Helena Izaura Ferreira

Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1977) e especialização em Matemática do primeiro Grau, Mestrado em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1994). Doutorado em Ciências da Educação. Atualmente é professor assistente da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização / Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e adultos. Estagio Supervisionado para terceiro e quarto ano do Ensino Superior: na Educação Básica, na Gestão Escolar, Educação não escolar; Educação Infantil;Educação de Jovens e adultos- EJA; Metodologia e Técnica da Pesquisa; Semiótica e Analise do Discurso. Coordena o PIBID do Projeto do curso de Pedagogia e coordena o projeto PDE do estado do Paraná para professores em atividades nas escolas de Educação Básica.

Informações coletadas do Lattes em 13/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

1989 - 1994

Universidade Metodista de Piracicaba
Orientador: Julio R Ferreira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: ALFABETIZAÇÃO; Ciclo Básico; Reorganização do Primeiro Grau.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Teorias da Instrução. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Ensino de Matemática de 1º Grau

1986 - 1988

Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

Participação em eventos

Educação Marxismo e Consciência Revolucionária. 2011. (Outra).

Lutas Sociais, proletariado e consciência de classe. 2011. (Outra).

Avaliação das Politicas Educacional - Avanços e Desafios: proposta dos/as trabalhadores/as da educação para o próximo governo.Avaliação das políticas educacionais - Avanços e desafios. 2010. (Outra).

Formação Continuada para Professores Municipais. 2010. (Outra).

Encontro Tecnólogo de Pesquisa - FECILCAM.Alfabetização e Complexidades. 2007. (Outra).

Publicação de Arteigo.Alfabetização e Complexidades. 2007. (Outra).

Conferência A presença do Texto no Ensino da Língua Materna.Conferência A presença do Texto no Ensino da Língua Materna proferida pelo Prof. João Wanderley Geraldi - Unicamp/SP UEM/Maringá. 2006. (Outra).

III Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia.III Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia. 2006. (Outra).

Poesia Infantil: Uma Perspectiva Discursiva. 2005. (Oficina).

I Encontro de Psicomotricidade Relacional.Construindo Novoso Caminhos de Desenvolvimento Humano na Educação. Centro Internacional de Análise Relacional CIAR e a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade/SBP. 2005. (Outra).

Curso de Capacitação para educadores Alfabetizadores do Ensino Fundamental. 2004. (Outra).

Psicomotricidade Relacional - Construindo Novos Caminhos de Desenvolvimento Humano na Educação. 2003. (Encontro).

II de Lobo a Lobato - Viva Literatura Infantil Fundação Cultural Biblioteca Pública Municipal Prof. Eg dio Martello Oficina Lavra-Palavra.II de Lobo a Lobato - Viva Literatura Infantil Fundação Cultural Biblioteca Pública Municipal Prof. Eg dio Martello Oficina Lavra-Palavra. 2003. (Outra).

V Semana de Iniciação Científica. SIC da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.Avaliação do ensino Superior. 2003. (Outra).

IV Semana de Iniciação Científica. SIC da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.Linguagem e a Formação do Educador. 2003. (Outra).

III Semana de Iniciação Científica da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão FECILCAM.Alfabetização: Uma Construção de Sentidos. 2002. (Outra).

III Semana de Iniciação Científica da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão FECILCAM.Alfabetização: Uma Construção de Sentidos. 2002. (Outra).

I Seminário Latino Americano de Educação a Distância.O Conhecimento sem Fronteiras. 2001. (Outra).

II Semana de Iniciação Científica UNESPAR / Campus Campo Mourão.Alfabetização: uma Aprendizagem Significativa. 2001. (Outra).

Treinamento de Tutores do Curso Normal Superior Com Mídias Interativas.Treinamento de Tutores do Curso Normal Superior Com Mídias Interativas. 2000. (Outra).

Cuminicação Mesa Coordenada "Educação a Distância: Encontros e Desencontros" na I Semana da Iniciação Científica da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão."Educação a Distância: Encontros e Desencontros". 2000. (Outra).

