Henrique Shody Hono Batista

Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa em Psicologia Clínica. Especialista em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui formação em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial (IFEN/RJ) e curso avançado de Psicologia em Cuidados Paliativos (Casa do Cuidar/SP). Atualmente, é Psicólogo Clínico da Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba (FEAS), Responsável Técnico pelo Serviço de Psicologia do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns (HMIZA), Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS - Curitiba) e Coordenador da Comissão de Psicologia Hospitalar do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP - PR). Em 2023, recebeu Menção Honrosa na Câmara Municipal de Curitiba pela dedicação como psicólogo hospitalar durante a pandemia de COVID-19. Seus temas de interesse envolvem as articulações entre o método fenomenológico-hermenêutico, a daseinsanalyse clínica, a psicologia hospitalar e o cuidado em saúde.

Informações coletadas do Lattes em 21/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2021 - 2023

Universidade Federal do Paraná
Título: Práticas psicológicas, terminalidade e fim de vida: uma compreensão existencial da experiência de psicólogos hospitalares, Ano de Obtenção: 2023
Joanneliese de Lucas Freitas.Palavras-chave: Psicologia Hospitalar; Psicologia Existencial; Morte; Cuidados de Fim de Vida.

Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde

2020 - 2021

Universidade Candido Mendes
Título: Psicologia Hospitalar e da Saúde

Especialização em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor

2019 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Cuidados Paliativos e Terapia de Dor

Graduação em Psicologia

2012 - 2016

Universidade Federal do Paraná
Título: Dor e cronicidade: Uma compreensão fenomenológico-existencial
Orientador: Joanneliese de Lucas Freitas

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Curso e Colégio Acesso

Formação complementar

2023 -

Formação de Preceptores da Educação em Saúde. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2023 - 2023

Aperfeiçoando a elaboração de questões de prova. (Carga horária: 2h). , Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba, FEAS, Brasil.

2022 - 2022

Curso avançado de Psicologia em Cuidados Paliativos. (Carga horária: 150h). , Casa do Cuidar Prática Ensino Cuidados Paliativos, Casa do Cuidar, Brasil.

2019 - 2020

Formação em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial. (Carga horária: 240h). , Instituto de Psicologia Fenomenológico Existencial do Rio de Janeiro, IFEN, Brasil.

2018 - 2018

Leitura e discussão crítica dos Seminários de Zollikon. (Carga horária: 24h). , Instituto Dasein, ID, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

Batista, H. S. H. . IV Encontro de Psicologia em Saúde do Idoso. 2023. (Outro).

BATISTA, H. S. H. . III Encontro de Psicologia em Saúde do Idoso. 2022. (Outro).

Batista, H. S. H. . II Encontro de Psicólogas(os,es) Hospitalares do Paraná. 2022. (Outro).

Rosa, A. L. E. ; Batista, H. S. H. . V Jornada Interdisciplinar em Saúde do Idoso. 2022. (Outro).

Batista, H. S. H. . II Encontro em Comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos. 2022. (Outro).

Kurogi, L. T. ; Batista, H. S. H. . II Encontro de Psicologia em Saúde do Idoso. 2021. (Outro).

Batista, H. S. H. ; Kurogi, L. T. . I Encontro de Psicologia em Saúde do Idoso. 2019. (Outro).

BATISTA, H. S. H. . I Jornada Multiprofissional em Atenção Hospitalar do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. 2017. (Outro).

BATISTA, H. S. H. ; CREMASCO, M. V. F. ; Freitas, J. L. . Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: Suicídio e suas formas de enfrentamento. 2015. (Outro).

BATISTA, H. S. H. . XVIII Semana Acadêmica de Psicologia da UFPR. 2014. (Outro).

BATISTA, H. S. H. . XVII Semana Acadêmica de Psicologia da UFPR. 2013. (Outro).

Freitas, J. L. ; HOLANDA, A. F. ; SERBENA, C. A. ; BATISTA, H. S. H. . I Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia, III Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia e III Congresso Brasileiro de Estudos Fenomenológicos:. 2013. (Congresso).

BATISTA, H. S. H. . XVI Semana Acadêmica de Psicologia da UFPR. 2012. (Outro).

Participação em eventos

6 Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva. SUPORTE PSICOLÓGICO EM VISITAS PRESENCIAIS DE FAMILIARES EM UTIS COVID-19: PROMOVENDO HUMANIZAÇÃO E MOMENTOS DE DESPEDIDA. 2022. (Congresso).

XIV Encontro sobre Qualificação em Psicologia Hospitalar.Residência Multiprofissional - SMS/FEAS/HMIZA. 2022. (Encontro).

II Encontro de Psicologia em Saúde do Idoso.O Serviço de Psicologia do Hospital do Idoso Zilda Arns no enfrentamento à Pandemia COVID ? 19. 2021. (Encontro).

III Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial | IV Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP. Fenomenologia-hermenêutica como método crítico de pesquisa em psicologia clínica. 2021. (Congresso).

XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Educação para a Morte: atravessamentos culturais, acadêmicos e profissionais. 2021. (Congresso).

I Encontro de Psicologia em Saúde do Idoso.Serviço de Psicologia do Hospital Municipal do Idoso e do Serviço de Atenção Domiciliar. 2019. (Encontro).

I Encontro Interdisciplinar Dia Nacional de Atenção à Disfagia. 2019. (Outra).

II Congresso Internacional de Fenomenologia e Psicologia e IV Congresso Brasileiro de Psicologia e Fenomenologia. Contribuições da Daseinsanalyse à Prática da Psicologia Clínica-Hospitalar. 2019. (Congresso).

I-Talking | Empatia: o que é, quais são os obstáculos e a importância da escuta ativa. 2019. (Outra).

XI Simpósio da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutura: A Psicopatologia Fenomenológica na Clínica. 2019. (Simpósio).

Escola de Inverno do Instituto Dasein: Fundamentos da Clínica Fenomenológica e Hermenêutica. 2018. (Outra).

V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia e UTI: Limites e possibilidades da atuação frente ao intensivo do viver e do morrer. 2018. (Congresso).

VIII Congresso de Humanização e Bioética e II Congresso Internacional Ibero-americano de Bioética: Cuidados Paliativos e Direitos Humanos. "Não sei se dá pra fazer isso aqui": Intervenções da psicologia na implementação de Cuidados Paliativos em uma unidade de emergência. 2018. (Congresso).

X International Forum of Daseinanalysis: Daseinsanalys in Practice. 2018. (Outra).

11 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. O que é "paliativo" em UTI? Discursos, reflexões e desafios a partir da prática. 2017. (Congresso).

I Simpósio Paranaense de Cuidados Paliativos. 2017. (Simpósio).

II Encontro Curitibano da Abordagem Gestáltica. 2016. (Encontro).

V Congresso Sul-Brasileiro de Fenomenologia: Fenomenologia, Psicologia e Ciências Humanas. O ser-com-dor em uma perspectiva existencial: experiências de pessoas com dores crônicas. 2016. (Congresso).

X Encontro de Qualificação em Psicologia Hospitalar. 2016. (Encontro).

XI Semana Acadêmica de Psicologia da UFPR. 2016. (Outra).

14 Encontro de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná.O Luto e suas Interfaces & Avaliação da qualidade de vida de familiares enlutados que perderam entes queridos nas unidades de Urgência e Emergência e Hemato-Oncologia do HC/UFPR. 2015. (Encontro).

23° Evento de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná.O sentido da dor na perspectiva de médicos. 2015. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Psicologia e Fenomenologia & IV Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia. Contribuições da fenomenologia-existencial para a compreensão da dor crônica. 2015. (Congresso).

V Jornada de Psicologia da Saúde. 2015. (Outra).

Congresso Multiprofissional de Atenção Hospitalar. ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NO CENTRO DE NEUROPEDIATRIA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS. 2014. (Congresso).

III Colóquio Merleau-Ponty. 2014. (Outra).

I Simpósio Internacional de Psicopatologia Fenomenológica. 2014. (Simpósio).

Novas Tecnologias, Relações e Saúde. 2014. (Outra).

