Amanda Maria de Santana Guerra
Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2015), com intercâmbio acadêmico na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em Portugal (2014-2015). É especialista em Arquitetura, Construção e Gestão de Edifícios Sustentáveis pela Faculdade Unyleya e mestre em Desenvolvimento Urbano pela UFPE, com pesquisa voltada à aplicação do HBIM na conservação da arquitetura moderna de campi universitários federais. Atuou como bolsista e membro da Célula BIM UFPE e integrou o Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura (IA2). Busca conhecimento em projetos que envolvem o uso de tecnologias digitais para o ciclo de vida das construções. Principais áreas de interesse: Patrimônio Arquitetônico, BIM, HBIM, Arquitetura Moderna, Conservação e Manutenção, Inovação Tecnológica aplicada ao ambiente construído, Sustentabilidade, Gestão de Edifícios Sustentáveis, Facility Management, Inteligência Artificial, Gêmeos Digitais, Realidade Aumentada e Realidade Virtual.
Informações coletadas do Lattes em 23/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Desenvolvimento Urbano
2021 - 2024
Universidade Federal de Pernambuco
Título: HBIM e a gestão da informação do patrimônio edificado moderno de campi universitários federais: o caso do Departamento de Antibióticos da UFPE, Ano de Obtenção: 2024
Max Lira Veras Xavier Andrade.Coorientador: Luiz Manuel do Eirado Amorim. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Pós-Graduação em Arquitetura, Construção e Gestão de Edifícios Sustentáveis
2020 - 2021
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2010 - 2015
Universidade Federal de Pernambuco
Título: O CAC PULSA: Dos princípios ordenadores às dissonâncias recentes
Orientador: Luiz Manuel do Eirado Amorim
Formação complementar
2020 -
Pós-Graduação em Arquitetura, Construção e Gestão de Edifícios Sustentáveis. (Carga horária: 500h). , FACULDADE UNYLEYA, UNYLEYA, Brasil.
2025 - 2025
Noções Básicas de QGIS. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2024 - 2024
Extensão universitária em Curso Intensivo Online de Francês - módulo II (A1.2). (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Curso Intensivo Online de Francês - módulo I (A1.1). (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2017 - 2017
Aperfeiçoamento em Paisagismo. (Carga horária: 80h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2012 - 2012
AutoCAD Revit Architecture. (Carga horária: 30h). , Centro de Treinamento Digital, CTD, Brasil.
2010 - 2012
Extensão universitária em Curso de Inglês - Básico 1, Básico 2, Intermediário 1 e 2, Avançado 1.. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
AutoCAD Essencial 2D. (Carga horária: 30h). , STUDIOCAD Projetos e Apresentações LTDA, STUDIOCAD, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Organização de eventos
GUERRA, A. M. S. . II BIMDAY ACADEMIA. 2023. (Congresso).
Participação em eventos
A Carta de Veneza numa perspectiva projetual por Claudio Varagnoli.A Carta de Veneza numa perspectiva projetual por Claudio Varagnoli. 2025. (Seminário).
V Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção Civil (SBTIC) e V Workshop de Tecnologia de Processos e Sistemas Construtivos (TECSIC),. 2025. (Simpósio).
Festival Jane's Walk Recife 2023: Campus para Pessoas - patrimônio moderno, desafios contemporâneOos.Festival Jane's Walk Recife 2023: Campus para Pessoas - patrimônio moderno, desafios contemporâneos. 2023. (Outra).
o Fórum Internacional Recife Exchange Netherlands (RXN-2021) "Águas como Patrimônio: Estratégias Patrimoniais para o desafio das Águas no Recife e nos Países Baixos",. 2021. (Seminário).
Workshop Internacional Urban Labs.Produção de mobiliários urbanos a partir do descarte da obra do Edifício Ulysses Pernambucano, somado a alguns materiais a serem fornecidos pela Fundaj exclusivamente para o Projeto Arte, Reforma e Revolução.. 2015. (Outra).
1º Workshop de Morfologia Matemática Aplicada a Imagens de Sensoriamento Remoto de Alta Resolução 2014- UFPE/UNESP PP.1º Workshop de Morfologia Matemática Aplicada a Imagens de Sensoriamento Remoto de Alta Resolução 2014- UFPE/UNESP PP. 2014. (Seminário).
Processamento e análise dos dados utilizando o estado da arte de sensores de varredura a laser aerotransportados.Processamento e análise dos dados utilizando o estado da arte de sensores de varredura a laser aerotransportados. 2014. (Seminário).
VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Patrimônio Cultural: Limites, caminhos e inovações. 2014. (Exposição).
19º CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETOS. 2010. (Congresso).
Participação em bancas
GUERRA, A. M. S.. " HILL COWORKING - Estudo Preliminar de um coworking para a cidade de Garanhuns -PE ". 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - UNIFAVIP Wyden - Caruaru.
Produções bibliográficas
-
GUERRA, A. M. S. ; EIRADO, L. M. . Da análise espacial às diretrizes de intervenção: uma reflexão acerca do edifício do Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Cadernos PROARQ , v. 42, p. cadernos.proarq, 2024.
-
GUERRA, A. M. S. ; FREITAS, M. L. M. X. ; CORDEIRO, G. S. . Reurbanização do Sapé: Possiblidades e desafios. REVISTA PROJETAR - PROJETO E PERCEPÇÃO DO AMBIENTE , v. 9, p. https://periodi, 2024.