I Semana de Iniciação Científica da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.Educação a Distância: Encontros e Desencontros. 2000. (Outra).

encontro de Coordenadores de Curso de Pedagogia do Estado do Paraná.encontro de Coordenadores de Curso de Pedagogia do Estado do Paraná. 1999. (Encontro).

Projeto Político Pedagógico.Projeto Político Pedagógico. 1999. (Outra).

Projeto Político Pedagógico da Matemática.Projeto Político Pedagógico da Matemática. 1999. (Outra).

IV Conferência de Educação: Implantação do Plano Nacional de Educação.IV Conferência de Educação: Implantação do Plano Nacional de Educação. 1999. (Outra).

II Seminário de Análise do Discurso.Olhares Oblíquos: O Discurso da Análise do Discurso. 1999. (Outra).

I Fórum Paranaense das Faculdades Estaduais do Paraná.Comunicação: "Colégio Agrícola: Ponto de partida para repensar o projeto político pedagógico da FECILCAM". 1999. (Outra).

encontro de Coordenadores de Curso de Pedagogia do Estado do Paraná.encontro de Coordenadores de Curso de Pedagogia do Estado do Paraná. 1998. (Encontro).

III Conferência de Educação - "Educação e Inclusão Social".III Conferência de Educação - "Educação e Inclusão Social". 1998. (Outra).

1º Fórum das Faculdades Estaduais do Paraná.1º Fórum das Faculdades Estaduais do Paraná. 1998. (Outra).

Seminário Regional Sobre Metodologia de EJA.Seminário Regional Sobre Metodologia de EJA. 1998. (Outra).

II Congresso Nacional de Educação. II Congresso Nacional de Educação. 1997. (Congresso).

Aperfeiçoamento "Ciências e Cidadania".Aperfeiçoamento "Ciências e Cidadania". 1996. (Outra).

Análise do Discurso.Análise do Discurso. 1995. (Outra).

Simpósio "Dermeval Saviani e a Educação Brasileira e VIII Ciclo de Debates".Simpósio "Dermeval Saviani e a Educação Brasileira e VIII Ciclo de Debates". 1994. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Lúcia de Fátima Egevarth Leme

FERREIRA, H. I.; LEITE, Vera Lúcia Marques. Banca Examinadora de Defesa de Monografias do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Orientadores Acadêmicos para a Modalidade de Educação a Distância. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Or Ac p a Modalidade de Ed a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Lécia Bilak Maistrovicz

FERREIRA, H. I.; LEITE, Vera Lúcia Marques. Banca de Defesa de Monografias do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Formação de orientadores Acadêmicos para a Modalidade de educação a Distância. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Or Ac p a Modalidade de Ed a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Edna Mazzo de Queiroga Gonçalves, Lécia Bilak Maistrovicz

FERREIRA, H. I.. . Banca Examinadora de Monografias do Curso de Especialização em Ensino de Ciências. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Sirlei de Toledo Pereira

FERREIRA, H. I.. Colonização e ciclos econômicos do Paraná. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Esmerita Teixeira Duarte

FERREIRA, H. I.. A importância da Biblioteca no processo de formação de leitores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Anna Carla Alves Martins

FERREIRA, H. I.. A importância da Biblioteca no ambiente hospitalar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Nair de Carvalho Singer

FERREIRA, H. I.. A contribuição do ludico como fator de entretenimento e aprendizagem para criañças e adolecentes hospitalizados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Rosimara Aparecida Ribeiro

FERREIRA, H. I.. A importância do ludico no meio hospitalar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Alice de Souza

FERREIRA, H. I.; RITT, Helena Aiko; SALVADORI, Dirce Bortotti. Banca Examinadora para Teste Seletivo de Professores Coiaboradores da FECILCAM. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Maria Rosa

FERREIRA, H. I.. Alfabetização de Jovens e Adultos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Beatriz, Elizete, Estela e Ponciana

FERREIRA, H. I.. História da Escrita. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Irani, Patrícia

FERREIRA, H. I.. Os Métodos e as Cartilhas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Cristian Keli, Rubia

FERREIRA, H. I.. Letramento e a Formação do Educador. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: ROSILENE

FERREIRA, H. I.. A Teotia de Paulo Freire. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Claudemara, Maria Aparecida

FERREIRA, H. I.. A Psicogênese da Lingua Escrita. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Claudemara

FERREIRA, H. I.. Níveis Conceptuais Linguísticos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Estela

FERREIRA, H. I.. A Descoberta do Sentido da Escrita. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Elizete, Maria Aparecida

FERREIRA, H. I.. O Processo de Alfabetização através da metodologia Interdisciplinar e do Lúdico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Ponciana

FERREIRA, H. I.. Alfabetização com Interdisciplinaridade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Irani, Rosilene

FERREIRA, H. I.. A Arte e a matemática por meio de Rótulos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Beatriz, Rosilene

FERREIRA, H. I.. Leitura e Produção de Texto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Cristian Keli, Patricia

FERREIRA, H. I.. A Interdisciplinaridade e o Processo de Alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Claudemara

FERREIRA, H. I.. Projeto Interdisciplinar de Alfabetização, Matemáica e Arte. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Adriana, Rosangela

FERREIRA, H. I.. As Dificulades do Letramento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Eliane Bueno, Héllide, Ieda, Ivete, Madalena

FERREIRA, H. I.. Leitor, Leitura e Textualidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Eliane Costa, Janaina, Yara

FERREIRA, H. I.. A Arte e a Literatura Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Mery

FERREIRA, H. I.. A Magia da Linguagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Rochelli

FERREIRA, H. I.. A Linguagem Verbal e Não Verbal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Mery

FERREIRA, H. I.. A Construção de Sentidos: leitura e leitor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Suely

FERREIRA, H. I.. Leitura e Escrita Mediada pelo Texto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Angela

FERREIRA, H. I.. A Arte enquanto Linguagem Verbal e Não Verbal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Regiane

FERREIRA, H. I.. Vivenciando a Literatura Infantil no processo de Alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Neide

FERREIRA, H. I.. História em Quadrinhos e o Letramento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Edna

FERREIRA, H. I.. A Dramatização e a Linguabem Verbal e Não verbal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Mirian

FERREIRA, H. I.. A Música e as Àreas do Conhecimento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Rena Panissa

FERREIRA, H. I.. A Diversidade Cultural. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Maria Aparecida Mendes, Olivia Fernandes

FERREIRA, H. I.; SAVADORI, Dirce Bortotti; RITT, Helena Aiko. Banca Examinadora de pedagogia para teste Seletivo para Professores Colaboradores da FECILCAM. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Maria das Dores Pereira, Nanci de medeiros, Aparecida Inez f

FERREIRA, H. I.; RITT, Helena Aiko; PEREIRA, Maria José. teste Seletivo para Colaboradores nas disciplinas de Medidas Educacionais, Fundamentos da Educação, Prática de ensino das matérias pedagógicas do 2º Grau e Medidas Educacionais. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Olivia Braz, Maria do nascimento

FERREIRA, H. I.; RITT, Helena Aiko; PEREIRA, Maria José. Teste Seletivo para professores Colaboradores para as Disciplinas de Psicologia da Educação, Currículos e Programas, Medidas Educacionais, Estrutura e Funcionamento.. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Olga de Mattos, Livia de Moraes

FERREIRA, H. I.. Concurso Público da Prefeitura Municipal de Campo Mourão. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Maria das Graças de Oliveira, Helena Fernandews

FERREIRA, H. I.. Banca Examinadora do Concurso Público para Provimento de Carghos no Quadro de Carreira de Professores Fundamentos da Educação. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Aluno: Vania Ap

FERREIRA, H. I.. de Moraes.Banca Examinadora do Concurso Público para Provimento de Cargos no Quadro de Carreira de Professores em Fundamentos da Educação. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Concurso Público para Cargos de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Superior do Estado do Paraná. 2006. Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí.

