Renata da Silva Melo

Possui graduação em comunicação social- jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e mestrado em sociologia e antropologia pela mesma instituição (2017). Atualmente, realiza doutorado em sociologia e antropologia pela UFRJ. Atua na área de Antropologia e Sociologia Urbana, com especial atenção para as relações entre Antropologia e Comunicação a partir do enfoque nos seguintes temas: representação, favela, periferia, extensão universitária, processos identitários e comunicação comunitária e popular.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Sociologia e Antropologia

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Julia Galli O'Donnell
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Sociologia e Antropologia

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A notícia por quem vive: um olhar antropológico sobre a comunicação comunitária a partir de uma experiência da Cidade de Deus,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Júlia Galli O'Donnell
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: comunicação comunitária; favela; representação; antropologia urbana.

Graduação em Comunicação social- jornalismo

2009 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Representações em disputa: O caso do Ecomuseu de Manguinhos
Orientador: Ilana Strozenberg

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

COLÉGIO ESTADUAL ARRUDA NEGREIROS

Ensino Fundamental (1º grau)

2001 - 2004

Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Comunicação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MELO, R. S. ; SILVA, F. E. S. . Mostra Cultural de Manguinhos. 2013. (Outro).

MELO, R. S. ; NASCIMENTO, E. A. F. ; Marília Gonçalves ; Diana Helene ; Celso Alexandre ; Sidney Lianza . Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária. 2011. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIV Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social. 2017. (Encontro).

7 ª Semana de integração acadêmica da UFRJ- 13 º Congresso de extensão da UFRJ. 2016. (Congresso).

II Encuentro Regional Sudamericano: La Economia de los trabajadores. 2016. (Encontro).

VIII Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. O ecomuseu como ferramenta política: o resgate histórico nas ações do Ecomuseu de Manguinhos. 2015. (Congresso).

XVI Jornada do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Ser favelado: A manipulação do estigma por um grupo de moradores da Cidade de Deus. 2015. (Outra).

I Seminário Internacional Poder Popular na América Latina - SIPPAL. 2014. (Seminário).

IV Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social. 2014. (Encontro).

8° Bienal da UNE.Jornal a notícia por quem vive: uma experiência comunitária de pesquisa e extensão entre UFRJ e Cidade de Deus. 2013. (Outra).

III Seminário Direitos, Pesquisa e Movimentos Sociais.Ecomuseu de Manguinhos - A perspectiva crítico-emancipatória na favela através da comunicação. 2013. (Seminário).

IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e IV Conferência Sul-americana de Mídia Cidadã.A notícia por quem vive: o que fala um jornal comunitário na Cidade de Deus. 2013. (Outra).

XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.Fundação Cacique Cobra Coral: A prognosticação do futuro como performance comunicativa e como ritual social. 2013. (Outra).

5° Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação- Coneco. Comunitárias ou piratas? O caso da rádio Santa Marta. 2012. (Congresso).

9° Congresso de extensão da UFRJ. Pontão da ECO. 2012. (Congresso).

Concurso Nacional de Fotografia ECOfoto 2012: Coletivos Particulares.As três Marias. 2012. (Outra).

Exposição Manguinhos Território em Transe.Manguinhos: Território em Transe. 2012. (Outra).

8° Encontro de engenharia e desenvolvimento social- ENEDS.1. O Portal comunitário da Cidade de Deus: Extensão, Metodologia e Comunicação Comunitária atuando na ampliação da cidadania. 2011. (Encontro).

8º Congresso de Extensão da UFRJ. A Comunicação como Ferramenta para Democratização. 2011. (Congresso).

A Economia Solidária Na América Latina - Realidades Nacionais e Políticas Públicas. 2011. (Seminário).

Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social- EREDS Sudeste. 2011. (Encontro).

IV Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária. 2011. (Outra).

7° Congresso de Extensão da UFRJ. A política de comunicação do Soltec e a metodologia participativa. 2010. (Congresso).

A influência das novas tecnologias e o futuro da mídia. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vivian Ferrari Lima Scaranello

SCARANELLO, V. F. L.; GOUVEA, A. C. R.; ROCHA, A. C.. Monitoramento de pacientes portadores de diabetes melittus tipo 2.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva.

Mariana Cavalcanti Rocha dos Santos

ODONNELL, Julia.; RABOSSI, Fernando;CAVALCANTI, Mariana. A Noticia por quem vive: um olhar antropológico sobre comunicação comunitária a partir de uma experiência da Cidade de Deus. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mariana Cavalcanti Rocha dos Santos

ODONNELL, Julia.; RABOSSI, Fernando;CAVALCANTI, Mariana. A notícia por quem vive: Favela, autorepresentação e seus emaranhados. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sandra Papesky Sabbag

Felizardo, Querina;SABBAG, S. P.. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Albert Einstein.