-
FOUSEKI, K. ; GUTTORMSEN, T. S. ; SWENSEN, G. ; WELLS, J. C. ; SILVA, A. P. ; GUERRA, A. M. S. ; LIMA, V. D. A. E. ; MELO, A. B. D. . Heritage and Sustainable Urban Transformations: Deep Cities. 1. ed. Oxon, UK.: Routledge, 2019.
-
TAVARES JUNIOR, J. R. ; GUERRA, A. M. S. . Crescimento Urbano do Campus Joaquim Amazonas da UFPE. In: V Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, 2014, Recife. Crescimento Urbano do Campus Joaquim Amazonas da UFPE, 2014.
-
GUERRA, A. M. S. . Significância Cultural do Centro de Artes e Comunicação da UFPE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUERRA, A. M. S. . CAC- uma breve anamnese. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUERRA, A. M. S. ; TAVARES JUNIOR, J. R. . Crescimento Urbano do Campus Joaquim Amazonas da UFPE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUERRA, A. M. S. . O CAC PULSA: DOS PRINCÍPIOS ORDENADORES ÀS DISSONÂNCIAS RECENTES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2024
Célula BIM UFPE, Descrição: Integrante e bolsista da célula BIM UFPE. Uma iniciativa para capacitar os alunos nos primeiros passos para o mercado de trabalho AECO inserindo o uso do BIM na universidade. Surgiu no âmbito do projeto Construa Brasil, a partir de um edital lançado em 2019, pelo então Ministério da Economia. Criado para melhorar o ambiente de negócios da construção civil no país, uma das metas do edital propunha a instalação de uma Célula BIM em instituições de ensino superior visando estimular o uso de tecnologias relacionadas ao BIM. A Célula BIM UFPE conta com as parcerias do Grupo de Experimentação em Artefatos 3D (Grea3D), o Laboratório de Estudos em Tecnologias de Representação Gráfica (Labgraf) e o Grupo de Pesquisa Apoio à Decisão em BIM (adBIM). Os parceiros da indústria da construção civil são o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), a Associação para o Desenvolvimento e Promoção do BIM no Estado de Pernambuco (Abimpe), o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Maria de Santana Guerra - Coordenador / Max Lira Vera Xavier Andradre - Integrante / Cristiana Maria Sobral Griz - Integrante / Renata Martins Batista - Integrante.
-
2013 - 2014
Análise Espacial da Evolução Urbana do Campus Recife, Descrição: Ao longo do tempo, o Campus Joaquim Amazonas, UFPE-Recife (CJA-UFPERecife), vem recebendo novas construções, equipamentos estes que vem transformando a paisagem do Campus. Um dos impactos destas transformações são as graduais reduções de áreas verdes, trazendo assim uma série de consequências na mudança da paisagem, a saber, reduzindo a área verde, mudando o microclima, ventilação; a arquitetura dos prédios. Mesmo restando terrenos de área significativa, o CJA carece de uma pesquisa de registro permanente e atualizado usando imagens de Sensoriamento Remoto, fotografias terrestres e técnicas de Geoprocessamento para analisar espacialmente tais modificações. A pesquisa tem como objetivo a abordagem da localização e registro do crescimento urbano do Campus Joaquim Amazonas da Universidade Federal de Pernambuco (CJAUFPE) por interpretação visual de antigas fotografias aéreas de 1974, 1984, 1986, 1996,imagens de 2013 do satélite P6.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Maria de Santana Guerra - Integrante / Joao Rodrigues Tavares Junior - Coordenador.
Prêmios
2023
Prêmio IAB - 2023 - Categoria Cultura Arquitetônica - Projeto Festival Jane?s Walk Recife 2023: Campus para pessoas - Patrimônio moderno, desafios contemporâneos - Jane?s Walk Recife, Instituto de Arquitetos do Brasil.
2019
Finalista do Concurso Oxford de Design, Oxford Cerâmicas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Arquitetura e Urbanismo. , Av. dos Reitores, sn - Campus - CAC UFPE, cidade universitária, 50740550 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21268771, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - 2023
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 30
Outras informações:
Estagiária Docente na Disciplina GEO 2D3 (Projeto Legal com BIM)
2022 - 2022
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 30
Outras informações:
Estagiária Docente na Disciplina GEO 3D2 (Introdução ao BIM Modelagem deObjetos)
2020 - 2020
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 15
Outras informações:
Estagiária Docente da Disciplina AQ 535 - CONFORTO AMBIENTAL V - ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA
2020 - 2020
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 15
Outras informações:
Estagiária Docente da Disciplina AQ 536 - CONFORTO AMBIENTAL VI - SISTEMASSUSTENTÁVEIS E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL
2014 - 2014
Wandenkolk Tinoco ArquiteturaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Escritório de Arquitetura, Carga horária: 20
2011 - 2012
Arquitetos BrasilVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Escritório de Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 20
2015 - 2015
Parque CapibaribeVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 20
Outras informações:
Iniciativa que promove diretrizes de articulação entre o Rio Capibaribe e os espaços urbanos, conectando as bordas/margens com equipamentos existentes na cidade e espaços de área verde, criando ciclovias e interligando vias de ônibus com uma nova experiência de articulação modal de transporte. Com isso, o Parque Capibaribe promove tambem uma mudança de mentalidade da população em relação ao rio, lançando um olhar inovador para as inúmeras possibilidades de ações nas águas do Capibaribe.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Amanda Maria de Santana Guerra e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?