Marina Fisher Nucci
Professora adjunta do Departamento de Políticas e Instituições de Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e doutora em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Realizou pós-doutorado na Casa de Oswaldo Cruz (COC/ Fiocruz) na pesquisa Medicalização dos nascimentos, coordenado por Luiz Antonio Teixeira, e no IMS/UERJ, com bolsa de Pós-doutorado Nota 10 da FAPERJ, com a pesquisa Natureza, gênero, ciência e moral nos discursos sobre maternidade e amamentação. Pesquisadora vinculada ao Centro Latinoamericano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ). Faz parte da equipe editorial da Revista Sexualidad Salud y Sociedad. Membro da REMA (Rede Transnacional de Pesquisas sobre Maternidades Destituídas, Violadas e Violentadas). Realiza pesquisas na área de gênero, sexualidade, maternidades, medicalização e estudos sociais da ciência. Email: marinanucci@gmail.com
Informações coletadas do Lattes em 04/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde Coletiva
2011 - 2015
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: "Não chore, pesquise!": Reflexões sobre sexo, gênero e ciência a partir do neurofeminismo
, Ano de obtenção: 2015. Jane Araújo Russo. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: gênero; ciência; cérebro; feminismo.
Mestrado em Saúde Coletiva
2008 - 2010
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Hormônios pré-natais e a idéia de sexo cerebral: análise das pesquisas biomédicas sobre gênero e sexualidade
, Ano de Obtenção: 2010.Jane Araújo Russo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: gênero; sexualidade; homossexualidade; ciência.
Graduação em Ciências Sociais
2004 - 2008
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Pós-doutorado
2018 - 2023
Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2016 - 2018
Pós-Doutorado. , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. , Bolsista do(a): Fiocruz, FIOCRUZ, Brasil.
Organização de eventos
SILVA, FERNANDA LOUREIRO ; TEIXEIRA, L. A. ; NAKANO, A. ; NUCCI, Marina . Parto e Nascimento no Brasil (Exposição Fotográfica). 2019. (Exposição).
NAKANO, A. ; TEIXEIRA, L. A. ; SILVA, F. L. ; NUCCI, M. . Seminário Internacional: Medicalização do Parto. 2018. (Congresso).
NUCCI, M. F. . Jornada de debates: Gravidez, parto e direitos. 2017. (Outro).
NUCCI, M. . Organização do Seminário LEIC - Laboratório de Etnografias e Interfaces do Conhecimento. 2015. (Outro).
MANICA, Daniela ; KUSCHNIR, K. ; NUCCI, M. . Organização da roda de conversa: gênero, corpo e precarização do trabalho. 2015. (Outro).
NUCCI, M. . Comissão Organizadora da IV Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (IV ReACT). 2013. (Outro).
Participação em eventos
34a RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. Meu peito, minhas regras? Gênero, feminismos e maternidades a partir da amamentação e do desmame. 2024. (Congresso).
XIII Seminário de Pesquisa do IMS.Debatedora da sessão Tecnologias de saúde, corpo e experimentações. 2024. (Seminário).
9o Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Transplante uterino no Brasil: uma análise de publicações científicas. 2023. (Congresso).
IX React - Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia. Coordenação do ST Coproduções contemporâneas: Intervenções biotecnológicas sobre o corpo, gênero e sexualidade. 2023. (Congresso).
IX React - Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia. Participação na mesa "Feminismos e comunicação científica". 2023. (Congresso).
XIV Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM). Coordenação do GT Corpo, gênero e parentalidades. Reflexões contemporâneas sobre o exercício da parentalidade e da criação dos filhos. 2023. (Congresso).
11º Seminário GEPSID - Nas trilhas da Reprodução Assistida.Participação na mesa ?Sentidos da Maternidade e construção do corpo na reprodução assistida?. 2022. (Seminário).
33ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. Coordenação do GT Políticas reprodutivas: imperativos, violação de direitos e antropologia em tempos extremos. 2022. (Congresso).
Políticas da reprodução: perspectivas latino-americanas.Debatedora da mesa ?Políticas da parentalidade, maternidades e práticas de cuidado?. 2022. (Seminário).
V Encontro da REDEGEN.Natureza, gênero, ciência e moral em discursos sobre maternidade e amamentação. 2022. (Encontro).
Encontros no Labirinto - Labjor.Tecnologia, Gênero e Comunicação. 2021. (Encontro).
IV Reunião de Antropologia da Saúde. Coordenação do GT Olhares antropológicos para as maternagens contemporâneas: eventos críticos e cotidianos em saúde. 2021. (Congresso).
Seminário Internacional Fazendo Gênero 12.?Do ativismo à profissão?: natureza, gênero, ciência e moral entre consultoras de amamentação. 2021. (Seminário).
VIII ReACT ? Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia. Coordenação do ST Coproduções contemporâneas: Intervenções biotecnológicas sobre o corpo, gênero e sexualidade. 2021. (Congresso).
32a Reunião Brasileira de Antropologia - RBA. Ciência, natureza e moral entre consultoras de amamentação. 2020. (Congresso).
44o Encontro Anual da ANPOCS. Purificando o leite materno, construindo modelos de família: reflexões sobre casos de "amamentação cruzada". 2020. (Congresso).
III Encontro da Redegen - Rede Fluminense de Núcleos de Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Feminismos nas Ciências Sociais.Debatedora da mesa Desigualdades de gênero e produção do conhecimento. 2020. (Encontro).
VII React - Reunião de Antropologia da Ciência. Coordenação do ST 03 - Coproduções contemporâneas: Intervenções biotecnológicas sobre o corpo, gênero e sexualidade. 2019. (Congresso).
12o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Coordenadora das comunicações orais "Saúde Sexual e Reprodutiva I". 2018. (Congresso).
12o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Parto ideal: a construção de uma roteirização da assistência ao parto hospitalar no Brasil em meados do século XX. 2018. (Congresso).
15o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX - UFG. Mulheres na ciência. 2018. (Congresso).
31a Reunião de Antropologia da Ciência - RBA. Maternidade, gênero e ciência: reflexões e tensionamentos. 2018. (Congresso).
6o ENSOC - Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.O ensino da sociologia no contexto das reformas educacionais: balanços e resistências. 2018. (Encontro).
Debate "Fator F" (Revista Gênero e Número) - Maternidade e ciência.Debatedora após sessão do filme "Fator F", sobre maternidade e ciência, produzido pela Revista Gênero e Número. 2018. (Outra).
Seminário Internacional: Medicalização do Parto.Práticas e intervenções no parto. 2018. (Seminário).
Fazendo Gênero 11. Reflexões sobre a ocitocina sintética e o processo de medicalização do parto. 2017. (Congresso).
Fazendo Gênero 11. Ocitocina e a "maternidade baseada em evidências": Concepções sobre natureza e ciência em uma rede social de mães. 2017. (Congresso).
Gênero e Sociedade: Ciclo de Mesas Redondas.Mulheres na Ciência. 2017. (Outra).
I Congresso de Graduação em Antropologia. Saberes, autoridades e tecnologias que fazem gênero. 2017. (Congresso).
II Seminário do LEIC."Um grande livro de receitas?: fazendo genes e relações em um ambulatório de genética médica. 2017. (Seminário).
VI React - Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia. Coordenação do ST "(Co)produções contemporâneas: Intervenções biotecnológicas sobre o corpo, gênero e sexualidade. 2017. (Congresso).
Colóquios em Gênero, Sexualidade e Política.Sexo/gênero e cérebros em uma neurociência feminista. 2016. (Outra).
Estranhas entranhas: as múltiplas ontologias do "útero".Acelerando o parto: reflexões sobre ocitocina sintética e medicalização do parto. 2016. (Seminário).
Introdução aos estudos sociais da ciência e tecnologia.Sexo x Gênero, Natureza x Cultura? Debatendo a perspectiva crítica feminista nos estudos sociais da ciência. 2016. (Outra).
VI Seminário dos Alunos PPGAS/ MN.Debatedora da mesa: "Cuidado, saúde e técnicas corporais". 2016. (Seminário).
Whorkshop - NeuroGenderings IV.-. 2016. (Encontro).
XII Encontro Clio-Psyché. Mulher, História, Epistemologia. 2016. (Congresso).
10o Seminário de Pesquisa do Instituto de Medicina Social.NeuroGenderings: reflexões sobre sexo/gênero e o cérebro em uma ciência feminista. 2015. (Seminário).
Jornada PPGSA/ UFRJ.Debatedora do GT Corpo, Gênero, Sexualidade. 2015. (Seminário).
Seminário dos Alunos do PPGAS-UFRJ.Debatedora do GT Ciência, Saberes e Epistemologias. 2015. (Seminário).
Seminário LEIC - Laboratório de Etnografias e Interfaces do Conhecimento.?Não chore, pesquise!?: Reflexões sobre sexo, gênero e ciência a partir do neurofeminismo. 2015. (Seminário).
VI ESOCITE.BR /TECSOC - VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Hormônio do amor? Narrativas sobre a ocitocina nas redes sociais mamíferas. 2015. (Congresso).
VI ESOCITE.BR /TECSOC - VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedadeade.Entre moléculas e paisagens políticas: sexo/ gênero em uma neurociência feminista. 2015. (Simpósio).
V Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia. "Mães-mamíferas"?: Um olhar sobre o agenciamento da maternidade através de redes sociais de mães. 2015. (Congresso).
V Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia. ?Não chore, pesquise!? ? Reflexões sobre sexo, gênero e ciência a partir do neurofeminismo. 2015. (Congresso).
Workshop GEACT 2014 - Grupo de Estudos em Antropologia a da Ciência e Tecnologia.?Não chore, pesquise!?: neurofeministas e os becos sem saída do sexo/gênero. 2014. (Encontro).
III Reunião de Antropologia da Ciência e da Teconologia. "Cérebros masculinos" e "cérebros femininos".. 2011. (Congresso).
Fazendo Gênero 9. Qual o sexo do seu cérebro? Concepções de gênero, sexualidade e desvio em pesquisas biomédicas contemporâneas.. 2010. (Congresso).
IX Encontro do Clio-Psyché - Gênero, Psicologia, História. "O cérebro dela e o cérebro dele" - A neurociência e as diferenças de gênero.. 2010. (Congresso).
XXVII Reunião Brasileira de Antropologia. O sexo do cérebro - Natureza X Cultura na produção biomédica sobre gênero e sexualidade. 2010. (Congresso).
33o Encontro Anual da Anpocs. A ideia de sexo cerebral e as sexualidades desviantes: pesquisas biomedicas sobre homossexualidade e transexualidade.. 2009. (Congresso).
I Encontro Nacional Sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica. Debatendo a diversidade sexual na escola: relato de experiência do estágio de licenciatura em Sociologia.. 2009. (Congresso).
IV Seminário de Pesquisa dos Estudantes do IMS/ UERJ..Hormônios pré-natais e o sexo cerebral.. 2009. (Seminário).
Seminário Educação Sexualidade Gênero Diversidade. 2009. (Seminário).
VIII Reunião de Antropologia do Mercosul - RAM 2009. Hormônios pré-natais e a idéia de sexo cerebral: a biomedicina e as sexualidades desviantes.. 2009. (Congresso).
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. ?Sexo cerebral? e as pesquisas biomédicas sobre gênero e sexualidade.. 2009. (Congresso).
32o Encontro Anual da ANPOCS. Cérebro feminino em um corpo masculino": A teoria do "terceiro sexo" revisitada.. 2008. (Congresso).
Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder. Fazendo Gênero.Conjugalidades homossexuais nos seriados televisivos Queer as Folk e The L Word: onde gênero e sexualidade se cruzam.. 2008. (Congresso).
Normas de Gênero e Políticas de Saúde Pública no Brasil: O processo transexualizador no SUS. 2008. (Seminário).
Novas Fronteiras da Subjetivação. 2008. (Congresso).
2o Curso Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos, Gênero e Violência. 2007. (Outra).
Seminário Internacional mercado de trabalho e gênero: comparações Brasil-França. 2007. (Seminário).
11o Congresso Mundial de Saúde Pública e 8o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. m estudo das transformações ocorridas nas classificações psiquiátricas dos transtornos da sexualidade em três periódicos de psiquiatria.. 2006. (Congresso).
Curso Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos, Gênero e Violência. 2006. (Outra).
Participação em bancas
LOWENKRON, Laura; PEREIRA, Melissa; FERNANDES, Camila;NUCCI, Marina Fisher. Loucas demais para serem mães: Narrativas de profissionais de saúde mental sobre maternidades interrompidas. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ROHDEN, Fabíola; FONSECA, C.; BONAN, C.;NUCCI, Marina Fisher. As biopolíticas dos dispositivos intrauterinos no brasil: Testagens e negociações acerca de usuárias do Sul global (1960-2004). 2025. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SA, Guilherme; ALLEBRANDT, Debora;NUCCI, Marina Fisher. Os Feitos das Redes Laboratoriais: Sobre um processo de humanização de leite doado. 2025. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de Brasília.
SILVA, Cristina Dias da; DUTRA, Rogeria;NUCCI, Marina Fisher. Doulagem em cena: desigualdades, direitos e disputas em torno da nova profissão do parir. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
FONSECA, C.;NUCCI, M. F.; ZORZANELLI, R.;ROHDEN, Fabíola. "Só aumenta a musculatura, 'desfeminiza' e cria pelo": Riscos, eficácias e efeitos colaterais no uso da gestrinona (1966-2023). 2024. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RANGEL, M.; CERVO, M.; LIMA, R. C.;NUCCI, M. F.. A culpa é da mãe??: vozes de mulheres da Baixada Fluminense sobre a prescrição de psicotrópicos para seus filhos pequenos. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SIVORI, H.; CONCEICAO, J. C. L.; SOLIVA, T. B.;NUCCI, M. F.. Gênero da Voz: Uma revisão da literatura fonoaudiológica contemporânea brasileira. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BRANDAO, E.; ALZUGUIR, Fernanda;NUCCI, Marina Fisher. ?Qual escolha eu tenho??: O uso de contraceptivos hormonais por mulheres de 16 a 24 anos, de classes populares e residentes no Rio de Janeiro. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BRANDAO, E.; CASTRO, Rosana;NUCCI, Marina Fisher. 'Não é sobre peso, é sobre uma vida': análise socioantropológica de controvérsias sobre o diagnóstico e o tratamento da obesidade em um protocolo clínico no Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LOWENKRON, Laura; MENEZES, R. A.;NUCCI, Marina Fisher. Quem cuida do paciente? Um estudo sobre tornar-se cuidador familiar do paciente em Cuidados Paliativos. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ROHDEN, Fabíola; GAMA, Fabiene; SILVA, Adriana Fraga;NUCCI, Marina Fisher. Na verdade, a realidade é muito mais confusa do que as dicotomias nos fazem supor: Estudo sobre a Arqueologia Feminista e de Gênero no Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CORREA, M.; SOARES, S.;NUCCI, Marina Fisher; AMORIM, A. C.. Inseminação Caseira e Maternidade Lésbica: reflexões sobre corpo, direitos e saúde reprodutiva no Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
EILBAUM, L.; LACERDA, P.; CHAGAS, G.;NUCCI, Marina Fisher. Uma análise antropológica de narrativas sobre itinerários abortivos no Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
COLAÇO, José;NUCCI, Marina; EILBAUM, Lucía; HIRSCH, Olivia. Perspectivas e controvérsias em torno da violência obstétrica: dois estudos de caso. 2023. Dissertação (Mestrado em JUSTIÇA E SEGURANÇA) - Universidade Federal Fluminense.
MENEZES, R. A.; GOMES, Rosilene;NUCCI, Marina. Narrativas da experiência do adoecimento de mulheres diagnosticadas com câncer de colo do útero. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LERNER, K.; FAZZIONI, Natalia; CARDOSO, J. M.;NUCCI, Marina. Vivências femininas a partir do HPV: gênero, risco e mediações sociotécnicas. 2023. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.
DAVILA FILHO, Paulo; REZENDE, C. B.;NUCCI, Marina; HIRSCH, Olivia. Normal ou cesárea? Reflexões sobre as disputas em torno do fazer nascer. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALZUGUIR, Fernanda; FERREIRA, Jaqueline;NUCCI, Marina; RODRIGUES, Andreza. Narrativas da dor: a percepção de mulheres sobre a dor do parto em redes virtuais no Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
HEILBORN, M. L.; LINS DE BARROS, Myriam;RUSSO, JaneNUCCI, Marina. Luto gestacional e neonatal: emergência de uma nova problemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, D.; REZENDE, D.; HERNECK, H.;NUCCI, Marina. Problematizando o livro didático de Biologia: corpo, gênero e sexualidade. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa.
FERREIRA, Jaqueline; BRANDAO, E.; CARNEIRO, Rosamaria;NUCCI, Marina. "Tome cuidado com os exercícios físicos": análise documental sobre recomendações médicas de atividades físicas às gestantes. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
TEIXEIRA, LUIZ ANTÔNIO; EDMUNDO, K. M. B.;NUCCI, Marina Fisher. Sofrimento, estigma e perda de identidade: trajetória de mulheres em tratamento de câncer de mama. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Estácio de Sá.
FREIRE, Maria Martha; GAUDENZI, Paula;NUCCI, Marina. Histórias de utilização de pílulas anticoncepcionais no Brasil na década de 1960. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.
TAMNINI, M.; MACHADO, M. I.;NUCCI, M. F.; MARTINS, A. P. V.; LONGHI, M. R.. Mães que têm de lidar com a saída de filhas e filhos de casa: cuidado, maternidade e subjetividade. 2024. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.
BONAN, C.; MAKSUD, I.; NICIDA, Lucia;NUCCI, Marina Fisher. O Impacto da pandemia de Covid-19 (2020-2022) na saúde e na masculinidade de homens héterossexuais cisgêneros, residentes do Município do Rio de Janeiro. 2024. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.
PONTES, Felipe; LAVERDI, Robson; MARINHO, Joseanne; LAVORATTI, Cleide;NUCCI, Marina Fisher. Cenas da histórica cultural do parto em Ponta Grossa-PR: narrativas, memórias e temporalidades adensadas no HUMAI/UEPG. 2024. Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
CARRARA, S.; BONAN, C.; MATTALUCCI, C.; MORA, C.;NUCCI, Marina; COROSSACZ, V. R.. O aborto em tempos de epi-pandemias: sobrevivência, resistência e ativismo. 2023. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GAUDENZI, Paula; BONAN, C.; MAKSUD, I.;NUCCI, Marina. Novas bruxas: reflexões sobre saberes e práticas das medicinas das mulheres. 2023. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.
AZIZE, R.; CASTRO, Rosana; MORA, C.;NUCCI, Marina; PARREIRAS, Carolina; OLIVEIRA, Thaiane. #covidisairborne: produção e circulação de evidências sobre a transmissão da covid-19. 2023. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DIAS, M. A. B.; FREIRE, Maria Martha;NUCCI, Marina. A medicalização do parto no Brasil a partir do estudo de manuais de obstetrícia. 2020. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.
SOARES, I.; AGUIAR, A.; REZENDE, C. B.;NUCCI, M.. Percursos e sentidos do nascer: um estudo de trajetórias de gestantes em busca de cuidado no Sistema Único de Saúde. 2019. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.
NAKANO, ANDREZA RODRIGUES;NUCCI, M.; GAUDENZI, Paula; PIMENTEL, A. C. L.; FREIRE, Maria Martha; MAKSUD, I.; TEIXEIRA, L. A.; BONAN, C.. A vida social das pílulas anticoncepcionais no Brasil (1960-1970): uma história do cotidiano. 2019. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.
NUCCI, M.; FARO, LIVI; AZIZE, R.; ZORZANELLI, R.; LEITE JR, J.; SILVA, M.. Aspectos históricos, legais, éticos e médico-psiquiátricos da amputação voluntária de membros saudáveis. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, Marina FisherRUSSO, Jane; BIEHL, J.;ROHDEN, Fabíola; ZORZANELLI, R.. Entre sinapses e hormônios: medicalização do amor, subjetividades e a bioética dos afetos e das intimidades. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MENEZES, R. A.; SILVA, N.; REZENDE, C. B.; AURELIANO, W;NUCCI, Marina Fisher. "Células da esperança": o valor do sangue do cordão umbilical, sentidos e possibilidades de investimento. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GAMA, A.; PARREIRAS, Carolina; ALMEIDA, G.; DUARTE, M. J.;NUCCI, M.. Vivências gordas no âmbito das relações sociais capitalistas. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FACCHINI, Regina; MANICA, Daniela;NUCCI, Marina Fisher. ?Você pode colocar a mão lá, sim!?: relações, saberes e práticas dos ativismos por saúde ginecológica no Brasil. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.
LOWENKRON, Laura; CARNEIRO, Rosamaria; MULLER, Manuela;NUCCI, Marina Fisher. Cansaço e maternidade em alunas médicas: vivências maternas entre graduandas de medicina e sua relação com a saúde mental. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BONAN, C.; RODRIGUES, Andreza; DIAS, M. A. B.;NUCCI, Marina; NICIDA, Lucia. Transformações na experiência de gestação e parto diante de catástrofes, desastres ou emergências: contribuições para cenários futuros após a pandemia de covid-19. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.
LIMA, R. C.; TANO, Bruna;NUCCI, Marina Fisher. Como é que se cuida? Uma etnografia sobre automutilação e adolescência. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PONTES, Felipe; MARINHO, Joseanne;NUCCI, Marina; LAVERDI, Robson; LAVORATTI, Cleide. Cenas culturais e políticas do parto em Ponta Grossa-PR: narrativas, memórias e as temporalidades adensadas no HUMAI/UEPG. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
NASCIMENTO, Marcos; MAKSUD, I.;NUCCI, Marina; BONAN, C.. Viver e cuidar do corpo, da sexualidade e da saúde nos anos da pandemia de COVID-19. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.
HEILBORN, M. L.; RODRIGUES, P. H. A.; DINIZ, Simone;NUCCI, Marina. Trajetórias médicas e profissionalização da humanização do parto no Brasil. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, Marina Fisher; OLIVEIRA, E. C.; MORAES, M. O.. Maternidade: um estudo de possibilidades do exercício deste ofício. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CABRAL, C.;NUCCI, M. F.; GAUDENZI, Paula; TEIXEIRA, L. A.; MAKSUD, I.; BONAN, C.. O cotidiano das pílulas anticoncepcionais no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.
BRANDAO, E.; ALZUGUIR, Fernanda;NUCCI, Marina. Por que a contracepção ainda é um peso?: O uso de contraceptivos hormonais por mulheres de 16 a 24 anos, de classes populares e residentes no Rio de Janeiro. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BAPTISTA, Tatiana Wargas; MOREIRA, Martha; MORAES, Danielle;NUCCI, Marina. Sentidos da experiência de conviver com a Síndrome do Ovário Policístico. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.
SILVA, Cristina Dias da; DUTRA, Rogeria;NUCCI, Marina Fisher. Doulagem em cena: desigualdades, direitos e disputas em torno da nova profissão do parir. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SIVORI, H.;NUCCI, Marina Fisher; NASCIMENTO, Marcos. Masculinidades e enfrentamento à violência contra a mulher: uma análise de cartilhas. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZENDE, C. B.; HIRSCH, Olivia;NUCCI, Marina Fisher. Escrevendo o parto: subjetividade, memória e emoções no ato narrativo do relato de parto. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LOWENKRON, Laura;NUCCI, Marina; FAZZIONI, Natalia. Quem cuida do paciente? Um estudo sobre a perspectiva de gênero no cuidado ao paciente em Cuidados Paliativos. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
KALIL, Irene;NUCCI, Marina. Vivências Femininas a partir do Adoecimento por HPV. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.
RUSSO, Jane; TEMPESTA, G.; ALZUGUIR, Fernanda;NUCCI, M. F.. Profissão Doula: caminhos, consensos e conflitos no estabelecimento de uma nova categoria profissional. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
COLAÇO, José; EILBAUM, Lucía;NUCCI, Marina. Perspectivas e Controvérsias em torno da Violência Obstétrica: um estudo antropológico. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em JUSTIÇA E SEGURANÇA) - Universidade Federal Fluminense.
ALZUGUIR, Fernanda; FERREIRA, Jaqueline; NAKANO, ANDREZA RODRIGUES;NUCCI, Marina Fisher. Narrativas da dor: a percepção de mulheres soobre a dor do parto em redes virtuais no Brasil. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DAVILA FILHO, Paulo; REZENDE, C. B.; HIRSCH, Olivia;NUCCI, Marina. As disputas de poder sobre o ato de parir. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALZUGUIR, Fernanda; BRANDAO, E.;NUCCI, Marina Fisher. "Descolonizar nosso corpo": concepções de corpo e saúde na Ginecologia Natural. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MANICA, Daniela; BONET, O.;NUCCI, M.. Menstruapps: um estudo socioantropológico sobre as interseções entre corpo e tecnopolíticas de gênero. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
RIOS, Clarice;NUCCI, Marina. Harmonia enlouquece: a música como instrumento de cuidado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NUCCI, Marina Fisher; GAUDENZI, Paula; MAKSUD, I.; NAKANO, A.; BONAN, C.. Histórias de utilização de pílulas anticoncepcionais no Brasil, nas décadas de 1960 a 1970. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.
LAGO, Natalia; PARREIRAS, Carolina;NUCCI, Marina Fisher. Articulação entre a construção do conceito de gênero e as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LAGO, Natalia; PARREIRAS, Carolina;NUCCI, Marina Fisher. Violência de Gênero no Contexto das Comunidades Populares, Favelas e Periferias. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LAGO, Natalia; PARREIRAS, Carolina;NUCCI, Marina Fisher. Violência obstétrica. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LAGO, Natalia; PARREIRAS, Carolina;NUCCI, Marina Fisher. Violência Doméstica e Familiar entre jovens. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LAGO, Natalia; PARREIRAS, Carolina;NUCCI, Marina Fisher. Violência obstétrica e Sistema de Justiça. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FRAGA, A. B.; MACAIRA, J. P.;NUCCI, M. F.. Gênero e diversidade sexual na disciplina de Sociologia: o uso das categorias no livro didático e por professoras do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.. Desvendando sexo e gênero nas bases da Embriologia: a formação de profissionais de saúde. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.
NUCCI, M. F.. Uma análise dos percursos de mulheres do setor público de atenção à saúde submetidas à cesariana. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.
NUCCI, M.; CARVALHO, Marcos Castro; TRAMONTANO, L.. A construção discursiva da transexualidade na fala-em-interação em atendimentos psiquiátricos no contexto do programa de identidade de gênero em um hospital universitário do sul do Brasil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M.; CARVALHO, Marcos Castro; TRAMONTANO, L.. Análise do Acompanhamento Ambulatorial em Saúde Mental no Processo Transexualizador do SUS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M.; CARVALHO, Marcos Castro; TRAMONTANO, L.. Como ser transexual e/ ou travesti num universo simbólico heterossocial? A "carreira bicha" na favela da Rocinha, Rio de Janeiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M.; CARVALHO, Marcos Castro; TRAMONTANO, L.. Avaliação psicológica pré-cirurgia de transgenitalização: análise da atuação profissional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M.; CARVALHO, Marcos Castro; TRAMONTANO, L.. Jornalismo e feminismo: O impacto das problematizações de gênero na produção de notícias. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M.; CARVALHO, Marcos Castro; TRAMONTANO, L.. Saúde psicológica de pessoas LGBT. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M.; CARVALHO, Marcos Castro; TRAMONTANO, L.. Uma história da (des)construção da homossexualidade no século XX. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M.; CARVALHO, Marcos Castro; TRAMONTANO, L.. O "manejo clínico" da intersexualidade e as teorias do desenvolvimento da identidade de gênero. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M.; CARVALHO, Marcos Castro; TRAMONTANO, L.. As políticas de direitos sexuais e a ciência e a prática biomédicas em processos sociais de desigualdade e em diversidade sexual. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M.; CARVALHO, Marcos Castro; TRAMONTANO, L.. Uma perspectiva docente sobre o ensino e a prática da Psicologia acerca das questões de gênero e sexualidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M.; CARVALHO, Marcos Castro; TRAMONTANO, L.. Usos e significados de medicamentos em presídios femininos: programa para um estudo etnográfico no Presídio Feminino Madre Pelletier. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M.; CARVALHO, Marcos Castro; TRAMONTANO, L.. Saberes omissos e suas implicações para a prática psicológica: conhecimentos de estudantes de psicologia sobre normas de atuação com a população LGBT. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M.. Algumas reflexões sobre o acesso da população trans à Atenção Básica em Saúde. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. Mulheres, Sexualiade e HIV/ Aids: uma breve discussão sobre adesão ao tratamento. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. A experiência *Trans e o pensamento de um currículo e uma pedagogia queer. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. Gênero e Saúde Mental: a farmacologização do sofrimento psíquico feminino e sua relação com a violência de gênero. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. A Homossexualidade na Psicanálise: uma questão controversa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. Violência Obstétrica: Uma análise das categorias nativas sobre a compreensão do tema e o papel dos grupos de militância na Internet. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. Diálogos em Quartos Escuros - a importância do reconhecimento da categoria HSH na elaboração de campanhas preventivas de HIV/ AIDS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. Transexualidade, medicalização e discurso psi na órbita dos direitos humanos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. O acesso à contracepção de emergência: uma discussão dos direitos sexuais e reprodutivos na interseção com o direito sanitário no Brasil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. A sexualidade da mulher com Endometriose. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. Mulheres obesas e medicalização. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. Do discurso invisibilizador das mulheres à r-existência delas: por um panorama feminista da geografia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. Medicalização do parto e nascimento: a naturalização da violência obstétrica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. Um estudo sobre a relação das indústrias farmacêuticas, o conceito de aprimoramento biomédico e a contracepção hormonal. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. Câncer e sexualidade: um estuo sobre a identidade de gênero de mulheres em tratamento de câncer ginecológico. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TRAMONTANO, L.;NUCCI, Marina; FARO, LIVI. Anorexia nervosa é um problema de meninos? Etnografia de um serviço de saúde especializado no atendimento de adolescentes com transtornos alimentares. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, Marina. Travestilidade e Saúde: acesso de travestis na atenção básica no município do Rio de Janeiro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.; ALZUGUIR, Fernanda; FARO, Livi F. T.. A Graduação torna o enfermeiro competente para a atenção a saúde da população LGBT?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.; ALZUGUIR, Fernanda; FARO, Livi F. T.. Representações midiáticas de mulheres e a desigualdade de gênero. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.; ALZUGUIR, Fernanda; FARO, Livi F. T.. O discurso biomédico e o binarismo de gênero a partir da intersexualidade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.; ALZUGUIR, Fernanda; FARO, Livi F. T.. A inserção da mulher nas ciências moderna e contemporânea. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.; ALZUGUIR, Fernanda; FARO, Livi F. T.. Diferenças de gênero no acesso a serviços de saúde: uma experiência do núcleo de saúde mental da Policlínica Piquet Carneiro. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.; ALZUGUIR, Fernanda; FARO, Livi F. T.. A diversidade sexual nos livros didáticos de língua inglesa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.; ALZUGUIR, Fernanda; FARO, Livi F. T.. Intervenção da medicina na "escolha" do sexo biológico dos indivíduos intersex. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.; ALZUGUIR, Fernanda; FARO, Livi F. T.. Direitos sexuais e reprodutivos: as percepções do adolescente que vive com HIV/ Aids. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.; ALZUGUIR, Fernanda; FARO, Livi F. T.. O cuidado da saúde sexual e reprodutiva no universo das masculinidades: um olhar através do Projeto ?Papo cabeça?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.; ALZUGUIR, Fernanda; FARO, Livi F. T.. Corpo fabricado, gênero performado: Problematizando o normal e o patológico no contexto da cirurgia plástica estética e cirurgia de redesignação sexual.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.; ALZUGUIR, Fernanda; FARO, Livi F. T.. A utilização dos conceitos de gênero e sexualidade pela epidemiologia: uma revisão sistemática. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.; ALZUGUIR, Fernanda; FARO, Livi F. T.. O acesso do homem aos serviços de saúde na atenção básica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, M. F.; ALZUGUIR, Fernanda; FARO, Livi F. T.. Aids, homens heterossexuais e políticas sociais: Um estudo do Programa Municipal DST/Aids/ Hepatites virais de Campos Dos Goytacazes-RJ e suas implicações sociais.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZENDE, C. B.; AURELIANO, W;NUCCI, Marina. O parto narrado: violência obstétrica e o discurso de mulheres vitimadas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
AURELIANO, W; REZENDE, C. B.;NUCCI, Marina. Clube das mães: o lugar social das mães de filhos com deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZENDE, C. B.; COELHO, M. C.;NUCCI, Marina. A construção do self na narrativa de filhos de pais ausentes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LOURENCO, Barbara; LAGO, Tania; BRANDAO, E.; CASTRO, Rosana;NUCCI, Marina Fisher. Concurso público - Professor Doutor no Departamento de Saúde e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública. 2024. Universidade de São Paulo.
AZIZE, R.; CASTRO, Rosana;NUCCI, Marina Fisher; ZORZANELLI, R.. Banca de seleção de Mestrado acadêmico - Departamento de Políticas e Instituições em Saúde, Instituto de Medicina Social. 2024. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NUCCI, Marina Fisher. Corpo de Avaliadores do 2º Prêmio de Teses e Dissertações da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias - ESOCITE.BR.. 2021.
NUCCI, Marina. Comissão avaliadora do Concurso de teses e dissertações da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite.BR). 2019. ESOCITE.BR.
WILKE, V.;NUCCI, M. F.; GARCIA, G. C.. Seleção de Tutores presenciais - Disciplina História e Filosofia - Graduação em História (EaD). 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
WILKE, V.;NUCCI, M. F.; GARCIA, G. C.. Seleção de Tutores a distância - Disciplina História e Filosofia - Graduação em História (EaD). 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Menos telas, mais saúde?: um estudo sobre a construção das recomendações médicas sobre uso de telas por crianças pequenas; Início: 2024; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);
(Ainda sem título); Início: 2024; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);
(Ainda sem título); Início: 2024; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);
(Ainda sem título); Início: 2022; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);
Sexualidad, Salud y Sociedad (bolsa de extensão); Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
O Plano de Parto no limiar do (re)conhecimento; 2023; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Marina Fisher Nucci;
"Sagrado feminista: conflitos e continuidades entre o Sagrado Feminino e os Feminismos; 2023; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Marina Fisher Nucci;
Perspectivas e controvérsias em torno da violência obstétrica: dois estudos de caso; 2023; Dissertação (Mestrado em JUSTIÇA E SEGURANÇA) - Universidade Federal Fluminense, ; Coorientador: Marina Fisher Nucci;
Politização do útero: entre tecnologias e representações de gênero nas campanhas preventivas de HPV e câncer no colo do útero desenvolvidas pelo Ministério da Saúde de 2014 a 2020; 2022; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Marina Fisher Nucci;
Obesidade e sobrepeso: corpo gordo x corpo ideal - Contribuições da literatura socioantropológica acerca da medicalização do corpo gordo; 2021; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Marina Fisher Nucci;
"Descolonizar o nosso corpo": concepções de corpo e saúde na Ginecologia Natural; 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Marina Fisher Nucci;
A construção discursiva da transexualidade na fala-em-interação em atendimentos psiquiátricos no contexto do programa de identidade de gênero em um hospital universitário do sul do Brasil; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Análise do Acompanhamento Ambulatorial em Saúde Mental no Processo Transexualizador do SUS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Como ser transexual e/ ou travesti num universo simbólico heterossocial? A "carreira bicha" na favela da Rocinha, Rio de Janeiro; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Avaliação psicológica pré-cirurgia de transgenitalização: análise da atuação profissional; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Jornalismo e feminismo: O impacto das problematizações de gênero na produção de notícias; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Saúde psicológica de pessoas LGBT; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Uma história da (des)construção da homossexualidade no século XX; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
As políticas de direitos sexuais e a ciência e a prática biomédicas em processos sociais de desigualdade e em diversidade sexual; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
O "manejo clínico" da intersexualidade e as teorias do desenvolvimento da identidade de gênero; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Usos e significados de medicamentos em presídios femininos: programa para um estudo etnográfico no Presídio Feminino Madre Pelletier; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Saberes omissos e suas implicações para a prática psicológica: conhecimentos de estudantes de psicologia sobre normas de atuação com a população LGBT; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Uma perspectiva docente sobre o ensino e a prática da Psicologia acerca das questões de gênero e sexualidade; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
A Graduação torna o enfermeiro competente para a atenção a saúde da população LGBT?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Representações midiáticas de mulheres e a desigualdade de gênero; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
O discurso biomédico e o binarismo de gênero a partir da intersexualidade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
A inserção da mulher nas ciências moderna e contemporânea; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Diferenças de gênero no acesso a serviços de saúde: uma experiência do núcleo de saúde mental da Policlínica Piquet Carneiro; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
A diversidade sexual nos livros didáticos de língua inglesa; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Intervenção da medicina na "escolha" do sexo biológico dos indivíduos intersex; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Direitos sexuais e reprodutivos: as percepções do adolescente que vive com HIV/ Aids; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
O cuidado da saúde sexual e reprodutiva no universo das masculinidades: um olhar através do Projeto ?Papo cabeça?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Corpo fabricado, gênero performado: Problematizando o normal e o patológico no contexto da cirurgia plástica estética e cirurgia de redesignação sexual; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
A utilização dos conceitos de gênero e sexualidade pela epidemiologia: uma revisão sistemática; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
O acesso do homem aos serviços de saúde na atenção básica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Aids, homens heterossexuais e políticas sociais: Um estudo do Programa Municipal DST/Aids/ Hepatites virais de Campos Dos Goytacazes-RJ e suas implicações sociais; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
IMPRENSA FEMINISTA ? a maternidade em pauta no jornal Mulherio (1981-1988); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
De Beauvoir à ideologia, uma busca pelos indícios do surgimento de um novo significado para os estudos de gênero a partir de 2015; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Entre a loucura e a razão: o lugar social do louco no Brasil do século XIX e início do século XX; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Nísia Floresta (1810-1885) e o seu papel na emancipação Feminina no Brasil a partir da década de 30 (Séc; XIX); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Fisher Nucci;
Produções bibliográficas
-
NUCCI, Marina . Para além das -prescrições- da boa maternidade: pensando a amamentação a partir dos estudos de gênero e feminismos. Interface (Botucatu. Online) , v. 28, p. e230586, 2024.
-
NUCCI, Marina Fisher ; ALZUGUIR, FERNANDA VECCHI . -Cada mamada é uma vacina-: amamentação e anticorpos no contexto da covid-19. ILHA - REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 25, p. 21-42, 2023.
-
NUCCI, Marina . Articulando Gênero e Saúde: um mapa para refletir sobre processos de saúde e doença a partir da chave analítica dos estudos de gênero. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE) , v. 33, p. 1, 2023.
-
SA, Guilherme ; NUCCI, Marina . Publicar E Perecer. Boletim CTS em Foco , v. 3, p. 9, 2023.
-
LEITE, Tatiana ; MARQUES, Emanuele ; ESTEVES-PEREIRA, Ana Paula ; NUCCI, Marina ; SANTOS, Yammê ; LEAL, Maria do Carmo . Desrespeitos e abusos, maus tratos e violência obstétrica: um desafio para epidemiologia e para a saúde pública no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , v. 27, p. 483-491, 2022.
-
SILVA, FERNANDA LOUREIRO ; RUSSO, Jane ; NUCCI, Marina . Gravidez, parto e puerpério na pandemia: os múltiplos sentidos do risco. HORIZONTES ANTROPOLÓGICOS (UFRGS. IMPRESSO) , v. 27, p. 245-265, 2021.
-
NUCCI, Marina ; FAZZIONI, Natalia . Amor ou risco? Refletindo sobre sentidos, regulações e orientações a respeito do leite materno a partir de casos de -amamentação cruzada-. Horizontes Antropológicos (online) , v. 27, p. 291-322, 2021.
-
DIEGUEZ, ROBERTA SIQUEIRA MOCAIBER ; ALZUGUIR, FERNANDA DE CARVALHO VECCHI ; NUCCI, Marina Fisher . -Descolonizar o nosso corpo-: ginecologia natural e a produção de conhecimento sobre corpo, sexualidade e processos reprodutivos femininos no Brasil. SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD (RIO DE JANEIRO) , v. 1, p. e21211, 2021.
-
OLIVEIRA, E. ; NUCCI, Marina . Apresentação - Dossiê Biopoder, Cuidado e Arranjos Familiares: reflexões sobre gênero e sexualidade hoje. (SYN)THESIS (RIO DE JANEIRO) , v. 14, p. 15, 2021.
-
RUSSO, Jane ; NUCCI, Marina . Parindo no paraíso: parto humanizado, ocitocina e a produção corporal de uma nova maternidade. INTERFACE (BOTUCATU. IMPRESSO) , v. 24, p. 1-14, 2020.
-
NUCCI, Marina Fisher . JORDAN-YOUNG, Rebecca; KARKAZIS, Katrina. 2019. Testosterone: an unauthorized biography. Cambridge: Harvard University Press. 288p.. SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD (RIO DE JANEIRO) , v. 1, p. 308-316, 2020.
-
PALETTA, Gabriela ; NUCCI, Marina Fisher ; MANICA, Daniela . Aplicativos de monitoramento do ciclo menstrual e da gravidez: corpo, gênero, saúde e tecnologias da informação*. CADERNOS PAGU , p. 1, 2020.
-
NUCCI, Marina Fisher . Neurocientistas feministas e o debate sobre o -sexo cerebral-: um estudo sobre ciência e sexo/ gênero. Em Construção , v. 1, p. 37-49, 2019.
-
SILVA, FERNANDA ; NUCCI, Marina ; NAKANO, ANDREZA RODRIGUES ; TEIXEIRA, LUIZ . -Parto ideal-: medicalização e construção de uma roteirização da assistência ao parto hospitalar no Brasil em meados do século XX. SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE) , v. 28, p. 171-184, 2019.
-
IRIART, JORGE ALBERTO BERNSTEIN ; NUCCI, Marina Fisher ; MUNIZ, TATIANE PEREIRA ; VIANA, GREICE BEZERRA ; AURELIANO, WALESKA DE ARAÚJO ; GIBBON, SAHRA . Da busca pelo diagnóstico às incertezas do tratamento: desafios do cuidado para as doenças genéticas raras no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , v. 24, p. 3637-3650, 2019.
-
RUSSO, J. A. ; NUCCI, M. F. ; SILVA, FERNANDA LOUREIRO ; CHAZAN, LILIAN K. . Escalando vulcões: a releitura da dor no parto humanizado. MANA (RIO DE JANEIRO. ONLINE) , v. 25, p. 519-550, 2019.
-
NUCCI, M. F. . Crítica feminista à ciência: das -feministas biólogas- ao caso das -neurofeministas-. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS , v. 26, p. e41089, 2018.
-
NUCCI, M. F. ; NAKANO, A. ; TEIXEIRA, L. A. . Ocitocina sintética e a aceleração do parto: reflexões sobre a síntese e início do uso da ocitocina em obstetrícia no Brasil. HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO) , v. 25, p. 979-998, 2018.
-
NUCCI, Marina Fisher ; SILVA, F. L. ; NAKANO, A. . Puxando os fios do emaranhado pré-natal: gênero, biomedicina e a biopolítica da maternidade. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 34, p. e00133818, 2018.
-
TEIXEIRA, LUIZ ANTÔNIO ; NAKANO, ANDREZA RODRIGUES ; NUCCI, Marina Fisher . Parto e nascimento: saberes, reflexões e diferentes perspectivas. História, Ciências, Saúde-Manguinhos , v. 25, p. 913-915, 2018.
-
MANICA, Daniela ; NUCCI, Marina . Sob a pele: implantes subcutâneos, hormônios e gênero. Horizontes Antropológicos (online) , v. 23, p. 93-129, 2017.
-
ALZUGUIR, Fernanda ; NUCCI, M. . Maternidade mamífera? Concepções sobre natureza e ciência em uma rede social de mães. Mediações - Revista de Ciências Sociais , v. 20, p. 217, 2015.
-
RUSSO, Jane ; ROHDEN, Fabíola ; FARO, LIVI ; NUCCI, Marina ; GIAMI, Alain . Clinical sexology in contemporary Brazil: the professional dispute among divergent medical views on gender and sexuality. INT J SEX HEALTH , v. 1, p. 130115092925007, 2013.
-
NUCCI, M. F. . Seria a pílula anticoncepcional uma droga de 'estilo de vida'?: ensaio sobre o atual processo de medicalização da sexualidade. Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro) , p. 124-139, 2012.
-
NUCCI, M. F. ; RUSSO, Jane . O terceiro sexo revisitado: a homossexualidade no Archives of Sexual Behavior. Physis (UERJ. Impresso) , v. 19, p. 127-147, 2009.
-
TEIXEIRA, LUIZ ANTÔNIO ; RODRIGUES, Andreza ; NUCCI, Marina Fisher ; SILVA, FERNANDA LOUREIRO . Medicalização do parto: saberes e práticas. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 2021. 412p .
-
OLIVEIRA, E. (Org.) ; NUCCI, Marina (Org.) . Dossiê 'Biopoder, Cuidado e Arranjos familiares: Reflexões sobre gênero e sexualidade hoje' - Revista (Syn)thesis. 14. ed. , 2021.
-
NAKANO, ANDREZA RODRIGUES (Org.) ; TEIXEIRA, LUIZ ANTÔNIO (Org.) ; NUCCI, Marina Fisher (Org.) . Número especial "A medicalização do parto em perspectiva sócio-histórica" na Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos. 25. ed. , 2018.
-
RUSSO, Jane ; ROHDEN, Fabíola ; TORRES, Igor ; FARO, Livi F. T. ; NUCCI, M. F. ; GIAMI, Alain . Sexualidade, Ciência e Profissão no Brasil. Rio de Janeiro: CEPESC, 2011. 160p .
-
MANICA, Daniela ; NUCCI, Marina ; PALETTA, Gabriela . Learning through Apps: The Replacement of Offline Cis-Female Bodies with Digital Pregnancies and Menstruations. In: Jarrín, Alvaro; Pussetti, Chiara. (Org.). Remaking the Human Cosmetic: Technologies of Body Repair, Reshaping, and Replacement. 1ed.Oxford: Berghahn, 2021, v. , p. 224-239.
-
TEIXEIRA, L. A. ; RODRIGUES, Andreza ; NUCCI, Marina ; SILVA, FERNANDA LOUREIRO . Introdução. In: Teixeira, Luiz Antonio; Rodrigues, Andreza; Nucci, Marina; Silva, Fernanda Loureiro. (Org.). Medicalização do parto: saberes e práticas. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2021, v. 1, p. 21-32.
-
NUCCI, M. F. ; SILVA, FERNANDA LOUREIRO ; RODRIGUES, Andreza ; TEIXEIRA, LUIZ . A arte de ?auxiliar? e ?corrigir? a natureza: os debates obstétricos sobre intervenção, indução e condução do parto em meados do século XX. In: Teixeira, Luiz Antonio; Rodrigues, Andreza; Nucci, Marina; Silva, Fernanda Loureiro. (Org.). Medicalização do parto: saberes e práticas. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2021, v. 1, p. 79-94.
-
NUCCI, Marina ; RUSSO, Jane . Ciência, natureza e moral entre consultoras de amamentação. In: Silva, Cristina Dias. (Org.). Saúde, corpo e gênero: perspectivas teóricas e etnográficas. 1ed.: Editora UFJF, 2021, v. , p. 70-.
-
RUSSO, Jane ; FISHER NUCCI, Marina . Dando à luz a um novo cérebro? Discursos científicos e leigos sobre mudanças cerebrais na gestação e na maternidade. In: Rohden, Fabiola; Pussetti, Chiara; Roca, Alejandra. (Org.). Biotecnologias, transformações corporais e subjetivas: saberes, práticas e desigualdades. 1ed.: ABA Publicações, 2021, v. , p. 25-52.
-
NUCCI, M. . Sexo/gênero e Cérebros em Uma Neurociência Feminista. In: Ana Maria Jacó-Vilela; Filipe Degani-Carneiro; João Henrique Queiroz de Araújo. (Org.). Clio-Psyché - Saberes Psi - Novos Sujeitos, Outras Histórias. 1ed.Curitiba: Juruá Editora, 2018, v. , p. 1-.
-
NUCCI, M. F. . "O sexo do cérebro": uma análise sobre gênero e ciência. In: Secretaria de Políticas para as Mulheres. (Org.). 6o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Redações, artigos científicos e projetos pedagógicos premiados. Brasília: Presidência da República, Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010, v. , p. 31-56.
-
MACAIRA, J. P. ; NUCCI, M. . Ensino de sociologia e questões de gênero e sexualidade: um balanço. In: 6o ENSOC - Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 6o ENSOC - Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2018. p. 1.
-
NUCCI, Marina Fisher . Maternidade, gênero e ciência: reflexões e tensionamentos. In: 31a Reunião de Antropologia - RBA, 2018, Brasília. Anais da 31a RBA, 2018.
-
NUCCI, Marina . ?Não chore, pesquise!? ? Reflexões sobre sexo, gênero e ciência a partir do neurofeminismo. In: V Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia, 2015, Porto Alegre. Anais da ReACT Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia, 2015.
-
NUCCI, M. F. . Qual o sexo do seu cérebro? Concepções de gênero, sexualidade e desvio em pesquisas biomédicas contemporâneas. In: Fazendo Gênero 9, 2010, Florianópolis. Anais Eletrônicos do Fazendo Gênero 9, 2010.
-
NUCCI, M. F. . O sexo do cérebro - Natureza X Cultura na produção biomédica sobre gênero e sexualidade. In: XXVII Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém. GT 22 - Biologia e Cultura, 2010.
-
NUCCI, M. F. ; MELO, Ana Paula Lopes ; CARVALHO, Marcos Castro . Conjugalidades homossexuais nos seriados televisivos Queer as Folk e The L Word: onde gênero e sexualidade se cruzam.. In: Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder, 2008, Florianópolis. Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder, 2008.
-
NUCCI, M. F. ; RUSSO, Jane . "O cérebro dela e o cérebro dele" - A neurociência e as diferenças de gênero. In: IX Encontro Clio-Psyché - Gênero, Psicologia, História, 2010, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Clio-Psyché - Gênero, Psicologia, História, 2010.
-
NUCCI, M. F. . 'Sexo cerebral' e as pesquisas biomédicas sobre gênero e sexualidade. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.
-
NUCCI, Marina Fisher . Meu peito, minhas regras? Gênero, feminismos e maternidades a partir da amamentação e do desmame. In: 34a RBA - Reunião Brasileira de Antropologia, 2024, Belo Horizonte. Anais da 34a Reunião Brasileira de Antropologia, 2024.
-
VIEIRA, Juliana ; AZIZE, R. ; NUCCI, Marina Fisher . Entre ciborgues e deusas, a ficção da medicina: Uma discussão sobre transplante uterino no Brasil a partir de publicações científicas. In: 34a RBA - Reunião Brasileira de Antropologia, 2024, Belo Horizonte. Anais da 34a Reunião Brasileira de Antropologia, 2024.
-
VIEIRA, Juliana ; AZIZE, R. ; NUCCI, Marina Fisher . Transplante uterino no Brasil: uma análise de publicações científicas. In: 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2023. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2023.
-
VIEIRA, Juliana ; AZIZE, R. ; NUCCI, Marina . Politização do útero: entre tecnologias e representações de gênero nas campanhas de HPV e câncer no colo do útero desenvolvidas pelo Ministério da Saúde de 2014 a 2020. In: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022. v. 2.
-
NUCCI, M. F. . Ciência, natureza e moral entre consultoras de amamentação. In: 32a Reunião Brasileira de Antropologia, 2020, Rio de Janeiro. Anais da 32a Reunião Brasileira de Antropologia, 2020.
-
NUCCI, M. F. . Como fica a prática de pesquisa, escrita e ensino das antropólogas depois da maternidade?. In: 32a Reunião Brasileira de Antropologia, 2020, Rio de Janeiro. Anais da 32a Reunião Brasileira de Antropologia, 2020.
-
FAZZIONI, Natalia ; NUCCI, Marina Fisher . Purificando o leite materno, construindo modelos de família: reflexões sobre casos de 'amamentação cruzada'. In: 44o Encontro Anual ANPOCS, 2020. Anais do 44o Encontro Anual ANPOCS, 2020.
-
NUCCI, M. F. ; SILVA, FERNANDA LOUREIRO ; NAKANO, A. ; TEIXEIRA, LUIZ ANTÔNIO . Parto ideal?: a construção de uma roteirização da assistência ao parto hospitalar no Brasil em meados do século XX. In: Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018.
-
ALZUGUIR, Fernanda ; NUCCI, M. F. . Ocitocina e a 'maternidade baseada em evidências'. Concepções sobre natureza e ciência em uma rede virtual de mães. In: Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018.
-
NUCCI, M. F. . Maternidade, gênero e ciência: reflexões e tensionamentos. In: 31a Reunião Brasileira de Antropologia, 2018, Brasília. Anais da 31a Reunião Brasileira de Antropologia, 2018.
-
ALZUGUIR, Fernanda ; NUCCI, M. F. . Ocitocina e a 'maternidade baseada em evidências': Concepções sobre natureza e ciência em uma rede social de mães. In: Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis. Fazendo Gênero 11, 2017.
-
NUCCI, M. F. ; NAKANO, A. ; TEIXEIRA, L. A. . Reflexões sobre a ocitocina sintética e o processo de medicalização do parto. In: Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis. Fazendo Gênero 11, 2017.
-
NUCCI, M. F. . Mulheres, epistemologia e ciência: Sexo/gênero e cérebros em uma neurociência feminista. In: XII Encontro Clio-Psyché, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro Clio-Psyché, 2016.
-
ALZUGUIR, Fernanda ; NUCCI, M. . Hormônio do amor? narrativas sobre a ocitocina nas redes sociais mamíferas. In: VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade - ESOCITE.BR, 2015, Rio de Janeiro. Anais eletrônico do VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade - ESOCITE.BR, 2015.
-
NUCCI, M. . Entre moléculas e paisagens políticas: sexo/ gênero em uma neurociência feminista. In: VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade - ESOCITE.BR, 2015, Rio de Janeiro. Anais eletrônico do VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade - ESOCITE.BR, 2015.
-
NUCCI, M. F. . A ideia de sexo cerebral e as sexualidades desviantes: pesquisas biomedicas sobre homossexualidade e transexualidade.. In: 33o Encontro Anual da Anpocs, 2009, Caxambu. 33o Encontro Anual da ANPOCS, 2009.
-
NUCCI, M. F. . Cérebro feminino em um corpo masculino": A teoria do "terceiro sexo" revisitada.. In: 32o Encontro Anual da ANPOCS, 2008, Caxambu. 32o Encontro Anual da ANPOCS, 2008.
-
VIEIRA, Juliana ; NUCCI, Marina ; AZIZE, R. . Entre tecnologias de gênero e da saúde: uma análise das campanhas preventivas de HPV e câncer no colo do útero de 2014 a 2020. Ciência & Saúde Coletiva , 2024.
-
NUCCI, Marina Fisher . Meu peito, minhas regras? Gênero, feminismos e maternidades a partir da amamentação e do desmame. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VIEIRA, Juliana ; AZIZE, R. ; NUCCI, Marina Fisher . Entre ciborgues e deusas, a ficção da medicina: Uma discussão sobre transplante uterino no Brasil a partir de publicações científicas. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUCCI, Marina Fisher . Debatedora do GT 'Os limiares do corpo: a circulação de substâncias corporais e a produção de pessoas e relações'. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MANICA, Daniela ; DIAS, Luciene ; NUCCI, Marina . Participação na mesa 'Feminismos e comunicação científica'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, Juliana ; AZIZE, R. ; FISHER NUCCI, Marina . Transplante uterino no Brasil: uma análise de publicações científicas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUCCI, M. . Debatedora da mesa ?Políticas da parentalidade, maternidades e práticas de cuidado?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NUCCI, Marina Fisher . Participação na mesa ?Sentidos da Maternidade e construção do corpo na reprodução assistida?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, Marina Fisher . Natureza, gênero, ciência e moral em discursos sobre maternidade e amamentação. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUCCI, M. . ?Do ativismo à profissão?: natureza, gênero, ciência e moral entre consultoras de amamentação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NUCCI, M. . Debate da sessão 'Tecnologia, Gênero e Comunicação'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROY, D. ; CARVALHO, Marcos Castro ; NUCCI, Marina . Feminismos Moleculares: ciência e devires. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, Marina ; ALZUGUIR, Fernanda . ?Cada mamada é uma vacina?: reflexões sobre amamentação, leite humano e anticorpos no contexto da COVID-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUCCI, Marina . Sexo/ gênero, cérebros e a crítica feminista à ciência. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZANDONA, Eugenia ; NUCCI, M. ; GUEDES, Moema ; AURELIANO, WALESKA DE ARAÚJO ; LOWENKRON, Laura . Maternidade, ciência e pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, Marina . Ciência, natureza e moral entre consultoras de amamentação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAZZIONI, Natalia ; NUCCI, M. . Purificando o leite materno, construindo modelos de família: reflexões sobre casos de 'amamentação cruzada'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. . Debatedora da mesa Desigualdades de gênero e produção do conhecimento. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUCCI, M. . Mulheres mães e produtividade acadêmica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUCCI, M. . Participação na mesa-redonda Como fica a prática de pesquisa, escrita e ensino das antropólogas depois da maternidade?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUCCI, Marina . Fontes documentais, imprensa e mídias audiovisuais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, M. ; SILVA, F. L. ; NAKANO, A. ; TEIXEIRA, L. A. . ?Parto ideal?: a construção de uma roteirização da assistência ao parto hospitalar no Brasil em meados do século XX. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALZUGUIR, Fernanda ; NUCCI, M. . Ocitocina e a ?maternidade baseada em evidências?. Concepções sobre natureza e ciência em uma rede virtual de mães.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACAIRA, J. P. ; NUCCI, M. . Ensino de sociologia e questões de gênero e sexualidade: um balanço. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. . Práticas e intervenções no parto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, Marina Fisher . Maternidade, gênero e ciência: reflexões e tensionamentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. F. . A crítica feminista à ciência e estudos sociais da ciência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, M. F. ; NAKANO, A. ; TEIXEIRA, L. A. . Reflexões sobre a ocitocina sintética e o processo de medicalização do parto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALZUGUIR, Fernanda ; NUCCI, M. F. . Ocitocina e a 'maternidade baseada em evidências'. Concepções sobre natureza e ciência em uma rede social de mães. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. F. . Mulheres na Ciência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, M. F. . Saberes, autoridades e tecnologias que fazem gênero. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, M. F. . O parto sob perspectiva histórica: sentidos e práticas da medicalização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AURELIANO, W ; NUCCI, M. F. . 'Um grande livro de receitas?: fazendo genes e relações em um ambulatório de genética médica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NUCCI, M. F. . (Co)produções em torno da ocitocina: o hormônio do amor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, M. F. . Gênero e ciência: construção das diferenças entre sexos, neurociência e hormônios sexuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, M. . Participação no módulo 'Gênero e educação' na disciplina 'Antropologia do gênero' e 'Sociologia do gênero' - Ciências Sociais/ IFCS/ UFRJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, M. . Sexo/gênero e cérebros em uma neurociência feminista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, M. . Sexo x Gênero, Natureza x Cultura? Debatendo a perspectiva crítica feminista nos estudos sociais da ciência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, M. . Acelerando o parto: reflexões sobre ocitocina sintética e medicalização do parto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NUCCI, M. . Mulher, História, Epistemologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, Marina . 'Não chore, pesquise!' ? Reflexões sobre sexo, gênero e ciência a partir do neurofeminismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALZUGUIR, Fernanda ; NUCCI, Marina . 'Mães-Mamíferas?': um olhar sobre o agenciamento da maternidade através de redes sociais de mães. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. . Entre moléculas e paisagens políticas: sexo/ gênero em uma neurociência feminista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALZUGUIR, Fernanda ; NUCCI, M. . Hormônio do amor? narrativas sobre a ocitocina nas redes sociais mamíferas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NUCCI, M. . NeuroGenderings: reflexões sobre sexo/gênero e o cérebro em uma ciência feminista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NUCCI, M. . ?Não chore, pesquise!?: Reflexões sobre sexo, gênero e ciência a partir do neurofeminismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NUCCI, M. . Gênero e ciência: 'O sexo cerebral' e as críticas feministas à ciência'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, M. . Crítica feminista à ciência e estudos sociais da ciência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, M. F. . Gênero e ciência - construção das diferenças entre sexos, neurociência e hormônios sexuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, Marina Fisher . ?Não chore, pesquise!?: neurofeministas e os becos sem saída do sexo/gênero. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUCCI, M. . Professora convidada na disciplina de Antropologia Biológica - Ciências Sociais UERJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUCCI, M. F. . Estilos de Escrita: pressupostos, debates, desafios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUCCI, M. F. . "Cérebros masculinos" e "cérebros femininos". 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. F. ; RUSSO, Jane . "O cérebro dela e o cérebro dele" - A neurociência e as diferenças de gênero. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. F. . Qual o sexo do seu cérebro? Concepções de gênero, sexualidade e desvio em pesquisas biomédicas contemporâneas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. F. . O sexo do cérebro - Natureza X Cultura na produção biomédica sobre gênero e sexualidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. F. . Debatendo a diversidade sexual na escola: relato de experiência do estágio de licenciatura em Sociologia. (poster). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. F. . Hormônios pré-natais e o sexo cerebral: a biomedicina e as sexualidades desviantes.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NUCCI, M. F. . Hormônios pré-natais e a idéia de sexo cerebral.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. F. . ?Sexo cerebral? e as pesquisas biomédicas sobre gênero e sexualidade. (poster). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. F. . A ideia de sexo cerebral e as sexualidades desviantes: pesquisas biomedicas sobre homossexualidade e transexualidade. (poster). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. F. ; MELO, Ana Paula Lopes ; CARVALHO, Marcos Castro . Conjugalidades homossexuais nos seriados televisivos Queer as Folk e The L Word: onde gênero e sexualidade se cruzam.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUCCI, M. F. . Cérebro feminino em um corpo masculino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARO, Livi F. T. ; NUCCI, M. F. ; RUSSO, Jane . Um estudo das transformações ocorridas nas classificações psiquiátricas dos transtornos da sexualidade em três periódicos de psiquiatria. (poster). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SA, Guilherme ; NUCCI, Marina . Relações entre Produtivismo e Adoecimento na Academia 2023 (Organização de número temático do Boletim CTS em Foco).
Outras produções
NUCCI, Marina Fisher . Interseções - avaliação de artigo. 2025.
NUCCI, Marina Fisher . Ciência & Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2025.
NUCCI, Marina Fisher . Sexualidad, salud y sociedad - avaliação de artigo 1. 2025.
NUCCI, Marina Fisher . Sexualidad, salud y sociedad - avaliação de artigo 2. 2025.
NUCCI, Marina Fisher . R@u - avaliação e artigo. 2025.
NUCCI, M. F. . Physis Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2024.
NUCCI, M. F. . Revista Mana - avaliação de artigo. 2024.
NUCCI, M. F. . Mundaú - avaliação de artigo. 2024.
NUCCI, M. F. . Revista de Antropologia - avaliação de artigo. 2024.
NUCCI, M. F. . Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação - avaliação de artigo. 2024.
NUCCI, Marina Fisher . Reciis - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde - avaliação de artigo. 2024.
NUCCI, Marina . Antropolítica - avaliação de artigo 1. 2024.
NUCCI, Marina . Tapuya: Latin American Science, Technology and Society - avaliação de artigo. 2024.
NUCCI, Marina . Estudos e Pesquisas em Psicologia - avaliação de artigo. 2024.
NUCCI, Marina Fisher . Revista Equatorial - avaliação de artigo. 2024.
NUCCI, Marina Fisher . Antropolítica - avaliação de artigo 2. 2024.
NUCCI, Marina Fisher . Revista Horizontes Antropológicos - avaliação de artigo. 2024.
NUCCI, Marina Fisher . Physis Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo 2. 2024.
NUCCI, Marina Fisher . Saúde e Sociedade - avaliação de artigo. 2024.
NUCCI, Marina Fisher . GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - avaliação de artigo. 2024.
NUCCI, Marina Fisher . Revista Antropolítica - avaliação de artigo. 2023.
NUCCI, Marina Fisher . Revista Mana - avaliação de artigo. 2023.
NUCCI, Marina . Revista Sexualidad Salud y Sociedade - avaliação de artigo. 2023.
NUCCI, Marina . Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação - avaliação de artigo. 2023.
NUCCI, Marina . Cadernos de Campo - Revista de Ciências Sociais - avaliação de artigo. 2023.
NUCCI, Marina . Revista Uruguaya de Antropología y Etnografía - avaliação de artigo. 2023.
NUCCI, Marina . R@U - Revista de Antropologia da UFSCar - avaliação de artigo. 2023.
NUCCI, Marina . Ciência & Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2023.
NUCCI, Marina . Physis Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2023.
NUCCI, Marina . Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) - avaliação de artigo. 2023.
NUCCI, Marina . Physis Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo 2. 2023.
NUCCI, Marina . Saúde e Sociedade - avaliação de artigo. 2023.
NUCCI, Marina . Cadernos de Saúde Pública - avaliação de artigo. 2023.
NUCCI, Marina Fisher . Civitas: Revista de Ciências Sociais - avaliação de artigo. 2023.
NUCCI, M. F. . Avaliação de trabalhos do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2023.
NUCCI, Marina . Saúde e Sociedade - avaliação de artigo. 2022.
NUCCI, Marina . Saúde e Sociedade - avaliação de artigo 2. 2022.
NUCCI, Marina . Physis Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2022.
NUCCI, Marina . Sexualidad, Salud y Sociedad - avaliação de artigo. 2022.
NUCCI, Marina . Anuário Antropológico - avaliação de artigo. 2022.
NUCCI, Marina . Physis Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo 2. 2022.
NUCCI, M. . Sexualidad, Salud y Sociedad - avaliação de artigo 2. 2022.
NUCCI, Marina . Revista Interseções - avaliação de artigo. 2022.
NUCCI, Marina . Parecerista do X Prêmio Antropologia e Direitos Humanos: cuidar, resistir, lembrar. 2022.
NUCCI, Marina Fisher . Cadernos Pagu - avaliação de artigo. 2022.
NUCCI, Marina Fisher . Avaliação de trabalhos do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2022.
NUCCI, Marina . Revista Saúde em Debate - avaliação de artigo. 2021.
NUCCI, Marina . Revista Em Construção - avaliação de artigo. 2021.
NUCCI, M. F. . Physis Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo 1. 2021.
NUCCI, M. F. . Revista de Antropologia - avaliação de artigo. 2021.
NUCCI, Marina . Revista Interface - avaliação de artigo 1. 2021.
NUCCI, Marina . Revista Interface - avaliação de artigo 2. 2021.
NUCCI, Marina . Revista Teoria e Cultura - avaliação de artigo. 2021.
NUCCI, Marina Fisher . Physis Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo 2. 2021.
NUCCI, Marina Fisher . Ilha Revista de Antropologia - avaliação de artigo. 2021.
NUCCI, Marina Fisher . R@U - Revista de Antropologia da UFSCar - avaliação de artigo. 2021.
NUCCI, Marina . Interface - Comunicação, Saúde, Educação - avaliação de artigo. 2020.
NUCCI, Marina . Ciência & Saúde Coletiva - avaliação de artigo 1. 2020.
NUCCI, Marina . Ciência & Saúde Coletiva - avaliação de artigo 2. 2020.
NUCCI, M. F. . ILHA ? Revista de Antropologia - avaliação de artigo. 2020.
NUCCI, Marina . Physis Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo 1. 2020.
NUCCI, M. . Physis Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo 2. 2020.
NUCCI, Marina . Saúde e Sociedade - avaliação de artigo. 2020.
NUCCI, Marina . Historia y Sociedad (Universidad Nacional de Colombia) - avaliação de artigo. 2020.
NUCCI, Marina . Cadernos Pagu - avaliação de artigo. 2020.
NUCCI, Marina . Ciência & Saúde Coletiva - avaliação de artigo 3. 2020.
NUCCI, Marina . Physis Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo 3. 2020.
NUCCI, Marina . Revista Gênero - avaliação de artigo. 2020.
NUCCI, Marina . Teoria e Cultura - avaliação de artigo. 2020.
NUCCI, Marina Fisher . Cadernos Pagu - avaliação de artigo 2. 2020.
NUCCI, Marina Fisher . Saúde e Sociedade - avaliação de artigo 2. 2020.
NUCCI, Marina Fisher . Physis Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo 4. 2020.
NUCCI, M. . Parecer para o Prêmio Levi-Strauss (modalidade artigo) na 32a Reunião Brasileira de Antropologia. 2020.
NUCCI, M. . Revista Enfoques - avaliação de artigo. 2020.
NUCCI, M. . Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia - avaliação de artigo. 2020.
NUCCI, Marina . Revista Humanidades em Diálogo - avaliação de artigo. 2020.
NUCCI, M. . Revista Farol - avalição de artigo. 2020.
NUCCI, Marina . Revista Todavia - avaliação de artigo. 2020.
NUCCI, Marina Fisher . Cadernos de Pesquisa - avaliação de artigo. 2019.
NUCCI, Marina Fisher . Physis - Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2019.
NUCCI, Marina Fisher . Revista Mídia e Cotidiano - avaliação de artigo. 2019.
NUCCI, M. . Revista Áltera - avaliação de artigo. 2019.
NUCCI, M. . Cadernos Pagu - avaliação de artigo. 2019.
NUCCI, M. . Sexualidad Salud y Sociedad - avaliação de artigo. 2019.
NUCCI, Marina . Revista Ciência & Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2019.
NUCCI, Marina . Revista Ciência & Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2019.
NUCCI, Marina . Revista Demetra - avaliação de artigo. 2019.
NUCCI, Marina . Horizontes Antropológicos - avaliação de artigo. 2019.
NUCCI, M. F. . Revista Equatorial - avaliação de artigo. 2018.
NUCCI, M. F. . Physis - Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2018.
NUCCI, M. F. . Revista Temporalidades - avaliação de artigo. 2018.
NUCCI, M. F. . Avaliação de trabalhos do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Abrasco. 2018.
NUCCI, M. F. . Physis - Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2018.
NUCCI, M. F. . Revista Gênero - avaliação de artigo. 2018.
NUCCI, M. F. . Revista Ciência & Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2018.
NUCCI, M. F. . Revista Antropolítica - avaliação de artigo. 2018.
NUCCI, M. F. . Revista Ciência & Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2018.
NUCCI, M. . Avaliação de trabalhos do 'Seminário Internacional: Medicalização do Parto'. 2018.
NUCCI, Marina Fisher . Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia - avaliação de artigo. 2018.
NUCCI, Marina . Revista Psicologia Política - avaliação de artigo. 2017.
NUCCI, M. F. . Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos - avaliação de artigo. 2017.
NUCCI, M. F. . Physis - Revista de Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2017.
NUCCI, M. F. . Revista Sexualidad, Salud y Sociedad - avaliação de artigo. 2017.
NUCCI, M. . INTERthesis - avaliação de artigo. 2016.
NUCCI, M. . Cadernos Saúde Coletiva - avaliação de artigo. 2016.
NUCCI, M. . Revista Enfoques - avaliação de artigo. 2016.
NUCCI, M. . Revista Sexualidade, Saúde e Sociedade - avaliação de artigo. 2015.
NUCCI, M. . Cadernos Pagu - avaliação de artigo. 2015.
MANICA, Daniela ; BALASSIANO, Bianca ; NUCCI, Marina Fisher . Participação do Podcast Mundaréu - episódio As mães que, sim, existem:amamentação e perspectivas feministas. 2024. (Programa de rádio ou TV/Outra).
NUCCI, M. F. . Uma ciência feminista. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NUCCI, M. F. . O sexo do cérebro. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NUCCI, Marina Fisher . Disciplina 'A questão de gênero no Brasil' no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase em Ensino de Sociologia. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
NUCCI, Marina Fisher . Aula 'Gênero e ciência' no curso pré-congresso 'Gênero e saúde: aspectos sócio históricos, políticos e epidemiológicos', Abrasco 2018. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
NUCCI, M. F. . Medicalização do corpo: contribuições da problemática de gênero para os processos de saúde e doença. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NUCCI, M. . Medicalização do corpo: contribuições da problemática de gênero para os processos de saúde e doença. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NUCCI, Marina Fisher . Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade - Disciplina 5 - A construção do conhecimento em gênero e sexualidade: história e prespectivas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático curso EGeS).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Uma (neuro)ciência do amor e cuidado materno? Uma análise sobre gênero, ciência e moral em discursos contemporâneos sobre maternidade e apego, Descrição: Ainda que muito tenha sido problematizado a respeito da maternidade (sobretudo por correntes feministas), é inegável como o papel de mãe permanece sendo visto, por boa parte da sociedade, como algo quase da ordem do sagrado, e como o cuidado com os filhos continua sendo exercido muito mais por mulheres do que por homens. Além disso, é intensa a moralização sobre a maternidade, e numerosas são as prescrições médico-científicas sobre a forma como uma boa mãe deve proceder prescrições não apenas de cuidados de saúde propriamente ditos, mas que passam também pela expressão do afeto e amor. Partimos da perspectiva dos estudos sociais da ciência, tomando o conhecimento científico como objeto de pesquisa, encarando-o não como neutro, mas entrelaçado ao contexto histórico e social. Nosso objetivo será analisar discursos científicos contemporâneos sobre maternidade e cuidado de filhos. Em específico, aqueles sobre amor materno e apego noção que se remete à teoria do apego, originalmente desenvolvida por John Bowlby, em que o bebê teria uma necessidade instintiva pelo amor da mãe, dependendo dele para crescer saudável e bem ajustado socialmente. Mais recentemente, vemos que a noção de apego aparece também em pesquisas das neurociências que investigam a necessidade do apego para um bom desenvolvimento cerebral infantil. Por fim, por notarmos como a teoria do apego também tem aparecido com frequência em perfis de redes sociais dedicados a falar sobre criação de filhos, interessa-nos investigar como tais discursos científicos são apropriados e acionados por mães, pais ou educadores/as parentais, e como são difundidos nas redes sociais. Esperamos, assim, compreender melhor a relação entre natureza, ciência e moral nos discursos sobre maternidade e cuidado. Do ponto de vista mais amplo, a pesquisa poderá auxiliar na reflexão crítica a políticas voltadas para o cuidado, e em reflexões sobre desigualdades de gênero.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Fisher Nucci - Coordenador.
-
2020 - Atual
Novas concepções de gestação e maternidade: sobre as relações entre gênero, ciência e natureza, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jane Araujo Russo em 14/10/2024., Descrição: O projeto tem como principal objetivo investigar como gênero, ciência e natureza são articulados nos discursos que respaldam as novas experiências de gestação e maternidade entre mulheres brasileiras. Tais experiências, embora tendam a se ancorar mais claramente em determinados estratos sociais (mais favorecidos socio-economicamente e mais escolarizados), apontam em uma determinada direção ? tanto no campo das políticas públicas, calcadas em diretrizes da OMS, quanto nas práticas de maternagem adotadas entre mulheres jovens. Meu objetivo é rastrear essa tendência e os caminhos que dela vão surgindo, tendo como horizonte a articulação entre as três categorias explicitadas no título do projeto ? gênero, ciência e natureza.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Fisher Nucci - Integrante / RUSSO, Jane - Coordenador / Fernanda Loureiro Silva - Integrante.
-
2018 - 2023
Natureza, gênero, ciência e moral nos discursos sobre maternidade e amamentação, Descrição: A amamentação ocupa, historicamente, lugar central no processo de construção do amor materno como um sentimento inato e universal, constituindo o ideal de boa mãe (BADINTER, 1985). Embora a entendamos aqui como uma técnica corporal aprendida através da socialização (MAUSS, 2003), ela é com frequência, no senso comum, vista como prova máxima da natureza instintiva feminina. Por isso mesmo, a amamentação proporciona uma lente capaz de ampliar as rachaduras e fraturas das construções em torno do papel de mãe na atualidade (BLUM, 1993). Devido aos reconhecidos benefícios à saúde, atualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam dois anos ou mais de aleitamento materno, sendo os primeiros seis meses exclusivos (isto é, sem que o bebê consuma outros alimentos). Porém, dados de 2016 da OMS indicam que, no Brasil, apenas 39 dos bebês são amamentados exclusivamente nos primeiros seis meses, e apenas 48 seguem mamando até um ano de idade. Assim, pretendemos, nesta pesquisa, investigar como as recomendações e o discurso oficial da OMS e MS são recuperados por grupos de mães de camadas médias urbanas que se reúnem, sobretudo na internet (através de blogs, sites e grupos em redes sociais), em torno do chamado parto humanizado e do apoio à amamentação, preconizando formas mais naturais de se criar os filhos. Nosso objetivo será refletir acerca da articulação entre ciência e moral a respeito do corpo feminino e da maternidade. Assim, pretendemos investigar grupos de trocas de informações e apoio, entre mães, a respeito da amamentação, bem como formas de ativismo ligados ao tema. Procuraremos analisar concepções em torno de gênero, maternidade, natureza e cultura, e o uso que é feito da ciência a partir da valorização de informações baseadas em evidências científicas. Investigaremos também o movimento de profissionalização do ativismo e mercantilização do cuidado em torno da amamentação, que parece surgir com a atuação da nova figura de consultora em amamentação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Fisher Nucci - Coordenador.
-
2018 - 2021
A Medicalização dos Nascimentos no Brasil, Descrição: O processo de medicalização do parto e suas consequências é um desafio para a sociedade brasileira. A grande utilização de intervenções e tecnologias desnecessárias e em desacordo com evidências científicas são exemplos desse problema. Em sentido inverso, vive-se um momento de mudanças e desafios à assistência obstétrica impulsionados pelo movimento de humanização do parto e outros agentes. Os movimentos sociais de mulheres em defesa da integridade corporal e psicológica no processo de parturição estão, cada vez mais, envolvidos em ações públicas contra o excesso de cesarianas na Saúde Suplementar, defendendo o direito ao parto normal e humanizado. No campo governamental, estratégias recentes apontam novos caminhos para atenção obstétrica no Brasil. Entre elas, destaca-se a Rede Cegonha, que tem como objetivo a criação de um ?novo modelo? de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança. Este projeto objetiva analisar, por intermédio de pesquisa qualitativa de caráter histórico e sociológico, a trajetória da medicalização do parto, com foco nas recentes ações governamentais dirigidas à expansão do parto adequado no Brasil e no processo de ampliação das discussões e críticas ao excesso de intervenções no parto, hoje existentes. O recorte de análise compreende o século XXI. Pretende-se especificamente investigar a atuação da saúde da família em relação ao parto, avaliando retrospectivamente as ações empreendidas nesse sentido e, na contemporaneidade, as possibilidades de incentivo ao parto adequado. Questões como a contribuição da saúde da família ao pré-natal adequado, a eficiência no processo de referenciamento as diferentes maternidades, as representações das mulheres sobre o acompanhamento pré-natal e do parto estão no centro desse estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Fisher Nucci - Integrante / NAKANO, ANDREZA RODRIGUES - Integrante / SILVA, FERNANDA LOUREIRO - Integrante / TEIXEIRA, LUIZ - Coordenador / Cassia Roth - Integrante.
-
2016 - 2018
Genética em Saúde Pública no Brasil: Integrando Doenças Genéticas Raras, Descrição: Estudo multicêntrico com participação de pesquisadores de Universidades e hospitais universitários em três cidades brasileiras (Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro) tendo por objetivos: 1. desenvolver pesquisa qualitativa visando analisar os desafios e obstáculos na incorporação da atenção às doenças genéticas raras no Sistema Único de Saúde e conhecer as experiências e expectativas de pacientes, cuidadores e profissionais de saúde com relação a atenção às doenças genéticas raras no SUS; 2. realizar atividades de colaboração e de pesquisa de uma rede internacional interdisciplinar no intuito de construir um conhecimento local e promover a capacitação de modo a contribuir para a integração das doenças genéticas raras à saúde pública no Brasil. A metodologia é qualitativa com coleta de dados através de entrevistas semi-estruturadas com pacientes em tratamento em serviços de genética no SUS, cuidadores de pacientes, profissionais de saúde, pesquisadores em genética humana e representantes de associações de pacientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Fisher Nucci - Integrante / TEIXEIRA, LUIZ ANTÔNIO - Integrante / IRIART, JORGE ALBERTO BERNSTEIN - Integrante / AURELIANO, WALESKA DE ARAÚJO - Integrante / GIBBON, SAHRA - Coordenador.
-
2016 - 2018
Medicalização dos nascimentos, uma visão comparada entre o Brasil, a França e a Turquia, Descrição: O projeto analisa em perspectiva histórica e sociológica o processo de medicalização do parto no Brasil, Turquia e França, buscando compreender o papel de diferentes configurações que tornaram possível o novo estatuto do parto. Assim, visa-se desconstruir categorias medicalizadas já naturalizadas sobre nascimento e parto, colocando no centro da análise o processo de normalização de um conjunto de inovações técnicas e de práticas médicas que foram introduzidos no correr do tempo no âmbito dos nascimentos, de diferentes formas e intensidades, nos diversos países em análise. De forma específica, procuramos identificar a singularidade das trajetórias das técnicas e práticas médicas direcionadas ao parto: singularidade segundo os países, os sistemas de saúde, as estruturas legais e de regulação, as culturas da medicina, a configuração das instituições de saúde e a organização da assistência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Fisher Nucci - Integrante / TEIXEIRA, LUIZ ANTÔNIO - Coordenador / NAKANO, ANDREZA RODRIGUES - Integrante.
-
2014 - 2020
Hormônios, sexualidade e saúde: um estudo sobre processos contemporaneos de medicalização da vida cotidiana, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jane Araujo Russo em 14/10/2024., Descrição: A partir do referencial teórico dos estudos sociais da ciência, o objetivo principal desta pesquisa é investigar a crescente fluidez das fronteiras entre terapia e aprimoramento através do uso de hormônios, focalizando sua articulação com ideologias de gênero. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Fisher Nucci - Integrante / RUSSO, Jane - Coordenador / FARO, LIVI - Integrante / Lucas Tramontano - Integrante / Fernanda Loureiro Silva - Integrante / Cristiane Thiago - Integrante.
-
2011 - 2014
A Medicina Sexual: novas fronteiras da medicalização da sexualidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jane Araujo Russo em 14/10/2024., Descrição: Nesta pesquisa busca-se investigar as relações entre a biomedicina e a sexualidade, focalizando as novas formas de medicalização da sexualidade, com especial atenção para (1) as definições de gênero envolvidas, (2) o papel da indústria farmacêutica e dos diferentes grupos e associações profissionais, (3) a criação de novas categorias diagnósticas bem como a redefinição de categorias existentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Fisher Nucci - Integrante / RUSSO, Jane - Coordenador / FARO, LIVI - Integrante / Lucas Tramontano - Integrante / Cristiane Thiago - Integrante / Bruno Zilli - Integrante.
-
2006 - 2011
Sexualidade, Ciência e Profissão na America Latina, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jane Araujo Russo em 14/10/2024., Descrição: Mapeamento do campo da sexologia em seis países da America Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Fisher Nucci - Integrante / RUSSO, Jane - Coordenador / FARO, LIVI - Integrante / Igor Torres - Integrante.
-
2005 - 2008
A Sexualidade nas Classificações Psiquiátricas - um estudo da medicalização da vida cotidiana, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jane Araujo Russo em 14/10/2024., Descrição: Partindo de pesquisa já realizada sobre a re-medicalização dos transtornos mentais, produzida e incentivada pela publicação da terceira versão do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM), da American Psychiatric Association, o objetivo desta pesquisa é investigar o impacto dessa re-medicalização sobre as classificações relativas a gênero e sexualidade, focalizando as disfunções sexuais e a produção de uma nova concepção de saúde sexual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Fisher Nucci - Integrante / RUSSO, Jane - Coordenador / FARO, LIVI - Integrante / Bruno Zilli - Integrante.
Prêmios
2018
Bolsa Pós-doutorado Nota 10 - Faperj, Faperj.
2010
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero categoria Mestre/ Estudante de doutorado, CNPq e Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro Biomédico, Instituto de Medicina Social. , Rua São Francisco Xavier - de 280 a 530 - lado par, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340504
Experiência profissional
2023 - Atual
Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos HumanosVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Coordenadora do Projeto de Extensão UERJ - Sexualidad, salud y sociedade - Revista Latinoamericana
2018 - 2023
Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos HumanosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Pós-doutorado
Outras informações:
Pesquisadora de Pós-doutorado vinculada ao CLAMOrganizou os Colóquios CLAM/LIDIS em Gênero, Sexualidade e Política de 2019 a 2022
2015 - 2016
Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos HumanosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora do curso EGES (CLAM/ IMS/ UERJ)
Outras informações:
Professora do curso semipresencial de Especialização em Gênero e Sexualidade (EGES), oferecido pelo CLAM/ IMS/ UERJ em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).
2011 - 2011
Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos HumanosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora especialista EGES (CLAM/ IMS/UERJ)
Outras informações:
Professora especialista no curso de Especialização em Gênero e Sexualidade (EGeS - CLAM/ IMS/ UERJ), na elaboração do conteúdo da unidade "Os estudos sobre gênero" da disciplina "A construção do conhecimento em gênero e sexualidade - história e perspectivas".
2010 - 2011
Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos HumanosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 30
Outras informações:
Assistente na pesquisa Sexualidade, Ciência e Profissão na América Latina, coordenada por Jane Russo
2010 - 2011
Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos HumanosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora do curso EGeS (CLAM/ IMS/ UERJ)
Outras informações:
Professora do curso semipresencial de Especialização em Gênero e Sexualidade, oferecido pelo CLAM/IMS/UERJ em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM.
Atividades
-
03/2015 - 03/2016
Ensino, Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Disciplina 1 - Diversidade, diferença e desigualdade, Disciplina 2 - Gênero, Disciplina 3 - Sexualidade e orientação sexual, Disciplina 4 - Direitos sexuais e reprodutivos, Disciplina 5 - A construção do conhecimento em gênero e sexualidade: história e perspectivas, Disciplina 6 - Metodologia de Projetos de Pesquisa
-
01/2010
Ensino, Especialização em Gênero e Sexualidade (Eges) IMS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Disciplina 1 - Diversidade, diferença e desigualdade, Disciplina 2 - Gênero, Disciplina 3 - Sexualidade e orientação sexual, Disciplina 4 - Direitos sexuais e reprodutivos, Disciplina 5 - A construção do conhecimento em gênero e sexualidade: história e perspectivas, Disciplina 6 - Metodologia de Projetos de Pesquisa
2017 - 2018
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Assistente de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa
Outras informações:
Projeto Genética como Saúde Pública no Brasil: Integrando Doenças Genéticas Raras
2016 - 2018
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pós-doutorado
Outras informações:
Pesquisadora de pós-doutorado no projeto "Medicalização do parto no Brasil" - COC/ Fiocruz
Professora convidada na disciplina "O parto sob perspectiva histórica: sentidos e práticas da medicalização" - COC/ Fiocruz
2016 - 2019
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora-Tutora
Outras informações:
Professora-tutora da disciplina História e Filosofia do curso de Licenciatura em História, modalidade a distância.
Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso.
Atividades
-
10/2016 - 12/2019
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Filosofia, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso
2019 - 2019
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações:
Professora no Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Sociologia (CESPEB/ UFRJ)
Disciplina ministrada:
"A Questão de Gênero no Brasil"
2021 - Atual
Associação Brasileira de Saúde ColetivaVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Membro do GT Gênero e Saúde
2023 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora Adjunta do Departamento de Políticas e Instituições de Saúde do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS/ UERJ).
2018 - 2023
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Pós-Doutorado
Outras informações:
Disciplinas ministradas:"O feminino e a natureza: o 'poder' da maternidade" (2023.1)"Fundamentos do Conhecimento da Vida" (2022.2)"Teoria Social" (2022.1)"Gênero, Saúde e Ciência Hormonal" (2021.2)"Ciência, Moral e Afeto na nova maternidade" (2021.1)"A nova maternidade nas redes sociais: a ciência do afeto" (2020.1)"Gênero, ciência e natureza" (2019.1) "Introdução aos estudos sociais da ciência e tecnologia" (2016.2)Participação nas disciplinas:"Metodologia de Pesquisa I" (2019.1; 2020.1; 2021.1)"Metodologia de Pesquisa II" (2018.2; 2020.2; 2021.2)"Saúde Coletiva" (2020.2; 2021.2)"Teoria Social" (2020.1; 2021.1)
Atividades
-
03/2025
Direção e administração, Instituto de Medicina Social.,Cargo ou função, Coordenadora de extensão do IMS/UERJ.
-
01/2025
Direção e administração, Instituto de Medicina Social.,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Políticas e Instituições de Saúde (DPIS).
-
02/2024
Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docente (Doutorado), Teoria Social
-
12/2023
Extensão universitária , Centro Biomédico, Instituto de Medicina Social.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de extensão "Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana".
-
11/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Biomédico, Instituto de Medicina Social.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IMS/ UERJ.
-
05/2024 - 03/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Biomédico, Instituto de Medicina Social.,Cargo ou função, Representante do DPIS na Comissão PROEX.
-
09/2023 - 12/2023
Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos do Conhecimento da Vida (2023.2)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marina Fisher Nucci e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?