Francisco Renato lima

LIMA, F. R.; ARAUJO, M. L. L.; LIMA, M. E. M.. Recursos e mídias tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem da escrita: o uso do computador nas aulas de Língua Portuguesa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.

Fernando Antonio Soares Fragozo

STROZEMBERG, Ilana;FRAGOZO, F. A. S.; D´AMARAL, Márcio Tavares. Representações em disputa: o caso do Ecomuseu de Manguinhos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ilana Strozenberg

STROZENBERG, I.; AMARAL, M. T.; FRAGOZO, F.. Representações em disputa: o caso do Ecomuseu de Manguinhos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mariana Nogueira, Thaís Batista e Natacha Mathias

Destoando de coros uníssonos: A extensão como ampliadora de outras vozes; 2016; Orientação de outra natureza - Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX-UFRJ; Orientador: Renata da Silva Melo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vivian Ferrari Lima Scaranello

Monitoramento de pacientes portadores de diabetes melittus tipo 2; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva; Orientador: Vivian Ferrari Lima Scaranello Machado;

Ivana Bentes Oliveira

Universidade Aberta; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ivana Bentes Oliveira;

Celso Alexandre Souza de Alvear

Comunicação Comunitária e Novas Tecnologias; 2011; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PR5 - UFRJ; Orientador: Celso Alexandre Souza de Alvear;

Francisco Renato lima

Recursos e mídias tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem da escrita: o uso do computador nas aulas de Língua Portuguesa; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Francisco Renato Lima;

Ilana Strozenberg

Eco museu e processos de transformação social no Rio de Janeiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ilana Strozenberg;

Renzo Romano Taddei

A prognosticação do futuro como performance comunicativa e como ritual social; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renzo Romano Taddei;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GONCALVES, M. A. ; PERRISSE, C. C. ; MELO, R. S. ; REIS, I. . Teoria e prática na comunicação comunitária: interseções no caso do Jornal A Notícia por quem vive. In: Felipe Addor. (Org.). Extensão e Políticas Públicas: O Agir Integrado para o Desenvolvimento Social. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2015, v. 1, p. 329-345.

  • MELO, R. S. . As raízes de uma gravidez- O curioso caso da árvore grávida de Rodilândia. Revista Overmundo, Rio de Janeiro, p. 16 - 19, 01 nov. 2011.

  • MELO, R. S. . Disputas simbólicas removem moinhos? Manguinhos e o Ecomuseu. Revista Vírus Planetário.

  • MELO, R. S. ; NASCIMENTO, E. A. F. . Economia Solidária, a matéria que não reprova. Revista de Manguinhos.

  • MELO, R. S. ; NASCIMENTO, E. A. F. . O ecomuseu como ferramenta política: o resgate histórico nas ações do Ecomuseu de Manguinhos. In: VIII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Ciencia Política, 2015, Lima, Peru. VIII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Ciencia Política, 2015.

  • MELO, R. S. . Ser favelado: A manipulação do estigma por um grupo de moradores da Cidade de Deus. In: XVI Jornada do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015, Rio de Janeiro. XVI Jornada do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

  • PERISSE, C. ; Marília Gonçalves ; MELO, R. S. ; REIS, I. . Formas de financiamento na Comunicação Comunitária: um olhar sobre a experiência do jornal A Notícia Por Quem Vive. In: III Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária, 2014, Londrina. Revista Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP), 2014.

  • GONCALVES, M. A. ; MELO, R. S. ; PEREIRA, C. C. P. . A notícia por quem vive: o que fala um jornal comunitário na Cidade de Deus. In: IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e IV Conferência Sul-americana de Mídia Cidadã, 2013, Curitiba, PR. IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e IV Conferência Sul-americana de Mídia Cidadã, 2013.

  • PERISSE, C. ; AQUINO, E. ; MELO, R. S. ; Rebeca Windsor ; Marília Gonçalves ; GENARO, M. . Comunitárias ou Piratas? O caso da rádio Santa Marta. In: 5º Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2012, Rio de Janeiro. Anais 5° CONECO UFF 2012, 2012.

  • Diana Helene ; NASCIMENTO, E. A. F. ; Marília Gonçalves ; Rebeca Windsor ; MELO, R. S. . O Portal comunitário da Cidade de Deus: Extensão, Metodologia e Comunicação Comunitária atuando na ampliação da cidadania. In: Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social, 2011, Ouro Preto, MG. 8°ENEDS- Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social, 2011.