Reflexões sobre Comportamento Político: Análise Crítica e Participação Social. 2014. (Seminário).

I Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia, III Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia e III Congresso Brasileiro de Estudos Fenomenológicos. 2013. (Congresso).

I Encontro Internacional de Autismo. 2013. (Encontro).

XXXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2013. (Congresso).

XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2012. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Gabriel Jonatas Kleine

Batista, H. S. H.; Kurogi, L. T.; Rosa, A. L. E.. Significados de violência contra a pessoa idosa na perspectiva dos profissionais de saúde. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso) - Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

Aluno: Giuliana Souza Schneider

Batista, H. S. H.Freitas, J. L.; Nolasco, F. I.. Ser psicóloga em situação de terminalidade e de fim de vida: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gabriela de Oliveira

Freitas, J. L.Batista, H. S. H.; MIYASATO, L. M.. Grupos de acolhimento a enlutados e a expressão do luto por covid-19 em tempos de crise. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

Batista, H. S. H.; Rosa, A. L. E.. Elaboração de questões da prova e entrevista de candidatos no Processo Seletivo do Programas de Pós-graduação na Modalidade Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. 2023. Faculdades Pequeno Príncipe.

Batista, H. S. H.; Rosa, A. L. E.. Elaboração de questões da prova e entrevista de candidatos no Processo Seletivo do Programas de Pós-graduação na Modalidade Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. 2022. Faculdades Pequeno Príncipe.

Batista, H. S. H.; Rosa, A. L. E.. Elaboração de questões da prova e entrevista de candidatos no Processo Seletivo do Programas de Pós-graduação na Modalidade Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. 2021. Faculdades Pequeno Príncipe.

Orientou

Lirian Simões Krupek

PESSOA IDOSA EM VENTILAÇÃO MECÂNICA: PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE A COMUNICAÇÃO E SEUS EFEITOS; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso) - Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • Batista, H. S. H. ; Ribeiro, T. O. ; Freitas, J. L. . Onde dói? O sentido da dor para médicos e residentes. ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA , v. 70, p. 204-218, 2018.

  • Melo, G. ; Batista, H. S. H. ; Ioris, M. ; Lima, C. F. . ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA PREVENÇÃO DO DELIRIUM NAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO AO IDOSO.. In: 8ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde, 2022, Curitiba. Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde SMS/Feas, 2022. v. 1. p. 22-22.

  • Souza, T. C. S. F. ; Siqueira, G. V. ; Batista, H. S. H. ; Duarte, I. V. ; Borsato, R. M. T. . FOLLOW-UP DO LUTO: ESCUTA E ACOLHIMENTO DE FAMILIARES ENLUTADOS. In: 8ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde, 2022, Curitiba. Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde SMS/Feas, 2022. v. 1. p. 25-25.

  • Batista, H. S. H. ; Duarte, I. V. ; Siqueira, G. V. ; Souza, T. C. S. F. ; Borsato, R. M. T. . SUPORTE PSICOLÓGICO EM VISITAS PRESENCIAIS DE FAMILIARES EM UTIS COVID-19: PROMOVENDO HUMANIZAÇÃO E MOMENTOS DE DESPEDIDA.. In: 8ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde, 2022, Curitiba. Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde SMS/Feas, 2022. v. 1. p. 81-81.

  • KUYBIDA, W. ; PIRES, R. S. ; Batista, H. S. H. ; Siqueira, G. V. ; Souza, T. C. S. F. ; Duarte, I. V. . ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM REUNIÕES FAMILIARES NO CONTEXTO HOSPITALAR.. In: 8ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde, 2022, Curitiba. Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde SMS/Feas, 2022. v. 1. p. 98-98.

  • Duarte, I. V. ; Siqueira, G. V. ; Batista, H. S. H. ; Borsato, R. M. T. ; Souza, T. C. S. F. ; KUYBIDA, W. . PARTICIPAÇÃO DO PSICÓLOGO NA VISITA MULTIPROFISSIONAL EM UTI. In: 8ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde, 2022, Curitiba. Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde SMS/Feas, 2022. v. 1. p. 99-99.

