Fernando Medeiros Bastos
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (2005). Mestre em Biologia, na área de concentração em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás (2008). Experiência na área de Bioquímica e Enzimologia, com ênfase em Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: levedura recombinante ( Pichia Pastoris), xilanases, produção, purificação e caracterização bioquímica de enzimas. Farmacêutico da Secretária Municipal de Sáude de Goiânia e professor das disciplinas de Química (Biomedicina) Química Geral e Inorgânica ( curso de Farmácia) e Tutoria ( curso de medicina) e Química aplicada a estética e cosmética no Centro Universitário Alfredo Nasser- Aparecida de Goiânia (GO) .
Informações coletadas do Lattes em 03/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
2006 - 2008
Universidade Federal de Goiás
Título: Expressão Heteróloga do gene Hxyn2 do fungo Humicola grisea var. thermoidea em Pichia pastoris: Produção e Purificação da enzima HXYN2r e aplicação em testes de panificação
, Ano de Obtenção: 2008.Prof. Dra Fabrícia Paula de Faria.Palavras-chave: Expressão Heteróloga; Humicola grisea; Panificação; xilanase.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
Especialização em Docência no Ensino Superior
2010 - 2012
Faculdades Alfredo Nasser
Título: AVALIAÇÃO FORMATIVA: RUPTURAS, DESAFIOS E PROPOSTAS PARA O ENSINO SUPERIOR, NA FACULDADE ALFREDO NASSER
Orientador: Edna Maria de Jesus Cardoso
Formação complementar
2008 - 2008
Exerc. Prof. Diante dos Desafios da Farmácia Comun. (Carga horária: 156h). , Conselho Federal de Farmácia, CFF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Enzimologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
Participação em eventos
Pesquisar. Comitê Científico responsável pela avaliação dos resumos expandidos submetidos pela comunidade discente ao 12o Congresso Pesquisar,. 2023. (Congresso).
10o Congresso Interdisciplinar de Produção Científica-Pesquisar,. Avaliação de trabalhos submetidos pela comunidade discente. 2021. (Congresso).
VIII Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família.?A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NOS SINTOMAS DE ANSIEDADE INFANTIL.?. 2021. (Outra).
VIII Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família,.?CONSEQUÊNCIAS DA DESESTRUTURA FAMILIAR:UM CASO DE ANSIEDADE E TENTATIVA DE SUICÍDIO.?. 2021. (Outra).
VIII Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família,.?A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NOS SINTOMAS DE ANSIEDADE INFANTIL.?. 2021. (Outra).
VIII Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família,.?CONSEQUÊNCIAS DA DESESTRUTURA FAMILIAR:UM CASO DE ANSIEDADE E TENTATIVA DE SUICÍDIO.?. 2021. (Outra).
1 encontro de farmácia on-line da UNIFAN. 2020. (Outra).
1 encontro dos acadêmicos de medicina da UNIFAN. 2020. (Encontro).
9 congresso Interdisciplinar de Produção Científica- Pesquisar. Revisão Narrativa: Simulação como estratégia de metodologia ativa no ensino cirúrgico.. 2020. (Congresso).
VI Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família.Saúde da Criança: Dermatite atópica. 2020. (Outra).
V Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família.Intervenções exitosas a partir da aplicação do arco de Maguerez a uma paciente portadora de depressão pós-parto após falecimento dos neonatos. 2020. (Outra).
V Jornada Acadêmica de Estudos Na Saúde da Família.As dificuldades de conciliar as restrições alimentares em pacientes com diabetes e insuficiência renal.. 2020. (Outra).
IV Jornada Acadêmica de Estudos da Saúde da Família.Avaliador de apresentação de trabalhos na modalidade pôster. 2019. (Outra).
Workshop de simulação realística. 2019. (Outra).
Capacitação de docentes de 2018 da Faculdade Alfredo Nasser. 2018. (Outra).
Capacitação em Metodologia Ativas. 2017. (Outra).
Oficina de Prescrição Farmacêutica e Serviços Clínicos. 2017. (Oficina).
VII Jornada Científica do ICS da Faculdade Alfredo Nasser.Interações Medicamentosas ( Mesa redonda). 2015. (Outra).
12 º Movimento Científico Cultural de Aparecida de Goiânia (MOCCA).Comissão de avaliação de pôsteres. 2014. (Outra).
Semana de Planejamento e Capacitação Docente da Faculdade Alfredo Nasser. 2012. (Outra).
Semana de Planejamento Acadêmico Integrado, Faculdade Alfredo Nasser. 2010. (Outra).
Seminário Interdisciplinar de Metodologias no Ensino Superior. 2010. (Seminário).
Encontro para atualização do esquema terapêutico da tuberculose e hanseníase. 2009. (Encontro).
Capacitação para Auxiliar de Farmácia da Secretaria Municipal de Goiânia.Atendimento ao Público. 2008. (Outra).
Capacitação para Auxiliar de Farmácia da Secretaria Municipal de Saúde.Conceitos Gerais. 2008. (Outra).
Capacitação para Auxiliar de Farmácia da Secretaria Municipal de Saúde.Papel do Auxiliar. 2008. (Outra).
Capacitação para Auxiliar de Farmácia da Secretaria Municipal de Saúde.Erros de Medicação. 2008. (Outra).
IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- IV CONPEEX. 2007. (Congresso).
1° Seminário de Biotecnologia da UFG. 2006. (Seminário).
III Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- III CONPEEX. 2006. (Congresso).
5th International Congress of Pharmaceutical Sciences. 2005. (Congresso).
XII Semana de Integração Farmacêutica. 2005. (Outra).
XII Semana de Integração Farmacêutica. 2005. (Outra).
XII Semana de Integração Farmacêutica. 2005. (Outra).
Campanha nacional 05 de maio pelo uso correto de medicamentos- ano VI. 2004. (Outra).
I Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - A Socialização do Conhecimento. 2004. (Congresso).
III Seminário do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública- Pesquisa e Extensão. 2004. (Seminário).
1º Jornada de Homeopatia do Estado de Goiás. 2003. (Outra).
4º Congresso Brasileiro de Medicamentos Genéricos. 2003. (Congresso).
Curso de Plantas Medicinais na X Semana de Integração de Farmácia. 2003. (Outra).
II Integração Acadêmica de Farmácia UEG-UNUCET e COREF-CO. 2003. (Encontro).
XLV Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia. 2003. (Encontro).
X Semana de Integração de Farmácia. 2003. (Outra).
XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia. 2003. (Encontro).
Curso de Atualização Farmacêutica. 2002. (Outra).
Curso de Cosmetologia. 2002. (Outra).
II Jornada Farmacêutica e I Encontro Regional de Farmacêuticos. 2002. (Outra).
Mesa-redonda sobre Clonagem. 2002. (Outra).
Projeto Dia Nacional do Medicamento Genérico. 2002. (Outra).
XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia. 2002. (Encontro).
Participação em bancas
BASTOS, Fernando Medeiros. .PREVENÇÃO AO SUICÍDIO,. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. .O IMPACTO DO USO DO OFF LABEL DO OZEMPIC PARA O EMAGRECIMENTO,. 2024.
OBEID, L.;BASTOS, Fernando Medeiros. Os benefícios da Camellia sinensis no metabolismo da gordura corporal para tratamento da obesidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
OBEID, L.;BASTOS, Fernando Medeiros. O uso da toxina botulínica tipo A no tratamento do rejuvenescimento facial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BATISTA, F. L.;BASTOS, Fernando Medeiros. O uso terapêutico da planta medicinal Aloe vera. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BATISTA, F. L.;BASTOS, Fernando Medeiros. Orientação farmacêutica no uso responsável de antibacterianos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
SOUZA, J. N.;BASTOS, Fernando Medeiros. A INTEGRAÇÃO DAS PRATICAS EPIDEMIOLOGICAS COM ESTRATÉGIA NA ATENÇÃO BASICA NO SUS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
SOUZA, J. N.;BASTOS, Fernando Medeiros. PNEUMONIA: COMPLICAÇÕES E TRATAMENTO. 2021.
BATISTA, F. L.;BASTOS, Fernando Medeiros. AÇÕES EDUCATIVAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA O DIAGNÓSTICO PRE-COCE DO CÂNCER DE MAMA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Alfredo Nasser.
BATISTA, F. L.;BASTOS, Fernando Medeiros. ERROS ANALÍTICOS LABORATORIAIS: UMA REVISÃO NARRATIVA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BATISTA, F. L.;BASTOS, Fernando Medeiros. BENEFÍCIOS DA VITAMINA C EM RELAÇÃO AO ENVELHECIMENTO FACIAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BATISTA, F. L.;BASTOS, Fernando Medeiros. O USO INDEVIDO DA PÍLULA DO DIA SEGUINTE: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS E A FALTA DE INFORMAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BATISTA, F. L.;BASTOS, Fernando Medeiros. CARACTERÍSTICAS DOS DIFERENTES TIPOS DE HEMORRAGIAS OBSTÉTRICAS E OS CUIDADOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BATISTA, F. L.;BASTOS, Fernando Medeiros. PRINCIPAIS CONDUTAS DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO AO PACIENTE COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Alfredo Nasser.
BATISTA, F. L.;BASTOS, Fernando Medeiros. FATORES QUE INFLUENCIAM A AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDO-SOS: UMA REVISÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
FERREIRA, G.; CAVALCANTI, D. S. P.;BASTOS, Fernando Medeiros. Propriedades do óleo essencial de lavandula angustifólia: uma revisão de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
ARANTES, I.; CAVALCANTI, D. S. P.;BASTOS, Fernando Medeiros. Associação do orlistate e sibutramina em pacientes obesos: revisão de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
SOUSA, A. K. M.; CAVALCANTI, D. S. P.;BASTOS, Fernando Medeiros. O uso de fitoterápicos como Passiflora incarnata e Valeriana officinallis para o tratamento da ansiedade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
OLIVEIRA, J. D. S. A.; PEREIRA, M. E.;BASTOS, Fernando Medeiros. FRAGILIDADE DE IDOSOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Alfredo Nasser.
SANTOS, S.; FERREIRA, T. O.; PEREIRA, M. E.;BASTOS, Fernando Medeiros. AUTOMEDICAÇAO INFANTIL: UMA PRÁTICA COMUM CONTEMPORÂNEA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdades Alfredo Nasser.
SILVA, C. P.; PEREIRA, M. E.;BASTOS, Fernando Medeiros. DESAFIOS ENFRENTADOS NO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Terapia alvo dirigida com lipossoma oncológico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Logística farmacêutica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Tecnologias desenvolvidas para liberação de fármacos: Vantagens e desvantagens. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. A importância do uso de antiinflamatórios e suas reações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Interações medicamentosas: Fundamentos para a prática clínica do farmacêutico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Atenção Farmacêutica ao idoso com diabetes mellitus II. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Principais suplementos protéicos utilizados por praticantes de atividade física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Principais esteróides anabólicos utilizados por praticantes de atividade física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Osteoporose: Uma abordagem introdutória. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Os problemas relacionados à obesidade infantil, suas manifestações e medidas profiláticas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Atenção Farmacêutica em drogarias: relação entre o farmacêutico e o paciente na dispensação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. O uso racional dos fitoterápicos e o papel do farmacêutico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Iatrogenias causadas pela má caligrafia nas prescrições médicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Atenção Farmacêutica ao paciente idoso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Diabetes mellitus tipo I e suas características. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Avaliação do captopril: anti-hipertensivo IECA e potenciais interações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. O tratamento da hipertensão arterial com o uso da losartana: antagonista da angiotensina II. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Terapia do ácido úrico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Doença de Chagas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Tratamento da hemofilia A: Uma revisão da literatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Terapia farmacológica para o tratamento e profilaxia do HIV em gestantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Alfredo Nasser.
BASTOS, Fernando Medeiros. Tratamento da reposição hormonal na menopausa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser.
Orientou
Psilocibina no tratamento da depressão e ansiedade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
As complicações envolvendo a dependência dos benzodiazepínicos em idosos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Prevalência de anemia ferropriva em pacientes pós bariátrico e suplementação de ferro; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Anti-inflamatórios não esteroidais e lesões renais aguda: uma revisão da literatura; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Uma análise sobre os efeitos negativos da fluoxetina no organismo do paciente; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Influxo da atenção farmacêutica no tratamento de pacientes oncológicos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
O uso da sibutramina e do orlistate no tratamento da obesidade; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
A obesidade infantil no Brasil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Efeitos colaterais dos medicamentos para tratamento da obesidade; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Depressão na pandemia do Novo Coronavírus (SARS-COV2); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
A HEPATITE C E DESENVOLVIMENTO DE CIRROSE HEPÁTICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
USO INDISCRIMINADO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Silva Medeiros; CONTRACEPTIVOS DE EMERGÊNCIA: RISCOS À SAÚDE DA MULHER; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
USO TERAPÊUTICO DA Aloe vera E SEUS BENEFÍCIOS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
FARMACOTERAPIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
AUTOMEDICAÇÃO E USO ABUSIVO DE MEDICAMENTOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
UM BREVE ESTUDO SOBRE A TUBERCULOSE PULMONAR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
DIABETES MELLITUS TIPO 2: A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE E TRATAMENTO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Camellia sinensis E SUAS PROPRIEDADES MEDICINAIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
O USO DE ANTIDEPRESSIVOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
A ADMINISTRAÇÃO DE ANTIBIÓTICOS NO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE EM PACIENTES SOROPOSITIVOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Fatores que prejudicam a adesão e tratamento ( controle) da hipertensão arterial sistêmica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
O estresse enfretado pelo enfermeiro na sala de urgência e emergência; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
O uso de sibutramina como alternativa no tratamento da obesidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Suplemento nutricional em idosos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Uma análise das consequências do uso de antibióticos sem orientação médica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Riscos de hepatotoxicidade do paracetamol; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Eficácia do metilfenidato no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Silva; Doença de Von Willebrand: causas,sintomas, diagnósticos e tratamento; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Uso seguro da dipirona: riscos vesus benefícios; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmacia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Leucemia mieloide aguda: Modalidades terapêuticas; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Biossegurança: manuseio e descarte de produtos químicos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Anemia falciforme: Avaliação da doença, diagnóstico e tratamento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Tuberculose pulmonar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Manifestações Clínicas do diabetes insípidus; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
O uso de anabolizantes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Erros de prescrição e a importância da atuação farmacêutica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Atuação do Farmacêutico no uso racional de medicamentos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
O consumo de sódio nos alimentos industrializados; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
O desafio de envelhecer com saúde: O papel do farmacêutico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
A atenção farmacêutica na dispensação de medicamentos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
A obesidade infantil, suas conseqüências, tratamento e medidas profiláticas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
O papel do farmacêutico na farmacovigilância; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Anorexígenos: Benefícios ou Malefícios; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
A importância da Atenção Farmacêutica ao Paciente idoso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Importância da Assistência Farmacêutica a Idosos Hipertensos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Tratamento medicamentoso contra a obesidade: Proibição dos anorexígenos anfetamínicos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Reprodução assistida com a técnica da FIV ( Fertilização in vitro); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Tratamento farmacológico do tabagismo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Uso indiscriminado de anabolizantes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Atuação do Farmacêutico no trabalho dos pacientes idosos e hipertensos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Automedicação: a complexidade da prática; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Aquisição de medicamentos: um paralelo ente a compra e o desperdício dos medicamentos adquiridos pelo setor público; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Armazenamento correto de medicamentos no domicílio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
A prática de auto medicação na população brasileira; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
A interação entre o idoso e o farmacêutico na promoção de saúde; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Uso indiscriminado de antibióticos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Fernando Medeiros Bastos;
Produções bibliográficas
-
Nunes, B. S ; BASTOS, Fernando Medeiros . Efeitos colaterais atribuídos ao uso indevido e prolongado de benzodiazepínicos. Saúde e Ciência em Ação , v. 3, p. 71-82, 2016.
-
SOUSA, R. R. ; BASTOS, Fernando Medeiros . A importância da Atenção Farmacêutica ao Paciente Idoso. Revista Acadêmica do Instituto de Ciências da Saúde da Faculdade Alfredo Nasser , v. 1, p. 33-49, 2013.
-
MACHADO, C. V. ; BASTOS, Fernando Medeiros . A importância da Assistência Farmacêutica a idosos hipertensos. Revista Acadêmica do Instituto de Ciências da Saúde da Faculdade Alfredo Nasser , v. 1, p. 17-31, 2013.
-
RIOS, D. P. ; BASTOS, Fernando Medeiros ; CUNHA, L. C. ; VALADARES, M. C. . Tentativa de suicídio com o uso de medicamentos registrados pelo CIT-GO nos anos de 2003 e 2004. Revista Eletrônica de Farmácia , v. 2, p. 6-14, 2005.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; Faria, S.P ; Reis, A.J.S ; JESUINO, R. S. A. ; FARIA, Fabrícia Paula de . Sugarcane straw saccharification using hemicellulolytic enzymes. In: XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009, Natal-RN. Anais do XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009. v. 17. p. 102.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; BORGES, R. A. ; MELO, G. R. ; JESUINO, R. S. A. ; FARIA, Fabrícia Paula de . Production of xylanolytic enzymes and its utilization on enzymatic hydrolysis of sugarcane bagasse.. In: XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009, Natal-RN. Anais do XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009. v. 17. p. 28.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; BORGES, R. A. ; FARIA, Fabrícia Paula de . Biochemical characterization of recombinant HXYN2 purified from Pichia pastoris supernatant culture.. In: XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2007, Curitiba-PR. XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos. Curitiba: Graffiti, 2007. p. 44.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; BORGES, R. A. ; FARIA, Fabrícia Paula de . Saccharification of hemicellulosic substrates using enzymes from thermophilic fungus Humicola grisea var. thermoidea.. In: XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2007, Curitiba-PR. XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos. Curitiba: Graffiti, 2007. p. 39.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; FARIA, Fabrícia Paula de . Heterologous expression of Hxyn2 gene from the fungus Humicola grisea in Pichia pastoris: optimization of HXYN2r production in flaks.. In: VIII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2005, Maringá-PR. VIII SHEB, 2005. v. VIII. p. 61.
-
BASTOS, Fernando Medeiros ; Faria, S.P ; BORGES, R. A. ; CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; CALIARI, M. ; PAULA, M. L. ; RESIO, N. S. ; FARIA, Fabrícia Paula de . Application of a recombinant xylanase (HXYN2) from Humicola grisea in bread making. In: Enzitec 2008, 2008, Rio de Janeiro-RJ. VIIi Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2008. p. 205-206.
-
BORGES, R. A. ; BASTOS, Fernando Medeiros ; CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; LACERDA, B. R.A ; LIMA, E. M. ; FARIA, Fabrícia Paula de . Hydrolysis of wheat flour arabinoxylan by a recombinant xylanase from Humicola grisea and detection of the hydrolysis products by HPLC.. In: Enzitec 2008, 2008, Rio de Janeiro-RJ. VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2008. p. 219-219.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; BORGES, R. A. ; MELO, G. R. ; FARIA, Fabrícia Paula de . Enzymatic hydrolysis of corn cob using enzymes from thermophilic fungus Humicola grisea var. thermoidea. In: ENZITEC 2008, 2008, Rio de Janeiro- RJ. VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2008. p. 225-226.
-
BASTOS, Fernando Medeiros ; CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BORGES, R. A. ; CALIARI, M. ; PAULA, M. L. ; RESIO, N. S. ; FARIA, Fabrícia Paula de . Expressão Heteróloga do gene hxyn2r do fungo Humicola grisea var. thermoidea em Pichia pastoris: Produção da enzima HXYN2R e aplicação em testes de panificação.. In: IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2007, Goiânia. Anais do IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Goiânia, 2007. p. 2206-2210.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; BORGES, R. A. ; FARIA, Fabrícia Paula de . Pichia pastoris HXYN2r:Biochemical characterization and application on saccharification of hemicellulosic substrates.. In: IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2007, Goiânia- GO. IV CONPEEX, 2007.
-
BORGES, R. A. ; BASTOS, Fernando Medeiros ; CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; FARIA, Fabrícia Paula de . Expressão Heteróloga do gene Hxyn2 do fungo Humicola grisea em Pichia pastoris: Purificação de HXYN2r e aplicação para a obtenção de oligossacarídeos feruloilados.. In: IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2007, Goiânia- GO. IV CONPEEX, 2007. p. 1092-1096.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; BORGES, R. A. ; FARIA, Fabrícia Paula de . Purification and biochemical characterization of recombinant HXYN2r from Pichia Pastoris. In: III Congresso de Pesquisa, Ensino, Extensão da UFG, 2006, Goiânia- GO. III CONPEEX, 2006.
-
BORGES, R. A. ; BASTOS, Fernando Medeiros ; CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; FARIA, Fabrícia Paula de . Expressão heteróloga do gene Hxyn2 do fungo Humicola grisea em Pichia Pastoris: purificação e caracterização bioquímica da enzima HXYN2r. In: III Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2006, Goiânia-GO. III CONPEEX, 2006.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; FARIA, Fabrícia Paula de . Production of xylanolytic enzymes by the thermophilic fungus Humicola grisea var. thermoidea. In: IV Seminário do IPTSP - Ensino e Pesquisa, 2005, Goiânia. Revista de Patologia Tropical, 2005.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; FARIA, Fabrícia Paula de . Production of xylanolytic enzymes by the termophilic fungus Humicola grisea var.thermoidea. In: II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG, 2005. II CONPEEX, 2005.
-
BASTOS, Fernando Medeiros ; CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; FARIA, Fabrícia Paula de . Expressão Heteróloga do gene HXYN2 do fungo Humicola grisea em Pichia pastoris: Produção da Enzima Hxyn2r em frasco e purificação inicial. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG-CONPEEX, 2005, Goiânia. Anais eletrônicos do XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005.
-
BORGES, R. A. ; CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; FARIA, Fabrícia Paula de . Application of recombinant xylanase from Humicola grisea for production of feruloyl oligosaccharides.. In: VI International Congress of Pharmaceutical Science, 2007, Ribeirão Preto. VI CIFARP, 2007.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; BORGES, R. A. ; FARIA, Fabrícia Paula de . Biochemical characterization and application on saccharification of hemicellulosic substrates. In: VI Seminário em Patologia Tropical e Saúde Pública, 2007, Goiânia-Go. Revista de Patologia Tropical, 2007. v. 36. p. 21-21.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; FARIA, Fabrícia Paula de . Production and biochemical characterization of xylanolitic enzymes from thermophilic fungus Humicola grisea var. thermoidea. In: VII ENZITEC, 2006, Caxias do Sul RS. VII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2006. p. 153-153.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; FARIA, Fabrícia Paula de . Heterologous expression of Hxyn2 gene from the fungus Humicola grisea in Pichia pastoris: partial purification of the HXYN2r.. In: VII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2006, Caxias do Sul- RS. VII ENZITEC, 2006. p. 216-216.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; BORGES, R. A. ; FARIA, Fabrícia Paula de . Production and purification of recombinant HXYN2 from Pichia pastoris. In: V Seminário do IPTSP/UFG-Ensino e Pesquisa, 2006, Goiânia-GO. Revista de Patologia Tropical., 2006. v. 35. p. 17-18.
-
CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; Moraes, Wagner Peixoto ; FARIA, Fabrícia Paula de . Production of xylanolitic enzymes by thermophilic fungus Humicola grisea var. thermoidea in hemicellulosic substrates. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos-SP. XXIII CBM, 2005. p. 247-247.
-
PARACHIN, N. S. ; CARVALHO, Wagner Rodrigues de ; BASTOS, Fernando Medeiros ; FARIA, Fabrícia Paula de ; TORRES, F. A. G. ; MORAES, L. M. P. . Production of xylanolitic enzyme produced by Cryptococcus flavus isolated from Brazilian Cerrado.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos SP. XXIII CBM, 2005. p. 248-248.
-
BASTOS, Fernando Medeiros . Amnoácidos como suplementos alimentares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BASTOS, Fernando Medeiros . Vias de excreção metabólica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BASTOS, Fernando Medeiros . Propriedades e Funções das Enzimas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BASTOS, Fernando Medeiros . Expressão Heteróloga do gene HXYN2r do fungo Humicola grisea em Pichia pastoris: Produção da enzima HXYN2r em frasco e Purificação Inicial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Prêmios
2006
Menção Honrosa pela apresentação em forma de pôster do Trabalho " Production and purification of recombinant HXYN2r from Pichia pastoris"., Comissão Organizadora do V Seminário em Patologia Tropical e Saúde Pública.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdades Alfredo Nasser, Instituto de Ciências da Saúde. , Avenida Bela Vista, Jardim das Esmeraldas, 74905020 - Aparecida de Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 30949494
Experiência profissional
2009 - Atual
Faculdades Alfredo NasserVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 27
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:Química para o Curso de BiomedicinaQuímica geral e Inorgânica para o Curso de FarmáciaQuímica aplicada a Estética e cosmética para o curso de tecnólogo em cosmética e estéticaTutor no curso de medicina
2008 - Atual
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - GOIÂNIAVínculo: Outro (Estatutário), Enquadramento Funcional: Analista de Saúde 1- Farmacêutico, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando Medeiros Bastos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?