Valêska Maria da Luz
Graduada e Licenciada em Psicologia; Mestre em Neuropsicologia na UFLO/ Argentina; Docente na Faculdade de Ciências Humanas Esuda; Especialização em Administração e Gestão Escolar pela UFPE. Atuo em consultório particular desde 1998 e em domicílio à criança, adolescente e adulto. Prestei serviço como psicóloga hospitalar no Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro e CAPS I na cidade de Santa Luzia/PB. Na cidade de Patos/PB trabalhei no Centro Pop Dona Nezinha Cunha Lima e Cras Geralda Medeiros. Na cidade de Passagem/PB exerci a funçao de psicóloga no NASF - Nucleo de Apoio a Saude da Familia. Em João Pessoa/PB prestei serviço a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Humano como psicóloga técnica de referência as Casas de Acolhimento do estado da Paraíba.Realizei formação em Terapia Cognitiva Comportamental - TCC, formação na psicoterapia EMDR, Brainspotting, Modulação intestinal, Curso de traumas transgeracionais, dentre outros.
Informações coletadas do Lattes em 08/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em neuropsicologia
2023 - 2025
Universidade de Flores
Título: LOS IMPACTOS DEL EJE INTESTINO-CEREBRO EN PACIENTES ADULTOS CON TRANSTORNO BIPOLAR, Ano de Obtenção: 2025
Orientador: DRA REGINETE CAVALCANTE
Coorientador: DRA SILVIA FEROLLA.
Especialização em FORMAÇÃO EM TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL
2019 - 2019
REGINETE CAVALCANTE
Título: CONHECENDO A TCC
Orientador: REGINETE CAVALCANTE
Especialização em TREINAMENTO EM BRAINSPOTTING
2018 - 2018
BRAINSPOTTING TRAININGS INC
Título: CEREBRO E SEUS DESAFIOS
Orientador: PRISCILA LEIKO FUZIKAWA
Especialização em FORMAÇÃO EM EMDR
2017 - 2018
EMDR INSTITUTE, EMDRIA E EMDR IBERO AMERICA
Título: ATUAÇÃO DO EMDR
Orientador: ESLY REGINA SOUZA DE CARVALHO
Especialização em Administração escolar e planejamento educacional
2001 - 2002
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Planejamento psico-educacional na escola particular
Orientador: Darcy Ribeiro
Especialização em formação para psicotrapeutas
1998 - 2000
Stella Abranches
Título: a relação terapeutica centrada na pessoa
Aperfeiçoamento em MODULAÇÃO INTESTINAL
2023 - 2023
Murilo Pereira
Título: RELAÇÃO INTESTINO CEREBRO. Ano de finalização: 2023
Orientador: MURILO PEREIRA
Aperfeiçoamento em MENTORIA INTEGRATIVA DA SAUDE
2023 - 2023
CLINICA VITA PLENA
Título: INTEGRAÇÃO INTESTINO CEREBRO. Ano de finalização: 2023
Orientador: ALINE OLIVEIRA
Aperfeiçoamento em simposio norte-nordeste de avaliação socio-educaci
2001 - 2001
Universidade Federal de Pernambuco
Título: avaliação no contexto educacional. Ano de finalização: 2001
Aperfeiçoamento em orientação profissional
2000 - 2000
cooperativa dos psicologos de pe
Título: a construção da escolha profissional. Ano de finalização: 2000
Aperfeiçoamento em psico-oncologia pediatrica de pe
1998 - 1998
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Título: atuação do psicologo na oncologia. Ano de finalização: 1998
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: SUPERVISORA CLINICA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Relações Interpessoais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Treinamento e Reabilitação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Orientação Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Instituições Governamentais Específicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Intervenção Terapêutica.
Organização de eventos
LUZ, V. M. . I CAFÉ COM PSICOLOGIA. 2024. (Outro).
Participação em eventos
II JORNADA DE AVALIÇÃO PSICOLÓGICA. 2024. (Outra).
EXPSOIÇAÕ DE LIVROS INFANTIS. 2023. (Exposição).
MULHERES FORTES. DESAFIOS DA MODERNIDADE. 2018. (Congresso).
ATUALIZAÇÕES DE TESTES PROJETIVOS. 2017. (Encontro).
Participação em bancas
LUZ, V. M.. Obesidade Infantil no Contexto Digital: O Papel dos Jogos Eletrônicos no Aumento do Sedentarismo e a Intervenção da Terapia Cognitivo-Comportamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
LUZ, V. M.. OS IMPACTOS DOS ESTILOS PARENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DA ANSIEDADE SOCIAL NA ADOLESCÊNCIA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
LUZ, V. M.. A INTERDISCIPLINARIDADE NO ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL: INTEGRANDO PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
LUZ, V. M.. DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA NO BRASIL.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
LUZ, V. M.. Ativação Comportamental no CAPS: Aplicação, Desafios e Impactos no Tratamento do Transtorno Depressivo Maior. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
LUZ, V. M.. EFICÁCIA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DE ADULTOS COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
LUZ, V. M.. Burnout em Mulheres Empresárias: Três Técnicas da TCC Como Caminho para a Recuperação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
LUZ, V. M.. O SENTIMENTO MATERNO PERANTE O DIAGNÓSTICO DO FILHO AUTISTA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE SÃO MIGUEL.
LUZ, V. M.. EIXO INTESTINO-CÉREBRO: Longevidade saudável no idoso. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE SÃO MIGUEL.
LUZ, V. M.. IMPACTOS DO USO DAS REDES SOCIAIS NA AUTOESTIMA DE MULHERES JOVENS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE SÃO MIGUEL.
LUZ, V. M.. UMA ANÁLISE SOBRE A INCIDÊNCIA DO TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR EM CASOS DE DEPRESSÃO PÓS-PARTO NO BRASIL NO QUINQUÊNIO 2019 A 2024. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE SÃO MIGUEL.
LUZ, V. M.. CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA EM ADULTOS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
LUZ, V. M.. A contribuição da Terapia Cognitiva-Comportamental na sexualidade de adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
Produções bibliográficas
-
LUZ, V. M. . NR-01 Riscos Psicossociais em Condomínios ? Identificação, Prevenção e Saúde Mental. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUZ, V. M. . O CAMINHAR NA ATUAÇÃO PSICOLÓGICA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUZ, V. M. . DORES EMOCIONAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LUZ, V. M. . Causas e consequências psicológicas vividas por mulheres vítimas de violência doméstica.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LUZ, V. M. . MULHER, VIVER SEM VIOLÊNCIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUZ, V. M. . MENTE SÃ, CORPO SÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CONSULTORIO DE PSICOLOGIA, CONSULTORIO DE PSICOLOGIA E NEUROPSICOLOGIA. , AVENIDA VISCONDE DE SUASSUNA 831, BOA VISTA, 52050130 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 996718633
Experiência profissional
2024 - Atual
Faculdade de Ciências Humanas EsudaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PSICOLOGIA, Carga horária: 240
Outras informações:
DOCENTE E SUPERVISORA DE ESTÁGIO FINAL
2024 - 2025
UNIVERSIDADE SÃO MIGUELVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PSICOLOGIA, Carga horária: 16
Atividades
-
03/2024 - 04/2025
Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PERSONALIDADE I, PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
1998 - Atual
INTERPERSONAL COACH VALESKA LUZVínculo: PARTICULAR, Enquadramento Funcional: psicólogo, Carga horária: 20
2011 - 2015
Centro de Apoio PsicossocialVínculo: Contrato formal, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 20
Outras informações:
O trabalho desenvolvido ocorre com intervenções necessárias(psicoterapia individual, em grupo e apoio familiar), aplicáveis em cada caso apresentado, assim como também o atendimento junto com o médico psiquiatra, visando o bem estar biopsicossocial do usuário.
2011 - 2016
Hospital e Maternidade Sinhá CarneiroVínculo: contrato de serviço, Enquadramento Funcional: psicologa hospítalar, Carga horária: 12
2010 - 2010
conselho da criança e adolescente de olinda peVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: psicologa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2000 - 2002
colegio decisão peVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: psicologa escolar, Carga horária: 20
2006 - 2008
associação de moradores de caixa daguaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: psicologa, Carga horária: 6
2014 - 2015
Núcleo de Apoio a Saúde da FamíliaVínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: psicologa, Carga horária: 20
2014 - 2016
CENTRO POP DONA NENZINHA CUNHA LIMAVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: psicologo, Carga horária: 30
Outras informações:
trabalho desenvolvido com moradores de rua
2018 - 2020
Secretaria de Estado e Desenvolvimento HumanoVínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: psicólogo, Carga horária: 20
2005 - 2008
projeto agente mais vidaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: agente, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Valêska Maria da Luz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?