Isolda Brasil Braga

Possui Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Évora/Portugal (2010/2012) com Revalidação pela Universidade Federal do Ceará; Especialização em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior (2024); Avaliação Educacional pela Universidade de Évora/Portugal (2012); Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Pará (2005) e em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2005). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000). Atua como Apoio Pedagógico da Secretaria de Estado de Educação do Pará, Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Belém / Pará. Atuou como Professor Pesquisador I pela Universidade Federal Rural da Amazônia e pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará. Possui formação complementar em Educação Inclusiva e Libras. Tem ampla experiência na área de Educação com ênfase na formação de professores e gestão educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, avaliação, gestão, inclusão, cidadania. Integrante da Equipe Multidisciplinar da APDIF - Aprendizagem Diferente/Uruguai, responsável pela divulgação no Pará das ferramentas digitais destinadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Informações coletadas do Lattes em 09/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

2010 - 2012

Universidade de Évora - Portugal
Título: O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA, Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Doutora Isabel Fialho
Bolsista do(a): Secretaria de Educação do Estado do Pará, SEDUC, Brasil. Palavras-chave: GESTÃO; QUALIDADE; ESCOLA PÚBLICA; ATUAÇÃO.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em andamento em TUTORIAEM EDUCAÇAO A DISTANCIA E DOCENCIA NO ENSINO SUPERIOR

2024 - Atual

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Especialização em LINGUA PORTUGUESA UMA ABORDAGEM TEXTUAL

2004 - 2005

Universidade Federal do Pará
Título: O LIVRO NOSSO DE CADA DIA CONSTRUÇAO INTERATIVA NA 4ª SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: EUNICE FERREIRA SANTOS

Especialização em GESTAO ESCOLAR

2004 - 2005

Universidade do Estado do Pará
Título: UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS BENTO XV E ESTHER BANDEIRA GOMES
Orientador: MARIA DE LOURDES SANTOS MELO

Graduação em Pedagogia

1996 - 2000

Universidade Federal do Pará
Título: Suando e pensando uma proposta interdisciplinar entre a educação Física e a Matemática
Orientador: Renata Vivi Cordeiro

Formação complementar

2015 - 2015

Introdução a Educação Digital. (Carga horária: 60h). , Nucleo de Educação e Tecnologia, NTE, Brasil.

2015 - 2015

Construção de itens em avaliação em larga escala. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2014 - 2014

Elaboração de Projeto Político Pedagógico. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Estado do Pará, EGPA, Brasil.

2012 - 2012

Básico de LIBRAS. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Estado do Pará, EGPA, Brasil.

2012 - 2012

Práticas Pedagógicas Bilingues na Escola Inclusiva. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.

2011 - 2011

Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Pará, EGPA, Brasil.

2011 - 2011

Elaboração e Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Pará, EGPA, Brasil.

2009 - 2009

Jornada Estadual de Gestão Pública Democrática e P. (Carga horária: 16h). , Escola de Governo do Pará, EGPA, Brasil.

2003 - 2003

Estratégia Metodológica do projeto Escola Ativa. (Carga horária: 48h). , Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.

2002 - 2003

Extensão universitária em Tv na escola e os desafios de hoje. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Projeto Riacho Doce. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.

Organização de eventos

BRAGA, I. B. . II ENCONTRO ACADEMICO DE SERVIÇO SOCIAL. 2010. (Outro).

BRAGA, I. B. ; SOUZA, T.C. . AÇÃO DE CIDADANIA. 2009. (Outro).

BRAGA, I. B. ; RIBEIRO, J. . REPUBLICA DA POESIA. 2009. (Exposição).

BRAGA, I. B. . FEIRA ACADEMICA. 2008. (Outro).

BRAGA, I. B. . FEIRA DIDATICA. 2008. (Exposição).

BRAGA, I. B. ; SOUZA, T.C. . AÇÃO CIDADANIA. 2008. (Outro).

Participação em eventos

III Seminario da Capacitação do Programa Trabalho, justiça e cidadania. 2015. (Seminário).

VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional. O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia. 2015. (Congresso).

VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional. 2015. (Congresso).

Formação de Professores Programa Educação, cultura e cidadania. 2014. (Oficina).

SEMINARIO INTERNACIONAL POLITICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE: PERSPECTIVA COMPARADA. 2010. (Seminário).

ENCONTRO DOS ACADEMICOS DE PEDAGOGIA.A EDUCAÇÃO BÁSICA DE 9 ANOS. 2009. (Encontro).

FEIRA DIDATICA.COMO ELABORAR O PROJETO POLITICO PEDAGOGICO. 2009. (Oficina).

III WORKSHOP DO CURSO DE ESPEIALIZAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA.O LIVRO NOSSO DE CADA DIA: CONSTRUÇÃO INTERATIVA NA 4ª SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2005. (Outra).

X SEMANA ACADEMICA DO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.O TEXTO: UMA PORTA PARA O MUNDO. 2005. (Oficina).

Orientou

Camila Santa Rosa e Pina

Os desafios da prática do coordenador Pedagógico na atualidade; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão Educacional) - Faculdade Geremario Dantas; Orientador: Isolda Brasil Braga;

Glaucy Oliveira dos Passos

O AUXÍLIO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO AOS DOCENTES PARA A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão Educacional) - Faculdade Geremario Dantas; Orientador: Isolda Brasil Braga;

Elidiane Carneiro dos Passos

DESAFIOS DO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão Educacional) - Faculdade Geremario Dantas; Orientador: Isolda Brasil Braga;

Produções bibliográficas

  • BRAGA, I. B. . A LEITURA VAI A ESCOLA. JORNAL AMAZONIA, BELEM/PARA, 18 nov. 2002.

  • BRAGA, I. B. . O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia. In: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2015, Fortaleza - Ceará. Avaliação: Veredas e Experiências Educacionais, 2015.

  • BRAGA, I. B. ; RIBEIRO, J. . O LIVRO NOSSO DE CADA DIA CONSTRUÇAO INTERATIVA NA 4ª SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: III Workshop do Curso de Especialização em Lingua Portuguesa: uma abordagem textual, 2005, Belem - Pará. III Workshop do Curso de Especialização em Lingua Portuguesa: uma abordagem textual. Belém: Graphitte, 2005. v. 1. p. 18-19.

  • SNIADOWER, D. ; BRAGA, I. B. . Inclusão Digital para pessoas com Transtorno do Espectro Autista - Façamos uma sociedade mais inclusiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGA, I. B. . O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGA, I. B. . O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRAGA, I. B. ; RIBEIRO, J. ; AZEVEDO, R. T. . O LIVRO NOSSO DE CADA DIA: CONSTRUÇÃO INTERATIVA NA 4ª SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, T.C. ; BRAGA, I. B. . MEUS MOMENTOS. BELEM, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Histórico profissional

Experiência profissional

1994 - Atual

Secretaria de Estado de Educação do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Efetiva aprovada em Concurso Público C 53 no ano de 1993,nomeada em 03 de fevereiro de 1994. Além de professora atuou como Supervisora Educacional.

2012 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Belém (PA)

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Pedagógico, Carga horária: 40

Outras informações:
Técnico Pedagógico efetiva aprovada em concurso público nº 001/2011- SEMEC, nomeada em 06 de julho de 2012

2013 - 2015

Universidade Federal Rural da Amazônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II

Outras informações:
Professor Pesquisador II do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR disciplinas ministradas: Metodologia da Pesquisa em Educação II, Avaliação Institucional e da Aprendizagem, Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico e Atividade Complementar.

2010 - 2012

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II

Outras informações:
Professor Pesquisador II do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR ministrando as disciplinas Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento; Vivência na Prática Educativa II e Seminário Temático: Prática Educativa no Ensino Médio Regular e Profissionalizante

2007 - 2010

Instituto de Ensino Superior do Estado do Pará

Vínculo: CONTRATADO, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE NUCLEO E PROFESSORA, Carga horária: 20

Outras informações:
PROFESSORA DAS DISCIPLINAS PORTUGUES INSTRUMENTAL, FILOSOFIA GERAL, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO,HISTORIA DA EDUCAÇÃO, FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA, LINGUA PORTUGUESA, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. A FUNÇÃO DE COORDENADORA ENVOLVE A GESTÃO DE RECURSOS; DE PESSOAS E PEDAGÓGICAS DO NÚCLEO.

2006 - 2006

Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil

Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 5

Outras informações:
PROFESSORA DAS DISCIPLINAS TEORIA DA LITERATURA, LITERATURA BRASILEIRA, LITERATURA PORTUGUESA, FUNDAMENTOS DA LINGUISTICA PARA O CURSO DE LETRAS, E PESQUISA EDUCACIONAL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA