Marisa Brascher Basílio Medeiros
Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com dois anos de pesquisa na Université de Nice Sophia Antipolis (França). Diretora Adjunta (1999-2000) e Diretora (2002-2003) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (2006-2008). Vice-Diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (2005-2009). Coordenadora Adjunta da Área Comunicação e Informação da CAPES (2014-2018). Atua principalmente nos seguintes temas: organização da informação, organização do conhecimento, indexação, sistemas de organização do conhecimento.Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental.
Informações coletadas do Lattes em 21/12/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Informação
1995 - 1999
Universidade de Brasília, UnB
Título: Tratamento automático de ambigüidades na recuperação de informações
Orientador: Enilde Faulstich
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ambiguidade; recuperação da informação; processamento automático da linguagem natural.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Mestrado em Ciências da Informação
1981 - 1985
Universidade de Brasília, UnB
Título: Terminologia Brasileira de Ciência da Informação,Ano de Obtenção: 1985
Professor Doutor Ulf Gregor Baranow.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: terminologia.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Formação complementar
1996 - 1998
Doutorado Sanduiche. , Université de Nice Sophia Antipolis, UNSA, França.
1995 - 1995
Extensão universitária em Cours de Lexicographie Generale. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1981 - 1981
Extensão universitária em Variação Lingüística no Léxico do Português. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
Organização de eventos
BRASCHER, M. ; CUNHA, M. V. ; FREIRE, I. . XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2013. (Outro).
Rahla,C.G. ; BRASCHER, M. . V Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. 2009. (Congresso).
BRASCHER, M. . O Impacto das Tecnologias na Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Internacional de Artes, Patrimônio e Museologia. A Inserção da Museologia na área Comunicação e Informação da Capes: panorama, perspectivas e desafios. 2017. (Congresso).
Encontro 70 Anos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.A Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil: panorama e perspectivas. 2017. (Encontro).
XVII ENANCIB.Garantias, Análise de Domínio e Tipologias. 2016. (Encontro).
Conferência de abertura da VII Semana Acadêmica de Biblioteconomia (SEABI) da Universidade Federal do Cariri.Perspectivas em organização do conhecimento no Brasil. 2015. (Outra).
III Congresso Brasileiro em Representação e Organização da Informação. A dimensão epistemológica da organização do conhecimento. 2015. (Congresso).
Seminário de Iniciação Científica da FAED.Avaliação de trabalhos de iniciação científica com bolsas do CNPQ. 2015. (Seminário).
XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação.Organização e representação do conhecimento. 2015. (Encontro).
XV Enancib.Relações semânticas em tesauros: um estudo da abordagem pragmática. 2014. (Encontro).
II Congresso Brasileiro em Representação e Organização da Informação. Panorama da Pesquisa em OC em sua dimensão epistemológica (bases conceituais, históricas, metodológicas, diálogos interdisciplinares, produção científica). 2013. (Congresso).
VIII Workshop Internacional em Ciência da Informação (WICI).Sistemas colaborativos. 2012. (Seminário).
XIII Enancib.Coordenação do Grupo de Trabalho 2. 2012. (Encontro).
I Congresso da ISKO- Brasil. A dimensão social e política da organização do conhecimento.. 2011. (Congresso).
X CINFORM - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação.REPRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS Novos regimes de produção social de sentido reclamam atitudes e interfaces diferenciadas. 2011. (Encontro).
Ciclo de Conferências sobre Organização da Informação Legislativa e Jurídica.Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?. 2009. (Outra).
IV Workshop Internacional em Ciência da Informação.Sistemas de Organização do Conhecimento. 2009. (Encontro).
Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem:Socializando as melhores práticas.ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS. 2009. (Seminário).
Sexto Simposium Iberoamericano en Educación, Cibernética Informática: SIECI 2009.Revisor. 2009. (Simpósio).
X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Mesa Dialogadora: a Ciência da Informação no Brasil. 2009. (Encontro).
X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Menção Honrosa pela memorável contribuição à Ciência da Informação e à Biblioteconomia durante a gestão da ANCIB. 2009. (Encontro).
6 Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana.Membro do Comitê Científico. 2008. (Outra).
II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO.Membro Comitê Científico. 2008. (Outra).
IV Encontro de Arquivos e Bibliotecas da Administração Pública Federal.Estudo comparativo: Tesauros, Taxonomia e Ontologias. 2008. (Encontro).
IX ENANCIB.Revisor GT2. 2008. (Encontro).
VIII CINFORM Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação.Grupos de pesquisa em ciência da informação no Brasil. 2008. (Encontro).
1 Seminário de Gestão da Informação Jurídica em Espaços Digitais.Web Semântica. 2007. (Simpósio).
5 Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana.Membro do Comitê Científico. 2007. (Outra).
Encontro de Biblioteconomia UFG.Indexação automática de documentos. 2007. (Outra).
I Encontro da Biblioteca Nacional com os Cursos de Pós-graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação do Rio e Janeiro.Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação. 2007. (Encontro).
VII CINFORM - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação.A ANCIB e a pesquisa e pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. 2007. (Encontro).
VIII ENANCIB.Revisor GT2. 2007. (Encontro).
4 Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana.Membro do Comitê Científico. 2006. (Outra).
3 Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana.Membro do Comitê Científico. 2005. (Outra).
Impacto da Avaliação do Ciclo de Vida na Competitividade da Indústria Brasileira. 2005. (Seminário).
2 Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana.Membro do Comitê Científico. 2004. (Outra).
1 Reunião do Grupo de Especialistas em Biblioteca Digital.1 Reunião do Grupo de Especialistas em Biblioteca Digital - UNESCO. 2000. (Outra).
2 Reunião do Grupo de Especialistas em Biblioteca Digital.2 Reunião do Grupo de Especialistas em Biblioteca Digital - UNESCO. 2000. (Outra).
Participação em bancas
RIBEIRO JUNIOR, D. I.;BRÄSCHER, MARISA. A atividade de indexação apoiada por plataformas computacionais. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
CALDIN, C. F.;BRÄSCHER, MARISA. Biblioterapia no Brasil e na Polônia. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, F. A. B.;BRÄSCHER, MARISA. Desafios e Perspectivas para a preservação do patrimônio cultural do Piauí. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia) - Universidade Federal do Piauí.
PINHEIRO, A. P.;BRÄSCHER, MARISA. Documentação Museológica inventário do acervo do museu do trem do Piauí. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia) - Universidade Federal do Piauí.
SILVA, E. C. L.;BRÄSCHER, MARISA. O acesso à informação no sistema nacional de informações de registro civil (SIRC). 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
RODRIGUES, R. S.;BRASCHER, M.; LEITE, F. C. L.; PINTO, A. L.. Acesso Aberto: classificação dos artigos indexados na SCOPUS. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Rahla,C.G.;BRASCHER, M.; LADEIRA, M.. Modelo de Interoperabilidade Semântica Aplicada ao Domínio da Saúde: Um Estudo de Caso na Vigilância Alimentar e Nutricional. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.
CAFE, L.BRASCHER, M.; SILVA, E. L.. Representação da informação musical: subsídios para recuperação da informação em registros sonoros e partituras no contexto educacional e de pesquisa. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GUIMARÃES, J.A.C.; PINHO, F. A.; MORAES, J.B.E.;BRASCHER, M.. A questão do politicamente correto e seus reflexos na representação da informação em temáticas ligadas à homossexualidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CUNHA, M. V.; RODRIGUES, M. E. F.; CHAGAS, M. T.;BRASCHER, M.. Perfil do bibliotecário da Região Norte: estudo dos egressos da Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal do Pará. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Faulstich;BRASCHER, M.. Confluência ente dicionário analógico e tesauro documentário como modelo para um novo dicionário analógico. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
Rahla,C.G.;BRASCHER, M.; VIEIRA, R.. Geração automática de ontologias para a web semântica. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.
Silva, C. A. T.;BRASCHER, M.; Niyama, J.K.. Análise das variáveis que explicam o nível de similaridade dos relatórios da administração de empresas negociadas no mercado acionário brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
LADEIRA, M.;BRASCHER, M.; FERNEDA, E.. Metodologia para recomendação de consultores ad hoc baseada na extração de perfis do currículo Lattes. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.
CAMARA, L. M.;BRASCHER, M.. A produção de informação no contexto do orçamento-programa: uma análise a partir das informações contidas no cadastro de ações orçamentárias do governo federal. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.
Duque, C.G.;BRASCHER, M.. Uma Proposta de Sistema de Recuperacao de Informacao para Politicas Publicas Habitacionais. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
MANINI, Miriam Paula;BRASCHER, M.; FUNARI, P. P. A.. Preservação de documentos digitais: o papel dos formatos de arquivo. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
CABRAL, J.H.;BRASCHER, M.; SOUTO, V. T.. A necessidade de informação dos projetistas de interfaces de sistemas interativos na web, com foco em usabilidade. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
LADEIRA, M.;BRASCHER, M.; EBECKEN, N.F.F.. Aprendizagem estatística para recuperação da Informação. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.
FERNANDEZ, J. H.;BRASCHER, M.. Um estudo sobre modelos de informações para elaboração de inventários de ciclo de vida da base da cadeia industrial. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
CAFE, L.BRASCHER, M.. Metodologia para validação de ontologias: o caso ORBIS-MC. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CAFE, L.; CUNHA, M. F. V.;BRASCHER, M.. Metodologia para construção de taxonomia para portais corporativos: análise e recomendações. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CAFE, L.BRASCHER, M.. Metodologia para validação de ontologias: o caso ORBIS-MC. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Rahla,C.G.; ARAUJO, R. M.;BRASCHER, M.. Um framework de alimentação ontológico entre TI e o negócio de uma organização. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.
MANINI, Miriam Paula;BRASCHER, M.; MARCIANO, J. L.. Web semântica: indexação e recuperação de fotografias baseadas na técnica fotográfica e no conteúdo da imagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
LOPEZ, A. P. A.;BRASCHER, M.; Baptista, D.M.. A comunicação científica e o modelo de comunicação organizacional: análise quantitativa de produtividade dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação por meio do currículo Lattes. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BAPTISTA, S. G.;BRASCHER, M.CAFE, L.. O comportamento de busca de informação dos pesquisadores da área de fungívoros da Universidade Federal da Grande Dourados. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
MARQUES, M. L.;BRASCHER, M.CAFE, L.. Ambigüidades da língua portuguesa: recorte classificatório para elaboração de um modelo ontológico. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
Rahla,C.G.;BRASCHER, M.. Uma Proposta de Integração de Sistemas Computacionais Utilizando Ontologias. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.
COSTA, S. M.;BRASCHER, M.. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Avaliação da Linguagem Natural e Controlada na Recuperação de Doutrina Jurídica. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Analise comparativa entre procedimentos de construção de linguagens documentárias usando a linguagem de modelagem unificada (UML) e tesauro. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. O fluxo de informações para o apoio às decisões estratégicas na área de tecnologia da informação do IBICT. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
GUIMARÃES, JOSÉ AUGUSTO CHAVES;BRÄSCHER, MARISA; BUFREM, L. S.. Epistemologia da Organização do Conhecimento: um estudo metateórico. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUIMARÃES, JOSÉ AUGUSTO CHAVES;BRÄSCHER, MARISA; BUFREM, L. S.. Abordagens teóricas de organização do conhecimento:uma análise a partir do CSKOL da ISKO. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CRUZ, F. W.;BRÄSCHER, MARISA. Diretrizes para organização de informação musical brasileira. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
GONCALVES, A. L.;BRASCHER, M.. Framework de conhecimento para análise de rede de colaboração científica. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MANINI, Miriam Paula;BRASCHER, M.. Ícone, índice e símbolo como categorias semióticas fundamentais para leitura, indexação e organização da informação de imagens. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
SANTOS, P. L. V. A. C.;BRASCHER, M.. Fluxo e Tecnologias de Informação no Contexto Brasileiro de Inventário de Ciclo de Vida. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SOUSA, R. T.;BRASCHER, M.; Baptista, D.M.; ARAUJO JUNIOR, R.; ARELLANO, M. A. M.. Memória, Mudança Linguística e Sistemas de Representação & Recuperaçãode de informações registradas em Documentos de Arquivo: defesa de uma postura não-(re)Ativa. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.; FUGITA, M.; CERVANTES, B.; LEIVA, I. G.. O tratamento temático da Informação em Abordagem Sociocultural. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
BRASCHER, M.. Institucionalização Cognitiva e Social da Organização e Representação do Conhecimento no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Rahla,C.G.;BRASCHER, M.. Uma Arquitetura de Agentes para Recomendação Contextualizada de Eventos Baseada em Propagação de Ativação. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de Brasília.
MORAES, J.B.E.; GUIMARÃES, J.A.C.; PINHO, F. A.; SILVA, H. C.;BRASCHER, M.. Análise documental em textos narrativos de ficção. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
BRASCHER, M.. Processamento de linguagem natural: caracterização da produção científica dos pesquisadores brasileiros. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ROBREDO, J.;BRASCHER, M.. Anotação automática de recomendação personalizada de documentários brasileiros - sistema DocUnB. 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
Cunha,M.B.da;BRASCHER, M.. Modelo Genérico de Relacionamento na Organização da Informação Legislativa e Jurídica. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
MARQUES, M. L.;BRASCHER, M.. Segurança da Informação: uma abordagem social. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
MARQUES, M. L.;BRASCHER, M.. Autoria de documentos para a Web Semântica: um novo modelo de produção do conhecimento baseado em ontologia. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Método de avaliação de programas de governo eletrônico sob a ótica do cidadão-cliente: uma aplicação no contexto brasileiro. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Uso de marcadores estilísticos para a busca na web em português. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo.
BRASCHER, M.. Avaliação da similaridade semântica entre classes de entidades espaciais, representadas conceitualmente numa ontologia ad-hoc. 2003. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Revolução Tecnológica e a Dimensão Humana da informação. 2003. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
SILVA, E. C. L.;BRÄSCHER, MARISA. REGISTROS CIVIS NO BRASIL FRENTE ÀS FUNÇÕES ARQUIVÍSTICAS. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GUIMARÃES, J.A.C.; BUFREM, L. S.;BRÄSCHER, MARISA. Epistemologia da Organização do Conhecimento. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
LARA, M. L. G.;BRÄSCHER, MARISA. Em busca do corpo teórico-conceitual da Ciência da Informação: uma análise histórico-hermenêutica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo.
GUIMARÃES, J.A.C.;BRÄSCHER, MARISA. Organização e representação do conhecimento: abordagens teóricas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CRUZ, F. W.;BRASCHER, M.; VILAN FILHO, J. L.. Uma proposta de modelo conceitual para representação da música brasileira. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
SOUSA, R. T.;BRASCHER, M.; Baptista, D.M.. Memória, Mudança Linguística e Sistemas de Representação & Recuperaçãode de informações registradas em Documentos de Arquivo: defesa de uma postura não-(re)Ativa. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Framework baseado em conhecimento para análise da colaboração científica. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BRASCHER, M.; CAMPOS, M.L.A.; ARAUJO JUNIOR, R.. Construção automática de axiomas no contexto de ontologias. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
MANINI, Miriam Paula;BRASCHER, M.; VIEIRA, J. A.. Imagens: polissemia versus indexação e recuperação da informação.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Análise documental de textos narrativos de ficção: contribuições da aplicação do percurso gerativo de sentido para a construção de um modelo de leitura para textos narrativos de ficção. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SIMEAO, E. L. M. S.; SMIT, J. W.; MANINI, Miriam Paula;BRASCHER, M.. Análise e tematização da imagem fotográfica para a comunicação da informação imagética. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
ALVARENGA, L.;BRASCHER, M.. Processamento de linguagem natural: um olhar sobre o conhecimento acumulado da Ciência da Informação e as repercussões na pesquisa contemporânea. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Cunha,M.B.da;BRASCHER, M.. Gestão do fluxo da norma legal. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Políticas de segurança da informação:uma abordagem social. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Autoria de documentos para a web semântica:um novo modelo de produção de conhecimento baseado em ontologia. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Modelo conceitual para identificação de critérios de avaliação e qualidade da informação em saúde recupeada nos sítios brasileiros da World Wide Web. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Ferramenta Inteligente de Apoio à Pesquisa: mineração de artigos científicos na web. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo.
BRASCHER, M.. Uma arquitetura para recuperação da informação para textos em português baseada em tema/assunto. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Matemática) - Universidade de São Paulo.
RIBEIRO JUNIOR, D. I.;BRASCHER, M.. dos Santos. A atividade de indexação apoiada por plataformas computacionais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
KARPINSKI, C.;BRASCHER, M.; SILVA, E. C. L.; KRUGER, A. K.. Representação da informação em ecomuseus: estudo de caso no Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, R.A.;BRASCHER, M.; COSTA, E.. Web Semântica para Sistemas de Redução de Demanda, Oferta e dos Danos Associados ao Uso de Drogas.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Universidade de Brasília.
MEDEIROS, G. M.;BRÄSCHER, MARISA. Proposta de tesauro para os documentos arquivísticos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Moreno, F. P.BRASCHER, M.. Padrões de metadados para filmes cinematográficos e o modelo conceitual FRBR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília.
Moreno, F. P.BRASCHER, M.. Análise dos catálogos da Estante Virtual e Cultura a partir dos Princípios Teóricos da Classificação Facetada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília.
Moreno, F. P.BRASCHER, M.. Catalogação de documentos musicais: uma releitura das regras de catalogação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília.
CAFE, L.BRASCHER, M.. Estrutura de tesauro em Ciência da Informação: análise dos tesauros das bases de dados LISA e LISTA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CAFE, L.BRASCHER, M.. Estudo Comparativo entre tesauros museológicos internacionais disponíveis online. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
LEIRO FILHO, J.;BRASCHER, M.. Periódicos científicos brasileiros nas áreas de informação (1972-2007). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília.
MUNOZ, I. K.;BRASCHER, M.. Weblogs e redes sociais como ferramentas de interatividade no serviço de referência das bibliotecas universitárias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília.
MANINI, Miriam Paula;BRASCHER, M.; Baptista, D.M.. Cultura visual: um ensaio sobre a leitura de imagens e a biblioteca brasileira como instituição. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília.
MANINI, Miriam Paula;BRASCHER, M.; MUNOZ, I. K.. Indexação e imagens fotográficas de acesso pessoal em meio digital. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília.
Baptista, D.M.;BRASCHER, M.Moreno, F. P.. Os novos objetivos do catálogo de biblioteca. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília.
Rahla,C.G.;BRASCHER, M.. Desenvolvimento de uma ontologia para gerenciamenteo de projetos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.
MANINI, Miriam Paula;BRASCHER, M.. A construção de Brasília: narrativa fotográfica e indexação de imagens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília.
MANINI, Miriam Paula;BRASCHER, M.; KUNIYOSHI, C.. A leitura de fotografias como pré-requisito para indexação de documentos fotográficos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília.
Monteiro, Fernanda; Baptista, D.M.;BRASCHER, M.. Indexação automática: aborgagem histórica, características, aspectos consideráveis e perspectivas para o futuro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília.
Rahla,C.G.;BRASCHER, M.. Uma proposta ontológica para um sistema de gestão de versionamento do modelo ITIL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.
BAPTISTA, S. G.;BRASCHER, M.. O bibliotecário empreendedor e o mercado de informação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília.
Monteiro, Fernanda; Baptista, D.M.;BRASCHER, M.. Recuperação da Informação: uma análise sobre os sistemas de busca da web. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.Moreno, F. P.; fachin, g.. Concurso para professor auxiliar I na área de Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Informação da UFSC. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.
SOUZA, R. F. de;BRASCHER, M.. Banca do concurso de pesquisador do Ibict. 2012. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
BRASCHER, M.; ARAUJO JUNIOR, R.; SIMEAO, E. L. M. S.; BORGES, M. A. G.. Seleção simplificada para professor substituto na área de organização e gestão da informação. 2009. Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.; ALVARENGA, L.; Cunha,M.B.da. Concurso para professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação. 2008. Universidade de Brasília.
Baptista, D.M.;BRASCHER, M.; ARAUJO JUNIOR, R.. Concurso para professor substituto Departamento de Ciência da Informação. 2007. Universidade de Brasília.
SILVA, E. L.;CAFE, L.BRASCHER, M.. Concurso para professor adjunto I Departamento de Ciência da Informação. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.
Cunha,M.B.da;BRASCHER, M.CAFE, L.. Concurso professor adjunto I Departamento de Ciência da Informação. 2005. Universidade de Brasília.
FELINTO, E.;BRASCHER, M.; PRYSTHON, A. F.; FURTADO, S.; EGGERT-STEINDEL, G.; AGUIAR, L.; CHRISTOFOLETTI, R.; MELO, R.. Comissão de Julgamento do Prêmio Capes de Tese ? 2015 da área de Ciências Sociais Aplicadas I. 2015. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
BRASCHER, M.. Comissão de Julgamento do Prêmio Capes de Tese ? 2014 da área de Ciências Sociais Aplicadas I. 2014. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
BRASCHER, M.. Comissão de recredenciamento docente do PPGCI/IBICT-UFRJ. 2013. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
ALBUQUERQUE, A.; LEAL, B. S.;BRASCHER, M.. Comissão de Julgamento do Prêmio Capes de Tese ? 2012 da área de Ciências Sociais Aplicadas I. 2012. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
BRASCHER, M.. Comissão de Pós-graduação do programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. 2009. Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Comitê de Busca para o cargo de direção do Ibict. 2009. Ministerio de Ciência e Tecnologia.
BRASCHER, M.. Comissão simplificada para contratação de professor substituto. 2007. Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Comissão de Seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado em CIência da Informação. 2007. Universidade de Brasília.
BRASCHER, M.. Comissão de Pós-graduação do programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. 2007. Universidade de Brasília.
Orientou
Representação da informação arquivística: o modelo de programa para a descrição arquivística; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
Análise de Domínio em debate: um estudo sobre seus fundamentos e aplicações; Início: 2016; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
O conceito de categorização: um estudo com base na literatura da área da Ciência da Informação; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Análise de domínio: um estudo das publicações científicas brasileiras; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
A representação de assunto em instrumentos normativos de descrição arquivística; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Recuperação da informação em acervos digitais de jornais impressos:proposta para modelagem de ontologia no domínio do futebol; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Vocabulário Controlado do Governo Eletrônico (VCGE): uma análise com base em critérios aplicáveis a taxonomias e tesauros; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Relações semânticas em tesauros:um estudo da abordagem pragmática; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Contribuições das abordagens positivista e pragmática do estudo do conceito para o modelo conceitual FRSAD; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Organização Social do Conhecimento: um estudo no contexto das universidades federais brasileiras; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Critérios para avaliação de taxonomias navegacionais em sítios de comércio eletrônico; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Extração de Contextos Definitórios em textos acadêmicos da Ciência da Informação; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Sistemas de Organização do Conhecimento: uma reflexão no contexto da Ciência da Informação; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Etiquetagem e Folksonomia: uma análise sob a óptica dos processos de organização e recuperação da informação na web; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Análise do conteúdo de um sistema de informação destinado à microempresa brasileira por meio da aplicação da Descoberta de Conhecimento em Textos; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Interoperabilidade semântica em Repositórios Temáticos: indexação semi-automática com o uso de ontologias; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Indexação Automática de Acórdãos por Meio de Processamento de Linguagem Natural; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Descoberta de Conhecimento em Texto aplicado a um Sistema de Atendimento ao Consumidor; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Modelo de Recuperação da Informação orientado ao usuário; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Recuperação Inteligente de Jurisrpudência: uma avaliação do raciocínio baseado em casos aplicado a recuperação de jurisprudências no TRE-DF; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Identificação e delimitação de relações associativas em tesauros: um estudo de caso na área de Direito do Trabalho; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Recuperação de informações sobre log de eventos apoiada em ontologia; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
FRBR - Requisitos funcionais para registros bibliográficos: um estudo no catálogo da Rede Bibliodata; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
O estudo do economês nos jornais O Estado e Correio do Estado de Mato Grosso do Sul; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Interoperabilidade semântica em Repositórios Temáticos: indexação semi-automática com o uso de ontologias; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Modelo de Arquitetura da Informação para a Gestão da Informação em Organizações Corporativas; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Inclusão Digital: ações do Governo do Distrito Federal; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Abordagem de recomendação na recuperação de informação; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Indexação em documentos arquivísticos: em busca de aprofundamento teórico-metodológico; 2019; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Interoperabilidade semântica: uma análise sob a perspectiva da abordagem ontológica de Willard van Orman Quine; 2019; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Representação temática de documento arquivístico: as contribuições do modelo FRSAD; 2017; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Lexicalização de ontologias: o relacionamento entre conteúdo e significado no contexto da Ciência da Informação; 2015; Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Processamento de Linguagem Natural para Indexação Automática Semântico-Ontológica; 2013; Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Em busca dos objetivos bibliográficos: um estudo sobre catálogos; 2011; Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Organização da Informação para dar Suporte à Arquitetura Orientada a Serviços: Reuso da Informação nas Organizações; 2011; Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
2010; Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Padronização Terminológica: Um Estudo na Área da Segurança da Informação e Comunicações; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
A organização e a norma: uma análise do Sistema de MAnuais Técnicos da Caixa Econômica Federal sob a perspectiva da informação; 2005; 69 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Inteligência Org e Competitiva na Soc da Inform; ) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO REGISTRADO NA BASE DE DADOS DO SERVIÇO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TÉCNICAS - SBRT; 2005; 92 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Inteligência Org e Competitiva na Soc da Inform; ) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
FATORES DE EFICÁCIA EM PROJETOS DE BI EM INTITUIÇÕES FINANCERIAS; 2005; 91 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Inteligência Org e Competitiva na Soc da Inf) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
A inserção do Negro no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina a Partir das Ações Afirmativas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Proposta de Vocabulário Controlado para Indexação de Filmes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Análise dos Relacionamentos Implementados entre os Termos no Vocabulário Controlado da Biblioteca Nacional e no Tesauro do INEP: abordagens positivista e pragmática; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Folksonomia e etiquetagem: influência do conhecimento sobre indexação em usuários do Instagram; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Avaliação de fontes de informação disponíveis na web: um estudo do banco de teses da capes e biblioteca digital brasileira de teses e dissertações do ibict; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Representação e recuperação e Informação das fotografias de Santo Amaro da Imperatriz/SC; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Análise das relações semânticas em tesauros jurídicos brasileiros: orientações das normas e aplicação prática; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Análise bibliométrica das dissertações do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSC: aplicação da Lei de Zipf; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Vocabulário controlado básico da Rede RVBI: estudo sobre as relações conceituais na área de Direito Autoral e Direito do Consumidor; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Web semântica e folksonomia nas redes sociais: relações e aplicações na ciência da informação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Como atualizar tesauros; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Organização da informação no portal estante visual; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Taxonomias navegacionais em portais do governo: estudo de caso nos portais do Ministério da Saúde, ANVISA E ANS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
O uso das linguagens natural e controlada na recuperação da informação na web: o caso das livrarias eletrônicas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Recuperação de informações jornalísticas em formato audio visual utilizando o vocabulário controlado: estudo de caso da TV Globo Brasília; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Biblioteca digital: um estudo sobre a ICDL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Representação da informação: das linguagens gestuais às linguagens documentárias; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Análise da Biblioteca Digital Domínio Público do Ministério da Educação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Microtesauro em cinema; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Recuperação da informação na UnB: análise dos principais metamecanismos e mecanismos gerais de busca; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Microtesauro em música: teoria e prática; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Teoria e Prática da Construção de um tesauro na área de bioética; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Princípios classificatórios para a construção de taxonomias; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Wikpédia e seus buscadores; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
O diagnóstico da organização da informação na rede RVBI; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
A Web 2; 0 em bibliotecas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Organização e recuperação da informação em ciências da saúde:a elaboração de um microtesauro de nutrição; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Tesauro de Ciência da Informação - TCI: uma proposta de atualização; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
A taxonomia navegacional em sites de comércio eletrônico: uma investigação da americanas; com, extra; com e submarino; com; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Guia Digital de Fontes de Informação sobre Taxonomia, Tesauro e Ontologia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
A recuperação da informação em jornais online: um estudo do Jornal de Brasília; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Ontologia e Web Semântica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Recuperação da informação: uma análise sobre os sistemas de busca da Web; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Estudo do desenvolvimento de taxonomia em organizações; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Levantamento das linguagens documentárias utilizadas no Distrito Federal; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Modelagem conceitual: a construção de uma ontologia sobre Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para fomentar a disseminação de seus conceitos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Desenvolvimento de uma metodologia para a classificação e indexação automática das monografias disponíveis no Portal do CID com base na Classificação Decimal Universal (CDU); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
As contribuições da Ciência da Informação para a web semântica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Indexação de imagens o Correio Brasiliense; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Indexação de imagens no Correio Brasiliense; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Guia digital em fontes de informação nas áreas de tesauro e ontologia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Política de indexação da Rede RVBI; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Indexação em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Central da Universidade de Brasília; 2004; 56 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
O uso de mecanismos de busca pelos estudantes de graduação da UnB; 2004; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Proposta de um guia de Fontes de Informação na área de Ontologias; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
A recuperaçao da informação na Internet; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Indexação de imagens; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Avaliação de software para elaboração de tesauro; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Avaliação de software para elaboração de tesauros; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Relações semânticas em sistemas de organização do conhecimento; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Relações semânticas em sistemas de organização do conhecimento: em busca de referencial teórico; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Guias de informação para comunicação em saúde: uma experiência com o protégé; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Fontes de informação na área de Tesauros e Ontologias; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marisa Brascher Basilio Medeiros;
Produções bibliográficas
-
VIEIRA, KEITTY RODRIGUES ; BRÄSCHER, MARISA ; SILVA, EVA CRISTINA LEITE DA ; KARPINSKI, CEZAR . A Escola de Chicago e a dimensão temática da informação. Informação & Informação (Online) , v. 25, p. 211-228, 2020.
-
SCHVEITZER, VANESSA ALINE ; SILVA, EVA CRISTINA LEITE DA ; BRÄSCHER, MARISA . Representação/Descrição de acervo fotográfico: um panorama de instituições arquivístas catarinenses. Informação & Informação (Online) , v. 25, p. 509-534, 2020.
-
VITAL, LUCIANE PAULA ; MEDEIROS, MARISA BRASCHER BASILIO . Representação temática de documento arquivístico: em busca de especificidades. EM QUESTÃO , v. 25, p. 345, 2019.
-
SCHWINDEN LEHMKUHL, CAMILA ; MELO MINTEGUI, EVELIN ; LEITE DA SILVA, EVA CRISTINA ; BRASCHER, MARISA . Diálogos entre a função arquivística de avaliação e a representação da informação. Informação & Informação (Online) , v. 24, p. 163, 2019.
-
LINDEN, LEOLÍBIA LUANA ; BRÄSCHER, MARISA . Diagnóstico arquivístico: uma proposição metodológica a partir de instrumentos normativos de descrição arquivística. Informação & Informação (Online) , v. 24, p. 335-364, 2019.
-
MEDEIROS, GRAZIELA MARTINS DE ; MEDEIROS, MARISA BRASCHËR BASILIO . A indexação de assunto em documentos arquivísticos. REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 18, p. e020006, 2019.
-
VITAL, L. P. ; BRÄSCHER, MARISA . Modelo FRSAD como base para a representação temática na descrição arquivística. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE (UFPB. ONLINE) , v. 28, p. 271-283, 2018.
-
LINDEN, LEOLÍBIA LUANA ; BRÄSCHER, MARISA . O tratamento temático da informação em instrumentos normativos de descrição arquivística. EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO) , v. 24, p. 96-124, 2018.
-
AMORIM, IGOR SOARES ; VIANA, W. B. ; BRÄSCHER, MARISA . Aspectos epistemológicos em estudos sobre análise de domínio sob as lentes do racionalismo e do empirismo. LOGEION: FILOSOFIA DA INFORMAÇÃO , v. 5, p. 35-47, 2018.
-
BRÄSCHER, MARISA ; GUIMARÃES, JOSÉ AUGUSTO CHAVES . Tratamento temático da informação (TTI): influência dos paradigmas físico, cognitivo e social em artigos de revisão de literatura no período de 1966-1995 | Information subject treatment: influence of the physical, cognitive and social paradigms in literature review articles in the period 1966-1995. LIINC EM REVISTA , v. 14, p. 241, 2018.
-
SCHIESSL, José Marcelo ; BRASCHER, M. . Ontology lexicalization: Relationship between content and meaning in the context of Information Retrieval. Transinformacao , v. 29, p. 57-72, 2017.
-
AMORIM, IGOR SOARES ; MEDEIROS, MARISA BRASCHER BASILIO . Apropriação da filosofia de Deleuze na Ciência da informação: um estudo quantitativo. INCID: REVISTA DE DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 8, p. 69-91, 2017.
-
AMORIM, I. S. ; BRASCHER, M. . O fora da organização do conhecimento: considerações para a arquivologia, biblioteconomia e museologia. REVISTA ACB (FLORIANÓPOLIS) , v. 22, p. 359-376, 2017.
-
VITAL, L. P. ; BRASCHER, M. . Classificação e descrição arquivística como atividades de organização e representação da informação e do conhecimento. BRAZILIAN JOURNAL OF INFORMATION SCIENCE , v. 11, p. 40-46, 2017.
-
SANTOS, L. C. M. ; MEDEIROS, MARISA BRASCHER BASILIO . Acervos digitais de jornais: considerações a respeito da recuperação da informação sobre futebol. AGORA (FLORIANOPOLIS) , v. 27, p. 183-212, 2017.
-
SANTOS, LUANA CARLA DE MOURA DOS ; BRÄSCHER, MARISA . Uso de ontologia na recuperação da informação em acervos digitais de jornais. Informação & Informação (Online) , v. 22, p. 346-376, 2017.
-
DO CARMO, JULIANA RABELO ; KARPINSKI, CEZAR ; BRÄSCHER, MARISA . A relação entre a memória social e sociocognição: busca do contexto social na Organização do Conhecimento. EM QUESTÃO , v. 24, p. 65-85, 2017.
-
BARBOSA, V.L.R. ; BRÄSCHER, MARISA ; PINTO, M. D de S. ; SENA, P. M. B. . A inserção da etnia negra no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina a partir das ações afirmativas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) , v. 13, p. 198-215, 2017.
-
VITAL, L. P. ; BRASCHER, M. . Descrição Arquivística: uma discussão conceitual. Informação & Informação (UEL. Online) , v. 21, p. 213-229, 2016.
-
Weiss, L. C. ; BRASCHER, M. . Relações semânticas em tesauros: contribuições da abordagem pragmática. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação , v. 7, p. 136-155, 2016.
-
MEDEIROS, G. M. ; VITAL, L. P. ; BRASCHER, M. . Tratamento Temático da Informação em Documentos Arquivísticos: estudo dos anais da ISKO e do GT2 do ENANCIB. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação , v. 9, p. 1-23, 2016.
-
MEDEIROS, GRAZIELA MARTINS DE ; BRÄSCHER, MARISA ; VIANNA, WILLIAM BARBOSA . Indexação de assunto em documentos arquivísticos: convergências e divergências em artigos científicos internacionais. EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO) , v. 23, p. 154-182, 2016.
-
BRASCHER, M. . Semantic relations in knowledge organization systems. Knowledge Organization , v. 41, p. 175-180, 2014.
-
CAVALCANTE, R.S. ; BRASCHER, M. . Taxonomias navegacionais em sítios de comércio eletrônico: critérios para avaliação. Transinformação , v. 26, p. 191-201, 2014.
-
MELO, M. A. F. ; BRASCHER, M. . Requisitos funcionais para dados de autoridade assunto (FRSAD): entidades, atributos e relacionamentos. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação , v. 12, p. 102-119, 2014.
-
MELO, M. A. F. ; BRASCHER, M. . Termo, conceito e relações conceituais: um estudo das propostas de Dahlberg e Hjorland. Ciência da Informação (Online) , v. 43, p. 67-80, 2014.
-
SCHIELSS, M. ; BRASCHER, M. . Do texto às ontologias: uma perspectiva para a ciência da informação. Ciência da Informação (Online) , v. 40, p. 301-311, 2012.
-
SCHIELSS, M. ; BRASCHER, M. . Ontologia: ambiguidade e precisão. Encontros Bibli , v. 17, p. 125-141, 2012.
-
CAFE, L. ; BRASCHER, M. . Organização do Conhecimento: teorias semânticas como base para estudo e representação de conceitos. Informação & informação (UEL. Online) , v. 16, p. 25-21, 2011.
-
Carlan, E. ; BRASCHER, M. . Sistemas de Organização do Conhecimento na visão da Ciência da Informação. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação , v. 4, p. 53-73, 2011.
-
BRANDT. M.B. ; BRASCHER, M. . Folksonomia: esquema de representação do conhecimento?. Transinformação , v. 22, p. 111-122, 2010.
-
Aquino, I.J. ; Carlan, E. ; BRASCHER, M. . Princípios Classificatórios para a Construção de Taxonomias. PontodeAcesso (UFBA) , v. 3, p. 196-215, 2009.
-
RAMOS, H. S. C. ; BRASCHER, M. . Aplicação da descoberta de conhecimento em textos para apoio à construção de indicadores infométricos para a área de C&T. Ciência da Informação (Impresso) , v. 38, p. 56-68, 2009.
-
VICTORINO, Marcio ; BRASCHER, M. . Organização da Informação e do Conhecimento, Engenharia de Software e Arquitetura Orientada a Serviços: uma Abordagem Holística para o Desenvolvimento de Sistemas de Informação Computadorizados. Datagramazero (Rio de Janeiro) , v. 10, p. 3, 2009.
-
Moreno, F. P. ; BRASCHER, M. . Requisitos Funcionais para registros bibliográficos: um estudo no catálogo da Rede Bibliodata. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação , v. 1, p. 137-158, 2008.
-
CAFE, L. ; BRASCHER, M. . Organização da Informação e Bibliometria. Encontros Bibli , v. n. esp, p. 54-75, 2008.
-
Moreno, F. P. ; BRASCHER, M. . MARC, MARCXML e FRBR: relações encontradas na literatura. Informação & Sociedade (UFPB. Impresso) , v. 17, p. 1, 2007.
-
PINHEIRO, L. V. R. ; BRASCHER, M. ; BURNIER, S. . Ciência da Informação: 32 anos (1972-2004) no caminho da história e horizontes de um periódico científico brasileiro. Ciência da Informação (Impresso) , v. 34, p. 23-76, 2006.
-
BRASCHER, M. . A ambiguidade na recuperação da informação. Datagamazero, 2002.
-
BRASCHER, M. . Terminologia Brasileira de Ciência da Informação. Ciência da Informação, v. 15, n.2, p. 135-142, 1986.
-
MELO, F. J. D. ; BRASCHER, M. . Fundamentos de Linguística para a Formação do Profissional de Informação. Brasília: Thesaurus, 2011. v. 1. 123p .
-
ROBREDO, J. (Org.) ; BRASCHER, M. (Org.) . Passeios pelo bosque da informação : estudos sobre representação da informação e do conhecimento. 1. ed. Brasilia: Ibict, 2010. v. 1. 335p .
-
Carlan, E. ; BRASCHER, M. . Fundamentos teóricos para elaboração de sistemas de organização do conhecimento. In: BAPTISTA, D.M.; ARAUJO JUNIOR, R. H.. (Org.). Organização da informação:abordagens e práticas. 1ed.Brasília: Thesaurus, 2015, v. , p. 135-158.
-
MEDEIROS, G. M. ; LINDEN, L. L. ; VITAL, L. P. ; BRASCHER, M. . A representação de assunto no escopo da arquivologia: uma análise de artigos científicos nacionais e internacionais. In: GUIMARÃES, J.A.C.; DODEBEI, V.. (Org.). Organização do conhecimento e diversidade cultural. 1ed.Marília: FUNDEPE, 2015, v. , p. 498-509.
-
Weiss, L. C. ; BRASCHER, M. . Abordagens e paradigmas na organização do conhecimento. In: GUIMARÃES, J.A.C.; DODEBEI, V.. (Org.). Organização do conhecimento e diversidade cultural. 1ed.Marília: FUNDEPE, 2015, v. , p. 30-36.
-
BRASCHER, M. . Terminologia, linguística e filosofia: contribuições interdisciplinares em artigos sobre sistemas de organização do conhecimento publicados em revistas nacionais. In: Vera Dobedei; José Augusto Chaves Guimarães. (Org.). Complexidade e organização do conhecimento: desafios de nosso século. 1ed.Rio de Janeiro: ISKO Brasil, 2013, v. , p. 39-44.
-
BRASCHER, M. . Visibilidade científica e interlocução internacional em organização e representação do conhecimento. In: José Augusto Chaves Guimarães; Vera Dobedei. (Org.). Desafios e perspectivas científicas para a organização e representação do conhecimento na atualidade. 1ed.Marília: ISKO-Brasil : FUNDEPE, 2012, v. , p. 234-237.
-
BRASCHER, M. ; Carlan, E. . Sistemas de organização do conhecimento: Antigas e novas linguagens. In: Robredo, J.; Bräscher, M.. (Org.). Passeios pelo bosque da informação : estudos sobre representação e organização. Brasília: Ibict, 2010, v. , p. 147-176.
-
SCHIESSL, José Marcelo ; Chaves, H. ; BRASCHER, M. . Descoberta do conhecimento em textos: Conceitos e convergências. In: Robredo, J.; Bräscher, M.. (Org.). Passeios pelo bosque da informação : estudos sobre representação e organização. Brasília: Ibict, 2010, v. , p. 273-288.
-
BRASCHER, M. ; CAFE, L. . Grupos de trabalho: recortes da pesquisa contemporânea em Ciência da Informação no Brasil. In: Lara, M. L. G. de ; Smit, J. W.. (Org.). Temas de Pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da USP, 2010, v. , p. 21-29.
-
BRASCHER, M. ; CAFE, L. . Organização da Informação ou Organização do Conhecimento?. In: Lara, M. L. G. de; Smit, J.W.. (Org.). Temas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da USP, 2010, v. , p. 85-103.
-
Moreno, F. P. ; BRASCHER, M. . FRBR - Functional Requirements for Bibliographic Records: un estudio en un catálogo colectivo brasileo.. In: Blanca Rodríguez Bravo; Maria Luisa Alvite Díez. (Org.). La interdisciplinariedade y la transdisciplinariedad en la organización del conocimento científico.. León: Universidad de León, 2007, v. , p. 431-440.
-
BRASCHER, M. ; Monteiro, Fernanda . Life Cycle Assessment Ontology. In: Blanca Rodríguez Bravo; Maria Luisa Alvite Díez. (Org.). La interdisciplinariedade y la transdisciplinariedad en la organización del conocimento científico. León: Universidad de León, 2007, v. , p. -.
-
Moreno, F. P. ; BRASCHER, M. . Aplicación de la herramienta FRBR Display Tool a los registros bibliográficos seleccionados. In: Filiberto Felipe Martínez Arellano; Ariel Alejandro Rodríguez García. (Org.). Memoria del Segundo Encuentro Internacional de Catalogación Tendencias en la teoría y práctica de la catalogación bibliográfica. México: UNAM, 2007, v. , p. -.
-
LINDEN, L. L. ; BRAGATO, T. H. ; BRASCHER, M. . Conteúdo e Contexto em Normas de Descrição Arquivística: Uma Análise Comparativa. In: IV Congresso Brasileiro em Organização e Representação do Conhecimento - ISKO-BR, 2017, Recife. Memória, tecnologia e cultura na organização do conhecimento. Recife: Ed. UFPE, 2017. p. 189-193.
-
Weiss, L. C. ; BRASCHER, M. . Organização do Conhecimento e Kant: Uma análise do Debate Epistemológico sobre Realismo e Idealismo. In: IV Congresso Brasileiro em Organização e Representação do Conhecimento - ISKO-BR, 2017, Recife. Memória, tecnologia e cultura na organização do conhecimento. Recife: Ed. UFPE, 2017. p. 48-54.
-
AMORIM, I. S. ; BRASCHER, M. . Fissuras Indômitas da Representação. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ? ENANCIB 2017, 2017, Marília. Anais do XVIII Enancib. Marília, 2017.
-
VITAL, L. P. ; BRASCHER, M. . Modelo Conceitual na Descrição Arquivística: Uma Análise sobre a Representação Temática. In: IV Congresso Brasileiro em Organização e Representação do Conhecimento - ISKO BR, 2017, Recife. Anais do IV Enancib. Recife: Ed. UFPE, 2017. p. 202-207.
-
Weiss, L. C. ; BRASCHER, M. . Pragmática na organização do conhecimento. In: XIV ENANCIB, 2014, Belo Horizonte. Além das nuvens: expandindo as fronteiras da ciência da informação. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2014. v. 1. p. 681-701.
-
VICTORINO, Marcio ; BRASCHER, M. . Arquitetura da informação como arcabouço para a integração da tecnologia da informação com os processos organizacionais e a informação. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2011, Brasília. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2011.
-
Aquino, I.J. ; Carlan, E. ; BRASCHER, M. . Princípios classificatórios para Construção de Taxonomias. In: XXIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2009, Bonito. Anais do XXIII CBBD, 2009.
-
Aquino, I.J. ; Carlan, E. ; BRASCHER, M. . Princípios classificatórios para construção de taxonomias. In: IX Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação - IX CINFORM, 2009, Salvador. Anais do IX CINFORM Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação, 2009.
-
Oliveira, S. R. de ; BRASCHER, M. . Avaliação de sistema de recuperação de informação jurídica: uma aplicação do modelo de raciocínio baseado em casos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2009, João Pessoa. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. João Pessoa: Ancib, 2009.
-
VICTORINO, Marcio ; BRASCHER, M. . Modelagem da informação em sistemas de informações computadorizados para o reuso da informação nas organizações. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2009, João Pessoa. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. João Pessoa: Ancib, 2009.
-
Botelho. L.B. ; Moreno, F. P. ; BRASCHER, M. . Elaboração de microtesauro de Nutrição. In: Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação - IX CINFORM, 2009, Salvador. Anais do IX Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação - IX CINFORM. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2009.
-
BRASCHER, M. . Grupos de pesquisa em ciência da informação no Brasil. In: VIII CINFORM - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino em Informação, 2008, Salvador. Anais do VIII CINFORM. Salvador: UFBA, 2008.
-
BRASCHER, M. ; CAFE, L. . Organização da informação ou organização do conhecimento?. In: IX Enancib, 2008, São Paulo. Anais do IX Enancib. Brasília: ANCIB, 2008.
-
Monteiro, Fernanda ; BRASCHER, M. . Organização da informação em repositórios digitais institucionais: elementos de arquitetura da informação baseados na descrição física e temática. In: II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO, 2008, Rio de Janeiro. ANAIS DA II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008, 2008.
-
FERREIRA, S. R. L. ; CALDEIRA-PIRES, A. ; CASTANHO, C. D. ; LAMB, C. M. R. ; BRASCHER, M. ; FERNANDEZ, J. H. . Inventário do ciclo de vida para a competitividade ambiental da indústria brasileira - ICV. In: Conferência Internacional sobre Avaliação de Ciclo de Vida, 2007, São Paulo. Proceeedings CILCA 2007, 2007.
-
BRASCHER, M. ; Monteiro, Fernanda . Life Cycle Assessment Ontology. In: VIII Congreso ISKO Espaa, 2007, Leon. Anales del 8 Congreso ISKO-Espaa.. Léon: Universidad de León . Secretariado de publicaciones, 2007.
-
SHINTAKU, M. ; BRASCHER, M. . Dspace versão 1.4: Uma análise das facilidades relacionadas ao assunto.. In: Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil - SIBDB, 2007, Campinas. Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil - SIBDB. Campinas: UNICAMP, 2007.
-
COSTA, S. M. ; BRASCHER, M. ; MADEIRA, F. ; SCHIELSS, M. . Ten Years of ElPub: An Analysis of its Major Trends. In: 10th International Conference on Electronic Publishing, 2006, Bansko, Bulgaria. Proceedings of the 10th International Conference on Electronic Publishing held in Bansko, Bulgaria 14-16 June 2006. p. 395-400.
-
SCHIESSL, José Marcelo ; BRASCHER, M. . A organização e a norma: uma análise do sistema de manuais normativos de uma instituição financeira sob a perspectiva da informação. In: 7 Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento, 2006, Curitiba. Anais do 7 Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento.
-
BRASCHER, M. ; OLIVEIRA, Ana Karla Souza de . Organização de conteúdos do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2005, Florianópolis. Anais do IV ENANCIB, 2005.
-
SAMPAIO, Sabrina Amorim Catunda ; BRASCHER, M. ; MANINI, Miriam Paula . Indexação de fotografias para a área de publicidade. In: Congresso Nacional de Arquivologia, 2004, Brasília. Anais do Congresso Nacional de Arquivologia, 2004.
-
BRASCHER, M. . Ambigüidade na recuperação da informação. In: IV ENANCIB, 2000, Brasília. Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em CIência da Informaçã, 2000.
-
LINDEN, L. L. ; BRASCHER, M. . O Tratamento Temático da Informação na Norma Brasileira de Descrição Arquivística. In: XVII ENANCIB, 2016, Salvador. Anais do XVII ENANCIB. SALVADOR: UFBA, 2016.
-
AMORIM, I. S. ; BRASCHER, M. . Cartografar: debate sobre os métodos de análise de domínio. In: XVII ENANCIB, 2016, Salvador. Anais do XVII ENANCIB. Salvador: UFBA, 2016.
-
VITAL, L. P. ; BRASCHER, M. . Representação de assuntos em documentos arquivísticos. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015, João Pessoa. Anais do XVI Enanciv, 2015.
-
SANTOS, L. C. M. ; BRASCHER, M. . Recuperação da informação em acervos digitais de jornais impressos: proposta de modelagem de ontologia no domínio de futebol. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015, João Pessoa. Anais do XVI Enancib, 2015.
-
Weiss, L. C. ; BRASCHER, M. . Princípios teóricos para o estabelecimento de relações semânticas em tesauros. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2013, Florianópolis. Anais, 2013.
-
Oliveira, S. R. de ; BRASCHER, M. . Recuperação de Informação Jurídica: Uma Avaliação do Raciocínio Baseado em Casos. In: 7 Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana. 7 STIL, 2009, São Carlos. Anais do 7 Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana. 7 STIL, 2009.
-
BRASCHER, M. ; Monteiro, Fernanda . Ontologia de Avaliação de Ciclo de Vida: proposta de metodologia. In: Conferência Internacional sobre Avaliação de Ciclo e Vida, 2007, São Paulo. Proceedings CILCA 2007, 2007.
-
BRASCHER, M. . Relações semânticas em sistemas de organização do conhecimento. In: II CONGRESSO BRASILEIRO EM REPRESENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, 2013, Rio de Janeiro. Resumos das comunicações. Rio de Janeiro: ISKO Brasil, 2013. p. 15-15.
-
BRÄSCHER, MARISA . Organização Organização do conhecimento no Brasil: pós Organização do conhecimento no Brasil: pós- do conhecimento no Brasil: pós- graduação e grupos de pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRÄSCHER, MARISA . A Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . A inserção da Pós-Graduação em Museologia na CSA1. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . Conferência de encerramento do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciência da Informação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . A Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil:o contexto da CSA1. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . A Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil: panorama, perspectivas e desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . Perspectivas em organização do conhecimento no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRASCHER, M. . Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil e perspectivas para a sua internacionalização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . Desafios da Organização do Conhecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . Indexação: aspectos linguísticos e éticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . Relações semânticas: aspectos sócio-culturais.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . REPRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS Novos regimes de produção social de sentido reclamam atitudes e interfaces diferenciadas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . Organização e Representação da Informação e do Conhecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . O Acesso Livre no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . Repositórios de acesso livre: cooperação nacional e internacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . A taxonomia utilizada na divulgação das demonstrações financeiras baseada na linguagem XBRL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRASCHER, M. . O Impacto das Tecnologias na Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASCHER, M. . Estudo comparativo: Tesauros, Taxonomia e Ontologias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Monteiro, Fernanda ; BRASCHER, M. . Organização da informação em repositórios: o uso da modelagem conceitual.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, H. S. C. ; BRASCHER, M. . EXPLORANDO O CONTEÚDO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO DESENHADO PARA MICROEMPRESAS: Aplicação da Descoberta de Conhecimento em Texto para apoio à geração de indicadores de CT&I. In: VIII ENANCIB Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Moreno, F. P. ; BRASCHER, M. . Requisitos funcionais para registros bibliográficos - FRBR: um estudo de caso no catálogo da Rede Bibliodata. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHIESSL, José Marcelo ; BRASCHER, M. . Trazendo a informação textual para o BI. 2006. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Moreno, F. P. ; BRASCHER, M. . APLICACIÓN DE LA HERRAMIENTA FRBR DISPLAY TOOL A REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS SELECCIONADOS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRASCHER, M. . 1 Seminário de Gestão da Informação Jurídica em Espaços Digitais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRASCHER, M. . Taxonomias e Gestão do Conhecimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRASCHER, M. . Organização da Informação e do Conhecimento. Jandira, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
CAFE, L. ; BRASCHER, M. . Cenários da Organização do Conhecimento. Brasília, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BRASCHER, M. . Editorial da revista Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação. Brasília: Ancib, 2008 (Editorial de revista científica).
-
BRASCHER, M. . Recursos informacionais para compartilhamento da informação, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
BRASCHER, M. . 50 anos e os 5 e-princípios da Ciência da Informação eletrônica. Brasília: IBICT, 2005. (Tradução/Artigo).
-
BRASCHER, M. . Editorial revista Ciência da Informação 2000. Brasília: IBICT, 2000 (Editorial de revista científica).
-
BRASCHER, M. . O Sonho de Otlet - apresentação. Brasília: IBICT, 2000 (Apresentação de livro).
-
BRASCHER, M. . Recensão do livro Indexação e resumos: teoria e prática. Brasília, 1993. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
BRASCHER, M. . Recensão da obra World Directory of Map Collections. Brasília, 1986. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
BRASCHER, M. . Programa de padronização de índices da Câmara dos Deputados. 2001.
BRASCHER, M. . Software para elaboração de tesauros. 1999.
BRASCHER, M. . Tesauro do Conselho da Justiça Federal. 1995.
BRASCHER, M. . Desenvolvimento de tesauro de Direito Penal e Tributário. 1994.
BRASCHER, M. . Tesauro do Sistema de Tributação da Receita Federal. 1991.
BRASCHER, M. . TECER - software para elaboração de tesauros. 1989.
BRASCHER, M. . Ontologia de Domínio: Acompanhamento do Ciclo de Vida. 2005.
Lobo, M. de F. D. ; BRASCHER, M. . ìndice da Revista Ciência da Informação 1972-1993. 1994.
BRÄSCHER, MARISA . Princípios para estabelecimento de relações semânticas em sistemas de organização do conhecimento: contribuições das abordagens ontológica e epistemológica. 2017. (Relatório de pesquisa).
BRASCHER, M. . Curso de Elaboração de Tesauros do Superior Tribunal Militar. 2016. .
BRASCHER, M. . Curso para Atualização do Tesauro de Direito Eleitoral. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BRASCHER, M. ; MELO, M. A. F. ; GUIMARÃES, J.A.C. ; FUGITA, M. ; KOBASHI, N. Y. ; CERVANTES, B. ; DODEBEI, V. L. D. L. M. ; LIMA, G. A. B. O. ; PINHO, F. A. ; CAMPOS, M.L.A. ; BARITE, M. ; GOMES, H. E. ; CAFE, L. ; BARROS, C. M. . Ciência da Informação (número especial sobre Organização do Conhecimento). 2015. (Editoração/Periódico).
BRASCHER, M. . Curso de Indexação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BRASCHER, M. . Indexação na área de Jurisprudência. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BRASCHER, M. . Oficina Vocabulário Controlado e Indexação para a Gestão de Documentos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRASCHER, M. . Relações semânticas em sistemas de organização do conhecimento: em busca de referencial teórico. 2014. (Relatório de pesquisa).
BRASCHER, M. . Organização e Recuperação da Informação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BRASCHER, M. . Sistemas de Organização do Conhecimento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRASCHER, M. . Indexação e Tesauro. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BRASCHER, M. . Organização do Conhecimento. 2008. .
BRASCHER, M. . METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE ONTOLOGIA. 2006. (Relatório de pesquisa).
BRASCHER, M. . Curso de Tesauro. 2005. .
BRASCHER, M. . Árvore do Conhecimento. 2005. .
BRASCHER, M. . Curso de Indexação. 2005. .
BRASCHER, M. . Tesauro: curso básico. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BRASCHER, M. . Curso de indexação utilizando o VCB. 2002. .
BRASCHER, M. . Curso de padronização de índices. 2002. .
BRASCHER, M. . Curso de elaboração de tesauro. 1999. .
BRASCHER, M. . Curso de capacitação em informação ambiental. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BRASCHER, M. . Curso de indexação de acórdãos. 1994. .
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2019
Tratamento Temático da Informação (TTI): evolução e tendências no contexto da literatura internacional, Descrição: Propõe o estudo da evolução das problemáticas e tendências da pesquisa na área de Tratamento Temático da Informação (TTI) no período de 1966 a 2016. A proposta de pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva quanto aos objetivos e tem abordagem qualitativa, com emprego de dois métodos de revisão da literatura: umbrela review e revisão sistemática qualitativa. O corpus de pesquisa para a umbrela review é composto dos capítulos de revisão do estado da arte publicados sobre TTI no Annual Review of Information Science (ARIST), para as décadas de 1966-1996. Para as décadas seguintes (1996-2016) em que se aplica a revisão sistemática, o corpus é formado das comunicações da série Advances in Knowledge Organization e dos artigos do periódico Knowledge Organization. Pretende contrastar uma antiga fotografia com uma mais contemporânea do TTI e revelar abordagens epistemológicas, teóricas e metodológicas que tem contribuído mais fortemente para a consolidação da área. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador.
-
2017 - 2018
Tratamento Temático da Informação (TTI): um olhar sobre evolução e tendências em artigos de revisão de literatura no período de 1966-1996, Descrição: Propõe o estudo da evolução das problemáticas e tendências da pesquisa na área de Tratamento Temático da Informação (TTI) no período de 1966 a 1996. A proposta de pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva quanto aos objetivos e tem abordagem qualitativa, com emprego do método de revisão da literatura: umbrela review. O corpus de pesquisa para a umbrela review é composto dos capítulos de revisão do estado da arte publicados sobre TTI no Annual Review of Information Science (ARIST), nas décadas de 1966-1996. Pretende retratar uma antiga fotografia do TTI e revelar abordagens epistemológicas, teóricas e metodológicas que contribuíram para a consolidação da área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / JOSÉ AUGUSTO CHAVES GUIMARÃES - Integrante.
-
2017 - Atual
Organização do Conhecimento e Arquivologia, Descrição: A organização e representação da informação nos arquivos vêm ganhando espaço de discussão na literatura da Ciência da Informação, especialmente após a automatização dos sistemas de informação. Na Arquivologia o processo de representação da informação se dá por meio da descrição arquivística, na qual se evidenciam o contexto e o conteúdo. A atividade de descrição é fundamental para conhecer e compreender o acervo e possibilitar ao usuário encontrar a informação desejada. O principal objetivo desse projeto é estabelecer as correlações entre os processos e instrumentos da representação e organização do conhecimento e os processos e instrumentos da descrição arquivística. A contribuição esperada é o avanço na busca por referenciais teóricos para a representação de assunto em arquivos, que considerem as especificidades do documento arquivístico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / graziela martins de medeiros - Integrante / leolibia luana linden - Integrante / luciane paula vital - Integrante.
-
2014 - 2017
Princípios para estabelecimento de relações semânticas em sistemas de organização do conhecimento: contribuições das abordagens ontológica e epistemológica, Descrição: A atenção que as relações sintagmáticas recebem na literatura recente da área de OC, bem como as discussões acerca das contribuições do pragmatismo aos estudos desse domínio, tem gerado número significativo de estudos que buscam avançar no sentido de explorar relações semânticas mais próximas da realidade dos usuários. A pesquisa aqui sugerida constitui-se numa sequência ao estudo anterior, na medida em que procura aprofundar o estudo sobre tendência marcante observada na literatura e que se orienta para a abordagem epistemológica/pragmática. Tem por objetivo geral aracterizar sistematicamente os princípios da abordagem ontológica e epistemológica a fim de consolidar um quadro teórico de referência que possa orientar o estabelecimento de relações semânticas em sistemas de organização do conhecimento. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) analisar as contribuições das abordagens ontológica e epistemológica aos estudos de relações semânticas em sistemas de organização do conhecimento; b) elaborar um quadro de referência, sistematizando os princípios em que cada abordagem se apoia, caracterizando objetivamente a sua contribuição ao estabelecimento de relações semânticas em SOC; c) identificar possíveis vantagens e desvantagens da adoção da abordagem ontológica ou epistemológica para o estabelecimento de relações semânticas em SOC, tendo em vista, sobretudo, as implicações práticas. Do ponto de vista metodológico, pretendemos aplicar a revisão sistemática considerando que pode nos ajudar a identificar concretamente e objetivamente as contribuições da abordagens ontológica e epistemológica ao estabelecimento de relações semânticas em SOC e, a partir dos resultados da revisão, acreditamos ser possível construir o quadro de referência proposto, o qual poderá contribuir para orientar elaboradores e estudiosos de SOC nas escolhas acerca dos tipos de relações semânticas que possam auxiliar a organização e recuperação da informação. Como resultado desta pesquisa espera-se identificar princípios teóricos das abordagens ontológica e epistemológica aplicáveis ao estabelecimento de relações semânticas em SOC, mas, acima de tudo, pretendemos apresentar uma visão crítica, apontando vantagens e desvantagens de uma ou outra abordagem, na direção de acatar a provocação feita por Francelin e Kobashi (2010) acerca da ausência de análise crítica em estudos brasileiros sobre o conceito. Ao procurar analisar criticamente as abordagens ontológica e epistemológica no que diz respeito às possíveis contribuições teóricas e práticas para o estabelecimento de relações semânticas em SOC, esperamos avançar, apontando caminhos mais profícuos para que esses sistemas cumpram suas funções de organização e recuperação da informação em diferentes contextos informacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / José Marcelo Schiessl - Integrante / Leila Cristina Weiss - Integrante / joão primo ramirez righi - Integrante.
-
2011 - 2014
Relações semânticas em sistemas de organização do conhecimento: em busca de referencial teórico, Descrição: Nossa proposta de projeto direciona-se ao estudo das relações semânticas em sistemas de organização do conhecimento. Em pesquisa anterior, procuramos analisar o conceito, as funções e a estrutura desses sistemas, com o intuito de contribuir para o entendimento dos pontos comuns e daqueles que os diferenciam. Centramos nossa atenção às classificações, tesauros, taxonomias e ontologias, por sua importância na área de organização e recuperação da informação. Ao final da pesquisa constatamos a necessidade de aprofundar o estudo sobre relações semânticas, diante da sua importância como elemento estrutural dos SOC. Nasce daí a proposta atual de pesquisa, qual seja, a de analisar e sistematizar as contribuições de diferentes áreas do conhecimento que se dedicam aos estudos semânticos, a fim de contribuir para a definição de um arcabouço teórico para o estudo de tipos de relacionamentos contemplados em SOC. Objetivos do projeto: Propor princípios teóricos que orientem o estabelecimento de relações semânticas em sistemas de organização do conhecimento, com base em teorias semânticas da Lingüística e da Filosofia. Como objetivos específicos, estabelecemos: Analisar as estruturas semânticas empregadas em diferentes tipos de SOC, a fim de identificar as necessidades representações semânticas, os tipos de relações semânticas contemplados bem como possíveis lacunas existentes. Analisar as principais teorias semânticas oriundas da Lingüística e da Filosofia, a fim de identificar aquelas que apresentam aporte teórico para o estudo das relações semânticas em SOC. Correlacionar as teorias semânticas analisadas com necessidades de representação de relacionamentos em SOC. Com base no referencial teórico proposto, definir princípios aplicáveis ao estabelecimento de relações semânticas em SOC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 7
-
2004 - 2010
Estudo comparativo: Tesauros, Taxonomias e Ontologias, Descrição: O projeto tem por objetivo geral o levantamento de bases teóricas e metodológicas utilizadas na elaboração de Tesauros, Ontologias e Taxonomias, visando a identificação do referencial teórico e metodológico utilizado para o desenvolvimento desses esquemas de representação do conhecimento. Princípios teóricos e metodológicos da Teoria do conceito, Teoria Geral da Terminologia, Teoria da Classificação, e da Representação do Conhecimento parecem aplicar-se às duas áreas. No entanto, somente uma pesquisa que vise identificar as principais correntes de estudo e tendências na área, possibilitará identificar as principais abordagens utilizadas. A primeira etapa da pesquisa constituiu-se numa pesquisa bibliográfica exaustiva sobre esquemas de representação do conhecimento. No momento realiza-se um estudo exploratório sobre os três esquemas de representação com o objetivo de identificar: conceituação; objetivos aos quais estes esquemas atenderiam (p.ex.: organização da informação, recuperação, sistemas especialistas); metodologias propostas para o desenvolvimento; pontos comuns e pontos que os diferenciam (p.ex.: que tipo de relacionamentos cada esquema estabelece? Que tipo de organização conceitual? Qual o nível de descrição do conceito?). Como resultado final o estudo pretende apresentar, de forma sistematizada, os aspectos teóricos e metodológicos específicos de cada esquema e identificar aqueles que podem compor um referencial comum para o desenvolvimento desses esquemas. Como resultado parcial foi elaborado o Guia de Fontes de Informação sobre Tesauros, Taxonomias e Ontologias e produzidos os seguintes estudos: Ontologia e Web Semântica; Estudo do desenvolvimento de taxonomia em organizações; As contribuições da Ciência da Informação para a web semântica; A taxonomia navegacional em sites de comércio eletrônico: uma investigação da americanas.com, extra.com e submarino.com. e Ontologia de Acompanhamento de Ciclo de Vida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / Marcio Victorino - Integrante / Eliana Carlan - Integrante., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 13
Projetos de desenvolvimento
-
2002 - 2003
Biblioteca Digital Brasileira, Descrição: Integração e acesso em um só portal aos repositórios de informação digital do país. Adoção das seguintes tecnologias de informação: padrão de metadados; coleta automática de metadados, tecnologias XML e protocolo de arquivos abertos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / Ligia Cafe - Integrante / Helio Kuramoto - Integrante / Silvia Southwick - Integrante / Sueli Maffia - Integrante / Arthur Costa - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Biblioteca Digital Brasileira, Descrição: Integração e acesso em um só portal aos repositórios de informação digital do país. Adoção das seguintes tecnologias de informação: padrão de metadados; coleta automática de metadados, tecnologias XML e protocolo de arquivos abertos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / Ligia Cafe - Integrante / Helio Kuramoto - Integrante / Silvia Southwick - Integrante / Sueli Maffia - Integrante / Arthur Costa - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Biblioteca Digital Brasileira, Descrição: Integração e acesso em um só portal aos repositórios de informação digital do país. Adoção das seguintes tecnologias de informação: padrão de metadados; coleta automática de metadados, tecnologias XML e protocolo de arquivos abertos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / Ligia Cafe - Integrante / Helio Kuramoto - Integrante / Silvia Southwick - Integrante / Sueli Maffia - Integrante / Arthur Costa - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Biblioteca Digital Brasileira, Descrição: Integração e acesso em um só portal aos repositórios de informação digital do país. Adoção das seguintes tecnologias de informação: padrão de metadados; coleta automática de metadados, tecnologias XML e protocolo de arquivos abertos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / Ligia Cafe - Integrante / Helio Kuramoto - Integrante / Silvia Southwick - Integrante / Sueli Maffia - Integrante / Arthur Costa - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Biblioteca Digital Brasileira, Descrição: Integração e acesso em um só portal aos repositórios de informação digital do país. Adoção das seguintes tecnologias de informação: padrão de metadados; coleta automática de metadados, tecnologias XML e protocolo de arquivos abertos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / Ligia Cafe - Integrante / Helio Kuramoto - Integrante / Silvia Southwick - Integrante / Sueli Maffia - Integrante / Arthur Costa - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Biblioteca Digital Brasileira, Descrição: Integração e acesso em um só portal aos repositórios de informação digital do país. Adoção das seguintes tecnologias de informação: padrão de metadados; coleta automática de metadados, tecnologias XML e protocolo de arquivos abertos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / Ligia Cafe - Integrante / Helio Kuramoto - Integrante / Silvia Southwick - Integrante / Sueli Maffia - Integrante / Arthur Costa - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Biblioteca Digital Brasileira, Descrição: Integração e acesso em um só portal aos repositórios de informação digital do país. Adoção das seguintes tecnologias de informação: padrão de metadados; coleta automática de metadados, tecnologias XML e protocolo de arquivos abertos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / Ligia Cafe - Integrante / Helio Kuramoto - Integrante / Silvia Southwick - Integrante / Sueli Maffia - Integrante / Arthur Costa - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Biblioteca Digital Brasileira, Descrição: Integração e acesso em um só portal aos repositórios de informação digital do país. Adoção das seguintes tecnologias de informação: padrão de metadados; coleta automática de metadados, tecnologias XML e protocolo de arquivos abertos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / Ligia Cafe - Integrante / Helio Kuramoto - Integrante / Silvia Southwick - Integrante / Sueli Maffia - Integrante / Arthur Costa - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Biblioteca Digital Brasileira, Descrição: Integração e acesso em um só portal aos repositórios de informação digital do país. Adoção das seguintes tecnologias de informação: padrão de metadados; coleta automática de metadados, tecnologias XML e protocolo de arquivos abertos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / Ligia Cafe - Integrante / Helio Kuramoto - Integrante / Silvia Southwick - Integrante / Sueli Maffia - Integrante / Arthur Costa - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Biblioteca Digital Brasileira, Descrição: Integração e acesso em um só portal aos repositórios de informação digital do país. Adoção das seguintes tecnologias de informação: padrão de metadados; coleta automática de metadados, tecnologias XML e protocolo de arquivos abertos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2002 - 2003
Biblioteca Digital Brasileira, Descrição: Integração e acesso em um só portal aos repositórios de informação digital do país. Adoção das seguintes tecnologias de informação: padrão de metadados; coleta automática de metadados, tecnologias XML e protocolo de arquivos abertos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / Ligia Cafe - Integrante / Helio Kuramoto - Integrante / Silvia Southwick - Integrante / Sueli Maffia - Integrante / Arthur Costa - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Biblioteca Digital Brasileira, Descrição: Integração e acesso em um só portal aos repositórios de informação digital do país. Adoção das seguintes tecnologias de informação: padrão de metadados; coleta automática de metadados, tecnologias XML e protocolo de arquivos abertos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marisa Brascher Basilio Medeiros - Coordenador / Ligia Cafe - Integrante / Helio Kuramoto - Integrante / Silvia Southwick - Integrante / Sueli Maffia - Integrante / Arthur Costa - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Prêmios
2017
Prêmio Ancib de Dissertação - Segundo Lugar melhor dissertação, orientanda Luana Moura, ANCIB.
2016
Prêmio Ancib de Tese - Primeiro Lugar - LEXICALIZAÇÃO DE ONTOLOGIAS: o relacionamento entre conteúdo e significado no contexto da CI (orientadora), ANCIB.
2010
Orientação de trabalho classificado dentre os melhores trabalhos de Iniciação Científica no 7 Congresso de Iniciação Científica do DF e XVI Congresso de Iniciação Científica da UnB, Universidade de Brasília.
2008
Melhor trabalho apresentado no Grupo de Pesquisa 2 - Organização e Representação do Conhecimento, durante o IX ENANCIB., Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação.
2007
Prêmio ANCIB 2007 - 1 Lugar orientação de dissertação de mestrado, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação.
1985
Melhor Dissertação de Mestrado - Prêmio Rubens Borba de Mooraes, Associação de Bibliotecários do DF.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação. , UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Experiência profissional
2017 - 2018
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Estágio Pós-doutoral, Carga horária: 40
2014 - 2018
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador adjunto da área de CSA1
2011 - 2019
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2016 - 05/2019
Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Organização do Conhecimento e Gestão Documental
-
08/2014 - 05/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciência da Informação.,Linhas de pesquisa
-
09/2013 - 05/2019
Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Ciência da Informação, Seminários de Tese
-
08/2013 - 05/2019
Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Organização do Conhecimento e Gestão Documental, Pesquisa em Ciência da Informação, Seminários de Tese
-
12/2011 - 05/2019
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Indexação
-
03/2014 - 09/2015
Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Ciência da Informação
-
05/2013 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Representante da Câmara de Pós-graduação no Conselho Universitário da UFSC.
-
04/2013 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Pós-graduação.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Análise de Normas de Credenciamento e Credenciamento/Recredenciamento de Docentes da Câmara de Pós-graduação da UFSC.
-
04/2013 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Pós-graduação.,Cargo ou função, Representante dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu do Centro de Ciências da Educação na Câmara de Pós-graduação da UFSC.
-
10/2012 - 08/2014
Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Coordenador de pós-graduação.
-
12/2012 - 07/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciência da Informação.,Linhas de pesquisa
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Biblioteconomia
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo de Usuários
2002 - 2011
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2002 - 11/2011
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise da Informação, Indexação, Linguagens Documentárias, Monografia em Biblioteconomia
-
08/2002 - 11/2011
Ensino, Ciências da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Temática da Informação, Organização e Recuperação da Informação, Pesquisa Orientada em Ciência da Informação, Tecnologia da Informação, Tesauro, Taxonomia e Ontologia, Tópico especiais em Arquitetura da Informação, Tópicos especiais em Linguagens documentárias, Tópicos Especiais em Recuperação da Informação
-
06/2005 - 06/2009
Direção e administração, Faculdade de Economia Administração Contabilidade e Ciência da Informação e.,Cargo ou função, Vice-diretor.
-
06/2005 - 06/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Economia Administração Contabilidade e Ciência da Informação e.,Cargo ou função, Membro do Conselho da FACE.
-
05/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso de Especialização INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL & COMPETITIVA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.
-
08/2005 - 05/2006
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação.,Atividade realizada, Vice-coordenadora do Curso de Especialização em Inteligência Organizacional e Competitiva na Sociedade da Informação.
-
12/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Departamento de Ciência da Informação e Documentação.,Atividade de extensão realizada, Curso Básico de Tesauro.
-
05/2005 - 05/2005
Extensão universitária , Departamento de Ciência da Informação e Documentação.,Atividade de extensão realizada, Minicurso Indexação:identificação do assunto de documentos.
-
05/2005 - 05/2005
Treinamentos ministrados , Reitoria, Biblioteca Central.,Treinamentos ministrados, Curso de Indexação e Tesauro
-
02/2005 - 02/2005
Extensão universitária , Departamento de Ciência da Informação e Documentação.,Atividade de extensão realizada, Curso de Prática de Indexação.
-
03/2004 - 03/2004
Extensão universitária , Departamento de Ciência da Informação e Documentação.,Atividade de extensão realizada, Curso de extensão - Elaboraboração de tesauros.
-
12/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Departamento de Ciência da Informação e Documentação.,Atividade de extensão realizada, Curso de extensão - Indexação: identificação de assunto de documentos.
2010 - 2011
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral, Carga horária: 40
1982 - 2003
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: tecnologista
Atividades
-
01/2002 - 07/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria.,Cargo ou função, Coordenadora do Comitê Editorial da revista Ciência da Informação.
-
11/2002 - 06/2003
Direção e administração, Diretoria.,Cargo ou função, Diretora.
-
02/2002 - 06/2002
Direção e administração, Diretoria.,Cargo ou função, Coordenadora Geral de Projetos Especiais.
-
09/1999 - 09/2000
Direção e administração, Diretoria.,Cargo ou função, Diretora Adjunta.
2012 - 2014
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Fiscal, Carga horária: 1
2011 - 2012
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do GT2, Carga horária: 2
2006 - 2008
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoVínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marisa Brascher Basílio Medeiros e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?