José Tadeu Bento França
Possui graduação em Letras Franco Portuguesa - Fuel (1970), graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1974), graduação em Direito pela Faculdade de Itapetininga (1985) e mestrado em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (1977). Atualmente, aposentado pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, leciona na Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, linguagem, oratória, letras e expressão.
Informações coletadas do Lattes em 21/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2003 - 2003
Maestria Em Sala de Aula I. (Carga horária: 28h). , Instituto de Estudos Avançados.
2003 - 2003
Repensando a Prática Educativa. (Carga horária: 6h). , Faculdade Estácio de Sá Santa Catarina.
1975 - 1975
Aperfeiçoamento Para Docentes do Ensino de 1 Grau. (Carga horária: 274h). , Cetepar.
1974 - 1975
Treinamento de Pessoal Docente Para a Escola Poliv. (Carga horária: 320h). , Premen.
1973 - 1973
Extensão universitária em Análise Literária. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama.
1973 - 1973
Extensão universitária em Cultura Brasileira. , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama.
1972 - 1972
Extensão universitária em Criatividade Didático Pedagógica e Comunitária. (Carga horária: 45h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama.
1972 - 1972
Extensão universitária em Prática de Comunicação. , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama.
1970 - 1970
Extensão universitária em João Guimarães Rosa. , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama.
1970 - 1970
Extensão universitária em Lingüística. , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama.
1970 - 1970
Extensão universitária em Folclore: O Cangaço. , Faculdade Estadual de Filosofia Ciencias e Letras de Londrina.
1969 - 1969
Extensão universitária em Psicologia Aplicada. , Universidade Estadual de Londrina.
1969 - 1969
Extensão universitária em Instrução Programa. , Universidade Estadual de Londrina.
1969 - 1969
Extensão universitária em Instrução Programada (1º Estagio). , Faculdade Estadual de Filosofia Ciencias e Letras de Londrina.
1969 - 1969
Análise Literária. , Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Lêtras de Ponta Grossa.
1965 - 1965
Extensão universitária em Gabriel Marcel Um Existencialismo da Esperança. , Universidade Federal do Paraná.
Participação em eventos
II Oficina de Leitura e Redação - FESSC. II Oficina de Leitura e Redação - FESSC. 2004. (Congresso).
Concurso Literário Estácio de Sá em busca de Novos Talentos.Concurso Literário Estácio de Sá em busca de Novos Talentos. 2004. (Oficina).
Curso de Leitura FESSC.Curso de Leitura FESSC. 2004. (Oficina).
I Comix - Semana da Comunicação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.Palestra sobre o tema Oratória no I Comix - Semana da Comunicação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. 2002. (Outra).
IV Semana de Artes. IV Semana de Artes. 1999. (Congresso).
XI Semana de Letras - Outras Palavras.XI Semana de Letras - Outras Palavras. 1998. (Outra).
I Semana de Letras.Palestra sobre o tema Licenciando em letras: Futuro Profissional realizada na I Semana de Letras. 1998. (Outra).
I Encontro de Integração/ Universidade/Empresa.Participação do I Encontro de Integração/ Universidade/Empresa. 1997. (Encontro).
I Fórum de Extensão e Cultura da UEM.I Fórum de Extensão e Cultura da UEM. 1996. (Outra).
IX Semana de Letras - Outras Palavras.IX Semana de Letras - Outras Palavras. 1996. (Outra).
VIII Semana de Letras - Outras Palavras.VIII Semana de Letras - Outras Palavras. 1995. (Outra).
Conferência Administração Pública.Participante da Conferência Administração Pública promovida pela Universidade Estadual de Maringá. 1994. (Outra).
I Encontro de Comunicação.Palestra no I Encontro de Comunicação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Maringá.. 1982. (Outra).
V Simpósio de Extensão Universitária.V Simpósio de Extensão Universitária. 1981. (Simpósio).
Semana da Educação.Palestra Técnicas de Comunicação apresentada na Semana da Educação. 1978. (Outra).
Seminário de Estudos e Divulgação da Lei 5.692 de 11/08/71.Participação do Seminário de Estudos e Divulgação da Lei 5.692 de 11/08/71. 1972. (Seminário).
Participação em bancas
FRANÇA, J. T. B.. Considerações Sobre as propostas de ensino de Língua Portuguesa para o 2º Grau. 1995. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Línguista Aplicada Ao Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Maringá.
FRANÇA, J. T. B.; membro; Orientadora. Fronteiras de um Tabu: O Conflito entre a sociedade e a homossexualidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.
FRANÇA, J. T. B.. Dramas da maternidade na prisão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.
FRANÇA, J. T. B.. Telenovelas brasileira e a constituição de indentidades. Uma análise preliminar com telespectadores de Florianópolis.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.
FRANÇA, J. T. B.. O processo de comunicação como elemento de melhoria no relacionamento interpessoal na PLASC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.
FRANÇA, J. T. B.. Participação na comissão julgadora do V CONCURSO DE ORATÓRIA Francisco Feio Ribeiro. 1979. Rotary Club de Maringá.
