Damares do Nascimento Fernandes Costa

Mestre em Literatura e Interculturalidade pela UEPB, com concentração de estudo na linha de pesquisa Literatura e Hermenêutica. É graduada em Letras - língua portuguesa, também pela UEPB. Possui o curso pedagógico pela E.N.E- CG. Cursa especialização em avaliação educacional pela FASEC. Participou de curso básico de elaboração de itens e de avaliação em larga escala. Tem experiência na elaboração de itens de avaliação educacional pela CEBRASPE e FTD, e participou de projetos de produção de conteúdos didáticos para a editora MR. Também possui experiência como corretora de redação de avaliação em larga escala, bem como corretora de redação em plataformas online. Ja atuou como professora das séries iniciais do ensino fundamental, coordenadora geral dos anos finais do ensino fundamental, na SEDUC, Queimadas. Atualmente, é professora efetiva de língua portuguesa do ensino fundamental II - anos finais e do Ensino Médio e formadora de professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. Tem experiência na área de letras, com ênfase em literatura, ensino de leitura e produção textual, gramática da língua portuguesa, gestão escolar e avaliação educacional.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Literatura e Interculturalidade

2012 - 2014

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Poética da Memória na Comarca das Pedras, de Hildeberto Barbosa Filho, Ano de Obtenção: 2014
Eli Brandão da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Letras - Português

2008 - 2011

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Utopia e Malogro Existencial nos Suspiros das Pedras na poética de Hildeberto Barbosa Filho
Orientador: Eli Brandão da Silva

Curso técnico/profissionalizante

2003 - 2006

Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia.

Formação complementar

2022 - 2022

4 passos para entender avaliação em larga escala. (Carga horária: 30h). , Comunidade Professor Autor, CPA, Brasil.

2022 - 2022

Elaboração de itens. (Carga horária: 80h). , Comunidade Professor Autor, CPA, Brasil.

2022 - 2022

Como fazer uma prova nota 10. (Carga horária: 10h). , Comunidade Professor Autor, CPA, Brasil.

2008 - 2008

Gêneros multimodais, multiletramento e ensino. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2008 - 2008

curso básico de inglês. (Carga horária: 120h). , CCAA, CCAA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Participação em eventos

II SILICS.O Budismo literário de Jorge Luis Borges: A experiência poética como revelação do tempo múltiplo e ilusório em o Jardim das veredas que se bifurcam. 2013. (Simpósio).

3º Congresso de Pós-graduação e 18º Encontro de iniciação científica. (Niilismo e Utopia na literatura Paraibana. 2011. (Congresso).

Produção Científica dos professores do curso de letras. 2011. (Outra).

II Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura. 2010. (Simpósio).

VI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de sexualidades. 2010. (Congresso).

II Simpósio Nacional Linguagens e Generos Textuais.As Possibilidades do Ensino de leitura na sala de aula e a formação de leitores proficientes. 2009. (Simpósio).

XIV Semana de Letras Linguagens e Estudos Culturais.Gêneros Multimodais , multiletramento e ensino de leitura. 2008. (Simpósio).

Participação em bancas

LIMA, E. G.; QUEIROZ, K. B.;FERNANDES, D. N.; PATRICIO, M. A.; MELO, M. N. D. C.; LIMA, M. G.. Membro da comissão avaliadora do prêmio Educação Inovadora. 2018. Prefeitura Municipal de Queimadas.

QUEIROZ, K. B.; LIMA, E. G.; BARRETO, M. S.;FERNANDES, D. N.; LIMA, M. G.; DANTAS, M. S.. Avaliadora da comissão de seleção do Programa Mais Alfabetização. 2018. Prefeitura Municipal de Queimadas.

Produções bibliográficas

  • SILVA, E. B. ; FERNANDES, D. N. . Poética da Cidade da Memória n'a Comarca das Pedras, de Hildeberto Barbosa Filho. Sociopoética (Online) , v. 1, p. 154-183, 2013.

  • FERNANDES, D. N. . Vozes das pedras e da memomem na poesia. In: CEI, Vitor; DIOGO, Sarah Maria Forte; ALVES, Silvio Cesar dos Santos.. (Org.). Ética, estética e filosofia da literatura. 1ed.Rio de janeiro: ABRALIC, 2018, v. 1, p. 54-78.

  • FERNANDES, D. N. . A potência da metáfora em Jorge Luís Borges. In: ABRALIC, 2016, Rio de Janeiro. XV congresso Internacional Abralic, 2016.

  • FERNANDES, D. N. . A cidade e o Rio: Um percurso dialógico entre o cão sem plumas de João Cabral de Melo Neto e A comarca das pedras de Hildeberto Barbosa Filho. In: XIII Encontro da Abralic, 2012, Campina Grande. Anais da Abralic, 2012.

  • FERNANDES, D. N. . As Possibilidades do Ensino de Leitura na sala de aula e a formação de leitores proficientes. In: II Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2009, Campina Grande. II Sinalge, 2009.

  • FERNANDES, D. N. ; SILVA, Eli Brandão . Poesia e Memória em Hildeberto Barbosa Filho. Sociopoética (UEPB. Impresso) , 2014.

  • FERNANDES, D. N. . Cidade, Loucura e Biopotencia em 'O homem no Umbral', de Jorge Luis Borges. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, D. N. . O Budismo literário de Jorge Luis Borges: A experiência poética como revelação do tempo múltiplo e ilusório em o Jardim das veredas que se bifurcam. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, D. N. . A CIDADE E O RIO: UM PERCURSO DIALÓGICO ENTRE ?O CÃO SEM PLUMAS?, DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO E ?A COMARCA DAS PEDRAS?, DE HILDEBERTO BARBOSA FILHO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERNANDES, D. N. . Utopia e Malogro Existencial nos Suspiros das Pedras na poética de Hildeberto Barbosa Filho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. M. ; FERNANDES, D. N. ; SANTOS, A. M. . O dia em que mordi Jesus Cristo: representações do sagrado e do profano na literatura infanto juvenil. campina Grandes: realize, 2012 (Resumo).

  • FERNANDES, D. N. . Utopia e Malogro Existencial nos Suspiros das pedras na poética de Hidelberto Barbosa Filho 2011 (Resumo).

Outras produções

FERNANDES, D. N. ; SILVA, Eli Brandão . Utopia e Malogro existencial na obra de Hildeberto Barbosa Filho. 2011. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rêgo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de língua portuguesa, Carga horária: 20

2018 - Atual

Secretaria Municipal de Educação, Queimadas, PB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora geral dos anos finais do fund II

2015 - Atual

EMEF Judith Barbosa de Paula Rêgo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

2010 - 2018

EMEF JOSÉ AUGUSTO DE LIRA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

2007 - 2009

EMEFM PROFESSORA FRANCISCA LEITE VITORINO

Vínculo: CONTRATO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 15

2009 - 2009

Escola Curumim

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

2013 - 2013

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6

Outras informações:
A aluna do Programa de Pós Graduação em Literatura e Interculturalidade ministrou aulas na disciplina Teoria e Crítica Literárias II, no curso de Letras-Língua Portuguesa.

2018 - 2020

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptora de língua portuguesa, Carga horária: 10