Diego Artur de Sousa Bezerra
Graduação em Administração pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2008). Especialização em Marketing pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2010). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Atuou como Supervisor de Comercial e Marketing. Docente nas Instituições de Ensino Superior Centro Universitário Dr. Leão Sampaio e Centro Universitário Vale do Salgado (2023). Atualmente leciona na Uninassau, no curso de Publicidade e Propaganda. No Ensino Superior coordenei projetos Educativos, Sociais, Olimpíadas de Simulação Empresarial, dentre outros da área acadêmica. Em Escolas do Ensino Médio, fui professor conselheiro das escolas da CREDE 19 realizando palestras em todas as escolas do município, e em várias localidades do Ceará.
Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Marketing
2009 - 2010
Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
Título: Os Métodos Gerenciais de Jesus
Orientador: Roberto Jefferson da Silva Santos
Graduação em Administração
2004 - 2008
Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
Título: Os Métodos Gerenciais de Jesus
Orientador: Roberto Jefferson da Silva Santos
Formação complementar
2013 - 2013
Moodle. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2013 - 2013
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2012 - 2012
Ferramentas e Técnicas para apresentações - PREZI. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2012 - 2012
Desenvolvimento de Coordenadores. (Carga horária: 20h). , Marcilia Simeão, M.SIMEÃO, Brasil.
2011 - 2012
Marketing de A-Z. (Carga horária: 40h). , LGE Consultoria e Treinamentos, LGE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Palestra Idalberto Chiavenato. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2011 - 2011
Superando Limites. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2008 - 2008
Marketing de A-Z. (Carga horária: 80h). , LGE Consultoria e Treinamentos, LGE, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Palestra Cristovam Buarque Educação Rumo ao Futuro. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2007 - 2007
Excelência no Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2006 - 2006
Excelência Humana. (Carga horária: 6h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2006 - 2006
Excelência no Atendimento. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Marketing Pessoal. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2005 - 2005
Contabilidade uma Visão do Futuro e Motivação. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2004 - 2004
Sucesso e Qualidade no Atendimento. (Carga horária: 13h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
Organização de eventos
BEZERRA, D. A. S. . I Olimpíada de Simulações Empresariais. 2015. .
BEZERRA, D. A. S. . III Leão Empreendedor: Gerenciando Negócios. 2015. (Outro).
BEZERRA, D. A. S. . Dia do Administrador - 50 anos. 2015. (Outro).
BEZERRA, D. A. S. . I Congresso de Gestão e Saúde Norte - Nordeste. 2008. (Congresso).
CEARA, F. T. E. C. ; SAMPAIO, F. L. ; BEZERRA, D. A. S. . X Feira de Tecnologia de Calçados do Ceará. 2007. .
SAMPAIO, F. L. ; NORTE, P. M. J. ; BEZERRA, D. A. S. . Biological Maturation. 2006. (Outro).
Participação em eventos
Capacitação Docente. 2915. (Outra).
14º Encontro Pedagógico. 2017. (Encontro).
Palestra comemorativa ao dia do Analista de Sistemas. 2017. (Outra).
13º Encontro Pedagógico. 2016. (Encontro).
Aperfeiçoamento pedagógico. 2016. (Outra).
A sala de aula como espaço de ensino, pesquisa e extensão. 2016. (Encontro).
II Mostra Interdisciplinar de Práticas de Pesquisas em Administração.II Mostra Interdisciplinar de Práticas de Pesquisas em Administração. 2016. (Encontro).
Workshop ADM FVS em foco - Formando ações inovadoras de ensino e aprendizagem. 2016. (Outra).
10º Encontro Pedagógico. 2015. (Encontro).
Dia do Administrador - 50 anos.Jogos administrativos - Dia do Administrador - 50 anos. 2015. (Outra).
Formação Brigada de Incêndio. 2015. (Outra).
I Mostra de Trabalho Científicos do curso de administração.Comissão avaliadora da I Mostra de Trabalho Científicos do curso de administração. 2015. (Outra).
Teorias do cotidiano na educação. 2015. (Encontro).
VII Semana de Iniciação Científica da Faculdade de Juazeiro do Norte. 2015. (Outra).
Como orientar trabalhos científicos. 2014. (Encontro).
I Congresso de Gestão e Saúde Norte - Nordeste. 2014. (Congresso).
Treinamento: Excel avançado. 2014. (Outra).
Vendas, Atendimento e Comunicação. 2014. (Outra).
Programa de Formação Pedagógica Continuada. 2011. (Encontro).
Desafio Sebrae. Equipe Tribo Kariri. 2007. (Olimpíada).
II Olimpíada Vladenir Menezes de Simulação Empresarial. Simulação Empresarial. 2006. (Olimpíada).
I Congresso Societal do Cariri. 2005. (Congresso).
Participação em bancas
BEZERRA, D. A. S.. Tecnologia e Didática: a verificação da utilidade dos jogos empresários como forma de aprendizagem nas faculdades de administração. 2023.
BEZERRA, D. A. S.. A importância da logística reversa nas organizações frente a produção de resíduos sólidos em municípios do região do vale do jaguaribe. 2021.
BEZERRA, D. A. S.. Endomarketing: o investimento no capital humano como estratégia para o desenvolvimento empresarial. 2021.
BEZERRA, D. A. S.. Produtos com apelo ambiental e decisão de compra - um estudo com consumidores de Icó - Ceará. 2021.
BEZERRA, D. A. S.. Importância do Marketing de Relacionamento no processo de captação e fidelização de clientes no mercado 4.0. 2021.
BEZERRA, D. A. S.. Um estudo de caso sobre a formação de um Clube-Empresa. 2021.
BEZERRA, D. A. S.. A percepção dos gestores das empresas acerca da integração da inteligência artificial em seus negócios: uma revisão de literatura. 2021.
BEZERRA, D. A. S.. Marketing digital como diferencial competitivo em uma loja de móveis e eletrodomésticos de Acopiara - Ceará. 2019.
BEZERRA, D. A. S.. Atividades complementares no processo de aprendizagem: visão dos alunos do curso de administração de uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Juazeiro do Norte - CE. 2019.
BEZERRA, D. A. S.. Trabalho temporário ou intermitente: a melhor escolha para trabalhador na visão dos comerciários da cidade de Juazeiro do Norte - CE. 2019.
BEZERRA, D. A. S.. Marketing eleitoral: uma análise acerca da consciência ambiental dos vereadores da cidade de Quixelô - CE. 2018.
BEZERRA, D. A. S.. Marketing de relacionamentos na crise: um estudo de caso sobre o atacado alimentício. 2018.
BEZERRA, D. A. S.. Marketing Esportivo: uma análise de uma associação desportiva de pequeno porte e os desafios de seu desenvolvimento na cidade de Iguatu - Ceará. 2018.
BEZERRA, D. A. S.. Teoria das Restrições: um estudo de caso no processo produtivo de uma fábrica de móveis. 2018.
BEZERRA, D. A. S.. O marketing como ferramenta estratégica frente á competitividade: um estudo das principais clínicas odontológicas em Juazeiro do Norte -CE. 2018.
BEZERRA, D. A. S.. Percepção do comportamento do público infantil: a influência das crianças na decisão de compra dos adultos. 2018.
BEZERRA, D. A. S.. A estratégia organizacional como diferencial competitivo no segmento de supermercado- estudo de caso na cidade de Iguatu - CE. 2017.
BEZERRA, D. A. S.. Teoria das Restrições aplicada a serviços: um estudo de caso em um hospital da região Centro Sul. 2017.
BEZERRA, D. A. S.. Estratégia Socioambiental e o fortalecimento da marca: um estudo de caso. 2017.
BEZERRA, D. A. S.. Comportamento do consumidor no processo de compra. 2017.
BEZERRA, D. A. S.. Industria 4.0: compreensão do impacto das mudanças tecnológicas da quarta revolução industrial na competitividade em fábricas de sandália da Região do Cariri. 2017.
