Pedro Paulo da Costa Coroa
Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com estágio, sanduíche na Alemanha (Universität Erlangen-Nürnberg - 1996). Atualmente é Professor Associado 3 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas áreas de Teoria do Conhecimento, Ética e Estética. Faz uso, principalmente, das obras de Kant, Rousseau e Aristóteles. É professor do quadro permanente do Mestrado em Filosofia da Faculdade de Filosofia da UFPA e do Doutorado em Ciências Sociais (UFPA). Compõe o Grupo de Sustentação do GT "Rousseau e o Iluminismo" (ANPOF) e é membro da Sociedade Kant Brasileira. Estágio Sênior na Marthin-Luther-Universität Halle-Wittenberg, de 08/2015 a 07/2016. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Estética, Idealismo e Romantismo". Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPA.
Informações coletadas do Lattes em 20/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Filosofia
1988 - 1996
Universidade de São Paulo
Título: Projeto Crítico, História da Filosofia e Filosofia da História
Orientador: Rubens Rodrigues Torres Filho
, Ano de obtenção: 1996. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: filosofia da história; moral; Metafísica.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.
Pós-doutorado
2015 - 2016
Pós-Doutorado. , Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg, UNI/Halle, Alemanha. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia/Especialidade: Filosofia Contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Política/Especialidade: Estética Em Kant Nietzsche e Adorno.
Organização de eventos
CORÔA, P. P. C. ; MEIRELLES, A. F. ; SOUZA, L. E. R. . VII COLÓQUIO KANT E O KANTISMO. 2024. (Congresso).
CORÔA, P. P. C. . VI COLÓQUIO KANT E O KANTISMO. 2023. (Congresso).
CORÔA, P. P. C. . III Jornada Rousseau da UFPA - Rousseau, Ética e Política. 2019. (Outro).
CORÔA, P. P. C. . V Colóquio Kant e o Kantismo. 2019. (Congresso).
CORÔA, P. P. C. ; MEIRELLES, A. F. ; SOUZA, L. E. R. . IV Colóquio Kant e o kantismo: Kant e a Antropologia. 2017. (Outro).
CORÔA, P. P. C. . II Jornada Rousseau da UFPA: Rousseau, Romance e Romantismo. 2017. (Outro).
SOUZA, Jovelina Maria Ramos de ; CORÔA, P. P. C. . III Colóquio Kant e o Kantismo: A Terceira Crítica. 2014. (Outro).
CORÔA, P. P. C. . I Jornada Rousseau da UFPA. 2012. (Outro).
CORÔA, P. P. C. ; MEIRELLES, A. F. ; DIAS, Elizabeth de Assis ; SOUZA, Jovelina Maria Ramos de ; SOUZA, L. E. R. . II Colóquio Kant e o Kantismo. 2011. (Outro).
SOUZA, L. E. R. ; CORÔA, P. P. C. ; MEIRELLES, A. F. ; HAHN, A. . I Colóquio Kant e Kantismo. 2009. (Outro).
CORÔA, P. P. C. . Nietzsche e a Filosofia. 2002. (Outro).
Participação em eventos
XI Colóquio Internacional Rousseau. Rousseau e a arquitetônica da Segunda Seção da Fundamentação da Metafísica dos costumes , de Kant. 2025. (Congresso).
VII Colóquio Kant e o Kantismo - Kant 300 anos : Atualidade e Extemporaneidade da Filosofia. Kant e a Filosofia no futuro do presente. 2024. (Congresso).
VII Congresso da Sociedade Kant Brasileira Kant 300 anos. Kant, a Filosofia e a Idiotia. 2024. (Congresso).
XX Encontro Nacional da ANPOF. Antropologia e Cultura em Rousseau e Kant. 2024. (Congresso).
VI COLÓQUIO KANT E O KANTISMO - CRITICISMO E IDEALISMO ALEMÃO. A Crítica do Juízo e o horizonte filosófico pós Idealismo Alemão. 2023. (Congresso).
II Congresso da ABES XVIII - As Luzes e os dilemas de nosso tempo. Kant, Freud e as aporias da civilização. 2022. (Congresso).
II Congresso Internacional Rousseau x Kant: Razão e Sensibilidade. Sentimento e razão na enunciação da ética em Rousseau. 2022. (Congresso).
XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF.Rousseau, Espinosa e a determinação da natureza humana. 2022. (Encontro).
X Colóquio Internacional Jean-Jacques Rousseau. Subjetividade e conhecimento em Rousseau. 2021. (Congresso).
Ciclo de Palestras 2020.Educação e emancipação em Kant e Adorno. 2020. (Seminário).
II Colóquio Internacional Atualidade dos Clássicos. Mesa 6. 2020. (Congresso).
II Colóquio Internacional Atualidade dos Clássicos. A recepção de Platão na Dialética Transcendenta. 2020. (Congresso).
I Colóquio Internacional do Centro de Estudos Jean-Jacques Rousseau do Brasil e IX Colóquio Nacional do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau e do GT Rousseau e o Iluminismo (Anpof). Liberdade e Obediência em Rousseau. 2019. (Congresso).
III Jornada Rousseau da UFPA. Rousseau, Maquiavel e o renascimento da política. 2019. (Congresso).
V Colóquio Kant e o Kantismo. Crítica e subjetividade: Kant e o Romantismo. 2019. (Congresso).
I congresso internacional Rousseau X Kant UFMA. Sobre Rousseau, Schiller e Platão. 2018. (Congresso).
VI Congresso Nacional da Sociedade Kant Brasileira. A necessidade da razão. 2018. (Congresso).
XVII Encontro Nacional da ANPOF. 2016. (Outra).
Conferencista no III Colóquio Kant e o Kantismo: A Terceira Crítica.Experiência e Subjetividade na Terceira Crítica: sobre o único vínculo possível entre Kant e Hume. 2014. (Outra).
I Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau. Rousseau, le citoyen, le philosophe. 2014. (Congresso).
XVI Encontro Nacional ANPOF.Razão e Religião em Rousseau. 2014. (Encontro).
VI Colóquio Internacional Rousseau.Rousseau misantropo. 2013. (Encontro).
Colóquio Internacional Rousseau 300 anos. Filosofia e Religião em Rouseau. 2012. (Congresso).
I Jornada Rousseau.Rousseau, le citoyen, le philosophe. 2012. (Encontro).
I Seminário de Estudos Clássicos/I Seminário de Filosofia Antiga.O problema moral nos antigos e modernos. 2012. (Seminário).
XV Encontro Nacional Anpof.Rousseau e os gregos. 2012. (Encontro).
II Colóquio Kant e o Kantismo.Kant e o caráter antinômico das questões morais. 2011. (Outra).
I Simpósio Regional de Filosofia.A Filosofia da Arte e o conceito de intuiçao intelectual em Schelling. 2010. (Outra).
XIV Encontro Nacional ANPOF.Rousseau Ortodoxo. 2010. (Encontro).
I Colóquio Kant e kantismo.Crítica como prolegômenos. 2009. (Outra).
III Colóquio Internacional de Metafísica.Os conceitos de ser e de tempo em Sein und Zeit. 2009. (Outra).
IV Colóquio Rousseau - "Rousseau: filosofia, literatura e educação".Rousseau Anarkhon. 2009. (Outra).
XI Colóquio Kant.Ser e fenômeno: a fenomenologia como teoria estética da ciência. 2009. (Outra).
II Simpósio de Filosofia do grupo Hegel UNICAP-NEAL.Feomenologia do espírito, ou, uma otologia da reflexão. 2008. (Simpósio).
XVIII Semana de Filosofia.Sobre Kant e Wittgenstein a propósito da relação linguagem-realidade. 2008. (Outra).
IV Colóquio do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas sobre as Sociedades Antigas (GIPSA)-A retórica e o retor.Platão, o filósofo, o retórico e o poeta. 2007. (Outra).
II Colóquio de História da Filosofia-Kant e o kantismo: heranças interpretativas.Estética e moral em Kant: uma retrospectiva a partir do romantismo e idealismo alemão. 2006. (Outra).
Palestras das Sextas-Feiras.Palestras das Sextas-Feiras. 2006. (Outra).
II Colóquio Rousseau: Origens.Natureza e cultura humana: um problema comum a Rousseau e a Nietzsche. 2005. (Outra).
Palestras das Sextas-Feiras.Palestras das Sextas-Feiras. 2005. (Outra).
X Congresso Kant Internacional- Direito e paz na filosofia de Kant. X Congresso Kant Internacional: Direito e paz na filosofia de Kant. 2005. (Congresso).
I Marathona de Philosophía.Gnosiologia, ontologia e metafísica. 2004. (Outra).
Palestras das Sextas-Feiras. Palestras das Sextas-Feiras. 2004. (Congresso).
XI Encontro Nacional de Filosofia da Anpof.Teoria Estética: a via antidogmática do pensamento kantiano. 2004. (Encontro).
III Colóquio Marx e Engels.Globalização e cosmopolitismo. 2003. (Outra).
Palestras das Sextas-Feiras.Palestras das Sextas-Feiras. 2003. (Outra).
Theoria Aesthetica: Congresso Internacional de Estética. Teoria estética: a via antidogmática da filosofia kantiana. 2003. (Congresso).
Física e Filosofia.Kant e a física clássica. 2002. (Seminário).
Nietzsche e a Filosofia.Gênese e hipóstase do conceito filosófico. 2002. (Seminário).
Semana de Física.Física e Filosofia. 2002. (Seminário).
Congresso Internacional de Estética: Kátharsis. Catarse e sublime: sobre uma aproximação entre Kant e Aristóteles. 2001. (Congresso).
IX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.IX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2000. (Encontro).
III Simpósio Nacional de Filosofia Antiga-O filósofo e suas imagens. O filósofo como moralista. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
CORÔA, P. P. C.; VIEIRA, C. O.; PITTELOUD, L. J.. O CONCEITO DE ONTOLOGIA NO LIVRO IV DA METAFÍSICA DE ARISTÓTELES. 2023. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
MOSCATELI, R.; REIS, H. E.;CORÔA, P. P. C.. Liberdade e individualidade na teoria política de Rousseau. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.
CORÔA, P. P. C.; FACANHA, L. S.; SOUZA, Jovelina Maria Ramos de. Estética e política nas Cartas de Friedrich Shiller. 2020. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
DIAS, Elizabeth de Assis; ARAUJO NETO, G. A.;CORÔA, P. P. C.; MEIRELLES, A. F.. Senso comum e ciência em Popper. 2020. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
DIAS, Elizabeth de Assis; LISTON, G.;CORÔA, P. P. C.; MEIRELLES, A. F.. A natureza e o caráter das leis naturais em Popper. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPA) - UFPA.
CORÔA, P. P. C.; SOUZA, L. E. R.; PIMENTA, O. C.; MEIRELLES, A. F.. Kant e a refutação do idealismo nas edições A e B da CRP: aporia ou solução ao idealismo?. 2017. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; SOUZA, L. E. R.; KLEIN, J. T.; MEIRELLES, A. F.. O belo e o sublime em Kant nas fases pré-crítica e crítica: ruptura ou continuidade?. 2017. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Pará.
MEIRELLES, A. F.; DIAS, Elizabeth de Assis;CORÔA, P. P. C.; MORAES JUNIOR, M. R.. Os dois momentos da Aufklärung em Kant. 2016. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
DIAS, Elizabeth de Assis; MEIRELLES, A. F.;CORÔA, P. P. C.; ARAUJO NETO, G. A.. A reestruturação kuhniana da tese da incomensurabilidade nos escritos pós-estrutura. 2016. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
MEIRELLES, A. F.; SOUZA, L. E. R.; MORAES, A. O.;CORÔA, P. P. C.. Filosofia da Arte e Estética em Hegel. 2016. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; CHAVES, E. P.; MUSSE, R.. Autoridade e Autoritarismo em Max Horkheimer. 2014. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; SOUZA JR., N. J.; REIS, R. R.. Heidegger e a metafísica do dasein: o acontecimento irruptivo da transcendência em meio ao ente na totalidade. 2014. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
Ubirajara Rancan de A Marques; Maria Lucia Mello e Oliveira Cacciola;CORÔA, P. P. C.. Amor e morte em Schopenhauer. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".
CORÔA, P. P. C.. Responsabilidade objetiva e direitos fundamentais: uma reflexão sobre o parágrafo único do artigo 927 do Código Civil Brasileiro a partir de Paul Ricoeur. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, A. M.;CORÔA, P. P. C.; KLAUTAU FILHO, P. T.. As normas imperativas de direito internacional cimo instrumento de uma ordem mundial e consecução da paz perpétua. 2007. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; MOSCATELI, R.; REIS, H. E.; VENTO, M. A.; PAIVA, W. A.. Autoridade, coerção e liberdade: a formação moral do homem em Rousseau. 2023. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.
MOSCATELI, R.;CORÔA, P. P. C.. Liberdade individual na teoria política de Rousseau. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.
DIAS, Elizabeth de Assis; MEIRELLES, A. F.;CORÔA, P. P. C.; LISTON, G.. A natureza e o caráter das leis naturais em Popper. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; MEIRELLES, A. F.; SOUZA, Jovelina Maria Ramos de; SOUZA, L. E. R.. Kant, Goethe e a teoria da Natureza. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, L. E. R.; MEIRELLES, A. F.;CORÔA, P. P. C.; KLEIN, J. T.. O belo e o sublime em Kant nas fases pré-crítica e crítica: ruptura ou continuidade?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, L. E. R.; MEIRELLES, A. F.;CORÔA, P. P. C.; PIMENTA, O. C.. A coisa em si: solução ou aporia para refutação do idealismo?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
MEIRELLES, A. F.; DIAS, Elizabeth de Assis; SOUZA, L. E. R.;CORÔA, P. P. C.. Hume e a impossibilidade de se viver o ceticismo pirrônico. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
MEIRELLES, A. F.; SOUZA, Jovelina Maria Ramos de;CORÔA, P. P. C.. A ideia de liberdade na ética e no direito em Kant. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
Ubirajara Rancan de A Marques; Maria Lucia Mello e Oliveira Cacciola;CORÔA, P. P. C.. Amor e morte em Schopenhauer. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".
CORÔA, P. P. C.; MEIRELLES, A. F.; SOUZA JR., N. J.. Kant e a reafirmação da filosofia como pensamento reflexivo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; MEIRELLES, A. F.; DIAS, Elizabeth de Assis. Sentimento e subjetividade em Rousseau e nos primeiros românticos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
MEIRELLES, A. F.; DIAS, Elizabeth de Assis;CORÔA, P. P. C.. A fundamentação da ciência do homem em David Hume. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; MARTINS, A. M.; SARMENTO, J.. Hobbes e Rousseau: convergências e divergências nos conceitos de estado, natureza e sociedade civil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; FERREIRA, José Edison; SARMENTO, J.. A origem e as consequências da desigualdade convencional e o Contrato Social. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, Jovelina Maria Ramos de;CORÔA, P. P. C.; MOREIRA FILHO, João Batista. Enthousiamos e mimesis: a natureza da poesia entre o Ion e a República. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SARMENTO, J.;CORÔA, P. P. C.; CAPELO, Verônica Araújo. A filosofia política de Rousseau e sua relação com a corrupção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
MEIRELLES, A. F.; DIAS, Elizabeth de Assis;CORÔA, P. P. C.. A ideia de progresso: entre uma filosofia da história e do direito em Kant. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, L. E. R.; MEIRELLES, A. F.;CORÔA, P. P. C.. O gosto e o belo na arte na crítica do juízo de kant. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, Jovelina Maria Ramos de;CORÔA, P. P. C.; MOREIRA FILHO, João Batista. A noção de justiça no livro I da República analisando o debate entre Sócrates e Trasímaco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; MEIRELLES, A. F.; FERREIRA, José Edison. Estado e Propriedade, a Vontade Geral como sinônimo de igualdade em Rosseau. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; FERREIRA, José Edison; MOREIRA FILHO, João Batista. Antropologia e Anarquismo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, Jovelina Maria Ramos de; MOREIRA FILHO, João Batista;CORÔA, P. P. C.. A Recepção de Dioniso na Caracterização de Alcibíades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, Jovelina Maria Ramos de; MOREIRA FILHO, João Batista;CORÔA, P. P. C.. Eros como desejo de filosofia: A proposito de uma Erosofia no discurso de Alcibíades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, Jovelina Maria Ramos de; MOREIRA FILHO, João Batista;CORÔA, P. P. C.. Eros e Paideia no Banquete. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, Jovelina Maria Ramos de; MOREIRA FILHO, João Batista;CORÔA, P. P. C.. A Noção de Liberdade em Santo Agostinho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
MEIRELLES, A. F.; SOUZA, L. E. R.;CORÔA, P. P. C.. Espaço e Tempo em Kant diante da crítica de Einstein. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, L. E. R.; MEIRELLES, A. F.;CORÔA, P. P. C.. As Beobachtungen de Kant: Um prelúdio à Razão Prática ou à Razão Estética?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
MEIRELLES, A. F.; SOUZA, L. E. R.;CORÔA, P. P. C.. A ideia de liberdade na primeira crítica de Kant. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
DIAS, Elizabeth de Assis; MEIRELLES, A. F.;CORÔA, P. P. C.. Progresso da Ciência na visão de Karl Popper. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
MEIRELLES, A. F.; FERREIRA, José Edison;CORÔA, P. P. C.. A fundação da ciência política hobbeseana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, Jovelina Maria Ramos de; MOREIRA FILHO, João Batista;CORÔA, P. P. C.. Considerações acerca da imortalidade da alma em Aquiles e Sócrates. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; SOUZA, Jovelina Maria Ramos de; FERREIRA, José Edison. A prática da virtude como condição para a felicidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
FERREIRA, José Edison; MOREIRA FILHO, João Batista;CORÔA, P. P. C.. A felicidade à luz da ética aristotélica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; FERREIRA, José Edison; MEIRELLES, A. F.. Lyotard e o Resgate do Sublime kantiano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA JR., N. J.;CORÔA, P. P. C.; FERREIRA, José Edison. Filosofia e Ciência: atitudes fundamentais do Homem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
DIAS, Elizabeth de Assis;CORÔA, P. P. C.; FERREIRA, José Edison. O status teórico da teoria da seleção natural de Darwin. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA JR., N. J.;CORÔA, P. P. C.; FERREIRA, José Edison. A relação entre verdade do ser e obra de arte no pensamento de Martin Heidegger. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA JR., N. J.;CORÔA, P. P. C.; FERREIRA, José Edison. Análise existencial do ser-para-morte em ser e tempo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA JR., N. J.;CORÔA, P. P. C.; FERREIRA, José Edison. O coestar como indício fundamental da questão da coexistência em Heidegger. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
FERREIRA, José Edison;CORÔA, P. P. C.; SOUZA JR., N. J.. Consciência doadora originária e consciência intencional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; SOUZA JR., N. J.; FERREIRA, José Edison. A subjetividade das máximas e a objetividade da lei moral: o principio do dever e o imperativo categórico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, Jovelina Maria Ramos de;CORÔA, P. P. C.; SARMENTO, J.. A noção de justiça nos livros I e II da República de Platão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; SOUZA, L. E. R.; MEIRELLES, A. F.. Entre a bellum omnium contra omnes e a paz perpétua: considerações acerca da filosofia política de Thomas Hobbes e da filosofia prática de Immanuel Kant. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, Ernani Pinheiro;CORÔA, P. P. C.; SOUZA JR., N. J.. História, psicologia e genealogia no "Anticristo" de Nietzsche. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, Ernani Pinheiro;CORÔA, P. P. C.; SOUZA JR., N. J.. Música e Instintos "Escritos Preparatórios" a "O nascimento da Tragédia". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; MEIRELLES, A. F.; SOUZA JR., N. J.. O conceito de moralidade na Crítica da Razão Pura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; SILVA, I. F.; SARMENTO, J.. Notas sobre o percurso do conceito de intencionalidade: da escolástica a Franz Bretano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
MEIRELLES, A. F.; FERREIRA, José Edison;CORÔA, P. P. C.. A problemática do Trabalho da correção do Intelecto e a sua possível solução. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; FERREIRA, José Edison; MEIRELLES, A. F.. A história da filosofia da cultura da civilização desaparecida Atlântida e suas influências sobre a história da civilização contemporânea. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, Ernani Pinheiro; SARMENTO, J.;CORÔA, P. P. C.. Arqueo-genealogia do sujeito moral em Michael Foucault. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, Ernani Pinheiro; SARMENTO, J.;CORÔA, P. P. C.. Zaratustra e Dionísio - Dois heterônimos: Um filósofo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CAPELO, Verônica Araújo;CORÔA, P. P. C.; SOUZA JR., N. J.. Sartre: Interconexões no câmbio ontológico-existencial da "consciência". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; FERREIRA, José Edison; SOUZA, L. E. R.. O conceito de "Estética" na crítica kantiana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; SOUZA, L. E. R.; FERREIRA, José Edison. A intuição intelectual em Schelling. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
FERREIRA, José Edison;CORÔA, P. P. C.; SOUZA JR., N. J.. O conceito filosófico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA JR., N. J.;CORÔA, P. P. C.; FERREIRA, José Edison. O problema do lógos enquanto proposição e a possibilidade de um novo conceito de verdade em Martin Heidegger. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
DIAS, Elizabeth de Assis;CORÔA, P. P. C.; SOUZA, L. E. R.. A tese de unidade de método entre as ciências no pensamento de Karl Popper. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, L. E. R.;CORÔA, P. P. C.; DIAS, Elizabeth de Assis. Corrêa.A questão do dualismo em John Searle. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, A. M.;CORÔA, P. P. C.; FERREIRA, José Edison. O conceito de amizade em Aristóteles na obra Ética a Nicômaco. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
MARTINS, A. M.;CORÔA, P. P. C.; CAPELO, Verônica Araújo. As duas formas de liberdade em Jean-Jacques Rousseau. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; MOREIRA FILHO, João Batista; MATSUMOTO, Minoru. A idéia de causa: um exame do terceiro capítulo do segundo livro da Física da Aristóteles. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; CHAVES, Ernani Pinheiro; FERREIRA, José Edison. A filosofia da história em Walter Benjamin. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; SOUZA, Jovelina Maria Ramos de; CHAVES, Ernani Pinheiro. O papel da poesia na educação dos guardiães. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; MOREIRA FILHO, João Batista; CAPELO, Verônica Araújo. Natureza versus sociedade: Um conflito antropológico no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; MOREIRA FILHO, João Batista; NUNES, Sérgio. O problema da formação dos conceitos linguísticos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; DIAS, Elizabeth de Assis; FERREIRA, José Edison. A concepção de revolução científica em Thomas Kuhn. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.. Freud e a Dialética do Esclarecimento. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.. Mito e dominação na Dialética do Esclarecimento. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, Jovelina Maria Ramos de; NUNES, A. S. C.; MOREIRA FILHO, João Batista;CORÔA, P. P. C.. Concurso para Professor de Filosofia Medieval. 2015. Universidade Federal do Pará.
SOUZA, Jovelina Maria Ramos de;CORÔA, P. P. C.; CHAVES, Ernani Pinheiro. Processo Seletivo de Bolsa PNPD/CAPES. 2014. Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; SOUZA JR., N. J.; NORONHA, N. M.; COSTA, V. P.. Professor de Carreira do Magistério Público Superior-Filosofia Geral e Filosofia da Eucação-UEA. 2009. Universidade do Estado do Amazonas.
SOUZA JR., N. J.;CORÔA, P. P. C.; GIORDANO, R. C.; COSTA, V. P.. Professor de Carreira do Magistério Público Superior-Filosofia da Ciência. Introdução à Filosofia. Filosofia da Educação Brasileira-UEA. 2008. Universidade do Estado do Amazonas.
ALVES, J. J. A.;CORÔA, P. P. C.; NORONHA, N. M.; COSTA, V. P.. Professor de Carreira do Magistério Público Superior-Contribuição da Historia da Filosofia para o Esino de Ciências-UEA. 2008. Universidade do Estado do Amazonas.
CORÔA, P. P. C.; CHAVES, Ernani Pinheiro; SILVEIRA, A. M.. Concurso Público para Professor Assistente de Ética-FAFIL/UFPA. 2008.
CORÔA, P. P. C.; MARTINS, A. M.; SOUZA, Jovelina Maria Ramos de. Concurso Público para Professor de Filosofia-DFCS/UEPA. 2007. Universidade do Estado do Pará.
MOREIRA FILHO, João Batista; DIAS, Elizabeth de Assis; SOUZA JR., N. J.;CORÔA, P. P. C.. Comissão Núcleo Docente Estruturante - NDE. 2015. Universidade Federal do Pará.
CORÔA, P. P. C.; SOUZA, Jovelina Maria Ramos de; SOUZA JR., N. J.; BARROS, R. A. P.. Processo Seletivo de Mestrado. 2014. Universidade Federal do Pará.
Orientou
Filosofia prática e ceticismo moral: sobre Kant e Hume; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Kant, Schiller e uma nova fundamentação da Estética; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Arte e Filosofia em Schelling; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Ética e Poética em Aristóteles; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
O Bem Comum como elo entre Ética e Política em Aristóteles; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
A forma do fragmento: Friedrich Schlegel e o Romantismo; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
O conceito de Ontologia no Livro IV da Metafísica de Aristóteles; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
O homem, a natureza e a sociedade em Rousseau: da individualidade à cidadania; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Kant, Goethe e a Teoria da Natureza; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
O conceito de Bem em Aristóteles; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
A questão moral na Crítica da razão pura; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
A instituição do Estado, em Aristóteles; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Beleza e reflexão: a unidade entre beleza e liberdade no cultivo das belas artes; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Dois modelos de natureza em Kant; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, FUNDACAO AMAZONIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS - FAPESPA; (Orientador);
A teoria das formas do juízo na terceira crítica; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, FUNDACAO AMAZONIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS - FAPESPA; (Orientador);
Arte e Filosofia em schelling; 2024; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Dúvida, método e a necessidade do eu em Descartes; 2024; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
O conceito de ontologia no livro IV da Metafísica de Aristóteles; 2023; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Duas concepções de individualidade em Rousseau; 2021; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A Educação Estética de Schiller: do estado de natureza à liberdade; 2020; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Da diferença entre Filosofia da Arte e estética em Hegel; 2016; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Do Juízo de Reflexão como Condição para a Compreensão do Conceito de Filosofia em Kant; 2014; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Os princípios e kimites metafísicos do Estado Jurídico em Kant; 2014; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Sentimento e subjetividade em Rousseau e nos primeiros românticos alemães; 2013; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A fundamentação da ciência do homem em David Hume; 2013; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Schelling e a intuição intelectual objetivada; 2013; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Analogia evolucionista e crise do conceito de revolução científica na obra tardia de Thomas Kuhn; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Mannhein e o problema da objetividade nas ciências humanas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Rousseau e a Ciência; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Método e Metafísica em Kant; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
O conceito de Bem em Aristóteles - e Rousseau; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A instituição do Estado, em Aristóteles; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Beleza e reflexão: a unidade entre beleza e liberdade no cultivo das belas artes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Praxis e vita activa: a recepção de Aristóteles por Arendt; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Ética e Educação em Kant; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Fake news e o problema da mentira como tema filosófico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Ética e relações humanas na perspectiva de Rousseau; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Ética e política em Rousseau: um contraponto com Maquiavel; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Antropologia e Anarquismo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Estado e Propriedade, a Vontade Geral como sinônimo de igualdade em Rosseau; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Da Ideia ao Belo: Kant e o ideal na estética de Hegel; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Kant, Goethe e o problema da imaginação no domínio estético; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Ética e Política em Aristóteles; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Virtude em Aristóteles; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Moral e Felicidade em Kant; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Contexto dos valores morais e éticos segundo Kant; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Lyotard e o resgate do sublime kantiano; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A intuição intelectual em Schelling; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
O conceito de "Estética" na crítica kantiana; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
O conceito de moralidade na Crítica da Razão Pura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Rousseau e o Romantismo Alemão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Entre a bellum omnium contra omnes e a paz perpétua: considerações acerca da filosofia política de Thomas Hobbes e da filosofia prática de Immanuel Kant; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Descartes e Kant: da dualidade interacionista à filosofia prática; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Descartes e Kant: da dualidade interacionista à filosofia prática; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A filosofia como poética em Heidegger; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Algumas considerações acerca da liberdade e da desigualdade em Rousseau; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Rousseau e o Romantismo alemão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Kant e Foucault: a propósito do tema relativo ao esclarecimento; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Conceito de autonomia conforme a Fundamentação da Metafísica dos Costumes; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Filosofia e moral em Kant: construção ao acesso a liberdade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Acrítica platônica ao conceito de mímesis no sistema educacional grego e o possível valor educativo da poesia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Soberano bem: da possibilidade de sua realização no mundo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A crítica de Schopenhauer à moral kantiana; ; 2002; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A idéia de Deus na Crítica da Razão Pura; 2002; 20 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A Idéia de Juízo de Reflexão na Críitica da Faculdade de Julgar; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
As Ciências e as Artes: Sobre o Contexto de Formulação do Primeiro Discurso de Rousseau; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
O Lugar da Religião na Doutrina Platônica das Idéias; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Conceito de Cidadania: Uma Abordagem Histórico-Filosófica; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A Oposição Entre Ciência e Virtude no Discurso Sobre as Ciências e as Artes, de Rousseau; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A Integração do Emílio na Obra de Rousseau; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A Política Aristotélica; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
As concepções de História em Immanuel Kant e Karl Marx; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Estética e política em Kant, segundo Hannah Arendt; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UFPA/AF; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A base moral da religião em Rousseau e Kant; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UFPA/AF; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
As bases histórico-filosóficas do conceito de religião civil em Rousseau; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UFPA/AF; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Política e Religião em Do contrato social, de Rousseau; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, FUNDACAO AMAZONIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS - FAPESPA; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A recepção da moral kantiana na estética de Friedrich Schiller; 2003; 18 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Dogmatismo e Metafísica: sobre um tema comum nas filosofias de Kant e Nietzsche; ; 2003; 15 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A justificação transcendental da idéia de Deus no cânon da razão pura e sua relação com a filosofia moral de Kant; ; 2002; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A crítica de Schopenhauer à fundamentação moral em Kant; 2002; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
A gênese transcendental da idéia de Deuz na Crítica da Razão Pura; 2002; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Paulo da Costa Corôa;
Produções bibliográficas
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau e a arquitetônica da Segunda Seção da Fundamentação da Metafísica dos costumes , de Kant. REVISTA INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE , v. 11, p. 139-152, 2025.
-
CORÔA, P. P. C. . Teoria Estética: ou a via antidogmática do pensamento kantiano. Revista Iluminus , v. 1, p. 1-17, 2024.
-
CORÔA, P. P. C. . Quid sit bene dictum. Argumentos-Revista de Filoosofia/UFC , v. 27, p. 35-44, 2022.
-
CORÔA, P. P. C. . Kant e a natureza antinômica da moral. Modernos & Contemporâneos , v. 4, p. 16-29, 2020.
-
CORÔA, P. P. C. . Projeto crítico e o romantismo de Novalis. Studia Kantiana , v. 17, nº 2, p. 43-62, 2019.
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau, o filósofo, o cidadão. DISCURSO , v. 46, p. 171-186, 2016.
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau Misantropo. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso) , v. 38, p. 71-80, 2015.
-
CORÔA, P. P. C. . Kant, Rousseau e as bases estéticas do pensamento. Cadernos de Pesquisa , v. 22, p. 66-77, 2015.
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau ortodoxo. Kínesis (Marília) , v. V, p. 134-140, 2013.
-
CORÔA, P. P. C. . Reflexão e juízo de gosto em Rousseau. Eutomia (Recife) , v. 8, p. 1-9, 2011.
-
CORÔA, P. P. C. . Hermenêutica Kantiana. Humanitas (Belém) , Belém, v. 17, n.1/2, p. 31-44, 2001.
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau e a História. Humanitas (Belém) , Belém, v. 14, n.1/2, p. 85-101, 1999.
-
CORÔA, P. P. C. . Platão e a Política. Cadernos , Belém-Pa, v. 1, n.16, p. 53-83, 1988.
-
CORÔA, P. P. C. . Conhecimento e Sociedade. Cadernos , Belém-Pa, v. 1, n.11, p. 13-27, 1987.
-
CORÔA, P. P. C. . Razão e Ação na Sociedade Moderna. Cadernos , v. 1, n.9, p. 115-171, 1985.
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau, Espinosa e a determinação da natureza no homem. In: Luciano da Silva Façanha/Zilmara de Jesus Viana de Carvalho. (Org.). Rousseau e o Iluminismo. 1aed.Toledo-PR: Instituto Quero Saber, 2024, v. 0, p. 161-194.
-
CORÔA, P. P. C. . Kant, Freud e as aporias da civilização. In: Edinilson Menezes. (Org.). Tópicos de Filosofia Kantiana - História, Civilização e Moralidade. 1aed.Aracaju: Republica do livro, 2024, v. 0, p. 175-190.
-
CORÔA, P. P. C. . Sentimento e Razão na enunciação da Ética em Rousseau. In: Luciano da Silva Façanha/Zilmara de Jesus Viana de Carvalho. (Org.). Rousseau, Kant e Diálogos. 1aed.São Luís - MA: EDUFMA, 2023, v. 0, p. 103-110.
-
CORÔA, P. P. C. . O lugar da educação na filosofia de Rousseau. In: Damião Bezerra Oliveira/Jorge Alberto Ramos Sarmento/Maria dos Remédios de Brito. (Org.). Filosofias e Educação: Provocações para o pensamento. 1aed.Belém: RFB Editora, 2022, v. 0, p. 57-73.
-
CORÔA, P. P. C. . Estética e Conhecimento: Kant entre Baumgarten e Schopenhauer. In: Jovelina Maria Ramos de Souza. (Org.). Dossiê de Pesquisa do PPGFIL/UFPA. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2021, v. 1, p. 141-153.
-
CORÔA, P. P. C. . Sobre Rousseau, Schiller e Platão. In: / Luciano da Silva Façanha; Zilmara de Jesus Viana Carvalho. (Org.). Rousseau, Kant & Diálogos. Ied.São Luís: UFMA, 2019, v. 01, p. 369-381.
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau, Romantismo e Pensamento. Filosofia do Século XVIII. 17ed.São Paulo: ANPOF, 2017, v. , p. 259-266.
-
CORÔA, P. P. C. . Razão e Religião em Rousseau. In: CARVALHO, Marcelo; SANTOS, Antônio Carlos; FREITAS, Jacira.. (Org.). Filosofia do século XVIII. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2015, v. , p. 356-362.
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau e os gregos. In: Marcelo Carvalho; Vinícius Figueiredo. (Org.). Filosofia do Renascimento e Moderna. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2013, v. 2, p. 481-485.
-
CORÔA, P. P. C. . Natureza e cultura humana: um problema comum a Rousseau e a Nietzsche. In: José Oscar de Almeida Marques, Karen Volobuef. (Org.). Anais do II Colóquio Rousseau. Campinas: Instituto de Filolsofia e Ciências Humanas da UNICAMP, 2006, v. , p. -.
-
CORÔA, P. P. C. . A crítica como prolegomena. In: I Colóquio Kant e o Kantismo, 2011, Belém. Anais I Colóquio Kant e o Kantismo, 2009. v. 1. p. 1-11.
-
CORÔA, P. P. C. . A Filosofia da Arte e o conceito de intuição intelectual em Schelling. In: I Simpósio Regional de Filosofia, 2010, Manaus. Filosofia contemporânea e os problemas da atualidade. Manaus: EDUA, 2010. v. 1. p. 24-41.
-
CORÔA, P. P. C. . Philosophie und Ästhetik: über Kant, Nietzsche und die Möglichkeit einer antidogmatischen Philosophie. In: X Congresso Kant Internacional, 2008, São Paulo. Recht und Frieden in der Philosophie Kants- Akten des X. Internationalen Kant-Kongresses. Berlin/New York: Walter de Gruyter, 2005. v. 03. p. 543-551.
-
CORÔA, P. P. C. . O Filósofo como moralista. In: III Simpósio Nacional de Filosofia Antiga- O Filósofo e suas imagens, 2000, Itatiaia- RJ. III Simpósio Nacional de Filosofia Antiga, 2000. p. 113-122.
-
CORÔA, P. P. C. . Ética, Direito e Política. In: IX Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF, 2000, Poços de Caldas, 2000.
-
CORÔA, P. P. C. . Ética e Religião. In: IX Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF, 2000, Poços de Caldas, 2000.
-
CORÔA, P. P. C. . Religião e Política. In: Ciclo de Estudos da Religião na Amazônia, 2000, Belém, 2000.
-
CORÔA, P. P. C. . Hermenêutica Kantiana. In: II Simpósio Nacional de LInguagem e Filosofia, 1999, Ouro Preto, 1999.
-
CORÔA, P. P. C. . História e Experiência. In: II Semana de Pesquisa Científica do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 1999, Belém, 1999.
-
CORÔA, P. P. C. . Filosofia e Religião em Rouseau. In: Colóquio Internacional Rousseau 300 anos, 2012, São Paulo. Programação e Resumos, 2012. p. 93.
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau e os gregos. In: XV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2012, Curitiba. Anais de Resumo, 2012. p. 633.
-
CORÔA, P. P. C. . O problema moral nos antigos e modernos. In: I Seminário de Estudos Clássicos - I Seminário de Filosofia Antiga, 2012, Belém. Caderno de Resumos, 2012. p. 16.
-
CORÔA, P. P. C. . Destrato Social. In: V Colóquio Nacional Rousseau, 2011, Aracaju. Caderno de resumos, 2011.
-
CORÔA, P. P. C. . Sobre o juízo de gosto em Rousseau. In: I Jornada de Estudos Jean Jacques Rousseau, 2010, São Paulo. Cadernos de resumos, 2010. v. 1. p. 40-40.
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau Ortodoxo. In: XIV Encontro Nacional ANPOF, 2010. XIV Encontro Nacional ANPOF. Rio de Janeiro: Imos Gráfica e Editora, 2010. p. 461-462.
-
CORÔA, P. P. C. . Platão, o filósofo, o retórico e o poeta. In: IV Colóquio do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas sobre as Sociedades Antigas, 2007, Ouro Preto. Cadernos de Resumo do IV GIPSA, 2007.
-
CORÔA, P. P. C. . Estética e moral em Kant: uma retrospectiva a partir do romantismo e idealismo alemão. In: II Colóquio de História da Filosofia-Kant e o kantismo: heranças interpretativas, 2006, Marília. Caderno de Resumos do II Colóquio de História da Filosofia-Kant e o kantismo: heranças interpretativas, 2006. p. 38.
-
CORÔA, P. P. C. . Natureza e cultura humana: um problema comum a Rousseau e a Nietzsche. In: II Colóquio Rousseau: Origens, 2005, Campinas. Programa [e] Resumos do II Colóquio Rousseau:origens . Campinas, 2005. Campinas: UNICAMP, 2005. p. 56.
-
CORÔA, P. P. C. . Kant, Nietzsche e a possibilidade de uma filosofia antidogmática. In: X Congresso Kant Internacional- Direito e paz na filosofia de Kant, 2005, São Paulo. Kant, Nietzsche e a possibilidade de uma filosofia antidogmática. São Paulo: EDUSP, 2005.
-
CORÔA, P. P. C. . Teoria Estética: ou a via antidogmática do pensamento kantiano.. In: Theoria Esthetica: Congresso Internacional., 2003, Belo Horizonte. Theoria Estética: Congresso Internacional. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p. 28-29.
-
CORÔA, P. P. C. . Catarse e Sublime: sobre uma aproximação entre Aristóteles e Kant. In: Congresso Internacional de Estética, 2001, Belo Horizonte. Katharsis -Congresso Internacional de Estética. Belo Horizonte: UFMG, 2001. p. 27-27.
-
CORÔA, P. P. C. . Kant, a Filosofia e a idiotia. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . A Crítica do Juízo e o horizonte filosófico pós Idealismo Alemão. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORÔA, P. P. C. . Sentimento e razão na enunciação da ética em Rousseau. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau, Espinosa e a determinação da natureza no homem. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Kant, Freud e as aporias da civilização. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Subjetividade e conhecimento em Rousseau. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . A recepção de Platão na Dialética Transcendental. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Educação e emancipação em Kant e Adorno. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseua e o renascimento da Política. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CORÔA, P. P. C. . Crítica e subjetividade: Kant e o Romantismo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Liberdade e Obediência em Rousseau. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . A necessidade da razão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORÔA, P. P. C. . Sobre Rousseau, Schiller e Platão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORÔA, P. P. C. . Sobre um possível vínculo sistemático entre Rousseau, Schiller e Novalis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau, a filosofia e os filósofos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau e as bases teóricas do Romantismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau, a Ilustração e a Modernidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Antropologia kantiana: entre natureza e metafísica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau, Romantismo e pensamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Razão e Religião em Rousseau. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau, o cidadão, o filósofo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau e os gregos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Filosofia e Religião em Rousseau. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau, le citoyen, le philosophe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . O problema moral nos antigos e modernos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Destrato Social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Kant e o caráter antinômico das questões morais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Sobre o juízo de gosto em Rousseau. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . A filosofia da arte e o conceito de intuição intelectual em Schelling.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Ser e fenômeno: a fenomenologia como teoria estética da ciência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Os conceitos de ser e de tempo em Sein und Zeit. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Rousseau anarkhon. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Crítica como prolegômenos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Feomenologia do espírito, ou, uma ontologia da reflexão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Sobre Kant e Wittgenstein a propósito da relação linguagem-realidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . O juízo estético na primeira introdução à Crítica do Juízo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Platão: o primeiro caso de antropologia filosófica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Religião, moral e política. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Ontologia, Gnosiologia e Metafísica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Teoria Estética: a via antidogmática do pensamento kantiano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Globalização e cosmopolitismo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Teoria Estética ou a via antidogmática do pensamento kantiano. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Antropologia Kantiana: entre Natureza e Metafísica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Estética e Crítica do Dogmatismo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Teoria estética: ou a via antidogmática do pensamento kantiano. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Platão: o filósofo, o retórico, o poeta.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORÔA, P. P. C. . Kant e a física clássica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Gênese e hipóstase do conceito filosófico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORÔA, P. P. C. . Kant: a catarse e o sublime. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Catarse e sublime: sobre uma aproximação entre Kant e Aristóteles. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Moral, religião e política em Kant. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Kant, Platão e a História da Filosofia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . O filósofo como moralista. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORÔA, P. P. C. . Crítica e história em Kant. São Paulo: Phi, 2016 (Orelha de livro).
Outras produções
CORÔA, P. P. C. . Comissão Científica do X encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia. II encontro de Pós-Graduação em Filosofia. Congresso Internacional sobre Antifascismo, Democracia e Cultura. 2020.
CORÔA, P. P. C. . Comitê do Conselho Estadual de Educação. 2020.
CORÔA, P. P. C. . Consultor ad hoc da Editora da UFBA. 2021.
CORÔA, P. P. C. . Consultor ad hoc Revista Kriterion. 2020.
CORÔA, P. P. C. . Consultor ad hoc Revista Philósophos. 2020.
CORÔA, P. P. C. . Consultor ad hoc Revista Cadernos de Ética e Filosofia Política. 2019.
CORÔA, P. P. C. . Relatório Parcial PIBIC. 2018.
CORÔA, P. P. C. . Consultor ad hoc Revista Dois Pontos. 2018.
CORÔA, P. P. C. . Consultor ad hoc da revista 'Arte e Filosofia'. 2017.
CORÔA, P. P. C. . Consultor ad hoc da revista 'Philosophos'. 2017.
CORÔA, P. P. C. . Relatório Parcial PIBIC. 2017.
CORÔA, P. P. C. . Relatório Final PIBIC. 2017.
CORÔA, P. P. C. . Relatório Parcial PIBIC. 2016.
CORÔA, P. P. C. . Relatório Final PIBIC. 2016.
CORÔA, P. P. C. . Parecer relatório parcial PIBIC. 2015.
CORÔA, P. P. C. . Relatório Final PIBIC. 2015.
DIAS, Elizabeth de Assis ; MEIRELLES, A. F. ; CORÔA, P. P. C. . Relatório de Progressão Funcional. 2014.
CORÔA, P. P. C. . Grupo Estética da UFPA. 2018; Tema: Filosofia Estética e Idealismo Alemão. (Site).
CORÔA, P. P. C. . Estética, Idealismo e Romantismo. 2018; Tema: Filosofia Estética. (Rede social).
CORÔA, P. P. C. . Rousseau, Kant e as bases estéticas do pensamento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORÔA, P. P. C. . Filosofia Geral II para o curso de graduação em Filosofia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORÔA, P. P. C. . Filosofia Geral I para o curso de graduação em Filosofia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Unidade e Diversidade da Razão no Criticismo e Romantismo, Descrição: Nosso objetivo é explicar as dificuldades que o criticismo kantiano traz para a unidade da razão e sua solução no âmbito do Juízo Estético e da Filosofia da Arte, segundo a perspectiva do Idealismo e do Romantismo alemão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Paulo da Costa Corôa - Coordenador.
-
2021 - 2023
Kant e a Crítica como correção à ideia de metafísica, Descrição: A ideia do projeto é situar a proposta kantiana de uma crítica da razão pura no contexto do debate acerca da natureza específica do conhecimento filosófico, tendo como parâmetro o contraponto entre Filosofia, matemática e ciência da natureza, mostrando que a crítica kantiana à ideia de Metafísica não altera em nada sua concepção originária e sim sua má recepção através da história.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Paulo da Costa Corôa - Coordenador.
-
2019 - 2021
Estética e Conhecimento: Kant entre Baumgarten e Schopenhauer, Descrição: O objetivo é analisar a proposta de uma estética no horizonte gnosiológico, encontrada em Baumgarten, e confrontá-la com as correções propostas por Kant na Crítica do Juízo. Por outro lado, quando Schopenhauer projeta no "gênio" aquilo que Kant só reconhecia no sujeito lógico, ou seja, o conhecimento da verdade, parece que, apesar de se dizer "kantiano", o autor da Metafísica do Belo se põe mais próximo de Baumgarten. Nossa intenção, portanto é situar Kant entre esses dois personagens da história moderna da estética.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Paulo da Costa Corôa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 5
-
2017 - 2019
Crítica, estética e o romantismo de Novalis, Descrição: O projeto tem como objetivo demonstrar que, diferente do entendimento tradicional, a principal influência exercida pela filosofia kantiana no chamado Idealismo alemão e no Romantismo, não se deve tanto às suas obras doutrinais, ou seja, a Crítica da razão pura e a Crítica da razão prática, e sim a Crítica da faculdade do Juízo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pedro Paulo da Costa Corôa - Coordenador / Layz Alvarez de Souza - Integrante / Ana Paula Aquino da Rosa - Integrante / Jéssica de Nazaré Castro Oliveira - Integrante.
-
2014 - 2017
Filosofia e Religião m Rousseau, Descrição: O objetivo da pesquisa é mostrar a importância da Religião no conjunto da Obra de Rousseau. Isso exige, primeiramente, uma justificação racional da Religião, o que nos conduz ao reconhecimento de sua necessidade sistemática, particularmente no que toca ao seu nexo com a Ética.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pedro Paulo da Costa Corôa - Coordenador / Ândrea Costa Crispino - Integrante / Geovani Pantoja Parente - Integrante / Arthur Martins Cecim - Integrante.
-
2012 - 2013
Destrato social: a base estético-afetiva da vida moral em Rousseau, Descrição: Nossa intenção é explorar as ambiguidades do projeto "jurídico-moral" exposto em "Do contrato social", a partir das considerações feitas pelo autor em seu "Emílio", ressaltando a dificuldade em se obter êxito na proposição de princípios universais para o direito político. Como o vínculo moral que subjaz a proposta de Rousseau não pode assumir uma forma positiva e meramente legal, pretendemos mostrar, respeitando o espírito que, em geral, orienta seu pensamento, como tem que ser possível reunir, em "Do contrato social", aspecto racionais e afetivos, ao mesmo tempo. A base sistemática de nossa proposta é a unidade interna dos domínio constitutivos da filosofia, cuja panorâmica nos fornece Kant. O que pretendemos mostrar é que esse mesmo quadro sistemático se mostra efetivo na leitura de qualquer obra de Rousseau, inclusive "Do contrato social".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Paulo da Costa Corôa - Coordenador.
-
2010 - 2011
A filosofia da arte e o conceito de intuição intelectual em Schelling, Descrição: O objetivo geral da pesquisa é mostrar o lugar e o valor assumido pela Filosofia da Arte no pensamento de Schelling. Esse propósito é inseparável da exigência em reconhecer nesse filósofo, apesar das mediações de Fichte e das influências advindas de sua relação com Hegel e Hölderlin, a recepção, principalmente, da Crítica da faculdade do juízo, de Kant. O objetivo específico é investigar a relação entre a determinação precisa da natureza obra de arte, ou, o objeto [Gegenstand] artístico e o conceito de intuição intelectual, ao qual a noção de saber absoluto está atrelada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Paulo da Costa Corôa - Coordenador.
-
2007 - 2009
A herança kantiana no idealismo e no romantismo alemão, Descrição: A pesquisa objetiva mostrar a influência da Crítica da faculdade do juízo, de Kant, no Idealismo alemão, bem como sobre os primeiros representantes do romantismo, notadamente Novalis e Schlegel. A idéia norteadora do projeto é relativizar a importânia atribuída à Crítica da razão pura e da razão prática para a história da filosofia posterior a Kant.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Paulo da Costa Corôa - Coordenador.
-
2004 - 2006
Filosofia e Estética - sobre Kant e Nietzsche e a possibilidade de uma filosofia antidogmática, Descrição: Trata-se de analisar de que modo, tanto em Kant quanto em Nietzsche, em que pese as diferenças entre ambos, a reflexão estética se constitui numa crítica radical de todo dogmatismo em Filosofia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Paulo da Costa Corôa - Coordenador.
-
2000 - 2003
Estética e Religião em Kant, Descrição: O Projeto analisou o modo como a crítica kantiana à metafísica dogmática impõe uma separação entre moral e religião, como garabntia de sustenção da filosofia, com a finalidade de mostrar que o antigo vínculo entre moral e religião propiciava que se fizesse uma ponte entre os domínios da religião e da estética, de modo que através desta última buscava-se proporcionar aos conceitos abstratos uma imagem "concreta". Desta perspectiva, procurou-se mostrar que, em Kant, a solução para a ligação entre moral e religião, "natural" à metafísica tradicional e contestada pela "Crítica" supõe, na estrutura do idealismo transcendental a prévia distinção entre entendimento e razão, conhecimento teórico e prático. A reunificação dessas duas faculdades sempre supôs nos sistemas pré-críticos, um lugar para a religião. Mas, no sistema crítico, desemboca numa teoria estética radicalmente antridogmática, como o lugar privilegiado do exercício do pensamento livre.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Paulo da Costa Corôa - Coordenador / Patrícia Sheyla Begot de Almeida - Integrante / Ronzelene de Nazaré Souza de Lima - Integrante / Joel Neres Torres - Integrante / Francivone Rosdrigues da Silva - Integrante / Carolina de Sá Ribeiro Costa - Integrante / Cynthia Nascimento de Alcântara - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Faculdade de Filosofia. , Rua Augusto Correa, 01 - Faculdade de Filosofia, Guamá, 66075-110 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017794, URL da Homepage:
Experiência profissional
1985 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2006
Ensino, SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Epistemologia das Ciências Humanas
-
03/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.Linhas de pesquisa
-
03/2003
Ensino, SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Epistemologia das Ciências Humanas
-
03/1985
Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética, Ética I, Ética II, Filosofia Geral II, Introdução à Filosofia, Seminário de Ética, Seminário de Teoria do Conhecimento, Teoria do Conhecimento
-
04/2005 - 04/2006
Ensino, Epistemologia e Filosofia das Ciências Humanas, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Epistemologia das Ciências Humanas I
-
03/2004 - 04/2006
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização.
-
03/2004 - 03/2006
Ensino, Epistemologia e Filosofia das Ciências Humanas, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia das Ciências Humanas I
-
03/2002 - 02/2004
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
09/2000 - 07/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.Linhas de pesquisa
-
03/2000 - 02/2002
Ensino, Filosofia e Ciências Humanas, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia das Ciências Humanas I
-
03/1998 - 06/1998
Ensino, Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Epistemologia e Metodologia Interdisciplinar
-
03/1993 - 03/1995
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.Cargo ou função, Chefe de Departamento.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pedro Paulo da Costa Coroa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?