José Jorge Sousa Carvalho

Possui Graduação em Biologia pela Universidade Católica do Salvador (1981), Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (1998) e Doutorado em Geologia Costeira e Sedimentar pela Universidade Federal da Bahia (2007). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia, Mapeamento de solos, Classes de Terras para Capacidade de Uso e Classes de Terras para Irrigação, Avaliação de Impactos Ambientais e Licenciamento ambiental. Atuou como analista no Laboratório de Solos e Águas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) por 39 anos. Atualmente é professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco, na área de Gestão Ambiental ,Pedologia e Classificação de Solos .

Informações coletadas do Lattes em 12/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Geologia

2002 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: Avaliação Físico-Hídrica e e Geofísica de Latossolos Amarelos com Horizontes Coesos em Solos de Tabuleiros Costeiros do Município de Acajutiba, Bahia
Geraldo da Silva Vilas Boas. Palavras-chave: Avaliação físico-hídrica; Permeabilidade dos Solos; Município de Acajutiba.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente

1996 - 1998

Universidade Federal da Bahia
Título: Estudo de Solos em Região Semi-árida - Avaliação Físico-Hídrica de Latossolos e Planossolos da Região de Ouricuri, Estado de Pernambuco,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Lucedino Paixão Ribeiro
Palavras-chave: Estudo de Solos; Latossolos e Planossolos; Região de Ouricuri, Estado de Pernambuco.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Geologia Ambiental. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral. Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Educação Superior.

Graduação em Ciências Biológicas

1977 - 1981

Universidade Católica do Salvador
Título: Relatório de Estágio Supervisionado
Orientador: Lúcia Miranda de Menezes Castro

Formação complementar

2011 - 2011

Sustentabilidade e Controladoria Ambiental. (Carga horária: 29h). , Fundação Visconde de Cairu, FVC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Ambiental.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Ecoturismo/Especialidade: Ambiental.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Teoria do Planejamento Urbano e Regional.

Organização de eventos

CARVALHO, José Jorge Sousa . VI SEMANA ACADÊMICA DE BIOLOGIA. 2015. (Congresso).

CARVALHO, José Jorge Sousa . SEMINÁRIO INTEGRATIVO DE ATER - SEMINATER. 2014. (Congresso).

CARVALHO, José Jorge Sousa . SEMINÁRIO INTEGRATIVO DE ATER - SEMINATER. 2014. (Congresso).

Participação em eventos

III SIMPÓSIO DE PROFISSÕES - CPM - PETROLINA - PE.III SIMPÓSIO DE PROFISSÕES. 2016. (Encontro).

VII SEMANA ACADÊMICA DA BIOLOGIA DA UNIVASF. PERÍCIA AMBIENTAL - MODELOS E PRÁTICAS. 2016. (Congresso).

VII SEMANA ACADÊMICA DE BIOLOGIA DA UNIVASF. PANORAMA AMBIENTAL NO BRASIL. 2016. (Congresso).

VII SEMANA ACADÊMICA DE BIOLOGIA DA UNIVASF.A ATUAÇÃO DO BIÓLOGO NO MERCADO DE TRABALHO. 2016. (Simpósio).

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE.SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. 2015. (Seminário).

VIII SCIENTEX.MOSTRAS DAS GRADUAÇÕES SCIENTEX. 2015. (Seminário).

VI SEMANA ACADÊMICA DE BIOLOGIA. ECONOMIA X SUSTENTABILIDADE: EFEITO DOMINÓ. 2015. (Congresso).

VI SEMANA ACADÊMICA DE BIOLOGIA. COMISSÃO ORGANIZADORA. 2015. (Congresso).

VI SEMANA ACADÊMICA DE BIOLOGIA. COMISSÃO AVALIADORA DOS TRABALHO. 2015. (Congresso).

VI SEMANA ACADÊMICA DE BIOLOGIA.MAPAS DE QUALIDADE AMBIENTAL. 2015. (Oficina).

I ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIOS EM ENGENHARIAS.COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS EM ENGENHARIAS. 2013. (Encontro).

QUALIDADE AMBIENTAL NO SÉCULO XXI.QUALIDADE AMBIENTAL NO SÉCULO XXI. 2013. (Seminário).

XXIII Congresso Brasileiro de CiÊncia do Solo. Solos com Horizontes Coesos Desenvolvidos sobre Diferentes Litofácies do Grupo Barreiras no Litoral Norte da Bahia. 2011. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Características, Morfogênese e Morfodinâmica dos Tabulerios Costeiros e suas Implicações nas Coberturas Pedológicas do Litoral Norte da Bahia. 2011. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Faciologia e Análise Tectônica de Material de Origem dos Solos de Tabuleiros Costeiros no Litoral Norte da Bahia. 2011. (Congresso).

XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. ELETRORESISTIVIDADE E GROUND PENETRATING RADAR (GPR) NA CARACTERIZAÇÃO PEDOLÓGICA DESENVOLVIDA SOBRE OS SEDIMENTOS GRUPO BARREIRAS. 2009. (Congresso).

FOPROP - Reunião do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Nordeste.Ensino, Pesquisa e Extensão. 2008. (Encontro).

Projeto Fronteiras BRASKEM do Pensamento.Circuito Internacional de Conferências. 2008. (Outra).

Semana do Administrado da FAC (Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias).Sistema de Gestão Ambiental. 2007. (Encontro).

XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Utilização de Ferramentas Geofísicas (Eletroresistividade e GPR) na Caracterização de Solos Coesos dos Tabuleiros Costeiros. 2007. (Congresso).

Ação Intercolegiado na Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana.Turismo e Meio Ambiente. 2005. (Encontro).

Congresso Internacional Mangrove 2003. Congresso Internacional Mangrove 2003. 2003. (Congresso).

Ministério do Meio Ambiente.Melhores Práticas para o Ecoturismo.. 2003. (Encontro).

Projeto de Conservação e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.Projeto de Conservação e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. 2003. (Encontro).

Seminário de Conservação e Revitalização da Bacia Hidrografica do Rio São Francisco. Centro de Recursos Ambientais - CRA.Turismo Sustentável no Médio São Francisco.. 2002. (Seminário).

II Semana de Mobilização Científica - SEMOC.Desenvolvimento Sustentável. 1999. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Gileno Santos Moreira

VILAS BOAS, Geraldo da Silva; CRUZ, Manoel Jerônimo Moreira; NUNES;CARVALHO, José Jorge Sousa. Estudos dos Minerais pesados em Solos dos Tabuleiros Costeiros do Litoral Norte da Bahia. 2014.

Aluno: José Jackson de Souza Andrade

VILAS BOAS, Geraldo da Silva; NUNES;CARVALHO, José Jorge Sousa; CRUZ, Manoel Jerônimo Moreira. Estudo Morfológico e Morfométrico nas Bacias do Riacho Cabuçu e Riacho dos Negros, Litoral Norte, Bahia. 2014.

Aluno: Suraya Brito Chagas

PASSOS, Elizete Silva; Rocha, N.M.F.; SANTANA, A. C. S.;CARVALHO, José Jorge Sousa. Educação Ambiental no IMEJA: realçidade ou desafio ?. 2013.

Aluno: Nuria Mariana Campos Nunes

Hasdlich, G.M.; Ucha, José Martin;CARVALHO, José Jorge Sousa. Disponibilidade de metais Traço em Solos Submetidos à Agricultura Intensiva em Jaguaquara, Bahia. 2013.

Aluno: Paulo Alfredo Martins Rocha

CARVALHO, José Jorge Sousa; NOGUEIRA, E. M. S.. Estudo de Processos e Ações de Educação Ambiental nos Cursos de Pedagogia. 2012. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Fernando José da Hora Lopes

CARVALHO, José Jorge Sousa; SILVA; Crispiniano Carneiro de Oliveira. Educação fiscal nas escolas: caminhos para o desenvolvimento humano no Estado da Bahia.. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social) - Fundação Visconde de Cairu.

Aluno: Pedro Franz Oliveira Leite

CARVALHO, José Jorge Sousa; BONFIM, L. A. S.; SANTANA, A. C. S.. Pedagogo Empresarial e Desenvolvimento Humano: análise em organizações não-escolares.. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social) - Fundação Visconde de Cairu.

