FERNANDA CASTRO FERREIRA

É Mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).Graduada em Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem experiência na área de Letras, com interesse em estudos linguísticos, com ênfase em Análise do discurso e Teorias do discurso.É membro efetivo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD). Lecionou como professora substituta da Universidade Federal do Piauí 2016-2018. Atualmente, leciona na educação básica com a disciplina Leitura e Produção de Texto.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2014 - 2016

Universidade Federal do Piauí
Título: DE SHOW A FIASCO: DOS EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS PELAS CAPAS DA REVISTA VEJA ACERCA DAS COPAS DO MUNDO,Ano de Obtenção: 2016
Maraísa Lopes.

Graduação em Letras - Português

2010 - 2013

Universidade Estadual do Piauí

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Nossa Senhora das Graças

Formação complementar

2014 - 2014

Qualificação e Seleção de Avaliadores do Enem 2014. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos, CESPE, Brasil.

2011 - 2011

Monitoria em Introdução à Linguística. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Organização de eventos

FERREIRA, F. C. . IV Simpósio de Letras- Português. 2012. (Outro).

Participação em eventos

FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CONAE 2014. 2013. (Outra).

III ENCONTRO PIAUIENSE DE HISTÓRIA CULTURAL.FAMÍLIA E ESCOLA COMO APARELHOS IDEOLÓGICOS FORMADORES DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA. 2013. (Encontro).

I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE LETRAS/PORTUGUÊS: História de leitura e identidade sociocultural. 2012. (Seminário).

IV Simpósio de Letras/Português - LINGUÍSTICA E LITERATURA INCLUSIVAS: trabalhando a diversidade de linguagens. 2012. (Simpósio).

III Simpósio de Letras/Português - LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE: prática de ensino e oralidade. 2011. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Geovan Pedro Silva de Macedo

FERREIRA, F. C.. O BLOG DIDÁTICO NO PROCESSO DE MULTILETRAMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2017.

Aluno: Waleska Alves dos Santos Macedo

FERREIRA, F. C.. A VIDEOAULA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-PORTUGUÊS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2017.

Aluno: Martha Larissa Correia Pereira

FERREIRA, F. C.. PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria Iraneide da Cruz Oliveira

FERREIRA, F. C.. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ELIZABETH MELO LIMA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Lucivânia Coelho de Resende

FERREIRA, F. C.. A ESCOLA E FAMÍLIA: PARCEIROS DE SUCESSO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Neiliane Soares Araújo

FERREIRA, F. C.. O PROCESSO DE GESTÃO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DE FÁTIMA MELO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria da Natividade Silva de Oliveira

FERREIRA, F. C.. PAIS ANALFABETOS FILHOS NA ESCOLA: UMA REALIDADE NA CIDADE DE MATOS-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Orientou

Tatielly Alencar Morais Macêdo

A IGREJA CATÓLICA NO SÉCULO XXI: OS SENTIDOS PARAFRÁSTICOS PRESENTES NO DISCURSO DO PAPA FRANCISCO; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Antonio Moreira de Souza Filho

Reciclagem e reutilização de materiais elétricos retirados das redes de distribuição de energia elétrica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestao Ambiental) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fernanda Castro Ferreira;

Iara Pereira Melo

O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ALUNO NO ENSINO SUPERIOR; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Faculdades Estácio de Teresina; Orientador: Fernanda Castro Ferreira;

Ana Caroline Dias da Silva

A CULTURA DO ESTUPRO: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DE SENTIDO NOS TEXTOS DA PÁGINA CARTA CAPITAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Fernanda Castro Ferreira;

GISLENE DOS SANTOS COUTINHO

BELA, RECATADA E DO LAR?: AS PRODUÇÕES DE SENTIDO NAS REVISTAS AZMINA E VEJA E NO MOVIMENTO JUNTOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Fernanda Castro Ferreira;

Gabriela de Almeida Furtado

DIVERGÊNCIA ENTRE PRÁTICA E TEORIA: UMA ANÁLISE DAS DIFERENTES POSIÇÕES-SUJEITO NA AJUP; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Fernanda Castro Ferreira;

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, F. C. ; OLIVEIRA, F. V. A. . A tirinha de humor Mafalda: uma análise da representação narrativa. Revista Alpha , v. 2, p. 98-107-107, 2015.

  • FERREIRA, F. C. ; OLIVEIRA, F. V. A. . EFEITOS DE SENTIDO EM CHARGES POLÍTICAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. Memento (Três Corações) , v. 6, p. 1-12, 2015.

  • FERREIRA, F. C. . LINGUAGEM EM CONTEXTO: DISCURSO E PRÁTICAS COTIDIANOS. 1. ed. , 2018.

  • FERREIRA, F. C. . Da produção de sentidos acerca da Copa do Mundo: uma análise discursiva das capas da revista Veja. In: João Benvindo de Moura; Joséo Ribamar Lopes Batista Júnior; Maraisa Lopes. (Org.). Discurso, memória e Inclusão Social. 1ed.: Pipa comunicação, 2015, v. 1, p. 135-153.

  • FERREIRA, F. C. . A recategorização metafórica nas charges das eleições presidenciais de 2014 : a construção dos referentes 'Dilma' e 'Aécio'. In: I Encontro de Letras do Delta do Parnaíba, 2015, Parnaíba. Anais do I Encontro de Letras do Delta do Parnaíba, 2015.

  • FERREIRA, F. C. . De Show a fiasco: uma análise dos discurso da Veja acerca das copas do mundo de futebol nos últimos vinte anos. In: IV COGITE, 2014, Teresina. Anais IV Cogite, 2014.

  • FERREIRA, F. C. . A recategorização metafórica nas charges das eleições presidenciais de 2014: a construção dos referentes 'Dilma' e 'Aécio'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, F. C. . O gênero capa de revista: o efeito de sentido no discurso da revista veja acerca do tema copa do mundo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, F. C. . O efeito de sentido no discurso das capas da Revista Veja: uma análise acerca do tema Copa do Mundo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, F. C. . Futebol e ufanismo: uma análise discursiva de capas da revista Veja. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, F. C. . Um estudo dos anúncios publicitários de cerveja: uma análise acerca do tema e leitor presumido. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, F. C. . Imagem e sentido: uma análise dos discursos das capas da revista Veja acerca da copa do mundo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, F. C. . De Show a fiasco: uma análise dos discursos da VEja acerca das copas do mundo de futebol nos últimos vinte anos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, F. C. ; VIEIRA, R. A. . Família e escola como aparelhos ideológicos formadores da identidade linguística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, F. C. ; RIBEIRO, M. M. . Mário Faustino: repetir para aprender, criar para renovar.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, F. C. . A ideologia da escola e a formação línguistica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

VIEIRA, R. A. ; FERREIRA, F. C. . Práticas de Oralidade, Letramento e Análise Linguística. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Família, Escola e Sociedade na Formação da Identidade Linguística: Uma análise do comportamento linguístico de alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Parnaíba-Piauí., Descrição: Projeto desenvolvido para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC-UESPI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Castro Ferreira - Integrante / Rita Alves Vieira - Coordenador / Francisca Verônica Araújo Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Latina

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Língua Latina no PARFOR. 60h.

2015 - 2016

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora no PARFOR

Outras informações:
Ministrou a disciplina "Oficina de Leitura, Escrita e Interpretação de Texto". 30h no curso de Licenciatura Plena em Padagogia.

2012 - 2012

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora estagiária no programa Brinquedoletras ? UESPI (Desenvolvendo projetos junto ao programa de erradicação do trabalho infantil - PET

2016 - 2018

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

2015 - 2015

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Estágio de docência, Enquadramento Funcional: Professora na disciplina Análise do Discurso, Carga horária: 6

2019 - Atual

Colégio CEV

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 20, Carga horária: 20

2016 - Atual

Colégio Madre Savina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa

2012 - 2014

Cooperativa Educacional Assis Brasil

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Redação