Verlaine Freitas

Possui graduação (1994), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais; fez estágio de Pós-doutorado na University of Windsor, Canadá (2011). Atualmente é Professor Titular da UFMG e pesquisador do CNPq. É autor do livro "Adorno e a arte contemporânea", além de organizador de outras obras sobre estética. Traduziu textos de autores alemães e de língua inglesa, sendo os mais relevantes os livros "Escritos de psicologia social e psicanálise" e "Primeiros escritos filosóficos" com textos de Theodor Adorno. Trabalha principalmente com os temas: estética, psicanálise e cultura de massa, abordando as obras de Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud e Theodor Adorno.

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

1996 - 2001

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Para uma dialética da alteridade. A constituição mimética do sujeito, da razão e do tempo em Th. Adorno
Rodrigo Antônio de Paiva Duarte. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Th Adorno; Dialética do esclarecimento; Racionalidade; Estética; Sublime; Teoria estética. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Filosofia

1994 - 1996

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Unidade instável: o conceito de forma na Teoria estética" de Th. Adorno,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Rodrigo Antônio de Paiva Duarte
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Theodor Adorno; Estética; Forma; Conteúdo; Kant.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Filosofia

1990 - 1994

Universidade Federal de Minas Gerais

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Pós-doutorado

2011

Pós-Doutorado. , University of Windsor, UW, Canadá. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

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Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

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Organização de eventos

FREITAS, VERLAINE ; DUARTE, Rodrigo ; COSTA, R. ; FERREIRA, D. P. ; SILVA, C. V. ; CECCHINATO, Giorgia ; VIEIRA, V. ; GALLY, M. ; SUSEMIHL, F. P. . Artes do Corpo. Corpos da Arte. 2019. (Congresso).

FREITAS, Verlaine ; CECCHINATO, Giorgia ; COSTA, R. ; DUARTE, Rodrigo ; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo ; FERREIRA, D. P. . 13º Congresso Internacional de Estética ? Brasil. Os Fins da Arte. 2017. (Congresso).

FREITAS, Verlaine ; DUARTE, Rodrigo A P ; CECCHINATO, Giorgia ; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo ; FERREIRA, D. P. ; COSTA, R. ; SILVA, C. V. . O trágico, o sublime e a melancolia. 2015. (Congresso).

FREITAS, Verlaine ; DUARTE, Rodrigo ; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo ; CECCHINATO, Giorgia . Gosto, Interpretação e Crítica. 11o Congresso Internacional de Estética - Brasil. 2013. (Congresso).

FREITAS, Verlaine ; DUARTE, Rodrigo ; KANGUSSU, Imaculada Maria G. ; MACEDO, Iracema ; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo ; FREITAS, Romero Alves . Estéticas do deslocamento. 2007. (Congresso).

FREITAS, Verlaine ; KANGUSSU, Imaculada Maria G. ; DUARTE, Rodrigo Antônio de Paiva ; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo ; ABDO, Sandra Neves ; MACEDO, Iracema . Congresso Internacional Dimensão Estética. 2005. (Congresso).

FREITAS, Verlaine . Jornada de Frankfurt. Em homenagem aos 80 anos de fundação do Instituto de Pesquisa Social.. 2004. (Congresso).

FREITAS, Verlaine ; DUARTE, Rodrigo Antônio de Paiva ; KANGUSSU, Imaculada Maria G. ; MACEDO, Iracema ; VELOSO, Rita de Cássia . Congresso Internacional Theoria Aesthetica. 2003. (Congresso).

FREITAS, Verlaine ; FURTADO, J. L. ; IANNINI, G. . Intepretações III Simpósio Nacional de Filosofia da UFOP. 2002. (Congresso).

FREITAS, Verlaine ; DUARTE, Rodrigo Antônio de Paiva ; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo ; KANGUSSU, Imaculada Maria G. . Colóquio Internacional Kátharsis. 2001. (Congresso).

FREITAS, Verlaine ; DUARTE, Rodrigo Antônio de Paiva ; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo ; KANGUSSU, Imaculada Maria G. . Colóquio Internacional Mímesis e expressão. 1999. (Congresso).

FREITAS, Verlaine ; DUARTE, Rodrigo Antônio de Paiva ; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo ; KANGUSSU, Imaculada Maria G. . Colóquio Nacional As Luzes da Arte. 1997. (Congresso).

FREITAS, Verlaine ; DUARTE, Rodrigo Antônio de Paiva ; CAMPOS, M. J. R. ; ABDO, Sandra Neves ; KANGUSSU, Imaculada Maria G. . Colóquio Nacional Belo, Sublime e Kant. 1995. (Congresso).

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Participação em eventos

Artes do Corpo. Corpos da Arte.. A escrita-tortura do corpo: um comentário de ?Na colônia penal?, de Franz Kafka. 2019. (Congresso).

IV CIM ? Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior ? GIZ/PROGRAD/UFMG. Sobr(re) os olhos da tela. 2019. (Congresso).

9. ?Encontro Nacional do GT de Estética da ANPOF?.A desimagificação da arte contemporânea. Um comentário ao texto ?A memória do que não passou?, de Pedro Hussak. 2018. (Encontro).

A imagem contemporânea entre estética e política.Imagem, totalidade e individuação: o universo dos signos nas sociedades de massa. 2018. (Encontro).

I Congresso de Estética e Teoria Crítica: Indústria Cultural e Crise. O fascismo nosso de cada dia. O papel da cultura de massa hegemônica na formação de mentalidades suscetíveis aos totalitarismos. 2018. (Congresso).

XI Congresso Internacional de Teoria Crítica: ?Estado de Exceção e Racionalidade na Idade Mídia?. Cura, adaptação e prazer: a crítica de Adorno à prática psicanalítica. 2018. (Congresso).

