Ilderlan Viana

Possui Graduação Em Gestão Ambiental - UNIASSELVI (2016). atuo em Apoio Técnico e Logístico em abertura de modulo, instalação de torre de monitoramento da BR 319 (M06) , monitoramento de dendometro, coleta de serrapilheira, monitoramento de lençol freático e análise da estrutura da floresta utilizando Lidar, com conhecimentos na Reserva Adolfo Ducke, ZF-3 PDBFF e RDS Rio Negro nos KM 50, KM 18 E KM 26.

Informações coletadas do Lattes em 09/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Aperfeiçoamento em Curso de Pericia Ambiental

2016 - 2016

Maxiambiental Treinamentos
Título: Curso de Pericia Ambiental. Ano de finalização: 2016

Graduação em Gestão Ambiental

2012 - 2016

Uniasselvi - Centro Universitário Leonardo da Vinci

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2002

Escola Estadual Maria Herminda - AM

Formação complementar

2014 - 2015

Bolsista Iniciação Cientifica. (Carga horária: 20h). , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Organização de eventos

VIANA, I. ; MAGNUSSON, W. E. . VI Simpósio CENBAM e PPBio Amazônia Ocidental. 2024. (Outro).

VIANA, I. ; MAGNUSSON, W. E. . [Reunião Anual ? V Simpósio CENBAM e PPBio Amazônia Ocidental]. 2023. (Outro).

ISHIKAWA, N. K. ; VIANA, I. . "I Encontro sobre popularização da ciência em ecologia na Amazônia: papéis dos assistentes de campo à ciência. 2021. (Outro).

VIANA, I. ; MAGNUSSON, W. E. . III SIMPÓSIO CENBAM E PPBio AMAZÔNIA OCIDENTAL. 2015. (Outro).

VIANA, I. . II Simposio PPBio/CENBAM. 2015. (Outro).

Participação em eventos

III SIMPÓSIO CENBAM E PPBio AMAZÔNIA OCIDENTAL. 2015. (Simpósio).

II Simpósio CENBAM/PPBIO Amazônia Ocidental. 2015. (Simpósio).

Outras produções

LIMA, A. P. ; VIANA, I. . Apoio logístico para a DISCIPLINA: ECO-79 EL ECOLOGIA DE CAMPO. 2019.

LIMA, A. P. ; VIANA, I. . Apoio logístico para a DISCIPLINA: ECO-79 - ECOLOGIA DE CAMPO. 2018.

MAGNUSSON, W. E. ; LIMA, A. P. ; VIANA, I. . Oficina de instalação de um módulo de pesquisa PPBio e de parcelas permanentes RAPELD na RDS Rio Negro. 2018.

VIANA, I. . Abertura do módulo e instalação de parcelas - RDS Rio Negro. 2017.

VIANA, I. . Apoio Técnico - Grupo de Pesquisa - Cogumelos da Amazônia. 2017.

VIANA, I. . Fiscalização e limpeza de trilhas dos modulos - FAZENDA DA UFAM. 2016.

VIANA, I. . Fiscalização e limpeza de trilhas dos modulos PPBIO/CENBAM - BR 319. 2016.

VIANA, I. . Influencia da extração seletiva e anelamento de espécies florestais na estrutura populaciona de Astrocaryum sociale.. 2016.

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Distribuição e Biogeografia da Biodiversidade na Amazônia ocidental, Descrição: PPBio-AmOc reúne a maioria dos pesquisadores trabalhando com a biodiversidade na região e possui a maior rede desítios de pesquisa integrada da América do Sul. No entanto, na última década, sofreu com a falta de recursos para amanutenção dos sítios e coleta de dados. O problema continua, visto que a chamada atual disponibiliza menos deR$2/km2 na Amazônia. Por isso, esta proposta foca em alguns aspectos críticos para gerar os dados básicosnecessários para avaliações preliminares sobre a distribuição e biogeografia da biodiversidade na Amazôniaocidental. Não será possível trabalhar em todos os módulos de pesquisa do PPBio-AmOc e, dependendo do estado deconhecimento sobre o assunto, as ações serão divididas em duas estratégias. Para questões com metodologia jáconsagrada, informações padronizadas serão coletadas em pelo menos 20 módulos e para técnicas novas estudos deviabilidade serão conduzidas em um número menor de locais. Isso impede ou dificulta a tomada de decisão sobreprioridades para conservação; o uso sustentável de espécies de valor econômico; e a elucidação das relações entre abiodiversidade e processos ecossistêmicos. Assim, esta proposta visa elucidar os fatores que determinam adistribuição da biodiversidade na Amazônia, regional e localmente. Os participantes do PPBio-AmOc já responderamquestões importantes para a ciência e para tomadores de decisão em relação à biodiversidade amazônica e os processosecossistêmicos associados, e estes estudos já geraram centenas de publicações em revistas de renome. O sistemaRAPELD já se mostrou eficaz em estudos ecológicos integrados em escalas locais, regionais, nacionais einternacionais, e os dados gerados tem sido usados para relatórios de impactos ambientais, publicações científicas,guias de campo, e publicações em linguagem acessível ao público geral, incluindo povos indígenas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ilderlan Viana - Integrante / ALBERTINA PIMETNEL LIMA - Coordenador.

  • 2022 - Atual

    PELD Sudoeste do Amazonas, Descrição: Os sítios PELD e outros estudos da biodiversidade estão concentrados no sul e leste do Brasil (Magnusson et al. 2016). Na Amazônia, estão concentrados ao longo do rio Amazonas ao leste de Manaus. A área enorme não contemplada pelos sítios PELD do CNPq atuais tem muitos ecossistemas únicos, incluindo a interface oeste entre os biomas Amazônia e Cerrado. Existe ampla evidência que processos ecológicos que determinam a estrutura da floresta diferem entre o leste e o oeste da Amazônia (Baker, 2004; Mitchard et al. 2014; Schietti et al. 2016), mas não existem projetos ecológicos de longa duração financiados pelo CNPq na Amazônia ocidental. A distância entre o sítio PELD do CNPq mais para o norte no centro do país (TANG) e os três sítios PELD de Manaus é de 1200 km. Não existem sítios PELD entre Manaus e a fronteira com Bolívia, 1500 km ao oeste. Esta região representa uma zona de tensão ecológica entre a Bioma Amazônica e o Bioma do Cerrado, e oferece oportunidade para entender os processos ecológicos essenciais para a manutenção destes biomas.As pesquisas desta proposta (detalhadas nas seções seguintes) apoiarão as seguintes metas nacionais da biodiversidade (originalmente a serem atingidos até 2020): Meta A1 (a população brasileira terá conhecimento dos valores da biodiversidade e das medidas que poderá tomar para conservá-la e utilizá-la de forma sustentável), Meta A2 (os valores da biodiversidade, geodiversidade e sociodiversidade serão integrados em estratégias nacionais e locais de desenvolvimento e erradicação da pobreza e redução da desigualdade), Meta D14 (ecossistemas provedores de serviços essenciais, inclusive serviços relativos à água e que contribuem à saúde, meios de vida e bem-estar, terão sido restaurados e preservados, levando em conta as necessidades das mulheres, povos e comunidades tradicionais, povos indígenas e comunidades locais, e de pobres e vulneráveis) e Meta E19 (as bases científicas e as tecnologias necessárias para o conhecimento sobre a biodiversidade, seus valores, funcionamento e tendências e sobre as consequências de sua perda terão sido ampliados e compartilhados).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ilderlan Viana - Integrante / WILLIAM ERNEST MAGNUSSON - Coordenador., Financiador(es): Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Auxílio financeiro.

  • 2019 - 2021

    MONITORAMENTO AMBIENTAL DA BIODIVERSIDADE DE ÁREAS DE CONSERVAÇÃO NA AMAZONIA E NA FLONA TAPAJÓS - PA, BRASIL., Descrição: As unidades de conservação (UCs) são ?espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo poder público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção? (art. 2º, I, da Lei 9.985/2000). Ainda de acordo com esta mesma lei, são integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Unidades de Conservação ? SNUC, sendo divididas em dois grupos: unidades de proteção integral e unidades de uso sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ilderlan Viana - Integrante / WILLIAM ERNEST MAGNUSSON - Coordenador.

  • 2017 - 2020

    Usando o Método RAPELD/PPBio para o conhecimento da biodiversidade e a inclusão científica e renda através de ecoturismo em comunidades da RDS Rio Negro, Descrição: O presente projeto tem como principal meta conhecer a diversidade de animais e plantas da parte Sul da RDS Rio Negro para criar laços entre os pesquisadores, alunos e as pessoas locais através da inclusão científica e promover o turismo verde como fonte alternativa de renda. Inicialmente será implementado um módulo de pesquisa nos moldes PPBio/RAPELD, que é um método padronizado utilizado pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio). O sistema de trilhas e parcelas dos módulos será utilizado para obter informações sobre as espécies de animais e plantas locais. Essas informações serão passadas aos moradores locais através de guias ilustrados para serem usados no ecoturismo verde. Portanto, esse projeto tem o intuito de colaborar com a coleta de dados para fortalecer o conhecimento científico na RDS Rio Negro, contribuindo para preservação da biodiversidade e promovendo o desenvolvimento sustentável na Amazônia através do ecoturismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ilderlan Viana - Coordenador / WILLIAM ERNEST MAGNUSSON - Integrante.

  • 2016 - 2020

    Restauração ecológica no Brasil: áreas prioritárias, sistemas de referência e parâmetros para o monitoramento da restauraçãoDefinir áreas e tipos de ecossistemas prioritários para a restauração ecológica no país, sistemas de referência para os diversos ec, Descrição: Definir áreas e tipos de ecossistemas prioritários para a restauração ecológica no país, sistemas de referência para os diversos ecossistemas e parâmetros para avaliar o sucesso de restauração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ilderlan Viana - Integrante / WILLIAM E MAGNUSSON - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Bolsa.

  • 2015 - 2017

    Impactos Antrópicos no Ecossistema de Floresta Tropical - Edital: CHAMADA Nº 34/2012 (CNPq) - PELD - Processo: 062.00683/2014, Descrição: Impactos Antrópicos no Ecossistema de Floresta Tropical - Edital: CHAMADA Nº 34/2012 (CNPq) - PELD - Processo: 062.00683/2014. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ilderlan Viana - Coordenador / FLAVIA REGINA CAPELLOTTO COSTA - Integrante.

  • 2015 - 2017

    UNIVERSAL AMAZONAS - Relação entre traços funcionais e propriedades ecossistêmicas: a importância de variações intraespecíficas na densidade da madeira e altura de árvores dominantes em gradientes ambientais na Amazônia central, Descrição: Apoio a pesquisa de campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ilderlan Viana - Coordenador / Juliana Schietti de Almeida - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Macrofungos da Amazônia: taxonomia e triagem de espécies comestíveis e/ou produtoras de compostos antimicrobianos Interveniente ., Descrição: Macrofungos da Amazônia: taxonomia e triagem de espécies comestíveis e/ou produtoras de compostos antimicrobianos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ilderlan Viana - Coordenador / Noemia Kazue Ishikawa - Integrante.

  • 2012 - 2013

    556983/2009-2 - Base de dados para o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), Descrição: Base de dados para o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ilderlan Viana - Coordenador / Flávia Fonseca Pezzini - Integrante.

  • 2009 - 2019

    573721/2008-4 - INCT da Biodiversidade Amazônica, Descrição: O INCT Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) tem por objetivo integrar as pesquisas biológicas na Amazônia em cadeias eficientes de produção científico/tecnológica. O CENBAM atuará em núcleos regionais no Amazonas, Roraima, Amapá, Rondônia, Acre e Mato Grosso, promovendo a capacitação de recursos humanos locais em diversos níveis, desde assistentes de campo e parataxonomistas até alunos de ensino básico e médio, técnicos de laboratório e alunos de pós-graduação, além de viabilizar a adequação de infraestrutura, como museus, herbários e coleções vivas, a instalação e recuperação de equipamentos e laboratórios, e o intercâmbio necessário para o aproveitamento dos recursos disponíveis. O planejamento e a execução dessas atividades serão realizados em colaboração com os usuários das informações, como laboratórios de biotecnologia, gestores de reservas biológicas, áreas de produção madeireira e órgãos responsáveis para avaliação de impactos ambientais e monitoramento de áreas de influência de grandes obras. Dessa forma, o INCT CENBAM criará uma rede de trabalho inovadora entre instituições amazônicas que atuam em pesquisa em biodiversidade, usando recursos limitados disponíveis para aprofundar o conhecimento sobre biodiversidade e os fatores que a afetam, integrando diferentes partes da cadeia de produção de conhecimento para obter produtos úteis para a sociedade, o que atuará como um catalisador para atrair novas fontes de financiamento para a pesquisa em biodiversidade na Amazônia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ilderlan Viana - Coordenador / WILLIAM ERNEST MAGNUSSON - Integrante / WILLIAM E MAGNUSSON - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PPBio AMOC, Carga horária: 8

