SANDRA SOUZA MAIA DE ALBUQUERQUE
Graduada em Fonoaudiologia pela UNCISAL. Pós-graduada em motricidade orofacial com ênfase em fonoaudiologia hospitalar e Docência no ensino superior. Aluna do mestrado profissional de ensino na saúde da Universidade Federal de Alagoas(UFAL). Atuo no tratamento de disfagia orofaríngea, alterações de linguagem, fala e voz associados a distúrbios neurológicos no âmbito hospitalar e domiciliar, infantil, adulto e idoso. Graduada em Pedagogia - Licenciatura com Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação especial.
Informações coletadas do Lattes em 08/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Docência no ensino superior
2022 - 2023
Universidade Pitágoras Unopar Anhaguera
Título: Sem monografia
Especialização em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial
2021 - 2022
Universidade Pitágoras Unopar Anhaguera
Título: Sem monografia
Especialização em Pós-Graduação em Motricidade Orofacial com Ênfase Fonoaudiologia Hospitala
2017 - 2018
Faculdades Integradas de Patos
Título: IMPACTO DA DISFAGIA OROFARINGEA NO ACIEDENTE VASCULAR CEREBRAL: REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Orientador: Ana Paula Ramos da Silva Duarte
Aperfeiçoamento em Básico em urgência e emergência
2022 - 2022
ABBA Cursos
Título: Sem monografia. Ano de finalização: 2022
Aperfeiçoamento em As TIC's Aplicadas ao Ensino Superior
2022 - 2022
FACULDADE SOUZA
Título: Sem monografia. Ano de finalização: 2022
Aperfeiçoamento em Introdução a ventilação mecanica
2022 - 2022
ESCOLA DE CURSOS ONLINE
Título: Sem monografia. Ano de finalização: 2022
Graduação em Fonoaudiologia
1998 - 2002
Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de Alagoas
Título: Desenvolvimento da linguagem em uma criança com Síndrome de Down - Estudo de caso
Formação complementar
2023 -
Neurologia clínica e neuroimagem aplicada à fonoaudiologia. (Carga horária: 70h). , Fonovim, FONOVIM, Brasil.
2024 - 2024
Doença de Parkinson e síndromes demenciais. (Carga horária: 16h). , UNIFONO MACEIÓ, UNIFONO, Brasil.
2022 - 2022
Formação em Fhoto Science FONO - Fotobiomodulação e Fototerapia na Fonaudi. (Carga horária: 130h). , Faculdade Integrada da Amazônia - Finama, FINAMA, Brasil.
2022 - 2022
Traqueostomias e adaptação de válvula de fala e deglutição. (Carga horária: 44h). , Fonovim, FONOVIM, Brasil.
2022 - 2022
Reabilitação das disfagias neurogênicas. (Carga horária: 90h). , Fonovim, FONOVIM, Brasil.
2021 - 2021
SISTEMAS ADAPTATIVOS, ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS. (Carga horária: 40h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2020 - 2020
Orientações sobre a COVID-19 na Atenção Especializada. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2020 - 2020
COVID-19 Manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2020 - 2020
Medidas de proteção no manejo da COVID-19 na Atenção Especializada. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2020 - 2020
Ética para profissionais de saúde. (Carga horária: 120h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2020 - 2020
Gestão em saúde. (Carga horária: 60h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2019 - 2019
INTERFACE ENTRE VOZ E DEGLUTIÇÃO NA AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DAS DISFAGIAS OR. (Carga horária: 20h). , UNIFONO MACEIÓ, UNIFONO, Brasil.
2019 - 2019
NEUROLGIA APLICADA NA LINGUAGEM. (Carga horária: 20h). , UNIFONO MACEIÓ, UNIFONO, Brasil.
2018 - 2018
ESTIMULAÇÃO TÁTIL TERMICA GUSTATIVA. (Carga horária: 20h). , UNIFONO MACEIÓ, UNIFONO, Brasil.
2018 - 2018
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO APLICADO A FONOAUDIOLOGIA. (Carga horária: 20h). , CENTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EMERGÊNCIAS MÉDICAS, CEPEM, Brasil.
2017 - 2017
WORKSHOP TEÓRICO-PRÁTICO: VÁLVULA DE FALA E TRAQUEOSTOMIAS. (Carga horária: 8h). , PREVINI ASSISTÊNCIA EM SAÚDE, PREVINI, Brasil.
2016 - 2017
Curso intensivo de Deglutição de A à Z. (Carga horária: 56h). , Clinica Voz LTDA, UNIFONO, Brasil.
2016 - 2017
APRIMORAMENTO EM ELETROESTIMULAÇÃO. , PREVINI ASSISTÊNCIA EM SAÚDE, PREVINI, Brasil.
2013 - 2013
CURSO PRATICO DE COMUNICAÇÃO VERBAL. (Carga horária: 12h). , INSTITUTO CARLOS CONCE, ICC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Motricidade Orofacial.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Fonoaudiologia Hospitalar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Disfagia Orofaringea Neurogênica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Saúde materno infantil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.
Organização de eventos
ALBUQUERQUE, S. S. M. . I JORNADA CIENTÍFICA DA APAE - MACEIÓ. 2009. (Outro).
Participação em eventos
Semana Interinstitucional de pesquisa tecnologia e inovação na educação básica.Mostra de apresentação de portfólios individuais da disciplina de Currículo em ensino na saúde. 2023. (Outra).
II SIMPOSIO ALAGOANO DE AVC. 2019. (Simpósio).
II SIMPOSIO ALAGOANO DE AVC.PERFIL CLÍNICO EEPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES ASSISTIDOS PELO SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR DE MACEIÓ/AL. 2019. (Simpósio).
II SEMANA DE COMBATE AO AVC.ATENÇÃO IMEDIATA EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL. 2018. (Seminário).
I CONGRESSO NACIONAL DE MICROCEFALIA. 2016. (Congresso).
I Simpósio UNIFONO. 2015. (Simpósio).
1ª JORNADA ALAGOANA MULTIDISCIPLNIAR SOBRE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM. 2008. (Outra).
I ENCONTRO INTERDISCIPLINAR SOBRE ATUAÇÃO NO PACIENTE DISFÁGICO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2008. (Encontro).
IV JORNADA DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO. 2008. (Outra).
II SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO EM OTOLOGIA E AUDIOLOGIA PEDDIÁTRICA. 2006. (Simpósio).
4º ENCONTRO CIENTÍFICO DE FONOAUDIOLOGIA.OFICINA D MOTRICIDADE ORAL: PARALISIA FACIAL E SÍNDROME DE MOËBIOS, MINISTRADO POR ZELITA GUEDES. 2003. (Oficina).
4º ENCONTRO CIENTÍFICO DE FONOAUDIOLOGIA. 2003. (Encontro).
I JORNADA DE INCENTIVO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNCISAL. 2002. (Outra).
SEMANA ALAGOANA DE SAÚDE BUCAL. 2002. (Outra).
XII ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE FONOAUDIOLOGIA - ENEFON. 2001. (Encontro).
II JORNADA DE FONOAUDIOLOGIA NO ATENDIMENTO AO PACIENTE. 2000. (Outra).
I SEMINÁRIO SOBRE FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR. 2000. (Outra).
I JORNADA DE FONOAUDIOLOGIA DA ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE ALAGOAS. 1999. (Outra).
Participação em bancas
ALBUQUERQUE, S. S. M.. Achados polissonográficos e a ocorrência de disfagia: um estudo preliminar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
ALBUQUERQUE, S. S. M.. Caracterização da reabilitação fonoaudiológica nas disfagias orofaríngeas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
ALBUQUERQUE, S. S. M.. Relação da quimioterapia e radioterapia com lesões orais e suas implicações na reabilitação fonoaudiológica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
ALBUQUERQUE, S. S. M.. Atuação Fonoaudiológica nos casos de doença de Parkinson: revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
ALBUQUERQUE, S. S. M.. Manejo dos distúrbios da salivação nas doenças neurológicas: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
ALBUQUERQUE, S. S. M.. Profissionais de saúde e o enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Maceió-AL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
Produções bibliográficas
-
ALBUQUERQUE, S. S. M. ; CANUTO, K F ; CARVALHO, A. P. C. . Perfil Clínico e Epidemiológico dos Pacientes Assistidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar de Maceió/AL. In: II SIMPÓSIO ALAGOANO DE AVC, 2019, MACEIÓ. Resumo dos Anais: II Simpósio Alagoano de AVC. MACEIÓ: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL, 2019. v. 1. p. 40-40.
-
ALBUQUERQUE, S. S. M. ; CANUTO, K F ; CAJASEIRAS, A P . PERFIL CLÍNICO EEPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES ASSISTIDOS PELO SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR DE MACEIÓ/AL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALBUQUERQUE, S. S. M. . A INSERÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NAS ONG's/OCIP's. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALBUQUERQUE, S. S. M. . ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALBUQUERQUE, S. S. M. . ABORDAGEM TERAPÊUTICA FONOAUDIOLÓGICA EM FISSURAS LÁBIO PALATAIS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALBUQUERQUE, S. S. M. . MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO LARINGECTOMIZADO. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALBUQUERQUE, S. S. M. . ABORDAGEM TERAPÊUTICA EM FISSURAS LÁBIO PALATINA PÓS -FORAME COMPLETA. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALBUQUERQUE, S. S. M. . ABORDAGEM TERAPÊUTICA EM PUBERFONIA. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DO ENSINO EM FONOAUDIOLOGIA NO BRASIL, Descrição: A pesquisa sobre ensino na saúde tem impactado positivamente na formação de docentes e preceptores em serviço no SUS e hospitais privados, tendo o programa de mestrado em ensino na saúde da Faculdade de Medicina da Ufal como pioneiro, desde 2011. Iniciativas inovadoras no campo da pesquisa qualitativa têm sido implementadas, bem como na prática docente. Dando continuidade às inovações, pretende-se ampliar o campo da pesquisa na área de ensino, desta vez com a utilização de pesquisa quantitativa fundamentada na Cienciométria, com o objetivo mapear a produção científica sobre o ensino em Fonoaudiologia no Brasil, a fim de identificar suas principais características e tendências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Souza Maia de Albuquerque - Coordenador / Francisco José Passos Soares - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
UNIFONO MACEIÓVínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: FONOAUDIÓLOGA CLINICA E HOMECARE, Carga horária: 20
2013 - 2016
Instituto Carlos ConceVínculo: SERVIÇO PRESTADO, Enquadramento Funcional: INSTRUTORA E CONSULTORA CLÍNICA, Carga horária: 8
2013 - 2013
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO REAL DO COLEGIOVínculo: SERVIÇO PRESTADO, Enquadramento Funcional: FONOAUDIÓLOGA, Carga horária: 20
2007 - 2011
Escola Especial Pestalozzi de MaceióVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: FONOAUDIÓLOGA, Carga horária: 20
2005 - 2009
Prefeitura Municipal de CajueiroVínculo: SERVIÇO PRESTADO, Enquadramento Funcional: FONOAUDIÓLOGA, Carga horária: 20
2016 - 2018
Associação dos Deficientes Físicos de AlagoasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: FONOAUDIÓLOGA CLÍNICA, Carga horária: 20
2018 - 2021
prefeitura municipal de maceioVínculo: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: FONOAUDIÓLOGA, Carga horária: 30
2018 - Atual
Hospital Geral do Estado de AlagoasVínculo: PRETADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: FONOAUDIÓLOGA HOSPITALAR - REABILITAÇÃO NEURO, Carga horária: 30
Outras informações:
Reabilitação neurofuncional em Unidade de AVC.
2020 - 2022
HOSPITAL DA MULHER DRA. NISE DA SILVERAVínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: FONOAUDIÓLOGA HOSPITALAR UTI COVID, Carga horária: 30
2019 - Atual
Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de AlagoasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de estágio obrigatório, Carga horária: 8
Outras informações:
Supervisão de estágio obrigatório na área de fonoaudiologia hospitalar no Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela, primeiro e segundo semestre de 2019; e de fevereiro a março de 2020.
2023 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Estudante de Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Carga horária: 20
2024 - Atual
Santa Casa de Misericórdia de MaceióVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de SANDRA SOUZA MAIA DE ALBUQUERQUE e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?