FRANÇA, J. T. B.. Participação de banca de seleção de monitores em introdução aos estudos literários. 1998. Universidade Estadual de Maringá.
FRANÇA, J. T. B.. Participação na banca examinadora para seleção de professor colaborador na área deTeoria de Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa. 1997. Universidade Estadual de Maringá.
FRANÇA, J. T. B.. Participação em banca examinadora na área de teoria da literatura e literaturas de língua portuguesa. 1995. Universidade Estadual de Maringá.
FRANÇA, J. T. B.. Banca para seleção de Professor Colaborador na Área de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa, de acordo com a portaria nº 006/95-DLE. 1995. Universidade Estadual de Maringá.
FRANÇA, J. T. B.. Atuação como Membro da Banca Examinadora de Monografias no Curso de Especialização em Lingüistica aplicada ao Ensino de língua Portuguesa. 1995. Universidade Estadual de Maringá.
FRANÇA, J. T. B.. Concurso Auxiliar de Ensino. 1982. Universidade Estadual de Maringá.
FRANÇA, J. T. B.. Participação na Comissão Central do Vestibular. 1977. Universidade Estadual de Maringá.
Produções bibliográficas
-
FRANÇA, J. T. B. . Iniciação a literatura latina. , 2003. 96p .
-
FRANÇA, J. T. B. . Debatedor. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FRANÇA, J. T. B. . Análise Literária. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FRANÇA, J. T. B. . Projeto Ser . 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
FRANÇA, J. T. B. . Curso de letras. 2004. (Palestra).
FRANÇA, J. T. B. . II Oficina de Leitura e Redação. 2004. (Palestra).
FRANÇA, J. T. B. . Proficiência Básica para Professores do Estado do Paraná em Literatura Brasileira. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FRANÇA, J. T. B. . Arte popular e fala vulgar. 1981. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FRANÇA, J. T. B. . Língua Portuguesa no Curso de Atualização em Educação Geral. 1975. .
FRANÇA, J. T. B. . A língua latina e suas implicações ortográficas na língua portuguesa. 1973. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FRANÇA, J. T. B. . Modernização dos métodos aplicados no ensino de língua pátria. 1971. .
Prêmios
1998
Título de Acadêmico Fundador, Academia de Letras de Maringá.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Estácio de Sá Santa Catarina. , Rua Leoberto Leal 431, Barreiros, 88117001 - Sao Jose, SC - Brasil, Telefone: (48) 3818000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - 2002
Faculdade Estácio de Sá Santa CatarinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor H, Carga horária: 10
Atividades
-
08/2002
Ensino, ADM - Hab. Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
08/2002
Ensino, Comunicação e Expressão na Prática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Lingua Portuguesa
-
04/2002
Ensino, Comunicação Social - Hab. Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
04/2002
Ensino, Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingua Portuguesa
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, ADM - Hab. Gestão de Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
2000 - 2000
Faculdades MaringáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
02/2000 - 09/2000
Ensino, Administração Em Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
1991 - 1992
Governo do Estado do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretário, Carga horária: 0
Atividades
-
03/1991 - 08/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Secretário Especial de Assuntos do Meio Ambiente.
1987 - 1991
Câmara dos DeputadosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Deputado Federal, Carga horária: 0
Atividades
-
02/1987 - 01/1991
Direção e administração, .,Cargo ou função, Deputado Federal.
-
03/1989 - 02/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Participante da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
-
04/1987 - 05/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Participante das Comissões da Família; da Educação, Cultura e Esporte;da Ciência e Tecnologia e da Comunicação.
1983 - 1987
Assembléia Legislativa do Estado do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Deputado Estadual, Carga horária: 0
Atividades
-
02/1983 - 01/1987
Direção e administração, .,Cargo ou função, Deputado Estadual.
1976 - 1977
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
03/1978 - 02/1980
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingua Portuguesa
-
03/1976 - 02/1977
Ensino, Xxx, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
1974 - 2001
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 0
Atividades
-
05/1996 - 12/2001
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Assessor de integração e desenvolvimento regional..
-
08/1974 - 12/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura
-
04/1999 - 08/1999
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.,Treinamentos ministrados, Técnicas Didáticas para o Ensino de Literatura
-
01/1998 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Eduem Editora da Universidade Estadual de Maringá, .,Cargo ou função, Consultor ad-hoc.
1974 - 1979
Faculdade de Ciencia e Letras de Campo MourãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
06/1974 - 02/1979
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
1972 - 1975
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de UmuaramaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
03/1972 - 01/1975
Ensino, Xxx, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Prática de Ensino de Língua Portuguesa
1971 - 1974
Colégio Estadual de UmuaramaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
02/1972 - 12/1972
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Francês
1968 - 1978
Secretaria do Estado da EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outros
Atividades
-
03/1968 - 02/1978
Ensino,,Disciplinas ministradas, OUTRAS
1967 - 1970
Escola Normal de Grau Colegial de Bom SucessoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Tadeu Bento França e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?