  • Siqueira, G. V. ; Duarte, I. V. ; Batista, H. S. H. ; Borsato, R. M. T. ; PIRES, R. S. ; Souza, T. C. S. F. . PARTICIPAÇÃO DA PSICOLOGIA NAS VISITAS MULTIPROFISSIONAIS EM ENFERMARIAS.. In: 8ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde, 2022, Curitiba. Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde SMS/Feas, 2022. p. 92-92.

  • Batista, H. S. H. ; Freitas, J. L. . Fenomenologia-hermenêutica como método crítico de pesquisa em psicologia clínica. In: III Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial | IV Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia ? ANPEPP, 2021, Natal. Anais do Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial e Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia - ANPEPP. Natal, 2021. v. 3.

  • Batista, H. S. H. ; ROCHA, A. D. ; SHIROMA, E. B. C. ; Borsato, R. M. T. . FLUXO DE VISITAS PRESENCIAIS DE FAMILIAS EM UTIS COVID-19: PROMOVENDO MOMENTOS DE DESPEDIDA E ACOLHIMENTO MULTIPROFISSIONAL. In: Qualidade e Segurança em Saúde, 2021, Curitiba. Caderno de Resumos Qualidade e Segurança em Saúde, 2021. v. 1. p. 5-7.

  • BATISTA, H. S. H. ; NUNES, T. N. ; OTTO, S. C. ; BRAGA, L. R. M. . 'Não sei se dá pra fazer isso aqui': Intervenções da psicologia na implementação de Cuidados Paliativos em uma unidade de emergência. In: VIII Congresso de Humanização e Bioética & II Congresso Internacional Ibero-Americano de Bioética, 2018, Curitiba. Anais do VIII Congresso de Humanização e Bioética e II Congresso Internacional Ibero-americano de Bioética, 2018.

  • OTTO, S. C. ; NUNES, T. N. ; BATISTA, H. S. H. ; BRAGA, L. R. M. . Comunicando más notícias em Unidades de Terapia Intensiva. In: VIII Congresso de Humanização e Bioética e II Congresso Internacional Ibero-Americano de Bioética, 2018, Curitiba. Anais do VIII Congresso de Humanização e Bioética e II Congresso Internacional Ibero-Americano de Bioética, 2018.

  • BATISTA, H. S. H. ; Freitas, J. L. . O ser-com-dor em uma perspectiva existencial: experiências de pessoas com dores crônicas. In: V Congresso Sul-Brasileiro de Fenomenologia: Fenomenologia, Psicologia e Ciências Humanas, 2016, Curitiba. Anais do V Congresso Sul-Brasileiro de Fenomenologia: Fenomenologia, Psicologia e Ciências Humanas, 2016.

  • BATISTA, H. S. H. ; Freitas, J. L. ; Rosa, A. A. ; Silva, N. A. C. ; Moreira, J. S. . Contribuições da fenomenologia-existencial para a compreensão da dor crônica. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia e Fenomenologia e IV Congresso Sul-Brasileiro de Fenomenologia, 2015, Curitiba. Anais do II Congresso Brasileiro de Psicologia e Fenomenologia e IV Congresso Sul-Brasileiro de Fenomenologia PENSAR E FAZER FENOMENOLOGIA NO BRASIL, 2015.

  • BATISTA, H. S. H. ; Wanderley, M. R. ; Ribas, A. T. C. ; Gonçalves, L. T. da S. ; Furlin, V. ; Azevedo, D. A. S. ; SOUZA, C. F. ; Nascimento, D. F. ; ANTONIUK, S. A. . Atendimento multiprofissional na infância e adolescência no Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas. In: Congresso Multiprofissional de Atenção Hospitalar, 2014, Curitiba. ANAIS CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL DE ATENÇAO HOSPITALAR HOSPITAL DE C LINICAS DA UFPR, 2014.

  • Siqueira, G. V. ; Duarte, I. V. ; Batista, H. S. H. ; Borsato, R. M. T. ; Souza, T. C. S. F. . PARTICIPAÇÃO DA PSICOLOGIA NAS VISITAS MULTIPROFISSIONAIS EM ENFERMARIAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Melo, G. ; Batista, H. S. H. ; Ioris, M. ; Lima, C. F. . ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA PREVENÇÃO DO DELIRIUM NAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO AO IDOSO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Batista, H. S. H. ; Duarte, I. V. ; Siqueira, G. V. ; Souza, T. C. S. F. ; Borsato, R. M. T. . SUPORTE PSICOLÓGICO EM VISITAS PRESENCIAIS DE FAMILIARES EM UTIS COVID-19: PROMOVENDO HUMANIZAÇÃO E MOMENTOS DE DESPEDIDA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Batista, H. S. H. . Residência Multiprofissional - SMS/FEAS/HMIZA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Batista, H. S. H. ; Freitas, J. L. . Fenomenologia-hermenêutica como método crítico de pesquisa em psicologia clínica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Batista, H. S. H. . Desafios da Manutenção da Capacidade Funcional da Pessoa Idosa Hospitalizada. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Kurogi, L. T. ; Batista, H. S. H. . O Serviço de Psicologia do Hospital do Idoso Zilda Arns no enfrentamento à Pandemia COVID ? 19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Batista, H. S. H. ; KLAINE, G. J. ; KUYBIDA, W. . Educação para a Morte: atravessamentos culturais, acadêmicos e profissionais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Batista, H. S. H. ; Kurogi, L. T. ; Pereira, M. E. de S. . Serviço de Psicologia do Hospital Municipal do Idoso e do Serviço de Atenção Domiciliar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Batista, H. S. H. ; LARA, L. P. de . Contribuições da Daseinsanalyse à Prática da Psicologia Clínica-Hospitalar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SHIBATA, F. ; BATISTA, H. S. H. ; OTTO, S. C. . Quais escolhas são possíveis em uma internação? A clínica como práxis de emancipação no hospital geral. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OTTO, S. C. ; NUNES, T. N. ; BATISTA, H. S. H. ; BRAGA, L. R. M. . Comunicando más notícias em Unidades de Terapia Intensiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, H. S. H. ; NUNES, T. N. ; OTTO, S. C. ; BRAGA, L. R. M. . 'Não sei se dá pra fazer isso aqui': Intervenções da psicologia na implementação de Cuidados Paliativos em uma unidade de emergência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, H. S. H. . Psicologia e UTI: Limites e possibilidades da atuação frente ao intensivo do viver e do morrer. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, H. S. H. . Sofrimento e sentido no hospital geral: recortes de uma situação clínica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, H. S. H. . Minha primeira experiência em atendimento clínico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BATISTA, H. S. H. ; PINTO, H. S. ; OTTO, S. C. ; VALE, T. G. . A comunicação de más notícias em UTI Adulto: o papel do psicólogo e a abordagem familiar com a equipe multiprofissional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VALE, T. G. ; PINTO, H. S. ; BATISTA, H. S. H. ; OTTO, S. C. . Proposta de entrevista clínica psicológica ao paciente de UTI: Aspectos estruturais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, H. S. ; BATISTA, H. S. H. ; OTTO, S. C. ; VALE, T. G. . Possibilidades de atendimento psicológico com pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva diante do não falar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OTTO, S. C. ; PINTO, H. S. ; BATISTA, H. S. H. ; VALE, T. G. . Urgência psicológica na UTI: Quando a urgência é da família. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, H. S. H. . O que é 'paliativo' em UTI? Discursos, reflexões e desafios a partir da prática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, H. S. H. ; Freitas, J. L. . O ser-com-dor em uma perspectiva existencial: experiências de pessoas com dores crônicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, H. S. H. ; Freitas, J. L. ; Moreira, J. S. ; Rosa, A. A. ; Silva, N. A. C. . Contribuições da fenomenologia-existencial para a compreensão da dor crônica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, H. S. H. . O sentido da dor na perspectiva de médicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERRÃO, C. da S. ; FREITAS, C. R. de ; BATISTA, H. S. H. ; PINHEIRO, J. R. C. ; FRANCO, P. P. ; CREMASCO, M. V. F. ; Freitas, J. L. . O Luto e suas Interfaces. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BATISTA, H. S. H. ; LARA, L. P. de ; DALLLALANA, T. M. . Avaliação da qualidade de vida de familiares enlutados que perderam entes queridos nas unidades de Urgência e Emergência e Hemato-Oncologia do HC/UFPR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BATISTA, H. S. H. ; Nascimento, D. F. ; ANTONIUK, S. A. ; Wanderley, M. R. ; Azevedo, D. A. S. ; Ricetti, E. S. ; Gonçalves, L. T. da S. ; Baleroni, N. F. ; Ribas, A. T. C. ; SOUZA, C. F. ; Furlin, V. . Atendimento multiprofissional na infância e adolescência no Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

Batista, H. S. H. ; Borsato, R. M. T. . Elaboração do protocolo 'Visitas infantis aos pacientes do HMIZA' (POP: 002.001.5.0003) do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns. 2023.

Batista, H. S. H. . Revisão do protocolo 'Protocolo de Delirium' (POP: 002.002.6.0015) do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns. 2023.

Batista, H. S. H. ; Guirro, U. B. do P. . Revisão técnica da Cartilha 'Luto e Profissionais de Saúde', produzida pelo Laboratório de Psicopatologia Fundamental da UFPR. 2020.

Batista, H. S. H. . Iniciativa oferece apoio psicológico para familiares de pacientes internados. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Batista, H. S. H. . Morar sozinho ou acompanhado? Como ajudar o idoso após a morte do conjugê. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Batista, H. S. H. ; MIELKE, M. F. ; Freitas, J. L. . UFPR oferece terapia para pessoas com dor crônica e Fibromialgia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Batista, H. S. H. . Coordenador da Mesa Redonda 'Doença, Morte e Luto' na I Jornada Multiprofissional de Atenção Hospitalar do CHC/UFPR. 2018. (Evento Científico).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2023

    Práticas psicológicas, terminalidade e fim de vida: uma compreensão existencial da experiência de psicólogos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Joanneliese de Lucas Freitas em 07/02/2024., Descrição: Esta pesquisa pretende analisar as experiências de psicólogos hospitalares que desenvolvem práticas assistenciais voltadas à pessoas que enfrentam doenças graves e ameaçadoras da vida, bem como de seus familiares e cuidadores. Para tanto, será desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, fundamentado no método fenomenológico-hermenêutica de pesquisa em psicologia. Serão realizadas entrevistas abertas com psicólogos hospitalares, com no mínimo dois anos de experiência profissional e que atuem em contextos de terminalidade e fim de vida. Espera-se que esta pesquisa contribua com apontamentos teóricos, clínicos e éticos relacionados à prática psicológica diante das experiências de morte e morte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Henrique Shody Hono Batista - Integrante / Joanneliese de Lucas Freitas - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Clínica, corporeidade e finitude: a saúde existencial em perspectiva, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como problema o sentido das experiências vividas nas situações que envolvem o adoecimento e o limite da morte e do morrer. Compreende-se que a existência humana se constitui como sentido, vivido em um existir encarnado no mundo, em sua condição de finitude. Deste modo, pretende-se investigar as vivências e os desdobramentos práticos das experiências que emergem diante da morte, do morrer e do luto, bem como do adoecimento, em seus contextos diversos de cuidado e atenção. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Henrique Shody Hono Batista - Integrante / Joanneliese de Lucas Freitas - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Dor e cronicidade: uma compreensão fenomenológico-existencial, Descrição: O presente estudo se enquadra como uma pesquisa qualitativo-fenomenológica, de caráter exploratório, que buscará compreender a experiência de adoecimento subjetividade e convívio com a dor em pacientes portadores de dores crônicas. Para a coleta de dados serão realizadas entrevistas semiestruturadas, cuja análise seguirá o método fenomenológico de investigação em psicologia de Amadeo Giorgi. Os participantes da pesquisa devem ser pacientes do ambulatório de neurologia e ter idade mínima de 18 anos. As entrevistas serão realizadas no Hospital das Clínicas ? HC da Universidade Federal do Paraná. Se as entrevistas gerarem desconforto ou constrangimento, a participação na pesquisa poderá ser interrompida imediatamente, sem que isso proporcione qualquer dano aos participantes. Serão disponibilizados atendimentos de suporte terapêutico caso o participante constatar tal necessidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Henrique Shody Hono Batista - Integrante / Joanneliese de Lucas Freitas - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    As concepções de dor segundo médicos e residentes de medicina, Descrição: Descrição: A dor tem sido definida pela literatura como uma sensação desagradável que serve como um alerta ao indivíduo de algum ou potencial dano, para seu organismo. Estudos demonstram que a avaliação da dor difere fortemente entre pacientes e médicos, conduzindo a questões sobre a relação entre os sentidos da dor atribuídos pelos médicos e como estes avaliam a experiência de dor de seus pacientes. A pesquisa se estrutura como qualitativa e por meio de entrevista semiestruturada investiga o sentido da dor para médicos e residentes de medicina. Os temas e sentidos sobre a dor elencados por médicos podem contribuir com análises posteriores sobre a relação entre sentido da dor e percepção da dor entre médicos, bem como de suas implicações no manejo clínico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Henrique Shody Hono Batista - Integrante / Joannelise de Lucas Freitas - Coordenador / Franciane Indiara Nolasco - Integrante / Thiago Oliari Ribeiro - Integrante / Jeniffer da Silva Moreira - Integrante / Nayara Leticia Lepinsk - Integrante / Tania Madureira Dalllalana - Integrante.

Prêmios

2023

Menção Honrosa pela dedicação como psicólogo hospitalar durante a pandemia de COVID-19., Câmara Municipal de Curitiba.

2022

Memorando Circular N° 072/2022 - DIRHMIZildaArns: Reconhecimento Psicologia do HMIZA, Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns.

2022

Menção honrosa conferida ao trabalho "Atuação da equipe multiprofissional na prevenção do delirium nas unidades de internação em um hospital referência no atendimento ao idoso", 6 Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva.

2022

Menção honrosa conferida ao trabalho "Follow Up do Luto: escuta e acolhimento de familiares enlutados", 6 Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico do Serviço de Psicologia, Carga horária: 36

Outras informações:
Psicólogo clínico do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns (HMIZA), no qual realiza as seguintes atividades: atendimento psicológico individual e familiar em enfermarias, UTI e ambulatório, interconsulta, apoio em comunicação de más notícias, discussão de casos em equipe multiprofissional, avaliação de delirium, ações de humanização, participação em comissões intra-hospitalares, supervisão de estagiários de psicologia à nível de graduação e pós-graduação, formulação de indicadores em psicologia hospitalar. Desde Setembro/2021, é o Responsável Técnico pelo serviço de psicologia do HMIZA perante o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP - PR).

2018 - 2019

Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico, Carga horária: 36

Outras informações:
Psicólogo clínico em Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD), tipo III, no qual realiza as seguintes atividades: acolhimento e entrevista inicial, atendimento psicológico individual, condução de grupo terapêutico, atendimento familiar, elaboração de Projeto Terapêutico Singular (PTS), acompanhante terapêutico, articulações com a rede de saúde pública e rede de assistência social do município.

2017 - 2018

Complexo Hospital de Clínicas da UFPR

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participação no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar - Concentração em Urgência e Emergência, nos setores de UTI Adulto, UTI Cirúrgica, Centro de Terapia Semi-Intensivo, Enfermarias de Trauma e Pronto-Socorro. As atividades realizadas foram atendimento psicológico individual e familiar, elaboração de planos e visitas multiprofissionais, comunicação de más notícias, estudos e apresentações de casos clínicos, participação em aulas de saúde pública, terapia intensiva, psicologia e psicanálise.

Atividades

  • 08/2015 - 07/2016

    Estágios , Ginecologia e Obstetrícia.,Estágio realizado, Estágio extracurricular (voluntariado acadêmico) em psicologia hospitalar, desenvolvendo atividades de atendimento psicológico e entrevista clínica em internação hospitalar. Orientadora: Psicª. Msc. Tania Madureira Dallalana.

  • 08/2015 - 07/2016

    Extensão universitária , Ambulatório de Saúde Mental.,Atividade de extensão realizada, Programa de extensão "Luto e Suas Interfaces" (bolsista), desenvolvendo atividades de terapia comunitária em grupo. Orientadora: Psicª. Msc. Tania Madureira Dallalana.

  • 08/2013 - 12/2013

    Extensão universitária , Centro de Neuropediatria.,Atividade de extensão realizada, Programa de extensão "Atendimento em saúde mental na Infância e Adolescência - 2ª Ed" (bolsista), desenvolvendo atividades de avaliação e triagem neuropsicológica. Orientador: Prof. Dr. Sergio Antônio Antoniuk.

2014 - 2015

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participação no Programa de Iniciação Científica (Edital 2014), como bolsista UFPR/TN, desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado "Onde dói? O sentido da dor na perspectiva de médicos e residentes", no Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade, sob a orientação da Profª Drª Joanneliese de Lucas Freitas. - Atividades: entrevista e transcrição, análise fenomenológica, escrita de artigo científico para submissão em revista.

Atividades

  • 10/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Psicologia, Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade.,Linhas de pesquisa

  • 03/2016 - 12/2016

    Estágios , Setor de Ciências Humanas, Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação.,Estágio realizado, Estágio em Psicologia e Educação, desenvolvendo atividades de diagnóstico institucional e plantão de acolhimento. Supervisora: Prof.ª Dr.ª Roberta Kafrouni.

  • 08/2015 - 12/2016

    Estágios , Setor de Ciências Humanas, Centro de Psicologia Aplicada.,Estágio realizado, Estágio em Psicologia e Saúde, desenvolvendo atividades de atendimento psicológico individual e em grupo. Supervisora: Profª. Drª Joanneliese de Lucas Freitas.

  • 08/2015 - 08/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Psicologia, Departamento de Psicologia.,Atividade realizada, Programa de Iniciação a Docência (Monitoria) na disciplina de Psicologia Fenomenológico-Existencial II.

2014 - 2015

Associação Paranaense de Psicodrama

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Triador, Carga horária: 4

Atividades

  • 10/2014 - 07/2015

    Estágios , Clínica de Atendimento Psicológico.,Estágio realizado, Estágio extracurricular em Psicologia Clínica, desenvolvendo atividades de triagem psicológica. Supervisora: Psic.ª Amarílis de Fátima W. Falat.

2012 - 2013

Serviços e Programas para a infância e adolescência

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Educador Brinquedista, Carga horária: 4

Outras informações:
Realização de trabalho voluntário na brinquedoteca, desenvolvendo atividades de educador brinquedista, sob supervisão da Psicóloga Claudia Rietter.

2019 - Atual

Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor e Preceptor, Carga horária: 36

Outras informações:
Preceptor e Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, em parceria com as Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) e a Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba (FEAS), desenvolvendo o projeto político-pedagógico do programa, com foco na formação em serviço. Como tutor é responsável pela organização do calendário de aulas do eixo da psicologia na saúde do idoso, da avaliação semestral de desempenho do residente, da avaliação de desempenho dos preceptores, do desenvolvimento de atividades de educação continuada e da participação nas etapas do processo seletivo anual de novos residentes. Como preceptor é responsável pelo acompanhamento, supervisão e treinamento em serviço nos diferentes cenários de prática do residente, durante seu período de estágio nas dependências do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns.

2020 - Atual

Conselho Regional de Psicologia 8a. Região

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Temática, Carga horária: 2

Outras informações:
Participação como colaborador da Comissão Temática de Psicologia Hospitalar do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP - PR), compondo reuniões mensais, organização de eventos (Fórum de Psicologia Hospitalar, Café da Manhã da Psicologia Hospitalar e Encontro de Qualificação em Psicologia Hospitalar) e demais atividades técnicas pertinentes.

Atividades

  • 05/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Temática de Psicologia Hospitalar.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão Temática de Psicologia Hospitalar do CRP - PR.