Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes

Ana Avelar é professora adjunta do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília - UnB e curadora da Casa Niemeyer, UnB. É doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo, Mestre em Literatura Brasileira e Bacharel em Letras Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma universidade. Desenvolveu estágio doutoral no exterior como pesquisadora na School of Fine Arts, da New York University, em 2011. Como curadora, realizou mostras em diversos espaços -- Casa da Cultura da América Latina - CAL/UnB, Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte - CCBB/BH, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Pauilo - MAC/USP, entre outros. Participa de júris e comissões na área, como Prêmio Marcantonio Vilaça e Pipa. Foi jurada da 61o edição do Prêmio Jabuti de 2019. No mesmo ano, foi selecionada pelo edital Intercâmbio de Curadores, promovido pelo projeto Latitude, da Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT em parceria com o Getty Research Institute.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Visuais

2008 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Por uma arte brasileira? Modernismo, barroco e abstração expressiva na crítica arte de Lourival Gomes Machado
Orientador: em New York University ( Prof. Dr. Edward Sullivan)
com Domingos Tadeu Chiarelli. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: arte brasileira; artes visuais; cultura brasileira; história da arte; crítica de arte.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Literatura Brasileira

2004 - 2007

Universidade de São Paulo
Título: Artistas plásticos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967),Ano de Obtenção: 2007
Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: ilustração; artes gráficas; suplemento literário; história da arte; desenho; gravura. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.

Graduação em Letras (português)

1999 - 2004

Universidade de São Paulo
Título: ARTISTAS GRÁFICOS NO SUPLEMENTO LITERÁRIO DE O ESTADO DE S. PAULO: 1956-1967
Orientador: Therezinha A. Porto Ancona Lopez
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2019

Pós-Doutorado. , Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC USP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Projeto Minas Gerais Cultural. (Carga horária: 40h). , PHYLOS Projetos Culturais, PHYLOS, Brasil.

2015 - 2015

?Vanguarda em Construção: Arte Brasileira nos anos 1950, 1960 e 1970?. (Carga horária: 8h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.

2010 - 2010

Preparação pedagógica. (Carga horária: 1000h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2010

História da Arte. (Carga horária: 96h). , Rodrigo Naves - RN Difusão Cultural, RN, Brasil.

2008 - 2008

Preparação pedagógica. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2006 - 2006

A imagem narrativa e ilustração de livros. (Carga horária: 10h). , Instituto Tomie Ohtake, ITO, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Crítica de Arte II. (Carga horária: 60h). , Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.

2003 - 2003

História da Arte no Ocidente II. , Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM SP, Brasil.

2003 - 2003

Cultura Brasileira. (Carga horária: 16h). , Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM SP, Brasil.

2003 - 2003

História da Arte no Ocidente I. (Carga horária: 16h). , Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM SP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Crítica de Arte I. (Carga horária: 30h). , Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.

2001 - 2002

Extensão universitária em Estética/ Evolução das Artes Visuais I e II. (Carga horária: 60h). , Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Brasil: 500 anos de arte. (Carga horária: 48h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em História da Arte: Século 20. (Carga horária: 48h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1999 - 1999

Curso Livre de Cinema. (Carga horária: 18h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.

1999 - 1999

Roteiro e Direção em Cinema e Vídeo. (Carga horária: 20h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Interpretação Literária. (Carga horária: 21h). , New York University, NYU, Estados Unidos.

1998 - 1998

História da Arte Brasileira. (Carga horária: 36h). , Solar do Rosário, SR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Curadoria.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Crítica da Arte.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AVELAR, Ana. ; IMPARATO, M. . Brasília Extemporânea. 2018. (Exposição).

AVELAR, Ana. ; LAURENTIS, G. ; MASCARO, J. . Camadas: narratividades visuais da violência. 2018. (Exposição).

AVELAR, Ana. ; SOATO, C. . Virilha suada, Camila Soato. 2017. (Exposição).

AVELAR, Ana. ; LAM, E. A. . Detrito Federal. 2017. (Exposição).

AVELAR, Ana. . Serão Performático. 2017. (Exposição).

AVELAR, Ana. ; LIMA, G. . Quando as formas se tornam relatos. 2017. (Exposição).

AVELAR, Ana. . Monumentos Temporários, Fyodor Pavlov-Andreevich. 2017. (Exposição).

AVELAR, Ana. . Projeto VLNGO, Gustavo von Ha. 2017. (Exposição).

AVELAR, Ana. . Tropikos: Anotações sobre o entorno e a pessoa. 2017. (Exposição).

AVELAR, Ana. ; VON HA, G. . Inventário: arte outra. 2016. (Exposição).

AVELAR, Ana. ; PRADES, J. . Dentro - Inside. 2016. (Exposição).

FERNANDES, A. C. F. A. ; MACEDO, A. M. C. ; CRUZ, C. M. ; OLIVEIRA, E. D. G. ; SOUZA, G. L. ; ALVIM, P. ; LIMA, P. E. F. ; DINIZ, C. ; FEITOSA, E. ; PEREIRA, J. ; INSUA, J. ; ITABAIANA, M. ; PEREIRA, M. ; RICARDO, N. ; CARVALHO, P. ; CANDIDO, S. . III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte. 2016. (Congresso).

AVELAR, Ana. . Tira-Linhas, Marcia Pastore. 2015. (Exposição).

AVELAR, Ana. ; BANDEIRA, J. . Lina Gráfica. 2014. (Exposição).

AVELAR, Ana Cândida de. ; HOFFMANN, A. M. P. . 1o Encontro de História da Crítica de Arte: temas e arquivos.. 2013. (Congresso).

AVELAR, Ana Cândida de. . Eduardo Verderame: Zona Detenção.. 2013. (Exposição).

AVELAR, Ana Cândida de. ; CASARES, L. . O país da desmedida: Camus no Brasil.. 2013. (Exposição).

AVELAR, Ana Cândida de. ; ESPADA, H. ; CHIARELLI, Tadeu. . III Seminário Arte, Cultura e Fotografia: metodologias de investigação. Arte como Fotografia ? Fotografia como Arte. 2008. (Congresso).

BANDEIRA, J. ; AVELAR, Ana Cândida de. . Mauricio Nogueira Lima ? faturas da forma. 2008. (Exposição).

AVELAR, Ana. ; BANDEIRA, J. . Mauricio Nogueira Lima ? faturas da forma. 2008. (Exposição).

AVELAR, Ana Cândida de. . Arte, Cultura e Fotografia: metodologias de investigação. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital Acta Media II. 2003. (Simpósio).

IV MINI-ENAPOL do Grupo de Estudos em Historiografia da Linguística Brasileira. 1999. (Encontro).

IV Semana de Estudos Clássicos - Mito e Literatura. 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Suzanna Ramalho Rezende

QUEIROZ, R.;MAGALHAES, A. G.; BORTOLLI JUNIOR, O.;FERNANDES, A. C. F. A.. Paulo Werneck: a produção mural e a arquitetura moderna brasileira. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa Interunidades em Estética e Historia da Arte - PGEHA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Suzanna Rezende

AVELAR, Ana.MAGALHAES, A. G.; BORTOLLI JUNIOR, O.. Paulo Werneck: a produção mural e a arquitetura moderna brasileira. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marina Barzon Silva

FERNANDES, A. C. F. A.MAGALHAES, A. G.; MAMMI, L.; FABBRINI, R. N.. Fugindo da antinomia: a crítica de Lionello Venturi e o Grupo degli Otto, da Bienal de Veneza ao Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Natalia Vanessa Ramirez Peña

FERNANDES, A. C. F. A.; MENEGAZZO, Maria Adelia; GUIDA, A. M.. Tarsila do Amaral y Frida Kahlo: percepiciones del Surrealismo Latinoamericano. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Gregório Soares Rodrigues de Oliveira

AVELAR, Ana Cândida de.; D'Angelo, Biagio; BARRIOS, Vicente Martinez. Excrivisuras: (ou) a matéria (em ruínas) do presente. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

Aluno: Lívia Zacarias Rocha

AVELAR, Ana Cândida de.; D'Angelo, Biagio; MENEGAZZO, Maria Adelia. A morte de Ofélia, de Eugene Delacroix. Teatro, Pintura e Gestualidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

Aluno: Renata Dias Ferraretto Moura Rocco

FERNANDES, A. C. F. A.MAGALHAES, A. G.CHIARELLI, Tadeu.; SIMIONI, A. P. C.; GONCALVES, L. R. R.. Danilo di Prete em ação: a construção de um artista no sistema expositivo da Bienal de São Paulo. 2018. Tese (Doutorado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Augusto Oliva

FERNANDES, A. C. F. A.CHIARELLI, Tadeu.; MUBARAC, C.; ESPADA, H.; OLIVEIRA, M. C. M.. Um crítico em mutação: Frederico Morais e a arte brasileira em três momentos (1966-1973; 1974-1984; 1985-2012). 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Camillo de Oliveira Penna

FERNANDES, A. C. F. A.MAGALHAES, A. G.; MUBARAC, C.; BUTI, M. F.; JARDIM, E. C. F. P.. Desenho, fluxo, imagem. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ernesto Freitas Lima

FERNANDES, A. C. F. A.; OLIVEIRA, E. D. G.; REINALDIM, I. J.. Nordestinidade onde?. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fábio Brombal Visnadi

FERNANDES, A. C. F. A.. O Minimalismo como meridiano entre o Conceitualismo e o Formalismo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Mauricio Rodrigues Lima

AVELAR, Ana.MAGALHAES, A. G.; CASTRO, E. D.. Acervo Sesc de Arte Brasileira: Estudo, Recorte e Crítica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Interunidades em Estética e Historia da Arte - PGEHA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Guilherme Moreira Santos

PUGLIESE, V.;FERNANDES, A. C. F. A.; D'Angelo, Biagio. O trânsito de modelos na 8a Bienal Internacional de São Paulo e seus regimes discursivos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mariana Leão Silva

FERNANDES, A. C. F. A.. A primeira Bienal de São Paulo: os prêmios de aquisição sob a ótica de gênero. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Interunidades em Estética e Historia da Arte - PGEHA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Suzanna Ramalho de Rezende

FERNANDES, A. C. F. A.; QUEIROZ, R.; BORTOLLI JUNIOR, O.. Paulo Werneck: a produção mural e a arquitetura moderna. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Lacerda

AVELAR, Ana Cândida de.HOFFMANN, A. M. P.; OKANO, Michiko. Abstracionismo Informal em São Paulo: a obra de Zita Viana de Barros. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Lívia Zacarias Rocha

AVELAR, Ana.; MENEGAZZO, Maria Adelia; D'Angelo, Biagio. A morte de Ofélia, de Eugene Delacroix. Teatro, Pintura e Gestualidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

Aluno: Lucas Josijuan

AVELAR, Ana Cândida de.; ALVIM, P. A.; MACEDO, A. M. C.. Inserções em circuitos Ideológicos de Cildo Meireles: considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Alysson Barbosa Camargo

MACEDO, A. M. C.;FERNANDES, A. C. F. A.; DIAS, K. E. S.. As cores da fotografia de Luiz Braga. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Matheus Barbosa Pereira

FERNANDES, A. C. F. A.; MACEDO, A. M. C.; CRUZ, C. M.. Formas de Rothko. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Andrea Cortez Alves

CHIARELLI, Tadeu.MAGALHAES, A. G.FERNANDES, A. C. F. A.. Revista Renascença: a arte da academia e a fotografia na constituição do imaginário nacional.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo César Alves

MATTAR, S.; MUBARAC, C.;FERNANDES, A. C. F. A.. Plantas, cantos e molduras.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Talissa Maeda

FERNANDES, A. C. F. A.; MUBARAC, C.; MUSA, J. L.. Paralelos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: RODRIGUES, Amanda et al

FONSECA FILHO, A. S.;FERNANDES, A. C. F. A.. Marketing de intercâmbio estudantil: brasileiros no exterior. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em turismo) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

AVELAR, Ana.. Prêmio Marcantonio Vilaça. 2019. SESI - Departamento Nacional.

AVELAR, Ana.; ASSAMI, B.; FAZZOLARI, C.. Prêmio Jabuti. 2019. Câmara Brasileira do Livro.

AVELAR, Ana.. Prêmio Pipa - comitê de indicação. 2019. Prêmio PIPA.

AVELAR, Ana Cândida de.. Prêmio Pipa - comitê de indicação. 2017. Prêmio PIPA.

D'Angelo, Biagio; MORI, Cecilia;FERNANDES, A. C. F. A.. Professor Substituto. 2015. Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez

Telê Ancona Lopez. Artistas plásticos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.

Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez

Telê Ancona Lopez. Artistas gráficos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo: 1956-1967. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

DOMINGOS TADEU CHIARELLI

CHIARELLI, Domingos Tadeu; LOPEZ, Therezinha Apparecida Porto Ancona. Artistas Plásticas no Suplemento Literário de O Estado de São Paulo (1956-1967). 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas ? USP.

DOMINGOS TADEU CHIARELLI

CHIARELLI, Domingos Tadeu; MAGALHÃES, Ana; SALZSTEIN, Sônia; FABRIS, Annateresa; MAMMI, L.. Por uma arte brasileira: modernismo, barroco e abstração expressiva na crítica de Lourival Gomes Machado. 2012. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Jorge Sidney Coli Junior

COLI, Jorge; Telê Porto Ancona Lopez; Marco Antonio de Moraes. Artistas plásticos no Suplemento Lieterário de O Estado de São Paulo (1956-1967). 2007 - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Marcos Antonio de Moraes

LOPEZ, T. A.; COLI JUNIOR, J. S.;MORAES, M. A.. Artistas plásticos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Marcos Antonio de Moraes

MORAES, M. A.; LOPEZ, T. A.. Artistas plásticos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Eduarda Borges Duarte

A gestualidade nas obras de Jackson Pollock e Franz Kline; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Letícia de Mello e Oliveira Garcia

A crítica de arte na revista Senhor; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Yasmin Fabris

Puras Misturas: narrativas sobre a cultura popular no Pavilhão das Culturas Brasileiras em 2010; 2017; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

Victor Velu Fonseca Zaiden Soares

Alteridade e decolonialidade no exercício da curadoria: entre Berlim e São Paulo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

Lucas Josijuan Abreu Bacurau

Inserções em Circuítos Ideológicos, de Cildo Meireles: considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

Renata Reis

Minimalismo e Neoconcretismo: diálogos entre obras de Beverly Pepper e Amilcar de Castro; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

Diego de Araújo Ribeiro

Jogo de espelhos ? Um exercício de ver Hudinilson Júnior; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

Victor Velu Fonseca Zaiden Soares

A caminho do Humboldt Forum: curadorias em contextos interculturais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

Matheus Barbosa Pereira

Pelas vias do gesto: Mark Rothko e Sean Scully; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

Marcella Nicoli Sousa Imparato

Neusa D?Arcanchy: da abstração à Pop; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

Bruna Pimentel Quintão

Yolanda Mohalyi e Sheila Brannigan: abstração excêntrica e Informalismo no Brasil; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

Fernanda Gomes Ferreira

Leda Catunda: Pintura, Desenho e Mídia Impressa; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

Laís Pereira de Menezes

Rim Lee e Rosana Paulino: performance, gestualidade, pintura; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

André Luiz Ribeiro Vitorino

Jorge Guinle, gesto e retorno à pintura; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

André Luiz Ribeiro Vitorino

Jorge Guinle e os expressionismos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

Manon Bovenkerk

Monster; 2012; Orientação de outra natureza - Museu da Imagem e do Som; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez

Artistas plásticos no Suplemento Literário de O Estado de S; Paulo (1956-1967); 2007; Dissertação (Mestrado em Letras Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez;

Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez

Artistas plásticos no Suplemento Literário de O Estado de S; Paulo: 1956-1967; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Literatura Brasileira) - Instituto de Estudos Brasileiros, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez;

Ana Gonçalves Magalhães

2016; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo,; Ana Goncalves Magalhaes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Instalação Inventário: Arte Outra ? itinerário crítico. Sobre o gesto e a falsificação no trabalho de Gustavo von Ha. Modos , v. 1, p. 185, 2017.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . ?Entrevista com Sônia Salzstein?.. Novos estudos CEBRAP (Online) , v. 1, p. 141-155, 2015.

  • SOUZA, G. L. (Org.) ; AVELAR, Ana. (Org.) . ANAIS DO III COLÓQUIO DE TEORIA, CRÍTICA E HISTÓRIA DA ARTE: A CRÍTICA COMO HISTÓRIA DA ARTE. 1. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2019. v. 1. 370p .

  • AVELAR, Ana. . Atores, fazeres e políticas culturais na América Latina: comunicação e cultura. 1. ed. São Paulo: PROLAM-USP, 2019. v. 1.

  • CHIARELLI, Tadeu. (Org.) ; AVELAR, Ana Cândida de. (Org.) . Acervo: outras abordagens (MAC Essencial; 1). 1. ed. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC - USP), 2015. v. 1. 196p .

  • CHIARELLI, Tadeu. (Org.) ; AVELAR, Ana Cândida de. (Org.) . Acervo: Outras Abordagens (MAC Essencial; 2). 1. ed. São Paulo: MAC USP, 2015. v. 1. 140p .

  • CHIARELLI, Tadeu. (Org.) ; AVELAR, Ana Cândida de. (Org.) . Acervo: Outras Abordagens (MAC Essencial; 3). 1. ed. São Paulo: MAC USP, 2015. v. 1. 92p .

  • CHIARELLI, Tadeu. (Org.) ; AVELAR, Ana Cândida de. (Org.) . Acervo: Outras Abordagens (MAC Essencial; 4). 1. ed. São Paulo: MAC USP, 2015. v. 1. 92p .

  • AVELAR, Ana Cândida de. . A Raiz Emocional: arte brasileira na crítica de Lourival Gomes Machado. 1. ed. São Paulo: Alameda, 2014. v. 1. 392p .

  • AVELAR, Ana Cândida de. . O Bizantino. In: CHIARELLI, Tadeu.. (Org.). MAC Essencial. 1ed.São Paulo: MAC USP, 2014, v. 1, p. 20-20.

  • AVELAR, Ana. . Sem título, Hans Hartung. In: CHIARELLI, Tadeu.. (Org.). MAC Essencial. 1ed.São Paulo: MAC USP, 2014, v. 1, p. 21-21.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Gustavo von Ha. In: CHIARELLI, Tadeu; AVELAR, Ana Cândida de.. (Org.). MAC Essencial: doações recentes.. 1ed.São Paulo: MAC-USP, 2014, v. , p. 1-.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Claudio Cretti. In: CHIARELLI, Tadeu; AVELAR, Ana Cândida de.. (Org.). MAC Essencial: doações recentes.. 1ed.São Paulo: MAC-USP, 2014, v. , p. 15-.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Chronology. In: PALHARES, Taisa; BARSON, Tanya.. (Org.). Mira Schendel. 1ed.Londres: Tate, 2013, v. , p. 216-239.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Gustavo Von Ha: Vida de artista, cenas de cinema em seu apartamento em São Paulo. Harper's Bazar, Brasil, p. 158 - 165, 01 abr. 2018.

  • AVELAR, Ana Cândida de. ; MAGALHAES, A. G. . Dos Tupinambá aos Huni Kuin: arte contemporânea brasileira em risco. Select, São Paulo, 25 jan. 2018.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Sobre a verossimilhança: as realidades possíveis de João Castilho. Select, p. 94 - 97, 01 set. 2017.

  • AVELAR, Ana. . Alma Ruiz: a curadora guatemalteca fala sobre a situação da arte latino-americana nos Estados Unidos e sobre sua experiência profissional. Select, São Paulo, 03 ago. 2017.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Controversies of a juror: Alfred Barr Jr. at the 4th São Paulo Bienal. Third Text, Londres, p. 29 - 39, 01 mar. 2012.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Perfil de Lourival Gomes Machado. Jornal Semanal da 28ª Bienal de São Paulo, São Paulo, p. 20 - 20, 21 ago. 2008.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Antonio Saggese e Jac Leirner provocam olhares inusitados. Folha de São Paulo, São Paulo, p. E4 - E4, 01 ago. 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Mostra exibe influência britânica. Folha de São Paulo, São Paulo, p. E5 - E5, 31 jul. 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Basbaum provoca e seduz com interação. Folha de São Paulo, São Paulo, p. E7 - E7, 23 jun. 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . José Bento quer ?domar madeira? em mostra. Folha de São Paulo, São Paulo, p. E3 - E3, 20 jun. 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Pirelli/MASP é exposta em Roma. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 maio 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Longman delineia em óleos sua alma expressionista. Folha de São Paulo, Paulo, p. E2 - E2, 26 maio 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . MAC em raio-X. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E1 - E1, 14 maio 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Brito Cimino reabre unindo transgressão e utilidade. Folha de São Paulo, São Paulo, p. E3 - E3, 12 maio 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Parade traça panorama da arte ao longo do século 20. Folha de São Paulo, São Paulo, p. E11 - E11, 11 maio 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Luz e sombra atraem Hildebrando de Castro. Folha de São Paulo, São Paulo, p. E4, 09 maio 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Exposição ressalta o artista da cor. Folha de São Paulo, São Paulo, p. E5 - E5, 07 maio 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Tucci une labirinto clássico ao mundo virtual. Folha de São Paulo, São Paulo, p. E5 - E5, 01 maio 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Artista revela paisagem que vem da linha. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 01 - 01, 25 jan. 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . 'Querelle' é encenado em palco erótico. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 2 - 2, 25 jan. 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Carla Linhares discute confusão urbana entre público e privado. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E2 - E2, 20 jan. 2001.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Machado de Assis é transportado para o universo dos HQs. Folha de S. Paulo, São Paulo, 01 jan. 2001.

  • AVELAR, Ana. . ?QUANDO AS FORMAS SE TORNAM RELATOS?: CURADORIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA. In: 27o Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, 2018, São Paulo. Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas (27 .: 2018 : São Paulo, SP). Anais do XXVII Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2018.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . ?O nosso pensamento sobre Lionello Venturi? e o 2o Congresso Nacional de Críticos de Arte?. In: MODERNIDADE LATINA Os Italianos e os Centros do Modernismo Latino-americano, 2015, São Paulo. MODERNIDADE LATINA Os Italianos e os Centros do Modernismo Latino-americano (anais). São Paulo: MAC-USP, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . As imagens cruzadas de Lourival Gomes Machado: leituras formais, fotografia e gestualidade expressiva.. In: VIII Seminário Arte, Cultura e Fotografia: a imagem e seus suportes, 2014, São Paulo. Boletim n.7. São Paulo: ECA USP, 2014. v. 1. p. 87-97.

  • FERNANDES, A. C. F. A. . O Informalismo no Brasil: Lourival Gomes Machado e a 5a Bienal Internacional de São Paulo. In: VII Encontro de História da Arte, 2011, Campinas. VII Encontro de História da Arte - Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: Consolidação e desenvolvimento da disciplina. Campinas: UNICAMP, 2011. v. 1. p. 31-40.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Uma fisionomia da Semana de Arte Moderna: o Retrato de Lourival Gomes Machado. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Arte > Obra > Fluxos, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Arte > Obra > Fluxos. Rio de Janeiro: CBHA, 2010. p. 1120-1129.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . A controversial juryman: Alfred Barr Jr. at the 4th São Paulo Biennial of 1957. In: Transnational Latin American Art From 1950 to the Present Day. 1st International Research Forum for Graduate Students, 2009, Austin, Texas. Transnational Latin American Art From 1950 to the Present Day, 2009.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . As ilustrações do Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo: desenhos e gravuras nas páginas de um caderno de literatura. In: XI Congresso Internacional da Abralic, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da Abralic, 2008.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Lourival Gomes Machado e o Suplemento Literário. In: XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 1808-2008: Mudanças de paradigmas para a História da Arte no Brasil., 2008, Rio de Janeiro. XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 1808-2008: Mudanças de paradigmas para a História da Arte no Brasil., 2008.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . A fotografia como ilustração no Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo. In: Arte, Cultura e Fotografia: metodologias de investigação, 2006, São Paulo. Boletim n.1 do Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia. São Paulo: MAM-SP, 2006. v. 01. p. 24-29.

  • FERNANDES, A. C. F. A. . Artistas plásticos no Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo (1956-1967). In: IV Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2005, Curitiba. Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2005. v. 4. p. 23-31.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Lourival Gomes Machado and Brazilian modern art: an art critic?s archive from Modern Art Week to the Bienal. In: ART ⇔ ARCHIVES: Latin America and Beyond from 1920 to present. 2nd International Latin American Art Forum for emerging scholars., 2010, Austin, Texas. ART ⇔ ARCHIVES: Latin America and Beyond. From 1920 to Present, 2010.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Lourival Gomes Machado and the Literary Supplement: a distinct critical view on Brazilian Art of the late 1950s. In: Intersections. 35th Annual Conference. Association of Art Historians., 2009, Manchester. Intersections. Manchester: Manchester Metropolitan University, 2009. v. 1.

  • FERNANDES, A. C. F. A. . Artistas plásticos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). In: I Encontro de Pós-graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (EPOG), 2006, São Paulo. I Encontro de Pós-graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (EPOG), 2006.

  • AVELAR, Ana Cândida de. ; FONSECA FILHO, A. S. . Lugares de Arte: um roteiro turístico de arte modernista em São Paulo. In: VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2004, Curitiba. VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local - Anais do evento, 2004.

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Artistas gráficos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). In: 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), 2003, São Paulo. 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), 2003.

  • AVELAR, Ana. ; ALONSO, I. . Half flesh, half dream: preliminary considerations on Informalism, Neo Figuration and Neoexpressionism in Clara Diament Sujo?s archive. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . 'Quando as formas se tornam relatos': curadoria da universidade pública. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AVELAR, Ana. . Arte e curadoria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana. . Curadoria e produção de sentido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Na contramão da vontade construtiva: lirismo, gesto, subjetividade na arte brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Museus e Paisagens Culturais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana. . Relações entre Samson Flexor e Lasar Segall. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Crítica de arte hoje: redirecionamentos, adaptações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Especificidade dos meios ou gestualidade compartilhada? Lourival Gomes Machado e a fotografia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Modernismo, barroco, abstração informação: a crítica de arte de Lourival Gomes Machado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Barroco mineiro e informalismo: Lourival Gomes Machado e o 'novo expressionismo'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Lourival Gomes Machado and Brazilian modern art: an art critic?s archive from Modern Art Week to the Bienal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana. . Lourival Gomes Machado and Brazilian modern art: an art critic?s archive from Modern Art Week to the Bienal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Sociologia da Arte e Modernismo Paulista: primeiras referências na formação do olhar de Lourival Gomes Machado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Um jurado controverso: Alfred Barr Jr. na 4a Bienal de São Paulo em 1957. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Lourival Gomes Machado and the Literary Supplement: a distinct critical view on Brazilian Art of the late 1950s.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . A Controversial Juryman: Alfred Barr Jr. at the 4th São Paulo Biennial of 1957. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana. . Lourival Gomes Machado and the Literary Supplement: a Distinct Critical View on the Brazilian Art of the late 1950s. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Um jurado controverso: Alfred Barr Jr. na 4a Bienal de São Paulo em 1957 - experiência em evento internacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Lourival Gomes Machado e o Suplemento Literário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . As ilustrações do Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo: desenhos e gravuras nas páginas de um caderno de literatura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, A. C. F. A. . Artistas plásticos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . A caricatura no século XIX ? uma alternativa à Academia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Artistas plásticos no Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . A ilustração no Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Artes gráficas e periodismo no século XIX. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Artes gráficas no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, A. C. F. A. . Artistas gráficos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AVELAR, Ana. . Tridimensionais incontornáveis: geometria e corpo na escultura brasileira atual 2019 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Paisagens em si 2018 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Sobre materiais e singularidades formais em Edgar Racy 2018 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. . Diego Castro e a geografia da imagem 2018 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. . Coletivo Lâmina: de realidade e de realismo 2018 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. . A cultura da fuleragem na pintura de Camila Soato 2018 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. . arpão bengala berimbau cachimbo: a escultura contemporânea de Claudio Cretti 2018 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. . Fronteiriços, de Matias Mesquita: pontos de encontro entre as coisas 2018 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. . Martin Brausewetter: da experiência e da pintura 2018 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. . Lacração, de Cecilia Mori: videoperformances ressoando feminismos 2018 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. . Tema de longa duração: Monumentos Temporários de Fyodor Pavlov Andreevich. MAC USP: MAC USP, 2017 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Os achados do Saracvra 2017 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. . ...quando as formas se tornam relatos: curadoria e resistência 2017 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. . Nos Tropikos de Chico Amaral: observando as regras do jogo 2017 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. . O ?1 irreal?, de André Parente: ação silenciosa e objeto permanente 2017 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. . A ilusão do gesto 2016 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. . Dentro, de Jaime Prades 2016 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . O através da pintura de André Ricardo 2015 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Tira-Linhas em três momentos (com intersecções significativas) 2015 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Martin Brausewetter: entre o vulcão e a mancha 2015 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana. ; BANDEIRA, J. . Lina Gráfica 2014 (Texto para Catálogo).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Arcangelo Ianelli. Exposição Superposiciones.. Cidade do México: Museo Tamayo, 2014 (Texto para Catálogo).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Sergio Camargo. Exposição Superposiciones.. Cidade do México: Museo Tamayo, 2014 (Texto para Catálogo).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Estratégias para uma ativação de SP. São Paulo: Memorial da Resistência, 2013 (Texto para Catálogo).

  • AVELAR, Ana Cândida de. ; PIOLA, F. . Possíveis eixos de ativação. São Paulo: Memorial da Resistência, 2013 (Texto para Catálogo).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Eduardo Verderame: Zona Detenção 2013 (Texto para Catálogo).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Antonio Bandeira: Cais Noturno 2013 (Texto de crítica).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Lucia Mindlin Loeb: Retorno 2012 (Texto para Catálogo).

  • FERNANDES, A. C. F. A. . Os 1001 Sonhos de Sheila Goloborotko 2012 (Ensaio crítico).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Uma pedra no meio do caminho 2010 (Texto para Catálogo).

  • AVELAR, Ana Cândida de. ; BANDEIRA, J. . Mauricio Nogueira Lima: faturas da forma 2009 (Texto para Catálogo).

  • AVELAR, Ana Cândida de. ; MACEDO, M. . Presences - Daniel Cruz (catálogo de exposição), 2008. (Tradução/Outra).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Frases sobre arte conceitual. São Paulo: Apostila do curso: História da Arte no Ocidente II (Do Renascimento à Contracultura) - MAM-SP, 2003. (Tradução/Artigo).

  • AVELAR, Ana Cândida de. . Parágrafos sobre arte conceitual. São Paulo: Apostila do curso História da Arte no Ocidente II (Do Renascimento à Contracultura) - MAM-SP, 2003. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

AVELAR, Ana Cândida de. ; Ruiz, Alma . Exposição Latin American Abstractions. 2013.

AVELAR, Ana. ; CALHEIROS, Alex ; ZAIDEN, V. ; LIMA, G. ; OLIVEIRA, L. . Formação da coleção Museu Triangular - Casa da Cultura da América Latina / Casa Niemeyer. 2019.

AVELAR, Ana. ; JAREMTCHUCK, D. . Revista Ars. 2017.

AVELAR, Ana. ; JAREMTCHUCK, D. . Revista Ars. 2016.

AVELAR, Ana Cândida de. . Série Conexão - Futura Play. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AVELAR, Ana. ; SCARTEZINI, B. . As distâncias entre a capital planejada e a cidade real. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

AVELAR, Ana. ; CRUZ, E. P. . Em performance, artista russo busca chamar a atenção sobre escravidão. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

AVELAR, Ana. ; GOBBI, N. . Artista russo fará performance como Lênin nu em São Paulo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

AVELAR, Ana. ; MACIEL, N. . Grupo EmpreZa faz serão de performances nesta quarta na CAL. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

AVELAR, Ana. ; KYOMURA, L. . Performance de Fyodor Pavlov alerta para a escravidão contemporânea. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

AVELAR, Ana. ; CORREA, R. ; FABRIS, Y. . Conversa com curadores: Ana Avelar (UnB). 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AVELAR, Ana. ; ALZUGARAY, P. . O artista hoje. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

AVELAR, Ana. ; MAGALHAES, A. G. ; RICARDO, Andre . Conversa - exposição Elemento Vazado, de André Ricardo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

AVELAR, Ana Cândida de. ; ROMAN, A. C. ; GUEDES, C. ; MAGALHAES, I. ; COBUCI, M. ; GRIZILLI, T. . Imediações 1 - entrevista com Lorenzo Mammì e Tadeu Chiarelli sobre Cildo Meireles. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AVELAR, Ana Cândida de. ; ROMAN, A. C. ; GUEDES, C. ; MAGALHAES, I. ; COBUCI, M. ; GRIZILLI, T. . Imediações 2 - entrevista com Heloisa Espada sobre Mauro Restiffe. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AVELAR, Ana Cândida de. ; ROMAN, A. C. ; GUEDES, C. ; MAGALHAES, I. ; COBUCI, M. ; GRIZILLI, T. . Abordagens: História da Arte no Brasil. Entrevista com Sônia Salzstein. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AVELAR, Ana. ; ROMAN, A. C. ; GUEDES, C. ; MAGALHAES, I. ; CASARES, L. ; GRIZILLI, T. ; COBUCI, M. . Abordagens: História da Arte no Brasil. Entrevista com Ana Magalhães.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AVELAR, Ana Cândida de. . Intercâmbio de Curadores 2018/2019. 2019. (Relatório de pesquisa).

AVELAR, Ana Cândida de. ; MAGALHAES, A. G. . Relatório de atividades final pós doutorado. 2018. (Relatório de pesquisa).

FERNANDES, A. C. F. A. . O Outro Trans-Atlântico. 2018. (Pesquisa).

AVELAR, Ana Cândida de. ; MAGALHAES, A. G. . Relatório de atividades parcial pós doutorado. 2016. (Relatório de pesquisa).

AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . Ilustrando textos 2: laboratório de livros visuais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AVELAR, Ana Cândida de. . Pollock, Soulages, Yolanda Mohalyi: a abstração expressiva no segundo pós-guerra. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AVELAR, Ana Cândida de. . Ilustrando textos: uma introdução à análise literária e à interpretação gráfica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, A. C. F. A. . 1922: a semana que não terminou. 2012. (Pesquisa).

AVELAR, Ana Cândida de. . Abstração: debates críticos na arte brasileira da primeira metade do século XX. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AVELAR, Ana Cândida de. . Ilustrando textos: uma introdução à análise literária e à interpretação gráfica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. ; SACCHETTIN, P. . Gravura e Ilustração. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . Ilustrando textos: uma introdução à análise literária e à interpretação gráfica.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . Palavra e Imagem: ilustração de textos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . Ilustrando textos: uma introdução à análise literária e à interpretação gráfica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AVELAR, Ana Cândida de. ; NUNES, F. V. . Ilustrando textos: uma introdução à análise literária e à interpretação gráfica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . Ilustrando textos: uma introdução à análise e à interpretação gráfica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . A ilustração de contos de fada e leitura de imagens. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . Interpretação de textos e soluções gráficas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AVELAR, Ana Cândida de. . Relatório de Atividades I. 2008. (Relatório de pesquisa).

AVELAR, Ana Cândida de. . Documents of 20th-century Latin American and Latino Art Project. Arte no Brasil: textos críticos do século XX. 2008. (Pesquisa).

FERNANDES, A. C. F. A. ; LOPEZ, T. P. A. . Artistas plásticos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2006. (Relatório de pesquisa).

AVELAR, Ana Cândida de. ; LOPEZ, T. P. A. . Artistas gráficos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2004. (Relatório de pesquisa).

AVELAR, Ana Cândida de. ; CASTRO, D. . Geografia da Imagem, de Diego Castro. 2018 (Curadoria).

AVELAR, Ana Cândida de. ; COLETIVO LAMINA . Camadas: narratividades visuais da violência, de Coletivo Lâmina. 2018 (Curadoria).

FERNANDES, A. C. F. A. . Brasília Extemporânea (coletiva). 2018 (Curadoria).

AVELAR, Ana. ; ANDREEVICH, F. P. . Monumentos Temporários, de Fyodor Pavlov Andreevich. 2017 (curadoria).

AVELAR, Ana Cândida de. ; KANDA, A. ; SANVOY, H. ; ANGELINI, J. ; CAMPOS, M. ; SETUBAL, P. ; JORDAO, P. V. ; LEMOS, T. ; BARBOZA, B. ; RAVA, X. . Serão Performático, de Grupo Empreza. 2017 (curadoria).

AVELAR, Ana Cândida de. ; VON HA, G. . VLNGO, de Gustavo Von Ha. 2017 (Curadoria).

AVELAR, Ana Cândida de. ; TARRAN, C. ; SMEK, D. ; TREMONTE, F. ; PIOLA, F. ; VON HA, G. ; LAURIANO, J. ; CASTILHO, J. ; MYRRHA, L. ; ANDREATO, L. ; SETUBAL, P. ; NAVA, R. ; PERA, R. . Quando as formas se tornam relatos (coletiva). 2017 (Curadoria).

AVELAR, Ana. . Tropikos: Anotações sobre o entorno e a pessoa, de Chico Amaral. 2017 (curadoria).

AVELAR, Ana. . Quarto ideal - Estilo e espaço no centro de Brasília, de Sergio Pinzón. 2017 (curadoria).

AVELAR, Ana. . Detrito Federal, de Esvin Alarcón Lam. 2017 (curadoria).

AVELAR, Ana. ; VON HA, G. . Inventário: Arte Outra, de Gustavo von Ha. 2016 (curadoria).

AVELAR, Ana. ; PRADES, J. . Dentro/ inside, de Jaime Prades. 2016 (curadoria).

AVELAR, Ana Cândida de. ; PASTORE, Marcia . Tira-Linhas, de Márcia Pastore. 2015 (Curadoria).

AVELAR, Ana. ; BANDEIRA, J. . Lina Gráfica, de LIna Bo Bardi. 2014 (Curadoria).

AVELAR, Ana Cândida de. ; VERDERAME, E. . Zona detenção, de Eduardo Verderame. 2012 (curadoria).

AVELAR, Ana Cândida de. . Retorno, de Lucia Mindlin Loeb. 2011 (Curadoria).

AVELAR, Ana Cândida de. ; BANDEIRA, J. ; LIMA, M. N. . Faturas da forma, de Maurício Nogueira Lima. 2009 (Curadoria).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Para além da arte nacional: expressionismos particulares de Anita Malfatti e Lasar Segall, Descrição: Neste projeto, propõe-se investigar a obra de Anita Malfatti e Lasar Segall, a partir da coleção Casa Roberto Marinho, entendendo como esses artistas se relacionaram a aspectos dos Expressionismos de maneira particular, cada um trazendo elementos teóricos e formais provindos de outras fontes ao longo de suas trajetórias. Indicam-se principalmente os casos de Segall e Malfatti justamente por se tratarem se figuras ímpares na discussão sobre os Expressionismos no âmbito modernista. Saliente-se que, segundo a narrativa canônica do modernismo, são duas individuais expressionistas que inauguram o movimento: Segall em 1913, em São Paulo e Campinas, sem grande repercussão e, aparentemente, composta de obras menos radicais em termos formais, e Malfatti em São Paulo, em 1917, considerada ?estopim? que teria deflagrado o movimento. Esta proposta deriva de estudos recentes da história da arte brasileira e internacional, bem como da crítica e de contribuições dos estudos curatoriais. Diante desse quadro, examinar a produção de Malfatti e Segall poderá contribuir para conhecer melhor esses influxos expressionistas no cenário brasileiro, presentes entre a primeira e a quarta décadas do século XX, a partir de diferentes matrizes, mas constantemente em sintonia com períodos de preocupação social por parte do cenário artístico. Nesse sentido, até mesmo o Informalismo produzido no Brasil, na segunda metade do século XX, deve a esses influxos, pensando-se, por exemplo, no caso de Iberê Camargo considerado popularmente como um ?expressionista? mesmo que sua produção abstrata estivesse descolada historicamente dessa produção. Ademais, essa investigação revisaria a importância da produção de Segall e Malfatti não como artistas que responderam a demandas modernistas locais, mas poderia indicar como dialogaram de maneira sofisticada com debates artísticos contemporâneos internacionais, mesclando aspectos diversos provindos de outras fontes, entre a vanguarda e movimentos mais conservadores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Curadoria em Museus e Centros Culturais Universitários, Descrição: Neste projeto, propõe-se refletir acerca das especificidades dos museus e centros culturais universitários, cuja atuação está associada aos objetivos do ensino e da pesquisa acadêmicos. Para tanto, na Casa da Cultura da América Latina - CAl/ UnB / Casa Niemeyer desenvolvemos uma estrutura de formação em curadoria, montagem e produção de exposições que permite aos estudantes participar desses projetos, ao mesmo tempo que realizar discussões em grupos de estudos e coletivos estabelecidos no mesmo espaço.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes - Coordenador / Alex Sandro de Moura Calheiros - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Gesto afirmado, gesto mediado: considerações sobre a gestualidade na arte brasileira, Descrição: Compreendendo que parâmetros construtivistas orientaram grande parte das interpretações sobre a produção brasileira a partir de meados do século XX, propõe-se um estudo de obras e artistas, entre os anos 1950 e 2000, que não se encaixam nessa abordagem. As obras escolhidas devem dialogar com pressupostos relacionados a poéticas gestuais, como o informalismo, o neoexpressionismo e seus desdobramentos, ao mesmo tempo que apontar para questões que extravasam uma noção mais corrente de gestualidade. Propõe-se ainda investigar o pensamento crítico brasileiro a partir da mesma perspectiva, refletindo sobre a produção de Antonio Bento, José Geraldo Vieira, Lourival Gomes Machado, Mário Pedrosa, Lorenzo Mammì, Rodrigo Naves, Ronaldo Brito, Tadeu Chiarelli, entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes - Integrante / Ana Candida Franceschini de Avelar Fernandes - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Abordagens: História da Arte no Brasil., Descrição: O projeto visa mapear perspectivas teóricas formadoras dos nossos intérpretes contemporâneos da produção brasileira, realizando uma série de entrevistas com docentes e críticos ligados às artes visuais em forma de depoimentos em vídeo. Em parceria com o Centro Universitário Maria Antonia da USP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes - Integrante / Ana Candida Franceschini de Avelar Fernandes - Coordenador / Ana Carolina Roman - Integrante / Caio Guedes - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

INTERCÂMBIO DE CURADORES 2018/2019, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA (ABACT) / Getty Research Institute.

2019

Produção de Artigos, Instituto Casa de Roberto Marinho.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Instituto de Artes. , Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31071169, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas LAB 2 - Laboratório de crítica TCHA 5 - Teoria, crítica de História da Arte 5 Arte contemporânea

  • 2014 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2019 - 2019

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas LAB 2 - Laboratório de Crítica LAB 3 - Laboratório de Curadoria

  • 2014 - 2014

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professor palestrante, Enquadramento Funcional: Professor palestrante, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Barroco no Brasil

  • 2014 - 2014

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professor palestrante, Enquadramento Funcional: Professor palestrante, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Coordenação de disciplina de pós-graduação Gestualidades, com Profa. Dra. Ana Magalhães e Ms. Thiago Gil. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte Museu de Arte Contemporânea da USP.

  • 2013 - 2013

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professor palestrante, Enquadramento Funcional: Professor palestrante, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Barroco no Brasil

  • 2013 - 2013

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professor palestrante, Enquadramento Funcional: Professor palestrante, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Evolução das Artes Visuais IV (arte contemporânea)

  • 2011 - 2011

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professor palestrante, Enquadramento Funcional: Professor palestrante, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Evolução das Artes Visuais IV

  • 2010 - 2010

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professor palestrante, Enquadramento Funcional: Professor palestrante, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina: Laboratório de História, Crítica e Teoria da Arte. CAP. ECA-USP

  • 2009 - 2009

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assistente pedagógica, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Assistente do Prof. Dr. Domingos Tadeu Chiarelli. Disciplina de graduação: História da Arte no Brasil II. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) (ECA-USP)

  • 2006 - 2006

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assistente pedagógica, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Assistente do Prof. Dr. Domingos Tadeu Chiarelli. Disciplina de graduação: História da Arte no Brasil I. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) (ECA-USP)

  • 2005 - 2005

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assistente pedagógica, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Assistente do Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes. Disciplina de graduação: Literatura Brasileira III. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (FFLCH-USP).

  • 2003 - 2004

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica

    Outras informações:
    Iniciação científica em Literatura Brasileira. Projeto: Artistas gráficos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo: 1956-1967. Orient.: Profa. Dra. Therezinha A. Porto Ancona Lopez. Bolsista CNPq.

  • 2013 - 2014

    Centro Universitário Maria Antônia

    Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Mediação, Carga horária: 4

  • 2012 - 2012

    Centro Universitário Maria Antônia

    Vínculo: Assistente de curadoria, Enquadramento Funcional: assistente de curadoria, Carga horária: 40

  • 2008 - 2011

    Instituto Itaú Cultural

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

  • 2000 - 2001

    Empresa Folha da Manhã

    Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: Repórter e redatora, Carga horária: 40

  • 2007 - 2007

    Escola da Vila

    Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora substituta de redação, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora substituta e assistente pedagógica. Área: Códigos de linguagem (Português e História da Arte). Atividades: substituição de professores de Redação e História da Arte; aula-oficina sobre ilustração; acompanhamento de aulas.