Lucirene da Silva Carvalho
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Piaui - UFPI (1988), Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG (2000) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2009) e Pós-Doutorado, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2019). É professor Associado III, da Universidade Estadual do Piauí - UESPI - na qual atua como professora do curso de Graduação em Letras/Português, na modalidade regular e desempenha função de coordenadora do curso de Letras/Português, da Modalidade EAD, do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), do Campus Poeta Torquato Neto. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, mestrado em rede mantido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Tem experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Sociolinguística, Variação Linguística e Ensino.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística
2004 - 2009
Universidade Federal da Paraíba
Título: os róticos em posição de coda: uma análise variacionista e acústica do falar piauiense
, Ano de obtenção: 2009. Dermeval de Oliveira da Hora. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: coda; rótico; palatalização; realização variável; análise variacionista; análise acústica. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Mestrado Em Língua Portuguesa
1997 - 2000
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: de repente... um aspecto da modalização no Português oral do Brasi"l
, Ano de Obtenção: 2000.Maria Beatriz Nascimento Decat.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gramaticalização; Modalização.
Especialização em Especialização Em Leitura e Produção de Texto Uma
1993 - 1995
Pós-doutorado
2018
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Paiuí, UFPI, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Formação complementar
2011 - 2011
Extensão universitária em Fomento ao uso das Tics. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Organização de eventos
CARVALHO, L. S. ; SANTOS, J. O. . Como Compreender Textos acadêmicos em Português. 2022. (Outro).
CARVALHO, L. S. ; AMORIM, T. S. . VARIAÇÃO FONOLÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS NO ÂMBITO DA SOCIOLINGUÍSTICA. 2021. (Congresso).
CARVALHO, L. S. ; OLIVEIRA, M. S. L. ; ALVES, S. M. . JOGANDO COM AS LINGUAGENS: práticas de pesquisa no Profletras. 2019. (Outro).
OLIVEIRA JR, MIGUEL ; SILVA, F. O. ; MENDES, A. M. ; MARTINS, N. R. P. ; COSTA, C. S. M. ; LIMA, S. M. C. ; MELO, B. O. R. ; LOPES, I. A. ; SILVA, A. N. ; BRITO, S. M. V. L. ; SILVA, J. B. ; OLIVEIRA, M. R. ; FERREIRA, M. N. ; MARTINS, M. A. ; MAGALHAES, J. S. ; CARVALHO, L. S. . ABRALIN EM CENA PIAUÍ. 2018. (Congresso).
CARVALHO, L. S. . Participou da Comissão Organizadora do II Congresso Nacional de Variação/ Diversidade linguística e Letramento. 2018. (Congresso).
CARVALHO, L. S. ; SILVA, Ailma do Nascimento ; MELO, B. O. R. ; MARTINS, N. R. S. P. ; BRITO . O impacto do Profletras na Formação Docente dos Egressos. 2017. (Outro).
CARVALHO, L. S. . I Congresso Nacional de Variação/ Diversidade linguística e Letramento. 2016. (Congresso).
MARTINS, N. R. S. P. ; LIMA, S. M. C. ; CARVALHO, L. S. . I SEMINÁRIO CIENTÍFICO DO PROFLETRAS:LINGUAGENS E LETRAMENTOS. 2014. (Congresso).
CARVALHO, L. S. . IX ENCONTRO DE LINGUÍSTICA E LITERATURAVIII SEMINÁRIO CIENTÍFICO DE LETRAS DA UESPI E V COLÓQUIO DO NUCEL. 2014. (Outro).
Da Hora ; COSTA ; ALVES FILHO ; MENDONÇA ; CARVALHO, L. S. ; LIMA ; MAGALHÃES ; BRITO . Abralin em Cena Piauí. 2008. (Congresso).
CARVALHO, L. S. . VII Simpósio de Produção Científica da UESPI. 2007. (Congresso).
CARVALHO, L. S. . Especialização em Lingüística e o Ensino de Português. 2005. (Outro).
CARVALHO, L. S. . I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. 1994. (Outro).
Participação em eventos
III Congresso Nacional do PROFLETRAS. 2023. (Congresso).
III Congresso Nacional de Variação/Diversidade Linguística e Letramentos. VARIAÇÃO FONOLÓGICA NA VOZ DO ?POETA DO POVO?: UM ESTUDO DE VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO DA CANÇÃO POPULAR NA ASA DO EVENTO, DE JOÃO DO VALE. 2021. (Congresso).
Abralin em Cena Piauí. PROBLEMAS DE ESCRITA EM TEXTOS DE ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO QUALI-QUATITATIVA,. 2018. (Congresso).
ABRALIN EM CENA PIAUÍ. 2018. (Congresso).
ABRALIN EM CENA PIAUÍ. REVISOR DO TRABALHO DO PNLD À SALA DE AULA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA.. 2018. (Congresso).
ABRALIN EM CENA PIAUÍ. Processos fonológicos nos textos de alunos do 6 ano do ensino fundamental: um breve estudo. 2018. (Congresso).
ABRALIN EM CENA PIAUÍ. PROCESSOS FONOLÓGICOS NOS TEXTOS DE ALUNOS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM BREVE ESTUDO. 2018. (Congresso).
ABRALIN EM CENA PIAUÍ. DESVIOS CONSONANTAIS NA ESCRITA ESCOLAR. 2018. (Congresso).
ABRALIN EM CENA PIAUÍ. COMITÊ CIENTÍFICO. 2018. (Congresso).
I ENCONTRO DOS ALUNOS DO PROFLETRAS.Pesquisas realizadas no Profletras II ? em andamento. 2018. (Encontro).
I ENCONTRO DOS ALUNOS DO PROFLETRAS: linguagens e letramentos. 2018. (Encontro).
I ENCONTRO DOS ALUNOS DO PROFLETRAS: linguagens e letramentos.Pesquisas realizadas pelo PROFLETRAS. 2018. (Encontro).
II CONVALLE. mesa redonda: "Variação Linguística e ensino no Piauí". 2018. (Congresso).
II CONVALLE. 2018. (Congresso).
II CONVALLE. OS PROCESSOS FONOLÓGICOS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: uma abordagem sociolinguística. 2018. (Congresso).
II CONVALLE. 2018. (Congresso).
Curso de Formação de Tutores e Conteudista em EAD.Formação de Tutores e Conteudista em EAD -EDUFOR (Consultoria Educacional). 2017. (Oficina).
I Congresso Internacional de Letras (I CONIL) Língua Portuguesa e suas Literaturas no Mundo. PROCESSOS FONOLÓGICOS NOS TEXTOS DE ALUNOS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA BREVE ANÁLISE. 2017. (Congresso).
II Congresso Internacional de Ensino de espanhol no Brasil. O apagamento do /r/ em Textos Escritos de Alunos do sexto ano. 2017. (Congresso).
II Congresso Internacional de Ensino de espanhol no Brasil. A despalatalização no falar teresinense: um breve estudo sociolinguístico. 2017. (Congresso).
II Congresso Internacional de Ensino de espanhol no Brasil. Concepções de Língua e Dialeto e a Questão do Preconceito Linguístico. 2017. (Congresso).
O impacto do Profletras na formação docente dos Egressos.O impacto do Profletras na Formação Docente dos Egressos. 2017. (Encontro).
Congresso Internacional de Dialetologia e de Sociolinguística. A Neutralização X Variação da Fricativa /S/ no Falar Teresinense: um estudo à luz da sociolinguística e da fonologia de uso. 2016. (Congresso).
II encontro Nacional de Letras. 2016. (Encontro).
III Simpósio de Crítica Genética.A segmentação no Processo de aquisição da língua escrita X rasura: uma construção do conceito de palavra pela criança. 2016. (Simpósio).
III Simpósio Nacional de Crítica Genética.A SEGMENTAÇÃO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUA ESCRITA X RASURA: uma construção do conceito de palavra pela criança. 2016. (Simpósio).
IV Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. A NEUTRALIZAÇÃO X VARIAÇÃO DA FRICATIVA /S/ NO FALAR TERESINENSE: um estudo à luz da sociolinguística e da fonologia de uso. 2016. (Congresso).
XXVI Jornada de Linguística do Nordeste -GELNE.A Lateral Palatal /lh/ no Falar Teresinense: um estudo de base sociolinguística. 2016. (Outra).
Congresso Nacional de Variação/Diversidade Linguística e Letramento. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PROCESSOS FONOLÓGICOS: um olhar sobre a escrita de alunos de séries iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Congresso).
I Congresso Nacional do PROFLETRAS 2015. As representações múltiplas do fonema /s/, em ataque silábico, na escrita dos alunos do 6° ano: uma reflexão sociolinguística sobre o ensino de ortografia.. 2015. (Congresso).
I Encontro de Pesquisa do Curso de Letras do IESM.A Pesquisa em Linguística: avanços e perspectivas. 2015. (Encontro).
II Colóquio Internacional Literatura e Gênero.A variável gênero/sexo no ensino de língua e literatura: uma discussão em torno da linguagem feminina à luz da variação linguística. 2014. (Simpósio).
II Colóquio Internacional Literatura e Gênero.A questão de gênero em textos de língua e literatura: uma discussão sobre a variação linguística. 2014. (Simpósio).
II Colóquio Internacional Literatura e Gênero.A variável gênero/sexo no ensino de língua e literatura: uma discussão em torno da linguagem feminina à luz da variação linguística. 2014. (Simpósio).
I SEMINÁRIO CIENTÍFICO DO PROFLETRAS:LINGUAGENS E LETRAMENTOS.O uso do objeto de aprendizagem na aula de língua portuguesa:um olhar para o apagamento do /r/ em textos de alunos do 6 ano do ensino fundamental na cidade de Teresina-PI.. 2014. (Seminário).
I SEMINÁRIO CIENTÍFICO DO PROFLETRAS:LINGUAGENS E LETRAMENTOS.O apagamento do fonema/l/ e sua troca pela semivogal /w/ em coda silábica, na escrita de alunos do 6 ano do ensino fundamental na cidade de Teresina-PI.. 2014. (Seminário).
I SEMINÁRIO CIENTÍFICO DO PROFLETRAS: LINGUAGENS E LETRAMENTOS.As representações múltiplas do fonema/s/, em posição de ataque na escrita dos alunos do 6° ano: uma discussão sociolinguística na cidade de Teresina-PI.. 2014. (Seminário).
VII Encontro de Letras do IESM.Contribuições da Sociolinguística para o Ensino de Línguas. 2014. (Encontro).
VIII SEMINÁRIO CIENTÍFICO DE LETRAS DA UESPI E V COLÓQUIO DO NUCEL.A Construção do Trabalho Acadêmico e as Normas da ABNT. 2014. (Encontro).
XIV Simpósio de produção Científica XIII Seminário de Iniciação Cientifica.Traços Arcaicos em documentos Oficiais do Século XIX: uma breve análise linguística. 2014. (Simpósio).
XVII Congresso Internacional da ALFAL. 2014. (Congresso).
I Colóquio do Núcleo de Estudos Hispânicos da UESPI.História, variação e Análise Linguística. 2013. (Simpósio).
I Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRA S. 2013. (Encontro).
PROJETO DE EXTENSÃO "I VIRADA CULTURAL".A língua Portuguesa e a construção da cidadnia. 2013. (Encontro).
XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional nal.Fonética e Fonologia e o Ensino de Língua Materna. 2013. (Simpósio).
64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência. 2012. (Outra).
64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Ocorrências dos fonemas /lh/ e /nh/ na fala do teresinense: um estudo sociolinguístico preliminar. 2012. (Outra).
Curso sobre criação literária e preservação documental. 2012. (Simpósio).
II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.O Ensino de Fonética e Fonologia no Curso de Letras/Português: uma experiência com alunos da Universidade Estadual do Piauí. 2012. (Simpósio).
I SIMPÓSIO NACIONAL DE CRÍTICA GENÉTICA E ARQUIVOLOGIA. 2012. (Simpósio).
I SIMPÓSIO NACIONAL DE CRÍTICA GENÉTICA E ARQUIVOLOGIA.TRAÇOS DO PORTUGUÊS ARCAICO NO GÊNERO CARTA OFICIAL: uma breve análise lexical e ortográfica. 2012. (Simpósio).
VII Encontro de Linguística e Literatura.Transcrição Fonética. 2012. (Encontro).
XVIII Semana de Letras do Instituto de Ensino Superior Múltiplo - IESM.As contribuições de Fonética e Fonologia para o Ensino e Outras áreas. 2012. (Outra).
contribuições da teoria da variação linguística para a produção escrita no ensino fundamental. 2010. (Outra).
curso de produção de material didático para a educação a distância. 2010. (Oficina).
I Colóquio Científico do Núcleo de Pesquisa e Estudos Linguísticos - NUCEL.A realização do /r/ no falar teresinense. 2010. (Seminário).
I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. De fricativa a palatal: uma realização do rótico no falar piauiense. 2010. (Congresso).
I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. 2010. (Congresso).
Introdução ao uso do Goldvarb X: programas Varbrul para o ambiente Windows. 2010. (Outra).
XIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. os róticos em posição de coda: uma análise variacionista e acústica do falar piauiense. 2010. (Congresso).
XXIII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE.O APAGAMENTOL DO RÓTICO EM CODA SILÁBICA NA FALA DO TERESINENSE: uma análise variacionista. 2010. (Outra).
XXIII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE.O APAGAMENTOL DO RÓTICO EM CODA SILÁBICA NA FALA DO TERESINENSE: uma análise variacionista. 2010. (Outra).
Encontro dos Estudantes de Letras do campus Clóvis Moura.Fonética, Fonologia e Variação. 2009. (Oficina).
IV ECLAE. 2009. (Congresso).
IV ENCONTRO DE LINGÜÍSTICA E LITERATURA E III SEMINÁRIO CIENTÍFICO DE LETRAS DA UESPI.A PESQUISA SOCIOLINGÜÍSTICA: primeiros passos. 2009. (Encontro).
IV ENMEL. 2009. (Encontro).
IX SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA VIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VI SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO. 2009. (Simpósio).
VI Congresso Internacional da Abralin. A variação do fonema /r/ no falar de Teresina; um destaque para a variável gênero. 2009. (Congresso).
ABRALIN EM CENA PIAUÍ. 2008. (Congresso).
ABRALIN EM CENA PIAUÍ. A fricativa glotal [h] e sua realização variável no falar piauiense. 2008. (Congresso).
III ENCONTRO DE LINGÜÍSTICA E LITERATURA E II SEMINÁRIO CIENTÍFICO DE LETRAS DA UESPI.FONÉTICA E FONOLOGIA : UMA VISÃO SOCIOLINGÜÍSTICA. 2008. (Encontro).
III Encontro de Lingüística e Literatuta.fonética e fonologia; uma visão sociolingüística. 2008. (Encontro).
VIII Simpósio de Produção Científica.A língua falada no português contemporâneo: uma análise sociolingüística. 2008. (Simpósio).
VIII Simpósio de Produção Científica.a língua falada no português contemporâneo: uma análise sociolingüística. 2008. (Simpósio).
VIII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA V SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO. 2008. (Simpósio).
VIII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA V SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO.A LÍNGUA FALADA NO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGÜÍSTICA. 2008. (Simpósio).
I Encontro de Lin güística e Literatura do Curso de Letras/Português.Fonologia e variação. 2007. (Encontro).
I Encontro de Lingüística e Literatura do Curso de Letras/ Português da UESPI. 2007. (Encontro).
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. 2007. (Congresso).
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. 2007. (Congresso).
VII Simpósio de produção Científica.A pesquisa Lingüística e a variável fonológica /r/: caminhos e procedimentos. 2007. (Simpósio).
VII Simpósio de produção Científica da UESPI.A pesquisa Lingüística e a variável fonológica /R/: caminhos e procedimentos. 2007. (Simpósio).
XVIII Instituto de Lingüística. 2007. (Oficina).
Congresso Internacional de Política Lingüística na América do Sul - CIPLA. O português do Piauí: o caso de uma variante tipíca do /r/ diante de africada palatal. 2006. (Congresso).
Fonética Acústica. 2006. (Seminário).
V Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita - ELFE.O processo de palatalização: uma marca de identidade do falar piauiense. 2006. (Encontro).
XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE. O processo de palatalização como marca de identidade do falar piauiense. 2006. (Congresso).
XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE. 2006. (Outra).
Seminário de Lingüística Crítica. 2004. (Seminário).
XX Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste. 2004. (Outra).
A redação do vestibular: reflexões sobre os critérios avaliativos. 2003. (Encontro).
I ENCONTRO DE LINGÜÍSTICA E LITERATURA.De repente.... um aspecto da modalização do Português oral do Brasil. 2003. (Encontro).
IV Simpósio de produção Científica da UESPI.De repente ....Um aspecto da Modalidade no Português oral do Brasil. 2003. (Simpósio).
1° Seminário de Gestão Estadual da Educação profissional. 2002. (Seminário).
Curso de capacitação em educação Profissional. 2002. (Oficina).
Educação Profissional no Brasil, desafios e possibilidades. 2002. (Seminário).
VIII Semana de Letras/Português.Semântica: uma abordagem funcional. 2000. (Oficina).
Leitura e Produção de Texto: uma perspectiva interdisciplinar no ensino de 6 ano.Leitura e Escrita: partes integrantes da comunicação. 1995. (Encontro).
Participação em bancas
MARTINS., N. R. S. P.;CARVALHO, L. S.; LOPES, I. A.. ENSINO DAS LOCUÇÕES VERBAIS: práticas semântico-gramaticais para a Educação Básica. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; PACHECO, V.; SILVA, A. N.. O ENSINO DO ACENTO GRÁFICO COM BASE NO ALGORITMO ACENTUAL PARA ALUNOS DO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, A. N.;CARVALHO, L. S.; LACERDA, N. A.. PROBLEMAS DE ORTOGRAFIZAÇÃO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: análise fonológica e proposta interventiva. 2023.
SILVA, A. N.; OL, A. S. C. L.;CARVALHO, L. S.. dissertação intitulada ?ENSINO E APRENDIZAGEM DE ORTOGRAFIA: implementação de estratégias específicas ao aluno surdo. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, A. N.;CARVALHO, L. S.; MAGALHÃES NETO, P. R.. Do Celular ao Caderno: um estudo sobre motivações fonético-fonológicas na escrita digital e seu reflexo nas produções textuais. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; SILVA, A. N.; BRITO, A. E.. A ESCRITA DE ALUNOS DO 6 ANO do ENSINO FUNDAMENTAL: um estu do dos erros ortográficos à luz da Teoria da Fonologia Natural com ênfase nos processos de acréscimo e subtração,. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, A. N.; MIRANDA, A. R. M.;CARVALHO, L. S.. Apagamento do R: perspectiva fonológica sobre a escrita de alunos de 6°o. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, A. N.; MIRANDA, A. R. M.;CARVALHO, L. S.. A translineação em textos de alunos do 9° ano de uma escola Pública Municipal de Tianguá nguá: uma análise à luz da Teoria da Silaba. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento; BRITO, A. E.;CARVALHO, L. S.. O apagamento das Nasais em Posição de Coda Silábica na Escrita de Alunos do 3°ano do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
ANJOS, M. A. L.;CARVALHO, L. S.; LIMA, M. A. F.. Regionalismos do Campo Semântico Jogos e Diversões Infantis do ALIB nos Dicionários Eletrônicos Houaiss e Aurélio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
ANJOS, M. A. L.;CARVALHO, L. S.; LIMA, M. A. F.. Regionalismos do campo Semântico Jogos e Diversões infantis do ALIB nos Dicionários Eletrônicos Houaiss e Aurélio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paiuí.
COSTA;CARVALHO, L. S.; Lopes, Iveuta de Abreu. Variação Linguística e Fluxos Migratórios: a Concordância nominal de número na fala dos moradores do bairro Campo de Belém do Município de Caxias (MA). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paiuí.
COSTA, C. S. S. M.; Lopes, Iveuta de Abreu;CARVALHO, L. S.. os processos de Monotongação e Ditongação na escrita de Alunos do 6° ano do Ensino Fundamental: um estudo com base nos processos fonológicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
ANJOS, M. A. L.;CARVALHO, L. S.; LIMA, M. A. F.. Regionalismo do Campo Semântico Jogos e Diversões infantis do ALIB nos Dicionários Eletrônicos Houaiss e Aurélio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paiuí.
SILVA, Ailma do Nascimento; BRITO, A. E.;CARVALHO, L. S.. Harmonia Vocálica: uma análise do processo na escrita espontânea de alunos do 7° ano de uma escola pública de Codó-Ma. 2016.
HENZ, R. R. G.;CARVALHO, L. S.BRITO. Leitura de Poesia: uma proposta de interação texto/leitor no 9° ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento; BRITO, A. E.;CARVALHO, L. S.. Harmonia Vocálica: uma análise do processo na escrita espontânea de alunos do 7° ano de uma escola pública em Codó (Ma). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; Gomes, Yana Liss Soares; SILVA, Ailma do Nascimento. A hipo e a Hipersegmentação na escrita de alunos da Educação de Jovens e Adultos: uma reflexão na perspectiva da prosódia. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
Lopes, Iveuta de Abreu; RICARDO, S. M. B. F.;CARVALHO, L. S.. A mediação Pedagógica no Processo de Produção textual: da escrita à retextualização. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
CRUZ, R. T.;CARVALHO, L. S.; LIMA, M. A. F.. O Fenômeno Dêitico e os Verbos Não Direcionais da Língua Brasileira de Sinais -LSB: uma abordagem sintático-semântica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paiuí.