  • MELO, R. S. ; Marília Gonçalves ; Elis de Aquino . A comunicação no Núcleo de Solidariedade técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a metodologia participativa. In: XI Congresso Iberoamericano de Extension Universitaria, 2011, Santa Fe, Argentina. XI Congresso Iberoamericano de Extension Universitaria, 2011.

  • BENTES, I. ; MELO, R. S. ; RODRIGUES, D. R. ; CASTILHO, P. H. ; ARAUJO, S. ; CARVALHO, T. . Pontão da ECO. In: 9° Congresso de Extensão da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. 9° Congresso de Extensão da UFRJ- Anais 2012, 2012.

  • MELO, R. S. ; NASCIMENTO, E. A. F. ; Celso Alexandre . A comunicação como ferramenta para a democratização. In: VIII Congresso de Extensão UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. 8º Congresso de Extensão UFRJ, 2011. p. 40-40.

  • MELO, R. S. ; Sidney Lianza . A Política de Comunicação do SOLTEC e a Metodologia Participativa. In: 7º Congresso de Extensão da UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. ANAIS 7º Congresso de Extensão da UFRJ, 2010.

  • MELO, R. S. ; NASCIMENTO, E. A. F. . O ecomuseu como ferramenta política: o resgate histórico nas ações do Ecomuseu de Manguinhos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, R. S. . Ser favelado: A manipulação do estigma por um grupo de moradores da Cidade de Deus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, R. S. ; PERISSE, C. ; AQUINO, E. ; Marília Gonçalves . Jornal A Notícia por quem vive: Uma experiência comunitária de pesquisa e extensão entre UFRJ e Cidade de Deus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, F. E. S. ; MELO, R. S. . Ecomuseu de Manguinhos- A perspectiva crítico-emancipatória na favela através da comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Marília Gonçalves ; PERISSE, C. ; MELO, R. S. . A notícia por quem vive: o que fala um jornal comunitário na Cidade de Deus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELO, R. S. ; TADDEI, R. R. . Fundação Cacique Cobra Coral: A prognosticação do futuro como performance comunicativa e como ritual social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, R. S. ; BENTES, I. . Universidade aberta e para todos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERISSE, C. ; GENARO, M. ; NASCIMENTO, E. A. F. ; MELO, R. S. ; Rebeca Windsor ; Marília Gonçalves . Comunitárias ou Piratas? O caso da Rádio Santa Marta. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, R. S. ; Elis de Aquino ; Marília Gonçalves ; Rebeca Windsor ; Diana Helene . O Portal comunitário da Cidade de Deus: Extensão, Metodologia e Comunicação Comunitária atuando na ampliação da cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, R. S. ; NASCIMENTO, E. A. F. ; Celso Alexandre . A comunicação como ferramenta para a democratização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, R. S. ; Sidney Lianza . A política de comunicação do Soltec e a metodologia participativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MELO, R. S. . Programa de Comunicação Social Serra da Babilônia. 2017.

MELO, R. S. ; ADDOR, F. ; PEREIRA, C. C. P. . Avaliação do Proninc: Avaliação participativa, qualitativa e quantitativa das ações do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares. 2017. (Relatório de pesquisa).

SILVA, F. E. S. ; MELO, R. S. ; CANDEIAS, N. ; FINCO, R. ; MANSUR, R. ; CORREIA, P. . Retalhos de uma manta coletiva. 2012. Filme.

MELO, R. S. . As três Marias. 2012. Fotografia.

MELO, R. S. ; EUGENIO, R. . Rádio Web Manguinhos Livre. 2015 (Rádio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    A prognosticação do futuro como performance comunicativa e como ritual social, Descrição: Estudo de como são elaborados e performatizados prognósticos sobre o futuro, em suas variações culturais. Trata-se de análise pragmática e metapragmática da atividade de prognosticação como performance comunicativa ritualizada, e que tem, entre seus objetivos, atuar sobre as configurações socioculturais do presente, e não apenas informar sobre o futuro. O estudo de caso principal contrasta a forma como a previsão climática é feita por meteorologistas e por outras fontes de previsão (como a Fundação Cacique Cobra Coral, ou indivíduos oriundos de áreas rurais com conhecimento tradicional sobre a atmosfera). A pesquisa inclui outros estudos de caso, desde os oráculos gregos até a forma como superstições estão relacionadas com formas específicas de vivenciar o futuro, entre populações rurais e urbanas brasileiras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renata da Silva Melo - Integrante / Renzo Romano Taddei - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Menção Honrosa, Prêmio FUJB de extensão universitária 13 º Congresso de extensão da UFRJ.

2015

Menção Honrosa, 12º Congresso de Extensão da UFRJ.

2011

Menção honrosa - VIII Congresso de Extensão da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional