Zeferino de Jesus Barbosa Rocha

possui mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma- Itália (1952), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma-Itália (1948) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Paris X, Nanterre - França (1973). Foi professor de História da Filosofia na Faculdade de Filosofia do Recife-FAFIRE (1955-1965). Foi professor de Filosofia e de Teologia no Seminário Maior de Olinda e no Seminário Regional do Nordeste (1952-1965); foi professor de Introdução à Psicanálise na Universidade René Descartes em Paris V (1970-1973); foi professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (1974-1995), da qual é hoje Professor titular aposentado. Foi professor no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (1999-2014) no qual continua atuando como professor colaborador. É membro do Conselho Editorial e Científico das Revistas : Ágora. Estudos em Teoria Psicanalítica (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Ágora Filosófica (Revista do Departamento de Filosofia da UNICAP) - Revista Symposium (Universidade Católica de Pernambuco). É membro fundador e sócio honorário do Circulo Psicanalítico de Pernambuco.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia

1968 - 1973

Université de Paris X, Nanterre, Paris X
Título: L ´ interprétation freudienne du phénomène religieux
Orientador: Didier Anzieu
Palavras-chave: Freud e a Religião; Culpa; Obsessão; Ilusão.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE. Setores de atividade: Educação; Educação Superior.

Mestrado em Teologia

1948 - 1952

Pontifícia Universidade Gregoriana
Título: O Dinamismo da Inteligência e a Transcendência da Beatitude,Ano de Obtenção: 1952
Orientador: Charles Boyer
Palavras-chave: Transcendência; Beatiutude; Dinamismo da Inteligência.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado

1945 - 1948

Pontifícia Universidade Gregoriana
Título: SIMILE SIMILI COGNOSCITUR - Natureza e Função do Princípio da Metafísica de Santo Tomás de Aquino,Ano de Obtenção: 1948
Orientador: Georges Delannoye
Palavras-chave: Metafísica do conhecimento.Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Latim

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA CLÍNICA.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciência da Religião.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FREJ, P. D. N. ; QUEIROZ.E. ; ROCHA, Z. J. B. ; VIEIRA, L. . XI JORNADA DO LABORATÓRIO DE PSICOPATHOLOGIA FUNDAMENTAL E PSICANÁLISE. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A METAPSICOLOGIA DA PERVERSÃO: Usos sociais da perversão.AS RAIZES PERVERSAS DO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO. 2013. (Encontro).

EPSI - Espaço psicanalítico de João Pessoa.O Eros de Platão e a Libido de Freud. 2013. (Outra).

METAPSICOLOGIA DA PERVERSÃO: usos sociais da perversão.A inveja organizada: pervesão e sobreviviência psíquica em. 2013. (Seminário).

METAPSICOLOGIA DA PERVERSÃO: Usos sociais da perversão.Vende-se saúde? Uso perverso do consumo na infância. 2013. (Seminário).

Política e Subjetividade.Psicanálise e Religião. 2013. (Seminário).

V SEMINÁRIO DE LÍNGUAS E LITERATURAS CLÁSSICAS: Interdisciplinaridade e Enciclopedismo.A FUNÇÃO DO DESEJO NO ACONTECER PSÍQUICO NA GRÉCIA ANTIGA. 2013. (Seminário).

AULA INAUGURAL PROGRAMAS PÓS-GRADUAÇÃO UNICAP.O sentido originário do Lógos e sua articulação com a Divindade. 2012. (Outra).

Palestra de abertura da Jornada de Estudos do GEPAL.Reflexões filosóficas e psicanalíticas sobre a Esperança. 2012. (Outra).

Reunião científica do Círculo Psicanalítico de Pernambuco.A natureza e os destinos da Libido na Metapsicologia freudiana. 2012. (Outra).

Reunião científica do Laboratório de Psicopathologia Fundamental e Psicanálise da Unicap.A sublimação:natureza e destinos na Metapsicologia Freudiana. 2012. (Outra).

Reunião cientifica do Mestrado em Ciências da Religião.Psicanálise e Religião. 2012. (Outra).

XIX CONGRESSO DO CÍRCULO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE E XXVI JORNADA DO CÍRCULO PSICNALÍTICO DE PERNAMBUCO. Para uma clínica psicanalítica do cuidado. 2012. (Congresso).

Aula inaugural das atividades cientificas do EPSI (Espaço psicanalítico) de J.Pessoa.Novas formas de subjetividade e de sofrimento psíquico na contemporaneidde: desafios clínicos. 2011. (Outra).

Reunião científica da Escola Brasileira de Psicanálise do Recife.Transferência e Criatividade no tempo da análise. 2011. (Outra).

Sessão de abertura convênio UNICAP/PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE.Educar é cuidar. 2011. (Outra).

V JORNADA CLINICA FACULDADE CIENCIAS HUMANAS ESUDA.A fun ção estruturante do cuidado e seus desafios na línica contemporânea. 2011. (Outra).

XXV Jornada de Estudos do Círculo Psicanalítico de Pernambuco.A ontologia heideggeriana do cuidado e suas ressonâncias na clínica psicanalítica. 2011. (Outra).

Aula Inaugural no Programa de Pós-Graduação da UNICAP.Éthos, Cultura e Crise ética de nossos dias. 2010. (Outra).

I Congresso Franco Brasileiro sobre Psicanálise, Filiação e Sociedade. O ópdio como laçõ de filiação. 2010. (Congresso).

I CONGRESSO FRANCO-BRASILEIRO sobre psicanálise, filiação e sociedade. A Função estruturante do Cuidado. 2010. (Congresso).

IV COLÓQUIO DE HISTÓRIA: Abordagens interdisciplinares.Sexualidade e vida pulsional à luz da teoria metapsicológica de Freud. 2010. (Outra).

IV Congesso Internacional de Psicopatologia Fundamental e X Congresso Brasileiro de Psicopathologia Fundamental. Ódio, cúmplice da subjetividade. 2010. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e X Congresso Na Brasileiro de Psicopatoloa Fundamental. A filiação pelo Ódio. 2010. (Congresso).

Jornada de Estudo do ESPAÇO PSICANALITICO (EPSI).A Sorge heideggeriana: suas ressonâncias sobre a Clíinica Psicanalítica. 2010. (Encontro).

Palestra na Reunião em comemoração do dia do Psicólogo.Caminhar é preciso! Reflexões sobre a Esperança.. 2010. (Outra).

Reunião da Associação Brasileira de Medicina psicossomática.Novas formas de subjetivação e de sofrimebnto psíquico: seus desafios à clínica contemporânea. 2010. (Outra).

VII LUSO-BRASILEIRO IV ENCONTRO FAFIRE.Éthos e cultura: A crise ética de nossos dias. 2010. (Encontro).

ENCONTRO COMEMORATIVO EPSI 10 ANOS - ABRIL 2009.A dialética da ilusão e da desilusão na teoria psicanalítica de Freud. 2009. (Encontro).

EPSI - ENCONTRO COMEMORATIVO DOS 10 ANOS - setembro 2009.Apresentação do Livro do Dr. Luis Claudio Figueiredo: As diversas faces do cuidar. 2009. (Encontro).

III JORNADA CLÍNICA DE PSICOLOGIA na Faculdade de Ciências Humanas Esuda.A Esperança na Filosofia e na Psicanálise. 2009. (Outra).

XI JORNADA DO LABORATORIO DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL DA UNICAP.A Ilusão em Freud. 2009. (Outra).

XIV JORNADA DE PSICANÁLISE E X ENCONTRO DE PSICANÁLISE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.Violência, novas formas de subjketivação e de sofrimento psíquico:seus desafios à clínica contemporânea. 2009. (Encontro).

Encontro da Sociedade Psicanalítica da Paraíba.O sofrimento psíquico no mundo contemporâneo e seus desafios à Clínica psicanalítica. 2008. (Encontro).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIENCIAS DA RELIGIÃO DA UNICAP.FREUD E A ILUSÃO RELIGIOSA: ABORDAGEM CRÍTICO-INTERPRETATIVA. 2008. (Seminário).

Lançamento do Livro: "A Trama do Olhar" de Edilene Queiroz.Apresentação do Livro de Edilene Queiroz:. 2008. (Encontro).

XIII Jornada de Psicanálise e IX Encontro de Psicanálise da Criança e do Adolescente.O Estudo Metapsicloógico das pulsões: abordagem freudiana. 2008. (Encontro).

XI JORNADA DA SOCIEDADE DE PSICANÁLISE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.Esperança e Temporalidade. 2008. (Outra).

XVI Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática. Ética e Violência: Subjetividade e Sofrimento psíquico na Contemporaneidade. 2008. (Congresso).

XXII JORNADA DO CÍRCULO PSICANALÍTICO DE PERNAMBUCO.O Mundo, a Carne do mundo e o Inconsciente na Filosofia de Maureice Merleau-Ponty. 2008. (Outra).

I ENCONTRO NACIONAL FILOSOFIA SEM FRONTEIRAS.O páthos trágico na Tragédia Grega, na Filosofia de Nietzsche e na Psicanálise de Freud. 2007. (Encontro).

V JORNADA DA SOCIEDADE PSICANALÍTICA DA PARAÍBA.O Páthos da Paixão Amorosa na Metapsicologia Freudiana. 2007. (Outra).

Ciranda Filosófica sobre Filosofia e Psicanálise.Ressonâncias da Filosofia sobre a Psicanálise. 2006. (Outra).

FORUM DE PESQUISA NA SEMANA DE INTEGRAÇÃO SOCIEDADE/UNIVERSIDADE.A Esperança. 2006. (Outra).

I Ciclo de Estudos Zaldo Rocha . A Saúde Mental da Criança e do Adolescente.Zaldo Rocha, meu irmão. 2006. (Encontro).

IV JORNADA DO ESPAÇO PSICANALÍTICO (EPSI).Palestra. 2006. (Outra).

Mesa Redonda sobre "Pesquisa e Responsabilidade Social- início das aulas dos Mestrados da UNICAP.Ètica e Cultura. 2006. (Outra).

VIII JORNADA DO LABORATÓRIO DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL DA UNICAP.Freud e a Feminilidade. 2006. (Outra).

XI JORNADA DA SOCIEDADE PSICANALÍTICA DO RECIFE e VII ENCONTRO DE PSICANÁLISE DA CRIANÇA.FREUD E A PAIXÃO AMOROSA (VERLIEBTHEIT).. 2006. (Encontro).

XXI JORNADA DO CÍRCULO PSICANALÍTICO DE PERNAMBUCO.relator e debatedor da conferência do Prof. Dr. Vincenzo di Matteo sobre Freud e o Superego Cultural. 2006. (Outra).

Aula inaugural.Ética, Cultura e Transformação Social. 2005. (Outra).

I CONGRESSO PERNAMBUCANO DE SEXUALIDADE HUMANA. NATUREZA E DESTINOS DA PAIXÃO AMOROSA. 2005. (Congresso).

Semana de Integração Universidade-Sociedade.O DINAMISMO DO ATO DE EXISTIR NA METAFÍSICA DE TOMÁS DE AQUINO. 2005. (Outra).

Seminário Ética e Saúde.Ethos, Ética e Cultura. 2005. (Seminário).

III JORNADA DE PSICANALISE E CLÍNICA - O social e o divã: psicanálise, clínica e extensão.Filosofia e Psicanálise. 2004. (Encontro).

X JORNADA DE PSICANÁLISE E VI ENCONTRO DE PSICANÁLISE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.A sexualidade feminina no discurso freudiano. 2004. (Outra).

30 Aniversário da Clínica Psicológica.Freud e a Paixão amorosa (Verliebtheit).. 2003. (Outra).

Jornada de Estudo.Psicanálise e Pesquisa. 2003. (Outra).

Seimário Internacional Ética, Cidadania e Meio Ambiente - O Novo Papel dos Tribunais de Contas.Ética, Cultura e Transformação Social. 2003. (Seminário).

XIX Jornada do Círculo Psicanalítico de Pernambuco.Freud e a filosofia alemã na segunda metade do século XIX. 2003. (Encontro).

Aula inaugural do Curso de Psicologia da UNICAP.Violência e Crise ética contemporânea. 2002. (Outra).

Forum de pesquisa - promovido pela UNICAP.Narcisismo defensivo e violência contemporânea. 2002. (Encontro).

III Jornada da Sociedade Psicanalítica da Paraíba.Violência e Crise ética contemporânea. 2002. (Outra).

IV SEMANA DOS DOCENTES DA UNICAP.Freud, filho e crítico da Modernidade. 2002. (Outra).

IX Jornada de Psicanálise e V Encontro de Psicanálise da Criança e do Adolescente.O Éros no "Banquete" de Platão: Mito e Teoria. 2002. (Encontro).

Mesa Redonda.Fundamentalismo religioso: um olhar psicanalítico. 2002. (Outra).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL. A angústia originária (Urangst) na reformulação da teoria freudiana sobre a angústia. 2002. (Congresso).

XIX Jornada da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria.A paixão amorosa, uma forma ilusória de amor. 2002. (Encontro).

XVIII Jornada do Círculo Psicanalítico de Pernambuco.Transferência e Criatividade no tempo da Análise. 2002. (Encontro).

VII Encontro do Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem.Feminilidade e Castração: seus impasses no discurso freudiano sobre a sexualidade feminina. 2001. (Encontro).

VIII Jornada de Psicanálise daSociedade Psicanalítica do Recife.Narcisismo defensivo e violência conteporânea. 2001. (Encontro).

XIX Cobgresso Brasileiro de Psiquiatria. Psyché e Éros. 2001. (Congresso).

I Jornada do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da UNICAP.A escrita no trabalho analítico. 2000. (Encontro).

Primeiro Congresso Pernambucano de Medicina |Psicossomática. Angústia e Desamparo. Contribuição de Freud para o estudo do transtorno de pânico. 2000. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Psyché. Os caminhos do acontecer psíquico na Grécia Antiga. 2000. (Congresso).

SEminário Internacional sobre Desamparo e Sofrimento.Angústia e Desamparo. 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: ´José Josivan Bezerra de Sales

ROCHA, Z. J. B.; MATTEO, V.; DONARD, D. V.. O Dualismo antagônico daTEoria do Eros em Platão e na Teoria pulsional de Freud. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Janaína da Mota Martins

Passos, M.C.; VORCARO, P. D. A. M.;ROCHA, Z. J. B.. O abuso sexual infantiol intrafamiliar: do segredo à elaboraçãop. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Gilberto Lucio da Silva

ROCHA, Z. J. B.; FERRAZ, P. D. C. H.; QUEIROZ, D. E. F.; Passos, M.C.. Janus petrificado: autoridade, alteridade e estados normopáticos. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Ana Claudia Zuanella

QUEIROZ, D. E. F.;ROCHA, Z. J. B.; LEAL, P. V.. A paixão patológica e seus destinos. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Rebeka de Paula Gomes da Silva

Passos, M.C.;ROCHA, Z. J. B.; RABELLO, P. D. S.. O Diagnóstico de Autismo: impasses e desafios na transmissão à Família. 2013. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Carolina Cavalcanti Henriques

QUEIROZ, D. E. F.; FERNANDES, M. H.;ROCHA, Z. J. B.. Reflexões sobre as dôres crônicas fibromiálgicas e suas relações com a melancolia. 2013. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Silvana Maria de Barros Santos

LIMA, P. D. J. C. C.; Passos, M.C.;ROCHA, Z. J. B.. A obesidade e o sobrepeso de adolescentes mulheres na atualidade: olhar psicanalítico. 2013. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maria Helena Peoxoto de Oliveira

COUTINHO, L.G.; FANCISCO, D. A. L.;ROCHA, Z. J. B.. O manejo da transferência e da contratransferência na relação professor e aluno adolescente:sua função no processo de aprendizagem. 2012. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Carolina Cavalcanti Henriques

QUEIROZ, D. E. F.;ROCHA, Z. J. B.; FANCISCO, D. A. L.. Reflexões sobre a Melancolia e a Depressão e suas relações com as dores corporais crônicas. 2012. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Rafaela Mota Paixão França

ROCHA, Z. J. B.; Passos, M.C.; FANCISCO, D. A. L.. Sofrimento psíquico e sintoma na Infância: uma contribuição psicanalítica ao processo de subjetivação da criança. 2012. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Gariela Nunes Catarino

ROCHA, Z. J. B.; Passos, M.C.; FANCISCO, D. A. L.. A importância da relação terapeuta-paciente na preparação e acompanhamento da cirugia bariátrica. 2012. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Dorcas Luisa da Cunha Paiva Barretto

MONTE, D. R. A.; Passos, M.C.;ROCHA, Z. J. B.. A relaçao primária no modelo narcísico freudiano e na perspectiva relacional winnicottiana. 2011. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Esperidião BarBosa Neto

Vilas Boas Prof. Dr. Lincoln Braga; FANCISCO, D. A. L.;ROCHA, Z. J. B.. O conceito de repetição na psicanálise freudiana: ressonâncias clínicas na re-elaboração sombólica do repetido. 2010. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Sarah Camello Vasconcellos

ROCHA, Z. J. B.; FANCISCO, D. A. L.; FERRAZ, P. D. C. H.. Onde está minha moldura? Reflexões winnicottianas sobre a tendência anti-social em crianças. 2010. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Luciana Enildfe de Magalhães Lyra Macêdo

CARVALHO, D. G.;ROCHA, Z. J. B.; FREJ, N.Z.. A Linguagem na Esquizofrenia: Uma questão de Lugar. 2010. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Everton Fabrício Calado

ROCHA, Z. J. B.; QUEIROZ, D. E. F.; Lang, Elias Lang. O corpo silenciado e a expressão da vida psíquica no sujeito acometido pela esclerose lateral amiotrófica. 2010. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Rita de Cássia Albuquerque Araujo

FANCISCO, D. A. L.; MATTEO, P. D. V.;ROCHA, Z. J. B.. A prática religiosa e seus benefícios em dois grupos de adolescentes católicos na cidade do Recife. 2009. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Elizabete Regina Almeida de Siqueira

QUEIROZ, D. E. F.; BESSET, V.L.;ROCHA, Z. J. B.. O Estatuto contemporâneo das identificações em sujeitos com marcas e alteraçoes corporais. 2009. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Paula Cristina Monteiro de Barros

FREJ, N.Z.; MELLO, D. M. F. V.;ROCHA, Z. J. B.; ROSA, P. M. D.. "Vê se me desembaça":do apelo à demanda de crianças e adolescentes em situação de rua. 2009. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Andréa Januário Rapela Moreira

QUEIROZ, D. E. F.; SANTOS, D. F.;ROCHA, Z. J. B.. O trauma corporal por acidentes de trabalho e suas simpslicações psíquicas. 2009. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Lélis Terezinha Mariano Duarte

CARVALHO, D. G.;ROCHA, Z. J. B.; MELLO, D. M. F. V.; FREJ, N.Z.. Distraídas, dispersas, hiperativas, apáticas ... que escuta fazer dessas crianças?. 2009. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Elizabeth da Costa Carvalho

ROCHA, Z. J. B.; QUEIROZ, D. E. F.; CARVALHO, D. G.. O sentimento da vergonha: um estudo teórico com ilustrações clínicas. 2008. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Liana Ribemboin Feldman

FUKS, P. B. B.; FREJ, P. D. N.;ROCHA, Z. J. B.. Rir para não chorar: análise e autocrítica no humor judaico. 2008. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Ana Amália Torres Souza

ROCHA, Z. J. B.; FUKS, P. B. B.; VALERIO, P. D. P.. Do Mito do Feminino ao Feminino do Mito: o enigma da mulher nas perspectivas psicanalítica e bíblica. 2008. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Vinícius Gomes Galvão

ROCHA, Z. J. B.; FANCISCO, D. A. L.; FERRAZ, P. D. C. H.. O manejo clínco da transferência em grupos de crianças com dificuldades graves no desenvolvimento emocional. 2008. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Karla Daniele de Sá Araújo Maciel

SAFRA, D. G.;ROCHA, Z. J. B.. O percurso de Freud no estudo da religião: Contexto histórico e epistemológico, Discursos e Novas possibilidades. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Karina Carvalho Veras de Souza

DO NASCIMENTO, Z.A.; QUEIROZ, D. E. F.;ROCHA, Z. J. B.. O Feminino na Estética do Corpo: Uma leitura psicanalítica. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: JOÃO BATISTA MARTINS DE MORAIS

Vieira. A.T.M;ROCHA, Z. J. B.; Cordiviola, A.A.. Transtextualidade e Erotismo na TRilogia de Hilda Hilst. 2007. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Isabela Lemos Arteiro

CARNEIRO, H. F.; QUEIROZ, D. E. F.;ROCHA, Z. J. B.. O corpo na Toxicomania: uma primazia da sensação?. 2007. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: KATARINA TORRES LEAL

ROCHA, Z. J. B.; SPINILLO, A. G. D.; CARVALHO, D. G.. A questão do erro sintomático na trajetória linguística da criança: singularidade de um caso. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marina Assis Pinheiro

ROCHA, Z. J. B.; CARVALHO, D. G.; QUEIROZ, D. E. F.. A Linguagem como forma de vida: Uma leitura wittgensteiniana sobre a gramática da doença mental no discurso da Reforma psiquiátrica. 2006. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Eugenia Chaves

ROCHA, Z. J. B.; QUEIROZ, D. E. F.; ASSAD, M. M. E.. Toxicomania e Transferência. 2006. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maura Lima

ROCHA, Z. J. B.; CARVALHO, D. J. A.; FANCISCO, D. A. L.. Entre o discurso e a prática: Há Reforma? Uma reflexão sobre práticas interventivas de cuidado na Clínica da Saúde Mental. 2006. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: DANIELLE DE ANDRADE PITANGA

SANTOS, D. F.; FANCISCO, D. A. L.;ROCHA, Z. J. B.. A Velhice na Cultura Contemporânea. 2006. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Gustavo Rihl Kniest

ROCHA, Z. J. B.. A Relação Terapêutica frente à Homossexualidade. 2005. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Veridiana Alves de Sousa Costa

ROCHA, Z. J. B.; QUEIROZ.E.; ANDRADE, D. L. G.. Lei simbólica, desamparo e pânico na contemporaneidade. 2005. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Cleide Pereira Monteiro

ROCHA, Z. J. B.; QUEIROZ, D. E. F.; FIGUEIREDO, D. A. C. C.. A Clínica das Psicoses e a Prática Psicanalítica nas Instituições Públicas de Saúde Menatl. 2005. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Klaylian Marcela Santos Lima

ROCHA, Z. J. B.; PEREIRA, D. M. E. C.; CALDAS, D. M. T.. Os assassinos seriais: Uma abordagem psicanalitica. 2005. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Giselle Cesar Vieira Diniz

ROCHA, Z. J. B.; FANCISCO, D. A. L.; ANDRADE, D. L. F. G.. O Espelho do Rosto Materno e o Self: Abordagem Winnicottiana. 2005. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Sylvio José B

ROCHA, Z. J. B.; MATTEO, D. V.; MELLO, D. M. F. V.. R. Ferreira. Luto e Melancolia na "Eneida" de Virgílio. A Paixão de Dido por Enéias. 2005. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Karynna M

ROCHA, Z. J. B.. Barros da Nóbrega. Pedofilia em Lolita: A Escrita do Desejo. 2005. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Celina Mariua Aragão Ximenes

ROCHA, Z. J. B.; QUEIROZ, D. E. F.; MICHELAZZO, P. D. J. C.. O sentido de ser do sintoma manfesto na Clínica psicológica. 2005. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Ana Lúcia Omena

ROCHA, Z. J. B.; QUEIROZ.E.; KRUTZEN, E. T. C. B.. Uma leitura psicanalítica da Lenda do Cabeça de Cuia e do seu papel na formação da subjetividade do povo de Teresina. 2004. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Diana Maria de Hollanda Belém

ROCHA, Z. J. B.; MELLO, D. M. F. V.; MOREIRA, D. V.. Abordagem centrada na Pessoa - um olhar contemporâneo. 2004. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maria Neuma Carvalho de Barros

ROCHA, Z. J. B.; QUEIROZ.E.; SAFRA, D. G.. O Ódio e suas vicissitudes: Um Estudo teórico-clínico à luz da Psicanálise freudiana e kleiniana. 2004. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maria Cláudia Pontual Peres

ROCHA, Z. J. B.; PACHECO, D. M.; FANCISCO, D. A. L.. Clínica gestáltica no Nordeste do Brasil: Uma Gestalt Severina?. 2004. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Patrícia Vasconcellos Pires Ferreira

ROCHA, Z. J. B.; FALCAO, D. J. T. R.; CARVALHO, D. G.. Abordagem psicológica do Problema da Aprendizagem Escolar: O que nos ensina a criança que não aprende?. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Fernando Antônio de Barros Góes

ROCHA, Z. J. B.; CARVALHO, D. G.; CALDAS, D. M. T.. Os pais e swu filho portador de necessidades especiais/ deficiência mental: Um encontro inesperado. 2004. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Selme Lisboa Vasconcellos

ROCHA, Z. J. B.; QUEIROZ.E.; CARVALHO, D. J. A.. Do Amor de Narciso ao NArcisismo do amor: Abordagem Freudiana. 2004. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Marcos Paulo do Nascimento Silva

ROCHA, Z. J. B.; STRIDER, I.; MATTEO, V.. A problemática do Mal em. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ivo de Andrade Lima Filho

ROCHA, Z. J. B.. A Construção do discurso na Psicose: da vivência para a exsperiência. 2003. Dissertação (Mestrado em PSICOLOGIA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Afonso Justino de Oliveira Junior

ROCHA, Z. J. B.. GALERA: O que ela significa para seus integrantes adolescentes. 2003. Dissertação (Mestrado em PSICOLOGIA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maria Conceição Araujo Valença

ROCHA, Z. J. B.. A Feminilidde em Freud e na Contemporaneidade: Repercussões e Impasses. 2003 - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Anna Barreto Campello Carvalheira

ROCHA, Z. J. B.. A Metáfora dos Sintomas: Cristalização e Criatividade. 2003 - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Gertrudes Pastl Montarroyos

ROCHA, Z. J. B.. Neurose de angústia e fenômeno psicossomático. 2003 - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Luciana Del Nero Carrera

ROCHA, Z. J. B.. O lugar da angústia do desamparo na Clínica: da psicanálise freudiana à psiquiatria de nossos dias. 2003 - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: TERESA MARIA BAPTISTA MEIRELLES

ROCHA, Z. J. B.. A DEVASTAÇÃO AMOROSA. MASCARADA SACRIFICIAL. 2002. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: TEREZA MARIA BATISTA DUBEUX

ROCHA, Z. J. B.. FUNÇÃO PATERNA:MUTABILIDADE OU INVARIÂNCIA. Um estudo sobre o pai e os Ideais na contemporaneidade. 2002. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Marcos Creder Souza Leão

ROCHA, Z. J. B.. A DOR COMO METÁFORA DA UNIDADE. Diálogo analítico entre o corpo e a psique.. 2002. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Darlindo Ferreira de Lima

ROCHA, Z. J. B.. COMPREENDENDO O SENTIDO DA ESCUTA. 2002. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Jacqueline Nunes de Menezes

ROCHA, Z. J. B.. A experiência de mulheres que fazem parte da geração canguru: razões do prolongamento de suas estadas na casa dos pais. 2002. Dissertação (Mestrado em PSICOLOGIA) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maria Helena Barros e Silva

ROCHA, Z. J. B.. A paixão silenciosa. 2002 - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Guiomar Marques

ROCHA, Z. J. B.. A intervenção psicológica na primeira crise psicótica. 2001 - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Rute Bacelar

ROCHA, Z. J. B.. O desejo não tem idade. 2001 - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maria Teresa Padilha

ROCHA, Z. J. B.. O discurso dos pais na contemporaneidade. 2001 - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Carmen Lúcia Brito Tavares Barreto

ROCHA, Z. J. B.. O sofrimento humano e o mal-estar na clínica contemporânea. 2001 - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Iaraci Advíncula

ROCHA, Z. J. B.. Experiências desalojadoras do Eu e escuta clínica. 2001 - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: ANASTÁCIO BORGES JUNIOR

ROCHA, Z. J. B.. PLATÃO E FREUD: DUAS METÁFORAS DA ALMA. 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Célia Maria Souto Maior de Souza Fonsêca

LIMA, D. A. O.; Passos, M.C.; SAFRA, D. G.; LIMA, D. J. C. C.; FANCISCO, D. A. L.;ROCHA, Z. J. B.. Ser mãe de múltiplos e os desafios engrentados nessa condição. 2015. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: DANIELLE DE ANDRADE PITANGA

AMAZONAS, M.C.; FANCISCO, D. A. L.;ROCHA, Z. J. B.; VIEIRA, D. L.. Vontade de Vida: Experiência de idosos em paliação. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: José Josenildo da Silva

ROCHA, Z. J. B.; Passos, M.C.; DOUETS, P. D. S.; FANCISCO, D. A. L.. A sublimação em uma releitura do estudo freudiano sobre o fenômeno religioso. 2014. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Esperidião BarBosa Neto

LIMA, W. M.; Vilas Boas Prof. Dr. Lincoln Braga; FANCISCO, D. A. L.; QUEIROZ.E.;ROCHA, Z. J. B.. A repetição na psicanálise e suas repercussões clínicas com aporte do conceito de repetição em Kierkegaard. 2014. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Adriana Rodrigues Antunes

Passos, M.C.; BEZERRA, P. D. B.;ROCHA, Z. J. B.; FANCISCO, D. A. L.. Entre afetos e direitos: repercussões subjetivas da ação de respnsabilidade civil por abandono afetivo. 2014. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Ana Barreto Campello Carvalheira Chaves

QUEIROZ, D. E. F.;ROCHA, Z. J. B.. Um estudo sobre a intervenção psicanalítica como "ponto de virada": do duplo especular as metamorfoses corporais. 2014. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Elizabete Regina Almeida de Siqueira

QUEIROZ, D. E. F.;ROCHA, Z. J. B.; CARVALHO, D. G.; FERRARI, P. I. F.; ROSA, P. D. M. M. V.. Corpo Escrito: um estudo psicanalítico sobre nomeações e marcas corporais. 2013. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Ana Elizabeth Lisboa Nogueira Cavalcanti

FERREIRA NETO, J. L.; DANTAS, Z.;ROCHA, Z. J. B.; FANCISCO, D. A. L.; BOURROWES, P. D. P.. Intervenção artística e transtornos psíquicos: possibilidades de diálogo. 2013. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Valéria Maria Cavalcanti Lins

AMAZONAS, M.C.; VIEIRA, L.L,F.,; PESSOA DE MELO, M.M.,;ROCHA, Z. J. B.; BARRETO, C.. Mulheres encarceradas, vínculos afetivos e relacionamentos: articulações com os dispositivos de saber e de poder. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia Clínica) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Célia Maria Souto Maior de Souza Fonsêca

FANCISCO, D. A. L.;ROCHA, Z. J. B.; MELLO, D. M. F. V.; LIMA, O.L.,; Passos, M.C.. Ser mãe de múltiplos e as vicissitudes dessa relação. O que há de especial nessa condição. 2012. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Paula Cristina Monteiro de Barros

CARVALHO, D. G.; PROFA.DRA.NANETTE,; MELLO, D. M. F. V.;ROCHA, Z. J. B.; FANCISCO, D. A. L.. Esse menino não presta, esse menino não tem jeito: que lugar para o adolescente em situação de rua. 2012. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Esperidião BarBosa Neto

ROCHA, Z. J. B.; FANCISCO, D. A. L.; QUEIROZ, D. E. F.; VILAS BOAS, L. B.; LIMA, W. M.. O conceito de repetição na Psic análise de Freud e de Lacan e na Filosofia de Kierkegaard: suas repercurssões sobre a clínica contemporânea. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Elizabete Regina Almeida de Siqueira

QUEIROZ.E.; CARVALHO, D. G.;ROCHA, Z. J. B.. Corpo escrito: um estudo sobre nomeações e marcas corporais. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Marina Assis Pinheiro

CARVALHO, D. G.; De Conte, L.; MATTEO, P. D. V.;ROCHA, Z. J. B.; LEITÃO, Prof. dra. S.. SINGULARIDADE E CORPO: Uma questão para a subjetividade. 2011. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM PSICOLOGIA COGNITIVA) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Elisabeth Lisboa Nogueia Cavalcanti

FANCISCO, D. A. L.; Burrowes, P.,; LIMA, O.L.,;ROCHA, Z. J. B.. Intervenção Artística e Transtornos Mentais. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Elizabete Regina Almeida de Siqueira

QUEIROZ, D. E. F.; CARVALHO, D. G.;ROCHA, Z. J. B.; FANCISCO, D. A. L.. Corpo Escrito: um estudo sobre nomeações e marcas corporais. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia Clínica) - Úniversidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maria Neuma Carvalho de Barros

Passos, M.C.; FANCISCO, D. A. L.;ROCHA, Z. J. B.; ALMEIDA, R.. A trama paradoxoal do ódio. 2010. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Marina Assis Pinheiro

ROCHA, Z. J. B.. Singularidade e Corpo: uma questão para a subjetividade. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: CARLOS ROBERTO DRAWIN

ROCHA, Z. J. B.; DOMINGUES, P. I.; BIRCHAL, P. D. T. S.; PUC/MG, P. D. J. N. G. A. -.; GONTIJO, P. D. E. D.. O PARADOXO DA FINITUDE: O SENTIDO ONTO-ANTROPOLÓGICO DA PSICANÁLISE FREUDIANA. 2005 - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vera Lúcia Blum

ROCHA, Z. J. B.. A concepção freudiana da origem e funcionamento do psiquismo e a questão do controle pulsional. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Edilene Freire de Queiroz

ROCHA, Z. J. B.. O DISCURSO PERVERSO NA CLÍNICA PSICANALÍTICA. 2000. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Elizabete Lisboa Nogueira Cavalcanti

BOURROWES, P. D. P.; FERREIRA NETO, P. D.;ROCHA, Z. J. B.; FANCISCO, D. A. L.. Intervençoes artísticas e transtorno psíquico: possibilidades de diálogo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Nayana Maria Lavra Jacques de Carvalho

PROTO, R.M de A.,; Passos, M.C.;ROCHA, Z. J. B.. Uma família pré-totêmica: cenas do abuso sexual intrfamiliar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TCC II) - Universdidade Católica de Pernambuco.

ROCHA, Z. J. B.; CECARELLI, D. P. R.; ARAUJO, D. H. V.. Concurso público para Prof. Adjunto na área de Psicanálise e Psicopatologia. 2004. Universidade Federal da Paraíba.

ROCHA, Z. J. B.. Concurso Público para Professor Adjunto I na área de Psicologia Clínica/Hospitlar. 2004. Universidade Federal de Pernambuco.

ROCHA, Z. J. B.. Concurso público para Professor Adjunto no Departamento de Psicologia da UFPE. 2002. Universidade Federal de Pernambuco.

BRITO, C.M. D (Dra, Cristina Maria Brito); Passos, M.C.;ROCHA, Z. J. B.; BARRETO, C.; Caldas, M.T.,. Comissão de Seleção dos mestrandos e doutorandos da Unicap. 2012. Úniversidade Católica de Pernambuco.

DIAS, P. D. A. B.; SIAL, P. D. A. N.; MENESES, P. D. M.;ROCHA, Z. J. B.. COMISSSÃO DO MÉRITO. 2012. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PE.

ROCHA, Z. J. B.; FANCISCO, D. A. L.; BRITO, C.M. D (Dra, Cristina Maria Brito); BARRETO, C.; Passos, M.C.. Membro da Comissão de Seleção da decima terceira turma de mestrandos e terceira de doutorandos do Programa de Pós-graduação em Psicologia clínica da Unicap. 2011. Universidade Católica de Pernambuco.

ROCHA, Z. J. B.; CALDAS, D. M. T.; BRITO, C.M. D (Dra, Cristina Maria Brito); VIEIRA, L.; AMAZONAS, M.C.. Membro da Comissão de Seleção para a decima segunda turma de mestrandos e para a seugunda turma de doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia clínica. 2010. Úniversidade Católica de Pernambuco.

ROCHA, Z. J. B.; CARVALHO, P. D. A.; FERREIRA, R.; SIAL, P. N.; MENESES, PROFA.DRA. M.; DIAS, P. B.. COMISSÃO DO MÉRITO. 2007. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PE.

ROCHA, Z. J. B.. Parecerista ad hoc do processo de seleção e avaliação de periódicos da Coleção SciELO Brasil, realizado pela BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. 2007. Coleção SciELO Brasil.

QUEIROZ, D. E. F.;ROCHA, Z. J. B.; FANCISCO, D. A. L.; BRITO, C.M.D.. Membro da Comissão de Seleção da nona turma do Mestrado em Psicologia Clínica da UNICAP. 2007. Universidade Católica de Pernambuco.

ROCHA, Z. J. B.. Membro do Comité de Ética da Universidade Católica de Pernambuco. 2006. Úniversidade Católica de Pernambuco.

ROCHA, Z. J. B.; QUEIROZ, D. E. F.; FANCISCO, D. A. L.; MACDOWELL, M. C.. Membro da Comissão de Seleção da 8 turma para o Mestrado em Psicologia Clínica da UNICAP. 2006. Universidade Católica de Pernambuco.

ROCHA, Z. J. B.. Membro do Conselho científico e Editorial da Pulsional, Revista de Psicanálise. 2006.

ROCHA, Z. J. B.. Membro do Conselho Editorial da Psychê, Revista de Psicanálise (Universidade de São Marcos- SP). 2006.

ROCHA, Z. J. B.. Membro do Conselho Científico da Revista Symposium da Universidade Católica de PE. 2006.

ROCHA, Z. J. B.. Membro do Conselho Cienítifico da Ágora. Revista em Teoria psicanalítica (Rio de Janeiro). 2006.

ROCHA, Z. J. B.. Membro do Cconselho Científico da REvista Ágora Filosófica (Departamento de Filosofia da UNICAP).. 2006.

ROCHA, Z. J. B.. Comissão de Seleção da sexta turma do Mestrado em Psicologia Clínica da UNICAP. 2003. Úniversidade Católica de Pernambuco.

ROCHA, Z. J. B.; QUEIROZ.E.; MORATO,H.. Comissão de Seleção da quinta turma do Mestrado em Psicologia Clinica da UNICAP. 2002. Universdidade Católica de Pernambuco.

ROCHA, Z. J. B.. Seleção da quarta turma do Mestrado em Psicologia Clínica da UNICAP. 2001. Úniversidade Católica de Pernambuco.

ROCHA, Z. J. B.. Seleção da terceira turma do Mestrado em Psicologia Clínica da UNICAP. 2000. Úniversidade Católica de Pernambuco.

ROCHA, Z. J. B.. Seleção da segunda turma do Mestrado em Psicologia Clíonica da UNICAP. 1999. Úniversidade Católica de Pernambuco.

ROCHA, Z. J. B.. Seleção da primeira turma do Mestrado em Psicologia Clínica da UNICAP. 1998. Universidade Católica de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

José Josisvan Bezerra de Sales

O lugar de Eros na teoria freudiana do dualismo e do dinamismo pulsionais; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco; (Orientador);

José Josenildo da Silva

O papel da sublimação numa releitura do estudo freudiano do Fenômeno Religioso; Início: 2015; Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco; (Orientador);

JOSENILDO JOSÉ DA SILVA

O papel da sublimação numa releitura do estudo freudiano do fenômeno religioso; Início: 2014; Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco; (Orientador);

José Josivan Bezerra de Sales

O Dualismo Antagônico na Teoria do Eros de Platão e na Teoria Pulsional de Freud; 2015; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Gilberto Lucio da Silva

JANUS petrificado: Autoridade, Alteridade, Estados normopáticos; 2014; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Rafaela Mota Paixão França

Sofrimento psíquico e sintoma na infância: uma contribuição psicanalítica ao processo de subjetivação da criança; 2014; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Gabriela Nunes Catarino

A importância da relação terapeuta-paciente na preparação e acompanhamento da cirurgia bariátrica; 2014; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Maria Helena Peixoto de Oliveira

O manejo da transferência e da contratransferência na relação professor e aluno adolescente, sua função no processo de aprendizagem; 2012; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Dorcas Luisa da Cunha Paiva Baretto

A relação primária no modelo narcisico freudiano e na perspectiva relacional winnicottiana; 2011; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Esperidião BarBosa Neto

O conceito de repetição na psicanálise freudiana: ressonâncias clínicas na elaboração simbólica do repetido; 2010; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Sarah Camello Vasconcellos

Onde está minhamoçdura? Reflexões winnicottianas sobre a tendência anti-social em crianças; 2010; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Rita de Cássa Albuquerque Araujo

A prática religiosa e seus benefícios em dois grupos de adolescentes católicos na cidade do Recife; 2009; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Elizabeth da Costa Carvalho

O sentimento da vergonha: um estudo teórico com ilustrações clínicas; 2008; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Ana Amália Torres Souza

Do Mito do Feminino ao Feminino do Mito: o enigma da mulher nas perspectivas psicanalítica e bíblica; 2008; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Vinicicus Gomes Galvão

O manejo clínico da Transferência em grupos de crianças com dificuldades gaves no desenvolvimento emocional; 2008; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Liana Ribemboin Feldman

Rir para não chorar: Análise e autocrítica no Humor Judaico; 2008; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Karla Daniele de Sá Araújo Maciel

O percurso de Freud no Estudo da Religião: Contexto histórico e epistemológico, Discursos e Novas Possibilidades; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Karina Carvalho Veras de Souza

O Feminino na estética do corpo: Uma leitura psicanalítica; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

DANIELLE DE ANDRADE PITANGA

A VELHICE NA CULTURA CONTEMPORANEA; 2006; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Maura Lima

Entre o discurso e a prática: Há Reforma? Uma reflexão sobre práticas interventivas de cuidado na clínica da Saúde Mental; 2006; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Eugenia Chaves

TOXICOMANIA E TRANSFERÊNCIA; 2006; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Klaylian Marcela Santos Lima

OS ASSASSINOS SERIAIS: UMA ABORDAGEM PSICANALÍTICA; 2005; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Giselle Cesar Vieira Diniz

O ESPELHO DO ROSTO MATERNO E O SELF; ABORDAGEM WINNICOTTIANA; 2005; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Sylvio José Barreto da Rocha Ferreira

LUTO E MELANCOLIA NA "ENEIDA" DE VIRGÍLIO: A PAIXÃO DE DIDO POR ENÉIAS; 2005; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Diana Maria de Hollanda Belém

A Abodagem Centrada na Pessoa - um olhar contemporâneo; 2004; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Maria Neuma Carvalho de Barros

O ódio e suas vicissitudes: Um estudo teórico clínico à luz da psicanálise freudiana e kleiniana; 2004; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Selme Lisboa da Costa Vasconcellos

Do amor de Narciso ao narvcisismo do amor: abordagem freudiana; 2004; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Luciana Brandão Carreira Del Nero

O lugar da angústia do desamparo na Clínica: da psicanálise freudiana à psiquiatrias dos dias atuais; 2003; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Úniversidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Anna Barreto Campello Carvalheira

A Metáfora dos Sintomas: Entre a cristalização e a Criatividade; 2003; Dissertação (Mestrado em PSICOLOGIA) - Úniversidade Católica de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Gertrudes Pastl Montarroyos

Neurose de angústia e fenômeno psicossomático; 2003; Dissertação (Mestrado em PSICOLOGIA) - Úniversidade Católica de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Maria da Conceição Araújo Valença

A Feminilidade em Freud e na Contemporaneidade: Repercussões e Impasses; 2003; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Maria Helena Barros e Silva

A paixão silenciosa; 2002; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Rute Bacelar

O desejo não tem idade; 2001; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Maria Teresa Padilha

O discurso dos pais na contemporaneidade; 2001; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Carmen Lúcia Brito Tavares Barreto

O sofrimento humano e o mal-estar da Clínica contemporânea; 2001; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Maria Emilia de Carvalho Lapa

Os Contos de fadas como dispositivo de intervenção na clínica com crianaçs psicóticas; 2001; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Iaraci Fernandes Advincula

Experiências desalojadoras do Eu e escuta clínica; 2001; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Úniversidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Guiomar Marques

A intervenção psicológica na primeira crise psicótica; 2001; Dissertação (Mestrado em Mestrado em psicologia clínica) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Esperidião BarBosa Neto

A Repetição na psicanálise e suas repercrssões clínicas com o apoio do conceito de repetição em Kierkegaard; 2014; Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Maria Neuma de Barros Carvalho

A trama paradoxal do ódio no psiquismo; 2013; Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universdidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Alessandra Muhlert Arcoverde do Monte

A transitoriedade das relações amorosas: um mal da contemporaneidade?; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em INTERVENÇÕES EM PSICOLOGIA CLÍNICA) - Universdidade Católica de Pernambuco; Orientador: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARBOSA NETO, ESPERIDIÃO ; ROCHA, ZEFERINO . Um Corpo Marcado, Lugar Secreto das Palavras. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso) , v. 35, p. 154-167, 2015.

