Érika Rodrigues Corrêa

Érika Rodrigues Corrêa é professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação e revisora. Possui graduação em Letras - Português/Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e mestrado em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente, é doutoranda do Programa de Ciência da Literatura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.Foi professora substituta de Língua Portuguesa, Literatura e Redação no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CapUERJ, nos anos de 2012 a 2015. É professora concursada de Língua Portuguesa na rede municipal de ensino e professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, literatura portuguesa, tragédia, pensamento especulativo, Fausto, sertão e João Guimarães Rosa.

Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciência da Literatura

2022 - Atual

Faculdade de Letras da UFRJ
Ricardo Pinto de Souza.

Mestrado em Letras

2010 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Cicatrizes de leitura - Um aparte do peso do conhecimento em Fausto de Fernando Pessoa
, Ano de Obtenção: 2012.Prof. Dr. Marcus Alexandre Motta.Palavras-chave: Fernando Pessoa; Fausto; Literatura Portuguesa; peso do conhecimento.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras- Português Literatura

2005 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O desenho das águas: o fio cortante da poesia cabralina
Orientador: Vanise Gomes de Medeiros

Formação complementar

2024 - 2024

Criar em ruínas: o antropoceno, a crise do imaginário e a produção contempo. (Carga horária: 8h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em AULA ABERTA: NIETZSCHE E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O EXISTENCIALISMO DO SÉCULO. (Carga horária: 2h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2021 - 2021

Antiga Musa: Arqueologia da Ficção. (Carga horária: 10h). , Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel, UERJ, Brasil.

2021 - 2021

Revisão e preparação de textos: a prática fundamentada. (Carga horária: 24h). , LabPub, LABPUB, Brasil.

2021 - 2021

Metodologias Ativas e Design Thinking na Educação. (Carga horária: 10h). , Fundação Cesgranrio, CESGRANRIO, Brasil.

2020 - 2020

Corpos e fantasmas na fotografia brasileira. (Carga horária: 10h). , Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.

2020 - 2020

História da Arte Pensada através da América Latina. (Carga horária: 8h). , Centro Cultural B_arco, B_ARCO, Brasil.

2018 - 2018

Seminário de Formação Presencial dos Avaliadores de Obras Literárias - PNLD. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Nietzsche e o Pensamento Trágico. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Literatura e Filosofia. (Carga horária: 13h). , Faculdade de Letras, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Os esquecidos - Relembrados no Real. (Carga horária: 20h). , Real Gabinete Português de Leitura, RGPL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LITERATURA PORTUGUESA.

Participação em eventos

XXI Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).A espécie linguística sertão no chão de sua terra. 2024. (Simpósio).

XVIII - Congresso Internacional da ABRALIC. O CONTO SERTÃO: O SONHO DO DESCOBRIMENTO DA TERRA BRASILIS. 2023. (Congresso).

XX Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.Entre silêncios e escuros: o elo pactário da obra Grande Sertão: Veredas. 2023. (Simpósio).

XIX Simpósio do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura - EXU.0 - Travessias e encruzilhadas nos 100 anos de Modernismos..Memórias escritas em pedra e pó: a cripta perpetual Diadorim. 2022. (Simpósio).

I Congresso Internacional do PPGLetras e XII Seminário de Estudos Literários - Riscos das Fronteiras. O reclame poético dos versos do Fausto pessoano. 2011. (Congresso).

1º Simpósio Internacional de Estudos Estéticos: "Transbordamentos da Estética Contemporânea". 2010. (Simpósio).

V Fórum de Estudos de Língua Inglesa (FELLI) - o insólito em língua inglesa.Puzzle-thought: uma leitura de William Shakespeare e Edgar Allan Poe. 2010. (Simpósio).

XX Ciclo de Debates em História Antiga - Unidade & Diversidade..A cegueira assistida: um ensaio do encontro de Édipo e de Fausto. 2010. (Outra).

16ª SEMIC.A invenção do sertão : Paisagem e Literatura. 2007. (Seminário).

IX Fórum de Estudos Lingüísticos e I Colóquio de Semiótica. 2007. (Congresso).

ABRALIC. 2006. (Congresso).

Participação em bancas

CORRÊA, É. R.. Banca examinadora da Escola Sesc para o Processo de Admissão de alunos para o ano letivo de 2025. 2024. Escola SESC de Ensino Médio.

CORRÊA, É. R.. Banca de correção da prova de Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual do Rio de Janeiro 2025. 2024. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CORRÊA, É. R.. Banca de correção da prova de Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual do Rio de Janeiro 2023. 2023. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CORRÊA, É. R.. Banca examinadora da Escola Sesc para o Processo de Admissão de alunos para o ano letivo de 2024. 2023. Escola SESC de Ensino Médio.

CORRÊA, É. R.. Banca de correção da prova de Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual do Rio de Janeiro 2022. 2022. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CORRÊA, É. R.. Banca de correção da prova de Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual do Rio de Janeiro 2021. 2021. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CORRÊA, É. R.. Banca Pedagógica de Correção das Provas de Redação do Concurso de Seleção Pública para os cursos de Graduação do Consórcio CEDERJ - Vestibular 2020.2. 2020. CEDERJ.

CORRÊA, É. R.. Banca examinadora da Escola Sesc para o Processo de Admissão de alunos para o ano letivo de 2020. 2019. Escola SESC de Ensino Médio.

CORRÊA, É. R.. Banca de correção da prova de Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual do Rio de Janeiro 2020. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Érika Rodrigues Corrêa;CORRÊA, É. R.. Banca examinadora da Escola Sesc para o Processo de Admissão de alunos para o ano letivo de 2019. 2018. Escola SESC de Ensino Médio.

CORRÊA, É. R.. Banca de correção da prova de Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual do Rio de Janeiro 2019. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CORREA, E. R.;CORRÊA, É. R.. Banca de correção da prova de Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2018. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CORRÊA, É. R.. Banca examinadora da Escola Sesc para o Processo de Admissão de alunos para o ano letivo de 2018.. 2017. Escola SESC de Ensino Médio.

CORRÊA, É. R.. Banca de correção da prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CORRÊA, É. R.. Banca examinadora da Escola Sesc para o Processo de Admissão de alunos para o ano letivo de 2017.. 2016. Escola SESC de Ensino Médio.

CORRÊA, É. R.. Banca de correção da prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2016. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CORRÊA, É. R.. Banca examinadora da Escola Sesc para o Processo de Admissão de alunos para o ano letivo de 2016.. 2015. Escola SESC de Ensino Médio.

CORRÊA, É. R.. Processo de Admissão de Estudantes para o ano letivo de 2015.. 2014. Escola SESC de Ensino Médio.

CORRÊA, É. R.. Banca de correção da prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2015. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CORRÊA, É. R.. Banca examinadora das provas de Língua Portuguesa do concurso público para provimento de cargos de nível médio da Caixa Econômica Federal.. 2012. Fundação Cesgranrio.

CORRÊA, É. R.. Banca de Avaliadores de Obras Literárias - PNLD Literário 2023. 2022. Ministério da Educação.

CORRÊA, É. R.. Banca de Avaliadores de Obras Literárias - PNLD Literário 2021. 2020. Ministério da Educação.

CORRÊA, É. R.. Banca de Avaliadores de Obras Literárias - PNLD Literário 2020. 2019. Ministério da Educação.

CORRÊA, É. R.. Banca de Avaliadores de Obras Literárias - PNLD Literário 2018. 2018. Ministério da Educação.

Produções bibliográficas

  • CORRÊA, É. R. . Dar com a língua nos dentes. In: XV ABRALIC, 2016, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV encontro ABRALIC ? 19 a 23 de setembro de 2016. Rio de Janeiro: Dia logarts, 2016. p. 1-6915.

  • CORRÊA, É. R. . Dar com a língua nos dentes: o conto sertão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Érika Rodrigues Corrêa ; CORRÊA, É. R. . O reclame poético dos versos do Fausto pessoano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORRÊA, É. R. . Puzzle-thought: uma leitura de William Shakespeare e Edgar Allan Poe. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORRÊA, É. R. . A cegueira assistida: um ensaio do encontro de Édipo e de Fausto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORRÊA, É. R. . A invenção do sertão : Paisagem e Literatura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2015

Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Susbtituto de Língua Portuguesa, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira para as turmas de Ensino Fundamental e Médio.

2010 - Atual

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PMVR

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I de Língua Portuguesa, Carga horária: 16

2009 - 2009

Sistema PH de Ensino LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor Jr.

2007 - 2009

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto orientado pela ProfªDrª Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo, na área de Teoria da Literatura. Tema da pesquisa: Paisagem e Literatura. Resumo do trabalho: Leitura, estudo e análise da obra Grande Sertão: Veredas, do escritor brasileiro João Guimarães Rosa, em busca de compreender a construção artística da paisagem sertaneja na obra roseana, além de analisar sua contribuição no contexto da construção da figura do sertão dentro da Literatura Brasileira.

2021 - 2021

Escola Sesc de Ensino Médio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 20

2017 - 2018

Escola Sesc de Ensino Médio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Contratada de Redação, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2017 - 11/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Redação

2020 - Atual

Colégio MOPI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 12

2023 - 2024

Colégio MOPI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Área de Linguagens, Carga horária: 10