Marília de Freitas Maakaroun

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), Residência em Pediatria pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, na Santa Casa Misericórdia de Minas Gerais (1972), Especialista em Pediatria (1973), Especialista em Psiquiatria e Psicologia na Infância e Adolescência pela UFMG (1983), Especialista em Adolescência pela Sociedade Brasileira de Pediatria (1998), Doutorado em Medicina (área de Pediatria) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2000). Foi Coordenadora do Curso de Pós-graduação de Adolescência e Coordenadora do Curso de Saúde Mental da Infância e Adolescência da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Em 2018, recebeu o título de Professor Emérito da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina (Pediatria)

1998 - 2000

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Título: Adolescência e Violência:Estudo das Características de Adolescentes Escolares e os Fatores de Risco e de Proteção para a Violência Praticada e Sofrida
Orientador: Professora Maria Veronica Coates
Palavras-chave: Adolescência; Violência; Fatores de risco; Medidas de proteção coletiva.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Medicina do Adolescente. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Educação Superior; Outros.

Especialização - Residência médica

1971 - 1972

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
Residência médica em: PediatriaNúmero do registro: folha 5 do livro 1,19/10/1973. Bolsista do(a): Fundação Educacional Lucas Machado, FELUMA, Brasil. Palavras-chave: Pediatria; Psiquiatria da Infância e da Adolescência; Medicina do Adolescente.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Psquiatria da Infância e Adolescência. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Medicina do Adolescente. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Educação Superior; Outros.

Especialização em Psiquiatria e Psicologia da Infância e Adolescênci

1981 - 1983

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Maltrato e Negligência na Infância
Orientador: José Raimundo da Silva Lippi

Formação complementar

2008 - 2008

EpiInfo e o OpenEpi na Análise de dados contínuos. (Carga horária: 10h). , EpiInfo Brasil, EPIINFO BRASIL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Pediatria.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Psiquiatria da Infância e da Adolescência.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Medicina do Adolescente.

Organização de eventos

MAAKAROUN, M.F. . XII Congresso Mineiro de Pediatria: " A criança de hoje: O adulto de amanhã". 2009. (Congresso).

Participação em eventos

Reunião da Academia Brasileira de Pediatria.Adolescência e Maioridade Penal. 2019. (Encontro).

Workshop de Pediatria 2019.Contribuição das neurociências à atuação clínica e educacional. 2019. (Simpósio).

14 Congressos Brasileiro de Adolescência e 1 Congresso Brasileiro Área de atuação em Pediatria. 2016. (Congresso).

14 Congressos Brasileiro de Adolescência e 1 Congresso Brasileiro Área de atuação em Pediatria. Adolescentes e os novos desafios do Mundo Digital- TEMA: Síndrome de abstinência Digital.. 2016. (Congresso).

14 Congressos Brasileiro de Adolescência e 1 Congresso Brasileiro Área de atuação em Pediatria. Sessão Atividade com discussão de casos clínicos- COMO ESTÁ A SAÚDE PSICOEMOCIONAL DOS NOSSOS ADOLESCENTES. 2016. (Congresso).

14 Congressos Brasileiro de Adolescência e 1 Congresso Brasileiro Área de atuação em Pediatria. Palestrante da sessão Conversando com especialistas- SEXUALIDADE: UM PROBLEMA TAMBÉM BIOLÓGICO- TEMA- Intersexualidade- transsexualidade- Visão da psicanálise.. 2016. (Congresso).

Reunião multidisciplinar prevenção ao suicídio- Atualização."Suicídio em jovens e adolescente". 2016. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Neurovisão. Ministrou a palestra no III Congresso Brasileiro de Neurovisão. 2015. (Congresso).

UNA.Curso: Neurociências Aplicada à Educação.. 2015. (Outra).

V Simposio de Saúde do Adolescente.Palestrante Tema: Atenção Integral a Saúde do Adolescente. 2015. (Simpósio).

V Simposio de Saúde do Adolescente.Palestrante Tema: Raízes da Violência contra e entre Jovens. 2015. (Simpósio).

13ª Congresso Brasileiro ADOLESCÊNCIA. Palestrante Da Atividade Conversdando com o Especialista MAIORIDADE PENAL. 2014. (Congresso).

13ª Congresso Brasileiro de Adolescência. Participante. 2014. (Congresso).

13ª Congresso Brasileiro de ADOLESCÊNCIA. Participante. 2014. (Congresso).

III Congresso da Sociedade de Acadêmicos de Minas Gerais. Participante. 2014. (Congresso).

V Forum da Academia Mineiro de Pediatria.Participante. 2014. (Encontro).

Visão Psiquiatrica.Conferencista do Tema : Visão Da Psiquiatria. 2014. (Seminário).

XII Seminario de Integração.Palestrante : Atendimento Ético: " Como ir Além " .. 2014. (Seminário).

12 Congresso Brasileiro de Adolêscencia. Na qualidade de Coordenadora do CURSO 03: SAÚDE MENTAL: COMO CONDUZIR OS TRANSTORNOS COMUNS. 2012. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Adolêscencia. Pôster: Prevalência de motivos da consulta, diagnósticos e condutas em adolescentes atendidos na ambulatório da Fundação Libanesa de Minas Gerais (FULIBAN) em 2011. 2012. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Adolêscencia. Pôster: Estudo comparativo do perfil dos adolescentes atendidos no ambulário da Fundação Libanesa de Minas Gerais (FULIBAN) no decênio 2001-2011. 2012. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Adolêscencia. Palestrante da Mesa Redonda: DIREITO DO ADOLESCENTE, com o tema: Desenvolvimento Mental. 2012. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Adolêscencia. Palestrante do CURSO 03: SAÚDE MENTAL: COMO CONDUZIR OS TRANSTORNOS COMUNS, com o tema: Prevenção dos problemas psiquiátricos. 2012. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Adolêscencia. Palestrante da Mesa Redonda: ABUSO DE NOVAS TECNOLOGIAS, com o tema: Relação corpo máquina ? Adaptando-se aos novos tempos. 2012. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Adolêscencia. 2012. (Congresso).

13 Congresso Mineiro de Pediatria. Palestrante Mesa redonda: ADOLESCENTE EM RISCO, com o tema: VIOLÊNCIAS CONTEPORÂNEAS. 2012. (Congresso).

13 Congresso Mineiro de Pediatria. 2012. (Congresso).

Congresso Trauma do Vale do Paraíba. Palestrante com o tema ?Adolescer nos dias de hoje?. 2012. (Congresso).

35 Congresso Brasileiro de Pediatria. Palestrante da Mesa Redonda: Gestação na Adolescência, com o tema: Paternidade/Maternidade: somando responsabilidades.. 2011. (Congresso).

35 Congresso Brasileiro de Pediatria. 2011. (Congresso).

7 Seminário de Combate ao Trabalho Infantil: o impacto do trabalho infantil no desenvolvimento humano.A criança e o adolescente no mundo contemporâneo. 2011. (Seminário).

III Simpósio de Saúde do Adolescente de Mato Grosso do Sul.Coordenou a Mesa Redonda: "Dificuldade Escolar". 2011. (Simpósio).

III Simpósio de Saúde do Adolescente de Mato Grosso do Sul.Adolescência e Violência: Aspectos Antropológicos. 2011. (Simpósio).

III Simpósio de Saúde do Adolescente de Mato Grosso do Sul.Aspectos Emocionais na Adolescência: Normal x Patológico. 2011. (Simpósio).

11 Congresso Brasileiro de Adolescência. Coordenadora do curso 02 - Saúde Mental. 2010. (Congresso).

11 Congresso Brasileiro de Adolescência. 2010. (Congresso).

11 Congresso Brasileiro de Adolescência. Palestrante da atividade: Conversa com o Especialista - Saúde Mental, com o tema: Comportamento normal e patológico. 2010. (Congresso).

11 Congresso Brasileiro de Adolescência. Palestrante do curso 02 - Saúde Mental com o tema: Transtorno Somatoforme. 2010. (Congresso).

1 Simpósio de Hebiatria.Palestrante do tema: " Sindrome da Adolescência Normal". 2010. (Simpósio).

1 Simpósio de Hebiatria.Palestrante do tema: " Adolescência e Violência". 2010. (Simpósio).

XI Congresso Acadêmico de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. 2010. (Congresso).

XXII Jornada Médica de João Monlevade.Abordagem Precoce da Saúde Mental na Infância. 2010. (Outra).

34 Congresso Brasileiro de Pediatria. Palestrante da atividade: Adolescência, com o tema: Comportamento normal e patológico. 2009. (Congresso).

34 Congresso Brasileiro de Pediatria. 2009. (Congresso).

Progrma CPG 11h30.Crianças, Adolescentes e as Vicissitudes da Sexualidade. 2009. (Outra).

Seminário Adolescência : horizontes para a Saúde".Adolescência : horizontes para a Saúde". 2009. (Seminário).

XII Congresso Mineiro de Pediatria: A criança de hoje: O adulto de amanhã. Tema livre: O que o pediatra deve saber sobre: " Síndrome de Asperger". 2009. (Congresso).

XII Congresso Mineiro de Pediatria: A criança de hoje: O adulto de amanhã. Palestrante da Mesa Redonda: Adolescência da criança de hoje para o adulto amanhã com o tema: " Sexualidade e responsabilidade". 2009. (Congresso).

XII Congresso Mineiro de Pediatria "A Criança de Hoje: o Adulto de amanhã". Coordenadora do tema "Adolescência" - MÓDULO II. 2009. (Congresso).

XII Congresso Mineiro de Pediatria "A Criança de Hoje: o Adulto de amanhã". Palestrante de abertura: "Adolescência hoje - Desafios no atendimento". 2009. (Congresso).

XII Congresso Mineiro de Pediatria e II Fórum da Academia Mineira de Pediatria. Conferencista do tema: "Sexualidade e responsabilidade" da Mesa redonda: "Adolescência da criança de hoje para o adulto de amanhã". 2009. (Congresso).

XII Congresso Mineiro de Pediatria - II Fórum da Academia Mineira de Pediatria. "A criança hoje: o adulto amanhã". 2009. (Congresso).

XXI Semana de Enfermagem do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais.Crescimento, Desenvolvimento e Adolescência. 2009. (Outra).

Evento Mais Saúde para BH da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.Palestrante na "Capacitação para atenção à Saúde do Adolescente". 2008. (Outra).

IV Simpósio de Pediatria do Hospital de Belo Horizonte.Palestrante do tema "Atenção multidisciplinar à saúde da criança e do adolescente.. 2008. (Simpósio).

IX Congresso de Pediatria do Grande ABC - "Os Desafios da Saúde no Século XXI". Palestrante: A Visão Integral do Ser Humana: Espiritualidade e Transcendência. 2008. (Congresso).

IX Congresso de Pediatria do Grande ABC - "Os Desafios da Saúde no Século XXI". Palestrante. 2008. (Congresso).

VI Jornada Alagoana, I Norte e Nordeste de Adolescência, IV Fórum Alagoano de Adolescência.Palestrante. 2008. (Encontro).

VI Jornada Alagoana, I Norte e Nordeste de Adolescência, IV Fórum Alagoano de Adolescência. 2008. (Encontro).

II Simpósio Internacional de TDAH da UFMG.Participante da Mesa Redonda: Recursos dos exames complementares em ambulatório de adolescentes. 2007. (Simpósio).

II Simpósio Internacional de TDAH da UFMH.Relatora da 3 Mesa Redonda: A Genética e o TDAH, com o tema: "Recursos dos exames complementares em ambulatório de adolescentes em TDAH".. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Interdisciplinar Internacional de Residência, Especialização e Pós-Graduação Médica.Relatora do tema Aspectos psiquiátricos e éticos da pesquisa infantil no Painel 5 Pediatria: Da pesquisa experimental à beira-do-leito.. 2007. (Simpósio).

Seminário de Adolescência e Violência.Tema: "Ética e Adolescência". 2007. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro de Psiquiatria Biológica e XX Simpósio Latino-Americano de Psiquiatria Biológica. Assistente. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Adolescência. Palestrante do Curso Intra-Congresso: "Violência contra o adolescente - abordagem multiprofissional e interdisciplinar" com o tema "Violência e resiliência". 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Adolescência. Palestrante da Mesa Redonda: "Família: Desafios do Século XXI" com o tema: "O Papel da família do adolescente com comportamento anti-social". 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Adolescência. Conferencista da Conferência: "Fatores intervenientes na formação do caráter na adolescência". 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Adolescência. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Adolescência - Adolescer na Diversidade. Conferencista na Sala Cataratas I - Fatores Intervenientes na Formação do Caráter na Adolescência.. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Asolescência. Convidada para Jantar de Professores. 2007. (Congresso).

Curso "Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência".Docente. 2006. (Outra).

I Congresso de Medicina da Santa Casa. Congressista. 2006. (Congresso).

I Congresso de Medicina da Santa Casa. Palestrante. 2006. (Congresso).

I Encontro Internacional sobre crianças Abrigadas.A família e a construção de laços socias-relações que nos constituem. 2006. (Encontro).

Reunião do Grupo Permanente de Colaboradores Voluntários da Classificação Indicativa de Obras Audiovisuais do Ministério da Justiça.Produziu a análise e classificação do DVD "Um pé de quê?". 2006. (Encontro).

XI Congresso Mineiro de Pediatria. Congressista. 2006. (Congresso).

XI Congresso Mineiro de Pediatria. Palestrante. 2006. (Congresso).

Curso de Especialização em Saúde Mental da Infância e Adolescência.Coodenadora Científica dos Cursos de Pós-Graduação. 2005. (Outra).

Curso de Especialização Interdisciplinar em Adolescência.Coordenador Científica dos Cursos de Pós-Graduação. 2005. (Outra).

Curso de Extensão em Psicologia e Psiquiatria da Infância e Adolescência.Coordenadora Científica dos Cursos de Pós-Graduação. 2005. (Outra).

Curso de Extensão em Psicologia e Psiquiatria da Infância e Adolescência.Coordenador Científica do Curso de Pós-Graduação. 2005. (Outra).

I Fórum de Atenção Integral ao Adolescente.Palestrante. 2005. (Outra).

II Seminário Nacional de Atenção à Saúde Integral da Adolescência e Juventude.Palestrante. 2005. (Seminário).

XI JORMEDI - Jornada Médica de Imperatriz.Palestrante. 2005. (Outra).

X JAGO - Jornada Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia.Palestrante. 2005. (Outra).

XVII Congresso da ABEAD. Palestrante. 2005. (Congresso).

I Seminário de Atenção à Saúde Integral da Adolescência e Juventude Brasileira.Debatedora. 2004. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Adolescência. Palestrante. 2004. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Adolescência. Conferencista. 2004. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática. Palestrante. 2004. (Congresso).

Curso de Extensão em Gastroenterologia Pediátrica.Palestrante. 2003. (Outra).

Curso de Pós-Graduação Espceialização em Adolescência.Atividades docentes. 2003. (Outra).

Curso de Extensão em Desencolvimento Neurológico e Psicológico da Crianaça e do Adolescente.Coordenadora Científica dos Cursos de Pós-Graduação. 2002. (Outra).

Fórum Contracepção, Adolescência e Ética.Relatora. 2002. (Encontro).

II Congresso de Adolescência do CONE-SUL. Conferencista. 2002. (Congresso).

II EMEE - II Encontro CMD - UFMG de Medicina do Esporte e do Exercício.Palestrante. 2002. (Encontro).

Seminário de Adolescência Ética e Cidadania.Conferencista. 2002. (Simpósio).

Curso de Pós-Graduação Especialização em Adolescência.Atividades docentes. 2001. (Outra).

Curso de Sensibilização - Saúde do Adolescente.Palestrante. 2001. (Outra).

I Fórum Brasieliro de Adolescência.Palestrante. 2001. (Outra).

III Jornada Norte - Paranaense de Adolescência.Conferencista. 2001. (Outra).

IX Simpósio da CEM - SCBH - Crescimento.Simposiasta. 2001. (Simpósio).

Jornada Mineira do Adolescente.Palestrante. 2001. (Outra).

VII Congresso Internacional de Adolescência. Coordenadora da Sessão de Tema Livre. 2001. (Congresso).

VII Jornada Paulista de Adolescência.Conferencista. 2001. (Outra).

Ações de Promoção para Saúde em Campanha/MG.Palestrante. 2000. (Outra).

Curso de Pós-Graduação.Exerceu atividades docentes no Curso de Pós-Graduação Especialização em Adolescência. 2000. (Outra).

Curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Institucional.Docente da disciplina: Desenvolvimento psiconeurológico do ser humano e aprendizagem. 2000. (Outra).

Curso de Sensibilização em Saúde do Adolescente.Preceptor do Curso de Sesiobilização em Saúde do Adolescente. 2000. (Outra).

Especialição Interdisciplinar em Adolescência.Coorenadora Científica dos cursos de pós-graduação. 2000. (Outra).

Extensão em Desenvolvimento Anatômico e Psiconeurológico da Criança e do Adolescente.Coordenadora Científica do curso de pór-graduação. 2000. (Outra).

I Encontro Internacional de Educação à Distância em Saúde do Adolescente.Participante. 2000. (Encontro).

I Fórum Mineiro Antidrogas.Membro da Comissão Organizadora. 2000. (Outra).

II Seminário Nacional A Criança e o Adolescente no 3 Milênio.Palestrante. 2000. (Seminário).

Seminário Ibero-Americano de Adolescência.Membro da Comissão Organizadora. 2000. (Seminário).

Seminário Ibero-Americano de Adolescência.Presidente efetiva do Congresso. 2000. (Seminário).

Seminário Ibero-Americano de Adolescência.Conferencista. 2000. (Seminário).

Serões Brasileiros de Pediatria.Palestrante. 2000. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. Palestrante. 2000. (Congresso).

V Jornada Multidisciplinar de Atenção à Adolescência.Palestrande. 2000. (Outra).

V Jornada Multidisciplinar de Atenção à Adolescência.Palestrande. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Eduardo Vial Faria

MAAKAROUN, M.F.; LAMOUNIER, J. A.; FIGUEIREDO, R.C.P.; ABRANTES, M. M.. Características Nutricionais e Fatores Associados com Sobrepreso e Obesidade em Adolescentes Atendidos em Ambulatórios da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em Belo Horizonte. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.

Aluno: Alberto Elias Lopes Cançado

MAAKAROUN, M.F.; LAMOUNIER, J. A.; DUARTE, M. A.; FERREIRA, R. A.; GOULART, L. M. H. F.. Avaliação dos Conhecimentos e Conteúdos Curriculares sobre Sexo e Sexualidade de Adolescentes nas Escolas Públicas de Pitangui-MG. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.

Aluno: José Antônio Baêta Zille

MAAKAROUN, M.F.. O Universo dos Jogos Virtuais como Gerador de Possibilidades para a Educação. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Renata Schettino Canelas

OLÍMPIO, Eliana;MAAKAROUN, M.F.. Resiliência e Promoção de Saúde: Contribuições da Escola Integrada. 2009. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.

Aluno: Antônio Benedito Lombardi

MAAKAROUN, M.F.; LAMOUNIER, J. A.. Sindrome de exclusão social: as origens, fatores de risco, os multiplos sintomas biopsicossociais ao longo dos periodos do ciclo de vida e fatores perpetuadores. 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

MAAKAROUN, M.F.. Membro Titular da Comissão Examinadora na defesa de tese de Doutorado. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

MAAKAROUN, M.F.. Membro Titular da Comissão Examinadora na defesa de dissetação de Mestrado. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

MAAKAROUN, M.F.. Membro Suplente da Comissão Examinadora na defesa de dissetação de Doutorado. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

MAAKAROUN, M.F.. Membro titular da Comissão examinadora na defesa de dissertação de mestrado. 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.

MAAKAROUN, M.F.. Membro titular da Comissão examinadora na defesa de dissetação de mestrado. 2004. Faculdades Pedro Leopoldo.

MAAKAROUN, M.F.. Membro titular da comissão examinadora na defesa de dissertação de mestrado. 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.

MAAKAROUN, M.F.. Membro titular da comissão examinadora na defesa de dissertação de mestrado. 2004. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

MAAKAROUN, M.F.. Membro titular da comissão examinadora na defesa de dissertação de mestrado. 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.

Produções bibliográficas

  • MAAKAROUN, M.F. . Adolescência sem limites. Revista Look , São Paulo, v. 50, n.5, p. 31-34, 2005.

  • MAAKAROUN, M.F. . Avaliação do uso da pílula do dia seguinte em um grupo de adolescentes de escolas públicas de Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte, v. 12, n.2, p. 78-82, 2002.

  • MAAKAROUN, M.F. . Algumas reflexões sobre a crise ética do tempo contemporâneo. Adolescência Latinoamericana , Porto Alegre, v. 2, n.1, p. 47-49, 2000.

Outras produções

MAAKAROUN, M.F. . Conversando sobre Adolescência: Saúde Mental e Adolêscência. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAAKAROUN, M.F. . Humanização das relações assistenciais: a formação do profissional de saúde. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAAKAROUN, M.F. . Conflitos Éticos no Atendimento à Saúde de Adolescentes. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAAKAROUN, M.F. . Da Infância e Adolescência: A construção do ser humano. 2008 (Palestra) .

Projetos de pesquisa

  • 2003 - Atual

    Influências familiares no adoecer e na saúde dos adolescentes, Descrição: Todos os pacientes atendidos no Ambulatório de adolescência do CASA - Centro de Atenção Integral à Saúde do Adolescente - estão cadastrados e acompanhados do ponto de vista de sua saúde e de seus transtornos e esses dados são registrados através do sistema informático - EPI INFO. Todos os dados do prontuário servem ao tratamento da pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marília de Freitas Maakaroun - Coordenador.

  • 2003 - Atual

    Adolescência e uso de drogas, Descrição: Todos os pacientes atendidos no Ambulatório de adolescência do CASA - Centro de Atenção Integral à Saúde do Adolescente - estão cadastrados e acompanhados do ponto de vista de sua saúde e de seus transtornos e esses dados são registrados através do sistema informático - EPI INFO. Todos os dados do prontuário servem ao tratamento da pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marília de Freitas Maakaroun - Coordenador.

  • 2003 - Atual

    Adolescência e Violência, Descrição: Todos os pacientes atendidos no Ambulatório de adolescência do CASA - Centro de Atenção Integral à Saúde do Adolescente - estão cadastrados e acompanhados do ponto de vista de sua saúde e de seus transtornos e esses dados são registrados através do sistema informático - EPI INFO. Todos os dados do prontuário servem ao tratamento da pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marília de Freitas Maakaroun - Coordenador.

  • 2003 - Atual

    Perfil dos Adolescentes de Minas Gerais, Descrição: Todos os pacientes atendidos no Ambulatório de adolescência do CASA - Centro de Atenção Integral à Saúde do Adolescente - estão cadastrados e acompanhados do ponto de vista de sua saúde e de seus transtornos e esses dados são registrados através do sistema informático - EPI INFO. Todos os dados do prontuário servem ao tratamento da pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marília de Freitas Maakaroun - Coordenador.

  • 2003 - Atual

    Adolescência e seus transtornos psiquiátricos, Descrição: Todos os pacientes atendidos no Ambulatório de adolescência do CASA - Centro de Atenção Integral à Saúde do Adolescente - estão cadastrados e acompanhados do ponto de vista de sua saúde e de seus transtornos e esses dados são registrados através do sistema informático - EPI INFO. Todos os dados do prontuário servem ao tratamento da pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marília de Freitas Maakaroun - Coordenador.

Prêmios

2007

Certificado pelo trabalho no Desenvolvimento da Atenção Integral à Saúde do Adolescente Brasileiro, Sociedade Brasileira de Pediatria - X Congresso Brasileiro de Adolescência.

2004

Vice-Presidente da Fundação Líbanesa de Minas Gerais, Fundação Líbanesa de Minas Gerais.

2002

Membro Efetivo do II Congresso de Adolescência do CONE SUL, Associação Brasileira de Adolescência - ASBRA.

2002

Professora Homenageada, Pelos alunos de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

2002

Placa de Prata, XLVII turma de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

2001

Membro da Comissão de Avaliação e Atualização Curricular do Curso de Medicina da FCMMG, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

2001

Professora Homenageada, Pelos alunos de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

2000

Membro da Comissão Organizadora do I Fórum Mineiro Antidrogas, Conselho Estadual de Entorpecentes de Minas Gerais.

2000

Presidente do Seminário Ibero-Americano de Adolescência, Associação Brasileira de Adolescência - ASBRA.

2000

Professora Homenageada, Pelos alunos de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

2000

Medalha de Ordem do Mérito Legislativo Municipal, Câmara Municipal de Belo Horizonte - MG.

1999

Presidente da ASBRA, Associação Brasileira de Adolescência.

1999

Placa de Prta, Câmara Municipal de BH e CRER-VIP.

1999

Placa de Prata, Associação Mineira de Adolescência - AMA.

1999

Certificado de Destaque 1998 Dia Mundial sem Drogas, Câmara Municipal de BH CRER-VIP.

1999

Professora Homenageada, Pelos alunos de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

1998

Membro da Conselho Editorial da Revista Científico-Cultural Multidiciplinar Bilingue : ADOLESCÊNCIA LATINOAMERICANA, Assiciação Brasileira de Adolescência - ASBRA.

1997

Filhos Ilustres BH 100 anos, Fundação Cultural dos Prof. do Estado de MG e pela Associação de Prof. Públicos do Estado de MG.

1996

Placa de Homenagem Especial, 41 Turma de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

1995

Estátua de Bronze e Homenagem Especial, Recebida pelos Pediatras Londrinenses.