BEZERRA, D. A. S.. Planejamento Estratégico de Marketing: vantagens competitivas apresentadas por uma empresa comercial na cidade de Juazeiro do Norte - CE. 2016.
BEZERRA, D. A. S.. Análise do Perfil do Consumo em Acadêmicos de Administração em uma Instituição de Ensino Superior. 2016.
BEZERRA, D. A. S.. Percepções sobre os Impactos Ambientais da Panfletagem - Um Estudo de Caso. 2016.
BEZERRA, D. A. S.. Aplicação da Teoria das Restrições em Organização de Alta Complexidade: Um estudo de caso no Hospital Regional de Icó - CE. 2016.
BEZERRA, D. A. S.. Uma análise do uso das Estratégias de Marketing por parte do Setor Varejista de Automóveis em uma cidade do Centro Sul Cearense. 2016.
BEZERRA, D. A. S.. A Importância do Empowerment no processo de Gestão: um Estudo de Caso. 2016.
BEZERRA, D. A. S.. Diagnóstico sobre o nível de planejamento estratégico desenvolvido pelas empresas do setor material de construção do município de Icó -CE. 2016.
BEZERRA, D. A. S.. A teoria das restrições dentro do processo de produção: um estudo de caso na Thigoline Fábrica de Bolsas e Mochilas da cidade de Icó -CE. 2016.
BEZERRA, D. A. S.. Marketing de Serviço: a gestão da satisfação do cliente no pós-vendas em uma concessionária de veículos. 2016.
BEZERRA, D. A. S.. O Marketing esportivo como estratégia e consolidação de uma marca: um estudo de caso na Região do Cariri. 2016.
BEZERRA, D. A. S.. Decisão de compra dos consumidores de moda feminina da cidade de Milagres -CE. 2016.
BEZERRA, D. A. S.. Marketing no setor varejista: Um estudo no setor calçadista de Juazeiro do Norte -CE. 2015.
BEZERRA, D. A. S.. implantação do comércio eletrônico em lojas de informática: vantagens e desvantagens. 2015.
BEZERRA, D. A. S.. Grau de utilização do comércio eletrônico pelas empresas de pequeno porte fabricantes de couro legitimo na cidade de Juazeiro do Norte. 2015.
BEZERRA, D. A. S.; LIMA, A. R. S.; SOUZA JUNIOR, A. C. A.. Empreendedorismo em Juazeiro do Norte sob a Perspectiva da Figura do Padre Cícero. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.
BEZERRA, D. A. S.; LIMA, A. R. S.; SOUZA JUNIOR, A. C. A.. Teoria das Restrições aplicada à Gestão da Produção - Um Estudo de Caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.
BEZERRA, D. A. S.; LIMA, A. R. S.; SOUZA JUNIOR, A. C. A.. Formação Acadêmica e Empregabilidade Profissional de Administração no Mercado de Trabalho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.
BEZERRA, D. A. S.; Oliveira, M. A.; Tavares, C. C.. Marketing verde aplicado em duas instituições de ensino superior da cidade de Juazeiro do Norte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.
BEZERRA, D. A. S.; LIMA, A. R. S.; SOUZA JUNIOR, A. C. A.. A Utilização dos Jogos de Empresa nos Cursos de Graduação em Administração para o Desenvolvimento no Processo de Tomada de Decisão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Vale do Salgado.
BEZERRA, D. A. S.; LIMA, A. R. S.; SOUZA JUNIOR, A. C. A.. .Uma Análise da Produção sob a Ótica da Teoria das Restrições: um estudo em uma indústria de Várzea Alegre - CE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Vale do Salgado.
BEZERRA, D. A. S.; LIMA, A. R. S.; SOUZA JUNIOR, A. C. A.. A ADOÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE POR UMA EMPRESA EM JUAZEIRO NORTE - CE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.
Orientou
SIMULAÇÃO EMPRESARIAL COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO EMPRESARIAL: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO DO CARIRI; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr; Leão Sampaio; Orientador: Diego Artur de Sousa Bezerra;
A importância do Marketing Ambiental e seu impacto na gestão de uma funerária na cidade de Crato-CE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr; Leão Sampaio; Orientador: Diego Artur de Sousa Bezerra;
O Marketing religioso como fator de transformação comercial de uma cidade: Um estudo realizado sobre a "marca" Padre Cícero; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr; Leão Sampaio; Orientador: Diego Artur de Sousa Bezerra;
Marketing Esportivo e as suas Ferramentas de Auxílio no Programa de Sócio-Torcedores da Assossiação Desportiva Recreativa e Cultural ICASA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr; Leão Sampaio; Orientador: Diego Artur de Sousa Bezerra;
Simulação Empresarial como uma ferramenta para o desenvolvimento da gestão empresarial: um estudo realizado em uma instituição de ensino superior da região do Cariri; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr; Leão Sampaio; Orientador: Diego Artur de Sousa Bezerra;
A percepção da marca como fator decisório na compra de cosméticos na cidade de Mauriti; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr; Leão Sampaio; Orientador: Diego Artur de Sousa Bezerra;
A expansão do marketing de relacionamento nas redes sociais e sua influencia na manutenção de estudantes de ensino superior na cidade de Juazeiro do Norte; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr; Leão Sampaio; Orientador: Diego Artur de Sousa Bezerra;
O MARKETING DIGITAL E A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK PARA ATRAIR E ENGAJAR CLIENTES: ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E PESQUISA À DISTÂNCIA LOCALIZADA NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr; Leão Sampaio; Orientador: Diego Artur de Sousa Bezerra;
FERRAMENTAS E MÉTODOS DE MARKETING DE PÓS-VENDA UTILIZADOS NA EMPRESA VEREDA MOTOS DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr; Leão Sampaio; Orientador: Diego Artur de Sousa Bezerra;
Marketing verde aplicado em duas instituições de ensino superior da cidade de Juazeiro do Norte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Dr; Leão Sampaio; Orientador: Diego Artur de Sousa Bezerra;
Produções bibliográficas
-
BEZERRA, D. A. S. . O sucesso profissional depende do profissional que você é. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, N. M. ; COSTA, M. A. A. ; BEZERRA, D. A. S. ; LIMA, A. R. S. ; MACEDO, M. E. C. . CONSUMO E MÚSICA: O ROCK COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, N. M. ; BEZERRA, D. A. S. ; ALENCAR, T. C. S. B. D. ; LIMA, A. R. S. ; COSTA, M. A. A. . COMUNICAÇÃO DE MARKETING:A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BEZERRA, D. A. S. . O Fantástico Mundo da Administração. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BEZERRA, D. A. S. . Inovando na Docência. 2011. .
Outras produções
BEZERRA, D. A. S. . Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia (ISSN: 2317 - 434X). 2013. Computação Gráfica.
Prêmios
2019
Honra ao Mérito de Professor, Faculdade Vale do Salgado.
2015
Selo verde (2015-2019), Araripe Geoparque Mundial da UNESCO.
2008
Prêmio Vladenir Menezes, Faculdade Leão Sampaio.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2023
Faculdade Vale do salgadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor do curso de Administração na Disciplina de Simulação II - Gerenciando em Direção à Meta.
2010 - 2018
Centro Universitário Dr. Leão SampaioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor do Curso de Administração na Disciplina de Simulação II - Gerenciando em Direção à Meta
2014 - 2015
Centro Universitário Dr. Leão SampaioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
Professor do Curso de Administração na Disciplina de Informática Básica.
2009 - 2012
Centro Universitário Dr. Leão SampaioVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor Adjunto do curso de Administração na disciplina Simulação II - Gerenciando em Direção à Meta.
2007 - 2008
Centro Universitário Dr. Leão SampaioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitor discente do curso de Administração na disciplina Simulação III - Teoria das Restrições.
2004 - 2005
Centro Universitário Dr. Leão SampaioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitor discente do curso de Administração na Disciplina Simulação III.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Diego Artur de Sousa Bezerra e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?