FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS MELO

Biomédico pela Universidade Federal do Pará (2009), Mestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (2010) e Doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (2013), com período saduíche no Harold Manter Laboratory of Parasitology, Universidade de Nebraska-Lincoln, coordenado pelo professor Dr. Scott Lyell Gardner. Realizou estágio pós Doutoral pela Universidade Federal do Pará, em "Sistemática e Fiologenia de Nematóides da família Rhabdiasidae da Amazônia Oriental Brasileira" supervisionado pela Profa. Dra. Jeannie Nascimento dos Santos e Dr. Yuriy Kuzmin (Kiev, Ucrânia) (2015). Foi professor Substituto Nível Assistente da Disciplina Bacteriologia e Imunologia, do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA e atuou como professor de ensino superior da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ) nas disciplinas: Estrutura e Função de Sistemas e Órgãos (Anatomia e Fisiologia), Microbiologia e Imunologia, Microbiologia Clínica para o curso de Farmácia; Trabalho de Conclusão de Curso para o curso de Biomedicina. Foi Diretor da Faculdade de Biomedicina (coordenador de Curso) no biênio 2018-2019, Professor Adjunto I da disciplina de Parasitologia no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará e atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (CONCEITO CAPES- 5) e o Mestrado Profissionalizante em Análises Clínicas (MACPro). Membro do Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária e da "American Society of Parasitologists". Revisor dos periódicos Cienfíficos: "Revista Mexicana de Biodiversidad" ( ISSN 1870-3453), "Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária", "Checklist" e "Parasitology International". Desenvolve pesquisas na área de Microbiologia e Parasitologia, com ênfase em Helmintologia humana e animal e nas áreas de: Saúde Pública, Parasitologia Humana, Filariose Canina, Taxonomia, Ultraestrutura e Biologia Molecular de Helmintos, Zoonoses Causadas por Helmintos e caracterização de Helminto fauna de anfíbios, répteis e peixes da Amazônia.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários

2010 - 2013

Universidade Federal do Pará
Título: HELMINTOFAUNA DE Plasgioscion squamosissimus (HECKEL, 1840) (OSTEICHTHYES: SCIAENIDAE) EM DUAS LOCALIDADES DO PARÁ: BAÍA DO GUAJARÁ-BELÉM E RESERVATÓRIO DA HIDRELÉTRICA DE TUCURÍ.
Orientador: em University of Nebraska - Lincoln ( Scott Lyell Gardner)
com Jeannie Nascimento dos Santos. Coorientador: Elane Guerreiro Giese. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Helmintofauna de Peixes; Plagioscion squamosissimus.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos.

Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários

2009 - 2010

Universidade Federal do Pará
Título: Análise Taxonômica e Molecular de Cestoda Parasito de Intestino Delgado de Rhinella marina (Amphibia: Bufonidae) de Belém-Pa,Ano de Obtenção: 2010
Jeannie Nascimento dos Santos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Morfologia de Helmintos. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos.

Graduação em Biomedicina

2005 - 2009

Universidade Federal do Pará
Título: Taxonomia de Cestoda parasito de intestino delgado de Rhinella marina (Amphibia: Bufonidade) de Belém-PA.
Orientador: Jeannie Nascimento dos Santos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2015

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos. , Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Morfologia de Helmintos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Treinamento em Parasitos de Peixes. , Universidad Autonoma del Estado de Hidalgo, UAEH, México.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Morfologia de Helmintos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos/Especialidade: Helmintologia Animal.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia/Especialidade: Zoonoses.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos/Especialidade: Helmintologia Humana.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, JN ; GIESE, E.G ; MACEDO, L. C. ; FURTADO, A. P. ; GELL, J. ; MELO, F.T.V. . II Simpósio Paraense de Helmintologia. 2013. (Congresso).

MELO, F.T.V. ; ISHAK, R. ; SANTOS, JN ; GIESE, E.G . XI Congresso Brasileiro de Biomedicina. 2008. (Congresso).

SANTOS, J.N ; FURTADO, A. P. ; GIESE, E.G ; MELO, F.T.V. . I Simpósio Paraense em Helmintologia. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7 Congresso Brasileiro de Herpetologia. 2015. (Congresso).

3ª Semana Acadêmica de Biomedicina da FAMA.Diagnóstico das Helmintíases Zoonóticas Emergentes na Amazônia Brasileira: novos desafios. 2014. (Outra).

I Semana Acadêmica de Biomedicina da ESAMAZ.Pesquisa e Pós Graduação no exterior: caminhos e oportunidades com base na experiência de um Biomédico. 2014. (Outra).

XI Semana Acadêmica de Biomedicina.Pesquisa e Pós-graduação no Exterior : caminhos e oportunidades com base na experiencia de um biomédico. 2014. (Outra).

44th Annual Meeting of the Southwestern Association of Parasitologists. 2013. (Encontro).

44th Rocky Mountain Conference of Parasitolog. 2013. (Encontro).

II Ciclo de Palestras do Curso de Bacharelado em Biomedicina.Zoonoses Parasitárias transmitidas pelo pescado: um problema de saúde pública?". 2012. (Outra).

I Workshop Paraense de Microparasitologia de Animais Aquáticos.Perspectivas sobre o Estudo do Parasitismo de Helmintos em Peixes Amazônicos. 2012. (Outra).

IX Seminário de Ética e Bioética. 2011. (Seminário).

XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. 2011. (Congresso).

I Curso Teórico-Prático de Microscopia Óptica e Eletrônica de Varredura aplicada a Materiais Biológicos e Orgânicos. 2010. (Outra).

43 Curso Introdutório de Microscopia Eletrônica de Varredura. 2009. (Outra).

I Encontro Latino Americano em Helmintoses. 2009. (Encontro).

XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul. 2009. (Congresso).

I Pré-Jornada de Extensão do Instituto de Ciências Biológicas. 2008. (Encontro).

I Simpósio Paraense de Helmintologia. 2008. (Simpósio).

I Simpósio Paraense de Helmintologia.Cestoda do gênero Baerietta parasito de Chaunus marinus (Amphibia: Bufonidae) L. de Belém-PA. 2008. (Simpósio).

Primeira Pré Jornada de Extensão do INstituto de Ciencias Biológicas.Filariose Canina e Outras Helmintíases nos Municípios de São Sebastião e Salvaterra/Ilha do MArajó-PA. 2008. (Outra).

Primeira Pré Jornada de Extensão do INstituto de Ciencias Biológicas. 2008. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Biomedicina. Cestoda do gênero Baerietta parasito de Chaunus marinus (Amphibia: Bufonidae) L. de Belém-PA. 2008. (Congresso).

XI Congresso Brasleiro de Biomedicina. 2008. (Congresso).

XI Congresso Luso Brasileiro de Anatomia. 2008. (Congresso).

XII Encontro do IFNOPAP II CAmpus Flutuante."Educação em Saúde Pública para preveção e controle de parasitoses. 2008. (Oficina).

XXIII Congresso Brasleiro de Anatomia. 2008. (Congresso).

XXIII Congresso Brasleiro de Anatomia. Helminth Fauna of Chaunus marinus (Amphibian:Bufonidae) L. from Belém-PA. 2008. (Congresso).

10ª Jornada de Extensão na UFPA. 2007. (Congresso).

Onco 2007. 2007. (Congresso).

Onco 2007. 2007. (Congresso).

V Jornada Paraense de Doenças Metabólicas Hereditárias. 2006. (Congresso).

II Jornada Brasil Central de Oncologia. 2005. (Congresso).

I Simpósio Nacional sobre atendimento em Genética Clínica e Laboratorial. 2005. (Simpósio).

I Simpósio Nacional sobre Doenças Meabólicas Hereditárias. 2005. (Simpósio).

IV Jornada Paraense de Doenças Metabóilicas e Hereditárias. 2005. (Congresso).

Mini Curso em Radioterapia. 2005. (Oficina).

Onco 2005. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: YESSICA MARCELA FUENTES BELTRÁN

SANTOS, J.NMelo, Francisco T. V.FURTADO, A. P.GIESE, E.G; SILVA, J. V.. Pesquisa de fases larvares de Helmintos em Gastrópodes de ocorrência nos Municipios de Ananindeua, Belém e Marituba, Estado do Pará, Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Thayla Kaline Brocha Miranda

GIESE, E.GMELO, F.T.V.; BENIGNO, R. N. M.; SILVA, J. V.; SANTOS, JEANNIE N.. Perfil Epidemiológico de Helmintos gastrintestinais em Búfalos em Municípios do Arquipélago de Marajó, Pará. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Emmanuelle Gabriela Gualberto de Argôlo

FURTADO, ADRIANO PENHA;GIESE, E.G; HAMOY, I.;MELO, F.T.V.; SANTOS, JEANNIE N.. Filarídeos Parasitos deCães domésticos da mesorregião do Marajó- Pará - Brasil: Diagnóstico, Caracterização Molecular e Novo Registro Geográfico. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Dailson Coelho Abreu

POVOA, M. M.;Melo, Francisco T. V.SANTOS, J.N; CARMO, E. L.. Transmissão de Malária Humana no Município de Altamira da Área de Implantação do Projeto de Aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte, Estado do Pará, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ruth Romero Monteiro Cerqueira

FURTADO, A. P.; SOUTO, P.S.S.;Melo, Francisco T. V.; GOMES, M. A. F.; SANTOS, J. N.. Registro de Ocorrência, Análise Morfológica e Taxonômica de Fitonematoides em Cultivos HOrticolas de Coentrum (Coriadrum sativum L.) e Alface (Lactuca sativa L.) em Municípios do Estado do Pará-Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Loreno da Costa Francez

GIESE, E.GMelo, Francisco T. V.SANTOS, J.NGONCALVES, E. C.; BENIGNO, R. N. M.. Mammomonogamus sp em Bovinos e Bubalinos do Arquipélago do Marajó: Epidemiologia, Morfologia e Identificação Molecular. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Karen Dayane Correa Ferreira

DOMINGUES, M. V.;Melo, Francisco T. V.. História Filogeográfica e Parasitológica com enfoque em Monogenóideos (Platyhelminthes) de Hoplias malabaricus (Characiformes: Erythrinidae) proveninentes de Drenagens Costeiras do Nordeste Paraense. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia Ambiental) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Davi Conga

MELO, F.T.V.FURTADO, A. P.; BENIGNO, C.. Nematofauna gastrointestinal de Cacajao calvus ucayalii Thomas, 1928 (primates: Phiteciidae), na bacia do Rio Javari-Mirim, Amazônia Peruna. 2014. Dissertação (Mestrado em SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL NA AMAZÔNIA) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Helrik da Costa Cordeiro

SANTOS, J. N.;MELO, F.T.V.; Furtado, Adriano P.; GIESE, E.G.; SILVA, J. V.;MALDONADO JUNIOR, A.. Helmintofauna INtestinal de ratos Urbanos (Rattus norvegicus Berkenhout, 1769 e Rattus rattus Linnaeus, 1758) no município de Belém, Pará: Ocorrncia e Impacto Zoonóotico. 2016. Tese (Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Raul Henrique da Silva Pinheiro

SANTOS, J. N.;MELO, F.T.V.; BENIGNO, R. N. M.;GIESE, E.G; SILVA, J. V.. Astronotus ocellatus (Perciformes, CiCHlidae): Estudo Taxonômico da Helmintofauna de Ocorrência em Ambiente Natural e Ambiente Artificial. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Allan Rodrigo Rodrigues

SANTOS, J.N; MONTAG, L. F. A.; DOMINGUES, M. V.;Melo, Francisco T. V.GIESE, E.G. Helmintofauna de peixes da Tribo Ancistrinii (Siluriformes: Loricaridae) No nordeste do Estado do Pará Brasil. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tássia Fernanda Furo Gomes

SANTOS, JEANNIE N.; GIESE, E.G.;FURTADO, A. P.Melo, Francisco T. V.. Infecção Experimental e Cultivo in vitro como ferramentas para Taxonomia de Nematódeos da Família Anisakidae. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Lilian Cristina Macedo

SANTOS, JEANNIE N.; VENEKEY, V.; PRUDENTE, A. L. C.;Melo, Francisco T. V.. DIversidade de Helmintos parasitos de Lagartos da Subfamília Teiinae (Squamata: Teiidae). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Caroline do Socorro Barros Melo

SANTOS, J.NMelo, Francisco T. V.GIESE, E.GFURTADO, A. P.. Interação Helminto-hospedeiro entre Paratainasia bragai (Trematoda: Eucotylidae) e Columba livia (Columbriformes: Columbridae). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Thayla Kaline Brocha Miranda

GIESE, E.GMelo, Francisco T. V.FURTADO, A. P.SANTOS, J.N. Perfil Epidemiológico de Helmintos Gastrintestinais em Búfalos nos Municípios do Arquipélago do Marajó. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: DANIEL FÉLIX DOS SANTOS

FURTADO, A. P.; SILVA, A. L. S.;Melo, Francisco T. V.SANTOS, J.N. Perfil Eco-Epidemiológico de Enteroparasitas nas populações humanas de Anajás, Portel e Chaves, Mesorregiião do Marajó, Estado do Pará. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: YESSICA MARCELA FUENTES BELTRÁN

SANTOS, J.NMelo, Francisco T. V.GIESE, E.GFURTADO, A. P.. Pesquisa de Fases larvares de Helmintos em Caramujos de Ambiente Terrestre e Aquátivo de Ocorrência nos Municípios de Belém e Ananindeua, Estado do Pará, Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Bárbara Maciel Branches

DOMINGUES, M. V.;MELO, F.T.V.. Diversidade de Monogenóideos (Platyhelminthes) parasitos de peixes Gymnotiformes de drenagens costeiras do Nordeste Paraense. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Ambiental) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Dionney Albuquerque da Costa

BENIGNO, R. N. M.; PEREIRA, W. L. A.;Melo, Francisco T. V.. Nematofauna do Trato Digestório em Aves do Gênero Ara em Criatórios da Regiãoo Metropolitana de Belém, PArá. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL NA AMAZÔNIA) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Alexandra Maia de Souza/ Maria Helena Batista da Silva

MELO, F.T.V.; RIBEIRO, K. T. S.; VIEIRA, A. B. R.. Treinamento com imagem do manipulador do Acaí como Instrumento para prevenção da Doença de Chagas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marlon Souza da Cunha

SANTOS, J.NFURTADO, A. P.Melo, Francisco T. V.. Uma nova espécie de Subulura (nematoda; Subuluroidea) Parasita Intestinal de Oxymycterus amazonicus. 2016.

Aluno: Renata Simone Souza Araújo

MASCHIO, G. F.;MELO, F.T.V.; Furtado, Adriano P.. Descrição Taxonômica de Nematoda do gênero Oswaldocruzia sp., parasita intestinal de Xenodon severus (linnaeus,1758) (Squamata: Dipsadidae), da Amazõnia Brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Christian Richard

VIEIRA, J. R. S.;Melo, Francisco T. V.; RIBEIRO, R. C. M.; ALVES, F. A.. Perfil Lipidico por amostragem populacional do Municipio de Portel no Arquipelago do Marajó. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Sandro Wilson Gomes Pereira

SILVA, E. O.; FERREIRA, M. A. P.;MELO, F.T.V.. Ação do Extrato Aquoso proveniente da Raiz da Planta Physalis angulata sobre o Protozoário Leishmania (leishmania) infantum chagasi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Camila Belo Castro

MASCHIO, G. F.;SANTOS, JNMELO, F.T.V.. Morfometria e morfologia do gênero Kalicaphalus Molin, 1861 (Nematoda: Diaphanocephalidae) encontrado em Xenodon rabdocephalus (Weid, 1824), na Amazônia Brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: GEUSIVAM BARBOSA SOARES

DOMINGUES, M. V.; MAGALHAES, A. L. P.;MELO, F.T.V.. Diversidade de Monogenoidea (Platyhelminthes) parasitos de Sciades spp Müller & Troschel, 1849 (Siluriformes, Ariidae) da Região Nordeste do Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Debora Cristina Melo da Silva

Melo, Francisco T. V.; ALMEIDA, M. F.; VENEKEY, V.. Caracterização da Meiofauna e Nematofauna da Praia da Princesa, Ilha de Algodoal, Pará, Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Diego Ari Teixeira Fontes

Melo, Francisco T. V.; SANTOS, JEANNIE N.; Furtado, Adriano P.. Epidemiologia Molecular da Dirofilariose Canina nos Municípios de Anajás, Chaves, Portel e São Sebastião da Boa Vista, Mesorregião do Marajó-PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: ANA CAROLINE COSTA CORDEIRO

Melo, Francisco T. V.; Furtado, Adriano P.;GOMES,T.F.F. Redescrição Morfológica de Telorchis hagmanni (Lent & Freitas, 1937) (platyhelminthes: Trematoda) parasito de Podocnemis expansa (Schweigger, 1812) (Testudines: Podocnemidae) do Município de Abaetetuba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Altevina Maria Fernandes Gomes

SILVA, A. L. S.;FURTADO, A. P.MELO, F.T.V.. Epidemiologia dos enteroparasitos e fatores de risco a infecção, associados aos parâmetros hematológicos em moradores do Arquipélago do Marajó,PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Danielle Sampaio, Dione Souza e Renata Braga

MELO, F.T.V.; AARAO, T. L. S.. A qualidade das águas em escolas públicas de Educação Infantil de Ananindeua-Pa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Sherley Ferreira de Almeira e Marta Jandra Silva Pinto

MELO, F.T.V.; SANTOS, P. D. E.. Estudo de Lesões Cervico-Uterinas Observadas em Exames de Prevenção de Colo de Útero (PCCU) no Laboratório Central do Estado do Pará (LACEN) de Benevides. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: DAnielly Castro e Debora Carolina de Souza

MELO, F.T.V.; AARAO, T. L. S.. Analise bacteriológica qualitativa e quantitativa do suco de açaí. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Ingred Martins e Victor Eduardo Duarte

MELO, F.T.V.; AARAO, T. L. S.. Avaliação parasitológica de alfaces (lactuta sativa) comercializadas em feiras livres e supermercados no Município de Belém-Pa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Paulo André Ferreira Borges da Costa

GIESE, E.GMELO, F.T.V.. Taxonomia de Nematoda da Família Pharyngodonidae, parasito intestinal de Tropidurus oreadicus Rodrigues, 1987 (Squamata: Tropiduridae) de Belém-Pa.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maximiliano da Costa Oliveira

MELO, F.T.V.; PINHEIRO, L. M.. Levantament triatominic dos casos de doença de chagas no período de 2006 a 2011 no Município de Igarape-Miri/Pará. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Associação de Educação e Cultura da Amazônia.

Aluno: Lessandra Macedo, Elisangela Gomes, Jefferson Tavares

MELO, F.T.V.; MARQUES, P. B.. Estudo da Prevalência de vaginoses no primeiro trimestre de gravidez de mulheres na faixa etária de 14 a 22 anos na cidade de Belém,Pará. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Fabrisia Silva D'Encarnação

SANTOS, J.NMELO, F.T.V.GIESE, E.G. Diagnóstico Molecular da Infecção por Dirofilaria immitis em mosquitos culicídeos do município de Salvaterra, Ilha do Marajó-Pa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jefferson Pereira e Silva

GIESE, E.GMELO, F.T.V.. Histopatologia do parasitismo por nematoda da Familia AscarididaeBaird, 1853 em fígado de Rhinella marina (Linnaeus, 1758) de Belém-Pa.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Pará.

MELO, F.T.V.SANTOS, JNFURTADO, A. P.GIESE, E.G. Comissão Avaliadora II Simpósio Paraense de Helmintologia. 2013. Universidade Federal do Pará.

MELO, F.T.V.. Processo seletivo simplificado para Formação de Cadastro de Reserva de Docentes da ESAMAZ. 2012. Escola Superior da Amazônia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Evonnildo Costa Gonçalves

GONÇALVES, Evonnildo C.Soares, M. J.; Silva, E. O.;Santos, Jeannie N.. Análise taxonômica e molecular de cestoda parasito de intestino delgado de Rhinella marina (Amphibia: Bufonidae) Linnaeu, 1758 de Belém, Pará. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Evonnildo Costa Gonçalves

GONÇALVES, Evonnildo C.; Silva, E. O.; Venekey, V.;Santos, Jeannie N.. Helmintofauna de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Osteichthyes: Sciaenidae) do Rio Guamá e Baía do Guajará - Belém, Pará. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS

LANFREDI, Reinalda Marisa; SOUTO, P.S.S.;SANTOS, JN. Taxonomia de cestoda parasito de intestino delgado de Rhinella marina (Amphibia: Bufonidae) de Belém-PA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará.

Marinete Marins Povoa

Povoa, MM; SANTOS, J. N.; VENEKEY, V.; MALDONADO JUNIOR, A.; FURTADO, A. P.; GONCALVES, E. C.. Helmintofauna de Plasdioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Osteichthyes:Sciaenidae) da Baía do Guajará-Belém, Pará, Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Edilene Oliveira da Silva

SILVA, E. O.; Venekey, V.; Gonçalves, EC. Helmintofauna de Plasgioscion squamosissimus (HECKEL, 1840) (OSTEICHTHYES:SCIANIDAE) No rio guamá e baía do guajará-Belém,Pará.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Virag Venekey

Venekey, V.; MALDONADO JUNIOR, A.; Furtado, A.P.; Póvoa, M. M.; Santos, J.N.. Helmintofauna de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Osteichthyes: Scienidae) da Baía do Guajará-Belém, Pará, Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Virag Venekey

Silva, E. O.;VENEKEY; Gonçalves, E. C.; Santos, J.N.. Helmintofauna de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Osteichthyes: Scianidae) no Rio Guamá e Baía do Guajará - Belém, Pará. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Adriano Penha Furtado

Adriano Penha Furtado; POVOA, M. M.;MALDONADO JR, A.; VENEKEY, V.. HELMINTOFAUNA DE PLASGIOSCION SQUAMOSISSIMUS (HECKEL, 1840) (OSTEICHTHYES:SCIANIDAE) DA BAÍA DO GUAJARÁ - BELÉM - PARÁ - BRASIL. 2013. Tese (Doutorado em PPG/BIOLOGIA DE AGENTES INFECCIOSOS E PARASITÁRIOS) - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UFPA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ronald Ferreira de Jesus

Nematóides parasitos de três espécies de tartarugas da amazônia Brasileira; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Evelyn Lebrego Cardoso

Aspectos ecologicos da Helmintolfauna de Rhinella marina e Leptodactylus fuscus de Belém; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ana Nunes dos Santos

Nematódeos parasitos de Intestino grosso de anuros arborícolas da Amazônia Oriental; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

HERIBERTO FIGUEIRA DA SILVA FILHO

DIVERSIDADE PARASITÁRIA E ESTRUTURA DE COMUNIDADES DE HELMINTOS PARASITOS DE ANFÍBIOS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA; Início: 2018; Tese (Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Thiago Nazareno Conceição Silva de Jesus

Diversidade de Helmintos parasito de Anfíbios e Répteis da Amazônia Brasileira; Início: 2017; Tese (Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gabriel Lima Rebêlo

Identificação de nematóides parasitos de intestino grosso de Rhinella marina (Amphibia: Bufonidae) da Floresta Nacional de Caxiuanã, Brasil; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Cybelle Albuquerque de Miranda

Helmintos parasitos de Leptodactylus fuscus (Anura: Leptodactylidae) do campus da Universidade Federal do Pará, Belém; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Soraya Almeida Machado

Descrição, biologia e caracterização molecular de Serpentirhabdias moi n; sp; (nematoda:Rhabdiasidae) parasito de Chironius exoletus no Brasil; 2018; Dissertação (Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Lucas Aristóteles das Neves Feitosa

Oswaldocruzia spp; parasitas de Hylidae da Floresta Nacional de Caxiuanã-Pará; 2015; Dissertação (Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Fabio Jose Dos Santos Rocha

Aspectos Histopatologicos de Helmintos Intestinais parasitas de Rhinella marina da Amazônia Paraense; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionali em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Taís Amaral Pires dos Santos

Uma nova espécie de Parapharyngodon parasito de Osteocephalus taurinos do Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Missiene Maria da Silva

Novos dados Morfológicos de Oswaldocruzia vitti (Nematoda: Molineidae) encontrado parasitando Norops fuscoauratus (Squamata: Polychotidae) da Floresta Nacional de Caxiuanã, Pará; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Lucas Aristóteles das Neves Feitosa

DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA DE NEMATÓIDES INTESTINAIS PARASITAS DE Osteocephalus taurinus (AMPHIBIA: HYLIDAE) DA FLORESTA NACIONAL DE CAXIUANÃ-PARÁ?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Agatha Silva Botelho

Marcação de Rede Neural de Rhabdia sp; através da Aplicação Extracelular de Perclorato de 1,1-dioctadecil-3,3,',3tetrametilindocarbocianina (Dil); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Annelyse Souza, Carmem Valente, Maria de Nazaré Gomes

Identificação de Parasitos em Areia das Praias do Cruzeiro, Praia Grande e Praia do Amor nos Distritos de Icoaraci e Outeiro Município de Belém, Pará, Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Alessandra Macedo, Elisangela Gomes, Jefferson Tavares

Prevalência de Vaginose Bacteriana no Primeiro Trimestre de Gravidez de Mulheres na Cidade de Belém, Pará; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Daniella Bastos de Araújo

A Genotoxicidade da Ciclofosfamida: Uma Revisão Bibliográfica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

DANIELA PINTO, GLAUCIO COSTA MILTON F

C; JUNIOR; ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO AUGUSTO CORREA-PA, NO PERÌODO DE 2001 a 2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

ANDREIA PIRES,KARINA C

SILVA, RITA DE CÁSSIA SOUZA CASEMIRO; HISTÓRICO EPIDEMIOLÓGICO DO HIV/AIDS EM PESSOAS DE 60 ANOS OU MAIS EM BELÉM E REGIÃO METROPOLITANA NO PERÍODO DE 2001 a 2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

ALANNA MATOS ARAÚJO e THAIS AZEVEDO BENITES

EPIDEMIOLOGIA DA SÍFILIS CONGÊNITA EM CASTANHAL-PARÁ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

CLEYSIANE S

FERREIRA, KARLA A; S; GABRIEL, LUANA S; PEREIRA; BACTÉRIAS MULTIRESISTENTES EM INFECÇÕES DA CORRENTE CIRCULATÓRIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Adriana B

FERREIRA, FÁBIO J; S; ROCHA, JOSIANE G; JARDIM; PREVALÊNCIA DE CASOS DE CRIANÇAS COM EOSINOFILIA E ANEMIA ASSOCIADAS COM PARASITOSES INTESTINAIS, NO MUNICÍPIO DE SANTA IZABEL, PARÁ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Ana Paula Mota de Lima

Diversidade de Helmintos de Blaberuas Giganteus da amazonia brasileira; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Lucas Nascimento Barbosa

Aspectos histopatológicos da infecção de trematódeos em Biomphalaria glabrata; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Camila Miranda Moreira

Análise taxonomica de trematódeos intestinais de Hypsiboas multifasciatus de Belém, Pará; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade da Amazônia; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Ana Nunes dos Santos

DESCRIÇÃO DE UMA ESPÉCIE DO GÊNERO Neocosmocercella BAKER & VACHER, 1983 (COSMOCERCIDAE) PARASITA DE INTESTINO GROSSO DE Phyllomedusa bicolor DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Ana Paula Mota de Lima

CARACTERIZAÇÃO DE NEMATÓIDES PARASITAS DE Blaberus giganteus (BLATTODEA: BLATTIDAE) DA AMAZÔNIA PARAENSE; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Yuri Willkens de Oliveira Costa

Análise taxonômica de nematoda intestinal parasito de Phyllomedusa vaillanti da Floresta Nacional de Caxiuanã; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Ana Nunes dos Santos

IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DE NEMATOIDES PARASITOS DE INTESTINO DELGADO DE Phyllomedusa vaillantii BOULENGER, 1882 (ANURA: HYLIDAE) DA FLORESTA NACIONAL DE CAXIUANÃ, PARÁ, BRASIL; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Yuri Willkens de Oliveira Costa

?ANÁLISE TAXONÔMICA DE NEMATODA PARASITO DE INTESTINO DELGADO DE Rhinella margaritifera (AMPHIBIA: BUFONIDAE) (LINNAEU, 1758) DA FLORESTA NACIONAL DE CAXIUANÃ-PARÁ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Carolina Maia Lima

DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA DE NEMATÓIDES INTESTINAIS PARASITAS DE Hypsiboas geographica (AMPHIBIA: HYLIDAE) DA FLORESTA NACIONAL DE CAXIUANÃ-PARÁ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS

Análise Taxonômica e Molecular de Cestoda parasito de Rhinella marina (Amphibia: Bufonidae) de Belém - PA; ; 2010; 0 f; Dissertação (Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeannie Nascimento dos Santos;

JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS

Helmintofauna de Plasgioscion squamosissimus (HECKEL, 1840) (OSTEICHTHYES: SCIAENIDAE) da Baía do GUajará e foz do rio Guamá, Belém-PA; 2010; Tese (Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Jeannie Nascimento dos Santos;

JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS

2014; Universidade Federal do Pará, CNPq-PROGRAMA PESQUISADOR VISITANTE ESPECIAL - PVE; Jeannie Nascimento dos Santos;

JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS

Taxonomia de Cestoda parasito de Rhinella marina (Amphibia: Bufonidae) de Belém-PA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jeannie Nascimento dos Santos;

JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS

Avaliação da Incidencia de Filariose Canina na Ilha do Marajó -PA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jeannie Nascimento dos Santos;

JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS

Cooperação Acadêmica entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Pará para a pesquisa e pós-graduação em Helmintologia; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jeannie Nascimento dos Santos;

Elane Guerreiro Giese

HELMINTOFAUNA DE Plasgioscion squamosissimus (HECKEL, 1840) (OSTEICHTHYES: SCIAENIDAE) NO RIO GUAMÁ E BAÍA DO GUAJARÁ- BELÉM; 2010; Tese (Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Elane Guerreiro Giese;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • KUZMIN, Y. ; TKACH, VASYL V. ; MELO, F. T. V. . Description, molecular characterization and life cycle of n. sp. (Nematoda: Rhabdiasidae) from (Reptilia: Colubroidea) in Brazil. JOURNAL OF HELMINTHOLOGY , v. 94, p. e55, 2020.

  • TAVARES-COSTA, L. F. S. ; DIAS-SOUZA, M. R. ; COSTA-CAMPOS, C. E. ; Melo, Francisco T. V. . Helminth parasites of Ameerega pulchripecta (Anura: Dendrobatidae) from the eastern Amazon, Brazil. HERPETOLOGY NOTES , v. 12, p. 435-437, 2019.

  • GONZÁLEZ, CYNTHYA ELIZABETH ; SCHAEFER, E. F. ; SANTOS, A. N. ; MELO, F. T. V. . Intraocular nematode and other associated parasites associated of withto Physalaemus albonotatus (Anura:Leptodactylidae) from Corrientes, Argentina. PHYLLOMEDUSA , v. 18, p. 109-113, 2019.

  • WILLKENS, Y. ; REBELO, G. L. ; SANTOS, J.N ; FURTADO, A. P. ; VILELA, R. V. ; TKACH, VASYL V. ; KUZMIN, Y. ; MELO, F. T. V. . Rhabdias glaurungi sp. nov. (Nematoda: Rhabdiasidae), parasite of Scinax gr. ruber (Laurenti, 1768) (Anura: Hylidae), from the Brazilian Amazon. JOURNAL OF HELMINTHOLOGY , p. 1-9, 2019.

  • DIAS-SOUZA, M. R. ; TAVARES-COSTA, L. F. S. ; COSTA-CAMPOS, C. E. ; MELO, F. T. V. . Pristimantis ockendeni (Carabaya Robber Frog). Endoparasites. HERPETOLOGICAL REVIEW , v. 54, p. 342-342, 2019.

  • FERNANDES, THAYANE FERREIRA ; DOS SANTOS, ANA NUNES ; FURTADO, ADRIANO PENHA ; DE VASCONCELOS MELO, FRANCISCO TIAGO ; DOS SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO . A new species of Metadelphis Travassos, 1944 (Digenea: Dicrocoeliidae) from the gall-bladder of Molossus molossus (Pallas) (Chiroptera: Molossidae) in the Brazilian eastern Amazon. SYSTEMATIC PARASITOLOGY , v. 96, p. 617-624, 2019.

  • CORDEIRO, HELRIK DA COSTA ; MELO, FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS ; GIESE, E.G ; SANTOS, J.N . Gongylonema parasites of rodents: a key to species and new data on Gongylonema neoplasticum. JOURNAL OF PARASITOLOGY , v. 104, p. 51-59, 2018.

  • SANTOS, A. N. ; ROCHA, F. J. S. ; RODRIGUES, A. R. O. ; SANTOS, J.N ; GONZÁLEZ, CYNTHYA ELIZABETH ; MELO, FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS . Neocosmocercella fisherae n. sp. (Nematoda: Cosmocercidae) a parasite of the large intestine of Phyllomedusa bicolor (Boddaert) (Anura: Phyllomedusidae) from the Brazilian Amazon. SYSTEMATIC PARASITOLOGY , v. 95, p. 1-8, 2018.

  • SANTOS, T.A.P. ; ARGOLO, E.G.G. ; SANTOS, A.N. ; RODRIGUES, A.R.O. ; GONZALÉZ, C.E. ; SANTOS, J.N. ; MELO, F.T.V. . A new species of Parapharyngodon Chatterji, 1933 (Oxyuroidea: Pharyngodonidae), parasitic in Osteocephalus taurinus (Anura: Hylidae) from Brazil. JOURNAL OF HELMINTHOLOGY , v. 2218, p. 1-6, 2018.

  • MACHADO, SORAYA A. ; KUZMIN, YURIY ; TKACH, VASYL V. ; DOS SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO ; GONÇALVES, EVONNILDO COSTA ; DE VASCONCELOS MELO, FRANCISCO TIAGO . Description, biology and molecular characterisation of Serpentirhabdias moi n. sp. (Nematoda: Rhabdiasidae) from Chironius exoletus (Serpentes: Colubridae) in Brazil. PARASITOLOGY INTERNATIONAL , v. 1, p. 1-9, 2018.

  • TAVARES-COSTA, L. F. S. ; DIAS-SOUZA, M. R. ; COSTA-CAMPOS, C. E. ; MELO, F. T. V. . OSTECEOPHALUS TAURINUS (Slender-Legged Treefrogs) ?ENDOPARASITES. HERPETOLOGICAL REVIEW , v. 49, p. 518-518, 2018.

  • LARRAT, Y. M. ; WILLKENS, Y. ; GOMES, TÁSSIA FERNANDA FURO ; MELO, F.T.V. ; SANTOS, J.N. . Oswaldocruzia lanfrendiae n. sp. (Strongylida: Molineidae) parasite of Leptodactylus paraensis (Anura: Leptodactylidae) from Eastern Amazon, Brazil. SYSTEMATIC PARASITOLOGY , v. 1123, p. 1-9, 2018.

  • DE ARGÔLO, EMANUELLE GABRIELA GUALBERTO ; REIS, THAIS ; FONTES, DIEGO ARI TEIXEIRA ; GONÇALVES, EVONNILDO COSTA ; GIESE, Elane Guerreiro ; MELO, FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS ; DOS SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO ; FURTADO, ADRIANO PENHA . Canine filariasis in the Amazon: Species diversity and epidemiology of these emergent and neglected zoonoses. PLoS One , v. 13, p. e0200419, 2018.

  • PINHEIRO, R. H. S. ; Melo, Francisco T. V. ; MONKS, S. ; SANTOS, J.N ; GIESE, E.G . A new species of camallanid (Nematoda: Camallanidae) parasite of Astronotus ocellatus (Perciformes: Cichlidae), from the state of Pará, Brazil. ZOOKEYS (ONLINE) , v. 790, p. 21-33, 2018.

  • DIAS-SOUZA, M. R. ; TAVARES-COSTA, L. F. S. ; AVELAR, Y. S. ; COSTA-CAMPOS, C. E. ; MELO, F.T.V. . Allobates femoralis (Pan-Amazonian Frog). Endoparasites. HERPETOLOGICAL REVIEW , v. 49, p. 513-514, 2018.

  • OTAVIO, L. P. V. ; SILVA, J. S. ; SANTOS, J. H. S. ; SIMOES, E. P. ; SILVA, G. D. ; CAMPELO, P. N. G. ; MELO, F. T. V. ; FREIRE, S. M. . Parasitos gastrointestinais de Iguana iguana Linnaeus, 1758 (Squamata: Iguanidae) da zona urbana de Teresina, Piauí, Brasil. BIOTA AMAZÔNIA , v. 8, p. 19-23, 2018.

  • DOS SANTOS, ANA NUNES ; RODRIGUES, ALLAN RODRIGO OLIVEIRA ; DOS SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO ; GONZÁLEZ, CYNTHYA ELIZABETH ; MELO, FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS . A new species of Neocosmocercella Baker & Vaucher, 1983 (Nematoda: Cosmocercidae), a parasite of Phyllomedusa vaillantii Boulenger (Anura: Phyllomedusidae) in the Caxiuanã National Forest, eastern Amazon, Brazil. SYSTEMATIC PARASITOLOGY , v. 94, p. 505-510, 2017.

  • RODRIGUES, ALLAN RODRIGO OLIVEIRA ; Furtado, Adriano P. ; Melo, Francisco T. V. ; SANTOS, JEANNIE N. . OXYURICASSIS CORONATUS N. GEN. N. SP. AND O. HEXASPINATUS N. SP. (OXYURIDA: PHARYNGODONIDAE): PARASITES OF LASIANCISTRUS SAETIGER (SILURIFORMES: LORICARIIDAE) IN FRESHWATER RIVERS OF THE BRAZILIAN AMAZON.. JOURNAL OF PARASITOLOGY , p. 390-398, 2017.

  • PINHEIRO, R. H. S. ; SANTANA, R. L. S. ; MELO, F.T.V. ; SANTOS, J.N ; GIESE, E.G . Gnathostomatidae nematode parasite of Colomesus psittacus (Osteichthyes, Tetraodontiformes) in the Ilha de Marajó, Brazilian Amazon. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA , v. 26, p. 340-347, 2017.

  • GOMES, TÁSSIA FERNANDA FURO ; MELO, FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS ; GIESE, Elane Guerreiro ; FURTADO, ADRIANO PENHA ; SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO DOS . Choledocystus elegans (Digenea: Plagiorchiidae) of Leptodactylus paraensis (Amphibia: Leptodactylidae) from the Brazilian Amazon. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA , v. 1, p. 1-8, 2017.

  • MACEDO, L. C. ; GARDNER, S. L. ; MELO, F. T. V. ; GIESE, E. G. ; SANTOS, J. N. . Nematodes Parasites of Teiid Lizards from the Brazilian Amazon Rainforest. JOURNAL OF PARASITOLOGY , v. 103, p. 176-182, 2017.

  • KUZMIN, YURIY ; GIESE, Elane Guerreiro ; MELO, FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS ; DA COSTA, PAULO ANDRÉ FERREIRA BORGES ; MASCHIO, GLEOMAR FABIANO ; SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO DOS . Description of Serpentirhabdias atroxi n. sp. (Nematoda: Rhabdiasidae), a parasite of Bothrops atrox (Linnaeus) (Reptilia: Serpentes: Viperidae) in Brazilian Amazonia. Systematic Parasitology , v. 93, p. 37-45, 2016.

  • MELO, FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS ; NASCIMENTO, LUCIANA DE CÁSSIA SILVA DO ; MACEDO, LILIAN CRISTINA ; SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO DOS ; KUZMIN, YURIY . The morphology of free-living stages and immature parasites of Rhabdias paraensis (Nematoda: Rhabdiasidae), a parasite of Rhinella marina (Anura: Bufonidae) in Brazil. Acta Parasitologica , v. 61, p. 42-52, 2016.

  • Melo, Francisco T. V. ; MELO, C. S. B. ; SILVA, D. C. B. ; GIESE, E.G ; FURTADO, A. P. ; SANTOS, J.N . Morphological characterization of Eustrongylides sp. larvae (Nematoda, Dioctophymatoidea) parasite of Rhinella marina (Amphibia: Bufonidae) from Eastern Amazonia. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (Online) , v. 25, p. 235-239, 2016.

  • SANTOS, J.N ; SILVA, D. C. B. ; FEITOSA, L. A. N. ; Furtado, Adriano P. ; GIESE, E.G ; Melo, Francisco T. V. . RHINELLA MARINA (AMPHIBIA, BUFONIDAE) VS. RHABDIAS PARAENSIS (NEMATODA: RHABDIASIDAE): EXPANDING THE VIEW ON A NATURAL INFECTION. The Journal of Parasitology , v. 102, p. 349-355, 2016.

  • KUZMIN, Y. ; MELO, F.T.V. ; SILVA FILHO, H. F. ; SANTOS, JEANNIE N. . Two new species of Rhabdias Stiles et Hassall, 1905 (Nematoda: Rhabdiasidae) from anuran amphibians in Pará, Brazil. Folia Parasitologica (Praha) , v. 63, p. 1-10, 2016.

  • WILLKENS, Y. ; MALDONADO JUNIOR, A. ; SANTOS ; MASCHIO, G. F. ; MELO, F.T.V. . Redescription of Oswaldocruzia chambrieri (Strongylida: Molineidae) from Rhinella margaritifera (Anura: Bufonidae) in Caxiuanã National Forest, Brazil. Acta Parasitologica , v. 61, p. 567-575, 2016.

  • MACEDO, LILIAN CRISTINA ; MELO, FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS ; ÁVILA-PIRES, TERESA CRISTINA SAUER ; GIESE, Elane Guerreiro ; SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO DOS . Acanthocephala Larvae parasitizing Ameiva ameiva ameiva (Linnaeus, 1758) (Squamata: Teiidae). Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (Online) , v. 25, p. 119-123, 2016.

  • COSTA, H. ; Melo, Francisco T. V. ; MALDONADO JUNIOR, A. ; SANTOS, J.N. . Spirura carajaensis n. sp. (Nematoda: Spiruridae), parasite of Proechimys roberti Thomas 1901 (Rodentia: Echimyidae) from Brazilian Amazon. Helminthologia (Tlacené Vydanie) , v. 52, p. 28-33, 2015.

  • CORDEIRO, HELRIK DA COSTA ; MELO, FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS ; FURTADO, ADRIANO PENHA ; GIESE, Elane Guerreiro ; MALDONADO, ARNALDO ; SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO DOS . Squamasnema amazonica n. gen. n. sp. (Heligmonellinae): A new parasite of Proechimys roberti (Rodentia: Echimyidae) in the Brazilian Amazon. Acta Tropica , v. 148, p. 46-50, 2015.

  • MELO, F.T.V. ; COSTA, P.A.F.B. ; GIESE, E.G. ; GARDNER, S.L. ; SANTOS, J.N. . A description of Neoechinorhynchus (Neoechinorhynchus) veropesoi n. sp. (Acanthocephala: Neoechinorhynchidae) from the intestine of the silver croaker fish Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Osteichthyes: Sciaenidae) off the east coast of Brazil. Journal of Helminthology , v. 89, p. 34-41, 2015.

  • GIESE, E.G. ; SILVA, M.V.O. ; VIDEIRA, M.N. ; FURTADO, A.P. ; MATOS, E.R. ; Gonçalves, E.C. ; MELO, F.T.V. ; SANTOS, J.N. . Rohdella amazonica n. sp. (Aspidogastrea: Aspidogastridae) from the Amazoninan banded puffer fish Colomesus psittacus (Bloch & Schneider, 1801). Journal of Helminthology , v. 89, p. 288-293, 2015.

  • FEITOSA, LUCAS ARISTÓTELES DAS NEVES ; FURTADO, ADRIANO PENHA ; DOS SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO ; MELO, FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS . A new species of Kentropyxia Baker, 1982 parasitic in the small intestine of Osteocephalus taurinus Steindachner (Anura: Hylidae) from the Brazilian Eastern Amazon. Systematic Parasitology , v. 92, p. 251-259, 2015.

  • MELO, FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS ; RODRIGUES, ROGÉRIO ANTONIO RIBEIRO ; GIESE, Elane Guerreiro ; GARDNER, SCOTT LYELL ; SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO DOS . Histopathologic aspects in Plagioscion squamosissimus (HECKEL, 1940) induced by Neoechinorhynchus veropesoi, metacestodes and anisakidae juveniles. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (Online) , v. 23, p. 224-230, 2014.

  • KUZMIN, YURIY ; DE VASCONCELOS MELO, FRANCISCO TIAGO ; DOS SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO . A new species of Serpentirhabdias Tkach, Kuzmin & Snyder, 2014 (Nematoda: Rhabdiasidae) parasitic in the brown ground snake Atractus major Boulenger (Reptilia: Serpentes: Dipsadidae) in Brazil. Systematic Parasitology , v. 89, p. 101-106, 2014.

  • GOMES,T.F.F ; MELO, F.T.V. ; GIESE, E.G ; FURTADO, A. P. ; GONCALVES, E. C. ; SANTOS, J.N . A new species of Mesocoelium (Digenea: Mesocoeliidae) found in Rhinella marina (Amphibia: Bufonidae) from Brazilian Amazonia. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 108, p. 186-191, 2013.

  • SILVA, J. P. E. ; MELO, F.T.V. ; SILVA, L. C. N. ; GONCALVES, E. C. ; GIESE, E.G ; FURTADO, A. P. ; SANTOS, J.N . Morphological and Molecular Characterization of Ortleppascaris Sp. Larvae, Parasites of the Cane Toad Rhinella marina from Eastern Amazonia. The Journal of Parasitology , v. 99, p. 118-123, 2013.

  • MELO, F.T.V. ; SILVA, J. P. E. ; GONCALVES, E. C. ; FURTADO, A. P. ; GIESE, E.G ; SANTOS, C.P. ; SANTOS, J.N . Taxonomic status and redescription of the genus Brasicystis Thatcher, 1979 (Digenea: Didymozoidae). Parasitology International (Print) , p. 208-214, 2013.

  • SILVA, L. C. N. ; GONCALVES, E. C. ; MELO, F.T.V. ; Giese, Elane G. ; Furtado, Adriano P. ; SANTOS, J.N . Description of Rhabdias breviensis n. sp. (Rhabditoidea: Rhabdiasidae) in two Neotropical frog species. Systematic Parasitology , v. 86, p. 69-75, 2013.

  • SANTOS, J.N ; MELO, F.T.V. ; NAZARÉ, L.C ; FURTADO, A. P. ; Giese, Elane G. . Strongyluris amazonicus n. sp. (Nematoda: Heterakidae): A parasite of Tropidurus oreadicus from the Brazilian Amazon. Acta Tropica , v. 06, p. 001-08, 2013.

  • SILVA, JEFFERSON P. E. ; DA SILVA, DJANE C. B. ; Melo, Francisco T. V. ; Giese, Elane G. ; Furtado, Adriano P. ; SANTOS, JEANNIE N. . Liver Histopathology in the Cane Toad, Rhinella marina (Amphibia: Bufonidae), Induced by Ortleppascaris sp. Larvae (Nematoda: Ascarididae). The Journal of Parasitology , v. 99, p. 250-256, 2013.

  • MELO, F.T.V. ; MOREIRA, V. ; GIESE, E. G. ; SILVA, D. C. B. ; PENHA FURTADO, ADRIANO ; MALDONADO JUNIOR, A. ; SANTOS, JN . Calodium hepaticum (Nematoda: Capillariidae) in synanthropic rodents (Rattus norvegicus and Rattus rattus) in Eastern Amazonia. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (Online) , v. 22, p. 265-269, 2013.

  • MOREIRA, V.L.C. ; GIESE, E.G. ; MELO, F.T.V. ; SIMÕES, R.O. ; THIENGO, S.C. ; MALDONADO, A. ; SANTOS, J.N. . Endemic angiostrongyliasis in the Brazilian Amazon: Natural parasitism of Angiostrongylus cantonensis in Rattus rattus and R. norvegicus, and sympatric giant African land snails, Achatina fulica. ACTA TROPICA , v. 125, p. 90-97, 2013.

  • FURTADO, A. P. ; BATISTA, E.O.B. ; SILVA, A.M.H.O. ; GONCALVES, E. C. ; MELO, F.T.V. ; GIESE, E.G ; SANTOS, J.N . Human Bertielliasis in Amazonia: Case Report and Challenging Diagnosis. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online) , v. 6, p. e1580, 2012.

  • MELO, F.T.V. ; SANTOS, J.N ; SILVA, L. C. N. ; GIESE, E.G ; FURTADO, A. P. . Rhabdias paraensis sp. nov.: a parasite of the lungs of Rhinella marina (Amphibia: Bufonidae) from Brazilian Amazonia. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 106, p. 433-440, 2011.

  • MELO, F.T.V. ; GIESE, E.G ; FURTADO, A. P. ; SOARES, M. J. ; GONCALVES, E. C. ; VALLINOTO, A. C. R. ; SANTOS, J.N . Lanfrediella amphicirrus gen. nov. sp. nov. Nematotaeniidae (Cestoda: Cyclophyllidea), a tapeworm parasite of Rhinella marina (Linnaeus, 1758) (Amphibia: Bufonidae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 106, p. 670-677, 2011.

  • Furtado, Adriano P. ; MELO, F.T.V. ; Giese, Elane G. ; dos Santos, Jeannie N. . Morphological Redescription of Dirofilaria immitis. The Journal of Parasitology , v. 96, p. 499-504, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Melo, Francisco T. V. . Avaliador do Edital PIBIC/IEC/CNPQ 2014/2015. 2014.

MELO, F.T.V. . Parasitofilia. 2016; Tema: Parasitologia. (Blog).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: TAXONOMIA, SISTEMÁTICA E ECOLOGIA DE HELMINTOS PARASITOS, Descrição: Na Região Amazônica, o grupo de ?Taxonomia, Morfologia e Biologia Celular de Helmintos de interesse humano e veterinário?, do qual o proponente faz parte, vem desenvolvendo pesquisa nas linhas de pesquisa com aderência à área da Zoologia como: Morfologia e Fisiologia dos Grupos Recentes, Taxonomia dos Grupos Recentes e Parasitologia de Helmintos. Estes trabalhos contribuíram com a descrição/publicação de um gênero novo oito espécies novas, três novas ocorrências de helmintos de anfíbios e répteis estes estudos resultaram ainda, mais três trabalhos relacionados com a biologia e aspectos da relação parasito-hospedeiro. Apesar destes estudos terem contribuído consideravelmente para o conhecimento da fauna Parasitológica de anfíbios e répteis nos últimos anos, sabe-se que estes trabalhos ainda são pontuais, quando comparado a extensão da região amazônica e a diversidade de espécies que esta região alberga. A carência em estudos taxonômicos e ecológicos envolvendo a biodiversidade na Amazônia é bastante evidente, mesmo tratando-se de taxa de vertebrados, os mais estudados e melhor conhecidos pela ciência. Isto enfatiza a importância de estudos sobre helmintos parasitos da fauna amazônica. A sistemática parasitológica possibilita o conhecimento de novas espécies, através das descrições utilizando a taxonomia clássica e proporciona dados importantes sobre as relações filogenéticas entre os táxons envolvidos, utilizando tanto a Sistemática Filogenética como da Sistemática Molecular, as quais poderão fornecer inferências ecológicas e biológicas e, por conseguinte, podendo elucidar detalhes de relações parasito-hospedeiros, estimulando pesquisas parasitológicas futuras. Dados referentes a morfologia, biologia e relações filogenéticas entre as espécies de parasitas pode fornecer dados importantes sobre as origens evolutivas de diferentes grupos de helmintos, as quais podem revelar padrões diversificação e especiação, da dinâmica de infecção; que poderá servir de base para o auxiliar o entendimento da co-evolução parasita hospedeiro e estudos ecológicos, que poderão fornecer dados importantes para a conservação e preservação de espécies e do meio ambiente. Portanto a proposta em tela visa ampliar os conhecimentos de sistemática, filogenia e ecologia de helmintos parasitos de anfíbios e répteis na Amazônia Oriental Brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Coordenador / Jeannie Nascimento dos Santos - Integrante / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Gleomar Fabiano Maschio - Integrante / KUZMIN, YURIY - Integrante / Lucas Aristóteles das Neves Feitosa - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Yuri Willkens - Integrante / Heriberto Figueira da Silva Filho - Integrante / DOS SANTOS, ANA NUNES - Integrante / RODRIGUES, ALLAN RODRIGO OLIVEIRA - Integrante / TKACH, VASYL V. - Integrante / Carlos Eduardo Costa-Campos - Integrante / Evelyn Lebrego Cardoso - Integrante / Lorena Freitas Souza Tavares da Costa - Integrante / Thiago Nazareno Conceição Silva de Jesus - Integrante / Thayane Ferreira Fernandes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    DIVERSIDADE E ESTRUTURA DE COMUNIDADES DE HELMINTOS PARASITOS DE ANFÍBIOS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL BRASILEIRA, Descrição: A herpetofauna é um grupo formado por anfíbios e répteis e ocupa quase todos os hábitats terrestres. Dentre esses grupos de vertebrados, na região amazônica, os anfíbios se destacam por abrigar cerca de 80% das espécies conhecidas para o Brasil. Estudos relacionando a sistemática, biologia e ecologia destes animais são frequentes, e tem crescido nos últimos anos o entendimento da diversidade da fauna parasitária desses hospedeiros. No entanto, ainda se faz necessário compreender melhor aspectos ecológicos da fauna parasitária e suas associações ambientais para depreender melhor os aspectos da relação entre parasitas e hospedeiros. Poucos estudos relacionam fatores ambientais com a presença de espécies de parasitas em um dado ambiente e as questões relacionadas à estruturação do hábitat nas comunidades de hospedeiros e seus parasitos são muito pouco compreendidas, sendo conhecido o fato de que parasitas de anuros podem nos trazer informações relevantes em estudos evolutivos e biogeográficos, sendo também importantes ecologicamente como indicadores de habitat, nas interações tróficas e no comportamento reprodutivo de seus hospedeiros. Assim, o presente projeto objetiva descrever as espécies de parasitos de anfíbios da Amazônia brasileira, além de avaliar a distribuição vertical de diferentes taxa de helmintos presentes nas espécies de anuros hospedeiros para discutir aspectos relacionados ao padrão de distribuição agregada dos parasitas, analisando as causas que determinam essa distribuição e suas implicações para a dinâmica populacional da interação hospedeiro-parasita.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Coordenador / Jeannie Nascimento dos Santos - Integrante / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Arnaldo Maldonado Junior - Integrante / KUZMIN, YURIY - Integrante / FEITOSA, LUCAS ARISTÓTELES DAS NEVES - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Yuri Willkens - Integrante / Heriberto Figueira da Silva Filho - Integrante / Ana Nunes dos Santos - Integrante / Allan Rodrigo de Oliveira Rodrigues - Integrante / TKACH, VASYL V. - Integrante / Carlos A. Rodrigues do Nascimento - Integrante / Ronald Ferreira de Jesus - Integrante / Evelyn Lebrego Cardoso - Integrante / Lorena Freitas Souza Tavares da Costa - Integrante / Gabriel Lima Rebelo - Integrante / Cybelle Albuquerque de Miranda - Integrante / Thiago Nazareno Conceição Silva de Jesus - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    AGENTES INFECCIOSOS E PARASITÁRIOS DE ROEDORES E MARSUPIAIS: UMA ABORDAGEM TAXONÔMICA E ECOLÓGICA NA AMAZÔNIA PARAENSE, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jeannie Nascimento dos Santos em 27/04/2015., Descrição: O Brasil pode ser apontado como campeão na diversidade de mamíferos dentre os países ocidentais, apresentando mais de 652 espécies já descritas até o século atual. Apesar disso, há um expressivo desconhecimento quanto à diversidade morfológica e genética de parasitos e demais agentes infecciosos de pequenos mamíferos da fauna brasileira. Os pequenos mamíferos não-voadores têm um importante papel em um ecossistema florestal como presas, predadores, dispersores de sementes e reguladores de populações de invertebrados; e ocorrência de animais silvestres, naturalmente infectados em áreas endêmicas, apresenta-se como um fator complicador no controle das zoonoses causadas por vírus, bactérias, protozoários e helmintos. A ocorrência de infecções humanas por parasitos de animais silvestres e domésticos está relacionada ao aumento da interface das populações urbanas e rurais com espécies de mamíferos reservatórios. Apesar de sua importância para a saúde pública, pouco se sabe acerca da distribuição geográfica no território nacional das espécies de parasitos causadores de zoonoses, assim como da constituição da sua estrutura populacional e o potencial de transmissão. Portanto, este projeto tem como objetivo geral conhecer e caracterizar a diversidade e a história evolutiva e ecológica das inter-relações parasita-hospedeiros de agentes infecciosos e parasitários de pequenos mamíferos (roedores e marsupiais) do Pará; visando o melhor conhecimento sobre a taxonomia, ecologia e genética dos parasitas de pequenos mamíferos silvestres, com vistas à compreensão de sua participação em ciclos de transmissão de zoonoses de interesse na saúde humana e animal. Deste modo, fornecer dados para programas de prevenção e controle de potenciais endemias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Integrante / Jeannie Nascimento dos Santos - Coordenador / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Jurupytan Viana da Silva - Integrante / Marcelo Molento - Integrante / Marcio Nunes - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Sustentabilidade de Comunidades no Arquipélago do Marajó-Pará: Saúde Agro-pastoril como proposta para melhoria da qualidade de vida, Descrição: A Amazônia sucinta uma ampla reflexão, tanto no que se refere a manutenção de suas comunidades, como no seu grande papel de equilíbrio entre as mais diversas populações. O homem se apresenta como participe deste sistema e sua presença pode ser mensurada pelo mapeamento das atividades, industriais/urbanas e agrícolas. Dentre as atividades de maior impacto para a inserção e manutenção de comunidades sustentáveis com qualidade de vida, está a orientação na produção de alimentos de alto valor nutritivo. Para núcleos distantes de centro urbanos, esta simples premissa pode representar a possibilidade de auxílio técnico com significativo impacto na direção da obtenção de produtos viáveis, para consumo e comércio. Neste caso, a produção de verduras em área peri urbana pode fornecer alimento saudável, empregar grande número de pessoas e utilizar pequenas áreas de terra. Já a criação de búfalos permite a oferta de proteína de alta qualidade, possibilitando que pequenos ou grandes criadores possam garantir a exploraçãode áreas em condições de difícil acesso. A presente proposta tem o objetivo de incorporar esquisadores de várias áreas, para detalhar o impacto da saúde vegetal e animal em comunidades do arquipélago do Marajó, Pará. Se pretende utilizar tecnologias de última geração, disponível nas Instituições proponentes para as áreas de sanidade, biodiversidade, sustentabilidade, segurança alimentar, taxonomia de parasitos, entre outros, em uma série de experimentos a campo, distribuídos nas áreas geográficas do Marajó,Pará. A proposta está dividida em três subprojetos, 1. Saúde animal; 2. Saúde vegetal e 3.Transferência de tecnologia e capacitação, sendo que os mesmos estão interligados para melhor viabilizar os recursos humanos e otimizar o financiamento pretendido. Os maiores beneficiados serão as comunidades locais, representadas por 16 municípios da região, estudantes de graduação e pós graduação, e a vasta população animal. Se pretende obter um modelo de uso dos recursos naturais, que será discutido com as lideranças locais e regionais, visando uma melhor convivência do homem com seu ambiente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Integrante / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Jeannie Nascimento dos Santos - Coordenador / Marcelo Molento - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    HELMINTOS PARASITOS NA AMAZÔNIA ORIENTAL: Taxonomia, Morfofisiologia e Interação parasito-hospedeiro, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Integrante / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Tássia Fernanda Furo Gomes - Integrante / Luciana de Cássia Nascimento Silva - Integrante / Fabrisia Silva d'Encarnação - Integrante / Jeannie Nascimento dos Santos - Coordenador / Lilian Cristina Macedo - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Sistemática de Rhabdiasidae, nematódeos parasitos de anfíbios e répteis na Amazônia Oriental, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jeannie Nascimento dos Santos em 16/12/2013., Descrição: O Projeto visa intercâmbio com cientista renomado e líder de grupo de pesquisa no exterior, por meio da oferta da bolsa Pesquisador Visitante Especial e auxílio à pesquisa, contribuindo para mobilidade internacional de Docentes e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários da Universidade Federal do Pará (PPG BAIP-UFPA/ Nota 5 - CAPES) e, consequentemente, contribuindo para o aumento da internacionalização do Programa de Pós-Graduação, na área da taxonomia de helmintos parasitos na Região Amazônica. Isto será proporcionado por pesquisas que busquem a elucidação de características morfológicas de espécies de parasitos ainda pouco estudados na Amazônia Oriental; padronização e aplicação de técnicas de uso mundial complementares aos estudos de taxonomia descritiva e sistemática molecular, além do estudo da relação parasito-hospedeiro. Portanto, esta cooperação científica, promoverá a consolidação, expansão e internacionalização da pesquisa em Parasitologia de Helmintos desenvolvida na Região Amazônica, promovendo inovação e aumento da competitividade do País com enfoque nas áreas de Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde, Biodiversidade e Bioprospecção. Deste modo, a presente proposta solicita o apoio para a vinda do pesquisador Dr. Yuriy Kuzmin, do Departamento de Parasitologia da Academia Nacional de Ciência da Ucrânia (Kiev) (National Academy of Science of Ukraine / Schmalhausen Institute of Zoology), o qual tem renomada contribuição no conhecimento das características taxonômicas e biológicas de nematódeos da Família Rhabdiasidae, parasitos de anfíbios e répteis em diversos países. Assim, o referido pesquisador irá desenvolver cooperação em pesquisas com o grupo de pesquisa em Taxonomia, Morfologia e Biologia Celular de Helmintos de interesse humano e veterinário que, em especial, estabeleceu a linha de Helmintologia dentro do PPG BAIP-UFPA e tem crescido exponencialmente em produção científica e formação de recursos humanos. Assim, a efetivação deste intercâmbio entre pesquisadores será importante para o desenvolvimento e padronização de metodologia de alta resolução para análise e identificação morfológica, sistemática molecular e das relações parasito-hospedeiro em nematódeos da família Rhabdiasidae, parasitos de anfíbios e répteis amazônicos. Proporcionando a expansão das fronteiras do conhecimento em taxonomia, com a ampliação e divulgação dos conhecimentos em pesquisa básica sobre taxonomia, morfofisiologia e de estudos das relações parasito-hospedeiro da helmintofauna parasitária de anfíbios e répteis amazônicos; além disto, a capacitação de recursos humanos com expertises em taxonomia e parasitologia de helmintos. Assim, além do grande potencial de formação de recursos humanos, esta colaboração internacional e os dados obtidos a partir de então, fornecerão subsídios tanto para a pesquisa básica quanto para a aplicada, uma vez que a colaboração proposta pode originar dissertações, teses e artigos científicos de nível elevado, com publicação em periódicos de alto impacto nas áreas de taxonomia de grupos recentes, helmintologia, parasitologia e saúde animal. Como indicadores deste Projeto, observa-se a formação potencial de dois Mestres, dois Doutores e três Iniciações Científicas (PIBIC); a inserção no mercado de trabalho e a qualificação de profissionais de instituições como UFPA, UFRA, MPEG e IES privadas, para docência, estudos taxonômicos e diagnósticos parasitológicos através do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários. Outrossim, estima-se a publicação de pelo menos 7 artigos em revistas indexadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Integrante / Jeannie Nascimento dos Santos - Coordenador / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Tássia Fernanda Furo Gomes - Integrante / Evonnildo Costa Gonçalves - Integrante / Luciana de Cássia Nascimento Silva - Integrante / Paulo André Ferreira Borges Costa - Integrante / Hérika Regina Vieira Santiago - Integrante / Lilian Cristina Macedo - Integrante / Tereza Cristina Avila-Pires - Integrante / Marinus S. Hoogmoed - Integrante / Gleomar Fabiano Maschio - Integrante / Jurupytan Viana da Silva - Integrante / Soraya de Almeida Machado - Integrante / Yuriy Kuzmin - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    MARCADORES EPIDEMIOLÓGICOS EM SAÚDE NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ, Descrição: O projeto propõe um trabalho multicêntrico, multidisciplinar, interinstitucional, que envolve dez grupos da Universidade Federal do Pará, dois do Instituto Evandro Chagas e um do HEMOPA, os quais visam atender uma chamada específica do Edital SUS MARAJÓ/2010 que objetiva conhecer melhor a situação epidemiológica, especificamente, na área da saúde em quatro localidades do Arquipélago do Marajó. Assim, o projeto irá cobrir oito áreas temáticas e a quase totalidade dos objetivos descritos no Edital. Está composto por 50 objetivos específicos que irão, ao seu encerramento, propiciar a apresentação de resultados que poderão ser utilizados para a melhoria das condições de vida humana, nos municípios alvo (Chaves, Anajás, São Sebastião da Boa Vista e Portel) e expandidos para a larga extensão territorial do Marajó. A proposta de trabalho será integrada por meio dos programas de pós graduação, aos quais os doutores envolvidos estão associados, para que, de maneira multidisciplinar, as informações epidemiológicas geradas sejam agregadas por meio de trabalhos de conclusão (de graduação, dissertações e teses) que irão definir sugestões concretas para um novo modelo de desenvolvimento no Arquipélago. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Integrante / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Tássia Fernanda Furo Gomes - Integrante / Antonio Carlos do Rosário Vallinoto - Integrante / Jeannie Nascimento dos Santos - Coordenador / Lilian Cristina Macedo - Integrante / Ricardo Ishak - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Pesquisa de variabilidade genética em Dirofilaria immitis e seu simbionte Wolbachia sp. Em cães domésticos de municípios da ilha do Marajó - Pará, Descrição: A Dirofilaria immitis é uma filaria que acomete mamíferos, especialmente cães domésticos, parasitando órgãos torácicos, como o coração (ventrículo direito), artéria pulmonar, pulmões e veia cava, o que dá o nome popular deste parasita de verme do coração . Este parasita é encontrado em diversos países, principalmente na região tropical do planeta, devido à maior concentração de vetores (mosquitos culicídeos). No Brasil já foi descrita em vários estados, incluindo o Pará, especificamente em municípios que compõem a Ilha do Marajó. Trabalhos anteriores mostram a existência de uma possível região conservada no DNAr, que poderia indicar variabilidade genética desta espécie de parasita de cães domésticos na Ilha do Marajó. Até o momento, não foram realizados estudos que investiguem a presença da bactéria endossimbionte de filarídeos do Gênero Wolbachia nesta érea. Estudos sobre esta espécie de filarídeo ainda são escassos na Região Norte do Brasil, revelando a necessidade do aprofundamento de pesquisas nesta área, que poderão gerar tomadas de medidas para o controle desta infecção a qual os habitantes da Amazônia estão expostos, uma vez que as formas larvais deste parasita também podem infectar tecidos humanos. Esta proposta pretende desenvolver um estudo de variabilidade genética de D. immitis em regiões do DNA mitocondrial e ribossomal, além de pesquisar, por biologia molecular, a presença da bactéria Wolbachia nestes filarídeos, avaliando regiões gênicas de variabilidade genética... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Integrante / Jeannie Nascimento dos Santos - Integrante / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Adriano Penha Furtado - Coordenador / Evonnildo Costa Gonçalves - Integrante / Marcella Katheryne Marques Bernal - Integrante / Emanuelle Gabriela Gualberto de Argôlo - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Formação de Recursos Humanos em Sistemática e Biologia de Parasitos e Vetores da Amazônia., Descrição: A presente proposta contempla a formação de recursos humanos em áreas deficitárias na região amazônica como sistemática, taxonomia e biologia de parasitos e vetores. O contexto do Ensino de Parasitologia foi recentemente discutido no encontro da Sociedade Brasileira de Parasitologia - Regional do Rio de Janeiro, ocorrido em 21 de junho de 2010 onde os problemas resultantes da formação deficiente de docentes em parasitologia foram apontados com reflexo no ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação. Quando os conceitos básicos de parasitologia e o conhecimento da biodiversidade de parasitos e vetores não são bem fundamentados nos futuros docentes, o resultado se reflete na baixa qualidade em todos os níveis de ensino. A recomendação ao final da reunião coincide com uma das perspectivas deste projeto que é formar recursos humanos em sistemática e biologia de parasitos e vetores no Brasil para melhorar o ensino e a pesquisa em parasitologia. O conhecimento sobre a sistemática e biologia de vetores na região amazônica é importante porque ainda existem grandes lacunas que impedem o controle de endemias como a malária, leishmaniose e febre amarela, entre outras. Considerando, por exemplo, a malária, embora existam chaves dicotômicas para identificação morfológica das espécies, os estudos mostram controvérsia quanto a possíveis complexos de espécies envolvidos na transmissão. Assim, é preciso capacitar recursos humanos que possam não só utilizar as chaves de classificação pré estabelecidas como também avaliar outros caracteres taxonômicos diferenciais para separar indivíduos dentro de um mesmo complexo, utilizando tanto a morfologia externa como a interna. O Anopheles nuneztovari Gabaldón, 1940 (Diptera), considerado vetor de malária na Venezuela, Peru e Colômbia, e em situações específicas no Brasil, é um dos casos de complexo de espécies. Outro vetor de grande importância na transmissão da malária e que apresenta larga distribuição na América do Sul inclusive no.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Integrante / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Tássia Fernanda Furo Gomes - Integrante / Jeannie Nascimento dos Santos - Coordenador / Lilian Cristina Macedo - Integrante / Claudio Mafra - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    Diversidade de Anfíbios e Répteis, e helmintos parasitas associados, na Região Amazônica, Descrição: A rede de pesquisa ora proposta tem como um de seus objetivos fortalecer os grupos de pesquisa de anfíbios e répteis das instituições que compõem o PPBIO Amazônia Oriental, através de uma maior integração entre as instituições e o desenvolvimento de projetos conjuntos. Essa foi uma das principais metas do PPBIO desde seu início (com relação à fauna e flora em geral), mas que ainda pouco se concretizou porque até o momento as atividades ficaram voltadas principalmente para a organização dos núcleos e estruturação das parcelas de estudo em cada núcleo. Por outro lado, o PPBIO abrange muitos protocolos e não dispõe de verba suficiente para uma real integração das diversas equipes de cada protocolo. Assim, através do SISBIOTA esperamos efetivamente permitir a integração entre os grupos voltados ao estudo de anfíbios e répteis nas várias instituições e, a partir daí, darmos um salto qualitativo no estudo desses animais. Anfíbios e répteis representam importantes componentes do bioma Amazônia, incluindo espécies fossoriais, terrestres, arborícolas, sub-aquáticas e aquáticas, algumas podendo ser bastante abundantes, constituindo um importante componente da cadeia alimentar. Os anfíbios, em especial, apresentam ainda muitos problemas taxonômicos, com várias espécies nominais reconhecidamente representando complexos de espécies (Ávila-Pires et al., 2007), o que constitui um grave problema para a elaboração de políticas públicas visando sua proteção. Ao mesmo tempo, grande parte das espécies são sensíveis a perturbações ambientais e a constatação do desaparecimento ou declínio de populações de diversas espécies em várias partes do mundo, mesmo em locais preservados, levou à formação de grupos de estudo e à publicação de diversos artigos a respeito (p.ex., Blaustein & Wake, 1990; Collins & Storfer, 2003). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Integrante / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Tássia Fernanda Furo Gomes - Integrante / Evonnildo Costa Gonçalves - Integrante / Jeannie Nascimento dos Santos - Coordenador / Lilian Cristina Macedo - Integrante / Tereza Cristina Avila-Pires - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Diversidade e caracterização molecular de nematóides da família Anisakidae com potencial zoonótico no Estado do Pará, Descrição: A presença de larvas de nematóides anisaquídeos nas vísceras, musculatura e cavidade abdominal de moluscos, crustáceos e peixes afeta tanto a industrialização do pescado quanto, por causar a anisaquíase ou anisaquiose humana, pode gerar um problema de grande importância em saúde pública. A identificação acurada dos anisaquídeos, em qualquer estágio do seu ciclo de vida, é central para o diagnóstico de anisaquíase, contudo é limitada por uma alta estabilidade em suas características estruturais e morfológicas, em especial nos estados larvais ou quando somente uma parte do nematóide está disponível. Adicionalmente, diversos problemas são encontrados no estudo da taxonomia dos nematóides anisaquídeos, como, por exemplo, sinonímias históricas complexas, descrições inadequadas juntamente com uma avaliação inadequada dos espécimes e um grande número de nomes estabelecidos para fases larvais de difícil reconhecimento. Assim, esta proposta tem como objetivo geral: caracterizar, com uso de técnicas moleculares, a diversidade de nematóides anisaquídeos das espécies de peixes de maior consumo no Estado do Pará, comparando-os, filogeneticamente, com anisaquídeos que ocorrem em outras regiões, e como específicos: implementar metodologia molecular para identificação de nematóides anisaquídeos no Estado do Pará; gerar uma lista de espécies de nematóides anisaquídeos e de seus respectivos hospedeiros dentre os peixes analisados; avaliar a utilidade e eficiência de um fragmento do gene mitocondrial citocromo oxidase I para a identificação específica de nematóides anisaquídeos; reconstruir as relações filogenéticas entre os anisaquídeos observados e compará-los com espécies zoonóticas observadas em outras regiões... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Integrante / Jeannie Nascimento dos Santos - Integrante / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Tássia Fernanda Furo Gomes - Integrante / Evonnildo Costa Gonçalves - Coordenador / Maria Silvanira Ribeiro Barbosa - Integrante / Soraya Silva Andrade - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Diversidade e caracterização molecular de nematóides da família Anisakidae com potencial zoonótico em Belém - Pará, Descrição: A presença de larvas de nematóides anisaquídeos nas vísceras, musculatura e cavidade abdominal de moluscos, crustáceos e peixes afeta tanto a industrialização do pescado quanto, por causar a anisaquíase ou anisaquiose humana, pode gerar um problema de grande importância em saúde pública. A identificação acurada dos anisaquídeos, em qualquer estágio do seu ciclo de vida, é central para o diagnóstico de anisaquíase, contudo é limitada por uma alta estabilidade em suas características estruturais e morfológicas, em especial nos estados larvais ou quando somente uma parte do nematóide está disponível. Adicionalmente, diversos problemas são encontrados no estudo da taxonomia dos nematóides anisaquídeos, como, por exemplo, sinonímias históricas complexas, descrições inadequadas juntamente com uma avaliação inadequada dos espécimes e um grande número de nomes estabelecidos para fases larvais de difícil reconhecimento. Assim, esta proposta tem como objetivo geral: caracterizar, com uso de técnicas moleculares, a diversidade de nematóides anisaquídeos das principais espécies de peixes consumidos em Belém - Pará e comparar, filogeneticamente, o potencial zoonótico com espécies que ocorrem em outras regiões, e como específicos: implementar metodologia molecular para identificação de nematóides anisaquídeos na UFPA; gerar uma lista de espécies de nematóides anisaquídeos e de seus respectivos hospedeiros dentre os peixes mais consumidos pela população humana em Belém, Pará; avaliar a utilidade e eficiência de um fragmento do gene mitocondrial citocromo oxidase I para a identificação específica de nematóides anisaquídeos; reconstruir as relações filogenéticas entre os anisaquídeos observados e compará-los com espécies zoonóticas observadas em outras regiões... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Integrante / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Tássia Fernanda Furo Gomes - Integrante / Evonnildo Costa Gonçalves - Coordenador / Thais Reis - Integrante / Jeannie Nascimento dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Eco-epidemiologia da Co-infecção Leishmaniose-Filariose Canina: Competência Vetorial, Geo-referenciamento e Pesquisa de Casos Zoonóticos, Descrição: As atividades humanas estão levando, diretamente ou indiretamente, ao empobrecimento biológico, fragmentação de habitats, mudança de clima, crescente poluição. A rápida urbanização e locomoção de pessoas e outros organismos vivos, tem contribuído sinergicamente para diminuir a função de ecossistemas. Níveis sem precedentes de aparecimento de doenças surgem ocasionadas em parte pela degradação ambiental antropogênica, infligindo ameaças à sobrevivência da biodiversidade e à própria saúde humana. Doenças parasitárias transmitidas por vetores facilmente levam diferentes parasitas a co-existência em uma população hospedeira de vida silvestre ou doméstica, a qual esteja exposta frequentemente tanto aos agentes infecciosos emergentes quanto a diferentes vetores. Neste caso o hospedeiro pode responder com a resistência ao parasita, ou desenvolvendo severo quadro clínico ao parasitismo ou adaptando-se ao novo parasito e tornando-se um reservatório. Encontrando-se em seu ecossistema ou expandindo-se em seus arredores, vetores artrópodes hematófagos não escolhem fontes de alimentação; assim, estão expostos desde animais domésticos, animais silvestres, espécies re-introduzidas em novos habitats e mesmo o homem. Cães são reservatórios competentes e hospedeiros de vários agentes de zoonóticos de ciclo silvestre e/ou urbano. Em todo esse contexto complexo, o papel de cães sem sinais clínicos de infecção e persistentemente infectados e a importância da co-infecção através de múltiplos patógenos, permanece pouco estudada. Assim, uma importante pergunta merece mais atenção: Será que ao compararem-se infecções únicas com co-infecções por dois ou mais parasitos transmitidos por vetores, exista sinergicamente imunossupressão pertinente em cães, aumentando seu potencial como reservatório?. Deste modo, este projeto tem como objetivo desenvolver, nos municípios de Salvaterra-PA e Soure-PA (municípios que apresentam leishmaniose canina endêmica), pesquisa ecoepidemiológ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Integrante / Jeannie Nascimento dos Santos - Coordenador / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Tássia Fernanda Furo Gomes - Integrante / Evonnildo Costa Gonçalves - Integrante / Paulo Sérgio dos Santos Souto - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    CONSOLIDAÇÃO E EXPANSÃO DA LINHA DE HELMINTOLOGIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA DE AGENTES INFECCIOSOS E PARASITÁRIOS DA UFPA - IMPLANTAÇÃO DE REDE DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA UFPA/UFV/FIOCRUZ, Descrição: Esta proposta visa o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (PPG BAIP) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da consolidação de sua linha de pesquisa em Helmintologia com foco na particularidade da diversidade de fauna da Floresta Amazônica e, por conseguinte, enorme variedade de modelos na relação parasitos hospedeiros na região Norte do Brasil. Assim, constituiu-se a base do que a seguir será apresentado. Como IES Proponente, a Universidade Federal do Pará, por meio do PPG BAIP, associou-se a dois outros programas de pós-graduação, sendo estes tradicionais e de excelência em Bioquímica e Biologia Molecular e em Parasitologia, de maneira a preencher lacuna existente na linha de pesquisa em Helmintologia do PPG BAIP, bem como permitir a mobilidade acadêmica docente e discente, melhorando sua qualificação e fixação na região. Assim, respectivamente, com a Universidade Federal de Viçosa, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Agrícola (conceito CAPES 5) e o Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, com o Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (conceito CAPES 6), propõe-se a implantação de uma Rede de Cooperação Acadêmica entre os diferentes laboratórios envolvidos e suas equipes constituintes, considerando as particularidades e facilidades quanto infra-estrutura, qualificação e áreas de atuação. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Integrante / Jeannie Nascimento dos Santos - Coordenador / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Tássia Fernanda Furo Gomes - Integrante / Evonnildo Costa Gonçalves - Integrante / Antonio Carlos do Rosário Vallinoto - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    Cooperação acadêmica entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Pará para a pesquisa e pós-graduação em Helmintologia?, Descrição: O Projeto visa associar as equipes de pesquisa dos Programas de Pós-graduação do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará e do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - Universidade Federal do Rio de Janeiro, constituindo oportunidade de realização de pesquisa de aspecto multidisciplinar em helmintologia de parasitos, especificamente com o objetivo de desenvolver cooperação acadêmica visando capacitação de alunos de pós-graduação altamente qualificados nesta área de conhecimento de extrema importância e tão carente de profissionais no Brasil. O Laboratório de Biologia de Helmintos Otto Wucherer (LBHOW) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) - UFRJ é único na área de helmintologia com experiência adquirida ao nível de pós-graduação, pesquisa e ensino de graduação e contribuirá para a formação de um grupo de pesquisa em helmintologia, implementando esta área de conhecimento na pós-graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários da UFPA.. Contribuindo para a formação de pesquisadores/docentes com perfil em Helmintologia, contemplando o conhecimento de vários aspectos dessa área, tais como: 1) A biologia parasitária, morfologia, ultraestrutura, taxonomia e sistemática de helmintos dos filos: Platyhelminthes, Nematoda e Acanthocephala; 2) Espécies parasitas de humanos, os possíveis parasitos emergentes e zoonoses. Os mecanismos de transmissão e de profilaxia; 3) Danos/patogenia causados por elas e o mecanismo de escape utilizado para a permanência dos parasitos nos hospedeiros, assim como os mecanismos de defesa utilizados pelo hospedeiro, portanto a relação parasito-hospedeiro; 4) O diagnóstico específico dos helmintos, através da Sistemática e Taxonomia clássicas pela morfologia e sempre que possível por técnica molecular e 5) Espécies parasitas de animais silvestres e domésticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Francisco Tiago de Vasconcelos Melo - Integrante / Jeannie Nascimento dos Santos - Integrante / Elane Guerreiro Giese - Integrante / Adriano Penha Furtado - Integrante / Reinalda Marisa Lanfredi - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Premio Destaque Orientador de Iniciação Científica 2014-2015, Universidade Federal do Pará.

2013

The Ernst Mayr Travel Grant in Animal Systematics, Harvard University.

2013

"Datus M Hammond" for the Best Oral Graduate paper presentation, Rocky Mountain Conference of Parasitologists.

2011

Prêmio de 1 Lugar do trabalho intitulado, Universidade Federal Rural da Amazonia.

2011

Prêmio de 2 Lugar concecido ao trabalho intitulado, Universidade Federal Rural da Amazônia.

2009

Menção Honrosa concedida ao trabalho "Nematóide da Família Cucullanidae Parasita de Ageneiosus Ucayalensis (Pisces: Auchenipteridae) na Baia do Guajará, Belém-PA, XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas. , Laboratório de Biologia Celular e Helmintologia Profa. Dra. Reinalda Marisa Lanfredi, Av. Augusto Corrêa n01., Guamá, 66055430 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017890, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2013

University Of Nebraska - Lincoln

Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2013 - 08/2013

    Ensino, Biological Sciences, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Field Parasitology

2011 - 2014

Escola Superior da Amazônia

Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 30

2011 - 2014

Escola Superior da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Função de Sistemas e Órgãos - FAR2NB, Microbiologia Clínica - FAR7MA, Microbiologia Clínica - FAR7NA, Microbiologia e Imunologia - FAR3NA, Microbiologia e Imunologia - FAR3NB

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso - BM8NA

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso -BM8NA

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Função de Sistemas e Órgãos - FAR2NB, Microbiologia e Imunologia - FAR3NA, Microbiologia e Imunologia - FAR3NB

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Função de Sistemas e Órgãos - FAR2NA, Estrutura e Função de Sistemas e Órgãos - FAR2NB

2014 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2020

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor da Faculdade de Biomedicina

2010 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40

Outras informações:
Estudante de Doutorado

2011 - 2011

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor substituto da Disciplina Bacteriologia e Imunologia

2009 - 2010

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Representante Dicente, Enquadramento Funcional: Estudante

Outras informações:
Representante Discente dos Mestrandos e Membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários da Universidade Federal do Pará.

2005 - 2009

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

2006 - 2008

Universidade Federal do Pará

Vínculo: estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biológicas, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2015

    Ensino, Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Morfologia e Biologia de Helmintos

  • 11/2014

    Ensino, Mestrado Profissionali em Análises Clínicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Morfologia e Biologia de Helmintos de Interesse Médico e Veterinário

  • 06/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , CCB-Centro de Ciencias Biológicas, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2011 - 12/2011

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bacteriologia

  • 06/2011 - 06/2011

    Ensino, Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Participação na Disciplina Aspectos da Interação Parasito-hospedeito em Helmintologia - Aula Ministrada: Imunologia às Infecções Helmínticas em Hospedeiros Vertebrados

  • 04/2011 - 04/2011

    Ensino, Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Participação na Disciplina Morfologia e Biologia de Helmintos - Aula ministrada: Morfologia da Classe Eucestoda e Cestóides de Importância médica e veterinária

  • 06/2010 - 12/2010

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aulas teóricas e práticas na Disciplina Biologia Celular e Molecular - Carga Horária 32 horas

  • 03/2010 - 03/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aula Prática sobre Ciclose na disciplina Biologia Geral

  • 02/2009 - 02/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Biológicas, .,Cargo ou função, Representante dos Discentes de Mestrado no Colegiado do Programa de Pós Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários.

  • 07/2009 - 12/2009

    Ensino, Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria na Disciplina Aspectos da Relação Parasito Hospedeiro em Helmintologia

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria na disciplina Morfologia e Biologia de Helmintos

  • 01/2006 - 12/2008

    Extensão universitária , CCB-Centro de Ciencias Biológicas, .,Atividade de extensão realizada, AVALIAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE FILARIOSE CANINA EM MUNICÍPIOS DA ILHA DO MARAJÓ-PA.

  • 03/2007 - 12/2007

    Extensão universitária , CCB-Centro de Ciencias Biológicas, .,Atividade de extensão realizada, Avaliação da Incidência de Filariose Canina na Ilha do Marajó.

  • 08/2005 - 12/2006

    Extensão universitária , CCB-Centro de Ciencias Biológicas, .,Atividade de extensão realizada, Dirofilariose em Belém-PA: Epidemiologia, estudos da interação parasito-vetor em sua transmissão e pesquisa da incidência de casos de dirofilariose humana.

  • 08/2005 - 08/2006

    Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia.,Estágio realizado, Estágio Voluntário no Laboratório de Biologia Celular.

2011 - 2011

FACULDADE IPIRANGA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor da Disciplina Bacteriologia com carga Horária de 40 horas no urso de Especialização Latu-Sensu em Microbiologia.

Atividades

  • 03/2011 - 03/2011

    Ensino, Micribiologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bacteriologia - Carga Horária de 40hrs

2010 - 2010

ENFERTEC

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Disciplina ministrada - Saúde Coletiva - 40 horas

2010 - 2010

Escola Tecnica de Enfermagem da Cruz Vermelha

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Disciplina Fisiologia Humana ministrada na Escola Técnica de Enfermagem - Carga Horária Total 60 horas

2010 - 2011

Clínica Som Diagnósticos

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Biomédico, Carga horária: 36

Outras informações:
Atuando no setores Bioquímica e Microbiologia