2016 - 2016

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA AT - Apoio Ténico III, Carga horária: 40

Outras informações:
O INCT-CENBAM está coordenando uma rede de instituições amazônicas e extra-amazônicas envolvidas em estudos de biodiversidade. A estrutura desta rede é diferente das redes existentes de forma inovadora, que éelaborado nas seções seguintes. O termo 'biodiversidade' utilizado na presente proposta segue as Diretrizes da Política Nacional de Biodiversidade (Decreto N º 4,339 22/08/2002) (DPB), que define a posição oficial do governo brasileiro em relação às áreas que se enquadram neste termo. O principal objetivo é a integração da pesquisa da biodiversidade amazônica em cadeias científica-tecnológicas eficientes e produtivas. A colaboração entre diversos pesquisadores, institutos de pesquisa, moradores locais e agências de fomento permite a realização da pesquisa da biodiversidade em uma das regiões menos conhecidas do Brasil. O INCT-CENBAM está formando pessoas em áreas remotas, em diversos níveis, desde assistentes de campo e parataxonomistas até crianças das escolas, técnicos de laboratório e alunos de pós-graduação. Também, pretende melhorar a infraestrutura, como museus, herbários e coleções vivas, instalação e recuperação de equipamentos e laboratórios, e o intercâmbio científico necessário fazer o uso dos recursos disponíveis de forma eficiente. O planejamento e execução são realizados em colaboração com diversos usuários das informações e materiais, tais como laboratórios de biotecnologia, gestores de reservas e florestas, e as organizações responsáveis pela avaliação dos impactos ambientais e monitoramento de áreas influenciadas por obras públicas. Assim, todos os pesquisadores e alunos envolvidos nas atividades do INCT-CENBAM esperam prestar contas à sociedade dos recursos utilizados para manter a sua infraestrutura de pesquisa e promover a conservação da biodiversidade amazônica. A gestão de recursos requer uma organização elaborada e é feita em parceria com a Fundação Amazônica de Defesa da Biodiversidade através de ofícios. Internamente vem sendo utiliz

2015 - 2015

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Vínculo: Estagio Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário a pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio Voluntário no período de jan/2015 a Dez/2015 para o projeto CENBAM

2014 - 2014

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico a Pesquisa - Nível Médio - 2A, Carga horária: 40

Outras informações:
Processo: 375118/2014-4 Modalidade - Categoria: Apoio Técnico a Pesquisa - Nível Médio - 2A Vigência: De 01/08/2014 a 30/11/2014 573721/2008-4 - INCT da Biodiversidade Amazônica

2013 - 2013

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA IC - Iniciação Tecnológica e Industr, Carga horária: 40

Outras informações:
556983/2009-2 - Base de dados para o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) BOLSA: Processo: 184277/2013-2 Modalidade - Categoria: ITI A - A Vigência: De 01/10/2013 a 31/12/2013

Atividades

  • 09/2014 - 12/2014

    Serviços técnicos especializados , Coordenação de Biodiversidade.,Serviço realizado, APOIO TECNICO A PESQUISA DE CAMPO.

  • 10/2013 - 12/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Biodiversidade.,Linhas de pesquisa

2020 - 2021

CENTRO DE ESTUDOS INTEGRADOS DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA INCT/CENBAM

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento Tecnológico Industrial - DTI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PROJETO: 432456/2018-0 - MONITORAMENTO AMBIENTAL DA BIODIVERSIDADE DE ÁREAS DE CONSERVAÇÃO NA AMAZONIA E NA FLONA TAPAJÓS - PA, BRASIL.

2018 - 2020

CENTRO DE ESTUDOS INTEGRADOS DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA INCT/CENBAM

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - instalação do primeiro módulo da R, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
instalação do primeiro módulo da RDSRN

2022 - 2023

PELD do Sudoeste do Amazonas (PSAM)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI-B, Carga horária: 40

Outras informações:
CNPq na modalidade DTI-B, para o período de 01/05/2022 a 31/10/2023[381118/2022-3