Joilson Pereira da Silva
Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha, com apoio financeiro da CAPES. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Psicologia (UFPB), Graduado em Estudos Sociais e Geografia (UEPB). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Letras Libras e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI). No momento pesquisa sobre surdez, dislexia, TDAH, inclusão e envelhecimento humano.
Informações coletadas do Lattes em 14/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2001 - 2005
Universidad Complutense de Madrid
Título: Salud mental, estresores y recursos psicosociales en adolescentes en situación de riesgo
Orientador: José Luis Álvaro Estramiana
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)
1996 - 1998
Universidade Federal da Paraíba
Título: Comportamento sexual do adolescente e sua percepção acerca da comunicação com os pais sobre sexualidade
Orientador: Dra. Cristina Maria de Souza Brito Dias
, Ano de Obtenção: 1998.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Pós-doutorado
2014 - 2015
Pós-Doutorado. , Universidade Autônoma de Barcelona, UAB, Espanha. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia e Educação de Surdos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Relações Interpessoais e Diversidade Sexual.
Organização de eventos
SILVA, J. P. . I simpósio diálogos: construindo pontes entre a graduação e pós-graduação em psicologia. 2019. (Outro).
Participação em eventos
IV Seminário Internacional História do Tempo Presente.O Brasil do tempo presente sob as narrativas de jovens estudantes. 2021. (Seminário).
Seminário Violência Escolar: Discriminação, Bullying e Responsabilidade.Violência Escolar: Discriminação, Bullying e Responsabilidade. 2019. (Seminário).
10 Encontro Internacional de Formação de Professores.Desafios da inclusão na trajetória escolar da Pessoa Surda. 2017. (Encontro).
I Congresso Internacional e VI Seminário de Educação Bilíngue para surdos: Perspectivas para o século XXI. A chegada do surdo à Universidade: conquistas e desafios. 2016. (Congresso).
IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Teoria e prática na construção do conhecimento.Análise das contribuições epistemológicas das ideias prévias de jovens estudantes sobre a disciplina de História. 2016. (Outra).
IX Semana Acadêmica de Serviço Social.A diversidade sexual e de gênero e o Serviço Social: teoria e práxis. 2016. (Outra).
Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Vulnerabilidade e violência escolar: o caso do bullying homofóbico entre estudantes adolescentes. 2013. (Congresso).
VI Fórum Identidade e Alteridade e II Congresso Nacional Educação e Diversidade. 'Mais educação ou mais humilhação?' Descaso do poder público na educação. 2013. (Congresso).
XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.Análise da vivência de mulheres aracajuanas vítimas de violência doméstica por seus parceiros. 2013. (Encontro).
42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Associações de Psicologia. A Representação Social da Violência Doméstica: um olhar das mulheres vítimas de Aracaju. 2012. (Congresso).
II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual e II Congresso Brasileiro de Educação Sexual. Escola e adolescência: relação entre homofobia sutil e manifesta. 2012. (Congresso).
IX Seminário Internacional de la Red Estrado: políticas educativas para América Latina: praxis docente y transformación social. Bullying e homofobia: percepção dos professores do Ensino Fundamental sobre essa realidade nas escolas de Aracaju-Brasil. 2012. (Congresso).
VI Congresso Internacional de estudos sobre a diversidade sexual e de gênero da ABEH. Preconceito contra homossexuais: um estudo com universitários sergipanos. 2012. (Congresso).
V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - JUBRA.O apoio social e suas implicações em situações de bullying. 2012. (Simpósio).
16 Encontro Nacional de Psicologia Social (ABRAPSO).'É boa, mas faz mal': um estudo sobre o consumo de álcool por adolescentes escolares da rede pública de ensino. 2011. (Encontro).
III Encontro Estadual de Química.Implicações que influenciam alunos do curso de química não se formarem no tempo regular. 2011. (Encontro).
I Simpósio Nacional: Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade.Adolescência e álcool: Conhecendo a concepção, frequência de uso e motivação. 2011. (Simpósio).
V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. A prevalência do bullying entre adolescentes escolares do Ensino Fundamental. 2011. (Congresso).
V Fórum Identidades e Alteridades e I Congresso Nacional Educação e Diversidade. Homofobia: A relação entre essa forma de violência e o ambiente escolar. 2011. (Congresso).
VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia (CONPSI). Apoio social percebido e comportamento sexual em adolescentes em escolas públicas. 2011. (Congresso).
VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Representações sociais da violência: Um panorama das pesquisas produzidas no Brasil. 2011. (Congresso).
20Encontro de iniciação científica.Influência das habilidades sociais sobre a percepção de ansiedade em professores de matemática. 2010. (Encontro).
20 Encontro de Iniciação científica da UFS.Ansiedade, dificuldade no aprendizagem de matemática e as habilidades sociais em estudantes de Itabaiana. 2010. (Encontro).
20 Encontro de Iniciação Científica da UFS.Influência do apoio social e vontade de sentido na qualidade de vida de professores em situação de estresse. 2010. (Encontro).
20 Encontro de Iniciação Científica da UFS.Influência das habilidades sociais sobre a percepção de ansiedade em professores de matemática. 2010. (Encontro).
20 Encontro de Iniciação Científica da UFS.Relação entre estresse, apoio social bem-estar psicológico em professores. 2010. (Encontro).
I Encontro Pedagogia em Ação/ I Encontro de Socialização de Experiências e Práticas Pedagógicas/ II Semana de pedagogia.Violências nas escolas. 2010. (Encontro).
III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. O Apoio social dos estudantes em preparação para o vestibular. 2010. (Congresso).
III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. Habilidades sociais: um estudo comparativo entre adolescentes do ensino médio. 2010. (Congresso).
III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. Resiliência entre adolescentes de escolas púlblicas e privadas de ensino médio da cidade de Campina Grande-PB. 2010. (Congresso).
I Seminário Nacioanl de Alfabetização e Letramento.Análise da representação dos professores de alfabetização sobre o incentivo a leitura. 2010. (Seminário).
IV Colíoquio Internacional de Educação e Contemporaneidade. Ansiedade, dificuldade no aprendizado de matemática em estudantes da cidade de Itabaiana- Sergipe- Brasil. 2010. (Congresso).
IV colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Relação entre bem-estar psicológico (ansiedade) e estresse (dificuldades em matemática) em professores da cidade de Itabaiana-SE. 2010. (Congresso).
IV Encontro de psicologia da UFS.Influências das habilidades sociais no bem-estar psicologico em um grupo de professores da cidade de Itabaiana- SE. 2010. (Encontro).
IV Fórum Identidades e Alteridades: Educação e Relações Etnicorraciais.Cotas Raciais e racismo na escola. 2010. (Outra).
IV Fórum Identidades e Alteridades: Educação e Relações Etnicorraciais.Estereótipos e motivação no ensino da matemática. 2010. (Outra).
VIII Seminário Internacional Red Estrado e II Seminário Internacional de Políticas Educativas Latinoaméricana.Comportamento resiliente e percepção de estresse em docentes do ensino fundamental. 2010. (Seminário).
Gênero e saude na docência do ensino fundamental/ I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura.Gênero e saúde na docência do ensino fundamental/ I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura. 2009. (Simpósio).
II Fórum Identidades e Alteridades : Educação, Diversidade e Questões de Gênero.Reprovação e evasão no ensino médio na cidade de Ribeirópolis. 2009. (Outra).
III Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade.Gênero e saúde na docência do Ensino Fundamental e Médio. 2009. (Outra).
III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Habilidades sociais e auto-estima em professores das escolas públicas da cidade de Itabaiana. 2009. (Congresso).
III Cóloquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Percepção dos estudantes do ensino fundamental e médio sobre a evasão. 2009. (Congresso).
III Fórum Identidades e Alteridade :Educação, Diversidade e Questões de Gênero.Representação dos estudantes do ensino fundamental sobre dislexia e matemática. 2009. (Outra).
III Fórum Identidades e Alteridades: Educação, Diversidade e Questões de Gênero.Percepção dos estudantes de licenciatura em matemática acerca de reprovação e trancamento. 2009. (Outra).
III Fórum Identidades e Alteridades: Educação, Diversidade e Questões de Gênero.Percepção dos professores sobre discalculia em estudantes de matemática. 2009. (Outra).
IV Congresso Internacional de Psicologia. A influência do estresse percebido na saúde mental dos professores. 2009. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Psicologia. Sentido da vida dos professores: Uma abordagem Logoterapêutica. 2009. (Congresso).
VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Integração social como subsídio preventivo do suicídio em estudantes universitários. 2009. (Congresso).
VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Uma investigação da qualidade de vida dos professores. 2009. (Congresso).
VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Avaliação do apoio social percebido nos professores. 2009. (Congresso).
VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Resiliência em professores. 2009. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Professores em situação de risco e resiliência como fator de proteção. 2009. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Direitos Humanos e saúde mental em idosos. 2009. (Congresso).
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social-ABRAPSO.Correlações entre apoio social familiar e saúde em professores. 2009. (Encontro).
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social-ABRAPSO.Desenvolvimento de novas habilidades sociais em idosos através da aprendizagem de um segundo idioma. 2009. (Encontro).
Congreso Interamericano de salud mental. EStrese y salud mental en profesores de la enseanza fundamental de Brasil. 2008. (Congresso).
II Colóquio Internacional de Educação. Qualidade de vida e redes de apoio social em professores. 2008. (Congresso).
II Colóquio Internacional de educação.. Qualidade de vida e redes de apoio social em professores. 2008. (Congresso).
II Fórum de identidades e alteridades: Práticas e discursos em múltiplos espaços.Vontade de sentido e a construção da identidade em professores. 2008. (Outra).
II Fórum de Identidades e Alteridades: Práticas e discursos em múltiplos espaços.Vontade de sentido e a construção da identidade em professores. 2008. (Outra).
II Fórum Identidades e Alteridades: Práticas e Discursos em Multiplos Espaços.Identidade e auto-estima na educação. 2008. (Outra).
IV Seman Nacional de Educação.Influência do apoio social na redução do estresse em professores do ensino fundamental. 2008. (Outra).
Violência Doméstica: Gritos no silêncio do lar.Participante. 2008. (Seminário).
VI Semana Nacional de Educação.Influência do apoio social na redução do estresse em professores do ensino fundamental. 2008. (Outra).
I Congresso Internacional de envelhecimento humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre envelhecimento ativo. O idoso portador de doença mental: a relevância do apoio social. 2007. (Congresso).
I Congresso Internacional de envelhecimento humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre envelhecimento ativo. Influência do bem-estar biopsicossocial na qualidade de vida de idosos. 2007. (Congresso).
I Congresso Internacional de envelhecimento humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre envelhecimento ativo. Aprendizagem do espanhol para idosos: uma experiência positiva no desenvolvimento de novos recursos psicossociais. 2007. (Congresso).
I Congresso Internacional de envelhecimento humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre envelhecimento ativo. Aprendizagem do espanhol para idosos: uma experiência positiva no desenvolvimento de novos recursos psicossociais. 2007. (Congresso).
VII Congreso Espaol de Sociologia. Un análisis psicosociológico acerca de la percepción de jóvenes brasileos. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
SILVA, J. P.; FARO, A.; ENUMO, S. R. F.. Psoríase e Ajustamento Psicológico: Relação entre Sintomas Depressivos, Ansiosos e Regulação Emocional. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; SACRAMENTO, A. R. A.; MACHADO, R. O.. Autoconceito, bullying e preconceito: uma análise a partir de estudantes de escolas públicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
CERQUEIRA-SANTOS, E.;SILVA, J. P.; VIANA, L. M. M.. Sexualidade na educação básica e na formação de professores: desafios para promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero.. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
FARO, A.;SILVA, J. P.; OLIVEIRA, W. L.. Aspectos Psicológicos da Insônia. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; MACHADO, R. O.; CANTERA, L. M.. Bullying e abuso sexual: um estudo com estudantes e professores de escolas públicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; MACHADO, R. O.; LIMA, J. S. T.. Quando a escola ?machuca?: uma análise sobre a relação entre preconceito, bullying e autoestima. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FARO, A.; ARAUJO, M. R. M.; OLIVEIRA, W. L.. Regulação Emocional, Transtornos de Ansiedade e/ou Depressivos em pacientes com e sem queixa de Enxaqueca. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FARO, A.; HERRERA, H. J. T.; SANTANA, J. M.. Sintomas depressivos, regulação emocional e incapacidade física na lombalgia crônica. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; SANCHEZ, C. N. M.; FARO, A.. Análises da ansiedade entre surdos. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CROCHICK, J. L.; CANTERA, L. M.; FARO, A.. Bullying e dislexia: um estudo a partir do preconceito nas escolas da grande Aracaju. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
FARO, A.;SILVA, J. P.; OLIVEIRA, W. L.; MACHADO, R. O.. Depressão e enfrentamento de adversidades em pessoas sob condição de privação de liberdade. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANCA, D. X.; SOUZA, R. C. S.. Representações Sociais sobre a sexualidade: um estudo com discentes surdos. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; MAIA, A. C. B.; FRANCA, D. X.. Representações sociais sobre a sexualidade das pessoas com deficiência: um estudo com universitários com e sem deficiência física. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; SOUZA, R. C. S.; FRANCA, D. X.. Surdez e o preconceito: uma análise a partir dos estudantes surdos e dos pais de surdos. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANCA, D. X.; LIMA, M. E. O.; FERNANDES, S. C. S.. A ameaça do estereótipo em jovens negros na escolha profissional. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CANTERA, L. M.; FERRERI, M. A.. Assédio Moral e Autocuidado no Trabalho de Assistência a Vítimas de Violência contra a Mulher. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
CERQUEIRA-SANTOS, E.;SILVA, J. P.; ALMEIDA, J.. A transexualidade e a prática da Psicologia Clínica. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CERQUEIRA-SANTOS, E.; DUARTE, M. J. O.. A violência homofóbica em Sergipe e o serviço social: entre o processo de revitimização e viabilização de direitos humanos e sexuais para com a população LGBT. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CANTERA, L. M.; FRANCO, D.X.. Violência contra a mulher nas relações íntimas de afeto: representações sociais de adolescentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; SANTOS, C.; SOUZA, R. C. S.. Educação inclusiva de estudantes universitários: uma análise a partir da trajetória escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANCA, D. X.; SOUZA, R. C. S.. Surdez e o preconceito: uma análise a partir dos estudantes surdos e dos pais de surdos. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
ARAUJO, M.R.M.;SILVA, J. P.; SILVA, L,C.O,. Trabalho, emprego e precarização: perspectivas de estudos. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CERQUEIRA-SANTOS, E.; COSTA, A. B.. Identidade Social e Autoestima de Travestis, Homens e Mulheres Trans e Trangêneros: A influência do apoio social. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FARO, A.; NERY, M. B. M.. Convivendo com o filho autista: o enfrentamento do cuidador nas diferentes etapas do desenvolvimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; SANTOS, C.; FARO, A.; BRUNS, M.A.T.. Diversidade sexual e homofobia na escola: as representações sociais de educadores da educação básica. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANÇA, D.X.; LIMA, M.B.. Escola e preconceito: relações raciais na ótica dos professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; SANTOS, E. C.; PALUDO, S.S.; JOHANN, R. R. L. V. O.. Sexualidade, conjugalidade e gênero nos relacionamentos dos jovens do agreste sergipano. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; PROENÇA, M.R.; FRANCO, D.X.. A inserção do psicólogo na educação básica de Sergipe: da formação à atuação profissional. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; SANTOS, A. F.; CERQUEIRA-SANTOS, E.; VARGAS, M. M.. Bullying: uma das faces do preconceito homofóbico entre jovens no contexto escolar.. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CERQUEIRA-SANTOS, E.; MORAIS, N.A.. Adolescência e juventude em vulnerabilidade - Perspectiva de futuro, trabalho e escola. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.Aquino; Klüppel, B.L.P.. Consumo de álcool, atitude religiosa, sentido de vida e valores humanos. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, J. P.Aquino; Lemos, F.. Congruência dos valores humanos e suas repercussões para o sentido de vida em pessoas religiosas. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, J. P.; SANTOS, A. F.; LIMA, M.E.; CHAVES, A.M.. Representações sociais acerca do usuário de crack na perspectiva de diferentes atores sociais inseridos no CAPS. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; Aquino, T.A.A.; SILVA, M.B.. A culpa e suas relações com a religiosidade e com o sentido da vida. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, J. P.. A evolução da concepção de pecado, por parte do magistério da igreja católica, ao longo do século XX. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.
SALES, C.A.M. (Orientadora);SILVA, J. P.; SILVA, J.A.N.. Um estudo sobre o discurso docente acerca da sexualidade no Ensino Religioso. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, J. P.. As cirurgias espirituais como prática terapêutica: Estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.
AQUINO, T. A. A.;SILVA, J. P.; CAVALCANTI, A. P. R.; SILVA, M. B.; SILVA, S. S.; FREITAS, M. L. S.. Espiritualidade, Resiliência e Logo-educação: fundamentos noológicos para o Ensino Religioso.. 2020. Tese (Doutorado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.
CANTERA, L. M.;SILVA, J. P.; LLOMBART, M. P.. Ejercicio profesional de operadoras jurídicas que atienden programas de acceso a la justícia para mejeres en situación de violencia. 2017. Tese (Doutorado em Psicología Social) - Universitat Autònoma de Barcelona - UAB.
Valdiney Veloso Gouveia (Orientador);SILVA, J. P.. Trabalho e bem-estar subjetivo: compreendendo a situação laboral dos médicos. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) Ufpb/J.P. - Ufrn) - Universidade Federal da Paraíba.
FARO, A.;SILVA, J. P.; OLIVEIRA, W. L.. Aspectos Psicológicos da Insônia. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; MACHADO, R. O.; CANTERA, L. M.. Bullying e abuso sexual em adolescentes de escolas públicas. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANCA, D. X.; LIMA, J. S. T.. Quando a escola ?machuca?: análises da relação entre preconceito e bullying sobre a autoestima. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FARO, A.; ARAUJO, M. R. M.; OLIVEIRA, W. L.. Regulação Emocional, Transtornos de Ansiedade e/ou Depressivos em pacientes com e sem queixa de Enxaqueca. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; SACRAMENTO, A. R. A.; MACHADO, R. O.. Autoconceito, bullying e preconceito: uma análise a partir de estudantes de escolas públicas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FARO, A.; HERRERA, H. J. T.; SANTANA, J. M.. Aspectos psicológicos na lombalgia crônica: relação entre depressão, regulação emocional e incapacidade.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FARO, A.; SANCHEZ, C. N. M.. Análises da ansiedade entre surdos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CROCHIK, J. L.; CANTERA, L. M.; FARO, A.. Bullying e dislexia: um estudo a partir do preconceito nas escolas da grande Aracaju. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
CERQUEIRA-SANTOS, E.;SILVA, J. P.; VIANA, L. M. M.. Homofobia e escola: revisão sistematizada e compreensões de alunos de licenciaturas sobre educação sexual e preconceito contra diversidade sexual e de gênero. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
FARO, A.;SILVA, J. P.; ANDRADE, A. L. M.. Transtornos mentais comuns em pessoas sob condição de privação de liberdade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
FRANCA, D. X.;SILVA, J. P.; FREITAG, R. M. K.; PEREIRA, C. R.. ?Deixe essa urubu sentar sozinha!?: impactos do racismo e da discriminação racial na infância.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FARO, A.; ENUMO, S. R. F.. Ajustamento Psicológico e sua relação com Sintomas Depressivos e Ansiosos na Psicodermatologia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; MAIA, A. C. B.; CERQUEIRA-SANTOS, E.. Representações sociais sobre a sexualidade das pessoas com deficiência: um estudo com universitários com e sem deficiência física. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CANTERA, L. M.; FERRERI, M. A.. Assédio Moral e Autocuidado no Trabalho de Assistência a Vítimas de Violência contra a Mulher. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANCA, D. X.; SOUZA, R. C. S.. Representações Sociais sobre a sexualidade: um estudo com discentes surdos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANCO, D.X.; LIMA, M. E. O.. Estratégias de combate e redução do preconceito na escola. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CERQUEIRA-SANTOS, E.. A prática da psicologia clínica sobre as transidentidades. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANCA, D. X.; FERREIRA, D. C. S.. A ameaça do estereótipo em jovens negros na escolha profissional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANCA, D. X.; SOUZA, R. C. S.. Olhares sobre a surdez e o preconceito: uma análise a partir da vivência de estudantes surdos universitários e da percepção dos pais de surdos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CERQUEIRA-SANTOS, E.; DUARTE, M. J. O.; ALMEIDA, G.. A violência homofóbica em sergipe e o serviço social: entre o processo de revitimização e viabilização de direitos humanos e sexuais para com a população LGBT. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANÇA, D.X.; CANTERA, L. M.. Violência contra a mulher nas relações íntimas de afeto: representações sociais de adolescentes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; SANTOS, C.; SOUZA, R. C. S.. Educação inclusiva de estudantes universitários surdos: uma análise a partir da trajetória escolar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CERQUEIRA-SANTOS, E.; FARO, A.. Estudo sobre a intenção de realizar o exame do toque retal com homens de meia idade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CERQUEIRA-SANTOS, E.; FARO, A.. Autoinjúria e bullying em adolescentes de Sergipe. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CERQUEIRA-SANTOS, E.; FARO, A.. Processo de enfrentamento do AVC por vitimizados adultos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, E. C.;SILVA, J. P.; FELDENS, D.G.. Identidade social e autoestima de travestis, transexuais femininas e masculinos e transgêneros: a influência do apoio social. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; PAGAN, A.A.; SUSSUCHI, E.M.. Análise de um sistema de atividades para a construção de um teste de desempenho em ciencências. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANÇA, D.X.; ARAUJO, M.R.M.. Diversidade sexual e homofobia na escola: as representações sociais de educadores/as da educação básica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
FARO, A.;SILVA, J. P.; JOHANN, R.L.V.. Estudo comparativo da qualidade de vida na terceira idade e a participação em grupos de apoio.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANÇA, D.X.; LIMA, M.B.. Escola e preconceito: relações raciais na ótica dos professores. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; PAGAN, A.A.; GUIMARAES, C.R.P.. Fala de alguns/mas docentes das Ciências Biológicas da grande Aracaju sobre corpo e autoconhecimento: Implicações para a prática de educação em saúde e sexualidadeum. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CERQUEIRA-SANTOS, E.; PALUDO, S.S.. Conjugalidades e relações amorosas entre adolescentes: Um estudo sobre o amor entre jovens do agreste sergipano (Itabaiana/SE).. 2013.
SILVA, J. P.; SANTOS, A. F.; LIMA, M.E.. Estresse e racismo: apresentação da versão brasileira da escala race-related stress. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANÇA, D.X.; LIMA, M.E.. Normas sociais e expressões do racismo em crianças. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; ARAUJO, M.R.M.; DAMASIO, B. F. Violência doméstica contra a mulher nas relações íntimas de afeto: influências das estratégias de coping e impacto no bem-estar subjetivo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FRANÇA, D.X.; LIMA, R. S. J.. O Psicólogo na educação básica de Sergipe: da formação à atuação profissional. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; LIMA, M.E.; SANTOS, A.F.. Estereótipos e preconceito contra os idosos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CERQUEIRA-SANTOS, E.; MORAIS, N.A.. Adolescência e juventude em vulnerabilidade - perspectivas de futuro, trabalho e escola. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CERQUEIRA-SANTOS, E.; SANTOS, C.. Bullying: uma das faces do preconceito homofóbico. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; PARDO, M.B.L.; NASCIMENTO, M.J.. "Você quer ser professor? Um estudo sobre o interesse de estudantes de licenciatura pela profissão docente". 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; SUSSUCHI, E.M.; FILHO, J.C.S.. Formação do professor reflexivo/pesquisador em um curso de licenciatura em química do nordeste brasileiro: limites e possibilidades. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; ARAUJO, M.R.M.; CERQUEIRA-SANTOS, E.. Significado do trabalho para agentes de limpeza e coletores de Aracaju-SE. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. A inserção das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) na educação: Um estudo no município de Aracaju. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesq.No Ensino Fundamen) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. Identidade étnico-racial e racismo: Um estudo no colégio de aplicação/UFS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesq.No Ensino Fundamen) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. Educação sexual e transversalidade: práticas e experiências professores do ensino fundamental de Macambira/SE. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesq.No Ensino Fundamen) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. Práticas de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: O incentivo ao hábito da leitura e da escrita. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesq.No Ensino Fundamen) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. A participação da família no contexto escolar: Reflexões sobre papéis sociais de pais e professores na cultura da escola. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesq.No Ensino Fundamen) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. Práticas de leitura do professor-leitor no contexto escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesq.No Ensino Fundamen) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. Currículo e aprendizagem: Concepção e prática da organização curricular em uma escola de educação básica no Brasil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesq.No Ensino Fundamen) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. Valores humanos na educação: Reflexões sobre juventude e cultura contemporânea. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesq.No Ensino Fundamen) - Universidade Federal de Sergipe.
LIMA, M. B. (Orientadora);SILVA, J. P.; MELO, M. R.. Avaliação no âmbito escolar: concepções e práticas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesq.No Ensino Fundamen) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. Atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem em língua portuguesa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesq.No Ensino Fundamen) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. Literatura infantil, identidade e educação escolar. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesq.No Ensino Fundamen) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; FARO, A.; SANTOS, L. C. S.. Sentido de vida e saúde geral: estudo em Aracaju (SE). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; SANTOS, A. F.; FRANÇA, D.X.. Enfrentamento de cuidadores de crianças com câncer em processo de quimioterapia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; CERQUEIRA-SANTOS, E.; Kich, F.D.. Crenças sobre o processo de mudança de sexo entre transexuais de Aracaju: Um estudo de casos múltiplos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; MELO, M. R.. Programa saúde e prevenção nas escolas em Itabaiana/SE: Abordando a sexualidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; Santos C.; Guimarães Junior, G.F.. As percepções de adolescentes acerca do ciúme em relacionamentos heterossexuais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; Santos C.; Guimarães Junior, G.F.. As oficinas lúdico-musicais como ferramenta articuladora no processo de ensino-aprendizagem da educação sexual de alunos do 8ª ano do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; Santos C.; Guimarães Junior, G.F.. Paternidades e maternidades adolescentes: um estudo fenomenológico das vivências parentais e da evasão escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; Santos C.; Cunha, M.M.S.. Concepções e práticas pedagógicas de profesores/as acerca da educação sexual, sexualidade, gênero e diversidade sexual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Sergipe.
Caldas, J. G. Orientadora: Dalila Xavier de França; Britto, M.M.S.;SILVA, J. P.. A perspectiva das crianças abrigadas sobre o abrigo e sobre sua situação de abrigamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. A memória e qualidade de vida em idosos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, J. P.; EULALIO, M.C.. Internet e saúde: bem-estar e riscos (Monografia). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, J. P.; MELO, M. R.; Parente, Cláudia da M. Darós. Concurso Público para Professor Substituto. 2010. Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. Concurso Público para professor efetivo (DE) Edital n. 03 para a matéria de ensino: Psicologia. 2009. Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. Concurso Público para professor efetivo (DE) Edital n. 87 para a matéria de ensino: Alfabetização e educação. 2008. Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.. Concurso Público para Professor Substituto. 2008. Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. P.; SANTOS, A.F.. Seleção do Mestrado em Psicologia Social. 2012. Universidade Federal de Sergipe.
Orientou
Modelo explicativo baseado na autocompaixão e na acceptance and commitment therapy (act) para sofrimento psicológico em idosos com queixas de perda auditiva; ; Início: 2023; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Relação entre transtornos de Ansiedade, sentido de vida, virtudes espirituais, autocompaixão e atenção plena; ; Início: 2022; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Vazio existencial e sentido da vida: um estudo em instituição de longa permanência para idosos; ; Início: 2020; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Depressão e bem-estar subjetivo em idosos; ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Letras - Libras) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Modelo explicativo para o envelhecimento bem-sucedido: explorando o papel da atenção plena, dos fatores da autocompaixão e do bem-estar subjetivo em idosos; ; 2023; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Autoeficácia, mindfulness, autocompaixão e sintomas psicológicos em estudantes do ensino superior com possíveis sinais de dislexia: um estudo sob o olhar da psicologia positiva; 2022; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Pandemia da COVID-19 e saúde mental do professor: um estudo à luz do sentido de vida e apoio social; 2021; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Representações sociais sobre a sexualidade das pessoas com deficiência: um estudo com universitários com e sem deficiência física; 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Análises da ansiedade entre surdos; 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Bullying e dislexia: um estudo a partir do preconceito nas escolas públicas; 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Representações Sociais Sobre a Sexualidade: Um Estudo Com Discentes Surdos; 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Quando a escola ?machuca?: uma análise sobre a relação entre preconceito, bullying e autoestima; 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Autoconceito, bullying e preconceito: uma análise a partir de estudantes de escolas públicas; 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Bullying e abuso sexual: um estudo com estudantes e professores de escolas públicas; 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Educação inclusiva de estudantes universitários surdos: uma análise a partir da trajetória escolar; 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Surdez e preconceito: uma análise a partir dos estudantes surdos e dos pais de surdos; 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Assédio moral e autocuidado no trabalho de assistência a vítimas de violência contra a mulher; 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
A violência homofóbica em sergipe e o serviço social: entre o processo de revitimização e viabilização de direitos humanos e sexuais para com a população LGBT; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Violência contra a mulher nas relações íntimas de afeto: representações sociais de adolescentes; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Representações sociais dos professores sobre homofobia nas escolas; 2015; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Bem estar e enfrentamento em mulheres vítimas de violência doméstica nas relações íntimas; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Representações sociais dos psicólogos sobre atuação dos psicólogos escolares; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Bullying: uma das faces do preconceito homofóbico entre jovens no contexto escolar; sicossociais; 2012; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Sobrevivendo ao estigma das drogas: um estudo sobre recuperação de usuários de crack; 2011; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Joilson Pereira da Silva;
Modelo compreensivo para saúde mental dos professores da educação básica: os papéis da atenção plena, regulação emocional, autocompaixão e sentido de vida; ; 2023; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Terapias cognitivo-comportamentais para pessoas surdas e com deficiência auditiva com sintomas de ansiedade; 2023; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
El imaginario de la juventud sobre la igualdad en las relaciones de pareja y su relación con la violencia de género; ; 2019; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Autônoma de Barcelona,; Coorientador: Joilson Pereira da Silva;
Implicações do bullying em adolescentes das escolas públicas de Itabaiana-Sergipe; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
O jogo como recurso didático aplicado na disciplina educação física; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesq; No Ensino Fundamen) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Representações dos professores sobre biblioteca como recurso no incentivo a leitura; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesq; No Ensino Fundamen) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Os grupos religiosos como fonte de apoio social e promotor de sentido de vida em idosos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Conselhos municipais de educação de Sergipe: uma abordagem sobre o funcionamento dos conselhos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Educação em tempo integral: os benefícios do programa mais educação numa escola municipal de Itabaiana-SE; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Sexualidade, gênero e orientação sexual nas escolas: um estudo com profesoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Representação da sexualidade: um estudo com adolescentes da cidade de Moita Bonita-SE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Representação da violência escolar e do bullying em estudantes adolescentes da cidade de Itabaiana-SE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
O estresse e qualidade de vida em professores: uma perspectiva orientada pela teoria do apoio social e sentido de vida; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Resiliência e sentido de vida como estratégias de enfrentamento do estresse cotidiano do professor; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Síndrome de burnout e sentido de vida em professores da rede pública da cidade de Aracaju-SE; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Sentido de vida e saúde dos professores da rede pública da cidade de Aracaju; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Bullying e preconceito contra estudantes em situação de inclusão; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Libras) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Crenças dos Professores acerca do bullying contra estudantes deficientes nas escolas inclusivas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Sexualidade e surdez: análise das relações afetivas dos jovens surdos do ensino médio e superior; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Libras) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Crenças dos professores acerca do bullying contra estudantes deficientes nas escolas inclusivas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Ensino superior e inclusão social de estudantes surdos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Libras) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Percepções de professores acerca das instituições de ensino superior na inclusão de alunos surdos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Libras) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Educação inclusiva e estudos surdos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Libras) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Bullying e recursos psicossociais em jovens universitários surdos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Libras) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Diversidade sexual nas escolas: um estudo sobre as representações de educadores da cidade de Simão Dias-SE acerca da homofobia no contexto escolar; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Bem estar psicológico e violência doméstica em mulheres vítimas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Implicações do apoio social em situação de bullying; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Violência escolar: Problematizando a relação entre o bullying e a homofobia; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Representando o bullying: Investigação do fenômeno com estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino de Aracaju; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Gênero e bem estar psicológico em mulheres vítimas de violência doméstica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Bem-estar psicológicob e recursos psicossociais em idosos da cidade de Itabaiana-Sergipe; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Os grupos religiosos como fonte de apoio social e promotor de sentido de vida em idosos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Violência na escola: bullying e recursos psicossociais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Influência do apoio social e vontade de sentido na qualidade de vida de professores em situação de estresse; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
S; Andrade,; Relação entre estresse, apoio social e bem-estar psicológico em professores; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática e Biologia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
A; Santos; Relação entre estresse, apoio social e bem estar psicológico em professores; 2010; Iniciação Científica - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
S; Reis; Relação entre estresse, apoio social e bem estar psicológico em professores; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
de Oliveira; Influência do apoio social e vontade de sentido na qualidade de vida de professores em situação de estresse; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Bem-estar psicológico, estressores e recursos psicossociais em professores do ensino fundamental; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Monitoria; 2011; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Monitoria; 2011; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Monitoria; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Monitoria; 2010; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Joilson Pereira da Silva;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, K. D. A. ; ALMEIDA, E. S. ; SOUZA, F. V. S. ; SILVA, J. P. . Níveis de autocompaixão, regulação emocional e síndrome de burnout em professores da Educação Básica.. Teoria e Prática da Educação , v. 27, p. 1, 2024.
-
PEREIRA, M. D. ; SILVA, J. P. . Olhares sobre a dislexia, inclusão e a saúde mental na educação superior.. Teias (Rio de Janeiro) , v. 24, p. 140, 2023.
-
REIS, A. S. C. ; SILVA, J. P. . Ensino de História e Educação de Surdos: considerações sobre o estado da arte. História Hoje , v. 12, p. 371-393, 2023.
-
ALMEIDA, E. S. ; SANTOS, K. A. ; SILVA, J. P. . Síndrome de burnout e sentido de vida em professores: um estudo correlacional.. Interações - Cultura e Comunidade (Online) , v. 18, p. 01, 2023.
-
PEREIRA, M. D. ; SILVA, J. P. . Aspectos psicológicos em crianças e adolescentes com dislexia: uma revisão sistemática. Revista Interamericana de Psicología , v. 57, p. 1, 2023.
-
PEREIRA, MARA DANTAS ; SILVA, Joilson Pereira da . AutocompaixÃo em Estudantes UniversitÃrios: RevisÃo Integrativa da Literatura. PSICO-USF (IMPRESSO) , v. 28, p. 461-476, 2023.
-
Dantas Pereira, Mara ; PEREIRA DA SILVA, JOILSON . NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO. INTERFACES CIENTÍFICAS - HUMANAS E SOCIAIS , v. 10, p. 213-226, 2023.
-
PEREIRA, MARA DANTAS ; DUARTE, LORIENE ASSIS DOURADO ; FELDENS, DINAMARA GARCIA ; SILVA, Joilson Pereira da . Saúde mental da professora e os efeitos da pandemia em sua docência na Educação Básica: um olhar a partir da perspectiva de gênero. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 48, p. 1, 2023.
-
ANDRADE SANTOS, KARINE DAVID ; SILVA, Joilson Pereira da . Autocompaixão e sentido de vida: uma revisão integrativa. MUDANCAS (IMS) , v. 31, p. 37-47, 2023.
-
Dantas Pereira, Mara ; PEREIRA DA SILVA, JOILSON . Intervenções baseadas em mindfulness para estudantes com dislexia. PSICO (PUCRS. ONLINE) , v. 2, p. e40879, 2023.
-
SANTOS, KARINE DAVID ANDRADE ; SILVA, Joilson Pereira da ; ESPINOSA, LEONOR MARÍA CANTERA . The invisibility of women caring for women victims of violence. Revista Katalysis , v. 25, p. 425-435, 2022.
-
PEREIRA, MARA DANTAS ; SILVA, Joilson Pereira da . Psicóloga(o) Escolar na Educação Inclusiva: Contribuições e Perspectivas da Profissão no Brasil. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE) , v. 42, p. 1-15, 2022.
-
PEREIRA, MARA DANTAS ; SILVA, Joilson Pereira da . Autoeficácia, mindfulness e autocompaixão. MEMORANDUM (BELO HORIZONTE) , v. 39, p. 1, 2022.
-
PEREIRA, M. D. ; SILVA, J. P. . Dislexia e educação infantil inclusiva: reflexões acerca do desenvolvimento das competências socioemocionais.. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 9, p. 141, 2022.
-
DAVID ANDRADE SANTOS, KARINE ; PEREIRA DA SILVA, JOILSON . Sentido de vida e saúde mental em professores: uma revisão integrativa. REVISTA DA SPAGESP , v. 23, p. 131-145, 2022.
-
CALDAS, CALILA MIREIA PEREIRA ; SILVA, Joilson Pereira da ; SANTOS, KARINE DAVID ANDRADE . Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental do professor: uma revisão integrativa de literatura. ROTEIRO , v. 47, p. e27751, 2022.
-
SOUZA, F. V. S. ; SILVA, J. P. da . Intervenções Baseadas em Mindfulness para Idosos: uma revisão integrativa. CONTEXTOS CLÍNICOS , v. 15, p. 667, 2022.
-
SANTOS, I. H. F. ; FELIZMINO, T. O. ; SANTOS, K. D. A. ; SILVA, J. P. . Bullying escolar: com a palavra, o professor. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979) , v. 74, p. 1, 2022.
-
GUIMARÃES, V. M. A. ; SANTOS, K. D. A. ; SILVA, J. P. . Atenção plena, autocompaixão e surdez: uma revisão integrativa de literatura. CONTEXTOS CLÍNICOS , v. 15, p. 921, 2022.
-
GUIMARÃES, VALÉRIA MARIA AZEVEDO ; SILVA, Joilson Pereira da . RepresentaÃÃo social sobre a surdez. PSICOLOGIA REVISTA , v. 31, p. 67-89, 2022.
-
DAVID ANDRADE SANTOS, KARINE ; PEREIRA DA SILVA, JOILSON ; PEREZ TARRÉS, ALICIA ; MARÍA CANTERA ESPINOSA, LEONOR . A Comparative Study of the Work of Professional Caregivers of Battered Women. REVISTA LUSÓFONA DE ESTUDOS CULTURAIS , v. 9, p. 149-164, 2022.
-
REIS, AARON SENA CERQUEIRA ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA . Consciência histórica e representações sociais: um estudo acerca das percepções de jovens estudantes sobre o Brasil. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 47, p. e226702, 2021.
-
PEREIRA, MARA DANTAS ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA . Ansiedade e autoestima associadas ao baixo desempenho escolar em estudantes com dislexia de desenvolvimento: uma revisão integrativa. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 34, p. 1, 2021.
-
SANTOS, KARINE DAVID ANDRADE ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA . Intervenções em Mindfulness para Síndrome de Burnout em Professores: uma revisão integrativa. CONTEXTOS CLÍNICOS , v. 14, p. 1, 2021.
-
FELIZMINO, THIAGO DE OLIVEIRA ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA . Bullying e abuso sexual em adolescentes: uma revisão integrativa. PSICOLOGIA, DIVERSIDADE E SAÚDE , v. 10, p. 317, 2021.
-
CARVALHO, ALANA NAGAI LINS DE ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA . Sexualidade das Pessoas com Deficiência Física: uma Análise à Luz da Teoria das Representações Sociais. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 27, p. 1, 2021.
-
GUIMARÃES, VALÉRIA ; SANTOS, KARINE DAVID ANDRADE ; DANTAS, NADJA PEREIRA ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA . Bullying, apoio social e sentido de vida: relato de discentes surdas. REVISTA SINALIZAR , v. 6, p. 1, 2021.
-
PEREIRA, M. D. ; SILVA, J. P. . Fatores associados à autoeficácia, ansiedade e depressão em estudantes disléxicos: revisão integrativa da literatura. THEMA ET SCIENTIA , v. 11, p. 59-78, 2021.
-
FELIZMINO, THIAGO DE OLIVEIRA ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA . Autoindicação do bullying frente as crenças do abuso sexual. PSICOLOGIA, DIVERSIDADE E SAÚDE , v. 10, p. 415-428, 2021.
-
GUIMARÃES, V. M. A. ; SILVA, J. P. . O estudo da surdez e deficiência auditiva nas Terapias Cognitivos-Comportamentais: uma revisão sistemática da literatura.. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (ONLINE) , v. 23, p. 1-27, 2021.
-
PEREIRA, MARA DANTAS ; SILVA, Joilson Pereira da . Relações entre os aspectos afetivos e ensino-aprendizagem em tempos pandêmicos. REVISTA PSICOPEDAGOGIA , v. 38, p. 171, 2021.
-
SANTOS, K. D. A. ; SILVA, J. P. . Conceitos e Fatores da Síndrome de Burnout em Professores: um Ensaio Teórico. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade , v. 14, p. 662, 2021.
-
GUIMARAES, V. M. ; SILVA, J. P. . Surdez e sexualidade: as representações sociais dos discentes surdos. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979) , v. 72, p. 125-139, 2020.
-
MATOS, V. J. A. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, K. A. ; GUIMARÃES, V. M. A. . Bullying, preconceito e autoestima: discutindo as principais relações e distinções. PSICOLOGIA ARGUMENTO (PUCPR. ONLINE) , v. 38, p. 647, 2020.
-
SANTOS, KARINE DAVID ANDRADE ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA ; CANTERA ESPINOSA, LEONOR MARÍA . Autocuidado das Profissionais da Assistência a Mulheres Vítimas de Violência. Revista de Psicologia da IMED , v. 12, p. 22, 2020.
-
CARVALHO, A. N. L. ; SILVA, J. P. . Representações Sociais de Universitários com Deficiência Física sobre a Sexualidade das Pessoas com Deficiência. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 20, p. 709-728, 2020.
-
MATOS, VITOR JOSÉ ; DA SILVA, JOILSON PEREIRA ; SANTOS, KARINE DAVID ; GUIMARÃES, VALÉRIA MARIA . Autoestima e bullying: uma revisão integrativa. Revista Educar Mais , v. 4, p. 577-590, 2020.
-
GUIMARÃES, VALÉRIA MARIA AZEVEDO ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA . Sexualidade e Surdez: uma Revisão Sistemática. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE) , v. 40, p. 1-16, 2020.
-
MATOS, VITOR JOSÉ ARAUJO ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA ; SANTOS, KARINE DAVID ANDRADE ; GUIMARÃES, VALÉRIA MARIA AZEVEDO . Bullying entre os jovens: relações com o preconceito e a autoestima. ESPAÇO PARA A SAÚDE , v. 21, p. 56-67, 2020.
-
ARAUJO, A. A. ; SILVA, J. P. . Surdez e Preconceito: uma Análise a partir da Percepção dos Pais de Surdos. GERAIS: REVISTA INTERINSTITUCIONAL DE PSICOLOGIA , v. 13, p. 1, 2020.
-
SANTOS, F. ; SILVA, J. P. . Ansiedade entre as pessoas surdas: um estudo teórico. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979) , v. 71, p. 143-157, 2019.
-
ANDRADE SANTOS, KARINE DAVID ; PEREIRA SILVA, JOILSON ; PEREZ TARRÉS, ALÍCIA ; CANTERA ESPINOSA, LEONOR MARÍA . Rutas y colisiones en el trabajo de atención a las mujeres víctimas de violencia en Espaa. CIENCIAS PSICOLOGICAS , v. 13, p. 209-222, 2019.
-
PÉREZ-TARRÉS, ALICIA ; PEREIRA DA SILVA, JOILSON ; CANTERA ESPINOSA, LEONOR MARÍA . Workplace Violence in Work Environments against Gender Violence. UNIVERSITAS PSYCHOLOGICA , v. 18, p. 1-15, 2019.
-
GUIMARÃES, VALÉRIA MARIA AZEVEDO ; SANTOS, FÁBIO ; SANTOS, BRUNO FELIPE DE SANTANA ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA . Surdez e sexualidade: Uma anÃlise a partir das representaÃÃes sociais de universitÃrios surdos. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 19, p. 387-405, 2019.
-
PÉREZ-TARRES, ALICIA ; ESPINOSA, LEONOR MARÍA CANTERA ; SANTOS, KARINE DAVID ANDRADE ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA . Consideraciones Metodológicas sobre Investigaciones Sensibles en Metodología Cualitativa. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE) , v. 39, p. 14, 2019.
-
SANTOS, I. H. F. ; SILVA, J. P. . Transtornos de aprendizagem específicos no ambiente escolar: uma revisão integrativa. PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA , v. 23, p. 60, 2019.
-
GOMÀ-RODRÍGUEZ, ISABEL ; CANTERA, LEONOR MARÍA ; PEREIRA-DA-SILVA, JOILSON . Autocuidado de los profesionales que trabajan en la erradicacion de la violencia de pareja. PSICOPERSPECTIVAS (ONLINE): INDIVIDUO Y SOCIEDAD , v. 17, p. 1-12, 2018.
-
REZENDE, A. M. A. ; SILVA, J. P. . Violência contra a mulher: representações sociais de adolescentes. INTERTHESIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 15, p. 92-110, 2018.
-
GOMES, C. R. ; SILVA, J. P. ; SOUZA, R. C. S. . Educação inclusiva de estudantes surdos na universidade. Revista Docência do Ensino Superior , v. 8, p. 61-76, 2018.
-
GONCALVES, M. P. ; GOUVEIA, V. V. ; CAVALCANTI, T. M. ; BEZERRA, C. C. ; MEDEIROS, E. D. ; OLIVEIRA, G. F. ; MENEZES, I. G. ; ALCHIERI, J. C. ; SILVA, J. P. ; OLIVEIRA, L. C. ; FRANCA-FREITAS, M. L. P. ; FIGUEIREDO, R. M. E. ; CAVALCANTI, T. N. ; SANTOS, W. S. . Atributos Desejáveis de Parceiro Ideal: Podem Variar Segundo o Sexo e o Lugar de Residência?. Temas em Psicologia , v. 23, p. 1221-1234, 2018.
-
MARTÍNEZ, MARISA VÁZQUEZ ; TARRÉS, ALICIA PÉREZ ; ESPINOSA, LEONOR MARIA CANTERA ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA . REFLEXIONES EN TORNO A LA SOCIEDAD, VIOLENCIA Y EDUCACIÓN. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 43, p. 467, 2018.
-
CARVALHO, A. N. L. ; SILVA, J. P. . Sexualidade das pessoas com deficiência: uma revisão sistemática. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979) , v. 70, p. 289-304, 2018.
-
PEREZ-TARRES, A. ; CANTERA, L. M. ; SILVA, J. P. . Health and self-care of professionals working against gender-based violence: an analysis based on the grounded theory. SALUD MENTAL , v. 45, p. 213-222, 2018.
-
GUIMARÃES, V. M. A. ; SANTOS, F. ; DANTAS, E. C. ; SILVA, J. P. ; SILVEIRA, R. F. ; SANTOS, J. F. ; SANTOS, B. F. S. . Análise das percepções de estudantes surdos sobre sexualidade: um estudo a partir das relações afetivas. PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA , v. 22, p. 38, 2018.
-
MIMBRERO MALLADO, CONCEPCIÓN ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA ; CANTERA ESPINOSA, LEONOR MARÍA . Analysis of Gender Equality Competence Present in Cultural Positions. PAIDÉIA (USP. ONLINE) , v. 27, p. 90-97, 2017.
-
PEREZ-TARRES, A. ; SILVA, J. P. ; CANTERA, L. M. . Gender-Based Violence, Coping Strategies and Perceived Social Support. PSICOLOGÍA, CONOCIMIENTO Y SOCIEDAD , v. 7, p. 98-122, 2017.
-
SOUZA, ELAINE DE JESUS ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA ; SANTOS, CLAUDIENE . RepresentaÃÃes de docentes acerca da diversidade sexual e homofobia. ESTUDOS FEMINISTAS , v. 25, p. 519-544, 2017.
-
MIMBERO-MALLADO, C. ; CANTERA, L. M. ; SILVA, J. P. . Aplicación del mainstreaming de género en las organizaciones a través de las certificaciones. Estudos de Psicologia (Campinas) , v. 34, p. 423-434, 2017.
-
MENEZES, MOISÉS SANTOS ; SILVA, JOILSON PEREIRA . Serviço Social e homofobia: a construção de um debate desafiador. REVISTA KATÁLYSIS (IMPRESSO) , v. 20, p. 122-129, 2017.
-
COSTA, ANGELO BRANDELLI ; CATELAN, RAMIRO FIGUEIREDO ; DE ARAUJO, CAMILLA LIMA ; DA SILVA, JOILSON PEREIRA ; KOLLER, SILVIA HELENA ; NARDI, HENRIQUE CAETANO . Efeito de configuraÃÃo no apoio ao casamento de pessoas do mesmo sexo em universitÃrios brasileiros. PSICO (PUCRS. ONLINE) , v. 48, p. 99, 2017.
-
MALLADO, CONCEPCIÓN MIMBRERO ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA ; ESPINOSA, LEONOR CANTERA . COMPETENCIAS DE GÉNERO Y CULTURA DEL TRABAJO EN UNA FEDERACIÓN. PSICOLOGIA E SOCIEDADE (IMPRESSO) , v. 29, p. 1, 2017.
