Luiz Rogério Farias

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1979), graduação em Administração de Empresas pela UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (1976), Pós-graduação em Finanças (1979) e Pós-graduação em Marketing (1980) pela FAE- Faculdade Católica de Administração e Economia. Mestrado em Engenharia de Produção, área de concentração Gestão de Negócios, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2023). Atualmente é professor Associado no Setor Sociais Aplicadas/Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná em cursos de Graduação e Pós-graduação, e Coordenador de Curso de Especialização. Foi Suplente e Chefe de Departamento de Ciências Contábeis na UFPR no período de Julho/2016 a Julho/2018, além de professor na FAE - Faculdade de Administração e Economia pelo período de 10 anos em cursos de Graduação e Pós-graduação. Tem experiência profissional em Instituição Financeira de grande porte - Bamerindus/HSBC - durante 32,5 anos nas áreas de Finanças, Controladoria, e áreas de Negócios. Atuou, a partir de Maio/2012, como Diretor de Administração e Finanças e entre Julho/2015 a Fevereiro/2017 como Diretor Superintendente na FUNPAR - Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência da Tecnologia e da Cultura, em Curitiba - Paraná. Em 2023, foi admitido para ocupar a cadeira n 33 como Acadêmico Imortal da Academia de Ciências Contábeis do Paraná - ACCPR.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Contabilidade

2019 - 2023

Universidade Federal do Paraná
Título: CONJUNTO DE INDICADORES PARA A AVALIAÇÃO DAS FUNDAÇÕES DE APOIO ÀS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Vicente Pacheco. Palavras-chave: Fundações de Apoio; indicadores; instituições de ensino; benefícios sociais.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.

Mestrado em Engenharia de Produção

2000 - 2003

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A evolução do Uso e Utilização do Cartão de Crédito pelo Consumidor, Ano de Obtenção: 2004
Francisco Antônio Pereira Fialho.Setores de atividade: Atividades de serviços financeiros; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Especialização em Administração - Marketing

1980 - 1980

Faculdade Católica de Administração e Economia
Título: Marketing de Negócios

Especialização em Especialização em Administração - Finanças

1979 - 1979

Faculdade Católica de Administração e Economia
Título: Finanças Corporativas

Graduação em Ciências Contábeis

1977 - 1979

Fundação de Estudos Sociais do Paraná

Graduação em Administração

1972 - 1976

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Formação complementar

2015 -

Extensão universitária em PMDA - Disciplina 2: Inovação e Sustentabilidade. (Carga horária: 45h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em PMDA - Disciplina 1: Administração Estratégica. (Carga horária: 45h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.

2006 - 2006

Os 7 Hábitos para Gestores. (Carga horária: 40h). , FranklinCovey., CO, Estados Unidos.

1994 - 1994

PRIDE - Prog. Internacional Desenvolv. Executivos. (Carga horária: 40h). , The University of Texas at Austin, UT Austin, Estados Unidos.

1980 - 1980

Extensão universitária em Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Faculdade Católica de Administração e Economia, FAE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Organização de eventos

FARIAS, L. R. . O Mercado de Fusões, Aquisições e Alianças Estratégicas. 2017. (Outro).

FARIAS, L. R. . O Mercado de Avaliações, Fusões, Aquisições e Alianças Estratégicas. 2017. (Outro).

Participação em eventos

I Congresso Internacional Ivy Enber Christian University. Fundações de Apoio à Instituições de Ensino e sua Contribuição ao Desenvolvimento Sustentável. 2023. (Congresso).

I Congresso Internacional Ivy Enber Christian University. Educação em/para os Direitos Humanos, Diversidade e Práticas Educativas Globais. 2023. (Congresso).

XX Congreso Iberoamericano de Control de Gestión - CIBEC. Efeitos dos traços de personalidade e motivação na criatividade dos gestores de empresas inovadoras. 2023. (Congresso).

XX Congreso Iberoamericano de Control de Gestión - CIBEC. Efecto de los sistemas de control de gestión sobre la creatividad y la innovación: un estudio en el contexto de las organizaciones de investigación y desarrollo.. 2023. (Congresso).

XX Congreso Iberoamericano de Control de Gestión - CIBEC. Os segmentos de listagem de governança corporativa melhoram o desempenho das empresas brasileiras? Evidências sobre valor, volatilidade e custo de capital. 2023. (Congresso).