Aluno: Dora Maria de Oliveira

CARVALHO, José Jorge Sousa. Competências Essenciais dos Líderes de Produção de uma Empresa do Ramo Cerâmico.. 2010. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social) - Fundação Visconde de Cairu.

Aluno: Barbara Cristian Alves Miranda

CARVALHO, José Jorge Sousa; LEAL, R. S.; SILVA, I. R.. Responsabilidade socioambiental e educação à distância: o caso da Instituição de Ensino Superior Alpha. 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social) - Fundação Visconde de Cairu.

Aluno: Antônio Carrera Trigo

CARVALHO, José Jorge Sousa; SANTOS, Hélio de Souza; PASSOS, Elizete Silva. O papel dos conselhos de administração na implementação das práticas da empresa cidadã: um estudo de caso da organização Odebrecht. 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Thiago Guimarães Siqueira

SILVA, I. R.;CARVALHO, José Jorge Sousa; SILVA, Sylvio C. B. de M. e. AGENDA 21, TERRITORIALIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL DAS COMUNIDADES DE BOIPEBA E SÃO SEBASTIÃO - MUNICÍPIO DE CAIRU - BAHIA. 2009. Dissertação (Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: FERNANDO ANTONIO ABOIM FREIRE FIGUEREDO

BOAVENTURA, E. M.;CARVALHO, José Jorge Sousa; SOUZA, Regina Celeste de Almeida; MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues; ZEVEDO, Antonio José Batista. GEOPROCESSAMENTO E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DA COMUNICAÇÃO EM CANUDOS. 2014.

Aluno: Mário Jorge de Souza Gonçalves

VILAS BOAS, Geraldo da Silva;CARVALHO, José Jorge Sousa; ESTEVAM, A. L. D.; CRUZ, Manoel Jerônimo Moreira; NASCIMENTO, S. A. M.. Gestão Quantitativa das Águas Superficiais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu no Estado da Bahia - Brasil. 2014.

Aluno: Paulo Eduardo de Oliveira

SOUZA REGINA CELESTE DE ALMEIDA;CARVALHO, José Jorge Sousa; CALDAS, Alcides dos Santos; SPINOLA,Carolina de Andrade; SÁ, Natália Silva Coimbra. A ATIVIDADE TURÍSTICA E TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS NA ILHA DE BOIPEBA, CAIRU-BAHIA. 2013.

Aluno: Heber Cristiane Antunes Franca

TOMAZONI, M. A.; CRUZ, MANOEL JERÔNIMO MOREIRA;CARVALHO, José Jorge Sousa; ESTEVAM, A. L. D.; VILAS BOAS, Geraldo da Silva. VULNERABILIDADE E SUSTENTABILIDADE NATURAL DA PAISAGEM DA REGIÃO DE SANTIAGO DO IGUAPE, CACHOEIRA - BAHIA. 2013.

Aluno: Flávio José Sampaio

VILAS BOAS, Geraldo da Silva; ANJOS,J. A. S. A.; NUNES; Holz, M.;CARVALHO, José Jorge Sousa. Geologia, Geocronologia e Paleoclima do Quartenário Continental da Região Sul da Chapada Diamantina - Bahia. 2013.

Aluno: Fábio Carvalho Nunes

CARVALHO, José Jorge Sousa; VILAS BOAS, Geraldo da Silva; SILVA, Enio Fraga da; FORTUNATO, F.; Ucha, José Martin. Contando histórias de tabueiros costerios: Aproximações de sistemas pedológicos e geomorfológicos no Litoral Norte da Bahia. 2011.

Aluno: Andréia Jaqueira da Silva Borges

CARVALHO, José Jorge Sousa; VILAS BOAS, Geraldo da Silva; CRUZ, Manoel Jerônimo Moreira; PEIXOTO, M. F. S. P.; CARVALHO, Sérgio Roberto Lemo de. Adsorção de Zinco e Cobalto em Latossolo dos Tabuleiros Costeiros no Recôncavo Baiano.. 2011. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Iraildes Almeida Silva Matias

CARVALHO, José Jorge Sousa; TRINDADE, A. V.; VILAS BOAS, Geraldo da Silva; LUCIANO DA SILVA SOUZA; CRUZ, Manoel Jerônimo Moreira. Transferência de Cobre e Zinco para Citros em Solos de Grupo Barreiras.. 2011. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carlos Humberto Calfa

CARVALHO, José Jorge Sousa; VILAS BOAS, Geraldo da Silva; CARVALHO, Sérgio Roberto Lemo de; LUCIANO DA SILVA SOUZA; CRUZ, Manoel Jerônimo Moreira. Subsolagem em solo coeso de tabuleiro costeiro e consequências o desenvolvimento do cultivar lima da pérsia com porta-enxerto semeado no local definitivo.. 2010. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Tamires Araujo de Castro

CARVALHO, José Jorge Sousa. Aspectos qualitativos e quantitativos do Capim Mulato, submetidos a adubação nitrogenada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Leila Diane Teixeira Gomes dos Santos

CARVALHO, José Jorge Sousa. Jogos didáticos como instrumentos para o ensino da Geografia: A evolução do planeta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Leonardo dos Santos Fonseca

NUNES;CARVALHO, José Jorge Sousa. Jogos didáticos como instrumentos para o ensino de Geografia: Processos erosivos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: IRLANDERSON DOS SANTOS CARDOSO

NUNES;CARVALHO, José Jorge Sousa. Jogos didáticos como instrumentos para o ensino de geoagrafia: Processos intempéricos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Anderson Gomes dos Santos

NUNES;CARVALHO, José Jorge Sousa. Jogos didáticos como instrumentos para o ensino da geografia: As ações antrópicas e a produção do espaço.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Aluno: Marcos Antonio Santos dos Santos

NUNES;CARVALHO, José Jorge Sousa. As mostras científicas sendo instrumento de ensino-aprendizagem da Geografia Física: O solo como sustentáculo da Vida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Aluno: Elianai Costa dos Santos e Otacimaia dos Santos B de Souza

CARVALHO, José Jorge Sousa; GEISA ARLETE DO CARMO SANTOS. Qualidade da Educação Fundamental como Mecanismo de Oportunidades nas Escolas Públicas da Bahia.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Fundação Visconde de Cairu.

Aluno: Bruno Elton Carneiro Santiago

CARVALHO, José Jorge Sousa. Impactos Ambientais no Rio Jacuípe - Perímetro Urbano de Riachão do Jacuípe - BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Daiane Rocha Leal

CARVALHO, José Jorge Sousa; ALVES, A. M.; MIRA, R. S.. Desenvolvimento sustentável integrado à gestão municipal do turismo. Estudo de caso: Salvador - Lauro de Freitas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Daiane Rocha Leal

CARVALHO, José Jorge Sousa; MIRA, R. S.; ALVES, A. M.. Desenvolvimento Sustentável integrado à gestão municipal do Turismo. Estudo de Caso: Salvador - Lauro de Freitas.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Fundação Visconde de Cairu.