-
MARTINEZ, M. V. ; CANTERA, L. M. ; SILVA, J. P. . La fotointervención com instrumento sensibilizador em la investigación de la igualdad em las relaciones de pareja juveniles. CADERNOS DE GÊNERO E TECNOLOGIA (CEFET/PR) , v. 10, p. 72-94, 2017.
-
SOUZA, E. J. ; ESPINOSA, L.M.C. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, C. . Inclusion of Sexual Diversity in Schools: Teachers' Conception. Multidisciplinary Journal of Educational Research , v. 6, p. 152, 2016.
-
PEREZ-TARRES, A. ; CANTERA, L. M. ; SILVA, J. P. . Prácticas de Autocuidado en Mujeres Víctimas de Violencia de Género. Tuiuti: Ciência e Cultura (Online) , v. 53, p. 11-27, 2016.
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, C. . Diversidade sexual e homofobia na escola: (des)conhecimento e vivências de docentes. Revista Educação em Questão (Online) , v. 54, p. 111-138, 2016.
-
Souza, E.J. ; SILVA, J. P. ; Santos C. . Homofobia na escola: as representações de educadores/as. Temas em Psicologia , v. 23, p. 635-647, 2015.
-
SOUZA, ELAINE DE JESUS ; SANTOS, CLAUDIENE ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA . EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: CONCEPÇÕES E MODALIDADES DIDÁTICAS DE DOCENTES SOBRE SEXUALIDADE, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL. REVISTA INTERFACES CIENTÍFICAS - HUMANAS E SOCIAIS , v. 3, p. 51, 2015.
-
MIMBERO-MALLADO, C. ; SILVA, J. P. ; GUIL-BOZAL, A. ; VERA-GIL, S. . Empleabilidad social y género: opiniones de personas desempleadas sobre la inserción laboral. REVISTA REALA , v. 04, p. 1-9, 2015.
-
JESUS, C. C. ; SOUZA, E. J ; SILVA, J. P. . Diversidade sexual na escola: reflexões sobre as concepções de professores/as. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades , v. 9, p. 280-298, 2015.
-
SOUZA, JACKELINE MARIA DE ; SILVA, JOILSON PEREIRA DA ; FARO, ANDRÉ . Bullying e Homofobia: Aproximações Teóricas e Empíricas. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL , v. 19, p. 289-298, 2015.
-
MACHADO, W. L. ; DAMASIO, B. F. ; Borsa, J. C. ; SILVA, J. P. . Dimensionalidade da Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale, PSS-10) em uma Amostra de Professores Escolares. Psicologia-Reflexao e Critica , v. 1, p. 38-43, 2014.
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. ; Santos C. . Diversidade sexual na escola: uma análise das representações sociais de educadores/as. Educação e Cultura Contemporânea , v. 11, p. 389-422, 2014.
-
Damasio, B.F. ; Silva, R.L.P. ; SILVA, J. P. . Sentido de vida, bem-estar psicológico e qualidade de vida em professores. PAIDÉIA (USP. RIBEIRAO PRETO. IMPRESSO) , v. 23, p. 73-82, 2013.
-
OLIVEIRA, E. K. S. ; SILVA, J. P. . Sentido de vida e envelhecimento: relação entre os pilares da logoterapia e bem-estar psicológico. Revista Logos e Existência , v. 2, p. 135-146, 2013.
-
Aquino, T.A.A. ; Gouveia, V. V. ; Messias, D. ; SILVA, J. P. . Correlatos valorativos do preconceito religioso: Um estudo em uma escola pública estadual. Interação em Psicologia (Online) , v. 17, p. 259-269-269, 2013.
-
SILVA, J. P. ; BARRETO, N. S. . Violência escolar: problematizando a relação entre o bullying e a homofobia. Revista Fórum Identidades , v. 12, p. 8-22, 2012.
-
Aquino, T.A.A. ; SILVA, J. P. ; FIgueiredo, A.T.B. ; Dourado, E.T.S. ; Farias, E.C.S. . Avaliação de uma proposta de prevenção do vazio existencial com adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso) , v. 31, p. 146-159, 2011.
-
Damasio, B.F. ; Machado, W.L. ; SILVA, J. P. . Estrutura Fatorial do Questionário de Saúde Geral (QSG-12) em uma Amostra de Professores Escolares. Avaliação Psicológica. Avaliação Psicológica (Impresso) , v. 10, p. 99-105, 2011.
-
Souza, M. J. ; SILVA, J. P. . Homofobia: discutindo a discriminação no meio escolar.. Revista Fórum Identidades , v. 9, p. 107-118, 2011.
-
DAMASIO, B. F. ; BORSA, J.C. ; SILVA, J. P. . 14-Item Resilience Scale (RS-14): Psychometric Properties of the Brazilian Version.. JOURNAL OF NURSING MEASUREMENT , v. 19, p. 131-145, 2011.
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . O sentido de vida e o estresse do professorado: Um estudo correlacional. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP) , v. 12, p. 111-122, 2009.
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. ; Aquino . Estresse e bounout em professores. Revista Fórum Identidades , v. 3, p. 75-83, 2008.
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. ; Aquino . Integração social e sentido de vida em estudantes universitários brasileiros. Revista Fórum Identidades , v. 4, p. 121-129, 2008.
-
FARO, A. (Org.) ; CERQUEIRA-SANTOS, E. (Org.) ; SILVA, J. P. (Org.) ; TEJADA, J. (Org.) . Pesquisas em psicologia, saúde e sociedade.. 1. ed. São Paulo: Edições Concern, 2023. v. 1. 480p .
-
FARO, A. ; SILVA, J. P. . Psicologia, Saúde e Desenvolvimento Humano. 1. ed. São Paulo: Editora Dialética, 2022. 296p .
-
FARO, A. (Org.) ; CERQUEIRA-SANTOS, E. (Org.) ; SILVA, J. P. da (Org.) . Psicologia e Covid-19: saúde, desenvolvimento e educação. 1. ed. Dialética, 2021.
-
CERQUEIRA-SANTOS, E. ; SILVA, J. P. ; FARO, A. . Gênero, violência e saúde: processos de envelhecimento. 1. ed. São Paulo: Scortecci, 2020. 301p .
-
SILVA, J. P. ; FARO, A. ; CERQUEIRA-SANTOS, E. . Psicologia e Adolescência: gênero, violência e saúde. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. 350p .
-
FARO, A. ; CERQUEIRA-SANTOS, E. ; SILVA, J. P. . Gênero, violência e saúde: diálogos no campo da psicologia. 1. ed. São Cristovão: Editora UFS, 2017. 229p .
-
Aquino ; DAMASIO, B. F. ; SILVA, J. P. . Logoterapia e educação: Fundamentos e práticas. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2010.
-
SOUZA, F. V. S. ; SILVA, J. P. . Bem-estar subjetivo infantil e o estudo da felicidade em crianças.. In: André Faro; Elder Cerqueira-Santos; Joilson Pereira da Silva; Julian Tejada.. (Org.). Pesquisas em psicologia, saúde e sociedade.. 1ed.São Paulo: Edições Concern, 2023, v. 01, p. 52-.
-
PEREIRA, M. D. ; SILVA, J. P. . Emoções e inteligência emocional em crianças disléxicas.. In: André Faro; Elder Cerqueira-Santos; Joilson Pereira da Silva; Julian Tejada.. (Org.). Pesquisas em psicologia, saúde e sociedade.. 1ed.São Paulo: Edições Concern, 2023, v. 01, p. 113-.
-
SOUZA, F. V. S. ; SILVA, J. P. . Envelhecimento bem-sucedido e o modelo de otimização seletiva com compensação de Baltes e Baltes.. In: André Faro; Joilson Pereira da Silva. (Org.). Psicologia, Saúde e Desenvolvimento Humano. 1ed.São Paulo: Editora Dialética, 2022, v. , p. 97-123.
-
SANTOS, K. D. A. ; SILVA, J. P. . Compaixão e Autocompaixão: uma revisão teórica. In: André Faro; Joilson Pereira da Silva. (Org.). Psicologia, saúde e desenvolvimento humano.. 1ed.São Paulo: Editora Dialética, 2022, v. , p. 125-.
-
SANTOS, K. D. A. ; SILVA, J. P. . Mindfulness: uma revisão teórica dos conceitos, medidas, práticas e intervenções. In: André Faro; Joilson Pereira da Silva. (Org.). Psicologia, Saúde e Desenvolvimento Humano. 1ed.São Paulo: Editora Dialética, 2022, v. , p. 161-.
-
PEREIRA, M. D. ; SILVA, J. P. . Conhecendo a dislexia: um breve panorama. In: André Faro; Joilson Pereira da Silva. (Org.). Psicologia, Saúde e Desenvolvimento Humano. 1ed.São Paulo: Editora Dialética, 2022, v. , p. 187-.
-
GUIMARAES, V. M. ; SILVA, J. P. . O percurso da surdez com a terapia cognitivo-comportamental. In: André Faro; Joilson Pereira da Silva. (Org.). Psicologia, Saúde e Desenvolvimento Humano. 1ed.São Paulo: Editora Dialética, 2022, v. , p. 219-.
-
CALDAS, C. M. P. ; SILVA, J. P. . Apoio social em professores e pandemia da covid-19: perspectivas teóricas. In: André Faro; Joilson Pereira da Silva. (Org.). Psicologia, Saúde e Desenvolvimento Humano. 1ed.São Paulo: Editora Dialética, 2022, v. , p. 245-.
-
CHAGAS, A. S. L. ; SILVA, J. P. . Logoterapia e análise existencial: considerações sobre o sentido de vida na perspectiva de Viktor Frankl. In: André Faro; Joilson Pereira da Silva. (Org.). Psicologia, Saúde e Desenvolvimento Humano. 1ed.São Paulo: Editora Dialética, 2022, v. , p. 269-.
-
REIS, A. S. C. ; SILVA, J. P. da . Educação e pandemia no Brasil: considerações à luz da história do tempo presente. Psicologia e Covid-19: saúde, desenvolvimento e educação. 1ed.Belo Horizonte: Dialética, 2021, v. , p. 223-240.
-
Dantas Pereira, Mara ; PEREIRA DA SILVA, JOILSON . Educação Especial em tempos de pandemia: remota e desigual. Educação Superior, inclusão e acessibilidade: reflexões contemporâneas. 1ed.: Encontrografia Editora, 2021, v. , p. 99-110.
-
CALDAS, C. M. P. ; SANTOS, K. D. A. ; SILVA, J. P. da . Ser professor/a na pandemia da covid-19: saúde mental, mindfulness e compaixão. Psicologia e Covid-19: saúde, desenvolvimento e educação. 1ed.: Dialética, 2021, v. , p. 281-.
-
SANTOS, I. H. F. ; FELIZMINO, T. O. ; SILVA, J. P. ; CANTERA, L. M. . Bullying em adolescentes e sua relação com autonomia e autoritarismo.. In: José Leon Crochick; Marian Ávila de Lima e Dias (Org.). (Org.). Estudos sobre violência escolar entre estudantes. 1ed.São Paulo: Benjamin Editorial, 2020, v. 1, p. 149-167.
-
SANTOS, K. D. A. ; SILVA, J. P. . Preconceito e violência no trabalho contra idosos. In: Elder Cerqueira-Santos; Joilson Pereira da Silva; André Faro. (Org.). Gênero, violência e saúde : processos de envelhecimento. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2020, v. 1, p. 189-208.
-
SANTOS, F. ; SILVA, J. P. . Velhice e surdez: breve discussão sobre audismo/ouvintismo e surdofobia. In: Elder Cerqueira-Santos; Joilson Pereira da Silva; André Faro. (Org.). Gênero, violência e saúde: processos de envelhecimento. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2020, v. 1, p. 247-270.
-
ARAUJO, A. A. ; SILVA, J. P. . Surdez e Preconceito: Uma Análise Conceitual. In: Elder Cerqueira-Santos; Luciana Maia. (Org.). Preconceito e exclusão social: estudos em psicologia no Brasil. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2019, v. 1, p. 248-276.
-
MARTINEZ, M. V. ; ESPINOSA, L. M. C. ; SILVA, J. P. . Igualdad, relaciones de pareja, adolescencia y violencia: cuáles son los puntos de unión?. In: J. P. Silva; A. Faro & E. Cerqueira-Santos. (Org.). Psicologia e Adolescência: gênero, violência e saúde. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 1-350.
-
REZENDE, A. M. A. ; SILVA, J. P. . Relacionamentos afetivos de adolescentes: uma reflexão a partir das representações sociais da violência contra a mulher. In: J. P. Silva; A. Faro & E. Cerqueira-Santos. (Org.). Psicologia e Adolescência: gênero, violência e saúde. 2ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 1-350.
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, C. . Diversidade sexual e homofobia: revendo (pre)conceitos. In: Faro, A.; Araújo, M. (orgs.).. (Org.). Teorias e estudos em psicologia social : a contemporaneidade em temas clássicos. 1ed.Aracaju: Editora UFS, 2017, v. 1, p. 158-174.
-
MIMBRERO MALLADO, C. ; GUIL-BOZAL, A. ; SILVA, J. P. . Epistemología feminista: los géneros en sociedades dialógicas. In: Faro, A.; Araújo, M. (orgs.).. (Org.). Teorias e estudos em psicologia social: a contemporaneidade em temas clássicos. 1ed.São Cristovão: Editora UFS, 2017, v. , p. 175-189.
-
CORTES, V. A. ; SILVA, J. P. . Violência doméstica contra a mulher nas relações íntimas de afeto: uma introdução conceitual. In: Faro, A.; Araújo, M. (orgs.).. (Org.). Teorias e estudos em psicologia social : a contemporaneidade em temas clássicos. 1ed.São Cristovão: Editora UFS, 2017, v. 1, p. 190-206.
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. . Reflexões sobre diversidade sexual a partir dos conceitos de gênero e violência. Gênero, violência e saúde: diálogos no campo da psicologia. 1ed.São Cristóvão: Editora UFS, 2017, v. 1, p. 63-78.
-
MENEZES, M. S. ; SILVA, J. P. ; CANTERA, L. M. . Preconceito, discriminação e assédio moral em relação à população LGBT. In: Renato Tocchetto de Oliveira ... [et al.].?. (Org.). Assédio moral no trabalho : fundamentos e ações. 'ed.Florianópolis: Lagoa, 2017, v. 1, p. 1-400.
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, C. . Diversidade sexual e direitos humanos: o que pensam os/as educadores/as. In: Fernando Seffner; Marcio Caetano. (Org.). DISCURSO, DISCURSOS E CONTRA-DISCURSOS LATINO-AMERICANOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO. 01ed.Rio Grande do Sul: CDD, 2016, v. 01, p. 01-1640.
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, C. . Diversidade sexual e a teoria Queer: Desconstrução de preconceitos e (re)conhecimento das diferenças. In: André Faro; Manoel Mendonza Filho; Rogério Paes Henriques. (Org.). Políticas do social Avesso da razão. 01ed.Aracaju: Editora UFS, 2015, v. 1, p. 1-116.
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, C. . Homofobia no Espaço Escolar: um olhar docente.. In: Maria Alves de Toledo Bruns; Claudiene Santos e Célia Regina Vieira de Souza-Leite. (Org.). Violência, Gênero e Mídia nos horizontes da saúde e educação. 01ed.São Paulo: Editora CRV, 2015, v. 01, p. 01-226.
-
SOUZA, J. M. ; SILVA, J. P. . Bullying nas Escolas: conhecer para intervir.. In: Cláudia da Mota Darós Parente; Luisa Elena L. Ribeiro do Valle; Maria José Viana Marinho de Mattos. (Org.).. (Org.). A Formação de Professores e Seus Desafios Frente às Mudanças Sociais, Políticas e Tecnológicas.. 1ed.Porto Alegre: Penso, 2014, v. 1, p. 144-158.
-
SILVA, J. P. ; SOUZA, J. M. . Escola e adolescência: Relação entre homofobia sutil e manifesta. In: Paulo Rennes Marçal Ribeiro et al. (Org.).. (Org.). Sexualidade e educação sexual: pesquisa, intervenção e direitos. 01ed.São Paulo: Publicações CIEd; Padu Aragon Editor, 2014, v. 01, p. 01-380.
-
Teixeira, R.S. ; SOUZA, J. M. ; SILVA, J. P. . Violência nas escolas: conhecendo o bullying entre adolescentes de Aracaju-Sergipe. In: Rivaldo Sávio de Jesus Lima. (Org.). A psicologia da educação sob a ótica dos alunos da UFS. 1ed.Aracaju: Criação Editora, 2013, v. 1, p. 101-119.
-
Dorado, E.T.S. ; FIgueiredo, A.T.B. ; Farias, E.C.S. ; Cavalcante, T.G. ; Aquino ; SILVA, J. P. . Fundamentos antropológicos da logoterapia e análise existencial. In: Aquino, T. A. A.; Damásio, B. F. & Silva, J. P.. (Org.). Logoterapia e Educação: Fundamentos e prática.. 1ed.São Paulo: Paulus, 2010, v. 1, p. 13-52.
-
Dorado, E.T.S. ; FIgueiredo, A.T.B. ; Farias, E.C.S. ; Cavalcante, T.G. ; Damasio, B.F. ; Aquino ; SILVA, J. P. . Educar para o sentido: uma intervenção prática.. In: Aquino, T. A. A.; Damásio, B. F. & Silva, J. P.. (Org.). Logoterapia eEducação: Fundamentos e prática.. 1ed.São Paulo: Paulus 978-85-349-3215-8, 2010, v. 1, p. 79-138.
-
Damasio, B.F. ; SILVA, J. P. ; MELO, S. A. ; Aquino . A saúde dos professores por uma perspectiva existencial. Logoterapia eEducação: Fundamentos e prática.. 1ed.São Paulo: Paulus, 2010, v. 1, p. 139-153.
-
Andrade, A.A. ; SILVA, J. P. . O jogo como recurso didático na disciplina educação física. In: Lopes, E.T.; Silva, G.M. (Org.). Múltiplos olhares sobre a educação básica. 1ed.São Cristovão: UFS, 2010, v. 1, p. 1-312.
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . Vontade de sentido e a construção da identidade em professores. In: Marcos Ribeiro de Melo; Maria Batista Lima; Edinéia Tavares Lopes. (Org.). Identidades e alteridades: debates e práticas a partir do cotidiano escolar. 1ed.São Cristovão: Universidade Federal de Sergipe - UFS, 2009, v. , p. 1-203.
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . Estrese y salud mental en profesores de la enseanza fundamental en Brasil. In: Alberto Trimbole; Eduardo Grande; Silvia Raggi; Juan Carlos Fastin. (Org.). Modernidade, tecnología y síntomas contemporáneos: perspectivas clínicas, sociales, políticas y filosóficas. 1ed.Buenos Aires: Editora AASM, 2008, v. 1, p. -.
-
REIS, A. S. C. ; SILVA, J. P. . O Brasil do tempo presente sob as narrativas de jovens estudantes. In: IV Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2021, Florianópolis. Seminário Internacional História do Tempo Presente. Florianópolis: UDESC, 2021. p. 1-10.
-
PEREIRA, M. D. ; SILVA, J. P. . REFLEXÕES SOBRE AS BARREIRAS DE ACESSO AO ENSINO EMERGENCIAL EM TEMPOS PANDÊMICOS.. In: 10 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 2021, Aracaju. Anais Simeduc - Comunicação, Educação e Sociedade.. Aracaju: Editora Tiradentes, 2021. p. 1-13.
-
CORREIA, M. S. P. ; SILVA, J. P. . Bullying e surdez: estratégias de enfrentamento psicossocial por jovens universitários surdos. In: XII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2018, Aracaju. XII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão: UFS, 2018. v. 12.
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, C. . Temos muito que aprender?: Representações sociais de docentes sobre diversidade sexual e homofobia.. In: XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e Sexualidades/CONAGES, 2016, Campina Grande-PB. Anais XII CONAGES. Campina Grande: Realiza, 2016. v. 1.
-
REIS, A. S. C. ; SILVA, J. P. . Análise das contribuições epistemológicas das ideias prévias de jovens estudantes sobre a disciplina de História. In: IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas, 2016, Marília. Anais do IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas. Marília, SP: FUNDEPE, 2016.
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, C. . Concepções de educadores/as e a (des)construção de preconceitos acerca da diversidade sexual. In: IV Seminário Enlaçando Sexualidades, 2015, Salvador. IV Seminário Enlaçando Sexualidades. Salvador: EDUNEB, 2015.
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, C. . Diversidade sexual e direitos humanos: as concepções de educadores/as. In: VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, 2014. Rio Grande do Sul, 2014.
-
CORTES, V. A. S. ; SILVA, J. P. . Análise da vivência de mulheres aracajuanas vítimas de violência doméstica por seus parceiros. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis. XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. Florianópolis: Florianópolis, 2013.
-
SOUZA, J. M. ; SILVA, J. P. . Vulnerabilidade e violência escolar: o caso do bullying homofóbico entre estudantes adolescentes. In: Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa. Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013.
-
REZENDE, A. S. ; SILVA, J. P. . 'Mais educação ou mais humilhação?' Descaso do poder público na educação. In: VI Fórum Identidade e Alteridade e II Congresso Nacional Educação e Diversidade, 2013, Itabaiana - Sergipe. VI Fórum Identidade e Alteridade e II Congresso Nacional Educação e Diversidade, 2013.
-
JESUS, C. C. ; SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. . Violência e preconceito: concepções de educadores/as da disciplina de história sobre homossexualidade. In: VI Fórum Identidade e Alteridade e II Congresso Nacional Educação e Diversidade, 2013, Itabaiana - Sergipe. VI Fórum Identidade e Alteridade e II Congresso Nacional Educação e Diversidade.
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. . Violência e direitos humanos: o caso da homofobia nas escolas. In: VI Fórum Identidade e Alteridade e II Congresso Nacional Educação e Diversidade, 2013, Itabaiana - Sergipe. VI Fórum Identidade e Alteridade e II Congresso Nacional Educação e Diversidade, 2013.
-
SOUZA, J. M. ; SANTOS, A.F. ; SILVA, J. P. ; Teixeira, R.S. . Preconceito contra homossexuais: um estudo com universitários sergipanos. In: VI Congresso Internacional de estudos sobre a diversidade sexual e de gênero da ABEH, 2012, Salvador. Anais do Congresso Internacional de estudos sobre a diversidade sexual e de gênero da ABEH, 2012. v. 1.
-
SILVA, J. P. ; SOUZA, J. M. ; BARRETO, N. S. . Bullying e homofobia: percepção dos professores do Ensino Fundamental sobre essa realidade nas escolas de Aracaju-Brasil. In: IX Seminário Internacional de la Red Estrado: políticas educativas para América Latina: praxis docente y transformación social, 2012, Santiago. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. Ssantiago: Universidad de Ciencias y Humanidades, 2012.
-
SILVA, J. P. ; SOUZA, J. M. . Escola e adolescência: relação entre homofobia sutil e manifesta. In: II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual e II Congresso Brasileiro de Educação Sexual, 2012, Araraquara. Anais do II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual e II Congresso Brasileiro de Educação Sexual. Araraquara: UNESP, 2012.
-
SOUZA, J. M. ; SILVA, J. P. . Homofobia: A relação entre essa forma de violência e o ambiente escolar. In: V Fórum Identidades e Alteridades e I Congresso Nacional Educação e Diversidade, 2011, Itabaiana-SE. V Fórum Identidades e Alteridades e I Congresso Nacional Educação e Diversidade, 2011.
-
SILVA, N. F. ; SANTOS, A. F. ; SILVA, J. P. . Fatores associados ao uso de bebidas alcóolicas entre adolescentes da rede municipal de ensino. In: V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011, Aracaju-SE. V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011.
-
SOUZA, J. M. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, A. F. . A prevalência do bullying entre adolescentes escolares do Ensino Fundamental. In: V Colóquio Internacional educação e contemporaneidade, 2011, São Cristóvão. Anais do V Colóquio Internacional educação e contemporaneidade. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2011.
-
SILVA, J. P. . Análise da representação dos professores de alfabetização sobre o incentivo a leitura. In: I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, 2010, Itabaiana- Sergipe. caderno de textos completos do I SENAL. Aracaju - SE: UFS, 2010. v. 1. p. 971-982.
-
Andrade, I.D.S. ; Santos, C.H. A. ; SILVA, J. P. . Relação entre bem-estar psicológico (ansiedade) e estresse (dificuldades em matemática) em professsores da cidade de Itabaiana-SE. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, Aracaju. IV colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. UFS: UFS, 2010. v. 1.
-
Santos, A.C. ; Oliveira, E.O.T. ; SILVA, J. P. . Ansiedade, dificuldade no aprendizazado de matemática em estudantes da cidade de Itabaiana- Sergipe- Brasil. In: IV Colóquio Internaciona de Educação e Contemporaneidadel, 2010, Aracaju. IV Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade. UFS: UFS, 2010.
-
BIspo, J.J.F. ; SILVA, J. P. . Estereótipos e motivação no ensino da matemática. In: IV Fórum Identidades e Alteridades: Educação e Relações Etnicorraciais, 2010, Itabaiana- SE. IV Fórum Identidades e Alteridades: Educação e Relações Etnicorraciais, 2010.
-
GUedes, A. J. ; Teixeira, M.C.S. ; SILVA, J. P. . Cotas Raciais e racismo na escola. In: IV Fórum Identidades e Alteridades: Educação e Relações Etnicorraciais, 2010, Itabaiana- SE. IV Fórum Identidades e Alteridades: Educação e Relações Etnicorraciais, 2010.
-
SILVA, J. P. . Comportamento resiliente e percepção de estresse em docentes do ensino fundamental (Itabaiana-SE- Brasil). In: VIII Seminario Internacional Red Estrado e II Seminario Internacional de Politicas Educativas Latinoamérica, 2010, Lima- Peru. Educación y trbajo docente en el nuevo escenario latinoamericano. Lima: UCH, 2010. v. 1. p. 1-225.
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; Medeiros da Silva ; Melo, R.L.P. ; MELO, S. A. . Gênero e saúde na docência do ensino fundamental/ I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura. In: Gênero e saúde na docência do ensino fundamental/ I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura, 2009, Campina Grande. Gênero e saúde na docência do ensino fundamental/ I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura. Campina Grande: REALIZE, 2009. v. V. p. !-13.
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; SILVA, H.D.M. ; MELO, R.L.P. . Sentido de vida dos professores: Uma abordagem logoterapêutica. In: IV Congresso Internacional de Psicologia, 2009, Maringá - PR. IV Congresso Internacional de Psicologia. Maringá: UEM, 2009. v. 1. p. 1-12.
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, R.L.P. ; SILVA, H.D.M. . A influência do estresse percebido na saúde mental dos professores. In: IV Congresso Internacional de Psicologia, 2009, Maringá. IV Congresso Internacional de Psicologia. Maringá: UEM, 2009. v. 1. p. 1-12.
-
SILVA, J. P. . Percepção dos estudantes do ensino fundamental e médio sobre a evasão e reprovação em matemática. In: III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2009, Itabaiana. III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Aracaju: UFS, 2009. v. 1. p. 1-10.
-
SANTOS, N.A. ; SILVA, J. P. . Habilidades sociais e auto-estima em professores das escolas públicas da cidade de Itabaiana. In: III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2009, Itabaiana. III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Aracaju: UFS, 2009. v. 1. p. 1-10.
-
SILVA, J. P. ; Melo, R.L.P. ; MELO, S. A. ; DAMASIO, B. F. ; SILVA, H.D.M. . Direitos Humanos e saúde mental em idosos. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento - Desenvolvimento e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: UERJ, 2009.
-
SILVA, J. P. ; MELO, S. A. ; DAMASIO, B. F. . Professores em situação de risco e resiliência como fator de proteção. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento - Desenvolvimento e direitos humanos, 2009.
-
SILVA, J. P. ; Oliveira, J.C. ; Santos, C.H. A. . Percepção dos estudantes de lincenciatura em matemática acerca da reprovação e trancamento. In: III Fórum Identidades e Alteridades: Educação, Diversidade e Questões de Gênero, 2009, Itabaiana-SE. III Fórum Identidades e Alteridades: Educação, Diversidade e Questões de Gênero. São Cristovão: UFS, 2009.
-
SILVA, J. P. ; Santos, P. G. ; Santos, J.F.L. ; Jesus, R.A. . Reprovação e evasão no ensino médio na cidade de Ribeirópolis - Sergipe. In: II Fórum Identidades e Alteridades: Educação, Diversidade e Questões de Gênero, 2009, Itabaiana-SE. II Fórum Identidades e Alteridades: Educação, Diversidade e Questões de Gênero, 2009.
-
SILVA, J. P. ; Santos, P. G. ; Santos, J.F.L. ; Jesus, R.A. . Representação dos estudantes do ensino fundamental sobre dislexia e matemática. In: III Fórum Identidades e Alteridades: Educação, Diversidade e Questões de Gênero, 2009. III Fórum Identidades e Alteridades: Educação, Diversidade e Questões de Gênero, 2009.
-
SILVA, J. P. ; Andrade, I.D.S. . Percepção dos professores sobre discalculia em estudantes de matemática. In: III Fórum Identidades e Alteridades: Educação, Diversidade e Questões de Gênero, 2009. III Fórum Identidades e Alteridades: Educação, Diversidade e Questões de Gênero, 2009.
-
SILVA, J. P. ; Melo, R.L.P. ; MELO, S. A. ; DAMASIO, B. F. ; SILVA, H.D.M. . Correlações entre apoio social familiar e saúde em professores. In: XV Encontro Nacioanl da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO, 2009, Maceió - AL. XV Encontro Nacioanl da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO, 2009.
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . Qualidade de vida e redes de apoio social em professores. In: II Colóquio Internacional de Educação, 2008, Aracaju. II Colóquio Internacional de Educação, 2008.
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . Vontade de sentido e a construção da identidade em professores. In: II Fórum de identidades e alteridades: Práticas e discursos em múltiplos espaços., 2008, Itabaiana - UFS. II Fórum de identidades e alteridades: Práticas e discursos em múltiplos espaços.. Aracaju: UFS, 2008. v. 2.
-
SANTOS, N.A. ; SILVA, J. P. . Identidade e auto-estima na educação. In: II Fórum Identidades e Alteridades: Práticas e Dicursos em Múltiplos Espaços, 2008, Itabaiana. II Fórum Identidades e Alteridades: Práticas e Dicursos em Múltiplos Espaços. Aracaju: UFS, 2008. v. 1. p. 1-11.
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . Influência do apoio social na redução do estresse em professores do ensino fundamental. In: VI Semana Nacional de Educação, 2008, Aracaju. VI Semana Nacional de Educação. Aracaju: UFS, 2008. v. 1. p. 1-12.
-
SILVA, J. P. . Un análisis psicosociológico acerca de la percepción de jóvenes brasileos. In: VII Congreso Espaol de Sociología, 2001, Salamanca. Convergencias y Divergencias en la Sociedad Global. Salamanca: Editora universidade de Salamanca, 2001. v. 1. p. 42-57.
-
SILVA, J. P. da ; REIS, A. S. C. . Violência, preconceito e trajetória escolar: uma análise a partir das representações sociais de estudantes surdos. In: XI Jornada Internacional sobre Representações Sociais, 2019, Porto Alegre. Anais da XI Jornada Internacional sobre Representações Sociais. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2019. p. 163-163.
-
REIS, A. S. C. ; SILVA, J. P. . Percepções sobre o Brasil: uma análise da consciência histórica de jovens estudantes a partir das contribuições da teoria das representações sociais. In: XI Jornada Internacional sobre Representações Sociais, 2019, Porto Alegre. Anais da XI Jornada Internacional sobre Representações Sociais. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2019. p. 65.
-
DINIZ, D. M. ; SILVA, J. P. . Desafios da inclusão na trajetória escolar da Pessoa Surda. In: Encontro Internacional de formação de professores, 2018, Aracaju. Encontro Internacional de formação de professores, 2018. v. 1.
-
TARRES, A. P. ; SILVA, J. P. ; CANTERA, L. M. . Violencia en ambientes donde se trabaja para erradicar la violencia de género. In: VII Conferencia Internacional de Psicología Comunitaria, 2018, Santiago - Chile. VII Conferencia Internacional de Psicología Comunitaria. Santiago - Chile: Conferencia Internacional de Psicología Comunitaria, 2018. v. 1.
-
MARTINEZ, M. V. ; CANTERA, L. M. ; SILVA, J. P. . La fotointervención, como instrumento sensibilizador en la investigación de la igualdad en las relaciones de pareja juveniles. In: VII Conferencia Internacional de Psicología Comunitaria, 2018, Santiago-Chile. VII Conferencia Internacional de Psicología Comunitaria, 2018.
-
GUIMARÃES, V. M. A. ; SANTOS, F. ; SILVA, J. P. . Sexualidade: uma análise das percepções de sujeitos surdos. In: XI Congresso de psicologia do desenvolvimento, 2017, Aracaju. XI Congresso de psicologia do desenvolvimento. São Cristóvão: UFS, 2017. v. 1. p. 7.
-
SANTOS, K. D. A. ; SILVA, J. P. . Assédio Moral e Estratégias de Enfrentamento dos Profissionais da Assistência a Vítimas de Violência contra a Mulher. In: XI Congresso de psicologia do desenvolvimento, 2017, Aracaju. XI Congresso de psicologia do desenvolvimento. São Cristóvão: UFS. v. 1. p. 07.
-
SANTOS, F. ; GUIMARÃES, V. M. A. ; SILVA, J. P. . Ansiedade na comunicação: uma análise das estratégias comunicacionais dos surdos. In: XI Congresso de psicologia do desenvolvimento, 2017, Aracaju. XI Congresso de psicologia do desenvolvimento. São Cristóvão: UFS, 2017. v. 1. p. 07.
-
GOMES, C. R. ; SILVA, J. P. . A chegada do surdo à universidade: conquistas e desafios. In: I Congresso Internacional e VI Seminário de educação bilíngue para surdos: perspectivas para o século XXI, 2016, Salvador. I Congresso Internacional e VI Seminário de educação bilíngue para surdos: perspectivas para o século XXI, 2016.
-
Souza, T.S. ; SILVA, J. P. . Formação e atuação profissional: o que os psicólogos escolares/educacionais têm a dizer sobre isso?. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis. XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. Florianópolis: UFSC.
-
TEIXEIRA, R. S. ; SOUZA, J. M. ; SILVA, J. P. . O apoio social e suas implicações em situações de bullying. In: V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - JUBRA, 2012, Recife. Anais do V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - JUBRA. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2012.
-
Souza, T.S. ; SOUZA, J. M. ; SILVA, J. P. . Violência Escolar: bullying e resiliência em adolescentes. In: V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - JUBRA, 2012, Recife. Anais do V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - JUBRA. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2012.
-
CORTES, V. A. S. ; SILVA, J. P. . A Representação Social da Violência Doméstica: um olhar das mulheres vítimas de Aracaju. In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Associações de Psicologia, 2012, São Paulo. Anais da 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Associações de Psicologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012.
-
SILVA, J. P. . Influencia dos recursos psicossociais em situação de bullying. In: XII Congresso norte norneste da psicologia, 2011, Salvador. CONPSI Práticas e saberes psicólogicas e suas interconexões. Salvador: UFBA, 2011. v. 1.
-
SILVA, J. P. . Apoio social percebido e comportamento sexual em adolescentes em escolas públicas. In: XII Congresso norte norneste da psicologia, 2011, Salvador. CONPSI Práticas e saberes psicólogicas e suas interconexões. Salvador: UFBA, 2011. v. 1.
-
SILVA, N. F. ; SOUZA, J. M. ; SANTOS, A. F. ; SILVA, J. P. . 'É boa, mas faz mal': um estudo sobre o consumo de álcool por adolescentes escolares da rede pública de ensino. In: 16 Encontro Nacional de Psicologia Social (ABRAPSO), 2011, Recife-PE. 16 Encontro Nacional de Psicologia Social (ABRAPSO), 2011.
-
SANTOS, E. C. ; SILVA, J. P. . Estresse, ansiedade e habilidade social em professores de Itabaiana, Sergipe. In: 63 Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia-GO. 63 Reunião Anual da SBPC, 2011.
-
SOUZA, J. M. ; SILVA, J. P. ; SILVA, N. F. . Adolescência e álcool: Conhecendo a concepção, frequência de uso e motivação. In: I Simpósio Nacional: Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade, 2011, Natal-RN. I Simpósio Nacional: Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade, 2011.
-
SOUZA, J. M. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, A. F. ; SILVA, N. F. . Preconceito explícito e implícito: Um estudo acerca da homofobia entre universitários. In: 16 Encontro Nacional de Psicologia Social (ABRAPSO), 2011, Recife-PE. 16 Encontro Nacional de Psicologia Social (ABRAPSO), 2011.
-
SOUZA, J. M. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, A. F. ; SILVA, N. F. . Representações sociais da violência: Um panorama das pesquisas produzidas no Brasil. In: VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representsções Sociais, 2011, Vitória - ES. VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representsções Sociais, 2011.
-
SILVA, N. F. ; SANTOS, A. F. ; SILVA, J. P. ; SOUZA, J. M. ; VIEIRA, R.S.S ; MENDONÇA, P.F. . Representações sociais e drogadição: Levantamento da produção científica nacional. In: VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representsções Sociais, 2011, Vitória - ES. VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representsções Sociais, 2011.
-
BARRETO, D.F. ; MESSIAS, F.C. ; SILVA, J. P. . Aspectos psicossociais e qualidade de vida em idosos. In: VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia (CONPSI), 2011, Salvador - BA. VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia (CONPSI), 2011.
-
MESSIAS, F.C. ; SILVA, J. P. . Bem estar psicológico e recursos psicossociais em idosos da cidade de Itabaiana. In: 21 Encontro de Iniciação Científica, 2011, Aracaju -SE. 21 Encontro de Iniciação Científica, 2011.
-
OLIVEIRA, E.K.S. ; SILVA, J. P. . Apoio social e sentido de vida em idosos religiosos. In: 21 Encontro de Iniciação Científica, 2011, Aracaju - SE. 21 Encontro de Iniciação Científica, 2011.
-
OLIVEIRA< E. ; SANTOS, D. ; LIMA, K. ; SILVA, J. P. . Implicações que influenciam alunos do curso de química não se formarem no tempo regular. In: III Encontro Estadual de Química, 2011, Itabaiana SE. III Encontro Estadual de Química, 2011.
-
SOUZA, J. M. ; SILVA, J. P. . Bullying: da homofobia à violência no contexto escolar. In: 7 Encontro de Pós-Graduação - UFS, 2011, São Cristóvão. Anais do 7 Encontro de Pós-Graduação - UFS. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2011.
-
SILVA, N. F. ; SANTOS, A. F. ; SOUZA, J. M. ; SILVA, J. P. . Representações Sociais de usuários de drogas e drogadição: publicações entre 2000/2010. In: VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2011, Vitória. Anais da VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2011.
-
SILVA, J. P. . ~Influências das habilidades sociais no bem-estar psicologico em um grupo de professores da cidade de Itabaiana-SE. In: IV Encontro de psicologia da UFS, 2010, Aracaju. IV Encontro de psicologia da UFS, 2010.
-
Santos, C.H. A. ; SILVA, J. P. . Influência das habilidades sociais sobre a percepção de ansiedade em professores de matemática. In: 20 Encontro de iniciação científica, 2010, Aracaju. 20 Encontro de iniciação científica, 2010.
-
Andrade, T.F. ; Melo, R.L.P. ; Morais, E.L.A. ; SILVA, J. P. . O Apoio social dos estudantes em preparação para o vestibular. In: III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão, 2010.
-
Andrade, T.F. ; SILVA, H.D.M. ; Melo, R.L.P. ; Morais, E.L.A. ; SILVA, J. P. . Habilidades sociais: um estudo comparativo entre adolescentes do ensino médio. In: III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão, 2010. III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão.
-
Andrade, T.F. ; SILVA, H.D.M. ; Melo, R.L.P. ; SILVA, J. P. . Resiliência entre adolescentes de escolas públicas e privadas de ensino médio da cidade de Campina Grande-PB. In: III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão, 2010. III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão.
-
Andadre, S. B. S. ; SILVA, J. P. . Violências nas escolas. In: I Encontro Pedagogia em Ação/ I Encontro de Socialização de Experiências e Práticas Pedagógicas/ II Semana de Pedagogia, 2010, Itabaiana- SE. I Encontro Pedagogia em Ação/ I Encontro de Socialização de Experiências e Práticas Pedagógicas/ II Semana de Pedagogia, 2010.
-
Andrade, I.D.S. ; SILVA, J. P. . Relação entre estresse, apoio social e bem-estar psicológico em professores. In: 20 Encontro de Iniciação Científica da UFS, 2010, Aracaju. 20 Encontro de Iniciação Científica da UFS, 2010.
-
Santos, A.C. ; SILVA, J. P. . Influência do apoio social e vontade de sentido na qualidade de vida de professores em situação de estresse. In: 20 Encontro de Iniciação Científica da UFS, 2010, Aracaju. 20 Encontro de Iniciação Científica da UFS, 2010.
-
Oliveira, E.O.T. ; SILVA, J. P. . Ansiedade, dificuldade no aprendizagem de matemática e as habilidades sociais em estudantes de Itabaiana. In: 20 Encontro de Iniciação Científica da UFS, 2010, Aracaju. 20 Encontro de Iniciação Científica da UFS, 2010.
-
Santos, C.H. A. ; SILVA, J. P. . Influência das habilidades sociais sobre a percepção de ansiedade em professores de matemática. In: 20 Encontro de Iniciação Científica da UFS, 2010, Aracaju. 20 Encontro de Iniciação Científica da UFS, 2010.
-
DAMASIO, B. F. ; SILVA, J. P. ; MELO, S. A. ; SILVA, H.D.M. ; MELO, R.L.P. . Avaliação do apoio social percebido nos professores. In: VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2009, Belém - PA. VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Belém: UFPA, 2009.
-
SILVA, J. P. ; MELO, S. A. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, R.L.P. ; SILVA, H.D.M. . Integração social como subsídio preventivo do suicídio em estudantes universitários. In: VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Belém: UFPA, 2009.
-
SILVA, H.D.M. ; SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. ; MELO, R.L.P. . Resiliência em professores. In: VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Belém: UFPA, 2009.
-
SILVA, J. P. ; SILVA, H.D.M. ; MELO, R.L.P. ; MELO, S. A. ; DAMASIO, B. F. . Uma investigação da qualidade de vida dos professores. In: VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2009, Blém. VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Belém: UFPA, 2009.
-
SILVA, J. P. . Desenvolvimento de novas habilidades sociais em idosos através da aprendizagem de um segundo idioma.. In: XV Encontro Nacioanl da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO, 2009, Maceió - AL. XV Encontro Nacioanl da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO, 2009.
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . Vontade de sentido e a construção da identidade em professores. In: II Fórum de identidades e alteridades: Práticas e discursos em múltiplos espaços., 2008, Aracaju. II Fórum de identidades e alteridades: Práticas e discursos em múltiplos espaços.. Aracaju-SE: UFS, 2008. p. 48-48.
-
SILVA, J. P. ; EULALIO, M.C. . Aprendizagem do espanhol para idosos: uma experiência positiva no desenvolvimento de novos recursos psicossociais. In: I Congresso Internacional de envelhecimento humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre envelhecimento ativo, 2007, Campina Grande. I Congresso Internacional de envelhecimento humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre envelhecimento ativo. Campina Grande: Editora UEPB, 2007. v. 1. p. 1-300.
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . O idoso portador de doença mental: a relevância do apoio social. In: I Congresso Internacional de envelhecimento humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre envelhecimento ativo, 2007, Campina Grande. I Congresso Internacional de envelhecimento humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre envelhecimento ativo. Campina Grande: Editora UEPB, 2007. v. 1. p. 1-300.
-
TROVAO, F.I. ; SILVA, J. P. ; FREIRE, J.G. ; PINHEIRO, C.M. . Influência do bem-estar biopsicossocial na qualidade de vida de idosos. In: I Congresso Internacional de envelhecimento humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre envelhecimento ativo., 2007, Campina Grande. I Congresso Internacional de envelhecimento humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre envelhecimento ativo.. Campina Grande: UEPB, 2007. v. 1. p. 1-300.
-
REIS, A. S. C. ; SILVA, J. P. . O Brasil do tempo presente sob as narrativas de jovens estudantes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. P. . Violência Escolar: Discriminação, Bullying e Responsabilidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. P. ; REIS, A. S. C. . Violência, preconceito e trajetória escolar: uma análise a partir das representações sociais de estudantes surdos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REIS, A. S. C. ; SILVA, J. P. . Percepções sobre o Brasil: uma análise da consciência histórica de jovens estudantes a partir das contribuições da teoria das representações sociais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREIA, M. S. P. ; SILVA, J. P. . BULLYING E SURDEZ: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO PSICOSSOCIAL POR JOVENS UNIVERSITÁRIOS SURDOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. P. . Violencia de género en la realidad brasilea.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. P. . Psicologia e surdaz. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, F. ; GUIMARÃES, V. M. A. ; SILVA, J. P. . Ansiedade na comunicação: uma análise das estratégias comunicacionais dos surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUIMARÃES, V. M. A. ; SANTOS, F. ; SILVA, J. P. . Sexualidade: uma análise das percepções de sujeitos surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, K. D. A. ; SILVA, J. P. . Assédio Moral e Estratégias de Enfrentamento dos Profissionais da Assistência a Vítimas de Violência contra a Mulher. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. . Inclusión social e práctica de intervención en jóvenes estudiantes de Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GOMES, C. R. ; SILVA, J. P. . A chegada do surdo à universidade: conquistas e desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, M. S. ; SILVA, J. P. . A diversidade sexual e de gênero e o serviço social: teoria e práxis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENEZES, M. S. ; SILVA, J. P. . A vidência homofóbica em Sergipe e o Serviço Social: uma análise contada pela voz das vítimas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REIS, A. S. C. ; SILVA, J. P. . Análise das contribuições epistemológicas das ideias prévias de jovens estudantes sobre a disciplina de História. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. P. . Apoio social e violência contra a mulher. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, C. . Concepções de educadores/as e a (des)construção de preconceitos acerca da diversidade sexual.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, M. J. ; SILVA, J. P. ; FARO, A. . Bullying motivado por homofobia e bem-estar entre adolescentes escolares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. . Violencia, Género y Estereotipos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. P. . El uso del lenguaje corporal para el trabajo con la violencia desde la perspectiva de género. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, C. . Diversidade sexual e direitos humanos: as concepções de educadores/as. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, E. J. ; SILVA, J. P. ; SANTOS, C. . Violência e Direitos Humanos: o caso da homofobia nas escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, J. M. ; SILVA, J. P. . Vulnerabilidade e Violência Escolar: o caso do bullying homofóbico entre estudantes adolescentes. 2013. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORTES, V. A. ; SILVA, J. P. . Análise da vivência de mulheres aracajuanas vítimas de violência doméstica por seus parceiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. P. ; SOUZA, J. M. ; BARRETO, N. S. . Bullying e homofobia: percepção dos professores do Ensino Fundamental sobre essa realidade nas escolas de Aracaju-Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. P. ; SOUZA, J. M. . Escola e adolescência: relação entre homofobia sutil e manifesta. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORTES, V. A. S. ; SILVA, J. P. . A Representação Social da Violência Doméstica: um olhar da mulher vítimas de Aracaju. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. . Sexualidade, práticas educativas dos adolescentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. P. . Bem estar psicológico e emoções. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. P. . Bem estar psicológico em professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. P. . Análise da representação dos professores de alfabetização sobre o incentivo a leitura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Andrade, I.D.S. ; Santos, C.H. A. ; SILVA, J. P. . Relação entre bem-estar psicológico (ansiedade) e estresse (dificuldades em matemática) em professores da cidade de Itabaiana-SE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. . Comportamento resiliente e percepção de estresse em docentes do ensino fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Santos, A.C. ; Oliveira, E.O.T. ; SILVA, J. P. . Ansiedade, dificuldade no aprendizado de matemática em estudantes da cidade de Itabaiana- Sergipe- Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BIspo, J.J.F. ; SILVA, J. P. . Estereótipos e motivação no ensino da matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUedes, A. J. ; Teixeira, M.C.S. ; SILVA, J. P. . Cotas Raciais e racismo na escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. P. . Influências das habilidades sociais no bem-estar psicologico em um grupo de professores da cidade de Itabaiana- SE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Santos, C.H. A. ; SILVA, J. P. . Influência das habilidades sociais sobre a percepção de ansiedade em professores de matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Andrade, T.F. ; Melo, R.L.P. ; Morais, E.L.A. ; SILVA, J. P. . O Apoio social dos estudantes em preparação para o vestibular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Andrade, T.F. ; SILVA, H.D.M. ; Melo, R.L.P. ; Morais, E.L.A. ; SILVA, J. P. . Habilidades sociais: um estudo comparativo entre adolescentes do ensino médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Andrade, T.F. ; SILVA, H.D.M. ; Melo, R.L.P. ; SILVA, J. P. . Resiliência entre adolescentes de escolas púlblicas e privadas de ensino médio da cidade de Campina Grande-PB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Andadre, S. B. S. ; SILVA, J. P. . Violências nas escolas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Andrade, I.D.S. ; SILVA, J. P. . Relação entre estresse, apoio social bem-estar psicológico em professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Santos, A.C. ; SILVA, J. P. . Influência do apoio social e vontade de sentido na qualidade de vida de professores em situação de estresse. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Oliveira, E.O.T. ; SILVA, J. P. . Ansiedade, dificuldade no aprendizagem de matemática e as habilidades sociais em estudantes de Itabaiana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Santos, C.H. A. ; SILVA, J. P. . Influência das habilidades sociais sobre a percepção de ansiedade em professores de matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; SILVA, H.D.M. ; MELO, R.L.P. ; MELO, S. A. . Gênero e saúde na docência do Ensino Fundamental e Médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, N.A. ; SILVA, J. P. . Habilidades sociais e auto-estima em professores das escolas públicas da cidade de Itabaina-SE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. P. ; MELO, R.L.P. ; MELO, S. A. ; DAMASIO, B. F. ; SILVA, H.D.M. . Correlações entre apoio social familiar e saúde em professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. . Desenvolvimento de novas habilidades sociais em idosos através da aprendizagem de um segundo idioma. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; MELO, M. R. ; MELO, S. A. ; DAMASIO, B. F. ; SILVA, H.D.M. . Direitos humanos e saúde mental em idosos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; MELO, S. A. ; DAMASIO, B. F. . Professores em situação de risco e resiliência como fator de proteção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; Medeiros da Silva ; MELO, R.L.P. . Gênero e saúde na docência do ensino fundamental/ I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; Melo, R.L.P. ; MELO, S. A. . Sentido da vida dos professores: Uma abordagem Logoterapêutica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; Melo, R.L.P. ; SILVA, H.D.M. . A influência do estresse percebido na saúde mental dos professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. . Percepção dos estudantes do ensino fundamental e médio sobre a evasão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, N.A. ; SILVA, J. P. . Habilidades sociais e auto-estima em professores das escolas públicas da cidade de Itabaiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; MELO, S. A. ; Damasio, B.F. ; SILVA, H.D.M. . Direitos Humanos e saúde mental em idosos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; MELO, S. A. ; Damasio, B.F. . Professores em situação de risco e resiliência como fator de proteção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; Oliveira, J.C. ; Santos, C.H. A. . Percepção dos estudantes de licenciatura em matemática acerca da reprovação e trancamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. P. ; Santos, P. G. ; Santos, J.F.L. ; Jesus, R.A. . Reprovação e evasão no ensino médio na cidade de Ribeirópolis-Sergipe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. P. ; Santos, P. G. ; Santos, J.F.L. ; Jesus, R.A. . Representação dos estudantes do ensino fundamental sobre dislexia e matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. P. ; Andrade, I.D.S. . Percepção dos professores sobre discalculia em estudantes de matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. P. ; Melo, R.L.P. ; MELO, S. A. ; Damasio, B.F. ; SILVA, H.D.M. . Correlação entre apoio social familiar e saúde em professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Damasio, B.F. ; SILVA, J. P. ; MELO, S. A. ; SILVA, H.D.M. ; Melo, R.L.P. . Avaliação do apoio social percebido nos professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; MELO, S. A. ; DAMASIO, B. F. ; Melo, R.L.P. ; SILVA, H.D.M. . Integração social como subsídio preventivo do suicídio em estudantes universitários. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, H.D.M. ; SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. ; Melo, R.L.P. . Resiliência em professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; SILVA, H.D.M. ; Melo, R.L.P. ; MELO, S. A. ; DAMASIO, B. F. . Uma investigação da qualidade de vida dos professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. . Desenvolvimento de novas habilidades sociais em idosos através da aprendizagem de um segundo idioma. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DAMASIO, B. F. ; SILVA, J. P. ; MELO, S. A. ; SILVA, H.D.M. ; MELO, R.L.P. . Avaliação do apoio social percebido em professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . Estrese y salud mental en profesores de la enseanza fundamental en Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . Influência do apoio social na redução do estresse em professores do ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . Qualidade de vida e redes de apoio social em professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . Vontade de sentido e a construção da identidade em professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, N.A. ; SILVA, J. P. . Identidade e auto-estima na educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . Qualidade de vida e redes de apoio social em professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; Damasio, B.F. ; MELO, S. A. . Vontade de sentido e a construção da identidade em professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, N.A. ; SILVA, J. P. . Identidade e auto-estima na educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. P. ; Damasio, B.F. ; MELO, S. A. . Influência do apoio social na redução do estresse em professores do ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . Vontade de sentido e a construção da identidade em professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. P. ; Eulálio . Aprendizagem do espanhol para idosos: uma experiência positiva no desenvolvimento de novos recursos psicossociais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . O idoso portador de doença mental: a relevância do apoio social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Trovão, F.I. ; SILVA, J. P. ; FREIRE, J.G. ; PINHEIRO, C.M. . Influência do bem-estar biopsicossocial na qualidade de vida de idosos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. . Envelhecimento e longevidade no século XXI: dimensões boi-psico-sociais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. P. . Envelhecimento e Resiliência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. P. ; EULALIO, M.C. . Aprendizagem do espanhol para idosos: uma experiência positiva no desenvolvimento de novos recursos psicossociais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; DAMASIO, B. F. ; MELO, S. A. . O idoso portador de doença mental: a relevância do apoio social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. ; FREIRE, J.G. ; PINHEIRO, C.M. . Influência do bem-estar biopsicossocial na qualidade de vida de idosos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. P. . Apoio sociale estrategias de enfretamento: Um estudo com adolescentes secundaristas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. P. . Un análisis psicosociológico acerca de la percepción de jóvenes brasileos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SILVA, J. P. . Programa de auxílio à integração de docentes e técnicas administrativas recém-doutores às atvidades de pesquisa PAIR-UFS. 2008.
SILVA, J. P. ; PRESCINCA, M. S. . Representações dos jovens surdos sobre bullying através de imagens fotográficas. 2015.
SILVA, J. P. . BULLYING E RECURSOS PSICOSSOCIAIS EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS SURDOS. 2015.
SILVA, J. P. . Avaliação de Projeto de Pesquisa Científica. 2014.
SILVA, J. P. . Avaliação de Relatório de Pesquisa Científica. 2014.
SILVA, J. P. ; JESUS, C. . Diversidade sexual nas escolas: um estudo sobre as representações de educadores da cidade de Simão Dias-SE acerca da Homofobia no contexto escolar.. 2014.
SILVA, J. P. . Avaliação de Projeto de Pesquisa Científica. 2013.
SILVA, J. P. . Avaliação de Projeto de Pesquisa Científica. 2013.
SILVA, J. P. . Avaliação de Projeto de Pesquisa Científica. 2013.
SILVA, J. P. . Avaliação de Relatório de Pesquisa Científica. 2013.
SILVA, J. P. ; Teixeira, R.S. . Gênero e saúde mental em mulheres vítimas de violência doméstica.. 2013.
SILVA, J. P. . Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD. 2008.
SILVA, J. P. . Desenvolvimento, Saúde e Educação de Surdos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, J. P. . Psicopatología de las emociones, estrés y salud. 2002. (Realização de Curso).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Psicologia da saúde, enfrentamento e saúde mental frente à COVID-19, Descrição: Descrição: A Pandemia ocasionada pelo novo coronavírus vem preocupando governantes e a população de forma geral. Para conter o avanço do vírus, recomenda-se o isolamento social para achatar a curva de contágio. Tal medida vem afetando a vida de milhares de pessoas no Brasil e no mundo, levando a um aumento dos níveis de preocupação com a saúde, além de acentuação de sintomas ansiosos e depressivos na população como um todo. Frente a esse cenário, este projeto de pesquisa tem como proposta central tentar entender como as pessoas estão percebendo a pandemia e como essa percepção pode ter relação com indicadores de preocupação em saúde, de ansiedade (geral e em saúde) e de depressão... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Integrante / VALÉRIA MARIA AZEVEDO GUIMARÃES - Integrante / Karine David Andrade Santos - Integrante / André Faro - Coordenador / Elder Cerqueira-Santos - Integrante / Andréia Souza de Lemos Chagas - Integrante / Calila Mireia Pereira Caldas - Integrante / Mara Dantas Pereira - Integrante / Francisco Vitor Soldá de Souza - Integrante / Luciene de Oliveira - Integrante.
-
2018 - 2020
Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade, Descrição: O Projeto de Pesquisa Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade, tem como objetivo geral verificar a violência escolar, principalmente, no que diz respeito ao preconceito, bullying e em outras formas de discriminação dos alunos em situação de inclusão; especificamente será verificado se há relação entre os praticantes e as vítimas dessas formas de violência, relacionando com o autoritarismo e autonomia frente à autoridade nas escolas públicas de Aracaju-Sergipe. Este projeto tem coordenação nacional e internacional do Prof. Dr. José Leon Crochick, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), que também será reaplicada nas seguintes universidades nacionais e estrangeiras: Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Pará, Universidade Federal de Sergipe, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Alfenas, Faculdade Alfredo Nasser de Goiás, Faculdade Araguaia de Goiás, Instituto Singularidades de São Paulo, Universidade do Minho (UMinho-Portugal), Universitat Autònoma de Barcelona (UAB-Espanha) e Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM-México).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / Leonor Maria Cantera - Integrante / José Leon Crochik - Integrante / Thiago de Oliveira Felizmino - Integrante / VITOR JOSÉ ARAUJO MATOS - Integrante / Igor Henrique Farias Santos - Integrante / Cysney Pétala Jesus B. dos S Santos - Integrante / Alana Nagai Lins de Carvalho - Integrante / Bruna Costa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2018 - Atual
Avaliação e promoção de saúde em situação desenvolvimentais adversas, Descrição: Descrição: 1) Base conceitual Na perspectiva da Psicologia da Saúde, do Desenvolvimento e da Educação busca-se avaliar a capacidade de ajustamento dos indivíduos às adversidades, sejam elas cotidianas, sejam elas eventos vitais estressores. Além disso, tanto pessoas consideradas saudáveis, como aquelas que sofrem de alguma enfermidade física ou mental, são alvos de estudo, uma vez que a compreensão das diferenças em termos de adaptação psicológica é um importante foco de pesquisa. Nesse ínterim, a avaliação do estresse, dos recursos de enfrentamento, da vulnerabilidade aos transtornos mentais comuns e dos mecanismos psicológicos de adaptação são investigados junto a participantes de diferentes idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos). 2) Métodos A abordagem de pesquisa faz uso, principalmente, de delineamentos quantitativos, com foco na avaliação de aspectos básicos do ajustamento psicológico às adversidades. Os desenhos de estudo dos tipos levantamento e quase-experimentais são mais utilizados, tendo em vista o interesse tanto no mapeamento de variáveis de saúde mental e adaptação psicológica, quanto no efeito da manipulação de variáveis psicológicas na determinação do comportamento de saúde ou de risco das pessoas. Além do levantamento de dados a respeito do processo saúde-doença, também são executados estudos psicométricos, visando ao desenvolvimento e adaptação de medidas para o Brasil. 3) Objetivos Geral: Colaborar com modelos de avaliação em saúde frente às adversidades considerando grupos vulneráveis e suas estratégias de enfrentamento. Específicos: Desenvolver e levantar evidências de validade para instrumentos de medida em saúde no Brasil. Realizar levantamento de indicadores de ajustamento psicológico em grupos-alvo em vulnerabilidade (doentes crônicos, grupos vitimizados, preconceito e violência) Realizar experimentos com intervenção para saúde mental e adaptação psicológica em grupos vulneráveis. 4) Expectativas de desenvolvimento O projeto visa à construção contínua de um banco de dados a respeito da saúde mental e ajustamento psicológico em diferentes situações cotidianas, principalmente em Sergipe (capital e interior), mas também com informações de outras localidades do país. Diversos contextos de análise fazem parte da elaboração desse banco, o que permitirá, de modo transversal e longitudinal, compreender melhor o processo de adaptação dos indivíduos e grupos a situações estressantes relativas à sua saúde, ao seu momento no ciclo desenvolvimental e em condições adversas específicas a um conjunto de pessoas. Além disso, cabe ressaltar que, a partir de elementos dessa base de dados, serão sendo desenvolvidos estudos de tradução, adaptação e validação de instrumentos de pesquisa para a realidade brasileira, o que se torna um foco de desenvolvimento adicional no projeto. Intervenções ou modelos explicativos também são propostos em torno dos achados de cada pesquisa ou conjunto de pesquisas que alimentam esse banco, o que permite a elaboração e testagem de hipóteses de funcionamento ou mudança dos mecanismos psicológicos de adaptação em variadas frentes. Finalmente, a produção conjunta de artigos científicos, capítulos de livro e coletâneas, bem como a participação em eventos científicos e bancas avaliadoras, já tem se constituído como um reflexo do trabalho conjunto dos pesquisadores; meta que permanece como norte para este projeto... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / Karine David Andrade Santos - Integrante / André Faro - Integrante / Elder Cerqueira-Santos - Integrante / Valéria Maria Guimarães - Integrante / Andréia Souza de Lemos Chagas - Integrante / Calila Mireia Pereira Caldas - Integrante / Nadja Pereira Dantas - Integrante / Mara Dantas Pereira - Integrante / Francisco Vitor Soldá de Souza - Integrante / Luciene de Oliveira - Integrante.
-
2017 - 2019
Sexualidade e Surdez: uma análise a partir das representações dos estudantes surdos, Descrição: A sexualidade considerada um dos temas centrais na adolescência, é um dos fatores que auxilia na formação da identidade e contribui com o desenvolvimento salutar do ser humano. Abordar este tema com os jovens surdos contribuirá com a disseminação do mesmo e para a construção da identidade pessoal e social enquanto indivíduo. Por conta disso, este estudo tem por objetivo analisar os conteúdos das representações sociais dos jovens surdos sobre a sexualidade e a possível influência da escola e da família nessas representações. A amostra será constituída por jovens surdos, de 16 a 21 anos de idade, sinalizadores fluentes em Língua Brasileira de Sinais, do estado de Sergipe, estudantes de uma instituição de ensino para surdos em Aracaju/SE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / VALÉRIA MARIA AZEVEDO GUIMARÃES - Integrante / Emanuelle Costa Dantas - Integrante / Elder Cerqueira-Santos - Integrante.
-
2017 - 2019
Ansiedade e surdez: estratégias comunicacionais e de enfrentamento, Descrição: A ansiedade atinge todas as pessoas, variando em sua natureza, consequências e intensidade individualmente. Para algumas, a ansiedade não representa apenas uma experiência cotidiana, mas figura enquanto transtorno mental, com sérias implicações à vida diária. Todavia, a maioria convive com situações ansiogênicas comuns, vividas diante de eventos específicos que lhes cause apreensão, preocupação ou dificuldade de resolução, por exemplo. Nessas circunstâncias a ansiedade é experienciada junto de estresse, seja ele gerado por ela ou vice-versa. Quando a pessoa em questão é surda pode-se pensar que não ouvir, além de comprometer sua adaptação a um mundo ouvinte e seus relacionamentos com pessoas que não se comunicam pela língua de sinais, também tem influências sobre o seu estado emocional perante situações estressoras, que lhes desencadeie a ansiedade. Para lidar com elas e conseguir, igualmente, se adaptar as pessoas surdas podem lançar mão de diferentes estratégias de enfrentamento e/ou estratégias comunicacionais com diferentes finalidades. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o uso de estratégias comunicacionais e de enfrentamento adotadas por estudantes surdos para lidar com a ansiedade vivida por eles. Tratar-se-á de um estudo de campo, de finalidade descritiva e abordagem quanti-qualitativa, composta por participantes surdos de duas instituições de ensino do Estado de Sergipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / FARO. A - Integrante / Fábio Santos - Integrante / GUIMARÃES, VALÉRIA MARIA AZEVEDO - Integrante.
-
2016 - 2017
Surdez e preconceito: uma análise a partir dos estudantes surdos, Descrição: Referir-se à surdez é, automaticamente, aludir ao preconceito. Afinal, os surdos, durante um longo período da história, não foram aceitos na sociedade; ao contrário, foram afastados e não tiveram atendidas suas necessidades sociais e educacionais. O presente estudo trata sobre a surdez e o preconceito e objetiva compreender a experiência do preconceito, sofrido por surdos universitários, durante o período escolar, na proposta inclusiva, bem como analisar a concepção dos pais de surdos acerca do preconceito sofrido pelos seus filhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / Andressa de Araújo de Araújo - Integrante.
-
2015 - 2018
Violencia contra la mujer en las relaciones intimas, estrategias de afrontamiento y apoyo social percibido., Descrição: El fenómeno de la violencia de género es un problema muy complejo que trasciende los tiempos y se da en múltiples culturas. Sin embargo, en las últimas décadas, la ruptura del tabú que comportaba tradicionalmente la violencia hacia la mujer ha dado lugar a una visualización de la problemática y a una mayor conciencia social. Numerosas investigaciones subrayan la importancia de las estrategias de afrontamiento y de la búsqueda de apoyo para encontrar salida a los malos tratos. Este estudio tiene como objetivo describir el discurso de las mujeres de dos provincias (Barcelona-Espaa y otra en Aracaju-Brasil), sus estrategias de afrontamiento y la percepción de apoyo que han tenido a lo largo de su relación. Para alcanzar los objetivos se elaboró una entrevista semi-estructurada. Esta pesquisa teve o apoio financeiro da CAPES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / Leonor Maria Cantera - Integrante / Alicia Pérez-Tarrés - Integrante.
-
2015 - 2017
Inclusão social dos estudantes surdos, Descrição: A inclusão social consiste na adequação dos sistemas sociais gerais da sociedade de tal modo que acolha todas as pessoas, independentemente de suas diferenças individuais e das suas origens, respeitando a diversidade humana. O respeito à diversidade de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, impulsiona ações de cidadania voltadas ao reconhecimento de sujeitos de direito, norteia políticas afirmativas de respeito à diversidade, voltadas para a construção de contextos sociais inclusivos. Neste sentido, o campo da inclusão, por estar pautado nos Direitos Humanos, não pode mais conceber a permanência dos discursos de caridade e normalização. Não pode reduzir as pessoas às suas deficiências e impedir a expressão de seu potencial. Vale destacar que a simples presença de alunos com deficiência nas instituições de ensino não garantem a concretização da educação inclusiva. Diante deste contexto, esta pesquisa propõe identificar as percepções que estudantes surdos, professores, funcionários e intérpretes elaboraram sobre a educação inclusiva dos surdos nos cursos da Universidade Federal de Sergipe ? UFS, campus São Cristóvão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / Christianne Rocha Gomes - Integrante.
-
2014 - 2016
Bullying e recursos psicossociais em jovens universitários surdos., Descrição: Esta pesquisa analisa o Bullying como um fenômeno violento presente nas relações sociais dos surdos. A surdez, geralmente, é apresentada como a principal característica diferenciadora do indivíduo alvo de Bullying, neste sentido, o objetivo deste trabalho é conhecer os recursos psicossociais deste grupo no enfrentamento ao Bullying. Este estudo está sendo realizado com base nos relatos de experiências vivenciadas por jovens universitários surdos, que sofreram Bullying na infância ou na adolescência, e quais os tipos de estratégias de enfrentamento utilizavam diante destas situações. Esta pesquisa obteve apoio financeiro da CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / SOUZA, E. J. - Integrante / Miriam Santos Prescinca - Integrante.
-
2013 - 2014
Diversidade sexual nas escolas: um estudo sobre as representações de educadores da cidade de Simão Dias-SE acerca da Homofobia no contexto escolar, Descrição: A finalidade principal do projeto em questão é analisar de que forma as representações de educadores/as e alunos/as homossexuais (ou com outra orientação afetivo-sexual distinta do padrão heteronormativo) e heterossexuais acerca da homofobia podem influenciar e/ou contribuir para a (des)construção de preconceitos e discriminações que perpassam o ambiente escolar. Desse modo, além de analisar os significados e interpretações que os/as docentes e discentes possuem acerca da homofobia, tal pesquisa visa, sobretudo, promover ações interventivas para subsidiar os/as educadores/as no reconhecimento da diversidade de indivíduos com orientações afetivo-sexuais que permeiam o espaço escolar (e a sociedade de modo geral), isso através da promoção de atividades pedagógicas significativas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / SOUZA, E. J. - Integrante / C.C. Jesus - Integrante.
-
2012 - 2015
Gênero e bem estar psicológico em mulheres vítimas de violência doméstica, Descrição: A violência doméstica, em especial a que é acometida nas relações íntimas de afeto pode ser definida como um ato de violência (ação ou omissão), que tem por base a questão do gênero e, que tem consequências biopsicossociais. Este tipo de violência é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como uma questão de saúde e uma questão social, principalmente, por ser caracterizada como uma manifestação da relação de poder histórica e culturamente desigual. Nos últimos anos, entretanto, com a divulgação da Lei Maria da Penha (L. 11340), houve um aumento do número de casos denunciados e noticiados por mulheres que sofreram este tipo de violência. Todavia esses índices, ainda, não condizem com a grave realidade, pois, por diversos motivos, muitas mulheres permanecem caladas e submissas, configurando-se como um problema crônico. Portanto, este trabalho tem por objetivo geral avaliar a influencia da Violência doméstica contra a mulher nas relações íntimas de afeto sobre o bem estar (psicológico e subjetivo), o enfrentamento, autoestima e sentido de vida. A pesquisa tem caráter misto (quantitativo e qualitativo), tendo por amostra 250 mulheres (125 vítimas e 125 não vitimas), que acessaram instituições públicas onde há atendimento (Delegacia da Mulher, Centro de Referência da Assistência Social e creche). Desta forma, pretendemos identificar o perfil sóciodemográfico, pesquisar quais os principais tipos de violência sofrida, analisar a vivência (ou não) da violência doméstica em mulheres de diferentes classes sociais, níveis de escolaridade e idade e estabelecer diferentes correlações entre o bem estar, o enfrentamento, autoestima e sentido de vida das mulheres (vítimas ou não).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / Vanessa Araújo Souza Cortes - Integrante / Nayana Santana Barreto - Integrante / Renata Silva Teixeira - Integrante.
-
2011 - 2014
Violência escolar: problematizando a relação entre o bullying e a homofobia, Descrição: A escola é uma instituição que exerce papel fundamental na formação dos seres humanos, contribuindo no aprendizado e na construção de pensamentos e ideias. É reconhecendo a importância do contexto escolar no processo de desenvolvimento dos jovens, bem como também nas suas perspectivas de vida que este estudo vem abordar o fenômeno denominado bullying e sua relação com a homofobia, deste modo, compreende-se no presente trabalho que quando seguindo os critérios de bullying como, relação entre pares, periodicidade e relação desigual de poder, associada ao processamento cognitivo e afetivo do preconceito homofóbico, o bullying pode ser entendido como um tipo de discriminação, que na literatura vai ser especificado através do termo ?bullying homofóbico?. Portanto, este projeto tem como objetivo analisar o bullying em jovens das escolas públicas de Aracaju, bem como, a relação de sua manifestação com a homofobia. A pesquisa explora a influência exercida pela construção da heteronormatividade na violência e no processo de exclusão praticada contra homossexuais e analisa as diferenças na autoavaliação do bem estar psicológico (BEP), autoestima, resiliencia, apoio social e sentido de vida, segundo os diferentes grupos de bullying (alvo, autor, alvo/autor e testemunha). A pesquisa tem caráter misto (quantitativo e qualitativo), tendo por amostra jovens estudantes das escolas públicas de Aracaju-SE. Desta forma, pretendemos avaliar nossos resultados e discussões com programas e políticas existentes a fim de compartilhar as melhores práticas e construir estratégias para enfrentamento a homofobia nas escolas e com isso tentar obter dados acerca dessa problemática, além de divulgar forma de enfrentamento para essa questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / Maria Jackeline Souza - Integrante / Renata Silva Teixeira - Integrante / Nayana Santana Barreto - Integrante / Thiago Santos Souza - Integrante / Juliana Soares da Silva - Integrante.
-
2011 - 2013
Violência na escola: Influencia dos recursos psicossociais em jovens sergipanos em situação de bullying, Descrição: O objetivo geral desta pesquisa se centra em analisar o bullying em adolescentes das escolas públicas do Estado de Sergipe, bem como, a influencia dos recursos psicossociais na auto-estima, apoio social percebido, resiliência e sentido de vida nas situações de violência escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / SOUZA, J. M. - Integrante / Teixeira, R.S. - Integrante / Souza, T.S. - Integrante.
-
2010 - 2011
Os grupos religiosos como fonte de apoio social e promotor de sentido de vida em idosos, Descrição: O envelhecimento humano é um tema cuja abrangência alcança os diversos campos da produção de conhecimento e oferece diversas opções quanto às abordagens que podem ser feitas com vista no aprofundamento desse fenômeno mundial. Neste sentido, o objetivo deste estudo é pesquisar a saúde mental dos idosos, sob o ponto de vista do bem estar psicológico. Nesse caso a saúde mental será interpretada como respostas adaptativas dos idosos às demandas de seu contexto social. Estudaremos sua relação com os recursos psicossociais ? auto-estima, apoio social, participação e integração comunitária e sentido de vida. De forma específica, essa parte do estudo visa verificar a relação do apoio social com o sentido de vida no contexto da participação de idosos em grupos religiosos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / Eylla Kamylle S. Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
-
2010 - 2011
Bem-estar psicológicob e recursos psicossociais em idosos da cidade de Itabaiana-Sergipe, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo central pesquisar a saúde mental dos idosos, sob o ponto de vista do bem-estar psicológico. Nesse caso, a saúde mental será interpretada como as respostas adaptativas dos idosos e às demandas estressantes de seu contexto social. Serão entendidos também como sinônimo de bem-estar psicológico os aspectos que estão relacionados com essa variável, como: os sentimentos depressivos e os acontecimentos vitais estressantes. Estudaremos ainda, a influência dos recursos psicossociais (apoio social, participação e integração comunitária, resiliência e sentido de vida) no bem-estar psicológico dos idosos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Integrante / Felipe C. Messias - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2010
Ansiedade e habilidades sociais em professores e estudantes do curso de matemática, Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos do bem-estar psicológico (ansiedade) e dos recursos psicossociais (habilidades sociais, apoio social e autoestima) em professores e estudantes do curso de matemática. Analisando o processo de aprendizagem da matemática em situações de estresse (trancamento e reprovação no curso de matemática), bem como, o conhecimento dos estudantes e professores do curso de matemática sobre temáticas que prejudicam ou favorecem no processo da aprendizagem desta disciplina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / Santos, C.H. A. - Integrante / Íris D. S.A. - Integrante / Santos, A.C. - Integrante / Oliveira, E.O.T. - Integrante.
-
2009 - 2010
Influência do apoio social e vontade de sentido na qualidade de vida de professores em situação de estresse, Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o apoio social percebido e os índices de sentido de vida repercutiam no estresse percebido, e como estes recursos influenciavam na qualidade de vida do professorado. Os resultados apontaram como o recurso psicossocial (apoio social) é capaz de promover saúde (psicológica e física) aos professores. Esta proteção se daria na medida em que 1) as redes sociais dão aos professores um maior nível de significância, pertença, sentido de vida e reconhecimento do valor próprio, além do caráter informativo, disponibilizando informações apropriadas que podem influenciar os professores à agirem de forma mais saudável diante de determinadas situações, podendo reduzir ou eliminar reações afetivas diante de um evento estressor, amenizar respostas à nível fisiológico, além de prevenir ou alterar respostas comportamentais consideradas negativas. Somado ao apoio social e de certa maneira influenciado por ele, o sentido de vida do professorado também é um recurso muito importante para a proteção da saúde psíquica influenciando sua qualidade de vida do professorado. A análise do sentido de vida neste estudo foi mediada pela proposta cunhada pela Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl, demonstrando que altos índices de sentido de vida se relacionam fortemente com o bem-estar psicológico dos professores. Neste sentido, o sentido de vida foi responsável por dar diferentes significados à situações potencialmente estressoras que acontecem diariamente no cotidiano escolar. Quando há a percepção de sentido intrínseco à situação, a visão sobre algum evento estressor se modifica e passa a ser considerado como um desafio positivo e inerente à vida que impulsiona a realização de um sentido influenciando na qualidade de vida do professor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / Santos, A.C. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2009
Bem-estar Psicológico, Estressores e Recursos Psicossociais em professores, Descrição: Este trabalho tem como objetivo averiguar os fatores de risco em professores do ensino fundamental e médio em situação de risco da cidade de Itabaiana-Sergipe. Além dos estressores, a pesquisa se deteve nos recursos psicossociais (apoio social, resiliência, auto-estima, lócus de controle, coping, sentido e qualidade de vida) como estratégias que influenciam no nível do bem-estar psicológico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joilson Pereira da Silva - Coordenador / Santos, N.Alexandra. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2013
MENÇÃO HONROSA, Universidade Federal de Sergipe.
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Associado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas MInistradas:
Introdução à Psicologia do Desenvolvimento
Introdução à Psicologia da Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I e II
Psicologia e Educação de Surdos
Atividades
-
07/2022 - 12/2022
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Brasileira de Sinais, Psicologia e educação de Surdos
-
07/2022 - 12/2022
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Brasileira de Sinais
-
01/2022 - 06/2022
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia, cinema e inclusão, Psicologia e Educação de Surdos, Psicologia e estudos Surdos
-
07/2021 - 12/2021
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia da Aprendizagem, Psicologia, Cinema e Inclusão, Língua Brasileira de Sinais
-
04/2021 - 08/2021
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem II, Língua Brasileira de Sinais
-
10/2020 - 02/2021
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Brasileira de Sinais, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I
-
10/2020 - 02/2021
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino, Tópicos Avançados em Saúde e Desenvolvimento II
-
08/2020 - 11/2020
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Permanente de Pesquisa - V
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino
-
10/2019 - 03/2020
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem II
-
10/2019 - 03/2020
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia do Desenvolvimento
-
10/2019 - 03/2020
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Permanente de Pesquisa I, Tópicos Avançados em Saúde e Desenvolvimento I
-
04/2019 - 09/2019
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação de Surdos, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I
-
04/2019 - 09/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino, Teorias em Psicologia
-
09/2018 - 02/2019
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem II
-
10/2017 - 03/2018
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte educação / pessoa surda, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem II
-
06/2017 - 10/2017
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da educação de surdos, Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem I
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino
-
12/2016 - 05/2017
Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à psicologia do desenvolvimento, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem II
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Teorias da Psicologia Social X
-
07/2016 - 11/2016
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I
-
07/2016 - 11/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia da Aprendizagem
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Pesquisa em Psicologia Social
-
01/2016 - 07/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa
-
01/2016 - 05/2016
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia da Aprendizagem
-
01/2016 - 05/2016
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem II
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Orientados II, Estudos Orientados IV
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Orientados I, Estudos Orientados III
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem II
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Orientados II, Estágio em Docência I
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicologia Geral
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias em Psicologia Social, Estudos Orientados I
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia da Aprendizagem, Introdução à Psicologia da Aprendizagem, Introdução à Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II, Monografia I
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação Inclusiva, Monografia II, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Teorias em Psicologia Social
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Em Psicologia Social, Estudos Orientados
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia do Desenvolvimento (Turma: N1 - CH 60h), Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem II (Turma: N1 - CH 60h) e Monografia II (Turma: N5).
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Docência na Graduação, Estudos Orientados II e Estudos Orientados IV.
-
03/2012 - 10/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia da Aprendizagem (Turmas: N1 e T1 - CH 60h), Monografia I (Turma: N5) e Monografia II (Turma: N4).
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Orientados I e Estudos Orientados III.
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia do Desenvolvimento (Turma: T1 - CH 60h), Introdução à Psicologia da Aprendizagem (Turmas: N1 e T2 - CH 60h) e Monografia I (Turma: N4).
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Docência na Graduação I e Estudos Orientados II.
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia da Aprendizagem (Turma: T1 - CH 60h), Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I (Turma: T1 - CH 60h) e Monografia II (Turma: N5).
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados em Psicologia Social e Política I e Estudos Orientados I.
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia do Desenvolvimento (Turmas: N1 - CH 60) e Introdução à Psicologia da Aprendizagem (Turma: N2 e N3 - CH 60).
-
02/2010 - 06/2010
Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia da Aprendizagem (Turmas: T0 e T1 - CH 60) e Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I (Turma: N1 - CH 60).
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia do Desenvolvimento (Turma: N1 e Turma: T6 - CH 60) e Introdução à Psicologia da Aprendizagem ( Turma: N1 - CH 60).
-
02/2009 - 06/2009
Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia da Aprendizagem (CH 60); Introdução à Metodologia (CH 60) e Psicologia Geral (CH 60).
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia do Desenvolvimento (CH 60); Introdução à Psicologia da Aprendizagem (CH 60) e Teorias da Aprendizagem e Ensino (CH 60)
-
04/2008 - 08/2008
Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Educação I; Introdução à Psicologia da Aprendizagem
1999 - 2000
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato provisório, Carga horária: 40
2007 - 2008
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Pesquisador DCR/CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista Pesquisador do Programa Desenvolvimento Científico Regional (DCR) junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq
1987 - 2008
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBAVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 40
Outras informações:
Durante este periodo lecionou as dicisplinas de Geografia, Historia e Língua Estrangeira (Espanhol)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Joilson Pereira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?