CAMPOS, M. E. B.;CARVALHO, L. S.BRITO. A poesia no livro didático em sala de aula com alunos do 9°ano: construindo significados literários. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; BRITO, A. E.; LIMA, S. M. C.. O Apagamento do R em Final de Verbos na Escrita de Alunos do 6° Ano: design pedagógico e roteiro para um objeto de aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; COSTA; SILVA, Ailma do Nascimento. O Apagamento do Fonema /l/ e Sua Troca pela Semivogal /w/ em Coda Silábica, na Escrita de Alunos do 6° do Ensino Fundamental: um estudo de base sociolinguística. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; COSTA, C. S. S. M.; SILVA, Ailma do Nascimento. As representações Múltiplas do Fonema /s/, em ataque silábico, na Escrita dos Alunos do 6°: uma reflexão sociolinguística sobre o ensino de ortografia. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento; RODRIGUES, S. G. C.;CARVALHO, L. S.. A escrita Ortográfica de Alunos do 6° ano: a motivação fonológica para os erros produzidos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;CARVALHO, L. S.; Lopes, Iveuta de Abreu. Da Variação para a mudança Linguística: um estudo sobre hiperbibasmo na Fala dos Teresinenses sob a Perspectiva da Sociolinguística Variacionista. 2013.
CARVALHO, L. S.; Lopes, Iveuta de Abreu; COSTA. A vogal átona final no falar dos picoenses: uma investigação sociolinguística. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
CARVALHO, L. S.; Lopes, Iveuta de Abreu. O apagamento da vogal Átona final no falar dos picoensesUm investigação sociolinguíastica. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA;CARVALHO, L. S.; Lopes, Iveuta de Abreu. O Apagamento da Vogal Átona Final no Falar dos Picoenses: uma investigação sociolinguística. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
CARVALHO, L. S.. Ensino de língua materna e perspectiva sociolingüística: uma análise etnográfica numa escola pública de Teresina -PI. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
FORTES, A. V. M.; LACERDA, C. B. F.;CARVALHO, L. S.; BRITO, A. E.; LIMA, M. G. S. B.. As Práticas de Professores de Língua Portuguesa com alunos Surdos no Ensino Básico: uma pesquisa-ação. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paiuí.
FORTES, A. V. M.; BRITO, A. E.; CARVALHEDO, J. L. P.; LIMA, M. G. S. B.; VARAO, M. G. S.;CARVALHO, L. S.; LACERDA, C. B. F.. As práticas de Professores de Língua Portuguesa com alunos Surdos no Ensino Básico: uma pesquisa-ação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LUSTOSA, A. V. M. F.; BRITO, A. E.; LIMA, M. G. S. B.; LACERDA, C. B. F.;CARVALHO, L. S.. As Práticas de Professores de Língua Portuguesa com alunos do Ensino Básico: uma pesquisa-ação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paiuí.
MELO, B. O. R.; ALVES, S. M.;CARVALHO, L. S.. O Operador Argumentativo 'mas' em diferentes sequências textuais: uma análise da competência linguístico-discursiva na produção de textos de alunos do 8. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, A. N.;CARVALHO, L. S.; ALEXANDRE, L. R. B.. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; SILVA, A. N.; RAMOS, N. S. C.. O Estudo de Erros Ortográficos á Luz dos Processos Fonológicos em Textos de Alunos do 3 ano do Ensino Fundamental: um destaque para os processos de acréscimo e subtração. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
Magalhães Neto; LOPES, I. A.;CARVALHO, L. S.. A coesão referencial na construção de sentido de textos de alunos do 7 ano. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, A. N.; RAMOS, N. S. C.;CARVALHO, L. S.. O uso do Acento Gráfico por Estudantes do 9: uma análise na perspectiva prosódica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, A. N.;CARVALHO, L. S.; RAMOS, N. S. C.. Processos de Hiper e Hipossegmentação na Escrita de Alunos do 6 ano: uma análise na perspectiva da fonologia prosódica e seus constituintes. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, A. N.;CARVALHO, L. S.; RAMOS, N. S. C.. o uso do acento Gráfico por estudantes do 9° ano: uma análise na perspectiva da prosódia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento; RAMOS, N. S. C.;CARVALHO, L. S.. A translineação em textos de Alunos do Ensino Fundamental II de uma escola Pública Municipal de Tianguá -CE: uma análise à luz da teoria da Silaba. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento; RAMOS, N. S. C.;CARVALHO, L. S.. O Apagamento do /r/ em posição de coda medial e final de palavras por alunos do 6° ano de uma escola pública de Teresina. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; RAMOS, N. S. C.; SILVA, Ailma do Nascimento. Aspectos Prosódicos do Acento na Troca de "am" pelo "ão" nos verbos de textos escritos dos Alunos do 7° ano do Ensino Fundamental: um estudo à luz da Prosódia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento;CARVALHO, L. S.; MARTINS, N. R. S. P.. O apagamento do m e do n em posição de coda silábica na escrita de alunos do 3° ano do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento; MARTINS, N. R. S. P.;CARVALHO, L. S.. O Apagamento do m e n em posição de coda silábica na escrita de alunos do 3 ano do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, S. A. T.;BRITO, S. M. V. L.CARVALHO, L. S.. Leitura do Texto Literário: um olhar para o gênero narrativa de enigma com alunos do 8 do Ensino Fundamentakl. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
ANJOS, M. A. L.; SILVA, Ailma do Nascimento;CARVALHO, L. S.. O uso da Vírgula em Textos de Alunos do 9 ano do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;CARVALHO, L. S.; Lopes, Iveuta de Abreu. Variação Linguística e Fluxos Migratórios: a concordância nominal de número na fala dos moradores do bairro Campo de Belém do Município de Caxias- Ma. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
CARVALHO, L. S.; Lopes, Iveuta de Abreu; COSTA. Variação Linguística e Fluxos Migratórios: a concordância nominal de número na fala dos moradores do bairro Campo de Belém do Município de Caxias (Ma). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; Lopes, Iveuta de Abreu;CARVALHO, L. S.. O português falado na Baixada Maranhense: aspectos fonéticos, morfossintáticos e semânticos da fala de Viana (Ma). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
CARVALHO, L. S.BRITO, S. M. V. L.; MELO, B. O. R.. As representações múltiplas do fonema /s/ em ataque silábico, na escrita de alunos do 6° ano. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; SILVA, Ailma do Nascimento;BRITO, S. M. V. L.. O apagamento do r em textos de alunos do 6° ano e o uso do objeto de aprendizagem na aula de língua portuguesa: uma proposta de intervenção. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; SILVA, Ailma do Nascimento;BRITO, S. M. V. L.. O apagamento do fonema /l/ e sua troca pela semivogal /w/ em coda silábica, na escrita de alunos do 6° do Ensino Fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento;CARVALHO, L. S.; MELO, B. O. R.. Representações mentais de alunos do 6° ano acerca das propriedades ortográficas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
BRITO, S. M. V. L.CARVALHO, L. S.; LIMA, S. M. C.. A Poesia no Livro Didático em Sala de Aula com Alunos do 9° ano: construindo significados literários. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
BRITO, S. M. V. L.CARVALHO, L. S.; LIMA, S. M. C.. A literatura InfantoJuvenil no 8° ano do Ensino Fundamental: uma estratégia de leitura do conto. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento;CARVALHO, L. S.BRITO, S. M. V. L.. A Ortografia de Alunos do 6 ano: a motivação fonológica para erros ortográficos produzidos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
MARTINS, N. R. S. P.;BRITO, S. M. V. L.CARVALHO, L. S.. A prática de Leitura para a Formação do Leitor: uma proposta de leitura Infanto-juvenil para o 6° ano do Ensino Fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
GOMES, F. R.; LIMA, S. M. C.;CARVALHO, L. S.. A Construção da Narrativa em História em Quadrinho: uma estratégia de leitura com alunos do 8 ano. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
BRITO, S. M. V. L.; LIMA, S. M. C.;CARVALHO, L. S.. Leitura do Texto Dramático em Sala de Aula: uma proposta de Letramento Literário. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.BRITO; CLARO, A. L.. Os Pronomes Pessoais e de Tratamento na Gramática do Português Brasileiro: um estudo à luz da variação e mudança. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em Linguística, Literatura e Ensino) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo.
CARVALHO, D. B. A.; SOUSA, R. P.;CARVALHO, L. S.. Histórias em quadrinhos e Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, D. B. A.;CARVALHO, L. S.; SOUSA, R. P.. O leitor do 9° ano - o ensino da leitura para a vida. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, D. B. A.;CARVALHO, L. S.; SOUSA, R. P.. Histórias em quadrinhos e Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, D. B. A.;CARVALHO, L. S.; SOUSA, R. P.. O leitor do 9 ano - O ensino da Leitura para a vida. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento;CARVALHO, L. S.; Magalhães Neto, Pedro Rodrigues. Hiperbibasmo: a tonicidade em situações de monitoramento estilistico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística e Ensino) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento;CARVALHO, L. S.; Magalhães Neto, Pedro Rodrigues. Hiperbibasmo: A tonicidade em Situações de Monitoramento Estilistico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística e Ensino) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, F. O.;CARVALHO, L. S.; LIMA, E. S.. Operadores argumentativos e propósito comunicativo: análise do gênero artigo de opinião. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização emEstudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual do Piauí.
Magalhães Neto, Pedro Rodrigues; SILVA, Franklin Oliveira;CARVALHO, L. S.. o uso dos pronomes demonstrativos como marcadores anafóricos na fala de estudantes teresinenses. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização emEstudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual do Piauí.
BRITOCARVALHO, L. S.; Magalhães Neto, Pedro Rodrigues. A variação linguística no livro didático do 6° ano de Língua Portuguesa: uma abordagem linguística. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização emEstudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual do Piauí.
BRITO, S. M. V. L.; MAGALHÃES NETO, P. R.;CARVALHO, L. S.. Letramento Literário: os posts expressos como evento comunicativo e representação do sujeito em redes Sociais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização emEstudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual do Piauí.
MAGALHÃES NETO, P. R.;CARVALHO, L. S.; SILVA, Franklin Oliveira. Gíria de grupo restrito; linguagem da população carcerária. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização emEstudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual do Piauí.
BRITO, S. M. V. L.; Magalhães Neto, Pedro Rodrigues;CARVALHO, L. S.. Letramento Literário: os posts expressos como evento comunicativo e representação do sujeito em Redes Sociais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização emEstudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; FARIAS, Francisca Neuza; LIMA, E. S.. A metáfora na Língua Brasileira de Sinais: um estudo bibliográfico. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística de Libras) - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão.
CARVALHO, L. S.; SILVA, Ailma do Nascimento;BRITO. A escrita de alunos do 6° ano da Escola Rural Pedro Ribeiro de Abreu, de Beneditinos/PI: uma proposta de análise etnográfica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística e Ensino) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. Projeto Ronda Cidadão: efetividade do módulo 07 da 1ª companhia de Policiamento Comunitário do BPCOM - Bairro Alto da Ressurreição. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de Segurança Púb) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; FARIAS, Francisca Neuza. A Percepção dos Alunos Surdos sobre o Ensino de Língua Portuguesa em uma Escola Regular da Rede Pública de Teresina. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística de Libras) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo.
CARVALHO, L. S.; SOUSA, R. C.. Projeto Ronda Cidadão: efetividade do módulo 07 da 1ª Companhia de Policiamento Comunitário do BPCOM - Bairro Alto da Ressurreição. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de Segurança Púb) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. A prática de Artes Plásticas na Pré-escola. 1995. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual do Piauí.
Magalhães Neto;CARVALHO, L. S.; RAMOS, N. S. C.. Os letramentos do Hap: uma linguagem da vida real. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
MAGALHÃES NETO, P. R.;CARVALHO, L. S.; RAMOS, N. S. C.. PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR: um destaque para a oralidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.BRITO, S. M. V. L.; MACHADO, V. C. P.. O gênero fábula na compreensão e construção do sentido por alunos do 7° ano do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal da zona Rural no Município de União. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras/Português - PARFOR) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.BRITO, S. M. V. L.; MACHADO, V. C. P.. A Presença da Variação Linguística nas produções de Textos de Alunos do Ensino Médio: uma breve análise dos níveis de variação linguística. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras/Português - PARFOR) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.BRITO, S. M. V. L.; MACHADO, V. C. P.. Letramento Digital na Prática Docente em Turmas dos Primeiros anos do Ensino Médio: desafios e perspectivas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras/Português - PARFOR) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.BRITO, S. M. V. L.; MACHADO, V. C. P.. A concepção sobre o Preconceito Linguístico de Alunos do 1° ano do Ensino Médio: uma breve análise sociolinguística a partir de textos do poeta Patativa do Assaré. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras/Português - PARFOR) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.BRITO; MACHADO, V. C. P.. O gênero Notícia: uma proposta de sequência didática aplicada ao 1° ano do Ensino Médio.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras/Português - PARFOR) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; SILVA, Ailma do Nascimento; Magalhães Neto. UM ITINERÁRIO LINGUÍSTICO E HISTÓRICO EM JORNAIS DO SÉCULO XIX COM ÊNFASE NSO ASPECTOS ORTOGRÁFICOS: UM DESTAQUE PARA O GRAFEMA 'S'. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; RAMOS, N. S. C.. Processos fonológicos em textos de alunos dos 6 ano do Ensino Fundamental: um destaque para os processos de apagamento/supressão?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
FREITAS, H. M. S.;CARVALHO, L. S.; MARTINS, N. R. P.. As Contribuições da Semântica Formal para a Linguística no Português do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
Magalhães Neto, Pedro Rodrigues; RAMOS, N. S. C.;CARVALHO, L. S.. Acentuação Gráfica em redações de alunos Pré-vestibulandos x Ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de análise. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
MARTINS, N. R. S. P.; FREITAS, H. M. S.;CARVALHO, L. S.. As contribuições da Semântica Formal para a Linguística no Português do Brasil: um levantamento de trabalhos de tese do período 2008 1 2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento;CARVALHO, L. S.; MARTINS, N. R. S. P.. As múltiplas facetas do fonema /s/ sob a ótica do livro didático do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
Magalhães Neto, Pedro Rodrigues;CARVALHO, L. S.; RAMOS, N. S. C.. Os Eventos de Letramentos na Terceira na Cultura Tecnológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento; MAGALHÃES NETO, P. R.;CARVALHO, L. S.. produções espontâneas de alunos do 1° ano de uma escola particular: uma análise na perspectiva da aquisição da linguagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; SILVA, Ailma do Nascimento; RAMOS, N. S. C.. A Neutralização x Variação da Fricativa no Falar Teresinense: um estudo à luz da Sociolinguística e da Fonologia de Uso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.BRITO, S. M. V. L.; SANTOS, L. R.. Hipersegmentação em Textos de Alunos do 4° e 6° anos: um estudo comparativo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/ Inglês) - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão.
CARVALHO, L. S.; RAMOS, N. S. C.; Magalhães Neto, Pedro Rodrigues. A Variação Linguística na Concepção dos Professores do 9° ano do Ensino Fundamental: uma abordagem sociolinguística. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; NUNES, A. M. S.; MOTA FILHO, P.. A gíria adotada pelos adolescentes em situação de rua da Cidade de Timon (MA): uma discussão sociolinguística. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo.
CARVALHO, L. S.; MOTA FILHO, P.; NUNES, A. M. S.. Variação Linguística e Ensino de Língua Materna na Percepção do professor do Ensino Fundamental II: uma abordagem sociolinguística. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo.
SILVA, Ailma do Nascimento; RAMOS, N. S. C.;CARVALHO, L. S.. Ocorrências de Metátese na Fala de Crianças de 2:00 a 5:9 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.BRITO, S. M. V. L.; NUNES, A. M. S.. A influência da Fala na Escrita de Alunos do 5° ano: um destaque para o apagamento do /d/ nos verbos no gerúndio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras/ Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo.
CARVALHO, L. S.; NUNES, A. M. S.. Aspectos de Coesão e Coerência em Textos de Alunos do Ensino Médio: uma abordagem quali-quantitativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo.
Magalhães Neto;CARVALHO, L. S.; LIMA, T. S. L. M.. A mediação Pedagógica nas práticas de leitura: uma experiência no terceiro ano do Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento;CARVALHO, L. S.; GOMES, R. F.. A palatalização do fonema /s/, em posição de coda, no falar teresinense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
RAMOS, N. S. C.; SILVA, Ailma do Nascimento;CARVALHO, L. S.. o tratamento da língua falada em dois livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental: uma perspectiva sociolinguística. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
BRITOCARVALHO, L. S.; Magalhães Neto. Letramento Digital e as Tics: a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação no Núcleo de Tecnologia Educacional do Município de Teresina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.BRITO, S. M. V. L.; RAMOS, N. S. C.. O hiperbibasmo na fala de alunos do 9 ano, da Escola Municipal Delfina Borralho Boa Vista: uma abordagem sociolinguística. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
RAMOS, N. S. C.;CARVALHO, L. S.BRITO. A formação do leitor: concepções de leitura no livro didático do 3 ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; RAMOS, N. S. C.; LIMA, S. M. C.. A variação linguística na concepção dos alunos do 7° ano da Escola Municipal Deputado Antonio Gayoso: um destaque para as gírias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; FARIAS, Francisca Neuza; GOMES, Y. L. S.. o texto escrito de alunos do 6° ano de uma escola pública da cidade de Timon (MA): uma análise de alguns aspectos sociolinguísticos através da diagnose de erros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo.
CARVALHO, L. S.BRITO; CARNEIRO, J. R. D.. O apagamento do /d/ em texto escrito de alunos do 6° ano: uma abordagem sociolinguística. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo.
CARVALHO, L. S.BRITO; FARIAS, Francisca Neuza. de Lemos.O APAGAMENTO DO R EM POSIÇÃO DE CODA EM TEXTOS ESCRITOS DE ALUNOS DE 5 E 6 ANO DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DE TIMON (MA): uma análise de cunho sociolinguístico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras/ Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo.
CARVALHO, L. S.. A Coesão e coerência nas produções textuais do 5° ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.BRITO. "Tá ligado" ....uma gíria como marcador discursivo: uma análise sociolinguística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras/ Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo.
CARVALHO, L. S.; Magalhães Neto; SILVA, Franklin Oliveira. O tratamento da variação linguística no livro didático do 6° ano do Ensino Fundamental II: uma proposta de análise sociolinguística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.BRITO; Gomes, Yana Liss Soares. A variação Linguística e os usos linguísticos no livro didático do 6° ano de língua portuguesa: uma abordagem sociolinguística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras/ Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo.
CARVALHO, L. S.BRITO; MACHADO, D. S.. A temporalidade verbal no gênero redação escolar: uma análise linguístico-enunciativa em produções textuais no 1 ano do ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras/ Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo.
Magalhães Neto, Pedro Rodrigues;CARVALHO, L. S.; SILVA, F. O.. A coesão e coerência nas produções textuais do 5° ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. A variação Linguistica no livro didático. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. letramento e as habilidades com leitura e a escrita de jovens e adultos. 2008 - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Franklin Oliveira;BRITO, S. M. V. L.CARVALHO, L. S.. Banca examinadora do Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Cargo provisório do CIES - Centro Integrado de Educação Superior, Campus Heróis do Jenipapo/Campo Maior PI. 2017. Universidade Estadual do Piauí.
Lopes, Iveuta de Abreu;CARVALHO, L. S.; SILVA, Ailma do Nascimento. Processo Seletivo ao cargo de Professor do Quadro Provisório de Docentes. 2011. Universidade Estadual do Piauí.
GOMES, R. F.; LIMA, S. M. C.;CARVALHO, L. S.. Concurso Público ao Cargo de Profesor Efetivo da UESPI. 2011. Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Ailma do Nascimento;CARVALHO, L. S.BRITO. Concurso Público ao Cargo de Profesor Efetivo da UESPI. 2011. Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. Seleção para professor do Curso de Direito. 2010. Centro de Ensino Unificado de Teresina.
CARVALHO, L. S.. Concurso para professor de Linguística. 2010.
Magalhães Neto, Pedro Rodrigues; MAGALHÃES,Maria do Socorro Rios; Jesus, Joselita Isabel de; Lopes, Iveuta de Abreu;CARVALHO, L. S.. Processo Seletivo para cargo de Professor do Quadro Provisório de Docentes. 2010. Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. concurso público para o cargo de professor do Quadro provisório do Centro de Ciências Humanas e Letras. 2009. Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. Examinadora do Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Quadro Provisório de Docentes. 2008. Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. concurso Público para ingresso na carreira do magistério Superior. 2004. Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. processo de seleção de docentes. 2004.
CARVALHO, L. S.; Costa; ALVES FILHO. membro da banca examinadora de concurso para professor quadro provisório. 2004. Universidade Federal do Piauí.
CARVALHO, L. S.. teste seletivo para admissão de professores do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis. 2004.
CARVALHO, L. S.. Membro Banca Examinadora do Processo de Seleção Docentes. 2004. Centro de Ensino Unificado de Teresina.
CARVALHO, L. S.; Costa. membro da banca Examinadora do concurso para professor do quadro provisório. 2003. Universidade Estadual do Piauí - UESPI.
CARVALHO, L. S.. avaliadora do processo de correção das redações do vestibular. 2003. Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. avaliadora do processo de correção das redações do vestibular - Período Especial. 2002. Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. Comissão de Redação dos Concursos Vestibulares. 1997. Universidade Federal do Piauí.
CARVALHO, L. S.. Cadernos da ALFAL. 2020. Associação de Linguística e Filologia da América Latina.
CARVALHO, L. S.; SILVA, F. E.; SANTOS, L. A.. Comissão Geral e Subcomissão Examinadoras do processo Seletivo NEAD/UESPI/UAB. 2018. Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Franklin Oliveira; Magalhães Neto, Pedro Rodrigues;CARVALHO, L. S.; SILVA, R. C. M.; MAGALHÃES,Maria do Socorro Rios. Comissão do Núcleo Docente Estruturante. 2017.
CARVALHO, L. S.. "Análise do eixo da oralidade na Proposta Curricular de Língua Portuguesa da rede XXXXXXXXX (XX)". 2017. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos.
CARVALHO, L. S.; SILVA, F. E.. Comissão Geral e Subcomissões Examinadoras do Processo Seletivo NEAD/UESPI/UAB. 2017. Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. Ainda sobre a diversidade linguística do português: entrefaces. 2016. Universidade de São Paulo.
MACHADO, D. S.; Magalhães Neto, Pedro Rodrigues;CARVALHO, L. S.; CARVALHO, M. Z. S.. Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Quadro Provisório da UESPI. 2015. Universidade Estadual do Piauí.
SOUZA, E. C.;CARVALHO, L. S.; SANTOS, M. R. P.. COMISSÃO GERAL DO PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO E CADASTRO DE RESERVA DE PROFESSOR SUPERVISOR E TUTOR DE ESTÁGIO/NEAD. 2014. Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.; FERNANDES, L. M. S.; OLIVEIRA, F. M. C.. Sub-Bancas Examinadoras de Processo Seletivo de Tutor a Distância. 2012. Universidade Estadual do Piauí.
PARENTEE, M. P. M.; MACHADO, R. R. B.; MATTOS, L. M. E.; MENDES, C. M. C.; SILVA, Ailma do Nascimento; MAGALHÃES,Maria do Socorro Rios; Alves, Umbleina Saraiva; DA, J. C. B. M.; COSTA, M. T. A.; BARBOSA, M. S. B.;CARVALHO, L. S.. Comissão Geral do Processo Seletivo para cargo de Professor Formador nos Cursos de Modalidade a Distância. 2012. Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. Avaliadora dos trabalhos da IX Semana Científica da Facid. 2012. Faculdade Integral Diferencial.
BRITOCARVALHO, L. S.. seleção de professor. 2010. Centro de Ensino Unificado de Teresina.
Lopes, Iveuta de Abreu; Magalhães Neto; Jesus, Joselita Isabel de;CARVALHO, L. S.. processo seletivo para o cargo de professor do quadro provisório. 2010. Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. COMISSÃO AVALIADORA DO LIVRO "O JOGO DO TEXTO: PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS E LITERÁRIAS. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.
CARVALHO, L. S.. Avaliadora da banca examinadora do processo de Seleção de professores do Curso de Direito. 2010. Centro de Ensino Unificado de Teresina.
CARVALHO, L. S.. Concurso para professor da área de língua portuguesa e Linguística. 2009. Instituto de Ensino Superior Múltiplo.
CARVALHO, L. S.. Banca avaliadora das redações do vestibular. 2005. Universidade Estadual do Piauí - UESPI.
CARVALHO, L. S.. avaliadora da prova de redação do Psiu. 2005. Universidade Federal do Piauí.
CARVALHO, L. S.. Equipe de Avaliadores da prova de redação do PSIU. 2004. Universidade Federal do Piauí.
CARVALHO, L. S.. processo de correção das redações do vestibular. 2003. Universidade Estadual do Piauí - UESPI.
CARVALHO, L. S.. Equipe de avaliadores da prova de Redação do Concurso vestibular. 2003. Universidade Federal do Piauí.
CARVALHO, L. S.. Redação de Concurso Vestibular. 2001. Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, L. S.. avaliadora da prova de redação do concurso vestibular. 2000.
CARVALHO, L. S.. avaliadora da prova de redação do concurso vestibular. 1999. Universidade Federal do Piauí.
COSTA, Onesina Alves da; SOUSA, Elio Ferreira de; ROCHA, Francisca Franci Soares da; OLIVEIRA, Vera Lúcia Costa;CARVALHO, L. S.; BARROS, Ana Rejane da Costa. Comissão Estadual Julgadora do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental. 1996. Delegacia do Ministério da Educação no estado do Piauí.
REGO, F. R. S.; GOLÇALVES, Albertina Maria Pereira; FONTOURA, Maria Zuleide do N.; MEDEIROS, Rejane Carvalho;CARVALHO, L. S.. Comissão da Proposta Curricular do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina. 1995. Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município deTeresina.
Orientou
A TROCA DA SEMIVOGAL /U/ PELO GRAFEMA L EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA, NA ESCRITA DE ALUNOS DO 7 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE BASE FONOLÓGICA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
Os desvios ortográficos na escrita de alunos do 6 ano: um destaque para o r ortográfico; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
O GÊNERO NOTÍCIA A PARTIR DOS MARCADORES PROSÓDICOS NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de base fonológica; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
A TRANSLINEAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DO 9 A PARTIR DA LEITURA DE CONTOS; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
A ENTOAÇÃO MODAL E A PONTUAÇÃO EM TEXTOS DRAMÁTICOS DE ALUNOS DO 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise à luz da prosódia; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
OS PROCESSOS FONOLÓGICOS DE ACRÉSCIMO E DE SUBTRAÇÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA TEORIA DA FONOLOGIA NATURAL; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
os Processos referenciais na (re) escrita de textos de alunos do 9 ano: um destaque para a anáfora; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
A (DES)NASALIZAÇÃO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo com base nos processos fonológicos; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÃ?; (Orientador);
OPERADOR ARGUMENTATIVO ?MAS?: uma análise da competência discursiva na produção de texto de alunos do 80 ano do ensino fundamental; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÃ?; (Orientador);
A ACENTUAÇÃO GRÁFICA NA ESCRITA DOS ALUNOS DE 7 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na perspectiva da silaba; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÃ?; (Orientador);
UM ESTUDO COMPARATIVO DO USO DOS PROVÉRBIOS POR TERESINENSES: UMA ABORDAGEM DE VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
A OCORRÊNCIA DE ?A GENTE? NO LIVRO NADA NA LÍNGUA É POR ACASO, DE MARCOS BAGNO: uma abordagem na perspectiva da gramaticalização; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
A ENTOAÇÃO MODAL E A PONTUAÇÃO EM TEXTOS DRAMÁTICOS DE ALUNOS DO 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise à luz da prosódia; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
? A TRANSLIENAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA SÍLABA COM APOIO DO PROGRAMA EDUCAR NESTANTE; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A acentuação gráfica na escrita dos alunos de 7 ano do Ensino Fundamental: um estudo na perspectiva da sílaba?; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
?O apagamento da nasal em verbos na 3ª pessoa do plural na escrita de alunos do 6 ano: um estudo de base fonológica?; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Operador argumentativo mas em sequências tipológicas: uma análise da competência discursiva na produção de textos de alunos do 8 ano; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A ESCRITA DE ALUNOS DO 6 ANO do ENSINO FUNDAMENTAL: um estu do dos erros ortográficos à luz da Teoria da Fonologia Natural com ênfase nos processos de acréscimo e subtração,; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A escrita de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental: um estudo dos erros ortográficos à luz da Teoria da fonologia Natural com ênfase nos processos de Acréscimos e subtração; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Os processos referenciais na (re) escrita de textos de alunos do 9 ano: um destaque para a anáfora; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A escrita de verbos terminados em am e ão em textos de alunos do 7°ano do ensino Fundamental: um estudo dos aspectos prosódicos do acento; 2019; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÃ?,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
O Processo de Monotongação e de Ditongação na Escrita de Alunos do 6 ano do Ensino Fundamental: um estudo com base nos processos fonológicos; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
O Uso de; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A hipo e a Hipersegmentação na Escrita de alunos da Educação de Jovens e Adultos: uma reflexão na perspectiva da fonologia de uso; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Os Processos Fonológicos de Monotongação e Ditongação em Textos de Alunos do 6° ano do Ensino Fundamental: uma análise com base nos processos fonológicos; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A Hipo e a Hipersegmentação na Escrita de Alunos da Educação de Jovens e Adultos: uma reflexão na perspectiva da Prosódia; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
As representações múltiplas do fonema /s/, em ataque silábico, na escrita dos alunos do 6° ano: uma reflexão sociolinguística sobre o ensino de ortografia; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
O Apagamento do R em Final de Verbos na Escrita de Alunos do 6°ano: design pedagógico e roteiro de um objeto de aprendizagem; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
OS PROCESSOS DE MONOTONGAÇÃO E DITONGAÇÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise com base na diagnose de erros; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
O apagamento do fonema /l/ e a troca pela semivogal /w/ em coda silábica na escrita de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental: um estudo de base sociolinguística; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
As representações múltiplas do fonema /s/ em ataque silábico, na escrita de alunos do 6° ano; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
O apagamento do r em textos de alunos do 6° ano e o uso do objeto de aprendizagem na aula de língua portuguesa: uma proposta de intervenção; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
O apagamento do fonema /l/ e sua troca pela semivogal /w/ em coda silábica, na escrita de alunos do 6° do Ensino Fundamental; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Processos fonológicos em Textos de alunos do 6°: um destaque para os processos de apagamento/supressão; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A ortografia no Livro Didático de EJA e as representações múltiplas do fonema /s/: uma abordagem reflexiva; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Os Pronomes Pessoais e de Tratamento na Gramática do Português Brasileiro: um estudo à luz da variação e mudança; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em Linguística, Literatura e Ensino) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A realização do Fonema /S/ no Dialeto Teresinense: um estudo na perspectiva Laboviana; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização emEstudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise qualitativa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística e Ensino) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A variação Linguística no Livro Didático de Português de 7° ano: uma visão sociolinguística; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Linguística) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A formação do Hábito da Leitura no 5° ano do Ensino Fundamental: um desafio didático; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Linguística) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A importância da Leitura e o papel do professor na aquisição do hábito da leitura; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Linguística) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Leitura e Escrita: análise das dificuldades de aprendizagem; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Linguística) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
O hiperbibasmo na fala de alunos do 9 ano, da Escola Municipal Delfina Borralho Boa Vista: uma abordagem sociolinguística; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Oralidade e Escrita: um processo de retextualização; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Linguística) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Dificuldades no Processo de Aquisição da Leitura e Escrita nas séries Iniciais; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Linguística) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Leitura e Literatura Infantil: uma parceria na educação infantil; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Linguística) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Leitura Escrita: instrumentos de emancipação individual; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Linguística) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A percepção dos Alunos surdos sobre o Ensino de Língua Portuguesa em uma escola regular da Rede Pública de Teresina; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística de Libras) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Fatores da interdepência da oralidade na língua escrita; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Uma interpretação da realidade de leitura com alunos da 8ª série; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Gramaticalidade e discursivização do Assim; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
?as Múltiplas Representações do Fonema /s/ no Livro Didático do Ensino fundamental (7° e 8° ano): uma análise de base linguística-; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A presença de Processos Fonológicos em Textos de Alunos de 6°ano do Ensino Fundamental : uma breve análise sobre os processos de supressão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
UM ITINERÁRIO LINGUÍSTICO E HISTÓRICO EM JORNAIS DO SÉCULO XIX COM ÊNFASE NSO ASPECTOS ORTOGRÁFICOS: UM DESTAQUE PARA O GRAFEMA 'S'; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A Ausência/Presença de Coesão em Textos de Alunos do 7° do Ensino Fundamental: um destaque para o pronome 'ele' como lembrete; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Acentuação Gráfica em Redações de Alunos pré-vestibulandos x O ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de análise; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A ocorrência de metaplasmo por subtração no Facebook: um destaque para a aférese e os hipocorísticos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A variação Linguística na concepção dos professores do 9° ano do Ensino Fundamental: uma abordagem sociolinguística; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A variação linguística em algumas canções de Luiz Gonzaga: uma análise de base sociolinguística; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A neutralização x Variação das Fricativas no falar teresinense: um estudo à luz da sociolinguística e da fonologia de uso; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A Ocorrência de Estrangeirismo no Teresina Shopping e Riverside: um breve estudo na ó(p)tica da linguística histórica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A giria adotada pelos adolescentes em situação de rua da Cidade de Timon (MA): uma discussão sociolinguística; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Variação Linguística e Ensino de Língua Materna na Percepção do professor do Ensino Fundamental II: uma abordagem sociolinguística; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A influência da fala na escrita de alunos do 5°ano: um destaque para o apagamento do /d/ nos verbos no gerúndio; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A variação da lateral palatal /lh/ na fala de teresinenses: uma abordagem sociolinguística; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A Percepção do Professor de Língua Materna sobre a Variação Linguística; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A hipossegmentação na Escrita dos Alunos de 5° e 6/ ano do Ensino Fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A Argumentação em textos de Alunos de 3° ano do Ensino Médio: um destaque para o conectivo "pois"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A Hipersegmentação em Textos de Alunos do 4° e 6° anos: um estudo comparativo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
O apagamento do s nos Sintagmas Nominais em Textos de Alunos do 6° ano: uma análise de base sociolinguística; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A troca e o apagamento do /u e do /l/ em textos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma análise linguística; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Os operadores argumentativos mas/mais em textos escritos de alunos do 9° ano: uma abordagem semântica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A variação linguística na concepção dos alunos do 7 ano da Escola Municipal Deputado Antônio Gayoso: um destaque para as gírias; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A compreensão de textos por alunos do 6 ano do ensino Fundamental: um estudo através da técnica do cloze; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
As práticas de Leitura na Percepção do Professor: uma abordagem qualitativa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
As práticas de Letramento na Concepção dos Alunos da 1ª Etapa do Eja na Escola Padre Delfino, em Timon (Ma); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A variação linguística na concepção dos alunos do 7° ano da Escola Municipal Deputado Antonio Gayoso: um destaque para as gírias; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
O Tratamento da Variação Linguística em Livros Didáticos de Língua Portuguesa da EJA: uma proposta de análise sociolinguística; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A realização do /S/ posvocálico na fala dos moradores do bairro Dirceu Arcoverde, da cidade de Teresina (PI): uma análise variacionista; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Marcas da Oralidade dos HQs do livro Didático de Língua Portuguesa do 6ano: uma proposta de análise sociolinguística; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
de Lemos; O APAGAMENTO DO R EM POSIÇÃO DE CODA EM TEXTOS ESCRITOS DE ALUNOS DE 5 E 6 ANO DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DE TIMON (MA): uma análise de cunho sociolinguístico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
O tratamento da variação linguística no livro didático do 6 ano do ensino fundamental II: uma proposta de análise sociolinguística; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Aspectos de aquisição Fonológica do Fonema /r/: um estudo com alunos do 2° ano do ensino Fundamental no Colégio Jericó, em Timon (MA); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A variação Linguística e os usos linguísticos no Livro Didático do 6° ano de Língua Portuguesa: uma abordagem sociolinguística; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A realização do fonema /r/: uma análise variacionista; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
O uso da expressão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
As variantes fonético-fonológicas de codas consonantais finais /s/ e /r/ no português falado de Teresina: descrição e análise; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A realização do /R/ posvocálico no falar teresinense; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Estudo grafemático e Ortográfico de Documentos oficiais ou não do século XIX e XX: destaque para alguns grafemas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
ITINERÁRIO LINGUÍSTICO E HISTÓRICO EM JORNAIS DO SÉCULO XIX: UM DESTAQUE QUE PARA O GRAFEMA 'S'; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
UM ESTUDO SOBRE A DESPALATALIZAÇÃO NO FALAR TERESINENSE: uma análise sociolinguística; 2012; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A ocorrência de metaplasmos em textos da lingua falada: um estudo variacionista; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
A realização do /S/ posvocálico na fala do teresinense: uma análise variacionista; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
O uso do fonema /r/ e suas variações no falar piauiense; 2008; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Lucirene da Silva Carvalho;
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, L. S. ; BRAZ, V. S. . AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DO FONEMA /S/ NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL) , v. XXV, p. 02, 2022.
-
AMORIM, T. S. ; CARVALHO, L. S. . VARIAÇÃO FONOLÓGICA NA VOZ DO ?POETA DO POVO?: UM ESTUDO DE VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO DA CANÇÃO POPULAR ?NA ASA DO EVENTO?, DE JOÃO DO VALE. REVISTA PHILOLOGUS , v. 81, p. 26, 2021.
-
QUADROS1, M. A. A. M. P. ; MONCAO2, C. S. S. ; CARVALHO, L. S. . Ensino e aprendizagem de ortografia: uma breve análise sobre alterações ortográficas. AFLUENTE - Revista Eletrônica de Letras e Linguística , v. v.2, n.4,, p. p. 160-178-178, 2017.
-
CARVALHO, L. S. . o processo de /R/ em [s]: uma variante palatal típica na fala piauiense. Letras em Revista , v. 1, p. 07-285, 2007.
-
CARVALHO, L. S. . De repente...mais que de repente. Revista CEUT , v. 01, p. 01-303, 2002.
-
CARVALHO, L. S. ; MONCAO, C. S. S. (Org.) . Estudos Linguísticos sob Diferentes Abordagens: Linguística Textual, Multimodalidade, Leitura e Ensino. 1ª. ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 01. 131p .
-
CARVALHO, L. S. ; MOTA, M. R. A. . Estudos de Linguagem em perspectiva: caminhos da interculturalidade. 2ª. ed. Recife: UFRPE, 2020.
-
SILVA, A. N. ; CARVALHO, L. S. . História, Literatura e Linguística: experiências e reflexões. 1. ed. Rio de Janeiro: Caetés, 2019. v. 01. 143p .
-
CARVALHO, L. S. ; SILVA, A. N. . História e Cultura Afrodescendente. 1°. ed. Teresina: EDUFPI, 2019. v. 08. 195p .
-
CARVALHO, L. S. ; LOPES, M. S. O. (Org.) ; ALVES, S. M. (Org.) . Jogando com as Linguagens: práticas de pesquisa no PROFLETRAS. 1ª. ed. São Paulo: Pá-de Palavra, 2019. v. 01. 222p .
-
SILVA, A. N. ; CARVALHO, L. S. . histórias e cultura afrodescendente. 8. ed. Teresina: FUESPI, 2018. v. 08. 721p .
-
CARVALHO, L. S. ; AMORIM, M. R. A. R. . Prática Pedagógica II e o Ensino de Língua Inglesa. 1ª. ed. Teresina: FUESPI, 2016.
-
SILVA, Ailma do Nascimento ; CARVALHO, L. S. ; NUNES, A. M. S. . Fonologia da Língua Portuguesa. 1ª. ed. Tersina: FUESPI, 2015. 102p .
-
CARVALHO, L. S. ; MONCAO, C. S. S. . Letramento(s), Variação/Diversidade Linguística e Ensino: as múltiplas faces. 1ª. ed. Teresina: EDUFPI, 2015. v. 1°. 240p .
-
MACHADO, D. S. ; CARVALHO, L. S. ; SILVA, R. C. M. . A prática Pedagógica nos Trabalhos Acadêmicos: uma proposta de ensino e pesquisa. 1ª. ed. Teresina: FUESPI, 2014. v. 01. 165p .
-
CARVALHO, L. S. ; ROCHA, E. G. L. . Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa. 2ª. ed. Teresina: FUESPI, 2013.
-
CARVALHO, L. S. ; BRITO . Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa. 1ª. ed. , 2012.
-
BRANDÃO, Cibele. ; COSTA, C. S. S. M. ; HORA, D. ; MACHADO, R. ; ARAGAO, M. S. S. ; GOMES, Y. L. S. ; SANTANA, M. S. ; DANTAS, L. P. A. ; AMORIM, M. C. S. ; ROCHA, E. G. L. ; BRITO, B. P. ; ANJOS, M. A. L. ; CARVALHO, L. S. . Olhares Sociolinguístico: Variação e Interação. 1ª. ed. Teresina: EDUFPI, 2011. 184p .
-
CARVALHO, L. S. . Fonética e Fonologia. 1ª. ed. Teresina: UESPI/NEAD, 2010.
-
CARVALHO, L. S. . O processo de gramaticalização da expressão ?de repente? na língua falada no português brasileiro. In: José Mário Botelho. (Org.). CADERNO ESPECIAL, ANAIS DO XXVI CNLF, TOMOS I E II. 1ªed.São Carlos /São Paulo: Pedro Amaro de Moura Brito & João Rodrigo de Moura Brito, 2024, v. I e II, p. 2-676.
-
BRAZ, V. S. ; CARVALHO, L. S. . . O livro didático e o ensino de ortografia: um destaque para o fonema /s/. In: José Mário Botelho. (Org.). Caderno Especial, Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2024. 1ªed.São Carlos /São Paulo: Pedro Amaro de Moura Brito & João Rodrigo de Moura Brito, 2024, v. I e II, p. 2-676.
-
SILVA, A. N. ; CARVALHO, L. S. . Os Segmentos vocálicos e os processos fonológicos: implicações para o ensino de língua portuguesa. Fonologia e Variação: diretrizes para o ensino. 1ªed.Campinas: São Paulo: Pontes, 2023, v. I, p. 7-329.
-
TEIXEIRA, L. B. A. ; CARVALHO, L. S. . Um Estudo do Grafema h com Valor Etimológico ou Não: uma breve análise. LETRAS, LINGUÍSTICA E LITERATURA: DISCURSOS. 1ªed.FORMIGA (MG): Editora Real Conhecer, 2022, v. , p. 08-121.
-
TEIXEIRA, L. B. A. ; CARVALHO, L. S. . Um Estudo do Grafema h com Valor Etimológico ou Não: uma breve análise. In: Resiane Paula da Silveira; Jader Luís da Silveira. (Org.). LETRAS, LINGUÍSTICA E LITERATURA: DISCURSOS. 1ªed.FORMIGA (MG): Editora Real Conhecer, 2022, v. , p. 04-121.
-
CARVALHO, L. S. ; NETTO, M. R. C. . O estudo do apagamento do R na escrita de alunos do sexto ano e a interação em sala de aula. Práticas Interacionais no Ensino de Língua Materna: um olhar etnográfico. 1ªed.São Carlos (SP): João e Pedro, 2021, v. 01, p. 1-205.
-
CARVALHO, L. S. ; CUTTRIM NETO, M. R. . O estudo do apagamento do R na escrita de alunos do sexto ano e a interação em sala de aula. Práticas Interacionais no Ensino de Língua Materna: um olhar etnográfico. 1ªed.São Carlos: Pedro & João, 2021, v. 01, p. 07-201.
-
CARVALHO, L. S. ; MONCAO2, C. S. S. . Contribuições da Sociolinguística Educacional no Ensino de Língua Materna: um olhar para o ensino de ortografia. Estudos Linguísticos sob Diferentes Abordagens: Linguística Textual, Multimodalidade, Leitura e Ensino. 1ªed.Curitiba: CRV, 2021, v. I, p. 13-130.
-
CARVALHO, L. S. ; MONCAO, C. S. S. . As representações Múltiplas do Fonema /s/ em ataque silábico na escrita de alunos do 6° ano : uma reflexão sociolinguística. Diálogo sobre Linguística e Literatura. 1ªed.Curitiba: CRV, 2021, v. II, p. 03-154.
-
CARVALHO, L. S. ; LIMA, G. C. S. . O apagamento do /l/ e troca pela semivogal /w/: aspectos de ensino e aprendizagem de ortografia. In: Maria Suely de Oliveira Lopes, Lucirene da Silva carvalho, Shirley Marly Alves. (Org.). O apagamento do /l/ e troca pela semivogal /w/: aspectos de ensino e aprendizagem de ortografia. 1ed.São Paulo: Parábola /Pá de Palavra, 2019, v. 01, p. 5-224.
-
CARVALHO, L. S. ; SILVA, A. N. . A importância da Fonética e Fonologia para o Ensino da Ortografia de Língua Materna: algumas reflexões. A importância da Fonologia para o Ensino da Ortografia de Língua Materna: algumas reflexões. 1ed.Rio de Janeiro: Caetés, 2019, v. 01, p. 3-216.
-
CARVALHO, L. S. ; SILVA, A. N. . A CONTRIBUIÇÃO DOS AFRICANISMOS NA LÍNGUA PORTUGUESA: um breve estudo sobre algumas alterações fonéticas. In: Elio Ferreira de Sousa, Francisco Antônio de Vasconcelos e Iraneide Soares da Silva. (Org.). História e Cultura Afrodescendente. 1°ed.Teresina: EDUFPI, 2019, v. 08, p. 5-216.
-
SILVA, A. N. ; CARVALHO, L. S. . A importância da Fonética e da Fonologia para o Ensino da Ortografia de Língua Materna: algumas reflexões. História, Literatura e Linguística: experiências e reflexões. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora Caetés, 2019, v. 01, p. 7-203.
-
CARVALHO, L. S. ; NETTO, M. R. C. . o apagamento do Morfema de infinitivo na escrita de alunos do 6°ano do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção com objeto de aprendizagem. In: Maria da Penha Casado Alves, Neusa Salim Miranda. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 2ed.Natal: SEDIS/UFRN, 2018, v. 2, p. 6-329.
-
CARVALHO, L. S. ; CUTTRIM NETO, M. R. . O USO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ORTOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista em Letras, Teresina, p. 5 - 247, 30 jun. 2019.
-
CARVALHO, L. S. . Os róticos em posição de coda: uma análise variacionista e acústica do falar piauiense. Sapiência (FAPEPI. Impresso), Teresina, , v. 30, p. 02 - 16, 01 fev. 2012.
-
BRAZ, V. S. ; CARVALHO, L. S. . O livro didático e o ensino de ortografia: um destaque para o fonema /s/. In: Circulo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos/ XXVI CNLF, 2023, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF, VOL. XXVI, ANAIS, N° 3, TEXTOS COMPLETOS, TOMO I. Rio de Janeiro: UERJ, 2023. v. II. p. 2-332.
-
CARVALHO, L. S. . O processo de gramaticalização da expressão ?de repente? na língua falada no português brasileiro. In: Circulo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos/ XXVI CNLF, 2023, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF, VOL. XXVI, ANAIS, N° 3, TEXTOS COMPLETOS, TOMO I. Rio de Janeiro: UERJ, 2023. v. II. p. 2-332.
-
CARVALHO, L. S. ; COSTA, C. S. S. M. . AS CONTRIBUIÇÕES DE FONÉTICA E FONOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA. In: XXIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2019, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF, VOL. XXIII, N 03 ANAIS DO XXIII CNLF, TEXTOS COMPLETOS, TOMO II. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2019. v. II.
-
CUTTRIM NETO, M. R. ; CARVALHO, L. S. . A Motivação Fonético-Fonológica para o apagamento do R em coda final verbal na escrita de alunos do 6 ano do Ensino Fundamental. In: I Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - ENAELL, 2017, Caxias/ Ma. I Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - ENAELL/ XVI Simpósio de Letras. Caxias/MA: UEMA, 2017.
-
CARVALHO, L. S. . A língua falada no português contemporâneo: uma análise sociolingüística. In: VIII Simpósio de Produção Científica, 2008, Teresina. V Simpósio de Pós-graduação, 2008.
-
CARVALHO, L. S. . O português do piauí: o caso de uma variante típica do /r/ diante de africada palatal. In: Congresso Internacional de Política Lingüística na América do Sul - CIPLA, 2006, João Pessoa. Congresso Internacional de Política Lingüística na América do Sul -CIPLA. João Pessoa: UFPB, 2006.
-
CARVALHO, L. S. ; ABREU, M. F. P. . Traços Arcaicos em Documentos Oficiais do Século XIX: uma breve análise linguística. In: XVI Simpósio de produção Científica e XIII Seminário de Iniciação Científica, 2014, Teresina. XVI Simpósio de Produção Científica XIII Seminário de Iniciação Científica. Teresina: UESPI, 2014. v. 1. p. 1-496.
-
CARVALHO, L. S. ; SILVA, R. C. M. . A Questão de Gênero em Textos de Língua e Literatura: uma discussão sobre a variação linguística. In: II Coloquio Internacional Literatura e Gênero, 2014, Teresina. II Coloquio Internacional Literatura e Gênero: Relações entre gênero, Alteridade e Poder. Teresina: FUESPI, 2014. p. 4-94.
-
CARVALHO, L. S. . Os róticos em Posição de Coda: uma análise variacionista e acústica do falar piauiense. In: Revista Sapiência, 2012, Teresina. Informativo Científico da FAPEPI. Teresina: Márcia Cristina, 2012. v. 30. p. 02-16.
-
CARVALHO, L. S. ; LAURINDO, M. . Traços do Português Arcaico no Gênero Carta Oficial: uma breve análise lexical e ortográfica. In: I Simpósio Nacional de Crítica Genética e arquivologia, 2012, Teresina. I Simpósio Nacional de Crítica Genética e arquivologia. Teresina: EDUESPI, 2012. p. 07-76.
-
CARVALHO, L. S. . os róticos em posição de coda: uma análise variacionista e acústica do falar piauiense. In: XIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2010, Rio de Janeiro. XIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2010.
-
CARVALHO, L. S. . O apagamento do rótico em coda silábica na fala do teresinense: uma análise variacionista. In: XXIII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 2010, TERESINA. PROGRAMAÇÃO E RESUMOS, 2010.
-
CARVALHO, L. S. . A variação do fonema /r/ no falar de Teresina: uma destaque para a variável gênero. In: VI Congresso Internacional da Abralin, 2009, João Pessoa. ABRALIN 40 anos, 2009.
-
CARVALHO, L. S. . os róticos em posição de coda:uma análise variacionista e acústica do falar teresinense. In: IV ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADA AO ENSINO, 2009, TERESINA. GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE, 2009.
-
CARVALHO, L. S. . O APAGAMENTO DO RÓTICO EM CODA SILÁBICA NA FALA DO TERESINENSE. In: IX SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA VIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VI SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2009, TERESINA. RESUMOS DO IX SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA VIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VI SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO. TERESINA: UESPI, 2009.
-
CARVALHO, L. S. . A fricativa glotal [h] e sua realização variável no falar piauiense. In: ABRALIN EM CENA PIAUÍ, 2008, Teresina. ABRALIN EM CENA PIAUÍ. João Pessoa: Idéia, 2008.
-
CARVALHO, L. S. . a pesquisa lingüística e a variável fonológica /R/: caminhos e procedimentos. In: VII Simpósio de produção Científica da UESPI, 2007, Teresina. VII Simpósio de Produção Científica. Teresina: Universidade Estadual do Piauí, 2007.
-
CARVALHO, L. S. . O processo de palatalização como marca de identidade do falar piauiense. In: XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE, 2006, João Pessoa. XXI Jornada Nacional de Estdusos lingüísticos. João Pessoa: idéia, 2006.
-
CARVALHO, L. S. . O processo de palatalização: uma marca de identidade do falar piauiense. In: V Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita - ELFE, 2006, Maceió. V Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2006.
-
CARVALHO, L. S. . De repente... aspecto da Modalização no português oral do Brasil. In: IV Simpósio de produção Científica da UESPI, 2003, Teresina. IV Simpósio de produção Científica. Teresina: Universidade Estadual do Piauí, 2003.
-
CARVALHO, L. S. ; NETTO, M. R. C. . OBJETO DE APRENDIZAGEM E ORTOGRAFIA: O CASO DO APAGAMENTO DO R NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA EM LETRAS , 2019.
-
CARVALHO, L. S. . Reflexões sobre o Ensino de Fonética e Fonologia nos Cursos de Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí: problemas e perspectivas. Veredas. Revista da Associação Internacional de Lusitanistas , 2015.
-
CARVALHO, L. S. ; HENZ, R. R. G. R. . A NEUTRALIZAÇÃO X VARIAÇÃO DA FRICATIVA /S/ NO FALAR TERESINENSE: um estudo à luz da sociolinguística e da fonologia de uso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARVALHO, L. S. ; LAURINDO, M. . A SEGMENTAÇÃO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUA ESCRITA X RASURA: uma construção do conceito de palavra pela criança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARVALHO, L. S. . O Ensino de Fonética e Fonologia no Curso de Letras/Português: uma experiência com alunos da Universidade Estadual do Piauí. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARVALHO, L. S. . De fricativa a palatal: uma realização do rótico no falar piauiense. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARVALHO, L. S. ; CARVALHO, Vil Carlos Pereira . A realização mdo /r/ no falar teresinense. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, L. S. . a pesquisa sociolingüística: primeiros passos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, L. S. . A LÍNGUA FALADA NO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGÜÍSTICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARVALHO, L. S. . FONÉTICA E FONOLOGIA: UMA VISÃO SOCIOLINGÜÍSTICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CUTTRIM NETO, M. R. ; CARVALHO, L. S. . O apagamento do Morfema de infinito em Textos de Alunos do 6° ano. Caxias/Ma: UEMA, 2017 (I Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários).
-
CARVALHO, L. S. ; AMORIM, T. S. . A LATERAL PALATAL /LH/ NO FALAR TERESINENSE: UM ESTUDO DE BASE SOCIOLINGUÍSTICA 2016 (ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE).
-
CARVALHO, L. S. . Reflexões sobre o Ensino de Fonética e Fonologia do Curso Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí: realidade e perspectivas. Teresina: UESPI, 2014 (Revista Interfaces: Ensino, Educação e Tecnologia).
-
CARVALHO, L. S. . A questão de gênero em textos de língua e Literatura: uma discussão sobre a variação linguística. Teresina: UESPI, 2014 (II Colóquio Internacional Literatura e Gênero).
-
ABREU, M. F. P. ; CARVALHO, L. S. . Traços Arcaicos em documentos Oficiais do Século XIX: uma breve análise linguística. Teresina: UESPI, 2014 (Livro de Resumos).
-
CARVALHO, L. S. ; ABREU, M. F. P. . Traços arcaicos em documentos oficiais do século XIX: uma breve análise linguística. Teresina: UESPI, 2014 (XIV Simpósio de produção Científica XIII Seminário de Iniciação Científica).
Outras produções
CARVALHO, L. S. . Técnico Especializado do Quadro de Pessoal da Secretaria Estadual da Educação e Cultura -SEED/PIauí. 1993.
CARVALHO, L. S. . Professor do Quadro de Magistério da Secretaria Estadual da Educação. 1992.
CARVALHO, L. S. . Diretora da Escola Municipal Areias - Municipio de Teresina. 1990.
CARVALHO, L. S. . sociofonemática. 2012; Tema: sociolingistica, fonética e fonologia. (Blog).
CARVALHO, L. S. ; MAGALHÃES NETO, P. R. . I seminário de Projetos do Profletras: ensino de Língua e Literatura na Educação básica. 2018. (Elaboração Projeto de extensão).
CARVALHO, L. S. . Aspectos prosódicos do acento na troca do am pelo ão em verbos da escrita de alunos: um estudo à luz da prosódia.. 2018. (REVISOR DE TEXTO).
CARVALHO, L. S. . O apagamento das nasais em posição de coda silábica na escrita de alunos do 3 ano do ensino fundamental. 2018. (REVISOR DE TEXTO).
CARVALHO, L. S. . Dativos em cartas teresinenses: um tratamento sociolinguístico.. 2018. (REVISOR DE TEXTO).
CARVALHO, L. S. . DO PNLD À SALA DE AULA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. (REVISOR DE TEXTO).
CARVALHO, L. S. . COMITÊ CIENTÍFICO ABRALIN. 2018. (Parecerista).
CARVALHO, L. S. . Hiperbibasmo: a tonicidade em situações de monitoramento estilístico. 2017. (Parecerista ad hoc de revista científica).
CARVALHO, L. S. . Apresentação gráfica das referências e citações nos trabalhos científicos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): uma simples padronização formal ou herança de uma cultura androcêntrica?. 2017. (Parecerista Ad hoc de revista científica).
CARVALHO, L. S. . Apresentação Gráfica das Referências e Citações nos Trabalhos Científicos Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas: Uma Simples Padronização Formal ou Herança de Uma Cultura Androcêntrica?. 2017. (Parecerista Ad hoc de revista científica).
CARVALHO, L. S. . Revista Filologia Linguística Portuguesa. 2016. (Parecerista Ad hoc de revista científica).
CARVALHO, L. S. . Coletânea de artigos do IV Simpósio do Curso de Letras Inglês ? SINGLES.. 2015. (Parecerista).
CARVALHO, L. S. ; ROCHA, E. G. L. . Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fasciculo para EAD).
CARVALHO, L. S. . Oficina de Texto Acadêmico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARVALHO, L. S. . A Sociolinguística e o ensino de Língua Materna. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARVALHO, L. S. . Teorias Linguísticas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARVALHO, L. S. . Fonética e Fonologia da língua Portuguesa. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).
CARVALHO, L. S. . FONÉTICA, FONOLOGIA E VARIAÇÃO. 2009. .
CARVALHO, L. S. . FONÉTICA E FONOLOGIA: uma introdução. 2009. .
CARVALHO, L. S. . A pesquisa sociolingüística: primeiros passos. 2009. .
CARVALHO, L. S. . AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGÜÍSTICA: uma análise dos aspectos fonéticos e fonológicos do falar piauiense. 2009. .
CARVALHO, L. S. ; ALBORNOZ, O. . fonética e fonologia da Lingua Espanhola. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).
CARVALHO, L. S. . Revista Fazendária do Estado do Piauí. 1992. (Editoração/Periódico).
CARVALHO, L. S. . Revista Fazendária do Estado do Piauí. 1991. (Editoração/Periódico).
CARVALHO, L. S. . Revista Fazendária do Estado do Piauí. 1990. (Editoração/Periódico).
CARVALHO, L. S. . Ministra aulas de Língua Portuguesa no curso de Administração e de Metodologia da Pesquisa Jurídica no curso de Direito squisa Jurídica (curso de Direito) desde 1997. 2012.
CARVALHO, L. S. . Ministra aulas de língua Portuguesa e linguística. 2012.
CARVALHO, L. S. . Ministrou aulas de Inglês na Rede Municipal de Ensino de Teresina de 1986 a 2011. 2011 (Professora do Ensino Básico) .
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
REFLEXÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ORTOGRAFIA NO LIVRO DIDÁTICO: um destaque para o fonema /s/, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucirene da Silva Carvalho - Coordenador / Norma Suely Campos Ramos - Integrante.
-
2015 - 2016
Características ortográficas e Linguísticas de textos de jornais do início do século XX: um breve estudo sócio-histórico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucirene da Silva Carvalho - Coordenador / Thais Cristina Nascimento dos Santos - Integrante.
-
2013 - 2014
TRAÇOS ARCAICOS EM DOCUMENTOS OFICIAIS DO SÉCULO XIX: uma breve análise linguística, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucirene da Silva Carvalho - Coordenador / Maria de Fátima de Paiva Abreu - Integrante.
-
2012 - 2013
A DESPALATALIZAÇÃO DO // NO FALAR TERESINENSE: uma análise sociolinguística, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucirene da Silva Carvalho - Coordenador / Lélia Ramires de Oliveira Silva - Integrante.
-
2012 - 2013
ASPECTOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS DA NASALA PALATAL // NO FALAR TERESINENSE: uma análise sociolinguistica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucirene da Silva Carvalho - Coordenador / Aline meireles da Silva - Integrante.
-
2011 - 2012
Um estudo sobre a despalatalização no falar teresinense: uma análise sociolinguística, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucirene da Silva Carvalho - Coordenador / Lélia Ramires de Oliveira Silva - Integrante.
-
2011 - 2012
A realização do fonema /s/ no falar teresinense: uma análise sociolinguística, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucirene da Silva Carvalho - Coordenador / CYNTIA RAQUEL DE SOUSA LOPES - Integrante.
-
2010 - 2011
A ocorrência de metaplasmos em textos da língua falada: uma análise sociolinguística, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucirene da Silva Carvalho - Coordenador / Ana Maria da Silva Nunes - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2009 - 2010
O fonema /r/ em posição de coda silábica e suas variações no falar piauiense, Descrição: Descrever e analisar o comportamento do fonema /r/ falado por piauienses nascidos em Teresina, levando em conta que a variação e a mudança lingüísticas são influenciadas por aspectos sistêmicos (internos à própria língua) e externos (decorrentes das pressões sociais).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucirene da Silva Carvalho - Coordenador / Vil Carlos Pereira de Carvalho - Integrante / SUzanny de Carvalho Leite - Integrante / Bruno Rafael Lima de Oliveira - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Piauí, Cchl. , Rua João Cabral , 2231, Pirajá, 64000-150 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 2137524, Fax: (86) 32137428, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Pós-Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - Atual
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1992 - Atual
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2017
Direção e administração, Universidade Estadual do Piauí - UESPI.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Inglês - Modalidade EAD.
-
10/2015
Direção e administração, Universidade Estadual do Piauí - UESPI.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Inglês - Modalidade EAD.
-
02/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, II, III, V,VII e IX, Linguística I e II, Metodologia Científica, SOCIOLINGUÍSTICA
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FORMAÇÃO HISTÓRICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICO, SOCIOLÍNGUÍSTICA
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FORMAÇÃO HISTÓRICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
-
07/2011 - 12/2016
Direção e administração, Universidade Estadual do Piauí - UESPI.,Cargo ou função, Coordenador de Tutoria do Curso de Letras/Inglês - modalidade EAD.
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, ORALIDADE, LETRAMENTO E ENSINO
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FORMAÇÃO HISTÓRICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
-
02/2015 - 06/2015
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, SOCIOLINGUÍSTICA
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO II, LINGUÍSTICA V, LÍNGUA PORTUGUESA IX
-
09/2002 - 05/2003
Ensino, Direito Civil e Processual Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, metodologia da pesquisa Jurídica
-
05/2002 - 01/2003
Ensino, Direito Processual Administrativo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da pesquisa Jurídica e do Ensino Superior
-
03/2002 - 12/2002
Direção e administração, Secretaria de Educação do Estado do Piauí.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
10/1999 - 01/2002
Ensino, Especialização Em Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, semântica
-
06/2000 - 07/2000
Ensino, Especialização Em Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, SEMÂNTICA
-
02/1999 - 06/1999
Ensino, Especialização Em Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Semântica
-
02/1997 - 06/1997
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LINGUÍSTICA I, LINGUÍSTICA II
-
05/1995 - 03/1997
Direção e administração, Universidade Estadual do Piauí - UESPI.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
08/1996 - 12/1996
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA V, LÍNGUA PORTUGUESA VII, LÍNGUA PORTUGUESA IX
-
03/1996 - 06/1996
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA I, LÍNGUA PORTUGUESA II, LÍNGUA PORTUGUESA III
-
01/1995 - 05/1995
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTIFICA, SEMINÁRIO II
-
01/1995 - 05/1995
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTIFICA, SEMINÁRIO II
-
06/1994 - 10/1994
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LINGUÍSTICA I, LINGUÍSTICA II, LINGUÍSTICA V
-
12/1992 - 04/1993
Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingua Portuguesa I, Lingua Portuguesa II, Língua Portuguesa IX
2022 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO MESTRADO PROFISSIONAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1995 - 2015
Centro de Ensino Unificado de TeresinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/2014 - 06/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/2013 - 06/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA
-
02/2011 - 06/2011
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/2010 - 06/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/2009 - 06/2009
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/2008 - 06/2008
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/2007 - 06/2007
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/2006 - 06/2006
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/2005 - 06/2005
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/2004 - 06/2004
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/2003 - 06/2003
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/2002 - 06/2002
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA
-
02/2001 - 06/2001
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/2000 - 06/2000
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/1999 - 12/1999
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/1999 - 06/1999
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/1998 - 12/1998
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/1998 - 06/1998
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/1997 - 12/1997
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/1997 - 06/1997
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/1996 - 06/1996
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
08/1995 - 12/1995
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
02/1995 - 06/1995
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
1986 - 2011
Prefeitura Municipal de TeresinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Aposentada
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lucirene da Silva Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?