FERREIRA, H. I.. Banca Examinadora do Curso de Pedagogia para Concurso Público da FECILCAM. 1995. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Banca Examinadora do Curso de Pedagogia para Concurso Público da FECILCAM. 1994. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Teste seletivo Edital nº 058/2010 Fundamento da Educação e Prática de Ensino. 2010. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Teste Seletivo - Edital nº. 058/2010-D Tradutor de Libras e apoio Pedagogico. 2010. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Banca de Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2007. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Banca de Teste Seletivo para Professor de Ensino Superior do Estado do Paraná. 2006. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Banca de Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2006. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Banca de Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2005. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Banca de Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2004. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Banca de Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2004. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Banca de Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2003. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Banca de Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2001. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Banca de Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2000. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Banca de Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 1998. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Banca de Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 1998. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

FERREIRA, H. I.. Banca de Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 1997. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Orientou

Leide Daiane do Nascimento

A Relação da Família com as Diciculdades de Aprendizagem na Educação Infantil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Neiva Pereira de Campos

Uma Experiência de Leitura em Sala de Aula; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Maria Rosa de Lima Brito

Alfabetização de Jovens e adultos; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos Educação no Campo e E) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

João Rocha da Silva

Educação de Jovens e Adultos Educação Popular; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Jovens e Adultos e Educação Popular) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Maria das Graças Souza de Oliveira

Alfabetização uma Proposta de Trabalho; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Adilson Pereira

Avaliação do Rendimento Escolar no Ensino Fundamental; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Jaqueline Aparecida da Silva

Avaliação do Rendimento Escolar no Ensino Fundamental; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Ana Cristina Martins Gaspareli

Gestão Democrática na Escola Pública; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Márcia NAvarro Damasceno

Ética no Processo Educativo; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Isaura Davina da Silva

A Importância da Literatura Infantil para as Séries Iniciais; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Judite Rita Gaspareto Colombari

A Música como Recurso na Alfabetização; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Madalena Irineu Lídio

A Ética na Educação Escolar; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Angelita de Fátima Oliveira de Almeida

Educação a Distancia no Contexto Social Brasileiro; 2003; 44 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Or Ac p a Modalidade de Ed a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Maria Natividade Ribeiro Lepri

Os Desafios do Sistema em Educação a Distância; 2003; 43 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Or Ac p a Modalidade de Ed a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Maria Regina Vieira Lopes

Do Tradicional ao Virtual: As Novas Tecnologias de Informação; 2003; 44 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Or Ac p a Modalidade de Ed a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Marialva Oliveira Pereira

A Avliação na Educação a Distância; 2003; 29 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Or Ac p a Modalidade de Ed a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Neide Maria Pazinato Nascimento

Educação a Distância e a Pesquisa: Desafios e Oportunidades; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Or Ac p a Modalidade de Ed a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Vanilda de Souza Gobo

A tecnologia na Educação a Distência; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Or Ac p a Modalidade de Ed a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Eleni de Jesus de Oliveira

Avaliação Escolar: um recurso pedagógico ou instrumento de discriminação?; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Maria Aparecida Gonçalves Silva

O Desenvolvimento do Processo de Alfabetização em Adultos Portadores de Deficiencia; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Carlos Leme da Fonseca

Evasão Escolar; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Maria Conceição de Oliveira Ribeiro

A Importância do Trabalho com o Texto na Sala de Aula; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Robineide Borges de Souza

Avaliação: aprendizagem ou punição; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Maria de Lourdes Decósimo Garcia

A Importância do Livro e da Leitura para a Educação; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Sueli Maria Garcia Ramos

Alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Zenilda Luiza de Lima Barradas

A Importância do Orientador na Escola; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Cilene dos Santos de Vidis

A Influência da Auto-estima na Aprendizagem e o Papel do Educador; 2002; 34 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Gerusa Carolina Kestering

Avaliação:aliada ou vilâ?; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Maria de Lurdes Czerpicki Senger

Ensino Aprendizagemna Vida Humana; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Mirian de Fátima Raiffer de Oliveira

Século XXI: educar para quê?; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Eloide Olegário da Silva Martinhago

Em busca de uma Identidade para a Avaliação; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Edna Aparecida de Mattos Evangelista

Deficiente auditivo na inclusão escolar em Goioerê; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Marlene Brito Alves

As Relações Interpessoais na escola e suas Implicações na Aprendizagem; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Gestão e Orientação Educacional) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Neide dos Santos

O Teatro e sua Importância na Prática Escolar; 2001; 38 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar e Qualidade Total Orientação e Supe) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Elza Machado

Os Valores Éticos na Educação; 2001; 44 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar e Qualidade Total Orientação e Supe) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Eliany Taborda da Silva Gregório

Relação Famíia e Escola e a Influência dos Pais no Processo de Aprendizagem; 2001; 33 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar e Qualidade Total Orientação e Supe) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Nanci Alher Meira Alves

As Relações Interpessoais na Escola: suas Consequencias na Aprendizagem; 2001; 34 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar e Qualidade Total Orientação e Supe) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Edineia Arneiro Boscarato Pedroso

Os Novos Paradigmas e a Administração Escolar; 2001; 38 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar e Qualidade Total Orientação e Supe) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Eliane Garcia Castro

A participação do orientador educacional em relação ao aproveitamento escolar dos alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental; 2001; 41 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar e Qualidade Total Orientação e Supe) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Irene Trevisoli de Lima

Dificuldades de Aprendizagem e Interdisciplinaridade como Fatores Determinantes na Avaliação; 2001; 35 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar e Qualidade Total Orientação e Supe) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Zilda Mazaro Lapi

O Orientador Educacional e sua Função na Escola; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar e Qualidade Total Orientação e Supe) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Vilma de Fátima Dias Martins

Crítica ao Livro Didático Adotado no Ensino Fundamental e Médio; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Línguística Aplicada no Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Terezinha Lima Pereira

Produção e Reestruturação de Textos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Línguística Aplicada no Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Ana Luíza Sales Pedrosa

Produção de textos: motivação e estratégias; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Línguística Aplicada no Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Marlene Rosa de Andrade

A Leitura e a Escrita nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Línguística Aplicada no Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Joely Aparecida Rodrigues

Desinteresse pela aprendizagem na adolescência; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Línguística Aplicada no Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

ANTONIO CARLOS DA SILVA

Formando Cidadãos Críticos Através da Leitura; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Línguística Aplicada no Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Onilda Carmen Bertolini

Estudo Sobre a Preferência de Leitura no Colégio Adonis Morski; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Línguística Aplicada no Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Francisca Aparecida de Souza Alves

O Ensino da Lingua Portuguesa na 1ª Série do Ensino Fundamental; 2000; 42 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística Aplicada Ao Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Camila Nunes de Campo

A importância da ação pedagógica com crianças hospitalizadas; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Daniele Aparecida de Oliveira Candido

A função do pedagogo não escolar com adolescentes em situação de risco; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Eliane Cristina Magri Guerra

Brinquedoteca e a ação da pedagogia hospitalar; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Juliana dos Santos Ferreira

A função do pedagogo-docente em espaços não escolar com menores em situação de risco; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Rosa Patrícia Mantovani

A atuação do pedagogo em espaços não escolar e sua contribuição em comunidades terapêuticas; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Ruth Mirian Drabzinski de Andrade

A contribuição da brinquedoteca para crianças horpitalizadas; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Cristiane de Castro

A contribuição da música na aprendizagem e desenvolvimento das funções psíquicas superiores de jovens e adultos; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Delma Cordeiro

O gênero textual oral: conto/causo na Educação de Jovens e Adultos; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Denise Aparecida Freire dos Santos

A história e a importância do nome para apropriação da leitura e escrita: uma proposta para o ensino da Educação de Jovens e Adultos; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Mirian Evangelista dos Santos

: A importância da linguagem escrita para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores na Educação de Jovens e Adultos; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Vanessa Chiod Correia Silva

As práticas sociais e a alfabetização/letramento no ensino da Educação de Jovens e adultos; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Andrei Aparecido Santana

A informática e sua contribuição para o processo ensino-aprendizagem; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Dayane Gonsalves da Silva Manganote

: A descontextualização do ensino da Historia no livro didático da Educação Básica; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Marcela Repinácio da Silva

A música como um meio para o desenvolvimento dos alunos nos anos iniciais; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Patricia Sampaio Gil

O ensino da Historia: conceitos e sua importância nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Helena Izaura Ferreira;

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, H. I. ; LIMA, Adriano de Almeida de ; BREZEZINSKI, Irene . Avaliação do Ensino Superio: apontamentos críticos. Semana de Iniciação Científica. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão , Campo Mourão, v. 1, p. 1-1, 2003.

  • FERREIRA, H. I. . Alfabetização: uma construção de sentidos. Semana de Iniciação Científica. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão , Campo Mourão, v. 1, p. 259-2783, 2002.

  • FERREIRA, H. I. . Educação a Distância: Encontros e Desencontros. Semana de Iniciação Científica. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão , Campo Mourão, v. 1º, p. 115-128, 2000.

  • FERREIRA, H. I. . Alfabetização:uma construção de sentidos. In: III Semana de Iniciação Científica da UNESPAR/Campo Mourão e do Encontro de Pesaquisa, Ensino e Extensão da Comunidade de Municípios de Campo Mourão, 2002, Campo Mourão. Semana de Iniciação Científica - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Impresso), 2002. p. 259-273.

  • FERREIRA, H. I. . Educação a Distância: encontros e desencontros. In: I Semana de Iniciação Científica, 2000, Campo Mourão. Semana de Iniciação Científica - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Impresso), 2000. v. 1. p. 115-128.

  • FERREIRA, H. I. . Educação a Distância: encontros e desencontros. In: I Semana de Iniciação Científica, 2000, Campo Mourão, 2000.

  • FERREIRA, H. I. . Avaliação do Ensino Superior: apontamentos críticos. In: IV Semana de Iniciação Científica, 2003, Campó Mourão, 2003.

  • FERREIRA, H. I. . Letramento e a Formação do Educador. In: IV Semana de Iniciação Científica, 2003, Campo Mourão, 2003.

  • FERREIRA, H. I. . Alfabetização:uma aprendizagem significativa. In: II Semana de Iniciação Científica, 2002, Campo Mourão, 2002.

  • FERREIRA, H. I. . Colégio Agricola: ponto de partida para repensar o projeto político pedagógico da FECILCAM. In: I Forum das Faculdades Estaduais do Paraná, 1998, Campo Mourão. Colégio Agricola: ponto de partida para repensar o projetp político pedagógico, 1998.

Outras produções

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional II. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional II. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional I. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional II. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional II. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional I. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional II. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional I. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional II. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional II. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Gestão Escolar e Qualidade Total. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Turismo. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional I. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional II. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Gestão Escolar e Qualidade Total. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Linguística e Alfabetização. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional I. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Linguística e Alfabetização. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional II. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Gestão escolar e Qualidade Total. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Gestão escolar e Qualidade Total. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão Escolar. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Educação Física na Educação Básica. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão Escolar. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Educação Física na Educação Básica. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão Escolar. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Educação Física na Educação Básica. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Metodologia do Ensino. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão Escolar. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão Escolar. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Metodologia do Ensino. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Produção e Participação da Execução do Concurso Público da Prefeitura. 1997. (Concurso Público da Prefeitura).

FERREIRA, H. I. . Metodologia do Ensino. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão Pedagógica e Docência no Ensino Superior. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional. 2005 (Coordenação Pós-graduação lato-sensu) .

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional. 2004 (Coordenação Pós-graduação lato-sensu) .

FERREIRA, H. I. . Inter-relação dos Pedagogos na Escola - Turma A e B. 2004 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Metodologia do Ensino, Avaliação e o PPP - Turma A e B. 2004 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Introdução a Pesquisa Científica - Turma A e B. 2004 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional. 2003 (Coordenação Pós-graduação lato-sensu) .

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional. 2002 (Coordenação Pós-graduação lato-sensu) .

FERREIRA, H. I. . Introdução a Pesquisa Científica. 2002 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Supervisão, Gestão e Orientação Educacional. 2001 (Coordenação Pós-graduação lato-sensu) .

FERREIRA, H. I. . Metodologia do Ensino, Avaliação e o Projeto Político Pedagógico. 2001 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . A Inter-relação do Pedagogo na Escola. 2001 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Introdução a Pesquisa Científica. 2001 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Metodologia do Ensino, Avaliação e o Projeto Político Pedagógico. 2001 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Metodologia do Ensino, Avaliação e o PPP. 2001 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Introdução a Pesquisa Científica. 2001 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Metodologia do Ensino e Avaliação e o PPP. 2001 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Supervisão, gestão e Orientação Educacional. 2000 (Coordenação Pós-graduação lato-sensu) .

FERREIRA, H. I. . História e Psicogênese da Alfabetização. 2000 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Supervisão Escolar. 1999 (Coordenação Pós-graduação lato-sensu) .

FERREIRA, H. I. . Educação Física na Educação Básica. 1999 (Coordenação Pós-graduação lato-sensu) .

FERREIRA, H. I. . Gestão Escolar e Qualidade Total. 1999 (Coordenação Pós-graduação lato-sensu) .

FERREIRA, H. I. . Metodologia de Ensino, Avaliação e o Projeto Político Pedagógico. 1999 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Metodologia de Ensino, Planejamento e Avaliação. 1998 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Inter-relação na Instituição. 1998 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Avaliação e Planejamento Participativo. 1998 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Metodologia do Ensino de 1º Grau. 1997 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Supervisão nas Escolas de 1º e 2º Graus. 1997 (Docência em Pós-Graduação) .

FERREIRA, H. I. . Metodologia do Ensino. 1996 (Coordenação Pós-graduação lato-sensu) .

FERREIRA, H. I. . Alfabetização: preconceitos e mitos que permeiam a prática pedagógica; o resgate desta prática.. 1988 (Docência em Pós-Graduação) .

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Linguagem e a Formação do Profissional para Alfabetização/Letramento, Descrição: Esta pesquisa objetiva levantar um escopo sobre a historia da alfabetização do ponto de vista da Linguagem organizadora, produtora e reveladora das ideias, produzidas nas relações sociais e portanto carregadas de efeito de sentidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) . , Integrantes: Helena Izaura Ferreira - Coordenador.

  • 2002 - 2006

    Formação de Professores Alfabetizadores, Descrição: O objeto desta pesquisa é entender o elevado índice de analfabetos ainda posto. Organizar uma nova postura metodológica dos educadores alfabetizadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (99) . , Integrantes: Helena Izaura Ferreira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, Departamento de Pedagogia. , Av.: Manoel Mendes deCamargo, 100, Centro, 87300100 - Campo Mourão, PR - Brasil, Telefone: (44) 351880, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Estadual do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atualmente trabalho com as disciplinas de Fundamentos Teóricos Metodológicos de Alfabetização e Língua Portuguesa; Estágio Supervisionado no 4º. ano de Pedagogia e Orientação de Estágio e Organização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estou trabalhando nessas disciplinas desde 2007. Atuo também como coordenadora no Programa de educação do Estado do Paraná PDE desde 2009. Trabalho com a coordenação do subprojeto do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, intitulado: Linguagem e a formação do educador para alfabetização/letramento .

1977 - 1980

Colégio Estadual Dr Osvaldo Cruz - Campo Mourão - PR

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 12/1977 - 12/1980

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Estudos Sociais, Matemática, Português

1967 - 1968

Colégio Estdaul Olavo Bilac - Ensino de 1º e 2º Grau - Cambé - PR

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

1981 - 1981

Escola Especializada Josephina Wendling Nunes - APAE - Campo Mourão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1981 - 09/1981

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Regente de Sala de Aula

1969 - 1975

Escola Estadual Marechal Rondon Ensino de 1º e 2º Grau - Campo Mourão - PR

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/1969 - 12/1975

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Estudos Sociais, Matemática, Português

1964 - 1967

Escola Municipal de Cambé

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1964 - 09/1967

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Classe Pré Escola, Classe Multiseriado, Estudos Sociais, Matemática, Português

1997 - 1997

Facepal

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente no Curso de Pós-Graduação em Supervisão escolar na Disciplina de Supervisão nas escolas de 1º e 2º Graus - Palmas / PR

1991 - 1997

Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministrando as seguintes disciplinas: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus Didática I e II Medidas Educacionais Currículos e Programas Psicologia da Educação Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas sob forma de Estágio Supervisionado

Atividades

  • 02/2010 - 12/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Orientação do Trabalho de Conclusão Anual - 3º ano, Fundamentos Teórico Metodologico de Alfabetização e Língua Portuguesa

  • 04/2010 - 11/2011

    Direção e administração, Departamento de Pedagogia, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 03/2005 - 03/2009

    Extensão universitária , Seti Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia do Ensino Superior, Facilcam.,Atividade de extensão realizada, Alfabetização / letramento: Uma construção de sentidos.

  • 03/2005 - 03/2007

    Extensão universitária , Seti Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia do Ensino Superior, Facilcam.,Atividade de extensão realizada, Curso de Alfabetização Letramento para profissonais de educação infantil e professores de 1ª série do ens. fundamental.

  • 02/2000 - 02/2007

    Ensino, Supervisão Gestão e Orientação Educacional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Inter-relação do pedagogo na escola, Introdução à Pesquisa Científica, Metodologia de Ensino, Avaliação e o Projeto Político Pedagógico

  • 02/1999 - 02/2006

    Ensino, Gestão Escolar e Qualidade Total, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino, Avaliação e o Projeto Político Pedagógico, Qualidade Total, Marketing Empresarial e Educacional

  • 01/1991 - 08/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Psicogênese da Alfabetização

  • 01/1997 - 12/2000

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Assessoria Técnico Pedagogóca.

  • 02/1998 - 02/1999

    Ensino, Supervisão Escolar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Inter-relação na instituição, Avaliação e Planejamento Participativo

  • 02/1998 - 02/1999

    Ensino, Educação Física na Educaçao Básica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino, Planejamento e Avaliação

  • 02/1997 - 02/1998

    Ensino, Metodologia do Ensino, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de 1º Grau

  • 10/1996 - 12/1997

    Direção e administração, Departamento de Pedagogia, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 02/1991 - 10/1997

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágios Supervisionados, Práticas de Ensino das Matérias Pedagógicas sob forma de Estágio Supervisionado, Psicologia da Educação, Currículos e Programas, Medidas Educacionais, Didática I e II, Estrutura e Funcionamento do ensino de 1º. e 2º. Graus, Fundamentos Teorico - Metodologico da Alfabetização, Práticas de Ensino

1991 - Atual

Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1997 - 1997

Fafi

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente no Curso de Pós-Graduação em Supervisão escolar na Disciplina de Supervisão nas escolas de 1º e 2º Graus - Palmas / PR

1988 - 1988

FAFICLA

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Outras informações:
Docência no Curso de Especialização em Educação - "Supervisão Pedagógica e Docência no ensino Superior" - FAFICLA - Arapongas - PR

1976 - 1977

Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1976 - 11/1977

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Regência de Classe para Pessoas com Deficiência Metal

1967 - 1968

Jardim da Infância Municipal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

1982 - 1989

Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão - PR

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1982 - 02/1989

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Área Pedagógica

1989 - 1989

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 03/1988 - 08/1988

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pratica de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado