Andréa Cristina Leite

Atualmente é acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo (USP). Discente da Liga Universitária - LPCC (Liga de Prevenção e Combate ao Câncer na USP ). Participa de atividades de extensão.

Informações coletadas do Lattes em 09/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Enfermagem

2012 - 2014

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação interrompida em 2011 em Enfermagem

2010 - interrompida

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Ano de interrupção: 2011

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

Colegio Adventista

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Participação em eventos

Família Saúde e Doença. 2013. (Outra).

Conferência USP- Determinantes sociais de Saúde e Ações Interprofissionais.Intervenções de Enfermagem a pacientes hospitalizados com cirrose hepática. 2013. (Outra).

I Simpósio de Humanização e VII Encontro de Humanização da Cia do Riso. 2012. (Simpósio).

V Semana da Mulher. 2012. (Simpósio).

The role of nurses in a Global Community. 2012. (Encontro).

Dia Mundial de Combate ao Câncer. 2012. (Encontro).

Simpósio e Curso Introdutório para a Liga de Feridas. 2011. (Simpósio).

Semana da Enfermagem. 2011. (Encontro).

Simpósio e Curso Introdutório para a Liga de Hipertensão Arterial -UFTM. 2010. (Simpósio).

Curso Introdutório para a Liga do Trauma. 2010. (Simpósio).

IV Encontro Introdutório de Humanização da UFTM e IV Curso Introdutório á Liga de Humanização SARAKURA. 2010. (Simpósio).

1 Ciclo de Palestras do Instituto Passo 1 de Pós Graduação. 2010. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, LUDMILA BARBOSA BANDEIRA ; LEITE, ANDREA CRISTINA ; YAMAMURA, MELLINA ; DEON, KEILA CRISTIANE ; ARCÊNCIO, RICARDO ALEXANDRE . Coordenaà à o das redes de atenà à o à saúde pela atenà à o primà ria: validaà à o semà ntica de um instrumento adaptado. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 1385-1390, 2014.

  • LEITE, A. C. ; GRANATA, A. ; GIMENES, F. ; SILVA, P. C. S. . Intervenções de Enfermagem a Pcientes Hospitalizados com Cirrose Hepática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, L. B. B. ; LEITE, A. C. ; ARCENCIO, R. A. . A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA COMO MODELO ASSISTENCIAL SUBSTITUTIVO E DE REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, A. C. ; RODRIGUES, L. B. B. ; ARCENCIO, R. A. . A ATENÇÃO PRIMÁRIA Á SAÚDE NA COORDENAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO:VALIDAÇÃO SEMÂNTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2014

    Saúde reprodutiva de mulheres com morbidade materna grave, Descrição: O objetivo do trabalho é caracterizar a saúde reprodutiva de mulheres com morbidade materna grave, atendidas em um hospital de nível terciário de atenção.trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal. Neste tipo de estudo o pesquisador observa e mensura as características dos participantes, sem, no entanto, modificá-los. Os dados são observados, medidos e coletados em um único ponto no tempo e as informações são obtidas simultaneamente. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andréa Cristina Leite - Coordenador / Flávia Gomes-Sponholz - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Validação de conteúdo de uma escala para avaliar a coordenação das redes de atenção à saúde pela atenção primária., Descrição: O objetivo do estudo foi efetuar a validação semântica dos itens que compõe o instrumento de avaliação da coordenação das redes de atenção à saúde pela atenção primária, considerando a relevância, a coerência e a compreensão de cada item na composição do mesmo. Trata-se de um estudo metodológico de corte transversal. Participaram do estudo profissionais de saúde que atuam na Estratégia de saúde da família, recrutados em Alfenas - MG. O instrumento possui 5 dimensões e 78 itens com respostas do tipo Likert. O processo envolveu 3 etapas: avaliação e adaptação dos itens pelo grupo de especialistas, avaliação e sugestão dos itens por 50 profissionais de saúde e avaliação e certificação dos itens por 6 profissionais de saúde. Após o término da última fase da validação semântica, os itens do instrumento mostraram-se compreensíveis pela população de referência. Ao término de seu processo de validação, o instrumento, poderá se apresentar como uma valiosa ferramenta nas práticas referentes à tomada de decisões para a reorganização dos sistemas locais de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Cristina Leite - Integrante / Ricardo Alexandre Arcêncio - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Cientifica

2013 - 2014

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Cientifica

2013 - 2014

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2011

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10

2011 - 2011

Programa de Educação Tutorial

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20