  • FRANÇA, RAFAELA MOTA PAIXÃO ; ROCHA, ZEFERINO . Por uma ética do cuidado na psicanálise da criança. Psicologia USP (Online) , v. 26, p. 414-422, 2015.

  • ROCHA, ZEFERINO DE JESUS BARBOSA ; SILVA, JOSENILDO JOSÉ . ANÁLISE DO FENÔMENO RELIGIOSO EM FREUD, A PARTIR DA OBRA O FUTURO DE UMA ILUSÃO. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP , v. 5, p. 179-199, 2015.

  • ROCHA, Z. J. B. . A perversão dos ideais no fundamentalismo religioso. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Impresso) , v. 17, p. 761-774, 2014.

  • BARBOSA NETO, E. ; ROCHA, Z. J. B. . Reepetir, repetir, repetir ...por quê?. Psicologia & Saberes , v. 3, p. Online, 2014.

  • FRANCA, R. M. P. ; ROCHA, Z. J. B. . Os sentidos da saúde na Obra de Donald Winnicott. Estudos de Psicanálise (Impresso) , v. 42, p. 97-106, 2014.

  • ROCHA, Z. J. B. . Violência contemporânea, novas formas de subjetivação e de sofrimento psíquico: desafios clínicos. Alter: Revista de Estudos Psicanalíticos , v. 30, p. 55-65, 2013.

  • CARVALHO, M. N. B. ; ROCHA, Z. J. B. . O ódio, cúmplice do Eu. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Impresso) , v. XVI, p. 518-528, 2013.

  • ROCHA, Z. J. B. . Para uma Clinica psicanalitica do Cuidado. Tempo Psicanalítico , v. 45, p. 453-471, 2013.

  • BARBOSA NETO, E. ; ROCHA, Z. J. B. . Corpo cuidado, esquecido e simbólico. Revista da SBPH (Belo Horizonte. Impresso) , v. 16, p. online, 2013.

  • SIQUEIRA, E, ; ROCHA, Z. J. B. . \. Revista de Psicologia Plural , v. xix, p. 27-40, 2012.

  • ROCHA, Z. J. B. . Ações obssessivas e exercícios religosos: um estudo interpretativo da analogia freudiana entre religião e neurose obssessiva. Estudos de Religiao (IMS) , v. 26, p. 134-150, 2012.

  • ROCHA, Z. J. B. . O papel da ilusão na psicanálise freudiana. Ágora ( PPGTP/UFRJ) , v. XV, p. 259-271, 2012.

  • SIQUEIRA, E, ; ROCHA, Z. J. B. . 'Tudo não estava escrito' :noções de epistemologia lacaniana. Revista de Psicologia Plural , v. XIX, p. 27-40, 2012.

  • ROCHA, Z. J. B. . A ontologia heideggeriana do cuidado e suas ressonâncias clínicas. Sintese (Belo Horizonte. 1974) , v. 38, p. 71-90, 2011.

  • ROCHA, Z. J. B. . A dor física e psíquica na metapsicologia freudiana. Revista Mal-Estar e Subjetividade (Impresso) , v. XI, p. 591-621, 2011.

  • Veras, K. ; ROCHA, Z. J. B. . Discurso materno e imagem do corpo nas intervenções estéticas e cirurgias plásticas. Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line , v. 07, p. 101-112, 2010.

  • ROCHA, Z. J. B. . Freud e as origens totêmicas da religião: um ensaio crítico-interpretativo. Estudos de Religiao (IMS) , v. 24, p. 129-154, 2010.

  • SOUZA, A. A. T. ; ROCHA, Z. J. B. . No princípio era o Mythos: articulações entre Mito, Psicanálise e Linguagem. Estudos de Psicologia (UFRN) , v. 14, p. 199-206, 2009.

  • ROCHA, Z. J. B. . A experiência psicanalítica: seus desafios e vicissitudes, hoje e amanhã. Ágora ( PPGTP/UFRJ) , v. 11, p. 101-116, 2008.

  • ROCHA, Z. J. B. . Angústia, Pênico e Desamparo: uma contribuição de Freud à psicopatologia contemporânea do pânico. Trieb (Rio de Janeiro) , v. VII, p. 13-27, 2008.

  • MACIEL, K.D.S.A. ; ROCHA, Z. J. B. . Dois discursos de Freud sobre a Religião. Revista Mal-Estar e Subjetividade , v. VIII, p. 729-754, 2008.

  • MACIEL, K.D.S.A. ; ROCHA, Z. J. B. . Freud e a Religião. Possibilidades de Novas Leituras ee Constrruções teóricas. Psicologia Ciência e Profissão , v. 28, p. 742-753, 2008.

  • ROCHA, Z. J. B. . Para uma abordagem estrutural da depressão: contribuições freudianas. Psyche (São Paulo) , v. 12, p. versão eletrôni, 2008.

  • LIMA MONTEIRO, K.M.S. ; ROCHA, Z. J. B. . O agir perverso dos assassinos seriais. Pulsional. Revista de Psicanálise (São Paulo) , v. XX, p. 52-61, 2007.

  • ROCHA, Z. J. B. . Ética, cultura e crise ética de nossos dias. Síntese (Belo Horizonte) , v. 34, p. 115-131, 2007.

  • ROCHA, Z. J. B. . Esperança não é esperar, é caminhar.. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , v. X, p. 255-273, 2007.

  • CHAVES, E. ; ROCHA, Z. J. B. . O toxicômano e o psicanalista: um encontro possível?. Pulsional. Revista de Psicanálise (São Paulo) , v. 191, p. 5-11, 2007.

  • MACIEL, K.D.S.A. ; ROCHA, Z. J. B. . Freud e a Religião: Presença de um grande paradoxo. Symposium (Recife) , v. 11, p. 27-40, 2007.

  • ROCHA, Z. J. B. . O amigo, um outro si mesmo. A philia na Metafísica de Platão e na Ética de Aristóteles. Psyche (São Paulo) , São Paulo, v. X, p. 65-86, 2006.

  • ROCHA, Z. J. B. . Filosofia e Psicanálise. Pulsional. Revista de Psicanálise (São Paulo) , v. XIX, p. 107-117, 2006.

  • ROCHA, Z. J. B. . O dinamismo do ato de existir e da inteligência na Metafísica de Santo Tomás de Aquino. Ágora Filosófica (UNICAP) , v. 6, p. 197-212, 2006.

  • DINIZ, G. C. ; ROCHA, Z. J. B. . As metamorfoses do espelho do rosto materno na constituição do self da criança. Revista Mal-Estar e Subjetividade , v. VI, p. 125-142, 2006.

  • ROCHA, Z. J. B. . FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO : um olhar psicanalítico. Interlocuções (UNICAP) , RECIFE, v. 02, n.1-2, p. 143-155, 2004.

  • ROCHA, Z. J. B. . FREUD E A FILOSOFIA ALEMÃ NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. Síntese (Belo Horizonte) , Belo Horizonate- MG, v. 31, n.99, p. 45-64, 2004.

  • ROCHA, Z. J. B. . Heráclito de Éfeso, filósofo do Lógos. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , SÃO PAULO, v. VII, n.04, p. 07-31, 2004.

  • ROCHA, Z. J. B. . A PAIXÃO AMOROSA:UMA FORMA ILUSÓRIA DE AMOR. Neurobiologia (Recife) , São Paulo -Lemos Editorial, v. 65, n.02, p. 63-68, 2003.

  • ROCHA, Z. J. B. . O ÉROS NO BANQUETE DE PLATÃO. Mito e Teoria.. Indivisa, Boletín de Estudios e Investigación , MADRID, v. 04, p. 99-122, 2003.

  • ROCHA, Z. J. B. . TRANSFERENCIA E CRIATIVIDADE NO TEMPO DA ANÁLISE. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , SÃO PAULO, v. VI, n.N.4, p. 80-101, 2003.

  • ROCHA, Z. J. B. . FEMINILIDADE E CASTRAÇÃO:SEUS IMPASSES NO DISCURSO FREUDIANO SOBRE A SEXUALIDADE FEMININA. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , São Paulo, v. V, n.1, p. 128-151, 2002.

  • ROCHA, Z. J. B. . O INCONSCIENTE E O TRIEB FREUDIANO. Trieb (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 1, n.1 e 2, p. 63-89, 2002.

  • ROCHA, Z. J. B. . A CONSCIÊNCIA MORAL. Sua gênese histórica, estrutura conceptual e lugar na dialética constitutiva do agir ético, segundo Henrique de Lima Vaz.. Revista de Educação. AEC , Brasilia- DF, v. 31, n.125, p. 08-29, 2002.

  • ROCHA, Z. J. B. . O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA E A CRISE ÉTICA DE NOSSOS DIAS. Síntese (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 28, n.92, p. 301-326, 2001.

  • ROCHA, Z. J. B. . PSYCHÉ. Os caminhos do acontecer psíquico na Grécia Antiga. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , Saõ Paulo, v. IV, n.2, p. 67-91, 2001.

  • ROCHA, Z. J. B. . PSYCHÉ E ÉROS: Os caminhos do acontecer psíquico na Grécia Antiga. Neurobiologia (Recife) , São Paulo, v. 64, p. 7-17, 2001.

  • ROCHA, Z. J. B. . Homenagem ao Pe Paulo Meneses. Symposium (Recife) , Recife, v. V, n.2, p. 07-13, 2001.

  • ROCHA, Z. J. B. . O DESEJO NA GRÉCIA CLÁSSICA. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , São Paulo, v. III, n.1, p. 84-116, 2000.

  • ROCHA, Z. J. B. . O DESEJO NA GRÉCIA HELENÍSTICA. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , Saõ Paulo, v. III, n.2, p. 98-128, 2000.

  • ROCHA, Z. J. B. . DESAMPARO E METAPSICOLOGIA. Síntese (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 26, n.86, p. 331-346, 1999.

  • ROCHA, Z. J. B. . O DESEJO NA GRÉCIA ARCAICA. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , São Paulo, v. 2 (4), p. 94-122, 1999.

  • ROCHA, Z. J. B. . A PAIXÃO AMOROSA NO FEDRO DE PLATÃO. Psicanalítica , Recife, v. 6, n.6, p. 7-22, 1998.

  • ROCHA, Z. J. B. . A QUESTÃO DA DIFERENÇA E DO SUJEITO NO HORIZONTE FILOSÓFICO DA CRÍTICA DA RACIONALIDADE MODERNA. Síntese (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 21, n.61, p. 449-477, 1994.

  • ROCHA, Z. J. B. . FREUD E A TRANSFERÊNCIA. Psicanalítica , Recife, v. 2, n.2, p. 97-117, 1994.

  • ROCHA, Z. J. B. . FREUD E O ESTATUTO METAPSICOLÓGICO DO INCONSCIENTE. Cenário Revista de Psicanálise e de Cultura, v. 3, n.3, p. 7-24, 1994.

  • ROCHA, Z. J. B. . O DEUS DE FREUD. Subsídios para a leitura de "O Futuro de uma Ilusão". ESTUDOS DE PSICANÁLISE. Revista da Círculo Brasileiro de Psicanálise, v. XIV, n.01, p. 69-94, 1992.

  • ROCHA, Z. J. B. . SOMATIZAÇÃO E SIMBOLIZAÇÃO SEUS DESTINOS NA PSICOPATOLOGIA FREUDIANA. ESTUDOS DE PSICANÁLISE - Publicação do Círculo Brasileiro de Psicanálise, v. XV, n.01, p. 229-256, 1992.

  • ROCHA, Z. J. B. . FREUD E O PROBLEMA DA TRANSFERÊNCIA - A descoberta do conceito e sua progressiva elaboração teórica. CADERNO DE PSICOLOGIA - Revista do Centro Pernambucano de Psicoterapia, RECIFE - PE, v. II, n.01, p. 07-46, 1976.

  • ROCHA, Z. J. B. . SUBSÍDIOS PARA UM ESTUDO SOBRE AS DIVERSAS VIAS DE ACESSO AO REAL. ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS - Universidade Federal de Pernambuco, RECIFE - PE, v. VII, n.01, 1967.

  • ROCHA, Z. J. B. . A CONCEPÇÃO DA HISTÓRIA EM NICOLAU BERDIAEV. Estudos Universitários - Universidade Federal de Pernambuco, Recife - Pernambuco, v. VI, n.3, p. 5-26, 1966.

  • ROCHA, Z. J. B. . CONSTRUINDO A IGREJA E O MUNDO. REVISTA VOZES, PETRÓPOLIS, v. 59, n.13, p. 245-260, 1966.

  • ROCHA, Z. J. B. . UM MISTÉRIO OU UM ABSURDO ?. REVISTA VOZES, PETRÓPOLIS, v. 59, n.12, 1965.

  • ROCHA, Z. J. B. . A RESPONSABILIDADE DE SER LIVRE. Anuário da Faculdade de Filosofia do Recife da Universidade de Recife, RECIFE - PE, v. VII, p. 53-66, 1964.

  • ROCHA, Z. J. B. . O PRIMADO DO ATO DE EXISTIR E O DINAMISMO DO SER NA METAFÍSICA TOMISTA. VERBUM - Universidade Católica do Rio de Janeiro, RIO DE JANEIRO, v. XVIII, n.01, p. 01-20, 1961.

  • ROCHA, Z. J. B. . REFLEXÕES SOBRE O PROBLEMA DE UMA FILOSOFIA CRISTÃ. Anuário da Faculdade de Filosofia do Recife da Unviersidade de Recife, RECIFE - PE, v. IV, n.01, p. 79-122, 1960.

  • ROCHA, Z. J. B. . O MISTICISMO NA FILOSOFIA DE HENRI BERGSON. SYMPOSIUM - Revista da Universidade Católica de Pernambuco, RECIFE - PE, v. 01, n.02-03, p. 105-120, 1960.

  • ROCHA, Z. J. B. . O AMOR NO CORPO MÍSTICO. Revista Eclesiástica Brasileira, PETRÓPOLIS, v. XX, n.01, p. 36-49, 1960.

  • ROCHA, Z. J. B. . A LEI NO CORPO MÍSTICO. Revista Eclesiástic Brasileira, PETRÓPOLIS, v. XIX, n.04, p. 802-821, 1959.

  • ROCHA, Z. J. B. . A IGREJA, OS CRISTÃOS E O MUNDO. A ORDEM - Revista do Centro Dom Vital, RIO DE JANEIRO, 1958.

  • ROCHA, Z. J. B. . MENSAGEM DE INTERIORIDADE. Anuário da Faculdade de Filosofia do Recife da Universidade de Recife, RECIFE - PE, v. II, n.01, p. 55-71, 1957.

  • ROCHA, Z. J. B. . O SENTIDO CRISTÃO DO SABER. LUMEN - Revista da Faculdade de Filosofia do Recife da Universidade de Recife, RECIFE - PE, v. V, n.01, p. 03-43, 1954.

  • ROCHA, Z. J. B. . O DESEJO NA GRÉCIA ANTIGA. 1. ed. RECIFE: Editora Universitária da UFPE, 2011. v. 1. 164p .

  • ROCHA, Z. J. B. . FREUD ENTRE APOLO E DIONÍSIO. Recortes filosóficos e ressonâncias psicanalíticas. São Paulo/Recife: Edições Loyola/UNICAP, 2010. v. 1. 200p .

  • ROCHA, Z. J. B. . FREUD:NOVAS APROXIMAÇÕES. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008. v. 1. 284p .

  • ROCHA, Z. J. B. . A MORTE DE SÓCRATES. MONÓLOGO FILOSÓFICO. 2. ed. São Paulo: EDITORA ESCUTA, 2001. v. 1.

  • ROCHA, Z. J. B. . OS DESTINOS DA ANGÚSTIA NA PSICANÁLISE FREUDIANA. SÃO PAULO/ SP: EDITORA ESCUTA, 2000. v. 1. 169p .

  • ROCHA, Z. J. B. . PALAVRAS PARA O SILÊNCIO. 1. ed. RECIFE/ PE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 1998. v. 1. 269p .

  • ROCHA, Z. J. B. . ABELARDO-HELOÍSA. CARTAS. AS CINCO PRIMEIRAS CARTAS TRADUZIDAS DO ORIGINAL E COMENTADAS POR ZEFERINO ROCHA. 1. ed. RECIFE/ PE: EDIÇÃO BILINGUE - LATIM/ PORTUGUES, 1997. v. 1. 377p .

  • ROCHA, Z. J. B. . PAIXÃO, VIOLÊNCIA E SOLIDÃO. O DRAMA DE ABELARDO E HELOÍSA NO CONTEXTO CULTURAL DO SÉCULO XII. 1. ed. RECIFE/ PE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 1996. v. 1. 436p .

  • ROCHA, Z. J. B. . FREUD: APROXIMAÇÕES. Segunda Edição revista e aumentada. 2. ed. RECIFE/ PE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 1995. v. 1. 480p .

  • ROCHA, Z. J. B. . A MORTE DE SÓCRATES: MENSAGEN ÉTICA PARA O NOSSO TEMPO. 1. ed. RECIFE/ PE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFPE, 1994. v. 1. 329p .

  • ROCHA, Z. J. B. . Freud: Aproximações. 01. ed. RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO, 1993. v. 01. 344p .

  • QUEIROZ, D. E. F. ; Passos, M.C. ; BRITO, C.M.D. ; FREJ, P. D. N. ; ROCHA, Z. J. B. . A função estruturante do cuidado. In: Edilene Freire de Queiroz e Maria Consuelo Passos. (Org.). A CLÍNICA DA ADOÇÃO. 1aed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012, v. , p. 116-124.

  • ROCHA, Z. J. B. . O páthos trágico na Tragédia grega, na Filosofia de Nietzsche e na Psicanálise de Freud. In: Fernando Magalhães e Vincenzo di Matteo. (Org.). A Filosofia e o Trágico. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010, v. , p. -.

  • ROCHA, Z. J. B. . Heráclito de Éfeso, Filósofo do Lógos. In: Prof. Alfredo de Oliveira Moraes. (Org.). Razão nos Trópicos: Festschrift em homenagem a Paulo Meneses no seu 80 aniversário. Ied.RECIFE: FASA EDITORA, 2004, v. , p. 205-236.

  • ROCHA, Z. J. B. . FEMINILIDADE E CASTRAÇÃO: Seus impasses no discurso freudiano sosbre a sexualidade feminina. In: VII ENCONTRO DO CENTRO DE PESQUISA EM PSCIANÁLISE E LINGUAGEM, 2002, RECIFE. Revista Latinoamereicana de Psicopatologia Fundamental. São Paulo, 2001. v. V. p. 128-151.

  • ROCHA, Z. J. B. ; CARVALHEIRA, A. B. C. . A DIMENSÃO METAFÓRICA DOS SINTOMAS. In: TERCEIRA MOSTRA PESQUISA,PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO UNICAP, 2002, RECIFE. Anais (da) 3.Mostra (de)Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão UNICAP (e) 4.Joranada dfe |Iniciação Científica. Recife: Anna Barreto Campello Carvalheira e Zeferino de Jesus Barbosa Rocga, 2002. v. I. p. 33-33.

  • ROCHA, Z. J. B. ; MONTARROYOS, G. P. . NEUROSE DE ANGÚSTIA E FENÓMENO PSICOSSOMÁTICO. In: III Mostra (de) Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (da)UNICAP (e) IV Jornada de Iniciação cientítica da UNICAP, 2002, Recife. IV Mostra Pesquisa, P[ós-Graduação e Extensão UNICAP e IV Jornada de Iniciação Científica UNICAP. RECIFE: FASA, 2002. v. II. p. 73-73.

  • ROCHA, Z. J. B. ; CARREIRA, L. B. . O LUGAR DA ANGÚSTIA DO DESAMPARO:da psicanálise freudiana à psiquiatria nos dias atuais. In: III Mostra Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão UNICAP e IV Jornada de Iniciação Científica UNICAP, 2002, Recife. #a Mostra Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão UNICAP e 4a Jornada de Iniciação Científica UNICAP. RECIFE: FASA, 2002. v. I. p. 82-82.

  • ROCHA, Z. J. B. ; VALENCA, M. C. A. . A FEMINILIDADE EM FREUD, REPERCUSSÕES E IMPASSES NA CONTEMPORANEIDADE. In: III MOSTRA Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão UNICAP e IV Jornada de IniciaçãoCientífica, 2002, RECIFE. 3a |Mostra (de) Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (e) 4a Jornada de Iniciação Científica UNICAP. RECIFE: FASA, 2002. v. II. p. 36-36.

  • ROCHA, Z. J. B. . A Psicologia Clínica e o mal-estar contemporâneo:impasses e desafios.. In: VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica ePsicossociologia, 2001, Belo Horizonte. Programa e Caderno de Resumos, 2001. p. 54.