13o. Congresso Internacional de Estética - Brasil. Os fins da arte. Narcisismo e esvaziamento da política: duas faces da cultura de massa. 2017. (Congresso).

I Congresso Internacional Theodor W. Adorno. Três momentos da apropriação da psicanálise por Adorno. 2017. (Congresso).

I Encontro Internacional do Grupo de Estudos Democráticos.Os impasses da democracia em uma sociedade atomizada. 2017. (Encontro).

Kant and Aesthetics Workshop.Kant e a arte moderna. 2017. (Oficina).

Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação em Letras da UFES.A imaginação literária na interface entre filosofia e psicanálise. 2016. (Outra).

VIII Encontro do GT de Estética da ANPOF.A regressão totêmica pré-trágica em o remorso de baltazar serapião. 2016. (Encontro).

IV Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura. Leituras laplancheanas do Íon. 2015. (Congresso).

IV Encontro Nacional de Pesquisadores de Filosofia da Música.A música contemporânea. 2015. (Encontro).

O trágico, o sublime e a melancolia. O novo, o absurdo e o sublime. 2015. (Congresso).

Por que Nietzsche?.Genealogia e expressão: duas faces do pensamento crítico de Nietzsche. 2015. (Seminário).

VIII Meeting of the international Society for Psychoanalysis and Philosophy.The Meta-critique of the Unconscious: Foucault and the Role of the Freudian Metapsychology Today. 2015. (Encontro).

Como aumentar a relevância e qualidade da produção acadêmicado CEPEAD?.Como aumentar a relevância e qualidade da produção acadêmicado CEPEAD?. 2014. (Seminário).

IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: gênese, desdobramentos, apropriações. Estética e experiência formativa. 2014. (Congresso).

VII Encontro Nacional do GT de Estética da ANPOF.Kant e Schiller. 2014. (Encontro).

11o. Congresso Internacional de Estética - Brasil. Gosto, interpretação e crítica. Gosto como crítica. A implicação necessariamente subjetiva do juízo de gosto. 2013. (Congresso).

V Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. Tradução e psicanálise. 2013. (Congresso).

Teoria Crítica Revisitada. Sublimação e pornografia na Dialética do esclarecimento: um comentário crítico. 2012. (Congresso).

V Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. Uma crítica psicanalítica à ideologia da objetividade social. 2012. (Congresso).

V Encontro do GT de Estética da ANPOF.Mau gosto em primeira pessoa. 2012. (Encontro).

VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica: dasafios na era digital. O meio não é a mensagem. 2012. (Congresso).

Imagem, Imaginação e Fantasia. Vinte anos sem Vilém Flusser. Imagem, símbolo e arte. 2011. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. O intermezzo inconsciente: além da natureza e aquém da cultura. 2011. (Congresso).

Visiting Speakers Series.The Twilight Zone of the Unconscious: no-longer-Nature, but not-yet-Culture. 2011. (Outra).

3rd Annual Meeting of International Society of Psychoanalysis and Philosophy.Cure as adaptation on a sick society? Against Adorno's critique of Freud's concept of psychoanalitic health. 2010. (Encontro).

III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música.Forma, conteúdo e subjetividade na nova música segundo Theodor Adorno. 2010. (Encontro).

II Simpósio de Pesquisas do Projeto CAVAS. Perversão: as engrenagens da violência sexual infantojuvenil.Sublimação e perversão. 2010. (Simpósio).

IV Encontro do GT Estética da Anpof.A mímesis na Poética de Aristóteles. 2010. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise.Onde situar o conflito psíquico? Uma crítica à leitura de Adorno sobre a sublimação em Freud. 2010. (Encontro).

VII Congresso Internacional de Teoria Crítica. O desejo de Ulisses. Um olhar crítico sobre a interpretação de Adorno e Horkheimer sobre a Odisséia. 2010. (Congresso).

XI Simpósio Filosófico Teológico.O sagrado, o profano e a arte. 2010. (Simpósio).

XIV Encontro Nacional da ANPOF.Forma estética e alteridade na Crítica da Faculdade do Juízo. 2010. (Encontro).

Seminários Permanentes de Hermenêutica da Experiência Estética.A conjuração sígnica do real nos meios de comunicação de massa, segundo Jean Baudrillard. 2009. (Seminário).

Projeto Criatividade e Pós-Modernidade.Bioética. 2007. (Encontro).

III Encontro do GT Estética da ANPOF.III Encontro do GT Estética da Anpof: Arte e natureza. 2006. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Filosofia da Anpof.Mímesis e sublimaçao. Pontos de ruptura e continuidade. 2006. (Encontro).

Dimensão estética. Homenagem aos 50 anos de publicação de Eros e Civilização de Herbert Marcuse. Dimensão estética. Homenagem aos 50 anos de publicação de Eros e Civilização de Herbert Marcuse. 2005. (Congresso).

Ética e estética - Encontro Nacional do GT Estética da ANPOF.Ética e estética - Encontro Nacional do GT Estética da ANPOF. 2004. (Encontro).

XI Encontro Nacional da ANPOF.XI Encontro Nacional da ANPOF. 2004. (Encontro).

Congresso Internacional Theoria Aesthetica. Congresso Internacional Theoria Aesthetica. 2003. (Congresso).

Dez Encontros entre Filosofia e Psicanálise - 2.Dez encontros entre Filosofia e Psicanálise - 2. 2003. (Encontro).

Filosofia e Ficção - Uma questão ontológica.Filosofia e Ficção. 2003. (Simpósio).

Colóquio Nacional: A questão do gosto (III). Colóquio Nacional: A questão do gosto (III). 2002. (Congresso).

Filsofia e literatura.Filosofia e literatura. 2002. (Encontro).

Interpretações III Simpósio Nacional de Filosofia da UFOP.Interpretações III Simpósio Nacional de Filosofia da UFOP. 2002. (Simpósio).

X Encontro Nacional da ANPOF - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.X Encontro Nacional da ANPOF - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. 2002. (Encontro).

Colóquio Internacional Kátharsis. Colóquio Internacional Kátharsis. 2001. (Congresso).

Colóquio Internacional Mímesis e Expressão. Colóquio Internacional Mímesis e Expressão. 1999. (Congresso).

Colóquio Nacional Luzes da Arte. Colóquio Nacional Luzes da Arte. 1997. (Congresso).

Colóquio Nacional Belo, Sublime e Kant. Colóquio Nacional Belo, Sublime e Kant. 1995. (Congresso).

VI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.VI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 1994. (Encontro).

1o Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, em São João del Rei. 1o Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, em São João del Rei. 1993. (Congresso).

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Participação em bancas

Aluno: Rajni Rodrigues Mendes

FREITAS, Verlaine; PEREIRA, E. A.; DEFILIPPO, J. G.. Poéticas do feminino na escrita de Iracema Macedo. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Aluno: Guilherme Soares de Sousa

DUARTE, Rodrigo Antônio de Paiva; Alves Jr. Doulglas Garica;FREITAS, Verlaine. O problema da duplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adorno. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Isabella Ferraz Lacerda de Mello

MANDELBAUM, B.; FRANCA, C. P.;FREITAS, Verlaine. Pai abusador, filho agredido, irmãos marcados: os efeitos da violência sexual na trama fraterna. 2016.

Aluno: Regina Sanches Xavier

FREITAS, Verlaine; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo; FERREIRA, D. P.. Ceci n'est pas de l'art: O conceito de reflexão em Kant apropriado na recepção da arte contemporânea. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Ferreira

CECCHINATO, Giorgia;FREITAS, Verlaine; DUARTE, Rodrigo A P; WERLE, M. A.. Hegel e o fim da arte na letra e no espírito. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Raquel Marçal Dos Santos Azevedo

FREITAS, Verlaine; PIMENTA, Olímpio; LOPES, Rogério. A arte como vontade criadora da vida em "Assim falou Zaratustra". 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: MARLON NUNES SILVA

COELHO, O. V. S.; BOAVENTURA, F. L. T. S.; CAMPOS, A. V.;FREITAS, Verlaine. O corpo hiper-real em crash: estranhos prazeres, de David Cronenberg. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Fabiano Leite França

CECCHINATO, Giorgia; VACCARI, U.;FREITAS, Verlaine. O popular e o erudito em Theodor Adorno: A situação da música no contexto da indústria cultural. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marco Antônio Poubel Ministério Filho

FREITAS, Verlaine; BARBOSA, Ricardo José Corrêa; DUARTE, Rodrigo. Ideologia e autonomia estética em Theodor Adorno. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jean Américo Cardoso

FREITAS, Verlaine; SANTIAGO SOBRINHO, J. B.; BERNADES, N. M.; BOAVENTURA, F. L. T. S.. Consumo e técnica no discurso ambiental. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Bruno Braga Pereira

FREITAS, Verlaine; PINTO, P. R. M.; DRAWIN, C. R.. Desvelamento do mundo: o fundamento da moral para além dos limites da razão na filosofia de Schopenhauer. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Abel Camilo de Oliveira Lage Filho

DUARTE, Rodrigo; Alves Jr. Doulglas Garica;FREITAS, Verlaine. Naturalismo domesticado, o pseudorrealismo na crítica de Theodor W. Adorno à Indústria cultural. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliane de Almeida Ribeiro

FREITAS, Verlaine; Veiga, Ricardo T.; Prado, Paulo H. M.. Personalidade e consumo ecologicamente consciente. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sylvia Maria Marteleto Avelar

FREITAS, Verlaine; Alves Jr. Doulglas Garica; OTTE, Georg. O Desaparecimento da Aura em Walter Benjamin. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marco Júnio Abade

FREITAS, Verlaine; LOPES, Rogério; PIMENTA, Olímpio. O cristianismo como religião da décadence e contrária aos impulsos vitais em O Anticristo de Nietzsche. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcelo Antonio Rocha

FREITAS, Verlaine; FREITAS, Romero Alves; DUARTE, Rodrigo A P. As Repercussões do Esquematismo Kantiano na Dialética do Esclarecimento de Theodor Adorno e Max Horkheimer. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Arthur Eduardo Grupillo Chagas

FREITAS, Verlaine; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo; BARBOSA, Ricardo José Corrêa. O homem de gosto e o egoísta lógico: O princípio de Kant da comunicabilidade estética à luz de sua teoria do conhecimento. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marco Túlio Scarpelli Cabral

FREITAS, Verlaine; DUARTE, Rodrigo Antônio de Paiva; KAPP, S.. A arquitetura como tragédia da dominação da natureza: um estudo a partir dos escritos estéticos de T. W. Adorno. 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thiago Ferreira de Borges

FREITAS, Verlaine; DUARTE, Rodrigo A P; SILVA, E. S. N.; Alves Jr. Doulglas Garica; VAZ, A. F.. O primado do corpo a partir da filosofia de Theodor W. Adorno. 2019. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lucyane Maria Araújo de Moraes

FREITAS, Verlaine; DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo; PUCCI, Bruno; TIMM, R.. A desartificação da arte na era da interatividade computacional. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jorge Luis Verly Barbosa

SALGUEIRO, W. C. F.;FREITAS, Verlaine; LOUREIRO, R.; VERMES, M.; SANTOS, V. C.. Adornando um velho bandido: Sérgio Sampaio à luz de Theodor W. Adorno. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Laurici Vagner Gomes

PIMENTA, Olímpio; CHAVES, E. P.; DIAS, R. M.;FREITAS, Verlaine; LOPES, Rogério. Música, linguagem e a comunicação filosófica do eterno retorno em Assim falava Zaratustra. 2017. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Felício Ramalho Ribeiro

FREITAS, Verlaine; DUARTE, Rodrigo; GUIMARAES, B.; Alves Jr. Doulglas Garica; SILVA, E. S. N.. Música, cognição e desejo. A crítica cultural de Adorno e o dodecafonismo de Schoenberg. 2017. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: William Mattioli

FREITAS, Verlaine; PIMENTA, Olímpio; LOPES, Rogério; DRAWIN, C. R.; ITAPARICA, A. L. M.. O INCONSCIENTE NO JOVEM NIETZSCHE: da intencionalidade das formas naturais à vida da linguagem. 2016. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Artieres Estevão Romeiro

GOMES, L. R.; TRAGLIAVINI, J. V.;FREITAS, Verlaine; BEZERRA NETO, L.; PUCCI, Bruno. Dialética negativa, teoria estética e educação: Experiência formativa e racionalidade em Theodor Adorno. 2015. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos: UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Mónica Herrera Noguera

FREITAS, Verlaine; DUARTE, Rodrigo A P; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo; KANGUSSU, Imaculada Maria G.; GUIMARAES, B.. Autonomia e heteronomia da arte Duas categorias fundamentalmente ligadas para compreender a arte como pratica historica e pos-historica. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Débora Pazetto Ferreira

FIGUEIREDO, Virginia de Araujo; DUARTE, Rodrigo;FREITAS, Verlaine; GUIMARAES, B.; SUSSEKIND, P.. Investigações acerca do conceito de arte. 2014. Tese (Doutorado em Pós-graduação em filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eliane Braganca de Matos

FREITAS, Verlaine; Veiga, Ricardo T.; Mendonça, Carlos Magno C.; Matos, Celso M.; CASOTTI, L. M.. Resistência à maquiagem: práticas cotidianas e não consumo. 2013. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sara Juliana Pozzer da Silveira

FREITAS, Verlaine; SILVA, E. S. N.; DUARTE, Rodrigo; BURNETT, Henry; Alves Jr. Doulglas Garica. A arte e o segundo giro copernicano na filosofia de Theodor Adorno. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ezequiel Eduardo Ipar

COHN, G.; MAAR, W. L.; FRANCO, R. B.; Matos, O. C. F.;FREITAS, Verlaine. A corrente subterrânea da Escola de Frankfurt: teoria social e teoria estética em Theodor Adorno. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Soares Neves Silva

FREITAS, Verlaine; DUARTE, Rodrigo Antônio de Paiva; OTTE, Georg; BARBOSA, Ricardo José Corrêa. Filosofia e arte em Theodor W. Adorno: a categoria de constelação. 2006. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gabriel Almeida Assumpção

FREITAS, Verlaine; CECCHINATO, Giorgia; FREITAS, Romero Alves. Criação das artes plásticas e produtividade da natureza em Schelling. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lucyane Maria de Araujo Moraes

DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo;FREITAS, Verlaine. A virtual desartificação da arte. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jorge Luis Verly Barbosa

LOUREIRO, R.; SALGUEIRO, W. C. F.; VERMES, M.;FREITAS, Verlaine. Adornando um velho bandido: Sérgio Sampaio à luz de Theodor W. Adorno. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Felício Ramalho Ribeiro

GUIMARAES, B.; SILVA, E. S. N.;FREITAS, Verlaine. A música de Schönberg como conhecimento em Adorno. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: William Mattioli

LOPES, Rogério; ITAPARICA, A. L. M.;FREITAS, Verlaine. O desenvolvimento da noção de inconsciente no jovem Nietzsche e suas influências. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Artieres Estevão Romeiro

PUCCI, Bruno; GOMES, L. R.;FREITAS, Verlaine. Dialética negativa, teoria estética e educação: a racionalidade estética em Theodor Adorno. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Daniel Bruno dos Reis

BELO, F. R. R.; CASTILHO, P.;FREITAS, Verlaine. Uma análise das implicações do masoquismo na constituição e manutenção do psiquismo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thaila Cristiene Faustino

FREITAS, Verlaine; SILVA, M. V. N.; STARLING, D.. O caráter narcísico da melancolia na teoria freudiana. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Abel Passos do Nascimento Júnior

FREITAS, Verlaine; CARVALHO, M. T. M.; TIMO, A.. Narcisismo e psicologia das massas: Uma exploração teórica. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bernardo Dias Ribeiro

FREITAS, Verlaine; BELO, F. R. R.; LATTANZIO, F. F.. Observações acerca da exigência de inteligibilidade na formulação do conceito de Inconsciente na primeira tópica freudiana. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

FREITAS, Verlaine; FURTADO, J. L.; GONCALVES, M. C.; SILVA, E. S. N.; MATOS, L. F. B. F.. Banca de admissão de professor adjunto do Departamento de Filosofia. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

FREITAS, Verlaine; ALMEIDA, G.; PUENTE, F. R.; GIACOIA, O.; SANTOS, E. P. F. M.. Banca de admissão de professor adjunto do Departamento de Filosofia. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

FREITAS, Verlaine; RIBEIRO, C.; ADRIANO. Banca de admissão de professor adjunto do Departamento de Filosofia. 2002. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, E. S. N.;FREITAS, Verlaine. Comissão de avaliação da XXIII Semana de Iniciação Científica. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

FREITAS, Verlaine; ENGELMANN, M.; COELHO, M. C. M. N.. Banca de seleção do curso de mestrado UFMG. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

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Comissão julgadora das bancas

Virginia de Araújo Figueiredo

FREITAS, V.;FIGUEIREDO, V. A.; DUARTE, R.; BARBOSA, R.; MATTOS, O.; OTTE, G.. Por uma dialética da alteridade: a construção mimética do sujeito, da razão e do tempo em Theodor Adorno. 2001. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rodrigo Antônio de Paiva Duarte

DUARTE, R. A. P.; MATOS, Olgária; OTTE, Georg; BARBOSA, Ricardo; FIGUEIREDO, Virginia de Araújo. Para uma dialética da alteridade: a construção mimética do sujeito, da razão e do tempo em Th. Adorno. 2001. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rodrigo Antônio de Paiva Duarte

DUARTE, R. A. P.; FIGUEIREDO, Virginia de Araújo; BARBOSA, Ricardo. Para uma dialética da alteridade. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Georg Otte

FREITAS, V.;OTTE, G.; DUARTE, R. A. P.; SANTOS, J. H.. Unidade Instável. O conceito de forma da Teoria Estética de Theodor Adorno. 1995. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Georg Otte

FREITAS, V.;OTTE, G.; DUARTE, R. A. P.; MATTOS, O.; BARBOSA, R. J. C.; FIGUEIREDO, V. A.. Para uma dialética da alteridade: a constituição do sujeito, da razão e do tempo em Th. Adorno. 2001. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

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Orientou

Helder Silva Vilela

Mediações: dialética e psicanálise na crítica do sujeito na Dialética do Esclarecimento, de Th; Adorno e Max Horkheimer; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Júlia Alves de Almeida Vieira

A psicologia da criação no gênio lírico em O nascimento da tragédia; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Luciana Bastos Neiva

A regressão auditiva na obra de Theodor Adorno: A recepção da mercadoria cultural; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Glauber Ataide

O conceito de reificação em História e consciência de classe, de Georg Lukács; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Marina Clemence Bicalho

O TRÁGICO E O SUBLIME EM SCHILLER; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Victor Tartas

Princípio de individuação, arte e crítica à subjetividade moderna nas estéticas de Schopenhauer e do jovem Nietzsche; Início: 2018; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Bruno Paiva

A Expressao do Inexprimivel na Arte: Sobre o conceito de conteudo de verdade das obras de arte no pensamento de Theodor W; Adorno; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Regina Sanches Xavier

A política do conceito de arte em Arthur Danto: a problemática política no mundo da arte contemporânea; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Sulamita Fonseca Lino

O feio como categoria estetica; Início: 2015; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Camilo Lélis

Os alcances da estética no naturalismo de Nietzsche; Início: 2014; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Raquel Marçal dos Santos

A necessidade de uma nova liberdade para a criação de novos valores em Assim Falou Zaratustra; 2014; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Hélio Dias da Costa Júnior

Pessimismo e afirmação da vontade de vida em Schopenhauer; 2009; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Verlaine Freitas;

Felício Ramalho Ribeiro

Regressão auditiva; O impedimento da música como conhecimento em Theodor Adorno; 2009; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Verlaine Freitas;

Marco Antônio Poubel Ministério Filho

A Ideologia como Problema na Estética de Theodor Adorno; 2009; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Verlaine Freitas;

Marco Júnio Abade

O cristianismo como religião da décadence e contrária aos impulsos vitais em O Anticristo, de Nietzsche; 2008; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verlaine Freitas;

Sylvia Maria Marteleto Avelar

O Desaparecimento da Aura em Walter Benjamin; 2008; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Verlaine Freitas;

Gabriel Almeida Assumpção

Produtividade da natureza e produção das artes plásticas em Schelling; 2016; Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em filosofia da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Felício Ramalho Ribeiro

A música de Schönberg como conhecimento em Adorno; 2010; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Abel Passos do Nascimento Júnior

Narcisismo e psicologia das massas: Uma exploração teórica; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Temas Psicanalíticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Thaila Cristiane Faustino

Melancolia e narcisismo em Freud; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Temas Psicanalíticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Francesco Scaglione

A ?psicanálise? antes da psicanálise: sadismo e masoquismo nas Memórias do subsolo; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Temas Psicanalíticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Felipe Azevedo Christo

Narcisismo e alguns de seus reflexos nas subjetividades; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Temas Psicanalíticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Fernanda Miranda Caldeira

Possíveis caminhos para a pulsão de morte; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Temas Psicanalíticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

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Considerações sobre a sexualidade na teoria freudiana; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Temas Psicanalíticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Luciana Luiz Borçato

Transferência e histeria; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Temas Psicanalíticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Daniel Spotorno Moreira Machado

Culpa e prisão: Um estudo sobre a aceitação do sofrimento do cárcere pelos egressos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Temas Psicanalíticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Marcos Vinícius Tarquinio

O ideal do eu é o eu ideal na sociedade individualizada; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Temas Psicanalíticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Cláudio Magalhães de Araújo

Contradições na constituição psíquica: entre o recalque e a denegação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Temas Psicanalíticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Danielle Gomes Vieira Campos Faustino

O conceito de sublimação na obra de Freud: considerações sobre sua relevância clínica e social na contemporaneidade; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Temas Psicanalíticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Giliane Lopes Souza de Oliveira

O suicídio na perspectiva psicanalítica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Temas Psicanalíticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Clarissa Sudano Ribeiro

Da pulsão à experiência musical: a sublimação como um caminho; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Temas Psicanalíticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Aleandra de Oliveira Mendes

Recuperação de áreas degradadas: uma possibilidade de eco-organização e sustentabilidade; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Eduçação Ambiental) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Regina Almeida Célia Santos

Considerações sobre a religião em Freud; 2004; 35 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Verlaine Freitas;

Valéria Guimarães

O lúdico e a arte como instrumentos eficazes na educação ambiental; 2003; 44 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Eduçação Ambiental) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Cristiano Araújo Borges

Sociedade das viagens; 2004; 56 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Verlaine Freitas;

Júlia Alves de Almeida Vieira

A superfetação do elemento racional na tragédia de Eurípedes; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Verlaine Freitas;

Andreia Teixeira Braga

A tragédia grega: um estudo sobre Édipo-tirano de Sófocles; 2003; 40 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verlaine Freitas;

Margarida Maria Barbosa

O conceito de mímesis na poética de Aristóteles; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verlaine Freitas;

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Foi orientado por

Fabio Roberto Rodrigues Belo

Início: 2019; Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

Rodrigo Antônio de Paiva Duarte

Unidade Instável: O Conceito de Forma Na Teoria Estética de Theodor W; Adorno; 1996; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte;

Rodrigo Antônio de Paiva Duarte

Para uma dialética da alteridade: a constituição mimética do sujeito, da razão e do tempo em Th; Adorno; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte;

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Produções bibliográficas

  • FREITAS, Verlaine . Forma. ESTUDOS KANTIANOS , v. 6, p. 59-62, 2018.

  • FREITAS, Verlaine . Conformidade a fins. ESTUDOS KANTIANOS , v. 6, p. 63-66, 2018.

  • FREITAS, Verlaine . Comprazimento. ESTUDOS KANTIANOS , v. 6, p. 67-71, 2018.

  • FREITAS, VERLAINE . Theodor Adorno and the Freudian Revisionism. VERITAS (PORTO ALEGRE. IMPRESSO) , v. 63, p. 780-800, 2018.

  • FREITAS, VERLAINE . A desimagificação da arte contemporânea. VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 23, p. 68-75, 2018.

  • FREITAS, Verlaine . Kafka: A opacidade semântica do mundo. Um comentário de 'Anotações sobre Kafka', de Theodor Adorno. Artefilosofia , v. 23, p. 123-146, 2017.

  • FREITAS, Verlaine . Fetichismo e regressão musicais em Theodor Adorno. PENSANDO: REVISTA DE FILOSOFIA (UFPI) , v. 8, p. 80-106, 2017.

  • FREITAS, Verlaine . A regressão totêmica pré-trágica em o remorso de baltazhar serapião. Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 19, p. 217-225, 2016.

  • FREITAS, Verlaine . A objetividade negativa do artefato estético. Adorno e os paradoxos da arte como figuração de um sujeito emancipado. Comunicações (UNIMEP) , v. 22, p. 9-20, 2015.

  • FREITAS, Verlaine . Schiller e a insuficiência constitutiva do ingênuo. Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 15, p. 1-5, 2014.

  • FREITAS, Verlaine . Saber, abstracao e poder na Dialetica do esclarecimento: um comentario critico. Veritas (Porto Alegre. Impresso) , v. 59, p. 20-45, 2014.

  • FREITAS, Verlaine . A CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM TEMPOS DA GLOBALIZAÇÃO DA SOCIEDADE. Constelaciones: Revista de Teoria Crítica , v. 6, p. 405-413, 2014.

  • FREITAS, Verlaine . A arte moderna como historicamente-sublime Um comentário sobre o conceito de sublime na Teoria estética de Th. Adorno. Kriterion (UFMG. Impresso) , v. LIV, p. 157-156, 2013.

  • FREITAS, Verlaine . O problema do meio técnico em Benjamin e Adorno. Impulso (Piracicaba) , v. 23, p. 49-60, 2013.

  • FREITAS, Verlaine . Mas que seja infinito. Zunái: Revista de Poesia & Debates , v. VII, p. 1-1, 2012.

  • FREITAS, Verlaine . Particular e universal na poesia lírica ? Um comentário crítico do texto ?Sobre lírica e sociedade?, de Theodor Adorno. Literatura e Autoritarismo (UFSM) , v. 1, p. 4-15, 2012.

  • FREITAS, Verlaine . A torção mimética do real. Sobre a concepção freudiana da literatura.. Pandaemonium Germanicum (Online) , v. 15, p. 118-134, 2012.

  • FREITAS, Verlaine . O formalismo naturalista de Hutcheson. Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. VI, p. 1-6, 2012.

  • FREITAS, Verlaine . Mau gosto em primeira pessoa. Um diálogo com Nietzsche e Adorno. Artefilosofia (UFOP) , v. 1, p. 106-123, 2012.

  • FREITAS, Verlaine . Adorno e HorkHeimer leitores de Freud. Remate de Males , v. 30.1, p. 123-146, 2010.

  • FREITAS, Verlaine . Indústria cultural. O empobrecimento narcísico da subjetividade. Kriterion , Belo Horizonte, v. XLVI, n.112, p. 332-344, 2005.

  • FREITAS, Verlaine . Theoria Aesthetica de Theodor Adorno. Revista Portuguesa de Filosofia , Braga, v. 60, n.1, p. 253-255, 2004.

  • FREITAS, Verlaine . Resenha de Teoria Crítica da Indústria Cultural, Rodrigo Duarte. Kriterion , Belo Horizonte, v. XLV, n.109, p. 191-198, 2004.

  • FREITAS, Verlaine . A Filosofia e o exercício do pensamento. UNIMONTES Científica , Montes Claros, v. 6, n.1, p. 11-14, 2004.

  • FREITAS, Verlaine . A subjetividade estética em Kant: da apreciação da beleza ao gênio artístico. Veritas (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. 48, n.2, p. 253-276, 2003.

  • FREITAS, Verlaine . Ecologia: uma questão histórico-filosófica. Cronos (Pedro Leopoldo) , Pedro Leopoldo, v. 8, 2003.

  • FREITAS, Verlaine . A estética narcísica da sociedade de consumo. Educação e Filosofia , Uberlândia, v. 17, n.34, p. 51-64, 2003.

  • FREITAS, Verlaine . Cotidiano e cultura de massa. Cronos (Pedro Leopoldo) , Belo Horizonte, v. 5, p. 119-130, 2002.

  • FREITAS, Verlaine . A importância pedagógica da filosofia. Comunicações (Piracicaba) , Piracicaba, v. 2, p. 150-160, 1999.

  • FREITAS, Verlaine . Subjetividade esclarecida: do mito como racionalização à ciência como mitologia. Caderno de Filosofia e Ciências Humanas , Belo Horizonte, v. 12, p. 52-58, 1999.

  • FREITAS, Verlaine . A necessidade da filosofia. Caderno de Filosofia e Ciências Humanas , Belo Horizonte, v. 11, p. 14-32, 1998.

  • FREITAS, Verlaine . Para uma interpretação do Outono de Hölderlin. Caderno de Filosofia e Ciências Humanas , Belo Horizonte, v. 8, p. 91-96, 1997.

  • FREITAS, Verlaine . Resenha de Nietzsche e a Música, de Rosa Maria Dias. Kriterion , Belo Horizonte, v. XXXV, n.90, p. 121-126, 1994.

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Outras produções

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad-hoc para Revista Ideias. 2016.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad-hoc para Revista Revista Educação e Filosofia. 2016.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Kriterion. 2012.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Transformação. 2012.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Filosofia e Educação. 2012.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Kínesis. 2012.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Kriterion. 2012.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Kriterion. 2010.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Filogenese. 2010.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Kriterion. 2010.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Kriterion. 2009.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Kriterion. 2009.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Kriterion. 2009.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Kriterion. 2009.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Polymathéia. 2009.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Três Pontos. 2008.

FREITAS, Verlaine . Parecer Ad hoc Revista Kriterion. 2007.

FREITAS, Verlaine . Blog Refrações. 2011; Tema: Filosofia, Estética, Psicanálise, Política, Crítica cultural. (Blog).

FREITAS, VERLAINE . Sublimação e pornografia: um diálogo entre Freud e Adorno. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, Verlaine . Parecer adhoc para revista Pensando. 2019. (Parecer adhoc).

FREITAS, Verlaine . Parecer adhoc para revista Veritas. 2019. (Parecer adhoc).

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Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Adorno e a literatura, Descrição: A pesquisa consiste na investigação de conceitos, hipóteses e temas filosóficos sobre o fenômeno literário como concebidos por Theodor Adorno em diversos de seus textos, particularmente no volume de seus "Escritos reunidos" intitulado "Notas de literatura". Convergindo as perspectivas estética, psicanalítica e de crítica literária, almeja-se produzir uma interpretação crítica sobre obras ficcionais significativas da tradição ocidental, como Franz Kafka, Friedrich Hölderlin e Thomas Mann. Em um segundo momento, pretendemos estender tais resultados à exegese de um autor não analisado por Adorno, a saber, Fiódor Dostoiévski, cuja obra prenuncia, segundo nossa leitura, muito das linhas de força constituidoras da subjetividade apolítica e massificada de nosso tempo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verlaine Freitas - Coordenador., Número de produções C, T & A: 22 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2015

    Adorno e a psicanálise, Descrição: Nosso objetivo é investigar o modo como Theodor Adorno se apropriou filosoficamente de conceitos, hipóteses e temas psicanalíticos, mas também os analisou de forma crítica ao longo de sua obra. Na primeira parte de nossa investigação, queremos enfocar a presença de conceitos freudianos na "Dialética do Esclarecimento", obra escrita em conjunto por Adorno e Horkheimer. Faremos uma análise não apenas do Excurso I, "Ulisses, ou mito e esclarecimento", em que a influência da psicanálise é evidente, mas também em outras partes, como no primeiro capítulo "Conceito de esclarecimento", em que abordaremos o conceito de "Angst" (angústia/medo) como princípio motor da racionalização ocidental. Merece destaque também a maciça utilização de conceitos psicanalíticos no capítulo "Elementos de antissemitismo. Limites do esclarecimento". Na segunda parte da pesquisa, focalizaremos a análise crítico-filosófica da psicanálise por Adorno em outros textos, em que conceitos freudianos são o tema principal, tal como ?Die revidierte Psychoanalyse? (?Psicanálise revisitada?), ?Freudian Theory and the Pattern of Fascist Propaganda?, bem como as ?Minima Moralia. Reflexões a partir da vida danificada?. Nessa etapa, merece destaque a abordagem do primeiro item do terceiro capítulo da ?Dialética negativa?, ?Liberdade. Para metacrítica da razão prática?, em que Adorno faz uma análise comparativa entre a teoria moral de Kant e a psicanálise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verlaine Freitas - Coordenador., Número de produções C, T & A: 16

  • 2006 - 2009

    Juízo de gosto e mímesis. Uma interpretação da estética de Kant, Descrição: Nosso contato com a estética de Kant vem desde a confecção de nossa dissertação de mestrado, defendida em 1996. Resultou no primeiro capítulo desse texto (sobre o conceito de forma estética), em alguns artigos e capítulos de livros e na primeira parte do último capítulo (sobre o sublime) da nossa tese de doutorado. A partir de nossos estudos sobre a psicanálise, a partir de 2001, nossa pesquisa tem se concentrado nas relações entre a estética e temas psicanalíticos, confluindo na tentativa de delinear um conceito filosófico de sublimação. Nessa trajetória, vemos que quatro autores são de especial relevância: Kant, Schopenhauer, Nietzsche e Adorno. A presente pesquisa almeja recolher os resultados de nossos estudos anteriores, quando então fazíamos um diálogo em entre Kant e Adorno, encaminhando a reflexão a partir do horizonte delineado pela teoria psicanalítica. Nesse sentido, nossa proposta é fazer um estudo sistemático de todos os temas da estética kantiana, a fim de fornecer não apenas uma apresentação rigorosa de seus conceitos, mas também uma interpretação crítica, abordando os pontos relevantes de acordo com a tradição de comentários, e avançando rumo a uma apropriação mais livre, que proponha uma espécie de prolongamento da reflexão kantiana fundada na perspectiva psicanalítica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Verlaine Freitas - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

  • 2004 - 2008

    Estética e Psicanálise: uma leitura filosófica do conceito de sublimação, Descrição: O objetivo da pesquisa é de fornecer um conceito de sublimação a partir da convergência de concepções da experiência estética por parte da filosofia e das noções ligadas à constituição do aparelho psíquico, tal como a psicanálise a concebe. Este conceito possui uma peculiaridade que o torna especialmente difícil de equacionar. Provém originalmente da teoria psicanalítica, mas também desperta o interesse de diversas correntes filosóficas, por ser estudado principalmente nas questões relativas à arte. A literatura psicanalítica é pródiga de referências ao caráter precário deste conceito, que, não tendo recebido um tratamento aprofundado por Freud, acabou continuando sem uma abordagem por assim dizer satisfatória por seus seguidores. A filosofia, por outro lado, dedica-se muito mais às questões sobre o que constitui a experiência estética, do que a vinculação desta ao fenômeno psíquico. A tese que pretendemos demonstrar que é de que a sublimação é um conceito limite entre o filosófico e o psicanalítico e qualquer abordagem que não leve a sério essa dupla raiz não terá sucesso. Como as ramificações da teoria psicanalítica são bastante numerosas, privilegiamos o ponto de vista de Jean Laplanche, que se sedimentou em sua teoria da sedução generalizada. No âmbito filosófico, cremos que os quatro principais autores são Kant, Schopenhauer, Nietzsche e Adorno, dos quais procuramos extrair conceitos para fornecer uma concepção abrangente do fenômeno da sublimação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Verlaine Freitas - Coordenador., Número de produções C, T & A: 44 / Número de orientações: 6

  • 2002 - 2004

    A negatividade estética como crítica da subjetividade segundo Theodor Adorno, Descrição: O objetivo mais geral de nossa pesquisa é o de estudar o pensamento estético de Theodor adorno, principalmente a sua última obra, Teoria estética, procurando desenvolver o conceito de uma dialética negativa da arte moderna, cujo sentido principal consiste no exercício continuado da crítica dos elementos formadores da subjetividade tal como esta se desenvolveu no ocidente e, principalmente, consolidou-se no capitalismo tardio. Seguindo a tradição da dialética alemã, que considerava, já em Kant, o fenômeno estético como situado de modo especial em relação aos usos da racionalidade cognitiva, técnica e moral, Adorno também procura perceber a racionalidade estética como diferenciando-se da racionalidade reificada. Entretanto, ao contrário de Kant, por exemplo, a racionalidade da arte não seria de uma espécie diferente desta outra, mas a sua conseqüência radical. Isso quer dizer que o processo de constituição da identidade do objeto (a obra de arte) em relação ao sujeito não se submete ao esquema conceitual que este possui. Segundo Adorno, a experiência com arte moderna é de tal maneira enigmática, que nos constrange a buscar um sentido para aquilo que percebemos na obra, sem que consigamos estabelecer um conjunto de elementos conceituais suficientes para explicar tal experiência. Esse esforço subjetivo para compreender o sentido das obras seria testemunho da necessidade imposta ao sujeito de ele abandonar a posição de centro copernicano ao redor do qual o objeto giraria. A arte moderna é, para Adorno, essencialmente negativa, ou seja, crítica. Muito do trabalho filosófico de interpretação da arte moderna consistirá, então, em perceber como a arte, apesar de toda a sua negatividade, em princípio sem sentido, configura-se como possuindo um sentido muito mais substancial e humano do que a ânsia capitalista de gerar cada vez mais valores, principalmente financeiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Verlaine Freitas - Coordenador., Número de produções C, T & A: 13

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Prêmios

2003

Talentos da maturidade, Banco Real.

1991

Bolsa para estudo da língua alemã em Berlin, Goethe Institut.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia. , Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, 30710180 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34995025, URL da Homepage:

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Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2017

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 10/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Cetea, Pró Reitoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente.

  • 12/2003

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Filosofia Contemporânea: A Teoria Estética de Adorno, Introdução à Crítica da Faculdade do Juízo, Estética, Tópicos em filosofia da arte: Adorno e a indústria cultural, História da Filosofia. Filosofia moderna: Kant e o idealismo alemão, Introdução à filosofia: ética

  • 12/2003

    Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estética clássica: A Crítica da Faculdade do Juízo de Kant, Tópicos em filosofia da arte: Estética e psicanálise. Uma leitura filosófica do conceito de sublimação, Tópicos em filosofia da arte: Estética e psicanálise. Uma leitura filosófica do conceito de sublimação - 2o. módulo

  • 03/2009 - 12/2010

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Colegiado do Curso de Graduação de Filosofia.,Cargo ou função, Coodenador do Colegiado.

  • 03/2007 - 02/2009

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Colegiado do Curso de Graduação de Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador de Colegiado.

2001 - 2003

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1996 - 1997

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2003 - 12/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ifac, Ifac.,Cargo ou função, Coordenador de Pós-Graduação.

  • 02/2001 - 12/2003

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética I, Estética, Filosofia Geral, Filosofia da ciência