Isabele Aline Wilczek Spada Rossi

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica. Tem experiência com pesquisa em iniciação científica durante o curso de bacharelado em Química Tecnológica, no estágio na Fundação ABC na área de análise físico-química de solos e plantas e na área de pesquisa no Instituto SENAI de Tecnologia em celulose e papel como bolsista na área de aproveitamento de resíduos.

Informações coletadas do Lattes em 08/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Bacharelado em Química

2011 - 2017

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: ESTUDO DA MIGRAÇÃO DE ANTIMÔNIO DE EMBALAGENS UTILIZADAS NO ENVASE DE BEBIDAS
Orientador: VANESSA EGÉA DOS ANJOS

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná

Formação complementar

2024 -

Extensão universitária em ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL. (Carga horária: 720h). , INSTITUTO FACUMINAS EAD LTDA, FACUMINAS, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em CONSULTORIA E ENGENHARIA AMBIENTAL. (Carga horária: 720h). , INSTITUTO FACUMINAS EAD LTDA, FACUMINAS, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em TECNOLOGIA DE CELULOSE E PAPEL. (Carga horária: 720h). , INSTITUTO FACUMINAS EAD LTDA, FACUMINAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.

Participação em eventos

ACS BOOST Workshop: Habilidades para Jovens Cientistas. 2017. (Outra).

IX Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG.ESTUDO DE FATORES QUE INFLUENCIAM NA LIXIVIAÇÃO DE ESPÉCIES DE ANTIMÔNIO DE GARRAFAS DO TIPO PET PARA ÁGUA MINERAL. 2017. (Simpósio).

XXVI EAIC.AVALIAÇÃO DA LIXIVIAÇÃO DE ANTIMÔNIO DE GARRAFAS DE POLITEREFTALATO DE ETILENO (PET) PARA AGUA MINERAL. 2017. (Encontro).

VII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG. 2016. (Simpósio).

V SAEQ. 2015. (Outra).

23º Encontro Anual de Iniciação Científica.ESTABILIZAÇÃO DA FASE ZnMn2-xCrxO4 PARA USO COMO PIGMENTO INORGÂNICO. 2014. (Encontro).

XXI Encontro de Química da Região Sul. 2014. (Encontro).

XXXII Encontro Nacional dos Estudantes de Química. 2014. (Encontro).

V Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG. 2013. (Simpósio).

21º Encontro Anual de Iniciação Científica.SINTESE E ESTUDO DO MECANISMOS DE REAÇÃO DO MONÔMERO 2,5-DIMETIL-4-IODOFENOL E 2,5-DIMETIL-4-CIANOFENOL. 2012. (Encontro).

Décima Semana de Química - UNICAMP. 2011. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • SPADA, I. A. W. ; ANJOS, V. E. ; DE ANDRADE, J. K. . AVALIAÇÃO DA LIXIVIAÇÃO DE ANTIMÔNIO DE GARRAFAS DE POLITEREFTALATO DE ETILENO (PET) PARA AGUA MINERAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPADA, I. A. W. ; ANJOS, V. E. ; DE ANDRADE, J. K. . ESTUDO DE FATORES QUE INFLUENCIAM NA LIXIVIAÇÃO DE ESPÉCIES DE ANTIMÔNIO DE GARRAFAS DO TIPO PET PARA ÁGUA MINERAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SPADA, I. A. W. ; ANTUNES, A. C. ; MARANHA, F. G. ; SOUZA, E. ; FIUZA, T. E. R. . ESTABILIZAÇÃO DA FASE ZnMn2-xCrxO4 PARA USO COMO PIGMENTO INORGÂNICO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPADA, I. A. W. ; GARCIA, J. R. . SINTESE E ESTUDO DO MECANISMOS DE REAÇÃO DO MONÔMERO 2,5-DIMETIL-4-IODOFENOL E 2,5-DIMETIL-4-CIANOFENOL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Prêmios

2017

Segundo Lugar na sessão de pôsteres de Química Analítica do IX Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Fundação ABC para Assistência e Divulgação Técnica Agropecuária

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio profissional em Laboratório Físico-Químico de análise de solos no período de 02/2017 à 05/2017, auxiliando no preparo de amostras da rotina de análises de solos e plantas para micro e macro nutrientes, pH, alumínio, fósforo, boro, enxofre, matéria orgânica e textura utilizando equipamentos como Espectrômetro de Absorção Atômica em Chama e ICP.

2016 - 2017

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento do sub-Projeto intitulado "Avaliação da Lixiviação de Antimônio de Garrafas de Politereftalato de Etileno (PET) para Água Mineral", sob a orientação da Doutora Vanessa Egéa dos Anjos.

2013 - 2014

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto intitulado "ESTABILIZAÇÃO DA FASE ZnMn2-xCrxO4 PARA USO COMO PIGMENTO INORGÂNICO", sob a orientação do Doutor Augusto Celso Antunes.

2011 - 2012

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado "Síntese e Caracterização de Polímeros da classe do Poli-Tiofeno (PT), com incorporação de nanopartículas de ZnO e TiO2 , visando aplicação em Dispositivos Fotovoltaicos.", sob a orientação do Doutor Jarem Raul Garcia.

2023 - 2024

Instituto SENAI de Tecnologia em Celulose e Papel

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação em projeto de pesquisa na área de aproveitamento de resíduos.