  • ROCHA, Z. J. B. . A paixão amorosa na Metapsicologia freudiana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Para uma Clínica do Cuidado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, ZEFERINO . A natureza e destinos da paixão amorosa na Metapsicologia Frediana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, ZEFERINO . Para o diálogo da Psicanálise com a Filsosofia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . O Eros em Platão e a Libido em Freud. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . As raizes perversas do fundamentalismo religioso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A dialética do desejo no acontecer psíquico na Grécia antiga. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . PSICANÁLISE E RELIGIÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A função estruturante do Cuidado: subsídios para o trabalho filosófico dos terapeutas da alma. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A natureza e os destinos da Libido na Metapsicologia freudiana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A sublimação: natureza e destinos na Metapsicologia Freudiana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Para uma clínica psicanalítica do cuidado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Psicanálise e Religião. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . O sentido do Lõgos e sua articulação com a Divindade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FANCISCO, D. A. L. ; ROCHA, Z. J. B. . Ser professor: A identidade e a autoridade em questão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Z. J. B. . A Função estruturante do Cuidado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Ethos, Cultura e Crise ética de nossos dias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Da Fábula de Higino à Ontologia heideggeriana do Cuidado: suas ressonâncias sobre a clínica psicanalítica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Apresentação do livro de Luís Claudio Figueiredo: As diversas Faces do Cuidar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, Z. J. B. . O lugar da Ilusão na Metapsicologia Freudiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A Dor Física e Psíquica na Metapsicologia Freudiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A esperança. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Violência, subjetivação e sofrimento psíquico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Freud e a Ilusão religiosa: abordagem crítico-interpretativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, Z. J. B. . O Mundo, a Carne do Mundo e o Inconsciente na Filosofia de Maurice Merleau-Ponty. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Z. J. B. . A Esperança: abordagem filosófica e psicanalítica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A doutrina freudiana das pulsões. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Ética e Violência: subjetividade e Sofrimento psíquico na Contemporaneidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, Z. J. B. . A Trama do Olhar - apresentação do livro de Edilene Queiroz. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Z. J. B. . Ética e Violência Contemporânea. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . O páthos da paixão amorosa na metapsicologia freudiana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Homenagem ao Pe Theodorto Severino Peters. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A Esperança. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. ; Dr. Alírio Dantas . FREUD E A VERLIEBTHEIT. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MATTEO, V. ; ROCHA, Z. J. B. . O Superego Cultural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Z. J. B. . Ética e Cultura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Z. J. B. . `Ethos, Ética e Cultura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Z. J. B. . Zaldo Rocha, meu irmão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Esperança e Temporalidade: reflexões filosóficas e suas ressonâncias sobre a teoria e clínica psicanalíticas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Ethos Ética e Cultura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . O Dinamismo do Ato de Existir na Metafísica de São Tomás de Aquino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Z. J. B. . A Natureza e os Destinos da Paixão Amorosa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Ética e Transformação Social. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A natureza e os destinos da paixão amorosa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . O Eros de Platão e a Philia de Aristóteles. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A Clínica psicanalítica:seus impasses e desafios no mundo contemporâneo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Psicanálise e Filosofia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. ; ESCOBAR, D. A. . A sexualidade feminina no discurso freudiano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Z. J. B. . A experiência psicanalítica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A sexualidade feminina no discurso freudiano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Z. J. B. . O Desejo no "Banquete " de Platão. Teoria e Mito. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A Angústia Originária na reformulação da doutrina freudiana da Angústia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Z. J. B. . A Paixão amorosa: uma forma ilusória de amor. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Z. J. B. . O Fundamentalismo Religioso: um olhar psicanalítico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Z. J. B. . Fundamentalismo religioso: um olhar psicanalítico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Z. J. B. . Narcisismo e Violência Contemporânea. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Violência e Crise Ética Contemporânea. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Psyché e Éros. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Narcisismo defensiuvo e Violência contemporânea. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Padre Paulo Meneses: filósofo, poeta e sacerdote. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, Z. J. B. . Angústia e Desamparo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A ANGÚSTIA NA VIDA COTIDIANA. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . SOFRIMENTO NA CONTEMPORÂNEIDADE. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, Z. J. B. . DESAMPARO E METAPSICOLOGIA: PARA SITUAR O CONCEITO DE DESAMPARO NA METAPSICOLOGIA FREUDIANA. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . ANGÚSTIA E DESEMPARO. A CONTRIBUIÇÃO DE FREUD PARA O TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS DO PÂNICO. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, Z. J. B. . SOCRATES, OS SOFÍSTAS E A CRISE DA MODERNIDADE GREGA. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A PAIXÃO DE ABELARDO E HELOÍSA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, Z. J. B. . AS METAMORFOSES DO DESEJO NA GRÉCIA ANTIGA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . O ESTATUTO DO INCONSCIENTE NA METAPSICOLOGIA FREUDIANA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, Z. J. B. . A poesia de Daniel Lima. RECIFE, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ROCHA, Z. J. B. . As diversas faces do cuidar. Novos Ensaios de psicanélise contemporanea. São Paulo: Escuta, 2009 (Resenha de Livro).

  • ROCHA, Z. J. B. . O caminho desde Freud - Prefácio. João Pessoa - Paraíba, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ROCHA, Z. J. B. . Do Encontro inesperado ao inesperado do Encontro. Recife, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ROCHA, Z. J. B. . A PAIXÃO SILENCIOSA. SÃO PAULO, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ROCHA, Z. J. B. . O DESEJO NÃO TEM IDADE. RECIFE, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ROCHA, Z. J. B. . CRIME: REALIDAE E DESAFIO.. PETRÓPOLIS, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ROCHA, Z. J. B. . A PSICANÁLISE DA CRIANÇA. PETRÓPOLIS/ RJ: EDITORA VOZES, 1972. (Tradução/Livro).

  • ROCHA, Z. J. B. . A INTERPRETAÇÃO DOS DESENHOS INFANTIS. PETRÓPOLIS/ RJ: EDITORA VOZES, 1971. (Tradução/Livro).

  • ROCHA, Z. J. B. . O PSICODRAMA INFANTIL. PETRÓPOLIS/ RJ: EDITORA VOZES, 1970. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROCHA, Z. J. B. . Os fundamentos teóricos da clínica psicanalítica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ROCHA, Z. J. B. . Fundamentos filosóficos e éticos da clínica psicológica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ROCHA, Z. J. B. . SOBRE A ANGÚSTIA. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROCHA, Z. J. B. . FREUD E AS PSICOSES. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROCHA, Z. J. B. . Freud e o Problema da Angústia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROCHA, Z. J. B. . Abordagem Freudiana da Angústia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROCHA, Z. J. B. . METAPSICOLOGIA. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROCHA, Z. J. B. . METAPSICOLOGIA FREUDIANA. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROCHA, Z. J. B. . PSICOPATOLOGIA FREUDIANA. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROCHA, Z. J. B. . A Trama do Olhar. 2008 (Palestra) .

ROCHA, Z. J. B. . Ética e Violência Contemporânea. 2007 (Palestra) .

ROCHA, Z. J. B. . O páthos da paixão amorosa na Metapsicologia freudiana. 2007 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. ; MATTEO, D. V. . O páthos trágico na Tragédia grega, na Filosofia de Nietzsche e na Psicanálise de Freud. 2007 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Freud e a Paixão Amorosa [Verliebtheit]. 2006 (Palestra) .

ROCHA, Z. J. B. . Ética e Cultura. 2006 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. ; MATTEO, D. V. . Ressonâncias da Filosofia sobre a Psicanálise. 2006 (Palestra) .

ROCHA, Z. J. B. . Esperança e Temporalidade Humana: suas ressonâncias sobre a teoria e clínica psicanalíticas. 2006 (Conferência) .

MATTEO, V. ; ROCHA, Z. J. B. . Freud e o Superego Cultural. 2006 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Freud e o fenômeno religioso. 2006 (Palestra) .

ROCHA, Z. J. B. . A Philia na Metafísica de Platão e na Ética de Aristóteles. 2005 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Esperança e Temporalidade: Uma abordagem filosófica e suas ressonâncias na teoria e clínica psicanalíticas. 2005 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Natureza e destino da paixão amorosa. 2005 (Palestra) .

ROCHA, Z. J. B. . O dinamismo do ato de existir na Metafísica de Santo Tomás de Aquino. 2005 (Palestra) .

ROCHA, Z. J. B. . ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA: O Homem grego e medieval. 2005 (CURSO INTENSIVO - 5 HORAS) .

ROCHA, Z. J. B. . ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA: O Homem moderno e contemporâneo. 2005 (CURSO INTENSIVO - 5 HORAS) .

ROCHA, Z. J. B. . Éthos, Ética e Cultura. 2005 (Palestra) .

ROCHA, Z. J. B. . Psicanálise e Filosofia. 2004 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Eros e Philia. 2004 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Arte e Psicanálise. 2004 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . A Feminilidade no discurso freudiano. 2004 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . A experiência psicanalítica. 2004 (Palestra) .

ROCHA, Z. J. B. . Ética, Cultura e Transformação Social. 2003 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Freud e a Filosofia alemã na segunda metade do século XIX. 2003 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Freud e a paixão amorosa (Verliebtheit). 2003 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Desamparo e Metapsicologia. 2002 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . O desejo no "Banquete" de Platão : Mito e Teoria. 2002 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . A angústia originária na reformulação da teoria freudiana da angústia. 2002 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . A Paixão amorosa:Uma forma ilusória de amor. 2002 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Ética e Violência. 2002 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Violência e Narcisismo. 2002 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Transferência e Criatividade. 2002 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . O Fundamentalismo religioso: um olhar psicanalítico. 2002 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Freud, filho e crítico da Modernidade. 2002 (Conferência) .

ROCHA, Z. J. B. . Freud e o problema da Angústia. 2001 (CURSO INTENSIVO - 5 HORAS) .

ROCHA, Z. J. B. . Freud e as Psicoses. 2001 (CURSO INTENSIVO - 5 HORAS) .

ROCHA, Z. J. B. . A angústia na abordagem freudiana. 2000 (CURSO INTENSIVO - 5 HORAS) .

ROCHA, Z. J. B. . Angústia e Desamparo. 2000 (Conferência) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Um Livro Didático de Introdução à Psicanálise Freudiana, Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral uma sistematização teórica e uma apresentação didática tanto da Metapsicologia quanto da Psicopatologia da psicanálise freudiana, bem como uma apresentação da psicanálise freudiana enquanto Método terapêutico e de suas relações com a Cultura, particularmente com a Arte, a Moral e a Religião.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    Título do projeto de pesquisa: Freud e o Fenômeno Religioso, Descrição: TÍTULO: FREUD E O FENÔMENO RELIGIOSO: Uma leitura histórica, interpretativa e crítica de seus textos sobre a religião. OBJETIVO DA PESQUISA A presente pesquisa intenciona fazer uma análise dos textos freudianos relacionados com a religião, no ensejo de analisar os principais temas destacados por Freud na sua interpretação do fenômeno religioso. Depois de uma breve introdução, na qual se define o ?espírito da pesquisa?, como um diálogo interdisciplinar entre psicanálise e religião e é demonstrado o interesse de Freud pelo fenômeno religioso, são analisadas, na primeira parte do trabalho, as hipóteses científicas e as razões metapsicológicas que estão na base da interpretação freudiana da psicogênese da religião. Na segunda parte, são analisadas as razões que levaram Freud a designar a religião como uma ilusão, e, na terceira, os argumentos que motivaram a analogia entre os cerimoniais religiosos e o cerimonial dos obsessivos, o que levou Freud a dizer que a religião á a neurose obsessiva universal da Humanidade. Finalmente, na quarta e última parte, a interpretação freudiana do fenômeno religioso é submetida a uma avaliação crítica, na qual se procura discutir tanto a sua validade quanto os seus limites de validade e, nas conclusões finais, mostrar que o diálogo entre psicanálise e religião não só é possível, mas tem, hoje, uma grande importância e atualidade para os que se interessam tanto pela psicanálise quanto pelo estudo das ciências da religião. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica e, especificamente, de uma análise bibliográfica dos textos freudianos relacionados com o fenômeno religioso, para  articulando-os tanto ao contexto cultural da época em que foram escritos, quanto ao conjunto da teoria psicanalítica  conseguir uma melhor compreensão da interpretação freudiana dos temas essenciais do fenômeno religioso, vale dizer, o tema da culpa, relacionado à psicogênese da religião, seja na sua forma. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (1) . , Integrantes: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha - Coordenador., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4

  • 2006 - 2007

    A Paixão Amorosa (Verliebtheit) na Metapsicologia Freudiana, Descrição: OBJETIVO DA PESQUISA: Não é objetivo da presente pesquisa estudar a paixão, percorrendo todo o leque de suas manifestações culturais. O objetivo da pesquisa é bem mais simples e limitado. Deseja tão somente mostrar quais os subsídios que a psicanálise freudiana oferece para uma melhor compreensão dos elementos que são comuns a esta misteriosa e enigmática forma de amar que é a paixão amorosa. Isto não significa que os subsídios psicanalíticos decifrarão o enigma da paixão amorosa. É preciso ter presente a distinção que os filósofos alemães fazem entre o erklären (explicar) e o verstehen (compreender). Não se trata de querer explicar o enigma da paixão, pois ele é inexplicável. E se tentamos alguma forma de compreensão deste enigma, também não ignoramos que por mais que a paixão se revele, ela também se oculta na medida mesma em que se revela. Nossa capacidade de compreensão não esgota a realidade do fenômeno passional, porquanto, no que tem de mais profundo, a paixão transcende o nível de nossa capacidade de compreensão racional e cognoscitiva. Serão lembrados os subsídios psíquicos que a psicanálise freudiana oferece para uma melhor compreensão deste enigma, sem esquecer a advertência de Freud: ?Se não podemos ver claro, ao menos vejamos com clareza as obscuridades.? (Sigmund Freud, Studienausgabe, Band, VI, p.267). E para conseguir este objetivo, vamos percorrer o seguinte roteiro metodológico: partiremos de uma breve reflexão sobre a etimologia da palavra Verliebtheit, com a qual Freud designa a paixão amorosa; em seguida, situaremos o que ele escreve sobre a paixão amorosa no contexto da sua teoria do narcisismo, destacando o que diz sobre o objeto da paixão e o ego do apaixonado. Diremos, em seguida, uma palavra sobre os destinos da paixão, que, segundo pensamos, tanto podem ser aquele de uma fase normal, embora ilusória, da experiência amorosa, quanto uma experiência desestruturante da vida psíquica nos casos de apaixonamento patológico. E, finalm. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    O Narcisismo na Metapsicologia Freudiana, Descrição: OBJETIVO DA PESQUISA: A presente pesquisa tem como objetivo acompanhar a trajetória de Freud na elaboração do conceito metapsicológico de Narcisismo. Para conseguir este objetivo, vamos, numa primeira parte, situar o estudo freudiano do narcisismo no contexto do projeto freudiano em geral, ou seja, vamos situar o conceito freudiano de narcisismo no seu contexto histórico, ou seja, no contexto histórico da vida do homem Freud e da História do Movimento psicanalítico, para , depois, relembrar, em grandes linhas, o contexto doutrinário no qual, e a partir do qual, Freud, levado pelas exigências intrínsecas do seu próprio pensamento psicanalítico, introduziu a noção do narcisismo no conjunto da teoria psicanalítica. Na segunda parte, abordaremos a trajetória da elaboração freudiana do conceito de Narcisismo em três registros de reflexão complementares, vale dizer, o registro da relação especular, o registro da teoria sexual e do desenvolvimento da libido e o registro do início da vida humana, no qual é discutida a problemática do narcisismo primário e suas diversas manifestações. Em um terceiro momento, a pesquisa visa destacar o papel que o conceito metapsicológico do Narcisismo teve na ulterior evolução da teoria psicanalítica, particularmente no que se refere à teoria do psiquismo e à teoria das pulsões. A última parte será dedicada à importância que tem a noção do Narcisismo na Clínica psicanalítica tanto das neuroses, psicoses e perversões, quanto particularmente no que se refere às patologias contemporâneas (tais como: os casos-limites, as toxicomanias e as doenças psicossomáticas). Metodologia: pesquisa teórica de natureza bibliográfica feita através de uma leitura crítica e interpretativa dos textos de Freud sobre o Narcisismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2003 - 2004

    O desejo na Grécia Antiga - Parte II: O desejo na Grécia Clássica e Parte III: O desejo na Grécia Helenística, Descrição: Nesta segunda parte da pesquisa dedicada ao desejo na Cultura  que teve início com Sócrates e os Sofistas na segunda metade do século V a.C. e, se prolongando por todo o século IV, encontrou seu apogeu em Platão e Aristóteles  mostraremos de que modo estas primeiras manifestações do desejo foram teoricamente sistematizadas num universo conceitual, cuja riqueza ainda não acabamos de explorar. Sublinharemos o lugar do desejo na dialética dos sofistas, bem como na vida e na missão de Sócrates. Depois, será colocado em destaque o que Platão ensina, no Banquete, sobre o mistério de Éros, particularmente sobre o mito do seu nascimento e o segredo de sua natureza. Será igualmente analisado o que o mesmo Platão diz, na República, sobre a natureza tripartida da alma, e o que, no Fedro, é narrado sobre a ascenção dialética desta até ao mundo das Idéias. Ainda no período clássico, veremos de que modo Aristóteles, mais livre da linguagem poética e da magia dos mitos, empenhou-se na elaboração do que se poderia chamar o estatuto metafísico do desejo. A oréxis aristotélica é o nome genérico do desejo, o qual abrange como nomes específicos: a epithymia (desejo sensível ), o thymós (desejo irascível ou desejo ardente) e a Boulesis (o desejo deliberado). Na terceira parte, ainda dentro do universo cultural da Grécia Antiga, lembrarei o que durante a cultura helenística foi dito sobre o desejo nos três últimos séculos da era antiga. Veremos, sobretudo, o que sobre o desejo se dizia no Jardim de Epicuro e no Pórtico antigo dos estóicos, e nas formas ulteriores de estoicismo: o médio estoicismo e o estoicismo na Era Romana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha - Coordenador.

  • 2000 - 2002

    O desejo na Grécia Antiga - I Parte: O desejo na Grécia Arcaica, Descrição: OBJETIVO DA PESQUISA: Desde os tempos mais antigos, o pensamento humano vem se debruçando sobre o enigma da psyché humana, cujo segredo  qual o de uma esfinge ? ainda hoje nos desafia. O objetivo da pesquisa é focalizar, no contexto sociocultural dos grandes períodos que marcaram a trajetória da História da Grécia Antiga, o papel decisivo do desejo no progressivo ?acontecer? da psyché humana. As etapas mais importantes desse progressivo acontecimento podem ser correlacionadas aos três grandes períodos que dividem a História da Grécia Antiga, vale dizer, o período arcaico, clássico e helenístico. Na primeira parte da pesquisa referente ao período arcaico, que floresceu entre os séculos VIII e VI a.C, apresentaremos, em primeiro lugar, o thymós homérico, como uma das primeiras faces do desejo. O thymós representa uma força que vivifica o corpo e estimula o homem para as grandes ações que dão sentido à vida. Ainda sob a influência do thymós homérico, o desejo tem um lugar de destaque nos poemas líricos e nos poemas trágicos. Em seguida, passando para o mundo da ética, veremos como a oposição entre o métron e a hybris, vale dizer entre a medida e a desmedida do desejo, fundamenta as normas de conduta moral, transmitidas pelas máximas dos Sete Sábios da Grécia. Ainda dentro do espírito que dominou a cultura arcaica, veremos o lugar que o desejo ocupou no pensamento dos primeiros filósofos, particularmente na filosofia de Heráclito e na maneira como os pitagóricos olharam a alma humana. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

  • 1999 - 2000

    Os destinos da angústia na Metapsicologia Freudiana, Descrição: OBJETIVO: O objetivo da pesquisa é fazer uma sistematização teórica dos destinos do sentimento da angústia na trajetória evolutiva do pensamento psicanalítico de Freud. Depois de algumas considerações iniciais sobre o problema e o vocabulário da angústia, são abordados as principais vicissitudes resultantes da sua inscrição no corpo, sobretudo por causa da impossibilidade que tem esta inscrição de ter acesso ao mundo da representação, ou à ordem da simbolização, por falta de uma elaboração psíquica adequada. Freud estudou este destino da angústia no contexto de sua doutrina sobre as neuroses atuais e, especialmente, sobre a neurose de angustia. Freud se refere a um outro destino da angústia, quando, no contexto de seus estudos sobre as psiconeuroses de defesa, reserva um lugar especial à angústia pulsional, correlacionando-a com o seu estudo metapsicológico sobre o recalque. Finalmente, por ocasião da reformulação geral a que submeteu a sua doutrina na virada dos anos 20, ele repensou também a natureza, a tópica e, sobretudo, a primazia que havia sido dada à angústia pulsional, abrindo um nova perspectiva para o estudo da ?Realangst?, ou seja, da angústia do Real, articulando-a com a angustia originária (Urangst), que se tornou o modelo prototípico de todas das experiências de angústia, que o homem vive no decorrer de sua existência. Para desvendar o segredo desta angústia do Real, a pesquisa põe em destaque a noção do Real da tópica lacaniana e o que Heidegger diz sobre a experiência da angústia no Sein und Zeit.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zeferino de Jesus Barbosa Rocha - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Prêmio Zeferino Rocha, Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL).

2004

MEMBRO HONORÁRIO, CÍRCULO PSICANALÍTICO DE PERNAMBUCO.

2002

Professor homenageado na IV Jornada de Iniciação Científica, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO.

1948

Medalha de Prata no Mestrado em Filosofia, Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

1947

Medalha de Ouro no Bacharelado em Filosofia, Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Católica de Pernambuco, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. , RUA DO PRINCIPE, 526, BOA VISTA, 50050-900 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21294407, Fax: (81) 21194004, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1953 - 1960

Seminário Arquidiocesano de Olinda E Recife

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Atividades

  • 03/1953 - 03/1960

    Direção e administração, Seminário Arquidiocesano de Olinda e Recife, .,Cargo ou função, Prefeito dos Estudos.

  • 03/1953 - 03/1960

    Ensino, Curso de Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cosmologia, História da Filosofia, Lógica, Metafísica

1954 - 1966

Faculdade Frassinetti do Recife

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Atividades

  • 08/1954 - 08/1966

    Ensino, Curso de Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia, Introdução à Filosofia

1960 - 1963

Seminário Imaculada Conceição da Várzea - Recife

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Reitor

Atividades

  • 03/1960 - 03/1963

    Direção e administração, Seminário Imaculada Conceição da Várzea, .,Cargo ou função, Reitor do Seminário.

1970 - 1974

Laboratoire de Psychologie Clinique - Université René Descartes - Paris 5

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Atividades

  • 09/1970 - 09/1974

    Ensino, Gestão em Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicanálise Freudiana

1974 - 1995

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular aposentado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1975 - 12/1995

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Psicanálise, Ética Profissional, Teorias da Personalidade I e II, Teorias Psicanalíticas I e II

2004 - Atual

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Professor Adjunto I, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 30

2002 - Atual

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Professor Assisente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 30

1999 - Atual

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professosr Colaborador, Carga horária: 30

Outras informações:
ATUALMENTE TRABALHANDO NA INSTITUIÇÃO COMO PROFESSOR COLABORADOR E RESPOMSÁVEL PELA LINHA DE PESQUISA EM PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL E PSICANÁLISE NO MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA

Atividades

  • 01/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Mestrado em Psicologia Clínica, Mestrado em Psicologia Clínica.,Atividade realizada, Palestra sobre.

  • 11/1999

    Ensino, Mestrado Em Psicologia Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A paixão amorosa: abordagem freudiana, Clínica psicanalítica I, Clínica psicanalítica II, Epistemologia e Psicologia, Fundamentos filosóficos da clínica fenomenologico-existencial, Metapsicologia Freudiana, Narcismo: abordagem freudiana

  • 01/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em Psicologia Clínica, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro do Comité Local de Avaliação dos Projetos do PIBIC da UNICAP.

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado em Psicologia Clínica, .,Cargo ou função, Responsável pela Linha de Pesquisa.

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da UNICAP.

  • 10/1998

    Ensino, Mestrado Em Psicologia Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Psicanalítica I, Clínica Psicanalítica - II, Clínica PsicanalítiCA: Psicopatologia contemporânea, Epistemologia e Psicologia, Freud e a Paixão amorosa, Freud e o Narcisismo, Fundamentos Filosóficos da Clínica Fenomenológica Excistencial, Metapsicologia Freudiana