra).

A Margem dos 500 Anos: Reflexões Irreverentes Módulo I. 1999. (Seminário).

A Psicanalise e o Mal-Estar na Educação. 1999. (Seminário).

Orientou

Iara Satkuna Sanches Dias

Trabalho de Conclusão de Curso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Currículo para Coordenadores) - Universidade de São Paulo; Orientador: Andrea Paula Angelotti;

Vanderlei de Souza

Políticas Públicas: uma cultura curricular; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Currículo para Coordenadores) - Universidade de São Paulo; Orientador: Andrea Paula Angelotti;

Produções bibliográficas

  • ANGELOTTI, A. P. ; Políticas públicas e o encaminhamento de alunos para programas de apoio. In: I Coloquio de Pesquisa Construção produção de ocnheicmentos em Educação, 2001, São Paulo, 2001.

  • ANGELOTTI, A. P. ; O encaminhamento dos alunos para programas de apoio: necessidade ou equívoco?. In: VII Simposio de Pesquisa da FEUSP, 2001, São Paulo. VII Simposio de Pesquisa da FEUSP, 2001.

  • ANGELOTTI, A. P. ; Inclusão nas Escolas Municipais de São Paulo: um olhar dos professores. In: IV Semana de Educação da USP, 2006, São Paulo. IV Semana de Educação da USP- Ensinar e Aprender-, 2006.

  • ANGELOTTI, A. P. ; Subsídios para viabilizar o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais pelo professor da classe regular. In: V Encontro de Pesquisa em Educação da REgião Sudeste, 2002, Aguas de Lindóia. V Encontro de Pesquisa da Região Sudeste, 2002. v. 1.

  • ANGELOTTI, A. P. ; Subsídios para viabilizar o atendimento de alunos com necessidades especiais pelo professor de Língua Portuguesa. In: I Seminario de Metodologia de Ensino Língua Portuguesa, 2002, São Paulo. Anais do I Seminário de Metodologia de Língua Portuguesa. São Paulo: Editora da FEUSP, 2002. v. 1.

  • ANGELOTTI, A. P. ; Inclusão: caminhos possíveis. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2013

Centro Educacional Unificado Formosa

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gestor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestora do CEU Formosa por três anos e meio. Acompanhou a construção do equipamento por 18 meses e organizou os espaços e o inicio das atividades. Ao longo do período, desenvolveu atividades de gestão e articulação do uso e gerenciamento dos espaços comuns. Também coordenou os trabalhos e a formação em serviço dos profissionais da equipe.

2013 - Atual

EMEF Eurico Gaspar Dutra, Mal.

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40

2008 - 2008

CEI Cidade Tiradentes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40

2007 - 2007

EMEI Marcilio Dias

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40

2004 - 2005

EMEF Paulo Duarte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40

Outras informações:
Nesta Unidade iniciou a carreira como gestora escolar, conhecendo o sistema de ensino da Rede Pública Municipal de São Paulo.

Atividades

  • 03/2004 - 08/2005

    Direção e administração, .,Cargo ou função, DIRETOR DE ESCOLA.

2006 - 2008

EE Alexandre de Gusmão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: EFETIVO, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2006 - 02/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTORIA

2000 - 2005

EE Ataliba de Oliveira

Vínculo: , Enquadramento Funcional: EFETIVO, Carga horária: 20

Outras informações:
Iniciou exercício na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, por meio de concurso público.

Atividades

  • 02/2000 - 12/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTORIA

1996 - 1998

Etapa Ensino e Cultura S/C LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CONTRATADO, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1996 - 07/1998

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, ORIENTAÇÃO PEDAGOGICA.