Aluno: Josaly Pereira Silva

CARVALHO, José Jorge Sousa; ARAUJO, E. M. Q.; ANDRADE, L. L.. A importância da segurança alimentar em eventos gastronômicos hoteleiros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Ana Carla Santos do Rego

CARVALHO, José Jorge Sousa; ARAUJO, E. M. Q.; ANDRADE, L. L.. A valorização da gastronomia baiana como patrimônio cultural. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Emmanuella Dos Santos da Conceição

CARVALHO, José Jorge Sousa; ARAUJO, E. M. Q.; ANDRADE, L. L.. A valorização da gastronomia baiana como patrimônio cultural. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Kátia Cerqueira Otero

CARVALHO, José Jorge Sousa; ARAUJO, E. M. Q.; ANDRADE, L. L.. A valorização da gastronomia baiana como patrimônio cultural. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Fábio Santiago Prata

CARVALHO, José Jorge Sousa; GARRIDO, I. M. D. A.; AMARAL, A. A.. Os impactos ambientais e seus efeitos na atratividade turística na APA Lagoa e Dunas do Abaeté. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Érica dos Santos Costa

CARVALHO, José Jorge Sousa; BONFIM, L. A. S.; SANTOS, J. M.. Os principais aspectos da degradação ambiental do Parque São Bartolomeu: subsídio para proposta de ecoturismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Éica dos Santos Costa

CARVALHO, José Jorge Sousa; BONFIM, L. A. S.; SANTOS, J. M.. Os principais aspectos da degradação ambiental do Parque São Bartolomeu: subsidio para propostas de ecoturismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Quesnei de Souza Matos

CARVALHO, José Jorge Sousa; SANTOS, João Leonardo Vieira dos; VILACA, M. T. L.. Turismo de Aventura e a importância do controle de risco para a prática e seu desenvolvimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Daniela Conceição Figueredo

CARVALHO, José Jorge Sousa; BARBOSA, M. R. N.; ARAUJO, D. F.. Os efeitos do tombamento para a atividade turística no Centro Histórico de Salvado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Joangela Santos Coni

CARVALHO, José Jorge Sousa; ARAUJO, D. F.; BARBOSA, M. R. N.. Os efeitos do tombamento para a atividade turística no Centro Histórico de Salvador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Laudi Célia Lemos Queiroz

CARVALHO, José Jorge Sousa. O impacto da indústria petroquímica de Camaçari para o meio ambiente: fins dos anos 80 e início dos anos 90. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Com Habilitação Em Comércio Exterior) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Rafael Martins Ribeiro

CARVALHO, José Jorge Sousa. A importância da educação ambiental para o Brasil.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Gabriela Martins Ribeiro

CARVALHO, José Jorge Sousa. A importância da educação ambiental para o Brasil.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Eunice Sousa Arruda

CARVALHO, José Jorge Sousa. A importância da educação ambiental para o Brasil.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Vanessa Macedo de Barros

CARVALHO, José Jorge Sousa. Impactos ambientais no turismo na Chapada Diamantina.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Juliana dos Santos Benjamim

CARVALHO, José Jorge Sousa. Impactos ambientais no turismo na Chapada Diamantina.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Marta Gomes Sampaio

CARVALHO, José Jorge Sousa. Impactos ambientais no turismo na Chapada Diamantina.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Jobert da Silva Santana

CARVALHO, José Jorge Sousa. A Feira de São Joaquim como patrimônio imaterial da Bahia.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Danilo Sousa Xavier

CARVALHO, José Jorge Sousa. A Feira de São Joaquim como patrimônio imaterial da Bahia.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Eline Nascimento Rocha Barreto

CARVALHO, José Jorge Sousa. Cartilha de interpretação do patrimônio do Centro Histórico de Salvador, Bahia: uma ação interpretativa para o ensino fundamental e médio.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Normando José da Silva

CARVALHO, José Jorge Sousa. Cartilha de interpretação do patrimônio do Centro Histórico de Salvador, Bahia: uma ação interpretativa para o ensino fundamental e médio.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Gilmara Mata de Souza

CARVALHO, José Jorge Sousa. Aplicação das boas práticas de higiene de manipuladores nos restaurantes típicos do Pelourinho.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Luciana de Noronha Costa

CARVALHO, José Jorge Sousa. Aplicação das boas práticas de higiene de manipuladores nos restaurantes típicos do Pelourinho.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Yasmim da Silva Peixoto

CARVALHO, José Jorge Sousa. Aplicação das boas práticas de higiene de manipuladores nos restaurantes típicos do Pelourinho.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Camila Carvalho Ribeiro

CARVALHO, José Jorge Sousa. Turismo rural - uma fonte de renda para o campo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Débora Bulcão Oliveira

CARVALHO, José Jorge Sousa. Turismo rural - uma fonte de renda para o campo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Renata Borges Malvar

CARVALHO, José Jorge Sousa. Turismo sexual voltado para a prostituição infantil.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Adriano Nascimento Guimarães

CARVALHO, José Jorge Sousa. Turismo em parceria com as instituições sociais fundadas e dirigidas pelos Blocos Afros da Cidade do Salvador.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Clarissa Marques Fonseca

CARVALHO, José Jorge Sousa. A importância da educação ambiental no turismo: um estudo sobre a importância da educação ambiental e participação da comunidade na atividade turística.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Bárbara Lis Silveira Oliveira

CARVALHO, José Jorge Sousa. A importância da educação ambiental no turismo: um estudo sobre a importância da educação ambiental e participação da comunidade na atividade turística.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Marcelo Lacerda Oliveira

CARVALHO, José Jorge Sousa. A prática do Ecoturismo em área de proteção integral: Parque Estadual Serra do Conduru (PESC) - BA.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Daniela de Oliveira Seixas

CARVALHO, José Jorge Sousa. Turismo e meio ambiente com enfoque no desenvolvimento humano e na conservação da natureza.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Jailda Almeida da Cruz

CARVALHO, José Jorge Sousa. A importância da revitalização do Parque São Bartolomeu para o Turismo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Verônica Duarte dos Santos

CARVALHO, José Jorge Sousa. A importância da revitalização do Parque São Bartolomeu para o Turismo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Suzana Oliveira Rebouças

CARVALHO, José Jorge Sousa. Os impactos socioeconômicos e ambientais gerados pelo Complexo Hoteleiro de Sauípe em Porto de Sauípe.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Sabrina Góes Trzan

CARVALHO, José Jorge Sousa. Educação ambiental e ecoturismo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Rosemeire Miranda de Melo

CARVALHO, José Jorge Sousa. Projeto Bar Cultural.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Ana Paula do Vale Cabral

CARVALHO, José Jorge Sousa. Projeto Bar Cultural.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Viviane Fraga Sampaio dos Santos

CARVALHO, José Jorge Sousa. Projeto Bar Cultural.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Jurema Ribeiro Lima

CARVALHO, José Jorge Sousa. São João: principal produto turístico de Cruz das Almas.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Karla Juracy Fonseca da Silva Teixeira Ribeiro

CARVALHO, José Jorge Sousa. São João: principal produto turístico de Cruz das Almas.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: JOÃO PAULO NASCIMENTO DA SILVA

CARVALHO, José Jorge Sousa. São João: principal produto turístico de Cruz das Almas.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Rosemeire de Sena Teixeira

CARVALHO, José Jorge Sousa. A inserção dos fortes no roteiro turístico da Cidade de Salvador.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Tatiane Sampaio de Freitas

CARVALHO, José Jorge Sousa. A inserção dos fortes no roteiro turístico da Cidade de Salvador.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Chrisana Bandeira Rochael Aguiar

CARVALHO, José Jorge Sousa. Estruturação do calendário de eventos do município de Caetité: uma alternativa para o turismo regional.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Fernando Soto Romero

CARVALHO, José Jorge Sousa. Capacitação profissional para o setor operacional do turismo no Centro Histórico de Salvador.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Luís Cláudio de Oliveira Ribeiro

CARVALHO, José Jorge Sousa. Capacitação profissional para o setor operacional do turismo no Centro Histórico de Salvador.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Rogério dos Santos Peixoto

CARVALHO, José Jorge Sousa. Capacitação profissional para o setor operacional do turismo no Centro Histórico de Salvador.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Thayana da Silva

CARVALHO, José Jorge Sousa. A importância da educação ambiental no turismo: um estudo sobre a importância da educação ambiental e participação da comunidade na atividade turística.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Roberta Andrade Coelho

CARVALHO, José Jorge Sousa. CRTS - Centro de Referência em Turismo Sustentável. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: João Paulo Santana Pitanga

CARVALHO, José Jorge Sousa. Turismo e infra-estrutura: a relevância para as localidades turísticas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Samir Jende Sobrinho

CARVALHO, José Jorge Sousa. Turismo e infra-estrutura: a relevância para as localidades turísticas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Uilma de Assis da Silva

CARVALHO, José Jorge Sousa. O impacto do turismo na socioeconomia em Praia do RFote. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Dalila Ferreira Valente

CARVALHO, José Jorge Sousa. Educação ambiental: um instrumento para o turismo sustentável na localidade de Porto de Sauípe. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Vaneise Santana Liguel

CARVALHO, José Jorge Sousa. Educação ambiental: parceria indispensável à vida. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Graziela da Silva Oliveira

CARVALHO, José Jorge Sousa. Educação ambiental: parceria indispensável à vida.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Helena Pinheiro de Mirana

CARVALHO, José Jorge Sousa. Educação ambiental: parceria indispensável à vida.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Laiza Rodrigues Ferraz

CARVALHO, José Jorge Sousa. Areias: desenvolvimenjto de um turismo sustentável.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Carla Emanuelle Barbosa Vasconcelos

CARVALHO, José Jorge Sousa. Areias: desenvolvimenjto de um turismo sustentável.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Tâmara Almeida Rosário Barros

CARVALHO, José Jorge Sousa. Planejamento e desenvolvimento sustentável para localidades receptoras.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Quênia Cruz Gomes

CARVALHO, José Jorge Sousa. Planejamento e desenvolvimento sustentável para localidades receptoras.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Aline Santos Souza Trindade

CARVALHO, José Jorge Sousa. A baía de Kirimurê e o projeto via náutico.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Rogéria Maria Romão

CARVALHO, José Jorge Sousa. Revitalização da estação ferroviária da Calçada.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Elisabete Meneses Bulcão

CARVALHO, José Jorge Sousa. Revitalização da estação ferroviária da Calçada.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Helissandra Regina O

CARVALHO, José Jorge Sousa. dos Santos.Revitalização da estação ferroviária da Calçada.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Ana Paula Anselmo dos Santos

CARVALHO, José Jorge Sousa. Bacharel em Turismo - qual a importância da sua formação.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Marta Maria Silva de Sena

CARVALHO, José Jorge Sousa. Bacharel em Turismo - qual a importância da sua formação.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Rubenita Reis Medeiros de Araújo

CARVALHO, José Jorge Sousa. O desenvolvimento local e sustentabilidade do turismo para o bairro de Santo Antônio Alem do Carmo.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Aline Ferreira da Silva

CARVALHO, José Jorge Sousa. O desenvolvimento local e sustentabilidade do turismo para o bairro de Santo Antônio Alem do Carmo.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

Aluno: Ana Carolina Costa Carneiro de Souza

CARVALHO, José Jorge Sousa. O desenvolvimento local e sustentabilidade do turismo para o bairro de Santo Antônio Alem do Carmo.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu.

CARVALHO, José Jorge Sousa. COMISSÃO JULGADORA PARA CONCURSO DOCENTE. 2017. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

CARVALHO, José Jorge Sousa. COMISSÃO EXAMINADORA PARA CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO EDITAL NÚMERO 19 DE 29 DE ABRIL DE 2015. 2015. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

CARVALHO, José Jorge Sousa; LEAL, R. S.; CARVALHO, M. M. J.. A cultura e a responsabilidade social como norteadores de inclusão sócio-educativa dos discentes em uma IES privada: um estudo de caso. 2009. Faculdade Visconde de Cairu.

CARVALHO, José Jorge Sousa. GESTÃO, LEGISLAÇÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL. 2013. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

CARVALHO, José Jorge Sousa. SEMA/INEMA - Secretaria de Meio Ambiente e Recurtsos Hídricos Bahia. 2013. SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS.

CARVALHO, José Jorge Sousa; SILVA, I. R.; SILVA, Sylvio C. B. de M. e. Agenda 21, Territorialidade e Desenvolvimento Sustentável: uma análise dos processos de desenvolvimento local das Comunidades de Boipeba e São Sebastião, Municipio de Cairu-Ba.. 2009. Universidade Católica do Salvador.

CARVALHO, José Jorge Sousa; Ucha, José Martin; VILAS BOAS, Geraldo da Silva; RÊGO, Maria José Marinho do; FORTUNATO, Francisco Ferreira. Gênese e evolução de sistemas pedológicos de tabuleiros costeiros no Litoral Norte da Bahia e suas implicações ambientais. 2009. Universidade Federal da Bahia.

Orientou

Marly Maria Ramos Vieira

Qualidade de Vida: Desafio em Ilha de Maré - Salvador / Bahia; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social) - Fundação Visconde de Cairu,; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Tiago Nonato Alves

O consumo consciente, responsável e sustentável no Serviço Público Federal; 2012; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social) - Faculdade Visconde de Cairu,; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Alba Mendonça Alves

Ecologia do desenvolvimento infantil: um estudo sobre as crianças em situação de risco na comunidade de Botelho - Ilha de Maré - Salvador / Bahia; 2011; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social) - Fundação Visconde de Cairu,; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Rosana Fonseca Neiva Melo

Família em Risco! Um estudo da fabricação clandestina de fogos em Santo Antônio de Jesus - Bahia; 2010; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social) - Fundação Visconde de Cairu,; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Jacilena de Aragão Soares

Elemento de projetos para aterramento em sistemas elétricos visando a conservação ambiental; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Camargo Gestão Educacional Ltda; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

José Jorge Sousa Carvalho

Diagnóstico e prognóstico ambiental associado à fase de implantação do anel viário de Candeias - Bahia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Camargo Gestão Educacional Ltda; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Maria Bernadete de Almeida

Poluição com resíduos orgânicos de origem petrolífera nos oceanos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Daniel Paiva Musse

A responsabilidade socioambiental nas organizações:uma colaboração do meio empresarial a favor do desenvolvimento sustentável; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Gustavo Mota Matos

Reciclagem no Brasil na última década; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Raul Silveira Neto

Licenciamento ambiental: avaliação dos sistemas de licenciamento ambiental, abordando a sua qualidade e decorrência da descentralização para os Municípios; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Anna Paola Brito da Silva

A essencialidade da ética e a educação ambiental como necessidade do mundo moderno; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Liliane Cintra Soares da Silva

O despertar da educação ambiental no projeto horta e jardim no Colégio Estadual Miguel Calmon; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Ícaro de Alencar Santana

Resíduos sólidos e educação ambiental: uma nova perspectiva socioambiental para a comunidade de Pedra Furada - Salvador - Bahia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Lia Evangelista Santana de Araujo

Criação de abelhas em áreas de preservação ambiental: uma proposta sustentável; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Ana Lúcia Simões Muniz

Educação ambiental como proposta de sustentabilidade; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Manoel Messias de Jesus

Métodos utilizados para convivência com a seca; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

George Weber dos Santos Araujo Souza

Manejo sustentável do solo com base na agroecologia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Solange Maria Rodrigues Silva

A gestão ambiental como avanço da humanodade; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Rosidalva Meire Santos

Educação ambiental e saneamento; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Grace Ellen Santos Amorim

Educação ambiental: do histórico á sua abordagem no ensino; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Francisco Carlos Nascimento Santos

Desenvolvimento sustentável: Benefícios socioambiental com a reciclagem das embalagens Longa Vida; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

ODEMAR OLIVEIRA MASCARENHAS

PRAD - Estudo de caso Jazida em Castro Alves - Bahia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Joanilsa de Oliveira Cavalcante

A OHOSAS como processo de gestão; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Marcos Moreira de Castro

O uso do Bambu como processo de gestão ambiental; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Eudes Santana Araújo

Área de Proteção ambiental como processo de gestão: Parque Juventivo Silva; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Ana Paula Silva, Mauricio Rosa,Reinaldo Luiz dos S Conceição

Resíduos Sólidos Domiciliares: Breve análise sobre tratamento e disposição final no município de Salvador - Bahia; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Gestão Ambiental) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Ana Maria G de Jesus, Andréia S Maia, Elida M F dos Santos

O Compromisso Organizacional com Desenvolvimento Sustentável: o Projeto Biodiesel da Petrobrás - Salvador - Bahia; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Gestão Ambiental) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Luiz Paulo C Santiago, Paulo César de Oliveira Sobrinho

Impactos Ambientais da Expansão Urbana; Estudo de Caso: Jauá - Bahia; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Gestão Ambiental) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Patrícia Campos Santos e Tatiana Lima Dias

Estudo da Gestão dos Recursos Hídricos nos Empreendimentos Hoteleiros da Praia do Forte - Mata de São João - Bahia; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Gestão Ambiental) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Everton da Silva Oliveira

Um Estudo sobre Educação Ambiental na Escola Edgard Santos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Gestão Ambiental) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Tarsila Lobo de Santana

Arborização Urbana: Qualidade ambiental e os conflitos gerados nos centros metropolitanos, com ênfase em Salvador - Bahia; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Gestão Ambiental) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Charlene Neves Luz

Alternativas de Recuperação Ambiental Aplicáveis à Bacia de Captação da Represa do Prata - Salvador - Bahia; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Gestão Ambiental) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Ana Márcia dos S Silva,Cintia M W Góes,Karina de S L Freire

Estudo de Implantação de Cooperativa de Processamento de Lixo Seletivo em Cruz das Almas - Bahia; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Gestão Ambiental) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Vanessa Teixeira de Matos

A importância da mostra científica como instrumento de ensino-aprendizagem de Geografia Física; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal da Bahia; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Rute dos Santos Guimarães

Jogos didáticos como instrumentos para o ensino da Geografia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal da Bahia; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Fernanda Oliveira Leite e Leidiane da Conceição Alves

Os recursos naturais do Município de Vera Cruz e sua importância para o turismo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Elizabeth da silva Pereira da Cruz

Turismo e Educação Ambiental - estudo de caso: Projeto Cidadania - Cachoeira/Ba; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Magna Santos Barbosa

Os impactos ambientais causados pela atividade turística; Um estudo de caso na Ilha de Maré; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Josiney Leite Oliveira

Atividades turísticas em área estuarinas; Estudo de Caso: APA Joanes / Ipitanga; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Adriana S

C de Carvalho, Daiane G R Cruz e Kátia S Pimenta; Os impactos ambientais gerados pelo turismo: estudo de caso - localidade de Arembepe - Camaçari/Ba; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Augusto Wagner Santana Nascimento

Impactos do Turismo na Comunidade de Praia do Forte; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Edson Conceição Barreto e José Carlos de Santana Silva

Turismo Sustentável: a sustentabilidade da APA Lagoas e Dunas do Abaeté; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Rodrigo Caetano de Oliveira e Rodrigo Reis Camardelli

Ecoturismo - uma segmentação sustentável; Estudo de caso: Central - Ba; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Eudes Santana Araújo

Área de proteção ambiental como processo de gestão: estudo de caso - Parque Joventino Silva - Parque da Cidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Luciana Costa Bastos e Marcelo da Silva Braga

Aspectos sócio-ambientais da APA do Litoral Norte e Mangue Seco; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Ingrid F da S Oliveira, Lucimara R Brito, Nádia A de Santana

A importãncia da educação ambiental: estudo de caso - Arembepe/Ba; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Aline Santos Queiroz e Lorena Santos de Assis

Os impactos ambientais da atividade turística em Imbassaí; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Carlos Rogério B Bonfim, Fábio de S Costa e Danilo S Machado

Impactos ambientais provocados pelo turismo na APA Joanes/Ipitanga; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Deborah Silva e Silva, Eloane A Pereira, Iguaracema S Silva

Turismo e Meio Ambiente: a importância da preservação dos manguezais para atividade turística; Estudo de caso: Baiacu - Vera Cruz/Ba; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Rosilene F B Pineiro, Flávia dos S Vieira e Aline C Carmo

Turismo Sustentável em Ilha de Maré: uma expectativa de melhoria na qualidade de vida; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Jeane Souza de Oliveira Barreto e Tharcilla Barreto Matos

Educação Ambiental: APA das Lagoas e Dunas do Abaeté; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Marly Maria Ramos Vieira

Turismo na natureza: o homem em harmonia com a natureza; Estudo de caso - Pousada Cabanas Aruá; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Adriana Santos Carvalho de Souza e Hérica Dias de Andrade

A Educação Ambiental como instrumento de inserção social; Estudo de caso: Parque São Bartolomeu; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Adriano Alves da Silva

Turismo sustentável do Rio São Francisco; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Alix Silva Freitas e Deise Santos de Matos

A importância da Educação Ambiental em destinos turísticos: estudo de caso sobre o Município de Saubara; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Juliane de Souza Sobrinho e Romério Renato Andrade da Paixão

Manguezais da Praia de Buraquinho: ecossistemas degradados pela ação antrópica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Daniele V dos Santos, Leila M de O Ramos,Otília M R Carvalho

O valor da revitalização e da interpretação do Patrimônio Ambiental do Jardim Zoológico de Salvador no âmbito Turístico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Monique Santos Souza e Floripes Suely Costa Pereira

O turismo e as questões sócioambientais: um estudo de caso sobre Salinas das Margaridas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Alexandre Tavares Hufnagel e Diego Fonseca Jones

Turismo e Legislação Ambiental rumo a sustentabilidade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Elaine de J dos Santos,Ilmara S Vilasbôas,Viviane F L Macedo

Implementação de trilhas interpretativas no Parque Metropolitano de Pituaçu; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Maima Beatriz de Alencar Arize

Projeto de Intervenção: APA do Rio Capivara; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

César Raimundo P Santos Jr,Cícero G A da Silva,Fábio T Cunha

As transformações sócio-ambientais do turismo: um estudo de caso sobre Arembepe; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Carla Maria Sant'ana e Daniela Paula Nascimento dos Santos

Inclusão social na feira de São Joaquim; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Ana Paula Nascimento Conceição e Thais de Matos Barreto

Ecodesenvolvimento e Legislação Ambiental: um estudo no Município de Saubara; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Isis Costa Pedra

A Educação Ambiental como instrumento de inserção social; Estudo de caso: Parque São Bartolomeu; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Cristiane da Silva Luengo Latorre

Turismo e Museus de Salvador: patrimônio a ser explorado; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Valfredo de Andrade e Silva

A transcendência educacional da implantação de um SGA; Estudo de caso: Oxiteno Nordeste S/A; ; 2005; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Com Gestão Ambiental) - Faculdades Integradas Polifucs; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Rita Maria Dantas Sampaio

Recursos hídricos: uso da água no Condomínio Lagoa Verde; 2005; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Com Gestão Ambiental) - Faculdades Integradas Polifucs; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Antônio Sérgi Moura de Sousa

Gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil; ; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Com Gestão Ambiental) - Faculdades Integradas Polifucs; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Antônio Paulino Pinho

Lixo domiciliar: como reutilizar ou reciclar; ; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Com Gestão Ambiental) - Faculdades Integradas Polifucs; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Adalberto Rabelo Sanches

Recuperação de resíduo industrial; 2005; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Com Gestão Ambiental) - Faculdades Integradas Polifucs; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Antonia Soraia Modesto Neto

Qualidade ambiental das águas do rio Utinga; 2005; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Com Gestão Ambiental) - Faculdades Integradas Polifucs; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Simone Diniz Gonçalves

Indicadores auxiliares na gestão universitária; ; 2005; 68 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Com Gestão Ambiental) - Faculdades Integradas Polifucs; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Albeiza A Santos, Leandra da S Magalhães, Monalisa G Chaves

Projeto de Intervenção: Educação Sócio Ambiental em Subaúma - Entre Rios/Ba; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Gercilene de Brito Maia e Josenir Almeida Mota

Turismo e Meio Ambiente - A importância do Estudo do Impacto Ambiental (EIA) para o desenvolvimento da Atividade Turística; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Simone M Gomes, Tatiana da Conceição Lins, Katiane S França

Turismo e Desenvolvimento Sustentável em Baixios; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Fabiana Gonçalves do Nascimento e Milena Barbosa Aguiar

Atividade de Turismo em Área de Proteção Ambiental - APA das Lagoas e Dunas do Abaeté; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Luane N Datoli, Milga Letícia B de Oliveira, Karen S C Rocha

Indicadores de Poluição: estudo de caso - Praias da Baía de Todos os Santos / Cabuçu; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Moisés Vasconcelos Costa

Educação Ambiental e Qualidade de Vida; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Diego Silva Marques, Laila L Cerqueira, Marcos S dos Santos

Educação Ambiental para o desenvolvimento da atividade turística em Porto de Sauípe; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Jamile Bispo da Silva

A importância do Ecoturismo e do Planejamento para a sustentabilidade dos recursos naturais em Ilha dos Frades; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Renata Ribeiro de Azevedo Martins

O potencial turístico da cidade de Paramirim; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Eunice S Arruda, Gabriela M Ribeiro e Rafael Martins Ribeiro

A importância da educação ambiental para o Brasil; ; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Juliana dos S Benjamim, Marta G Sampaio, Vanessa M de Barros

Impactos ambientais no turismo na Chapada Diamantina - APA Murimbus e Iraguara; ; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Bárbara Lis S Oliveira, Clarissa M Fonseca, Thayana da Silva

A importância da educação ambiental no turismo: um estudo sobre a importância da educação ambiental e participação da comunidade na atividade turística; ; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Marcelo Lacerda Oliveira

A prática do Ecoturismo em área de proteção integral: Parque Estadual Serra do Conduru (PESC) - BA; ; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Daniela de Oliveira Seixas

Turismo e meio ambiente com enfoque no desenvolvimento humano e na conservação da natureza; ; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Jailda Almeida da Cruz e Verônica Duarte dos Santos

A importância da revitalização do Parque São Bartolomeu para o Turismo; ; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Suzana Oliveira Rebouças

Os impactos socioeconômicos e ambientais gerados pelo Complexo Hoteleiro de Sauípe em Porto de Sauípe; ; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Sabrina Góes Trzan

Educação ambiental e ecoturismo; ; 2004; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Uilma de Assis da Silva

O impacto do turismo na socioeconomia em Praia do Forte; 2003; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Dalila Ferreira Valente

Educação ambiental: um instrumento para o turismo sustentável na localidade de Porto de Sauípe; 2003; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Graziela da S Oliveira, Helena P de Miranda,Vaneise S Liguel

Educação ambiental: parceria indispensável à vida; ; 2003; 57 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Suzana Carvalho

A Importância dos Impactos Ambientais no Turismo Ecológico; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Eric Santos

Manguezais: ecossistema em apuros; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Foi orientado por

Geraldo da Silva Vilas Boas

Avaliação Físico-Hídrica e e Geofísica de Latossolos Amarelos com Horizontes Coesos em Solos de Tabuleiros Costeiros do Município de Acajutiba, Bahia; 2007; Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Geraldo da Silva Vilas Boas;

Lucedino Paixão Ribeiro

Avaliação dos efeitos do regime hídrico no solo e na planta sobre a produtividade do coqueiro anão verde em pequenas explorações agrícolas do Litoral Norte da Bahia; Início: 2003; Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

José Jorge Sousa Carvalho

Diagnóstico e prognóstico ambiental associado à fase de implantação do anel viário de Candeias - Bahia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação latu Sensu em Auditoria e Gestão Ambiental) - Camargo Gestão Educacional Ltda; Orientador: José Jorge Sousa Carvalho;

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. C. N. (Aída Cristina do Nascimento Silva) ; CARVALHO, José Jorge Sousa ; BONFIM, L. A. S. ; SILVA ; REIS ; MOTA . Regulamentação do Tratamento de Resíduos Infectantes em Serviços de Saúde: uma revisão da literatura.. Revista Brasileira de Ciências Ambientais , v. 21, p. 28-37, 2011.

  • PASSOS, Elizete Silva ; LEAL, R. S. ; CARVALHO, José Jorge Sousa . Práticas de Responsabilidade Social em Empresas Varejistas: a percepção e valoração por partes dos colaboradores.. Cadernos Gestão Social , v. 2, p. 2-14, 2010.

  • CARVALHO, José Jorge Sousa ; PASSOS, Elizete Silva ; LEAL, R. S. . Práticas de Responsabilidade Social em Empresas Varejistas: o olhar dos colaboradores.. Cadernos Gestão Social , v. 02, p. 1-10, 2009.

  • CARVALHO, José Jorge Sousa . Paraguaçu - Rio Genuinamente Baiano. Com Textos Turísticos , Salvador - Bahia, v. 1, p. 54-61, 2002.

  • SILVA, A. C. N. (Aída Cristina do Nascimento Silva) ; CARVALHO, José Jorge Sousa . Resíduos de Serviços de Saúde: Regulamentação e Tratamento Prévio. 1ª. ed. Salvador: PAGINAE, 2010. v. 1. 118p .

  • CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudo de Solos em Região Semi-Árida - Avaliação Físico-Hídrica de Latossolos e Planossolos da Região de Ouricuri, Estado de Pernambuco. In: Faculdade Visconde de Cairu. (Org.). Contextos Turísticos. 000ed.Salvador: Faculdade Visconde de Cairu, 2001, v. 000, p. 51-64.

  • CARVALHO, José Jorge Sousa . Projeto de Conservação e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. In: Encontro do Centro de Recursos Ambientais - CRA, 2003, Salvador - Bahia. Centro de Recursos Ambientais - CRA. Salvador - Bahia: Centro de Recursos Ambientais - CRA, 2003. v. 1. p. 161-165.

  • CARVALHO, José Jorge Sousa ; VALENTE, D. ; CARVALHO, R. . Impactos Ambientais da Atividade Turística na Região Estuarina de Porto Sauípe - Bahia. In: Congresso Internacional Mangrove 2003, 2003, Salvador. Congresso Internacional Mangrove 2003. Salvador - Bahia: Congresso Internacional Mangrove 2003, 2003. v. 1. p. 191-192.

  • CARVALHO, José Jorge Sousa . QUALIDADE AMBIENTAL NO SÉCULO XXI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, José Jorge Sousa . Turismo Rural. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração do levantamento de solo e avaliação de terras em classes de capacidade de uso para o RAS. 2011.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração de levantamento de solo e avaliação de terras em classes de capacidade de uso para EIA/RIMA.. 2011.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração de atividade área pertencente a QGN - Itapura e Miguel Calmon - BA. Atividade: Programa de Fauna.. 2010.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração de atividades na área pertencente a QGN - Itapura e Miguel Calmon - BA. Atividade: Aprovação de localização de Reserva Legal.. 2010.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração de atividades na área pertencente a QGN - Itapura e Miguel Calmon - BA. Atividade: Técnicas de revegetação de áreas de bota-fora.. 2010.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração de atividades de incremento de espécies nativas no viveiro, na área pertencente a QGN - Itapura e Miguel Calmon - BA.. 2010.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Execução de sondagens a trado para avaliação de lençol freático e teste de permeabilidade segundo a NBR 7229 da ABNT, no Município de Morro de São Paulo - ART 5-06177/10.. 2010.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Renovação da Licença de Operação em atendimento a condicionante PROGRAMA DE FAUNA, junto a QGN Química Geral do Nordeste - ART 507300/10.. 2010.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Renovação da Licença de Operação em atendimento a condicionante para ESTADO ATUAL DA VEGETAÇÃO, junto a QGN Química Geral do Nordeste - ART 5-07301/10.. 2010.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Renovação da Licença de Operação em atendimento a condicionante APROVAÇÃO DE LOCALIZAÇÃO DE RESERVA LEGAL, junto a QGN Química Geral do Nordeste - ART 5-07302/10.. 2010.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Renovação da Licença de Operação em atendimento a condicionante TÉCNICAS DE REVEGETAÇÃO, junto a QGN Química Geral do Nordeste - ART 5-07304/10.. 2010.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Renovação da Licença de Operação em atendimento a condicionante INCREMENTO DE ESPÉCIE NATIVA NO VIVEIRO, junto a QGN Química Geral do Nordeste - ART 5-07305/10.. 2010.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Renovação da Licença de Operação em atendimento a condicionante Ppara MAPA CONSULTORIA AMBIENTAL LTDA, junto a QGN Química Geral do Nordeste .. 2010.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração de diagnóstico ambiental e caracterização do meio físico, biótico e antropico para confecção do RCE,. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração de diagnóstico ambiental e caracterização do meio físico, biótico e antropico para confecção do RCE.. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração de levantamento do Meio Físico, para implantação do Conjunto Habitacional (Setor F) composto de 17 Blocos, com 457 unidades, numa área total de 29.985,46 m2, na Avenida Progresso S/N, Areia Branca, Lauro de Freitas ? BA.. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Implantação do Conjunto Habitacional (Setor E) composto de 17 Blocos, com 508 unidades, numa área total de 33.100,93 m2, na Avenida Progresso S/N, Areia Branca, Lauro de Freitas ? BA.. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Levantamento utilitário do meio físico, capacidade de uso das terras e classe de terras para irrigação. Projeto Boa Vista ? Município de Jequié e Maracás ? Estado da Bahia. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Levantamento utilitário do meio físico, capacidade de uso das terras e classe de terras para irrigação. Projeto MONE e ESPINHO ? Município de Maracás ? Estado da Bahia. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Levantamento utilitário do meio físico, capacidade de uso das terras e classe de terras para irrigação. Projeto Santa Colomba Café Ltda ? Município de Cocos ? Estado da Bahia. 2008.

CARVALHO, José Jorge Sousa . ELABORAÇÃO DO LEVANTAMENTO DE SOLOS - FAZENDAS CANGUÇU - MUNICÍPIO DE CÔCOS - BAHIA. 2008.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Levantamento utilitário do meio físico, capacidade de uso das terras e classe de terras para irrigação de culturas diversas predominantemente citricultura - Projeto Agropecuária Gavião Ltda ? Município de Entre Rios ? Estado da Bahia. 2007.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Diagnóstico Ambiental do Parque de São Bartolomeu, Lagoa da Paixão e Bacida do Cobre.. 2004.

CARVALHO, José Jorge Sousa . EIA / RIMA do Aeroporto de Pampulha - Infraero - Belo Horizonte - Minas Gerais.. 2003.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental - EIA da Barragem de Bandeira do Meio - Município de Itaetê e Boa Vista do Tupim / Bahia.. 2003.

CARVALHO, José Jorge Sousa . EIA/RIMA do Aeroporto de Pampulha - INFRAERO - Belo Horizonte - Minas Gerais. 2003.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Plano de Recuperação de Áreas Degradadas. 2002.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudos Ambientais para Ampliação de Área do Aterro Metropolitano de Salvador. 2002.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Plano de Gestão Ambiental do Aeroporto de Juiz de Fora - Minas Gerais. 2002.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Áreas de Proteção Ambiental do Parque São Bartolomeu. 2002.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudos ambientais da área do empreendimento florestal da TORRAS DO BRASIL REFLORESTADORA Ltda.. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudos ambientais da área de influência do Empreendimento situado na Avenida Orlando Gomes.. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudos ambientais da área de influência do Loteamento Parque de Exposições.. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudos ambientais da área do Empreendimento Florestal da FERBASA. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Área de reserva ecológica particular do Cachoeira, Plano de Manejo. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Plano de recuperação de área degradada dos jazimentos em exploração na Serra das Éguas. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Plano de recuperação de área degradada dos jazimentos da Serra da Gameleira e Fazenda Castela. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudos ambientais da unidade industrial da MAGNESITA S/A. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Plano de recuperação das áreas mineradas e controle da poluição. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Plano de recuperação das áreas mineradas, Lavra de Quartzo em Castro Alves. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Histórias e Problemas de Camaçari. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Plano de recuperação de área degradada - PRADE. Lavra de areia da Fazenda Estiva. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Plano de recuperação de área degradada - PRADE. Lavra de areia da Areal Jatibrás. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudo preliminar de impacto ambiental - EPIA no Empreendimento Imobiliário Tauaçu.. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudo preliminar de impacto ambiental - EPIA do Projeto Morro das Sapucaias. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Plano de recuperação de áreas degradadas do corredor rodoviário para o DERBA. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Plano de recuperação de áreas degradadas do corredor rodoviário para o DERBA. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . EIA/RIMA da VeraCruz Florestal e Celulose. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . EIA/RIMA - Lagoa Real - Complexo Uranífero. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Inspeção Pedológica em Áreas do Município de Jequié.. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudos Básicos - Fazenda Moreno. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Projeto de Irrigação Curral Novo. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Levantamento Utilitário do Meio Físico, Capacidade de Uso das Terras e Classes de Terras para Irrigação. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . ELABORAÇÃO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL - EIA DO COMPLEXO URANÍFERO MÍNERO-INDUSTRIAL DE LAGOA REAL - CAETITÉ/BAHIA.. 1997.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração de atividades na área pertencente a QGN - Itapura e Miguel Calmon - BA. Atividade: Estado atual da vegetação.. 2010.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Relatório como parte da exigência Legal para renovação da Licença Ambiental Simplificada, no. 190/2007 emitida pelo Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Planejamento, Turismo, Saneamento e Meio Ambiente, definida na Lei Municipal 993/01, referente ao Processo número 10992/2007.. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração do levantamento do Meio Físico para implantação do Conjunto Habitacional (Setor J) composto de 15 Blocos, com 470 unidades, numa área total de 30.530,51 m2, na Avenida Progresso S/N, Areia Branca, Lauro de Freitas ? BA, 2009.. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração do levantamento do Meio Físico, para a implantação do Conjunto Habitacional (Setor K) composto de 17 Blocos, com 480 unidades, numa área total de 30.572,92 m2, na Avenida Progresso S/N, Areia Branca, Lauro de Freitas ? BA.. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração do levantamento do Meio Físico, para implantação do Conjunto Habitacional (Setor C) composto de 16 Blocos, com 474 unidades, numa área total de 32.503,97 m2, na Avenida Progresso S/N, Areia Branca, Lauro de Freitas ? BA.. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração do levantamento do Meio Físico, para implantação do Conjunto Habitacional (Setor G) composto de 14 Blocos, com 382 unidades, numa área total de 25.169,02 m2, na Avenida Progresso S/N, Areia Branca, Lauro de Freitas ?BA.. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração do levantamento do Meio Físico, para implantação do Conjunto Habitacional (Setor B) composto de 16 Blocos, com 503 unidades, numa área total de 32.588,96 m2, na Avenida Progresso S/N, Areia Branca, Lauro de Freitas ? BA.. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração do levantamento do Meio Físico, para implantação do Conjunto Habitacional (Setor H) composto de 12 Blocos, com 344 unidades, numa área total de 22.600,06 m2, na Avenida Progresso S/N, Areia Branca, Lauro de Freitas ? BA.. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração do levantamento do Meio Físico, para implantação do Conjunto Habitacional (Setor A) composto de 16 Blocos, com 490 unidades, numa área total de 32.166,81 m2, na Avenida Progresso S/N, Areia Branca, Lauro de Freitas ? BA.. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração do levantamento do Meio Físico, para implantação do Conjunto Habitacional (Setor D) composto de 17 Blocos, com 488 unidades, numa área total de 31.769,00 m2, na Avenida Progresso S/N, Areia Branca, Lauro de Freitas ? BA.. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Elaboração do levantamento do Meio Físico, para implantação do Conjunto Habitacional (Setor I) composto de 14 Blocos, com 400 unidades, numa área total de 25.914,65 m2, na Avenida Progresso S/N, Areia Branca, Lauro de Freitas ? BA.. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Relatório de caracterização do Empreendimento (RCE) em atendimento a Licença de Implantação da Lei 7799/2001 da Política Estadual de Recursos Ambientais para MDBA DUBEUX Empreendimento Ltda ? Localizado em Lauro de Freitas ? Estado da Bahia. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Relatório de caracterização do Empreendimento (RCE) em atendimento a Licença de Implantação da Lei 7799/2001 da Política Estadual de Recursos Ambientais para MDBA DUBEUX Empreendimento Ltda ? Localizado em Lauro de Freitas ? Estado da Bahia. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Relatório de caracterização do Empreendimento (RCE) em atendimento a Licença Ambiental Simplificada, no. 190/2007 emitida pelo Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Planejamento, Turismo, Saneamento e Meio Ambiente, definida na Lei Municipal 993/01, referente ao Processo número 10992/2007, para Incorporação de Empreendimentos Imobiliários ? Localizado em Lauro de Freitas ? Estado da Ba. 2009.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Levantamento utilitário do meio físico, capacidade de uso das terras e classes de terra para irrigação e diagnóstico ambiental. 1999.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA) da Vera Cruz Florestal e Celulose. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Levantamento utilitário do meio físico,capacidade de uso das terras e classes de terras para irrigação. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA) do Complexo Uranífero de Lagoa Real. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Projeto de recomposição ecológica e paisagística da área do empreendimento do Condomínio Stella Maris. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Plano de recuperação de área degradada da jazida de diamante. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Plano de recuperação do manguezal na localidade de Foz do Rio Passa-Vaca.. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Relatório de avaliação da situação de áreas de direitos minerários e processos de transformação em empresa de mineração de interesse.. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Empreendimento Imobiliário 'Loteamento Paralela'.. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudos ambientais da área de influência do Projeto Hotel Stella Maris.. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudos ambientais da área de influência do Loteamento Paralela.. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Diagnóstico geoambiental da área do Empreendimento Piatã Parque. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Projeto para licenciamento de empreendimentos mineiros, nas localidades de Arenoso, Areal e Fazenda Abaeté. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Projeto de cadastramento e legalização de bens minerais. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudos ambientais da área do Empreendimento Florestal. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Avaliação preliminar de impacto ambiental (Relatórios Técnicos) do Empreendimento Village 4 e Veredas do Atlântico. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Plano de Pesquisa nas localidades de Areias. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Relatório de perícia técnica - Legislação Ambiental. 1998.

CARVALHO, José Jorge Sousa . Turismo e Meio Ambiente. 2005. (Painel).

CARVALHO, José Jorge Sousa . Estudo Pedológico Aplicados à Análise Ambiental de Bacias Hidrográficas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2018

Professor PATRONO do Curso de Ciências Biológicas e Zootecnia da Turma 2017.2, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.

2018

Professor PATRONO dos Cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica da, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.

2016

Professor PATRONO do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas TURMA 2016.1, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.

2015

Professor HOMENAGEADO do Curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Vale do São Francisco, TURMA 2014.1, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.

2015

Professor PARANINFO do Curso de Ciências Biológicas, TURMA 2014.2, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.

2012

Professor Homenageado do Curso de Bacharelado em Turismo, Turma 2012.1, Fundação Visconde de Cairu.

2012

Professor Homenageado do Curso de Bacharelado em Administração, Turma 2012.1, Fundação Visconde de Cairu.

2012

Professor PATRONO do Curso de Pedagogia, Turma 2012.1, Fundação Visconde de Cairu.

2011

Professor HOMENAGEADO do Curso de Bacharelado em Turismo, Turma 2011.1, Fundação Visconde de Cairu.

2011

Professor PARANINFO do Curso de Pedagogia, Turma 2011.1, Fundação Visconde de Cairu.

2010

MEMBRO ASPEDHI HONORIS CAUSA EM PROL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL, ASSOCIAÇÃO BAIANA DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E SAUDE EM PROL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL.

2010

Professor HOMENAGEADO do Curso de Bacharelado em Administração, Turma de 2010.1, Fundação Visconde de Cairu.

2008

Professor HOMENAGEADO do Curso de Pós graduação em Cultura Afro Brasileira, Fundação Visconde de Cairu.

2007

Professor HOMENAGEADO do Curso Bacharelado em Turismo, Fundação Visconde de Cairu.

2007

Professor HOMENAGEADO do Curso de Bacharelado em Turismo, Turma 2007.2, Fundação Visconde de Cairu.

2007

Professor PATRONO do Curso de Pedagogia, Turma 2007.1, Fundação Visconde de Cairu.

2006

Professor HOMENAGEADO do Curso de Administração com Habilitação em Gestão Ambiental, Turma 2006.2, POLIFUCS.

2005

Professor HOMENAGEADO do Curso de Bacharelado em Turismo, Turma 2005.1, Fundação Visconde de Cairu.

2004

Professor HOMENAGEADO do Curso de Administração com Habilitação em Gestão Ambiental, Turma 2004.1, POLIFUCS.

2004

Professor PARANINFO do Curso de Bacharelado em Turismo, Turma 2004.1, Fundação Visconde de Cairu.

2004

Professor PATRONO do Curso de Bacharelado em Turismo, Turma 2004.1, Fundação Visconde de Cairu.

2003

Professor PATRONO do Curso de Bacharelado em Turismo, Turma 2003.1, Fundação Visconde de Cairu.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Vale do São Francisco. , UNIVASF - UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, Centro, 56304917 - Petrolina, PE - Brasil, Telefone: (81) 21014836, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1976 - 2011

Departamento Nacional de Obras Contra As Secas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnologista, Carga horária: 40

Outras informações:
1/2011 - Responsável pelo Laboratório de Solos e Águas. 1/1990 - Chefe da Secão de Análises Químicas - DAI 111.1 da 4ª Diretoria Regional. Realização de análise físicas e químicas de solos e águas. Emissão e interpretação de laudos de análises de solo, cálculos correção de acídez, classificação de solos e águas para irrigação. Gestão do Laboratório de Solos e Águas.

Atividades

  • 10/1976

    Serviços técnicos especializados , Laboratório de Solos, Laboratório de Solos.,Serviço realizado, Análises físicas e químicas de solos.

1997 - 2012

Fundação Visconde de Cairu

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Outras informações:
1997 - 2000 : Professor do Ensino Médio e Pós Médio. Disciplinas Ministradas: Química (Básica, Física Química e Orgânica) e Física (Básica, Termologia, Eletostatica, Eletrodinâmica e Eletronica Digital). 2000- Atual : Ensino, Meio Ambiente, na Graduação Disciplinas Ministradas: Geografia Geral, Geografia do Brasil, Geografia da Bahia, Turismo e Meio Ambiente, Legislação Ambiental e Orientação de TCC. 2000 - Atual : Ensino, Meio Ambiente, no Lato Sensu Disciplinas Ministradas: Gestão Ambiental e Gestão e Planejamento de Áreas de Destino Turístico. 2007 - Atual: Gestão Atividade: Gestão Presidente para uma gestão de intervenção 2007 - 2009 2008 - Atual: Ensino - Stricto Sensu Disciplinas Ministradas: Ética e Responsabilidade Socioambiental. 2009 - 2012 Presidente eleito da Fundação Visconde de Cairu Atividades: Planejamento Estrategico, Elaboração / Atualização de Projeto Pedagógico Institucional, Projeto de Desenvolvimento Institucional, Recredenciamento da Faculdade de Ciências Contábeis, Faculdade Visconde de Cairu, Instituto Superior de Educação, Mestrado Profissional em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Renovação e Reconhecimento dos cursos de Graduação (Administração, Contabilidade, Pedagogia e Turismo) e elaboração de projetos para implantação de novos cursos.

2007 - 2009

Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Pedologia - Lato Sensu, Carga horária: 8

2002 - 2006

Faculdades Integradas Polifucs

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades: Ensino no curso de Administração com Ênfase em Gestão Ambiental - Nível Graduação. Disciplinas Ministradas: Ciências do Ambiente, Gestão Ambiental I e II, Orientação de Ttrabalhos de Conclusão de Cursos (TCC).

Atividades

  • 09/2002 - 12/2006

    Ensino, Administração Com Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências do Ambiente, Gestão Ambiental

2004 - 2013

Camargo Gestão Educacional Ltda

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Ensino no curso de MBA Auditoria e Gestão Ambiental - Nível Lato Sensu. Disciplinas Ministradas: Ecologia Aplicada, Desenvolvimento Sustentável, Práticas Ambientais e Orientação de Trabalho de Conclusão de Cursos.

2013 - 2013

Centro Universitário Estácio

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profeseeor efetivo, Carga horária: 14

1991 - 1998

Escola de Engenharia Eletromecânica

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Ensino Médio Disciplinas Ministradas: Química e Física.

2012 - 2013

Faculdade Área 1 - Grupo Devry

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

1981 - 2012

Secretaria de Educação e Cultura

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividade: Ensino Médio. Disciplinas Ministradas: Biologia e Química.

1988 - 1990

Solum Consultoria Planejamento Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pedólogo, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: Levantamento de solos e nível detalhado, semidetalhado e exploratório; Avaliação de terras para implantação de projetos silviculturais; Avaliação de terras para reforma agrária; Elaboração de Mapas Temáticos: Solos, Capacidade de Uso das Terras e Classes de Terras para Irrigação.

2011 - 2011

Faculdade Metropolitana de Camaçari

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Acadêmico, Carga horária: 20

Outras informações:
Elaboração de Planejamento Estratégico Institucional, Implantação e atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional, Atualização dos Planos Acadêmicos do Cursos e Institucionais.