XXII Congreso Internacional AECA. Relevância das Fundações de Apoio à Instituições de Ensino no Brasil. 2023. (Congresso).

Congresso Internacional de Administração. Processos Decisórios Em Marketing Por Meio Das Equações Estruturais: Um Estudo Aplicado Com Consumidores De Uma Rede Varejista. 2022. (Congresso).

XX USP International Conference In Accounting. O Impacto da Pandemia da COVID-19 no Mercado de Ações da América Latina e Estados Unidos. 2020. (Congresso).

Disciplina de Sistemas de Apoio à Decisão.Papel e Importância das Fundações de Apoio na IFES: A Funpar na UFPR. 2018. (Outra).

XXIV Semana de Estudos Avançados em Contabilidade.XXIII Semana de Estudos Avançados em Contabilidade. 2018. (Outra).

XXIII Semana de Estudos Avançados em Contabilidade.XXIII Semana de Estudos Avançados em Contabilidade. 2017. (Outra).

34º Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica.34º Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica. 2016. (Encontro).

33º Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica.33º Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica. 2015. (Encontro).

32º Encontro Nacional CONFIES. 32º Congresso Nacional CONFIES. 2014. (Congresso).

32º Encontro Nacional CONFIES. Palestrante de Oficina 1: Práticas de Gestão, com o Tema: Nova FUNPAR. 2014. (Congresso).

32º Encontro Nacional CONFIES. Coordenador da Palestra: Gestão de Riscos em Fundações de Apoio.. 2014. (Congresso).

II Fórum de Marketing de Curitiba.II Fórum de Marketing de Curitiba. 2014. (Outra).

16ª Conv. dos Profissionais da Contabilidade do Paraná. Profissionais de Contabilidade. 2013. (Congresso).

16ª Conv. dos Profissionais da Contabilidade do Paraná. O Contador Empreendedor. 2013. (Congresso).

31º Enc. Nac. das Fundações de Apoio a Ensino Superior.Ensino Superior. 2013. (Encontro).

XI Sem. de Estudos Avançados em Contabilidade.Contabilidade. 2007. (Seminário).

II Fórum de Marketing de Curitiba.Marketing de Negócios. 2006. (Seminário).

X Congresso Brasi.de Auditoria Interna. Auditoria Interna. 1986. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Claudio de Castro Bueno Junior

FARIAS, L. R.. Controles Internos: Ferramentas de Eficiência Institucional. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: André Luiz Marcante

FARIAS, L. R.. Sistema Financeiro Habitacional: Uma análise dos diferentes métodos utilizados nos financiamentos habitacionais da Caixa Econômica Federal. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Auditoria Integral) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Angra da Silva Rodrigues

FARIAS, L. R.. Estudo de Caso na logística de entregas e devoluções de correspondências de cartões de crédito. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gislaine Bueno da Silveira

FARIAS, L. R.. Relacionamento Interpessoal em empresa familiar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ludimila Sousa Martins Vaz de Lima

FARIAS, L. R.. A avaliação da ética no ramo segurador: Como o comportamento do líder influencia o colaborador. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Mariana Floriano Torre

FARIAS, L. R.. A adminitração participativa como um fator adicional no nível de motivação dos funcionários em uma empresa de transporte aéreo Internacional na cidade de Curitiba. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marilene Colaço Batista

FARIAS, L. R.. Proposta de Implantação de um código de ética para um Supermercado - Curitiba. 2013 - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Raphaela Gomes Aleixo dos Reis

FARIAS, L. R.. Conhecimento e Motivação - A influência na Liderança. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alessandra Rodrigues

FARIAS, L. R.. Uma visão geral sobre a administração financeira e orçamentária no Setor Público. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Camila Almeida Barros

FARIAS, L. R.. Compatibilização do perfil do investidor pessoa física em relação ás opções de investimentos oferecidos pelas Instituições Financeiras Nacionais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cleverson Giovane Leal

FARIAS, L. R.. Planejamento Orçamentário Público, uma ferramenta de Gestão e Controle aos Governantes. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Daiane Cristina Klipel Nunes

FARIAS, L. R.. A importância do Planejamento e Orçamento para os administradores no setor varejista de peças automotivas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eloiza Cristina Ribeiro

FARIAS, L. R.. Licitação: modalidade pregão, pregão eletrônico e sistema de registro de preços. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Flávio De Medeiros

FARIAS, L. R.. A importância do custo na formação do preço. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: João Guilherme Mafra Budget

FARIAS, L. R.. Budget - Aplicação orçamentária em uma empresa de prestação de serviços de arquitetura na cidade de Curitiba-Paraná. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Patricia Barbosa Lemes

FARIAS, L. R.. O orçamento como instrumento de Planejamento Estratégico e Controle. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Guilherme Tedesco

FARIAS, L. R.. O orçamento nas micro e pequenas empresas do setor de atividades de serviços financeiros do município de Londrina - PR. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliana Karine Marcante

FARIAS, L. R.. Certidão Negativa de débitos Estadual: Fatores Relevantes que a empresa localizada no Estado do Paraná deve considerar para emissão e manutenção deste documento.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rafaela de Campos Mello Alexandre de Oliveira

FARIAS, L. R.. Análise das premissas para reestruturação orçamentária em uma empresa do ramo educacional de ensino fundamental em Curitiba. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Adriano Anjos de Souza

FARIAS, L. R.. Elaboração de Orçamento de tendências para uma Instituição de pesquisa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Auditoria Integral) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rebeca Alves de Lima

FARIAS, L. R.. Planejamento Orçamentário e Controle: Um estudo do Departamento Pessoal de uma Instituição de Ensino. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Auditoria Integral) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Denner Half Dias da Rocha

FARIAS, L. R.. O contador empreendedor: ações Iniciais, desafios, riscos e possibilidade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ademir Morais Filho

FARIAS, L. R.. Formação das taxas de juros nas últimas décadas e os fatores macroeconômicos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Auditoria Integral) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Flávia Bandeira Cordeiro

FARIAS, L. R.. O processo inclusivo de pessoas com deficiência em uma Instituição Financeira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Débora A

FARIAS, L. R.. dos Prazeres. O uso dos cartões de crédito pelas classes C/D/E. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eloisa P

FARIAS, L. R.. Santos Lima. Proposta de Implantação de um código de ética numa empresa do segmento de papel e celulose. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Andreia de Cassia S

FARIAS, L. R.. Brasil dos Santos. A Ética nas Empresas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliano Zielinski

FARIAS, L. R.. A importância da ética nas organizações. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Vanessa Verner

FARIAS, L. R.. Gestão de Investimentos Bancários. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cristiane ILkiv

FARIAS, L. R.. Estudo de Caso: Aplicação da Metodologia Seis Sigma em Call Center de cobrança de dívidas em Instituição Financeira. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná.

Orientou

Luciane Jacoski

A Divulgação dos Benefícios a Empregados com Base no Pronunciamento Técnico CP33 (IAS 19): Estudo das Demonstrações Contábeis da Vale S; A; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Contabilidade) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Bruna Maria Garbelini Mendes

Orçamento como Ferramenta de Tomada de Decisão em uma Empresa Madereira; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Lucineia Fernandes de Matos Oliveira

O Papel do Controle de Gestão Relacionado às Ações do Marketing; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Rosny Aparecida dos Santos

Ética na Vida Profissional; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Vanessa Frank

O Gerenciamento de Riscos como Fatos Essencial na Mitigação de Sinistros no Mercado Segurador; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Emanueli Teresinha Letki Wotroba

Utilização do Balanço Social pelas Empresas Listadas na Bolsa de Valores; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Halisson Luiz de Lima

Aplicações das Técnicas de Análise das Demonstrações nos Anos de 2014 e 2015: Empresa do setor de distribuição de produtos cosméticos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Auditoria Integral) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Jonathan Taniguchi Falcão

Composição, Definições e Características: Sistema Financeiro Nacional, Mercado Financeiro, Investimentos Financeiros e seus Participantes; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Auditoria Integral) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Alex Sandro Auer

Gestão de Custos para Formação de Preço: Um Estudo de Caso no Comércio Varejista; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Contabilidade) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Priscila Cristina Nogozzeky

A Ferramenta do Orçamento como Fundamental na Missão da Controladoria; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Claudio de Castro Bueno Junior

Controles Internos: Ferramentas de Eficiência Institucional; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

André Luiz Marcante

Sistema Financeiro Habitacional: Uma Análise dos Diferentes Métodos Utilizados nos Financiamentos Habitacionais da Caixa Econômica Federal; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Auditoria Integral) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Angra da Silva Rodrigues

Estudo de Caso na Logística de Entregas e Devoluções de Correspondências de Cartões de Crédito; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Gislaine Bueno da Silveira

Relacionamento Interpessoal em Empresa Familiar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Ludimila Sousa Martins Vaz de Lima

A Avaliação da Ética no Ramo Segurador: Como o Comportamento do Líder Influencia o Colaborador; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Mariana Floriano Torre

A Administração Participativa Como um Fator Adicional no Nível de Motivação dos Funcionários em uma Empresa de Transporte Aéreo Internacional na Cidade de Curitiba; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Marilene Colaço Batista

Proposta de Implantação de um Código de Ética para um Supermercado - Curitiba - PR; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Raphaela Gomes Aleixo dos Reis

Conhecimento e Motivação - A Influência na Liderança; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Camila Almeida Barros

Compatibilização do Perfil do Investidor Pessoa Física em Relação Às Opções de Investimentos Oferecidos Pelas Instituições Financeiras Nacionais; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Cleverson Giovane Leal

Planejamento Orçamentário Público, Uma Ferramenta de Gestão e Controle aos Governantes; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Daiane Cristina Klipel Nunes

A Importância do Planejamento e Orçamento para os Administradores no Setor Varejista de Peças Automotivas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Eloiza Cristina Ribeiro

Licitação: Modalidade Pregão, Pregão Eletrônico e Sistema de Registro de Preços; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Flávio De Medeiros

A Importância do Custo na Formação do Preço; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

João Guilherme Mafra Budget

Budget - Aplicação Orçamentária em uma Empresa de Prestação de Serviços de Arquitetura na Cidade de Curitiba - Paraná; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Patricia Barbosa Lemes

O Orçamento Como Instrumento de Planejamento Estratégico e Controle nas Organizações; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Guilherme Tedesco

O Orçamento nas Micro e Pequenas Empresas do Setor de Atividades de Serviços Financeiros do Município de Londrina - PR; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Juliana Karine Marcante

Certidão Negativa de Débitos Estadual: Fatores Relevantes que a Empresa Localizada no Estado do Paraná Deve Considerar para Emissão e Manutenção Deste Documento; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Rafaela de Campos Mello Alexandre de Oliveira

Análise das Premissas para Reestauração Orçamentária em uma Empresa do Ramo Educacional de Ensino Fundamental em Curitiba; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Adriano Anjos de Sousa

Elaboração de Orçamento de Tendências para uma Instituição de Pesquisa; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Auditoria Integral) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Rebeca Alves de Lima

Planejamento Orçamentário e Controle: Um Estudo do Departamento de Pessoal de uma Instituição de Ensino; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Auditoria Integral) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Alessandra Rodrigues

Uma Visão Geral Sobre A Administração Financeira e Orçamentária no Setor Público; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Denner Half Dias da Rocha

O Contador Empreendor: Ações Iniciais, Desafios, Riscos e Possibilidade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Ademir Morais Filho

Formação das Taxas de Juros nas Últimas Décadas e os Fatores Macroeconômicos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Auditoria Integral) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Flávia Bandeira Cordeiro

O Processo Inclusivo de Pessoas com Deficiência em uma Instituição Financeira; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Michelle de Paula e Silva Michenski do Valle Stambuk

Como Criar o Hábito de se Auto Motivar no Ambiente de Trabalho de um Setor Financeiro; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Débora A

dos Prazeres; O Uso dos Cartões de Crédito pelas Classes C/D/E; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Eloisa P

Santos Lima; Proposta de Implantação de um Código de Ética numa Empresa do Segmento de Papel e Celulose; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Andreia de Cassia S

Brasil dos Santos; A Ética nas Empresas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Juliano Zielinski

A Importância da Ética nas Organizações; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Vanessa Verner

Gestão de Investimentos Bancários; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Cristiane ILkiv

Estudo de Caso: Aplicação da Metodologia Seis Sigma em Call Center de Cobrança de Dívidas em Instituição Financeira; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Luiz Rogerio Farias;

Produções bibliográficas

  • ANJOS, EDENISE APARECIDA DOS ; MOURA, IVANILDO VIANA ; FARIAS, LUIZ ROGÉRIO ; PACHECO, VICENTE ; BORTOLI, CASSIANA ; BRITO, ADRIELY CAMPAROTO . Efeito do sistema de controle gerencial sob a criatividade e inovação: um estudo no contexto de organizações de pesquisa e desenvolvimen-to. International Journal of Scientific Management and Tourism , v. 10, p. e809, 2024.

  • FARIAS, LUIZ ROGÉRIO ; CIESLAK, MARCOS ; AKUOMANI, MESSAN KOMLANVI ; PACHECO, VICENTE . Fidelização de consumidores em companhias seguradoras: uma análise com Equações Estruturais. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 14, p. 5030-5048, 2023.

  • FARIAS, L. R. ; ROCHA, D. H. D. . O Contador Empreendedor: ações iniciais, desafios, riscos e possibilidades. Revista do CRCPR, p. 02 - 48, 01 abr. 2014.

  • ADAO, C. A. ; FARIAS, L. R. ; PACHECO, V. . Gerenciamento baseado na demanda. Revista do CRCPR, p. 04 - 55, 01 maio 2003.

  • FARIAS, L. R. ; BRITO, A. C. ; PACHECO, V. . Inovação e Sustentabilidade: O caso de uma Instituição Hospitalar do Sul do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIAS, L. R. . A Prestação de Contas no Terceiro Setor pelas Fundações de Apoio às IES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

FARIAS, L. R. . Planejamento Estratégico do Departamento de Ciências Contábeis. 2018.

FARIAS, L. R. . Planejamento Estratégico da FUNPAR 2014-2018. 2013.

FARIAS, L. R. . Relatório Anual de Atividades da FUNPAR. 2015.

FARIAS, L. R. . Relatório Anual de Atividades da FUNPAR. 2014.

FARIAS, L. R. . Relatório Anual de Atividades da FUNPAR. 2013.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    MATRIZ DE RISCO E CUSTOS DE AUDITORIA EM EMPRESAS REGULADAS E NÃO REGULADAS, Descrição: As empresas participantes do mercado brasileiro defrontam-se, durante o processo produtivo, com inúmeros desafios relacionados a manter satisfatória gestão organizacional, notadamente em fatores vinculados a mitigação de riscos e custos operacionais. Buscam, de forma permanente, retornos financeiros em linha com as expectativas dos investidores, juntamente com redução de custos na condução de seus processos operacionais e administrativos. Nesse contexto, os proprietários de empresas privadas esperam que seu investimento produza um retorno compatível com o risco assumido, por meio de geração de resultados econômicos (lucro e caixa) adequados por longo prazo, pois o investimento é feito em caráter permanente (Hoji, 2004). Este projeto de pesquisa tem como objetivo precípuo identificar a relação entre Matriz de Riscos internos e Custos de Auditoria, em empresas reguladas e não reguladas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Rogerio Farias - Coordenador.

  • 2014 - 2019

    GERENCIAMENTO DO FLUXO DE CAIXA E EFEITOS FINANCEIROS DAS VENDAS COM CARTÕES DE CRÉDITO NAS EMPRESAS COMERCIAIS. Registrado no Banpesq-CNPQ 2014025609, Descrição: O projeto tem o objetivo geral de demonstrar a viabilidade de adoção de gerenciamento de fluxo de caixa relativo a valores originários de vendas com cartões de crédito e seus efeitos financeiros nos resultados das empresas. O estudo abrangerá o percentual das vendas com cartões de crédito em relação as vendas totais, os custos e despesas decorrentes da aceitação de cartões de crédito pelas empresas e os indicadores financeiros recomendados para assegurar demonstrações qualificadas de desempenho e resultados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Rogerio Farias - Coordenador.

Prêmios

2023

Acadêmico Imortal, Academia de Ciências Contábeis do Paraná - ACCPR.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná. , Avenida Prefeito Lothario Meissner, 632, Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33607415

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto

2017 - 2018

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento

2016 - 2017

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Suplente da Chefia do Departamento

2015 - 2017

Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Superintendente, Carga horária: 40

2012 - 2015

Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Administração e Finanças

2014 - 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL

Vínculo: Professor de Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação

Outras informações:
Professor de Pós Graduação na Área de Administração

1979 - 2012

HSBC Bank Brasil

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Gerente de Contabilidade/Contador e Técnico

2000 - 2004

Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Professor Assistente

1985 - 1991

Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar

1976 - 1979

Credicard S.A - Administradora de Cartões de Cédito

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Supervisor de Serviços e Assistente Administ.

1971 - 1974

Banco Nacional S.A

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Escriturário; Caixa Executivo