Yara da Silva Santana

Bacharel em Design de Moda pela UEL - Universidade Estadual de Londrina. Foi bolsista pela CAPES - Ciência Sem Fronteiras, no programa de Graduação Sanduíche na Università di Bologna, Itália (2012-2013). Participou de Projetos de Iniciação Científica: "Desenvolvimento de produtos de moda sustentáveis" e "Métodos e Técnicas em Modelagem Industrial: Um Estudo Teórico-Prático". Tem experiência na área de Design no desenvolvimento de produtos, modelagem e moulage para vestuário manual e através de sistema CAD, produção de moda e figurino para curta metragens.

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Design de Moda

2009 - 2013

Universidade Estadual de Londrina
Título: DESIGN DE MODA PAUTADO NA INOVAÇÃO POR MEIO DE UM SISTEMA PRODUTO SERVIÇO (PSS), ÊNFASE NA IDENTIDADE DE BRAND E NOS CONSUMIDORES COMO NÚCLEOS GERACIONAIS
Orientador: Prof. Drª Suzana Barreto Martins
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Curso técnico/profissionalizante

2006 - 2007

MODARTE

Formação complementar

2010 - 2010

Técnicas em Modelagem e Moulage. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2009 - 2010

empreendedorismo. (Carga horária: 120h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná.

2009 - 2009

Clinica Tecnologica-Modelagem e Ergonomia. (Carga horária: 5h). , SENAI - Departamento Regional do Paraná.

2005 - 2006

Manejo e Costura em Maquinas Industriais e Corte. (Carga horária: 156h). , Centro Profissional de Ensino.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: DESIGN DE MODA.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Participação em eventos

CIMODE. 2012. (Congresso).

7ª Colóquio de Moda. 2011. (Congresso).

6ª Colóquio de Moda. 2010. (Congresso).

V ENCONTRO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE APOIO A AÇÕES AFIRMATIVAS PARA INCLUSÃO SOCIAL.DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS E INCLUSÃO SOCIAL: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS TÊXTEIS E FORMAÇÃO DE GRUPOS DE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA.. 2010. (Encontro).

VI Colóquio de Moda.Gestão do Design de Moda: sua contribuição em âmbito empresarial. 2010. (Outra).

EAIC. 2009. (Encontro).

I ENCONTRO DE MODA, DESIGN E NEGÓCIOS. 2009. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • COSTA, T. S. ; SANTANA, Yara. S. ; MELLO, P. . INTERFERÊNCIAS TÊXTEIS E RECURSOS DE CONFECÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SILHUETA. In: 7ª Colóquio de Moda, 2011, Maringa. VII Colóquio de Moda, 2011.

  • SANTANA, Yara. S. ; COSTA, T. S. ; EMIDIO, L. F. B. . Gestão do Design de Moda: sua contribuição em âmbito empresarial. In: 7ª Colóquio de Moda, 2011, Maringa. VII Colóquio de Moda, 2011.

  • SANTANA, Yara. S. ; EMIDIO, L. F. B. . SISTEMA CAD: OTIMIZANDO TEMPO E RECURSOS NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, Yara. S. ; COSTA, T. S. ; EMIDIO, L. F. B. . Gestão do Design de Moda: sua contribuição em âmbito empresarial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, Yara. S. ; COSTA, T. S. ; MELLO, P. . INTERFERÊNCIAS TÊXTEIS E RECURSOS DE CONFECÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SILHUETA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SANTANA, Yara. S. . Metamorfose Urbana. 2010.

SANTANA, Yara. S. ; MARTINS, Suzana Barreto ; COSTA, T. S. . Sustentabilidade na Moda. 2010. (Oficina).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    MÉTODOS E TÉCNICAS EM MODELAGEM INDUSTRIAL: UM ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO, Descrição: Considerando a volatilidade da moda, é preciso inovar. Um fator considerado de competitividade para os produtos de moda é a própria modelagem a saber, modelagem plana, computadorizada e modelagem tridimensional (moulage). É o modelista quem, interpreta e materializa os desenhos da coleção (SABRA, 72). Esse profissional conta com a tecnologia dos sistemas CAD (Computer Aided Desing - Projeto Assistido por Computador) e CAM (Computer Aided Manufacturing Fabricação Assistida por Computador).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yara da Silva Santana - Integrante / Lucimar de Fatima Bilmaia Emidio - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE MODA SUSTENTÁVEIS A PARTIR DO APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS TÊXTEIS DO APL DE VESTUÁRIO DE LONDRINA E REGIÃO, Descrição: A sustentabilidade está fundamentada no desenvolvimento econômico, social e gestão ambiental. Partindo dessa premissa, esse projeto teve como objetivo propor alternativas para criação e desenvolvimento de produtos de moda a partir de retraços têxteis de empresas do APL (Arranjos Produtivos Locais) de confecção e vestuário da cidade de Londrina e Região com intuito de evitar o desperdício de materiais descartados por estas empresas ao reaproveitar a matéria prima já utilizada, contribuindo na diminuição dos impactos ambientais gerados por esses resíduos têxteis, bem como promover a inclusão social pela formação de grupos de trabalho e geração de renda e disseminar o desenvolvimento de produtos de moda sustentáveis entre as empresas da região e parceiros envolvidos. Paralelamente a oficina, projetos com o mesmo intuito e seguindo os mesmos critérios sustentáveis foram realizados, a fim de, explorar novos caminhos para o design sustentável, o que por sua vez, constitui um desafio levando em consideração a volatilidade da moda e sua obsolescência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Yara da Silva Santana - Integrante / Suzana Barreto Martins - Coordenador / Tulio Sousa Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2010

Parana Bussiness Collection

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Monitora de Backstage, Carga horária: 20

2013 - 2013

Vulpinari MG

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiaria, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa localizada na Italia, especialista no desenvolvimento e produção de vestuario em couro e malharia retilínea

Atividades

  • 04/2013 - 07/2013

    Estágios , Vulpinari MG, .,Estágio realizado, design em moda.

2011 - 2011

Indústria e Comércio de Confecções La Playa

Vínculo: vínculo institucional, Enquadramento Funcional: estagiaria, Carga horária: 30

Atividades

  • 07/2011 - 12/2011

    Estágios , industria e comercio de confecçoes la playa, .,Estágio realizado, design em moda.

2010 - 2011

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2009 - 2010

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2011 - 2011

Luminosidade Marketing e Produções

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora de Backstage, Carga horária: 30

2010 - 2010

Luminosidade Marketing e Produções

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora de Backstage, Carga horária: 30

2012 - 2012

Union Films

Vínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: produção de figurino, Carga horária: 20