Lívia Vilar Lemos

Graduada, mestra e doutoranda em Ciências Contábeis pela UFPE é Professora Assistente do Curso Tecnológico em Logística da Universidade de Pernambuco e docente dos cursos de especialização e MBA da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco/UPE. Trabalhou no grupo Walmart Brasil e na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na área de contabilidade gerencial e controle orçamentário, respectivamente. Lecionou nos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis e Administração nas seguintes instituições: FEPAM, Faculdade Boa Viagem, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Faculdade Santa Catarina e Centro Universitário Vale do Ipojuca (UNIFAVIP). Na Pós-graduação lato sensu lecionou, também, na Faculdade dos Guararapes. A linha de pesquisa de interesse é a utilização de informações contábeis/gerenciais no processo logístico, bases de mensuração contábil e uso da informação contábil para tomada de decisão.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Ciências Contábeis

2017 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: Wilton Bernardino da Silva

Mestrado em Ciências Contábeis

2011 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco
Título: UM ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS CONSIDERADOS PELOS INVESTIDORES NA TOMADA DE DECISÃO RELATIVA A INVESTIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS,Ano de Obtenção: 2013
Umbelina Cravo Teixeira Lagioia.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Investimentos Socialmente Responsáveis; Critérios Financeiros e Não Financeiros; Análise Fatorial.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Ciencias Contabeis

2006 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Harmonização Contábil: Um estudo de caso acerca da preparação dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco para a atuação no mercado de trabalho
Orientador: Umbelina Cravo de Lagioia Teixeira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Formação em Design Instrucional para Ambientes Virtuais de Aprendizagem. (Carga horária: 12h). , Joy Street, JS, Brasil.

2014 - 2014

Licitação Pública Avançada. (Carga horária: 20h). , Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, ECPBG, Brasil.

2014 - 2014

Excel Avançado. (Carga horária: 16h). , Companhia Pernambucana de Saneamento, COMPESA, Brasil.

2012 - 2012

Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco, CRC/PE, Brasil.

2012 - 2012

Demonstração Contábeis Obrigatórias: um estudo sob. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco, CRC/PE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LEMOS, L. V. . I CONUCIC - Congresso UFPE de Ciências Contábeis. 2016. (Congresso).

LEMOS, L. V. . VIII Seminário UFPE de Ciências Contábeis. 2014. (Outro).

LEMOS, L. V. . VII Seminário UFPE de Ciências Contábeis. 2013. (Outro).

VASCONCELOS, M. T. C. ; LAGIOIA, U. C. T. ; LEMOS, L. V. . V Seminário UFPE de Ciências Contábeis. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2018. (Congresso).

XVIII USP International Conference in Accounting. 2018. (Congresso).

I Seminário de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor.Principais Irregularidades nas Prestações de Contas das Fundações Privadas Enviadas ao Ministério Público de Pernambuco. 2017. (Seminário).

XVI Semana Universitária e IV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa.Noções de Fluxo de Caixa. 2017. (Oficina).

I Fórum - Planejamento Acadêmico (2016 - 2017). 2016. (Outra).

Seminário de Gestão Acadêmica da Universidade de Pernambuco. 2015. (Seminário).

10º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Um Estudo Sobre a Percepção dos Investidores e Potenciais Investidores do Mercado De Capitais Quanto à Consideração de Critérios Não Financeiros na Tomada de Decisão. 2013. (Congresso).

13º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2013. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Contabilidade. Nível de Adesão à Governança Corporativa e Evidenciação da Redução ao Valor Recuperável de Ativos nas Empresas Listadas na Bovespa: Um estudo no Setor de Materiais Básicos. 2012. (Congresso).

III SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FAVIP.METÁFORAS E ANALOGIAS: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE CONTABILIDADE SOBRE A ÓTICA DE DISCENTES E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. 2012. (Seminário).

VI Seminário UFPE de Ciências Contábeis. 2012. (Seminário).

11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2011. (Congresso).

8º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Investimentos Socioambientais Responsáveis: Um Estudo da Percepção dos Discentes de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de Pernambuco. 2011. (Congresso).

I SPCASP - Seminário Pernambucano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 2011. (Seminário).

IV ENCONTRO DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE C. CONTÁBEIS.As atribuições do contador diante do processo da convergência às normas internacionais de Contabilidade. 2011. (Encontro).

IV SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.Harmonização Contábil: Um estudo de caso acerca da preparação dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco para a atuação no mercado de trabalho. 2010. (Seminário).

IV SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.Um estudo a respeito da percepção dos contabilistas acerca das atualizações contábeis. 2010. (Seminário).

IV SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.Uma Análise do Impacto na Opinião dos Estudantes e Profissionais de Ciências Contábeis Diante das Modificações no Sistema Qualis/Capes de Avaliação de Congressos: participantes do 9º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do III Seminário em Ciê. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Dilma Maria Ferreira

LEMOS, L. V.; GUIMARAES JUNIOR, D. S.; CASSE, C.. Principais Irregularidades nas Prestações de Contas das Fundações Privadas Enviadas ao Ministério Público de Pernambuco. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Especialista em Gestão do Ministério Público) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: ZULEIDE CARVALHO GUIMARÃES

CASSE, C.;LEMOS, L. V.; GUIMARAES JUNIOR, D. S.. A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Especialista em Gestão do Ministério Público) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Paula Cibele da Silva

LEMOS, L. V.. Um estudo sobre o processo de implantação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público na Prefeitura Municipal de Caruaru - PE. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Pública e Controladoria) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.

Aluno: Amanda Renata Cruz Andrade

ALMEIDA, M. L.; MARCELINO, A. T.;LEMOS, L. V.. Embalagens Individuais disponibilizadas aos clientes em supermercados atacadistas: Um estudo no Assaí Atacadista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Logística) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Bheattryz Rayssa Silva Soares

ALMEIDA, M. L.; MARCELINO, A. T.;LEMOS, L. V.. Configuração do Elo de Fornecimento da Cadeia de Suprimentos Sucroalcooleira na Região da Mata Norte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Logística) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Déborah Maria da Silva Souza

ALMEIDA, M. L.;LEMOS, L. V.. Processos Logísticos Envolvidos na Gestão de Eventos: um estudo de inspiração etnometodológica sobre o Recife Antigo de Coração. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Logística) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Joice Maria da Silva

LEMOS, L. V.; GUIMARAES JUNIOR, D. S.. Viabilidade de Transporte Ferroviário de Passageiros de Recife a Nazaré. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Logística) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Mariana Silva

LEMOS, L. V.; GUIMARAES JUNIOR, D. S.. Um estudo de localizações industriais de usinas da Mata Norte de Pernambuco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Logística) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Olímpia Alves de Souza

LEMOS, L. V.; GUIMARAES JUNIOR, D. S.. Modelo para Determinação de Localizações Ótimas, Uma Aplicação dos Modelos de Ardalan e Unidade de Emergência em Empresas do Nordeste. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Logística) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Natália Caroline B

LEMOS, L. V.; CARVALHO, L.; MORAES, R.. da Silva.Análise de Custo Volume Lucro: Análise da Produção Científica nas Últimas duas Décadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Boa Viagem.

Aluno: Thiago Bruno de Oliveira Silva

GONCALVES, V. L.;LEMOS, L. V.; CORDEIRO, J. F.. Balanço Social: Um estudo sobre o nível de utilização do Balanço Social na evidenciação de práticas sociais e de sustentabilidade nas empresas do país. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

Aluno: Paulo Ricardo dos Santos Firmino

GONCALVES, V. L.;LEMOS, L. V.; CORDEIRO, J. F.. Um estudo sobre o conhecimento e a aplicação dos procedimentos contábeis oriundos do ITG 100, às microempresas por parte dos contabilistas de Caruaru-PE e de outras localidades do Agreste Pernambucano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

Aluno: Eusébio Francisco Teixeira Filho

GONCALVES, V. L.;LEMOS, L. V.; CORDEIRO, J. F.. Uma abordagem sobre a ética da profissão contábil e a fixação de honorários para os contabilistas de Caruaru/PE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

Aluno: Raniela Catarina F

CORDEIRO, J. F.;LEMOS, L. V.; BARRETO, I. G.. Leite.Seguros Automotivos: Um estudo comparativo de contratação de um seguro numa empresa tradicional e numa empresa de proteção veicular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

Aluno: Bárbara Isabele dos Santos Xavier

CORDEIRO, J. F.;LEMOS, L. V.; BARRETO, I. G.. O perfil do profissional contábil: Um estudo sobre as principais dificuldades do profissional contábil na cidade de Caruaru-PE frente as novas exigências do mercado brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

Aluno: Danielle Manoela Costa de Lima

CORDEIRO, J. F.;LEMOS, L. V.; BARRETO, I. G.. Um estudo sobre a implantação do sistema de custos na prefeitura da zona da mata sul de Pernambuco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

Aluno: Gisely Fernanda da Silva

CORDEIRO, J. F.;LEMOS, L. V.; BARRETO, I. G.. Um estudo sobre a relação profissional entre o contador e o gestor: um estudo de caso na cidade de Bonito-PE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

Aluno: Jose Marcelo da Silva

BARRETO, I. G.;LEMOS, L. V.; SOUZA, I. G. M.. Um estudo sobre a percepção dos contadores quanto ao ensino contábil atual e a estrutura curricular proposta pelo ISAR/UNCTAD/ONU no município de Caruaru-PE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

Aluno: AMANDA GOUVEIA ALVES DA SILVA

MARINHO, R. F.;LEMOS, L. V.; SOARES, V. S.. UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE E DO CONTROLE GERENCIAL PELOS PROFISSIONAIS DA FEIRA DA SULANCA DE CARUARU: Algumas evidências. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.

Aluno: GILSON ALVES BELARMINO

GONCALVES, V. L.; CAMPELO, K. S.;LEMOS, L. V.. UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE PRODUTOS SUJEITOS À SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS EM EMPRESAS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL EM PERNAMBUCO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.

Aluno: JACKSON FLORENCIO DE OLIVEIRA

SOARES, V. S.;LEMOS, L. V.; MARINHO, R. F.. UMA ABORDAGEM SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ELABORADAS POR PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DE CARUARU EM RELAÇÃO AO TIPO DE EMPRESA E SEU ENQUADRAMENTO FISCAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.

Aluno: JOSÉ AVELANE DA SILVA

QUEIROZ, E. W. L.;LEMOS, L. V.; CAMPELO, K. S.. PÚBLICA MUNICIPAL: um estudo de caso sobre o modelo de auditoria contábil praticado pela prefeitura municipal de Caruaru em 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.

Aluno: Kallyna Jayanne Florêncio Medeiros

QUEIROZ, E. W. L.;LEMOS, L. V.; CAMPELO, K. S.. FALHAS DE CONTABILIDADE APONTADAS NOS RELATÓRIOS DE AUDITORIA DO TCE-PE: um estudo sobre a prefeitura do Altinho nos anos de 2004 a 2010. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.

Aluno: NIZIELLY DANUBIA DA SILVA

QUEIROZ, E. W. L.;LEMOS, L. V.; MARINHO, R. F.. IRREGULARIDADES NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS: Um diagnóstico das falhas contábeis identificadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco nas dez maiores cidades do Estado entre os anos de 2006 a 2010. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.

Aluno: PRISCILLA CINTHYA MENEZES PEDROSA DE SIQUEIRA

GONCALVES, V. L.; CAMPELO, K. S.;LEMOS, L. V.. UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO E OS REFLEXOS DA FORMALIZAÇÃO DE MICROEMPRESAS DO RAMO DE CONFECÇÕES DE CARUARU. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.

Aluno: RAFAEL SOARES DE ARAÚJO

MARINHO, R. F.; SILVA, A. C. B.;LEMOS, L. V.. UM ESTUDO SOBRE O NIVEL DE RECONHECIMENTO, MENSURAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS DE EMPRESAS DO SEGMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL SEGUNDO O CPC 04 (R1). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.

Aluno: Robson Francisco da Silva

SOARES, V. S.;LEMOS, L. V.; MARINHO, R. F.. UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONTABILISTAS DE CARUARU SOBRE A RELEVÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA REALIZAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.

Aluno: Carlos Eduardo S

LEMOS, L. V.; SILVA, A. P.; CARVALHO, F.. de Araújo.Sistemas Integrados de Gestão Empresarial - SIGE: Um estudo sobre a importância de sua utilização em empresas de serviços contábeis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Boa Viagem.

Aluno: ELIZETE SILVA NEGRÃO

AGUIAR, D. C.; CAVALCANTI, R. J. P. U.;LEMOS, L. V.. A cultura da partilha, uma alternativa do Terceiro Setor: o caso da Escola Santa Maria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.

OLIVEIRA, J. R. A.; BEZERRA, D. S. S.; LIMA, M. G. B.;LEMOS, L. V.. Banca Examinadora da Seleção Externa, do Curso de Ciências Contábeis. 2016. Faculdade Frassinetti do Recife.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jeronymo José Libonati

Lagioia, Umbelina C. TLIBONATI, J. J.; Santos, J. F.. Um Sobre os Critérios Considerados pelos Investidores na Tomada de Decisão Relativa a Investimentos Socioambientais. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.

Josete Florêncio dos Santos

TORRES, U. C. T. L.;SANTOS, J. Florencio; Libonati, Jerônimo J.. UM ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS CONSIDERADOS PELOS INVESTIDORES NA TOMADA DE DECISÃO RELATIVA A INVESTIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.

Josete Florêncio dos Santos

TORRES, U. C. T. L.;SANTOS, J. Florencio; Libonati, Jerônimo J.. Tribunais de Contas: um estudo sobre os critérios de economicidade, eficácia e eficiência na elaboração do planejamento estratégico baseado no Balanced Scorecard. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia

LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira; SANTOS;LIBONATI, J. J.. Um estudo sobre os critérios considerados pelos investidores na tomada de decisão relativa a investimentos sócios ambientais. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Dilma Maria Ferreira

Principais irregularidades nas Prestações de Contas das Fundações Privadas Enviadas ao Ministério Público de Pernambuco; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Especialista em Gestão do Ministério Público) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Renata Dornelas e Silva

Proposta de Implantação de Gestão de Custos e do Preço de Vendas em uma Empresa Júnior Vinculada à Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós - Graduação - MBA em Gestão de Custos e Controladoria) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Carlos Eduardo Silva Pereira Muniz

Visão gerencial de uma empresa automotiva de Teresina - PI : Um estudo sobre o possível impacto no resultado financeiro decorrente da seleção de funcionários da Contabilidade; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós - Graduação - MBA em Gestão de Custos e Controladoria) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Alex Meneses de Santana

A Controladoria e o Cumprimento das Normas de Governança Corporativa: Um estudo de cado em uma empresa de acumuladores elétricos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós - Graduação - MBA em Gestão de Custos e Controladoria) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Bruna Rafaela Matos de Oliveira Freitas

Um estudo de caso sobre a formação do preço de venda em um mercado de bairro da Cidade de Paulista; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Aline Fidelis do Rêgo Valença

Características do endividamento no setor de transportes: Uma análise das empresas listadas na Bovespa de 2011 a 2015; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Amanda Maria dos Santos Arruda

Uma Proposta de Implantação de Gestão Estratégica de Custos em Uma Cooperativa de Artesãos no Miunicípio de Goiana - PE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós - Graduação - MBA em Gestão de Custos e Controladoria) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Manuele Lacerda dos Santos

Análise da Estrutura de Armazenagem e Identificação de Custos Ocultos em uma Empresa do Setor Alimentício; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão em Logística) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Gilson Gonçalves Pereira Júnior

Governança Corporativa como mecanismo de sustentabilidade para a empresa familiar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Alan David de Carvalho Fernandes

Compreensão do Balanço Patrimonial em Entidades Públicas: Uma investigação empírica em cidades do Estado de Pernambuco; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Glaucia Kalyne de Araújo

Responsabilidade Social Corporativa: Um estudo sobre a percepção dos alunos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Jessica Nayara Bezerra da Silva

Planejamento Tributário: Pesquisa quanto a formalização do Regime Tributário em uma empresa de comércio varejista do agreste pernambucano; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Livia Vilar Lemos;

AURIDES BEZERRA DE LIMA NETO

UM ESTUDO ACERCA DO NÍVEL DE ADESÃO DO CUMPRIMENTO DAS EXIGÊNCIAS DE EVIDENCIAÇÃO PRESENTES NO CPC 12 ? AJUSTE A VALOR PRESENTE NAS EMPRESAS LISTADAS NA BOVESPA: Um estudo no segmento exploração de rodovias; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Livia Vilar Lemos;

ELETIANE DA SILVA TAVARES

ÉTICA: Um estudo sobre a percepção acerca da sua importância na atividade profissional sob a ótica de alunos do curso de ciências contábeis da FAFICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Livia Vilar Lemos;

ISABELLA SIMÕES RODRIGUES

ABORDAGEM ÉTICA: Uma Pesquisa sobre o nível de conhecimento dos contadores de Caruaru-PE quanto ao Código de Ética; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Monaliza Santos Matos

UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA UFPE E FAFICA QUANTO À ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE NO BRASIL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Andre Fernando Cavalcanti Filho

Análise das Demonstrações Contábeis como ferramenta no processo de tomada de decisão: Um estudo de caso na empresa J; Florêncio Aviicultura LTDA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Livia Vilar Lemos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jorge Expedito de Gusmão Lopes

UMA INVESTIGAÇÃO CRÍTICO-AVALIATIVA DOS IMPACTOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA RESOLUÇÃO Nº 10/2004 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DO RECIFE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Expedito de Gusmão Lopes;

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia

UM ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS CONSIDERADOS PELOS INVESTIDORES NA TOMADA DE DECISÃO RELATIVA A INVESTIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Umbelina Cravo Teixeira Lagioia;

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia

UM ESTUDO DE CASO SOBRE COMO OS ESTUDANTES DE CIENCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO SE SENTEM PREPARADOS PARA ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DIANTE DO PROCESSO DE CONVERGENCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS NO BRASIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Umbelina Cravo Teixeira Lagioia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LEMOS, L. V. ; LAGIOIA, U. C. T. ; SANTOS, J. F. ; LIBONATI, J. J. ; SILVA FILHO, L. L. . Mercado de Ações: Um Estudo Sobre o Interesse do Investidor em Critérios Não Financeiros Considerados na Tomada de Decisão. RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria , v. 6, p. 43-58, 2014.

  • SILVA FILHO, L. L. ; LAGIOIA, U. C. T. ; CARLOS FILHO, F. A. ; ARAUJO, J. G. ; LEMOS, L. V. . Um estudo sobre o reflexo no reconhecimento dos ativos intangíveis após a adoção das normas internacionais de Contabilidade nas empresas brasileiras listadas na BM&F BOVESPA. ConTexto , v. 14, p. 55-69, 2014.

  • COSTA, L. ; ALMEIDA, S. G. O. ; LAGIOIA, U. C. T. ; ARAUJO, J. G. ; LEMOS, L. V. . Uma Investigação acerca das Percepções dos Discentes do Brasil e de Portugal sobre a Convergência da Contabilidade aos Padrões Internacionais. Revista de Contabilidade da UFBA , v. 7, p. 55-68, 2013.

  • MARINHO, K. B. A. ; MENEZES, T. A. ; LAGIOIA, U. C. T. ; CARLOS FILHO, F. A. ; LEMOS, L. V. . INDICADORES FINANCEIROS E CONTÁBEIS QUE INFLUENCIAM A TOMADA DE DECISÃO DO INVESTIDOR NA ELABORAÇÃO DE UMA CARTEIRA DE AÇÕES E NA DETERMINAÇÃO DO NÍVEL DE RISCO. Revista Evidenciação Contábil & Finanças , v. 1, p. 52, 2013.

  • LEMOS, L. V. ; MIRANDA, L. C. ; LIBONATI, J. J. ; WANDERLEY, C. A. . Balanced Scorecard: Um Estudo Sobre Sua Aplicação Nos Tribunais de Contas Estaduais. Gestão.Org , v. 11, p. 38-57, 2013.

  • ARAUJO, J. G. ; LAGIOIA, U. C. T. ; MARINHO, R. F. ; LEMOS, L. V. ; ALMEIDA, S. G. O. . CONTABILIZAÇÃO DO ARRENDAMENTO MERCANTIL FINANCEIRO: UM ESTUDO NAS EMPRESAS LISTADAS NA BOVESPA DO SETOR DE CONSTRUÇÃO E TRANSPORTES. Revista de Informação Contábil (UFPE) , v. 6, p. 29-50, 2012.

  • SILVA, T. V. ; LEMOS, L. V. ; LAGIOIA, U. C. T. ; ALMEIDA, S. G. O. . Crescimento econômico e preservação do meio ambiente: Um Estudo da Percepção dos Discentes de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR) , v. 17, p. 1001-1028, 2011.

  • LAGIOIA, U. C. T. ; VASCONCELOS, M. T. C. ; BEZERRA, I. ; DANTAS, P. B. ; LEMOS, L. V. ; ARAUJO, J. G. ; CARLOS FILHO, F. A. ; SILVA FILHO, L. L. ; OLIVEIRA, M. F. J. ; COSTA, L. G. M. ; MAYER, L. T. . Convergências às normas internacionais de Contabilidade: Da Teoria à Pratica. 1. ed. Recife: Compesa, 2014. v. 1. 153p .

  • GOMES, M. C. S. ; ARRUDA, A. M. S. ; LAGIOIA, U. C. T. ; RIBEIRO FILHO, J. F. ; LEMOS, L. V. ; SILVA, A. M. M. . Utilização de Sistemas de Custos em Hospitais Filantrópicos: Um estudo das percepções do corpo administrativo do instituto materno infantil de Pernambuco - IMIP. In: Sylvana Maria Brandão de Aguiar. (Org.). Gestão Pública Práticas e Desafios. Recife: Bagaço, 2009, v. 2, p. 399-426.

  • FERREIRA, D. M. ; LEMOS, L. V. ; PORTO, W. S. ; LAGIOIA, U. C. T. . Principais Irregularidades nas Prestações de Contas das Fundações Privadas Enviadas ao Ministério Público de Pernambuco. In: I Seminário de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor da UFPE, 2017, Recife. Anais do I Seminário de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor da UFPE. Recife, 2017. v. 1.

  • SILVA, A. B. ; BARROS, O. J. E. ; LEMOS, L. V. . Análise da Uniformidade dos Padrões de Controle Interno nas Prefeituras da Região Metropolitana do Recife - RMR à Luz da Resolução 01/2009 do TCE-PE. In: VIII Congresso ANPCONT, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VIII Congresso ANPCONT. Rio de Janeiro, 2014. p. 1-16.

  • CARLOS FILHO, F. A. ; LAGIOIA, U. C. T. ; LEMOS, L. V. ; ARAUJO, J. G. ; SILVA FILHO, L. L. . Gestão de Custos, Caixa, Risco Operacional e Formação do Preço de Venda em Arranjo Produtivo Local: Um Estudo Exploratório no Setor de Fruticultura do Nordeste Brasileiro. In: XIV Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2014, São Paulo. Anais XIV Congresso USP Controladoria e Contabilidade. São Paulo, 2014. p. 1-16.

  • SILVA, A. G. A. ; MARINHO, R. F. ; LEMOS, L. V. ; SOARES, V. S. . UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE E DO CONTROLE GERENCIAL PELOS PROFISSIONAIS DA FEIRA DA SULANCA DE CARUARU: Algumas evidências. In: VIII SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, 2014, Recife. Anais do VIII SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, 2014. p. 201-213.

  • SILVA FILHO, L. L. ; CARLOS FILHO, F. A. ; LAGIOIA, U. C. T. ; ARAUJO, J. G. ; LEMOS, L. V. . Um estudo sobre o reflexo no reconhecimento dos ativos intangíveis após a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade nas empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA. In: 10º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2013, São Paulo. Anais do 10º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2013.

  • LEMOS, L. V. ; SANTOS, J. F. ; ALMEIDA, S. G. O. ; LIBONATI, J. J. ; ARAUJO, J. G. . Um Estudo Sobre a Percepção dos Investidores e Potenciais Investidores do Mercado De Capitais Quanto à Consideração de Critérios Não Financeiros na Tomada de Decisão. In: 10º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2013, São Paulo. Anais do 10º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2013.

  • OLIVEIRA, M. F. J. ; LAGIOIA, U. C. T. ; LEMOS, L. V. ; DANTAS, P. B. . CONCESSÕES PÚBLICAS: A adequação dos contratos de concessão na empresa de saneamento ABC às especificidades presentes na ICPC 01, na Lei 11.445/07 e o Decreto 7.217/10. In: Congresso Nacional de Ciências Contábeis, 2013, Maceió. Anais do Congresso Nacional de Ciências Contábeis. Maceió, 2013. v. 1.

  • LEMOS, L. V. ; ARAUJO, J. G. ; LIBONATI, J. J. ; SANTOS, J. F. ; SILVA FILHO, L. L. . Mercado de Ações: Um estudo sobre o Interesse do Investidor em Critérios Não Financeiros Considerados na Tomada de Decisão. In: VII Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2013, Recife. Anais do VII Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2013. v. 7.

  • ARAUJO, J. G. N. ; SOEIRO, T. M. ; LEMOS, L. V. ; CARLOS FILHO, F. A. ; OLIVEIRA, M. F. J. . UM ESTUDO SOBRE AS EVIDENCIAÇÕES CONTÁBEIS DO GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SOB A ÓTICA DA TEORIA DA LEGITIMIDADE E DOS CUSTOS POLÍTICOS. In: VII Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2013, Recife. Anais do VII Seminário UFPE de Ciências Contábeis. Recife, 2013. v. 1. p. 48-61.

  • MACIEL, R. C. ; LEMOS, L. V. ; ALMEIDA, S. G. O. ; ARAUJO, J. G. . Nível de Adesão à Governança Corporativa e Evidenciação da Redução ao Valor Recuperável de Ativos nas Empresas Listadas na Bovespa: Um estudo no Setor de Materiais Básicos. In: Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2012, Belém. Anais dos Resumos dos Trabalhos Científicos e Técnicos, 2012.

  • NEVES, T. J. G. ; LAGIOIA, U. C. T. ; LIBONATI, J. J. ; ALMEIDA, S. G. O. ; MARINHO, R. F. ; LEMOS, L. V. . Utilidade dos Relatórios Contábeis após a Implantação das IFRS: Um Estudo Sobre a Visão dos Investidores. In: XXXVI Encontro da ANPAD, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XXXVI Encontro da ANPAD, 2012.

  • ARAUJO, J. G. ; LAGIOIA, U. C. T. ; MARINHO, R. F. ; ALMEIDA, S. G. O. ; LEMOS, L. V. . Um estudo sobre o nível de reconhecimento, mensuração e evidenciação do arrendamento mercantil financeiro pelas empresas do setor de construção e transporte listadas na Bovespa. In: VI Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2012, Recife. Anais do VI Seminário UFPE de Ciências Contábeis. Recife, 2012.

  • SILVA, T. V. ; LEMOS, L. V. ; ALMEIDA, S. G. O. ; SILVA, S. M. . Investimentos Socioambientais Responsáveis: Um Estudo da Percepção dos Discentes de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de Pernambuco. In: 8º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2011, São Paulo. Anais do 8º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2011.

  • PEQUENO, M. B. L. ; FERREIRA, J. O. L. ; SILVA, S. M. ; LEMOS, L. V. . Controladoria Pública: Um estudo comparativo entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. In: V Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2011, Recife. Anais do V Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2011.

  • LAGIOIA, U. C. T. ; NOVAIS, F. A. M. ; LEMOS, L. V. ; ARAUJO, J. G. . O Impacto da Tributação e dos Custos Operacionais no Mercado de Capitais: Um Estudo Sobre Seus Efeitos para os Pequenos Aplicadores em Títulos de Renda Fixa. In: V Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2011, Recife. Anais do V Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2011.

  • LAGIOIA, U. C. T. ; ALBUQUERQUE, J. K. B. ; LEMOS, L. V. ; ARAUJO, J. G. . UM ESTUDO SOBRE RECONHECIMENTO, MENSURAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO AJUSTE A VALOR PRESENTE NAS EMPRESAS DO SETOR COMERCIAL. In: V Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2011, Recife. Anais do V Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2011.

  • LEMOS, L. V. ; LOPES, J. E. G. . UMA INVESTIGAÇÃO CRÍTICO-AVALIATIVA DOS IMPACTOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA RESOLUÇÃO Nº 10/2004 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DO RECIFE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL. In: XVI CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2008, Recife. Anais XVI CONIC, 2008.

  • FERREIRA, D. M. ; LEMOS, L. V. ; PORTO, W. S. ; LAGIOIA, U. C. T. . Principais Irregularidades nas Prestações de Contas das Fundações Privadas Enviadas ao Ministério Público de Pernambuco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, J. A. ; PORTO, W. S. ; SCHUCK, O. M. ; LEMOS, L. V. ; SANTOS, G. A. . Mapeamento das Compentências dos Estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia, Campus Vilhena. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEMOS, L. V. ; SANTOS, J. F. ; ALMEIDA, S. G. O. ; LIBONATI, J. J. ; ARAUJO, J. G. . Um Estudo Sobre a Percepção dos Investidores e Potenciais Investidores do Mercado De Capitais Quanto à Consideração de Critérios Não Financeiros na Tomada de Decisão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEMOS, L. V. ; ARAUJO, J. G. ; LIBONATI, J. J. ; SANTOS, J. F. ; SILVA FILHO, L. L. . Mercado de Ações: Um Estudo Sobre o Interesse do Investidor em Critérios Não Financeiros Considerados na Tomada de Decisão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LEMOS, L. V. ; NEVES, T. J. G. ; FERREIRA, T. B. ; CUNHA, A. R. G. . METÁFORAS E ANALOGIAS: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE CONTABILIDADE SOBRE A ÓTICA DE DISCENTES E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACIEL, R. C. ; LEMOS, L. V. ; ALMEIDA, S. G. O. ; ARAUJO, J. G. . Nível de Adesão à Governança Corporativa e Evidenciação da Redução ao Valor Recuperável de Ativos nas Empresas Listadas na Bovespa: Um estudo no Setor de Materiais Básicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, T. V. ; LEMOS, L. V. ; ALMEIDA, S. G. O. ; SILVA, S. M. . Investimentos Socioambientais Responsáveis: Um estudo da Percepção dos Discentes de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de Pernambuco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEMOS, L. V. . Desafios do professor de contabilidade diante da convergência contábil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LEMOS, L. V. ; SILVA, A. M. M. ; VASCONCELOS, M. T. C. . Harmonização Contábil: Um estudo de caso acerca da preparação dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco para atuação no mercado de trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LEMOS, L. V. ; SILVA, A. M. M. ; VASCONCELOS, A. L. F. S. . Um Estudo a Respeito da percepção dos Contabilistas acerca das Atualizações Contábeis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LEMOS, L. V. ; ARRUDA, A. M. S. ; SILVA, T. V. ; MACIEL, C. V. . Uma análise do impacto na opinião dos estudantes e profissionais de Ciências Contábeis diante das modificações no Sistema Qualis/Capes de Avaliação de Congressos: Participantes do 9º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do III Seminário em Ciências Contábeis da UFPE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LEMOS, L. V. ; LOPES, J. E. G. . Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LEMOS, L. V. . Projetos de Extensão Edital PIAEXT 001/2018. 2018.

LEMOS, L. V. . Resumos expandidos. 2017.

LEMOS, L. V. . III Enexc 2017 ? Encontro de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco. 2017.

LEMOS, L. V. . Avaliação de Projetos de Iniciação Científica Edital IC/PFA/UPE 2018. 2017. (Avaliação de Projetos de Iniciação Científica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Contabilização de Concessões em Empresas de Saneamento: da teoria à prática, Descrição: Descrição: A Lei n 11.638/07 representou o marco legal para a Convergência das Normas Internacionais no Brasil. Esta Lei estabelece que as normas contábeis devem ser elaboradas em consonância aos padrões internacionais de contabilidade, e segundo o disposto nos diversos Pronunciamentos Contábeis emitidos pelo CPC. Até o exercício findo em 2013, o CPC havia emitido 46 pronunciamentos, além do Pronunciamento aplicado especificamente as Pequenas e Médias Empresas, e até maio de 2014 além da emissão dos referidos Pronunciamentos, já foram emitidas 18 Interpretações Técnicas, e 6 Orientações. Contudo, é importante salientar que algumas empresas brasileiras, além de atenderem às normas de contabilidade fruto do processo de convergência, devem também atender às normas específicas do setor em que elas estão inseridas. Neste sentido, Silva et al. (2010) relatam em seus estudos que as empresas de capital aberto classificadas em determinados setores econômicos, além de sofrerem a regulação contábil advinda da Lei 6.404/76 e das normas da CVM, também recebem outras demandas regulatórias devido a legislação específica. A pesquisa em tela almeja estudar este ponto em particular, ou seja, busca investigar empresas que pertencem a determinados setores econômicos e que devem atender a normatizações específicas. Dentre os setores citados por Silva et al (2010), tem-se especial interesse pelo setor de saneamento. As empresas pertencentes a este setor econômico precisam atender a demandas particulares tanto do ponto vista legal, como societário. Do ponto de vista legal, o serviço público de saneamento básico passou por significativas modificações. O marco regulatório deste setor deu-se com a entrada da Lei nº 11.445/2007 e, posteriormente, do Decreto nº 7.217/2010, que a regulamentou. Tanto do ponto de vista conceitual quanto da própria prestação destes serviços públicos, a atual legislação estabelece novos parâmetros para o setor, que a regulamentou. Como exemplo, cita-se o art. 27 do Decreto nº 7.217/2010, o qual determina que, dentre as atribuições de um ente regulador, está a definição das tarifas a serem cobradas pelos concessionários aos seus usuários. Segundo Guimarães, Temóteo, Malheiros, (2013), o marco regulatório inserido no país gerou um regramento nas operações dos serviços de saneamento, pois em atendimento ao referido marco, foram criadas as agências reguladoras, que objetivam garantir a eficiência dos serviços prestados pelas concessionárias por meio de mecanismos regulatórios. Brugni et al. (2012) relatam ainda que os efeitos gerados pelas mudanças das normas de contabilidade podem gerar diferenças nos reajustes das tarifas, a exemplo do reconhecimento da receita de construção, ou também devido à conversão do ativo imobilizado em ativo financeiro e/ou ativo intangível, pois o imobilizado era utilizado para fins de remuneração dos investimentos previstos no cálculo das tarifas. No Brasil atualmente existem 27 empresas prestadoras de serviços regionais (MINISTÉRIO DAS CIDADES, 2013). Destas prestadoras, 4 são sociedades anônimas de capital aberto, e as 23 restantes são de capital fechado. Todas estas empresas precisam seguir o disposto na ICPC 01, na OCPC 05, na Lei 11.445/07 e no Decreto 7.217/10. Contudo, tendo em vista a quantidade de empresas de saneamento existentes no Brasil, e as complexidades inerentes aos normativos societários e legais que precisam ser atendidos, se estabelece o seguinte problema de pesquisa a ser respondido: Como o estágio de adequação das empresas de saneamento do Brasil às Normas Internacionais de Contabilidade pode ser refletido nas tarifas cobradas por estas empresas à sociedade? Este projeto tem o apoio institucional da COMPESA, e será realizado em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento - AESBE.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Livia Vilar Lemos - Integrante / Umbelina Cravo Teixeira Lagioia - Coordenador / Juliana Gonçalves Araújo - Integrante / LUCIVALDO LOURENÇO DA SILVA FILHO - Integrante / FRANCISCO DE ASSIS CARLOS FILHO - Integrante / Marina Fidelis Jerônimo de Oliveira - Integrante / Priscila Barbosa Dantas - Integrante / Iracivaldo Bezerra - Integrante / Lucas Gripp Mellado da Costa - Integrante / Marco Túlio de Castro Vasconcelos - Integrante / João Gabriel Nascimento de Araújo - Integrante / Rodrigo Vicente dos Prazeres - Integrante / Luiza Teti Meyer - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Contabilização de Concessões em Empresas de Saneamento: da teoria à prática, Descrição: O processo de convergência contábil aos padrões internacionais evidenciou a preocupação com o fornecimento de informações financeiras de qualidade, as quais devem retratar a realidade em que as entidades estão inseridas, de forma a contribuir para a tomada de decisão. Esta preocupação é percebida na Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro emitida pelo IASB e adotada no Brasil, pelo CPC (CPC 00, 2011), quando são expostas as características qualitativas fundamentais e de melhoria da informação contábil. A Estrutura Conceitual traz julgamentos que tem por objetivo possibilitar a confecção de relatórios financeiros pela entidade de forma a prover uma informação fidedigna, contribuindo para a geração da confiança dos usuários nas informações, e, consequentemente, a promoção da estabilidade econômica (CPC 00, 2011). Sabe-se que o processo de convergência foi proposto para todos os tipos de entidades, isto é ratificado na emissão tanto do documento para direcionar o tratamento contábil aplicado às Micro e Pequenas Empresas, o CPC MPE ? Contabilidade Para Pequenas Empresas, quanto nos pronunciamentos técnicos, interpretações e orientações específicos de determinado setor, por exemplo: o CPC 17 ? Contratos de Construção; CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola e ICPC 01 (R1) - Contratos de Concessão (COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS, 2013). Sendo assim, naturalmente as empresas de saneamento básico, também se enquadram neste contexto. No entanto, o processo de convergência, no país, não se restringe a simples tradução e publicação de novos pronunciamentos técnicos, orientações e interpretações. Trata-se de um processo complexo, o qual integra diversos setores da sociedade para que seja executado, o exemplo disto é na própria composição do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que congrega instituições dos setores: acadêmico (FIPECAFI), do mercado de capitais (Abrasca, Apimec e BM&FBOVESPA), do órgão de classe profissional (CFC), e de auditoria contábil (IBRACON) (COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS, 2013). A tradução dos normativos sem o entendimento dos mesmos pela classe profissional e sem a efetiva adoção pelas empresas, não materializam a convergência contábil aos padrões internacionais. Portanto, a relevância desta pesquisa está instaurada no entendimento que a mesma irá propiciar na verificação de qual estágio se encontram as empresas de saneamento do país em relação ao determinado pela legislação do setor e pela ICPC 01 que determina o tratamento contábil neste setor. Ter o entendimento destas questões, é relevante não só para a própria classe contábil brasileira, como também para a sociedade, pois, as informações contábeis quando geradas com qualidade, contribuem para a tomada de decisão, auxiliando, portanto, na gestão destas empresas. Como produto a ser obtido através desta pesquisa, pretende-se ao final, de acordo com os dados coletados, construir um Manual das Melhores Práticas de Contabilização das Concessões nas Empresas de Saneamento, o qual tem a firme intenção de ser adotado por todas as empresas integrantes da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento? AESB. Portanto, esta pesquisa possui relevância pelo seu caráter eminentemente social, tanto no que tange à Ciência Contábil, ao contribuir para o progresso na qualidade das informações confeccionadas pelas empresas, quanto na potencial melhoria dos serviços prestados por estas quando as mesmas dispuserem de informações contábeis de melhor qualidade para tomarem decisões. Outro aspecto social atendido na execução deste trabalho, o qual evidencia-se como mais uma justificativa para a elaboração do mesmo, é a participação de estudantes e professores de graduação e da pós-graduação em Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Esta integração entre profissionais da área contábil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: Livia Vilar Lemos - Integrante / Marco Tullio de Castro Vasconcelos - Integrante / Umbelina Cravo Teixeira Lagioia - Coordenador / Juliana Gonçalves Araújo - Integrante / LUCIVALDO LOURENÇO DA SILVA FILHO - Integrante / FRANCISCO DE ASSIS CARLOS FILHO - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Uma investigação Crítico-Avaliativa dos Impactos das Diretrizes Curriculares da Resolução Nº 10/2004 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior em Cursos de Graduação em Ciências Contábeis na cidade do Recife: Uma análise da perspectiva, Descrição: O projeto teve como objetivo precípuo avaliar se as instituições de Ensino Superior da cidade do Recife estão atendendo às diretrizes estabelecidas na Resolução nº 10/2004 - CNE / CES no concernente às competências e habilidades a serem adquiridas pelos discentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Livia Vilar Lemos - Integrante / Jorge Expedito de Gusmão Lopes - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Artigo premiado em 1º lugar II Conacic, 2º Congresso Nacional de Ciências Contábeis ? CONACIC.

2013

Artigo premiado em 1º colocado no VII Seminário UFPE de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Pernambuco.

2012

Artigo premiado em 2º Lugar do VI Seminário UFPE de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Pernambuco.

2011

1º Lugar na Seleção do Mestrado em Contabilidade 2011 - UFPE, UFPE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte - Nazaré da Mata. , R. Amaro Maltês de Farias, 201, Centro, 55800000 - Nazaré da Mata, PE - Brasil, Telefone: (81) 36334600

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade de Pernambuco

    Vínculo: Docente / Lato Sensu, Enquadramento Funcional: Professor Assistente

    Outras informações:
    Professora dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco/UPE, conforme a seguir: MBA em Gestão de Custos e Controladoria: Análise das Demonstrações Contábeis (30 H) e Gestão Estratégia de Custos (30 H); Pós-Graduação em Administração Financeira: Princípios de Contabilidade e Economia das Empresas (30 H) e Contabilidade Financeira e Gerencial (30 H); Pós-Graduação em Gestão de Negócios: Gestão Contábil (30 H).

  • 2015 - Atual

    Universidade de Pernambuco

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Docente do curso Curso Tecnológico Superior em Logística, leciona (ou) as seguintes disciplinas: Semestre 2015.2: Custos e Auditoria Logísticos - Carga Horária: 60 horas; Comércio Exterior - Carga Horária: 60 horas; Marketing Aplicado a Logística - Carga Horária: 60 horas Semestre 2016.1: Contabilidade Empresarial - Carga Horária: 60 horas; Análise de Projetos e Investimentos - Carga Horária: 60 horas; Gestão de Pessoas - Carga Horária: 60 horas Semestre 2016.2 (Em Andamento): Custos e Auditoria Logísticos - Carga Horária: 60 horas; Planejamento de Frotas - Carga Horária: 60 horas; Marketing Aplicado a Logística - Carga Horária: 60 horas

    Atividades

    • 01/2018

      Direção e administração, Campus Mata Norte - Nazaré da Mata, .,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Logística.

    • 01/2017 - 12/2017

      Direção e administração, Campus Mata Norte - Nazaré da Mata, .,Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante.

  • 2014 - 2015

    Companhia Pernambucana de Saneamento

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contadora, Carga horária: 44

  • 2013 - 2016

    Faculdade dos Guararapes

    Vínculo: Professora Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da Pós Graduação

    Outras informações:
    Professora da Pós Graduação em Gestão Empresarial das disciplinas de Finanças Corporativas e Contabilidade para Empresários

  • 2010 - 2011

    BOMPREÇO SUPERMERCADOS DO NORDESTE LTDA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Controles de Processos Júnior, Carga horária: 44

  • 2008 - 2010

    BOMPREÇO SUPERMERCADOS DO NORDESTE LTDA

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária da Gerência de Contabilidade, Carga horária: 30

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Outro (Especifique), Enquadramento Funcional: Estudante - Bolsista PIBIC, Carga horária: 20

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante - Monitoria, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Exerceu atividade de monitoria no 2º semestre de 2006 na disciplina de Iniciação às Ciências Contábeis do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco; Exerceu atividade de monitoria no 1º semestre de 2007 na disciplina de Metodologia Científica Aplicada a Contabilidade do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco;

  • 2013 - 2013

    Faculdade Boa Viagem

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Disciplina Lecionada: Contabilidade Intermediária 1

  • 2013 - 2014

    Faculdade do Vale do Ipojuca

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Disciplina: Tópicos Contemporâneos de Contabilidade e Auditoria Contábil

  • 2013 - 2013

    Faculdade Europeia de Administração e Marketing

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Curso: Administração Disciplinas: Contabilidade Geral e de Custos Contabilidade Gerencial

  • 2013 - 2013

    Faculdade Santa Catarina

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina: Contabilidade das Instituições Financeiras Curso: Ciências Contábeis

  • 2015 - Atual

    Faculdade Anchieta do Recife

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Leciono a Disciplina de Contabilidade Introdutória no curso de graduação de Ciências Contábeis

  • 2013 - 2014

    Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Disciplina Lecionada: Contabilidade Gerencial e de Custos

  • 2013 - 2013

    Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Aulas ministradas na Pós-Graduação de Marketing e Vendas Disciplina: Gestão de Custos e Estratégia de Preços