Clementina Scherpinski
Possui Graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997), Especialização em Educação Matemática pela Unioeste e Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005). Foi Professor Colaborador na Universidade Estadual do Oeste do Paraná de 2007 a 2009. Tem experiência nas áreas de Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Geometria Euclidiana, Cálculo Diferencial e Integral, Estatística e Estatística Experimental. Atuou como professor Tutor Online do Curso de Matemática a Distância do Programa Universidade Aberta do Brasil do Governo Federal na Universidade Estadual do Ponta Grossa em 2009/2010. Atualmente é professora titular da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), afastada para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).
Informações coletadas do Lattes em 21/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Agrícola
2003 - 2005
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Dr Miguel Angel Uribe Opazo.Palavras-chave: Condutividade Hidráulica; Atributos Físicos do Solo; Atributos Hídricos do Solo; Produtividade da Soja; Geoestatística; Variabilidade Espacial. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados Com Essas Atividades.
Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu Em Educação Mat
1997 - 1999
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Orientador: Georgia Sobreira dos Santos Cea
Graduação em Matemática
1993 - 1997
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Orientador: Sergio Schmitz
Formação complementar
2009 - 2009
Extensão universitária em FUNCIONALIDADES MOODLE UNIVERSIDADE ABERTA DO BRAS. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em A Geometria no Ensino Fundamental e Médio. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2007 - 2007
GRUPO DE ESTUDOS - MATEMÁTICA. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
2007 - 2007
III GRUPO DE ESTUDO - FORMAÇÃO DE DOCENTES. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2007 - 2007
A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E PLANO DE TRABALHO DOCENTE. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2007 - 2007
REFLEXÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO P. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2007 - 2007
INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO PLANO DE TRABALHO DOCENT. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2007 - 2007
II - LITERATURA E ENSINO: O SABOR DO SABER. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
2006 - 2007
Extensão universitária em Idéias Fundamentais do Cálculo. (Carga horária: 52h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em A Geometria no Ensino Fundamental e Médio. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2006 - 2006
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
2006 - 2006
EDUCAÇÃO DO CAMPO. (Carga horária: 28h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
2006 - 2006
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
2006 - 2006
GRUPO DE ESTUDOS - MATEMÁTICA. (Carga horária: 28h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
2006 - 2006
II SIMPÓSIO ESTADUAL DE MATEMÁTICA. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
2006 - 2006
JORNADA DO LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
2005 - 2005
DIRETRIZES PEDAGOGICAS PARA A EDUCAÇÃO BASICA. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2005 - 2005
GRUPO DE ESTUDOS - MATEMÁTICA. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
2003 - 2003
Extensão universitária em CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMATIC. (Carga horária: 36h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Uso do Gps. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Uso do Idrisi na Construção de Mapas Temáticos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Geoestatística Aplicada. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Capacitação Salto Para o Futuro III. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
2002 - 2002
Economia Básica Para Professores da Rede Pública d. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1998 - 1998
A Informática Educacional a Serviço do Professor d. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
1996 - 1996
Escola de Inverno de Matemática Aplicada e Comput.. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
1996 - 1996
PROGRAMA UM SALTO PARA O FUTURO. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
1995 - 1995
CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTIC. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
1994 - 1994
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO MAGISTÉRIO. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Cálculo Diferencial e Integral 1 2 3 e 4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Fundamentos da Matemática Elementar.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Financeira.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Estatística.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Matemática Ensino Médio.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.
Participação em eventos
XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. VARIABILIDADE ESPACIAL DA MICROPOROSIDADE, MACROPOROSIDADE E POROSIDADE TOTAL, DENSIDADE DO SOLO E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA SOJA EM UMA ÁREA COMERCIAL. 2009. (Congresso).
3º MC SUL. CONTINUIDADE ESPACIAL DA INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO SOLO EM UM LATOSSOLO SUBMETIDO A DOIS SISTEMAS DE MANEJO. 2009. (Congresso).
XVI CONFERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 2009. (Seminário).
I SEMINÁRIO CIENTÍFICO DE SISTEMAS INDUSTRIAIS SUSTENTÁVEIS E XXI SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. 2008. (Congresso).
XIII CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 2008. (Seminário).
XXII SEMANA ACADÊMICA DE MATEMÁTICA. 2008. (Encontro).
II CONGRESSO PARANAENSE DE FISIOTERAPIA. EVOLUÇÃO DO EDEMA INFLAMATÓRIO AGUDO EM RATOS WISTAR. 2007. (Congresso).
XXI SEMANA ACADEMICA DE MATEMATICA. 2007. (Encontro).
FÓRUM PARANAENSE EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA, GRATUITA E UNIVERSAL. 2007. (Outra).
XII CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 2007. (Outra).
XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. VARIABILIDADE ESPACIAL DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DE UM SOLO SATURADO. 2005. (Congresso).
XIV CONIRD - CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM. CALIBRAÇÃO DE SONDAS TDR EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO. 2004. (Congresso).
XVIII SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA AGRÍCOLA.DETERMINAÇÃO DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO ATRAVÉS DO PERMEÂMETRO - ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS. 2004. (Encontro).
XVIII SEMANA ACADEMICA DE MATEMÁTICA DA UNIOESTE.VARIABILIDADE ESPACIAL DA CONDUTIVIDADE DE UM SOLO SATURADO. 2004. (Encontro).
SEMINÁRIO ESTADUAL PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 1998. (Seminário).
I SEMINÁRIO REGIONAL PARA A REFORMULAÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO. 1997. (Seminário).
X SEMANA DA MATEMÁTICA.SUPERFÍCIES DE CHAPAS PERFURADAS. 1996. (Encontro).
IX SEMANA DE MATEMÁTICA. 1995. (Encontro).
Orientou
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA; 2008; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clementina Scherpinski;
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA:; 2008; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clementina Scherpinski;
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA; 2008; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clementina Scherpinski;
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA; 2008; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clementina Scherpinski;
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA; 2008; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clementina Scherpinski;
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA; 2008; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clementina Scherpinski;
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA; 2008; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clementina Scherpinski;
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA; 2008; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clementina Scherpinski;
Produções bibliográficas
-
SCHERPINSKI, Clementina ; Uribe Opazo, Miguel Angel ; Vilas Boas, Marcio Antonio ; Sampaio, Silvio César ; JOHANN, Jerry Adriani . Variabilidade espacial da condutividade hidráulica e da infiltração da água no solo. Acta Scientiarum. Agronomy (Online) , v. 32, p. 07/32-13, 2010.
-
MILANI, Dione Ines Christ ; TAVARES, Maria Hermínia Ferreira ; SCHERPINSKI, Clementina . CALIBRAÇAO DE SONDAS DE TDR EM LABORATÓRIO. Revista Ambiente & Água , v. 3, p. 68-75, 2008.
-
Idick Scherpinski, Neusa ; Rezende, Roberto ; Vilas Boas, Marcio Antonio ; Scherpinski, Clementina . CONTINUIDADE ESPACIAL DO RENDIMENTO DE GRÃOS SUBMETIDOS A DOIS SISTEMAS DE MANEJO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SCHERPINSKI, Clementina ; OPAZO, Miguel Angel Uribe ; BOAS, Marcio Antonio Vilas ; Borssoi, Joelmir André . VARIABILIDADE ESPACIAL DA MICROPOROSIDADE, MACROPOROSIDADE E POROSIDADE TOTAL, DENSIDADE DO SOLO E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA SOJA EM UMA ÁREA COMERCIAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Idick Scherpinski, Neusa ; BOAS, Marcio Antonio Vilas ; Rezende, Roberto ; SCHERPINSKI, Clementina . Continuidade Espacial da Infiltração da Água no Solo em um Latossolo Submetido a Dois Sistemas de Manejos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Idick Scherpinski, Neusa ; BOAS, Marcio Antonio Vilas ; Rezende, Roberto ; SCHERPINSKI, Clementina . CONTINUIDADE ESPACIAL DA INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO SOLO EM UM LATOSSOLO SUBMETIDO A DOIS SISTEMAS DE MANEJOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva, Taciane Stein da ; Junqueira, Jaques Jean Oliveira ; Borato, Emerson ; Ciena, Adriano Polican ; SCHERPINSKI, Clementina ; Bertolini, Gladson Ricardo Flor . Evolução do Edema Inflamatórioa Agudo em Ratos Wistar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHERPINSKI, Clementina . A Lógica da Beleza. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SCHERPINSKI, Clementina ; OPAZO, Miguel Angel Uribe ; BOAS, Marcio Antonio Vilas ; JOHANN, Jerry Adriani . Variabilidade Espacial da Condutividade Hidráulica do Solo Saturado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MILANI, Dione Ines Christ ; SCHERPINSKI, Clementina ; TAVARES, Maria Hermínia Ferreira ; FELICIANO, José Jeremias da Silva . Calibração de Sondas TDR em Condições de Laboratório. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHERPINSKI, Clementina . Variabilidade Espacial da Condutividade de um Solo Saturado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MILANI, Dione Ines Christ ; SCHERPINSKI, Clementina ; TAVARES, Maria Hermínia Ferreira ; FELICIANO, José Jeremias da Silva . CALIBRAÇÃO DE SONDAS TDR EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHERPINSKI, Clementina . VARIABILIDADE ESPACIAL DA CONDUTIVIDADE DE UM SOLO SATURADO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SCHERPINSKI, Clementina ; COELHO, Edy Celia . Superfícies de Chapas Perfuradas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCHERPINSKI, Clementina . SUPERFICIES DE CHAPAS PERFURAS. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SCHERPINSKI, Clementina . Determinação da Condutividade Hidráulica do Solo Através de Permeâmetro - Aspectos Teóricos e Práticos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SCHERPINSKI, Clementina ; COELHO, Edy Celia . Superfícies de Chapas Perfuradas. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2009
Variabilidade Espacial em Modelos Elipticos (Fundação Araucária), Descrição: O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de inferência geoestatística em modelos espaciais e estabelecer diretrizes que possam auxiliar no uso das técnicas de diagnóstico de influencia local, utilizadas na análise de sensibilidade dos estimadores de máxima verossimilhança e máxima verossimilhança restrita a pequenas perturbações nos dados e/ou nas suposições do modelo de variabilidade espacial. Assim, se estudará a influencia local de pontos discrepante, assumindo Z(s) ter uma distribuição elíptica n-variada, na estimação de parâmetros de modelos espaciais e na elaboração de mapas temáticos construídos pela krigagem universal. Utilizando o método de influência local, apresentaremos um estudo de aplicação a dados simulados e a dados reais coletados da produtividade da soja e suas covariáveis físicas e químicas do solo, dados coletados no ano agrícola 2006/2007, em uma área comercial de 75 ha na região Oeste do Paraná, em uma grade irregular. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Clementina Scherpinski - Integrante / Miguel Angel Uribe Opazo - Coordenador / Erivelto Mercante - Integrante / Joelmir André Borssoi - Integrante / Rosangela Aparecida Botinha Assumpção - Integrante / Manuel Jesus Galea Rojas - Integrante / Gustavo Enrique Dalposso - Integrante / fernanda de Bastiani - Integrante / Karin Luciano Brizola Simoneto - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
-
2007 - 2009
Variabilidade Espacial e suas Aplicações (Fundação Araucária), Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar a variabilidade espacial de variáveis aleatórias georeferenciadas, desenvolvendo métodos geoestatísticos para determinar a estrutura de dependência espacial em amostras obtidas de grades regulares e irregulares de grandes distâncias (distância acima de 100 m); No estudo da função semivariância pretende-se introduzir a função densidade de probabilidade de variáveis não-Gaussianas; Estudo de métodos de estatística espacial de distribuição de pontos para o número de eventos por unidade de área; Os resultados obtidos serão aplicados ao estudo da produtividade da soja e seus atributos físico-químicos do solo em uma área comercial de 314 ha que será utilizado no estudo de Previsão de Safras da Soja. A geoestatística auxiliará através da construção de mapas temáticos eficientes a aumentar a produtividade das áreas da região auxiliando na aplicação de insumos necessários ao solo, minimizando o impacto ambiente. Pretende-se implementar computacionalmente os módulos geoestatísticos desenvolvidos nesta pesquisa ao software GEOCAC, de distribuição gratuita, que é desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Estatística Aplicada - LEA/UNIOESTE em convenio com o Departamento de estatística da Universidade de Valparaiso-Chile. Finalmente, será criado um banco de dados espacial e temporal dos atributos do solo, características fisiológicas e produtividade da soja nos anos em estudo que serão de grande utilidade para estudos da Previsão de Safra da Soja pela Companhia Nacional de Abastecimentos - CONAB e para trabalhos de iniciação científica, trabalho de conclusão de cursos, dissertações de mestrado e teses de doutorados.. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Clementina Scherpinski - Integrante / Miguel Angel Uribe Opazo - Coordenador / Jerry Adriani Johann - Integrante / Ednaldo Carvalho Guimarães - Integrante / Erivelto Mercante - Integrante / Joelmir André Borssoi - Integrante / Ligia Eleodora Francovig Rachid - Integrante / Lucia Helena Pereira Nobrega - Integrante / Luciana Pagliosa Carvalho Guedes - Integrante / Marcelo Tavares - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2006
Estatística Espacial: análise teórico-prática dos fatores de produção da soja em áreas de cultivo comerciais na, Descrição: Este projeto estuda métodos geoestatísticos que auxiliam no estudo da variabilidade espacial da função semivariancia assim como no ajuste de modelos teóricos a semivariogramas experimentais comparando diferentes critérios de estimação de parâmetros. A sobrevivência do setor agrícola depende única e exclusivamente da produção de grãos. A técnica de agricultura de precisão tem como objetivo a otimização da produção sem prejudicar o meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Clementina Scherpinski - Integrante / Miguel Angel Uribe Opazo - Coordenador / Marcio Antonio Vilas Boas - Integrante / André Luiz Brun - Integrante / Joelmir André Borssoi - Integrante / Lucia Helena Pereira Nobrega - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2006
Estimativa da Produtividade de Soja Através da Estatística Espacial, Descrição: O projeto tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de novos métodos de previsão de safra da produtividade de soja, com o uso da estatística espacial e sistema de informação geográfica; Obter dados de campo para avaliar os métodos de estimação do modelo de previsão de safra em áreas pilotos; Estudar a variabilidade espacial das respostas da cultura da soja por meio de métodos geoestatísticos e método de distribuição de pontos em áreas pilotos; Mapear áreas de soja a partir da análise de variabilidade espacial utilizando técnicas geoestatística de krigagem; Através de um estudo de análise multivariada serão construídos modelos de previsão da produtividade da soja em função dos atributos do solo e condições do clima da área piloto; Estimar a área plantada de produção de soja na região em estudo, comparando dados obtidos pela estatística espacial e dados oficiais; Analisar padrões de istribuição de pontos analisando se eventos tais como o desenvolvimento de doença na soja exibe algum padrão sistemático, obtendo alguns padrões de aglomerados espaciais. Será estudada a intensidade do processo, isto é, número de eventos por unidade de área, através, do estimador de intensidade de Kernel. A dependência espacial no processo de contagem será estudada através de modelos na distribuição de pontos; Testar a capacidade de uma função de produção acoplada com um modelo de balanço para estimar a produtividade de soja no estado do Paraná; Adaptar o modelo computacional visando sua aplicação em trabalhos de previsão de safras no Brasil; Calibração dos resultados obtidos pelo métodos de estatística espacial com as imagens aéreas e de satélite obtidas pelo grupo da Unicamp; Criação de um banco de dados temporal das informações obtidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Clementina Scherpinski - Integrante / Mari Roman - Integrante / Miguel Angel Uribe Opazo - Coordenador / Claudinei Lunkes - Integrante / Dione Ines Christ Milani - Integrante / Erivelto Mercante - Integrante / Joelmir André Borssoi - Integrante / Araceli Ciotti de Marins - Integrante / Jerry Adriane Johann - Integrante / Mario Antonio Faraco - Integrante / Rubens Augusto Camargo Lamparelli - Integrante.
-
2003 - 2005
Estudo do emprego de sondas TDR em medidas de solutos em solos, Descrição: PROJETO DESENVOLVIDO NO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA QUE TEM POR OBJETIVO O ESTUDO DE NOVAS TÉCNICAS DE UTILIZAÇÃO DAS SONDAS DE TDR PARA O ESTUDO DA INFILTRAÇÃO DE SOLUTOS NO SOLO, VISTO QUE ESTE É UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS EXISTENTES. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clementina Scherpinski - Integrante / Marcio Antonio Vilas Boas - Integrante / Maria Hermínia Ferreira Tavares - Coordenador / José Jeremias da Silva Feliciano - Integrante / ROSANGELA VILLWOCK - Integrante / FABIANA COSTA ARAUJO - Integrante / MARCUS DE METRI - Integrante / Alice Leal Terres Oro - Integrante / Oscar José Busatta - Integrante.
-
2003 - 2005
ESTUDO DE PROCESSOS PONTUAIS EM UMA ÁREA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO, Descrição: Em uma plantação surgem problemas, como por exemplo, ocorrência de ervas daninhas, pragas, doenças em plantas ou em vagens/espigas, baixa fertilização de sementes, pequeno número de vagens/espigas em plantas. Fenômenos deste tipo podem ser descritos pelas suas ocorrências e pela sua localização no tempo ou espaço, por meio de coordenadas. Fenômenos expressos desta forma são denominados de processos pontuais. Esses fenômenos prejudicam uma cultura podendo influenciar na qualidade e quantidade de grãos produzidos. A sobrevivência do setor agrícola depende única e exclusivamente da produção de grãos. A técnica de Agricultura de Precisão tem como objetivo a otimização da produção sem prejudicar o meio ambiente, sendo assim, o conhecimento tido sobre a distribuição de processos pontuais dos eventos de interesse auxilia na descrição da situação, possibilita determinar locais propensos à ocorrência dos eventos de interesse e interferir no processo de produção, no tempo e local certo. A ocorrência de certos eventos pode estar relacionada a outros fatores, como por exemplo: o número de vagens por unidade de área pode depender do número de plantas por unidade de área; ou então a ocorrência de doenças em vagens, ter relação com a existência de ervas daninhas na região. Estas relações, se existirem, podem ser modeladas, da mesma maneira que á ocorrência de eventos, em si, são modeladas. Os objetos de estudo a localização de fenômenos (eventos) ocorridos no espaço, os quais podem ser representados por coordenadas, e a intensidade (número de ocorrência) destes fenômenos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Clementina Scherpinski - Integrante / Mari Roman - Integrante / Miguel Angel Uribe Opazo - Integrante / Marcio Antonio Vilas Boas - Integrante / Edson Antonio alves da Silva - Integrante / Erivelto Mercante - Integrante / Lucia Helena Pereira Nobrega - Integrante / Luciana Pagliosa Carvalho Guedes - Coordenador / Rosangela Aparecida Botinha Assumpção - Integrante / Jansle Vieira Rocha - Integrante / Jerry Adriane Johann - Integrante / Eduardo Godoy de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - 2010
Universidade Estadual de Ponta GrossaVínculo: Professor Tutor Online, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutoria Online para o Curso de Matemática a Distância do Programa Universidade Aberta do Brasil do Governo Federal.
1997 - 1998
Colégio Thomas Edison LtdaVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1997 - 08/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1994 - 1995
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação MaringáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física, Matemática
-
02/1997 - 12/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física, Matemática Financeira, Matemática
-
02/1996 - 12/1996
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
-
05/1994 - 12/1995
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
2007 - 2009
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor Colaborador das disciplinas de Estatística, Geometria Euclidiana, Cálculo Diferencial e Integral e Orientação de Estagio para o curso de Matemática
Você é Clementina Scherpinski?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Clementina Scherpinski e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?