Rhea Silvia de Avila Soares
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Saúde Pública pela FACINTER (2005), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2013-2014) e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2015-2019) na linha de pesquisa Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde. Atua como docente do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Gestão em Enfermagem e Saúde, integrante do Grupo de Estudos em Lesões de Pele-GELP/HUSM, atuando nos seguintes temas: enfermagem médico-cirúrgica, gestão em Enfermagem, lesões de pele e lesões por Pressão, microclima da pele.
Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Enfermagem
2015 - 2019
Universidade Federal de Santa Maria
Título: EFICÁCIA DA ESPUMA MULTICAMADAS DE POLIURETANO COM SILICONE COMPARADA AO FILME TRANSPARENTE DE POLIURETANO NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO AUTOCONTROLADO (PRESSURE INJURY PREVENTION TRIAL ? PIPT)
, Ano de obtenção: 2019. Suzinara Beatriz Soares de Lima. Coorientador: Paulo Jorge Pereira Alves. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Mestrado em Enfermagem
2013 - 2015
Universidade Federal de Santa Maria
Título: SIGNIFICANDO O PROTOCOLO DE ÚLCERA POR PRESSÃO COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PARA O CUIDADO GERENCIAL DO ENFERMEIRO
, Ano de Obtenção: 2015.Suzinara Beatriz Soares de Lima.Coorientador: Terezinha Heck Weiller. Palavras-chave: Enfermagem; Gestão; Protocolo de ùlcera por Pressão.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Saúde Pública
2004 - 2004
Centro Universitário Internacional
Título: Prevenção do câncer de colo de útero: uma análise da cobertura do exame citopatológico
Orientador: Lurdes Emília Ruviaro Novakovski
Aperfeiçoamento em Programa de Integração, Formação e Desenvolvimento
2009 - 2010
Universidade Federal de Santa Maria
Título: X. Ano de finalização: 2010
Aperfeiçoamento em Atualização Enfermagem Materno Infantil - HUSM
2008 - 2008
Universidade Federal de Santa Maria
Título: x. Ano de finalização: 2008
Formação complementar
2012 - 2012
Inserção e Manutenção do PICC e Punção Guiada por. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Feridas e Curativos-Técnicas e Tratamentos. (Carga horária: 80h). , Enfermagem Virtual e Portal Educação (ABED), EV, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação em Atualização de Feridas para GELP. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação em Desbridamento de Feridas. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Atualização em Urgência, Emergência e Trauma. (Carga horária: 120h). , Cooperativa Gaúcha de Enfermagem, CGENF, Brasil.
2008 - 2008
Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Quimioterapia: atualizando saber e fazer do enferm. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Enfermagem e o PSF. (Carga horária: 40h). , Enfermagem Virtual e Portal Educação (ABED), EV, Brasil.
2005 - 2005
SISÁGUA. (Carga horária: 8h). , SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE, SMS, Brasil.
2005 - 2005
English level EFA1. (Carga horária: 40h). , Alternative Language Learning, ALL, Brasil.
2005 - 2005
Cuidando das Lesões da Pele. (Carga horária: 4h). , Cruz Vermelha Brasileira Santa Maria, CVBSM, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Programa Saúde da Família - M 1 - Fase 1. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública, ESP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Operacional da Estratégia AIDPI. (Carga horária: 48h). , Secretaria Estadual de Saúde, SES, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação para coleta de cito patológico. (Carga horária: 30h). , Prefeitura Municipal de Santa Maria, PMSM, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação para vacinação. (Carga horária: 40h). , Prefeitua Municipal de Júlio de Castilhos, PMJC, Brasil.
2004 - 2004
DST/HIV/AIDS para profissionais de saúde. (Carga horária: 8h). , Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro do Estado, CIS RCE, Brasil.
2003 - 2003
Oficina sobre Exame Nacional de Cursos. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2002 - 2002
Cuidados de Enfermagem à Pessoa Ostomizada. (Carga horária: 10h). , Associação Brasileira de Enfermagem SM, ABEN SM, Brasil.
2002 - 2002
Ações Enfermeiro Progr. Oficiais Atenção à Saúde. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, COREN/RS, Brasil.
2000 - 2000
Usando o Lúdico em Enfermagem. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Enfermagem SM, ABEN SM, Brasil.
1997 - 1997
Windows 95. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.
1997 - 1997
Introdução à Informática. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.
Organização de eventos
SOARES, R. S. A. . II Seminário de Saúde do Trabalhador: desafios do trabalho e da gerência dos serviços de saúde. 2016. (Outro).
SOARES, R. S. A. . Noções gerais sobre o uso do software NVivo nas pesquisas qualitativas em Saúde. 2016. (Outro).
SOARES, R. S. A. . Semana de recepção dos calouros do curso de enfermagem da UFSM. 2015. (Exposição).
SOARES, R. S. A. . Descubra UFSM. 2015. (Exposição).
SOARES, R. S. A. . Descubra UFSM. 2014. (Exposição).
SOARES, R. S. A. . II Seminário Internacional: Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde. 2013. (Outro).
SOARES, R. S. A. . Atualizações em estomas do Grupo de Estudos de Lesões de Pele - HUSM. 2011. (Outro).
SOARES, R. S. A. . III Seminário de Lesões de Pele do Grupo de Estudos de Lesões de Pele-HUSM. 2010. (Outro).
SOARES, R. S. A. . Capacitação em desbridamento de feridas. 2009. (Outro).
Participação em eventos
II Simpósio internacional de Prevenção de Lesão por Pressão. 2019. (Simpósio).
Desenvolvimento participativo de tecnologias: um caminho para pesquisa em enfermagem. 2016. (Encontro).
II Seminário de abordagem quantitativa em Saúde. 2016. (Seminário).
II Seminário de Abordagem quantitativa em Saúde. 2016. (Seminário).
I Seminário Interdisciplinar sobre segurança do paciente. 2016. (Simpósio).
Noções gerais sobre o uso do software NVivo nas pesquisas qualitativas em Saúde. 2016. (Outra).
3º Simpósio Internacional de Acesso Vascular Online. 2015. (Seminário).
3ª Jornada Internacional de Enfermagem Unifra: (Re) Pensando o processo de cuidado de Enfermagem.Protocolo de Prevenção e Tratamento de Úlcera por Pressão. 2013. (Outra).
65º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Educando o cliente e seu familiar cuidador para saúde. 2013. (Congresso).
IV Semana Cientifica do HUSM.Gerencia do cuidado na assistência de enfermagem para prevenção de Úlcera por Pressão. 2013. (Outra).
IV Simpósio Gestão em Serviços de Enfermagem.Protocolos de Prevenção e Tratamento de Úlceras por Pressão: uma revisão integrativa. 2013. (Simpósio).
V Semana Acadêmica dos Cursos de Administração, Enfermagem e Psiclogia da FaculdadeIntegrada de Santa aMari Psi.Curativos e coberturas em lesões de pele. 2013. (Outra).
I Encontro da rede Brasileira de Enfermagem e Segurançla do Paciete.Estratégias para a Prevenção de Úlceras por Pressão (UPP). 2012. (Encontro).
III Semana Científica do HUSM.Prevenção de úlceras por pressão:promovendo o conhecimento dos enfermeiros. 2012. (Outra).
II Jornada Internacional de Enfermagem-Visibilidade profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas.Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente com Síndrome de Fournier. 2012. (Outra).
Atualização em Estomas do grupo de estudos em Lesões de Pele. 2011. (Encontro).
I Congresso Internacional em Saúde da Unijuí- Saúde e Envelhecimento. Cuidados de Enfermagem a Paciente com Carcinoma Basocelular após Retalho Miocutâneo de Musculo Peitoral. 2011. (Congresso).
VII Semana Enfermagem da UFSM,IVFórum das escolas de Enfermagem do RS no interior do estado, I colóquio Nacional de enfermagem e redes de Cuidados e Formação, I encontro das Instituições de Ensino e saúde da Santa Maria e Região.Treinamento e Atualização sobre Lesões de Pele para Equipe Multiprofissional do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). 2011. (Outra).
XI Jornada Internacional de Enfermagem:Formação Profissional do Enfermeiro.Percepção dos Pacientes de uma Clínica Cirúrgica quanto às orientações Pré-Operatórias. 2011. (Outra).
Capacitação em Desbridamento de feridas. 2010. (Outra).
VI Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.Práticas Educativas desenvolvidas por Enfermeiros ao Cliente Cirúrgico. 2010. (Outra).
X Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular: Vida e Educação: Buscando Alternativas solidárias e Emancipatórias. Atividades de Educação em Saúde realizada por enfermeiros de um Hospital Universitário à clientes cirúrgicos. 2010. (Congresso).
1° Encontro de Atualização de Enfermagem - Curativos e Tratamento de Feridas e Exames Laboratotiais.Palestra: Curativos e Tratamento de Feridas. 2009. (Encontro).
Fórum Mundial de Educação.Educação em Saúde: ferramenta instigadora de cuidado integral e empoderamento. 2009. (Encontro).
I Congresso Gaúcho Multidisciplinar. Alta Hospitalar: educação em saúde orientada pelo enfermeiro. 2009. (Congresso).
I Congresso Gaucho Multidisciplinar: Cuidados paliativos e curativos - o contexto do atendimento e da internação domiciliar. 2009. (Congresso).
I Encontro de Enfermagem em Centro Cirúrgico do Vale do Rio Pardo e Taquari e IX Encontro de Enfermagem do HSC.Processo Saúde-Doença a esofagectomizados: o enfermeiro como educador. 2009. (Encontro).
I Encontro de Enfermagem em Centro Cirúrgico do Vale do Rio Pardo e Taquari e IX Encontro de Enfermagem doHSC: Suscitando excelência no cuidado ao paciente cirúrgico, através do conhecimento. 2009. (Encontro).
I Fórum Regional BMD/ConvaTec: Compartilhando experiência - qualificando a assistência. 2009. (Encontro).
II Simpósio de Enfermagem em Cardiologia. 2009. (Simpósio).
Seminário Internacional "Bioética e Saúde Pública: Desafios e Perspectivas".Dilemas Éticos no Processo de Tomada de Decisões em Enfermagem. 2009. (Encontro).
Seminário Internacional Bioética e Saúde Pública - Desafios e Perspectivas. 2009. (Seminário).
VII Fórum Nacional de Enfermagem: Ética e globalização do cuidado. 2009. (Encontro).
XIII Congresso Sulbrasileiro de Medicina Intensiva. Grupo de Estudos em Lesões de Pele: a enfermagem como referência. 2009. (Congresso).
8º Congresso de Stress da ISMA-BR, 10º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. Stress e Câncer de mama: o papel do familiar cuidador. 2008. (Congresso).
I Seminário de Socialização das Práticas de Enfermagem na Educação em Saúde - HUSM.Palestra: Educação e Promoção da Saúde da Mulher na Unidade de Internação Toco-Ginecológica. 2008. (Seminário).
VIII Jornada de Enfermagem: Educação, Saúde e Cidadania. 2008. (Outra).
V Semana de Enfermagem da UFSM.Educação em saúde com gestantes e puérperas: dificuldades e desafios. 2008. (Encontro).
V Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. 2008. (Encontro).
I Simpósio de Integração da Estratégia de Saúde da Família. 2006. (Simpósio).
2º Seminário de Saúde, 1º Seminário Internacional da Cruz Vermelha Brasileira Filial Santa Maria - A saúde social e a vulnerabilidade humana. 2005. (Seminário).
I Seminário de Saúde. 2005. (Seminário).
V Encontro de Enfermeiros, Responsáveis Técnicos e Gestores. 2005. (Encontro).
1ª Oficina de Capacitação para Acadêmicos da Área da Saúde e Educação, para Ações de Prevenção e Assistência em DST/AIDS. 2003. (Oficina).
I Simpósio de Oncologia, Quimioterapia e Radioterapia: um enfoque multiprofissional. 2003. (Simpósio).
IX Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem.Programa de Saúde da Família: a enfermagem promovendo ações educativas com adolescentes nas escolas. 2003. (Encontro).
VIII Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem.Interagindo com a comunidade escolar na prevenção do câncer de pele. 2003. (Encontro).
VIII Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM. 2003. (Encontro).
3º Seminário Interno de Enfermagem do HBM/SM. 2002. (Seminário).
COREN/RS.Aplicabilidade das ações do enfermeiro nos programas oficiais de atenção à saúde. 2002. (Encontro).
I Seminário Regional Multidisciplinar de Esclerose Múltipla. 2002. (Seminário).
VII Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM. 2002. (Encontro).
VII Jornada De Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM.Entrega do leite: um chamativo para participação da comunidade no Programa de Assistência Integral à Saúde da Crianla (PAISC). 2002. (Encontro).
XI Encontro dos ex-alunos do Prof. Ronald Bossemeyer, V Simpósio do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Sociedade de Medicina de Santa Maria. 2002. (Simpósio).
II Seminário de Cuidados com Feridas. 2001. (Seminário).
VI Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM, II Mostra do Curso de Especialização em Projetos Assistenciais/ESPENSUL/UFSM.A ética de enfermagem frente ao aborto induzido. 2001. (Encontro).
V Jornada de Produção Acadêmica de Enfermagem, I Mostra do Curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem.Educação para a saúde na escola de 1º grau como meio de uma nova compreensão sobre lixo: seu reaproveitamento, redução e reciclagem. 2001. (Encontro).
I Encontro Estadual de Enfermagem. 2000. (Encontro).
Participação em bancas
LIMA, S. B. S.; LOPES, C. M. M.;SOARES, R. S. A.; PADOIN, S. M. M.; SANTOS, W. M.. A EFETIVIDADE DA OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA NA CICATRIZAÇÃO DE LESÕES VASCULARES CRÔNICAS DE MEMBROS INFERIORES EM ADULTOS: REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE EM REDE. 2021. Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria.
LIMA, S. B. S.; LOPES, C. M. M.; BORGES, E. L.; COSTA, V. Z.;SOARES, R. S. A.. PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO DECORRENTES DO POSICIONAMENTO CIRÚRGICO EM CALCÂNEOS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO AUTOCONTROLADO. 2020. Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria.
LIMA, S. B. S.; ALVES, P. J. P.; ALMEIDA, C. A. P. L.;SOARES, R. S. A.; EBERHARDT, T. D.; COSTA, V. Z.; MAGNAGO, T. S. B. S.; GARCIA, V. R. R. L.. FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE LESÕES PORPRESSÃO EM TERAPIA INTENSIVA EM INDIVÍDUOS COM COVID-19. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós graduação em enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria.
MAGNAGO, T. S. B. S.; MOREIRA, C. H. C.; SILVA, M. F.; REIS, P. E. D.;SOARES, R. S. A.; PELLENZ, N. L. K.; ANDOLHE, R.. EFICÁCIA DO CREME COM ÓLEO DE SEMENTE DE UVA PARA A PREVENÇÃO DARADIODERMATITE: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós graduação em enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria.
SAUL, A. R.;SOARES, R. S. A.; CUNHA, Q. B.. Cuidados de enfermagem na prevenção de lesões de pele no transoperatório. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integrada de Santa Maria.
LIMA, S. B. S.SOARES, R. S. A.; EBERHARDT, T. D.; BENETTI, E. R. R.; FONSECA, G. G. P.. Temperatura da pele em pacientes idosos sem risco de desenvolver lesões por pressão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria.
TERRA, M. G.; NIETSHE, E. A.; PASA, T. S.;SOARES, R. S. A.; SALBEGO, C.. Percepção de pacientes cirúrgicos das ações educativas desenvolvidas no período perioperatório pela equipe multiprofissional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria.
LIMA, S. B. S.SOARES, R. S. A.; GARCIA, V. R.; SAUL, A. R.; KESSLER, M.. Fatores que influenciam a decisão da gestante na escolha da via de parto: revisão integrativa de literaratura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria.
WEILLER, T. H.;SOARES, R. S. A.; CAMPONOGARA, S.; LOIOLA, C. N.. Humanização da Assistência de Enfermagem em unidade de Terapia Intensiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria.
SAUL, A. R.;SOARES, R. S. A.; FERREIRA, M. E. V.. Educação em Saúde para Pacientes Colostomizados: Um Estudo bibliografico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integrada Santa Clara.
LOPES, D.; NOAL, H. C.;SOARES, R. S. A.. Gravidez na Adolescência: uma pesquisa bibliográfica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integrada Santa Clara.
Orientou
Protocolo de Prevenção de Úlcera por Pressão em Idosos Institucionalizados; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integrada Santa Clara; (Orientador);
Úlceras por Pressão em Pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva Adulto; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integrada Santa Clara; (Orientador);
Temperatura da Pele em pacientes idosos sem risco de desenvolver lesões por pressão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Fatores que influenciam a decisão da gestante na escolha da via do parto: revisão integrativa da literatura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Humanização da Assistência de Enfermagem em unidade de Terapia Intensiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Úlcera por Pressão em Idosos Institucionalizados; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integrada Santa Clara; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Úlceras por Pressão na Unidade de Terapia Intensiva; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integrada Santa Clara; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estágio Supervisionado II; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estágio Supervisionado I; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM MULHERES; 2022; Orientação de outra natureza; (Técnico de enfermagem do Colégio Politécnico da UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
COBERTURAS UTILIZADAS NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO RELACIONADA A DISPOSITIVO MÉDICO; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico de enfermagem do Colégio Politécnico da UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
COBERTURAS UTILIZADAS NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO RELACIONADA A DISPOSITIVO MÉDICO; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico de enfermagem do Colégio Politécnico da UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estágio Supervisionado em enfermagem II; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estágio Supervisionado em Enfermagem II; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estagio supervisionado em enfermagem II; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estagio Supervisionado II; 2013; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estagio Supervisionado II; 2013; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estágio supervisionado II; 2013; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estagio Supervisionado II; 2012; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estagio Supervisionado II; 2012; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Supervisão de Estágio Supervisionado II; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estágio supervisionado; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estágio Supervisionado II; 2010; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estágio Supervisionado; 2010; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Supervisão na disciplina Estágio Supervisionado em Enfermagem II; 2008; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Supervisão na disciplina Estágio Supervisionado de Enfermagem II; 2008; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Orientação de estágio curricular acadêmico; 2008; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Estágio Extracurricular na Unidade Toco-Ginecológica do Hospital Universitário de Santa Maria; 2008; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rhea Silvia de Avila Soares;
Produções bibliográficas
-
SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; ALVES, P. J. P. ; EBERHARDT, T. D. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; SANTOS, K. P. P. . Skin microclimate on heels: a within-person randomized clinical trial.. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 14, p. 01-20, 2024.
-
EBERHARDT, THAÍS DRESCH ; LIMA, SUZINARA BEATRIZSOARES DE ; POZZEBON, BRUNA ROSSAROLA ; SANTOS, KARLA PRISCILLAPAULINO DOS ; SILVEIRA, LIDIANA BATISTATEIXEIRA DUTRA ; SOARES, RHEA SILVIA DE ÁVILA ; ALVES, PAULO JORGEPEREIRA . Heel skin microclimate control: Secondary analysis of a self-controlled randomized clinical trial. Journal of Tissue Viability , v. 33, p. 305-311, 2024.
-
LOPES, C. M. M. ; EBERHARDT, Thaís Dresch ; LIMA, Suzinara Beatriz Soares de ; POZZEBON, B. R. ; SAWADA, O. ; AVILA SOARES, RHEA SILVIA ; ALVES, P. J. P. . Preventing Heel Pressure Injuries in Cardiac Surgeries: A Randomized Controlled Trial. Aorn Journal , v. 113, p. 579-580, 2021.
-
LOPES, C. M. M. ; EBERHARDT, THAÍS D. ; LIMA, Suzinara Beatriz Soares de ; POZZEBON, B. R. ; AVILA SOARES, RHEA SILVIA ; SANTOS, K. P. P. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; ALVES, P. J. P. . Skin Oiliness in Pressure Injuries Prevention in Surgery: A Secondary Analysis. Aorn Journal , v. 113, p. 581-583, 2021.
-
LOPES, C. M. M. ; EBERHARDT, Thaís Dresch ; LIMA, Suzinara Beatriz Soares de ; SAWADA, O. ; AVILA SOARES, RHEA SILVIA ; POZZEBON, B. R. ; SANTOS, K. P. P. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; ALVES, PAULO . Risk Assessment and Prevention of Pressure Injuries in Surgical Patients. Aorn Journal , v. 113, p. 583-583, 2021.
-
SANTOS, K. P. P. ; LIMA, Suzinara Beatriz Soares de ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; POZZEBON, B. R. ; AVILA SOARES, RHEA SILVIA ; EBERHARDT, THAÍS D. . CLINICAL PARAMETERS FOR ASSESSMENT SKIN OILINESS IN SURGICAL PATIENTS. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 95, p. 10-11, 2021.
-
SANTOS, K. P. P. ; LIMA, S. B. S. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; POZZEBON, B. R. ; SOARES, R. S. A. ; EBERHARDT, T. D. . CLINICAL PARAMETERS FOR ASSESSMENT SKIN OILINESS IN SURGICAL PATIENTS. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 93, p. 10-11, 2021.
-
MORAES, C. M. ; EBERHARDT, T. D. ; LIMA, S. B. S. ; SAWADA, N. O. ; SOARES, R. S. A. ; POZZEBON, B. R. ; SANTOS, K. P. P. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; ALVES, P. J. P. . Risk Assessment and Prevention of Pressure Injuries in Surgical Patients.. AORN JOURNAL , v. 113, p. 583, 2021.
-
MORAES, C. M. ; EBERHARDT, T. D. ; LIMA, S. B. S. ; POZZEBON, B. R. ; SOARES, R. S. A. ; SANTOS, K. P. P. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; ALVES, P. J. P. . Skin Oiliness in Pressure Injuries Prevention in Surgery: A Secondary Analysis.. AORN JOURNAL , v. 113, p. 581-583, 2021.
-
SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; EBERHARDT, T. D. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; POZZEBON, B. R. ; RODRIGUES, L. R. ; ALVES, P. J. P. . Temperatura da pele de diferentes áreas corporais de idosos sem risco para lesões por pressão. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 10, p. 1-19, 2020.
-
EBERHARDT, THAÍS DRESCH ; LIMA, SUZINARA BEATRIZ SOARES ; AVILA SOARES, RHEA SILVIA ; SILVEIRA, LIDIANA BATISTA TEIXEIRA DUTRA ; ROSSAROLA POZZEBON, BRUNA ; REIS, CASSIA RIBEIRO ; SANTOS, KARLA PRISCILLA PAULINO ; ALVES, PAULO JORGE PEREIRA . Prevention of pressure injury in the operating room: Heels operating room pressure injury trial. International Wound Journal , v. 17, p. iwj.13538, 2020.
-
SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; EBERHARDT, T. D. ; RODRIGUES, L. R. ; MARTINS, R. S. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; ALVES, P. J. P. . SKIN TEMPERATURE AS A CLINICAL PARAMETER FOR NURSING CARE: DESCRIPTIVE CORRELATIONAL STUDY. Journal of Wound Care , v. 28, p. 835-841, 2019.
-
KESSLER, M. ; LIMA, S. B. S. ; WEILLER, T. H. ; LOPES, L. F. D. ; FERRAZ, L. ; EBERHARDT, T. D. ; SOARES, R. S. A. ; TRINDADE, L. . Longitudinalidade do cuidado na atenção primária: avaliação na perspectiva dos usuários. ACTA PAUL DE ENFERM , v. 32, p. 186-193, 2019.
-
SOARES, RHEA SILVIA DE AVILA ; LIMA, Suzinara Beatriz Soares de ; EBERHARDT, THAIS DRESCH ; KESSLER, MARCIANE ; FONSECA, DIENIFER FORTES DA ; RABELO, SIMONE KROLL . Incorporação do protocolo de lesão por pressão na gerência do cuidado: Teoria Fundamentada nos Dados. ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING , v. 16, p. 389-398, 2018.
-
SOARES, R. S. A. ; EBERHARDT, T. D. ; LIMA, S. B. S. ; ALVES, P. J. P. . Gerenciamento do cuidado de enfermagem na prevenção de lesões por pressão.. Revista de Divulgação CientÃfica Sena Aires , v. 7, p. 157-159, 2018.
-
EBERHARDT, Thaís Dresch ; LIMA, S. B. S. ; SOARES, R. S. A. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; ALVES, P. J. P. . Produção Acadêmica Brasileira Sobre Lesões Por Pressão Em Pacientes Cirúrgicos. Journal of tissue Regeneration & Healing , v. 14, p. 17-22, 2018.
-
EBERHARDT, THAÍS D. ; LIMA, SUZINARA B.S. ; LOPES, LUIS F.D. ; KESSLER, MARCIANE ; FONSECA, GRAZIELE G.P. ; SOARES, RHEA S.A. . Using AutoCAD software to measure venous leg ulcers: a reproducibility assessment study. Journal of Wound Care , v. 27, p. 458-461, 2018.
-
SOARES, R. S. A. ; PENNA, M. ; PINNO, C. ; Vania Lucia Durgante ; FARAO, E. M. D. ; SAUL, A. R. ; LIMA, S. B. S. . VIVÊNCIAS DE RESIDENTES ENFERMEIROS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. Saúde (Santa Maria) , v. 43, p. 1-9, 2017.
-
SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; CAMPONOGARA, S. ; EBERHARDT, T. D. ; FONSECA, G. G. P. ; KESSLER, M. . SIGNIFICADO DO PROTOCOLO DE ÚLCERA POR PRESSÃO: QUALIFICANDO A GERÊNCIA DO CUIDADO DO ENFERMEIRO. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 8, p. 19-24, 2017.
-
ALVES, PAULO ; EBERHARDT, THAÍS DRESCH ; SOARES, RHEA SILVIA DE AVILA . Differential Diagnosis in Pressure Ulcers and Medical Devices. CESKA A SLOVENSKA NEUROLOGIE A NEUROCHIRURGIE , v. 80/113, p. 29-35, 2017.
-
SOARES, R. S. A. ; SOARES, RSA ; BIRRER, JA ; MOSTARDEIRO, SCTS ; LANA, L. D. . PREOPERATIVE GUIDELINES RECEIVED BY PATIENTS SUBMITTED TO ONCOLOGICAL SURGERY. Rev. Cient. Sena Aires. , v. 6, p. 116-125, 2017.
-
SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; EBERHARDT, T. D. ; KESSLER, M. ; FONSECA, G. G. P. ; SAUL, A. R. . PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO BRASILEIRA. Saúde (Santa Maria) , v. Suplemento, p. 63-72, 2016.
-
LEITE, J. L. ; LIMA, S. B. S. ; SOARES, R. S. A. ; EBERHARDT, T. D. . TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS: POSSIBILIDADE PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM ENFERMAGEM.. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 6, p. v-vi, 2016.
-
BUDO, M. L. D. ; Beck, C.L.C. ; SILVA, D. C. ; Prestes, F.C. ; SOARES, R. S. A. ; GARCIA, R. P. . História da Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 37, p. 1-6, 2016.
-
KESSLER, M. ; EBERHARDT, T. D. ; SOARES, R. S. A. ; SIGNOR, E. ; LIMA, S. B. S. ; WEILLER, T. H. . Beneficios de la longitudinalidad como atributo de la Atención Primaria a Salud. Evidentia (Granada) , v. 53, p. x-xx, 2016.
-
KESSLER, M. ; BERTASI, L. M. ; TRINDADE, L. L. ; ERDTMANN, B. K. ; SOARES, R. S. A. ; LIMA, Suzinara Beatriz Soares de . Morbidades da população rural e a utilização de serviços de saúde. Revista Enfermagem UFPi , v. 5, p. 24-29, 2016.
-
SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; EBERHARDT, Thaís Dresch ; KESSLER, M. ; PRESTES, F. C. ; RABELO, S. K. . Protocolos de úlcera por pressão: recomendações baseadas em evidencias. EVIDENTIA (GRANADA) , v. 13, p. x, 2016.
-
ARRUDA, L. ; LIMA, S. B. S. ; EBERHARDT, T. D. ; KESSLER, M. ; SOARES, R. S. A. ; CAMPONOGARA, S. . GESTÃO DA QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADES DE CLÍNICA CIRÚRGICA. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 5, p. 235-246, 2015.
-
EBERHARDT, T. D. ; DIAS, C. F. C. ; FONSECA, G. G. P. ; KESSLER, M. ; SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. . CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS: ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS EM TESES E DISSERTAÇÕES. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 5, p. 387-395, 2015.
-
SEGATTO, M. J. ; LIMA, S. B. S. ; KESSLER, M. ; EBERHARDT, T. D. ; SOARES, R. S. A. ; SILVEIRA, L. B. T. D. . Avaliação da assistência pré-natal em município do Sul do Brasil. Revista de Enfermagem da UFPI , v. 2, p. 4-10, 2015.
-
EBERHARDT, T. D. ; KESSLER, M. ; SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; FONSECA, G. G. P. ; RODRIGUES, L. R. . Mensuração de feridas: revisão da literatura. Ciência & Saúde (Porto Alegre) , v. 8, p. 79, 2015.
-
SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; KESSLER, M. ; EBERHARDT, T. D. ; SAUL, A. R. ; DIAS, C. F. C. . Codificando e analisando dados na perspectiva da Teoria Fundamentada nos Dados: relato de experiência. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 8916-8922, 2015.
-
ARRUDA, L. ; EBERHARDT, T. D. ; KESSLER, M. ; SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; VAGUETTI, H. H. . PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 9, p. 9656-9662, 2015.
-
KESSLER, M. ; LIMA, S. B. S. ; WEILLER, T. H. ; LOPES, L. F. D. ; EBERHARDT, T. D. ; SOARES, R. S. A. . Avaliação da longitudinalidade nos serviços de atenção primária à saúde: estudo transversal. ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING , v. suppl., p. 352-354, 2015.
-
EBERHARDT, T. D. ; LIMA, S. B. S. ; LOPES, L. F. D. ; SOARES, R. S. A. ; KESSLER, M. . Mensuração de úlceras venosas por softwares: avaliação da reprodutibilidade de testes. ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING , v. suppl., p. 359-362, 2015.
-
SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. R. ; Rosangela Marion da Silva ; TIMM, A. M. B. ; BIN, A. ; Vania Lucia Durgante . INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CUIDADO DA ÚLCERA POR PRESSÃO. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 1658-1665, 2014.
-
SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; WEILLER, T. H. . SIGNIFICADO DA UTILIZAÇÃO DE PROTOCOLO DE ÚLCERA POR PRESSÃO NO GERENCIAMENTO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM. Biblioteca Las Casas , v. 10, p. 1-54, 2014.
-
EBERHARDT, T. D. ; KESSLER, M. ; SOARES, R. S. A. ; DIAS, C. F. C. ; FONSECA, G. G. P. ; MULLER, L. A. ; SAUL, A. R. ; LIMA, S. B. S. ; WEILLER, T. H. ; RODRIGUES, L. R. ; FARIAS1, N. S. . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE SÍNDROME DE FOURNIER: REVISÃO DA LITERATURA. Revista de Saúde da Ajes (SAJES) , v. 1, p. 57-68, 2014.
-
LANA, L. D. ; SOARES, R. S. A. ; V., K. F. S. ; Arend, J. . Estilos de aprendizagem e níveis de comprometimento organizacional: uma abordagem multidisciplinar em saúde. Biblioteca Las Casas , v. 10, p. s/n, 2014.
-
SOARES, R. S. A. ; PENNA, M. ; Vania Lucia Durgante ; FARAO, E. M. D. ; ENGEL, R. H. ; SOSTER, C. C. ; PINNO, C. . A atuação do Enfermeiro em um programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Biblioteca Las Casas , v. 9, p. 01-02, 2013.
-
LAMPERT, A. N. ; SOARES, R. S. A. ; MENEZES, F. ; LIMA, S. B. S. ; ARRUDA, L. ; FINAMOR, T. . Conflitos gerenciais vivenciados pelos enfermeiros de um hospital universitario. Paraninfo Digital , v. 19, p. 202, 2013.
-
FARAO, E. M. D. ; SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. R. ; WEILLER, T. H. ; ENGEL, R. H. ; FERNANDES, M. N. . Implantação de um Instrumento de Transferência para a Atenção Primária em Saúde: A Experiência de uma Unidade de Clínica Cirúrgica. Reista Sul-Brasileira de Enfermagem , v. 09, p. 4-6, 2012.
-
AREND, J. ; SOARES, R. S. A. ; Lana, L. D. ; Rodrigo Marques da Silva . Avaliação das orientações pré-operatórias prestadas a clientes da unidade de clínica cirúrgica do Hospital Universitario de Santa Maria (UFSM). Biblioteca Las Casas , v. 8, p. 01-03, 2012.
-
AREND, J. ; Lana, L. D. ; MOSTADEIRO, S. C. T. S. ; SOARES, R. S. A. ; AREND, J. . PARTICIPAÇÃO DA ENFERMEIRA NA IMPLANTAÇÃO DE UMA CENTRAL DE VENTILADORES MECÂNICOS. Revista Baiana de Enfermagem (Online) , v. 26, p. 547-555, 2012.
-
Rodrigo Marques da Silva ; SOARES, R. S. A. ; GUIDO, L. A. . Cuidados de Enfermagem à cliente submetido à fasciotomia-Relato de experiência. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 1, p. 506-513, 2011.
-
Rodrigo Marques da Silva ; SOARES, R. S. A. ; Lana, L. D. ; AREND, J. ; MOSTADEIRO, S. C. T. S. . Percepção de Pacientes com neoplasias de esôfago e estômago sobre as orientações pré-operatórias recebidas em um Hospital Universitária. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 1, p. 431-439, 2011.
-
SOARES, R. S. A. ; FARAO, E. M. D. ; DECIMO, E. ; SILVA, D. C. . CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PACIENTE COM CARCINOMA BASOCELULAR APÓS RETALHO MIOCUTÂNEO DE MUSCULO PEITORAL. Revista On line Contexto e Saúde da UNIJUI , v. 11, p. 855-858, 2011.
-
FARAO, E. M. D. ; AREND, J. ; SOARES, R. S. A. ; GOLCALVES, B. ; FAVRETTO, C. ; SILVA, D. C. . CLÍNICA AMPLIADA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: Abrindo Caminhos Para Uma Nova Forma de Cuidar. Revista On line Contexto e Saúde da UNIJUI , v. 11, p. 813, 2011.
-
SOARES, R. S. A. ; Rodrigo Marques da Silva ; FARAO, E. M. D. ; DECIMO, E. ; SILVA, D. C. . O ENFERMEIRO CUIDANDO DE PACIENTE COM LESÃO DE PELE PÓS-TRAUMÁTICA POR ACIDENTE DE TRANSITO. Revista On line Contexto e Saúde da UNIJUI , v. 11, p. 1115-1118, 2011.
-
DIAZ, C. M. G. ; HOFFMANN, I. C. ; Regina Gema Santini Costenaro ; SOARES, R. S. A. ; Betina Rodrigues da Silva ; LAVALL, B. C. . Vivências Educativas da Equipe de Saúde em Unidade Gineco-Obstétrica. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 15, p. 364-367, 2010.
-
SILVEIRA, L. B. T. D. ; LIMA, S. B. S. ; ALVES, P. J. P. ; SANTOS, P. P. ; ROSSAROLA POZZEBON, BRUNA ; SOARES, R. S. A. ; COSTA, V. Z. ; EBERHARDT, T. D. . Tópicos em Ciências da Saúde. 1. ed. Belo Horizonte: Poisson, 2022. v. 29. 155p .
-
SOARES, R. S. A. ; MULLER, L. A. ; KESSLER, M. ; EBERHARDT, T. D. ; LIMA, S. B. S. . DOCÊNCIA ORIENTADA NO MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Graziela Escandiel de Lima; Rosane Carneiro Sarturi. (Org.). Práticas educativas e as interfaces da qualidade. 1ed.Santa Maria: UFSM, Centro de Educação, 2014, v. 3, p. 44-51.
-
LIMA, S. B. S. ; EBERHARDT, T. D. ; KESSLER, M. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; SOARES, R. S. A. . Assistêcia pré-natal em município do Sul do Brasil. In: 3º Congresso Internacional em Saúde, 2015, Ijui. Anais 3º Congresso Internacional em Saúde, 2015. p. 135.
-
SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. R. ; FARAO, E. M. D. ; LIMA, S. B. S. ; SILVA, F. S. ; FINGER, A. . SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM SÍNDROME DE FOURNIER. In: II Jornada Internacional de Enfermagem Visibilidade Profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas, 2012, 2012, Santa Maria. Anais Jornada Internacional de Enfermagem Unifra. Volume 2. Santa Maria. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano,, 2012. v. 2.
-
Lana, L. D. ; SOARES, R. S. A. ; AREND, J. . ERCEPÇÃO DOS PACIENTES DE UMA CLÍNICA CIRÚRGICA QUANTO ÀS ORIENTAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS. In: XI JORNADA INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM: FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO, 2011, SANTA MARIA. ANAIS DA XI JORNADA INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM: FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO, 2011.
-
PAES, L. G. ; SOARES, R. S. A. ; Claudia Maria Galbert Diaz . Educação em Saúde: ferramenta investigadora do cuidado integral e empoderamento. In: Fórum Mundial de Educação Santa Maria Educação: Econômia Sollidária e ètica Planetária, 2008, Santa Maria. Anais Fórum Mundial de educação, 2008.
-
SANTOS, ; LIMA, Suzinara Beatriz Soares de ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; AVILA SOARES, RHEA SILVIA ; REIS, C. R. ; EBERHARDT, Thaís Dresch . PESQUISA CLÍNICA SOBRE PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO: APLICAÇÃO PRÁTICA DA RANDOMIZAÇÃO. In: 12° SIEPE- Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021. Anais do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Salão de Pesquisa e Inovação, 2021.
-
SANTOS, K. P. P. ; LIMA, Suzinara Beatriz Soares de ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; AVILA SOARES, RHEA SILVIA ; EBERHARDT, Thaís Dresch . EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS ENTRE A TEMPERATURA DA PELE E O DESENVOLVIMENTO DE LESÃO POR PRESSÃO EM IDOSOS. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO ENVELHECIMENTO HUMANO, 2020. ANAIS V CIEEH 2020, 2020.
-
POZZEBON, B. R. ; LIMA, Suzinara Beatriz Soares de ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; AVILA SOARES, RHEA SILVIA ; EBERHARDT, Thaís Dresch . TEMPERATURA DA PELE EM PACIENTES IDOSOS: PARÂMETRO CLÍNICO PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO ENVELHECIMENTO HUMANO, 2020. ANAIS V CIEEH 2020, 2020.
-
LIMA, S. B. S. ; RABELO, S. K. ; GUERRA, S. T. ; SANTOS, T. M. ; EBERHARDT, T. D. ; SOARES, R. S. A. ; SILVEIRA, L. B. T. D. . TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO EM SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA. In: VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, 2018, Florianópolis. Anais do VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, 2018. v. 1. p. 1056-1058.
-
RABELO, S. K. ; EBERHARDT, T. D. ; SOARES, R. S. A. ; FONSECA, G. G. P. ; DIAS, C. F. C. ; LIMA, S. B. S. . PROCESSO DE TRABALHO E O GERENCIAMENTO DO CUIDADO: RELIGANDO SABERES SOBRE O PAPEL DO ENFERMEIRO.. In: III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde, X Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2017, Santa Maria. Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde, 2017.
-
EBERHARDT, T. D. ; SOARES, R. S. A. ; FONSECA, G. G. P. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; LIMA, S. B. S. ; ALVES, P. J. P. . PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE LESÕES POR PRESSÃO EM PACIENTES CIRÚRGICOS. In: III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde, X Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2017, Santa Maria. Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde, 2017.
-
FONSECA, G. G. P. ; LIMA, S. B. S. ; EBERHARDT, T. D. ; SOARES, R. S. A. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; FONSECA, D. F. . TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE METODOLOGIAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO DE CUSTO-EFETIVIDADE. In: III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde, X Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2017, Santa Maria. Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde, 2017.
-
EBERHARDT, T. D. ; SOARES, R. S. A. ; FONSECA, G. G. P. ; FONSECA, D. F. ; LIMA, S. B. S. . ÚLCERAS POR PRESSÃO EM PACIENTES CIRÚRGICOS: PRODUÇÃO ACADÊMICA.. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Santa Maria. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016. v. 8.
-
SOARES, R. S. A. ; MENEZES, F. ; MULLER, L. A. ; KESSLER, M. ; LIMA, S. B. S. ; EBERHARDT, T. D. . Docência orientada na disciplina na disciplina de administração dos serviços de saúde: um relato de ex. In: II Seminário Internacional de Bioética e Saúde Pública: desafios e perspectivas, 2014, Santa Maria. Anais II Seminário Internacional de Bioética e Saúde Pública: desafios e perspectivas. Santa Maria: UFSM, 2014. v. 2.
-
SAUL, A. R. ; FARAO, E. M. D. ; SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; FREITAS, N. Q. . Educação em Saúde: o uso do lúdico em orientações perioperatória. In: II Jornada Internacional de Enfermagem-Visibilidade profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas, 2012, Santa Maria. II Jornada Internacional de Enfermagem-Visibilidade profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2012.
-
GEWEHR, M. ; SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. R. . O homem no contexto sociocultural: uma reflexão necessária. In: II Jornada Internacional de Enfermagem-Visibilidade profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas, 2012, Santa Maria. II Jornada Internacional de Enfermagem-Visibilidade profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2012.
-
GEWEHR, M. ; SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. R. . Cuidado a Pessoas com Doença Crônica e sua Relação com o Ensino, Pesquisa e extensão. In: II Jornada Internacional de Enfermagem-Visibilidade profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas, 2012, Santa Maria. II Jornada Internacional de Enfermagem-Visibilidade profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas. Santa Maria: Centro universitário Franciscano, 2012.
-
FARAO, E. M. D. ; SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. R. ; WEILLER, T. H. ; ENGEL, R. H. ; FERNANDES, M. N. . Implantação de um Instrumento de transferência para a atenção primária em saúde: a experiência de uma unidade de clínica cirúrgica. In: II Jornada Internacional de Enfermagem-Visibilidade profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas, 2012, Santa Maria. II Jornada Internacional de Enfermagem-Visibilidade profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2012.
-
FARAO, E. M. D. ; SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. ; WEILLER, T. H. ; ENGEL, R. H. ; FERNANDES, M. N. . O empoderamento do usuário submetido a laringectomia total. In: II Jornada Internacional de Enfermagem-Visibilidade profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas, 2012, Santa Maria. II Jornada Internacional de Enfermagem-Visibilidade profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2012.
-
FARAO, E. M. D. ; GONCALVES, B. F. T. ; FRAVETTO, C. ; OLIVEIRA, L. M. T. ; SOARES, R. S. A. ; Rosangela Marion da Silva . Em Busca da Integralidade: a Experiência de uma Equipe Multiprofissional em um Hospital Universitário. In: 10º Congresso Internacional da Rede Unida, 2012, Rio de Janeiro. Anais 10º Congresso rede Unida, 2012.
-
SOARES, R. S. A. ; SILVA, D. C. ; Marcia Dal Bem Cherobini ; SAUL, A. R. . Treinamento e Atualização sobre Lesôes de Pele Para Equipe Multiprofissional do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). In: VII Semana Enfermagem da UFSM,IVFórum das escolas de Enfermagem do RS no interior do estado, I colóquio Nacional de enfermagem e redes de Cuidados e Formação, I encontro das Instituições de Ensino e saúde da Santa Maria e Região, 2011, Santa Maria. Anais da VII Semana de Enfermagem da UFSM,VII Semana Enfermagem da UFSM,IVFórum das escolas de Enfermagem do RS no interior do estado, I colóquio Nacional de enfermagem e redes de Cuidados e Formação, I encontro das Instituições de Ensino e saúde da Santa, 2011.
-
SOARES, R. S. A. ; Rodrigo Marques da Silva ; Lana, L. D. ; AREND, J. . Eficácia das Orientações pré-Operatórias na Clínica Cirúrgica de um Hospital de Ensino. In: VII Semana Enfermagem da UFSM,IVFórum das escolas de Enfermagem do RS no interior do estado, I colóquio Nacional de enfermagem e redes de Cuidados e Formação, I encontro das Instituições de Ensino e saúde da Santa Maria e Região, 2011, Santa Maria. Anais da VII Semana Enfermagem da UFSM,IVFórum das escolas de Enfermagem do RS no interior do estado, I colóquio Nacional de enfermagem e redes de Cuidados e Formação, I encontro das Instituições de Ensino e saúde da Santa Maria e Região, 2011.
-
Marcia Dal Bem Cherobini ; SOARES, R. S. A. ; PRADELLA, F. F. ; TIMM, A. M. B. ; FERREIRA, S. J. ; PADILHA, P. K. D. . EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIROS NA CONSTRUÇÃO DO PROTOCOLO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ÚLCERAPOR PRESSÃO. In: VII Semana Enfermagem da UFSM,IVFórum das escolas de Enfermagem do RS no interior do estado, I colóquio Nacional de enfermagem e redes de Cuidados e Formação, I encontro das Instituições de Ensino e saúde da Santa Maria e Região, 2011, Santa Maria. VII Semana Enfermagem da UFSM,IVFórum das escolas de Enfermagem do RS no interior do estado, I colóquio Nacional de enfermagem e redes de Cuidados e Formação, I encontro das Instituições de Ensino e saúde da Santa Maria e Região, 2011.
-
SOARES, R. S. A. ; FARAO, E. M. D. ; DECIMO, E. ; SILVA, D. C. ; Rodrigo Marques da Silva . O Enfermeiro Cuidando de Paciente com Lesão de Pele pós-Traumática por Acidente de Transito. In: I Congresso Internacional em Saúde da Unijuí- Saúde e Envelhecimento, 2011, Ijuí. Revista Contexto e Saúde, 2011.
-
FARAO, E. M. D. ; AREND, J. ; SOARES, R. S. A. ; GONCALVES, B. F. T. ; SILVA, D. C. . Clínica ampliada em um Hospital Universitário: Abrindo Caminhos para uma Nova Forma de Cuidar. In: I Congresso Internacional em Saúde da Unijuí- Saúde e Envelhecimento, 2011, Uniluí. Revista Contexto e Saúde, 2011.
-
SOARES, R. S. A. ; BIRRER, J. A. ; PENNA, M. ; Rosangela Marion da Silva ; SAUL, A. R. . Práticas Educativas Desenvolvidas por Enfermeiros ao Cliente Cirúrgico. In: VI Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2010, Santa Maria. VI Semana de Enfermagem da UFSM- A enfermagem e os novos horizontes para o exercício profissional, 2010.
-
SOARES, R. S. A. ; Marcia Dal Bem Cherobini ; Rosangela Marion da Silva ; Salete de Jesus Souza Rizzatti ; HOFFMANN, I. C. ; Vania Lucia Durgante . O Cuidar de um Paciente com Lesões de Pele a partir de um Grupo de Estudos. In: VI Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2010, Santa Maria. VI Semana de Enfermagem da UFSM-A Enfermagem e os Novos Horizontes para o Exercício Profissional, 2010.
-
Danilo Bertasso Ribeiro ; Crhis Netto de Brum ; SOARES, R. S. A. ; Rodrigo Marques da Silva . Vivências em Unidade de Clìnica Cirúrgica por Meio do Programa de Formação Complementar em Enfermagem. In: VI Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2010, Santa Maria. VI Semana de Enfermagem da UFSM-A Enfermagem e os Novos Horizontes para o Exercício Profissional, 2010.
-
Rodrigo Marques da Silva ; SOARES, R. S. A. ; Juliana Petri Tavares ; Danilo Bertasso Ribeiro . Coberturas Utilizadas em Pacientes no HUSM e sua eficácia no Tratamento de Feridas. In: VI Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2010. VI Semana de Enfermagem da UFSM, 2010.
-
Rosangela Marion da Silva ; SOARES, R. S. A. ; Beck, C.L.C. ; Juliana Petri Tavares ; Prestes, F.C. ; Andrea Prochnow . Estratégias para reduzir os problemas originados por situações de trabalho. In: VI Semana de Enfermagem da UFSM, 2010, Santa Maria. VI Semana de Enfermagem da UFSM- A enfermagem e os novos Horizontes pra o exercício profissional, 2010.
-
Rosangela Marion da Silva ; SOARES, R. S. A. ; Beck, C.L.C. ; Juliana Petri Tavares ; Andrea Prochnow . Apresentação de um instrumento para avaliação dos cuidados de enfermagem. In: Vi Semana de Enfermagem da UFSM, 2010, Santa Maria. Vi Semana de Enfermagem da UFSM-A enfermagem e os novos horizontes para o exercício profissional, 2010.
-
Almeida, P. B. ; SOARES, R. S. A. ; Rosangela Marion da Silva . Doenças vasculares periféricas: subsidiando a temática por meio de uma reflexão teorica. In: Vi Semana de Enfermagem da UFSM, 2010, Santa Maria. Vi Semana de Enfermagem da UFSM-A enfermagem e os novos horizontes para o exercício profissional, 2010.
-
Marcia Dal Bem Cherobini ; SOARES, R. S. A. ; Lilian Stekel ; Noeli terezinha Landerdahl ; Luciana Silveira Tronco ; Leticia Machado da Costa . educação em saúde para um atendimento integrado e acolhedor. In: Vi Semana de Enfermagem da UFSM, 2010, Santa Maria. Vi Semana de Enfermagem da UFSM-A enfermagem e os novos horizontes para o exercício profissional, 2010.
-
SOARES, R. S. A. ; PENNA, M. . Atividades de Educação em Saúde realizadas por Enfermeiros de um Hospital Universitário a Clientes Cirúrgicos. In: X Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Pouplar, 2010, Santa Maria. Anais do Congresso Internacional de Educação Popular e Seminário Internacional de Educação Pouplar, 2010.
-
Rodrigo Marques da Silva ; SOARES, R. S. A. . Cuidados de Enfermagem prestados a um Cliente com Fixador Externo E Fasciotomia Descompreensiva: Um Relato de Experiência. In: I Congresso de Iniciação Cientifica e Pós-graduação, 2010, Florianópolis-SC. I Congresso de Iniciação Cientifica e Pós-graduação, 2010.
-
Rodrigo Marques da Silva ; SOARES, R. S. A. . GELP: Grupo de Estudos em Lesões de Pele do Hospital Universitário de Santa Maria: Um Relato de experiência. In: I Congresso de Iniciação Cientifica e Pós-Graduação, 2010, Florianópolis-SC. I Congresso de Iniciação Cientifica e Pós-graduação, 2010.
-
SOARES, R. S. A. ; PENNA, M. . Atividades de Educação em Saúde realizada por enfermeiros de um Hospital Universitário à Clientes Cirúrgicos. In: X Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular: Vida e Educação: Buscando Alternativas solidárias e Emancipatórias, 2010, Santa Maria. ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR, 2010.
-
VICARI, T. ; SOARES, R. S. A. ; LACCHINI, A. J. B. . Plano de Prática Assistencial Desenvolvido para o Estágio Supervisionado na Unidade de Clínica Cirúrgica: Uma Estratégia de Integração Ensino-Serviço. In: Seminário Internacional "Bioética e Saúde Pública: Desafios e Perspectivas, 2009, Santa Maria. Seminário Internacional "Bioética e Saúde Pública: Desafios e Perspectivas, 2009.
-
SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. R. ; PENNA, M. . DILEMAS ÉTICOS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES EM ENFERMAGEM. In: Seminário Internacional "Bioética e Saúde Pública: Desafios e Perspectivas, 2009, Santa Maria. Seminário Internacional "Bioética e Saúde Pública: Desafios e Perspectivas, 2009.
-
SANTOS, K. P. P. ; LIMA, Suzinara Beatriz Soares de ; POZZEBON, B. R. ; AVILA SOARES, RHEA SILVIA ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; EBERHARDT, THAÍS D. ; ALVES, PAULO . TEMPERATURA DA PELE DA REGIÃO SACRAL DE PACIENTES CIRÚRGICOS. In: VIII Semana do Conhecimento UPF - A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais, 2021. Anais da VIII Semana do Conhecimento - A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais, 2021.
-
SILVEIRA, L. B. T. D. ; LIMA, Suzinara Beatriz Soares de ; SANTOS, K. P. P. ; POZZEBON, B. R. ; AVILA SOARES, RHEA SILVIA ; EBERHARDT, T. D. . LESÃO POR PRESSÃO EM UM BUNDLE DE CUIDADOS: REVISÃO DE LITERATURA. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021.
-
POZZEBON, B. R. ; LIMA, Suzinara Beatriz Soares de ; EBERHARDT, Thaís Dresch ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; AVILA SOARES, RHEA SILVIA ; SANTOS, K. P. P. ; ALVES, P. J. P. . TEMPERATURA DA PELE COMO PARÂMETRO CLÍNICO PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM. In: VIII Semana do Conhecimento UPF - A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais, 2021. Anais da VIII Semana do Conhecimento - A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais, 2021.
-
SANTOS, K. P. P. ; LIMA, Suzinara Beatriz Soares de ; EBERHARDT, T. D. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; ROSA, A. N. ; LOURENCO, A. B. ; BETAT, M. G. ; REIS, C. R. ; POZZEBON, B. R. ; SOARES, R. S. A. . OLEOSIDADE DA PELE DE CALCÂNEOS DE INDIVÍDUOS HOSPITALIZADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA COM RISCO DE DESENVOLVER LESÃO POR PRESSÃO. In: I Jornada Paulista Sobratafe Online de Tratamento Avançado de Feridas, 2020. Anais da I Jornada Paulista Sobratafe Online, 2020.
-
LOURENCO, A. B. ; MARTINS, R. S. ; BATISTA, V. ; EBERHARDT, T. D. ; SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. . INCIDÊNCIA DE LESÃO POR PRESSÃO EM UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO. In: VIII Semana Científica do HUSM, 2019, Santa Maria. Anais da VIII Semana Científica do Hospital Universitário de Santa Maria, 2019, 2019. v. 2. p. 20.
-
REIS, C. R. ; LIMA, S. B. S. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; EBERHARDT, T. D. ; SANTOS, ; POZZEBON, B. R. ; SOARES, R. S. A. . UMIDADE DA PELE EM CALCÂNEOS DE PACIENTES HOSPITALIZADOS EM UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO. In: 34ª Jornada Acadêmica Integrada, 2019, Santa Maria. Anais da 34ª Jornada Acadêmica Integrada, 2019. v. 1.
-
RAMOS, F. O. ; SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; EBERHARDT, T. D. ; BOTTON, M. W. ; TASCHETO, R. L. F. . TEMPERATURA DA PELE DOS CALCÂNEOS DE PACIENTES CRÍTICOS EM USO DE CURATIVOS PREVENTIVOS. In: 34ª Jornada Acadêmica Integrada, 2019. Anais da 34ª Jornada Acadêmica Integrada, 2019. v. 1.
-
MARTINS, R. F. ; SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; EBERHARDT, T. D. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; BOTTON, M. W. ; TASCHETO, R. L. F. . UMIDADE DA PELE DOS CALCÂNEOS DE PACIENTES CRÍTICOS EM USO DE CURATIVOS PREVENTIVOS. In: 34ª Jornada Acadêmica Integrada, 2019. Anais da 34ª Jornada Acadêmica Integrada, 2019. v. 1.
-
SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; RABELO, S. K. ; EBERHARDT, T. D. . Atenção Multiprofissional à fístula enterocutânea: relato de experiência2015. In: V Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas, 2015, Florianópolis. Anais do V Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas, 2015. v. 75. p. 451.
-
SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; SAUL, A. R. ; SILVEIRA, L. B. T. D. ; EBERHARDT, T. D. . Tecnologias na prevenção e tratamento de úlceras por pressão a partir de estudos clínicos. In: V Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas, 2015, Florianópolis. Anais do V Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas, 2015. v. 75. p. 409.
-
SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. . Saberes e práticas de residentes enfermeiros de um programa de residência multiprofissional em saúde. In: 13ª Conferencia Internacional de Investigação em Enfermagem, 2014, Lisboa - Portugal. Anais da 13ª Conferencia Internacional de Investigação em Enfermagem, 2014. p. 52.
-
SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. . Gerência do cuidado de enfermagem. In: 13ª Conferencia Internacional de Investigação em Enfermagem, 2014, Lisboa - Portugal. Anais da 13ª Conferencia Internacional de Investigação em Enfermagem, 2014. p. 78.
-
SAUL, A. R. ; SOARES, R. S. A. ; FARAO, E. M. D. ; LIMA, S. B. S. ; FREITAS, N. Q. . As competências na Gestão em enfermagem: um estudo bibliogrfico. In: II Jornada Internacional de Enfermagem-Visibilidade profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas, 2012, Santa Maria. II Jornada Internacional de Enfermagem-Visibilidade profissional do Enfermeiro: avanços e conquistas. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2012.
-
SOARES, R. S. A. ; FARAO, E. M. D. ; SAUL, A. ; PENNA, M. . Diagnósticos de enfermagem: Ferramenta Qualificadora da Assistência ao Úsuario com Câncer de Cabeça e Pescoço. In: III Semana Científica do HUSM, 2012, Santa Maria. / III Semana Científica do Hospital Universitário de Santa Maria, III Jornada Científica do Hospital Universitário de Santa Maria - 2012, I Mostra de Trabalhos do PROIC/HUSM, 2012.
-
SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. R. ; Rosangela Marion da Silva ; BIN, A. ; TIMM, A. M. B. ; KONZEN, B. L. ; MARQUES, J. P. D. ; Marcia Dal Bem Cherobini . Prevenção de Úlceras por Pressão:promovendo o conhecimento dos enfermeiros. In: III Semana Científica do HUSM, 2012, Santa Maria. / III Semana Científica do Hospital Universitário de Santa Maria, III Jornada Científica do Hospital Universitário de Santa Maria - 2012, I Mostra de Trabalhos do PROIC/HUSM. Santa Maria, 2012.
-
FARAO, E. M. D. ; SOSTER, C. C. ; PINNO, C. ; ENGEL, R. H. ; Vania Lucia Durgante ; SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. . Preceptoria de núcleo: uma estratégia de qualificação da atuação do enfermeiro residente. In: III Semana Científica do HUSM, 2012, Santa maria. / III Semana Científica do Hospital Universitário de Santa Maria, III Jornada Científica do Hospital Universitário de Santa Maria - 2012, I Mostra de Trabalhos do PROIC/HUSM. Santa Maria, 2012.
-
Lana, L. D. ; AREND, J. ; SOARES, R. S. A. ; PENNA, M. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA UTILIZADA POR ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO A CLIENTES CIRURGICOS. In: 30ª Semana Científica do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, 2010, Porto Alegre. Revista HCPA (UFRGS. Impresso). Porto Alegre: Fundação Médica do Rio Grande do Sul, 2010. v. 30. p. 1-264.
-
Lana, L. D. ; AREND, J. ; PENNA, M. ; SOARES, R. S. A. . A Comunicação Desenvolvida por Enfermeiros na Orientação ao Cliente Esofagectomizado. In: 30ª Semana Científica do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, 2010, Porto Aegre. Revista HCPA (UFRGS. Impresso). Porto Alegre: Fundação médica do Rio Grande do Sul, 2010. v. 30. p. 1-264.
-
Lana, L. D. ; AREND, J. ; SOARES, R. S. A. ; PENNA, M. . Alta Hospitalar Orientada e Planejada pelo Enfermeiro. In: 30ª Semana Científica do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, 2010, Porto Alegre. Revista HCPA (UFRGS. Impresso). Porot Alegre: Fundação médica do Rio Grande do Sul, 2010. v. 30. p. 1-264.
-
PAES, L. G. ; SCHIMITH, M. D. ; SOARES, R. S. A. ; DIAZ, C. M. G. ; DANIELI, G. L. ; SILVA, S. G. ; MATTION, F. C. . Educação em saúde com gestantes e puérperas: dificuldades e desafios. In: V Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2008, Santa Maria - RS. V Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS: UFSM, 2008.
-
SOARES, R. S. A. ; DIAZ, C. M. G. ; HOFFMANN, I. C. ; LAVALL, B. C. . Vivências de educação em saúde na unidade de internação tocoginecológica. In: V Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2008, Santa Maria - RS. V Semana de Enfermagem da UFSM. Santa Maria - RS: UFSM, 2008.
-
SOARES, R. S. A. ; NONNENMACHER, C. Q. . Stress e câncer de mama: o papel do familiar cuidador. In: 8º Congresso de Stress da ISMA-BR e 10º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 2008, Porto Alegre - RS. 8º Congresso de Stress da ISMA-BR. Porto Alegre - RS: ISMA-BR, 2008.
-
SOARES, R. S. A. . Interagindo com a comunidade escolar na prevenção do câncer de pele. In: VIII Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM, 2003, Santa Maria - RS. VIII Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM. Santa Maria - RS: UFSM, 2003.
-
SOARES, R. S. A. . A participação do acadêmico de enfermagem no PACS, como uma vivência essencial para sua formação. In: VIII Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM, 2003, Santa Maria - RS. VIII Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM. Santa Maria - RS: UFSM, 2003.
-
SOARES, R. S. A. . Programa de Saúde da Família: a enfermagem promovendo ações educativas com adolescentes nas escolas. In: IX Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem, 2003, Santa Maria - RS. IX Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem. Santa Maria - RS: UFSM, 2003.
-
FERRAO, T. S. ; LORENZON, T. ; NASCIMENTO, L. ; PAI, D. D. ; SOARES, R. S. A. . Entrega do leite: um chamativo para participação da comunidade no programa de assistência integral à saúde da criança (PAISC). In: VII Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM, 2002, Santa Maria - RS. VII Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM. Santa Maria - RS: UFSM, 2002.
-
SOARES, R. S. A. . Transcedendo a assistência hospitalar: um estudo de caso visando o ser humano em sua integralidade. In: VII Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM, 2002, Santa Maria - RS. VII Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM. Santa Maria - RS: UFSM, 2002.
-
SOARES, R. S. A. . Programa de atenção integral à saúde da criança (PAISC): oportunizando a vivência em sala de espera. In: VII Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM, 2002, Santa Maria - RS. VII Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM. Santa Maria - RS: UFSM, 2002.
-
GOMES, A. M. P. ; ILHA C.A. ; SOARES, R. S. A. . A ética de enfermagem frente ao aborto induzido. In: VI Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM, 2001, Santa Maria - RS. VI Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM. Santa Maria - RS: UFSM, 2001.
-
SOARES, R. S. A. . Educação para a saúde em escola de 1º grau por meio de uma nova compreensão sobre lixo: seu reaproveitamento, redução e reciclagem. In: V Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem e I Mostra do Curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem, 2000, Santa Maria - RS. V Jornada de Produção Acadêmica do Curso de Enfermagem. Santa Maria - RS: UFSM, 2000.
-
SOARES, R. S. A. . Cuidados com a pele na prevenção de lesões. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Cuidados com a pele do paciente: higiene e conforto e prevenção de Lesão por Pressão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Higiene Corporal: técnica de banho no leito. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Atualidades em Lesão por Pressão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Atualidades no tratamento de lesões de pele. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Apresentação da Revista de Enfermagem da UFSM - REUFSM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Prevenção de lesões por pressão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Citações e seleção de periódicos para publicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Atualizaçãoes em Úlcera por Pressão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Cuidados de Enfermagem ao paciente em utilização de drenos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. S. A. . Cuidados de enfermagem ao paciente em utilização de drenos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Tecnologias no cuidado às lesões de pele. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Atualidades em Úlceras por Pressão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Atualidades em lesões de pele. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Cuidados de enfermagem ao paciente com Úlcera por Pressão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Cuidados de enfermagem ao paciente com Úlcera por Pressão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Cuidados de enfermagem ao paciente com lesões de pele. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Cuidados de enfermagem ao paciente com lesões de pele. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Coberturas e curativos para tratamento de lesões de pele. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Coberturas e curativos para tratamento de lesões de pele. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. ; PENNA, M. ; SAUL, A. . Orientações Pré-operatórias ao Cliente com Câncer de Cabeça e Pescoço: Humanizando o Cuidado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. S. A. ; PENNA, M. ; SAUL, A. . Protocolo de Prevenção e Tratamento de Úlcera por Pressão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. R. ; PENNA, M. ; AZEREDO, L. ; MENEZES, F. ; LIMA, S. B. S. . 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. S. A. ; LIMA, S. B. S. ; MENEZES, F. . Conflitos Gerenciais vivenciados pelos enfermeiros de um Hospital Universitário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOARES, R. S. A. ; SILVA, D. C. ; Marcia Dal Bem Cherobini ; SAUL, A. R. . Treinamento e Atualização sobre Lesões de Pele para Equipe Multiprofissional Do Hospital Universitàrio de Santa Maria(HUSM). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Marcia Dal Bem Cherobini ; SOARES, R. S. A. ; TIMM, A. M. B. ; PRADELLA, F. F. ; Salete de Jesus Souza Rizzatti ; PADILHA, P. K. D. . Experiência de Enfermeiros na Construção de Protocolo de Prevenção e Tratamento de Úlcera por Pressão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. S. A. . Cuidados com Lesões de Pele. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. ; FARAO, E. M. D. ; DECIMO, E. ; SILVA, D. C. . Cuidados de Enfermagem a Paciente com Carcinoma Basocelular após Retalho Miocutâneo de Muscúlo Peitoral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. S. A. ; Rodrigo Marques da Silva ; FARAO, E. M. D. ; DECIMO, E. ; SILVA, D. C. . O Enfermeiro Cuidando de Paciente com Lesão de Pele Pós-Traumática Por Acidente de Transito. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Lana, L. D. ; SOARES, R. S. A. ; AREND, J. . Percepção dos Pacientes de uma Unidade Clínica Cirúrgica quanto às Orientações Pré-Operatórias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SAUL, A. R. ; SOARES, R. S. A. ; Rosangela Marion da Silva ; Marcia Dal Bem Cherobini . Grupo de estudos em Lesões de Pele e a construção de um Protocolo de Úlcera por Pressão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. S. A. . Primeiros Socorros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Rodrigo Marques da Silva ; SOARES, R. S. A. . GELP: Grupo de Estudos em Lesões de Pele do Hospital Universitário de Santa Maria-Um Relato de experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Rodrigo Marques da Silva ; SOARES, R. S. A. . Cuidados de Enfermagem Prestados a um Cliente com Fixador externo e Fasciotomia Descompressiva: Um Relato de Experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. . Palestra: Curativos e Tratamento de Feridas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Pôster: Alta Hospitalar: educação em saúde orientada pelo enfermeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. . Pôster: Educando em Saúde: uma nova perspectiva ao paciente cirúrgico do Hospital Universitário de Santa Maria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. ; NOAL, H. C. ; BRONDANI, C. M. ; DENARDIN, J. M. ; RIZZATI, S. S. ; DURGANTE, V. L. . Pôster: Grupo de Estudos em Lesões de Pele: a enfermagem como referência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. ; NOAL, H. C. ; BIRRER, J. A. ; PENNA, M. . Pôster: Alta hospitalar: educação em saúde orientada pelo enfermeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. ; AREND, J. ; PENNA, M. . Pôster: Processo Saúde-Doença a esofagectomizados: o enfermeiro como educador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. R. ; PENNA, M. . Dilemas Éticos no Processo de Tomada de Decisões em Enfermagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VICARI, T. ; SOARES, R. S. A. ; LACCHINI, A. J. B. . Plano de prática assistencial desenvolvido para o estágio supervisionado na Unidade de Clínica Cirúrgica: uma estratégia de integração ensino-serviço. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAES, L. G. ; MATTION, F. C. ; SILVA, S. G. ; SOARES, R. S. A. ; DIAZ, C. M. G. ; DANIELI, G. L. ; SCHIMITH, M. D. . Educação em Saúde: ferramenta instigadora de cuidado integral e empoderamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. ; PENNA, M. ; BIRRER, J. A. . Proporcionar Educação em Saúde ao Paciente Cirurgico de Forma Lúdica: Um Desafio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. S. A. ; BIRRER, J. A. ; PENNA, M. ; SAUL, A. R. . Educação para Saúde: O Enfermeiro como Educador e Cuidador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. S. A. ; AREND, J. ; SAUL, A. R. ; PENNA, M. . A Enfermagem como referencia em lesões de Pele. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. S. A. ; NONNENMACHER, C. Q. . Pôster: Stress e Câncer de mama: o papel do familiar cuidador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHIMITH, M. D. ; SOARES, R. S. A. ; DANIELI, G. L. ; SILVA, S. G. ; PAES, L. G. ; MATTION, F. C. . Educação em saúde com gestantes e puérperas: dificuldades e desafios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. ; DIAZ, C. M. G. ; HOFFMANN, I. C. ; LAVALL, B. C. . Vivências de educação em saúde na unidade de internação tocoginecológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. . Palestra: Educação e Promoção da Saúde da Mulher na Unidade de Internação Toco-Ginecológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Interagindo com a comunidade escolar na prevenção do câncer de pele. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. . A participação do acadêmico de enfermagem no PACS, como uma vivência essencial para sua formação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. . Programa de Saúde da Família: a enfermagem promovendo ações educativas com adolescentes nas escolas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERRAO, T. S. ; LORENZON, T. ; NASCIMENTO, L. ; PAI, D. D. ; SOARES, R. S. A. . Entrega do leite: um chamativo para participação da comunidade no Programa de Assistência Integral à Saúde da Crianla (PAISC). 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. . Transcendendo a assistência hospitalar: um estudo de caso visando o ser humano em sua integralidade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. . Programa de atenção integral à saúde da criança (PAISC): oportunizando a vivência em sala de espera. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. S. A. . Palestra: Aplicabilidade das ações do enfermeiro nos programas oficiais de atenção à saúde. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. S. A. . Pôster: Educação para a saúde na escola de 1º grau como meio de uma nova compreensão sobre lixo: seu reaproveitamento, redução e reciclagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GOMES, A. M. P. ; ILHA C.A. ; SOARES, R. S. A. . A ética de enfermagem frente ao aborto induzido. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SOARES, R. S. A. . Consultoria ad hoc de artigo científico para a Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (REUFSM). 2019.
SOARES, R. S. A. . Consultoria ad hoc de artigo científico para a Revista de Divulgação Cientifica Sena Aires - REVISA. 2019.
SOARES, R. S. A. . Consultoria ad hoc de artigo científico para a Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (REUFSM) em fevereiro. 2017.
SOARES, R. S. A. . Consultoria ad hoc de artigo científico para a Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (REUFSM) em maio. 2017.
SOARES, R. S. A. . Consultoria ad hoc de artigo científico para a Revista Contexto e Saúde. 2017.
SOARES, R. S. A. . Consultoria ad hoc de artigo científico para a Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (REUFSM). 2016.
SOARES, R. S. A. . Consultoria ad hoc de artigo científico para a Revista Temas de Psicologia. 2016.
SOARES, R. S. A. . Estratégias para prevenção de Úlceras por Pressão. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOARES, R. S. A. . Avaliação e Tratamento de Lesões de Pele. 2017. .
SOARES, R. S. A. . Curso de aprimoramento em feridas, curativos e bandagens. 2015. .
SOARES, R. S. A. ; SAUL, A. R. . Curativos e coberturas em lesões de pele. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOARES, R. S. A. . Avaliação e Cuidado em Lesões de Pele. 2011. .
SOARES, R. S. A. . Protocolo de Prevenção e Tratamento de Úlcera por Pressão. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOARES, R. S. A. . Curso de Enfermagem na Clínica Médica Cirúrgica-Prevenção e Tratamento de Lesôes de Pele. 2010. .
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
TEMPERATURA DA PELE EM PACIENTES SEM RISCO DE DESENVOLVER LESÕES POR PRESSÃO, Descrição: Manter a integridade da pele é um desafio para os profissionais da área da saúde, que aumentam em se tratando de cuidados ao paciente internado. Assim, é importante conhecer os fatores que influenciam o equilíbrio e a manutenção da integridade da pele, como temperatura e o microclima. Deste modo, o estudo objetiva identificar a temperatura da pele de diferentes áreas corporais de pacientes internados em unidade de clínica cirúrgica, sem risco de desenvolver lesão por pressão. A pesquisa será realizada na unidade de clínica cirúrgica do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), RS, Brasil. Trata-se de um estudo transversal descritivo, que realizar-se-á no período de abril a junho do corrente ano e serão avaliados 230 pacientes internados na unidade de clínica cirúrgica do HUSM que tiverem idade igual ou maior que 18 anos, que não apresentem risco para lesões por pressão (LP) a partir da escala de Braden. Os resultados serão analisados com auxílio do programa Epi Info?, e de testes estáticos como: Shapiro Wilk, Qui-quadrado, Exato de Fisher, o teste t de Student, U de Mann-Whitney e o coeficiente de correlação de Pearson. Assim, identificação de parâmetros da temperatura da pele no extrato córneo em diferentes áreas corporais, auxiliará a equipe multiprofissional de saúde a instituir medidas de prevenção de lesões de pele (LP) mais efetivas e melhorará a qualidade da assistência prestada, além de subsidiar novos dados para as pesquisas sobre as ulceras por pressão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rhea Silvia de Avila Soares - Coordenador / Suzinara Beatriz Soares de Lima - Integrante / lidiana Batista Teixeira Dutra Silveira - Integrante / Robson Saldanha Martins - Integrante.
-
2017 - Atual
MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE II, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Suzinara Beatriz Soares de Lima em 23/01/2020., Descrição: As práticas de gestão vêm tornando-se cada vez mais repleta de métodos efetivamente transformadores. A consideração de modelos de gestão diferentes, e das diversas práticas realizadas, contemplam à constatação de que o sucesso nas organizações não é uma meta fácil de alcançar, por depender da participação dos trabalhadores/colaboradores. Em um quadro referencial geral, compete a cada organização e seus colaboradores definir e construir seu próprio modelo de gestão eficaz. A área da saúde também participa desta construção, pois, os clientes estão cada vez mais exigentes quanto aos serviços de saúde em suas avaliações. Nessa perspectiva, aponta-se a possibilidade de se identificar potencialidades no trabalho para melhores práticas de gestão em enfermagem, sendo necessária a constante aquisição de conhecimentos neste campo para a consequente garantia da qualidade do serviço prestado. Torna-se essencial também, a construção de conhecimentos que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios propostos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ressalta-se ser de interesse dos gestores os alicerces fundamentados em experiências vividas ou referenciadas. Os gestores necessitam estar atentos à sua realidade, aumentando a visibilidade para as boas práticas, não só pelo viés da visão estratégica, bem como pela operacionalização factual. As atividades desenvolvidas na enfermagem são, quase sempre, práticas criativas e reflexivas, baseiam-se na observação e experimentação baseadas na promoção, prevenção e recuperação da saúde. Para tanto preconiza-se o desenvolvimento de novas metodologias, que devem ser compartilhadas, para a obtenção de um alto grau de consciência em uma direção transformadora. Não se pode deixar de considerar as oportunidades nos serviços de saúde para processos educativos, com vistas à desenvolver tanto a qualidade do trabalho quanto a dos serviços oferecidos à população. Tem-se como objetivo proposto avaliar e compreender as melhores práticas de gestão em enfermagem e saúde. Portanto, propõe-se o presente projeto guarda-chuva, que deverá ser desdobrado em subprojetos, tendo sempre a busca de melhores práticas de gestão em enfermagem e saúde. Nesse contexto, o eixo, a grande motivação é o trabalhador, seu trabalho e sua contribuição para atenção à saúde da população e a gestão dos serviços como instrumento essencial de seu desenvolvimento e na qualidade da assistência. O profissional de enfermagem retrata um contingente significativo na equipe de saúde, cabendo-lhe o planejamento da assistência, que pode ser facilitada ao exercer a liderança da equipe de saúde com criatividade e cientificidade. Assim, buscam-se novos valores, doutrinas, métodos ou instrumentos de gestão e sua difusão e implantação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Rhea Silvia de Avila Soares - Integrante / Alexsandra Saul - Integrante / Suzinara Beatriz Soares de Lima - Coordenador / Thaís Dresch Eberhardt - Integrante / Lidiana Batista Teixeira Dutra Silveira - Integrante / ADRIANA BRUM LOURENCO - Integrante / AMANDA NUNES DA ROSA - Integrante / BRUNA ROSSAROLA POZZEBON - Integrante / CASSIA RIBEIRO REIS - Integrante / DIENIFER FORTES DA FONSECA - Integrante / KARLA PRISCILLA PAULINO DOS SANTOS - Integrante / MAIARA WEBER BOTTON - Integrante / MARCELLA GABRIELLE BETAT - Integrante / DANIELA RODRIGUES HOFFMANN - Integrante.
-
2017 - Atual
EFETIVIDADE DA ESPUMA MULTICAMADAS COM SILICONE COMPARADA AO FILME TRANSPARENTE DE POLIURETANO NA PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO EM CALCÂNEOS DECORRENTES DO POSICIONAMENTO CIRÚRGICO: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO (HEELS OPERATING ROOM PRESSURE INJURY TRIAL, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Suzinara Beatriz Soares de Lima em 26/04/2019., Descrição: O projeto aborda a temática prevenção de lesões por pressão e tem como objeto de estudo a avaliação efetividade da espuma multicamadas com silicone comparada ao filme transparente de poliuretano na prevenção de lesões por pressão em calcâneos decorrentes do posicionamento cirúrgico. A lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. Durante o período intraoperatório, os pacientes estão imobilizados, posicionados sobre uma superfície relativamente dura, incapazes de sentir a dor causada pela pressão e as forças de cisalhamento e incapazes de mudar de posição para aliviar a pressão, tornando-se mais vulneráveis ao desenvolvimento de uma lesão por pressão. O estudo da prevenção de lesão por pressão em pacientes cirúrgicos, além dos estudos experimentais e de intervenção, são uma lacuna no conhecimento produzido em programas de pós-graduação no Brasil. A partir disso, tem-se como objetivo avaliar a efetividade da espuma multicamadas com silicone (intervenção) comparada ao filme transparente de poliuretano (controle) na prevenção de lesões por pressão em calcâneos decorrentes do posicionamento cirúrgico de indivíduos hospitalizados submetidos a cirurgia digestiva ou cardíaca. Trata-se de um ensaio clínico randomizado aberto paralelo autocontrolado de superioridade, com taxa de alocação 1/1, a ser realizado no Centro Cirúrgico do Hospital Universitário de Santa Maria. A população do estudo serão os pacientes submetidos a procedimento cirúrgico eletivo da cirurgia digestiva ou cardíaca. Os pacientes que atenderem aos critérios de seleção constituirão, simultaneamente, um único grupo a receber a intervenção e o controle, mediante análise pareada dos sítios cutâneos (calcâneo direito e calcâneo esquerdo). A coleta de dados tem início previsto para outubro de 2017, com entrada sucessiva dos pacientes que atenderem aos critérios de seleção. Realizou-se cálculo amostral no G Power 3.1, chegando-se à amostra final de 57 pacientes (113 sítios cutâneos) de cada uma das especialidades. A randomização será realizada sempre para o calcâneo direito. Para a coleta de dados, a pesquisadora ou os auxiliares de pesquisa irão realizar visita inicial ao paciente no pré-operatório ainda na unidade de internação; no pré-operatório no centro cirúrgico; acompanhamento durante o intraoperatório; 24, 48 e 72 horas de pós-operatório. O participante da pesquisa será descontinuado no caso de óbito, alta ou transferência hospitalar. O desfecho primário será representado por meio da incidência e razão de riscos de desenvolvimento de lesão por pressão; e são desfechos secundários: temperatura e umidade da pele dos calcâneos. Os dados serão coletados com auxílio de dispositivo móvel (Tablet) e programa Epi Info versão 7.2. Será realizada análise estatística descritiva, bivariada e multivariada, com auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences. Serão respeitadas as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos dispostas na Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466 de 2012.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rhea Silvia de Avila Soares - Integrante / Suzinara Beatriz Soares de Lima - Coordenador / Thaís Dresch Eberhardt - Integrante / Lidiana Batista Teixeira Dutra Silveira - Integrante / Paulo Jorge Pereira Alves - Integrante / Robson Saldanha Martins - Integrante / ADRIANA BRUM LOURENCO - Integrante / ALEXSANDRA MICHELINE REAL SAUL RORATO - Integrante / AMANDA NUNES DA ROSA - Integrante / ANAHLÚ PESERICO - Integrante / BRUNA ROSSAROLA POZZEBON - Integrante / CASSIA RIBEIRO REIS - Integrante / DIENIFER FORTES DA FONSECA - Integrante / EDUARDA APARECIDA PEDROSO CAMPODONIO - Integrante / KARLA PRISCILLA PAULINO DOS SANTOS - Integrante / MAIARA WEBER BOTTON - Integrante / MARCELLA GABRIELLE BETAT - Integrante.
-
2017 - Atual
ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO SOBRE A EFETIVIDADE DA ESPUMA MULTICAMADA DE POLIURETANTO COM SILICONE COMPARADA AO FILME TRANSPARENTE DE POLIURETANO NA PREVENÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Suzinara Beatriz Soares de Lima em 03/07/2019., Descrição: As úlceras por pressão constituem um problema de saúde pública, que atinge os pacientes de todos os níveis assistenciais, resultando em índices de incidência e prevalência elevados. Assim, é relevante avaliar novas tecnologias na prevenção das úlceras por pressão para fundamentar uma práxis profissional baseada em evidências científicas. O objetivo desta pesquisa é avaliar a efetividade do uso da espuma multicamada de poliuretano com silicone comparada ao filme transparente de poliuretano na prevenção de Úlcera por Pressão em pacientes com risco alto e risco muito alto a partir da escala de Braden. Trata-se de um ensaio clínico randomizado. O estudo será desenvolvido em um hospital universitário do sul do Brasil, a pesquisa será aplicada aos pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo adulto. A amostra será por entradas sucessivas dos pacientes que atendam aos seguintes critérios de inclusão: pacientes maiores de 18 anos, apresentar risco alto ou risco muito alto para UP a partir da escala de Braden, ter sido avaliado até 24 horas após internação, apresentar o par de calcâneos íntegros no momento da primeira avaliação, a partir de visitas diárias a Unidade de Tratamento Intensivo para recrutamento dos pacientes elegíveis. A randomização será realizada em dois grupos: grupo intervenção (Espuma multicamada de poliuretano com silicone) e o grupo controle (filme transparente de Poliuretano). Para coleta de dados será utilizado dois protocolos: Protocolo A - Instrumento de caracterização e dados clínicos do paciente; Protocolo B - Instrumento de avaliação dos produtos e UP; Protocolo C: Escala de Braden. Após a randomização e coleta dos dados iniciais será realizada a intervenção de acordo com cada grupo. Os dados serão digitados em planilhas elaboradas no programa Excel for Windows. Os resultados serão analisados pelo programa de software Statistical Package for Social Sciences (SPSS ? versão 20). Será realizada a análise estatística descritiva (média, mediana, desvio padrão, mínimo, máximo, frequências absolutas e relativas), conforme o tipo de variável. Posteriormente, serão realizadas análises bivariadas para verificar a relação entre a utilização da espuma de poliuretano e a espuma de silicone com as variáveis sociodemográficas e de saúde e as variáveis dependentes (microclima, facilidade de aplicação e remoção, capacidade de avaliação regular da pele, tempo de permanência e custos). Será empregado um nível de significância estatística de 5% (p<0,05), utilizando-se o Teste Quiquadrado ou Exato de Fisher para comparar as variáveis qualitativas. Para as variáveis quantitativas com distribuição normal os grupos serão pelo teste t e com falta de distribuição normal pelo Mann-whitney. Para avaliar a normalidade será utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov. Os aspectos éticos serão observados conforme preceitos estabelecidos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Rhea Silvia de Avila Soares - Coordenador / Suzinara Beatriz Soares de Lima - Integrante / Thaís Dresch Eberhardt - Integrante / lidiana Batista Teixeira Dutra Silveira - Integrante / Paulo Jorge Pereira Alves - Integrante.
-
2014 - Atual
SIGNIFICADO DA UTILIZAÇÃO DE PROTOCOLO DE ÚLCERA POR PRESSÃO NO GERENCIAMENTO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM, Descrição: O enfermeiro é o responsável pelo gerenciamento do cuidado e vem se ocupando da implantação e implementação de estratégias para contribuir na qualidade das ações prestadas aos pacientes. Um desafio para a enfermagem é contribuir para prevenção de Úlceras por Pressão. Neste sentido, ocorre a necessidade de inovar as práticas na busca de alternativas que minimizem a ocorrência deste agravo como a implementação de protocolos assistenciais. Logo, a questão norteadora deste estudo é: qual o significado atribuído pelos enfermeiros a partir da utilização de um protocolo assistencial na gerência do cuidado de Úlcera por Pressão? O objetivo deste trabalho é: conhecer o significado da utilização de um protocolo assistencial para os enfermeiros no gerenciamento do cuidado de enfermagem de Úlceras por Pressão em um hospital universitário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem teórica ancorada na Teoria da Complexidade e abordagem metodológica a partir da Teoria Fundamentada nos Dados. O estudo será realizado em um hospital universitário da região central do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, os sujeitos da pesquisa serão enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Clínica Médica II e Unidade Cardíaca Intensiva. Os critérios de inclusão serão os enfermeiros lotados na Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Clínica Médica II e Unidade Cardíaca Intensiva, servidores e contratados, independente do tempo de serviço nas unidades, os critérios de exclusão serão os enfermeiros residentes e os que estiverem em licença de qualquer natureza no momento da coleta de dados. A coleta de dados ocorrerá por meio de entrevista semiestruturada e análise dos dados a partir da Teoria Fundamentada nos Dados, tendo três etapas interdependentes: codificação aberta; codificação axial; codificação seletiva. Todos os preceitos éticos para realização de pesquisas com seres humanos serão atendidos, a partir das Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo seres Humanos. O enfermeiro como gerente do cuidado necessita exercer seu processo de trabalho de forma diferenciada e complexa, portanto, a partir dos resultados desta pesquisa busca-se originar conhecimentos a cerca da temática que fomente um gerenciamento do cuidado integral e complexo com a incorporação do uso de protocolos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rhea Silvia de Avila Soares - Integrante / Suzinara Beatriz Soares de Lima - Coordenador / Teresinha Heck Weiller - Integrante.
-
2012 - 2017
Melhores Práticas de Gestão em Enfermagem nos Serviços de Saúde, Descrição: Este é denominado "Projeto Guarda Chuva", que tem o objetivo de abrigar os demais projetos (subprojetos) da Linha de Pesquisa Gestão em Enfermagem e Saúde. Tem-se como objetivo proposto desenvolver novas práticas de gestão em saúde, em especial na área de enfermagem, buscando copreender onde e o que são estas práticas. neste contexto, o grande eixo é o trabalhador, seu trabalho e sua contribuição para a tenção à saúde da população e a gestão dos serviços como instrumento essencial do desenvolvimento e aprimoramento dos processos de trabalho e na qualidade da assistencia prestada. Assim, busca-se novos valores, doutrinas, métodos ou instrumentos de gestão e sua difusão e implantação, uma vez que o profissional de enfermagem retrata um contingente significativo na equipe de saúde, cabendo-lhe o planejamento da assistência, que pode ser facilitada ao excercer a liderança da equipe de saúde com criatividade e cientificidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhea Silvia de Avila Soares - Integrante / Luciene Gama Paes - Integrante / Suzinara Beatriz Soares de Lima - Coordenador / Francislene Menezes - Integrante / Teresinha Heck Weiller - Integrante / Adelina Porchnow - Integrante / Dolores Chagas - Integrante / Liange Arruda - Integrante / Sergio Arthur Silva - Integrante / Tanise Finamor - Integrante / Vania Pradebon - Integrante / Vera Regina Garcia - Integrante.
-
2012 - 2012
A atuação do enfermeiro em um programa de Residência Multiprofissional em saúde, Descrição: O Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto modelo, busca imprimir uma visão ampliada às questões de saúde, porém, a lógica de assistência à doença e a fragmentação de ensino, evidenciadas em algumas disciplinas da área de saúde, acabam por dificultar a implementação desse sistema que preconiza a integralidade na atenção em saúde entre suas diretrizes. As Residências Multiprofissionais e em área profissional da saúde, foram criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005 e são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, desenvolvendo nos profissionais de saúde competências para desempenhar suas atribuições no SUS. Uma das principais características da residência multiprofissional é a interdisciplinaridade, com a inclusão de diferentes categorias profissionais da área da saúde, visando uma formação coletiva em serviço e em equipe, esperando que isto contribua na integralidade do cuidado ao usuário. Portanto a partir de uma pesquisa qualitativa pretendemos conhecer e analisar a percepção do Enfermeiro Residente sobre a sua atuação em um Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção hospitalar no sistema público de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhea Silvia de Avila Soares - Coordenador / Marcia Penna - Integrante / Vania - Integrante / Elaine miguel Delvivo Farão - Integrante / Rosana Huppes Engel - Integrante / Cristina Coradini Soster - Integrante.
-
2011 - Atual
IDENTIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO SOBRE ÚLCERA POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Descrição: Identificar o conhecimento dos enfermeiros do Hospital Universitário de Santa Maria sobre Úlceras Por Pressão, a partir de intervenção educativa-capacitação para protocolo de prevenção e tratamento de Úlcera por Pressão, conhecimento antes e após a intervenção. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhea Silvia de Avila Soares - Coordenador / S S Rizzati - Integrante / V L Durgante - Integrante / Rosangela - Integrante / Marcia - Integrante / Alexsandra Saul - Integrante / Dalva Cezar da Silva - Integrante / Arlete Maria Brentano Timm - Integrante / Fernanda de Fátima Pradella - Integrante / Vera Cristina Dorneles Santos - Integrante / Lucia Helena Backes Sallet - Integrante / Jocelaine Cardoso Gracioli - Integrante / Joselaine Rigue da Silva - Integrante / Juan Pablo Domingues Marques - Integrante / Clandia Franciele Possebon - Integrante / Aline Bin - Integrante / Bonifácio Luis Konzen - Integrante.
-
2010 - 2011
Avaliação das orientações pré-operatórias prestadas a clientes da Unidade de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário de Santa Maria(HUSM), Descrição: Os enfermeiros da Unidade de Clinica Cirúrgica a partir das ações de educação em saúde buscam identificar e reduzir os fatores causadores de ansiedade, medo e desconfortos ocasionados frente ao procedimento cirúrgico. Os elementos utilizados neste processo de educação ao cliente e seu familiar, são a capacidade de comunicação através de atividades de orientação que valorizam o saber do cliente, sendo o enfermeiro o facilitador destas atividades.O principal objetivo deste trabalho é avaliar as atividades de educação em saúde realizadas pela equipe de enfermagem em unidade de clinica cirúrgica, através das orientações pré- operatórias prestadas a clientes submetidos a cirurgias de Gastrectomia e Esofagectomia, a partir de uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Rhea Silvia de Avila Soares - Integrante / Jucelaine Arend - Coordenador / Rodrigo - Integrante / Letice Dalla Lana - Integrante / Graziele Zabott Zini - Integrante.
Prêmios
2021
Dr Walter Soares Pinto award for best e-poster: Clinical parameters for assessment skin oiliness in surgical patients, Sobratafe Global Advanced Wound Care Meeting 2021 (SGAWCm2021).
2020
Menção honrosa do prêmio Dr. Walter Doares Pinto de e-poster, Sociedade Brasileira de Tratamento Avançado de Feridas (Sobratafe).
2020
Premiação pelo tema livre "Prevenção de lesões por pressão decorrentes do posicionamento cirúrgico", apresentado na categoria oral no 12º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção, SOBECC.
2012
1º Classificado no prêmio "Rosa Clarízia", Centro Universário Franciscano.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Maria, Hospital Universitário de Santa Maria. , Av. Roraima, 1000 - Campus Universitário, Camobi, 97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208924, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2013
Faculdade integrada santa claraVínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 4
2019 - Atual
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro de Comissão de estudo - Regulamento de Estágio do Colégio Politécnico da UFSM. Portaria n.813/2019
2018 - Atual
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - Atual
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora Substituta do Curso Técnico em Enfermagem. Portaira n.750/2018
2018 - Atual
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Presidente da Comissão de Estágio dos cursos Técnico em Enfermagem e Cuidado de Idosos. Portaria n. 684/2018
2007 - 2018
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermagem clínica médica cirúegica, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Enfermagem.,Linhas de pesquisa
-
02/2011
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Preceptoria de Campo Multiprofissional e de Núcleo da Enfermagem
-
01/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Hospital Universitário de Santa Maria.,Linhas de pesquisa
-
11/2007
Serviços técnicos especializados , Hospital Universitário de Santa Maria.,Serviço realizado, Enfermeira do Setor de Clínica Médica Cirúrgica.
-
10/2012 - 10/2012
Direção e administração, Hospital Universitário de Santa Maria.,Cargo ou função, Chefe da Unidade de Clinica Crúrgica.
-
06/2012 - 07/2012
Direção e administração, Hospital Universitário de Santa Maria.,Cargo ou função, Chefe de Unidade de Clínica Cirúrgica.
-
06/2012 - 07/2012
Direção e administração, Hospital Universitário de Santa Maria.,Cargo ou função, Chefe do serviço de Clínica Cirúrgica.
-
01/2012 - 01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da saúde.,Cargo ou função, Comissão de Analise dos recursos imediatos à Prova escrita do Processo de seleção para ingresso nos programas de residência Multiprofisssional em Saúde.
-
01/2012 - 01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da saúde.,Cargo ou função, Comissão de elaboração da Prova do processo de seleção para ingresso nos programas de Residência multiprofissional em Saúde.
2004 - 2007
Prefeitua Municipal de Júlio de CastilhosVínculo: Responsabilidade técnica, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40
Outras informações:
Certidão de Responsabilidade Técnica: 5093
Atividades
-
01/2007
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Município da Saúde e Meio Ambiente.,Serviço realizado, Participação na 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomelite.
-
01/2007
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Município da Saúde e Meio Ambiente.,Serviço realizado, Participação na 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomelite.
-
01/2007
Outras atividades técnico-científicas , Escola Municipal Fundamental Visconde de Mauá, Escola Municipal Fundamental Visconde de Mauá.,Atividade realizada, Ministrou palestra para alunos da 5ª a 8ª série, sob o tema Sexualidade, na Escola Municipal Fundamental Visconde de Mauá.
-
01/2006
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Município da Saúde e Meio Ambiente.,Serviço realizado, Participação na 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomelite.
-
01/2006
Outras atividades técnico-científicas , Escola Estadual de Ensino Fundamental Américo Reginato, Escola Estadual de Ensino Fundamental Américo Reginato.,Atividade realizada, Ministrou palestra, para alunos de 5ª e 8ª série, sob o tema Sexualidade, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Américo Reginatto.
2004 - 2004
Escola Técnica Cenecista Élio SallesVínculo: Supervisora de Estágio, Enquadramento Funcional: Enfermeira
Atividades
-
08/2004 - 12/2004
Direção e administração, Curso Técnico de Enfermagem.,Cargo ou função, Coordenadora de Estágio do Curso Técnico de Enfermagem, na Área da Saúde.
-
06/2004 - 11/2004
Serviços técnicos especializados , Curso Técnico de Enfermagem.,Serviço realizado, Supervisora de Estágio do Curso Técnico de Enfermagem na Área da Saúde, no PSF Santo Antônio.
2002 - 2003
Prefeitura Municipal de QuevedosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Atividades voluntárias
Atividades
-
04/2003 - 04/2003
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde.,Serviço realizado, Campanha contra a Influenza.
-
04/2003 - 04/2003
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde.,Atividade realizada, Divulgação do Projeto Lixo, Um Assunto Sério, promovido pela Fiscal Sanitária, com o apoio da SMS, 8 horas.
-
02/2003 - 03/2003
Estágios , Unidade do Programa Saúde da Família.,Estágio realizado, Estágio Extracurricular na Unidade do Programa Saúde da Família, 120 horas.
-
09/2002 - 09/2002
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Assistência Social.,Atividade realizada, Palestra sobre Interagindo com a comunidade escolar na prevenção do Câncer de Pele, nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Othelo Rosa, Olga Nunes da Silveira e Sepé Tiaraju, público alvo - professores, pais e alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino.
-
04/2002 - 04/2002
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Assistência Social.,Atividade realizada, Palestra sobre Atenção básica em Primeiros Socorros, Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga Nunes da Silveira, público alvo - professores e alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.
-
04/2002 - 04/2002
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Assistência Social.,Atividade realizada, Palestra sobre A Enfermagem educando em Primeiros Socorros, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa, público alvo - professores e alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.
2002 - 2002
Prefeitura Municipal de Santa MariaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio voluntário
Outras informações:
Estágio voluntário e sem remuneração
Carga Horária: 120 horas
Recebeu atestado de desempenho com eficiência e dedicação
Atividades
-
04/2002 - 07/2002
Estágios , Secretaria de Município da Saúde e Meio Ambiente.,Estágio realizado, Estágio voluntário junto ao Pronto Atendimento Municipal, 120 horas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rhea Silvia de Avila Soares e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?