Roque Strieder

Possui graduação em Ciências 1 Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1978). Graduação em Ciências Licenciatura Plena Com Habilitação Em Mat pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1983). Especialização em Matemática pela Unijuí/RS (1986). Especialização em Adminsitração escolar pela UFSC/SC (1991). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atuou como pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina no período de maio de 2000 até maio de 2008. Foi editor da revista Visão Global da Unoesc no período de 2007 a 2010. Professor do programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Unoesc. Professor em cursos de graduação e especialização. Atua como pesquisador em projetos de pesquisa da Unoesc, do PIBIC/CNPq e da Fapesc, bem como em projetos com fomento local. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento complexo. Formação humana. Aprendizagens como experiências em vida. Biociências e biopoder.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1997 - 1999

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Educar para Iniciativa e a Solidariedade: Por uma nova mentalidade pedagógica
Prof Dr. Hugo Assmann. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; Iniciativa; solidariedade.Grande área: OutrosGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1994 - 1996

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Produção Agricula Integrada,Ano de Obtenção: 1996
Prof Dr. Norberto Jacob Etges.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Produção Agrícula; Educação; Ser Humano.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Administração Escolar

1990 - 1991

Universidade Federal de Santa Catarina

Especialização em Em Matemática

1985 - 1986

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduação em Ciências Licenciatura Plena Com Habilitação Em Mat

1981 - 1983

Faculdade de Filosofia Ciências E Letras de Ijuí

Graduação em Ciências 1º Grau

1976 - 1978

Faculdade de Filosofia Ciências E Letras de Ijuí

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Curso de Editoração Científica. (Carga horária: 8h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Cognição e Aprendizagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

STRIEDER, R. . Coordenação de Painel: Formação docente e processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica no I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino. 2018. (Outro).

STRIEDER, R. . Coordenação das apresentações de Trabalho no Eixo Filosofia e Educação. 2018. (Outro).

STRIEDER, R. . Comissão de Finanças, Alojamento e Transporte no VI Colóquio Internacional de Educação - Democracia em tempos de crises. 2018. (Outro).

STRIEDER, R. ; BECKER, F. . Coordenação de mesa de Conferência: Crise de paradigmas e Desafios Educacionais. 2016. (Congresso).

STRIEDER, R. . Membro do comitê Científico no V Colóquio Internacional de Educação - Educação e cidadania: desafios e estratégias possíveis.. 2016. (Congresso).

STRIEDER, R. . IX Colóquio de Educação - A formação do educador no século XXI - na perspectiva do diálogo educativo. 2010. (Congresso).

STRIEDER, R. . VIII Colóquio de Educação - A formação do educador no século XXI - na perspectiva do diálogo educativo. 2009. (Congresso).

STRIEDER, R. . Membro da Comissão Organizadora e Científica do II Colóquio Internacional em Educação e VIII Seminário Regional em Educação da Unoesc.. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Colóquio Internacional de Filosofia e Educação - Educação, Justiça e desenvolvimento Humano. 2019. (Outra).

Seminário: Perspectiva teórico-metodológica da pesquisa em educação: Materialismo histórico dialético. 2019. (Seminário).

XV Congreso Internancional Galego-Português de Psicopedagogia. Escolas Paroquiais: elo virtuoso entre família, escola e comunidade. 2019. (Congresso).

XV Congreso Internancional Galego-Português de Psicopedagogia. Autopoiese; ressignificação dos ser humano como ser autônomo e interdependente. 2019. (Congresso).

III Encontro Anual dos Alunos e Professores do Centro de Educação de Jovens e de Adultos de Itapiranga/SC.Diálogo entre a Espiritualidade e a Ciência. 2018. (Encontro).

I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino. 2018. (Seminário).

VI Colóquio Internacional de Educação - Democracia em Tempo de Crises. 2018. (Outra).

VI Colóquio Internacional de Educação - Democracia em Tempo de Crises.Humanização experiências formativas em coevolução. 2018. (Outra).

VI Colóquio Internacional de Educação - Democracia em Tempo de Crises.Direito à Educação no mundo globalizado. 2018. (Outra).

VI Colóquio Internacional de Educação - Democracia em Tempo de Crises.Do representacionismo para concepções dinâmicas. 2018. (Outra).

XII AnpedSul.EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM CONTEXTOS DE COMPLEXIDADE. 2018. (Encontro).

XIII Semana da Pedagogia e X Seminário da Escola de Pais do Brasil Seccional Videira.Educação Desafios e perspectivas. 2018. (Seminário).

XXIV Seminário de Iniciação Científica, XI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e IX Mostra Universitária.Humanização: experiências formativas em coevolução. 2018. (Seminário).

I Colóquio de Filosofia e Educação: sobre as relações entre violência e educação.Violência Epistemologia e educação. 2017. (Outra).

I Colóquio de Filosofia e Educação: sobre as relações entre violência e educação e IV Seminário de Estratégias e ações multidisciploinares: desafios ético-educacionais em contextos escolares e e. 2017. (Outra).

Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação: Avaliação educacional, prestação de contas e responsabilização (accountabiliti) em contextos ibero e latino-americanos). 2017. (Seminário).

XX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - ENACED.Educação, esperança e formação docente. 2017. (Encontro).

1 Congresso Regional de Direitos Humanos: Educação, Ambiente e Saúde. A Formação Humana nos contextos educativos: desafios para uma vida ética. 2016. (Congresso).

Desenvolvimento das atividades pedagógicas 2016/2 - Projeto Observatório da Educação - Estratégias e ações multidisciplinares n 12386.Desenvolvimento de Atividades Pedagógicas. 2016. (Encontro).

Formação Continuada - Iporã do Oeste.DOCÊNCIA EDUCATIVA: ações para viver junto com outros. 2016. (Encontro).

Formação continuada - São João do Oeste/SC.Docência Educativa: ações para viver junto com outros. 2016. (Encontro).

Formação continuada - Tigrinhos/SC.O que faço e, como faço, quando digo que estou avaliando?. 2016. (Encontro).

Formação Continuada - UDESC - Unidade Chapecó.Melhorias nas Concepções de vida e Convivência. 2016. (Encontro).

Formação Copntinuada - Descanso/SC.EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO CURRICULAR EMERGENTE. 2016. (Encontro).

Seminário Avançado: Articulações entre Esclarecimento e Educação. 2016. (Seminário).

V Colóqui Internacional de Educação - Educação e Cidadania: desafios e estratégias.Conversa sobre ética e comunidade humana. 2016. (Outra).

V Colóquio Internacional de Educação - Educação e Cidadania: Desafios e Estratégias Possíveis. 2016. (Outra).

V Colóquio Internacional de Educação - Educação e Cidadania - desafios e estratégias.Biologia do Amar e Ternura: pistas para criar sensibilidade humana e ambiental.. 2016. (Outra).

Encontro com pais de Alunos da Educação Infantil.EDUCAÇÃO INFANTIL FILHO, FILHA, CRIANÇA, ALUNO, ALUNA. 2015. (Encontro).

Encontro de Pais com alunos no Ensino Fundamental.De filho e filha para criança: aluno e aluno. 2015. (Encontro).

Formação continuada - Secretaria Municipal de Educação de Nova Erechim/SC.O que faço e, como faço, quando digo que estou avaliando?. 2015. (Encontro).

Seminário Internacional de Políticas e Processos Educativos: Avaliação e regulação da Educação em contextos ibero e latino-americanos - 20 horas. 2015. (Seminário).

V SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: CONFLUÊNCIAS I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: CONFLUÊNCIAS.DISPOSITIVOS DE CAPTURA: PROFANAÇÃO POSSÍVEL VIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2015. (Seminário).

V SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: CONFLUÊNCIAS I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: CONFLUÊNCIAS.Da linguagem enquanto dispositivo de controle à linguagem enquanto acontecer humano. 2015. (Seminário).

V SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: CONFLUÊNCIAS I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: CONFLUÊNCIAS - 40 horas. 2015. (Seminário).

XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. 2015. (Congresso).

XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. Educação Inclusiva: um convite para pensar a complexidade humana. 2015. (Congresso).

XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A formação no horizonte do acontecer primordial: a pre-sença como um dos elementos essenciais. 2015. (Congresso).

XVI Forum Nacional de Educação.Avaliação em sala de aula. 2015. (Outra).

4 Colóquio Internacional de Educação: Educação, Diversidade e Ação Pedagógica e 1 Seminário de Estratégias e Ações multidisciplinares. 2014. (Congresso).

4 Colóquio Internacional de Educação: Educação, Diversidade e Ação Pedagógica e 1 Seminário de Estratégias e Ações multidisciplinares. Tecnologias: nosso exoesqueleto e o sonho colaborativo. 2014. (Congresso).

Capacitação dos Profissionais.A relevância da Afetividade na Educação. 2014. (Encontro).

Desenvolvimento das atividades pedagógicas 2014/2 - Projeto Estratégias e ações multidisciplinares: implicações na qualidade da Educação Básica (CAPES/OBEDUC - Unoesc - Projeto 12386).Desenvolvimento de atividades pedagógicas. 2014. (Encontro).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Bases estruturais da educação moderna. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Reflexões acera do humano e da educação. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Formação continuada. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Bases estruturais da educação moderna. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.O pensamento Complexo. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Compreensões dos processos de ensino e aprendizagem. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.O pensamento Complexo. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Exposição do projeto estratégias e ações multidisciplinares. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Reflexões acera do humano e da educação. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Compreensões dos processos de ensino e aprendizagem. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Exposição do projeto estratégias e ações multidisciplinares. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Formação continuada. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Exposição do projeto estratégias e ações multidisciplinares. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.O espírito livre. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.O pensamento Complexo. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Bases estruturais da educação moderna. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.O pensamento Complexo. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Bases estruturais da educação moderna. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Compreensões dos processos de ensino e aprendizagem. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Exposição do projeto estratégias e ações multidisciplinares. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Reflexões acera do humano e da educação. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Formação continuada. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.O espírito livre. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Reflexões acera do humano e da educação. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Formação continuada. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.O espírito livre. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.Compreensões dos processos de ensino e aprendizagem. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense - Implicações na qualidade da Educação Básica (Programa Observatório da Educação -o.O espírito livre. 2014. (Seminário).

Evento temático.Ética e humanização. 2014. (Encontro).

Formação continuada.Desafios interdisciplinares: uma dinâmica colaborativa. 2014. (Oficina).

Formação continuada.Experiências formativas no século XXI. 2014. (Encontro).

Formação continuada.Desafios inter e transdisciplinares. 2014. (Encontro).

Formação continuada.O que faço e, como faço, quando digo que estou avaliando?. 2014. (Encontro).

Formação continuada.TENRA INFÂNCIA: QUAL FORMAÇÃO, QUAIS AÇÕES? HUMANAR EM TERNURA. 2014. (Encontro).

Formação continuada.O que faço e, como faço, quando digo que estou avaliando?. 2014. (Encontro).

Formação continuada.Tenra Infância: qual formação, quais ações? humanar em ternura. 2014. (Encontro).

Formação continuada.Responsabilidades formativas no século XXI. 2014. (Encontro).

Formação continuada.Planejar estrategicamente. 2014. (Encontro).

Formação continuada.Experiências formativas: ética e humanização no século XXI. 2014. (Encontro).

Formação continuada.Curiosidade investigativa e aprendente. 2014. (Encontro).

Formação teórica - Projeto Estratégias e ações multidisciplinares: implicações na qualidade da Educação Básica (Capes/OBEDUC Proejto n 12386).Formação Teórica. 2014. (Encontro).

I Fórum Sul Brasileiro de Educação. Avaliação e o paradigma pós moderno da Educação. 2014. (Congresso).

Seminário de políticas e processos em educação: perspectivas da educação Pública na contemporaneidade.. 2014. (Seminário).

Universidad 2014: 9no Congreso Internacional de Educación Superior. 2014. (Congresso).

VIII Semana Acadêmica das Licenciaturas. 2014. (Outra).

V Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação e I Congresso da Sociedade Brasileira da Filosofia da Educação: Racionalidade, Amizade e Experiência Formativa. 2014. (Seminário).

V Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação e I Encontro da Sociedade Brasileira da Filosofia da Educação: Racionalidade, Amizade e Experiência Formativa.Escola acolhedora: o outro diferente em ambientes de amizade. 2014. (Seminário).

XVII Endipe Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Da fragmentação do conhecimento à fragmentação do humano: o diálogo como condição à educação. 2014. (Encontro).

XVII Endipe Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Encontro).

12 Colóqio de Educação: pensando a educação no contexto das novas tecnologias.Mesa redonda: Condição Humana, formação multidisciplinar no Oeste Catarinense. 2013. (Outra).

8ª Jornada de Educação Infantil.Tenra Infância: qual formação, quais ações?. 2013. (Outra).

CONAE: etapa Municipal: Pais, Educadores, Estudantes e Sociedade civil organizada.Eixo II - Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos. 2013. (Seminário).

CONAE - etapa Municipal de Guatambu/SC - Professores da rede Municipal Mun.Educação e Diversidade: Justiça Social, inclusão e Direitos Humanos.. 2013. (Encontro).

Formação continuada.O ser humano e a educação no século XXI: análiuse de conjuntura. 2013. (Encontro).

Formação Continuada.Formação docente e práticas pedagógicas. 2013. (Encontro).

Formação teórica dos bolsistas.Formação Teórica dos bolsistas do proejto N. 12386/OBEDUC. 2013. (Encontro).

III Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental - Ações e Estratégias na Escola Pública do Oeste catarinense. 2013. (Seminário).

Segundo Encontro da equipe de pesquisadores, colaboradores e boplsistas do OBEDUC n 12386 Edital 049/2012. 2013. (Encontro).

Seminário Avançado.Nas dobras e endobras da Educação Inclusiva. 2013. (Seminário).

Seminário Avançado: Café com filosofia - Leituras sobre Hannah Arendt e Leituras sobre Richard Rorty e a Educação.Leituras Richard Rorty e a Educação. 2013. (Seminário).

Seminário Avançado: O coneito de Educação na contemporaneidade. 2013. (Seminário).

Seminário Avançado - Café com Filosofia - Leituras sobre Hannah Arendt e Leituras sobre Richard Rorty e a educação. 2013. (Seminário).

Seminário de Pesquisa sobre indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental - Ações e estratégias na escola Pública do Oeste catarinense. 2013. (Seminário).

Seminário Educação em tempos de mudanças.Educação e Diversidade. 2013. (Seminário).

SIIEPE Simpósio Internacional sobre interdisciplinaridade no Ensino, na pesquisa e na extensão - Região Sul. 2013. (Simpósio).

XII Congresso Internacional Galego-Portugês de Psicopedagogia. Os processos educativos em práticas sociais: interdependência, horizontalidade e capacidade criativa. 2013. (Congresso).

XII Congresso Internacional Galego-Portugês de Psicopedagogia. Terceiro Incluído uma contribuição para a educação inclusiva. 2013. (Congresso).

XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2013. (Congresso).

1 ciclo de encontros Municipais do Programa Observatório da Educação - Sessão de São Lourenço do Oeste. 2012. (Encontro).

1 Ciclo de Seminários do Observatório da Educação - Sessão Itapiranga.Avaliação em larga escala e o papel do Ideb na escola de ensino fundamental. 2012. (Seminário).

1 Ciclo de Seminários escolares do Observatório da Educação - Sessão de Dionísio Cerqueira.Avaliação em larga escala e o papel do Ideb na escola de ensino fundamental. 2012. (Seminário).

1 Ciclo de Seminários escolares do Observatório da Educação - Sessão de São Miguel do Oeste.Avaliação em larga escala e o papel do Ideb na escola de ensino fundamental. 2012. (Seminário).

1 Seminário do Observatório da Educação nos Cursos de Licenciatura da Unoesc. 2012. (Seminário).

AnpedSul.Dignidade humana como desafio da inclusão escolar. 2012. (Seminário).

Aperfeiçoamento para Professores da Educação Básica - Serra Alta.Nas pegadas da humanização: transformação do agir educativo num convivência. 2012. (Encontro).

Formação continuada.FORMAÇÃO HUMANA - TRANSFORMANDO A ESCOLA NUM HABITAR HUMANO. 2012. (Encontro).

Formação continuada.AVALIAÇÃO TRANSPESSOAL ? o que é isso?. 2012. (Encontro).

Formação continuada.O que faço quando digo que estou avaliando?. 2012. (Encontro).

Formação continuada.O que faço quando digo que estou avaliando?. 2012. (Encontro).

Formação continuada.Nas Pegadas da humanização: um veio de afetividade. 2012. (Encontro).

Formação Continuada.A Avaliação no processo educativo. 2012. (Encontro).

Formação Continuada: Estudo e reflexão acerca das novas concepções de avaliação.O que faço e, como faço, quando digo que estou avalaindo?. 2012. (Encontro).

Formação continuada: Estudo e reflexão acerca das novas concepções sobre avaliação.O que faço e, como faço, quando digo que estou avaliando?. 2012. (Encontro).

Formação Profissional.O PAPEL DO EDUCADOR E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. 2012. (Encontro).

II Fórum Regional para elaboração dos Planos Municipais de Educação - AMPLASC.Formação Humana: inclusão, ética, valores e cidadania. 2012. (Outra).

II Seminário de Pesquisa sobre indicadores de qualidade do ensino fundamental - Desafios à construção da qualidade social da educação escolar (Programa Observatório da Educação). 2012. (Seminário).

IV Senafe. 2012. (Seminário).

IV Senafe.Terceiro Incluído e a educação inclusiva. 2012. (Seminário).

IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX Anped Sul. 2012. (Seminário).

Oficina de elaboração de projetos e Relatórios de Pesquisa.Elaboração de projetos e relatórios de pesquisa. 2012. (Oficina).

Seminário avançado: Educação Básica e Superior - Interlocuções Brasil/Portugal. 2012. (Seminário).

Seminários Avançados - Análise Demográfica, Educacional e Socieconômica do Oeste Catarinense: Para onde caminha a educação?. 2012. (Seminário).

Seminários avançados - Poíticas Públicas Educacionais Contemporâneas e Formação do Professor. 2012. (Seminário).

VI SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA da CELER Faculdades.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Da igualdade para a diferença como lógica do Terceiro Incluído. 2012. (Encontro).

VI Semana das Licenciaturas: Olhares transdisciplinares para o processo educativo.Avaliação: numa perspectiva do "cum-versare" e da aprendência. 2012. (Seminário).

V Simpósio Regional de Educação Básica.Avaliação: um desafio transdisciplinar. 2012. (Oficina).

XVIII Seminário de Iniciação Científica e V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.Inclusão Escolar: possibilidades de firmar a dignidade humana pela vertente do terceiro incluído. 2012. (Seminário).

XVIII Seminário de Iniciação Científica e V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensãoo. 2012. (Seminário).

1 Ciclo de Encontros Municipais do programa Observatório da Educação - Sessão de São LOurenço do Oeste. 2011. (Encontro).

1 Ciclo de Encontros Municipais do programa Observatório da Educação - Sessão de São Miguel do Oestev. 2011. (Encontro).

6 Seminário sobre sustentabilidade.A etnografia desvendando a construção do saber ambiental na formação de indivíduos. 2011. (Seminário).

Aula inaugural do Curso de Matemática.Educador de Matemática em tempos de incertezas. 2011. (Encontro).

Formação continuada de Professores.Avaliação: reflexão e ações. 2011. (Encontro).

Grupos de Pesquisa Políticas Pùblicas em Educação e Formação Docente e Prática de Ensino. 2011. (Encontro).

III Colóquio Internacional de Educação "Desafios da qualidade da educação nesta década - Qual qualidade?".Coordenador de sala. 2011. (Outra).

III Colóquio Internacional em Educação e I Seminário de pesquisa sobre indicadores de qualidade do ensino fundamental.Inclusão escolar: possibilidades de firmar a dignidade humana pela vertente do Terceiro Incluído. 2011. (Seminário).

III Colóquio Internacional em Educação e I Seminário de Pesquisa sobre indicadores de qualidade do ensino fundamental. 2011. (Seminário).

III Colóquio Internacional em Educação e I Seminário de Pesquisa sobre indicadores de qualidade do ensino fundamental..Da qualidade em educação à ética. 2011. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Filosofia e Educação: Racionalidade, reconhecimento e experiência formativa. 2011. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Filosofia e Educação: Racionalidade, reconhecimento e experiência formativa.INCLUSÃO ESCOLAR: um olhar para crianças pela lente da dignidade. 2011. (Seminário).

Pedagogía 2011. Educação Ambiental versus natureza humana: do Homo rapiens aos Homo sapies. 2011. (Congresso).

Plano Nacional de Educação: Pensando um novo PNE. 2011. (Seminário).

Semana acadêmcia do curso dePedagogia.Educar com ternura. 2011. (Encontro).

Semana Acadêmcia do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.Educação Ambiental um processo de simbiosofia. 2011. (Outra).

Seminário Avançado.Inclusão Escolar: um desafio da igualdade na convivência com os diferentes. 2011. (Seminário).

Seminários Avançados: Projetos bem sucedidos em Educação Moral: em busca de experiências brasileiras". 2011. (Seminário).

Sessão de estudos da Pesquisa Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental. 2011. (Encontro).

XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. 2011. (Congresso).

XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. Inclusão Escolar: do reconhecimento da diversidade para a dignidade humana. 2011. (Congresso).

XV Encontro de Docentes - a dimensão estética da comunicação; outros indicadores éticos para viver a docência.. 2011. (Encontro).

XVII Seminário de Iniciação Científica e IV Seminário de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Seminário).

2 Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.A inclusão escolar e os desafios da aprendizagem. 2010. (Outra).

Capacitação para assessores pedagógicos - SDR de Maravilha.ESCOLA UM HABITAR HUMANO. 2010. (Encontro).

Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.Inclusão escolar e os desafios da aprendizagem. 2010. (Simpósio).

IV Semana das Licenciaturas.Nas Pegadas da humanização um educar possível. 2010. (Encontro).

IV Semana das Licenciaturas.Nas pegadas da Humanização, um educar possível. 2010. (Outra).

IV Simpósio Regional de Educação Básica.Elaboração de instrumentos de coleta de dados para a avaliação. 2010. (Simpósio).

IX Colóquio de Educação - A formação do Educador no Século XXI: A educação como compromisso público e social..O que eu faço quando digo que estou avalaindo?. 2010. (Simpósio).

Oficina de Complementação de Estudos.Trabalho Acadêmico - Apresentação de trabalhos. 2010. (Oficina).

Primeira Semana Acadêmica do curso de Matemática.EDUCAR PARA A SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE INCERTEZA. 2010. (Encontro).

Seminário Avançado.Sexualidade e evolução humana, o conflito entre o ser social e o ser biológico. 2010. (Seminário).

Seminários avançados. 2010. (Seminário).

Utilização de normas da ABNT.Normas da ABNT para Artigos científicos. 2010. (Oficina).

V Encontro de Coordenadores de Curso. 2010. (Encontro).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010.Depressão e ansiedade em professores; implicações educacionais e profissionais. 2010. (Encontro).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010. 2010. (Outra).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped-sul 2010.Educação em Tempo integral: desafiando educadores. 2010. (Outra).

XIV Encontro de Docentes - Ensino de Graduação: dialogando sobre teorias e práticas. 2010. (Encontro).

XIV Encontro de Docentes Ensino de Graduação - dialogando sobre teorias e práticas. 2010. (Encontro).

XVI Seminário de Iniciação Científica e III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2010. (Seminário).

8 Colóquio de Educação - a formação do educador no século XXI.A formação docente na perspectiva do diálogo eduicativo. 2009. (Outra).

Capacitação de professores: Educação de jovens e adultos.O ser humano e suas relações. 2009. (Encontro).

Capacitação de professores: Educação de jovens e adultos.Direitos Humanos E Cidadania. 2009. (Encontro).

Conferência Conae 2010.Gestão democrática e avaliação emancipatória. 2009. (Encontro).

Curso de Formação pedagógica para docência no ensino superior.O papel do professor universitário. 2009. (Encontro).

Formação continuada: planejamento e gestão nas unidades escolares - promovido pel Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha/SC.Reflexões e provocações para ações de uma gestão humanizadora. 2009. (Encontro).

Formação de professores: Educação de jovens e adultos.Direitos Humanos E Cidadania. 2009. (Encontro).

Formação de professores e educadores.Ensonhando perspectivas para uma nova visão em educação. 2009. (Encontro).

I Encontro Nacional do conhecimento: saberes e vivências.Cursos de licenciaturas envolvidos com a formação humana. 2009. (Encontro).

II Colóquio Internacional em Educação e VIII Seminário Regional em Educação.O desafio de ensinar e aprender matemática no contexto da diversidade cultural. 2009. (Seminário).

III Seminário Nacional de Filosofia e Educação. 2009. (Seminário).

III Seminário Nacional de Filosofia e Educação - III SENAFE.Desafios e possibilidades na Construção de Sensibilidade para aceitar o outro em suas diferenças. 2009. (Seminário).

II Seminário Municipal de Educação.Saúde dos profissionais de educação e relações interpessoais no ambiente de trabalho. 2009. (Seminário).

Programa permanente de profissionalização docente da Unoesc; Introdução à docência na Unoesc. 2009. (Encontro).

VII Semana Acadêmica de Psicologia: a interdisciplinaridade e o mercado de trabalho.Bioética. 2009. (Encontro).

V Jornada de Educação Infantil.O stress docente e a esperança como alternativa de saída. 2009. (Seminário).

X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. DA INDIFERENÇA E INTOLERÂNCIA PARA A JUSTIÇA E A SENSIBILIDADE HUMANA. 2009. (Congresso).

XV Seminário de Iniciação Científica e II Seminario Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.Depressão e ansiedade em profissionais da educação das regiões da AMERIOS e da AMEAOSC. 2009. (Seminário).

XV Seminário de Iniciação Científica e II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.A inclusão escolar e os deafios da aprendizagem. 2009. (Seminário).

AnpedSul. 2008. (Seminário).

AnpedSul.Depressão e ansiedade em profissionais da Educação no município de Sâo Miguel do Oeste. 2008. (Seminário).

Aula Inaugural no curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Santa Catarina.Aula Inaugural. 2008. (Outra).

CEJA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS..Direitos Humanos e Cidadania. 2008. (Encontro).

Curso de metodologia da pesquisa na Área de Ciências Sociais Aplicadas.Filosofia da Ciência. 2008. (Oficina).

Das práticas escolares à significação do conhecimento.A teoria do pensamento complexo e a formação docente. 2008. (Seminário).

Formação continuada.Educação Humanizadora - desafio coletivo. 2008. (Seminário).

I Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe.Significado da Escola para Pais, mães, alunos/as, funcionários, dirigentes e profesores/as. 2008. (Seminário).

II Conferência Municipal de Educação. A escolarização nos tempos atuais e a necessária participação de cada um na condução do processo Educacional. 2008. (Congresso).

III Seminário Internacional sobre filosofia e educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica. 2008. (Seminário).

III Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica.Formação pedagógica e educação inclusiva. 2008. (Seminário).

I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2008. (Seminário).

I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão rumo ao Desenvolvimento Regional. 2008. (Encontro).

I Siepe Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoesc.A importância da escola na formação para a convivência. 2008. (Seminário).

IX FÓRUM DE EXTENSÃO DA ACAFE E IV SEMINÁRIO DE PESQUISA. 2008. (Seminário).

Programa permanente de profissionalização docente da Unoesc. 2008. (Encontro).

Programa permanente de profissionalização docente da Unoesc.A pesquisa na açãodocente; A extensão na ação docente. 2008. (Encontro).

Seminário Avançado.Significado da escola sob a ótica de membros da comunidade escolar. 2008. (Seminário).

Seminários Avançados. 2008. (Seminário).

VIII Semana Acadêmica de Matemática - A diversidade no contexto matemático.Matemática como Formação. 2008. (Encontro).

V Seminário Interno de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão da Unoesc Vieira.A Iniciação Científica na Formação de Agentes de Inovação. 2008. (Seminário).

Congresso Educação e Democracia. Transdisciplinaridade: um linguajar pedagógico como possibilidade de consolidar ética e justiça. 2007. (Congresso).

Educação e Democracia: representações sociais, práticas educativas e cidadania. Congresso Educação e Democracia: representações sociais, práticas educativas e cidadania. 2007. (Congresso).

Encontro de Professores da Rede Municipal.Educar para a Solidariedade. 2007. (Encontro).

I Colóquio Internacional em Educação e VII Seminário Regional em Educação.O ensino da pesquisa e o ensino pela pesquisa. 2007. (Seminário).

I Fórum de Extensão, Cultura e Ação Social da Unoesc. 2007. (Outra).

VI Seminário de Iniciação Científica, V Seminário de Pesquisa da Unoesc.Diagnostico e medida do Estado de depressão, ansiedade e qualidade de vida dos profissionais da Educação do Município de São Miguel do Oeste. 2007. (Seminário).

Encontro de Docentes - Programa permanente de profissionalização docente da Unoesc: Introdução a docência.Encontro de Docentes - Programa permanente de profissionalização docente da Unoesc: Introdução a docência. 2006. (Encontro).

Encontro Docente.Programa Permanente de Profissionalização Docente da Unoesc: Introdução à Docência na Unoesc.. 2006. (Encontro).

III Encontro dos Grupos de Pesquisa Unoesc.III Encontro dos Grupos de Pesquisa Unoesc/2006. 2006. (Encontro).

VI ANPEd Sul.VI ANPEd Sul. 2006. (Seminário).

VII Fórum de Extensão Universitária da ACAFE.VII Fórum de Extensão Universitária da ACAFE. 2006. (Outra).

V Seminário de Iniciação Científica, IV Seminário de Pesquisa e II Mostra de Extensão.Construindo um imaginário de interdependência e de bem-viver-com-todas-as-formas-vivas a partir das aulas de ciências - Ensino Fundamental - e Biologia - Ensino Médio. 2006. (Seminário).

V Seminário de Iniciação Científica, IV Seminário de Pesquisa e II Mostra de Extensão.Agressividade Humana: um tema aberto! Entre! (Entreaberturas). 2006. (Seminário).

Ciclo de debates: Reflexões sobre o processo de aprendizagem na Educação Básica.Ciclo de debates: Reflexões sobre o processo de aprendizagem na Educação Básica. 2005. (Outra).

Encontro de Doicentes - Universidade, Nossos Desafios.Encontro de Docentes - Universidade, Nossos Desafios. 2005. (Encontro).

FOPROP SUL. 2005. (Outra).

II Encontro Regional de Profissionais de História e Geografia.II Encontro Regional de Profissionais de História e Geografia. 2005. (Encontro).

II Seminário de Pesquisa Docente.Construindo um imaginário de inter-dependência e de bem-viver-com-todas-as-formas-vivas a partir das aulas de Ciências - Ensino Fundamental - e Biologia - Ensino Médio. 2005. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa Docente.Educação e agressividade: um tema aberto! Entre! (Entreaberturas). 2005. (Seminário).

IV Seminário de Iniciação Científica, III Seminário de Pesquisa e II MIEPE.Ciência e Ética - onde nos dias de hoje se encontram. 2005. (Seminário).

III Colóqui de Educação: A formação do educador no século XXI.A formação do Educador no século XXI. 2004. (Outra).

I Seminário de Pesquisa Docente.O desafio do educar para uma fidelidade à ética e valores. 2004. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa Docente.O desafio do educar para uma fidelidade à ética e valores. 2004. (Seminário).

V Seminário de Iniciação Científica.A simbiogênese como pre-suposto de uma educação para a humanização. 2003. (Seminário).

V Seminário de Iniciação Científica.A educação e a invenção de uma nova fidelidade aos valores e à ética. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Juliana Giacomelli Griebeler

STRIEDER, ROQUE; MARTINAZZO, C. J.; SILVA, S. P.; GRIEBELER, J. G.. Tecnologia e ensino: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elisandra Alves

STRIEDER, R.; FARINON, M. J.; ALVES, E.; BAIER, T.. Educação Matemática: os fractais potencializando a educação ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Aparecida Silva Dias

STRIEDER, R.; DIAS, F. A. S.; MARTINAZZO, C. J.; FELDKERCHER, N.. Tecnologia digitais: interconexões, interdependência e aprendizagens colaborativas. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Laudemir Bonamigo

STRIEDER, R.; FARINON, M. J.; GOERGEN, P.; BONAMIGO, L.. Formação docente na perspectiva de vivências éticas e humanizadoras. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Laudemir Bonamigo

FARINON, M. J.; GOERGEN, P.;STRIEDER, R.; BONAMIGO, L.. Formação docente na perspectiva de vivências humanizdoras. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Aparecida Silva Dias

STRIEDER, R.; MARTINAZZO, C. J.; FELDKERCHER, N.; DIAS, F. A. S.. Tecnologias digitais: interconexões, interdependência e aprendizagens colaborativas. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Elisandra Alves

STRIEDER, R.; BAIER, T.; FARINON, M. J.; ALVES, E.. Educação Matemática: os fractais potencializando a educação ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Juliano Rossi

STRIEDER, ROQUE; LAGO, C.; BERTICELLI, I. A.; ROSSI, J.. O dizer Deus em tempos pós-metafísicos e seus impactos na educação: um olhar desde a hermenêutica filosófica. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Sodryane Maria de Jesus

STRIEDER, ROQUE; FARINON, M. J.; JESUS, S. M.; JUNQUEIRA FILHO, G. A.. O espaço e tempo de ser humano criança. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Juliano Rossi

ROSSI, J.; LAGO, CLENIO;STRIEDER, R.; BERTICELLI, I. A.. O dizer Deus em tempos pós-metafísicos e seus impactos na educação: um olhar desde a hermenêutica filosófica. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Liane Fatima Pasinato Ranzan

RANZAN, L. F. P.;STRIEDER, R.; LAGO, CLENIO; PIOVEZANA, L.. Corporeidade e aprendizagem: implicações nas experiências formativas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: ROMILDO RICARDO RAMLOW

STRIEDER, R.; BERTICELLI, I. A.; RAMLOW, R. R.; BERNARDI, L. T. M. S.. Escola heterotópica contemporânea: convergência entre andragogia e escola da Ponte. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Aracéli Girardi da Silva

STRIEDER, R.; SOPELSA, O; MUHL, E. H.; SILVA, A. G.. Biologia do amar: implicações formativas no viver e conviver relacional humano.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Ivan Ribeiro Lazzari

STRIEDER, R.; LAGO, CLENIO; BACKES, J. L.; LAZZARI, I. R.. Migração, diversidade cultural e histórias de vida de professores em Barra dos Bugres/MT. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Aracéli Girardi da Silva

SILVA, A. G.;STRIEDER, ROQUE; SOPELSA, O; MUHL, E. H.. Biologia do amar: implicações formativas no viver e conviver. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Sodryane Maria de Jesus

JESUS, S. M.;STRIEDER, ROQUE; LAGO, CLENIO; JUNQUEIRA, G. A.. O espaço e tempo de ser humano criança. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Cristina Vieira

VIEIRA, C.;STRIEDER, ROQUE; FARINON, M. J.; BERNARDI, L. T. M. S.. Experiências formativas e de vida como desafios para (des)acomodações aprendentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Ivan Ribeiro Lazzari

LAZZARI, I. R.; LAGO, C.;STRIEDER, R.; BACKES, J. L.. Migração, diversidade cultural e histórias de vida de professores em Barra do Bugres/MT. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Juliane Maria Truccolo

TRUCCOLO, J. M.; COSSENTIN, V. L. F.; BOUFLEUER, J. P.; SILVA, S. P.;STRIEDER, R.. Complexidade e educação: um estudo sobre a transdisciplinaridade. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: TANCREDO HERIBERTO TONELLO

BORGES, P. A. P.;STRIEDER, R.; PETRY, V. J.; TONELLO, T. H.. ARGUMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMATICA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA ? PROFMAT) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Keila Daiane Ferrari Orso

STRIEDER, R.; EIDT, P.; NOGARO, A.; ORSO, K. D. F.. Formação de Professores: reflexões sobre humanização em contextos de contemporaneidade. 2016.

Aluno: Clarice dos Santos

STRIEDER, R.; EIDT, P.; SILVA, A. S.; SANTOS, C.. Formação de Professores: os desafios entre ser e estar professor. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Keila Daiane Ferrari Orso

STRIEDER, R.; EIDT, P.; NOGARO, A.; ORSO, K. D. F.. formação de Professores: relexões sobre humanização em contextos de contemporaneidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Clarice dos Santos

STRIEDER, R.; EIDT, P.; SILVA, A. S.. Formação de Professores: compromisso com empoderamento e autoridade. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Liane Fatima Pasinato Ranzan

STRIEDER, R.; LAGO, CLENIO; PIOVEZANA, L.; RANZAN, L. F. P.. Corporeidade e aprendizagem: implicações nas experiências formativas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Laís Maria Papa

STRIEDER, ROQUE; RIOS, M. P. G; VITORINO, A. J. R.; PAPA, L. M.. GOVERNAMENTALIDADE E MULTICULTURALISMO NA REVISTA NOVA ESCOLA. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Laís Maria Papa

STRIEDER, ROQUE; RIOS, M. P. G; VITORINO, A. J. R.; PAPA, L. M.. Políticas Públicas, Currículo e Governamentalidade: Estudo do Tema Multiculturalismo Por Meio da Revista Nova Escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Cassiane Knebel

STRIEDER, R.; LAGO, C.; SILVA, M. R.. Percepções da relação de proximidade e distanciamento dos pais na educação infantil e impactos na formação. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Renato Franke

STRIEDER, R.; EIDT, P.; MARCON, T.. Desafios da inclusão escolar: reconhecer as diferenças em contextos de igualdade. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Rute Rosângela Dalmina

STRIEDER, R.; NOGARO, A.; DALMINA, R. R.. Aprender e ensinar a partir da modificabilidade cognitiva de Feuerstein. 2015. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Andressa Sartori

EIDT, P.;STRIEDER, R.; PIOVEZANA, L.; SARTORI, A.. A educação como oportunidade para firmar a formação humana: contribuições da complexidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Andréia de Andrade Moraz

STRIEDER, R.; MORZ, A. A.; LAGO, C.; PIOVEZANA, L.. Educação e tecnologias em contextos de complexidade: experiências e aprendizagens colaborativas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Franciele Fantin

FANTIN, F.;STRIEDER, R.. Avaliação da aprendizagem em contextos de complexidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Cláudia Betânia Araújo do Prado Toprquato

TORQUATO, C. B. A. P.;STRIEDER, R.; FARINON, M. J.; GIACOMAZZO, G. F.. Formação e conhecimento em tecnologias para a educação: sobre o foco da análise filoóofica e pedagógica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Fabiana Kremer Pereira

STRIEDER, R.; MUHL, E.; FARINON, M. J.. Educação profissional e desenvolvimento humano: articulações a partir da abordagem das capacidades. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Bittencourte Bueno Mendes

STRIEDER, R.; RIOS, M. P. G; TREVISOL, M. T. C.. Currículo e diversidade cultuiral: um estudo realizado no ensino fundamental do município de Ouro Verde/SC. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Edinaldo Enoque da Silva Junior

STRIEDER, R.; EIDT, P.; FRANTZ, W.. Identidade e juventude: o extremo oeste catarinense em tempos de globalização. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Sandra Cristina Engel Vila Real

EIDT, P.;STRIEDER, R.; RIOS, M. P. G. Formação cultural de professores: histórias de vida. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Paula Cristina Klahold Rodrigues dos Reis

STRIEDER, R.; REIS, P. C. K. R.; EIDT, P.; BERTICELLI, I. A.. Desafios para o ensino superior do Senai: formação humana e profissional. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Cecilia Maria Werner Kummer

KUMMER, C. M. W.;STRIEDER, R.; EIDT, P.. As possíveis implicações dos fatores históricos e culturais nos resultados das avaliações em larga escala (IDEB e Prova Brasil). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Rosane Rosalen

STRIEDER, R.; ROSALEN, R.; TREVISOL, M. T. C.. Formação Humana: pressupostos filosóficos e antropológicos. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Bittencourt Bueno Mendes

STRIEDER, R.; MENDES, F. B. B.. Currículo e diversidade cultural: um estudo realizado no ensino fundamental do município de Ouro Verde/SC. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Elson Cesar Facin

STRIEDER, R.; LAGO, C.; BOMBASSARO, L. C.; FACIN, E. C.. O linguajear como dinamizador no processo ensino-aprendizagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Rosane Rosalen

STRIEDER, R.; ROSALEN, R.; TREVISOL, M. T. C.. Práticas educativas que permitem a formação huamna: caminhos e implicações nos contextos formativos de quinto a nono ano da educação básica. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Elson Cesar Facin

STRIEDER, R.; BOMBASSARO, L. C.; FACIN, E. C.; LAGO, C.. Linguajear: implicações em processos de aprendizagem e formativos. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Cassiane Knebel

STRIEDER, R.; LAGO, C.. Proximidade e distanciamento dos pais na educação Infantil: impactos na formação. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Patrícias Aparecida Pedroso

STRIEDER, R.; SOPELSA, O; PEDROSO, P. A.. Desejabilidade Educativa e aprendentes: desafios num cenário social e escolar em metamorfose. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: REGINA ONEDA MELLO

MELLO, R. O.; SOPELSA, O;STRIEDER, R.; CAIERAO, I. S.. Alfabetização e produção textual: implicações da cosnciência fonológica. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Agostinho Comassetto

COMASSETTO, E. A.; EIDT, P.;STRIEDER, R.; SILVA, A. S.. Práticas domésticas relacionadas à educação formnal em famílias com filhos bons leitores. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: NILTON CEZAR RODRIGUES MENEZES

LAGO, C.;STRIEDER, R.; FENSTERSEIFER, P. E.. Pensamento Complexo e hermnenêutica filosófica: o ser docente. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Dulcemari Vidi silva

Silva, Dulcemari Vidi;STRIEDER, R.. Formação Continuada de Professores de Física: Dilemas e possibilidades. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Cleidiana Watte

WATTE, C.STRIEDER, R.. Concepções de ser humano presente nas formas relacionais na escola e possibilidades de educação para a sensibilidade social. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Anderson Luiz Tedesco

TEDESCO, Anderson Luiz;STRIEDER, R.. REFLEXÕES SOBRE O ETHOS: da ética a uma educação humanizadora. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Cleidiana Watte

WATTE, C.STRIEDER, R.. As relações humanas no ensino fundamental: limites e possibilidades da educação para a sensibilidade social. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Anderson Luiz Tedesco

TEDESCO, Anderson Luiz;STRIEDER, R.. Reflexões sobre o ethos: da ética a uma educação humanizadora na perspectiva de Henrique Cláudio de Lima Vaz. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Marli Ferreira Wandscheer

WANDSCHEER, Marli Ferreira; ORIENTADOR, Roque Strieder;STRIEDER, R.. Atividades artísticas de teor terapeutico e suas contribuições para a compreensão das inquietações do ser humano. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Agostinho Camassetto

CAMASSETTO, E. A.;STRIEDER, R.. Fatores domésticos favoráveis ao desenvolvimento pelo gosto da leitura em alunos dos primeiros anos escolares. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Josiane Zanell

STRIEDER, R.. O valor da inclusão: sentidos atribuídos às relações que ocorrem no espaço escolar por alunos "normais" e alunos "inclusos". 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Dulcemari Vidi silva

STRIEDER, R.. Formação continuada de professores de física: dilemas e possibilidades. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Iselda Pereira

STRIEDER, R.. A emocionalidade na educação Superior. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: CRISTIANE TEREZINHA ISELE

STRIEDER, R.. Possibilidades de criação de sensibilidade para cuidar/respeitar a corporeidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: CRISTIANE TEREZINHA ISELE

STRIEDER, R.. Possibilidades de criação de sensibilidade para cuidar/respeitar a corporeidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Marli Ferreira Wandscheer

WANDSCHEER, Marli Ferreira;STRIEDER, R.. Entrelaçando atividades artísticas no processo de buscar o bem-estar de docentes. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Juliano Alexandre de Oliveira

STRIEDER, R.. Formação de professores da rede municipal de ensino do município de Fraiburgo - SC: concepção dos gestores e dos professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: José Carlos Berté

José Carlos Berté;STRIEDER, R.. Prática de leitura de estudantes e professores do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas: potencialidades e limitações. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Fábio Cesar Gelati

STRIEDER, R.. Da complexidade da educação à educação da complexidade: em busca dos princípios educativos em Edgar Morin. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: José Carlos Berté

STRIEDER, R.. Prática de leitura de estudantes e professores do 3 ano do ensino médio de escolas públicas: potencialidades e limitações.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Sandra Maria Vanini

Sandra Maria Vanini;STRIEDER, R.. Leitura e produção de imagens: um processo educativo e cuidativo dos acadêmicos de enfermagem com crianças hospitalizadas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Juliano Alexandre de Oliveira

STRIEDER, R.. A formação continuada de professores da rede municipal de ensino do município de Fraiburgo- SC: concepção dos gestores e dos professores. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Aurélio de Melo Ilkiu

MELO ILKIU, Marcos Aurélio de;STRIEDER, R.. Contribuições do Pensamento Filosófico Chinês para Consolidar Atitudes Transdisicplinares na Educação e na Saúde. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Daiane Rigo Turski

Daiane Rigo Turski;STRIEDER, R.. O valor da inclusão: com a palavra os professores. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Ivana de Fatima Silva Machado

Ivana de Fátima Silva Machado;STRIEDER, R.. Formação Continuada de Professores que ensinam matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Daniela Radel Patrzykot

Daniela Radel Bortoli Patrzykot;STRIEDER, R.. Arte, Educação e espiritualidade: possibilidades de vivências transdisciplinares. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Elenice Ana kirchner

Elenice Ana Kirchner;STRIEDER, R.. Educação em tempo integral:uma outra forma de pensar a educação. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Mônica Telli Moreno da Silva

STRIEDER, R.. A contribuição do esporte para a inclusão social de jovens. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Jandira Gonçalves de Azevedo Debastiani

Jandira G. de A. Debastiani;STRIEDER, R.. Escola de tempo integral: desafios e perspectivas de aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Aurélio de Mello Ilkiu

MELO ILKIU, Marcos Aurélio de;STRIEDER, R.. A incorporação do pensamento filosófico chinês. 2009. Dissertação (Mestrado em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Fábio Cesar Gelati

STRIEDER, R.. Educação, Complexidade e meio ambiente: em busca dos princípios educativos em Edgar Morin. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Jaqueline Weiler Brock

STRIEDER, R.. Linguagem escrita e comunicação eletrônica: o que pensam professores e alunos do ensino médio. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Anne Margareth Knapp Faé

STRIEDER, R.. Escolarização e empregabilidade no município de Xaxim - SC. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Mary Aparecida Pelegrini

STRIEDER, R.. Formação de professores universitários e a ação docente no processo do ensino e da aprendizagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Sérgio Lís Kessler

STRIEDER, R.; ROCHA FILHO, João Bernardes da; RAMOS, M. G.. O ensino da Física Moderna no Ensino Médio: Necessidade e dificuldades no Oeste Catarinense. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Natalina Salete Bortoncello da Silva

STRIEDER, R.. Filosofia: uma possibilidade para refletir grandes temas/problemas da atualidade humana. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Terezinha Ivone Vian Valmorbida

STRIEDER, R.. A Formação do Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e o Ensino da Matemática: um estudo de caso.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Mônica Telli Moreno da Silva

Monica Telli Moreno da Silva;STRIEDER, R.. A contribuição do esporte para a inclusão social dos jovens. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Daniela Radel Bortoli Patrzykot

Daniela Radel Bortoli Patrzykot;STRIEDER, R.. Arte, Educação e espiritualidade: possibilidades de vivências transdisciplinares pela leitura de imagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Ires Frozza

STRIEDER, R.. Aprendizagem e afetividade: um encontro de sucesso na escola. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Marilene Carmen Binotto

STRIEDER, R.; ORMEZANO, G.. Repensando o processo educativo de alunos com Síndrome de Down. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Terezinha Ivone Vian Valmorbida

STRIEDER, R.. A formação do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental e seus conhecimentos matemáticos/ Qualificação de dissertação. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Ana Lazarotto Paini

STRIEDER, R.. A formação de educadores no curso de Pedagogia: desafios e perspectivas no contexto atual/ Qualificação de dissertação. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Anne Margareth Knapp Faé

STRIEDER, R.. Escolarização e Empregabilidade/ Qualificação de Dissertação. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Simone Ana Lazarotto Paini

STRIEDER, R.. A formação de educadores no curso de pedagogia: desafios e perspectivas no contexto atual. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Josiane Schueda Raiser

STRIEDER, R.. A tridimensionalidade e o professor: relações e inter-relações. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Natalina Salete Bortoncello da Silva

STRIEDER, R.. Filosofia: encantos e desencantos na escola de Ensino Médio/ Qualificação de dissertação. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Magns Regina Tessaro Barp

STRIEDER, R.. Sexualidade e Educação; o conflito entre o cultural e o biológico na atuação do educador. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Marilene Carmen Binotto

STRIEDER, R.. Repensando o processo educativo de alunos com Síndrome de Down. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Ivory Kreutzer

STRIEDER, R.. O papel da geografia na formação da cidadania: a realidade na 6ª série do ensino fundamental em Fraiburgo/SC. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Neide Ribeiro dos Santos

STRIEDER, R.. Reflexões sobra as concepções e práticas pedagógicas das alfabetizadoras da rede municipal de Herval d'Oeste. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Sandra Terezinha Ribeiro Pereira

STRIEDER, R.. Educação em valores humanos: vivências na filosofia do ensino médio. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Sandra Rogéria de Oliveira

STRIEDER, R.. Kamé e Kairu: significando a dança Kaigang no tempo e no espaço da educação indígena. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Elisângela Regina Selli Melz

STRIEDER, R.. Construir conhecimentos vivenciando uma atitude transdisciplinar. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Mirian Terezinha Bolsi

STRIEDER, R.. Concepções de corporeidade de professores da primeira série do ensino fundamental - possibilidades, limites e implicações. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Edite Drey

STRIEDER, R.. Trabalhabilidade: um desafio educacional. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: José Carlos Menegotto

STRIEDER, R.; ROCHA FILHO, João Bernardes Do; COELHO, Suzana Maria. A atitude do estudante do ensino Médio em relação à Física. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Débora Aparecida Almeida

STRIEDER, R.; THEIS, I. M.; MENEGHEL, S. M.. A relaçõa Universidade Setor Produtivo e sua contribuição para o Desenvolvimento regional. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Altair José Fontana

STRIEDER, R.. Obstáculos que acompanham a prática do ensino de Física na região de São Miguel do Oeste. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nestor Francisco Rambo

STRIEDER, R.. Pequena Propriedade agrícola familiar e pluralidade: tentando compreender a relação campo x cidade no município de Itapiranga (SC). 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janize Scussiato

STRIEDER, R.. A fotografia como linguagem artística no contexto escolar: uma abordagem de reeducação de visão. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Carmem Maria Werlang

STRIEDER, R.. Expressividade e criatividade no processo educativo dos primieros anos do ensino fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Paulo Ricardo Bavaresco

STRIEDER, R.. Os ciclos economicos do Extremo Oeste Catarinense: modernização, progresso e empobrecimento. 2003. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Hofelia Madalena Pozzobon Müller

STRIEDER, R.. Os conteúdos de ensino e as aprendizagens escolares. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elaine Fátima V

STRIEDER, R.. Mondadori. Educação a distância: identificação das características dos aspectos pedagógicos do corpo docente a partir da percepção dos dirigentes das Instituições Fundacionais de Santa Catarina. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Clarice Rigo

STRIEDER, R.. O contexto ambiental da sub-bacia hidrografica do Rio Cambuin, São Miguel do Oeste?SC. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dionéia Lang Machado

STRIEDER, R.. As tecnologias de informação e comunicação a serviço da educação à distância. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Dirceu Scaratti

STRIEDER, R.. Educação Profissional: Experiência do Estado de Oklahoma (EUA) Francis Tuttle Technoloy Center e Cereertech. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Administração e Negócios) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Claudemir José Bonatto

STRIEDER, R.. Análise do modelo de gestão do SENAI CETSMO baseada nos critérios de Excelência do PNQ. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Administração e Negócios) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Clademir Roberto De Bona

STRIEDER, R.. Educaçõa e percepção ambiental: o olhar da comunidade e do acadêmico. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Petronila Maria Bolfe

STRIEDER, R.. A arte enquanto linguagem: uma reflexão sobre o curso de pedagogia - séries iniciais da UNOESC - Campus de São Miguel do Oeste. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Inácio José Rhoden

STRIEDER, R.. A liberdade em sartre e a educação. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Neila Salete Rupolo

STRIEDER, R.. A educação, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Clair Fátima Zacchi

STRIEDER, R.. Literar: a arte de construir mundos de comunicação. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Oto João Petry

STRIEDER, R.. Práticas Pedagógicas emancipatórias e cidadãs. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jean Carlos Soares da Silva

STRIEDER, R.. A satisfação docente e a política de recursos humanos da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus de São Miguel do Oeste nos cursos de graduação. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Diego Bechi

FAVERO, A.;STRIEDER, R.; SARTORI, J.; TONIETO, C.; BECHI, D.. A SUBJETIVAÇÃO CAPITALÍSTA COMO MECANISMO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Patrícia Carlesso Marcelino

FAVERO, A.; Alex Sander da Silva; MUHL, E.; CENCI, A. V.;STRIEDER, R.; PEDROSO, P. A.. Humanização e sensibilidade: educação e uso do corpo em Giorgio Agamben. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Dilva Bertoldi Benevenutti

BENVENUTTI, D. B.; ARAUJO, M. C. P.; BOFF, E. T. O.; SCHWENGBER, M. S. V.; FERREIRA, F. I. S.;STRIEDER, R.. Avaliação de aprendizagens: relações entre formação inicial e práticas adotadas pelas professoras pedagogas dos anos iniciais da educação básica. 2016. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Carlesso Marcelino

STRIEDER, R.; MUHL, E.; FAVERO, A.; CENCI, A. V.; SILVA, A. S.. O cuidado de si e o uso do corpo em Giorgio Agamben. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Diego Bechi

STRIEDER, R.; FAVERO, A.; SARTORI, J.; BERTOLIN, J. C. G.; ESQUINSANI, R. S. S.; CENCI, A. V.. A SUBJETIVAÇÃO CAPITALÍSTICA ENQUANTO MECANISMO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Dilva Bertoldi Benvenutti

BENVENUTTI, D. B.;STRIEDER, R.. Avaliação da aprendizagem: relação entre a formação inicial e profissional das professoras pedagogas dos anos iniciais da educação básica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Renato Franke

STRIEDER, R.; EIDT, P.; FRANKE, R.; MARCON, T.. DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: RECONHECER AS DIFERENÇAS EM CONTEXTOS DE IGUALDADE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Franciele Fantgin

FANTIN, F.;STRIEDER, R.. Avaliação da aprendizagem em contextos de complexidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Andressa Sartori

STRIEDER, R.; SARTORI, A.. Entre as fragilidades humanas: possibilidades de firmar a educação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Andréia de Andrade Moraz

STRIEDER, R.; MORZ, A. A.. Educação e tecnologias: desejabilidade e aprendências colaborativas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Cláudia Betânia de Araújo do Prado Torquato

STRIEDER, R.; TORQUATO, C. B. A. P.. O docente e as tecnologias educacionais: saberes necessários para o uso de recursos digitais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Sandra Cristiane Engel Vila Real

EIDT, P.;STRIEDER, R.; RIOS, M. P. G. Formação Cultural de professores a partir de suas histórias de vida. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Sueli Perzzoli Trindade

STRIEDER, R.. Atitude transdisciplinar no ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Rute Rosângela Dalmina

STRIEDER, R.; NOGARO, A.; DALMINA, R. R.. Mediação Pedagógica do Professor para Aprendizagem Significativa, segundo a teoria de Reuven Feuerstein. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Patrícia Aparecida Pedroso

STRIEDER, R.; PEDROSO, P. A.. Desejabilidade Educativa e aprendente: desafios num cenário social e escolar em metamorfose. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Paula Cristina Klahold Rodrigues dos Reis

STRIEDER, R.; EIDT, P.; BERTICELLI, I. A.. Relevância da formação humana e profissional: desafios para o ensino superior oferecido pelo SENAI. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Tarcísio Cecato

CECATO, T.; ORIENTADOR, Roque Strieder;STRIEDER, R.. Ética para o desenvolvimento de culturas que respeitem a vida. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Cecilia Maria Werner Kummer

EIDT, P.;STRIEDER, R.; PIOVEZANA, L.. A implicação dos fatores históricos e cuiltuirais nos resultados das avaliações em gerande escala (IDEB e prova Brasil). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Janete Carnel da Silva

STRIEDER, R.. Terceira idade com qualidade. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Andrieli Taisa Werle

STRIEDER, R.. As concepções do processo de ensino e aprendizagem em artes: olhares do teatro-educação na educação básica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Graciele Helena H

Graciele Helena H. Thiel;STRIEDER, R.. Thiel.A concepção de emancipação dos usuários do programa "Bairro Limpo Cidade Limpa" do município de Itapiranga/SC no viés categoria trabalho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Karen Taisa Kuhn e Felipe B

STRIEDER, R.. Amaral.A construção do saber ambiental na formação de indivíduos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias em Gestão Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Katiussa Cipriani e Vanessa Eich

STRIEDER, R.. Plano de gerenciamento ambiental rodoviário: BR 282, trecho Km 605 ao Km 629. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias em Gestão Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Liani Sandra Sturzbecher

Liani Sandra Sturzbecher;STRIEDER, R.. Rádio Porto Feliz: 30 anos de Informação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Roberto Castilho Bauer

Roberto Castilho Bauer;STRIEDER, R.. A construção do personagem étnico Willmutt. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Elóide Aparecida Ody Barreira

STRIEDER, R.. A construção do papel do psicólogo escolar no município de São MIguel do Oeste. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Cristiane Luvison

STRIEDER, R.. A inseminação artificial e o estabelecimento do vínculo entre pai/crainça. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Magna Tessaro Barp

STRIEDER, R.. Sexualidade e educação: o conflito entre o cultural e o biológico na atuação do educador. 2007. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Mary Aparecida Pelegrini

STRIEDER, R.. Formação de professores universitários e a ação docente no processo do ensino e da aprendizagem. 2007. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Marilene Carmen Binotto

STRIEDER, R.. Repensando o processo educativo de alunos com Síndrome de Down. 2006. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Josiane Schueda Raiser

STRIEDER, R.. A tridimensionalidade e o professor: relações e interrelações. 2006. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Carmen Maria Werlang

STRIEDER, R.. Expressividade e criatividade no processo educativo. 2005. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Ires Frozza

STRIEDER, R.. Afetividade e aprendizagem: uma questão de encontros. 2005. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Maria Preis Welter

STRIEDER, R.. Por uma educação humanizadora. 2005. Outra participação, Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Lisete Hahn Kaufmann

STRIEDER, R.. A educação ambiental no contexto escolar. 2005. Outra participação, Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Mirian Terezinha Bolsi

ORIENTADOR, Roque Strieder;STRIEDER, R.. A dinâmica corporal no contexto escolar: possibilidades, limites e implicações. 2004. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Elisângela R

STRIEDER, R.. S. Melz. Construindo conhecimentos vivenciando uma atitude transdiciplinar. 2004. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Janize Scussiato

STRIEDER, R.. A fotografia como linguagem artística no contexto escolar: uma abordagem de reeducação da visão. 2004. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Neide Ribeiro dos Santos

STRIEDER, R.. Alfabetização - concepção dos professores e prática pedagógica. 2003. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Marinês Z

STRIEDER, R.. Brun. Educação e produção textual: um olhar pertinente. 2003. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Márcia R

STRIEDER, R.. D. Cendron. O desafio da empregabilidade para o SENAI de Luzerna. 2003. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Edite Drey

STRIEDER, R.. Trabalhabilidade: um desafio educacional. 2003. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Sandra T

STRIEDER, R.. R. Pereira. Para a filosofia do ensinomédio - uma proposta para a educação em valores humanos. 2003. Outra participação, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

STRIEDER, R.; TREVISOL, M. T. C.; SCHEIBE, L.. Portaria n 47/Unoesc-R/2013. 2013. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

STRIEDER, R.; FILIPPIM, Eliane Salete; BRANCHER, Ana Beatriz; LEHMKHUL, José Mauro. Banca examinadora para a seleção de professores doutores em Educação. 2007. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

STRIEDER, R.. Comitê de Pesquisa da Unoesc - Campus de São Miguel do Oeste. 2012. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

STRIEDER, R.. Comissão de avaliação. 2010. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

STRIEDER, R.. Comissão interna de avaliação e seleção de relatórios de pesquisa do Prêmio Mérito Universitário. 2009. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

STRIEDER, R.. Comissão Interna para seleção de projetos de pesquisa - Chamada Pública n 11/2009 - FAPESC. 2009. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

STRIEDER, R.. Comissão Científica do II Colóquio Internacional em educação e VIII Seminário Regional em Educação. 2009. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

STRIEDER, R.. I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2008.

STRIEDER, R.. VI Semijnário de Iniciação Científica e V Seminário de Pesquisa. 2007. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

STRIEDER, R.. V Seminário de Iniciação Científica. 2006. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

STRIEDER, R.. IV Seminário de Iniciação Científica, II Seminário de Pesquisa e II Miepe. 2005. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

STRIEDER, R.; DELIZOICOV, N. C.; TREVISOL, M. T. C.. Banca examinadora para seleção de doutores para atuar nop Programa Mestrado em Educação. 2004. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Julio Romero Ferreira

FERREIRA, Julio Romero; ASSMANN, Hugo; FONTANELLA, Francisco Cock; ABREU JUNIOR, Laerthe de Moraes de; ETGES, Norberto Jacob. Educar para a iniciativa e solidariedade: por uma nova mentalidade pedagógica. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Zoraide Kuhn

A Criação do Outro a partir do Uso da Imagem e da Linguagem; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; (Orientador);

Naíssa Carmine Schaurich

Corporeidade; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; (Orientador);

ROSILEI HECK LAUSCHNER

Aprendizagens e vivências em metamorfoses; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; (Orientador);

VALMIR DE JESUS PINTO

Avaliação em contextos de complexidade; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; (Orientador);

Andrérika Vieira Lima Silva

CONHECIMENTOS TRADICIONAIS EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS ? SC; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; (Orientador);

Aracéli Girardi da Silva

Perspectivas educacionais no contexto da Biologia do Conhecer; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; (Orientador);

Elisandra Alves

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: OS FRACTAIS POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Fernanda Aparecida Silva Dias

TECNOLOGIAS DIGITAIS: INTERCONEXÕES, INTERDEPENDÊNCIA E APRENDIZAGENS COLABORATIVAS; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Laudemir Bonamigo

FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE VIVÊNCIAS HUMANIZADORAS; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

LIane Pasinato Ranzan

CORPOREIDADE E APRENDIZAGEM: implicações nas experiências formativas; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Keila Daiane Ferrari Orso

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE HUMANIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE CONTEMPORANEIDADE; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Sodryane Maria de Jesus

Espaço e tempo do ser criança; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Araceli Girardi

O SER HUMANO E A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO AMAR; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Rosane Rosalen

Formação integral dilemas e possibilidades; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Paula Cristina Klahold Rodrigues dos Reis

DESAFIOS PARA O ENSINO SUPERIOR OFERECIDO PELO SENAI: FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Elson Cesar Facin

O LINGUAJEAR COMO DINAMIZADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Patrícia Aparecida Pedroso

O desejo como instância que orienta o aprender na contemporaneidade; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Andreia de Andrade

Tecnologias educacionais e desafios de aprendizagem; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Franciele Fantin

Avaliação da aprendizagem em contextos de complexidade; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Anderson Luiz Tedesco

Ética: reflexão do Ethos na Educação; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Cleidiana Watte

PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O/A OUTRO/A: POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO PARA A SENSILIDADE; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Dulcemari Vidi silva

Formação continuada de Professores de Física: Dilemas e possibilidades; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Marli Ferreira Wandscheer

Atividades Artísticas com eor arteterapêutico e suas contribuições para a compreensão das inquietações do ser huymano; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Renato Franke

DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: RECONHECER AS DIFERENÇAS EM CONTEXTOS DE IGUALDADE; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Iselda Pereira

A emocionalidade na educação Superior; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

CRISTIANE TEREZINHA ISELE

Possibilidades de criação de sensibilidade para cuidar/respeitar a corporeidade; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Marcos Aurélio de Melo Ilkiu

CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FILOSÓFICO CHINÊS PARA CONSOLIDAR ATITUDES TRANSDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Daniela Radel Bortoli Patrzykot

Arte, educação e espiritualidade: possibilidades de vivências transdisciplinares pela leitura de imagem; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Jandira Gonçalves de Azevedo Debastiani

Escola de Período Integral: desafios e perspectivas de aprendizagem; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Elenice Ana kirchner

Educação em tempo integral: um repensar do agir pedagógico; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Ivana de Fatima Silva Machado

Formação continuada de professores que ensinam matemática; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Marli Ferreira Wandscheer

TECENDO O BEM ESTAR DO EDUCADOR COM ARTETERAPIA; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Jandira G

de A; Debastiani; Escola de período integral: Desafios e perspectivas de aprendizagens; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Elenice Kirchner

Escola de período integral: Desafios e perspectivas de Educação; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Ires Frozza

Aprendizagem e Afetividade: um encontro de sucesso na escola; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Simone Ana Lazarotto Paini

A formação de educadores no curso de pedagogia: desafios e perspectivas no contexto atual; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Natalina Salete Bortoncello da Silva

Filosofia: uma possibilidade para refletir grandes temas/problemas da atualidade humana; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Daniela Radel Bortoli Patrzykot

Arte, Educação e Espiritualidade: Possibilidades de Vivências Transdisciplinares na Leitura de Imagem; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Márcia Cendron

O SENAI do Oeste, meio Oeste de Santa Catarina prepara seus alunos para atuarem como profissionais na Nova Organização do trabalho e nas Novas Organizações Produtivas; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Marinês brun

EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: UM OLHAR PERTINENTE; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Elisângela Melz

Construir conhecimentos vivenciando uma atitude transdisciplinar; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Mirian Bolsi

Concepções de corporeidade de professores da primeira série do ensino fundamental - possibilidades, limites e implicações; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Edite Drey

Trabalhabilidade: um desafio educacional; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Magna regina Tessaro Barp

Sexualidade e educação: conflitos entre cultural e biológico; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Lucila Teresinha Mai

Educar para o Comunitário reconhecendo as diferenças; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicopedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Roque Strieder;

Ione Rita Luvison Frasson

Concepções do Professor de Matemática como elemento determinante na construção do conhecimento matemático; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdades Integradas Católicas de Palmas,; Orientador: Roque Strieder;

Doris Stela Lazarotto

Novas concepções projetando novas ações; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdades Integradas Católicas de Palmas,; Orientador: Roque Strieder;

Diego Souza Lezonier

Violência simbólica: a relação entre escola, o indivíduo, e a sociedade; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e garantia de direitos, da área das) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Fernanda Maria Finger

Educar e sensibilizar numa perspectiva da ternura; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e garanti) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Adriane Jaqueline Becker Schäfer

Interdisciplinaridade e garantia de direitos de aprendizagem; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e garanti) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Taís Cida Tatto

Uso da arteterapia em mulheres ansiosas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte terapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Regiane Frigo

Reencantar a Educação no Ensino Fundamental; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Anos Iniciais do Ensino Fund; e Educ; Infantil) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Fabriela Zordan

Arteterapia: espaço de promoção para saúde pública; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Gisele Dauernheimar

Educação Ambiental - uma possibilidade escolar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; MBA Gestão Ambiental ênfase em Licenciament) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Glaucia Farias Sebben

Redesenhando o corpo: a expreessão corporal por meio de vivências artetepêuticas, com alunos do curso Ballet da Escola Ballet Butterfly de São Miguel do Oeste/SC; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Jociane Bach

Reflexão acerca da contribuição dos Conselhos Tutelares na Formação Humana; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Abordagens Sócio-Jurídicas da Família) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Silvio Nei Giacomello

Educação ambiental não-formal; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em MBA Gestão Ambiental e Projetos) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Angeline Cristina Cecatto

Educação Ambiental como exercício de formação com responsabilidade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em MBA Gestão Ambiental e Projetos) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Jean Carlo Marx

Educação ambiental na escola, o aluno integrado com o meio ambiente; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; MBA Gestão Ambiental ênfase em Licenciament) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Cristina Eliane Andriolli

A importância da Matemática cotidiana para a aprendizagem escolar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Janete Carnel da Silva

Terceira Idade com Qualidade; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Loreci Cristina Müller

Emoções de um professor que trabalha com crianças com idade entre 6 e 7 anos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica Hmanista) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Fernanda Mazzochio Boff

Adolescentes contemporâneos: valores humanos em construção; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Adriana Hart de Miranda

Sala de apoio a aprendizagem matemática; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Matematica) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Deyse Lurdes Zanrosso Tesser

A influência da arteterapia no comportamento escolar de educandos que frequentam a 5ª série do ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Vitor Marcelo Vieira

A Congregação das Irmãs de Notre Dame e a Educação em Maravilha/SC; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com concentração em; ; ; Licenciaturas) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Jeferson F

L; Henkel; Implantação da Universidade em São Miguel do Oeste; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com concentração em; ; ; Licenciaturas) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Kerol Deily Moraes Sevegnago

Educação Ambiental desenvolvida na Escola Estadual João Paulo Kremer; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Gestão Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Elton Kraemer

Importância da análise lógico-matemática na autoidentificação de erros construtivos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Márcia Bernat Spazzini

Arteterapia: auxílio terapêutico para os dependentes químicos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Luciane Keil

Responsabilidade social; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Gestão Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Paulo José Massing

A educação em saúde como perspectiva de mudança nas práticas de assistência a saúde, com promoção da cidadania (1190-Maio2007); 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Serviçoes Públicos de Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Marli Fátima Agostini

Programa Saúde da Família com equipes multidisciplinar e interdisciplinar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Serviçoes Públicos de Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Gerson Luiz Weissheimer

Motivos de não adesão quanto ao uso de Anti-retrovirais em pacientes gestantes do ambulatório de HIV/DST/AIDS de São Miguel do Oeste; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Serviçoes Públicos de Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Carolina Fajardo Valente Pagliarin Bruggemmann

Avaliação como ferramenta educativa: Avisão das enfermeiras que atuam no curso técnico em enfermagem no SENAC - São Miguel do Oeste; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Serviçoes Públicos de Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Inês Flach Siqueira

Caracterísitcas organizacionais da qualidade de vida no trabalho dos colaboradores da unidade básica de saúde do município de Anchieta; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Serviçoes Públicos de Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Elóide Aparecida Ody Barreira

A influência da afetividade no Processo de Ensino; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Rosane Pagnussat

Arteterapia em construção; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Adriana Teloken

A percepção ressignificando a vida; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Darci Zimmer

A arte e a essência do ser terapeuta; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Maria Chechi

Argila,o significado de uma vivência; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Iara Ester Possatto

A sincronidade do barro na arteterapia; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Lílian Andreola

Conhecendo a Arteterapia como subsidio no tratamento da dependência alcoólica; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Andreza Balestreri

O papel do pedagogo no ambiente hospitalar; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil e Séries Inici) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Gilmara Adriana da Silva

A desejabilidade e a curiosidade na prática educativa dos educadores e educadoras; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil e Séries Inici) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Cristiane Gruber pagliochi

O inconsciente produzindo imagens simbólicas através da pintura; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Neli Nelsi Pertel

Uso da criatividade para a construção de pontes que conduzem à saúde a a felicidade de crianças e adolescentes consideradas rebeldes e marginalizadas; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia Educação e Saúde) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Cleidiana Watte

Humanização : um caminhar de cooperação-olhar de educadores(as); 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Marcia Andrea Triches

A EDUCAÇÃO COMO DESAFIO PARA RE-CONSTRUIR CONCEPÇÕES; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Francis Mara Fernandes Toigo Mustafá

Educação: fonte de inquietudes; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Rosani Teresa Spaniol Pelissari

As biociências e as novas concepções de aprendizagem; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Rosinete Firmo Miranda

Corporeidade; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Luciane Silvia Almeida Kochen

A educação voltada à humanização; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Séries Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Vera Maria Lauermann Herbert

Aprendizagem sob ótica da solidariedade; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Séries Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Angela Hofer Begrow

reflexões sobre o ser humano: de mepregados obedientes para sujeitos mais atuantes e criativos; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Gilberto Inacio Erpen

Educação e apresentação no contexto atual; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Isabel Inês Zatt

Nucleação no município de Maravilha; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Ivete Bernardi

Interdisciplinariedade e alfabetização; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Roseli Hari Gava Barp

Ensino aprendizagem: modelagem matemática; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Salete Sobieski Luvison

Relações humanas no ambiente escolar; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Chirlê Margarete fernandes

Estudantes pós-modernos; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Elaine Kummer Mueller

Novos contextos de aprendizagem; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Filomena Rodrigues da Silva

Tempo pedagógico e tempo escolar; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Iloni Fincatto Cola

Aprendizagem um processo em corporeidade; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Ilse Neiss

Deficiente: um ser humano social?; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Itamara Bagatini

Por uma vivência educativa; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Iveni Mergen de Souza

Educação e Cidadania; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Lisete Hahn Kaufmann

A morfogênese do conhecer: o conhecer matemático; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Maria Preis Welter

Nova mentalidade; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Natália Thomas Werlang

Estética e educação: a vivência sensível da criatividade; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Silvia Terezinha Kuhn

A inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Altair José Fontana

O tempo; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Maria Helena Vincenzi

Alfabetização como processo histórico e social; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Albano Schroeder

Educação emocional na educação de jovens e adultos de nível médio do Colégio Gabriel Taborin - Marau/RS; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Ana Dagostini Pereira

Literatura infantil: a comunicação da criança com o mundo; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Asta Diva Merling

Reflexões sobre aprendizagem na matemática nos colégios públicos e particulares em Maravilha; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Elson Carlos Knob

Matemática: um repensar necessário; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Leoni Ana Vogel Radaelli

Alfabetização e comunicação; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Adriane Orso

Qual a concepção (de educador) do formando em magistério; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Miriam Jaqueline Rigo Mondadori

Escola cidadania: identificando práticas pedagógicas promotoras de cidadania e solidariedade; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Taíse Chittó

Ética e Cidadania: o possível resgate através da educação; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Leda Lúcia Früet

Avaliação X matemática: a busca de alternativas para uma verdadeira educação matemática; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Ironilda Atrapazzon

A desnutrição como interveniente no desenvolvimento do ser humano; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Marilene Aparecida Lemos

A escrita como processo de criação prazerosa; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Mery Mirnaloy de Oliveira

O potencial construtivo da afetividade; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Sandra Aparecida de Castro Belli

A influência da psicomotricidade na alfabetização de crianças com problemas de aprendizagem; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Sandra Maria Farias da Cruz

O desenvolvimento da afetividade: implicações no processo ensino-aprendizagem; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Marilene Bordignon Somensi

A satisfação de estar vivo e aprender prazerosamente; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Maria Bernadete Mustifaga

A prática do texto na escola; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção de Texto) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Helena Vogot

Afinal se ensina matemática; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Séries Iniciais) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Maria da Silva

Fatores além da questão salarial que provocam desmotivação dos professores; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Séries Iniciais) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Maria Helena Romani Mosquem

Trabalho infantil; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Séries Iniciais) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Silvana Zajac

A integração e educação do aluno portador de surdez; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Séries Iniciais) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Jussara Baso

O lúdico na educação infantil; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Edimara A

Kroetz, Franccieli Durigon e Natana P; Zanlucchi; Educação ambiental: diferentes caminhares e aprendizafdos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologias em Gestão Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Karen Taisa Kuhn e Felipe B

Amaral; A construção do saber ambiental na formação de indivíduos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologias em Gestão Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Fabiana Herbert

INCLUSÃO ESCOLAR: também um desafio de espiritualidade; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Programa Institucional de Iniciação Científica; Orientador: Roque Strieder;

Fabiana Herbert

UMA ESCOLA ACOLHEDORA: O OUTRO DIFERENTE NUM CENÁRIO DE TERNURA E AMIZADE; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Programa Institucional de Iniciação Científica; Orientador: Roque Strieder;

Rose Laura Gross Zimmermann

INCLUSÃO ESCOLAR: um desafio da igualdade na convivência com os diferentes; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Programa Institucional de Iniciação Científica; Orientador: Roque Strieder;

Rosangela Mendes

INCLUSÃO ESCOLAR: um desafio para olhar as crianças pela lente da dignidade; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roque Strieder;

Rose Laura Gross Zimmermann

Inclusão Escolar: um desafio da igualdade na convivência com os diferentes; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Programa Institucional de Iniciação Científica; Orientador: Roque Strieder;

Rose Laura Gross Zimmermann

A INCLUSÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Programa Institucional de Iniciação Científica; Orientador: Roque Strieder;

Rose Laura Gros Zimmermann

O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA PAIS, MÃES, ALUNOS/AS, FUNCIONÁRIOS, DIRIGENTES E PROFESSORES/AS; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roque Strieder;

Rose Laura Gros Zimmermann

A INCLUSÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Programa Institucional de Iniciação Científica; Orientador: Roque Strieder;

Rose Laura Gros Zimmermann e Raquel Czermanski

A importância da Escola na formação para a conviência; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Estado de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Rose Laura Gros Zimmermann e Raquel Czermanski

A importância da Escola na formação para a conviência; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Estado de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Raquel Czermanski

Diagnóstico e medida do estado de depressão, ansiedade e qualidade de vida dos profissionais da educação no município de São Miguel do Oeste/SC; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roque Strieder;

Raquel Czermanski

De Homo Sapiens aggressans e Homo sapiens arrogans para Homo sapiens e Homo sapiens amans; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roque Strieder;

Raquel Czermanski

DIagnóstico e medida do estado de depressão, ansiedade e qualidade de vida dos profissionais da educação no município de São Miguel do Oeste; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roque Strieder;

Kelly Negri

Agressividade humana: um tema aberto! Entre! (entreaberturas); 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roque Strieder;

Katiane Paula Bagatini

Construindo um imaginário de inter-dependência e de bem-viver-com-todas-as-formas-vivas a partir das aulas de Ciências ? Ensino Fundamental ? e Biologia ? Ensino Médio; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roque Strieder;

Raquel Czermanski

De Homo Sapiens Aggressans e Homo Sapiens Arrogans para Homo Sapiens e Homo Sapiens Amans; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roque Strieder;

Cleidiana Watte

A simbiogênese como pre-suposto de uma educação para a Humanização; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roque Strieder;

Katiane Paula Bagatini

A educação e a invenção de uma nova fidelidade aos valores e à ética; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roque Strieder;

Katiane Paula Bagatini

O desafio do educar para uma fidelidade à ética e aos valores; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roque Strieder;

Cleidiana Watte

Nas dobras e em dobras da curiosidade criativa; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Carla Pilla

Dos misantropos aos anthropos: rumo a humanização; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Cleidiana Watte

Aprendência e vivência nas linguagens pedagógicas; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roque Strieder;

Kerla Adams

A inter-dependência como semântica da transversalidade e da Solidariedade; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Programa Institucional de Iniciação Científica; Orientador: Roque Strieder;

Márcia Andréia Triches

As linguagens pedagógicas e as novas concepções de aprendizagem; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Márcia Andréia Triches

A emergência de linguagens pedagógicas transversáteis; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Perdagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Programa Institucional de Iniciação Científica; Orientador: Roque Strieder;

Leni Suzete Zorzo

Construtivismo; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Valdenir Land

Ensino de geometria; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática e Física) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Roque Strieder;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Norberto Jacob Etges

Produção Agrícola Integrada:Desenvolvimento Econômico, Social e Humano e A Educaçào; 1996; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Norberto Jacob Etges;

Hugo Assmann

EDUCAR PARA A INICIATIVA E A SOLIDARIEDADE: POR UMA NOVA MENTALIDADE PEDAGOGICA; 1999; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Hugo Assmann;

Hugo Assmann

EDUCAR PARA A INICIATIVA E A SOLIDARIEDADE: POR UMA NOVA MENTALIDADE PEDAGOGICA; 1999; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Hugo Assmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • STRIEDER, ROQUE ; SILVA, A. G. . BIOLOGIA DO AMAR: PISTAS PARA RECRIAR SENSIBILIDADE HUMANA E AMBIENTAL. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO , v. 26, p. 282-299, 2019.

  • TEDESCO, Anderson Luiz ; STRIEDER, R. ; LACERDA, T. E. . Educação Humanização e o uso das tenologias. Fólio - Revista de Letras , v. 11, p. 109-136, 2019.

  • STRIEDER, R. ; LAGO, CLENIO . Sombras de violência: premissas ocultas em epistemologias. ROTEIRO , v. 43, p. 527, 2018.

  • STRIEDER, R. ; SILVA, A. G. . Biologia do amar: pistas para recriar sensibilidade humana e ambiental. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO , v. 26, p. 282-300, 2018.

  • STRIEDER, ROQUE . Democracia e educação: desafiando a lógica tecnicista e utilitarista. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 5, p. e019032-19, 2018.

  • MORZ, A. A. ; STRIEDER, R. . Complexidade e transdisciplinaridade: convites para a colaboração e corresponsabilidade educativa. ROTEIRO , v. 42, p. 179-200, 2017.

  • STRIEDER, R. ; HERBERT, F. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TAMBÉM UM DESAFIO DE ESPIRITUALIDADE. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM) , v. 30, p. 405-424, 2017.

  • STRIEDER, R. ; LAGO, C. ; EIDT, P. . COMPLEXIDADE E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS. Perspectiva (UFSC) , v. 35, p. 1240-1260, 2017.

  • LAGO, C. ; STRIEDER, R. ; TEDESCO, Anderson Luiz . EDUCAÇÃO PARA O RECONHECIMENTO DO OUTRO: UM DESAFIO A PARTIR DE LIMA VAZ. CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 32, p. 336-360, 2017.

  • NOGARO, A. ; STRIEDER, R. ; DALMINA, R. R. . ?APRENDER E ENSINAR SOB A ÓTICA DA TEORIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL DE FEUERSTEIN E DA PEDAGOGIA FREIREANA?. Contrapontos (Online) , v. 16, p. 170-186, 2016.

  • STRIEDER, R. ; MORAZ, A. A. . Tecnologias: Nosso Exoesqueleto e Um Sonho Educativo Colaborativo. Revista Portuguesa de Pedagogia , v. 50-2, p. 27-40, 2016.

  • STRIEDER, R. ; NOGARO, A. . NO CONTROVERSO DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM CONVITE PARA PENSAR A COMPLEXIDADE HUMANA. Revista Portuguesa de Educação , v. 29, p. 51-73, 2016.

  • TEDESCO, Anderson Luiz ; STRIEDER, R. . A FORMAÇÃO DO ETHOS OCIDENTAL A PARTIR DO PENSAMENTO DE HENRIQUE CLÁUDIO DE LIMA VAZ. FRAGMENTOS DE CULTURA , v. 26, p. 520-530, 2016.

  • STRIEDER, R. ; LAGO, CLENIO . DISPOSITIVOS DE CAPTURA: PROFANAÇÃO POSSÍVEL VIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Contexto & Educação , v. 1, p. 222-240, 2016.

  • STRIEDER, R. . METAMORFOSE NAS CIÊNCIAS E METAMORFOSE NAS SALAS DE AULA. Conversatio , v. 1, p. 212-229, 2016.

  • STRIEDER, R. ; HERBERT, F. . EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO OUTRO DIFERENTE EM AMBIENTES DE AMIZADE. Educação (UFSM) , v. 40, p. 389-400, 2015.

  • STRIEDER, R. ; CECATO, T. . Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vida. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental , v. 32, p. 290-308, 2015.

  • EIDT, P. ; STRIEDER, R. . RESPONSABILIDADE SOCIAL DA UNIVERSIDADE: UMA LEITURA NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA/BRASIL. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul) , v. 9, p. 351-363, 2015.

  • STRIEDER, ROQUE ; LAGO, CLENIO . EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM CONVITE PARA PENSAR A COMPLEXIDADE HUMANA. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación , v. Extr, p. 17-22, 2015.

  • LAGO, CLENIO ; STRIEDER, ROQUE . A formação no horizonte do acontecer primordial do humano: a presença como um dos elementos essenciais. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación , v. Extr, p. 23-28, 2015.

  • TEDESCO, Anderson Luiz ; STRIEDER, R. . DA MÍSTICA À QUALIDADE DE VIDA A PARTIR DA FILOSOFIA DE HENRIQUE C. DE LIMA VAZ. CULTURA E FÉ (PORTO ALEGRE) , v. 38, p. 69-84, 2015.

  • ISELE, Cristiane T. ; STRIEDER, R. . CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE. Roteiro , v. 39, p. 543-562, 2014.

  • TEDESCO, Anderson Luiz ; STRIEDER, R. . A FORMAÇÃO DOS ?ESPÍRITOS LIVRES? EM NIETZSCHE. Revista seara Filosófica (Online) , v. 9, p. 39-52, 2014.

  • STRIEDER, R. ; MENDES, R. . DIGNIDADE DA CRIANÇA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso) , v. 9, p. 63-82, 2014.

  • WATTE, C. ; STRIEDER, R. . RELAÇÕES HUMANAS: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Grifos , v. 23, p. 117-126, 2014.

  • TEDESCO, Anderson Luiz ; STRIEDER, R. . A formação do ethos contemporâneo: desafios à educaçãocriando um blog. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS) , v. 19, p. 96-116, 2014.

  • STRIEDER, R. ; MENDES, R. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELA VERTENTE DO TERCEIRO INCLUÍDO. Impulso (Piracicaba) , v. 23, p. 31-43, 2013.

  • WATTE, C. ; STRIEDER, R. . CIÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE MELHORIA NAS CONCEPÇÕES DE VIDA E CONVIVÊNCIA. ESPAÇO PEDAGÓGICO , v. 19, p. 325-340, 2012.

  • STRIEDER, R. ; TEDESCO, Anderson Luiz . EDUCAÇÃO BIOÉTICA: NO PROCESSO DO CONHECER O CONHECIMENTO PROIBIDO. Roteiro (UNOESC) , v. 37, p. 89-110, 2012.

  • STRIEDER, R. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL VERSUS NATUREZA HUMANA: Do Homo rapiens ao Homo sapiens. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental , v. 28, p. 189-204, 2012.

  • STRIEDER, R. . NAS DOBRAS E ENDOBRAS DA DIVERSIDADE, UM SONHO DE INCLUSÃO. Revista Contexto e Educação , v. 27, p. 54-80, 2012.

  • Daniela Regina Bösing ; STRIEDER, R. . Avaliação e o processo da formação acadêmica. Unoesc & Ciência - ACHS , v. 2, p. 39-48, 2011.

  • STRIEDER, R. ; ZIMMERMANN, Rose Laura Gros . INCLUSÃO ESCOLAR: um desafio da igualdade na convivência com os diferentes. Teoria e Prática da Educação , v. 14, p. 27-42, 2011.

  • STRIEDER, R. ; ZIMMERMANN, Rose Laura Gros . Importância da escola para pais, mães, alunos, professores, funcionáriso e dirigentes. Educação (UFSM) , v. 35, p. 245-258, 2010.

  • STRIEDER, R. ; ZIMMERMANN, Rose Laura Gros . A Inclusão Escolar e os desafios da aprendizagem. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online) , v. 5, p. 20-35, 2010.

  • GROTH, Carlise Inês ; STRIEDER, R. . NO VIR-A SER DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DE SER HUMANO: EXPECTATIVAS DE INTERDEPENDÊNCIA E DIVERSIDADE.. Visão Global , v. 13, p. 375-396, 2010.

  • FERNANDES, Rosangela ; STRIEDER, R. . Avaliação: revendo ações e conceitos. Unoesc & Ciência - ACHS , v. 1, p. 121-130, 2010.

  • STRIEDER, R. ; WATTE, C. . SIMBIOSE: PRÉ-SUPOSTO PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA. Atos de pesquisa em educação (FURB) , v. 4, p. 122-140, 2009.

  • STRIEDER, R. . Depresão e ansiedade em profissionais da educação das regiões da AMERIOS e AMEOSC. Roteiro (UNOESC) , v. 34, p. 243-268, 2009.

  • Jandira G. de A. Debastiani ; STRIEDER, R. . Educação Integral como desafio de educar para salvar vidas. Visão Global , v. 12, p. 31-54, 2009.

  • STRIEDER, R. . HUGO ASSMANN E REFLEXÕES SOBRE SER HUMANO, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM. Comunicações (UNIMEP) , v. 15, p. 41-58, 2008.

  • STRIEDER, R. ; NEGRI, Kelly . Educação e agressividade humana: um tema aberto! Entre!. Educação (UFSM) , v. 32, p. 201-220, 2007.

  • STRIEDER, R. ; BAGATINI, Katiane Paula . Construindo um imáginário de Inter-dependência e de bem-viver-com-as-formas-vivas. Teoria e Prática da Educação , Maringá, v. 09, n.01, p. 115-126, 2006.

  • STRIEDER, R. . Da indiferença e intolerância para a sensibilidade social. Espaço Pedagógico , Passo Fundo, v. 12, n.2, p. 121-132, 2005.

  • STRIEDER, R. . Agricultura: um Manancial de Envolvimentos. Reflexão e Ação (UNISC. Impr.) , Santa Cruz do Sul, v. 12, p. 109-139, 2004.

  • STRIEDER, R. ; BAGATINI, Katiane P . Educar construindo compromissos com outros. Revista Espaço Pedagógico , Passo Fundo, v. 11, p. 61-80, 2004.

  • STRIEDER, R. . Curiosidade e pesquisa - baluartes do ser universidade. Educação Brasileira , Brasília, v. 52, p. 63-78, 2004.

  • STRIEDER, R. ; BAGATINI, Katiane . Educação e Fidelidade aos valores e a ética. Visão Global , São Miguel do Oeste, v. 1, p. 09-31, 2003.

  • STRIEDER, R. . Profissionais do século XXI desafios a construir uma ética ambiental. Visão Global , São Miguel do Oeste, v. 19, p. 125-144, 2002.

  • STRIEDER, R. . Dos misantropos aos anthropos: rumo à humanização. Visão Global , São Miguel do Oeste, v. 20, p. 271-296, 2002.

  • STRIEDER, R. . Educador e século XXI: preparando-se para a sensibilidade. Reflexão e Ação (UNISC. Impr.) , Santa Cruz do Sul - RS, v. 10, p. 57-74, 2002.

  • STRIEDER, R. . Interstícios nas ciências da Educação, sociais e humanas. Grifos (UNOESC) , Chapecó, v. 1, p. 35-50, 2001.

  • STRIEDER, R. . Pesquisa: Reconfigurando o Cenário Epistemológico. Reflexão e Ação (UNISC. Impr.) , Santa Cruz do Sul, v. 9, p. 99-116, 2001.

  • STRIEDER, R. . Um direito sagrado: a escolha da vítima. Visão Global , São Miguel do Oeste, v. 01, p. 90-106, 2001.

  • STRIEDER, R. ; ADAMS, K. . A interdependência como semântica da transversalidade e da solidariedade. Visão Global , São Miguel do Oeste, v. 16, p. 11-36, 2001.

  • STRIEDER, R. ; WATTE, C. . Aprendência e vivência nas linguagens Pedagógicas. Visão Global , São Miguel do Oeste, v. 16, p. 147-170, 2001.

  • STRIEDER, R. ; Triches, M. . A emergência de linguagens pedagógicas transvrersáteis. Visão Global , São Miguel do Oeste - SC., v. 01, n.01, p. 39-64, 2000.

  • STRIEDER, R. ; Triches, M. . As linguagens pedagógicas e as novas concepções de aprendizagem. Visão Global , São Miguel do Oeste - SC, v. 01, n.01, p. 09-38, 2000.

  • STRIEDER, R. . A fragil pré-disposição humana para a solidariedade. Visão Global , São Miguel do Oeste, v. 7, n.3, p. 29-41, 1999.

  • STRIEDER, R. . Uma utopia impossível. Ciência e Cultura , Brasilia, v. 1, p. 5-7, 1998.

  • STRIEDER, R. . A natureza como terra mãe. Ciência e Cultura , Brasilia, v. 1, p. 3-9, 1998.

  • STRIEDER, R. . Educação, saúde, justiça e segurança. Ciência e Cultura , Brasilia, v. 1, p. 5-8, 1998.

  • STRIEDER, R. . Sociedade da informação. Ciência e Cultura , Brasilia, v. 1, p. 6-7, 1998.

  • STRIEDER, R. . Aprendizagem como processo corporal. Visão Global , São Miguel do Oeste, v. 3, n.1, p. 17-28, 1998.

  • STRIEDER, R. . A emergência da transversatilidade: a macrovida na Terra Mamma. Visão Global , São Miguel do Oeste, v. 4, n.1, p. 21-32, 1998.

  • STRIEDER, R. . Desafios educacionais para o novo milênio: aprendizagem e criação de sensibilidade humana. Visão Global , São Miguel do Oeste, v. 5, n.2, p. 27-43, 1998.

  • STRIEDER, R. . Um país ainda verde mas amarelado. Ciência e Cultura , Brasilia, v. 1, p. 05-09, 1997.

  • STRIEDER, R. . A quilometragem do rombro ou o roubo. Ciência e Cultura , Brasilia, v. 1, p. 21-25, 1997.

  • STRIEDER, R. . Semeando incertezas por entre certezas. Ciência e Cultura , Brasilia, v. 1, p. 23-36, 1997.

  • STRIEDER, R. . Paradigmas e utopias. Ciência e Cultura , Brasilia, v. 1, p. 10-15, 1997.

  • STRIEDER, R. . A perigosa mas gostosa fronteira. Ciência e Cultura , Brasilia, v. 1, p. 5-6, 1997.

  • STRIEDER, R. . Produção agrícola integrada. Visão Global , São Miguel do Oeste, v. 1, n.1, p. 07-16, 1997.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

STRIEDER, R. . Avaliação ad hoc de artigo intitulado: O direito à educação no ensino superior de pessoas com deficiência.. 2019.

STRIEDER, R. . Avaliador ad hoc de artigo para Revista Internacional de Educação Superior RieSup. 2019.

STRIEDER, R. . Comissão de avaliação. 2019.

STRIEDER, R. . Coordenação Processo seletivo. 2019.

STRIEDER, R. . Avaliação de artigo para a Revista Internacional de Educação Superior. 2019.

STRIEDER, R. . Avaliação de artigo para Revista Internacional de Educação Superior. 2019.

STRIEDER, R. . Avaliação de artigo para Revista Internacional de educação Superior. 2019.

STRIEDER, R. . Parecerista Ad Hoc I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de ensino. 2018.

STRIEDER, R. . Membro do comitê Científico no I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino. 2018.

STRIEDER, ROQUE . Avaliação de artigo para Revista Praxis educativa Presença/ausência do tema existencial morte nos currículos escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018.

STRIEDER, R. . Parecerista Ad hoc da revista Internacional de Educação Superior RIESup. 2018.

STRIEDER, R. . Parecerista Ad hoc da Revista Internacional de Educação Superior RIEPSup. 2018.

STRIEDER, R. . Avaliação de artigo - Revista Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação - URI/RS. 2018.

STRIEDER, R. . Avaliador AD hoc de artigo para a Revista Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação URI/RS. 2018.

STRIEDER, R. . Avaliação de artigo para a Revista Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação - URI/RS. 2018.

STRIEDER, ROQUE . Avaliador ad hoc de artigo para Revista Internacional de Educação Superior RieSup. 2018.

STRIEDER, R. . Comissão de avaliação do processo de seleção para turmas de mestrado e doutorado. 2018.

STRIEDER, R. . Avaliação de artigo para a Revista Internacional de Educação Superior. 2018.

STRIEDER, R. . Parecerista Ad hoc junto a Revista Contexto & Educação Unijuí. 2017.

STRIEDER, ROQUE . Parecerista ad hoc da Revista Contexto & Educação. 2017.

STRIEDER, ROQUE . Comissão Científica. 2017.

STRIEDER, ROQUE . PARECER. 2016.

STRIEDER, R. . Comitê Científico IV Colóquio Internacional de Educação. 2014.

STRIEDER, R. . V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação - Ética e Políticas. 2014.

STRIEDER, R. . Avaliador Ad Hoc do evento X Anped Sul. 2014.

STRIEDER, R. . Avaliação e emissão de parecer. 2014.

STRIEDER, R. . Avaliador Had Hoc. 2014.

STRIEDER, R. . Comissão científica. 2013.

STRIEDER, R. . Parecerista ad hoc de trabalhos submetidos ao GT Filosofia da Educação IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul. 2012.

STRIEDER, R. . Conselho de gestão. 2011.

STRIEDER, R. . Assembléia geral da fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina. 2011.

STRIEDER, R. . Conselho de Gestão. 2010.

STRIEDER, R. . Parecerista Ad Hoc do eixo Filosofia da Educação do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped-sul 2010. 2010.

STRIEDER, R. . Comissão Organizadora e Comissão Científica do II Colóquio Internacional em Educação e VIII Seminário Regional em Educação da Unoesc.. 2009.

STRIEDER, R. . Membro da Comissão Científica do IX Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia ? ESBPp, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu, Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pela Associação Paranaense de Psicopedagogia ? Seção Paraná Sul. 2009.

STRIEDER, R. . Visão Global. 2008.

STRIEDER, R. . VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - AnpedSul. 2008.

STRIEDER, R. . III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas - CIAVE. 2008.

STRIEDER, R. . VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE. 2008.

STRIEDER, R. . Comitê de Pesquisa. 2007.

STRIEDER, R. . Revista Evidência. 2006.

STRIEDER, R. . Revista Roteiro. 2006.

STRIEDER, R. . Conselho de Gestão. 2002.

STRIEDER, R. . Educação e Vida. 2002.

STRIEDER, R. . Comitê de Pesquisa da UNOESC. 2002.

STRIEDER, R. . Comitê Local do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq. 2002.

STRIEDER, R. . Práticas pedagógicas na contemporaneidade turma Maravilha/SC. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. . Práticas Pedagógicas na contemporaneidade turma São Miguel do Oeste/SC. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, ROQUE . Educação ambiental. 2016. (Palestrante).

STRIEDER, ROQUE . Revista Conversatio - Celer Faculdades. 2016. (Membro do Comtê Científico).

STRIEDER, R. . Seminário Internacional de Políticas e Processos Educativos: avaliação e regulação da educação em contextos ibero e latino-americanos. 2015. (Coordenação).

STRIEDER, R. . Comissão de avaliação do processo de seleção para a turma XIII do programa de Pós-graduação Em Educação da Unoesc. 2015. (Avaliador).

STRIEDER, R. . Pensamento Complexo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. ; EIDT, P. ; SCHEIBE, L. ; LÜCKMANN, Luiz Carlos ; TREVISOL, M. T. C. ; SCHNEIDER, M.P ; NARDI, E. L. ; SOPELSA, O . Comissão de avaliação do processo de seleção para a turma XII do programa de Pós-graduação Em Educação da Unoesc. 2014. (Avaliador).

STRIEDER, R. . Avaliador acadêmico de submissão `revista Conjectura Filosofia e educação ISSN: 0103 - 1457. 2014. (Avaliador).

STRIEDER, R. . 4 Colóquio Internacional de Educação: Educação, diversidade e Ação Pedagógica. 2014. (Avaliador Ad Hoc).

STRIEDER, R. . Avaliador de Projetos submetidos no Edital Chamada Pública FAPESC n 01/2014. 2014. (Avaliador).

STRIEDER, R. . Comitê de Pesquisa. 2013. (Portaria N 03/VR-SMO/2013).

STRIEDER, R. ; MENDES, R. . INCLUSÃO ESCOLAR: possibilidades de firmar a dignidade humana pela vertente do Terceiro Incluído. 2012. (Relatório de pesquisa).

STRIEDER, R. . Seleção dos inscritos ao processo seletivo - Mestrado em Educação. 2012. (Portaria N 90/Unoesc - R/2012).

STRIEDER, R. . Comissão de seleção. 2012. (Portaria N 134/Unoesc - R/2012).

STRIEDER, R. . Comitê Institucional de Pesquisa. 2012. (Portaria N 64-A/Unoesc-R/2012).

STRIEDER, R. . Coordenador de Comitê. 2012. (Portaria N 64-A/Unoesc-R/2012).

STRIEDER, R. . Comitê de Pesquisa. 2012. (Membro do Comitê de Pesquisa).

STRIEDER, R. . Membro do Comitê de Pesquisa da Unoesc/SMO. 2012. (Portaria N 13/VR-SMO/2012).

STRIEDER, R. . Avaliação de trabalhos para o XVIII Seminário de Iniciação Ceintífica e V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Membro da Comissão Científica).

STRIEDER, R. . Coordenador de Trabalhos científicos no XVIII Seminário de Iniciação Científica e V Seminário Integrado de Ensino, pesquisa e Extensão. 2012. (Coordenação).

STRIEDER, R. ; MENDES, Rosangela . INCLUSÃO ESCOLAR: um desafio para olhar as crianças com visão de dignidade. 2011. (Relatório de pesquisa).

STRIEDER, R. . Avaliador. 2011. (Comitê de Pesquisa).

STRIEDER, R. . Comissão Interna de avaliação e seleção de relatórios de Pesquisa. 2011. (Comitê de Pesquisa).

STRIEDER, R. . Conselho Editorial da Editora Unoesc. 2011. (Conselho Editorial da Editora Unoesc).

STRIEDER, R. . Presidente e membro do Comitê institucional de pesquisa. 2011. (Comitê de Pesquisa).

STRIEDER, R. . Comissão de Avaliação da Unoesc para o programa Ciência sem Fronteira. 2011. (Comissão de Avaliação Portria n 150/Unoesc-R/2011).

STRIEDER, R. . Comitê Científico do III Colóquio Internacional de Educação. 2011. (Membro do Comtê Científico).

STRIEDER, R. . Processo seletivo de professores ou supervisores pedgógicos da rede municipal de ensino. 2011. (Comissão para processo seletivo dos professores Portaria n 56?Unoesc-R/2011).

STRIEDER, R. . Avaliador de artigos encaminhados à edição n 36 da revista Roteiro. 2011. (Avaliador).

STRIEDER, R. . Comissão Interna de seleção para inscritos para o programa de mestrado em educação. 2011. (Portaria n 68/Unoesc-R/2011).

STRIEDER, R. . Comissão interna de seleção dos professores, coordenadores ou supervisores pedagógicos do ensino fundamental. 2011. (Portaria n 45/Unoesc-R/2011).

STRIEDER, R. . Comissão para o processo seletivo de professores, coordenadores ou supervisores pedagógicos da rede municipal. 2011. (Portaria n 56/Unoesc-R/2011).

STRIEDER, R. . Comissão interna de seleção do professores, coordenadores ou supervisores pedagógicos do ensino fundamental. 2011. (Portaria n60/Unoesc-R/2011).

STRIEDER, R. . Membro do Comitê Institucional do PIBIC/CNPq. 2011. (Portaria n 47/Unoesc-R/2011).

STRIEDER, R. . Educação e Biofilia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. . MBA- Gestão Ambiental ênfase em licenciamento, auditoria e perícia ambiental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. . MBA- Gestão Ambiental ênfase em licenciamento, auditoria e perícia ambiental - Educação e Biofilia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. ; ZIMMERMANN, Rose Laura Gros . INCLUSÃO ESCOLAR: um desafio da igualdade na convivência com os diferentes. 2010. (Relatório de pesquisa).

STRIEDER, R. . Conselho Editorial da Editora Unoesc. 2010. (Conselho Editorial da Editora Unoesc).

STRIEDER, R. . Comitê de Pesquisa. 2010. (Comitê de Pesquisa).

STRIEDER, R. . Presidente e membro do Comitê científico de Pesquisa. 2010. (Emitir parecer).

STRIEDER, R. . Comissão para o processo seletivo dos estudantes dos cusos de licenciatura da Unoesc. 2010. (Portaria n 124/Unoesc-R/2010).

STRIEDER, R. . Comissão para o processo seletivo dos mestrandos em Educação - Turma 2010. 2010. (Portaria n 122/Unoesc-R/2010).

STRIEDER, R. . Comissão pra processo seletivo dos estudantes dos cursos de licenciatura da Unosc. 2010. (Portaria n 124/Unoesc-R/2010).

STRIEDER, R. . Metodologia do Ensino Superior - Formação para o magistério superior. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. . Metodologia de ensino superior. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. . Metodologia do Ensino Superior - Curso: Arteterapia, educação e saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. . Educação Ambiental - curso: MBA em Gestão Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. . Educação Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. ; ZIMMERMANN, Rose Laura Gros . A INCLUSÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM. 2009. (Relatório de pesquisa).

STRIEDER, R. . Conselho Editorial da Editora Unoesc. 2009. (Conselho Editorial da Editora Unoesc).

STRIEDER, R. . Comitê de Pesquisa. 2009. (Emissão de parecer).

STRIEDER, R. . Presidente e membro do Comitê Científico. 2009. (Emissão de parecer).

STRIEDER, R. . Cordenação de trabalhos Científicos no XV Seminário de Iniciação Científica e II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2009. (Coordenação).

STRIEDER, R. . Editor da Revista Visão GLobal. 2009. (Editor de Revista).

STRIEDER, R. . Metodologia do Ensino Superior. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. . Metodologia de Ensino Superior - Módulo II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. . Processos de Aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. . O Humanismo sob o enfoque fenomenológico e existencialista. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. . Tendências de Pesquisa no Ensino da Matemática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. . Educação Ambiental - MBA Gestão Ambiental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STRIEDER, R. . DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DAS REGIÕES DA AMERIOS E DA AMEOSC. 2008. (Relatório de pesquisa).

STRIEDER, R. ; ZIMMERMANN, Rose Laura Gros . SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA PAIS, MÃES, ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E DIRIGENTES. 2008. (Relatório de pesquisa).

STRIEDER, R. . Comitê de Pesquisa. 2008. (Emissão de parecer).

STRIEDER, R. ; CZERMANSKI, Raquel . DIAGNÓSTICO E MEDIDA DO ESTADO DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE. 2007. (Relatório de pesquisa).

STRIEDER, R. ; CZERMANSKI, Raquel . DE HOMO SAPIENS AGRESSIVO E HOMO SAPIENS ARROGANTE PARA HOMO SAPIENS SÁBIO E HOMO SAPIENS AMOROSO. 2006. (Relatório de pesquisa).

STRIEDER, R. . 3 Seminário de Grupos de Pesquisa - 1 Seminário de Iniciação Científica da ACAFE. 2005 (Seminário de Iniciação Científica) .

STRIEDER, R. . VI Fórum de Extensão Universitária da ACAFE - A extensão universitária: fator de ampliação da ação comunitária e pública. 2005 (Fórum) .

STRIEDER, R. . III Seminário de Iniciação Científica da UNOESC. 2004 (Seminário de Iniciação Científica) .

STRIEDER, R. . 5 Fórum de Extensão Universitária da ACAFE. 2004 (Fórum) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    EDUCAÇÃO, JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: A democracia sob crítica e em perspectiva, Descrição: 1) o ponto de partida está na tensão entre a real pluralidade da sociedade hodierna, os princípios políticos e econômicos neoliberais e a ideia de comum. A pluralidade expressa-se de diversas maneiras: em nível cultural, étnico, religioso, social etc.; O neoliberalismo impõe aos Estados, às instituições e aos indivíduos demandas mercadológicas e de empresariamento. Tais fatos comprometem a identificação e efetivação dos critérios para o comum. Quais poderiam ser tais critérios? Jurídico-formal, ético-formativo, político-econômico etc....? Dependendo do(s) critério(s) escolhido(s) e legitimado(s), pergunta-se 2) pela qualificação necessária das pessoas para que elas consigam suportar e/ou trabalhar a tensão acima apontada. Precisamos de pessoas capazes de conciliar os lados da relação tensa, para evitarmos a imposição de uma visão isolada como garantia do comum (p.e. fundamentalismo), ou que um determinado critério do comum sufoque a pluralidade existente (p.e. um moralismo econômico). A partir daí, lançaríamos 3) os desafios aos quais a educação deveria reagir, em termos de diretrizes para formar/educar indivíduos capazes de lidar com o conflito aparente entre autenticidade pessoal e ideia do comum, ou seja, entre autonomia e aceitação/reconhecimento social; à perda do significado de comum na sociedade de alta complexidade; ao problema da juridificação e da fragilidade nos elementos éticos das ações; à fragilidade nos princípios éticos que sustentam as relações em contexto de pluralismo cultural e diversidade das características humanas; à crise ocorrida pela imposição da lógica de mercado em detrimento da formação, democracia e desenvolvimento humano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . , Integrantes: Roque Strieder - Integrante / Mauricio João Farinon - Coordenador / Hans-Georg Flickinger - Integrante / Luíz António Umbelino - Integrante / Maria Helena Damião - Integrante / Pedro Goergen - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Núcleo de memória pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoesc e de escolas de educação básica da região Oeste Catarinense, Descrição: O projeto tem por objetivo geral organizar e implantar um núcleo de memória pedagógica do Programa de Pós-graduação em Educação da Unoesc e de escolas de educação básica da região oeste catarinense, constituindo possibilidades concretas de investigação e qualificação do contexto escolar. Busca, portanto, disponibilizar à comunidade regional, resultados de estudos e pesquisas acadêmicas que repercutiram positivamente na educação e na elevação cultural da comunidade regional. O desenvolvimento do projeto, consoante procedimentos metodológicos específicos, compreende a seguintes etapas inter-relacionadas: a) catalogação de pesquisas realizadas no PPGEd/Unoesc e seus correspondentes produtos (livros, artigos científicos, dissertações e teses, considerando a primeira década do Programa); b) identificação e recolha de fontes de registro da universidade e das escolas, como: jornais, revistas, relatórios, documentos oficiais, cartas, filmes, fotografias, livros de atas, termos de visita às escolas, vídeos de programas de televisão e de palestras, outros registros de práticas pedagógicas realizadas e/ou em curso. Após a localização e a obtenção do acervo, o material será catalogado por categorias: práticas pedagógicas; história da educação; pesquisa-ação e novos métodos; tecnologia na educação básica; temas específicos em diferentes níveis educacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roque Strieder - Integrante / Ortenila Sopelsa - Integrante / Paulino Eidt - Coordenador / Dilva Bertoldi Benvenutti - Integrante.

  • 2016 - Atual

    EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO, Descrição: A espécie humana evoluiu imersa em natureza, em instrumentos técnicos e em linguagens. A interação cooperativa, mas também conflitiva, entre os ingredientes dessa co-evolução foi sempre sumamente complexa. Também no humano a capacidade cognitiva não deixa de estar incorporada em constantes processos de expansão. A expansão científico-tecnológica da atualidade aumenta significativamente essa complexidade. É relevante situar as transformações do aprender humano dentro do amplo contexto bio-sócio-tecno-evolucionário dando ênfase ao caráter decisivo desta co-evolução para a aprendizagem nos dias de hoje. Se, ?vida é aprendizagem? (Popper, 2001) ou ainda que ?existe uma unidade entre processos vitais e processos cognitivos já que a aprendizagem é uma ação efetiva que permite ao ser vivo continuar sua existência em determinado meio ao produzir aí o seu mundo? (Maturana e Varela,1995). Sabemos que ainda somos reféns de epistemologias científicas e culturais que dão pouca atenção ao conhecimento e ao reconhecimento da interdependência como um fato. A educação que predomina, em boa medida, carrega consigo uma visão fragmentária e mecanicista do mundo. A forma como se conhece (de)terminada realidade tem estreita relação com a forma como vivemos construindo nossos mundos. Por isso, a aproximação segura entre conhecer e viver. A forma como se aprende/conhece, dinamiza as formas de se viver. A compreensão de que integramos sistemas mais abrangentes é certamente, prejudicada pela educação fragmentária, mecanicista e disciplinar ainda predominante. A visão ocidental mecânica e racional provocou a disjunção entre o animal e o racional, entre o natural e o cultural e acentuou um dos aspectos da dinâmica vital humana: a tendência em lidar unicamente com as certezas. Munido de certezas, o pensamento ocidental disjuntor acreditou ter condições de mudar a face do universo pelo viés da dominação e da subjugação. As certezas, geradas pela racionalidade, contribuem para a exacerbação da subjugação humana dos seres e das coisas, inclusive, gerando a subjugação do humano pelo homem, ou melhor, a escravização, fato inédito em termos de evolução. A superação do estigma analítico requer uma concepção trans-disciplinar e sistêmica. Concepções que exigem romper com o postulado científico e cultural de que nosso conhecimento deve estar embasado em certezas e verdades absolutas. Requer-se também uma abertura epistemológica que descortine a possibilidade de reconhecermos que a pluralidade é uma dimensão inerente à realidade e é possibilidade de existência de muitos mundos dentro do nosso mundo. Será um veio para respeitar as diferentes perspectivas e também diferentes pontos de partida. Nesse contexto pode emergir a sensibilidade solidária já que a mesma implica em reconhecer e respeitar a alteridade do/a outro/a, e reconhecer, sobretudo, que os interesses e o bem-estar do outro também me dizem respeito. Na aprendência/vivência da sensibilidade solidária prevalece o desejo de uma vida mais digna e prazerosa para todos/as. Objetivos: 1) Investigar as transformações do aprender humano dentro do amplo contexto bio-sócio-tecno-evolucionário, bem como o caráter decisivo desta co-evolução para a aprendizagem nos dias de hoje; 2) Investigar as possibilidades e as implicações da educação comprometida com a suprema tarefa de despertar sensibilidades para as questões humanas e sociais oferecendo uma base ética para construir consensos básicos rumo à solução de problemas fundamentais. Metodologicamente o desenvolvimento será feito a partir de buscas em referenciais teóricos, tendo como básicas as produções de Henri Atlan, Edgar Morin., Humberto Maturana, Francisco Varela, Giórgio Agamben.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) . , Integrantes: Roque Strieder - Coordenador / TEDESCO, Anderson Luiz - Integrante / SODRYANE MARIA DE JESUS - Integrante / Araceli Girardi - Integrante / Fernanda Aparecida Silva Dias - Integrante / Laudemir Bonamigo - Integrante / Elisandra Alves - Integrante / Valmir de Jesus Pinto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 10

  • 2013 - 2017

    Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, na mesorregião do oeste catarinense: implicações na qualidade da educação básica, Descrição: ?O tempo presente traz desafios, paradoxos e dilemas que parecem maiores que nossa capacidade de enfrentamento. Não estamos sabendo como superá-los, não fomos educados para isso? (SEVERINO, 2002, p. 40). Apesar disso na maioria dos ambientes escolares ainda não se concebe o reconhecimento de que, ?o campo de cada disciplina torna-se cada vez mais estreito, fazendo com que a comunicação entre elas fique cada vez mais difícil, até impossível? (NICOLESCU, 1999, p. 44). Assim a contemporaneidade, dinâmica e mutável requer reflexão, participação e compreensão dos cenários, diferentes do tradicional. Cenários que reclamam diversidade, singularidade ao invés da homogeneização e da normatização abusiva. Novos pilares e princípios precisam ser firmados em substituição aos esquemas fechados e excludentes da razão instrumental. Esses encontram guarida nas possibilidades de ligar e religar as diversas dimensões do conhecimento mesmo que num universo de inacabamento e infinitude. Assim, é cada vez mais necessário superar a fragmentação dos saberes, porque esta ?atrofia as possibilidades de compreensão e de reflexão? (MORIN, 2006, p. 14), e estes saberes fragmentados revelam-se insuficientes para tratar dos graves problemas da atualidade globalizada, ao mesmo tempo que favorecem o enfraquecimento da visão global. Isso implica no enfraquecimento da responsabilidade social e, por conseguinte, da solidariedade, já que ninguém mais se sente compromissado, organicamente, com o outro (MORIN, 2006). Um trabalho para essa reversão exige trabalho coletivo, e este requer a humildade de escuta do outro. Diante disso e em atendendo ao Edital CAPES n. 049/2012 do Programa Observatório da Educação, o projeto de pesquisa, n. 12386, tem por objetivo Investigar, como estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, podem ser desenvolvidas na Educação Básica, da mesorregião do oeste catarinense, com vistas à melhoria da qualidade da educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roque Strieder - Integrante / Luiz Carlos Lückmann - Integrante / Maria Teresa Ceron Trevisol - Integrante / Leda Scheibe - Integrante / Ortenila Sopelsa - Integrante / Paulino Eidt - Integrante / Clenio Lago - Coordenador / Mauricio João Farinon - Integrante / Andréia de Andrade Moraz - Integrante / Andressa Sartori - Integrante / Letícia Savaris - Integrante / Raquel Greggio - Integrante / Tânia Ramona Armindo - Integrante / Ana Cavalheiro da Silveira Pilatti - Integrante / Juliana Ferreira de Lima Rocco - Integrante / Pâmela Cristina Negri - Integrante / Juliana Basso Ansiliero - Integrante / Rosane Fátima da Conceição Branco - Integrante / Beatriz de Oliveira - Integrante / Inês Kumeichick Mariani - Integrante / Maria Helena Romani Mosquen - Integrante / Gesiane Saria Secco - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 1

  • 2013 - 2014

    UMA ESCOLA ACOLHEDORA: O OUTRO DIFERENTE NUM CENÁRIO DE TERNURA E AMIZADE, Descrição: Diante do conturbado momento histórico, que afeta a vida em todas as suas dimensões, torna-se crucial o desafio de reequilibrar a agressividade, para desenvolver a capacidade da aceitação e acolhida do outro, como outro legítimo em sua singularidade. Trata-se de um possível pelo qual a agressividade, a violência, os medos e os ódios, bem como as cegueiras de afeto são "elementos inteligentes e perceptivos da personalidade que estão muito estreitamente vinculados às crenças e se modificam quando estas se modificam" (NUSSBAUM, 2003, Apud, HERMANN, 2010, p. 102). Desejamos evidenciar, como fundamento de uma educação que tenha no outro a visão da singularidade e da diversidade a noção de amigo, nos termos refletidos por Agamben (2010). Segundo Agamben amizade tem a ver com proximidade que independe do ver-se reciprocamente e, por isso, dispensa qualquer necessidade de representação. Reconhecer um outro ?significa não reconhecê-lo como ?algo? [...] a amizade não é uma propriedade ou uma qualidade de um sujeito? (2010, p. 85). Ainda para Agamben, a sensação da existência, uma sensação especificamente humana, se realiza no ??com-sentir? a existência do amigo? (p. 89). Assim, o amigo é ?um outro si? uma ?alteridade imanente na ?mesmidade?, um tornar-se outro do mesmo.? (p. 90). Assim, experiências de educação para e com o outro diferente, num cenário de amigs e envolto em ternura, podem tornar-se significativas. O cuidado de si e do outro, reconhecidos em sua legitimidade existencial passa pela consciência de pertença a um mundo natural, no qual a aceitação das diferenças e da diversidade simplesmente acontece. Experiências educativas, na dimensão da ternura e convividas em amizade, valorizam as inúmeras interfaces dessa mesma convivialidade como coexistência do autorrespeito e do respeito ao outro. Fazê-lo requer participação e colaboração como fundamentos da compreensão da ternura e da amizade como inerentes espontâneos do ser e do fazer pedagógico. A problemática de estudo: É possível, e como, realizar experiências educativas considerando a ternura e a amizade como fonte potencializadora das mudanças de mentalidade e de atitudes em relação à aceitação do outro diferente? Como Objetivos, desejamos investigar se e como experiências educativas, envolvendo as dimensões da ternura e da amizade, permitem potencializar o reconhecimento da interdependência entre si e o outro para vivenciar a aceitação desse si e do outro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roque Strieder - Coordenador / Fabiana Herbert - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2012 - 2012

    INCLUSÃO ESCOLAR: também um desafio de espiritualidade, Descrição: A transdisciplinaridade considera a complexidade do ser humano, a complexidade do universo relacional, consigo, com os outros e com o entorno natural, ela também inclui a dimensão da espiritualidade do ser humano, uma dimensão que aponta para a transcendência. Uma educação, em sintonia com a espiritualidade, possibilita compreender o universo das relações que emergem da coexistência entre a complexa pluralidade e as realidades multirreferenciais, onde ninguém, diferente em sua singularidade, se entende como constituindo uma referência ou um lugar privilegiado para compreender todos os outros. Esse nível de compreensão implica numa visão diferente das relações intersubjetivas exigindo concepções mais dinâmicas e de inconformismo do e nos processos educacionais. Importa reconhecer, como desafio, que a pessoa humana ? o aluno -, sujeito da educação escolar é também um ser fundamentalmente espiritual. Essa concepção certamente facilita reconhecer que a complexidade relacional, para se tornar compreensível, passa pela capacidade do ser humano em reunificar e religar as suas dimensões fundamentais, a biológica e a espiritual. Experiências de educação inclusiva precisam reconhecer que as dimensões afetivas e de ternura (FERNÁNDEZ, 2010) se tornam particularmente significativas. As dimensões de aprendizagem e amorosidade são atividades inerentes à educação e não podem mais serem concebidas como estranhas entre si ou mesmo como rivais ou inimigas. A vida de aprendente não pode ser reduzida a contextos puramente intelectuais, mas precisa englobar a dimensão da afetividade que contém em si a dimensão da espiritualidade. Problemática: É possível, e como, realizar experiências educativas considerando a dimensão da espiritualidade como fonte potencializadora da mudança de mentalidade e de atitudes de aceitação do outro diferente, transformando o sonho da educação inclusiva em convivências inclusivas? Como Objetivos, desejamos investigar se e como experiências educativas, envolvendo a dimensão da espiritualidade, permitem o reconhecimento da interdependência entre si e o outro para então realizar a aceitação desse si e do outro. Isso também significa atenção para visualizar a importância das sutilezas enriquecedoras das individualidades de cada ser humano, em cada momento e cada fenômeno, para então visualizar ações distintas das que ao atender demandas universais, negligenciam as particularidades dos contextos e sacrificam a alteridade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roque Strieder - Coordenador / Fabiana Herbert - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2011 - 2012

    INCLUSÃO ESCOLAR: possibilidades de firmar a dignidade humana pela vertente do Terceiro Incluído, Descrição: Nos últimos três anos estivemos envolvidos com investigações dedicadas ao aprofundamento da temática da inclusão escolar. Em 2009 foi elaborado o relatório intitulado ?A inclusão escolar e os desafios da aprendizagem?. Em 2010 desenvolvemos o projeto: ?Inclusão escolar: um desafio da igualdade na convivência com os diferentes? e, no ano de 2011 a temática em estudo intitula-se ?Inclusão escolar: um desafio para olhar as crianças pela lente da dignidade?. Visitamos áreas de conhecimento como a filosofia, a pedagogia, a antropologia, o direito, as biociências e a ética com interesse específico para melhorar o entendimento dos fundamentos característicos do modo de viver da linhagem humana para visualizar possibilidades de aceitação do diferente e então da inclusão escola. Esperamos agora compreender como ações inclusivas podem ser potencializadas ao adotar-se atitudes transdisciplinares. A problemática proposta: É possível, e como, a lógica do terceiro incluído potencializar mudanças de mentalidade e de atitudes de aceitação do outro diferente e estranho, transformando o sonho da educação inclusiva em convivências inclusivas? Objetivo: Investigar se e como a lógica do Terceiro Incluído, ao reconhecer a presença da complexidade, na emergente percepção das realidades, acena para a substituição da conjunção ?ou?, para a conjunção ?e? e a expressão ?ao mesmo tempo?. Ainda, da substituição da lógica do ?sim? ou ?não?, do ?é? ou ?não é?, por um terceiro termo no qual ?é? se une ao ?não é?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roque Strieder - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2013

    AVALIAÇÃO, UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM, Descrição: O projeto, AVALIAÇÃO, UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM, abrangendo as regiões da AMEOSC e AMERIOS, parte do pressuposto de que o diálogo entre professoras/es, entre professoras/es e alunos e entre professoras/es, alunos e conhecimento torna-se cada vez mais uma atitude necessária no âmbito educacional/escolar. Sem essa compreensão da importância do diálogo, aberto para a reflexão com e sobre a realidade social, política, econômica, cultural e tecnológica, ficará inatingível o desafio proposto pelo Enem/2009 da concentração curricular em quatro grandes áreas, quais sejam: a) linguagens, códigos e suas tecnologias; b) ciências humanas e suas tecnologias; c) ciências da natureza e suas tecnologias; d) matemáticas e suas tecnologias. Como oportunidade de aprendizagem, a avaliação precisará superar o desejo aberto ou oculto de dominação e controle do comportamento dos alunos pelo viés da obediência, mediante a submissão obtida pela coerção. Nesse contexto, gera relações de confronto, gera ansiedade, desestabilidade e não aprendizagem. Tendo essas variáveis como ponto de referência, considerando, ainda, a mudança de mentalidade em relação à aprendizagem e do processo avaliativo, proposto pelo ENEM/2009, pretendemos contribuir na ressignificação dos instrumentos de coleta de dados e dos processos de avaliação. Propomos-nos, inicialmente, via pesquisa de campo, de cunho qualitativo e com o uso de questionário, como instrumento de coleta de dados, conhecer melhor as fragilidades formativas em relação à concepção de avaliação, em relação à elaboração de instrumentos de coleta de dados para avaliação e as possibilidades de transformar a avaliação num momento de aprendizagem. A partir dos dados far-se-á a elaboração de material teórico filosófico de compreensão da avaliação como oportunidade de aprendizagem e sua transformação em livro. Segue-se a disponibilização do livro, em concomitância com a oferta de 04 mesas redondas e 08 oficinas, nos eventos regionais de educação, pro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Roque Strieder - Coordenador / Paulo Ricardo Bavaresco - Integrante / Dilva Bertoldi Benvenutti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - 2011

    INCLUSÃO ESCOLAR: um desafio para olhar as crianças pela lente da dignidade, Descrição: Como sair do ensino fundamental com a dignidade intacta? Como sair intacto, sem incorporar a concepção de que se vale menos? Há algo a ser efetivado pelas escolas, tão importante quanto falar de conteúdo curricular, falar de métodos de ensino, de formas avaliativas, falar sobre formas de aprender ou sobre a importância do conhecer. É importante olhar as crianças, conversar com as crianças, reforçar junto às crianças que elas têm valor em seu jeito de ser e como tal merecem respeito. É importante admitir que a aprendizagem está diretamente ligada à percepção que as crianças têm do respeito por si mesmas e do respeito que recebem de quem com elas convive. Induzir uma criança a pensar que ?sou muito ruim em matemática e não sou inteligente?, já é ter submetido a criança a um nível elevado de frustração, prestes a consolidar o sentimento de que é estúpida, que é qualificada de segunda categoria o que, provavelmente, irá significar que muita coisa já está perdida. Quantas vezes as crianças são olhadas com e através das lentes da dignidade? O ainda uso constante de rótulos, como ?crianças especiais?, ?crianças problemáticas?, ?esta é um caso especial?, ?aquela não tem jeito?, ?ela é muito atrapalhada?, de forma alguma carrega louvores à dignidade. Estão equivocados os que consideram ser a dignidade das pessoas algo óbvio e definido a priori, independente de reconhecimento. Esses rótulos são indicativos de solução rápida e simplista. Dificilmente nos fazem refletir sobre a possibilidade real dessas ?incapacidades? estarem também nas formas de ensino utilizadas, nem sempre compatível com a forma de como as crianças aprendem. Rotular significa considerar a criança inadequada para a inserção dentro da forma escolhida para realizar a educação. Ainda assim nos arrogamos o direito, muitas vezes, de dizer que o problema está nas crianças. O desafio da presente proposta de estudos é: Como olhar as crianças sob a lente da dignidade? Como desejar cultivar a dignidade da cria. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Roque Strieder - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2010

    INCLUSÃO ESCOLAR: um desafio da igualdade na convivência com os diferentes, Descrição: As referências teóricas levantadas e a participação de alunos e professores na pesquisa de campo, no desenvolvimento do projeto de pesquisa A INCLUSÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM, dentre outras situações problemáticas, nos fizerem perceber que discutir inclusão escolar implica, antes de mais nada, reconhecer equívocos conceituais de ser humano bem como a fragilidade de vivências inclusivas, ou seja: não estamos numa sociedade inclusiva. A sociedade moderna, além dos propósitos classificatórios, continua sendo extremamente excludente. A exclusão compreende inúmeras dimensões e configurações. Estar excluído não se refere exclusivamente à exclusão do mercado, já que não se pode reduzir tudo à lógica do mercado. Cremos ser necessário entender de forma mais profunda a questão da exclusão. Falar em excluído social significa visualizar alguém que pertence a uma comunidade, que está dentro de um território, que está ao alcance dos meios de comunicação, que criam desejos de consumo, que fazem o excluído visualizar as coisas ?boas? da sociedade, mas cujo acesso lhe é negado. Assim propomos como problemática de pesquisa a questão: Como, para além do legal, construir desejos para a convivência com os iguais em suas diferenças, realizando a inclusão escolar para elasticar o sonho de uma sociedade inclusiva? Nosso objetivo foi definido como: Verificar, com base democrática, as possibilidades de construir desejos de convivência com os iguais em suas diferenças, para realizar a inclusão escolar e ensonhar uma sociedade inclusiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Roque Strieder - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2008 - 2009

    A inclusão escolar e os desafios da aprendizagem, Descrição: O projeto objetivou investigar as práticas de inclusão escolar desenvolvidas na rede municipal de educação do município de São Miguel do Oeste/SC, principalmente na perspectiva da oferta de ambientes de aprendizagem e como a mesma está sendo qualificada. Como instrumento de coleta foi utilizada a entrevista semi-estruturada realizada junto a professores, dirigentes e alunos denominados incluídos. Constatou-se que a inclusão escolar não é ainda um fato. Atividades realizadas por professores, para além das tradicionais, em sala de aula, são muita mais iniciativas particulares de professores do que programas e ou processos escolares. As crianças denomianadas incluídas não se sentem incluídas. No imaginário do professor não existe clareza sobre o processo inclusivo, como fazê-lo e proque fazê-lo. Também não está presente uma aposta efetiva de credibilidade em relaçãoa possibildiade de aprendizagem por parte de cada um dos alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roque Strieder - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2007 - 2008

    DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DAS REGIÕES DA AMERIOS E DA AMEOSC, Descrição: A pesquisa PERFIL DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DA AMEOSC E AMERIOS/SC, evidenciou a existência de baixa auto-estima em profissionais da educação. Esta, aliada ao sentimento de pessimismo, sensação de fracasso, de culpa e de auto-depreciação tornam temerosos o sucesso das ações educacionais. Usando escalas oficiais, da psicologia, nos propomos a dimensionar a propensão à sintomas de depressão e de ansiedade em professores das regiões da AMERIOS e da AMEOSC. O objetivo foi realizar um diagnóstico, mensurando a tendência à sintomas de depressão e ansiedade em profissionais da educação nas duas regiões para elaborar um banco de dados permitindo a tomada de decisões tanto com relação à qualificação quanto de ajuda a ser prestada a professores. Os resultados obtidos mostram os Professores pesquisados, da rede estadual, apresentam tendências à estados depressivos e de ansiedade superiores aos pesquisados da rede municipal; para além da necessária qualificação profissional os professores necessitam de outras formas de ajuda, tais como: melhor compreensão do ambiente de trabalho, das formas inter-relacionais da atualidade, das formas de fortalecimento da auto-estima e confiança, do reconhecimento humano, social e econômico; é importante elaborar estratégias de ação que impeçam a perda da auto-estima; os professores precisam de atenção, ajuda e valorização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Roque Strieder - Coordenador / Rose Laura Gros Zimmermann - Integrante / João Eduardo Schacker - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2004 - 2006

    PERFIL DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DA AMEOSC E AMERIOS, Descrição: Objetivo: levantar o perfil dos profissionais em educação básica na região da AMEOSC e AMERIOS/SC. Levantar dados sobre gênero, faixa etária, tempo de magistério, titulação, regime de trabalho, carga horária semanal, vínculo trabalhista, faixa salarial, conhecer suas dificuldades, necessidades e desejos. Visou também elaborar um banco de dados que possa contribuir para conhecer as várias interfaces e contribuir para a tomada de decisões, por parte das Secretarias Municipais de Educação, das GEREIS e da UNOESC/SMOeste, com relação à qualificação e titulação. O instrumento de coleta constou de formulário com questões objetivas sobre as variáveis de interesse e questões abertas na tentativa de captar as problematizações e as expectativas dos profissionais. O instrumento foi respondido por 1615 professores. Entre os resultados destacamos: a) a feminilização do profissional da educação = 83%; b) 51% dos entrevistados atuam na rede municipal; c) o sentimento de incompletude formativa, ou seja, o desejo de aperfeiçoar-se; d) um elevado sentimento de baixa auto-estima.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Roque Strieder - Coordenador / Marcia Andrea Triches - Integrante / Maria Bernadete Mustifaga - Integrante / Cleidiana Watte - Integrante / Kelly Negri - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Menção Honrosa, Unoesc Joaçaba.

1999

Troféu V Seminário Integrado de Iniciação Científica, UNOESC/UNIVALI/FURB.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Oeste de Santa Catarina, Programa de mestrado em educação - Unoesc. , Rua José Firmo Bernardi , 1591 Campus II, Flor da Serra, 89600000 - Joaçaba, SC - Brasil, Telefone: (49) 35512112, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32

1991 - 2016

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32

2000 - 2008

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduaçõa e Exten, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2003

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Vice-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Exte, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2018

    Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Educação na contemporaneidade

  • 02/2016

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Educação

  • 04/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Área de Ciências Humanas e sociais, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Área de Ciências Humanas e sociais, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2018 - 12/2019

    Ensino, Fundamentos e organização curricular, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas na contemporaneidade

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Vários, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Sociedade

  • 08/2018 - 07/2019

    Ensino, Licenciatura em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ambiente e Sociedade

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Educação

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 08/2002 - 12/2015

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Educação

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da educação I

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia

  • 08/2014 - 11/2014

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Educação

  • 08/2014 - 11/2014

    Ensino, Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e garanti, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pensamento complexo

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação I

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação no contexto das biociências

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Multimeios

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Educação

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Perdagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação I

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Educação

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Multimeios

  • 08/2012 - 11/2012

    Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da pesquisa

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética na Educação Especial

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Religião e religiosidade

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação I

  • 05/2012 - 06/2012

    Ensino, Anos Iniciais do Ensino Fund. e Educ. Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos de Aprendizagem com carega horária de 30h/aula

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação no contexto das biociências

  • 11/2011 - 05/2012

    Ensino, Anos Iniciais do Ensino Fund. e Educ. Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos de Aprendizagem

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Educação

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação I

  • 07/2011 - 09/2011

    Ensino, Arteterapia Educação e Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior com carga horária de 45h/aula

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Educação

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Multimeios

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 09/2010 - 11/2010

    Ensino, Gestão da Comunicação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino Superior com carga horária de 45h/aula

  • 08/2010 - 11/2010

    Ensino, Pós-graduação em Gestão da Comunicação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior

  • 09/2010 - 09/2010

    Ensino, Licenciamento, Auditoria e Perícia na Gestão Ambie, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação e Biofilia

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Perdagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação I

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais

  • 04/2010 - 06/2010

    Ensino, Arteterapia Educação e Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior

  • 05/2010 - 05/2010

    Ensino, Mba Gestão Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação e biofilia

  • 03/2010 - 04/2010

    Ensino, Pós-graduação Mba em Gestão Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação e biofilia

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Educação

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação I

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Sociedade

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação no contexto das biociências

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Soocial I

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Sociedade

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 08/2008 - 11/2008

    Ensino, Educação Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conhecimento e Meio Ambiente

  • 08/2008 - 11/2008

    Ensino, Abordagens Sócio-Jurídicas da Família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior

  • 02/2008 - 07/2008

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Educação

  • 01/2008 - 07/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 02/2008 - 05/2008

    Ensino, Psicologia Clínica Hmanista, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O humanismo sob enfoque fenomenológico e existencialista

  • 02/2008 - 04/2008

    Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior

  • 05/2000 - 04/2008

    Direção e administração, Pró Reitoria de Pesquisa Pós Graduação e Extensão, Campus de São Miguel do Oeste.,Cargo ou função, Pró-Reitor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão.

  • 03/2008 - 03/2008

    Ensino, Mba Gestão Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental

  • 11/2007 - 12/2007

    Ensino, Administração Pública para o Desenvolvimento Regio, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação para o Desenvolvimento Sustentável

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tendências em Pesquisa no ensino da matemática

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e sociedade

  • 11/2007 - 11/2007

    Ensino, Educação com concentração em... Licenciaturas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos de Aprendizagem

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Educação

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANTROPOLOGIA SOCIAL I

  • 06/2007 - 06/2007

    Ensino, Mba Gestão Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental

  • 04/2007 - 05/2007

    Ensino, Formação para o Magistério Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior

  • 08/2006 - 11/2006

    Ensino, ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ensino, Cultura e Pós-Modernidade

  • 07/2006 - 10/2006

    Ensino, Arteterapia Educação e Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior

  • 04/2006 - 10/2006

    Ensino, Mba Gestão Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental

  • 05/2006 - 09/2006

    Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação e Aprendizagem

  • 02/2006 - 07/2006

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação no contexto das biociências

  • 11/2004 - 12/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa Pós Graduação e Extensão, Campus de São Miguel do Oeste.,Cargo ou função, Selecionar os candidatos inscritos no Mestrado em Enducação.

  • 11/2003 - 11/2003

    Direção e administração, Campus de São Miguel do Oeste, Vice Reitor de Pesquisa Pós Graduação e Extensão da Unoesc.,Cargo ou função, Vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc.

  • 07/2002 - 07/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa Pós Graduação e Extensão, Campus de São Miguel do Oeste.,Cargo ou função, Membro de comissão.

  • 01/2003 - 05/2003

    Ensino, Educação Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação e Epistemologia

  • 12/2002 - 12/2002

    Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação e Sensibilidade Solidária

  • 03/2002 - 06/2002

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Educação

  • 02/2002 - 06/2002

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos antropológicos

  • 02/2002 - 06/2002

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Filosofia da Ciência

  • 07/2001 - 12/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Antropologia

  • 04/2001 - 12/2001

    Ensino, Especialização Em Educação Infantil e Séries Inici, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aprendizagem e biociências

  • 04/2001 - 12/2001

    Ensino, Especialização Em Educação Física, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Corporeidade

  • 09/2000 - 12/2001

    Ensino, Especialização Em Saúde Coletiva, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior

  • 02/2001 - 07/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Antropológicos

  • 02/2001 - 07/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em educação I

  • 02/2001 - 07/2001

    Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Arte Educação

  • 02/2000 - 07/2000

    Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Arte Educação

  • 02/2000 - 07/2000

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Filosofias das Ciências

  • 02/2000 - 07/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Educação I

  • 02/1997 - 06/1997

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Educação, Metodologia do Ensino de 2 grau

  • 02/1995 - 06/1995

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatistica Aplicada da Educação

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, Sociologia da Educação

  • 02/1994 - 06/1994

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de 2 grau

  • 08/1993 - 12/1993

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e funcionamento do ensino de 1 e 2 gaus