MAC GAYVER DA SILVA CASTRO
É mestre e doutor em Medicina. No último semestre de sua graduação fez intercâmbio nacional, iniciação científica, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Na FMUSP, fez sua monografia de conclusão de curso sob orientação do Prof. Dr. Adriano Mesquita Alencar, no Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva. Nessa monografia, a pesquisa voltou-se para a mecânica respiratória de roedores submetidos à poluição atmosférica e para o desenvolvimento de equipamento para avaliação in vitro do comportamento mecânico de pulmões de mamíferos.À mesma época, foi aprovado na seleção do mestrado do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. Durante o mestrado propôs um modelo físico-matemático para o estudo do comportamento mecânico do músculo liso de via aérea respiratória exposto a poluente atmosférico e sob ação de um agente contrátil. Em 2012 adquiriu o grau de mestre em Fisiopatologia pelo Departamento de Patologia da FMUSP. Em 2018 ingressou no Doutorado em Ciências Médico-Cirúrgicas, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC).De 2018 a 2024 dedicou-se ao estudo dos sinais patológicos precoces da retinopatia diabética. Atualmente, é Professor Assistente do Centro Universitário Christus (Unichristus, Fortaleza-Ce), titular da disciplina de Patologia Humana (nos cursos da área da saúde) e realiza pesquisas na área de simulação, de desenvolvimento de plataforma computacional para a análise de imagens de ressonância magnética com foco em patologias da coluna lombar e construção de algoritmos computacionais para a detecção de lesões oculares decorrentes da diabetes.Seus interesses se expandem também à Patologia Geral e Sistêmica, Biofísica (celular e molecular), modelagem física-matemática de sistemas biológicos, doenças neurodegenerativas (Alzheimer) e Oftalmologia (retinopatia diabética). É professor das seguintes disciplinas: Patologia Humana, Imagenologia Médica, Epidemiologia e Metodologia da Pesquisa Científica.
Informações coletadas do Lattes em 07/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Cirurgia
2018 - 2024
Universidade Federal do Ceará
Título: Melhoria no desempenho da detecção automática de retinopatia diabética por meio de diagramas de Voronoi e inteligência artificial
Conceição Aparecida Dornelas. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Retinopatia diabética; Processamento de imagens.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Bioengenharia / Especialidade: Processamento de Sinais Biológicos.
Mestrado em Fisiopatologia Experimental
2009 - 2012
Universidade de São Paulo
Título: Proposição de um modelo matemático para o estudo da alteração mecânica da músculo liso da traquéia de ratos Wistar exposto à solução de formaldeído e submetido a doses crescentes de um agente contrátil
, Ano de Obtenção: 2012.Adriano Mesquita Alencar.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: mecânica do músculo liso; diagrama de Voronoi; modelagem computacional.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Fisiopatologia em Pneumologia. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Física Matemática.
Graduação em Física
2005 - 2009
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Título: Alteração do Padrão Mecânico da Curva Pressão-Volume Medida por Equipamento de Insuflação Pulmonar Lenta em pulmões de Ratos Expostos a Exaustão de Diesel.
Orientador: Adriano Mesquita Alencar
Formação complementar
2019 - 2019
Ser & Poder: Princípios e Métodos da Filosofia Política. , Curso Online de Filosofia, COF, Estados Unidos.
2018 - 2018
Administração da Vida Acadêmica. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Christus, UNICHRISTUS, Brasil.
2018 - 2018
Understand Alzheimer's disease: A molecular and Genetic Approach. , University of Texas at San Antonio, UTSA, Estados Unidos.
2017 - 2017
Biología Humana. , UPIITA - Instituto Politécnico Nacional, UPIITA-IPN, México.
2016 - 2016
Cell Biology: Mitochondria. , Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
2016 - 2016
Biomedical Imaging. , The University of Queensland, UQ, Austrália.
2016 - 2016
Third International Summer School on Synthetic and Systems Biology. , Università degli Studi di Catania, UniCT, Itália.
2015 - 2015
Capacitação em metodologias ativas. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Christus, UNICHRISTUS, Brasil.
2013 - 2013
O Problema Ergódico em Mecânica Estatística. (Carga horária: 1h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.
2013 - 2013
What is temperature?. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.
2011 - 2011
Stochastic Dynamics. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.
2011 - 2011
Pós-graduação e o Ensino Superior. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Processos na CAPPesq e Comissão de Ética da FMUSP. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Quantização Canônica do Campo Eletromagnético.. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
2009 - 2009
LaTex. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFET - CE, Brasil.
2009 - 2009
Ciência e Tecnologia de Animais de Laboratório. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Línguas Estrangeiras - Inglês. , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFET - CE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Francês
Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica Celular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica Molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia.
Organização de eventos
CASTRO, M. G. S. . Fisiopatologia e Imagenologia Pulmonares. 2017. (Outro).
CASTRO, M. G. S. ; LIMA, D. S. ; SATIRO, A. B. ; CAVALCANTE, V. . Curso Avançado em Perícia Forense. 2014. (Outro).
Bomfim, I. S. ; LIMA, D. S. ; CASTRO, M. G. S. ; SATIRO, A. B. . Curso de Fisiofarmacologia. 2014. (Outro).
CASTRO, M. G. S. . Atualização Multiprofissional em Ciências da Saúde. 2013. (Outro).
BREVES FILHO, J. S. ; Gomes, M.A.M. ; Pontello, L ; CASTRO, M. G. S. ; LIMA, D. P. . I Semana das Licenciaturas em Física e Matemática do CEFET-CE. 2006. (Outro).
Participação em eventos
I Encontro de Pesquisa e Ensino de Física da FECLI.A Criticidade da Patogênese da Doença de Alzheimer sob a Ótica Matemática. 2017. (Encontro).
I Curso de Imagem para Fisioterapia.Pneumotórax: Fisiopatologia & Imagenologia. 2016. (Seminário).
I Congresso Nacional Multidisciplinar em Saúde - I CONAMS. A Colaboração da Matemática na Luta Contra o Câncer - A Oncologia Matemática. 2015. (Congresso).
II Workshop do Laboratório de Micro Reologia e Fisiologia Molecular do IFUSP. 2015. (Exposição).
Evento Acadêmico-Científico Cultural Universo Estácio. Visão Geral Sobre Pesquisas na Área de Medicina e Fisiopatologia. 2013. (Congresso).
XXXVI Brazilian Meeting on Condensed Matter Physics.Mechanical Alterations in Airway Smooth Muscle after Interaction with Indoor Pollutant. 2013. (Encontro).
Encontro de Física 2011 - Integração da Física na América Latina. 2011. (Encontro).
Encontro de Física 2011 - Integração da Física na América Latina.Mechanical Effects of Voletile Organics Compounds Found in Air Pollution in Smooth Muscle Model. 2011. (Encontro).
9ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo. 2010. (Congresso).
II Colóquio de Filosofia, Física e Matemática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2009. (Outra).
III Seminário de Educação Matemática do IFET-CE - III SEMC. 2006. (Seminário).
II Seminário de Educação Matemática do IFET-CE - II SEMC. 2006. (Seminário).
I Semana das Licenciaturas em Física e Matemática do IFET-CE. 2006. (Outra).
IV Seminário de Educação Matemática do IFET-CE - IV SEMC. 2006. (Seminário).
XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. 2006. (Encontro).
I Encontro de Licenciatura em Física: O Ensino e a Aprendizagem de Fisica no Ano Mundial da Física. 2005. (Encontro).
Participação em bancas
Honório Júnior, J. E. R.; Souza, C. M.;CASTRO, M. G. S.. Avaliação dos efeitos da administração subcrônica do ácido gálico sobre déficits de memória induzidos por escopolamina em camundongos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus.
Honório Júnior, J. E. R.; Souza, C. M.;CASTRO, M. G. S.. Avaliação do mecanismo da rutina em modelo de depressão induzida por dexametazona em camundongos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus.
Silva, B. R.; Andrade, N. M.;CASTRO, M. G. S.. Aspectos atuais do Lúpus Eritematoso Sistêmico: Uma revisão sistemática da literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Maurício de Nassau (CE).
Bomfim, I. S.;CASTRO, M. G. S.; Oliveira, A. S.. O uso da toxina botulínica na terapia de pacientes com espasmos faciais: estudo de casos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Maurício de Nassau (CE).
Bomfim, I. S.;CASTRO, M. G. S.; Oliveira, A. S.. Acupuntura como meio alternativo no controle das dores em pacientes com câncer de mama. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Maurício de Nassau (CE).
CASTRO, M. G. S.; Bomfim, I. S.; Silva, B. R.. Determinação dos danos cerebelares decorrentes do Alzheimer induzido por D-Galactose em camundongos fêmeas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus.
CASTRO, M. G. S.; Martins, M. V. B. S.; Silva, B. R.. Avaliação de calo ósseo em fêmures de rato com osteoporose induzida por hidrocortisona. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus.
CASTRO, M. G. S.; Honório Júnior, J. E. R.; Bomfim, I. S.. Avaliação da doença de Alzheimer por estresse induzido pela alteração do ciclo circadiano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus.
Filho, C.R.C; Gomes, P.X.L;CASTRO, M. G. S.. Caracterização da função pulmonar, da mobilidade toracoabdominal e força muscular respiratória em praticantes da modalidade Crossfit. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau (CE).
Silva, B. R.; Bomfim, I. S.;CASTRO, M. G. S.. Avaliação da extensão do enfisema pulmonar sobre uma plataforma computacional quanto à sua quantificação e areação da lesão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Maurício de Nassau.
Bomfim, I. S.; Macêdo, P. A. N.;CASTRO, M. G. S.. Insuficiência Renal: Fatores de Risco Associados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Maurício de Nassau.
Silva, N. C. F.; Silva, B. R.;CASTRO, M. G. S.. Patologias orais em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico: revisão da literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Maurício de Nassau.
SOMBRA, B. P.;CASTRO, M. G. S.; NASCIMENTO, A. C. S.. Influência da Temperatura da Superfície do Mar no Oceano Pacífico sobre o Regime de Chuvas na Cidade de Parnaíba - PI.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal do Piauí.
SOMBRA, B. P.;CASTRO, M. G. S.; SOUZA JUNIOR, I. V.. Influência da Temperatura da Superfície do Mar no Oceano Atlântico sobre o Regime de Chuvas na Cidade de Parnaíba - PI.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal do Piauí.
CASTRO, M. G. S.. Aplicativos de Fisiologia Humana para Smartphone Android. 2015. Centro Universitário Christus.
CASTRO, M. G. S.. Avaliação do nível do conhecimento dos profissionais das técnicas radiológicas em relação à higienização das mãos e controle das infecções hospitalares. 2015. Centro Universitário Christus.
CASTRO, M. G. S.. Tecnólogo em Radiologia: Reflexões sobre a Interdisciplinaridade e a Terapêutica Oncológica. 2015.
CASTRO, M. G. S.. XI Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência. 2015. Centro Universitário Christus.
CASTRO, M. G. S.. IX Encontro de Pesquisadores do Centro Universitário Christus. 2015. Centro Universitário Christus.
Orientou
Quantificação de parâmetros morfológicos e texturais de glioblastomas utilizando imagens de ressonância magnética; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus; (Orientador);
Quantificação de parâmetros morfológicos e texturais em nódulos mamários utilizando imagens ultrassonográficas; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus; (Orientador);
Desenvolvimento de uma rotina computacional para detecção e extração semiautomáticas de características de câncer de pulmão através da análise de imagens de tomografia computadorizada de tórax; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus; Orientador: Mac Gayver da Silva Castro;
Avaliação da inteligência artificial no diagnóstico de tumores da tireoide comparada com as técnicas de imagem: revisão sistemática; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus; Orientador: Mac Gayver da Silva Castro;
Avaliação Comportamental de Camundongos com Alzheimer e Depressão e a Utilização da Espectroscopia Raman para Análise Cerebral; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus; Orientador: Mac Gayver da Silva Castro;
Software para o diagnóstico precoce de aneurismas cerebrais através de tomografia computadorizada do crânio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus; Orientador: Mac Gayver da Silva Castro;
Revisão narrativa sobre a retinopatia diabética com ênfase no diagnóstico por método computacional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus; Orientador: Mac Gayver da Silva Castro;
Quantificação do grau de hidratação do disco intervertebral utilizando imagens por ressonância magnética; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus; Orientador: Mac Gayver da Silva Castro;
Revisão narrativa sobre os principais exames imagenológicos para o rastreamento do câncer de mama, com ênfase em mamografia contrastada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus; Orientador: Mac Gayver da Silva Castro;
Avaliação de calo ósseo em fêmures de ratos com osteoporose induzida por hidrocortisona; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus; Orientador: Mac Gayver da Silva Castro;
Avaliação da doença de Alzheimer por estresse induzido pela alteração do ciclo circadiano; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus; Orientador: Mac Gayver da Silva Castro;
Avaliação da extensão do enfisema pulmonar sobre uma plataforma computacional quanto à sua quantificação e areação da lesão; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Maurício de Nassau (CE); Orientador: Mac Gayver da Silva Castro;
Determinação dos danos cerebelares decorrentes do Alzheimer induzido por D-galactose em camundongos fêmeas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Christus; Orientador: Mac Gayver da Silva Castro;
Produções bibliográficas
-
CASTRO, M. G. S. . Como ser um bom professor e a superação do definhamento intelectual na universidade: um breve comentário sobre as técnicas de Feynman e Aristóteles para a aquisição e disseminação do conhecimento. REVISTA INTERAGIR , v. 106, p. 49-50, 2019.
-
DE SÁ CAVALCANTE, D. ; DA SILVA CASTRO, M.G. ; QUIDUTE, A.R.P. ; MARTINS, M.R.A. ; CID, A.M.P.L. ; DE BARROS SILVA, P.G. ; CADWELL WILLIAMS, J. ; NEVES, F.S. ; RIBEIRO, T.R. ; COSTA, F.W.G. . Evaluation of bone texture imaging parameters on panoramic radiographs of patients with Sheehan?s syndrome: a STROBE-compliant case-control study. OSTEOPOROSIS INTERNATIONAL , v. -, p. 1-13, 2019.
-
CASTRO, M. G. S. . A testagem de teorias de Popper. REVISTA INTERAGIR , v. 98, p. 18-18, 2017.
-
CASTRO, M. G. S. . Gastrofísica: uma visão interdisciplinar na gastronomia. REVISTA INTERAGIR , v. 99, p. 33-33, 2017.
-
CASTRO, M. G. S. . Operação Césio 137 - Acidente Radioativo em Goiânia. Revista Interagir , v. 87, p. 55-56, 2014.
-
CASTRO, M. G. S. ; MACEDO, D. . Diabetes Mellitus. BrazilcomZ, Espanha, p. 50 - 51, 05 dez. 2016.
-
CASTRO, M. G. S. . Neuropatia Glaucomatosa. Brazil com Z, Espanha, p. 48 - 49, 29 set. 2016.
-
CASTRO, M. G. S. . Dignóstico por Imagem e a Doença de Alzheimer. Brazil com Z, Espanha, p. 33 - 34, 27 ago. 2016.
-
CASTRO, M. G. S. ; Xavier, R. S. . Um olhar computacional sobre a natureza. Brazil com Z, Espanha, p. 48 - 48, 02 ago. 2016.
-
CASTRO, M. G. S. . Você já ouviu falar na Oncologia Matemática?. Brazil com Z, Espanha, 05 abr. 2016.
-
CASTRO, M. G. S. . O que é miopia?. Brazil com Z, Espanha, p. 59 - 59, 07 mar. 2016.
-
CASTRO, M. G. S. . A multidisciplinaridade a todo vapor na International Synthetic and System Biology Summer School: Biology Meets Computer Science and Engineering. Revista Brazil com Z, Espanha, p. 32 - 32.
-
CASTRO, M. G. S. . Entendendo a tromboembolia pulmonar. BrazilcomZ, Espanha, p. 52 - 53.
-
Falcão, M. V. ; Amaral, M. V. S. ; Terceiro, L. S. ; CASTRO, M. G. S. . Evolução clínica de pacientes com insuficiência respiratória por Influenza A H1N1 com ECMO: Revisão de Literatura. In: I Simpósio Cearense de Imunologia, 2018, Fortaleza. I Simpósio Cearense de Imunologia, 2018.
-
Martins, R. M. ; PEREIRA, A. L. ; CASTRO, M. G. S. . Lesões cerebelares e manifestações cognitivo-afetivas na doença de Alzheimer. In: II SAS - Semana da Saúde da FAPAC/ITPAC, 2017, Porto Nacional. II SAS - Semana da Saúde da FAPAC/ITPAC, 2017.
-
PEREIRA, A. L. ; Martins, R. M. ; CASTRO, M. G. S. . Perfil neuroquímico do circuito cérebro-cerebelo-tálamo cortical na doença de Alzheimer. In: II SAS - Semana da Saúde da FAPAC/ITPAC, 2017, Porto Nacional. II SAS - Semana da Saúde da FAPAC/ITPAC, 2017.
-
PEREIRA, A. L. ; MARTINS, M.R. ; CASTRO, M. G. S. ; OLIVEIRA, J. C. V. ; ARAÚJO, F. Y. R. ; SANTOS, R. L. ; OLIVEIRA, G. V. . Expression evaluation of D2 receptor and tyrosine hydroxylase on striate nucleus of animals treated with cobalamin (vitamin B12) or B complex combined with typical and atypical antipsychotics. In: XIII Reunião Regional do Nordeste da SBBq e VI International Symposium in Biochemistry of Macromolecules and Biotechnology, 2016, Fortaleza. XIII Reunião Regional do Nordeste da SBBq e VI International Symposium in Biochemistry of Macromolecules and Biotechnology, 2016.
-
Morais, Y. B. ; Cirino, M. S. ; Rocha, J. B. O. ; Rodrigues Junior, F. C. R. ; CASTRO, M. G. S. . Uma plataforma computacional para a quantificação da desidratação do disco intervertebral. In: IV Semana de Enfermagem do Centro Universitário Christus, 2016, Fortaleza. IV Semana de Enfermagem do Centro Universitário Christus, 2016.
-
CASTRO, M. G. S. ; NISHITANI, W. S. ; ALENCAR, A. M. . Mechanical Alterations in Airway Smooth Muscle after Interaction with Indoor Pollutant. In: XXXVI Brazilian Meeting on Condensed Matter Physics, 2013, Águas de Lindóia. XXXVI Brazilian Meeting on Condensed Matter Physics, 2013.
-
CASTRO, M. G. S. ; SILVEIRA, P. S. P. ; ALENCAR, A. M. . Modeling the Mechanical Effect of Acute Exposure of Formaldehyde on Smooth Muscle Strip. In: Horizons in Emergence & Scaling, 2011, Boston. Horizons in Emergence & Scaling, 2011.
-
CASTRO, M. G. S. ; SILVEIRA, P. S. P. ; ALENCAR, A. M. . Mechanical Effects of Voletile Organics Compounds Found in Air Pollution in Smooth Muscle Model. In: Encontro de Física 2011 - Integração da Física na América Latina, 2011, Foz do Iguaçu - PR. Encontro de Física 2011 - Integração da Física na América Latina, 2011.
-
KIM, S. S. B. ; HIZUME, D. ; CASTRO, M. G. S. ; ANSELMO, L. ; MORIYA, H. T. ; ALENCAR, A. M. . Small Instabilities During Quasi-Static Lung Inflation in Rodents Using a Computer Controlled Piston. In: Biomedical Engineering Society Annual Meeting, 2009, Pittsburg, PA.. Annals Biomed. Eng., 2009.
-
PEREIRA, A. L. ; Junior, J. A. N. ; CASTRO, M. G. S. . A bivalência das células neurogliais: dos processos fisiopatológicos aos demenciais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CASTRO, M. G. S. . A Criticidade da Patogênese da Doenças de Alzheimer sob a Ótica Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASTRO, M. G. S. . Pneumotórax: Fisiopatologia & Imagenologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASTRO, M. G. S. . A Colaboração da Matemática na Luta Contra o Câncer - A Oncologia Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, M. G. S. . Alterações da curva pressão-volume de ratos Wistar submetidos à insuflação pulmonar quasi-estática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASTRO, M. G. S. . Dentro de Chernobyl. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASTRO, M. G. S. . Asma, Biomedicina e a Matemática - Uma Região de Fronteira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASTRO, M. G. S. ; NISHITANI, W. S. ; ALENCAR, A. M. . Mechanical Alterations in Airway Smooth Muscle after Interaction with Indoor Pollutant. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, M. G. S. . Visão Geral Sobre Pesquisas na Área de Medicina e Fisiopatologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, M. G. S. ; ALENCAR, A. M. . Proposição de um modelo matemático para o estudo da alteração mecânica do músculo liso da traquéia de ratos Wistar exposto à solução de formaldeído e submetido a doses crescentes de um agente contrátil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASTRO, M. G. S. ; SILVEIRA, P. S. P. ; ALENCAR, A. M. . Mechanical Effects of Voletile Organics Compounds Found in Air Pollution in Smooth Muscle Model. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
CASTRO, M. G. S. . FractElastic. 2016.
CASTRO, M. G. S. . QDiP - Quality Diagnostic Imaging and Pathology. 2015.
CASTRO, M. G. S. ; ALENCAR, A. M. . RKGEN. 2011.
CASTRO, M. G. S. ; BARBOSA, L. A. ; LIMA, F. C. ; PIRES, A. F. ; ARAGAO, K. S. . Visão Geral Sobre Pesquisas na Área de Medicina e Fisiopatologia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CASTRO, M. G. S. . Introdução à Medicina Nuclear (Imagenologia). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GRANGEIRO, K. ; MICHELIS, S. ; CASTRO, M. G. S. . Espectrofotometria. 2014. (Relatório de pesquisa).
CASTRO, M. G. S. . Biomatemática para Ciências da Sáude - Módulo Introdutório. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTRO, M. G. S. ; ALENCAR, A. M. . Proposição de um modelo matemático para o estudo da alteração mecânica do músculo liso da traquéia de ratos Wistar exposto à solução de formaldeído e submetido a doses crescentes de um agente contrátil. 2012. (Relatório de pesquisa).
CASTRO, M. G. S. ; ALENCAR, A. M. . Efeito Mecânico da Exposição Aguda de Componentes Encontrados na Poluição Atmosférica em Amostras de Músculo Liso. 2010. (Relatório de pesquisa).
CASTRO, M. G. S. ; LIMA, D. P. . Pré-Cálculo 1. 2007. .
CASTRO, M. G. S. ; SALES, G. L. . Preparação para Olimpíada Brasileira de Física (OBF). 2007. .
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Avaliação da doença de Alzheimer por estresse induzido pela alteração no ciclo circadiano, Descrição: Devido ao estilo de vida contemporâneo, o ser humano tem desregulado diversos ritmos biológicos. Um dos ritmos mais alterados é o chamado Ritmo Circadiano, regulado principalmente pela luz, alimentação e exercício físico. Com esta alteração, diversas patologias têm aumentado sua prevalência na população, como a Doença de Alzheimer (DA), que é uma condição neurodegenerativa que afeta cerca de 35,6 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a causa mais comum de demência senil. Esta doença diminui a expectativa de vida do paciente em cerca de três a dez anos, e um dado ainda mais preocupante aponta que sua incidência tende a dobrar em 20 anos, decorrente de vários fatores genéticos e ambientais. Um dos principais fatores ambientais relacionados à DA é o estresse, e dentre suas causas a alteração no ritmo circadiano tem mostrado interferir nas funções hormonais, imunológicas e comunicações sinápticas. Tendo como base a comprovação de uma quantidade maior de neurônios no cerebelo e a escassez de estudos relacionando-o com a DA, traçamos o seguinte objetivo para este projeto: verificar se a alteração no ritmo circadiano aumenta ou não os marcadores da DA no cerebelo. Para isso, utilizaremos camundongos Swiss fêmeas adultas jovens. Esses animais serão divididos em quatro grupos: dois grupos que permanecerão em ambiente normal (12 horas de claro e 12 horas de escuro), e os outros dois em ambiente estressor, onde sofrerão alteração do ciclo circadiano (18 horas de claro e 6 horas de escuro). Dentro de cada ambiente, um grupo receberá administração de D-galactose (uma droga indutora dos efeitos da DA) e o outro, administração de solução fisiológica a 0,9%. Após esse período, os animais passarão por testes comportamentais para verificação da sintomatologia da DA. Posteriormente, realizaremos estudos histopatológicos para verificar alterações cérebro-cerebelares e realizaremos análises estatísticas destes resultados. Com esse projeto pretendemos compreender a patogênese da DA em nível cerebelar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Mac Gayver da Silva Castro - Coordenador / Anna Luísa Pereira - Integrante / João Alves do Nascimento Junior - Integrante / Rebeca Brasil - Integrante.
-
2016 - Atual
Determinação dos danos cerebelares decorrentes do Alzheimer induzido por D-Galactose em camundongos fêmeas, Descrição: A doença de Alzheimer está associada com uma atrofia progressiva de algumas regiões do cérebro, tais como: precuneus, hipocampo e córtex cingulado porterior bilateral. As pesquisas sobre essa doença focam suas análises primariamente no córtex cerebral, no entanto já é sabido que o cérebro e o cerebelo estão conectados entre si através de fibras polisinápticas que estão organizadas tomograficamente, ligando diferentes regiões do cérebro e do cerebelo (Schmahmann, 2001, Buckner, 2013). Apesar disso, tem-se dado pouca atenção ao papel do cerebelo na doença de Alzheimer, e em outras doenças degenerativas, como a Demência Frontotemporal (DFT). Essa omissão deve-se à noção de que o a degeneração cerebelar está associada à ataxia, e esta é um sintoma ausente na doença de Alzheimer. Analisando os trabalhos de (Schamahmann, 2001) e (Baumann {\it el al}., 2014) nota-se que existem evidências persuasivas de que o cerebelo está fortemente envolvido na cognição, emoção e linguagem. Sendo assim, degenerações cerebelares podem ocasionar um comprometimento das funções afetivas e cognitivas, e não somente desordens motoras. Sabendo disso, objetivamos nesta pesquisa determinar os danos cerebelares decorrentes da Doença de Alzheimer induzida por D-galactose em camundongos fêmeas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mac Gayver da Silva Castro - Coordenador / Anna Luísa Pereira - Integrante / João Alves do Nascimento Junior - Integrante., Financiador(es): Centro Universitário Christus - Outra.
-
2016 - Atual
Avaliação do potencial biotecnológico do flavonóide rutina em aplicações biomédicas, suas consequências na reprodução em machos e seus possíveis efeitos tóxicos, Descrição: A utilização de plantas com fins terapêuticos é uma tradição milenar presente nas culturas de várias nações constituindo ainda hoje, um recurso alternativo de grande aceitação, não somente nos centros urbanos, mas, sobretudo nas pequenas comunidades rurais (FENNELLA et al., 2004). Plantas medicinais são amplamente utilizadas para tratamento de doenças em todo o mundo. Já em 1985, de acordo com a OMS, cerca de 80% da população mundial tinha interesse por remédios à base de plantas medicinais (FRANSWORTH et al.,1985). Em 1989, produtos derivados de plantas estavam representados em 14 de 15 categorias terapêuticas de preparações farmacêuticas que eram recomendadas por profissionais da área médica formando uma parte importante do sistema de cuidado à saúde no mundo ocidental (PHILLIPSON e ANDERSON, 1989). Estima-se que aproximadamente 75% dos compostos derivados de plantas, biologicamente ativos em uso atualmente no mundo tiveram suas funções identificadas através da verificação, por parte dos pesquisadores, de informações da medicina popular. Desta forma, é de grande valor a pesquisa de novas drogas baseada no uso tradicional de plantas (revisado por DEVI et al., 2011). Levando em consideração a biodiversidade vegetal que existe no planeta (cerca de 250.000 espécies) e que somente cerca de 5 a 15% foi investigada do ponto de vista fitoquímico e/ou farmacológico, as pesquisas com plantas superiores apresentam-se como fonte extremante promissora para a descoberta de novas substâncias que possam ser utilizados no tratamento de diferentes doenças (ROJAS et al., 2003). Os flavonóides são um grande grupo de componentes fenólicos de plantas, tendo sido identificadas mais de 6000 espécies (HARBORNE e WILLIAMS, 2000). A Rutina (3,3 ', 4', 5,7-pentahydroxyflavone-3-ramnoglucosídeo) é um flavonóide que é difundido na planta (HOSSEINZADEH e NASSIRI-ASL, 2014) e possui ampla gama de atividades farmacológicas, tais como antimicrobiana, antifúngica e antialérgica, além de promover melhoras no tratamento de doenças crônicas como diabetes hipertensão e hipercolesterolemia (SHARMA et al., 2013). Assim, é de grande importância do estudo de espécies regionais, especificamente aquelas que contem flavonoides, e consequentemente, por seu efeito antioxidante, podendo afetar o potencial reprodutivo dos indivíduos. No contexto de compostos antioxidantes, diversos estudos têm mostrado que tanto a formação de espécies reativas de oxigênio (ROS) pelo espermatozóide, como a modulação desse processo pelas enzimas antioxidantes, presentes no plasma seminal, possuem participação importante em diversas funções espermáticas (MANJUNATH et al., 2007). Neste contexto, chamou-nos a atenção o fato de que o tratamento de algumas patologias cardiovasculares, como hipertensão e aterosclerose, poderia interferir em funções importantes do espermatozóide. Outro aspecto importante, é que resultados preliminares do nosso grupo mostraram a formação de ânions superóxido, por meio da reação com a DHE (dihidroetidina) em espermatozóides de ejaculados de carneiros adultos, o que sugere a atuação fisiológica desse composto. O presente projeto propõe estudar de que forma compostos derivados da rutina poderia influenciar a fertilidade em machos, bem como os mecanismos de ação envolvidos no sistema cardiovascular e trato reprodutor. Este projeto tem como objetivos estudar (1) os efeitos da rutina sobre o epitélio seminífero e produção espermática diária e (2) protejam do fluido da cauda do epidídimo, da membrana de espermatozóides espididimários e do testículo de ratos Wistar adultos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mac Gayver da Silva Castro - Integrante / Claudia Roberta de Andrade - Coordenador / Arlindo de Alencar Arraie Noronha Moura - Integrante / José Eduardo Ribeiro Honório Júnior - Integrante / João Paulo Arcelino Rego - Integrante / Márcia Valéria Brandão dos Santos Martins - Integrante / Selene Maia de Morais - Integrante.
-
2015 - Atual
Quantificação do grau de hidratação do disco intervertebral via imagem por ressonância magnética da coluna vertebral, Descrição: Os discos intervertebrais são estruturas anatômicas fibrocartilaginosas, compostas essencialmente de gel proteoglicano cuja forma é garantida pela presença de uma rede de fibras de colágeno. Eles ocupam os espaços entre os corpos vertebrais, representando cerca de um terço da extensão total da coluna. Sua forma e suas dimensões variam de acordo com o segmento da coluna em que estão localizados. Os discos conectam os corpos vertebrais adjacentes e desempenham um papel importante no aumento da mobilidade da coluna e na absorção das diferentes forças, tanto estáticas como dinâmicas, impostas por esses corpos. O disco intervertebral é uma estrutura avascular e sem inervação, sendo a maior do tipo no corpo humano e exibindo características estruturais únicas. É constituído de dois componentes anatômicos distintos, o ânulo fibroso e o núcleo pulposo. A porção central do disco, gelatinosa e amorfa, é representada pelo núcleo pulposo, composto essencialmente de água, combinada à proteoglicanos e fibras de colágeno, predominantemente tipo II. O núcleo pulposo é circundado por 15 a 25 lamelas concêntricas constituídas de fibras oblíquas de colágeno, predominantemente tipo I, permeadas por gel proteoglicano, formando o ânulo fibroso. A composição química do disco, incluindo seu percentual de água, varia de acordo com sua zona anatômica, com a idade do paciente e com o grau de degenaração discal. O disco intervertebral apresenta em sua porção mais central alto sinal nas sequências de ressonância magnética ponderadas em T2 e baixo sinal na sua periferia, refletindo a quantidade de água presente em cada uma dessas regiões. As doenças degenerativas dos discos intervertebrais estão entre as causas mais comuns de dor na sociedade moderna e costumam ter início na sgunda década de vida, com sua incidência aumentando proporcionalmente com a idade (Ref. ?). A degeneração se manifesta através da perda de altura do disco, abaulamento discal, fissura do ânulo fibroso e herniaçao discal. O exame de ressonância magnética desempenha um papel de destaque na caracterização da degeneração discal, com sensibilidade superior aos demais métodos de imagem, tendo, dentre outras vantagens, uma maior capacidade de caracterizar mudanças no grau de hidratação do disco, representadas pela redução de intensidade de sinal nas sequências ponderadas em T2. A caracterização da desidratação discal costuma ser subjetiva, com base em características visuais do disco nas sequências ponderadas em T2, como proposto por Pfirrmann. A utilização de softwares de quantificação automatizada do grau de desidratação discal pode permitir a identificação mais precoce das doenças degenerativas do disco e ajudar no acompanhamento da evolução da doença já estabelecida, auxiliando na avaliação de respostas às medidas terapêuticas empregadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mac Gayver da Silva Castro - Coordenador / João Bruno Oliveira Rocha - Integrante., Financiador(es): Centro Universitário Christus - Outra.
-
2012 - 2016
Propriedades Físicas que Desencadeiam Alterações Mecânicas em Células Vivas, Descrição: O campo da reologia celular passou recentemente por um rápido desenvolvimento com atenção particular às propriedades mecânicas do citoesqueleto e do gel formador de alguns dos seus principais componentes - filamentos de actina, filamentos intermdiários, microtúbulos e as ligações cruzadas entre proteínas. Apesar do apelo científico, pouco se conhece sobre as diferenças na estrutura física que afetam diretamente a viscosidade da célula e muito pouco foi quantificado, visto que as avaliações das respostas viscoelásticas das células, até pouco tempo, representavam um desafio tecnológico. Assim, fica a pergunta: qual a foi a alteração estrutural que emergiu em uma alteração viscoelástica na célula? Esse projeto objetiva estudar, através de medidas experimentais e modelos matemáticos, as diferenças na estrutura física da célula que afetam diretamente a sua viscoelasticidade. Visa também a criação de uma plataforma de análise de imagens de células vasculares obtidas por microscopia confocal e de fluorescência. Pretendemos obter dados quantitativos com relação à orientação das fibras para correlacionarmos com as propriedades viscoelásticas das células. Com os dados quantitativos e as propriedades viscoelásticas, pretendemos adaptar um modelo matemático para representar o comportamento mecânico celular. Para isto, usamos células de músculo liso de artérias de diferentes partes do corpo (aorta, mamária, renal e carótida), onde aplicaremos técnicas de microscopia confocal e de fluorescência para obtermos informações a respeito da morfologia e estruturas das células. Em paralelo, usamos também a técnica de OMTC (Citometria Óptico-Magnética de Oscilação), desenvolvido pelo Prof. Jeffrey Fredberg da Harvard University, que nos fornecerá os dados referentes às propriedades viscoelásticas dessas células. Esperamos entender algumas das razões físicas determinantes para alterações nas propriedades viscoelásticas de células vivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Mac Gayver da Silva Castro - Integrante / Adriano M. Alencar - Coordenador / Marcel Philippi Dorta - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
-
2009 - 2012
Proposição de um modelo matemático para o estudo da alteração mecânica do músculo liso da traquéia de ratos Wistar exposto à solução de formaldeído e submetido a doses crescentes de um agente contrátil, Descrição: A propriedades mecânicas, estrutura e regulação do músculo liso das vias aéreas contribui para a viscoelasticidade do pulmão do mamífero. A exposição ao ar poluído pode deteriorar essas propriedades com consequências danosas à saúde individual. O formaldeído (FA) é um importante poluente presente em ambiente internos que adentra o músculo liso formando ligações covalente entre proteínas da matriz extracelular e da estrutura intracelular deteriorando algumas funções do músculo liso das vias aéreas, alterando propriedades mecânicas e induzindo a hiperresponsividade. O primeiro objetivo desse trabalho foi desenvolver um modelo de rede viscoelástica bidimensional baseada na tesselação de Voronoi para reproduzir algumas propriedades mecânicas do músculo liso de vias aéreas. O segundo objetivo foi comparar os resultados obtidos com o modelo com aqueles previamente observados em experimentos com músculo liso traqueal após a incubação com formaldeído. O modelo desenvolvido neste trabalho simula as propriedades mecânicas do músculo liso de via aérea usando um conjunto de molas e amortecedores. Esse conjunto não somente mimetiza as propriedades viscoelásticas do músculo liso, mas também o aparato contrátil das células. Hipotetizou-se que a formação de ligações covalentes, devido à ação do formaldeído, pode ser representada no modelo por uma simples alteração na constante elástica das molas, enquanto que a ação de um agente contrátil (metacolina) reduz o comprimento de equilíbrio da mola. Este modelo é hábil para reproduzir uma medida de força isométrica onde o músculo liso é sujeito a um agente contrátil (metacolina), com e sem exposição in vitro ao formaldeído. Assim, a nova abordagem mecanicista desse modelo incorpora diversas propriedades bem conhecidas do sistema contrátil das células em um tecido. É importante ressaltar que o modelo desenvolvido neste trabalho pode ser usado em diferentes escalas biológicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mac Gayver da Silva Castro - Integrante / Adriano Mesquita Alencar - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2009 - 2011
Investigação da Mecânica Pulmonar em Múltipla Escala, Descrição: A visão global desse projeto é o desenvolvimento de um protocolo teórico e experimental para estudar de forma integrada anomalias no sistema respiratório em múltiplas escalas, do nível de órgão e sistema até o nível microscópico. A parte experimental envolve três grupos de experimentos, em animais em que induzimos a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) e controles: (1) no nível macroscópico, ou nível de órgão e sistema, serão efetuados medidas mecânicas de Pressão e Volume (curva P-V), a partir do pulmão colapsado, e gravação simultânea do ruído de crepitação; (2) no nível mesoscópico, analisaremos as propriedades de viscosas e elásticas dos fluidos pulmonares usando um método inovador que é capaz de avaliar as propriedades dinâmicas dos fluidos, a surfactometria óptico-magnética de oscilação; (3) no nível microscópico faremos análises de morfologia histológica e reologia celular usando o método de citologia óptico-magnética de oscilação. A parte teórica envolve três modelos matemáticos a serem desenvolvidos para integrar a parte microscópica com a parte mesoscópica, outro para integrar a parte mesoscópica com a macroscópica, e um terceiro modelo de integração global. Parte dos protocolos experimentais e modelos teóricos já foram validados em situações específicas e de forma isolada, porém nunca foram integrados. Essa abordagem integrada terá um impacto direto no entendimento das complexas inter-relações entre estrutura e função no sistema respiratório, em situações normais e na presença de doenças, e não se limita nos resultados obtidos a curto prazo. Como desdobramentos a longo prazo, esse projeto poderá contribuir para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para doenças pulmonares de alta morbi-mortalidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mac Gayver da Silva Castro - Integrante / Adriano Mesquita Alencar - Coordenador / Henrique Takachi Moriya - Integrante / Diana María Martínez Munoz - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2009
Alteração do Padrão Mecânico da Curva Pressão-Volume Medida por Equipamento de Insuflação Pulmonar Lenta em pulmões de Ratos Expostos a Exaustão de Diesel, Descrição: Quando um mamífero é submetido à poluição atmosférica que alterações mecânicas podem ocorrer no seu sistema respiratório a nível pulmonar? Esse projeto teve como objetivo estudar o efeito mecânico no comportamento da curva pressão-volume em pulmões de ratos Wistar machos após a exposição aguda às partículas provenientes da queima do diesel utilizando um equipamento de insuflação pulmonar lenta. Os ratos controle e os instilados com DEP (Diesel Exhaust Particles) fizeram parte do protocolo experimental do projeto FAPESP 06/06996, aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Obteve-se o DEP através da coleta do material particulado expelido pelo exaustor de um motor de combustão a diesel do Laboratório de Poluição Atmosférica e Experimental da FMUSP. Para análise da mecânica pulmonar foi utilizado o Equipamento de Insuflação Pulmonar Lenta do Laboratório de Engenharia Biomédica (MEB) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Os parâmetros pontuais da curva pressão-volume analisados foram: elastância inicial, picos de pressão e média da pressão de recrutamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mac Gayver da Silva Castro - Integrante / Adriano Mesquita Alencar - Coordenador / Henrique Takachi Moriya - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2017
Professor Homenageado (Turma Qualidade em Diagnóstico por Imagem, 2017.2), Centro Universitário Christus - Unichristus.
2016
Menção honrosa pela classificação em 1º lugar (XI Encontro de Pesquisadores do Unichristus) pelo artigo: Estudo da taxa de dose equivalente efetiva em uma UTI de um hospital público do Estado do Ceará, Centro Universitário Christus - Unichristus.
2016
Professor Homenageado (Turma de Qualidade em Diagnóstico por Imagem), Centro Universitário Christus - Unichristus (2016/01)..
2015
Patrono, Turma de Qualidade em Diagnóstico por Imagem, Centro Universitário Christus - Unichristus (2015/02).
2015
Professor Homenageado (Turma de Qualidade em Diagnóstico por Imagem), Centro Universitário Christus - Unichristus (2015/02).
2012
Grau de Fisiopatologista (Mestre), Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
2009
Grau de Físico, Instituto Federal do Ceará.
2009
Bolsa de Mestrado, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Centro Universitário ChristusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Parque Ecológico.,Cargo ou função, Relator de projetos de pesquisa.
-
04/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Parque Ecológico.,Linhas de pesquisa
2012 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador científico, Enquadramento Funcional: Colaborador científico, Carga horária: 5
2009 - 2012
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista - Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisa voltada para o estudo da mecânica do músculo liso de vias aéreas respiratórias submetido a poluentes atmosféricos (indoor/outdoor). Estudou no Laboratório de Poluição Atmosférica, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva, (Faculdade de Medicina da USP) durante o primeiro ano de mestrado e no Laboratório de Micro-reologia e Fisiologia Molecular (LaBM2 - Instituto de Física) durante o segundo ano do seu mestrado, coordenado pelo Prof. Dr. Adriano Mesquita Alencar.
2009 - 2009
Universidade de São PauloVínculo: Estudante visitante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Durante a iniciação científica elaborou sua monografia de conclusão de curso (Física), sob a orientação do Prof. Dr. Adriano Mesquita Alencar, no Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP em cooperação com Prof. Dr. Henrique Takachi Moriya da Escola Politécnica da mesma universidade. Durante esse intercâmbio, o aluno apresentou sua monografia no Departamento de Patologia da mesma Faculdade sendo julgado e aprovado pelos seguintes pesquisadores: Dra. Fernanda Magalhães Arantes Costa, Dra. Miriam lemos e Dr. Adriano M. Alencar.
Atividades
-
08/2009 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Física, Departamento de Física Geral.,Linhas de pesquisa
2009 - 2012
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: Bolsista - Mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisador executante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista de mestrado. Processo 2009/06642-9.
2004 - 2009
Instituto Federal do CearáVínculo: Aluno de graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Fez sua monografia de conclusão de curso na Faculdade de Medicina da USP sob orientação do Prof. Dr. Adriano Mesquita Alencar.
2016 - Atual
Revista Brazil com ZVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colunista, Carga horária: 5
Outras informações:
A revista BrazilcomZ é uma revista dedicada ao brasileiro que vive na Europa, aproximando o leitor os mais diversos assuntos culturais e populares que fazem parte de nosso cotidiano.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MAC GAYVER DA SILVA CASTRO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?