Marta Helena Branquinha de Sá
Concluiu a Faculdade de Farmácia (1990) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado (1994) e Doutorado (2000) em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Microbiologia Geral do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) da UFRJ, Bolsista de Produtividade nível 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Coordena o Laboratório de Estudos Avançados de Microrganismos Emergentes e Resistentes, junto com o Prof. André Luis Souza dos Santos e participa como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências (Microbiologia) da UFRJ. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Parasitologia e Biologia e Fisiologia dos Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão de peptidases e efeito de inibidores proteolíticos na biologia celular e virulência de microrganismos patogênicos; e reposicionamento de compostos para o tratamento de infecções.
Informações coletadas do Lattes em 16/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências (Microbiologia)
1994 - 2000
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise estrutural de glicoinositolfosfolipídeos polares do Trypanosoma (Schizotrypanum) dionisii
Orientador: em University of Dundee ( Michael A J. Ferguson)
com Alane Beatriz Vermelho. Palavras-chave: Glicoconjugados; Tripanossomatídeos; Trypanosoma.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
Mestrado em Ciências (Microbiologia)
1992 - 1994
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise qualitativa de glicoconjugados e proteinases em tripanossomatídeos
, Ano de Obtenção: 1994.Alane Beatriz Vermelho.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Glicoconjugados; Proteinases; Tripanossomatídeos.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Enzimologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Projetos de pesquisa
-
2001 - Atual
Aspectos funcionais e bioquímicos de proteases em tripanossomatídeos, Descrição: Nosso grupo de pesquisa tem se dedicado à detecção e determinação das funções de peptidases em tripanossomatídeos. Através desses estudos, nosso grupo tem demonstrado a participação dessas enzimas em diferentes etapas do ciclo de vida destes parasitos, como na sua proliferação, diferenciação celular e interação com hospedeiros vertebrados e invertebrados. Entre as diversas peptidases que foram estudadas pelo nosso grupo, destacam-se as calpaínas e as aspártico-peptidases. As calpaínas compreendem uma família de cisteína peptidases neutras dependentes de cálcio, presentes no citosol de todas as células animais. A existência de calpaínas e proteínas relacionadas numa ampla variedade de organismos sugere uma função básica e essencial em eventos fisiológicos celulares. A participação dessas enzimas em diversos processos patológicos explica a existência de numerosos grupos de pesquisa devotados ao estudo das calpaínas e ao desenvolvimento de inibidores proteolíticos com aplicação terapêutica. Com o mesmo objetivo, nosso grupo de pesquisa tem utilizado os inibidores da aspártico-peptidase do HIV (IPs-HIV), com uso clínico aprovado, para a caracterização das aspártico-peptidases de tripanossomatídeos e determinação das funções destas enzimas no ciclo de vida destes parasitos. Desta forma, os inibidores proteolíticos disponíveis comercialmente e análogos devem ser avaliados com o objetivo de se descobrir inibidores com curta duração de tratamento, de administração oral, mais potentes e com baixo custo para o tratamento de tripanossomíases. visando empregar os compostos com uso clínico aprovado como quimioterapia alternativa no tratamento da Doença de Chagas e da leishmaniose cutânea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marta Helena Branquinha de Sá - Coordenador / Cláudia Masini dAvilaLevy - Integrante / André Luis Souza dos Santos - Integrante / Lívia de Oliveira Santos - Integrante / Fernanda de Aquino Marinho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 22
Prêmios
2015
Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.
2010
Jovem Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.
2007
Jovem Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.
2001
Programa de Apoio a Recém-Doutor Antonio Luiz Vianna, UFRJ.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, Departamento de Microbiologia Geral. , CCS - Bloco E - Sala 05 subsolo - Cidade Universitária, Ilha do Fundão, 21941902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39386740, Fax: (21) 25608344
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2020
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora associada IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2017
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora associada III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2015
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora associada II, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2013
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora associada I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2011
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1996 - 2001
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2018
Ensino, Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenadora da disciplina Fisiopatologia das Infecções por Eucariotos
-
01/2017
Ensino, Ciências (Microbiologia), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Geral
-
08/2013
Ensino, Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Celular e Fisiologia dos Microrganismos
-
05/2012
Ensino, Ciências (Microbiologia), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Novas abordagens sobre a quimioterapia contra tripanossomatídeos e fungos
-
08/2009
Extensão universitária , Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes.,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão "Hoje a nossa escola é a Universidade", com alunos de escolas do ensino fundamental, coordenado pela Prof. Agnes Marie Sá Figueiredo..
-
08/2002
Direção e administração, Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes.,Cargo ou função, Coordenador de Curso - 2 período do Bacharelado em Microbiologia.
-
03/2002
Ensino, Microbiologia e Imunologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica celular II
-
07/1996
Direção e administração, Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, Departamento de Microbiologia Geral.,Cargo ou função, Coordenador da disciplina Biologia Celular e Fisiologia dos Microrganismos.
-
03/1993
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, Departamento de Microbiologia Geral.,Linhas de pesquisa
-
11/2019 - 10/2023
Direção e administração, Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes.,Cargo ou função, Diretora-adjunta.
-
08/2012 - 08/2018
Direção e administração, Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes.,Cargo ou função, Vice-Chefe do Departamento de Microbiologia Geral.
-
06/1995 - 02/2016
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia e Imunologia para Enfermagem
-
03/1996 - 03/2014
Ensino, Ciências (Microbiologia), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Citologia e Ultra-estrutura das Células Procarióticas
-
07/2010 - 07/2012
Direção e administração, Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Microbiologia Geral.
-
03/2000 - 03/2012
Ensino, Microbiologia e Imunologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Treinamento Científico I
-
03/1996 - 02/2012
Ensino, Microbiologia e Imunologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia das Células Procarióticas, Ecologia Microbiana
-
04/2004 - 07/2010
Direção e administração, Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes.,Cargo ou função, Chefe de serviço do Departamento de Microbiologia Geral - UFRJ.
-
04/2007 - 04/2009
Direção e administração, Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes.,Cargo ou função, Membro da Congregação do Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ, como representante dos professores adjuntos.
-
03/2000 - 03/2003
Direção e administração, Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, Departamento de Microbiologia Geral.,Cargo ou função, Coordenador da disciplina Fisiologia de Células Procariotas e Eucariotas.
-
03/1997 - 03/2000
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia e Imunologia para Medicina
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marta Helena Branquinha de Sá e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?