1994

Presidente da AMA, Associação Mineira de Adolescênica.

1993

Presidente do V Congresso Brasileiro de Adolescência da SBP, Sociedade Brasileira de Pediatria.

1993

Placa de Prata, Diretoria Regional de Patos de Minas.

1992

Presidente da ABENEPI, Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infanil.

1991

Presidente do II Congresso Mineiro de Adolescência - SMP, Sociedade Mineira de Pediatria.

1991

Sócia Honorária, Regional Sul da Sociedade Mineria de Pediatria.

1991

Medalha de Honra ao Mérito, I Congresso Nacional A Saúde do Adolescente.

1991

Placa de Prata, II Congresso da Regional da Zona da Mata e I Congresso de Pediatria da FM UFMG Juiz de Fora.

1991

Medalha de Honra ao Mérito, Sociedade Brasileira de Pediatria.

1990

Presidente do I Congresso Mineiro de Adolescência, Sociedade Mineira de Pediatria.

1990

Presidente da SMP, Sociedade Mineira de Pediatria.

1990

Presidente do Comitê Brasileiro de Adolescência da SBP, Sociedade Brasileira de Pediatria.

1990

Vice Presidente da ASBRA, Associação Brasileria de Adolescência.

1988

Presidente do III Congresso Mineiro de Pediatria, Sociedade Mineira de Pediatria.

1988

Diretora de Cursos e Eventos da SMP, Sociedade Mineira de Pediatria.

1988

Vice Presidente da SMP, Sociedade Mineria de Pediatria.

1986

3 Secretária da Associação Médica, Associação Médica.

1986

Presidente do Comitê de Adolescência da SMP, Sociedade Mineira de Pediatria.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Educacional Lucas Machado, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Departamento de Pediatria. , Alameda Ezequiel dias,275, Centro, 30130-110 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32736966, Ramal: 232, Fax: (31) 32743523, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - 2014

Faculdade Promove de Minas Gerais

Vínculo: Professora Quadro Permanente, Enquadramento Funcional: Professora do Mestrado em Dependência Química, Carga horária: 40

2017 - Atual

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Vínculo: Professor Emérito, Enquadramento Funcional: Professor Emérito

Outras informações:
Título VI, Art 170 1 do Regimento Interno

1975 - Atual

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 4, Carga horária: 20

2003 - 2017

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Vínculo: Coordenadora do curso de Pós, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Pós graduação

Outras informações:
Coordenadora do curso de Pós graduação de saúde mental da infância e adolescência

1997 - 2005

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Cientifica

Outras informações:
Coordenadora Cientifica do curso de especialização interdisciplinar em Adolescência

2003 - 2004

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora curso de extensão

Outras informações:
Coordenadora curso de Extensão em Psicologia e psiquiatria da Infância e Adolescência

2000 - 2002

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora curso de extensão

Outras informações:
Coordenadora curso de Extensão em Desenvolvimento Neurológico e Psicológico da Criança e do adolescente

Atividades

  • 08/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Pesquisa e Pós Graduação, Centro de Pesquisa e Pós Graduação.,Atividade realizada, Levantamento de dados de morbidade de adolescentes que frequentam o Ambulatório de Adolescência.

  • 10/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pesquisa e Pós Graduação, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.,Cargo ou função, Membro de comissão.

  • 08/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Carreira Docente, Faculdade de Ciências Médicas.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

  • 03/1999

    Ensino, Especialização Interdisciplinar Em Adolescência, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Psicológico da Criança e do Adolescente, Desenvolvimento Físico do Adolescente, Interdisciplinridade na Atenção ao Adolescente, Sexualidade do Adolescente, Aulas práticas de Atendimento ao Adolescente

  • 03/1999

    Extensão universitária , Centro de Pesquisa e Pós Graduação, Ambulatório de Adolescência da Fcmmg.,Atividade de extensão realizada, Curso de Desenvolvimento Neurológico e Psicológico da Criança e Adolescente.

  • 03/1995

    Treinamentos ministrados , Em Convênio Com a Secretaria do Estado da Saúde de Minas Gerais, Ambulatório de Adolescência da Fcmmg.,Treinamentos ministrados, Cursos de Sensibilização em Saúde do Adolescente

  • 02/1980

    Ensino, Pediatria I Pediatria II Pediatria III, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia Pediatrica, Semiologia do Adolescente

2014 - 2015

Centro Universitário UNA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado